Maturação - Aplicada - Conceitos para elaborar rampas de FERMENTAÇÃO E MATURAÇÂO - Parte 1

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 32

  • @medeirocardoso2669
    @medeirocardoso2669 ปีที่แล้ว

    grande jamal sou sua fã grande admiradora do seu trabalho é amor por beer

  • @dotta915
    @dotta915 6 ปีที่แล้ว +15

    O negocio de começar a fermentação em 1 ou 2 graus abaixo da temp de fermentação, o John Palmer explicou que é para controlar a multiplicação das leveduras. Segundo o JP isso eh feito pois a multiplicação celular consome muito, mas muito dos nutrientes e controlar a taxa de propagacao serve para conservar nutriente para as leveduras, para a fase estacionária da levedura. Pelo meu entendimento está técnica reservar nutrientes para as leveduras de forma a reduzir o stress e melhorar a maturação.

    • @trezi_pixo
      @trezi_pixo 5 ปีที่แล้ว

      por quanto tempo eu deixo nessa de 1-2° abaixo da temp. de fermentação?

  • @medeirocardoso2669
    @medeirocardoso2669 ปีที่แล้ว

    jamal você deveria escrever um livro sobre sua trajetória cervejeira suas viagens em fim

  • @josemauriciobettarello
    @josemauriciobettarello 6 ปีที่แล้ว +3

    Jamal, o Kalil do YeastLab indica que a temperatura de pitch ideal é de 30°C para aumentar a viabilidade das células, e depois descer a temperatura até a temperatura de fermentação.

  • @p_honorio
    @p_honorio 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado

  • @moraisvncs
    @moraisvncs 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, estou fazendo um curso de sommelier, e teve uma aula sobre produção, com um mestre cervejeiro, e ele comentou de inocular de 1 a 2 graus abaixo da temperatura de fermentação. E a explicação dele foi que na fase inicial tem a multiplicação das células, e gera calor... então esses 2 graus deixaria uma "pista livre" para esse crescimento da população de leveduras, e que se inocular na temperatura de fermentação, logo iria ligar o sistema de refrigeração e segurar esse crescimento... 😉
    Ah... E a rampa que ele mostrou igualzinha a que você mostrou..
    Abraço

  • @willians.bernardes7478
    @willians.bernardes7478 4 ปีที่แล้ว

    Excelente. Obrigado pelo conteúdo

  • @psampaiobh
    @psampaiobh 6 ปีที่แล้ว +4

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Jamal, a temperatura de Pitching baixa, não seria para controlar melhor a fase adaptativa da levedura? No Podcast do John Palmer com o Brad Smith sobre maturação ele fala isso, que uma fase adaptativa mais lenta beneficia uma melhora na reserva de nutrientes das leveduras mãe e isso será compartilhado com as filhas, na divisão do seu Vacuulum! La na frente isso resulta em leveduras mais saudáveis na fase de maturação para absorção dos subprodutos! Uma temperatura muito alta de pitching resultaria numa adaptação muito rápida e um começo de reprodução com menos nutrientes para compartilhar! Pelo menos foi o que entendi! Faz sentido? Abraço, parabéns pela série!

  • @danieltaveira9542
    @danieltaveira9542 6 ปีที่แล้ว +1

    Jamal, a explicação para as temperaturas de inoculação serem menores que as da rampa de fermentação, conforme indicado no livro do Kunze, é mais simples. O livro do Kunze é voltado principalmente para procedimentos feitos em grandes cervejarias e nelas existem plantas (relativamente grandes) exclusivas para propagação e armazenamento de levedura. Os tanques de armazenamento dessas leveduras normalmente se encontram a temperaturas menores que as rampas normais de fermentação.
    Para se evitar um estresse/choque térmico na levedura, é recomendado que a temperatura de inoculação não seja muito maior que a temperatura de armazenamento (do tanque de armazenamento de levedura propagada).
    Tendo em vista o cervejeiro caseiro ou microcervejeiro, é possível alterar/ajustar para cima ou para baixo (lentamente) a temperatura do starter para inocular diretamente na temperatura da rampa de fermentação, sem prejuízo. Os volumes de inóculo (starter) são bem menores que os das grandes cervejarias e mudar a temperatura fica bem mais fácil. Inclusive, alguns laboratórios produtores de leveduras recomendam que se inocule a levedura na mesma temperatura da rampa de fermentação (dependendo do objetivo, até maiores...).
    Abraço.

  • @nandosdias
    @nandosdias 5 ปีที่แล้ว +1

    Faltou o link dos videos anteriores em ordem adequada... :/ no mais, seus vídeos são os melhores!!

  • @alexandresalaroli3960
    @alexandresalaroli3960 6 ปีที่แล้ว

    Muito legal... Colocando a cara a tapa, adorei o vídeo.
    Vc faz a diferença.

  • @pauloreis8015
    @pauloreis8015 4 ปีที่แล้ว

    Jamal Lager precisa oxigenar o mosto pr inocular.

  • @ivanzinho1995
    @ivanzinho1995 6 ปีที่แล้ว

    Jamal segundo a Dra.Gabriela Muller,da Levtec,,inocula-se a levedura a 16C e em função da energia liberada pelas reações exergônicas essa temperatura tende a subir e então regulamos o controlador à 18C ,

  • @ClovisRosa-solucoes_ambientais
    @ClovisRosa-solucoes_ambientais ปีที่แล้ว

    Tem que pergunta pra Gabriela hehe

  • @tmenegatti
    @tmenegatti 6 ปีที่แล้ว

    No livro do Jamil e John Palmer, para lagers, eles falam para dar o pitch a 8 graus e aumentar até 10.

  • @rodrigovareto
    @rodrigovareto 6 ปีที่แล้ว

    Opa, já esperando a parte II do vídeo.

  • @cervejarialobos
    @cervejarialobos 6 ปีที่แล้ว

    Vídeo muito bom, parabéns mestre!

  • @eliseucardoso
    @eliseucardoso 6 ปีที่แล้ว +1

    Você vai falar sobre "aging"? Gostaria de entender melhor essa parte do processo de "maturação", que não é o processamento de subprodutos da fermentação e nem a clarificação. Vejo muitos comentários vagos dizendo que cervejas mais encorpadas e/ou alcoólicas se beneficiam no sabor quando passam por algum período maior de aging.

  • @PY1SAN
    @PY1SAN 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom

  • @TiagoOli
    @TiagoOli 6 ปีที่แล้ว

    Então aquela história de dar o pitch alguns graus acima da temperatura de fermentação serve apenas para redução do lag time e traz malefícios para a saúde das leveduras? Hummm🤔

  • @UarlemOliveira
    @UarlemOliveira 6 ปีที่แล้ว

    Sempre abaixei direto da temperatura de maturação para 5 graus, deixo por uns 4 dias vou retirado excesso de levedura ( fermentador cônico) e depois jogo para 0 graus e deixo até o final. Descobri que faço errado desde sempre.

  • @madgshimizu
    @madgshimizu 6 ปีที่แล้ว

    Fala Jamal, blza pura?
    O fabricante yeastlabs recomenda o pitch da levedura deles sempre a 25°C, mesmo pra lager, e quando começar atividade no airlock it baixando a temperatura em até 4 graus por dia até chegar na temperatura de fermentação. Achei isso estranho mas disseram q estudaram muito isso e q não gera nada, porém por tudo q já li e estudei achei muito estranho, pois o começo da fermentação iniciaria a 25 graus, e mesmo pra Ale, são dois dias pra chegar em 18° por exemplo. Você acredita q possa ter sentido isso ou deveríamos mesmo inocular já a temperatura de fermentação ou 1 a 2 graus abaixo?

  • @McHumaty
    @McHumaty 5 ปีที่แล้ว

    ...mas se a fermentação é completa sob pressão, existe um software pra calcular isso?!

  • @felipebezerra8134
    @felipebezerra8134 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, acompanho o seu canal já tem um tempo e produzo cerveja em ksa quando sobra tempo hehehe... gostaria de uma ajuda sua, sou aluno de doutorado em bioquímica médica da UFRJ e para a minha qualificação preciso fazer uma apresentação sobre algo que não seja relacionado com a minha tese, sugeri 3 temas para a pós graduação e o tema escolhido foi "a bioquímica por trás de um copo de cerveja: o efeito da temperatura sobre o produto final", dessa forma gostaria de saber se vc teria alguns artigos pra me indicar (de preferência revisões recentes) para eu utilizar como material de estudos.

  • @biano364
    @biano364 6 ปีที่แล้ว

    Showwww

  • @YohoBeer
    @YohoBeer 5 ปีที่แล้ว +1

    Estranho que a gente faz starter em temperatura ambiente e a inoculação em temperatura mais baixa, próxima à temperatura de fermentação. Sempre me perguntei isso...

  • @vitorfranca01
    @vitorfranca01 6 ปีที่แล้ว

    Muito massa!!! Amigos de cerveja me ajudem. Sempre fiz dry hopp com hopp bag. Dessa vez fui testar sem o hopp bag e parece que entupiu a saída da válvula de minha bombona. O que recomendam que eu faça para retirar o produto? Ainda vou por a gelatina kkk. Vlw!!

    • @TiagoOli
      @TiagoOli 6 ปีที่แล้ว

      Vitor França se tiver cilindro de Co2 em casa sanitizar a mangueira e dá uma soprada na torneira de fora pra dentro. Não recomendo que faça com a boca por questões de sanitização.

    • @ciclocidade8937
      @ciclocidade8937 6 ปีที่แล้ว

      Retire usando um sifão, toda a lama e os restos do hop ficarão no fundo do fermentador

    • @vitorfranca01
      @vitorfranca01 6 ปีที่แล้ว

      Obrigado pelas dicas amigos! Consegui um sifão emprestado. Farei isso mesmo para não contaminar minha deliciosa IPA cheia de citra e amarillo

  • @AlexanderPerandinMoreira
    @AlexanderPerandinMoreira 6 ปีที่แล้ว

    Breve, toda a literatura sobre cervejaria deverá ser revisada. O processo convencional está defasado.