Quer dizer que em lutas, batalhas, guerras e disputas o vencedor acaba contando a história com a versão dele sobre o ocorrido, o que não necessariamente é a verdade. O perdedor pode ser visto como vilão apenas por ter sido mais fraco naquele momento.
Isabela Parabéns! Essa resenha foi maravilhosa! Estou lendo Coração das Trevas...Sou estudante de História na Universidade Federal da Bahia, e fiz um seminário na disciplina África I - Poucas são as Universidades no Brasil que tem África como disciplina - que tratava justamente da Conferência de Berlim e do processo de colonização da África. Você foi impecável e precisa na exposição que fez do tema.. O Que me leva a seguinte conclusão: é possível a produção de qualidade no TH-cam por jovens como nós, com certa qualidade e profundidade no que falamos...Vejo muitos canais literários que ficam muito naquela coisa consumista de muitos livros e pouco conteúdo. O seu ótimo canal é um exemplo em contrário! Muito bom mesmo...Assisto e sou fã! Parabéns!
Adoro ver seus vídeos. Você apresenta o conteúdo dos livros com muito conteúdo e desenvoltura. A apresentação dos conteúdos é feita com sua respectiva contextualização, fazendo-nos imergir na obra literária e aguçando nossa curiosidade e desejo para lermos as obras que ainda não havíamos lido. Ah...já ia me esquecendo...você ainda é uma graça...linda!!! 👏👏👏
Claro que ninguém gosta ou consegue ler tudo o que nos indicam. O volume de informação que recebemos é imensamente maior que nosso tempo disponível ou gosto pessoal. Mesmo assim, é bom saber que tais livros existem e mais ou menos do se que tratam. Penso que minhas resenhas servem também pra isso. Beijo!!
Ler Antes de Morrer, justamente isso, vejo todos, é muito saudável para a mente e importante conhecer as obras que são reconhecidas, nos tornamos pessoas mais interessantes!
Isa, acompanho o canal há alguns meses e preciso comentar que você está cada dia mais a vontade e melhor fazendo resenhas de livros. É lindo acompanhar a evolução e o crescimento do canal, através de você. Parabéns! Essa foi, sem dúvida, das melhores.
Acho que a visão que agente acaba tendo da África, é a mesmo que o pessoal em geral tem do Brasil e outros países sul americanos, acham que só tem selva, bichos, água pra todo lado e selvagens! Muitos esteriótipos, mas que acaba sendo interessante, até mesmo irônico ou engraçado. Amei a resenha! bjus
Isa, adoro as tuas resenhas! Tenho um grupo de leitura com alguns amigos e sempre dou uma olhada no canal para assistir as resenhas dos livros que lemos ou pegar dicas para as próximas leituras. Parabéns pelo canal, dá vontade de ler todos!
Eu lembro que quando eu estava na faculdade de história. No segundo ano, comecei a ter a aula A História dá África, desde os primórdios até a atualidade e o livro era enorme. E em dois volumes. Não é um livro educacional, mas é um livro profundo e teórico.
Isabella! Muito bom! Entrou fácil pro meu Top 5 do Ler Antes de Morrer. O primeiro lugar ainda é d'A Casa dos Espíritos. Eu li duas vezes Coração das Trevas. E as duas foram bem marcantes, sendo a releitura mais significativa. Na primeira, o compreendi como uma denúncia contra o imperialismo. E, junto da revolta, veio a sensação do "já era, não temos jeito, o homem é muito escroto". Na segunda, tempos depois e motivado por um artigo do Edward Said, a interpretação ficou muito próxima do que você disse no vídeo, Isabella. Ao mesmo tempo em que existe a denúncia, existe o reforço do estereótipo e o reafirmação da ideia d"O fardo do homem branco. Apesar da violência, a civilização só é possível sob a tutela europeia. Não que Conrad, com isso, justificasse o abuso. Mas, de certa forma, aparava as arestas cortantes do imperialismo. E, no meu entendimento, o mais perigoso é o silêncio. A memória de resistência, o protagonismo da revolta, é negada ao oprimido. A voz que denuncia é branca e vem da Europa. Assim, o outro só existe em função de mim; só existe pela minha benevolência. O silêncio atinge até lutas futuras desses mesmos grupos, pois perverte a memória. "Quem ele pensa que é para exigir isso ou aquilo?" A frase "o mundo anda chato, tudo é racismo, tudo é machismo, a gente não pode falar mais nada", não se fez agora. Se fez antes mesmo de Conrad, quando a voz foi negada e a memória prejudicada. O tempo só a tornou um lamento de quem, consciente ou inconscientemente, nega espaços e protagonismos. Mas, e isso me faz pensar que, embora os escrotos abundem e continuem a rapina de coisas e pessoas, a luta, o "não!", subverte mesmo o significado do silêncio. "Chegará o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso do que as vozes que vocês estrangularam hoje", diz aquele monumento de primeiro de maio. Foi. É. E assim a gente vai, de "derrota em derrota, até a vitória final". Só pra finalizar, no artigo Said acredita na intenção da denúncia de Conrad. Acredita que suas palavras são de indignação. Porém, um homem também é seu tempo e o eurocentrismo tem camadas de reprodução muito sutis. Como o racismo, machismo e homofobia, tão nossos. Desconstrui-los vai além de derrubar as correntes ou outros símbolos paupaveis do abuso. É preciso ouvir os silêncios. Ficou longo, mas, em minha defesa, fazia tempo que não comentava... Bjos!
Não ficou longo, Leonardo. Ficou excepcionalmente bem colocado. Fico sempre em dúvida quando estou escrevendo a resenha em aprofundar ou não as reverberações psicológicas e críticas desses livros denúncias. Receio parecer panfletária. Além disso, os vídeos precisam ser curtos, em torno de 10 minutos. Tem tanta coisa que preciso deixar de fora (com dor no coração). Sempre aprendo com seus comentários. Beijos!!
Isabella, eu acho que teus vídeos ficam na medida. Muito bem contextualizados. Abordam o enredo, personagens, mas não entrega tudo, deixando desperta a curiosidade para a leitura, que é o mais importante. Tem livros que li e outros reli, depois de teus vídeos e tenho certeza que isso acontece com muita gente. Já pensou? O vídeo de dez minutos não termina, continua nas interpretações que vamos dando, no contato com o livro e com o mundo. bjos!
Leonardo Claudiano teu "comentário texto" ficou tão bom e marcante quanto a resenha da Isabella. Parabéns pela tua sensibilidade e capacidade de interpretação.
Muito boa a resenha, como sempre...rsrs Sabe o que mais gosto nas tuas resenhas??? É que você não se restringe somente à história do livro, mas aborda todo o contexto histórico, o que é muito importante para a compreensão do verdadeiro significado da obra, o porquê dela ter sido feita daquela forma etc... Adorei Isa!!! Bjus!!! P.S.: essa resenha vai me ajudar muito...
Acredito q este livro tenha várias camadas. Existe essa camada sobre o neocolonialismo. Mas vejo também uma camada sobre a psique humana em situações extremas. Isso é característico do Conrad: como o ser humano age quando é colocado em situações fora da zona de conforto.
Brilhante o link que você fez da obra fazendo uma conexão racional, com o contexto histórico que englobam em seu relato, o desputa, rei Leopoldo II, neocolonialismo, escravidão, influenci do capitalismo pós-revolucao industrial e resultante degradação do homem moderno. Tal sinopse inspira até os leitores não assíduos a lerem essa obra. Agora entendi de onde o autor buscou inspiração em sua obra e seu personagem, o contexto histórico que se inseriu a obra, que realmente teve uma relação com a realidade da época. Parabéns pelo trabalho...
Sempre formidável, Isa, antes de ler um livro busco seu canal como referência pra dar base as minhas opiniões, isso enriquece de forma gigantesca meu entendimento.
Parabéns pela excelente resenha, desta vez você se superou com essa breve explanação histórica. Muitos dos livros aqui resenhados eu já os tinha lidos muitos anos antes, esse já estava de olho e sua resenha me convenceu. Gosto de observar a sua estante, repleta de livros, e identificar o livro que eu já tenha lido, como por exemplo "Laranja Mecânica" (não sei se você já fez um vídeo). Fazer esse trabalho de uma forma tão didática, com leveza e com muito esmero deve ser trabalhoso: o resultado se vê nos inúmeros seguidores.
Obrigada, George. Dá trabalho mas vale a pena, ganho elogios como o seu, rsrs Já resenhei Laranja Mecânica. Assista e me diga o que achou. th-cam.com/video/PDZRfs4v-0E/w-d-xo.html Beijo!!
Acabei de ver a resenha de Laranja Mecânica. Considerando o tempo do vídeo, ficou ótima - você tem uma boa capacidade de sintetizar. Essa edição do livro é a que eu tenho e é bem caprichada: veio com ilustrações do Angeli, artigos do Burguess (lembro que tem um sobre uma viagem que ele fez a Rússia), Glossário das gírias do Alex e outros extras. Obrigado pela atenção e sucesso. Muito sucesso. Um beijo.
Excelente resenha! Vale lembrar que dá África saíram grandes personalidades como Santo Agostinho, um dos maiores filósofos. falando em santo Agostinho, seria uma boa fazer uma resenha sobre uma de suas obras. Independente de religião, as obras de Santo Agostinho ainda nos fala hoje. Beijos😘 Linda!
Independente da polêmica acerca da história, trata-se de um livro magnífico e muito marcante. Recomendo a leitura mesmo para quem não curte o estilo. Ótimo vídeo!
Os países europeus tem "vergonha" do que fizeram na África?!? Será mesmo?!? Alguns, França, por exemplo, continuam até hoje a explorar as ex-colônias. O que aconteceu no CONGO (BELGA) foi um dos MAIORES GENOCÍDIOS da história. Sobre a sua resenha, nada a acrescentar; como sempre, muito bem feita, bem produzida e com detalhes excelentes. Apenas lembrando que o Josef Konrad era polonês e "britanizou-se" depois de ir para a Grã-Bretanha. Bem observado, no final da sua fala, a DESTRUIÇÃO QUE os "civilizados" europeus DEIXARAM na ÁFRICA. A mesma destruição que ingleses e franceses deixariam, depois, no Oriente Médio.
Eu li "Lord Jim" e "El corazón de las tinieblas" de Conrad. Me gustó mucho más el primero pero si leo 'O coração das trevas' creo que cambiaría de idea. Jajaja (Vargas Llosa hace referencia a ese libro en "El sueño del celta" [não sei qual é o título no português])
Te recomiendo que leas el libro "El sueño del celta", de Mario Vargas Llosa. Narra la historia del irlandés Roger Casement quien, como cónsul británico, viajó al Congo Belga y denunció, en su famoso Informe Casement, los horrores del colonialismo europeo en África e inspiró a su amigo Joseph Conrad a escribir "El corazón de las tinieblas"
Embora esse seja um livro excelente, o melhor livro desse autor, na minha opinião, é "Nostromo". Pra mim, um dos melhores livros já escrito sobre a América Latina e a influência dos poderes empresariais sobre as pobres "Banana Republics"
Vc poderia abrir um canal a parte, um canal alternativo, pois aparentas ter conhecimento e um bom senso crítico, para dar suas opiniões sobre os sistemas de hoje no Brasil e no mundo, além de muitos outros assuntos que nos rodeiam, hoje por exemplo é dia de grande mobilização no Brasil, além de reunião na ONU devido ao possível conflito com a Coréia do Norte, poderias dar liberdade ao seu lado jornalístico, por formação. e com essa energia que tu tens hein?!!! Acho que seria bom, afinal tanta leitura, informação e formação podem servir tb pra tentar clarear a mente dessa sociedade louca e sem noção. Além de desaguar tanta coisa q deve ter nessa cabecinha linda, além das boas resenhas claro! ; )....
quando você fala 'niquem perguntou para os africanos',o territorio africano era composto de diversas tribos, era imposivel dominar essas regiões sem certo apoio local
Olá! Seus vídeos são excelentes. Tenho comprado alguns livros que você resenhou. Sou de Campina Grande, na Paraíba, e tenho até indicado seus vídeos para algumas pessoas, e eles te seguem também. Posso afirmar que seu estilo literário me identifico bastante. Abraço!
O livro é inteiro ilustrado com obras da artista plástica Rosângela Rennó. Obra-prima da literatura inglesa, o Coração das trevas se tornou também uma referência cultural sobre os horrores da colonização. adoroleitura.com.br/livro/coracao-das-trevas-joseph-conrad/
O Coração das trevas não é loucura, a loucura é criativa esta ligada a arte, literatura e criação. o Coração das trevas mostra o lado mais sombrio e monstruoso da Psicopatia.
Felipe Costa você gosta de ler outros livros teológicos, reformados? Às vezes fico pensando em resenhar livros de tipos que eu gosto e incluir os teológicos. Tem muuuuitos que são incríveis. Um abraço.
Felipe Costa uau! Vou começar a montar meu acervo. Os que li eram de amigos, um absurdo, preciso ter os meus ^^. Por favor, me indica a editora. Eu guardei uma lista de alguns livros indicados pelos Pr. Jr (esqueci mais detalhes do nome, mas posso te marcar no vídeo) que são de autores que eu admiro muito. Você que para ser um leitor que se identifica, acha que daria para fazer resenha/comentário desse tipo de obra?
Uma curiosidade: Como foi possível para estrangeiros com pouco conhecimento dessa região selvagem localizar e escravizar os nativos habitantes? Eles não poderiam fugir ou esconder-se ou defender-se de alguma forma? Eu lembro que no Brasil, o povo indígena não submeteu-se a escravidão de forma alguma. Eles fugiram e os colonizadores não puderam escraviza-los.
Como o nome do Canal é Ler Antes de Morrer (eu entendo a metáfora, que fique claro), pergunto se você vai ler James Joyce antes de morrer. Fica sugestão: Um vídeo sobre livros de "leitura difícil".
Acho que como alguém que pretende resenhar 1001 livros, não poderei deixar Joyce de fora. Ma vou deixar em para frente. Fiz um vídeos sobre medinhos literários, onde falo de livros e autores que acho difíceis. Você viu? th-cam.com/video/pM5n4bZp0fg/w-d-xo.html Beijo!!
Acabei de assistir. Muito obrigado. O que me deixa desolado é que não tenho medo, mas não tenho tempo. Bem que poderiam vender áudio-livros, para poder ouvir num IPOD. IPHONE não deve ser possível por causa da memória. Vou ficar nos gibis mesmo.
Isa, um dia vc fez o book haul, se não me falhe a memória dos livros que vc comprou no E.U.A... vc citou um livro; acho que era 300 temas para se escrever... será que vc poderia me passar o título ou link certo... grato. bjus!!!!
Excelente resenha Isa! Mas você podia fazer uma errata na descrição do vídeo. 12:02 - você diz "independentes da África", quando, na verdade, é independentes da Europa. 12:07 - você diz que a África é um país!!! Explica na descrição do vídeo que você estava se referindo aos países do continente africano.
como consigo convenser meu pai que harry potter não é a biblia ao contrario,quero muito ler harry potter mais ele fala isso :( to perdendo a vontade de ler por causa dele...
Temos um problema com a literatura africana: só existem histórias do pós-colonialismo ou lendas antigas esparsas! Pepetela e Mia Couto são muito bons, mas falta a história realmente africana.
"Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça". Provérbio africano
Renata Ziliotto, Nossa que lindo, e que Vdd, muitas coisas que acontecem na vida são resumidas nesse provérbio. Lindo!
precioso provérbio!!! A História (real) é contada a partir da perspectiva dos vencedores, sempre!
o que quer dizer esse provérbio?
Quer dizer que em lutas, batalhas, guerras e disputas o vencedor acaba contando a história com a versão dele sobre o ocorrido, o que não necessariamente é a verdade. O perdedor pode ser visto como vilão apenas por ter sido mais fraco naquele momento.
Entendi. Obrigado Renata.
Mesmo tendo 13 anos, já percebo o quão tenebroso, assombroso foi esta história e o quanto deve ser realmente estudada.
Isa, você é uma leitora elogiável... Seus vídeos são verdadeiras aulas. Fico fascinado com tanto esmero. Parabéns!
Isabela Parabéns! Essa resenha foi maravilhosa! Estou lendo Coração das Trevas...Sou estudante de História na Universidade Federal da Bahia, e fiz um seminário na disciplina África I - Poucas são as Universidades no Brasil que tem África como disciplina - que tratava justamente da Conferência de Berlim e do processo de colonização da África. Você foi impecável e precisa na exposição que fez do tema.. O Que me leva a seguinte conclusão: é possível a produção de qualidade no TH-cam por jovens como nós, com certa qualidade e profundidade no que falamos...Vejo muitos canais literários que ficam muito naquela coisa consumista de muitos livros e pouco conteúdo. O seu ótimo canal é um exemplo em contrário! Muito bom mesmo...Assisto e sou fã! Parabéns!
Adoro ver seus vídeos. Você apresenta o conteúdo dos livros com muito conteúdo e desenvoltura. A apresentação dos conteúdos é feita com sua respectiva contextualização, fazendo-nos imergir na obra literária e aguçando nossa curiosidade e desejo para lermos as obras que ainda não havíamos lido. Ah...já ia me esquecendo...você ainda é uma graça...linda!!! 👏👏👏
Não é meu tipo favorito de livro, mas o jeito que você fala da vontade de ler 💕
Seus vídeos são tão bons que mesmo algumas obras que não me interessam muito , eu vejo , pq são muito envolventes!
Claro que ninguém gosta ou consegue ler tudo o que nos indicam. O volume de informação que recebemos é imensamente maior que nosso tempo disponível ou gosto pessoal. Mesmo assim, é bom saber que tais livros existem e mais ou menos do se que tratam. Penso que minhas resenhas servem também pra isso.
Beijo!!
Ler Antes de Morrer, justamente isso, vejo todos, é muito saudável para a mente e importante conhecer as obras que são reconhecidas, nos tornamos pessoas mais interessantes!
já li e adorei. Oceano como um país e o barco como minha casa..foi o que veio a minha mente🙂
Gostei é muito, esse livro deveria ser um clássico nas escolas do mundo.
Demais! Essa resenha foi uma verdadeira aula de história. Parabéns.
Um livro que eu curto muito é (O Lobo do Mar) de Jack London
Que coincidência maravilhosa, li o livro esta semana. Muito forte e bastante importante mesmo!
Isa, acompanho o canal há alguns meses e preciso comentar que você está cada dia mais a vontade e melhor fazendo resenhas de livros. É lindo acompanhar a evolução e o crescimento do canal, através de você. Parabéns!
Essa foi, sem dúvida, das melhores.
Acho que a visão que agente acaba tendo da África, é a mesmo que o pessoal em geral tem do Brasil e outros países sul americanos, acham que só tem selva, bichos, água pra todo lado e selvagens!
Muitos esteriótipos, mas que acaba sendo interessante, até mesmo irônico ou engraçado.
Amei a resenha!
bjus
Facinante sua narrativa este livro vai para minha coleção
Isa, adoro as tuas resenhas! Tenho um grupo de leitura com alguns amigos e sempre dou uma olhada no canal para assistir as resenhas dos livros que lemos ou pegar dicas para as próximas leituras. Parabéns pelo canal, dá vontade de ler todos!
Adorei a resenha. Incrível descrição a que você fez sobre a parte histórica e política. Parabéns!!!
Eu lembro que quando eu estava na faculdade de história. No segundo ano, comecei a ter a aula A História dá África, desde os primórdios até a atualidade e o livro era enorme. E em dois volumes. Não é um livro educacional, mas é um livro profundo e teórico.
Isabella! Muito bom! Entrou fácil pro meu Top 5 do Ler Antes de Morrer. O primeiro lugar ainda é d'A Casa dos Espíritos.
Eu li duas vezes Coração das Trevas. E as duas foram bem marcantes, sendo a releitura mais significativa. Na primeira, o compreendi como uma denúncia contra o imperialismo. E, junto da revolta, veio a sensação do "já era, não temos jeito, o homem é muito escroto". Na segunda, tempos depois e motivado por um artigo do Edward Said, a interpretação ficou muito próxima do que você disse no vídeo, Isabella. Ao mesmo tempo em que existe a denúncia, existe o reforço do estereótipo e o reafirmação da ideia d"O fardo do homem branco. Apesar da violência, a civilização só é possível sob a tutela europeia. Não que Conrad, com isso, justificasse o abuso. Mas, de certa forma, aparava as arestas cortantes do imperialismo. E, no meu entendimento, o mais perigoso é o silêncio. A memória de resistência, o protagonismo da revolta, é negada ao oprimido. A voz que denuncia é branca e vem da Europa. Assim, o outro só existe em função de mim; só existe pela minha benevolência. O silêncio atinge até lutas futuras desses mesmos grupos, pois perverte a memória. "Quem ele pensa que é para exigir isso ou aquilo?" A frase "o mundo anda chato, tudo é racismo, tudo é machismo, a gente não pode falar mais nada", não se fez agora. Se fez antes mesmo de Conrad, quando a voz foi negada e a memória prejudicada. O tempo só a tornou um lamento de quem, consciente ou inconscientemente, nega espaços e protagonismos. Mas, e isso me faz pensar que, embora os escrotos abundem e continuem a rapina de coisas e pessoas, a luta, o "não!", subverte mesmo o significado do silêncio. "Chegará o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso do que as vozes que vocês estrangularam hoje", diz aquele monumento de primeiro de maio. Foi. É. E assim a gente vai, de "derrota em derrota, até a vitória final".
Só pra finalizar, no artigo Said acredita na intenção da denúncia de Conrad. Acredita que suas palavras são de indignação. Porém, um homem também é seu tempo e o eurocentrismo tem camadas de reprodução muito sutis. Como o racismo, machismo e homofobia, tão nossos. Desconstrui-los vai além de derrubar as correntes ou outros símbolos paupaveis do abuso. É preciso ouvir os silêncios.
Ficou longo, mas, em minha defesa, fazia tempo que não comentava...
Bjos!
Não ficou longo, Leonardo. Ficou excepcionalmente bem colocado. Fico sempre em dúvida quando estou escrevendo a resenha em aprofundar ou não as reverberações psicológicas e críticas desses livros denúncias. Receio parecer panfletária. Além disso, os vídeos precisam ser curtos, em torno de 10 minutos. Tem tanta coisa que preciso deixar de fora (com dor no coração).
Sempre aprendo com seus comentários.
Beijos!!
Isabella, eu acho que teus vídeos ficam na medida. Muito bem contextualizados. Abordam o enredo, personagens, mas não entrega tudo, deixando desperta a curiosidade para a leitura, que é o mais importante. Tem livros que li e outros reli, depois de teus vídeos e tenho certeza que isso acontece com muita gente. Já pensou? O vídeo de dez minutos não termina, continua nas interpretações que vamos dando, no contato com o livro e com o mundo.
bjos!
Leonardo Claudiano teu "comentário texto" ficou tão bom e marcante quanto a resenha da Isabella. Parabéns pela tua sensibilidade e capacidade de interpretação.
👏👏👏👏
Muito boa a resenha, como sempre...rsrs
Sabe o que mais gosto nas tuas resenhas???
É que você não se restringe somente à história do livro, mas aborda todo o contexto histórico, o que é muito importante para a compreensão do verdadeiro significado da obra, o porquê dela ter sido feita daquela forma etc...
Adorei Isa!!! Bjus!!!
P.S.: essa resenha vai me ajudar muito...
Cara, como eu adoro esse canal! Eu torraria todo o meu dinheiro e gastaria todo o meu tempo para ler tudo o que aparece aqui.
meu que vídeo maravilhoso rico em informação e cultura sem palavras muito bom parabéns !!!!
Obrigada por mais essa indicação, Isa.
vc é de mais,, qualquer resenha que vc faça dá vontade de ler.
Acredito q este livro tenha várias camadas. Existe essa camada sobre o neocolonialismo. Mas vejo também uma camada sobre a psique humana em situações extremas. Isso é característico do Conrad: como o ser humano age quando é colocado em situações fora da zona de conforto.
Você fez a minha vontade ler reviver!!Parabéns
Fiquei com vontade de saber mais sobre a história da África
Isa, você é incrível! Morrendo de vontade de ler. Coitado do meu bolso... Mais um livro para a listinha!
Que resenha, menina! Fico com vontade de ler tudo q vc resenha. Parabéns pela qualidade! 💕
Esse livro foi citado na minha aula sobre o Chinua Achebe como uma obra antológica a do Mundo se despedaça, adorei o vídeo e preciso ler esta obra.
Brilhante o link que você fez da obra fazendo uma conexão racional, com o contexto histórico que englobam em seu relato, o desputa, rei Leopoldo II, neocolonialismo, escravidão, influenci do capitalismo pós-revolucao industrial e resultante degradação do homem moderno. Tal sinopse inspira até os leitores não assíduos a lerem essa obra. Agora entendi de onde o autor buscou inspiração em sua obra e seu personagem, o contexto histórico que se inseriu a obra, que realmente teve uma relação com a realidade da época. Parabéns pelo trabalho...
Isa seu canal é muito bom !!! 😊 suas resenhas são maravilhosas vc q me ensitivou a ter um habito de leitura ✌tudo de bom✌
Sempre formidável, Isa, antes de ler um livro busco seu canal como referência pra dar base as minhas opiniões, isso enriquece de forma gigantesca meu entendimento.
Excelente Isabella. Ótimas colocações.
Parabéns pela excelente resenha, desta vez você se superou com essa breve explanação histórica. Muitos dos livros aqui resenhados eu já os tinha lidos muitos anos antes, esse já estava de olho e sua resenha me convenceu. Gosto de observar a sua estante, repleta de livros, e identificar o livro que eu já tenha lido, como por exemplo "Laranja Mecânica" (não sei se você já fez um vídeo). Fazer esse trabalho de uma forma tão didática, com leveza e com muito esmero deve ser trabalhoso: o resultado se vê nos inúmeros seguidores.
Obrigada, George. Dá trabalho mas vale a pena, ganho elogios como o seu, rsrs
Já resenhei Laranja Mecânica. Assista e me diga o que achou.
th-cam.com/video/PDZRfs4v-0E/w-d-xo.html
Beijo!!
Acabei de ver a resenha de Laranja Mecânica. Considerando o tempo do vídeo, ficou ótima - você tem uma boa capacidade de sintetizar. Essa edição do livro é a que eu tenho e é bem caprichada: veio com ilustrações do Angeli, artigos do Burguess (lembro que tem um sobre uma viagem que ele fez a Rússia), Glossário das gírias do Alex e outros extras. Obrigado pela atenção e sucesso. Muito sucesso. Um beijo.
Ótima análise para um livro maravilhoso e importante. Parabéns.
Excelente resenha! Vale lembrar que dá África saíram grandes personalidades como Santo Agostinho, um dos maiores filósofos. falando em santo Agostinho, seria uma boa fazer uma resenha sobre uma de suas obras. Independente de religião, as obras de Santo Agostinho ainda nos fala hoje.
Beijos😘 Linda!
Giovani Alves eu recomendaria o livro de Augustinho CONFISSÕES..
O conteúdo do vídeo está muito bom! Parabéns, Isabella! ❤️
muito bom dá vontade de ir logo comprar o livro, mas são tantos na lista
Nossa que resenha maravilhosa...adorei a aula...bjs
Independente da polêmica acerca da história, trata-se de um livro magnífico e muito marcante. Recomendo a leitura mesmo para quem não curte o estilo. Ótimo vídeo!
Só pra variar... mais uma resenha top!!! Parabéns Isa!
fantástica. vídeo incrível.
Muito obrigado Agora vou fazer minha prova sobre o livro tranquilo
Ótima aula de historia! :)
Tenho curiosidade mas esse tipo de leitura/historia me afeta demais, só de ver a resenha ja fiquei triste e emocionada...
Isa, adoraria que você fizesse a resenha de "Antes do Baile Verde ☺
Os países europeus tem "vergonha" do que fizeram na África?!? Será mesmo?!? Alguns, França, por exemplo, continuam até hoje a explorar as ex-colônias. O que aconteceu no CONGO (BELGA) foi um dos MAIORES GENOCÍDIOS da história.
Sobre a sua resenha, nada a acrescentar; como sempre, muito bem feita, bem produzida e com detalhes excelentes.
Apenas lembrando que o Josef Konrad era polonês e "britanizou-se" depois de ir para a Grã-Bretanha.
Bem observado, no final da sua fala, a DESTRUIÇÃO QUE os "civilizados" europeus DEIXARAM na ÁFRICA.
A mesma destruição que ingleses e franceses deixariam, depois, no Oriente Médio.
Vídeo maravilhoso Isa, tenho o filme que gostei muito, ainda não li o livro. Beijos
Maravilhosa a sua leitura da obra😍
Eu li "Lord Jim" e "El corazón de las tinieblas" de Conrad. Me gustó mucho más el primero pero si leo 'O coração das trevas' creo que cambiaría de idea. Jajaja
(Vargas Llosa hace referencia a ese libro en "El sueño del celta" [não sei qual é o título no português])
Que aula 👏👏👏👏
me perguntaram o que eu tava fazendo e disse "assistindo uma aula" sem nem pensar kkkkkk pra você ver como se reconhece um trabalho bem feito ♥
Há uma game chamado Spec Ops: The Line também baseado no livro, onde o protagonista obcecado por um homem chamado John Konrad, mergulha na guerra.
Bom dia, Isa!!!!
Fiquei muito interessada em ler
Ganhou o inscrito nos primeiros segundos do vídeo.
Parabéns moça.
Bem vindo ao canal, Gildson. Sinta-se a vontade por aqui.
Beijo!!
Te recomiendo que leas el libro "El sueño del celta", de Mario Vargas Llosa. Narra la historia del irlandés Roger Casement quien, como cónsul británico, viajó al Congo Belga y denunció, en su famoso Informe Casement, los horrores del colonialismo europeo en África e inspiró a su amigo Joseph Conrad a escribir "El corazón de las tinieblas"
bom resumo
Embora esse seja um livro excelente, o melhor livro desse autor, na minha opinião, é "Nostromo". Pra mim, um dos melhores livros já escrito sobre a América Latina e a influência dos poderes empresariais sobre as pobres "Banana Republics"
Que aula!
Ótima resenha Isa! 😚😍
Vc poderia abrir um canal a parte, um canal alternativo, pois aparentas ter conhecimento e um bom senso crítico, para dar suas opiniões sobre os sistemas de hoje no Brasil e no mundo, além de muitos outros assuntos que nos rodeiam, hoje por exemplo é dia de grande mobilização no Brasil, além de reunião na ONU devido ao possível conflito com a Coréia do Norte, poderias dar liberdade ao seu lado jornalístico, por formação. e com essa energia que tu tens hein?!!! Acho que seria bom, afinal tanta leitura, informação e formação podem servir tb pra tentar clarear a mente dessa sociedade louca e sem noção. Além de desaguar tanta coisa q deve ter nessa cabecinha linda, além das boas resenhas claro! ; )....
É uma ideia tentadora...
ótimo vídeo
Acabei de terminar essa leitura e adorei o vídeo! Só não vamos cair no erro reducionista de chamar o continente africano de país! No mais, parabéns!
Isa ! Faz uma narrativa sobre o livro : SERVIDÃO HUMANA . William Somerset Mowgan ... Pode ser ? Me responde .👍
Muito bom! Terminei hj
Ótima resenha. Ainda não comprei esse livro porque já vi muitos comentários negativos em relação à essa edição de bolso da Companhia das Letras.
quando você fala 'niquem perguntou para os africanos',o territorio africano era composto de diversas tribos, era imposivel dominar essas regiões sem certo apoio local
Olá! Seus vídeos são excelentes. Tenho comprado alguns livros que você resenhou. Sou de Campina Grande, na Paraíba, e tenho até indicado seus vídeos para algumas pessoas, e eles te seguem também. Posso afirmar que seu estilo literário me identifico bastante. Abraço!
Obrigada, Ivo. Inclusive por divulgar o canal.
Beijo!!
Super-informativo.
Para quem gostou do livro, recomendo uma série chamada Taboo.
Victor Cosmo Taboo é sinistro. Gostei muito.
Nossa, eu ass Taboo e amei. Pode ser q eu goste desse livro então..
Caraca Gente Boa... por causa do seu comentário vou comprar o livro. pois assisti Taboo e achei fantástico demais.
O livro é inteiro ilustrado com obras da artista plástica Rosângela Rennó. Obra-prima da literatura inglesa, o Coração das trevas se tornou também uma referência cultural sobre os horrores da colonização.
adoroleitura.com.br/livro/coracao-das-trevas-joseph-conrad/
O Coração das trevas não é loucura, a loucura é criativa esta ligada a arte, literatura e criação. o Coração das trevas mostra o lado mais sombrio e monstruoso da Psicopatia.
Isa, mais uma excelente resenha. Parabéns. Por favor, faz a resenha do best seller " O PEREGRINO" de John Bunyan. Obrigado!!!!!!!!
Felipe Costa maravilhosa ideia. Amo esse livro. Para mim, ele é atemporal. Um abraço.
Sem dúvida Amanda Machado, atemporal. Abraço
Felipe Costa você gosta de ler outros livros teológicos, reformados? Às vezes fico pensando em resenhar livros de tipos que eu gosto e incluir os teológicos. Tem muuuuitos que são incríveis. Um abraço.
Tenho mais de 100 livros de teologia de linha reformada. são excelentes... indico se você quiser adquirir, o site da editora pes. abraço
Felipe Costa uau! Vou começar a montar meu acervo. Os que li eram de amigos, um absurdo, preciso ter os meus ^^. Por favor, me indica a editora. Eu guardei uma lista de alguns livros indicados pelos Pr. Jr (esqueci mais detalhes do nome, mas posso te marcar no vídeo) que são de autores que eu admiro muito. Você que para ser um leitor que se identifica, acha que daria para fazer resenha/comentário desse tipo de obra?
Opaaa, vi um livro de Edgar Allan Poe ali atrás. 😍😍
Oi Isa! ótimo vídeo! talvez vc goste tb do "o sonho do celta" do Mário vargas Llosa, trata de tem semelhante
Na versão de Peter Jackson de King Kong, existe uma citação sobre o livro.
Isabella pra presidenta.
Gosto mais destas resenhas antigas...sem essa vibe da politicagem de hoje em dia. Dessa maldita "polarização".
Uma curiosidade: Como foi possível para estrangeiros com pouco conhecimento dessa região selvagem localizar e escravizar os nativos habitantes? Eles não poderiam fugir ou esconder-se ou defender-se de alguma forma? Eu lembro que no Brasil, o povo indígena não submeteu-se a escravidão de forma alguma. Eles fugiram e os colonizadores não puderam escraviza-los.
Como o nome do Canal é Ler Antes de Morrer (eu entendo a metáfora, que fique claro), pergunto se você vai ler James Joyce antes de morrer. Fica sugestão: Um vídeo sobre livros de "leitura difícil".
Acho que como alguém que pretende resenhar 1001 livros, não poderei deixar Joyce de fora. Ma vou deixar em para frente.
Fiz um vídeos sobre medinhos literários, onde falo de livros e autores que acho difíceis. Você viu?
th-cam.com/video/pM5n4bZp0fg/w-d-xo.html
Beijo!!
Acabei de assistir. Muito obrigado.
O que me deixa desolado é que não tenho medo, mas não tenho tempo.
Bem que poderiam vender áudio-livros, para poder ouvir num IPOD. IPHONE não deve ser possível por causa da memória. Vou ficar nos gibis mesmo.
isa, pfv resenha o livro os homens que não amava as mulheres
Oi Isa, tu já leu algum livro do Carlos Ruiz Zafon?
Já li, sim. Inclusive, já resenhei A Sombra do Vento aqui no canal. Você assistiu?
th-cam.com/video/eykRRONrg2w/w-d-xo.html
Beijo!!
🤗💜
Colônias de exploração....a América Latina sabe muito bem o que é isso, pena ainda existirem mentes submissas e colonizadas por aqui.
Isa, um dia vc fez o book haul, se não me falhe a memória dos livros que vc comprou no E.U.A... vc citou um livro; acho que era 300 temas para se escrever... será que vc poderia me passar o título ou link certo... grato. bjus!!!!
Foi no book haul de maio do ano passado. O nome do livro é "642 Tiny Things to Write About" de vários autores de The San Francisco Writhers' Grotto.
Isa ótimo vídeo como sempre! Você pretende fazer alguma resenha de um livro medieval?
Qual você me indica?
Não sei se encaixa bem no gênero, mas adoraria ver você falando algum dia das Crônicas de Nárnia
Isa.. você chegou a ler o outro dele "Vitória"?
Isa, você leu Congo? O que pode falar a respeito?
Isa, o filme é bom, mas devido a problemas na gravação, é repleto de erros de filmagem
Oi Isa adoro seus vídeos. Você poderia me falar qual é essa música. Beijos
Sim muito bacana a música. Se souber me fala por favor.
Muito obrigada Enzo . Não conhecia a série roma . Dei uma olhada na trilha sonora e adorei .Abraços
Excelente resenha Isa! Mas você podia fazer uma errata na descrição do vídeo.
12:02 - você diz "independentes da África", quando, na verdade, é independentes da Europa.
12:07 - você diz que a África é um país!!! Explica na descrição do vídeo que você estava se referindo aos países do continente africano.
Nossa, sim! Ótima sugestão. :)
Priscilla Calegari, eu reparei...
A Alemanha não participou disso ai.
12:08 continente, não? heh
como consigo convenser meu pai que harry potter não é a biblia ao contrario,quero muito ler harry potter mais ele fala isso :( to perdendo a vontade de ler por causa dele...
errata: 8:42 rei da Bélgica
Você já leu minha breve história ?
Não consegui ler....
Temos um problema com a literatura africana: só existem histórias do pós-colonialismo ou lendas antigas esparsas!
Pepetela e Mia Couto são muito bons, mas falta a história realmente africana.
Marco Aurélio Barbiero Você já leu Chenua Achebe? É um autor africano muito interessante!
Oi Ingrid ... Obrigado pela dica. Estou terminando Mayombe e depois vou procurar mais autores africanos. É a minha meta desse ano!
Petróleo??? No século XIX as grandes potências queriam...petróleo? Enfim...
É verdade. É uma imprecisão da resenha, no Congo os belgas buscavam marfim e borracha, não petróleo.