Vários fatores: 1 - O jogador é exportado muito cedo, sobra muito pouco aqui. 2 - Aumentou a quantidade de times se profissionalizando, a disputa pelo que sobra é maior. 3 - Gremio não está acompanhando a mudança, demora muito e chega no fim de feira.
Parceiro! como o Grêmio não vai estar sem dinheiro? Pagando 2 milhões de reais/mês para um treinador(?) e sua comissão técnica; pagando mais de um milhão para o JP Galvão; 700 mil para o Diego Costa, o Reinaldo e o Edenilson, e mais um monte de dinheiro jogado fora com Rodrigo Caio, Nathan Pescador, Mayk, Rafael, Fábio, Du Queiroz, Rafael. Vai ter dinheiro como?
Eu vejo muita dificuldade em o torcedor entender a nova realidade financeira do futebol brasileiro dos últimos anos, seu exemplo de maus investimentos não é o principal motivo, as pessoas não entenderam que vários clubes estão arrecadando perto (pra cima e pra baixo) de 1 bilhão por ano, enquanto isso nós arrecadamos perto de 400 milhões, eu acredito que o torcedor na média nem sabe o que é 1 bilhão de reais, tem até um exemplo que gosto de dar que é numa conversa num grupo de WhatsApp quando apareceu uma proposta de 100 milhões peo MEC e o cara falou que se o gremio soubesse usar a grana estaria feito kkkk eu só falei pra ele que o flamidia tem 9 MEC todos os anos a mais que nós, e não é de agora, desde 2019 eles arrecadamos perto de 900 milhões a mais que nós, ou seja, se a gente fizer tudo certo, contratar todos os jogadores certo ainda teremos 900 milhões a menos, e esse o cenário, te associa se não for sócio que o buraco é mais embaixo
Perfeito, falou tudo. Não adianta nada vender R$ 1 bilhão em jogadores (a maioria da base) e gastar errado como gastaram nos últimos 7 a 8 anos, que esse dinheiro irá se esvair entre os dedos, SENDO OU NÃO SAF, isso não quer dizer muito !!!
Von, eu acho que a resposta é até um pouco óbvia, primeiro é a questão financeira mesmo, a gauchada prepotente não entende que o rio grande do Sul tá quebrado, atrasado, se apegando a tradições e não olhando o futuro, parece que tudo aqui demora a chegar, a cidade de São Paulo tem mais pessoas que no. Rio grande do Sul inteiro, as vzs eu tenho a impressão (quase certeza) que as pessoas não sabem o que é bilhão, quando eu falo que o flamengo arrecadou 1,4 bilhão parece que não entendem o quanto isso é bizarro, gremio arrecadou 400 milhões kkkk não entendem esses números? E não foi ano passado que a diferença foi essa de 1 bilhão a mais, já são ano após ano os caras arrecadando 900/1 bilhão a mais que nós, eles ganham uma arena a mais todos os anos e ainda sobra é a gente não recebe dinheiro da nossa casa a mais de uma década, parece óbvio mas acho que as pessoas não querem enxergar a realidade, e tmb não é só o flamidia, palmeiras arrecada perto de bilhão, Corinthians e até o galo tem receita quase o dobro da nossa, futebol é dinheiro apesar das pessoas querem dizer o contrário, esse ano o Botafogo fez o maior investimento da história do futebol brasileiro, 320 milhões e já no primeiro ano ganhou br e libertadores, o flamidia empatou com nós agora depois de literalmente ser um clube bilionário empataram em copa do brasil e libertadores, então precisamos pra ontem arrecadar mais, pelo menos uns 700 milhões pra começar a competir novamente, segundo é a gestão péssima, onde vc vende o cebolinha por milhões de euros e traz o Luiz Fernando reserva do Botafogo pra substituir, ainda renova com ele, aí vem uma política de trazer só jogador velho com alto salário que não corre os 90 minutos, um treinador que ficou 7 anos de férias no gremio que nunca pisou em eldorado e prefere escapar Diego Costa no último jogo do campeonato ao invés do jovem arezo que vai ficar no clube na próxima temporada, enfim, erros em cima de erros e joias da base mal aproveitadas que poderiam render em campo e financeiramente, mas na mão da estátua não acontecia nenhum dos dois, tete é o melhor exemplo, que não podia nem jogar gauchao mas saiu daqui direto pra jogar chamei e fazer gol no Real kkkk parece que o amadorismo está se resolvendo, apesar das críticas vejo o trabalho do guerra como muito positivo, falta financeiramente, não sei como, se sócios, novos patrocinadores ou não aceitar mais essas cotas de TV absurdas onde a gente recebe muito menos, estou cansado de sustentar clubes do eixo, coisa que só acontece no Brasil, cota de TV é igual no.mundo todo e aqui a gente tem que sustentar clube do eixo, enfim, resolvendo ou mel
Boa opinião amigo. Na minha opinião o que mudou foi o futebol. Na época uns dois pé duro mas que marcavam bem e batiam firme jogavam. Para mim, a maior mudança foi o VAR nisso tudo. No caso do Grêmio gestão amadora e incompetência nos guiaram nos últimos anos. Vejo muitas dificuldades nos próximos anos em tratando-se de títulos. Sou da corrente que pensa que esse pessoal está, de alguma maneira, querendo enfiar goela abaixo que a única chance é uma SAF. Bem costurada por dentro por eles pode ser muito boa, para eles!!
Calma, calma, calma... não te deixa contaminar pelo S. de Redação. Lembre que em 2018 e 2019 fomos vice da Libertadores. Em 17 ganhamos. Em 2023 fomos vice do Campeonato Brasileiro... isso com muito menos dinheiro. Isso é uma constante, não é novidade. É preciso criatividade, responsabilidade para não comprometer anos seguintes, muita visão de mercado, informações e um pouco de sorte. Dirigentes fortes fazem clubes fortes. Não é terra arrasada. Precisamos escolher melhor nossos dirigentes, contratar profissionais altamente qualificados, investir na base e fazer de tudo para não perder nossa essência. Dá para ganhar sim, mesmo sendo mais pobre. Safs ainda são, de certa forma, incógnitas. Vamos esperar um pouco para ver se de fato faz sentido entrarmos nessa, sendo Grêmio. Geralmente estamos nas cabeças.
@@endersondeborba4134, sim cara, o Grêmio já tocou 6 X 1 no Flamerda em uma Semi Final de Copa do Brasil. São coisas muito difíceis de acontecer. E o Flamengo não deixou de ser grande. Como o Grêmio tb não.
@@endersondeborba4134 Real Madrid e Barcelona seguido se socam umas goleadas... creio até que bem mais seguido do que por aqui. Faz parte. Fato é que Grêmio é um dos times que mais está nas cabeças. E, como eu disse, com bem menos dinheiro. Sejamos coerentes. É uma questão de ponto de vista, de visão de mundo: pode olhar pela ótica do copo meio vazio. Eu prefiro ver o copo cheio. Temos que melhorar? Óbvio. Mas, não é terra arrasada como muitos da imprensa gostam de pintar, e muitos torcedores gostam de acreditar, não é mesmo,, meu caro?
Pq no meio desse abismo tinham poucos times.. entao o Gremio contratava jogadores da segunda prateleira.. Hoje em dia tem muito time entre esse abismo e tirando essa segunda prateleira.. restando o Gremio brigar pela 3a/4a prateleira do mercado.
Simples, nos últimos 10 anos, nós tínhamos um dublê, um arremedo de treinador, por isso não conseguíamos competir, especialmente nos campeonatos brasileiros, porque nas copas são muito mais sorte do que organização. E isso sim explica tudo !!!
Já começa errado quando vai atrás de lateral direito se tem um do mesmo nível que o ex do Juventude e um jovem promissor, Igor, pronto pra jogar entre os titulares!
Outra grande diferença em relação ao que passamos nos últimos anos é que em 95 o Grêmio tinha treinador que sabia montar trabalho. Sabia fazer um time competitivo sem ficar chorando por não ter 200 milhões investidos.
A diferença está no poder financeiro do futebol mundial. Eles levam para lá o topo da nata de atletas e aí a disputa por aqui de jogadores bons e médios fica completamente inflacionada. Resultado, os bons e médios muito caros vão para o eixo Rio/Sao Paulo que tem maior capacidade de investimento. Veja por exemplo a disputa dos últimos mundiais, quem tem a nata dos futebolista vence. Esta tese de gesta defasada encaixa em tudo e o mesmo que falta de planejamento mas o que manda é o poder de investimento.
Tantos anos de amadorismo cobra seu preço. Tu acha que essa direção vai virar competente da noite para o dia? Acha que o Vivian vai passar a fechar transações porque o ano mudou?
Resumo: o Grêmio nunca teve dinheiro, mas o futebol brasileiro produzia melhores jogadores, podendo montar times competitivos, hoje em dia o dinheiro resgata os mesmos.
Outro problema do Grêmio é querer contratar os caras apenas quando estão em alta. O Marlon foi oferecido de graça ao Grêmio quando estava no Fluminense. Daí faz um baita brasileiro pelo Cruzeiro, só então foram atrás do cara. Daí já era. INCOMPETENTES! Roger Guedes também quando estava voltando pro Brasil estava livre pra assinar com o Grêmio, mas não houve interesse. Se quiseram depois que tava indo bem no Corinthians. Sempre enxergam o potencial dos jogadores tarde demais.
Agora mesmo estamos recebendo só refugo estamos no mesmo nível de aporte que Goiás,Fortaleza o nosso time no mercado é ninguém. Pq a instituição GRÊMIO vive pra preencher tabela
Grêmio se afundou pagando altos salários para medalhões bruxos da estatua ! Precisamos voltar as raizes, ser um time formador, gerar receita, manter sempre uma base de elenco e fazer contratações pontuais ! Agora toda temporada precisamos fazer um time novo, isso é um absurdo ! O que fizeram com nosso grêmio ?!
Ano passado enquanto o Grêmio trouxe o inoperante pavon, o inter trouxe Wesley... e pelo mesmo preço. Isso explica muita coisa. E quanto a ruindade dos grupos formados pelo Grêmio, Lucas, vcs precisam assumir a parcela de culpa que cabe a vcs ....prova maior é que vcs ficam endeusando um jogador comum e exangue como o cristaldo...vcs acham que isso não rebaixa a régua do clube ?
Lucas eu sei o que aconteceu e te cito três motivos , vamos lá: 1 motivo - QUALIDADE. Sim qualidade. Os jogadores de antigamente tinham mais qualidade , então os ditos refugos , ou terceiro reservas tinham muito mais qualidade dos que os atuais. Ainda era possível encontrar um Jardel e Paulo Nunes que hoje seriam titulares da seleção e jogariam nis principais da Europa sendo refugos e reservas aqui , tamanha a qualidade em abundância do futebol brasileiro da época. 2 motivo - GESTÃO. O Grêmio vem tendo péssimas gestões, ainda é administrado de uma forma como se fosse anos 80 , bastante amadora. Precisa se profissionalizar urgentemente. 3 motivo - FUTEBOL MODERNO. Sim , o futebol moderno não combina com o Grêmio e seu jeito de praticar o esporte bretão kk. O Grêmio é um clube de futebol viril em um mundo politicamente correto , mimizento e afrescalhado. Nos anos 80 e 90 o Grêmio pegava um flamidia do Zico ou palmeiras da Parmalat e sentava a porrada , catimbava , intimidava e batia até na mãe e assim conseguia vencer adversários de qualidade superior. Hoje em dia o futebol não permite mais o jogo viril. Curioso é que os roubos continuam , fair play financeiro não existe , mas futebol viril não pode mais. Não atoa hoje os clubes argentinos tbm estão ficando pra trás, pq os clubes argentinos e uruguaios praticavam o mesmo futebol viril do Grêmio e os times afrescalhados do eixo tremiam as perninhas e arregavam kk.
Naquela época tinham muito mais bons jogadores. Hj tem poucos e acabam indo pra onde pagam melhor. Isso e o fato de que o Grêmio parece um moribundo que não sabe seu tamanho. Infelizmente a única solução que eu vejo é vender o Grêmio.
Vários fatores:
1 - O jogador é exportado muito cedo, sobra muito pouco aqui.
2 - Aumentou a quantidade de times se profissionalizando, a disputa pelo que sobra é maior.
3 - Gremio não está acompanhando a mudança, demora muito e chega no fim de feira.
Parceiro! como o Grêmio não vai estar sem dinheiro? Pagando 2 milhões de reais/mês para um treinador(?) e sua comissão técnica; pagando mais de um milhão para o JP Galvão; 700 mil para o Diego Costa, o Reinaldo e o Edenilson, e mais um monte de dinheiro jogado fora com Rodrigo Caio, Nathan Pescador, Mayk, Rafael, Fábio, Du Queiroz, Rafael. Vai ter dinheiro como?
Eu vejo muita dificuldade em o torcedor entender a nova realidade financeira do futebol brasileiro dos últimos anos, seu exemplo de maus investimentos não é o principal motivo, as pessoas não entenderam que vários clubes estão arrecadando perto (pra cima e pra baixo) de 1 bilhão por ano, enquanto isso nós arrecadamos perto de 400 milhões, eu acredito que o torcedor na média nem sabe o que é 1 bilhão de reais, tem até um exemplo que gosto de dar que é numa conversa num grupo de WhatsApp quando apareceu uma proposta de 100 milhões peo MEC e o cara falou que se o gremio soubesse usar a grana estaria feito kkkk eu só falei pra ele que o flamidia tem 9 MEC todos os anos a mais que nós, e não é de agora, desde 2019 eles arrecadamos perto de 900 milhões a mais que nós, ou seja, se a gente fizer tudo certo, contratar todos os jogadores certo ainda teremos 900 milhões a menos, e esse o cenário, te associa se não for sócio que o buraco é mais embaixo
Perfeito, falou tudo. Não adianta nada vender R$ 1 bilhão em jogadores (a maioria da base) e gastar errado como gastaram nos últimos 7 a 8 anos, que esse dinheiro irá se esvair entre os dedos, SENDO OU NÃO SAF, isso não quer dizer muito !!!
Von, eu acho que a resposta é até um pouco óbvia, primeiro é a questão financeira mesmo, a gauchada prepotente não entende que o rio grande do Sul tá quebrado, atrasado, se apegando a tradições e não olhando o futuro, parece que tudo aqui demora a chegar, a cidade de São Paulo tem mais pessoas que no. Rio grande do Sul inteiro, as vzs eu tenho a impressão (quase certeza) que as pessoas não sabem o que é bilhão, quando eu falo que o flamengo arrecadou 1,4 bilhão parece que não entendem o quanto isso é bizarro, gremio arrecadou 400 milhões kkkk não entendem esses números? E não foi ano passado que a diferença foi essa de 1 bilhão a mais, já são ano após ano os caras arrecadando 900/1 bilhão a mais que nós, eles ganham uma arena a mais todos os anos e ainda sobra é a gente não recebe dinheiro da nossa casa a mais de uma década, parece óbvio mas acho que as pessoas não querem enxergar a realidade, e tmb não é só o flamidia, palmeiras arrecada perto de bilhão, Corinthians e até o galo tem receita quase o dobro da nossa, futebol é dinheiro apesar das pessoas querem dizer o contrário, esse ano o Botafogo fez o maior investimento da história do futebol brasileiro, 320 milhões e já no primeiro ano ganhou br e libertadores, o flamidia empatou com nós agora depois de literalmente ser um clube bilionário empataram em copa do brasil e libertadores, então precisamos pra ontem arrecadar mais, pelo menos uns 700 milhões pra começar a competir novamente, segundo é a gestão péssima, onde vc vende o cebolinha por milhões de euros e traz o Luiz Fernando reserva do Botafogo pra substituir, ainda renova com ele, aí vem uma política de trazer só jogador velho com alto salário que não corre os 90 minutos, um treinador que ficou 7 anos de férias no gremio que nunca pisou em eldorado e prefere escapar Diego Costa no último jogo do campeonato ao invés do jovem arezo que vai ficar no clube na próxima temporada, enfim, erros em cima de erros e joias da base mal aproveitadas que poderiam render em campo e financeiramente, mas na mão da estátua não acontecia nenhum dos dois, tete é o melhor exemplo, que não podia nem jogar gauchao mas saiu daqui direto pra jogar chamei e fazer gol no Real kkkk parece que o amadorismo está se resolvendo, apesar das críticas vejo o trabalho do guerra como muito positivo, falta financeiramente, não sei como, se sócios, novos patrocinadores ou não aceitar mais essas cotas de TV absurdas onde a gente recebe muito menos, estou cansado de sustentar clubes do eixo, coisa que só acontece no Brasil, cota de TV é igual no.mundo todo e aqui a gente tem que sustentar clube do eixo, enfim, resolvendo ou mel
.... resolvendo ou melhorando esses dois quesitos a gente já volta a ser protagonistas
🎯 assino com o relator!!! Foi certeiro mano!! 🇪🇪🇪🇪
Boa opinião amigo. Na minha opinião o que mudou foi o futebol. Na época uns dois pé duro mas que marcavam bem e batiam firme jogavam. Para mim, a maior mudança foi o VAR nisso tudo. No caso do Grêmio gestão amadora e incompetência nos guiaram nos últimos anos. Vejo muitas dificuldades nos próximos anos em tratando-se de títulos. Sou da corrente que pensa que esse pessoal está, de alguma maneira, querendo enfiar goela abaixo que a única chance é uma SAF. Bem costurada por dentro por eles pode ser muito boa, para eles!!
Calma, calma, calma... não te deixa contaminar pelo S. de Redação. Lembre que em 2018 e 2019 fomos vice da Libertadores. Em 17 ganhamos. Em 2023 fomos vice do Campeonato Brasileiro... isso com muito menos dinheiro. Isso é uma constante, não é novidade. É preciso criatividade, responsabilidade para não comprometer anos seguintes, muita visão de mercado, informações e um pouco de sorte. Dirigentes fortes fazem clubes fortes. Não é terra arrasada. Precisamos escolher melhor nossos dirigentes, contratar profissionais altamente qualificados, investir na base e fazer de tudo para não perder nossa essência. Dá para ganhar sim, mesmo sendo mais pobre. Safs ainda são, de certa forma, incógnitas. Vamos esperar um pouco para ver se de fato faz sentido entrarmos nessa, sendo Grêmio. Geralmente estamos nas cabeças.
Sim 2019 fomos vice mesmo kkkk tomamos de 5 do flamengo do burronato
@@endersondeborba4134, sim cara, o Grêmio já tocou 6 X 1 no Flamerda em uma Semi Final de Copa do Brasil. São coisas muito difíceis de acontecer. E o Flamengo não deixou de ser grande. Como o Grêmio tb não.
@@endersondeborba4134 Real Madrid e Barcelona seguido se socam umas goleadas... creio até que bem mais seguido do que por aqui. Faz parte. Fato é que Grêmio é um dos times que mais está nas cabeças. E, como eu disse, com bem menos dinheiro. Sejamos coerentes. É uma questão de ponto de vista, de visão de mundo: pode olhar pela ótica do copo meio vazio. Eu prefiro ver o copo cheio. Temos que melhorar? Óbvio. Mas, não é terra arrasada como muitos da imprensa gostam de pintar, e muitos torcedores gostam de acreditar, não é mesmo,, meu caro?
O Grêmio tinha uma forma definida de jogar...contra esses times tu tem que jogar diferente.
Pq no meio desse abismo tinham poucos times.. entao o Gremio contratava jogadores da segunda prateleira..
Hoje em dia tem muito time entre esse abismo e tirando essa segunda prateleira.. restando o Gremio brigar pela 3a/4a prateleira do mercado.
Simples, nos últimos 10 anos, nós tínhamos um dublê, um arremedo de treinador, por isso não conseguíamos competir, especialmente nos campeonatos brasileiros, porque nas copas são muito mais sorte do que organização. E isso sim explica tudo !!!
Jardel e Paulo Nunes eram terceiros reservas dos times do Vasco e Flamengo.
Já começa errado quando vai atrás de lateral direito se tem um do mesmo nível que o ex do Juventude e um jovem promissor, Igor, pronto pra jogar entre os titulares!
Qt tempo a base não forma um 10 articulador? No Gremio são apaixonados por volante.
Agora no fim do video intendi teu raciocínio, o mau do Grêmio atual foi o tanto de anos sem treinador de vdd
Outra grande diferença em relação ao que passamos nos últimos anos é que em 95 o Grêmio tinha treinador que sabia montar trabalho. Sabia fazer um time competitivo sem ficar chorando por não ter 200 milhões investidos.
A diferença está no poder financeiro do futebol mundial. Eles levam para lá o topo da nata de atletas e aí a disputa por aqui de jogadores bons e médios fica completamente inflacionada. Resultado, os bons e médios muito caros vão para o eixo Rio/Sao Paulo que tem maior capacidade de investimento.
Veja por exemplo a disputa dos últimos mundiais, quem tem a nata dos futebolista vence.
Esta tese de gesta defasada encaixa em tudo e o mesmo que falta de planejamento mas o que manda é o poder de investimento.
So que o Gremio eram um time muito bem organizado. Nossa defesa so tinha o.melhor lateral direito que vi jogar aqui Arce.
Tantos anos de amadorismo cobra seu preço. Tu acha que essa direção vai virar competente da noite para o dia? Acha que o Vivian vai passar a fechar transações porque o ano mudou?
Resumo: o Grêmio nunca teve dinheiro, mas o futebol brasileiro produzia melhores jogadores, podendo montar times competitivos, hoje em dia o dinheiro resgata os mesmos.
Outro problema do Grêmio é querer contratar os caras apenas quando estão em alta. O Marlon foi oferecido de graça ao Grêmio quando estava no Fluminense. Daí faz um baita brasileiro pelo Cruzeiro, só então foram atrás do cara. Daí já era. INCOMPETENTES!
Roger Guedes também quando estava voltando pro Brasil estava livre pra assinar com o Grêmio, mas não houve interesse. Se quiseram depois que tava indo bem no Corinthians. Sempre enxergam o potencial dos jogadores tarde demais.
Agora mesmo estamos recebendo só refugo estamos no mesmo nível de aporte que Goiás,Fortaleza o nosso time no mercado é ninguém.
Pq a instituição GRÊMIO vive pra preencher tabela
Palmeiras, com Rivaldo, Edmundo, Miller, Cafú, Roberto Carlos, Mancuso, Amaral, Antonio Carlos, Cleber,
Grêmio se afundou pagando altos salários para medalhões bruxos da estatua ! Precisamos voltar as raizes, ser um time formador, gerar receita, manter sempre uma base de elenco e fazer contratações pontuais ! Agora toda temporada precisamos fazer um time novo, isso é um absurdo ! O que fizeram com nosso grêmio ?!
Ano passado enquanto o Grêmio trouxe o inoperante pavon, o inter trouxe Wesley... e pelo mesmo preço.
Isso explica muita coisa.
E quanto a ruindade dos grupos formados pelo Grêmio, Lucas, vcs precisam assumir a parcela de culpa que cabe a vcs ....prova maior é que vcs ficam endeusando um jogador comum e exangue como o cristaldo...vcs acham que isso não rebaixa a régua do clube ?
Não foi o mesmo preço, foi 2m de dólares
As coisas no inter estão maquiadas cara, estão quebrados, sem dinheiro e endividados...
Lutar pelo Décimo lugar
E ta ruim? Sinceramente se pegar uma semi na sula e 10 no brasileiro tá ótimo, nosso time é no custo benefício
A DIFERENÇA DOS ANOS 90 É QUE ERA SO O PALMEIRAS INDIERADO AGORA SAO VÁRIOS
Sem falar que hj eles arrecadam mais de 2x o que arrecadamos, naquela época não dava 1x, tempos sóbrios, te associa se não for
@maykonweschenfelder3219 eu tenho pra mim que tão metendo a mão ali
Contratação resenha
Lucas eu sei o que aconteceu e te cito três motivos , vamos lá:
1 motivo - QUALIDADE. Sim qualidade. Os jogadores de antigamente tinham mais qualidade , então os ditos refugos , ou terceiro reservas tinham muito mais qualidade dos que os atuais. Ainda era possível encontrar um Jardel e Paulo Nunes que hoje seriam titulares da seleção e jogariam nis principais da Europa sendo refugos e reservas aqui , tamanha a qualidade em abundância do futebol brasileiro da época.
2 motivo - GESTÃO. O Grêmio vem tendo péssimas gestões, ainda é administrado de uma forma como se fosse anos 80 , bastante amadora. Precisa se profissionalizar urgentemente.
3 motivo - FUTEBOL MODERNO. Sim , o futebol moderno não combina com o Grêmio e seu jeito de praticar o esporte bretão kk. O Grêmio é um clube de futebol viril em um mundo politicamente correto , mimizento e afrescalhado. Nos anos 80 e 90 o Grêmio pegava um flamidia do Zico ou palmeiras da Parmalat e sentava a porrada , catimbava , intimidava e batia até na mãe e assim conseguia vencer adversários de qualidade superior. Hoje em dia o futebol não permite mais o jogo viril. Curioso é que os roubos continuam , fair play financeiro não existe , mas futebol viril não pode mais. Não atoa hoje os clubes argentinos tbm estão ficando pra trás, pq os clubes argentinos e uruguaios praticavam o mesmo futebol viril do Grêmio e os times afrescalhados do eixo tremiam as perninhas e arregavam kk.
O mal do Gremio foi acreditar que o Renato é treinador. Este cara nao passa de um boleiro metido a treinador.
Caça likes
Volta rui costa paolo pelaipe
gremio não acabou com 45 pontos
Teus reforços sao os do Renato. Jogador de nome e ruim. Tirar dinheiro do clube como o Renato e seus bruxos.
Naquela época tinham muito mais bons jogadores. Hj tem poucos e acabam indo pra onde pagam melhor.
Isso e o fato de que o Grêmio parece um moribundo que não sabe seu tamanho. Infelizmente a única solução que eu vejo é vender o Grêmio.