Stranger Things 4 e o RPG: O que foi o PÂNICO SATÂNICO?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024
- Conheça alguns estudos sobre o assunto:
Estudo que cunhou o termo "Pânico Moral"
Cohen, Stanley. Folk Devils and Moral Panics - infodocks.file...
Lista de estudos acadêmicos e artigos sobre o assunto (Em Inglês):
www.rpgstudies.... - บันเทิง
Na minha adolescência uns garotos me abordaram perguntando: "você joga aquele jogo que morre gente", então apresentei o RPG para ele. Eles gostaram... mas viram que para morrer de verdade em uma mesa de RPG é só se vc engasgar com o salgadinho.
Só falta ter gente falando que comer 1 único salgadinho e perigoso kkkkkkkkk
Ou ficar com tanta raiva e ter um AVC
Quantos RPGistas os petiscos não soluveis em saliva ainda vão nos tirar.
@@rafaelfranco2104 kkkkkkk
@@EdgarSoze Descanse em paz, Isael
2003-2021 nunca será esquecido
Desde que me entendo por jogador de RPG e cristão, eu convivi um bom tempo com RPGs e eu nunca tive problemas dessa natureza. Sou católico, minha avó é católica, meu avô é católico, os dois me criaram com muito amor e sempre entenderam que é só um "joguinho de jovens". Mesmo hoje com os meus 22 anos eu ainda jogo aquele D&Dzinho de várzea. Jamais fui repreendido por ser jogador de RPGs. Fico triste que tiveram várias pessoas que foram muito mal influenciadas por jornalzinho e televisão com suas falácias sensacionalistas que preferem recorrer ao fanatismo e botar culpa em obras de ficção ao invés de resolver as coisas que precisam de solução.
Eu tenho parentes na família que acreditam em teoria da conspiração... As vezes a gente vê essas coisas e pensa " não e possível que pessoas pensam assim " mas olha é daí pra baixo
Como depoimento de forma positiva Lina e Tchelo, eu sou Metodista de berço, nasci num lar cristão. Na minha época de criança e adolescente não eramos chamados de nerd, e sim de cdf, tive contato com Dungeons & Dragons bem cedo na escola, com alguns amigos. Minha mãe e meu pai nunca recriminaram, pelo contrário, incentivavam pois percebiam que além de me socializar melhor, meu poder criativo aumentava muito. Hoje, já pai de um garotinho de 4 anos, tenho o prazer em ensinar a jogar Dungeons & Dragons pra ele. Ele até mesmo criou um personagem anão, e colocou o nome de Daguri (de onde ele tirou esse nome não faço ideia). Semana passada a professora da escolinha dele disse para mim que admiram muito a imaginação dele. Pensei todo feliz comigo : Vlw D&D, tá dando certo.
Infelizmente você é a excessão da excessão no seu meio.
@@fabiov5374 minoria, não exceção.
Isso sem contar que como a maioria dos RPGs de mesa ainda usa livros, o jogo é um baita incentivo à leitura. Comecei a jogar RPG no início dos anos 90. E graças a isso, comecei a me interessar por muitos assuntos, como Idade Média, Cruzadas, Império Romano, celtas, lendas nórdicas, Os Cavaleiros da Távola Redonda, e por aí vai. Isso ampliou E MUITO o meu conhecimento. As pessoas próximas de mim dizem que sou inteligente e que qualquer assunto que falem, eu sempre sei alguma coisa. E eu costumo dizer que não sou inteligente. Sou apenas curioso e bem informado.
Sou do Espírito Santo e em Vila Velha é proibido até hj o comércio de livros ou materiais de RPG no município. Na época de escola muita gente me chamou de satanista por causa desse caso de Guarapari, essa é a triste realidade.
Boa noticia! Essa lei foi finalmente revogada em 2021.
LEI Nº 6.445, DE 12 DE MAIO DE 2021
REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 3.909/02, QUE “PROÍBE A COMERCIALIZAÇÃO DO JOGO RPG (ROLE PLAYING GAME) NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Art. 1º Fica revogada a Lei Municipal nº 3.909, de 15 de março de 2002, que “Proíbe a comercialização do jogo RPG (Role Playing Game) no Município de Vila Velha e dá outras providências”.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
@@robertosoresinicoelho6458 É bizarro que o Poder Legislativo de um município, sem qualquer pesquisa e conhecimento de causa, elabore uma lei tão estúpida quanto essa de 2002.
Caralh$, não tem como destruir essa legislação não?
@@robertosoresinicoelho6458 ai sim!
No meu caso o RPG me ajuda muito quanto a minha depressão, poder criar histórias, personagens, cenários, eu amo isso kkkk muito obrigado a vocês por terem me ensinado tanto cerca desse hobbie ❤️
Mano... Nunca joguei RPG nos meus 30 anos (tirando os de videogame... hahaha me orgulho de saber o nome de quase todos os Pokémons e digimons, craque em Zelda e Dragon Quest)
Durante a adolescência ficava com a turminha pop por ser bom nos esportes, apesar de ser um nerd gamer e otaku puro sangue.
Na faculdade e depois no trabalho, conheci os nerds na faculdade de design e no trabalho mas não tivemos tempo de jogar pois estávamos sempre na correria.
Hahaha ainda vou jogar um di
É triste que as pessoas ataquem RPG, quando isso ajuda tanta gente. Até deixa a pessoa mais culta sinceramente.
Comecei a jogar RPG em 1995, e no ano de 2000 eu me tornei evangélico na igreja Batista tradicional.
Na época eu levei o RPG para os encontros de sábado da mocidade, o que dividiu os irmãos: uns acreditavam que era coisa do diabo e outros achavam um jogo muito legal!
Eu não desisti do RPG, fiz uma reunião com o meu pastor e mostrei biblicamente a ele que àquilo era só um jogo! O resultado foi que pouco tempo depois o filho do pastor era um dos jogadores mais assíduos da mesa, e o RPG se tornou uma ferramenta de acolhida para jovens recém convertidos!
Até hoje estou na mesma igreja, e continuamos a jogar RPG! Agradeço sempre a Deus por abençoar as amizades que fiz!
E fascinante o quanto o ser humano pode ser idiota ao ponto de falar que um simples jogo de RPG e coisa do capiroto 🤦🤦🤦
Pior que isso não acontece só com o D&D não, acontece com vários outros jogos e até com animes , as pessoas falando que eles instigam a violência , dizendo que eles são coisa do capiroto e + um monte de besteira aí
Tipo um cara cometeu um crime aí e ao invés de analisarem se ele tinha algum problema psicológico ou coisa do tipo, colocam logo a culpa num joguinho de tiro e caso encerado
Ou falam que Naruto e do demônio etc
Um caso mais recente sobre isso e a galera da Record falando que death note e perigoso pras crianças e adolescentes pois deixam elas "violentas "
Eu tenho raiva dessa gente que falam mal de jogos ou animes só por causa de alguma coisa besta, que eles vem como coisa ruim 🤦🤦
Em fim eu adorei o vídeo, eu tava curioso pra saber mais dessa época meio "sombria" de D&D q vcs tinham falado em alguns vídeos do canal 👏👏👏👏
Agora terei que me retirar pois tenho que ir jantar e depois dormir , boa noite 🙋🌃 kkkk
É porque, eles estão perdendo o público pra essas outras mídias e fazem de tudo pra tentar recuperar, fazem de tudo, menos mudar o esquema de abordagem para novo público... Patético!
Pior que essa perseguição, em sua versão brasileira, aconteceu sem que o D&D tivesse nada a ver com isso: ocorreu nos anos 90 o famoso "Caso de Ouro Preto", em que um grupo de RPG jogava Vampiro, e uma das jogadoras teria sido assassinada, ou cometeu suicídio (não me lembro ao certo). Aí meteram a culpa no RPG Vampiro e sobrou também para todos os outros RPGs, incluindo D&D.
Se vc jogar brincando de vender a alma até pode. RPG aceita qualquer tipo de fantasia, até aquelas que podem ter influência no mundo real ou em questões sensíveis da religião. Imagine seu filho brincar de RPG onde ele vive um nazista e ele começa a entrar demais no personagem e até gostar e se identificar com tais idéias. Até jogar bola pode deteriorar para violência. Os pais sempre tem que ficar espertos, mas evitar preconceitos e papos de fofoca midiática
@@mateusbertolaccini2224 É por isso que temas mais pesados como esse (Nazismo) não são indicados para crianças. E às vezes nem para adolescentes. Call of Cthulhu, por exemplo, por ser um RPG de terror é indicado para maiores de 18 anos, que costumam ter um discernimento maior do que menores de idade.
Então, se crianças e adolescentes quiserem jogar RPG, que seja o bom e velho D&D ou similar, com os jogadores interpretando sempre personagens "do bem".
@@Luiz_Wan exatamente. Por isso os pais devem estar atentos. Não para proibir tudo, mas para ver se o que os filhos estão fazendo é adequado para idade deles
Drogas, problemas psicológicos, mal caráter, são todos motivos pífios. O importante mesmo é achar um bode expiratório para justificar a incompetência da justiça brasileira de investigar um caso.
Eu cresci no ambiente cristão na década de 90 minha família era bem humilde e eu lembro desse pânico, sempre achei que fosse uma besteira mas os mais velhos acreditavam e nós proibia de jogar qualquer coisa de tabuleiro, quando eu vi a série lembrei muito disso.
Cara, minha avó e tias se converteram ao evangelho ok nada demais mas viam o "inimigo" em tudo, tv não pode pq é coisa do inimigo, vídeo game nuhhhhhhh pior, heavy metal nossa senhora, trilha sonora de descida aos portões do Gorgoroth! Então confesso que fiquei imaginando como seria a vida dessa turma... Ter fé e pratica-la é essencial ( seja lá qual for a doutrina de quem estiver lendo!) Mas pelo amor do Criador, tenham bom senso pois do contrário é medievalismo puro, retrocesso a idade das trevas, eu desencanei, taquei uma camiseta do Maiden no peito e fui jogar RPG, vídeo game, fliperama etc kkkkkkkk
O pior é isso. Tem gente que não sabe diferenciar RPG de banco imobiliário e pokémon de Magic
@@mateusbertolaccini2224 é tudo passatempo, tem que ser muito tapado, muito obtuso pra achar que um.joguinho pode nos conduzir ao "mal!"
@@navidardwarf5216 não digo isso, pois até futebol leva à violência através do fanatismo. O mal se disfarça e deteriora até às melhoras coisas. Por outro lado ver o mal em todo lugar pode fazer vc não conseguir distinguir quando for realmente o mal na frente do nariz
@@mateusbertolaccini2224 discordo, se o fanatismo é o problema então não é o futebol ou qualquer outra coisa! Se o sujeito, imundo e sujo (e todos conhecemos alguém assim infelizmente!)quer arranjar encrenca, o motivo pode ser qualquer coisa! Até batendo figurinha, daí o problema não é o "veículo" mas o "condutor" afinal de contas não é a faca ou a pistola que matam mas seus usuários! Respeitosamente discordo de seu ponto mas é isso.
Joguei muito RPG nessa época, hoje tenho 43 anos e durante esse tempo aos quais vocês descreveram, foi o auge da época do RPG, ate hoje quando o nosso grupo consegue se encontrar, ainda jogamos relembrando aqueles tempos maravilhosos de aventuras fantásticas! Cai de para quedas aqui no Canal parabéns! Forte abraço!!
Nos anos 2000, eu mestrava Vampiro A Mascara para meus vizinhos, eu tinha 15 anos e eles 12/13 anos. A campanha durou ate a mãe evangélica de um deles proibir de jogarmos, mas ate hoje eles lembram com carinho daquelas sessões.
Por conta do caso em Guarapari, passou uma lei municipal em Vila Velha - ES proibindo a venda de RPG, lei essa que só foi revogada em 2019, se não me engano, por ação de um advogado daqui que joga
Cara....eu assistindo a série e vendo as cenas sobre o assunto rolar, me fez lagrimar um pouco, pois lembrei das coisas que eu ouvi dentro de casa mesmo como "isso é coisa do diabo" e "você tem que parar de ver essas coisas" e por aí vai.
Ótimo episódio pessoal, muito necessário. ❤️
O ser humano ainda precisa evoluir demais. Eles terceirizam muito seus fracassos como pais (em alguns casos), como agente social que guarda o outro. Até hj conheço gente que ainda acha isso e é totalmente absurdo.
Lembro de várias notícias nos anos 90 de grupos de rpg sendo expulosos de lugares públicos por ser "coisa do demônio"..
Acredito que a coincidência do Vampire: Masquerade estar na moda na época, só potencializou o preconceito, pois os jogadores faziam live action trajados a caráter, algo bem mais chamativo, que um grupo jogando numa mesa
Exatamente.
Nossa, o quanto de groselha eu já não ouvi da minha família, pais e tios falando mal de RPG e outras coisas, desenhos q eu assistia, jogos de videogame e por aí vai .... era tudo do diabo, minha mãe fuçava meu quarto atrás dos livros, era uma situação mto ridícula e revoltante, minha infância e adolescência inteiras foram cercadas dessa questão, foi uma merda .... Força pra todos q passaram por isso tbm, torcendo pra o RPG alcançar mais e mais pessoas pra elas possam ver o quão benéfico e instrutivo pode ser esse hobbie ..... 🧙🏾♂️🤟🏾🔥✨🎲📚🌊💚
Realmente bizarro isso... destruição de livros: coisa típica da Inquisição na Idade Média e do Regime Nazista.
Quem foi criança ou adolescente nos anos 90 (mais até que nos 80) sabe o quanto saíram reportagens aqui e nos EUA com uma histeria coletiva de caráter religioso ligando as duas coisas, em especial por causa de alguns casos anormais.
E esse preconceito atingiu não apenas o RPG, mas vários jogos, principalmente de cartas (Magic e Yu-gi-Oh que o digam).
@@Luiz_Wan Sim e foi a mesma turma. Lembro bem.
Para os poucos indivíduos realmente racionais que ainda existem, nem precisam dizer que não existe relação entre jogos e as motivações que levam alguns a cometer crimes. Mas, infelizmente, são poucos mesmo os que são capazes de raciocinar, especialmente quando existe ignorância, fanatismo, e interesses de corruptos envolvidos...
Eu vejo essa pessoas como um banho de idiotas por causa dessa ignorância
Cara, jovem faz cagada por qualquer motivo. Brincadeira da baleia e de se cortar estão aí pra provar. RPG não é o mal, mas não finjamos que certos aspectos mais sinistros das histórias não possam causar efeito psicológico nos mais suscetíveis. Agora até nos rpgs existe história de personagens que se venderam pra seres abissais em troca de poder achando que não dava nada. No final, ou viram monstros, tipo demônios ou ração para demônios. Eu não brinco com a possibilidade de se comunicar com forças das trevas. Agora se alguém se diz cristão e está brincando de ser alguém caótico e maligno que serve a um ser maligno pode estar, de verdade, fazendo esse pacto. Fora que nem no jogo se permite que alguém que supostamente sirva à ordem fique brincando de servir ao caos. O personagem deve viver de acordo com o que diz acreditar. Lembre-se dos anjos que desceram ao inferno e acabaram virando os diabos. A vida imita a arte e vice-versa
@@mateusbertolaccini2224 somente pessoas que possuem algum tipo de distúrbio se deixam levar por filmes, livros ou jogos, tipo, existem diversas histórias de religiosos, acima de qualquer suspeita, em grandes instituições religiosas, que leram a bíblia e assassinaram pessoas por ouvirem "vozes de anjos" ou "a voz de Deus", consegue perceber? Será que a culpa é da bíblia? Será que é fingimento se eu disser que a bíblia ou Deus são inocentes?
@@John_Heilel não conheço tais histórias. Talvez mais lendas urbanas. Mas tudo deve ser avaliado com frieza, sem paixões cegantes. Tem um livro chamado devoradores de cadáveres. Minha mãe não gostava por causa do nome, mas mal sabia ela que era o livro base para um filme que ela adorava, o décimo terceiro guerreiro. Ignorância é sempre um problema. Jamais diga que não tem nada a ver ou tudo a ver sem examinar antes cada caso. Crianças são muito suscetíveis, eu mesmo viajava bastante na fantasia quando criança, mas não gostava dessas coisas com referências similares a coisas satanistas. Já outras pessoas já são atraídas por já gostarem de coisas dark e isso pode ser mero escapismo ou inspiração. Depende de cada um
@@mateusbertolaccini2224 desconhecer tais histórias é quase impossível na atualidade, pode encontra muitas facilmente com uma simples pesquisa. Se você ficar sabendo delas e chamar de lenda urbana, não sou eu que estou fingindo... realmente seria necessária uma paixão cegante/fanatismo para saber da realidade e negar, de forma tão ilógica. E eu tenho o livro que citou, pode realmente ser perturbador para pessoas muito jovens ou sensíveis, mas não determina que isso levará quem ler a cometer loucuras, se ele não tiver nenhuma doença mental. Esse negócio de dizer que existe algo demoníaco por trás da literatura é o mesmo que dizer que a bíblia também está relacionada a diversos assassinatos, crimes e guerras historicamente conhecidos. Negar não passa de conveniência.
Tenho 43 anos, comecei jogar RPG em 1995 sei bem o que foi isso. A série me trouxe uma nostalgia muito boa. Viva o RPG! Na vida a mais imaginação do que carregamos em nossos sonhos!
Eu mestrava Vampire Masquerade em uma cidade pequena do interior de MG, por volta de 95/96. Um cara do nosso grupo teve que abandonar por ordem da mãe dele, ao ver as figuras de monstros e demônios do Clã Book Tremere. 🙍
Toma meu like, namoral. Vou compartilhar pra umas pessoas sem noção, bem legal que vocês não estão querendo triggar ninguém, só estão mostrando fatos.
já está na hora de começar a fazer clubes nas escolas do Brasil
e bem que podiam começar com club de RPG.
Já se tenta fazer isso há muito tempo. RPGs com temática histórica, como "O Desafio dos Bandeirantes", dos anos 90, já foram usados em escolas, para ajudar a ensinar História do Brasil.
Isso é algo que agradeço muito meu antigo clégio!!! Na apoca da escola, qnd iniciou o projeto mars20 da NASA, um cara venho de um instituto de pesquisa nao lemrno da onde e montou um grupo de RPG xom tema espacial para minha rurma, para um projeto de pesquisa que visava mostrar como RPG e outros jogos podiam melhorar a curiisosidade e influenciar as crianças a buscarem mais conhecimentos em outras areas, intrerpretação e etc..
resultado
O PROJETO FOI UM SUCESSO!!!
desenvolvemos uma colonia em marte com mais diversos temas e assuntos que aprendiammos em ciencias.. foi massa..
ps : dsdpl os erros de digitação, to co pronlem no teclado :/
O pânico moral afetou todo o geek oldschool, antes de ser nerd virar algo cool. A gente viveu a caça as bruxas.
Agora está voltando infelizmente, com outra roupagem, mas continua um saco
tenho uma historia engraçada ate com esses assuntos sobre o RPG.
eu sou de belo horizonte e no caso da menina de ouro preto no dia, as radios aqui que são de noticias jornalisticas uma em especifico o radialista, tinha uma pegada evangelica e no meio da transmissão ele so faltou começar a fazer orações falando sobre o caso.
na epoca nos nao tinhamos lugar para jogar e jogavamos RPG em um bar perto de casa para usar as mesas, e logo no dia da noticia das mortes estavamos jogando VAMPIRO IDADE DAS TREVAS.. escondemos o livro mas mesmo assim o dono do bar viu, resultado nao podiamos mais jogar la rsrs.
minha mãe na epoca quase queimou os livros que estava comingo emprestado tive que devolver tudo que estava lendo e deixar os meus em um lugar seguro. bom ainda bem que essa epoca horrivel ja passou e hoje tenho minhas coleções aqui e posso jogar um Bom RPG aqui em casa mesmo.
Em vila velha Espirito Santo, por conta do caso de Ouro Preto, a venda de materiais relacionados a RPG estava proibida até dois anos atrás.
Pra quem estiver curioso:
LEI Nº 6.445, DE 12 DE MAIO DE 2021
REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 3.909/02, QUE “PROÍBE A COMERCIALIZAÇÃO DO JOGO RPG (ROLE PLAYING GAME) NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Art. 1º Fica revogada a Lei Municipal nº 3.909, de 15 de março de 2002, que “Proíbe a comercialização do jogo RPG (Role Playing Game) no Município de Vila Velha e dá outras providências”.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Estava falando ontem com minha amiga sobre isso ,que o stranger thing pega algumas referências do d&d mas não copia completamente o monstro o que achei muito legal
Tipo em uma das temporadas que os devoradores tem a mente compartilhada,ou agora que o vecna matou e torturou várias pessoas assim como o do d&d
Estadão, o mesmo jornal do "uma escolha muito difícil"...
Para você ver como os tempos mudam, hoje quase todos os meus grupos de RPG são composto por meus amigos da Igreja kkkkk
Bom dia, pessoal! Só queria fazer uma correção importante: A hipnose não foi desacreditada não. Ela ainda é uma tecnica utilizada para tratamentos de diversas questões emocionais e também para recuperar memórias recalcadas por traumas. A hipnose é legalmente reconhecida pelos conselhos de psicologia, medicina, odontologia, ortopedia e muitos outros, para que seja usada em tratamentos e também de forma paleativa. O Hospital das Clínicas aqui de São Paulo tem equipes de hipnólogos em diversos setores, por exemplo.
Adoro vocês, só queria fazer essa justiça com a hipnose porque ainda tem (e cada dia mais) muito profissional sério trabalhando com isso. Um beijo!
Teve uma vez que eu estava Mestrando uma sessão de RPG na casa de um amigo, até que o tio do meu amigo chegou perto da gente e falou a seguinte frase "vocês estão jogando aquele jogo que mata a gente?" Fiquei assustado com a pergunta no início mas ainda bem que ele era mente aberta e compreendeu que era um joguinho inofensivo e que não tinha nada demais.
Sei lá, na minha cabeça sempre vai existir pessoas e preferem se manter na ignorância porque é mais "conveniente" pra elas, só porque uma coisa diferente não significa que ela é boa ou ruim ela é só diferente mesmo.
Vou mostrar este vídeo para minha mãe
Um dos vídeos mais completos que já assisti sobre o assunto. Parabéns! Tive algumas experiências pessoais relacionadas com pânico moral, entre as quais, ter negada uma carta de transferência entre igrejas por conta de ser identificado como jogador de RPG. O engraçado é que eu aprendi a jogar RPG com amigos de uma igreja evangélica. Hoje, continuo sendo cristão e pesquiso, entre outras coisas, sobre o uso do RPG na educação. Acredito que a melhor atitude diante de preconceitos é a prudência, pois muitos problemas surgem pela nossa própria falta de maturidade em compreender o meio social em que convivemos. Atualmente, percebo que a comunidade de jogadores de RPG amadureceu muito e aprendeu o valor do acolhimento e da argumentação ponderada.
... transferência entre igrejas....🤨
Tipo de um dono para outro como vaca ou cão?
@@fabiov5374, hahahaha! A lógica é mais de um funcionário sendo transferido pra uma agência de outra cidade ou de um associado de clube.
15:47 aquela farpinha que eu tava esperando kkkkkkk
Sempre esperei uma reportagem de D&D de forma positiva mas pro ser humano precisa evoluir bastante
E mais: ainda que na sua partida só se cometam atos execráveis, malignos e cruéis - é só um jogo.
E mais ainda: até se tiver imagem satânica, imitação de ritual - a liberdade pertence aos indivíduos para fazerem o que quiser, desde que não tirem-na dos outros.
E MAIS: Não importa o quanto você deteste alguma coisa que os outros façam ou gostem - se aquilo não diretamente prejudica você, não existe base moral alguma para você tentar prejudicar as pessoas (sobretudo usando o estado).
Exatamente. Se jogar RPG usando vilões fosse algo recriminável, então seria recriminável também participar de filmes, séries, peças de teatro, no mesmo sentido. Ninguém mais se aproximaria do Anthony Hopkins, só porque ele foi o Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes. 😄
O que deixa as pessoas loucas não é a fantasia é a realidade.
ou melhor, a falsa realidade
Eu não duvido que há coisas que são sim feitas com propósito maligno. Porém também há coisas que são feitas com propósito bom.
Graças a Deus eu conheci o d&d na igreja, jogamos aqui e hoje eu sou o mestre de uma campanha na igreja, aonde somos desbravadores de um mundo de aventuras.
RPG é bão demais, o trabalho de vocês é excelente!
Que dahora! Sou cristão e jogo também! Como é o seu jogo?
@@mateusmello9713 então, estamos jogando em uma história que eu mesmo estou montando, se passa em uma região chamada Leophal. Uns 500 anos atrás um antigo mal foi selado através de uma guilda chamada alma de leão. Porém depois de uma certa passagem dos anos e um ritual maligno estes selos estão prestes a se quebrar, agora cabe ao grupo, que foi envolvido nessa situação, ajudar o rei atual a impedir a liberação desse mal
Isso aí, mate Lúcifer, cavaleiros celestiais kkkkkk
@@BrunoSilva-cy7ni mto bacana!
simplesmente amo o canal de vcs
Já fiz uma "mesa" com uma turma em uma aula de física. Foi uma experiência legal, mas lembro a todos que isso tem que passar antes pelos pais. Se der por todo o conselho no início do ano.
Excelente vídeo! A falta de bom senso das pessoas muitas vezes causa julgamentos precipitados e injustos.
O que causa os pânicos morais? Qualquer coisa que diminua ou fique no caminho do dinheiro dos pastores.
Acho que esse tipo de tentativa de explicações para a comunidade leiga gera um efeito reverso. Sou da opinião de apresentar os aspectos positivos do RPG e virar essa página trágica. Quando pessoas mais velhas me perguntam sobre essas polêmicas eu devolvo a pergunta dizendo: "uma pessoa entrou no cinema durante o filme do Batman e atirou em várias pessoas; isso me permite dizer que histórias do Batman ou cinemas matam pessoas?". Resumindo prefiro mostrar o que RPG realmente é, sem entrar nesses episódios, que o tempo faz o resto do serviço, pois as novas gerações são mais mente aberta para a cultura geek.
Verdade, esse tipo de explicação como a apresentada nesse vídeo, acho que pode ser mais útil se for mostrada para um leigo DEPOIS que esse leigo já entendeu o que é RPG e como funciona.
Já não é de hoje que gente ruim usa coisas inocentes para mascarar as suas ideias doentias, mas sendo sincero, tanto jogador de D&D tanto a mídia tem culpa em permitirem que os alheios ao jogo pensem bobagem. Ainda mais em um tempo no qual há uma falta gigante de sensibilidade e bom senso ,as pessoas acabam perdendo a noção do absurdo e isso sim é perigoso e pode machucar de verdade.
Comecei a jogar RPG aos 17 anos, hoje tenho 21. Eu trabalhava na funilaria do meu tio, de segunda a sábado, e jogava RPG todos sábados dps do trampo, quando eu sai do trabalho alguns familiares culparam o RPG kkkkkk, foi bizarro cara, coisas tipo : "esse jogo tá mexendo com sua cabeça", na real eu só queria um trampo melhor KKKKK
O caso Ouro Preto bateu muito forte aqui em Minas. Na época eu ainda era criança e jogava com uns amigos. Não demorou muito pra vó de um amigo (super conservadora e religiosa) ouvir as lendas e histórias absurdas e querer proibir ele de jogar. Por sorte, como não tínhamos quase nenhum material (o sistema era nosso, as fichas ficavam no caderno da escola e os dados eram só d6 mesmo), não teve como ela proibir de fato. Mas lembro como foi o rebuliço e o caos que se instaurou. Várias histórias de q tinha sido proibido vender livros de RPG, relatos em igrejas de possessão por conta disso... Se foi tão caótico aqui, imagino nos Estados Unidos, onde a onda foi mais forte ainda.
no início dos anos 2000, a mãe de um dos meus colegas que fazia parte do nosso grupo de RPG iniciou uma dessas jornadas de combate ao jogo nas escolas... por sorte ninguém ligou heheheh e olha que morávamos no interior de Pernambuco :p
mas foi chato pq um dos lugares onde a gente jogava era na casa dele, logo por alguns meses perdemos um dos locais de jogo...
não lembro o ano, mas deve ter sido na época dos crimes que tentaram ligar ao jogo
Sempre bom assistir os vídeos do canal e ainda mais de um tema interessante como esse pânico satânico/moral que ocorreu
Comecei a jogar RPG nos anos 90, o jogo me divertiu, forneceu meu melhores amig@s e estímulo a leitura.
E olha que hj em dia não estou tendo tempo e paciência parajogar RPG.
Mas estou na cultura Nerd, desde os anos 80.
Tenho 48 anos.rsrs
Joguei primeira vez um RPG em 2018 e tô ainda vivo.😌🎲🐉🤴🏰
Ainda hoje rola algumas dúvidas entre os desconhecidos.
Sou personal trainer e uma aluna perguntou se eu jogava RPG, eu disse que sim e ela perguntou se era perigoso os filhos dela jogarem, porque ela leu algumas coisas falando sobre demônios.
Expliquei o que era RPG e hoje os filhos dela jogam comigo haha
eu moro em uma cidade do lado de Ouro Preto ate hoje voce n acha livro de RPG e existe um preconceito muito grande aqui por exemplo eu jogava RPG com um pessoal do grupo de escoteiros da minha cidade pra um atividade do mesmo ai rolou uma treta que a gente teve que pedir pros nossos pais pra mandar mensagem pro chefe do escoteiro autorizando a gente a jogar por causa desse preconceito
Eu sou de Vila Velha, uma cidade próxima a Guarapari. Ate dois anos atrás Vila Velha tinha uma lei que proibia a venda de livros de RPG na cidade.
Atualmente, com lojas online, essa proibição de venda de RPGs não seria um grande problema, mas antigamente, quando a maioria dos consumidores tinha que ir a uma livraria física, devia ser complicado...
Eu me lembro bem de sofrer com esse "pânico moral" nos anos 90.
Me orgulho de ter jogado RPG Dungeons e Dragons na infância. Me pergunto se foi por isso que o desenho não fez tanto sucesso nos EUA?
Incrível como isso ainda tá por aí. Lembro de estar jogando yu gi oh, d&d ou Castlevania do ps1 e sempre ouvir algo sobre ser satânico e q eu iria pro inferno... Palhaçada véi
Eu sou professor, sabe pq não deu certo jogar rpg la na minha escola? Primeiro falei com a direção, fui completamente ignorado, ai levei os livros na hora do almoço e perguntei quem queria jogar. Apareceram uns 30 querendo kkk eu faço mestrado em física, não tenho tempo para jogar com eles, só ajudar. Mas é com peso no coração que deixo esse projeto no limbo por enquanto.
O vídeo foi realmente muito informativo, obrigado!
É aquela coisa, se tem livro e tem história é porque alguma coisa teve, eu já vi cada coisa, e isso me fez nunca desacreditar totalmente de nada, pode não ser exatamente como nos achamos que é, e no fim nem tudo é o que parece ser nesse mundo louco.
Estou com 38 anos e jogo RPG desde os 7 anos. Sempre ouvi esses assuntos relacionando RPG a essas situações paralelas. Parece que a sociedade por inteiro vive um transe de droga eterno. As vezes me lembra até religião. Lamentável!
Vivi muito desse período e questões, tanto que minha pesquisa de mestrado em linguística foi sobre este tema abordando um pouco desta polêmica.
falaram muito bem sobre esse assunto, foram muito respeitosos, vcs são muito bons!!!!
Ihh meus pais tinham maior preconceito na sobre esse game, até corrigia a gente se soubesse que estávamos jogando isso. Preferiam acreditar numa notícia falsa do que realmente entender oq era o D&D.
Na época que morava com meus pais, lá pelos anos 90, eles sempre foram de boa e eu joguei com amigos em casa mesmo, porém não foram raras as vezes que as pessoas olhavam torto ou comentavam entre si sobre o que fazíamos em ambientes públicos, por exemplo, em um shopping da cidade. Acho que foi mais ou menos nessa época de Ouro Preto que chegamos até a ser proibidos de jogar por lá. Hoje em dia, fico feliz de ver o RPG alcançando vários públicos, inclusive com várias streams bem interessantes pela Twitch ou TH-cam. Infelizmente, ainda existe um pouco de preconceito, mas, comparado com o que foi naquele período, atualmente vivemos um "caso de amor" com o RPG.
Bom lembrar que D&D só existe devido à influência que J.R.R. Tolkien com o Senhor dos Anéis teve nas fantasias medievais, Tolkien era cristão, e Terra media(senhor dos anéis, hobbit, silmarillion, contos inacabados) tinha histórias com forte influência cristã, por vezes até referências ao cristianismo, como o sacrifício voluntario que Gandalf faz em prol da sociedade do anel e de toda terra média, a diversas referências de que o menor pode ser escolhido para realizar grandes coisas, a misericórdia de Eru Ilúvatar para com Aulë e com os anões, o fato de somente Eru Ilúvatar poder dar verdeira vida para as criaturas, pois só ele tem o fogo secreto, além de diversos momentos em sua história que ressaltam a importância de virtudes muito comumente associadas há cristo e o cristianismo, e D&D nasceu inspirado nisso, não atoa que o Balor se chamava Balrog nos primórdios do D&D
Se não fosse um dos autores da 101 Games, Espírito Santo até hoje estaria com venda proibida de jogos de RPG, ele chegou a comentar isso em um podcast que contou sobre oque esse caso se deu depois de anos e como ele e uma galera ajudou abrir mercado por lá
Isso lembra no caso de Yu-Gi-Oh onde os mostra o vídeo queimado cartas por se do diabo só que não tem ave uma coisa com a outra
Oi Lina e Tchelo! adoro o canal de vocês, poderiam qualquer hora fazer um video falando de como ganhar dinheiro com RPG? e o que vcs acham sobre os métodos de se fazer isso? seria muito
legal! abraços
Isso me lembrou do dia que o maluco na band chamou o Yugioh de "baralho do diabo" ( acho que isso foi em 2003 ou 2004 ) mano, aquilo gerou uma repercussão enorme, era horrível jogar Yugioh na época por causa dessa notícia.
Eu lembro. Foi aquele idiota do Gilberto Barros (o "Leão"). Eu nem jogo card games, mas como RPGista, fui solidário aos que sofreram preconceito por isso.
Anos depois o Gilberto Barros deu uma entrevista se desculpando com os jogadores. Ele inclusive disse que depois acabou tomando bronca dos filhos adolescentes na época, que jogavam Yu-Gi-Oh... rs...
Só que se desculpar depois que a m... já está feita não adianta muito, né...
Queria só dar uma dica, o volume de vcs está um pouco mais baixo q antigamente, se puder dar um ganho de áudio ia ajudar MT, adoro vcs, bjs!
Tenho 45 anos e na epoca do ano 2000 tinha uma coleção com quase todos os livros de Gurps incluindo o de capa branca. Minha mãe evangelica sempre tinha receio de eu mestrar rpg mas ate os crimes de Ouro Preto ela tolerava. Depois da midia anunciar a famigerada noticia chego em casa e encontro todos os meus livros queimados! Pois eh foi uma fase terrivel e ate hj sinto falta da coleção que eu tinha. Hj eu consegui reunir uma parte e tenho muitos outros livros e gracas ao reavivamento do cenario de Rpg no mundo ( e a mente aberta da minha esposa) eu consigo manter duas mesas de RPG. Embora nao seja fã das regras de DND e sim de Gurps eu adora o lore do DND e sempre acompanho as novidades aki nesse canal. Vida longa ao RPG! Gurps é vida!
Obrigado pelo relato! E sim, a vida é uma simulação que usa as regras de GURPS como base rsrsrs
Morava em Guarapari na época. Lembro disso. Triste
Saudades das lives
Esse Video é de utilidade pública!
Até pouco tempo atrás minha mãe teve um surto e ela disse que minhas camisetas de banda de metal, jogos, posteres, cartas de magic etc. eram coisas satanicas e estavam atrapalhando a nossa familia espiritualmente, isso tudo por que ela estava passando por uma separação e como a religião foi algo muito presente na vida dela, junto da influência dos preconceitos de outros familiares nossos ela acabou tomando conclusões nada normais, hoje em dia ela está bem melhor e faz consultas com psicologo e não surta mais.
Mano sou da época do Gilberto Barros e do "Yu-Gi-Oh o baralho do diabo" . Sou cristão e guando minha mãe viu isso graças a Deus ela disse " que ridículo um pedaço de papel fazer mau pra alguém" não tive nenhuma repreensão pelo contrário minha família incentivava. Mas sei como é chato isso. O nosso trabalho é mostrar de forma amigável que não passa de fantasia e pode até ajudar pessoas. ✌️✌️✌️✌️ Ps: jogo até hoje Yu-Gi-Oh e Magic. 🤗🤗
Meu padrasto que é padre não me deixava ver o anime yu gi oh GX por causa dessa fama
@@Verdugoooculto2069 é triste irmão. Espero que essa atitude não tenha te passo uma impressão ruim sobre religião. Eu te garanto que não são todos assim, tudo de bom e que você hoje possa ver seus animais e joga jogos sem represália. Abraço 👍👍
@@RicardoAlves-mz8pc tô de boas, na verdade toda religião tem seus defeitos
Até mesmo a bíblia sendo a religião mais famosa do mundo tem seus erros
Mas mesmo eu não tenho uma religião única ( eu acredito também nas outras religiões além da Bíblia ) e eu não tenho fé, mas acredito sim numa divindade suprema e bondosa
@@Verdugoooculto2069 ✌️✌️✌️✌️
@@Verdugoooculto2069 Oxi, teu padrasto é padre? Como é isso, mano? Padre casa? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
É incrível a falta de preparo e conhecimento dos agentes do estado e dos meios de comunicação nesses casos. Culpar um jogo inofensivo por crimes hediondos por pura preguiça de fazer o trabalho dele
Isso é intencional, porque o controle de massas é muito bom para um governo se manter no poder. Uma população que não tem conhecimento de nada pode ser convencida facilmente a apoiar ferrenhamente alguém que vá "combater coisas malignas". E nesse balaio entra a cultura pop se tornando o alvo dessa perseguição.
Sou do Rio, lembro desse caso da cidade de Teresópolis.
Sensacional esse vídeo, quando eu era mais novo eu morria de medo de rpg e só fui entender depois de anos quando comecei a estudar o assunto
Que vídeo! Quanta história, quanta pesquisa, quanto valor agregado!! Muito obrigado por sempre manter o padrão de qualidade 🖖
ahhhh eu tava esperando um vídeo de vcs sobre, trás mais sobre curiosidades RPG's
Obrigado pela produção e ato educativo desse vídeo.Ahow!
se a pessoa chegar e falar isso, fale para ela as seguintes palavras
"Vamos, role uma lábia pra mim. Se você tirar extremo, eu acredito em sua mentira, se não irei continuar minha vida :)"
Uma vez eu assisti um filme que retratava exatamente esse "panico stat...", que inclusive no final citava esse livro que você falaram. Também tinha um personagem que fazia hipnose, e as pessoas enxergavam coisas satânicas nas seções de hipnose e com o passar do filme mostrava que as seções não tinham nada a ver com a verdade mas sim distorções em funções do medo coletivo que a imprensa colocou na população. Mas não lembro o nome =(
eu nasci em 1988 . vivi muito essa Época.. nos casso de 2000 e de 2005 eu jogava RGp e mestrava D&D 3.0 e 3d&T pra iniciantes. foi terrível .. meu tio me perseguiu muito e minha mãe queimou todas as minhas 2 mil cartas de magic cartas ate muito valosas como petá-la de lótus hoje eu tinha 4.. e toda minha coleção capa vermelha e D&D 3.0 foi tudo queimado. sofri muito. num belo dia chamei minha mãe pra entender o jogo e jogar comigo ai ela viu q não tinha nada de mais.. quando ela observou como e o jogo. mas sofri muito..
Eu não podia nem assistir Cavaleiros do Zodíaco kkkk, mas claro que dava meus pulos. Gosto muito de RPG, mas tenho poucos amigos ou nenhum que se interessam no assunto.
E aquele negócio, a culpa é das armas não do louco, a culpa é do RPG não dos loucos
Ótima análise turma!!
SE EU COLOCAR UMA CALCULADORA NA GELADEIRA TEREI TUDO FRIAMENTE CALCULADO?
Já que D&D Tá fazendo 50 bora comemorar com algumas campanhas!🎉
Parabéns pelo trabalho!!
Comentário nada a ver com o vídeo.
Vocês vão fazer um vídeo sobre Auroboros: Coils of the Serpent? É uma campanha 5E feita por um dos criadores do universo Warcraft com lançamento previsto para outubro desse ano.
Ainda conhecendo o canal e amando cada vídeo!
Queremos vídeo da segunda parte de DRAGONLANCE!!!!
Excelente vídeo! Acompanhei esse período de caça as bruxas do RPG dos anos 80 e 90 do séculos 20. Na grande maioria dos casos são pessoas oportunistas que se aproveitam da falta de informação, preconceito, medo, má fé entre outros fatores. Nesse mesmo programa do 60 Minutes houve o direito de resposta de desenvolvedores de jogos e jogadores que eram profissionais de várias áreas de atuação como medicina, justiça, programação entre outras áreas, mas mesmo assim Patricia Pulling não dava o braço a torcer e começou a falar incoerências e mostrou-se uma fundamentalista que se escondia por trás da religiosidade. Aqui no Brasil nós anos 90 os três casos citados geraram uma comoção grande e políticos se aproveitaram para angariar votos, em S.P. mesmo haviam vários projetos de inserir o RPG na grade curricular escolar com apoio da Secretaria da Educação do Estado, mas foram todos cancelados por causa do incidente. Isso prejudicou muito o desenvolvimento do RPG BR, e infelizmente alguns mestres e jogadores se utilizaram desse período negativo para chocar a sociedade com o RPG e assim causando mais medo. A maior revista de RPG da época, a Dragão Brasil, combateu essa atitude veementemente o que ajudou o Hobby não ser extinto por aqui. O RPG é muito bem recomendo para todos, ajuda na interação social, incentiva a leitura e em outras disciplinas escolares. Aqui no Brasil não é comum, mas no exterior escolas tem clubes de RPG. Hoje em dia o RPG é muito inserido na sociedade, contudo sempre haverá aqueles grupos oportunistas que se utilizam de crendices para angariar dinheiro como o exorcismo do Harry Potter, onde um "religioso" e suas filhas faziam um exorcismo para tirar a influência maligna do mundo de H.P. dos filhos pela bagatela de US$ 20.000,00 por exorcismo, enquanto a J.K. Rowling doava parte das vendas do bruxinho para a pesquisa e desenvolvimento de doenças degenerativas. Hoje esses "religiosos" usam de sua influência e de sua massa de manobra para perseguição de outro tipo de hobby, as Comics Con nós EUA, é só ver os piquetes que eles fazem na frente da San Diego Comic Con.
Uma dica para quando forem viajar para os EUA procurem a Gen Con, a maior feira de RPG e Jogos de Tabuleiros de lá é o paraíso dos Nerds raíz perto da cidade dos criadores do D&D e da TRS!
Ce ta me dizendo que a gente quase pode jogar d&d na escola e nos ferramos por causa de uma galera com problema na cabeça ?
@@leviferreira9020 exato, havia um projeto junto a Secretária da Educação de S.P. para integrar o RPG com matéria criativa juntando professores de Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes usando D&D e GURPS, mas por causa da morte da moça na República da faculdade em Minas cancelaram o projeto.
Sou de Guarapari e jogava RPG nessa época q ocorreu o caso. Era bem tenso... Pessoal olhava torto pra gente... tinham essa mentalidade q era jogo do demônio.
Quando era criança e adolescente era coisa do capeta, satanás. Vish, altos casos, inclusive meu professor de artes quando estava no 2 ano quis estimular a mulecada a jogar gurps como trabalho e eu ajudei a coordenar, a escola era católica (teoricamente mais de boa que protestante) pais reclamaram, fui chamado pra explicar, não adiantou, até pq eu era um cabeludo metaleiro kkkkk. Resumo desse caso, o professor foi DEMITIDO. Hoje é cool, ainda bem, sou professor e vejo hoje as crianças e adolescentes nas salas falando sobre quadrinhos, herois, starwars, rpg, jogos e tudo na maior naturalidade, sem bullying ou discriminação. Bem bacana, fico muito feliz.
Faltou mencionar que a mesma linha de "especialistas" que criticaram o RPG chegaram a sustentar em determinada epoca que HQs, filmes (terror) e os video-games (mais atual), "estimulam" a violência...e nada foi provado a respeito.
Dica de serie rsrs em Riverdale. Tem um RPG que é proibido na cidade pós acaba em suicídio com veneno! Chama grifos e gárgulas
Hahahaha! Depois do último vídeo, se não fosse o outro canal, ficaria preocupado! Parabéns Lina, parabéns Tchello! É Tchello, não? Beijos e abraços!
Ótimo vídeo sobre o assunto, estão de parabéns! Infelizmente até hoje há muitas pessoas que pensam que RPG é coisa do diabo :/
Salvo engano, no caso de ouro preto, o assassino foi preso. Era um traficante da cidade q teve um desentendimento com a moça. Caso eu esteja errado alguém me corrija. Eu pesquisei esse caso já faz uns anos.