VIGA CAVALETADA foi APOSENTADA, ENTENDA O MOTIVO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Entenda por que a viga cavaletada foi aposentada
Contato profissional: (12) 98877-7844
(Apenas para contratação de serviços de assessoria e projetos estruturais, dúvidas deixem nos comentários, NÃO TIRO DÚVIDAS VIA WHATSAPP)
Parceiro - Alliance Engenharia e construção - 12 982424201
Seja membro deste canal:
/ @engenhariaativa
Não esqueça de se inscrever: / @engenhariaativa
Contato: comercial@engenhariaativa.com.br
Se inscreva no canal e comente.
Sugestões e criticas são sempre bem vinda
ATENÇÃO: Todo conteúdo o postado no canal é caráter educacional e informativo não tendo qualquer responsabilidade na execução dos serviços que se baseia nos conteúdos. Sempre contrate um profissional habilitado e qualificado.
#engenharia
Eu sou aposentado como soldador eclético. Não consigo colocar três tijolos, mais adoro os milagres da engenharia de qualquer segmento.
Aqui é Zezinho de Ferraz de Vasconcelos são Paulo.
Da terra do Sérgio Semerdjian.
Sou médico e adoro cultura geral. Parabéns pelo seu trabalho e suas explicações.
Tinha essa curiosidade.. pois vi muito esse tipo de armadura na Bolívia, e nunca tinha visto antes... Lá praticamente todo mundo usa esse tipo de ferragem..
Sua explanacao esta excelente, quem nao compreende provavelmente nao e engenheiro
Parabéns pela grande aula Deus te abençoe
Ótima explicação, os tempos mudam e as formas de trabalhar vao acompanhando e se tornando mais fáceis. Parabéns pelas orientações, o assunto é polêmico kkkkkkk .vlw.
E como é, obrigado
Gostaria que vc fizesse um video falando sobre pilares e vigas de madeira em sobrados e como realizar esse tipo de trabalho
Ja fiz viga cavaleta. Eu entendo que numa distancia mais de 5 metros creio que a cavaletada tem mais resistencia.mas é uma boa aula mais um aprendizado parabens!
Ótima explicação, sempre bom aprender o que é melhor.
Muito obrigado
Parabéns pelo vídeo.
Sensacional.
Muito obrigado
Muito bom Felipe deu pra entender sim
Fico feliz
Parabéns Felipe , você está certo , antigamente o quê mandava era a prática, teoria era pouca , hoje é o contrário, mais teoria .
Bom dia Felipe ,a cada dia aprendo um pouco mais com vc ,e de vídeos assim que nos agrega mais conhecimento,sempre acompanho seus vídeos Parabéns
Muito obrigado
Poxa foi bom saber
Eu gosto desse tipo assunto é Mais que importante 🙌🙌🙌👌
Opa muito obrigado
Minhas vigas faço com bambu treliçado de ferro ... ficam eternos e confiáveis!! Ótimo vídeo.
Bom dia fiquei curioso com a utilização do bambu treliçado
A minha faço de talo de couve kkkkk
@@amigosdosol
Kkkkkkkkkkk
Mais uma descoberta
Boa esplicacao
Muito bem, explicou tudo!
Agradeço! Explicou mto bem essa coisa de põe cavalete,tira cavalete que é bem polêmico,sim.👍
parabéns ao canal,obrigado pela dica
Muito obrigado
Essas novas normas são o motivo de tantos desastres ! Cada vês mais aparecem prédios com graves problemas estruturais prédios caindo piscina caindo em garagem etc...
Oque faz estes acidentes ocorrerem é justamente a quebra das regras e normas...
Boa tarde professor!
Ótima explicação!!!
Professor qual a bitola do ferro para estribo para uma coluna?
Obrigado pelas dicas
Obrigado
Muito bom..
Eu estou acompanhando esse vídeo mais eu estou com dúvidas 1à regência dos ferros do pilares ,larguras , distância e profundidade, das sapatas ou pé dos pilares e 2 o tipo de ferro e distância dos estribos pra receber uma laje pra não seder quando receber o concreto 🤔😉
Muito bem explicado
A uns cinco anos atrás fiz uma garagem não tinha muito conhecimento fiz três vigas de cinco metros por trinta com seis ferros dois no meio que já vi que não serve pra nada
Mas até hoje não vi trinca nenhuma não empenou está do mesmo jeito mas fico com medo sempre que lembro
O concreto foi usinado bastante forte só a do meio que ficou sem apoio não construí nada em cima nem vou só uma parede para colocar uma porta balcão será que é necessário meche com algum reforço? Se puder me dar uma dica agradeço muito obrigado
parabéns muito bom seu trabalho
Vídeo muito bom.
Muito obrigado
👍
Em muitas normas, acredito que em todas elas, não se leva em conta a resistência à tração do concreto, quando o concreto fissura na parte tracionada, ele perde toda a sua resistência à tração.
Normalmente vejo que os estribos nas vigas são colocados uniformemente distribuídos ao longo do comprimento, em alguns normas os estribos ficam mais próximos nas extremidades das vigas e mais afastados no centro. O mesmo acontece nos pilares.
Boa noite mestre valeu pelo conteúdo
Muito obrigado
Eu Mário, a primeira vez que vi uma viga cavaletada não achei enteresante, gostei do vídeo
Parabéns belo vídeo.
Acho que facilitaria e economizaria na fabricação dos estribos se na coluna fosse montado em ângulo tirando a necessidade de cortar e por aquelas sobras no final, algo semelhante ao que foi comentado.
Peço informação por gentileza! Em obra com parede de tijolos de 15 cm posso a treliça para cintar as paredes e bater laje com o comprimento superior a 4 metros.agradeco a resposta.
e também grossura dos ferros e dos estribos e a distancia de cada um
Vale ressaltar que o ferro cavalete quando posicionado na direção dos esforços de cisalhamento, favorece o aparecimento de fissiras na viga.
Felipe só diminuir o espaço do estribo é issl tenho uma viga de 6.00 metros de comprimento posso utilizar ferro 3/8...e diminuir o espaço do estribo?posso utizar 6 ferros e diminuir os estribos?
Não sou do ramo da construção, estou buscando conhecimento, pois pretendo construir em breve e pra não ficar a mercê apenas dos pedreiros e engenheiros estou buscando o conhecimento.
Oque eu aprendi foi que:
A viga cavaleada é boa e foi utilizada por muitos anos porem foi descoberto meios mais eficientes e econômicos para atingir o mesmo nivel de segurança ou resultado.
Se vc não se importa com o custo e tem grana sobrando e quer gastar só porque sim vá de cavaletada.
Se vc entende que as tecnologias e técnicas evoluem e vc dá valor para teu dinheiro, deixe a cavaletada de lado e use as opções mais modernas.
Simples.
Ótima explanação, continue assim Felipe.
Muito obrigado
Sra que pode fazer viga areia.pra laje.????ou baldrame .com tríplice
Polêmico, mas é como dizia Descartes, não existe verdade, só verdades. Parabéns pela explicação.
Felipe, os cavaletes deixaram de ser usados devido:
- mudança da NB1 1978 que passou a exigir que os cavaletes tivessem comprimento de ancoragem e só poderiam absorver 40 %do esforço de cisalhamento e o restante deveria ser suportado pelos estribos.
- O custo da mão de obra para dobra e posicionamento dos cavaletes passar a ser considerados.
- Os programas de cálculo e detalhamento estrutural nos primórdios da programação eletrônica ( década de 80 e 90) tinham dificuldade em detalhar as dobras de cisalhamento nas barras - Obs Na NB1 1960 os " cavaletes eramuito usados, principalmente nos ferros negativos.
Excelentes colocações, muito obrigado
muito bom
Muito obrigado
Boa noite, Poderia explicar como se calcular ancoragem das barras em pilares, aranhas e vigas . ?
Boa, irei anotar
Já fiz o cavalete em arco, inicia se na ponta da viga no ferro debaixo, sobe até o ferro de cima e desce terminando novamente no ferro debaixo, dos dois lados da viga, além dos 4 ferros e os estribos, é eficiente???
acho que é até melhor, só dá mais trabalho
Mim tira uma dúvida amigo.
As vigas baldrames recebem menos cargas do que as vigas da laje, e se sin ela pode ser menor, exemplo em um espaço d 3 metros poço utilizar vigas baldrames de 15x25 cm.
.
Pode sim, porém mesmo sem receber as mesmas cargas que laje deve ser dimensionada
Beleza meu amigo
ilustre amigo então qual é o modelo correto de fazer uma viga varios amigos pediram o desenho quando a viga atem 6 metros de cumprimento agradeço se você a demonstrar e qual a altura e largura para apoiar uma laje.
Fiz uma varanda polar
com treliça e agora
Bom dia meu amigo 🤝🤝 abraço do Francielio do Rio grande do norte 🤝
Saudações
Quero fazer duas vigas de 3 metros de comprimento uma ponte no causo que ferragens usar para no maximo veiculo de 15 tonelada .uma ponte de 3metro de comprimento por 3 largura
Ok Pela explicação, porém vejo o cavalente como uma forma de travamento, sendo assim reforçando força de tração, um abraço.
Sim, não deixa de ser , mas existem formas mais econômicas e eficientes
Data vênia, colega, cavalete é esta armação superior nos apoios e inferior no restante da viga. A outra armação é treliça mesmo. Não se misturam as duas armações no mesmo conceito. cavaletes. armações
Cavalete não é treliça e o cavalete mostrado no vídeo está invertido tirando a finalidade do mesmo que é concentrar a força central para as laterais e tem que ter uma ou duas bitolas a mais
Tem muito fundamento, viga cavaletada.
observação essas paredes não tem pilares.
Essa viga cavalete lembra da viga protendida só que na protendida o cabo é passado nos momentos necessário. Valeu Felipe
Exatamente amigo ,
Bom dia meu amigo! Eu me chamo Pedro. Eu queria tira uma dúvida. Pegando o seu vídeo como base, então uma treliça feita com estribo triangular seria melhor que as treliças cavaletada. Deste já agradeço! Fica com Deus.
Não , melhor seria armada com ferros onde precisa ser combatido os esforços de negativo e positivo, ou seja , reforço nos apoios na parte superior e no centro da viga na parte inferior
Eu já usei algumas vezes ...
Imaginava que fosse mais resistente , pois notava que a armadura cavaletada era muito mais rígida no manuseio do que a armadura comum 😕.
Acho que facilitaria e economizaria na fabricação dos estribos se na coluna fosse montado em ângulo tirando a necessidade de cortar e por aquelas sobras no final, algo semelhante ao que foi comentado.
Nunca tinha ouvido falar em "viga cavalhetada"...
Top
Valeu
Caros amigos não adianta tentar re inventar a roda
Essa viga em zigue-zague é uma trelica, não é um cavalete. Tem relação com o cortante e não com a transferência de momentos.
Não, mas a concepção teve origem no cavalete
Ml explicado. Está faltando o exemplo a ser usado
Porquê você gravou o vídeo de capacete?
Estava sol, bom proteger a cabeça (contém ironia)
Não ficou claro se aumenta a resistência da viga, deu a entender que o não uso economisa ferro, ou seja a viga cavaletada está em desuso por ser economicamente mais cara porém , não ficou claro se o reforço feito de forma treliçada reforça a viga, gostaria de também de saber se usado ferros de bitola maior como 12 em baixo e 10 na parte de cima tornaria a viga treliçada eficiente, tendo em vista a economia de uma barra de ferro ?
as barras de ferro precisam deixar o concreto expandir por igual na tração/retração, o zig - zag dos anéis de ferro ajudam nisto, mas o mesmo efeito voce consegue com vigas de 4 ferros e estes aneis ao redor, mais proximos uns dos outros nas extremidades, e mais separados indo ao centro.
É o jeitinho brasileiro entra no modo economia e bota a vida alheia em perigo, mas vale gastar numa fundação bem feita e reforçada para se ter garantia do serviço, porque futuramente ninguém sabe o que será feito acima como andares não projetados, e para que nunca tenha problemas sérios, basta lembrar o que Sérgio Naia fez nós condomínios de luxo.
Exatamente, as vezes a tal da economia acaba saindo mais caro
Nesse tempo eu trabalhava bem perto os prédios de Sérgio Naya que vieram no sábado segunda reportagem laudo técnico não foi a falta de ferro mas sim o concreto com falta de cimento e areia e na propriada hoje em dia temos muitas Mega obras e nenhum acidente por falta de cálculo mas sim temos muito acidente com casas e alguns puxadinho que pedreiro sem noção faz
Então mas tem muito prédios dos anos 70 e até antes e estão em pé até hoje.... E o prédios de hoje em dia cai do nada KKK
Engraçado como os nossos engenheiros se julgam os sabe tudo.engracado q nenhum deles conseguem explicar como os faróis conseguiam fazer as pirâmides sem sem nenhuma viga paciência,faço essa comparação com doenças onde eles enfiam remédios na população só no pensamento de enriquecer paciência
As pirâmides foram possíveis graças ao mesmo conceito aplicado à arcos romanos, onde a pedra esculpida naturalmente era posicionada de forma a trabalhar apenas esforço de compressão e o atrito somado ao grande peso a mantinha estável, uma estrutura extremamente robusta que nos dias atuais é desnecessária graças a aplicação do aço junto ao concreto, esse último que por seu estado fluido inicial se adapta a forma que for necessária, junto com o aço resistem a esforços tanto de compressão (os mesmo que as grandes estruturas antigas ) como de tração (esse do qual a estruturas antigas não suportavam) , tornando assim as estruturas mais eficientes , em termos mais simples o concreto armado ou estruturas metálicas são menores e mais resistentes , descartando a necessidade de pilares gigantes.
Ninguém é sabe tudo, mas os que se abrem ao aprendizado pelo menos não passam vergonha com comentários tão toscos.
P.s. Faróis serviam pra guiar navios, faraós que comandavam o antigo Egito.
@@EngenhariaAtiva nada, era pra questão religiosa deles, fora outras teorias que existem.
Não faço parte dessa categoria porem não vou discordar com o que você falou um pedreiro não sabe nem escrever o seu próprio nome mais constrói uma casa perfeita do gosto que o dono exigiu aí vem um abençoado falando de mais dizendo que é engenheiro que tudo sabe na primeira obra vem o desastre o barato sempre te traz consequências
Prefiro fazer O tradicional em obra quando se emconomisa mtas vidas que poderia ser poupadas, vão embora por causa de um engenheiro irresponsável que só pensa em si mesmo, é não nó próximo, abraço A todos 👏👏
Parabéns pelo vídeo.. ela já está ultrapassada...rsrs
Chamamos de evolução na construção.
Exatamente, muito obrigado
Vamos a música. Eles dizem tantas coisas , mas não dizem nada!
Talvez seja só sua incapacidade de compreensão, #ficaadica
Pelo que entendi o próprio peso da viga em si contribui para o efeito parábola (hiperbola) acho que é assim que se chama arco ao contrário.
Então a questão é "travar a ferragem" (armação da viga) imagino que dividindo a altura por 3 reforçando a parte de baixo com barras formando um arco surtirá o resultado esperado( algumas pontes foram feitas em arco
o unico canal q fico ate o final do video kk
Opa muito obrigado
Parabéns por tantos bons vídeos Colega, mas nesse há de me permitir discordar:
A armadura "cavalete" utilizado por décadas não incluía estas treliças que v. Sa. mostra. Eram apenas o cavaletes que combatia a tração embaixo e o cisalhamento próximo aos apoios. Tenho minha literatura até hoje, nunca nem vi falar em armadura treliçada para concreto armado.
Cavaleiros não. Cavaletes
A armação em cavaletes corretamente calculada e montada tem enorme eficiência e economiza armação. mais que a ferragem apenas retilínea usada hoje. Foi abandonada por ser mais complicada de se fazer. Muitas vezes colocavam na invertida, etc. A mão de obra caiu na qualidade e o custo do aço caiu também, passou se adotar ferragem reta apenas, levando aos apoios a ferragem que o momento máximo central exigiu, por exemplo.
No mesmo caminho, abandonaram a redução das seções dos pilares na direção da altura do edifício. Não demora, para evitar erros, vão manter a mesma armação do térreo até o 36º pavimento.
Interessante se não se usa mais ,e não é tão eficaz porque é usado nas Lajes
A resposta está no vídeo
Prefiro jogar ferro "fora" do que jogar vidas fora.
Viga cavaletada sim.
Parabéns pelas explicações!
👏👏👏👏
O cara se diz engenheiro e fala " MUITO POUCO" não merece credibilidade
Ok prof. Pasquale , anotado
Explicou e explicou e não falou nada q porcaria
M m m m
I i i i
Fiz uma varanda polar
com treliça e agora