Muito obrigado por esse exercício de sintetizar em 30 minutos! Grande desafio. Fiquei com algumas perguntas mais amplas sobre o tema: Ainda que técnica e o tempo não aprofunde tanto no tema da termodinâmica (mas já está lá, por exemplo, na ideia do curto circuito), mais pra frente ele começa a ser mais frequente nos trabalhos de Stiegler. Você acha que sua proposta de que temos que superar o pensamento mecânico (newtoniano) em direção ao pensamento termodinâmico seria a chave para realmente termos as bases conceituais necessárias para compreender de forma sistêmica a dinâmica/crise contemporânea muito caracterizada pela aceleração exponencial? Uma outra pergunta: Uma crítica que você esboçou foi a do eurocentrismo. Você acha que nesse ponto talvez os trabalhos de Yuk Hui ao redor de Cosmotecnica possam vir a contribuir para resolver essa limitação?
Muito obrigado Moyses!!! Suas aulas são sempre ótimas! Anseio pelo próximo curso e algum video sobre a Malabou! abraços
muito bom
Muito obrigado por esse exercício de sintetizar em 30 minutos! Grande desafio.
Fiquei com algumas perguntas mais amplas sobre o tema:
Ainda que técnica e o tempo não aprofunde tanto no tema da termodinâmica (mas já está lá, por exemplo, na ideia do curto circuito), mais pra frente ele começa a ser mais frequente nos trabalhos de Stiegler. Você acha que sua proposta de que temos que superar o pensamento mecânico (newtoniano) em direção ao pensamento termodinâmico seria a chave para realmente termos as bases conceituais necessárias para compreender de forma sistêmica a dinâmica/crise contemporânea muito caracterizada pela aceleração exponencial?
Uma outra pergunta: Uma crítica que você esboçou foi a do eurocentrismo. Você acha que nesse ponto talvez os trabalhos de Yuk Hui ao redor de Cosmotecnica possam vir a contribuir para resolver essa limitação?