PTNW
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- #Metallica #BlackAlbum #SadButTrue Você já tinha percebido como algumas capas do Black Album são diferentes? Você achava que era um erro de impressão? Nesse vídeo, o mistérios será revelado. E você? Qual a sua prensagem e formato favoritos desse clássico do Metallica? Escreva nos comentários!
Texto, Edição ultra profissional e apresentação: Wes Wax
Música na vinheta: Metal Desunido (Dorsal Atlântica)
Ees, show de bola! Gostei de ver esse material! Aqui só tenho em CD e, quando escuto, sinto a mesma vibe da época.
Abraço!🤘🏻😉🤘🏻
Nunca perde a força! Grande abraço, Adriano!
A 1a edição brasileira é perfeita. Capa preta, selo Vertigo e encarte com o rosto dos membros da banda. Tenho o cd tbm, mas eu gostaria muito de ter o cd japonês! Esse cover do Queen é fodastica.
Nem vale a pena, o áudio nas grandes gravadoras é submetido a supercompressão, problema recorrente nas prensagens japonesas, onde se perde a resposta dinâmica da música para nivelar o "volume" como um todo para tocar nos mini-systems da época. Comprei o Black em dezembro de 1991 e achei uma bosta, pois tocava em aparelho vintage. Além de mais caro, em torno de 50%, aqui o importado é mais barato !!!! Tenho uns 900 CDs e sómente uns 10% são japoneses, e olha que moro aqui há 33 anos. Tem selos que não usam supercompressão, como Avalon, Victor, Teichiko, Wardrecords, Kingrecords.
Eu tenho uns japoneses mais atuais e me parece que já não fazem mais isso. Acho que caiu a ficha. Muito bom o seu comentário! (vi o anterior, também!)
Você já havia mencionado seu amor por essa versão (fez até vídeo falando sobre ela!) e eu comento de novo: acho que aquele bônus fica tão deslocado do álbum.. caberia melhor no primeiro EP com o Newsted. Plot twist: sabia que a primeira versão em LP no Japão só saiu em 2021??
@@pantanodowes estamos 30 anos na frente dos japoneses kkkkk
Wes o Black Álbum do Metallica eu tinha em fita cassete da gravadora Vertigo ele vinha com encarte, mas acabei vendendo.
Sem dúvida um som marcante e que fez muitos novos fãs a partir desse álbum.
Interessante, Rubens! Só vi esse cassete com encarte pela internet. Tentador, hein! Grande abraço!
@@pantanodowes
Wes você recomenda o LP Operation Mindcrime do Queensryche?
Na Amazon ele está saindo por R$ 280,10
LP duplo.
Abraço
Fala Wes, maravilha...
A minha versão em vinil comprei na época, brasileira mas acho que é segunda prensagem, pois a capa do disco é igual a sua q comprou somente a capa, mas se não falhe a memoria eu comprei esse disco um ano depois do lançamento...e tb tenho em cd. Alias faz um tempão que não escuto esse disco. Mas a preferencia p escutar seria o vinil, mas confesso que durante a semana na maioria das vezes escuto mais cds.
Abraço 👍🤘🤘
E capas assim eu gosto desse tipo sem nomes ou qualquer coisa..kk igual white album dos beatles...as capas do zeppelin (algumas)... acho interessante. Nesse caso desse álbum acabo escutando inteiro mesmo..
👍🤘🤘
Eu confesso que fiquei confuso por causa da diferença nas capas em tão pouco tempo e pesquisei em vários sites e tudo batia. Pelo jeito, a banda se arrependeu de tê-la deixado tão escura. Na minha opinião, a versão mais "legível" é mais bonita. Grande abraço!
A maioria dos álbuns do Pink Floyd também não tem nada escrito, para desespero da gravadora, mas nada que um bom hyper sticker não resolva, não é verdade?
Concordo Wes.
👍🤘🤘
Que bacana todas essas versões, adorei os singles de época. A capa é bem simples e marcante . Acho que ouvir o vinil é uma experiência melhor que o cd, embora eu curta as dois versões, aprenciar o vinil sempre melhor. Abs Anderson Alexandre. Ps : faz um video sobre a discografia do ghost, tu deve ter todos os formatos possíveis...heheheh
Ahh... eu tenho bastante coisa do Ghost, sim, acertou! Não costumo fazer vídeo de discografia porque dá um baita trabalho e, em geral, o pessoal não assiste. Mas vou mostrando um a um aqui devagarzinho. Grande abraço, Anderson!
@pantanodowes não é de discografia, mas sim dos Lps coloridos etc...EP. etc
@anderson.alexandre9 Anotado!
Olá, Wes!!!!
Tenho esse álbum.
Gosto de todas as músicas mas a minha preferida é The God That Failed.
Abraço
Essa faixa é uma paulada!
Tudo nesse álbum é sensacional, não é mesmo? Muito legal esses singles!!
Pardin, tente procurar as versões demo no TH-cam.. são hilárias! Muitas delas, as letras não estavam ainda prontas, então o Hetfield vai no "nah nah nah", mesmo!
@@pantanodowes vou conferir, amigão 🫵🏻🤟🏻
Desse álbum eu tenho o cd da versão comemorativa de 30 anos, ele é triplo, o álbum remasterizado, um cd ao vivo e um de versões alternativas das músicas.
É uma versão que vem covers das músicas com outras bandas? Felipe, achei esse CD de covers bizarro!
@@pantanodowes eu acho que são as mesmas desses singles que vc mostrou no vídeo, porém em forma de álbum, mas até hoje eu não ouvi esse cd!😅
@@felipebentopereira Vou pesquisar!
Boa tarde Wes, acho que a decisão de lançar o Black Álbum da forma que feita foi mais do que acertada pois até hoje falamos dele e desses detalhes que o cercam, então acho que foi acerto em 100%!!!!
Eu tenho duas versões dele em CD, uma edição nacional e outra americana primeira prensagem que achei num sebo por R$18😅rsrs...
Acho álbum essencial para quem curte rock, o escuto e gosto de todas as faixas, inclusive as baladas rsrs... Abração Wes,e like de sempre por aqui com mais esse vídeo super legal!!!!👍
Olá! Essas duas versões que você tem, elas tem alguma diferença? Grande abraço!
Boa tarde@@pantanodowes , tem sim!!!
O nacional é uma reprensagem de 1999 tem a mídia cinza clássica selo Vertigo/Poligram, o encarte é estilo poster, de um lado tem os rostos deles estilizados com a capa e contra-capa do álbum...
...já a versão americana, é de 1991, selo Elektra, a mídia é preta com o logo Metallica e a cobra, o encarte tbm é estilo pôster da mesma forma, só muda as dobras e a disposição dos rostos estilizados, capa e contra-capa!!!
Uma coisa que muda tbm, é que a versão nacional o encarte tem o lado preto e o outro lado com as letras é branco, enquanto na versão americana o lado com as letras é cinza!!!
Em relação ao som, não senti diferença, são bem similares!!!
Grande abraço Wes e aguardando mais vídeos desse tipo falando de álbuns clássicos!!!!
Muito massa esse vídeo wess , eu Amo metálica, tenho esse álbum em cd e k7 , o cd encontrei um um bazar por 2 reias na época ..., grande abraço 😊
Que legal! Em cassete! A sua edição vem encarte? Grande abraço!
@@pantanodowes fala wes, aminha não veio encarte , não sei se o antigo dono tirou , grande abraço
Legal. Vou esperar.
Abrass, Ricardo!
Bom dia Wes!!!!!!!! Bom, eu acho que eles acertaram sim na arte minimalista, pois desperta a curiosidade nos fãs da banda até hoje. E, por isso, gerou o assunto do seu vídeo.
Assim como, o White álbum dos Beatles e o Presence do Led Zeppelin, que possuem as capas com a arte bem minimalista. E, agora, o Deep Purple com o novo álbum (=1), já viu a arte da capa deste??????
Sim, eu tenho em LP duplo, edição nacional (VERTIGO), capa totalmente preta, ou seja, e o da 1º prensagem. Eu comprei este LP em 1992 (Gabriela) e também possuo o single Notting Else Matters, em LP importado (UK).
Eu o escuto esporadicamente, mas ainda é um grande álbum, mesmo depois desses 33 anos.
Forte abraço e Long Live Rock ‘N’ Roll Wes!!!!!!!!
Ontem, ao fazer o vídeo, assustei com a fragilidade dos discos, LPs com a gramatura muito baixa.. Acho que estou muito acostumado com os LPs em 180 g. Grande abraço e parabéns pela sua coleção!
Wes a minha versão é em cd da época, comprei em 1994, foi o meu primeiro cd e paguei 19,90 era uma fortuna na época, ganhava100 reais kkkk O vinil deveria custar uns 8 reais.
Para quem não gosta de baladas, até que você possui todos os singles kkkk
Acho que o album envelheceu bem após 33 anos do lançamento, aqueles que nunca gostaram da mudança do som da banda, continuarão a nao gostar do álbum, mesmo após todo esse tempo.
Costumo ouvir álbum de trás pra frente, assim como na tour do set de comemoração de 20 anos de lançamento.
P.S. Jason faz falta 😌
Então, Vanildo, na minha opinião, o pessoal que reclama dos preços dos CDs, não sabe o que a gente passava: os CDs sempre foram caros. A gente conseguia, no máximo, comprar um por mês, e tinha que escolher muito bem. Houve uma fase que os CDs meio que foram popularizados e o preço caiu, mas aí veio a pirataria e o caldo entornou de vez. Vejo o pessoal reclamando que tem CD que custa entre 70 e 100 reais e eu só fico aqui pensando se esse pessoal sabe a complexidade de se fazer uma obra musical. Grande abraço!
Salve meu brother, cara esse lp do Sodom ae muito top. Ótimo vídeo, tmj sempre 👏👏👏🤘🤘🤘🤘
Aquele lá é pé na cara! Grande abraço, amigo!
Olá Wes,tenho esse álbum(cd)comprei aqui em um shopping"chão"do bairro que moro (salvador)por um real kkkk capa preta encarte com as fotos da banda eu nem conhecia muito essa banda .abraços❤
Esse álbum não deveria custar caro (a versão usada).. ele já vendeu tanto que não há desculpa para o que cobram hoje! Grande abraço, amigo!
Bom dia Wes!! Lembro que comprei o Black álbum quando foi lançado, e estava escutando o Kill em All e And justice for all a exaustão, e apesar de ouvido algumas coisas nas rádios e não ter gostado muito devido sua popularidade e "falta de peso" eu acabei comprando, fiquei decepcionado pelas baladas e principalmente por ver meus amigos que só escutavam Dee lite e information society , escutando alto em seus carros o black album, aquilo foi um golpe pra mim e inadmissível aceitar isso kkkk!!! Resumindo! 3 dias depois fui trocar pelo Metal Church de 84 e demorei uns 12 anos até ouvir de novo e aceitar que é um puta álbum muito bem feito, hoje tenho apenas a edição especial tripla em cd, mas quero a edição em vinil.
Ahhhh, Lovato.. as restrições que você teve quando o comprou, eu as tenho até hoje. Não consigo ouvir o álbum todo, mas também não irei me desfazer dos itens que tenho. Aquele novinho que mostro no vídeo, só o comprei porque foi pelo Mercado Livre e o dono o estava vendendo escandalosamente barato (até achei que era golpe). De qualquer forma, foi o álbum que colocou Ferraris nas garagens dos membros da banda e ainda pinga na conta do Newsted todos os meses, mas, confesso que a troca pelo Metal Church foi muito bem explicada. Eu teria feito o mesmo.
Na verdade os caras estavam sem ideia para a arte da capa aí preferiram uma capa preta sem nada que é mais barato kkk
Hahahaha.. e não gastaram quase nada!
Boa noite Wes wax pantalo BLACK 🖤 Álbum é tão simples eu amo essa capa tá na minha lista 12 melhores do rock
Eu só não gosto das duas baladas. Grande abraço, Edson!
Gostei da camiseta. Faz vídeo sobre eles depois. Abs
Valeu, Ricardo! Viu o boxset do Pantera atrás de mim? Um dia vou mostrar os detalhes. Grande abraço!
@@pantanodowes#fiquei curioso 😳
Comprei o CD em dezembro de 1991, versão japonesa, e a arte da capa é da segunda prensagem, mas a gravação foi muito comprimida, não tocava bem. A partir de 1992 só comprava importado, que é mais barato e tem a dinâmica original da obra. Tenho todos os singles, do Black, Load e Reload que foram lançados aqui no Japão sob selo Vertigo, alguns Made in UK outros Germany. Tenho vários vinis, mas Metallica infelizmente nenhum.
Coleção de respeito! Parabéns!!
Acho que eles erraram em não especificar um nome, porque "Metallica", não pegou. Tanto que até hoje o chamam de "black album". Tive em vinil, mas por muito pouco tempo, pois em seguida me desfiz da coleção. Hoje tenho em CD. É o disco da banda que mais conheço e escutei !
Legal, Luiz! Você parou de comprar vinil?
@@pantanodowes Eu parei de colecionar tudo, Wes, há um tempo atrás. Há uns 3 anos resolvi voltar, mas por enquanto, somente CDs. Estou sem toca discos, também.
@@luizcarlosribeiro6354 Se você não voltar a colecionar LPs, vai trocar de carro todos os anos. Provavelmente, duas vezes por ano.
@@pantanodowes Certamente hehehe
Capas de disco eu adoro algumas me conquista só no primeiro olhar a última no momento foi do Metallica álbum 1984 segundo da banda 🟦Ride the lightning
A capa do Ride The Lightning é linda! Concordo!
Esse album algumas musicas tocaram tanto na rádio que tiram o impacto de ouvir hj infelizmente
Concordo. Principalmente as duas baladas. Não aguento mais.
Wes,não gosto de escutar meus cds pulando músicas,ou tudo ou nada...kkkkk
Hahaha.. as duas baladas desse disco, não as suporto! E o pior que nem tenho o CD, então tenho que pular as faixas no vinil, mesmo! Hahaha
Spinal Tap
Hello! (Status Quo, 1973)
@@pantanodowesGrande disco do Status Quo