A marinha nunca decepciona, sempre nos surpreende no tanto q ela consegue ser arcaica e arbitrária, se ela faz isso com um advogado nem queiram ver o q ela faz com cabos e soldados, graças a Deus não pertenço mais aos quadros da marinha, livramento ir na baixa
@@emersondiasferreira2596 Desculpe, mas as forças armadas promoveram a própria desmoralização, engajando-se em quarteladas patéticas, tendo que depois assistir seus integrantes desmaiando ao receberem intimações processuais ...
@@emidiomattos3704 Tenho sérias dúvidas quanto ao respeito ( principalmente ) e à disciplina, e absoluta certeza quanto ao total desprezo por qualquer tipo de atividade pedagógica/intelectiva, especialmente o aprendizado do idioma pátrio.
Exatamente isso ! Uma vergonha a MB. Pois tiveram sua comandante assassinada dentro do Hospital Marcílio Dias, por traficantes e não fizeram nada, não adentraram no morro, não prenderam criminosos, não apreenderam armas, etc....
O que mais impressiona nos comentários não são as palavras de apoio dos colegas advogados, essas já eram esperadas. O que me chama muito a atenção são pessoas relatando abusos da Marinha, relatando inclusive casos pessoais e de conhecidos sobre arbitrariedades a terceiras pessoas. Ver advogado preso e julgado pela Justiça Militar nos recorda tempos difíceis (1964-1985).
Se fazem isso com um bom ADV que fez registro de filmagem cm proprio celular e tem sua prerrogativa, tem OAB ao seu lado , imaginem o que acontce com um praça soldado, cabo ou sgt sem filmagem sem prerrogativas.
A Marinha do Brasil nunca mostrou para que serve à população. Nota: eu tive que especificar "do Brasil". Nunca vi até hoje marinheiro nas praias trabalhando. Vemos bombeiros fazendo rondas Terceirizaram o serviço.
@@edsonspsppara que serve a MB? Uma pergunta que vc mesmo se tivesse um pouco de curiosidade conseguiria a resposta, não julgue a MB pelas atitudes soberbas de alguns militares 👍🏾
Olha o outro .Julgar os seus na OAB vocês não fazem, sempre passam á mão na cabeça do advogado(a) com representação séria e gravíssima em cima ,mesmo assim, dizem que não fez nada. Por mim ficaria preso até o final do mês e ,em uma penitenciária comum.
@doctorprepper8106 desculpa mas não foi a marinha e sim a polícia do RJ, na ocupação do Alemão, praticamente só foi usado os blindados, desculpa mas com todo respeito a sua opinião, mas tirando algumas forças especiais a maioria da marinha e fraco e fora que as forças armadas estão todas vermelha, oficiais superiores tudo vendido a um governo de presidiário.
@@doctorprepper8106 ...não aconteceu nada! Os bandidos estão lá, muito bem, obrigado! Nos entornos das unidades militares sempre tem atividades criminosas, porquê??
Sem advogado não há justiça. O Estado é gigante e detém o monopólio da força. A seu favor, caro cidadão, "só" existe o advogado. Essa é uma conquista, é a maior conquista da humanidade, a lei contra a tirania da força. Torçam para nunca sentirem na pele o peso de uma acusação injusta, de uma prisão ilegal, de um processo administrativo arbitrário, de uma cobrança tributária indevida, enfim, de uma ação do poderoso estado contra sua liberdade, seu patrimônio ou até mesmo sua vida. Se isso ocorrer, você irá implorar para que um Advogado cumpra sua missão e mostre que o Agente do Estado pode muito, mas não pode tudo. O seu ódio contra os advogados e suas prerrogativas terá que ser engolido na primeira ação arbitrária do poderoso Estado. Força dr. Adriano! Pela lei, pela OAB, pela civilidade. Ditadura nunca mais!
Ódio é pouco. Espera ai, será que li certo? Sem advogado não tem justiça? É isso mesmo????? Tá de brincadeira.Já passei por tudo isso, por causa de péssimos advogados (as), e ainda depois de uma representação foi absolvido, e eu me fodi .E ainda passam á mão na cabeça dos seus.ME POUPE DESSE PAPO FURADO. Por mim ficaria preso até o final do mês, em uma prisão normal. O que importa para essa turma é grana $$$$$$$$$
Advogados também perdendo respeito por não se unirem no enfrentamento a juízes q. protelam indefinidamente s/ sentenças deci sórias como na 3a. vara de sucessõ es do TJMG q. não decide partilha do dinheiro q. prefeitura de BHZ pa gou em juizo 3anos após tomar ca sa domiciliar e posto de gaso lina da m/mãe sem paga-la $0,01 sequer e, só 2anos após falecimento dela, prefeitura de BHZ depositou nos autos do inventário dela q. eter niza a 16anos sem q. juiz decida partilha conforme últi mo de 2 acordos de partilha q. nós filhos herdeiros já firmamos! Que país é esse onde poder público toma tudo de n/família e não paga??
Enquanto houver a figura da impessoalidade nos atos dos agentes públicos, isso sempre ocorrerá. Muito oficial faz merda e fica por isso mesmo. Força Dr. Adriano.
Quem não entendeu a posição do Advogado, quando precisar de um para defendê-lo e tiver seu direito ameaçado, entenderá a importância da atuação de seu defensor para assegurar o direito de seu cliente e não do seu direito pessoal.
@@HomesteadBrazil sim, obviamente, mas o fato é que o advoguete vagabundo filmou dentro da OM, foi orientado a não filmar, depois fez mais vídeos dando chilique e desobedecendo ordem explícita dentro da organização militar.
Essa audiência foi uma aula de solenidade, liturgia e respeito às formalidades do processo. Parabéns ao canal por disponibilizar esse conteúdo, mais um inscrito! Parabéns a todas as autoridades que participaram do ato.
A marinha do Brasil é a pior força das 3, fui fuzileiro naval por 7 anos, e afirmo que é uma instituição arcaico e arbitrária, ja vi militar sendo preso por não estar utilizando o gorro ou por não ter amarrado o boot corretamente, entre outras arbitrariedades! Nunca mais quero servir em forças armadas, porque infelizmente, essa hierarquia e disciplina é pautada no abuso de autoridade e tortura! Já vi muitos casos de racismo tambem dentro da instituição, então é uma força que jamais voltaria a servir, hoje estou muito bem aqui fora, tenho vida social e conquistei tudo aqui fora sem precisar me humilhar por migalhas. Infelizmente só quem foi fuzileiro naval sabe do que estou falando, outros vão defender, enfim!!
Dr. Adriano a OAB/RJ está com o sr., os praças da Marinha estão com o sr. e o povo brasileiro também. Estamos todos acompanhando surpresos a arbitrariedade que o vitimou porém existe ainda Justiça nesse país e ficamos felizes que foi feito valer os seus direitos no campo jurídico. Força e Honra !!
Esse advogado adora colocar praças VS oficiais. Vocês caem nessa. Está usando vocês e a MB para gerar "conteúdo" para vídeos. Chega nas OMs cheio de marra, não tá ali pra fazer só seu papel de advogado, tá ali pra tocar o zaralho!
@@equestrian_rapha Duvido muito que fosse possível colocar praças contra oficiais se estes não se comportassem como divindades desobrigadas de obedecer à legislação e às normas de civilidade e educação. Acho que o oficialato das nossas forças armadas está urgentemente necessitado de acompanhamento psicológico para tratamento desse complexo de inferioridade enrustido, que os transforma em meninos melindrosos à menor ameaça ( aos seus, deles, olhos ) à sua autoridade. Cansei de lidar com "autoridades" que padeciam desse mesmo mal ... Fui autoridade durante minha época no serviço público ativo e nunca precisei destratar ninguém para comprová-la.
Estão em conflito o sigilo das unidades militares conforme o artigo 147 do CPM e o direito do exercício da profissão de advogado conforme o Estatuto da OAB e a ampla defesa dos representados. As unidades militares deveriam ter ambiente próprio para receber os advogados de forma a manter o sigilo das unidades militares e as garantias dos advogados e representados. Salas próximas das entradas das unidades militares para este fim, num primeiro momento a baixo ou zero custo, talvez fosse uma solução porque mesmo que haja filmagens não comprometeria o sigilo das unidades militares.
Já vi casos em que teve mandado de segurança de ato ilegal por não deixarem filmar, o mandado de segurança foi no sentido de reservarem sala perto do portão da guarda para não comprometer a segurança da unidade
@@marcelinogoncalves9063Os quartéis tem salas para receber até o presidente, o problema é que o advogado já entregou filmando tudo antes mesmo de falar com alguém.
Qual a conduta, dolosa ou culposa, é exigida à subsunção do art. 147 do Código Penal Militar e qual é o bem jurídico tutelado? O tipo tutela um bem, e, ao que me parece, doloso ...
Essa alegação de sigilo de unidades miliares parece piada pra nós leigos, que assistimos o tempo todo filmagens feitas nas unidades militares e até propaganda política dento de unidades militares. O ex-presidente foi fazer campanha dentro e unidade militar, que, se não me engano, é crime, e tem tudo filmado na internet. É difícil pra um leigo entender isso.
Parabéns aos colegas advogados, em especial ao presente de prerrogativas da OAB-RJ, e a nobre representante do MPM. Minha solidariedade ao Dr. Adriano Rocha.
a prisão em flagrante já estaria relaxada pela falta do custodiado não ter sido informado no momento dos seus direitos constitucionais, no mérito essa tipificação vai ser destruída por uma série de fatores, a procuradora militar já sentiu que foi uma catástrofe o que fizeram. só um adendo se ele só filmou e não divulgou nada foi externado para o risco presumido, só com esse argumento o tipo cai.
Com a devida vênia, vejo ensejo para discordar, pois o tipo penal não exige a divulgação para a consumação. É crime de mera conduta, além de ter sido (pelas filmagens que apareceram no TH-cam) levado a efeito o uso progressivo da força, com a prévia advertência ao advogado, o qual deliberadamente se recusou a cumprir a limitação do artigo 147 do CPM.
@@rf.oliveira, acho que o senhor está analisando a letra fria da lei sem considerar de que se trata de um crime inserido no título dos crimes contra a segurança externa do país. E de que se trata de um tipo doloso. Então, o equívoco está na sua interpretação dos fatos.
@@Vtvolcom Preliminarmente, quero externar meu respeito ao teu entendimento. Sim, desde o princípio observei o título e o elemento subjetivo do tipo, contudo, por se tratar de crime de mera conduta, não exige um resultado naturalístico. A simples conduta em si já se amolda ao tipo do artigo 147 do CPM. Quanto ao dolo, pode ser que em sede de defesa, venha a ser questionada a existência de dolo específico em face do título no qual está inserido o tipo, como o Senhor bem fez observar. Ainda assim, o simples ato de filmar, com a intenção (dolo) de registrar as imagens ficou inequivocamente configurado, inclusive, pela recusa expressa de acatar às advertências do oficial. Ademais, o dolo descrito no tipo é genérico. Reitero meu respeito às divergências técnico - acadêmicas.
@@rf.oliveira , também entendo a posição da tipicidade estrita que o senhor está adotando. No entanto, foi narrado que o advogado filmou a si próprio, e não as instalações. Logo, com todo o respeito, foi uma covardia a subsunção feita pela autoridade militar.
@@Vtvolcom Eu só não entendo porque quando um advogado filma o próprio rosto dentro de unidade militar isso constitui crime de contra a segurança externa do país, mas quando um deputado que foi militar vai fazer campanha eleitoral pra presidente (o que, se não me engano, constitui crime) e militares da ativa o recebem se manifestando politicamente (o que, se não me engano, também constitui crime), o filmam em plano aberto dentro da unidade militar e postam na internet, isso não constitui crime contra a segurança externa do país. Eu sou leigo, não entendo de direito. Algum advogado poderia me explicar esse paradoxo e por que nenhum militar foi punido por se manifestar politicamente?
Minha solidariedade ao colega Dr. Adriano, mas não posso deixar de dizer que o triste episódio é uma amostra da falta de respeito das “autoridades” com a advocacia e consequentemente com a democracia. A advocacia não é para covardes. Força Dr. Adriano a advocacia fluminense está com o senhor.
Quem sabe o que esse Senhor fez, é quem estava lá!!!!! Existe o outro lado da história!!! Toda historia, tem mais de uma versão................a Justiça vai apura os fatos!!!!!!
Perfeito,Valdomiro, vamos mudar o cenário se, ao invés de ser num quartel da Marinha, fosse em um hospital com locais com restrições ao uso do celular, será que o adv. também descumpriria a regra? Pelo que consta, o adv. foi protocolar um documento, acredito que um carimbo datado e uma rubrica do recebedor já seria suficiente. Enquanto a filmagem é desnecessária, isso não quer dizer que a prisão do adv. está correta. Quem sabe um dos lados pode ter se exaltado e não conseguido resolver o impasse por meio de uma boa conversa.
2 วันที่ผ่านมา +2
Por favor, que vergonha para as Forcas Armadas, Marinha principalmente, e esse autoritarismo de servidores de baixo escalão, fazenfo esse assunto chegar à midia. Isso mostra que não existe respeito às legislações e às autoridades militares pelos seus membros. Cada vez mais os militares vem se desmoralizando. Gen. Geysel deve estar se revirando no túmulo...
Sou advogado. A humildade sempre...sempre é a regra. Sempre. Não se discute com delegado e nem com quem quer que seja. O advogado trabalha apenas nos autos do processo.
Desculpe minha divergência de entendimento, mas também sou advogada e procuradora aposentada e a regra, até onde meu exercício profissional me levou, é a observância à legislação. Não me recordo de nenhum diploma legal brasileiro que determine ao advogado fazer reverências, salamaleques ou se ajoelhar na presença de servidores públicos. O respeito e a civilidade são deveres e direitos recíprocos no trato da população com servidores públicos. O próprio estatuto da OAB estabelece que não há subordinação hierárquica entre advogados, juízes, promotores etc. Se o advogado não transgrediu nenhuma norma legal, não havia motivo para o oficial determinar arbitrariamente sua detenção.
O adv especialista em direito militar que transgrediu o CPM foi preso em flagrante acusado do crime previsto no Código Penal Militar (CPM) como sendo contra a Segurança Externa do País. ENTENDERAM ? TEM DIFICULDADE DE ENTENDER? ele não é leigo. Ou é um advogado "especialista"...
vi o vídeo e não sei o âmbito de abrangência normativa da norma penal supostamente violada se amolda ao caso do colega, parece perseguição mesmo, por experiência própria.
Art. 147. Fazer desenho ou levantar plano ou planta de fortificação, quartel, fábrica, arsenal, hangar ou aeródromo, ou de navio, aeronave ou engenho de guerra motomecanizado, utilizados ou em construção sob administração ou fiscalização militar, ou fotografá-los ou filmá-los: Pena - reclusão, até quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave. Não me parece que se auto-filmar dentro de uma repartição pública para fins de garantir o respeito aos direitos do cliente possa ser enquadrado no tipo legal previsto pelo Código Penal Militar.
Primeiro, qual a ratio legis do art. 147 do Código Penal Militar, em outras palavras, o dispostitivo em questão tutela algum bem jurídico, ou não? Se a resposta for positiva, qual bem jurídico o artigo mencionado tutela? Segundo, a justiça militar se submete à Constituição, ou não? Terceiro, a advogacia é um órgão essencial à administração da justiça (Cap. IV da Carta), ou também não? Em caso negativo a todas as respostas, bem, aí eu penso que, infelizmente, já estamos na Coreia do Norte.
Se como CT ele agiu assim, imagina esse oficial chegando ao almirantado! Militarismo do século passado, quantos praças sofrem humilhações e até mesmo assediados mediante a ordens absurdas.
As forças de defesa se rebaixam, perdem o prestígio e o crédito devido aos abusos cometidos por seus membros. Já estão extintas "de facto" e acabarão extintas "de direito" ("de jure"). Nosso apoio ao Dr. Adriano e à OAB. Parabéns às atuações justas do magistrado e do MPM.
Quanta cordialidade em uma audiencia, gostaria que fosse assim em todos os tribunais e não só quando se tem advogados "famosos" e a gravação iminente, coisa que acredito ter somente por causa da repercussão e da gravação. FOrça ao colega advogado e que vergonha a marinha, que papel reprochavel.
Com a câmera na mão, valentão mas na frente do juiz .... chegou a chamar de elegante 😂😂😂 Alguma coisa tá errada não? E o mijo na calça? Tortura? Ou o advogado tava sob tortura também na audiência de custódia?
@@equestrian_rapha Creio que falte autoridade moral para falar de valentia a quem integra uma instituição cujos membros desmaiam quando são informados de que a Polícia Federal ou o oficial de justiça estão à porta ...
@@equestrian_rapha pra tu ver como os militares da marinha não valem nada, não conseguiram nada nem prender nem pegar o celular nem nada, ainda ficou com a cara de Otario dentro da delegacia e foi embora
Filmar o próprio rosto para conseguir provar um requerimento não configura o crime do artigo 147, CPM. Seria o caso de relaxamento e não liberdade provisória. Veja o crime imputado: Desenho ou levantamento de plano ou planta de local militar ou de engenho de guerra Art. 147. Fazer desenho ou levantar plano ou planta de fortificação, quartel, fábrica, arsenal, hangar ou aeródromo, ou de navio, aeronave ou engenho de guerra motomecanizado, utilizados ou em construção sob administração ou fiscalização militar, ou fotografá-los ou filmá-los: Pena - reclusão, até quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Que eficiência né; não vi a mesma tenacidade quanto aos presos políticos de 08/01; é oab, quando é para preservar suas prerrogativas (alguns chamam de privilégios) a defesa é aguerrida, quanto aos outros...
As pessoas presas em flagrante delito por prática de crimes em 08/01/2023 não estavam exercendo sua atividade profissional. Talvez por isso os representantes da OAB careçam de justa causa para pleitear a defesa de suas ( delas, pessoas presas ) prerrogativas.
Tem diferença gigantesca, amigo. No 8/1 os terroristas não estavam a trabalho, usaram de força, violentaram, feriram e colocaram em risco a vida de profissionais do estado e as suas próprias e sequer foram privadas da possibilidade de se comunicar com seus advogados, visto que é abundante o número de vídeos e áudios produzidos por eles em seus celulares após a prisão.
O BR 🇧🇷 Está Funcionando, As instituições estão bem, bem mal. Como é que um Juiz diz aos militares federais que é isso mesmo, tá tudo certo e que ORDEM DEVE SER CUMPRIDA ?😮 Daí eu questiono, mesmo que seja uma ORDEM MANIFESTAMENTE CONTRA O DIREITO E À LEI ?
Parabens OAB, parabéns ao MP e ao excelentissimo juiz de direito. Desejo ardentemente que aquele que deu a ordem seja rigorosamente punido com a forca da lei, pois há lei. E aqueles que deveriam impedir os abusos cometidos e nao o fizeram, alegando estar sob ordem, que igualmente sejam responsabilizados.Meu Deus, se fizeram isso com um advogado, imagina o que nao acontece de pior. Absurdo.
Esse advogado deve ser um daqueles que, até pouco tempo atrás, montavam barracas diante dos quartéis, clamando por absurdos que carregam o peso de um passado de sombras: “volta da ditadura militar”, “volta do AI-5”, “forças armadas salvem o Brasil”. Palavras que ferem a memória de quem viveu os dias sombrios de repressão, censura e silenciamento. Palavras que, ditas hoje, são como o sussurrar de um pesadelo que jamais deveria retornar. Os mais velhos conhecem bem o gosto amargo do autoritarismo. Eles sabem que as primeiras palavras que exaltam a força e a ordem são apenas o prenúncio de um abismo onde direitos desaparecem e vidas são esmagadas pelo peso de botas militares. O caso desse advogado, preso no Primeiro Distrito Naval do Rio de Janeiro, é um exemplo claro de como o autoritarismo que ele parece defender não tarda a devorar até mesmo aqueles que o exaltam. Onde estão agora os companheiros desse advogado, aqueles que levantavam os mesmos gritos à beira de estradas e praças, agitando bandeiras manchadas pelo desprezo à democracia? Cadê as notas de repúdio, os discursos inflamados em defesa de um Brasil que dizem amar? O silêncio deles é ensurdecedor. Um silêncio que revela o verdadeiro rosto da extrema direita: seletiva em sua indignação, rápida em apontar o dedo para os outros, mas cúmplice quando o eco da tirania parte de dentro de suas fileiras. É um silêncio que grita traição aos ideais democráticos que eles alegam defender. Não nos enganemos. Esse tipo de discurso não é apenas um grito isolado de ignorância. É o prenúncio de algo maior e mais terrível. Já vimos esse filme antes. Ele começa com bravatas sobre salvar a nação e termina com prisões lotadas, vozes caladas e um povo ajoelhado diante de seus opressores. O Brasil não precisa de salvadores de ocasião, não precisa de heróis com botas e fuzis. O Brasil precisa de coragem, de memória e de gente que defenda o futuro - e não de quem sonha em reviver os horrores do passado.
Covardes!!! Força Doutor!!! Esse caso vai dar repercussão ! Doutor nem direito ao banheiro teve. Foi humilhado e desrespeitado em seus direitos. Vão pra cima senhores!!!
Marinha do Brasil...... aquela que apoiou a tentativa de golpe! Prendeu um advogado que fez selfie dentro de um quartel.... Por essas e outras que as fronteiras estão abandonadas!
Amigo o adv foi solto mas vai responder pelo crime do Art 147 do CPM, que pode pegar até 4 anos de prisão, porém, esasa pena pode ser substituida por prestação de serviços comunitários, cestas básicas ou multa.
Porque ele responderá pelo crime previsto pelo Art. 147 do CPM? Qual ação por ele praticada colocou em risco a "segurança nacional"? Na verdade, a ação penal será trancada por um HC e o processo nem chegará a ser ajuizado. Já o/os oficial/ais que praticou/aram o ato arbitrário ...
A OAB tem que fazer valer as prerrogativas, e ir até as últimas consequências para apurar este abuso. Aliás, faz tempo que os advogados estão sendo desmoralizados por vários entes... Entre eles ...
Reitero aqui em caráter diagnóstico a completa incapacidade e incompetência de um oficial da Marinha, que não sabia interpretar se o acusado estava em liberdade ou não. Acredito que em vista deste completo despreparo jurídico, provam-se prováveis os excessos e abusos nas confecções de “ordens internas” da Marinha, neste caso. Seria uma ótima solução para preservar e fazer que se prevaleça a Constituição Federal e os direitos humanos, que todas as ordens internas fossem protocoladas em órgão civil, para que salva-guardados todos os direitos, já que sob conhecimento e acesso público cada uma das decisões de comandantes e almirantado que fazem parte do mesmo quadro do nobre Capitão Tenente.
@@axelfranz. não sei se o que você escreveu foi ironia, mas eu me referia ao que o juiz falou no final, que o militar "agiu corretamente". A única coisa que militar faz corretamente é pintar meio fio (e olha lá l
@delima07 Expressei meu pensamento real, explícito, direto, objetivo. Não gosto de militares brasileiros. Eles possuem histórico político muito negativo e índoles questionáveis e caráter duvidoso majoritariamente, a julgar pelo seu extenso histórico de atuação no Brasil e contra brasileiros. Evidentemente há exceções no meio. Pessoas honradas e corretas, mas são poucos casos.
Exatamente! E veja seus vídeos aqui pelo TH-cam! São vários com o mesmo "modus operandi" kkk Chega nas OMs tocando o terror, agressivo e desrespeitoso com as pessoas e filmado para "gerar conteúdo" Nitidamente não vai lá apenas para cumprir seu papel de advogado. Parabéns a MB por tomar essa atitude, se resguardar para que não ocorra mais desrespeito dentro de suas OMs
@@equestrian_rapha parabéns a MB? Quando vc tem um problema é precisa comprovar na justiça que esse problema ocorreu, vc faz o quê? Outra pergunta, com qual objetivo a MB proibiu gravações? A MB possui medo de mostrar o quê? Os militares são honestos e cumpridores da lei? Art. 5° da CF/88: " Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..."
É... Audiência de custódia bem ímpar ! Muito diferente do cidadão comum. Eu vejo um espírito de corpo muito acentuada ! Quem tem OAB é uma coisa e pra quem não tem é outra coisa !
Exatamente - o mesmo "espírito de corpo" encontrado nos integrantes das forças armadas. E sim, quem "tem OAB" tem prerrogativas garantidas pela legislação em vigor para poder exercer sua atividade profissional com autonomia e liberdade.
@annitasabellidemeneses7101 É uma jaboticaba colocada em nossa legislação oriunda da necessidade de se combater a ditadura militar. Acabou.... Passou !! Agora é espírito de corpo destoante com as demais categorias !
Eu não gostei. Gostaria apenas se a Marinha houvesse tratado com respeito e civilidade o advogado que estava exercendo sua atividade profissional, sem esquecer que o exercício da advocacia é garantido por uma série de prerrogativas legalmente previstas, entre elas a de não ser preso por estar patrocinando os direitos de seu constituinte.
Espero que esses canalhas da Marinha do Brasil sejam responsabilizados e devidamente punidos. Prisão ilegal sob abuso de autoridade e violações dos direitos humanos.
Entendo a importância da prática do advogado em questão , porém o modo circense em nada contribui para resolução do problema do seu cliente, aí pergunto o registro de filmagem nada mais é do que auto promoção, ressalto o trabalho é muito importante, acredito que agora as filmagens irão acabar e ele terá mais tempo para trabalhar encima dos processos dos seus clientes e sobre a instituição, a Marinha do Brasil é uma grande instituição, nao confundam a atual política de governo com essa instituição que tem seu dever constitucional bem claro na CRFB, gostaria que ele postasse as vitórias conseguidas para seus clientes, isto sim daria visibilidade, mas ouçaos colegas que trabalharam com seus clientes antes, testemunhas.
Os integrantes das forças armadas que, dia sim outro também, filmam-se e postam as filmagens fazendo e dizendo despropósitos também só o fazem para auto-promoção, não? Ademais, se não me falha a memória, a atividade político-partidária é vedada aos militares - ou estou enganada? Os militares precisam entender de uma vez por todos que eles não são a instituição - são apenas seus representantes e, nessa condição, não são inimputáveis quando flagrados fazendo ou falando bobagem.
ao que parece, a conduta do adv não se enquadra no crime previsto no CPM vi o vídeo e não sei o âmbito de abrangência normativa da norma penal supostamente violada se amolda ao caso do colega, parece perseguição mesmo, por experiência própria. (aliás, o crimeem comento parece visar punir aquele que, DELIBERADAMENTE, registra, filma etc... a estrutura da OM visando prejudicar o serviço, rotina e por em risco a segurança nacional) com todo respeito a quem pense o contrário, essa é a melhor interpretação na minha opinião.
Depende do que o filho do Alexandre de Moraes estivesse fazendo ... Se não estivesse cometendo algum crime legalmente previsto, não haveria razão para tocar-lhe "na unha né"?
Audiência Desnecessária, descabida e ilegal. Uma vez que o advogado não 🚫 👎🏽 cometeu qualquer ato criminoso. Ele foi provocado a agir como agiu por terem ignorado seu direito de gravar as circunstâncias daquele momento. Fato atípico e ponto final.
A marinha nunca decepciona, sempre nos surpreende no tanto q ela consegue ser arcaica e arbitrária, se ela faz isso com um advogado nem queiram ver o q ela faz com cabos e soldados, graças a Deus não pertenço mais aos quadros da marinha, livramento ir na baixa
FFAA se baseamos no respeito e disciplina.
Ela só não faz isso cm o supremo , que está desmoralizado as forças armadas
@@emersondiasferreira2596 Desculpe, mas as forças armadas promoveram a própria desmoralização, engajando-se em quarteladas patéticas, tendo que depois assistir seus integrantes desmaiando ao receberem intimações processuais ...
@@emidiomattos3704 Tenho sérias dúvidas quanto ao respeito ( principalmente ) e à disciplina, e absoluta certeza quanto ao total desprezo por qualquer tipo de atividade pedagógica/intelectiva, especialmente o aprendizado do idioma pátrio.
Exatamente isso ! Uma vergonha a MB. Pois tiveram sua comandante assassinada dentro do Hospital Marcílio Dias, por traficantes e não fizeram nada, não adentraram no morro, não prenderam criminosos, não apreenderam armas, etc....
Força ao nobre causídico Dr.Adriano. E reverenciar o excelente trabalho da Promotora e do Magistrado! Céleres, sem enrolação e legais!
O que mais impressiona nos comentários não são as palavras de apoio dos colegas advogados, essas já eram esperadas. O que me chama muito a atenção são pessoas relatando abusos da Marinha, relatando inclusive casos pessoais e de conhecidos sobre arbitrariedades a terceiras pessoas. Ver advogado preso e julgado pela Justiça Militar nos recorda tempos difíceis (1964-1985).
Se fazem isso com um bom ADV que fez registro de filmagem cm proprio celular e tem sua prerrogativa, tem OAB ao seu lado , imaginem o que acontce com um praça soldado, cabo ou sgt sem filmagem sem prerrogativas.
A Marinha do Brasil nunca mostrou para que serve à população.
Nota: eu tive que especificar "do Brasil".
Nunca vi até hoje marinheiro nas praias trabalhando. Vemos bombeiros fazendo rondas Terceirizaram o serviço.
@@edsonspsp n serve para nada
@@edsonspsppara que serve a MB? Uma pergunta que vc mesmo se tivesse um pouco de curiosidade conseguiria a resposta, não julgue a MB pelas atitudes soberbas de alguns militares 👍🏾
@@luizfernandes7785 precisa não, é só desvincular, marinha é a mais inútil das 3 forças
@@goissilvaSabe de nada inocente! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Quando não se tem o que fazer, prende advogado para sair da monotonia.
Olha o outro .Julgar os seus na OAB vocês não fazem, sempre passam á mão na cabeça do advogado(a) com representação séria e gravíssima em cima ,mesmo assim, dizem que não fez nada. Por mim ficaria preso até o final do mês e ,em uma penitenciária comum.
Falta trabalho pros marinheiros. Põe pra carpir mato
A marinha e muito boa para prender um advogado, mas cadê os vagabundos que mataram uma militar, na hora de enfrentar vagabundo eles tremem, covardes.
Da uma pesquisada no que aconteceu com os traficantes no Rio de Janeiro quando receberam autorização para agir
@doctorprepper8106 desculpa mas não foi a marinha e sim a polícia do RJ, na ocupação do Alemão, praticamente só foi usado os blindados, desculpa mas com todo respeito a sua opinião, mas tirando algumas forças especiais a maioria da marinha e fraco e fora que as forças armadas estão todas vermelha, oficiais superiores tudo vendido a um governo de presidiário.
@@doctorprepper8106 ...não aconteceu nada! Os bandidos estão lá, muito bem, obrigado!
Nos entornos das unidades militares sempre tem atividades criminosas, porquê??
@@doctorprepper8106nada😂😂 conversa fiada essa.
Covardes!!!
Sem advogado não há justiça. O Estado é gigante e detém o monopólio da força. A seu favor, caro cidadão, "só" existe o advogado. Essa é uma conquista, é a maior conquista da humanidade, a lei contra a tirania da força.
Torçam para nunca sentirem na pele o peso de uma acusação injusta, de uma prisão ilegal, de um processo administrativo arbitrário, de uma cobrança tributária indevida, enfim, de uma ação do poderoso estado contra sua liberdade, seu patrimônio ou até mesmo sua vida. Se isso ocorrer, você irá implorar para que um Advogado cumpra sua missão e mostre que o Agente do Estado pode muito, mas não pode tudo.
O seu ódio contra os advogados e suas prerrogativas terá que ser engolido na primeira ação arbitrária do poderoso Estado.
Força dr. Adriano!
Pela lei, pela OAB, pela civilidade. Ditadura nunca mais!
Ódio é pouco. Espera ai, será que li certo? Sem advogado não tem justiça? É isso mesmo????? Tá de brincadeira.Já passei por tudo isso, por causa de péssimos advogados (as), e ainda depois de uma representação foi absolvido, e eu me fodi .E ainda passam á mão na cabeça dos seus.ME POUPE DESSE PAPO FURADO. Por mim ficaria preso até o final do mês, em uma prisão normal. O que importa para essa turma é grana $$$$$$$$$
E mesmo?
O que a OAB tem feito a favor da Justiça aos condenados em massa no dia 08/01/23 em Brasília ?
Advogados também perdendo respeito por não se unirem no enfrentamento a juízes q. protelam indefinidamente s/ sentenças deci sórias como na 3a. vara de sucessõ es do TJMG q. não decide partilha do dinheiro q. prefeitura de BHZ pa gou em juizo 3anos após tomar ca sa domiciliar e posto de gaso lina da m/mãe sem paga-la $0,01 sequer e, só 2anos após falecimento dela, prefeitura de BHZ depositou nos autos do inventário dela q. eter niza a 16anos sem q. juiz decida partilha conforme últi mo de 2 acordos de partilha q. nós filhos herdeiros já firmamos! Que país é esse onde poder público toma tudo de n/família e não paga??
Enquanto houver a figura da impessoalidade nos atos dos agentes públicos, isso sempre ocorrerá. Muito oficial faz merda e fica por isso mesmo. Força Dr. Adriano.
O CPM manda prender.
Leia o CPM
Quem fez merda foi o advoguete
@@jbastosreporter6728É mesmo? Qual artigo? Vamos analisar sua interpretação.
@@Rudi.SC24 então eu graças a Deus fiz a leitura da doutrina penal militar inteira +de 2000 páginas não vi nada disso KKKK
147@@Rudi.SC24
Quem não entendeu a posição do Advogado, quando precisar de um para defendê-lo e tiver seu direito ameaçado, entenderá a importância da atuação de seu defensor para assegurar o direito de seu cliente e não do seu direito pessoal.
Bla bla bla...sem sentido
A posição do criminoso?
Discurso de M....esse ai e um lixo
@@doctorprepper8106 continua com esse pensamento. O que é crime? O animal sabe que se não pagar pensão, por exemplo, você é considerado criminoso né?
@@HomesteadBrazil sim, obviamente, mas o fato é que o advoguete vagabundo filmou dentro da OM, foi orientado a não filmar, depois fez mais vídeos dando chilique e desobedecendo ordem explícita dentro da organização militar.
Essa audiência foi uma aula de solenidade, liturgia e respeito às formalidades do processo.
Parabéns ao canal por disponibilizar esse conteúdo, mais um inscrito!
Parabéns a todas as autoridades que participaram do ato.
Uma ausência importante: a do oficial que deu voz de prisão ao advogado, em flagrante desrespeito à legislação vigente.
@@annitasabellidemeneses7101 Foi uma audiência de custódia, não de instrução.
@@Brunão84Nóbrega Ok - obrigada pela retificação!👍
@@annitasabellidemeneses7101 KKKKKK
Sim tem que a ver representação se faz isso com um advogado que tem prerrogativa ⚖️ imagine uma pessoa sem eles devem tratar igual marginal ⚖️
Excelentes: Magistrado e todos os colegas!!! Objetivos, educados! Elegância constitucional.
Esse juiz merece todo o respeito , tanto pela oab quanto pelo ministerio publico . Parabéns pelo juiz que conduziu essa audiência .
Juíz muito competente e atencioso.
A marinha do Brasil é a pior força das 3, fui fuzileiro naval por 7 anos, e afirmo que é uma instituição arcaico e arbitrária, ja vi militar sendo preso por não estar utilizando o gorro ou por não ter amarrado o boot corretamente, entre outras arbitrariedades! Nunca mais quero servir em forças armadas, porque infelizmente, essa hierarquia e disciplina é pautada no abuso de autoridade e tortura! Já vi muitos casos de racismo tambem dentro da instituição, então é uma força que jamais voltaria a servir, hoje estou muito bem aqui fora, tenho vida social e conquistei tudo aqui fora sem precisar me humilhar por migalhas. Infelizmente só quem foi fuzileiro naval sabe do que estou falando, outros vão defender, enfim!!
Justiça Militar é absurdo.
Parabéns para todos os advogados!
Dr. Adriano a OAB/RJ está com o sr., os praças da Marinha estão com o sr. e o povo brasileiro também. Estamos todos acompanhando surpresos a arbitrariedade que o vitimou porém existe ainda Justiça nesse país e ficamos felizes que foi feito valer os seus direitos no campo jurídico. Força e Honra !!
Tô na reserva, se cair no meu plantão eu prendo
@@jbastosreporter6728que plantão, veterano?? Kkkkkkkk
Esse advogado adora colocar praças VS oficiais. Vocês caem nessa. Está usando vocês e a MB para gerar "conteúdo" para vídeos. Chega nas OMs cheio de marra, não tá ali pra fazer só seu papel de advogado, tá ali pra tocar o zaralho!
@@equestrian_rapha Duvido muito que fosse possível colocar praças contra oficiais se estes não se comportassem como divindades desobrigadas de obedecer à legislação e às normas de civilidade e educação. Acho que o oficialato das nossas forças armadas está urgentemente necessitado de acompanhamento psicológico para tratamento desse complexo de inferioridade enrustido, que os transforma em meninos melindrosos à menor ameaça ( aos seus, deles, olhos ) à sua autoridade. Cansei de lidar com "autoridades" que padeciam desse mesmo mal ... Fui autoridade durante minha época no serviço público ativo e nunca precisei destratar ninguém para comprová-la.
@@equestrian_rapha bommmm tem que continuar fazendo isso
Estão em conflito o sigilo das unidades militares conforme o artigo 147 do CPM e o direito do exercício da profissão de advogado conforme o Estatuto da OAB e a ampla defesa dos representados.
As unidades militares deveriam ter ambiente próprio para receber os advogados de forma a manter o sigilo das unidades militares e as garantias dos advogados e representados.
Salas próximas das entradas das unidades militares para este fim, num primeiro momento a baixo ou zero custo, talvez fosse uma solução porque mesmo que haja filmagens não comprometeria o sigilo das unidades militares.
Ótima observação
Já vi casos em que teve mandado de segurança de ato ilegal por não deixarem filmar, o mandado de segurança foi no sentido de reservarem sala perto do portão da guarda para não comprometer a segurança da unidade
@@marcelinogoncalves9063Os quartéis tem salas para receber até o presidente, o problema é que o advogado já entregou filmando tudo antes mesmo de falar com alguém.
Qual a conduta, dolosa ou culposa, é exigida à subsunção do art. 147 do Código Penal Militar e qual é o bem jurídico tutelado? O tipo tutela um bem, e, ao que me parece, doloso ...
Essa alegação de sigilo de unidades miliares parece piada pra nós leigos, que assistimos o tempo todo filmagens feitas nas unidades militares e até propaganda política dento de unidades militares. O ex-presidente foi fazer campanha dentro e unidade militar, que, se não me engano, é crime, e tem tudo filmado na internet.
É difícil pra um leigo entender isso.
Parabéns aos colegas advogados, em especial ao presente de prerrogativas da OAB-RJ, e a nobre representante do MPM. Minha solidariedade ao Dr. Adriano Rocha.
Já podemos ficar com os pés atrás com essa Marinha ,se fizeram isso com um advogado,tu imagina com a população. Constituição já era nesse Brasil.
despreparo total da marinha, não sei oque eles passam o dia fazendo lá que nem estudar conseguem.
a prisão em flagrante já estaria relaxada pela falta do custodiado não ter sido informado no momento dos seus direitos constitucionais, no mérito essa tipificação vai ser destruída por uma série de fatores, a procuradora militar já sentiu que foi uma catástrofe o que fizeram. só um adendo se ele só filmou e não divulgou nada foi externado para o risco presumido, só com esse argumento o tipo cai.
Com a devida vênia, vejo ensejo para discordar, pois o tipo penal não exige a divulgação para a consumação. É crime de mera conduta, além de ter sido (pelas filmagens que apareceram no TH-cam) levado a efeito o uso progressivo da força, com a prévia advertência ao advogado, o qual deliberadamente se recusou a cumprir a limitação do artigo 147 do CPM.
@@rf.oliveira, acho que o senhor está analisando a letra fria da lei sem considerar de que se trata de um crime inserido no título dos crimes contra a segurança externa do país. E de que se trata de um tipo doloso.
Então, o equívoco está na sua interpretação dos fatos.
@@Vtvolcom Preliminarmente, quero externar meu respeito ao teu entendimento.
Sim, desde o princípio observei o título e o elemento subjetivo do tipo, contudo, por se tratar de crime de mera conduta, não exige um resultado naturalístico. A simples conduta em si já se amolda ao tipo do artigo 147 do CPM. Quanto ao dolo, pode ser que em sede de defesa, venha a ser questionada a existência de dolo específico em face do título no qual está inserido o tipo, como o Senhor bem fez observar. Ainda assim, o simples ato de filmar, com a intenção (dolo) de registrar as imagens ficou inequivocamente configurado, inclusive, pela recusa expressa de acatar às advertências do oficial. Ademais, o dolo descrito no tipo é genérico. Reitero meu respeito às divergências técnico - acadêmicas.
@@rf.oliveira , também entendo a posição da tipicidade estrita que o senhor está adotando. No entanto, foi narrado que o advogado filmou a si próprio, e não as instalações. Logo, com todo o respeito, foi uma covardia a subsunção feita pela autoridade militar.
@@Vtvolcom Eu só não entendo porque quando um advogado filma o próprio rosto dentro de unidade militar isso constitui crime de contra a segurança externa do país, mas quando um deputado que foi militar vai fazer campanha eleitoral pra presidente (o que, se não me engano, constitui crime) e militares da ativa o recebem se manifestando politicamente (o que, se não me engano, também constitui crime), o filmam em plano aberto dentro da unidade militar e postam na internet, isso não constitui crime contra a segurança externa do país.
Eu sou leigo, não entendo de direito. Algum advogado poderia me explicar esse paradoxo e por que nenhum militar foi punido por se manifestar politicamente?
Absurdo despreparo desses militares. Absurdo o comportamento da justiça militar.
Minha solidariedade ao colega Dr. Adriano, mas não posso deixar de dizer que o triste episódio é uma amostra da falta de respeito das “autoridades” com a advocacia e consequentemente com a democracia. A advocacia não é para covardes. Força Dr. Adriano a advocacia fluminense está com o senhor.
Quem sabe o que esse Senhor fez, é quem estava lá!!!!! Existe o outro lado da história!!! Toda historia, tem mais de uma versão................a Justiça vai apura os fatos!!!!!!
Perfeito,Valdomiro, vamos mudar o cenário se, ao invés de ser num quartel da Marinha, fosse em um hospital com locais com restrições ao uso do celular, será que o adv. também descumpriria a regra? Pelo que consta, o adv. foi protocolar um documento, acredito que um carimbo datado e uma rubrica do recebedor já seria suficiente. Enquanto a filmagem é desnecessária, isso não quer dizer que a prisão do adv. está correta. Quem sabe um dos lados pode ter se exaltado e não conseguido resolver o impasse por meio de uma boa conversa.
Por favor, que vergonha para as Forcas Armadas, Marinha principalmente, e esse autoritarismo de servidores de baixo escalão, fazenfo esse assunto chegar à midia. Isso mostra que não existe respeito às legislações e às autoridades militares pelos seus membros. Cada vez mais os militares vem se desmoralizando.
Gen. Geysel deve estar se revirando no túmulo...
Sou advogado. A humildade sempre...sempre é a regra. Sempre. Não se discute com delegado e nem com quem quer que seja. O advogado trabalha apenas nos autos do processo.
Obrigado, seu comentário é muito importante pra nós. Vc foi muito feliz e corajoso ao dizer isso, mais uma vez obrigado.
Desculpe minha divergência de entendimento, mas também sou advogada e procuradora aposentada e a regra, até onde meu exercício profissional me levou, é a observância à legislação. Não me recordo de nenhum diploma legal brasileiro que determine ao advogado fazer reverências, salamaleques ou se ajoelhar na presença de servidores públicos. O respeito e a civilidade são deveres e direitos recíprocos no trato da população com servidores públicos. O próprio estatuto da OAB estabelece que não há subordinação hierárquica entre advogados, juízes, promotores etc. Se o advogado não transgrediu nenhuma norma legal, não havia motivo para o oficial determinar arbitrariamente sua detenção.
Parabéns! Quanta inteligência e sensatez.
Mas isso é SACANAGEM! Isso tem que acabar urgente. Delegados e militares ou policiais civis SÃO ABUSADOS!
@@annitasabellidemeneses7101 Perfeita colocação!!
Mais uma vez, a Marinha passando vergonha por atitudes arbitrárias de seus pseudos oficiais.
Pra que serve a Marinha, não é mesmo?! Só dá gastos bilionários com quartéis, gordos salários do alto escalão, prótese peniana e leite condensado.
O adv especialista em direito militar que transgrediu o CPM foi preso em flagrante acusado do crime previsto no Código Penal Militar (CPM) como sendo contra a Segurança Externa do País.
ENTENDERAM ?
TEM DIFICULDADE DE ENTENDER?
ele não é leigo.
Ou é um advogado "especialista"...
As pessoas não conseguem entender mais nada! Não sabem nem o que é bem jurídico tutelado pela norma do art. 147 do CPM
vi o vídeo e não sei o âmbito de abrangência normativa da norma penal supostamente violada se amolda ao caso do colega, parece perseguição mesmo, por experiência própria.
Art. 147. Fazer desenho ou levantar plano ou planta de fortificação, quartel, fábrica, arsenal, hangar ou aeródromo, ou de navio, aeronave ou engenho de guerra motomecanizado, utilizados ou em construção sob administração ou fiscalização militar, ou fotografá-los ou filmá-los:
Pena - reclusão, até quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Não me parece que se auto-filmar dentro de uma repartição pública para fins de garantir o respeito aos direitos do cliente possa ser enquadrado no tipo legal previsto pelo Código Penal Militar.
@ sim! O advogado não teve dolo! Não se aplica esse tipo penal militar!
Quando o advogado usou o termo "membra", desisti...
"Membra" tb é um termo aceito atualmente
Primeiro, qual a ratio legis do art. 147 do Código Penal Militar, em outras palavras, o dispostitivo em questão tutela algum bem jurídico, ou não? Se a resposta for positiva, qual bem jurídico o artigo mencionado tutela? Segundo, a justiça militar se submete à Constituição, ou não? Terceiro, a advogacia é um órgão essencial à administração da justiça (Cap. IV da Carta), ou também não? Em caso negativo a todas as respostas, bem, aí eu penso que, infelizmente, já estamos na Coreia do Norte.
Se como CT ele agiu assim, imagina esse oficial chegando ao almirantado!
Militarismo do século passado, quantos praças sofrem humilhações e até mesmo assediados mediante a ordens absurdas.
As forças de defesa se rebaixam, perdem o prestígio e o crédito devido aos abusos cometidos por seus membros. Já estão extintas "de facto" e acabarão extintas "de direito" ("de jure"). Nosso apoio ao Dr. Adriano e à OAB. Parabéns às atuações justas do magistrado e do MPM.
Os órgãos públicos não respeitam as prerrogativas da advocacia!!
Parabéns a todos!!! Justiça feita!!!
Quanta cordialidade em uma audiencia, gostaria que fosse assim em todos os tribunais e não só quando se tem advogados "famosos" e a gravação iminente, coisa que acredito ter somente por causa da repercussão e da gravação. FOrça ao colega advogado e que vergonha a marinha, que papel reprochavel.
Vergonha defender o advoguete criminoso
Com a câmera na mão, valentão mas na frente do juiz .... chegou a chamar de elegante 😂😂😂
Alguma coisa tá errada não?
E o mijo na calça?
Tortura?
Ou o advogado tava sob tortura também na audiência de custódia?
@@equestrian_rapha Creio que falte autoridade moral para falar de valentia a quem integra uma instituição cujos membros desmaiam quando são informados de que a Polícia Federal ou o oficial de justiça estão à porta ...
@@equestrian_rapha pra tu ver como os militares da marinha não valem nada, não conseguiram nada nem prender nem pegar o celular nem nada, ainda ficou com a cara de Otario dentro da delegacia e foi embora
@@annitasabellidemeneses7101 Não tem virgula DRA ?
Gostaria de um dia ver, essa mesma OAB defender a Constituição Federal…será???
Queria ver a OAB se manifestar assim em relação aos presos no dia 08 de Janeiro.
Pois é 👍🏾
Pura vdd
Os presos de 8 de janeiro comentaram crimes. Essa é a diferença
Tudo bandido os de 8 de janeiro
@@lindembergaraujo5501 Exatamente! E não eram advogados ultrajados no exercício da atividade profissional.
Filmar o próprio rosto para conseguir provar um requerimento não configura o crime do artigo 147, CPM.
Seria o caso de relaxamento e não liberdade provisória.
Veja o crime imputado:
Desenho ou levantamento de plano ou planta de local militar ou de engenho de guerra
Art. 147. Fazer desenho ou levantar plano ou planta de fortificação, quartel, fábrica, arsenal, hangar ou aeródromo, ou de navio, aeronave ou engenho de guerra motomecanizado, utilizados ou em construção sob administração ou fiscalização militar, ou fotografá-los ou filmá-los:
Pena - reclusão, até quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Exatamente.
Ele foi indiciado também em outro artigo, acho que foi de desobediência. A própria MP disse que o promotor natural deve rever a tipificação.
Crime é a existência desses nazistas militares brasileiros
Que eficiência né; não vi a mesma tenacidade quanto aos presos políticos de 08/01; é oab, quando é para preservar suas prerrogativas (alguns chamam de privilégios) a defesa é aguerrida, quanto aos outros...
As pessoas presas em flagrante delito por prática de crimes em 08/01/2023 não estavam exercendo sua atividade profissional. Talvez por isso os representantes da OAB careçam de justa causa para pleitear a defesa de suas ( delas, pessoas presas ) prerrogativas.
Tem diferença gigantesca, amigo. No 8/1 os terroristas não estavam a trabalho, usaram de força, violentaram, feriram e colocaram em risco a vida de profissionais do estado e as suas próprias e sequer foram privadas da possibilidade de se comunicar com seus advogados, visto que é abundante o número de vídeos e áudios produzidos por eles em seus celulares após a prisão.
Como pode a promotora participar da audiência com uma televisão ligada ao fundo???
O exército hoje é a maior vergonha da Nação! As trevas estão no domínio de nossa Nação. Que Deus proteja esse Advogado
Isso aí é advogado mesmo!! Exerce a profissão mesmo no ninho de torturadores
Toda solidariedade ao Colega.
Esse palhaço está espalhando que foi torturado quando esteve detido, mas aí onde é "pra valer" ficou pianinho
Fico pensando a capacidade e organização dessa gente em caso de guerra!
Só uma pergunta .
Porque os generais não são
Julgados por esse Tribunal???
Livre exercício da profissão
O BR 🇧🇷 Está Funcionando, As instituições estão bem, bem mal. Como é que um Juiz diz aos militares federais que é isso mesmo, tá tudo certo e que ORDEM DEVE SER CUMPRIDA ?😮
Daí eu questiono, mesmo que seja uma ORDEM MANIFESTAMENTE CONTRA O DIREITO E À LEI ?
Não entendi seu questionamento.
Leia o CPM
Qual o nome desse oficial ai ?
Que horror ! A que ponto chegamos...Isso não poderia ter ocorrido... Lamentável! Me solidarizo com o Dr. Adriano Rocha.
Todo o nosso apoio ao ilustre Advogado.
Parabens OAB, parabéns ao MP e ao excelentissimo juiz de direito. Desejo ardentemente que aquele que deu a ordem seja rigorosamente punido com a forca da lei, pois há lei. E aqueles que deveriam impedir os abusos cometidos e nao o fizeram, alegando estar sob ordem, que igualmente sejam responsabilizados.Meu Deus, se fizeram isso com um advogado, imagina o que nao acontece de pior. Absurdo.
Não seja iguinorante.
O advogado cometeu um crime e sera julgado e.punido por iaso
🏋️🏆🎇 Ordem "arbitrária" e se houver resistência , com + dois militares presentes , peça 11:51 respeitosamente por escrito.
@@jbastosreporter6728 Tem certeza sobre quem é o verdadeiro "iguinorante" na discussão?
Lamentável esse episódio.
É pra isso que o povo paga impostos ???? Inacreditável a existência desse tipo de instituição com essas práticas !!!!
Tú é militar?
Esse advogado deve ser um daqueles que, até pouco tempo atrás, montavam barracas diante dos quartéis, clamando por absurdos que carregam o peso de um passado de sombras: “volta da ditadura militar”, “volta do AI-5”, “forças armadas salvem o Brasil”. Palavras que ferem a memória de quem viveu os dias sombrios de repressão, censura e silenciamento. Palavras que, ditas hoje, são como o sussurrar de um pesadelo que jamais deveria retornar.
Os mais velhos conhecem bem o gosto amargo do autoritarismo. Eles sabem que as primeiras palavras que exaltam a força e a ordem são apenas o prenúncio de um abismo onde direitos desaparecem e vidas são esmagadas pelo peso de botas militares. O caso desse advogado, preso no Primeiro Distrito Naval do Rio de Janeiro, é um exemplo claro de como o autoritarismo que ele parece defender não tarda a devorar até mesmo aqueles que o exaltam. Onde estão agora os companheiros desse advogado, aqueles que levantavam os mesmos gritos à beira de estradas e praças, agitando bandeiras manchadas pelo desprezo à democracia? Cadê as notas de repúdio, os discursos inflamados em defesa de um Brasil que dizem amar?
O silêncio deles é ensurdecedor. Um silêncio que revela o verdadeiro rosto da extrema direita: seletiva em sua indignação, rápida em apontar o dedo para os outros, mas cúmplice quando o eco da tirania parte de dentro de suas fileiras. É um silêncio que grita traição aos ideais democráticos que eles alegam defender.
Não nos enganemos. Esse tipo de discurso não é apenas um grito isolado de ignorância. É o prenúncio de algo maior e mais terrível. Já vimos esse filme antes. Ele começa com bravatas sobre salvar a nação e termina com prisões lotadas, vozes caladas e um povo ajoelhado diante de seus opressores. O Brasil não precisa de salvadores de ocasião, não precisa de heróis com botas e fuzis. O Brasil precisa de coragem, de memória e de gente que defenda o futuro - e não de quem sonha em reviver os horrores do passado.
Rendo homenagens ao Exmo Juiz e a Douta Promotora , assim como aos Nobres colegas advogados!, juntos somos mais fortes!!!
.......🤔🤔🤔..... MARINHA......🤔🤔🤔....😎🎧😎
Força, colega! Essa violência não será tolerada!! Estamos juntos, Dr. Adriano!
Força kkkkkkkkkkkkkkkk levanta á âncora kkkkkkkkkkk
Ainda estou aqui.
Minha solidariedade a Nobre colega DR. Adriano.
Covardes!!! Força Doutor!!! Esse caso vai dar repercussão ! Doutor nem direito ao banheiro teve. Foi humilhado e desrespeitado em seus direitos. Vão pra cima senhores!!!
Marinha do Brasil...... aquela que apoiou a tentativa de golpe!
Prendeu um advogado que fez selfie dentro de um quartel....
Por essas e outras que as fronteiras estão abandonadas!
@@mauriciogoncalves9793 E fez um vídeo humilhando a população brasileira!
Amigo o adv foi solto mas vai responder pelo crime do Art 147 do CPM, que pode pegar até 4 anos de prisão, porém, esasa pena pode ser substituida por prestação de serviços comunitários, cestas básicas ou multa.
Porque ele responderá pelo crime previsto pelo Art. 147 do CPM? Qual ação por ele praticada colocou em risco a "segurança nacional"? Na verdade, a ação penal será trancada por um HC e o processo nem chegará a ser ajuizado. Já o/os oficial/ais que praticou/aram o ato arbitrário ...
Deveria ter sido relaxada a prisão!
O problema q ta cheio de covarde que se esconde atras do militarismo e comete esses abusos
A OAB tem que fazer valer as prerrogativas, e ir até as últimas consequências para apurar este abuso. Aliás, faz tempo que os advogados estão sendo desmoralizados por vários entes... Entre eles ...
REDUZIR as FA e modernizar no sentido de prestar serviço de qualidade ao Brasil.CUMPRIR COM SUA FUNÇÃO extritamente competente .
Para quê serve a Marinha do Brasil? É uma vergonha.
Agora deu orgulho ver a OAB agindo, Não foi igual o caso da ADVOGADA QUE FOI CONDUZIDA POR GUARDAS MUNICIPAIS A QUAL A OAB LITERALMENTE CAGOU!
Solidariedade ao colega advogado. Vc não tá só nessa, parceiro!!
Reitero aqui em caráter diagnóstico a completa incapacidade e incompetência de um oficial da Marinha, que não sabia interpretar se o acusado estava em liberdade ou não. Acredito que em vista deste completo despreparo jurídico, provam-se prováveis os excessos e abusos nas confecções de “ordens internas” da Marinha, neste caso.
Seria uma ótima solução para preservar e fazer que se prevaleça a Constituição Federal e os direitos humanos, que todas as ordens internas fossem protocoladas em órgão civil, para que salva-guardados todos os direitos, já que sob conhecimento e acesso público cada uma das decisões de comandantes e almirantado que fazem parte do mesmo quadro do nobre Capitão Tenente.
Força e honra! Abçs..
Pior é lembrar que a população ainda ta pagando esses militares kkkk. República das bananas.
Estão preocupados com coisas tão simples e enquanto isso as nossas fronteiras estão sempre passando o que quiser sem nenhuma restrição.
Tentaram exatamente ditar, colocar em prática a ditadura, simples assim 😊
Todo apoio ao advogado. Só achei a oratória dele um pouco enrolada. É preciso nestas horas ser direto e objetivo.
Agiu corretamente??? Peloamordedeus
Qual é o seu nome completo soldado? E a cidade em reside? Vou te enviar um presente pela lucidez.
@@axelfranz. não sei se o que você escreveu foi ironia, mas eu me referia ao que o juiz falou no final, que o militar "agiu corretamente". A única coisa que militar faz corretamente é pintar meio fio (e olha lá l
@delima07 Expressei meu pensamento real, explícito, direto, objetivo. Não gosto de militares brasileiros. Eles possuem histórico político muito negativo e índoles questionáveis e caráter duvidoso majoritariamente, a julgar pelo seu extenso histórico de atuação no Brasil e contra brasileiros. Evidentemente há exceções no meio. Pessoas honradas e corretas, mas são poucos casos.
Hum o advogado descumpriu as normas previstas no CPM, tem que responder como qualquer outro.
Errado amigo! Não sei se você já estou o CPM e a Constituição Federal!
Exatamente! E veja seus vídeos aqui pelo TH-cam! São vários com o mesmo "modus operandi" kkk Chega nas OMs tocando o terror, agressivo e desrespeitoso com as pessoas e filmado para "gerar conteúdo"
Nitidamente não vai lá apenas para cumprir seu papel de advogado.
Parabéns a MB por tomar essa atitude, se resguardar para que não ocorra mais desrespeito dentro de suas OMs
@@equestrian_rapha parabéns a MB?
Quando vc tem um problema é precisa comprovar na justiça que esse problema ocorreu, vc faz o quê?
Outra pergunta, com qual objetivo a MB proibiu gravações?
A MB possui medo de mostrar o quê?
Os militares são honestos e cumpridores da lei?
Art. 5° da CF/88: " Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..."
Exatamente, ou Advogado está acima da lei.
@@engenaval Nem o oficialato de nossas forças armadas.
É...
Audiência de custódia bem ímpar !
Muito diferente do cidadão comum.
Eu vejo um espírito de corpo muito acentuada !
Quem tem OAB é uma coisa e pra quem não tem é outra coisa !
Exatamente - o mesmo "espírito de corpo" encontrado nos integrantes das forças armadas. E sim, quem "tem OAB" tem prerrogativas garantidas pela legislação em vigor para poder exercer sua atividade profissional com autonomia e liberdade.
@annitasabellidemeneses7101
É uma jaboticaba colocada em nossa legislação oriunda da necessidade de se combater a ditadura militar.
Acabou.... Passou !! Agora é espírito de corpo destoante com as demais categorias !
Gostei da posição da Marinha.Respeito tem que existir em todos os casos . PARABENS AO STM.
Exatamente
Eu não gostei. Gostaria apenas se a Marinha houvesse tratado com respeito e civilidade o advogado que estava exercendo sua atividade profissional, sem esquecer que o exercício da advocacia é garantido por uma série de prerrogativas legalmente previstas, entre elas a de não ser preso por estar patrocinando os direitos de seu constituinte.
Os cidadãos também
E as torturas alegadas pelo adv.
Por que ele, na audiência de custódia, não relatou ao juiz????
🤔🤔🤔
Um absurdo o que ocorreu com o colega!
Espero que esses canalhas da Marinha do Brasil sejam responsabilizados e devidamente punidos. Prisão ilegal sob abuso de autoridade e violações dos direitos humanos.
Vergonha olha o que se tornou as forcas armadas... Se fazem isso com OAB imagina nos rir pra nao chorar !
OAB deveria pedir prisão desse oficial da marinha e todos oficiais envolvidos.
Entendo a importância da prática do advogado em questão , porém o modo circense em nada contribui para resolução do problema do seu cliente, aí pergunto o registro de filmagem nada mais é do que auto promoção, ressalto o trabalho é muito importante, acredito que agora as filmagens irão acabar e ele terá mais tempo para trabalhar encima dos processos dos seus clientes e sobre a instituição, a Marinha do Brasil é uma grande instituição, nao confundam a atual política de governo com essa instituição que tem seu dever constitucional bem claro na CRFB, gostaria que ele postasse as vitórias conseguidas para seus clientes, isto sim daria visibilidade, mas ouçaos colegas que trabalharam com seus clientes antes, testemunhas.
Os integrantes das forças armadas que, dia sim outro também, filmam-se e postam as filmagens fazendo e dizendo despropósitos também só o fazem para auto-promoção, não? Ademais, se não me falha a memória, a atividade político-partidária é vedada aos militares - ou estou enganada? Os militares precisam entender de uma vez por todos que eles não são a instituição - são apenas seus representantes e, nessa condição, não são inimputáveis quando flagrados fazendo ou falando bobagem.
Resumindo o caso, um cidadão petulante, não cumpridor de regras, conseguiu seus quinze minutos de fama às custas da Marinha.
Uma prisão sem precedente. Mas "membra"?
Pensei o mesmo
😂😂😂😂😂 que mico
Está correto. Apesar de soar estranho e ser um termo pouco utilizado (na flexão feminina), a referida flexão existe na língua portuguesa.
O STF tem um exemplo a ser seguido! Parabéns MAGISTRADO!
ao que parece, a conduta do adv não se enquadra no crime previsto no CPM vi o vídeo e não sei o âmbito de abrangência normativa da norma penal supostamente violada se amolda ao caso do colega, parece perseguição mesmo, por experiência própria. (aliás, o crimeem comento parece visar punir aquele que, DELIBERADAMENTE, registra, filma etc... a estrutura da OM visando prejudicar o serviço, rotina e por em risco a segurança nacional) com todo respeito a quem pense o contrário, essa é a melhor interpretação na minha opinião.
Só prendem paisano inocente, vão no Lins, valentões, civardes!
Se fosse o filho do Alexandre de Moraes vocês não tocaria nem na unha né 😂😂😂
Depende do que o filho do Alexandre de Moraes estivesse fazendo ... Se não estivesse cometendo algum crime legalmente previsto, não haveria razão para tocar-lhe "na unha né"?
Isso só agrava mais o desprezo que os contribuintes tem com as forças armadas, que não minha ótica nada produzem a não ser despesas para a nação
Apoio ao profissional do Direito
O juiz tava muito empático com o preso! Quase manda prender os militares!
O juiz puxou o saco do capitão que prendeu o advogado, com gosto. Bajulou-o demais. Isto é um perigo para a democracia
Audiência Desnecessária, descabida e ilegal. Uma vez que o advogado não 🚫 👎🏽 cometeu qualquer ato criminoso. Ele foi provocado a agir como agiu por terem ignorado seu direito de gravar as circunstâncias daquele momento.
Fato atípico e ponto final.
Se o Adv não tivesse feito nada errado não teria sido preso a Marinha na é o STF para prender inocentes