Nossa que lindo a maneira o cuidado que vc tem ao falar de Brasil e Itália, ano que vem estarei indo atrás de cidadania e tenho lido e assistido tudo inclusive baixando livros do idioma, estudando, enfim... Eu amo essa Terra e o sangue de minha vózinha e meu vôzinho pulsam nas minhas veias, tamanha é a vontade de estar aí, a impressão que sinto é que preciso voltar pra casa, não entendo o porquê, mas eu me sinto longe de casa morando no Brasil, sou brasileira mas não me sinto parte de nada daqui, e desde muito menina sonhava morando na Itália. Obrigada por seu canal abençoado, continue nos dando mais e mais dicas. 👏👏👏🇮🇹❤️
Buongiorno! Eu percebo essa certa "competição" entre eles. Meu genro é romano e eu o ouço dizer isso com muito orgulho, assim como o vejo com os amigos rindo e fazendo piadas sobre um napolitano ou um siciliano por exemplo. Há esta posição meio bairrista de fato. Aproveito para parabenizá-lo por suas escolhas de abordagem cultural em seu canal, para além do ensino do idioma. Isto è veramente importante! BRAVO!!!
Que lindo esse carinho que você tem com a Itália e com o Brasil! Parece que você pega no colo e acalenta! Muito bom ouvir você falando da cultura italiana! Grazie mille!!!
Olá Darius. Quando viajei à Itália percebi essa diferença entre os italianos das regiões. No Sul, por exemplo, onde encontrei os Italianos que mais se parecem com essa imagem do italiano que gesticula e fala alto, foi na Calábria e um pouco em Napoli também. Já em Roma e no norte da Italia, eles estão muito mais para imagem que fazemos dos Europeus. Suas dicas são muito importantes para quem vai viajar para a Italia pela primeira vez. Abraços
Ivone, já assistiu o filme Benvenuti al sud? É super divertido e tem esse tema do pessoal do Norte e do Sul. Tinha o filme completo aqui no TH-cam, mas fui procurar para te mostrar e você poder assistir, mas não achei mais! Devem ter tirado, mas se achar, assista!
Concordo com você, Darius. Minha nonna era de Pellezzano, província de Salerno. No ano passado, viajei pela Itália e fui conhecer meus parentes. Nunca tínhamos tido contato e foi como se sempre tivéssemos tido. Amei. E, devo te dizer, que me identifiquei muito mais com as pessoas do sul, até a altura de Roma. Mas, de modo geral, trouxe a Itália no meu coração.
Falou com maestria, respeito, clareza Darius. Muito boas suas colocações. As vezes em que fiquei na Itália fiquei no sul, Puglia. Cidade praiana Molfetta, deliciosa, bons amigos. De lá excursionava a outras regiões. Sempre bem tratada, mas de fato dá para notar diferença nas recepções, nos tratamentos das pessoas até com os próprios italianos. De todas as regiões que conheci, a maior diferença senti em Napolis. Em nada me desagradei, nas achei interessante.
Olá, Anacris Aquino! Interessante suas observações. Eu tenho interesse em breve conhecer Napoli por conta da cidade subterrânea, sou apaixonada por museus etc... Vc fala que em Napoli percebeu mais diferença, quais diferenças? Se puder explicar melhor ...
@@rosaagua7792 eles são mais objetivos, mais diretos. Têm um trânsito bem nervoso rsss(😬🤭🤭🤭) Embora tenha encontrado pessoas excelentes, meu senso observatório distinguiu isto.
@@rosaagua7792 olhar o Vesúvio sentada frente a ele é fascinante, emociona. A cabeça fica a mil, é belo. O trânsito é mais agitado que São Paulo, mais que Roma rss Desejo que você faça uma viagem feliz e próspera, tenha o melhor!!
@@anacrisaquino7412 ah tá, entendi, não são de meias palavras, falam direto. O que talvez para nós seja uma forma ríspida, uma certa frieza de ser, né?
@@anacrisaquino7412 meu Deus, se o trânsito é mais frenético do que o Sampa, deve ser um turbilhão. Estive em Sampa muitas vezes e o frenesi da Paulista realmente é uma coisa! Mas o trânsito no Rio tbm é intenso, estressante, engarrafado, barulhento... 🤦🏾♀️ E sim, quero muito ter essa sensação de olhar pro Vesúvio por muitas horas. Tenho certeza que em breve estarei lá perto. Obrigada pela explicação! 😊
É questão de ter um pouquinho de pé no chão e saber que não se pode concluir uma opinião sem experimentar pessoalmente, com sensatez e inteligência. Sem se apegar a estereótipos, sejam eles positivos ou negativos. Muito bom o vídeo.
Olá Darius! Eu me tornei uma seguidora de vocês. Tenho uma distante hereditariedade italiana. Meu tataravô, pelo lado da minha mãe veio de Napoli para o Brasil, mas, mesmo distante eu sinto isso muito forte em mim. Estive em Milão e Verona, e posso te dizer que foi muito agradável. Não procurei encontrar o paraíso lá, mas sim observar a cultura, as diferenças, pois é isso que aprecio quando viajo. Muito obrigada pelas dicas, os ensinamentos. Vocês são 10!!
Ciao caro! Ottimo video, complimenti. Trabalhei com Italianos durante 3 anos, nós (Brasileiros) e eles temos muito em comum, por incrível que pareça. Demoram um pouco para pegar confiança, porém depois que conseguimos conquistar a confiança deles, são pessoas maravilhosas.
Quem não contratou ainda, vá sem medo. Pesquisei vários cursos de italiano online, e contratei a Italica. Simplesmente diferente. Posso afirmar que é o melhor e mais completo! Super recomendo.
eu vivi isso tudo na italia. durmir depois do almoço, todos em volta da mesa no almoço a familia etc. eu amei a Sicilia chorei muito quando fui embora morei com italianos numa predio de 3 andares que era da mesma familia eu vivi o amor e cuidado de uma familia italiana de verdade. Eles so faltavam adivinhar meus pensamentos. eu amo os italianos mesmo nao conhecendo a mim de cara eu sei que nao sao como nós que de cara faz amizade mas sao pessoas otimas.
Me inscrevi para fazer seu curso. Estudo italiano há dois anos, leio bem, entendo bem, mas falar ...rsss eu travo mesmo. Não tenho nada de italiano, nenhuma descendência, mas simplesmente amo a Itália e a língua italiana. Já fui 4 vezes para a Itália e quero voltar muitas outras vezes. Parabéns pelo seu trabalho belíssimo. Vou aprender muitoi com você. Abbraccio e grazie mille.
Olá, sou de Fortaleza, aqui tem sempre Italianos de férias. Tenho uma amiga que mora em Modena, fiquei 35 dias lá, foi muitos bom, achei os vizinhos e até vendedores de lojas muito fechados! Visitei Roma, Veneza e quero voltar pra conhecer o Sul, que inclusive lá no norte onde eu estive eles realmente não falam bem do Sul, acho que é um preconceito tipo nordeste e sul do Brasil.
Olá Darius, excelente vídeo para quem, como eu, está pensando em conhecer melhor um país a partir de seus costumes. Muito obrigado pelo serviço prestado. Desde que recebi uma indicação de uma pessoa do Centro Cultural Italiano de SP e decidi me inscrever no canal, tenho encontrado algumas belas surpresas a cada dia.
Darius, to "chegando" no Italica faz pouco e amando... ja assiti outros tantos videos, mas esse em especial, fala com tanta propriedade...Estive algumas vezes por la, mas nesta ultima tivemos uma experiencia muito especial, a qual vc fala lindamente neste video. De valores. E foi exatamente o que me fez suspirar e estar aqui com vcs, buscando aprender sobre lingua e cultura italiana. Super obrigada, muita sorte e vida longa a vc e toda equipe Italica
Darius, obrigado pela clareza das suas colocações. Sou ítalo-brasiliano, meu avô era da região "Abruzzo". Tenho amigos na Puglia, na Lombardia e também na Trentina (Dolomita de Brenta) . De fato, é bem evidente o comportamento das pessoas de cada região. Me piace la Puglia. Abraço. Em tempo: Das regiões italianas só não estive na Sardegna e Friuli. Espero um dia passar por lá.
Obrigado pela mensagem, Francisco! Pois é, a Itália é pequena mas tem muitas realidades diferentes... espero que consiga conhecer essas duas regiões que faltam!! Um abraço!!
Darius , esse depoimento è super veridico, mas costumo comparar com os brasileiros que aqui chegam que são vistos TODOS da mesma forma , Brasileiro e ponto, sem conseguirem entender as diferenças entre as regiões, estados do Brasil! adorei…
Gosto muito de suas dicas/observações hehehehe vejo muitos descendentes de italianos no Brasil tratando a Itália como uma única cultura e quase como uma Shangri-La ... e depois se frustram muito quando vão visitar. Sempre que posso alerto, mas nem sempre dá certo. Enfim, obrigada por fazer sua parte!
Adorei esse seu primeiro vídeo e concordo totalmente, já conhecia a Itália como turista e agora vivo no sul há um ano. É exatamente o que eu sinto, o sul é meu Brasil na Itália, mas nunca me senti frustrada, muito pelo contrário, amo os pequenos prazeres daqui e realmente são a grande riqueza desse povo, saber viver bem e saber comer bem.
Nossa, gostei demais do vídeo. Não discordo em nada, vc foi perfeito. Como é estressante a gente conversar com pessoas que tem uma visão romantizada da Itália. Poucas pessoas falam sobre esse aspecto, talvez, pelo fato de trabalharem com turismo e acaba gerando conflito de interesse. Parabéns. Para quem estuda cultura italiana isso é fundamental. Um grande abraço.
Olá Darius! Sou descendente de italianos e sempre considerei minha futura ida à Itália como a viagem da minha vida. Agora, com 30 anos, comecei a planejar este meu sonho de conhecer minha terra me deparei com a mesma sensação que você descreveu no vídeo. Existia essa sensação de fascinação e encanto (ainda há), mas ela foi ficando mais racional assim que comecei a analisar a viagem com os olhos de uma turista-viajante. Bom, continuo planejando a viagem, pretendo fazer aulas da língua (com vocês da Italica) e toda dica é sempre bem-vinda! Parabéns pelo vídeo!
Adorando os videos do seu canal, nao sou descente, nao estou estudando a lingua(apesar de me interessar), mas acho bem didatico o conteudo deste canal.Parabens!
Olá Darius, obrigada por este carinho e cuidado de passar aos seguidores estes aspectos importantes q só nos ajudam...Mas estas diferenças não são somente na Itália, e universal,mas enfim temos q aprender a conviver cm estes detalhes, superar e fazer de tudo um aprendizado..Mas a Itália é bella, fascinante, melhor ve la cm os olhos do coração...Um abraço😍
Os italianos são sempre formais quando conhece alguém e eu concordo com este comportamento pq no mundo de hoje não sabemos quem são as pessoas. As vezes um casal convive há anos e não se conhece, imagina uma pessoa que a outra está apresentando? Até que outro se mostre digno de confiança será observado, analisado. Todos na Itália não são ricos e trabalho para um estrangeiro é muito difícil. Ouvi muito que os italianos em termos de uma vaga de trabalho dão prioridades a seus patrícios e descendentes para depois darem oportunidade para um estrangeiro e, é verdade. Em raros casos uma pessoa formada exercerá a mesma profissão. O sistema italiano proporciona qualidade de vida! Se pensar que ir pra lá ficará milionário, esquece. Vá na humildade pensando em trabalho digno e viver em um país que te proporcionará bem estar! Conte com Deus pra te abençoar com bons amigos e fique sempre desconfiados dos próprios brasileiros e não confie em estrangeiros. Enfim, desconfie de todos. E siga as orientações do rapaz do vídeo, o que ele fala é fato. Obs.: Morei no norte!!!! Resolvi retornar para não prejudicar a família italojaponesa que me acolheu no momento que passava por dificuldades por não ter a cidadania. Penso um dia em retornar para visitar e conhecer a cidade que um dia vivi em uma das minhas encarnações.
Professor muito obrigado vc nos ajuda a ter noção do que é a Itália eu sou neto e bisneto vou fazer as aulas espero conseguir forte abraço muito obrigado
Parabéns, esclarecedoras as suas explicações sobre a Itália. Tenho parentes brasileiros, os quais, residem nesse país. Pretendo ir conhecer no próximo ano (2019). Grazie.
São duas lições juntas: de Português e de Italiano, além da Cultura. É bom ver nosso idioma também respeitado. Pretendo ser uma aluna assídua. Parabéns e obrigada!
Buongiorno! Outra coisa oportuna é a questão do cumprimento das leis. As multas ao apanharmos um trem de uma classe diferente daqui compramos o bilhete, entre outras coisas. Na Itália não tem o "deixar pra lá"...ou cumpre ou é passível de multa.
Acho que a unificação relativamente tardia da Itália na figura do rei Vitor Emanuel ( em certas comparações históricas, 1860/1861 é "pouco tempo") ajuda a consolidar esse senso de municipalidade. O Brasil, para o bem e para o mal, mesmo nos tempos coloniais foi pensado mais unitariamente, ainda que houvesse algumas tentativas de secessão. De todo modo, excelente vídeo e excelente canal, continuem o grande trabalho que fazem. Não tenho ascendência italiana ( portugueses e libaneses aqui) , mas me interesso muito em conhecer a Itália. Un abraccio!
Caro Darius !! Tenho assistido muitos dos seus vídeos...Parabéns pela qualidade e utilidade! Por grande coincidência, minha família é de uma cidadezinha vizinha de Picerno, a cidade de Tito. Contudo o sobrenome da minha família é Picerni. Espero, ainda este ano, conhecer essas cidades, pois estarei na Itália para fazer o reconhecimento da minha cidadania. Forte Abraço
Me desculpe, Marcus, não havia visto a sua mensagem! =) Puxa, e acredita que uma parte da nossa família tem o sobrenome "Tito"? Que coincidência ahahah.... um abraço para você também, boa sorte nos projetos!!
Parabéns ao canal, a tempo venho acompanhando seus vídeos , estou fazendo a cidadania italiana, esse ano vou Itália, essa "Rivalidade" e preconceito entre Norte e sul é grande, meu avô é de Avellino e casou com minha avó de Treviso aqui no Brasil, e existe uma richa entre minhas duas famílias aqui. Abcs
Tudo sobre Tudo obrigado pela participaçao! Infelizmente essa e uma realidade que muitas vezes ultrapassou as fronteiras da Itália e chegou até aqui. Esperamos que com o tempo (e muita educação) essas diferenças acabem! Sucesso no seu processo de cidadania, precisando de algo estamos à disposição!
Muito bom seus esclarecimentos sobre a cultura italiana e como as pessoas são diferentes nas diversas regiões. Já me inscrevi na segunda Settimana Italica e estou ansiosa para aprender bastante sobre a cultura e língua desse belo país.
Adorei as dicas, pois muito se fala em ir embora e pouco se diz no q se refere a realidade... e da minha parte é o que mais busco! Se puder por fvr compartilhe mais :)
Olá! Sei que faz tempo que o video foi postado, mas gostei muito do enfoque dado a vida na Itália. Estive em Roma, Firenze Veneza a cerca de 2 anos e o que vi foi uma questão social muito deprimente com muitos imigrantes em situação de pobreza, cercando os turistas e sendo reprimidos pela polícia. Me senti em São Paulo.:-(
Morei na Itália por pouco tempo e amei (Milão), as cidades de um modo geral são as mesmas ,ou seja," os indivíduos transitam em um espaço comum",se há respeito pelos costumes e pelo espaço a experiência torna-se mais acolhedora.Prof. Dárius, vc é muito elegante na forma como nos orienta na cultura italiana,obrigada.
Gosto muito dos seus videos, estive na Italia, em varias regiões, somente em Arezzo senti que os italinos são simpáticos, ... Em Milão tive o desprazer de entrar em uma loja para comprar um boné que um amigo pediu (ADIDAS) mesmo com a mochila nas costas, passei pelo primeiro corredor e já fui abordada em menos de 2 minutos na loja me fizeram abrir a mochila, me acusaram de roubo (que estava nas costas, e em momento algum eu tinha tido contato com ela) fui uma das piores coisas que aconteceu comigo... chorei de vergonha, ... mais vida seguiu.. mais é um lugar que me deixou péssimas lembranças...
Sinto muito Silvana! Espero que possa ter uma nova experiência e que seja melhor! Muitos italianos são tão acolhedores quanto os brasileiros! um abraço!
gostaria de deixar aqui uma dica: eu aprendi o italiano muito rapidamente com as musicas, ouvindo muito audio, e claro praticando com quem falava ou era nativo eu preferia os nativos. Eu falava tudo errado mas mesmo assim falava assim mesmo.
Boa noite Darius,acompanho seus vídeos a bastante tempo mas so agora assisti esse de mais de um ano e foi interessante o assunto.Eu sempre tive paixão pela Itália inclusive estou aprendendo a língua.Estou quase podendo fazer uma viagem a esse país,me dá uma dica,qual é melhor lugar para se visitar a primeira vez,Roma ou uma cidade mais para o Sul.
Oi Paulo! Que legal que irá para a Itália, com certeza vai gostar muito. Olha, depende, nesse caso é difícil aconselhar... se gosta de história não pode deixar de ver Roma... se gosta de natureza, lugares mais tranquilos, vá a alguma cidade do sul... pesquise com calma e com certeza você fará um bom roteiro de acordo com os seus gostos pessoais! Um abraço!
Oi Dario, sou fã do seu canal e estou sempre de olho nas suas dicas. Estou na reta final de traduzir os meus documentos e depois apostilar. Acredito que mais um mês estarei de mudança ou para Potenza ou para Tito, cidade do meu bisavô. Um grande abraço e grato pelas dicas.
Ótima reflexão sobre o assunto, Darius!!! Concordo com o que você explicou sobre a expectativa X realidade. Um vídeo com informações reais sobre o assunto que já discutimos tanto, não é mesmo?! ;) Baci a tutti!
Bom dia! Achei muito legal quando falou sobre cidadania. Sobre este assunto: Meu avô veio da Itália e consta na certidão de casamento dele, Província de Pezare, Reino da Itália, nascido em 13/04/1897. Como faço para localizar está província? Conhece algum meio menos custoso para solicitar a cidadania?
Nossa .. muito legal suas dicas sobre as regioes Sul e Norte .. Estou indo morara na Italia , a principio em Roma justamente pro nao conhcere a cultura das regioes . Agora com teu viceo , acho que irei gostar mais do Sul tambem ! Grazie
Amei vc falar desse assunto. Eu já brinquei com essa história de máfia mas agora vejo que não é legal . Estive aí é vi que os italianos não tem tanta maldade com o aqui no Brasil.
Ciao Darius! Vou começar os estudos na língua italiana, que acho belíssima. Tenho uma curiosidade mais demográfica/social sobre a Itália. No próprio Brasil, de povo tão miscigenado, têm-se um mito de democracia racial, quando sabemos que não é bem assim. Gostaria de saber como o povo italiano lida com as diferentes etnias, como com o negro, o próprio brasileiro... Grazie!
Me desculpe, Gustavo, não havia visto a sua mensagem! =) Na Itália é meio que "cada um na sua", as pessoas são um pouco fechadas em seu circulo familiar e de amigos... mas isso não é só com o estrangeiro. Desconhecidos em geral, pessoas de outras cidades e regiões. Mas gostaria de reforçar que isso é apenas uma impressão geral, há diversas realidades na Itália! Um abraço!
Cara... Estou vivendo isso agora. É exatamente isso. Estou no extremo Sul da Itália, uma cidade pequena - Brindisi... O povo praticamente pára a tarde. Tem até uma regra aqui no condomínio que é tipo uma lei do silêncio entre às 14 e as 16:30h. O comércio fecha das 13 às 17h. Depois volta e fica até 20:30. Fora a cultura local com suas caraterísticas, realmente é como se estivéssemos no Brasil. Só que, claro, no centro da cidade tem a parte mais histórica e é lindo. O povo até é atencioso, mas nada parecido com o que romantizamos no Brasil.
Oi amigo eu moro Maceió Alagoas eu estava assistindo seus vídeos tudo isso é certo que você está falando no Brasil é uma coisa e aí é outra eu tiro por mim que eu vejo muitas coisas e eu fico pensando a mim mesmo sem ter conhecimento aí um beijo amigo um abraço fica com Deus tudo de bom para você
Nossa que lindo a maneira o cuidado que vc tem ao falar de Brasil e Itália, ano que vem estarei indo atrás de cidadania e tenho lido e assistido tudo inclusive baixando livros do idioma, estudando, enfim... Eu amo essa Terra e o sangue de minha vózinha e meu vôzinho pulsam nas minhas veias, tamanha é a vontade de estar aí, a impressão que sinto é que preciso voltar pra casa, não entendo o porquê, mas eu me sinto longe de casa morando no Brasil, sou brasileira mas não me sinto parte de nada daqui, e desde muito menina sonhava morando na Itália. Obrigada por seu canal abençoado, continue nos dando mais e mais dicas. 👏👏👏🇮🇹❤️
Muito bom!! Que papo bacana!!
Buongiorno! Eu percebo essa certa "competição" entre eles. Meu genro é romano e eu o ouço dizer isso com muito orgulho, assim como o vejo com os amigos rindo e fazendo piadas sobre um napolitano ou um siciliano por exemplo. Há esta posição meio bairrista de fato. Aproveito para parabenizá-lo por suas escolhas de abordagem cultural em seu canal, para além do ensino do idioma. Isto è veramente importante! BRAVO!!!
As pessoas são muito parecidas não importa o lugar,, para o bem e para o mal,,,,
Que lindo esse carinho que você tem com a Itália e com o Brasil! Parece que você pega no colo e acalenta! Muito bom ouvir você falando da cultura italiana! Grazie mille!!!
Nossa, muito obrigado, Priscila, que bela mensagem! Me motiva a continuar esse trabalho que amo tanto! Un abbraccio!!
Como vc é educado e sensato. Mais um inscrito. Abraço
Vdd
EmboRa sendo deficiente estou contente
Sou de Mogi das cruzes
Não vou pra Itália nunca devido um acidente não. Posso viajar nunca
Eu adorei eu gosto no acidente perdi meu biso e vó
Olá Darius. Quando viajei à Itália percebi essa diferença entre os italianos das regiões. No Sul, por exemplo, onde encontrei os Italianos que mais se parecem com essa imagem do italiano que gesticula e fala alto, foi na Calábria e um pouco em Napoli também. Já em Roma e no norte da Italia, eles estão muito mais para imagem que fazemos dos Europeus. Suas dicas são muito importantes para quem vai viajar para a Italia pela primeira vez. Abraços
Ivone, me desculpe, não havia visto a sua mensagem! =) Obrigado por compartilhar a sua experiência aqui conosco! Um abraço!!!
Ivone, já assistiu o filme Benvenuti al sud? É super divertido e tem esse tema do pessoal do Norte e do Sul. Tinha o filme completo aqui no TH-cam, mas fui procurar para te mostrar e você poder assistir, mas não achei mais! Devem ter tirado, mas se achar, assista!
@Telê Santana grazie del suggerimento!
Meus parabéns!! Excelente explanação. Disse tudo👏👏👏
A segurança é maior tbm. Conheci e adorei a Itälia! Estou em fase de reconhecimento da minha Cidadania !❤
Complimenti, sono italiano e vivo in Brasile da 7 anni.
Hai spiegato cose vere e non banali.
Grazie mille Agostino! Benvenuto nel canale!
sono completamente d'accordo sono brasiliano. ma amo gli italiani.
Dove abiti in Brasile?
Concordo com você, Darius. Minha nonna era de Pellezzano, província de Salerno. No ano passado, viajei pela Itália e fui conhecer meus parentes. Nunca tínhamos tido contato e foi como se sempre tivéssemos tido. Amei. E, devo te dizer, que me identifiquei muito mais com as pessoas do sul, até a altura de Roma. Mas, de modo geral, trouxe a Itália no meu coração.
Obrigado pela mensagem, Rosely! Fico muito feliz em saber que sua estadia na Itália foi marcante! Um abraço!
Falou com maestria, respeito, clareza Darius. Muito boas suas colocações. As vezes em que fiquei na Itália fiquei no sul, Puglia. Cidade praiana Molfetta, deliciosa, bons amigos. De lá excursionava a outras regiões. Sempre bem tratada, mas de fato dá para notar diferença nas recepções, nos tratamentos das pessoas até com os próprios italianos. De todas as regiões que conheci, a maior diferença senti em Napolis. Em nada me desagradei, nas achei interessante.
Olá, Anacris Aquino! Interessante suas observações. Eu tenho interesse em breve conhecer Napoli por conta da cidade subterrânea, sou apaixonada por museus etc... Vc fala que em Napoli percebeu mais diferença, quais diferenças? Se puder explicar melhor ...
@@rosaagua7792 eles são mais objetivos, mais diretos. Têm um trânsito bem nervoso rsss(😬🤭🤭🤭)
Embora tenha encontrado pessoas excelentes, meu senso observatório distinguiu isto.
@@rosaagua7792 olhar o Vesúvio sentada frente a ele é fascinante, emociona. A cabeça fica a mil, é belo.
O trânsito é mais agitado que São Paulo, mais que Roma rss
Desejo que você faça uma viagem feliz e próspera, tenha o melhor!!
@@anacrisaquino7412 ah tá, entendi, não são de meias palavras, falam direto. O que talvez para nós seja uma forma ríspida, uma certa frieza de ser, né?
@@anacrisaquino7412 meu Deus, se o trânsito é mais frenético do que o Sampa, deve ser um turbilhão. Estive em Sampa muitas vezes e o frenesi da Paulista realmente é uma coisa! Mas o trânsito no Rio tbm é intenso, estressante, engarrafado, barulhento... 🤦🏾♀️
E sim, quero muito ter essa sensação de olhar pro Vesúvio por muitas horas. Tenho certeza que em breve estarei lá perto.
Obrigada pela explicação! 😊
É questão de ter um pouquinho de pé no chão e saber que não se pode concluir uma opinião sem experimentar pessoalmente, com sensatez e inteligência. Sem se apegar a estereótipos, sejam eles positivos ou negativos. Muito bom o vídeo.
Comentários e orientações muito pertinentes. Parabéns !
Obrogado pela mensagem Livia!
Olá Darius! Eu me tornei uma seguidora de vocês. Tenho uma distante hereditariedade italiana. Meu tataravô, pelo lado da minha mãe veio de Napoli para o Brasil, mas, mesmo distante eu sinto isso muito forte em mim. Estive em Milão e Verona, e posso te dizer que foi muito agradável. Não procurei encontrar o paraíso lá, mas sim observar a cultura, as diferenças, pois é isso que aprecio quando viajo. Muito obrigada pelas dicas, os ensinamentos. Vocês são 10!!
Ciao caro! Ottimo video, complimenti.
Trabalhei com Italianos durante 3 anos, nós (Brasileiros) e eles temos muito em comum, por incrível que pareça.
Demoram um pouco para pegar confiança, porém depois que conseguimos conquistar a confiança deles, são pessoas maravilhosas.
Adorei o canal, sou bisneta de Italiano e tenho fascinação por este país. Parabéns, sua fluência na língua é muito boa!
Grazie, Andressa, benvenuta nel canale!
Scusami, non avevo visto il tuo messaggio! =)
Quem não contratou ainda, vá sem medo. Pesquisei vários cursos de italiano online, e contratei a Italica. Simplesmente diferente. Posso afirmar que é o melhor e mais completo! Super recomendo.
Olá Darius! Sempre muito bom escutar suas colocações! Já estive 2 vezes na Itália e voltaria muitas vezes! Lindo país! Abço
eu vivi isso tudo na italia. durmir depois do almoço, todos em volta da mesa no almoço a familia etc. eu amei a Sicilia chorei muito quando fui embora morei com italianos numa predio de 3 andares que era da mesma familia eu vivi o amor e cuidado de uma familia italiana de verdade. Eles so faltavam adivinhar meus pensamentos. eu amo os italianos mesmo nao conhecendo a mim de cara eu sei que nao sao como nós que de cara faz amizade mas sao pessoas otimas.
Scusami, Rodrigo, ho visto solo adesso il tuo messaggio... Grazie per aver condiviso la tua esperienza! Un caro saluto
Me inscrevi para fazer seu curso. Estudo italiano há dois anos, leio bem, entendo bem, mas falar ...rsss eu travo mesmo. Não tenho nada de italiano, nenhuma descendência, mas simplesmente amo a Itália e a língua italiana. Já fui 4 vezes para a Itália e quero voltar muitas outras vezes. Parabéns pelo seu trabalho belíssimo. Vou aprender muitoi com você. Abbraccio e grazie mille.
Olá, sou de Fortaleza, aqui tem sempre Italianos de férias. Tenho uma amiga que mora em Modena, fiquei 35 dias lá, foi muitos bom, achei os vizinhos e até vendedores de lojas muito fechados! Visitei Roma, Veneza e quero voltar pra conhecer o Sul, que inclusive lá no norte onde eu estive eles realmente não falam bem do Sul, acho que é um preconceito tipo nordeste e sul do Brasil.
Você aborda de um jeito muito agradável de ouvir.
Olá Darius, excelente vídeo para quem, como eu, está pensando em conhecer melhor um país a partir de seus costumes. Muito obrigado pelo serviço prestado. Desde que recebi uma indicação de uma pessoa do Centro Cultural Italiano de SP e decidi me inscrever no canal, tenho encontrado algumas belas surpresas a cada dia.
Darius, to "chegando" no Italica faz pouco e amando... ja assiti outros tantos videos, mas esse em especial, fala com tanta propriedade...Estive algumas vezes por la, mas nesta ultima tivemos uma experiencia muito especial, a qual vc fala lindamente neste video. De valores. E foi exatamente o que me fez suspirar e estar aqui com vcs, buscando aprender sobre lingua e cultura italiana. Super obrigada, muita sorte e vida longa a vc e toda equipe Italica
Darius, obrigado pela clareza das suas colocações. Sou ítalo-brasiliano, meu avô era da região "Abruzzo". Tenho amigos na Puglia, na Lombardia e também na Trentina (Dolomita de Brenta) . De fato, é bem evidente o comportamento das pessoas de cada região. Me piace la Puglia. Abraço. Em tempo: Das regiões italianas só não estive na Sardegna e Friuli. Espero um dia passar por lá.
Obrigado pela mensagem, Francisco! Pois é, a Itália é pequena mas tem muitas realidades diferentes... espero que consiga conhecer essas duas regiões que faltam!! Um abraço!!
Darius , esse depoimento è super veridico, mas costumo comparar com os brasileiros que aqui chegam que são vistos TODOS da mesma forma , Brasileiro e ponto, sem conseguirem entender as diferenças entre as regiões, estados do Brasil! adorei…
Gosto muito de suas dicas/observações hehehehe vejo muitos descendentes de italianos no Brasil tratando a Itália como uma única cultura e quase como uma Shangri-La
... e depois se frustram muito quando vão visitar. Sempre que posso alerto, mas nem sempre dá certo. Enfim, obrigada por fazer sua parte!
Adorei esse seu primeiro vídeo e concordo totalmente, já conhecia a Itália como turista e agora vivo no sul há um ano. É exatamente o que eu sinto, o sul é meu Brasil na Itália, mas nunca me senti frustrada, muito pelo contrário, amo os pequenos prazeres daqui e realmente são a grande riqueza desse povo, saber viver bem e saber comer bem.
Grazie per il commento Aline! Um abraço da equipe Italica diretamente do Brasil para a Itália! =)
@@ITALICA Abbraccio!
Nossa, gostei demais do vídeo. Não discordo em nada, vc foi perfeito. Como é estressante a gente conversar com pessoas que tem uma visão romantizada da Itália. Poucas pessoas falam sobre esse aspecto, talvez, pelo fato de trabalharem com turismo e acaba gerando conflito de interesse. Parabéns. Para quem estuda cultura italiana isso é fundamental. Um grande abraço.
Obrigado pela mensagem Flavio! Um forte abraço!
Olá Darius! Sou descendente de italianos e sempre considerei minha futura ida à Itália como a viagem da minha vida. Agora, com 30 anos, comecei a planejar este meu sonho de conhecer minha terra me deparei com a mesma sensação que você descreveu no vídeo. Existia essa sensação de fascinação e encanto (ainda há), mas ela foi ficando mais racional assim que comecei a analisar a viagem com os olhos de uma turista-viajante. Bom, continuo planejando a viagem, pretendo fazer aulas da língua (com vocês da Italica) e toda dica é sempre bem-vinda! Parabéns pelo vídeo!
Obrigado pela mensagem! Será um prazer ter você conosco no L'italiano essenziale e te ajudar a realizar esse sonho! Um abraço! A presto!
Adorando os videos do seu canal, nao sou descente, nao estou estudando a lingua(apesar de me interessar), mas acho bem didatico o conteudo deste canal.Parabens!
Olá Darius, obrigada por este carinho e cuidado de passar aos seguidores estes aspectos importantes q só nos ajudam...Mas estas diferenças não são somente na Itália, e universal,mas enfim temos q aprender a conviver cm estes detalhes, superar e fazer de tudo um aprendizado..Mas a Itália é bella, fascinante, melhor ve la cm os olhos do coração...Um abraço😍
Os italianos são sempre formais quando conhece alguém e eu concordo com este comportamento pq no mundo de hoje não sabemos quem são as pessoas. As vezes um casal convive há anos e não se conhece, imagina uma pessoa que a outra está apresentando?
Até que outro se mostre digno de confiança será observado, analisado.
Todos na Itália não são ricos e trabalho para um estrangeiro é muito difícil. Ouvi muito que os italianos em termos de uma vaga de trabalho dão prioridades a seus patrícios e descendentes para depois darem oportunidade para um estrangeiro e, é verdade. Em raros casos uma pessoa formada exercerá a mesma profissão.
O sistema italiano proporciona qualidade de vida! Se pensar que ir pra lá ficará milionário, esquece. Vá na humildade pensando em trabalho digno e viver em um país que te proporcionará bem estar! Conte com Deus pra te abençoar com bons amigos e fique sempre desconfiados dos próprios brasileiros e não confie em estrangeiros. Enfim, desconfie de todos.
E siga as orientações do rapaz do vídeo, o que ele fala é fato.
Obs.: Morei no norte!!!! Resolvi retornar para não prejudicar a família italojaponesa que me acolheu no momento que passava por dificuldades por não ter a cidadania. Penso um dia em retornar para visitar e conhecer a cidade que um dia vivi em uma das minhas encarnações.
Adorei o vídeo, reflexões sensatas e apresentadas de uma maneira ótima!
Professor muito obrigado vc nos ajuda a ter noção do que é a Itália eu sou neto e bisneto vou fazer as aulas espero conseguir forte abraço muito obrigado
Você é muito educado e se expressa muito bem!!!
Obg Darius, a seriedade com que vc trata os mais simples assuntos, é que me faz admirar seu canal grazie belo pelos esclarecimentos.
Me desculpe, Sueli! Não havia visto a sua mensagem! =) Muito obrigado pela mensagem, um forte abraço!
Adorei o video e a clareza de como você abordou os assuntos mais delicados.
Parabéns, esclarecedoras as suas explicações sobre a Itália. Tenho parentes brasileiros, os quais, residem nesse país. Pretendo ir conhecer no próximo ano (2019). Grazie.
Muito bom.. cultura nunca é demais. obrigada
Darius, parabéns!!! perfeita suas dicas!! muito obrigado! abraço.
São duas lições juntas: de Português e de Italiano, além da Cultura. É bom ver nosso idioma também respeitado. Pretendo ser uma aluna assídua. Parabéns e obrigada!
Buongiorno!
Outra coisa oportuna é a questão do cumprimento das leis.
As multas ao apanharmos um trem de uma classe diferente daqui compramos o bilhete, entre outras coisas. Na Itália não tem o "deixar pra lá"...ou cumpre ou é passível de multa.
Acho que a unificação relativamente tardia da Itália na figura do rei Vitor Emanuel ( em certas comparações históricas, 1860/1861 é "pouco tempo") ajuda a consolidar esse senso de municipalidade. O Brasil, para o bem e para o mal, mesmo nos tempos coloniais foi pensado mais unitariamente, ainda que houvesse algumas tentativas de secessão.
De todo modo, excelente vídeo e excelente canal, continuem o grande trabalho que fazem. Não tenho ascendência italiana ( portugueses e libaneses aqui) , mas me interesso muito em conhecer a Itália.
Un abraccio!
Caro Darius !! Tenho assistido muitos dos seus vídeos...Parabéns pela qualidade e utilidade! Por grande coincidência, minha família é de uma cidadezinha vizinha de Picerno, a cidade de Tito. Contudo o sobrenome da minha família é Picerni. Espero, ainda este ano, conhecer essas cidades, pois estarei na Itália para fazer o reconhecimento da minha cidadania. Forte Abraço
Me desculpe, Marcus, não havia visto a sua mensagem! =) Puxa, e acredita que uma parte da nossa família tem o sobrenome "Tito"? Que coincidência ahahah.... um abraço para você também, boa sorte nos projetos!!
Boa noite Darius! Obrigado pelas informações foram úteis. Acabei de me inscrever no canal. Sucesso.
Buongiorno Darius! Grazie per parlare tanti curiosità l 'importante " di questo paese!Grazie per tutti!
Muito bom, sempre calmo e extremamente esclarecedor. Você ama o que faz 👏👏👏
É muito bom rever esse vídeo... foi o primeiro que eu vi do canal Itálica. Grande abraço!
Parabéns ao canal, a tempo venho acompanhando seus vídeos , estou fazendo a cidadania italiana, esse ano vou Itália, essa "Rivalidade" e preconceito entre Norte e sul é grande, meu avô é de Avellino e casou com minha avó de Treviso aqui no Brasil, e existe uma richa entre minhas duas famílias aqui.
Abcs
Tudo sobre Tudo obrigado pela participaçao! Infelizmente essa e uma realidade que muitas vezes ultrapassou as fronteiras da Itália e chegou até aqui. Esperamos que com o tempo (e muita educação) essas diferenças acabem! Sucesso no seu processo de cidadania, precisando de algo estamos à disposição!
Você é tão claro! Amei!!
Muito bom seus esclarecimentos sobre a cultura italiana e como as pessoas são diferentes nas diversas regiões. Já me inscrevi na segunda Settimana Italica e estou ansiosa para aprender bastante sobre a cultura e língua desse belo país.
Obrigado, Leonete! Me desculpe, não havia visto a sua mensagem! =)
Excelentes reflexões, Darius.
Adorei as dicas, pois muito se fala em ir embora e pouco se diz no q se refere a realidade... e da minha parte é o que mais busco! Se puder por fvr compartilhe mais :)
Olá! Sei que faz tempo que o video foi postado, mas gostei muito do enfoque dado a vida na Itália. Estive em Roma, Firenze Veneza a cerca de 2 anos e o que vi foi uma questão social muito deprimente com muitos imigrantes em situação de pobreza, cercando os turistas e sendo reprimidos pela polícia. Me senti em São Paulo.:-(
Morei na Itália por pouco tempo e amei (Milão), as cidades de um modo geral são as mesmas ,ou seja," os indivíduos transitam em um espaço comum",se há respeito pelos costumes e pelo espaço a experiência torna-se mais acolhedora.Prof. Dárius, vc é muito elegante na forma como nos orienta na cultura italiana,obrigada.
Muito pertinentes essas considerações... Grazie mille!!
Gosto muito dos seus videos, estive na Italia, em varias regiões, somente em Arezzo senti que os italinos são simpáticos, ... Em Milão tive o desprazer de entrar em uma loja para comprar um boné que um amigo pediu (ADIDAS) mesmo com a mochila nas costas, passei pelo primeiro corredor e já fui abordada em menos de 2 minutos na loja me fizeram abrir a mochila, me acusaram de roubo (que estava nas costas, e em momento algum eu tinha tido contato com ela) fui uma das piores coisas que aconteceu comigo... chorei de vergonha, ... mais vida seguiu.. mais é um lugar que me deixou péssimas lembranças...
Sinto muito Silvana! Espero que possa ter uma nova experiência e que seja melhor! Muitos italianos são tão acolhedores quanto os brasileiros! um abraço!
gostaria de deixar aqui uma dica: eu aprendi o italiano muito rapidamente com as musicas, ouvindo muito audio, e claro praticando com quem falava ou era nativo eu preferia os nativos. Eu falava tudo errado mas mesmo assim falava assim mesmo.
Acredito que, na parte norte, por fazer divisa com países mais frios e de cultura diferente, como a Áustria, as coisas são mais organizadas.
Boa noite Darius,acompanho seus vídeos a bastante tempo mas so agora assisti esse de mais de um ano e foi interessante o assunto.Eu sempre tive paixão pela Itália inclusive estou aprendendo a língua.Estou quase podendo fazer uma viagem a esse país,me dá uma dica,qual é melhor lugar para se visitar a primeira vez,Roma ou uma cidade mais para o Sul.
Oi Paulo! Que legal que irá para a Itália, com certeza vai gostar muito. Olha, depende, nesse caso é difícil aconselhar... se gosta de história não pode deixar de ver Roma... se gosta de natureza, lugares mais tranquilos, vá a alguma cidade do sul... pesquise com calma e com certeza você fará um bom roteiro de acordo com os seus gostos pessoais! Um abraço!
Oi Dario, sou fã do seu canal e estou sempre de olho nas suas dicas. Estou na reta final de traduzir os meus documentos e depois apostilar. Acredito que mais um mês estarei de mudança ou para Potenza ou para Tito, cidade do meu bisavô. Um grande abraço e grato pelas dicas.
Sou filha de napolitanos e entendo muito bem o que você está falando. Meus pais se consideravam napolitanos e não italianos.
Essa percepção é fundamental. Evita muita saia justa.
Ótima reflexão sobre o assunto, Darius!!! Concordo com o que você explicou sobre a expectativa X realidade. Um vídeo com informações reais sobre o assunto que já discutimos tanto, não é mesmo?! ;) Baci a tutti!
Bom dia!
Achei muito legal quando falou sobre cidadania.
Sobre este assunto:
Meu avô veio da Itália e consta na certidão de casamento dele, Província de Pezare, Reino da Itália, nascido em 13/04/1897.
Como faço para localizar está província?
Conhece algum meio menos custoso para solicitar a cidadania?
Esses vlogs são muito legais Grazie mille mister 👏👏👏👏
Amei os esclarecimentos, vc é melhor
Nossa .. muito legal suas dicas sobre as regioes Sul e Norte .. Estou indo morara na Italia , a principio em Roma justamente pro nao conhcere a cultura das regioes . Agora com teu viceo , acho que irei gostar mais do Sul tambem ! Grazie
Olá, Maiza! Me desculpe, não havia visto a sua mensagem! E aí, está curtindo a Itália?
Como é educado, simpático e bonito... Mais um inscrito!
Moro bem perto da cidade do seu avô, já estive lá !
Che bello, Gilse! È una regione bellissima, vero?? =)
Adoro seus vídeos está de parabéns suas aulas e suas dicas 👏👏👏👏
Me desculpe, não havia visto a sua mensagem! =) Obrigado, Roseli!!
Excelente informações, Parabéns
Puxa vice falou tudo eu vi esse seu vídeo no Brasil e agora moro no sul da Itália é sei que é tudo assim como vc falou .parabens
Obrigado Rita! Um abraço!
Obg meu querido pelas orientaçoes, mt bom trabalho, abraccio de Brasile 👏👏❤👐👐
Grazie!
Nossa que lugar lindo. Onde vc está!!!!!
Adoro o comprometimento dos vídeos e palestras de ITALICA.
Gosto muito das suas aulas.
Muito legais esses pontos em que você tocou para que possamos refletir.
Obrigiado pela mensagem meu amigo, não consegui responder antes, me desculpe... um abraço!
Amei vc falar desse assunto.
Eu já brinquei com essa história de máfia mas agora vejo que não é legal .
Estive aí é vi que os italianos não tem tanta maldade com o aqui no Brasil.
Tudo que eu queria saber. Eu amo Itália pelos seus conteúdos historicos principalmente.Mas suas belezas é impressionantes
Ciao Prof. Darius. Gostei muito deste vídeo. Grazie pelas dicas. A Presto !!!
Excelente vídeo. É como entrar na casa de alguém que não te conhece, e ter respeito ...
Perfecto, professore. L'Itália sempre in nostro cuore. Viva la diferenza, ma viva anche aquelo che no fa símile.🇮🇪🇮🇪😁
Bom pra quem chega na Italia entende logo que qualidade de vida não é morar em condomínio fechado com piscina e academia .
Importante suas dicas , grazie mille
Ciao Darius! Vou começar os estudos na língua italiana, que acho belíssima. Tenho uma curiosidade mais demográfica/social sobre a Itália. No próprio Brasil, de povo tão miscigenado, têm-se um mito de democracia racial, quando sabemos que não é bem assim. Gostaria de saber como o povo italiano lida com as diferentes etnias, como com o negro, o próprio brasileiro... Grazie!
Me desculpe, Gustavo, não havia visto a sua mensagem! =) Na Itália é meio que "cada um na sua", as pessoas são um pouco fechadas em seu circulo familiar e de amigos... mas isso não é só com o estrangeiro. Desconhecidos em geral, pessoas de outras cidades e regiões. Mas gostaria de reforçar que isso é apenas uma impressão geral, há diversas realidades na Itália! Um abraço!
Cara... Estou vivendo isso agora. É exatamente isso. Estou no extremo Sul da Itália, uma cidade pequena - Brindisi... O povo praticamente pára a tarde. Tem até uma regra aqui no condomínio que é tipo uma lei do silêncio entre às 14 e as 16:30h. O comércio fecha das 13 às 17h. Depois volta e fica até 20:30. Fora a cultura local com suas caraterísticas, realmente é como se estivéssemos no Brasil. Só que, claro, no centro da cidade tem a parte mais histórica e é lindo. O povo até é atencioso, mas nada parecido com o que romantizamos no Brasil.
obrigado por compartilhar sua experiência, Marilí!
Muito bom! Não perco seus vídeos por nada!
Belíssimo video!
Ciao Darius ...Sono ORFEO Roberto, sono nipote di ORFEO Gennaro, nato a Pozzuoli ...Bravo è tuo lavoro... Grazie mile per tutta la informazzione
Obrigada pelas informações. O vídeo está ótimo.
Moro no sul, e concordo com tudo que disse, de muito bom senso o video. Sou de Atibaia tambem e estou adorando os videos. Grazie :)
Oi Karol, que legal!!! Onde você mora?? Desculpe, não consegui responder antes!
sorrento, conhece?
Passei por lá! Lindo lugar!
Oi amigo eu moro Maceió Alagoas eu estava assistindo seus vídeos tudo isso é certo que você está falando no Brasil é uma coisa e aí é outra eu tiro por mim que eu vejo muitas coisas e eu fico pensando a mim mesmo sem ter conhecimento aí um beijo amigo um abraço fica com Deus tudo de bom para você
Obrigado meu amigo, pelo seu testemunho... um abraço para você também!!
Adorei esse video. Meus antepassados são de Potenza Picena, Macerata.
Adorei, muito bem explicado.
Obrigado, Marisa! Me desculpe, não havia visto a sua mensagem! =)
emocionei, a cidade do meu avô é Comune di TITO, na provincia di Potenza, na Basilicata...
Super legal esse video!!!!
excelente vídeo. parabéns
Excelente explicação gostei
Me desculpe, não havia visto a sua mensagem! =) Obrigado, Alexandre!