Comunismo, historiadores e consequências | Eric Hobsbawm
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024
- Quer assistir as aulas do evento sobre Eric Hobsbawm? Acesse o instagram abaixo e fique de olho.
*Repito: as aulas ocorrerão ao vivo nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro.
www.instagram....
Use o código: HISTORIA5 nas lojas abaixo e ganhe desconto:
videeditorial....
editorasetimos...
ecclesiae.com.br/
kirion.com.br/
Todo escritor é um homem seu tempo. Hosbsbawm não se coloca como a única voz mas faz uma importante leitura dos eventos que se propõe escrever e escreve com maestria. Nenhuma obra é perfeita e quem o analisa criticamente precisa deixar sua própria macrovisão de lado, para ser justo. Por outro lado Scruton (conservador fiel) tem sua visão própria.
Excelente!!
Obrigado 😃
Toda interpretação traz em si uma visão subjetiva ou objetiva; como tu mesmo dissestes só o criador tem uma visão totalmente imparcial...
Um grande abraço!!!
Abraço!
Muito bom. Meu interesse pela História veio bastante tardiamente, mas seus vídeos me ajudam, se não a recuperar o tempo, pelo menos a não perdê-lo. Obrigada.
Fico feliz em ajudar
Boa analise professor, achei bem imparcial dando atenção ao tema do video e não as opiniões contrarias as suas do autor. 👏🏼
Muito obrigado
Bom dia, obrigada pela.informaçao
Vc poderia me fazer um favor indicar historiadores sérios que falam sobre o período moderno, o período pos idade media. Séculos XVII, XVIII e ixi?
Desde já agradeço.
Acabei de ler o prefácio(Era dos extremos) e vim pela entrevista. Mas me surpreendi positivamente com sua análise. Muito bom seu trabalho. + 1 insncrito.
obrigado!
Parabéns, Excelente vídeo.
Obrigado
perfeito! adorei seu video e canal!
Muito obrigado
OPA, voce ja leu a pequena citação que scruton faz de hobs, em seu livro pensadores da nova esquerda ?
Muito bom. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sherlock Holmes em 2024 🤯
Eu sou aluno de letras inglês, mas estudo a história de forma independente e já li "A Era dos Extremos" de Eric Hobsbawn, eu tive a mesma que você, professor.
Para mim, parecia mais uma leitura do século XX pelos olhos de um jornalista qualquer que decidiu escrever sobre os maiores eventos do século, mas sem utilizar de fontes adequadas, é como um recorte pessoal de alguém do que foi o século XX para tal pessoa do que necessariamente a realidade.
É isso aí
@ Até hoje, eu não entendo como Hobsbawn, não consegue reconhecer os erros da Revolução Russa de 1917 e sequer se preocupa em debater as consequências deste evento.
@@baronfangerus A única consequência que ele fala é positiva: obrigou os países capitalistas a fomentarem políticas sociais para evitar a revolução dentro de seus quintais. Mas isto é muito vago. No tempo de faculdade eu adorava o Hobsbawm. Depois percebi que a minha admiração era pela elegância dele. De fato, ele era um homem elegante. Mas ser elegante e defender ideias indefensáveis não adianta muito. Adianta para quem é muito jovem. Depois de certa idade a gente aprende a depurar os autores. Hoje eu não consigo mais ler nenhum livro dele. São bem escritos, mas não passam sinceridade. Dá a impressão que ele está escondendo algo, enfeita o estilo para nos enganar "elegantemente".
@@MarceneiroHesiodico Obrigado pela resposta e ponto de vista, MarceneiroHesiodico!
Então, já faz um tempo longo que já esse livro em questão, mas o que te tirei de aprendizado dele foi que tudo o que Eric apontou foi mais como um recorte de revista das revoluções do século XX, ele mal focou em propor um debate reflexivo com o leitor sobre as consequências de duas guerras mundiais, a revolução russa em 1917, a divisão geopolítica por conta da guerra fria e entre outros eventos.
Eu achei legal a parte das pautas sociais, mas foi que mencionado sem tanta ênfase que não vi isso desta forma.
Eu não sou da área de História, mas de Língua Inglesa e sempre que posso amo fuçar alguma coisa na área da História.
Sucesso e abraços!
Perfeito.
Excelente. Ansioso por assistir as aulas.
Te espero lá
Não tem como, sempre vamos ter viés nas nossas escolhas, não há imparcialidade. Foda é ter que ler historiadores dos quais não tenho afinidade, por questões políticas ou sociais, mas é necessário. Nem o Leopold von Ranke, com sua metodologia imparcial, consegui ser imparcial. Aliás, excelente conteúdo quem você faz, meus parabéns.
Muito obrigado
Daniel Yergin, Ayn Rand, John Ridpath, Carl Snyder, etc.
Viva o capitalismo.
Viva a um sistema que só no século XIX matou mais de 60 milhões de pessoas kk
Viva a um sistema que só no século XIX acabou com 60 milhões de vidas.
Bela análise!
Então não existe verdades históricas e sim pontos de vistas a partir do indivíduo??
Claro que existe.
show
Ou ideológico mesmo .
Valeu!
Valeu
Pouco que conheço ele já percebi que provavelmente ele distorceu a história narrada pela cosmo visão dele .
Em vários aspectos, sim.
Ele rompeu com partido comunista por causa do stalinismo , era marxista , mas não um fundamentalista . Escrevou bons livros , 📚 preveu a ascensão da extrema direita no mundo . 😅 O Fergusson realmente é o otimista não tem a mesma gana de denunciar as mazelas do capital
Mentira. Ele defendeu o genocídio de 20 milhões de pessoas pelo esquerdista Stalin
As indicações sobre o livro , é pq a muito a esquerda vem dominando a área da educação e comunicação . Então nada mais justo que citações de autores sobre .
Quanto ao ponto de vista
Olavo é contra qualquer tipo de autoritarismo , ele " lutou " contra o regime militar , e depois se voltou para a luta conta a esquerda , o que fez com que muitos o admirasse por isso . Mas creio que hoje se o ex presidente tivesse feito outro regime , pois era do meio militar e Olavo criticasse , iria ser difamado por todos que o " amam " nos dias de hoje .
Prefiro analisar o homem para entender a sua obra: ignorado pelo Pai, órfão muito jovem, aparência física muito peculiar.