ZERO defeitoooooos!!! Eu agradeço muito a Globalização Informacional pela possibilidade de ter acesso a um professor e aulas tão impecáveis e didáticas!! Sucesso sempre!!
@@aylaottaviano6262 Olá, pras matérias eu faço cursinho. Agr pra redação, tenho pegado as dicas do vídeo e pondo em prática, pega os temas das últimas provas da Vunesp, e produz redações.
Eu fiz essa prova, e fiz uma redação afirmando que o carro não será o novo cigarro, ressaltando as vantagens do carro em relação à suas alternativas, e recebi uma nota de 760(76% da nota máxima), que eu considerei baixa. O meu ponto foi o seguinte: a industria automobilística movimenta direta e indiretamente milhões de postos de serviços espalhados pelo mundo todo, e o cigarro é um artigo supérfluo, que pode ser dispensado sem grandes consequências, ao passo que o carro é ferramenta enorme utilidade para muitas pessoas, além de fornecer conforto, privacidade e agilidade no deslocamento, sendo muitas vezes indispensáveis. Assim seria uma enorme infantilidade considerar o carro o novo cigarro. Fiquei triste de ver que um dos critérios da vunesp foi o de falar dos aspectos negativos do cigarro e do carro, pois isso acarreta que eles desejavam uma resposta definida para a pergunta tema, ou seja, que sim o carro será o novo cigarro.
Oi, Denis, tudo bem? Pelo que sei, se vc falasse da percepção negativa do carro ou do cigarro, estaria valendo (não precisava ser dos dois). Em tese, a sua resposta seria, sim, possível. Pode ter havido algum problema com a forma com que vc colocou essas ideias. Não estou querendo defender a banca da Vunesp em si, mas, pelo que sei, se essa sua resposta estivesse bem elaborada, poderia valer a nota máxima. Vc tem o espelho dela? Se quiser, pode me enviar, no online@palavrizar.com.br que dou uma olhada e vejo o que de fato aconteceu...
Concordo com a sua tese! São perspectivas negativas, mas não necessariamente sinônimas. Pra defender os carros eu mencionaria o investimento e fabricação de veículos híbridos, por exemplo. O próprio transporte público tem. Poucos, mas tem.
Pra quem está treinando o modelo redação do ENEM, assim como eu, sente uma estranheza ao ver essa redação. Os parágrafos argumentativos não tem tem diferença. Entretanto, a introdução e a conclusão segue um caminho bem diferente do que vemos nos modelos ENEM. Na conclusão não temos a proposta de intervenção. Obs: "OLHA O TAMANHO DESSA INTRODUÇÃO" KKKKKKKKKK Excelente vídeo e ótimas dicas. Vou prestar Santa Casa então partiu treinar modelo Vunesp.
Excelente conteúdo!!! Muito obrigada pelos vídeos à equipe e ao professor!!
Também tive a mesma impressão lendo as redações.. de que não são impossíveis! Geralmente a gente tem em mente que pra ser uma redação excelente precisa ter repertórios super diferentes e complexos, e essas redações mostraram justamente o contrário! É bom demais termos isso como exemplo! E só uma pergunta.. professor, como exatamente o(a) candidato(a) poderia ter desenvolvido mais a respeito do cigarro associado à elegância? Ele(a) teria que explicar.. dar um exemplo..?
Valeu pelo elogio e pela participação, como sempre! Para provar a questão da elegância, acredito que um simples exemplo, como dizer que em filmes antigos cigarro era associado a 'glamour', bastaria. Não seria algo complexo de se fazer e, inclusive por isso, acredito que essa lacuna foi 'perdoada'.
Estou adorando seus vídeos❤❤❤. Desde sempre tive muita dificuldade em escrever redações😢😢. Alguém pode estar corrigindo duas redações minhas por favor ou indicar um site ou aplicativo que corrigia 100% gratuito😅😊
Oi Isabela!! A equipe Palavrizar fica muito contente que nossos conteúdos estejam te ajudando! Estamos rumo aos 20mil inscritos então compartilhe nossos vídeos a quem possa interessar!
O "nós" é permitido. "Se nós imaginarmos" "Voltemos nós" Futuro do subjuntivo e imperativo afirmativo, respectivamente. Professor, me corrija se eu estiver errada.
Professor, eu poderia enxergar o tema - O carro será o novo cigarro? - como um problema? E nos argumentos usar 2 causas desse problema? Ou esse tema não cabe um desenvolvimento desse?
Bianca, não sei se entendi. O carro ser o novo cigarro seria o problema? Se for isso mesmo, não faz muito sentido. Em um tema assim, o esperado é vc responder se sim ou não e, principalmente, justificar sua resposta. Ajudei???
Ótimo vídeo, como sempre, professor, muito obrigado. Sobre esse tipo de redação, surge um questionamento: e se eu for contra o "viés" da banca? Poderia ser penalizado? Nesse caso, se eu defendesse o uso de carro e de cigarro? Mesmo que eu apresente argumentos sólidos não será válido? Tenho que entregar em breve uma redação sobre flexibilização das leis de trânsito. Eu, particularmente, acho isso incrível, já li uns textos que mostravam bons argumentos a favor da flexibilização, mas os textos motivadores claramente levam a entender que isso seja ruim. E aí? Como lidar? Devo seguir minha consciência (ou coração, talvez) e polemizar ou tentar seguir uma ideia que eu não concordo mas que será mais fácil de trabalhar e argumentar? Desde já, obrigado!
Olá, João Pedro, tudo bem? Talvez vc não tenha entendido exatamente o que pede esse tema. A pergunta não era se o carro e o cigarro são positivos, mas é dado que o cigarro, hoje tem uma percepção negativa. Isso não significa que vc não possa fumar, ou achar que fumar é legal/bom/certo. Mas é importante vc perceber que essa não é a percepção majoritária que a sociedade atual tem sobre esse ato. E a pergunta é se o carro passará a ter, da sociedade, não de você, uma percepção negativa no futuro. Sobre o tema, da flexibilização das leis de trânsito, eu não fiz nem vi o tema, então fica um pouco difícil responder, mas acredito que, se vc tiver de fato bons argumentos para defendê-la, em uma prova de vestibular, estaria ok. Mesmo assim, lembre-se de que vc terá a possibilidade de dizer que, embora haja alguns pontos negativos, de forma geral ela é positiva. Por fim, sobre seguir o mais fácil ou o 'seu coração', o que eu realmente penso é que se não tivermos, de fato, argumentos consistentes para defendermos um ponto de vista, é hora de revê-los. Se tivermos, e forem de fato consistentes, então bora defender o que vc realmente acredita.
Boa tarde! Wow!!! Copiei o segundo texto à mão, com minha menor letra, e deu 37 linhas 😭 Mas observei que repetiu 7vezes a palavra IDEAL, sendo 5x ideal, 1x ideais e 1x ideia. Como funciona a permissão de repetição de palavras?
O tema poderia ser abordado de outra maneira? Uma na qual o uso do carro é bastante útil e não perderá o prestígio no futuro, já que por sua vez as opções ecológicas na utilização de combustível renovável tem tido maior engajamento pelas produtoras de automóveis...
Professor, tudo bem colocar um fato e não apontar de onde saiu a informação? No texto 1 a pessoa falou sobre os apartamentos que foram vendidos..., Sempre que coloco um fato sem dizer a fonte, o curso que corrige minha redação coloca como "erro". (Inclusive, me arrependo todos os dias de assinar esse curso rsrs, ter minhas redações corrigidas por vc seria bem melhor).
Sobre colocar a fonte, eu recomendo que continue colocando sim... No entanto, é importante perceber que nesse texto há muitas outras qualidade que se sobrepõem a esse pequeno problema. E, se vc quiser, temos a nossa plataforma de correções. Não quer enviar uma para ver como fazemos?
prof, no caso da pessoa não ter falado de onde tirou tais fatos, tipo o da construção de ciclovias ou o de que as pessoas deixaram de comprar aptos sem garagem não é considerado ruim? no enem, por exemplo, não é bem visto, né?
Muito boa a redação, mas discordo do ponto de vista do autor quanto às vendas de apartamentos sem vagas: aqui na capital de São Paulo adquirir um imóvel sem vaga é sinônimo de perda financeira, desvalorização. Digo porque vivi isso ao comprar um apartamento. Tendo ou não um carro, a vaga conta muito. No mais, quero acreditar que todo o esforço do Poder Público construindo novas estações de metrô e fornecendo acesso a ciclovias e corredores de ônibus sirva para melhorar o transporte público e retraia - cada dia mais, as pessoas na utilização de carros.
No início da primeira redação, o primeiro verbo está conjugado na primeira pessoa do plural. Isso não é proibido em textos descritivos dissertativos argumentativos?
Não necessariamente, mas eu sugiro que sim. Explico-me melhor: na Vunesp, uma redação é corrigida em torno de dois a cinco minutos. Um dos critérios de correção envolve a questão de um projeto de texto claro e estratégico. Não colocar os argumentos na introdução faz com que o corretor, em 3 min, possa ter mais dificuldade para ver seu projeto. Então, colocar os argumentos na introdução é uma forma de correr menos riscos. Já na Fuvest, fazer uma redação por indução, que consiste nesse 'ir levando' o leitor até a tese, é aconselhável.
oi! tenho uma dúvida sobre a primeira redação, vejo que ela usou "ao imaginarmos" e "nossa mente", posso escrever dessa forma, na primeira pessoa do plural?
Mesmo os textos de apoio defendendo um ponto, eu posso ir pelo lado contrário? Por exemplo: os textos dizem q o carro é como o cigarro. Posso discordar?
Copiei essa redação numa folha. Minha letra é cursiva e bem pequena, deu 49 linhas. Com certeza essa não é uma redação verdadeira, e sim um modelo de redação.........
boa noite professor. achei a redação excelente, porém encontrei um problema: numa folha da VUNESP ela não cabe nas 32 linhas, é uma redação de 50 linhas... como fazer? grande abraço!
Essa redação é de um(a) candidato(a), que a escreveu na prova. Em outras palavras, coube. Provavelmente sua letra é bem maior que a dessa pessoa. Uma dica: quantas palavras há por linha no seu texto? Para uma prova de vestibular, com 30 linhas, espera-se algo entre 15 e 20 palavras por linha (contando todas as palavras, como os artigos e preposições - o, a, de, em...)
Professor, na redação da Vunesp, é necessário abordar os três tópicos presentes no tema. Porém, na introdução eu já tenho que falar dos três tópicos , ou posso falar dos três ao longo do desenvolvimento?
Professor, não sei se alguém já comentou aqui, mas há um erro de concordância em : "afinal, agora a consciência acerca dos males do fumo são inquestionáveis" (introdução).
São redações de verdade, então é como diz o filósofo: "treine a sua letra de cola na escola para que caiba tudo em sua redação" heheh Estamos rumo aos 20mil inscritos então se achar nosso conteúdo digno (hehehe), você pode se inscrever em nosso canal e compartilhar nossos vídeos a quem possa interessar!
professor, acredito estar um tanto desatualizada em relação a redações. Neste caso, o autor utilizou muito a 1ª pessoa do plural em alguns argumentos. Para dissertações não é ideal manter-se neutro utilizando sempre a 3° pessoa do discurso? A redação está perfeita, só este ponto que me causou dúvida.
As bancas da Vunesp e da Fuvest entendem que essa 1a pessoa do plural não tira a impessoalidade do texto (eu, particularmente, concordo com isso). No entanto, no ENEM, acho mais recomendável usar a 3a pessoa sempre.
@@Palavrizar Perfeita Explicação. Só mais uma dúvida neste aspecto, você citou a vunesp, fuvest e enem. Para concursos públicos da Vunesp, o entendimento é o mesmo que para os vestibulares? Gratidão.
Fiquei espantado como coube em 30 linhas. Acho a introdução um pouco grande.Mas o texto está mesmo excelente.
Letra pequena faz uma diferença incrível!!!!
@@Palavrizar ENTAO ESTAVA EXTREMAMENTE EXTREMAMENTE
EXTREMAMENTE PEQUENA 😂😂😂
ZERO defeitoooooos!!! Eu agradeço muito a Globalização Informacional pela possibilidade de ter acesso a um professor e aulas tão impecáveis e didáticas!! Sucesso sempre!!
Uau!!! Valeu demais pelo elogio e pela participação!!!
professor, você é perfeito, entenda
Hehehehe... fiquei até vermelho aqui!! Valeu pelo elogio!
Professor, gratidão pelas dicas. Passei nas primeiras posições do concurso da Vunesp, com uma das maiores notas em redação, suas aulas ajudaram muito.
👏🏻👏🏻👏🏻 que seu exemplo me arraste ! (Começando hj na redação pro concurso PMSP de abril )
@@wallacemartiniano4850 to na mesma que você, que material você tem usado p estudar?
@@aylaottaviano6262 Olá, pras matérias eu faço cursinho. Agr pra redação, tenho pegado as dicas do vídeo e pondo em prática, pega os temas das últimas provas da Vunesp, e produz redações.
@@wallacemartiniano4850 ah muito bacana. Vc vai prestar a prova em que cidade? É sua primeira vez tentando?
@@aylaottaviano6262 Primeira vez sim, vou prestar na Cidade de São Paulo. (Capital) E vc ?
Pareceu muito um artigo de alguma revista. Que lindo de ver!
Só eu que acho fofo/engraçado o fato de ele ler e mexer as mãos? Kkk
Fofo??? hehehhe
Então tá... vou tomar como um elogio!
Kkkkkk
Eu fiz essa prova, e fiz uma redação afirmando que o carro não será o novo cigarro, ressaltando as vantagens do carro em relação à suas alternativas, e recebi uma nota de 760(76% da nota máxima), que eu considerei baixa. O meu ponto foi o seguinte: a industria automobilística movimenta direta e indiretamente milhões de postos de serviços espalhados pelo mundo todo, e o cigarro é um artigo supérfluo, que pode ser dispensado sem grandes consequências, ao passo que o carro é ferramenta enorme utilidade para muitas pessoas, além de fornecer conforto, privacidade e agilidade no deslocamento, sendo muitas vezes indispensáveis. Assim seria uma enorme infantilidade considerar o carro o novo cigarro. Fiquei triste de ver que um dos critérios da vunesp foi o de falar dos aspectos negativos do cigarro e do carro, pois isso acarreta que eles desejavam uma resposta definida para a pergunta tema, ou seja, que sim o carro será o novo cigarro.
Oi, Denis, tudo bem?
Pelo que sei, se vc falasse da percepção negativa do carro ou do cigarro, estaria valendo (não precisava ser dos dois). Em tese, a sua resposta seria, sim, possível. Pode ter havido algum problema com a forma com que vc colocou essas ideias. Não estou querendo defender a banca da Vunesp em si, mas, pelo que sei, se essa sua resposta estivesse bem elaborada, poderia valer a nota máxima.
Vc tem o espelho dela? Se quiser, pode me enviar, no online@palavrizar.com.br que dou uma olhada e vejo o que de fato aconteceu...
Concordo com a sua tese! São perspectivas negativas, mas não necessariamente sinônimas. Pra defender os carros eu mencionaria o investimento e fabricação de veículos híbridos, por exemplo. O próprio transporte público tem. Poucos, mas tem.
Ambos setores movimentam bilhões durante o ano, logo não se pode dispensar o cigarro sem grandes consequências, talvez vá nesse sentido a sua nota.
Mais uma ótima análise! obrigada pela qualidade do vídeo e conteúdo! Sugestão de vídeo: mais conceitos e repertórios históricos/filosóficos etc!
Valeu pela participação. E sugestão anotada!!!
É o melhor canal de redação no youtube! Uma pena a plataforma ter parado de me notificar =(
Temos agora uma nova plataforma:
palavrizar.maestrus.com/palavrizar-online/
Sempre tenho dificuldade na redação, porém o senhor além de trazer ótimos exemplos, explica muito bem! Muito obrigada pela aula!
Esse professor é sensacional, mais um inscrito na luta pra conquistar meu lugarzim na BIO a unesp.
Muito obrigada professor pela clareza e esclarecimento.Vou fazer uma prova vunesp para professora e achei seu canal .Parabens....
Melhor canal sobre redações!
Pra quem está treinando o modelo redação do ENEM, assim como eu, sente uma estranheza ao ver essa redação. Os parágrafos argumentativos não tem tem diferença. Entretanto, a introdução e a conclusão segue um caminho bem diferente do que vemos nos modelos ENEM. Na conclusão não temos a proposta de intervenção.
Obs: "OLHA O TAMANHO DESSA INTRODUÇÃO" KKKKKKKKKK
Excelente vídeo e ótimas dicas. Vou prestar Santa Casa então partiu treinar modelo Vunesp.
Pois é, são praticamente dois gêneros textuais distintos.
E, se quiser, temos nossa plataforma de correção...
Estou tbm bem assustada com modelo , bem diferente do Enem .
@@Palavrizarmas isso é um texto corrido ? É errado fazer redação argumentativa com parágrafos ?
Eu estranhei o uso do "imaginarmos", "nossa mente", "fôssemos", etc.
@@katiasales2704ela quis dizer que a argumentação é parecida nos modelos enem e vunesp. O texto parece corrido, mas é por causa da formatação.
analisa uma da Vunesp que tenha refutação, por favooooor?!
Gostei da ideia!!! Vou procurar alguma!
Muito obrigada!!! Que vídeo incrível, me ajudou de vdd
Parabéns pelo dom de ensinar! ❤
Eu que agradeço
já chego no like!! professor ótimoooooo
Muito obrigada Professor!
Excelente aula! Ótima análise! Sensacional!
Achei essa redação bem diferente. Mas é muito boa
Graças a esse vídeo tirei 23 pontos na redação
Análise perfeita, professor!! Obrigada 💜💜
Eu que agradeço
Excelente vídeo!!! Sério! Sem palavras! Muito obrigado!
Que canal incrível!
Adorei a abordagem e discussão sobre a redação. Parabéns pelo canal !!! 👏🏼👏🏼👏🏼
trás mais redações da vunesp pfvvv
Excelente conteúdo!!! Muito obrigada pelos vídeos à equipe e ao professor!!
Também tive a mesma impressão lendo as redações.. de que não são impossíveis! Geralmente a gente tem em mente que pra ser uma redação excelente precisa ter repertórios super diferentes e complexos, e essas redações mostraram justamente o contrário! É bom demais termos isso como exemplo!
E só uma pergunta.. professor, como exatamente o(a) candidato(a) poderia ter desenvolvido mais a respeito do cigarro associado à elegância? Ele(a) teria que explicar.. dar um exemplo..?
Valeu pelo elogio e pela participação, como sempre!
Para provar a questão da elegância, acredito que um simples exemplo, como dizer que em filmes antigos cigarro era associado a 'glamour', bastaria. Não seria algo complexo de se fazer e, inclusive por isso, acredito que essa lacuna foi 'perdoada'.
@@Palavrizar Entendi!! 😊
Muito obrigado,me ajuda muito!! Parabéns!!
Valeu pela participação e pelo elogio!!!
muito bom vídeo, professor! Parabéns!
Muito obrigado, Davi!!! E valeu pelo elogio e pela participação!!
Já fico ansioso toda terça feira!
Espero não decepcionar vc!!! heheheh
"DUAS redações NOTA MÁXIMA da VUNESP" ficou faltando uma ? 🤔
Com as dicas desse professor consegui fazer 20 pontos de 28 (nota máxima) na redação da Unesp 2023. Obrigadaaa professor
Que maravilha, Madu! Fico feliz em ter ajudado!
Estou adorando seus vídeos❤❤❤. Desde sempre tive muita dificuldade em escrever redações😢😢. Alguém pode estar corrigindo duas redações minhas por favor ou indicar um site ou aplicativo que corrigia 100% gratuito😅😊
Muito obrigada pela aula professor, ajudou muito!
Oi Isabela!! A equipe Palavrizar fica muito contente que nossos conteúdos estejam te ajudando! Estamos rumo aos 20mil inscritos então compartilhe nossos vídeos a quem possa interessar!
Professor, você poderia fazer um vídeo sobre possíveis temas para o concurso TCM-SP ? Desde já agradeço .
Estou amando as aulas do canal, simplesmente maravilhosas!
Vocês podiam fazer um video de como fazer o planejamento de texto
Olá professor, excelente vídeo!
Acho que seria muito bom a abordagem sobre os temas polêmicos da famema nos proximos vídeos, o que acha?
Estamos preparando essa lista com muito carinho!!!
@@Palavrizar Obrigado, vocês são incríveis!!!
Não sabia que na vunesp era possível usar "imaginarmos" "voltemos"
eu tbm não, achei que descontavam ponto se usasse primeira pessoa
O "nós" é permitido.
"Se nós imaginarmos"
"Voltemos nós"
Futuro do subjuntivo e imperativo afirmativo, respectivamente.
Professor, me corrija se eu estiver errada.
Mais um ótimo vídeo professor!!! Obrigadaaa
Que bom que está gostando!!! Sua participação e elogios nos ajudam muito por aqui!!!
Professores, vocês podem ensinar como pedir recurso na redação Vunesp por favor? Qual linguagem usar? como falar?
Amo um canal😍
Que bom!!! Seja bem vinda!!!
Professor, eu poderia enxergar o tema - O carro será o novo cigarro? - como um problema? E nos argumentos usar 2 causas desse problema? Ou esse tema não cabe um desenvolvimento desse?
Bianca, não sei se entendi. O carro ser o novo cigarro seria o problema? Se for isso mesmo, não faz muito sentido. Em um tema assim, o esperado é vc responder se sim ou não e, principalmente, justificar sua resposta.
Ajudei???
Palavrizar professor, acho que o que ela queria saber é se nesse tema é bom problematizar. Me parece ser um tema neutro.
Exato, eu gostaria de saber se dá para problematizar um tema como esse. Caso não dê, qual a linha de argumentos poderia usar?
Muito texto para pouco espaço (30 linhas)
Ótimo vídeo, como sempre, professor, muito obrigado. Sobre esse tipo de redação, surge um questionamento: e se eu for contra o "viés" da banca? Poderia ser penalizado? Nesse caso, se eu defendesse o uso de carro e de cigarro? Mesmo que eu apresente argumentos sólidos não será válido? Tenho que entregar em breve uma redação sobre flexibilização das leis de trânsito. Eu, particularmente, acho isso incrível, já li uns textos que mostravam bons argumentos a favor da flexibilização, mas os textos motivadores claramente levam a entender que isso seja ruim. E aí? Como lidar? Devo seguir minha consciência (ou coração, talvez) e polemizar ou tentar seguir uma ideia que eu não concordo mas que será mais fácil de trabalhar e argumentar? Desde já, obrigado!
Olá, João Pedro, tudo bem?
Talvez vc não tenha entendido exatamente o que pede esse tema. A pergunta não era se o carro e o cigarro são positivos, mas é dado que o cigarro, hoje tem uma percepção negativa. Isso não significa que vc não possa fumar, ou achar que fumar é legal/bom/certo. Mas é importante vc perceber que essa não é a percepção majoritária que a sociedade atual tem sobre esse ato. E a pergunta é se o carro passará a ter, da sociedade, não de você, uma percepção negativa no futuro.
Sobre o tema, da flexibilização das leis de trânsito, eu não fiz nem vi o tema, então fica um pouco difícil responder, mas acredito que, se vc tiver de fato bons argumentos para defendê-la, em uma prova de vestibular, estaria ok. Mesmo assim, lembre-se de que vc terá a possibilidade de dizer que, embora haja alguns pontos negativos, de forma geral ela é positiva.
Por fim, sobre seguir o mais fácil ou o 'seu coração', o que eu realmente penso é que se não tivermos, de fato, argumentos consistentes para defendermos um ponto de vista, é hora de revê-los. Se tivermos, e forem de fato consistentes, então bora defender o que vc realmente acredita.
Excelente aula!
melhor professor
Uau!!! Valeu demais pelo elogio!!!
Muito boa ❤
Boa tarde! Wow!!! Copiei o segundo texto à mão, com minha menor letra, e deu 37 linhas 😭 Mas observei que repetiu 7vezes a palavra IDEAL, sendo 5x ideal, 1x ideais e 1x ideia. Como funciona a permissão de repetição de palavras?
Ganhou uma inscrita
O tema poderia ser abordado de outra maneira? Uma na qual o uso do carro é bastante útil e não perderá o prestígio no futuro, já que por sua vez as opções ecológicas na utilização de combustível renovável tem tido maior engajamento pelas produtoras de automóveis...
Se comparando com o cigarro e mostrando as diferenças, sim.
que prof perfeito
aula perfeitaa!!!!!!
Prof , trás redações da UniRv !!!!
Fiz uma redação agora, sobre isso antes de ver estou achando um lixo a minha redação perto disso.
Pra mim também. Parece que está em outra língua. 😊😂😂😂
@@maiara4556 o pior que agora eu vejo que a minha redação é fichinha perto das dos grandes concursos...😢😂
Professor, tudo bem colocar um fato e não apontar de onde saiu a informação? No texto 1 a pessoa falou sobre os apartamentos que foram vendidos..., Sempre que coloco um fato sem dizer a fonte, o curso que corrige minha redação coloca como "erro". (Inclusive, me arrependo todos os dias de assinar esse curso rsrs, ter minhas redações corrigidas por vc seria bem melhor).
Sobre colocar a fonte, eu recomendo que continue colocando sim... No entanto, é importante perceber que nesse texto há muitas outras qualidade que se sobrepõem a esse pequeno problema.
E, se vc quiser, temos a nossa plataforma de correções. Não quer enviar uma para ver como fazemos?
muito bom
Primeira impressão: isso não cabe em 30 linhas. É bem o que eu gostaria de escrever mas nem arrisco porque pararia na metade.
prof, no caso da pessoa não ter falado de onde tirou tais fatos, tipo o da construção de ciclovias ou o de que as pessoas deixaram de comprar aptos sem garagem não é considerado ruim? no enem, por exemplo, não é bem visto, né?
Seria melhor se tivesse colocado a fonte, sim. Mas apenas isso não foi suficiente para tirar nota.
Pode escrever em 1ª pessoa? Não é necessário escrever em 3ª pessoa igual na redação do Enem?
Excelente vídeo, mas uma dúvida...Poder Público e maiúsculo?
Não é... foi um problema de linguagem que a banca não entendeu como suficiente para tirar alguma nota (nem eu... hehehe)
Conseguiu nota máxima usando 1 pessoa do plural
#estamosjuntoscomvocemeuamigoedvaldoesds0007- Eu quero aprender a fazer a redação.
Muito boa a redação, mas discordo do ponto de vista do autor quanto às vendas de apartamentos sem vagas: aqui na capital de São Paulo adquirir um imóvel sem vaga é sinônimo de perda financeira, desvalorização. Digo porque vivi isso ao comprar um apartamento. Tendo ou não um carro, a vaga conta muito. No mais, quero acreditar que todo o esforço do Poder Público construindo novas estações de metrô e fornecendo acesso a ciclovias e corredores de ônibus sirva para melhorar o transporte público e retraia - cada dia mais, as pessoas na utilização de carros.
Na redação da vunesp não precisa falar as fontes? Nesse trecho q foi falado sobre as vendas dos apartamentos
É melhor colocar as fontes sim. Mas apenas isso não foi suficiente para tirar nota.
No início da primeira redação, o primeiro verbo está conjugado na primeira pessoa do plural. Isso não é proibido em textos descritivos dissertativos argumentativos?
Nas provas da Vunesp, isso não é problema!
o fato dela ter usado alguns verbos na primeira pessoa do plural, como em "Mas e se fossemos além?" não é um problema na vunesp?
Professor, eu preciso apresentar os meus argumentos na introdução assim como no Enem?
Não necessariamente, mas eu sugiro que sim.
Explico-me melhor: na Vunesp, uma redação é corrigida em torno de dois a cinco minutos. Um dos critérios de correção envolve a questão de um projeto de texto claro e estratégico. Não colocar os argumentos na introdução faz com que o corretor, em 3 min, possa ter mais dificuldade para ver seu projeto. Então, colocar os argumentos na introdução é uma forma de correr menos riscos.
Já na Fuvest, fazer uma redação por indução, que consiste nesse 'ir levando' o leitor até a tese, é aconselhável.
oi! tenho uma dúvida sobre a primeira redação, vejo que ela usou "ao imaginarmos" e "nossa mente", posso escrever dessa forma, na primeira pessoa do plural?
Sim, pois normalmente é algo relacionado a sociedade=nós
Boa tarde, professor! O que seria a coletânea a qual o senhor se refere no final do vídeo - 15:15?
A coletânea são os textos de apoio.
Mesmo os textos de apoio defendendo um ponto, eu posso ir pelo lado contrário? Por exemplo: os textos dizem q o carro é como o cigarro. Posso discordar?
Pode, mas isso não costuma acontecer (você terá alguns textos indo para um lado e outros em um outro sentido).
Copiei essa redação numa folha. Minha letra é cursiva e bem pequena, deu 49 linhas. Com certeza essa não é uma redação verdadeira, e sim um modelo de redação.........
Defina letra pequena! Ela coube sim!
Com letra pequena, é possível escrever entre 15 a 20 palavras por linha.
VUNESPPPP
Esse “voltemos” no primeiro parágrafo não tem problema ?
Nesse contexto, na forma como foi posto, não. Mas pq vc julgou ser um problema?
@@Palavrizar eu aprendi que não poderia 1 pessoa em redações dissertativas
A Vunesp disponibiliza 33 linhas, escrever as 33 linhas é descontado pontos?
Professor, notei que nas duas redações houve a citação do texto de apoio, vc diria que seria interessante fazer isso ?
Na Vunesp, isso não é problema. Pode ser, portanto, uma boa estratégia.
Repertórios não presisam ser legitimado?
boa noite professor. achei a redação excelente, porém encontrei um problema: numa folha da VUNESP ela não cabe nas 32 linhas, é uma redação de 50 linhas... como fazer? grande abraço!
Essa redação é de um(a) candidato(a), que a escreveu na prova. Em outras palavras, coube.
Provavelmente sua letra é bem maior que a dessa pessoa.
Uma dica: quantas palavras há por linha no seu texto? Para uma prova de vestibular, com 30 linhas, espera-se algo entre 15 e 20 palavras por linha (contando todas as palavras, como os artigos e preposições - o, a, de, em...)
@@Palavrizar obrigado professor pela atenção
@@Palavrizar muito bom saber disso, já me ajudar quando fizer minha prova, grata pelo esclarecimento
❤️❤️❤️
Muito obrigado!!
Professor, na redação da Vunesp, é necessário abordar os três tópicos presentes no tema. Porém, na introdução eu já tenho que falar dos três tópicos , ou posso falar dos três ao longo do desenvolvimento?
O ideal é já falar na Introdução
@@Palavrizar Gratidão , professor! Muito obrigada!
Professor,nas redações Fuvest e Vunesp não tem problema usar 1 pessoa do plural?
Zero problemas
Professor, pra Vunesp o repertório produtivo não precisa ser citado uma fonte específica ?
na unesp pode por em primeira pessoa?
Primeira do plural (nós, vivemos, sabemos...) não é problema na Unesp e na Fuvest. Primeira do singular (eu, vivo, sei,...) é.
Também estava com a mesma dúvida hahaha
Professor, não sei se alguém já comentou aqui, mas há um erro de concordância em : "afinal, agora a consciência acerca dos males do fumo são inquestionáveis" (introdução).
É o tipo de problema que não é suficiente para tirar nota. E ninguém havia comentado!
Zera a redação da Vunesp assinar a redação ?
Normalmente sim...
ESSA REDAÇÃO NAO CABE EM 30 LINHAS NAO EM EU QUE TENHO LETRA PEQUENA NAO DEU
São redações de verdade, então é como diz o filósofo: "treine a sua letra de cola na escola para que caiba tudo em sua redação" heheh
Estamos rumo aos 20mil inscritos então se achar nosso conteúdo digno (hehehe), você pode se inscrever em nosso canal e compartilhar nossos vídeos a quem possa interessar!
Escrever o texto na primeira pessoa não é um problema?
Não na primeira do plural, tanto na Fuvest quanto na Vunesp
professor, acredito estar um tanto desatualizada em relação a redações. Neste caso, o autor utilizou muito a 1ª pessoa do plural em alguns argumentos. Para dissertações não é ideal manter-se neutro utilizando sempre a 3° pessoa do discurso? A redação está perfeita, só este ponto que me causou dúvida.
As bancas da Vunesp e da Fuvest entendem que essa 1a pessoa do plural não tira a impessoalidade do texto (eu, particularmente, concordo com isso).
No entanto, no ENEM, acho mais recomendável usar a 3a pessoa sempre.
@@Palavrizar Perfeita Explicação. Só mais uma dúvida neste aspecto, você citou a vunesp, fuvest e enem. Para concursos públicos da Vunesp, o entendimento é o mesmo que para os vestibulares? Gratidão.
Sim, é o mesmo!