Quer ajudar o nosso projeto a continuar de pé? Considere se tornar um Econotimer - membro do canal: th-cam.com/channels/cUsX8ZVNQD-P6JbqJdvtkg.htmljoin
Parabéns pelo vídeo, caro Gabriel! Continue com os vídeos sobre economistas e eventos econômicos na história de nosso país! Quem sabe no próximo vídeo você pode explicar a inexplicável decisão de Vargas em queimar o café no contexto da Crise de 1929.
Essa é até simples mano , o principal produto que o Brasil exportava era o café , com a crise de 29 vargas decide queimar café para acabar valorizando mais o produto , devido a escassez gerada pela queima .
@@JhonathanRieger na época do Império a inflação não chegava á 1,5%, a carga tributária era de 20%, Brasil acusou apenas dívidas externas por motivos de extrema necessidade como a Independência, a Guerra da Cisplatina e do Paraguai, a primeira e o último foram justamente em prol da defesa da Soberania e, na Guerra do Paraguai, Dom Pedro II, com uma certa ajuda da do Barão de Mauá, solveu a dívida externa em 1880. O PIB do Império do Brasil poderia não ter sido o mais alto de sua história comparado ao período ré-publicano, mas isso por que o Imperador não ficava aumentando Impostos, nem criando novos, gastando adoidado dinheiro público, imprimir moeda pra puxar sardinha de investidores, gastar milhões com emendas e promessas caríssimas, porcas e mesquinhas, acumulando altas dívidas externas para projetos eleitorais de curtíssima prazo construído porcamente ás pressas e com material de 5ª categoria. O Imperador obviamente queria construir uma nação economicamente sadia, sem rabo presos com máfias políticas nacionais e internacionais, administrando pessoalmente e rigorosamente as finanças públicas do Império dentro e fora, a Princesa Isabel com André Rebouças e Mauá iriam liderar a Revolução Industrial Braziliese com a construção de mais malhas ferroviárias, expansão e civilização para o interior do Brazil e ingressão dos recém-liberros nas indústrias e trabalhos perto das ferrovias. Ainda haveria mais progresso econômico e técnológico na época com Alberto Santos-Dumount, a Família Imperial sempre foi interessada e comprometida com as inovações tecnologicas e como podia contribuir para o Brazil. Há pesquisas, infelizmente não posso dizer se é confiável ou não, mas há pesquisa fazendo uma simulação diz que, se o Brazil tivesse se marido como Monarquia desde 1889, feitos estes e outros projetos sócio-economocos que Isabel, Rebouças e Mauá tinha, até a década de 50 Brazil teria PIB e Qualidade de Vida semelhante á Itália e França. Então sim, mesmo não sendo perfeito e tendo bastante falhas, a época do Brazil Império foi de maior estabilidade política e econômica de sua história
Olá, Paulo, como o canal é para iniciantes, me esforço para trazer explicações simples e diretas (dentro do possível). Fico feliz de ter sido efetivo em meu objetivo.
Sobre Dom Pedro II afirmar-se republicano: "Dom Pedro, no encontro com Victor Hugo] Fora modesto; *mas não ao ponto de dizer-se... republicano.* Têm explorado o que nunca disse a Victor Hugo [ *desmentiu* , em carta a Bom Retiro, que podia testemunhar a verdade, *que se não fosse Imperador seria republicano."* Repetiu em 1885: "não. *Sempre tenho defendido de convicção - mas nunca a por interesse próprio ou de família, a necessidade da monarquia pra o Brasil* nas circunstâncias atuais. Fonte: Pedro Calmon, História de Dom Pedro II, v. III p 1142. "[D. Pedro] Desejava aperfeiçoar as instituições. *Queria assegurar a sucessão à filha."* Ibid., p 1268.
@@econotime Aliás, não só esse vídeo, achei especial por explicar algo quase esquecido da nossa história econômica, mas seu conteúdo em geral é muito bom mesmo.
Obrigado, Leo, pretendo continuar sim, gosto muito do que eu faço, me sinto feliz ao produzir os vídeos. Novamente, obrigado pelas palavras, são bem motivadoras!
Dom Pedro II - na minha opinião - foi um dos melhores governantes - talvez o melhor - da história do Brasil. Embora, evidentemente, não fosse perfeito. Na questão do Encilhamento, algumas sementes da crise foram plantadas com algumas medidas adotadas no fim do período monárquico. Porém, as principais medidas foram adotadas só na primeira república e é quase um consenso que os principais responsáveis pela crise - mas não os únicos - foram Deodoro (Primeiro Presidente da República) e seu ministro da fazenda, Ruy Barbosa. Obs: Depois Deodoro trocaria Barbosa, mas Ruy ficou mais de 1 ano no cargo.
@@econotime Sim, sem dúvidas. No entanto, quase meio século de estabilidade política e econômica, no geral, é algo que não vejo muito falarem por aí, o único lastro nosso era o Café? Ou as boas políticas do segundo reinado conseguiram construir essa estabilidade nacional, apesar da escravidão 😔
Dom Pedro II teve diversos acertos, de fato ele não é muito valorizado pelas pessoas em geral, mas não é o meu caso, ao estudar sobre ele e sobre seu governo é possível ver que ele teve sim diversos acertos (teve erros tb, é claro). Além disso ele era um homem muito culto e preparado. Eu gosto do Dom Pedro II, inclusive, bem mais que do Dom Pedro I.
Quer ajudar o nosso projeto a continuar de pé? Considere se tornar um Econotimer - membro do canal: th-cam.com/channels/cUsX8ZVNQD-P6JbqJdvtkg.htmljoin
Todo dia o mmt sendo refutado pela história
?
Um vídeo sobre a economia da Era Vargas seria ótima!
Mmt sendo refutado antes de existir
E mais um pela qualidade da didática.
Caramba, ótimo trabalho! Ótima explicação, se pudesse te dar uma nota seria mil.
Parabéns pelo vídeo, caro Gabriel! Continue com os vídeos sobre economistas e eventos econômicos na história de nosso país!
Quem sabe no próximo vídeo você pode explicar a inexplicável decisão de Vargas em queimar o café no contexto da Crise de 1929.
Essa é até simples mano , o principal produto que o Brasil exportava era o café , com a crise de 29 vargas decide queimar café para acabar valorizando mais o produto , devido a escassez gerada pela queima .
Difícil é achar estabilidade econômica nesse país
@@JhonathanRieger na época do Império a inflação não chegava á 1,5%, a carga tributária era de 20%, Brasil acusou apenas dívidas externas por motivos de extrema necessidade como a Independência, a Guerra da Cisplatina e do Paraguai, a primeira e o último foram justamente em prol da defesa da Soberania e, na Guerra do Paraguai, Dom Pedro II, com uma certa ajuda da do Barão de Mauá, solveu a dívida externa em 1880.
O PIB do Império do Brasil poderia não ter sido o mais alto de sua história comparado ao período ré-publicano, mas isso por que o Imperador não ficava aumentando Impostos, nem criando novos, gastando adoidado dinheiro público, imprimir moeda pra puxar sardinha de investidores, gastar milhões com emendas e promessas caríssimas, porcas e mesquinhas, acumulando altas dívidas externas para projetos eleitorais de curtíssima prazo construído porcamente ás pressas e com material de 5ª categoria. O Imperador obviamente queria construir uma nação economicamente sadia, sem rabo presos com máfias políticas nacionais e internacionais, administrando pessoalmente e rigorosamente as finanças públicas do Império dentro e fora, a Princesa Isabel com André Rebouças e Mauá iriam liderar a Revolução Industrial Braziliese com a construção de mais malhas ferroviárias, expansão e civilização para o interior do Brazil e ingressão dos recém-liberros nas indústrias e trabalhos perto das ferrovias. Ainda haveria mais progresso econômico e técnológico na época com Alberto Santos-Dumount, a Família Imperial sempre foi interessada e comprometida com as inovações tecnologicas e como podia contribuir para o Brazil. Há pesquisas, infelizmente não posso dizer se é confiável ou não, mas há pesquisa fazendo uma simulação diz que, se o Brazil tivesse se marido como Monarquia desde 1889, feitos estes e outros projetos sócio-economocos que Isabel, Rebouças e Mauá tinha, até a década de 50 Brazil teria PIB e Qualidade de Vida semelhante á Itália e França.
Então sim, mesmo não sendo perfeito e tendo bastante falhas, a época do Brazil Império foi de maior estabilidade política e econômica de sua história
Boa noite eu pesquisei e gostei bastante de seu conteúdo
Opa, fico muito feliz em saber que gostou.
Caramba q legal, não conhecia essa crise, muito interessante, ótimo vídeo.
Obrigado, amigo!
Boa explicação
Excelente vídeo!
Explicação simples e direta, sem o uso de termos muito técnicos. Campos Salles é o modelo de presidente que o Brasil precisa. Duro, mas eficiente.
Olá, Paulo, como o canal é para iniciantes, me esforço para trazer explicações simples e diretas (dentro do possível). Fico feliz de ter sido efetivo em meu objetivo.
gostaria de entender mais de como foi resolvido com tempo a crise do encilhamento
Que legal a ideia de punir políticos que fazem besteiras. Abraços.
Vdd, podia virar a regra, né?
kkkkk foi-se o tempo.
Legal! Qual livro você recomenda pra estudar economia brasileira?
Oi, Patricia, fico feliz que gostou, qual assunto especificamente? História econômica do Brasil?
Isso meso! Um panorama histórico das políticas econônomicas. Obrigada!
Dom Pedro II gostava da República,mas segundo ele o Brasil ainda não estava pronto pra isso, é bom...
Ele estava certo
Sobre Dom Pedro II afirmar-se republicano:
"Dom Pedro, no encontro com Victor Hugo] Fora modesto; *mas não ao ponto de dizer-se... republicano.* Têm explorado o que nunca disse a Victor Hugo [ *desmentiu* , em carta a Bom Retiro, que podia testemunhar a verdade, *que se não fosse Imperador seria republicano."*
Repetiu em 1885: "não. *Sempre tenho defendido de convicção - mas nunca a por interesse próprio ou de família, a necessidade da monarquia pra o Brasil* nas circunstâncias atuais.
Fonte: Pedro Calmon, História de Dom Pedro II, v. III p 1142.
"[D. Pedro] Desejava aperfeiçoar as instituições. *Queria assegurar a sucessão à filha."*
Ibid., p 1268.
Comentando só para engajar.
Obrigado, amigo!
@@econotime Eu que agradeço pelo conteúdo.
@@econotime Aliás, não só esse vídeo, achei especial por explicar algo quase esquecido da nossa história econômica, mas seu conteúdo em geral é muito bom mesmo.
@@econotime Por favor, mantenha essa qualidade desse excelente trabalho. Muito sucesso!
Obrigado, Leo, pretendo continuar sim, gosto muito do que eu faço, me sinto feliz ao produzir os vídeos. Novamente, obrigado pelas palavras, são bem motivadoras!
E todo mundo acha que o cara era um herói.
Já leu A Order do Progresso? Se sim, o que recomendas de leitura para poder compreende-lo?
Nunca li esse livro não, amigo.
Ok, obrigado.
Dom Pedro II tava certo, então, na política econômica do império, ainda que arcaica... Mas acho que o imperador conhecia bem como funcionava o país
Dom Pedro II - na minha opinião - foi um dos melhores governantes - talvez o melhor - da história do Brasil. Embora, evidentemente, não fosse perfeito.
Na questão do Encilhamento, algumas sementes da crise foram plantadas com algumas medidas adotadas no fim do período monárquico. Porém, as principais medidas foram adotadas só na primeira república e é quase um consenso que os principais responsáveis pela crise - mas não os únicos - foram Deodoro (Primeiro Presidente da República) e seu ministro da fazenda, Ruy Barbosa.
Obs: Depois Deodoro trocaria Barbosa, mas Ruy ficou mais de 1 ano no cargo.
@@econotime Sim, sem dúvidas. No entanto, quase meio século de estabilidade política e econômica, no geral, é algo que não vejo muito falarem por aí, o único lastro nosso era o Café? Ou as boas políticas do segundo reinado conseguiram construir essa estabilidade nacional, apesar da escravidão 😔
Dom Pedro II teve diversos acertos, de fato ele não é muito valorizado pelas pessoas em geral, mas não é o meu caso, ao estudar sobre ele e sobre seu governo é possível ver que ele teve sim diversos acertos (teve erros tb, é claro). Além disso ele era um homem muito culto e preparado. Eu gosto do Dom Pedro II, inclusive, bem mais que do Dom Pedro I.
@@econotime poderia citar alguns acertos e erros do Pedro II por favor?
@@econotime Dom Pedro II sabia que o Brasil ainda não estava pronto pra virar uma república