Guilherme, faça mais vídeos sobre economia. Faça um vídeo mostrando a sua visão sobre os acertos e erros da Escola Austríaca de Economia. Obrigado e fique com Deus!
Católicos corajosos, raiz e memoravelmente combatentes do comunismo, quando iam às missas vigiados pelas milícias e contudo jamais abandonaram Jesus eucarístico. Deus abençoe a Polônia !
guilherme pode fazer um video explicando melhor essa "sociedade niilista" que a gente vive atualmente(principalmente entre os jovens)? sempre ouvi falarem nisso mas nunca achei nada pra estudar a fundo.
Um recurso excelente para entender como essa visão secular da realidade e o nihilismo funcionam e fazem a cabeça das pessoas hoje em dia e até chegar solução pra isso, é ler Dostoievski. É assustador como muito do que ele escreveu é extremamente pertinente a sociedade atualmente. Tenho certeza que Prof. Guilherme recomendaria e mencionaria o autor se for fazer um vídeo sobre este tema.
O grande desafio desafio está em reestabelecer o lastro moral das pessoas. E mudando de assunto, mas que muito tem ligação da construção básica de um mundo sadio intelectualmente. Quando vi o BP falando sobre a criação da sociedade do livro, primeira pessoa que me veio em mente foi você. Fiquei contente imenso em ver que acertei na mosca em ver você neste projeto. Certamente será muito enriquecedor!
Pqp, o negócio só tá melhorando nesse canal! Já tinha acompanhado seus vídeos anos atrás, como o do Sertillanges, a live sobre Chesterton. Agora voltou com tudo hein! Deus abençoe e Maria o guie! Abraço.
Sou distributivista, já fui esquerdista, mas me converti ao catolicismo e entendo que seja a teoria mais alinhada a Doutrina Social de nossa Igreja. PAZ E BEM!
Que aula! Defendo livre mercado até então, mas estou buscando saber mais sobre a DSI e o Distributismo. Sem dúvidas foi o melhor vídeo sobre o assunto que vi até hoje.
Uma interessante visão. Me parece ser mais um sistema moral que propriamente econômico sem tanta sistematização, mas que pode ter bons frutos se forem aproveitadas suas ideias no campo político e de negócios. Lerei mais sobre o assunto.
Parabéns pelo vídeo! Sou estudante de Administração Pública e adepto da Doutrina Social da Igreja, entendo que o distributismo é um dos modelos que mais refletem a doutrina social. Gostaria de ver mais vídeos como esse e outra sugestão: colocar o nome dos livros e outros materiais citados na descrição do vídeo. Deus abençoe!
Professor, boa tarde, o senhor conhece o Douglas do canal Distributista Cristão? Seria muito gratificante ter um vídeo de vocês dois sobre o distributismo. Abraço e fique com Deus.
@Juruá Rafarillo ele já criticou bastante o conservadorismo britânico. Assista o vídeo dele no instituto Santo Atanásio sobre a origem do liberalismo e socialismo e também a palestra dele no instituto borborema sobre a crise do estado moderno, ele é muito tomista, aconselho você se inscrever no canal grupo de estudo pandeia.
Vídeo excelente Guilherme! uma grande aula em 20 minutos. Um grande e fraterno abraço do Oeste do Paraná, terra das Cooperativas avícolas. Que Deus lhe ilumine! Siga firme.
Caralho, velho!!! Adorei seu vídeo e suas palavras... Como se alinham ao que está dentro de muitos de nós... Parabéns pelo conhecimento adquirido e pela apresentação.
Professor fiz meu TCC de filosofia neste tema, gostaria de saber se o senhor já eu leu a critica ao distributismo feita pelo Thomas Wood Jr? Ele fez a critica no livro a Igreja e o Mercado, poderia comentar sobre esta critica.
Ótimo vídeo. Não sei se estou 100% alinhado com a visão Distributista, até porque tenho alguns resquícios na minha visão econômica do liberalismo de Burke por exemplo; (Como o prof mesmo disse, uma ala mais conservadora do Liberalismo clássico em si) tanto que é por isso que sou Minarquista. Mas com certeza concordo 100% sobre essa visão de que o mercado é capaz de se auto-regular sozinho sem interferência estatal, mas NUNCA erradicado de valores morais cristãs e tradicionais. Imagino que a falta das famílias tradicionais, passarem para os seus filhos/filhas direcionamentos tradicionais e cristãs verdadeiramente sobre a liberdade, isso quando os próprios filhos rompe com esses valores que deveriam ser atemporais, faz com que esse mundo que temos hoje esteja completamente na libertinagem e relativismo total, camuflado de "liberdade irrestrita" É uma coisa que os ANCAP deveriam fazer uma auto-reflexão...
Professor, poderia sugerir um tema? Comunismos e socialismo, por onde começar a estudar? E quais livros, que podem serem lidos a favor e contra a temática?
O próprio Hoppe percebe a importância da moral, especialmente valores da Igreja, mostrando que o progressismo moral levaria ao socialismo e ao garantismo legal. Pelo pouco que estou pesquisando sobre na BP e na internet, não parece de forma alguma algo contrário à EA, a destinação dos bens é algo levado em consideração pelo estudo teleológico da Economia, a EA tem influência pós escolastica desde o início. Ao que parece, é uma ideia de descentralização econômica (subsidiariedade) que é cara aos economistas de livre mercado, com a adição de levar em consideração a importância de instituições (vide artigo do Douglas North).
Nunca é tarde ! Vai anotando o que lhe interessa, é importante. Aí você começa à organizar suas horas de leituras e pesquisas em funçao das anotaçoes que você faz com os videos. Bom estudo !
O melho0r exemplo do liberalismo gerando socialismo é o impulso dado pelos USA para a Chinha ser a atual potência financeira e tecnológica e, por consequência, militar.
Guilherme, como as guildas ajudavam as pessoas? Elas simplesmente monopolizavam certos mercados para uma minoria, como por exemplo através do uso das rotas comerciais restritas.
Gostei muito do vídeo, embora não consiga gostar do distributismo. Minhas razões incluem da teoria se assemelhar em pequenos graus ao marxismo em atribuir a concentração e posse excessiva dos meios de produção como um problema e contar com a descentralização pragmática para melhorar a vida dos cidadãos. Penso que, se católicos prezam pela virtude, sabem que todo homem, quando virtuoso, passa a emitir autoridade natural no que faz. Essa autoridade vai lhe concentrar recursos naturalmente, fazendo-o líder e juntando em torno de si uma estrutura, que tende a ser grande. Logo, não há problema em se formar uma corporação, uma vez que ela seja proporcional a virtude do patriarca. Como há interesse nacional em preservar estas elites, também não é antinatural que se aja uma "Zaibatsu" (que por sinal salvou o Japão em termos economicos e culturais muitas vezes, sendo uma aristocracia ou conjunto de famílias tradicionais protetoras) O que geralmente cria oligopólios não é nem o estado, mas sim a usura. Sendo especialidade judaica, toda movimentação financeira que não provém do trabalho é antinatural. Se aceitarmos isso, veremos que todo banco é uma instituição profana e fornece recursos a quem não merece, lucrando com a dívida e degradação social. Eu diria que se a movimentação financeira acabar, a "distribuição" dos meios de produção voltam a acontecer naturalmente, matando o capitalismo e socialismo de uma vez só. Isso é algo que Escola de Salamanca conseguiria enxergar, eles tem conteúdo excelente sobre isso em época que ainda nem era um problema. Se vivessem hoje, teriam um infarto, kkkkk. Ah, e um detalhe, é que ao invés de "cooperativas" que são democráticas, descentralizadas e por causa disso, ineficientes, deveríamos focar em formar uma elite católica (corporações aristocráticas) que sufoque a concorrência herética e liberte nosso país do capital estrangeiro ou "controle globalista".
o ponto das corporação Zaibatsu não é nem o ponto da cultura, mas sim da estrangulação econômica, grandes corporações tendem a desacelerar o desenvolvimento e dinamismo de um país, e outra, acho que você tem ser mais claro da diferença entre um empresário virtuoso e um talentoso, Elon Musk e Bill Gates são homens extremamente talentosos mas sem virtudes, a família Toyota já não, são extremamente virtuosos e talentosos, e o interessante é que a Toyota não detém um monopólio de um mercado, enquanto que Musk e Gates sim. Você realmente quer uma centralização do poder nas mãos de uma elite, e ok, você diz "uma elite católica", mas dois pontos, como se garante o dinamismo econômico e social tendo essa "elite" e como se garante que ela não se corrompa? Mas enfim, são pontos válidos os seus, embora eu discorde de todos kkkkkkk
@@romuloeduardo3433 Um problema do "livre mercado" é que desconsidera credos, valores e moralidade. Certamente se é necessário um mínimo de consciência publica para que se aja um mercado, mas esse "mínimo" não é o bastante para uma vida digna e próspera a todos. No caso do Brasil, por exemplo, se é muito complicado simplesmente "abandonar" o protecionismo e deixar tudo a mercê das transações, afinal, nós, em território temos muitos recursos, mas todos eles de um jeito ou outro acabam sendo exportados, o que nos faz perder um potencial imenso de produtividade. Somos como uma colônia moderna, onde alimentamos o mundo, enquanto deixamos nosso próprio povo com fome. Isso acontece porque no estado temos governantes fantoches e na iniciativa privada, temos sociedades secretas agindo. Não adianta nada se por exemplo, Bolsonaro conseguir privatizar uma empresa e ela acabar na mão de uma maçonaria da vida, que vai usar desses recursos para abastecer seus oligopólios e na primeira oportunidade, matar ou corromper mais católicos. Isso sem contar a internacional socialista e seu titã chinês comprando a tudo e a todos. Estamos sobre ataques constantes. Então se nesse exato momento, o estado abrir mão de sua autoridade na economia, simplesmente nossos inimigos irão nos devorar. Até mesmo o Papa esta de olho grande na Amazônia, o que complica muito as coisas. Não sou ninguém para sugerir ou propor algo, mas se estivesse na minha mão, eu diria que o "deus mercado" é cruel demais para ser digno de nossa devoção. Apelaria sim a uma intervenção pesada do estado visando defender nossos recursos e incentivar a formação de uma aristocracia que tenha valores semelhantes aos meus e claro, se necessário fosse, passaria por cima de qualquer um que entrasse no caminho. Acredito que foi o que Vargas tentou fazer e falhou miseravelmente.
@@2555Edu Musk e Gates são abastecidos por investidores da bolsa (movimentação financeira profana que nasceu da usura tbm), enquanto a família Toyota acumulou capital por três gerações para montar uma única fábrica e pela virtude escalaram seu caminho ao topo. Imagina se o Japão fosse seguir o modelo distributista e isso prejudicasse o crescimento das famílias virtuosas? Ou pior, imaginem que eles seguissem o livre mercado e os Toyotas não conseguissem fazer nada pelo fato de tudo estar tomado pelo capital estrangeiro? Eu diria que no Japão não houve estrangulação econômica, nem na época do fascismo, agora nós, que temos estrangeiros por todos os lados e somos forçados a aprender inglês para arrumar emprego, estamos arruinados. Agora sua ultima pergunta é difícil demais de se responder, vou lhe dever essa, kkkkk.
@@romuloeduardo3433 Gostei de seu texto, no entanto, preciso fazer algumas breves observações quanto a alguns pontos. No seu exemplo hipotético, onde em uma sociedade de mercado haveria uma suposta comunidade católica que deva simplesmente ignorar criminosos hediondos que estão fora de sua propriedade e simplesmente "rezar por eles". Isso não é o que a doutrina católica defende. Em um cenário assim, precisaríamos pregar a verdade aos nossos inimigos e se eles recusarem, faríamos "guerra justa". Justamente para calar o catolicismo que existe o estado laico, pois enquanto o mercado prega "princípio de não agressão" o católico prega a "caridade como maior das virtudes"., ou seja, em teoria, o católico deve lutar pela salvação das almas independente do PNA ou dos interesses de mercado de alguém. Se há coerção, ela é legítima, pois toda a autoridade vem de Deus. E também não tem como um católico de verdade concordar com as três leis de Locke, precisamos de mais. No mínimo uns 10 mandamentos. Em não matar e não roubar nós concordamos, mas "direito a liberdade"? Quer dizer, isso soa como "direito ao erro" ou "direito de adotar valores ruins, ir a miséria e depois vir pedir cotas", gerando justamente mais parasitas, que sei que os liberais também odeiam. Tu menciona também que o estado não tem autoridade legítima. Isso é iluminista, se for pela doutrina católica, o estado é sim uma instituição natural, mas isso merece um debate a parte. Conheço Kogos e Hoppe também, o "Democracia, o Deus que Falhou" é espetacular, embora como já se percebe, não sou muito fã das forças de mercado, tendendo mais a um autoritarismo nacionalista. Por fim, eu creio que aristocratas formam um estado e que o inverso também pode ocorrer se houver uma dedicação em encontrar-se líderes naturais e treiná-los para que se ocupe posições de poder. E todo líder no fim é um pedagogo, nas monarquias medievais por exemplo, o rei era um exemplo máximo de virtude e as massas o imitavam, tendo-o como referencia moral, por isso era um "nobre". Agora nas democracias o contrário acontece, o presidente quer imitar o povo para ganhar voto, então perde a sua retórica, educação, postura, tudo para ganhar mais simpatia com as massas, que ficam a cada geração, mais baixas em comportamento e cultura. E o mercado agradece, vendendo mais e mais, junto com os bancos, emprestando mais e mais. De resto eu tenho que concordar contigo. Principalmente com a questão do demônio ser o princípio subversivo das hierarquias.
Alguém me poderia me recomendar algum livro sobre os padres apostolicos e sobre a igreja primitiva? Queria estudar mais sobre as tradições da igreja catolica e suas origens.
Olá amigo. Existem vários livros sobre a biografia dos Padres da Igreja e suas obras. Os "Padres Apostólicos", especificamente como você escreve, são aqueles que conviveram e foram ordenados e/ou ensinados pelos Apóstolos do Senhor, entre eles o Papa São Clemente I, os Bispos Santo Inácio de Antioquia, São Policarpo de Esmirna são os mais famosos, mas há outros. Mas colocando todos no rol dos Padres da Igreja, a editora Paulus possui um coletânea com as obras desses primeiros escritores da Igreja. Sobre as suas biografias, vc pode pesquisar no Google Scholar artigos ou livros que falem sobre eles.
Se economia for de seu interesse, que tal abrir os olhos das pessoas sobre usura e rentismo? Hoje tá na moda falar que "imposto é roubo" (vindo sempre dos liberais e libertários em geral) mas fecham os olhos para aqueles que ganham dinheiro sem produzir nada. Usura é imoral e condenada pela Igreja, mas no mundo moderno é normal graças a (((eles))).
@@brenojunqueira4037 Empréstimo e aluguel não é imoral, cobrar um juro em cima disso é o problema, criar dinheiro em cima de dinheiro, um dinheiro que não foi conquistado nem por produção nem por serviço. Vocês libertários sujeitam a ética a liberdade e ai acabam falando essas bobagens. Imposto não é roubo pois a propriedade não é absoluta, a usura é que é roubo.
@@marcoswillianl Algo engraçado que noto no discurso desses libertários, é que tudo pra eles é culpa do Estado arbitrário, burocrático e centralizador, porém ignoram completamente que o mercado também pode se tornar burocrático, arbitrário e centralizador por meio de monopólios privados juntamente com a formação de corporações financeiras e econômicas.
Ia perguntar a mesma coisa. Acabei de ver ele falar isso no vídeo e vim ver se alguém mais tinha falado sobre isso nos comentários. Sou de Curitiba. Dá-lhe Paraná! =D
Eu nao sei se eu entendi bem essa parte de liberdade com moral: Se essa moral for imposta aos outros é meio errado. Se essa moral NÃO for imposta aos outros então continua sendo liberdade.
É que a liberdade tal e qual a modernidade concebe não é a verdadeira liberdade. Esta é a liberdade que nos foi imposta pelos iluministas, para deturpar a concepção de liberdade católica, e que prega a total independência dos indivíduos - o que logicamente é uma utopia. A liberdade católica ecoa os ensinamentos de Aristóteles: Liberdade é mover-se no bem. O que passa disso não é liberdade. Daí decorre que há um bem que está acima das concepções individuais.
O problema é que essa liberdade nada mais é do que a liberdade do mal, no sentido de que tudo é certo contando que você não machuque ninguém o problema é que até isso foi relativizado.
O seu argumento de que há sempre monopolização por algumas empresas é facilmente derrubada pela questão da "inovação". Cada vez maiss vemos empresas sutrgindo e inovando; até mesmo derrubando empresas anteriores oligopolistas.
O capitalismo defendido pelos liberais e conservadores é justamente a valorização das pequenas e médias empresas e a estima da moral. É a ideia de economia de Adam Smith.
Não é não, eles defendem um capitalismo selvagem que separa a moral da economia e não freia a livre concorrência gerando assim monopólios e oligopólios com cartéis e trustes, mas, o certo mesmo é um capitalismo com moralidade como a doutrina social da Igreja Católica defende, não distributismo e socialismo, que são produtos da revolução francesa, como o capitalismo selvagem.
Não, esse capitalismo dos liberais clássicos não existe mais. Quem deveria valorizar a produção e família, o próprio capital descontrolado desconstrói isso..
Parece ser bom, DESDE que não ataque as empresas grandes. Aí não digo empresas corruptas que se usam da força via Estado (ou não), essas tem que acabar mesmo. Digo empresas grandes em geral, atacar elas impede do pequeno se tornar um grande empresário, e até impedir grandes de fora. Adiando ou negando desenvolvimento do país.
Toda grande empresa é corrupta. A única forma de evitar isso e estatizando essas grandes empresas, porque empresa estatal não tem a lógica do capitalismo predatório, que só pensa em lucro. E antes que vc fale do caso da Petrobras, a Petrobras só teve esses esquema de corrupção justamente depois que ela foi parcialmente privada é teve seu capital aberto na bolsa
Guilherme, faça mais vídeos sobre economia. Faça um vídeo mostrando a sua visão sobre os acertos e erros da Escola Austríaca de Economia.
Obrigado e fique com Deus!
Você por aqui, que boa surpresa! Também gostaria que ele falasse sobre a Escola Austríaca.
Tbm queria um vídeo sobre esse assunto
Apoiado!!! Ótima sugestão.
Ótima sugestão!
Acertos: 0
A verdade é que eu sou um ateu que ama conteúdos cristãos. E seu canal é uma manifestação da graça para mim. Deus te conserve sempre excelso.
Isso é engraçado.
@@Jurniores hahahaha. Eu desejo aos outros as coisas boas que existem em suas crenças.
@@FelipeLima-rs3wk recomendo-te a Suma Contra os Gentios de Santo Tomás, você vai amar.
@@Pendragon372 Obrigado, amigo. Vou providenciar.
Kkkkk eu era militante em 2013 e virei Nacionalista e conservador.
Você e o melhor comentarista que já vi. Sou católico pq sou descendente de poloneses
Católicos corajosos, raiz e memoravelmente combatentes do comunismo, quando iam às missas vigiados pelas milícias e contudo jamais abandonaram Jesus eucarístico. Deus abençoe a Polônia !
Tenha sempre orgulho de seus bravos ancestrais! Que Deus abençoe muito a Polônia!
eu também !
Eu também!! Terra do grande João Paulo II!!
Sou descendente de ucranianos e poloneses
Que bom que você soltou esse vídeo! Estava mesmo interessado em aprender mais sobre esse assunto! Deus o abençoe, professor!
Eu também
O vídeo que toda uma nação estava esperando kkkkk
guilherme pode fazer um video explicando melhor essa "sociedade niilista" que a gente vive atualmente(principalmente entre os jovens)? sempre ouvi falarem nisso mas nunca achei nada pra estudar a fundo.
I second that! Por favor professor, faz esse vídeo!
Assistam a palestra "Modernidade e pós modernidade " do Instituto Bom Pastor no TH-cam.
Um recurso excelente para entender como essa visão secular da realidade e o nihilismo funcionam e fazem a cabeça das pessoas hoje em dia e até chegar solução pra isso, é ler Dostoievski. É assustador como muito do que ele escreveu é extremamente pertinente a sociedade atualmente.
Tenho certeza que Prof. Guilherme recomendaria e mencionaria o autor se for fazer um vídeo sobre este tema.
@@TheSaviomelo Excelente referência e sugestão!
@@TheSaviomelo Não encontrei o video :/ poderia me enviar o link?
O grande desafio desafio está em reestabelecer o lastro moral das pessoas.
E mudando de assunto, mas que muito tem ligação da construção básica de um mundo sadio intelectualmente. Quando vi o BP falando sobre a criação da sociedade do livro, primeira pessoa que me veio em mente foi você. Fiquei contente imenso em ver que acertei na mosca em ver você neste projeto. Certamente será muito enriquecedor!
Cada dia mais apaixonada por G.K..Chesterton.
Pqp, o negócio só tá melhorando nesse canal! Já tinha acompanhado seus vídeos anos atrás, como o do Sertillanges, a live sobre Chesterton. Agora voltou com tudo hein! Deus abençoe e Maria o guie! Abraço.
Sou distributivista, já fui esquerdista, mas me converti ao catolicismo e entendo que seja a teoria mais alinhada a Doutrina Social de nossa Igreja. PAZ E BEM!
Guilherme Freire de volta às origens, gravando vídeo sobre distributismo
Você podia fazer um vídeo falando sobre a escola austríaca e o seu ponto de vista sobre ela, o que há de interessante e o que não é
Que aula! Defendo livre mercado até então, mas estou buscando saber mais sobre a DSI e o Distributismo. Sem dúvidas foi o melhor vídeo sobre o assunto que vi até hoje.
Aqui no ES, a agricultura é basicamente familiar ou por cooperativa.
Nepotismo em outras palavras
Funciona bem??
@@JJtamalukowarrior sai fora esquerdista
@@JJtamalukowarrior Nepotismo se dá apenas em contexto político, jovem.
Esse vídeo é de altíssimo nível. Não encontro debates assim na academia brasileira.
Canal Distributista Cristão
Que debate? Foi apenas um monólogo.
Uma interessante visão. Me parece ser mais um sistema moral que propriamente econômico sem tanta sistematização, mas que pode ter bons frutos se forem aproveitadas suas ideias no campo político e de negócios.
Lerei mais sobre o assunto.
Esse canal tem muitoooo potencial. Não o desperdice! Continue avançando,!
Eu estava procurando vídeos sobre distributismo e você lançou! Obrigada pelas recordações. Comprarei todos os livros indicados hahahaha
Obrigada pelo vídeo com uma ótima síntese e referências para aprofundar!
Professor, faz um vídeo sobre o nominalismo.
Parabéns pelo vídeo! Sou estudante de Administração Pública e adepto da Doutrina Social da Igreja, entendo que o distributismo é um dos modelos que mais refletem a doutrina social. Gostaria de ver mais vídeos como esse e outra sugestão: colocar o nome dos livros e outros materiais citados na descrição do vídeo. Deus abençoe!
Sucesso! Deus abençoe
Professor, boa tarde, o senhor conhece o Douglas do canal Distributista Cristão? Seria muito gratificante ter um vídeo de vocês dois sobre o distributismo. Abraço e fique com Deus.
@Juruá Rafarillo ele já criticou bastante o conservadorismo britânico. Assista o vídeo dele no instituto Santo Atanásio sobre a origem do liberalismo e socialismo e também a palestra dele no instituto borborema sobre a crise do estado moderno, ele é muito tomista, aconselho você se inscrever no canal grupo de estudo pandeia.
Vídeo excelente Guilherme! uma grande aula em 20 minutos. Um grande e fraterno abraço do Oeste do Paraná, terra das Cooperativas avícolas. Que Deus lhe ilumine! Siga firme.
Adorei esse video. Gostaria que o senhor explorasse mais esse assunto!
Um dos vídeos mais completos sobre o assunto, acho que poderia falar mais sobre. Obrigado, Guilherme!
Caralho, velho!!! Adorei seu vídeo e suas palavras... Como se alinham ao que está dentro de muitos de nós... Parabéns pelo conhecimento adquirido e pela apresentação.
Ótima explicação. Chersterton e sua visão ampla do mundo. Como faz falta pensadores como ele.
Simplesmente fantástico, professor! Mais vídeos de economia seria ótimo!
Vídeo fantástico, muito obrigada!!!
Vídeo que descreve nosso momento e oferece soluções para os problemas atuais 🙏🙏🙏
Sugestão: símbolos em "Clube da Luta"... #fidik 😉
Apoiado!
Apenas um filme
Como sempre, ótima aula! Obrigado, Professor!
Excelente explicação sobre o assunto! Parabéns GF!!
Meu Deus, eu tava procurando conteúdo disso ontem kkkkk Acabei encontrando "Um Esboço da Sanidade" do Chesterton.
Excelente aulas, sempre bom lembrar professor 🙏🙏👏👏
Muito grato!
Ótima explanação. Obrigado
Excelente assunto. Muito obrigado!!!
Faça uma análise top dessas que você costuma fazer de "O Mágico de Oz"
Caramba, como um canal com esse conteúdo excelente eh tão pequeno, bora dar uma ajuda e divulgar galera pq se for depender do youtoba aí fode.
Pq precisa ser grande?
Olá Guilherme. Ótimo vídeo. Fale pra gente sobre o nominalismo, por favor. Abraço.
Só sei que o bem, um dia, gera um mal e o mal gera um bem e assim sucessivamente. Na sociologia explica bem esse fenômeno.
Foda 👏🏽👏🏽 poderia falar sobre a terceira via ou terceira posição?
Professor fiz meu TCC de filosofia neste tema, gostaria de saber se o senhor já eu leu a critica ao distributismo feita pelo Thomas Wood Jr? Ele fez a critica no livro a Igreja e o Mercado, poderia comentar sobre esta critica.
Estou elaborando meu tcc neste tema também! Poderia entrar em contato contigo?
Ótimo vídeo. Não sei se estou 100% alinhado com a visão Distributista, até porque tenho alguns resquícios na minha visão econômica do liberalismo de Burke por exemplo; (Como o prof mesmo disse, uma ala mais conservadora do Liberalismo clássico em si) tanto que é por isso que sou Minarquista. Mas com certeza concordo 100% sobre essa visão de que o mercado é capaz de se auto-regular sozinho sem interferência estatal, mas NUNCA erradicado de valores morais cristãs e tradicionais. Imagino que a falta das famílias tradicionais, passarem para os seus filhos/filhas direcionamentos tradicionais e cristãs verdadeiramente sobre a liberdade, isso quando os próprios filhos rompe com esses valores que deveriam ser atemporais, faz com que esse mundo que temos hoje esteja completamente na libertinagem e relativismo total, camuflado de "liberdade irrestrita"
É uma coisa que os ANCAP deveriam fazer uma auto-reflexão...
Deixa de lado esse papo de liberalismo. Ele só serve para enriquecer o seu patrão.
@@SrBuleeu sou Conservador e concordo
Estava ansioso por esse vídeo kkkkkkk muito obrigado professor. Gostaria de ver uma análise sua sobre o filme "O Exorcista" de 73. Abraços!
Conhecimento fundamental que precisa ser difundido! Parabéns pelo crescimento do canal.
Interessante que o Paulo Kogos, um dos maiores ANCAPs do Brasil, tem essa visão mais voltada para esse pensamento de Salamanca...
Isso pq a Escola Austríaca surge da Escola de Salamanca.
@@carloseduardocarvalho4646 . Isso é literal ou há apenas uma confluência de ideias entre elas?
Obrigado pelo excelente vídeo. Você poderia deixar a bibliografia indicada na descrição .
Fala sobre o localismo do Nassim Taleb
Professor, poderia trazer uma análise do filme “Sociedade dos poetas mortos”? Vi que comentou a respeito num post do Instagram.
2:35 o termo preciso seria Corpos Intermediários, não?
Professor, poderia sugerir um tema?
Comunismos e socialismo, por onde começar a estudar? E quais livros, que podem serem lidos a favor e contra a temática?
Marx ué.. estude pelos autores.
Muito bom!! 👏🏻👏🏻
Um dos vídeos que mais esperei! Muito obrigado pela caridade de nos premiar com tanto conhecimento. Que Deus abençoe a sua vocação. 👏🙏😍
Professor, vc poderia fazer um vídeo analisando os simbolismos em Neon Genesis Evangelion?
Muito bom!
Excelente aula. Esse rapaz podia entrar para o Centro Dom Bosco. Tem o perfil da Liga Cristo Rei.
Eu sou amigo do pessoal do CDB, gosto muito deles.
O próprio Hoppe percebe a importância da moral, especialmente valores da Igreja, mostrando que o progressismo moral levaria ao socialismo e ao garantismo legal.
Pelo pouco que estou pesquisando sobre na BP e na internet, não parece de forma alguma algo contrário à EA, a destinação dos bens é algo levado em consideração pelo estudo teleológico da Economia, a EA tem influência pós escolastica desde o início. Ao que parece, é uma ideia de descentralização econômica (subsidiariedade) que é cara aos economistas de livre mercado, com a adição de levar em consideração a importância de instituições (vide artigo do Douglas North).
Progressismo é liberal e não marxista, os últimos lutavam pela luta de classes.
@@leonardod1846só na época do Marx, hoje os comuna são todos progressistas sim.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 nem todos, tem muitos conservadores na África e oriente também
Irretocável !! Parabéns
Excelente exposição.
O Guilherme parece conhecer um pouco mais do Japão do que outras pessoas.
Ganhou mais um inscrito !
Excelente vídeo
Nossa mãe é muito conhecimento.
A gente se sente 😳
Queria que o midia bh assistisse
Douglas, análise
Olá, professor! Você já leu Ortega y Gasset? Considera relevante a tradição e abordagem da escola de filosofia espanhola?
Comenta o história pública
ele fala muita besteira
Meu Deus, como eu sou ignorante. Vi o vídeo por pura curiosidade e entendi uns 5%. Lendo os comentários me senti mais ignorante ainda. Vou estudar.
Nunca é tarde ! Vai anotando o que lhe interessa, é importante. Aí você começa à organizar suas horas de leituras e pesquisas em funçao das anotaçoes que você faz com os videos. Bom estudo !
@@thedifferenttraveller5684 obrigado pelas dicas! Bons estudos aí
O melho0r exemplo do liberalismo gerando socialismo é o impulso dado pelos USA para a Chinha ser a atual potência financeira e tecnológica e, por consequência, militar.
Austrália, Canadá e Suíça viraram comunistas
Fonte: Deiku
desenvolvimentista
13:42 ele falou Hoppe? Hans Hermann Hoppe?
Ropke
@@guilhermefclfreire obrigado!
Existem países que aplicam o Distributismo em seu sistema político-econômico atualmente??
A região de Emília Romana na Itália aplica
A visão dela no primeiro encontro:
Guilherme, como as guildas ajudavam as pessoas? Elas simplesmente monopolizavam certos mercados para uma minoria, como por exemplo através do uso das rotas comerciais restritas.
A concepção de guilda Distributista não é a coleção de todas as práticas medievais (algumas são rejeitadas).
Esse vídeo me lembrou o filme "A Odisséia dos Tontos"...
Em que livro/citação Mises compara cristianismo com socialismo?
Rt
No livro "Socialismo, uma análise economica e sociológica"
Gostei muito do vídeo, embora não consiga gostar do distributismo.
Minhas razões incluem da teoria se assemelhar em pequenos graus ao marxismo em atribuir a concentração e posse excessiva dos meios de produção como um problema e contar com a descentralização pragmática para melhorar a vida dos cidadãos.
Penso que, se católicos prezam pela virtude, sabem que todo homem, quando virtuoso, passa a emitir autoridade natural no que faz. Essa autoridade vai lhe concentrar recursos naturalmente, fazendo-o líder e juntando em torno de si uma estrutura, que tende a ser grande. Logo, não há problema em se formar uma corporação, uma vez que ela seja proporcional a virtude do patriarca. Como há interesse nacional em preservar estas elites, também não é antinatural que se aja uma "Zaibatsu" (que por sinal salvou o Japão em termos economicos e culturais muitas vezes, sendo uma aristocracia ou conjunto de famílias tradicionais protetoras)
O que geralmente cria oligopólios não é nem o estado, mas sim a usura. Sendo especialidade judaica, toda movimentação financeira que não provém do trabalho é antinatural. Se aceitarmos isso, veremos que todo banco é uma instituição profana e fornece recursos a quem não merece, lucrando com a dívida e degradação social. Eu diria que se a movimentação financeira acabar, a "distribuição" dos meios de produção voltam a acontecer naturalmente, matando o capitalismo e socialismo de uma vez só.
Isso é algo que Escola de Salamanca conseguiria enxergar, eles tem conteúdo excelente sobre isso em época que ainda nem era um problema. Se vivessem hoje, teriam um infarto, kkkkk. Ah, e um detalhe, é que ao invés de "cooperativas" que são democráticas, descentralizadas e por causa disso, ineficientes, deveríamos focar em formar uma elite católica (corporações aristocráticas) que sufoque a concorrência herética e liberte nosso país do capital estrangeiro ou "controle globalista".
o ponto das corporação Zaibatsu não é nem o ponto da cultura, mas sim da estrangulação econômica, grandes corporações tendem a desacelerar o desenvolvimento e dinamismo de um país, e outra, acho que você tem ser mais claro da diferença entre um empresário virtuoso e um talentoso, Elon Musk e Bill Gates são homens extremamente talentosos mas sem virtudes, a família Toyota já não, são extremamente virtuosos e talentosos, e o interessante é que a Toyota não detém um monopólio de um mercado, enquanto que Musk e Gates sim.
Você realmente quer uma centralização do poder nas mãos de uma elite, e ok, você diz "uma elite católica", mas dois pontos, como se garante o dinamismo econômico e social tendo essa "elite" e como se garante que ela não se corrompa?
Mas enfim, são pontos válidos os seus, embora eu discorde de todos kkkkkkk
Distributismo tem nada a ver com marxismo
@@romuloeduardo3433 Um problema do "livre mercado" é que desconsidera credos, valores e moralidade. Certamente se é necessário um mínimo de consciência publica para que se aja um mercado, mas esse "mínimo" não é o bastante para uma vida digna e próspera a todos.
No caso do Brasil, por exemplo, se é muito complicado simplesmente "abandonar" o protecionismo e deixar tudo a mercê das transações, afinal, nós, em território temos muitos recursos, mas todos eles de um jeito ou outro acabam sendo exportados, o que nos faz perder um potencial imenso de produtividade. Somos como uma colônia moderna, onde alimentamos o mundo, enquanto deixamos nosso próprio povo com fome.
Isso acontece porque no estado temos governantes fantoches e na iniciativa privada, temos sociedades secretas agindo. Não adianta nada se por exemplo, Bolsonaro conseguir privatizar uma empresa e ela acabar na mão de uma maçonaria da vida, que vai usar desses recursos para abastecer seus oligopólios e na primeira oportunidade, matar ou corromper mais católicos. Isso sem contar a internacional socialista e seu titã chinês comprando a tudo e a todos. Estamos sobre ataques constantes.
Então se nesse exato momento, o estado abrir mão de sua autoridade na economia, simplesmente nossos inimigos irão nos devorar. Até mesmo o Papa esta de olho grande na Amazônia, o que complica muito as coisas.
Não sou ninguém para sugerir ou propor algo, mas se estivesse na minha mão, eu diria que o "deus mercado" é cruel demais para ser digno de nossa devoção. Apelaria sim a uma intervenção pesada do estado visando defender nossos recursos e incentivar a formação de uma aristocracia que tenha valores semelhantes aos meus e claro, se necessário fosse, passaria por cima de qualquer um que entrasse no caminho.
Acredito que foi o que Vargas tentou fazer e falhou miseravelmente.
@@2555Edu Musk e Gates são abastecidos por investidores da bolsa (movimentação financeira profana que nasceu da usura tbm), enquanto a família Toyota acumulou capital por três gerações para montar uma única fábrica e pela virtude escalaram seu caminho ao topo. Imagina se o Japão fosse seguir o modelo distributista e isso prejudicasse o crescimento das famílias virtuosas? Ou pior, imaginem que eles seguissem o livre mercado e os Toyotas não conseguissem fazer nada pelo fato de tudo estar tomado pelo capital estrangeiro? Eu diria que no Japão não houve estrangulação econômica, nem na época do fascismo, agora nós, que temos estrangeiros por todos os lados e somos forçados a aprender inglês para arrumar emprego, estamos arruinados.
Agora sua ultima pergunta é difícil demais de se responder, vou lhe dever essa, kkkkk.
@@romuloeduardo3433 Gostei de seu texto, no entanto, preciso fazer algumas breves observações quanto a alguns pontos.
No seu exemplo hipotético, onde em uma sociedade de mercado haveria uma suposta comunidade católica que deva simplesmente ignorar criminosos hediondos que estão fora de sua propriedade e simplesmente "rezar por eles". Isso não é o que a doutrina católica defende. Em um cenário assim, precisaríamos pregar a verdade aos nossos inimigos e se eles recusarem, faríamos "guerra justa". Justamente para calar o catolicismo que existe o estado laico, pois enquanto o mercado prega "princípio de não agressão" o católico prega a "caridade como maior das virtudes"., ou seja, em teoria, o católico deve lutar pela salvação das almas independente do PNA ou dos interesses de mercado de alguém. Se há coerção, ela é legítima, pois toda a autoridade vem de Deus.
E também não tem como um católico de verdade concordar com as três leis de Locke, precisamos de mais. No mínimo uns 10 mandamentos. Em não matar e não roubar nós concordamos, mas "direito a liberdade"? Quer dizer, isso soa como "direito ao erro" ou "direito de adotar valores ruins, ir a miséria e depois vir pedir cotas", gerando justamente mais parasitas, que sei que os liberais também odeiam.
Tu menciona também que o estado não tem autoridade legítima. Isso é iluminista, se for pela doutrina católica, o estado é sim uma instituição natural, mas isso merece um debate a parte.
Conheço Kogos e Hoppe também, o "Democracia, o Deus que Falhou" é espetacular, embora como já se percebe, não sou muito fã das forças de mercado, tendendo mais a um autoritarismo nacionalista.
Por fim, eu creio que aristocratas formam um estado e que o inverso também pode ocorrer se houver uma dedicação em encontrar-se líderes naturais e treiná-los para que se ocupe posições de poder. E todo líder no fim é um pedagogo, nas monarquias medievais por exemplo, o rei era um exemplo máximo de virtude e as massas o imitavam, tendo-o como referencia moral, por isso era um "nobre". Agora nas democracias o contrário acontece, o presidente quer imitar o povo para ganhar voto, então perde a sua retórica, educação, postura, tudo para ganhar mais simpatia com as massas, que ficam a cada geração, mais baixas em comportamento e cultura. E o mercado agradece, vendendo mais e mais, junto com os bancos, emprestando mais e mais.
De resto eu tenho que concordar contigo. Principalmente com a questão do demônio ser o princípio subversivo das hierarquias.
Olá, boa noite.
O que você acha do filme "onde os fracos não têm vez"?
Gostaria de um comentário seu sobre esse filme.
Abraços.
Freire tem algum livro que você recomenda para estudar economia escolastica e a doutrina social da igreja ?
Rerum Novarum, Quadragesimo anno e Populorum Progressio
Professor, coloca os links dos livros do Bellaic, por favor.
Alguém me poderia me recomendar algum livro sobre os padres apostolicos e sobre a igreja primitiva? Queria estudar mais sobre as tradições da igreja catolica e suas origens.
Vou deixar um comentário caso alguém fale também quero saber
Olá amigo. Existem vários livros sobre a biografia dos Padres da Igreja e suas obras. Os "Padres Apostólicos", especificamente como você escreve, são aqueles que conviveram e foram ordenados e/ou ensinados pelos Apóstolos do Senhor, entre eles o Papa São Clemente I, os Bispos Santo Inácio de Antioquia, São Policarpo de Esmirna são os mais famosos, mas há outros. Mas colocando todos no rol dos Padres da Igreja, a editora Paulus possui um coletânea com as obras desses primeiros escritores da Igreja. Sobre as suas biografias, vc pode pesquisar no Google Scholar artigos ou livros que falem sobre eles.
Canal do prof. Johnatan Mathieus aborda muito este tema e coloca todas referências bibliográficas.
"História Eclesiástica" - Eusébio de Cesaréia. Pretendo lê-lo.
@@horaciodesousaramalho2313 Muito Obrigado 🙏
Se economia for de seu interesse, que tal abrir os olhos das pessoas sobre usura e rentismo? Hoje tá na moda falar que "imposto é roubo" (vindo sempre dos liberais e libertários em geral) mas fecham os olhos para aqueles que ganham dinheiro sem produzir nada. Usura é imoral e condenada pela Igreja, mas no mundo moderno é normal graças a (((eles))).
Emprestimos e alugueis sao normais e permitidos, usura e rentismo eh exageito promovido pelo ESTADO. Imposto eh roubo sim
@@brenojunqueira4037 Empréstimo e aluguel não é imoral, cobrar um juro em cima disso é o problema, criar dinheiro em cima de dinheiro, um dinheiro que não foi conquistado nem por produção nem por serviço. Vocês libertários sujeitam a ética a liberdade e ai acabam falando essas bobagens. Imposto não é roubo pois a propriedade não é absoluta, a usura é que é roubo.
@@ceci2499 linguajar libertário, sai dessa merda, larga esses austríacos degenerados cara.
@@marcoswillianl Algo engraçado que noto no discurso desses libertários, é que tudo pra eles é culpa do Estado arbitrário, burocrático e centralizador, porém ignoram completamente que o mercado também pode se tornar burocrático, arbitrário e centralizador por meio de monopólios privados juntamente com a formação de corporações financeiras e econômicas.
@@josemartin923 Resposta libertária: "pelo menos não é o estado."
Além de Chesterton e Belloc e as bulas tem algum autor distributivista disponível em Português?
Três Alqueires e uma Vaca do Corção é um bom exemplo
Ótimo video, não conhecia o canal. Parabéns, excelente conteúdo.
Isso vai de encontro com José Monir Nasser - A economia do mais
Aaaaaa já fazia tempo que esperava esse vídeo ❤
Foi o Lenin que inventou as cooperativas?
Não
Acho q o distributismo traria algo parecido com as guildas medievais
O negócio é que, nós somos muito complexos.
Você é de onde no Paraná? Moro em Cambé e Londrina hahaha
Ia perguntar a mesma coisa. Acabei de ver ele falar isso no vídeo e vim ver se alguém mais tinha falado sobre isso nos comentários. Sou de Curitiba. Dá-lhe Paraná! =D
Ele é de Curitiba.
Em resumo, o localismo.
@Lucas São possíveis formas.
@Juruá Rafarillo Libertários de maneira geral são amigos do localismo só até certo ponto.
E o comunitarismo o que é?
Eu nao sei se eu entendi bem essa parte de liberdade com moral: Se essa moral for imposta aos outros é meio errado. Se essa moral NÃO for imposta aos outros então continua sendo liberdade.
É que a liberdade tal e qual a modernidade concebe não é a verdadeira liberdade. Esta é a liberdade que nos foi imposta pelos iluministas, para deturpar a concepção de liberdade católica, e que prega a total independência dos indivíduos - o que logicamente é uma utopia. A liberdade católica ecoa os ensinamentos de Aristóteles: Liberdade é mover-se no bem. O que passa disso não é liberdade. Daí decorre que há um bem que está acima das concepções individuais.
@@CanalMedieval . A dúvida dele me parece ser outra...
O problema é que essa liberdade nada mais é do que a liberdade do mal, no sentido de que tudo é certo contando que você não machuque ninguém o problema é que até isso foi relativizado.
@@WandariusMSilvestrius1210 . Ele está perguntando se a moral deve ser imposta por vias do tipo estatais ou não...
@@HadoukenShoryuken se for isso então sim, não do pode mas deve.
Alguém consegue colocar aqui os autores e livros citados no vídeo?
O seu argumento de que há sempre monopolização por algumas empresas é facilmente derrubada pela questão da "inovação". Cada vez maiss vemos empresas sutrgindo e inovando; até mesmo derrubando empresas anteriores oligopolistas.
Belo vídeo, só penso que é um pouco equivocado alguns enxergarem o distributismo como uma espécie de 3⁰ via(não digo que é o caso do vídeo).
Mas é terceira via
@@mcxandy6003 fascismo?
@@andyisdead não, distributismo, é só ver o vídeo 😉
🙏🙏👍
18:20
O capitalismo defendido pelos liberais e conservadores é justamente a valorização das pequenas e médias empresas e a estima da moral. É a ideia de economia de Adam Smith.
Não é não, eles defendem um capitalismo selvagem que separa a moral da economia e não freia a livre concorrência gerando assim monopólios e oligopólios com cartéis e trustes, mas, o certo mesmo é um capitalismo com moralidade como a doutrina social da Igreja Católica defende, não distributismo e socialismo, que são produtos da revolução francesa, como o capitalismo selvagem.
Não filha, esse capitalismo não existe mais.. tudo é controlado pelas mega corporações.
Liberalismo só cai em monopólio, não ajuda o pequeno empresário em nada, até Smith já afirmou isso
Não, o capitalismo do jeito que tá gera esses problemas todos.
Não, esse capitalismo dos liberais clássicos não existe mais. Quem deveria valorizar a produção e família, o próprio capital descontrolado desconstrói isso..
Parece ser bom, DESDE que não ataque as empresas grandes. Aí não digo empresas corruptas que se usam da força via Estado (ou não), essas tem que acabar mesmo.
Digo empresas grandes em geral, atacar elas impede do pequeno se tornar um grande empresário, e até impedir grandes de fora. Adiando ou negando desenvolvimento do país.
Mas as grandes empresas controlam as grandes e pequenas..
Não há lógica nisso
Toda grande empresa é corrupta. A única forma de evitar isso e estatizando essas grandes empresas, porque empresa estatal não tem a lógica do capitalismo predatório, que só pensa em lucro. E antes que vc fale do caso da Petrobras, a Petrobras só teve esses esquema de corrupção justamente depois que ela foi parcialmente privada é teve seu capital aberto na bolsa