D-11 - Desenvolvimento Moral
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025
- O desenvolvimento moral a partir dos estudos de Jean Piaget é o tema deste programa, que traz entrevistas com Yves de La Taille e Suzana Menin. Os dois tipos extremos de relações sociais (coação e cooperação) levam a dois tipos de moralidade: heteronomia e autonomia. O sujeito heterônomo do ponto de vista moral precisa obedecer a regras impostas pelo mundo exterior, enquanto o autônomo obedece àquilo que sabe ser o melhor para si e para o mundo. Programa da disciplina Psicologia do desenvolvimento do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp.
Muito bom mesmo, o tema aqui levantado, em síntese pelo que foi discutido, enquanto estivermos na condição de egoístas, tornar-se-á difícil estabelecermos regras perfeitas para todos.
Parabéns! Muito importante essa colocação e fundamental para explicar o alto grau de suicídio, auto mutilação, a cultura do funk da liberação de drogas, da vida sexual na pré escola com a ideologia de gênero da vivência de poliamores, enfim o eu o egoísmo é o que impera gerando somente vazios existenciais e frustrações. Fato é o desenvolvimento da moral e do altruísmo coletivo é saúde mental, física e social.
Discordo da sua opinião. Vivemos numa época em que o próximo não é respeitado. Se normalizou o desrespeito e a falta de empatia com as pessoas diferentes. Como foi dito no vídeo: estamos vivendo uma crise moral. O individualismo é exaltado. Pessoas que passam por cima da outra para alcançar seus objetivos são aplaudidas, ganham lugar de destaque, porém a sociedade não costuma questionar sobre a moral desse sujeito que alcançou tal status, o importante é só que ele alcançou, não importa se ele tratou bem as pessoas ou se prejudicou elas durante o processo.
Programa muito bem elaborado. Parabéns!
Muito bom esse vídeo!!
Muito muito bom
Muito bom ,mais infelismente no brasil tudo fica so na teoria ,dificilmente se encontra professores ou educadores como queira se chamar, tem esse momento para observar com afeto e verdade o seu educando.E tem mais as injustiças que vivemos na sociedade e muito grande por isso ha esse tipo de extremo de relações sociais.
Estudar é o primeiro passo. A escola ajuda , mas quem educa são os responsáveis.
muito bom!
gostaria que os educadores apresentados fossem de comunidades tipo;cidade de DEUS,rocinha ,complexo do alemaõ, condominios de luxo escola em locais antes chamados classe media .
poxa! bem pensado.
A opinião dos estudantes acabou sendo de uma forma muito generalizada.
Antigamente as escolas tinham como base os valores da religião na educação. Existia um respeito pelo professor, os alunos eram mais alinhados na disciplina.
Antigamente os alunos sentavam no milho
maldito relativismo kantiano. nao devemos esquecer que nao somos somente racionais, mais instintivos tb. a porção animal humana obedce a lei da sobrevivencia onde o relativismo é egoísta e não ha autruismo. a moral deve ser externa e não racional. a teologia.!!!
o CERTO sempre é e será CERTO.
O errado SEMPRE É E SERÁ errado.
Existe um MURO que os separa, e aquele que tentar argumentar ou justificar sobre, estará tentando achar um atalho para chegar ao outro lado do muro, pois o atrevimento de pular o muro é muito flagrante e gritante em pleno luz do dia, por isso há a tentativa de um atalho.
O "certo" varia de cultura a cultura.
O certo e errado varia de cultura e tempo, escravidão era certo e defendido por lei, a sociedade muda, as novas gerações mudam as regras falhas que já não cabem mais, o ponto é as pessoas terem a autonomia de refletir sobre as atuais regras e se essas são boas para todos ou precisam mudar.
O certo é definido por um grupo
O errado é definido por um grupo
Seu argumento não faz sentido
Muito bom!