Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅ 🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂 🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com 🌱 Depósito bancário: CAIXA Econômica - Jonathan Matthies Agencia: 0424 Conta: 20139-5 Operação: 001
Sou pastor Batista, creio na bíblia e amo a palavra de Deus, também amo a ciência e a história, e parabenizo você professor por seu profissionalismo e o respeito com o qual trata os temas no seu canal
Na antiguidade os chamados "reis" na maioria das vezes era uma pessoa poderosa alí naquelas terras que ele era dono. Não havia, na maioria dos casos, um rei com coroa de ouro, um grande castelo etc.
Eu gostaria de perguntar, professor, como é que os judeus vêem Deus (Yahweh) nos dias de hoje. É que em um vídeo em que você explica a diferença entre a concepção do Deus cristão e o Deus judeu (e como ele era entendido no antigo testamento, não inteiramente onipotente, onisciente, onipresente e omnibenevolente como é visto pelos cristãos), então eu me pergunto como é que os judeus enxergam ele hoje, se possível os mulçumanos também. Forte abraço 😊
Olá Arc-18-7, tudo bem? 🙂 Muito agradecido pela pergunta. É verdade que a concepção de Deus no judaísmo evoluiu ao longo dos séculos. (a) Atualmente, muitos judeus veem Yahweh (Deus) de forma semelhante ao Deus cristão em termos de atributos como onipotência e onisciência, mas rejeitam doutrinas cristãs como a Trindade. Para os judeus, Deus é indivisível e absolutamente um. Além disso, a relação direta entre Deus e o povo judeu é fundamental, com o foco na aliança e na prática de mitzvot (mandamentos). (b) Já para os muçulmanos, Deus (Alá) é visto de forma parecida: onipotente, onisciente, mas sem divisões como a Trindade. A principal diferença está na revelação. Para os muçulmanos, Maomé é o último profeta, enquanto para os judeus, a profecia cessou após o período bíblico. Logo, enquanto há semelhanças nos atributos de Deus entre essas religiões, cada uma mantém suas particularidades doutrinárias e práticas. Fraterno abraço!
Porque Davi é tão importante por judeus? Por exemplo, o Messias tem que ser descendente dele e a estrela tbm é mto famosa, pq esse personagem especificamente é tão significativo?
Ele era filho de salmão e teoricamente o rei mais próspero de Israel, foi o auge dos hebreus e um dos poucos momentos em q não foram escravizados ou derrotados pelas potências da época
É com David que a saga dos judeus se fortalece e é de David que supostamente os profetas profetizam a linhagem até Jesus Cristo, ele é o rei Querido por Deus, mesmo com seus claros pecados; e é ele apontado como sendo o autor das maiores dos Salmos um dos livros mais reconhecidos da biblia que toca no coração de qq leitor sincero. Davi o rei cheio de controvérsias, vale a pena estudar a verdade sobre ele e da desgraça de seus principais filhos em meio a tantas mortes só seu redor de seus amigos ou inimigos?
Porque ele é um personagem de uma história mítica, ainda que tenha existido de fato um homem que liderava um bando e se chamava Davi, nessa história criada o objetivo é juntar grupos de pessoas e dar a elas um sentido de origem e pertencimento e assim exercer o poder sobre elas.
O Davi '" histórico '" pode ter sido um lider tribal, tipo um hapiru. Não com aquela grandessa toda como diz a narrativa bíblica, é era vassalo dos filisteus.
Temos o sucessor do trono de Davi, o rei Ezequias, deste temos selo, construção e artefatos arqueológicos, bem como sua política narrada em outros povos Assíria. Portanto esse versículo cita Davi, e serve como prova da casa de Davi. Essa dinastia acredita em Davi, hoje em dia têm arvores genealógicas de pessoas do Brasil com mais de 5 gerações, imagina naquele época, isso era muito mais importante que hoje. Então assim acreditar em parte da história e outras não é como acreditar em um quebra cabeça, em que umas peças foram perdidas e ainda não achadas, mas vc conhece o formato dela, porém não crê que ela existe. Fato. 2 Reis 20:5 “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor , Deus de Davi, seu predecessor: ‘Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor .
o que você disse é teologia, tentativa de racionalizar o mito a partir de uma visão sistêmica do texto, para não dizer fundamentalista. Qualquer historiador sério, exegeta sério nos dias de hoje, após tantas descobertas e aprofundamento da crítica textual, não pode mais "ler" o texto a partir de visão teológica, a não ser que a única intenção for repassar esse ensino nas igrejas, mas ai descola completamente do estudo sério dos textos bíblicos, vira só teologia e crença, não se entende a história assim.
@@danbrianese errado, a minha conclusão foi em cima de embasamentos arqueológicos, acredito ter em meu currículo muitos artigos lidos, não falo de mim mas das homilias lidas. Não fale como se 2.600 anos fosse logo ali 👍🏻
Acho que um tema interessante para um video, seria uma explicação sua sobre a metodologia histórica que você segue preferencialmente. Sei que a história é, dentre as ciências humanas, a que possui o maior número de correntes metodológicas, tais como o materialismo histórico; o método Histórico-Crítico; o método analógico, os métodos quantitativo-estatísticos, o método hermenêutico e outros. Dentro da academia, é mais fácil saber onde estamos pisando ao ler-mos sobre certas compreensões históricas (quase sempre sabemos a corrente metodológica do historiador), mas na divulgação científica o problema metodológico parece ficar de lado. A grande maioria dos ouvintes nem sabe que existem diferentes correntes históricas metodológicas que podem, inclusive, resultar em compreensões diferentes do fenômenos que vem a luz. Sei que os materialistas e os histórico-críticos separam os manuais factuais dos livros de análsie e compreensão histórica, mas as demais correntes tem uma visão mais crítica sobre a capacidade humana de separar fatos de interpretações. Como você lida com o problema metodológico para produzir seus videos?
Estar no poder e acumular riqueza não tem época afinal as mesmas enganações hj foi desenvolvidas milênios atras já havia Marchal ha 2 mil anos ou a 10 mil anos
Principalmente no campo religioso onde as histórias criadas tinham como objetivo dominar população para manter o poder. Por exemplo, a divinização de reis ,imperadores,faraós, só era possível criando uma história e impondo como verdade absoluta. Mas venhamos,isso acontece em nossos dias, veja quantos personagens da nossa história são deificados e sua história transmitida como se eles fossem sobre-humanos quando na realidade foram homens gananciosos pelo poder
@@raqueldecamargo425 Hoje em dia é que somos atrasados, não sabemos nem como foram feitas as pirâmides do Egito, fora outras construções. Os povos antigos realmente eram muito mais fodasticos que nós kkkkk.
O que seria o escrito " Davi"? Divago que esse " amado" é uma cópia do faraó Psusemenes I, que fez barba e cabelo na região da palestina entre 1040 e 990 aec..
Assistao o canal No caminho do imaginário a serie sobre o rei David baseado no livro do Joel Baden, Professor de Hebreu biblico de Yale Divinity School, Davi, a vida real de um herói biblico. O livro ta deixando os Judeus furiosos e oa videos do canal indicado estao excelente. Vale a pena .
Não falta registros históricos e também arqueológicos nas civilizações dos Sumérios, Egípcios, Persas, Babilônios, Gregos, Romanos,etc. A pobreza desses registros do povo hebreu é quase total. Ou quem sabe, apenas lendas.
Para os críticos, qualquer bobagens que se encontrem tem valor histórico. Mas, o maior documento histórico da atualidade que é a Bíblia, é questionado por preconceito ou aversão à Bíblia. Aceita que dói menos!
A arqueologia mais uma vez confirmando a veracidade da biblia, criticos diziam que Davi nunca existiu, depois da prova arqueológica querem diminui lo, bom a biblia estava certa logo a história mais coerente é a que consta na sagrada escritura
Vc não assistiu o video? O próprio professor disse que os historiadores acreditam na existencia do rei Davi e sim existe uma prova arqueologica uma pedra que está escrito casa de Davi
@@Presley1612Sim, existe uma casa (linhagem) de davi. Isto torna mais forte a hipotese de ter havido este rei unificador. Mas muitos clãs e familias romantizam sua origem, colocando grandes herois aonde não há. Por exemplo, a história de roma ter sido fundada pelos irmãos romulo e remo. A ciência é cautelosa exatamente para evitar endossar algo que não tem confirmação. Essa confirmação pode vir, por ex, de um outro povo vizinho mencionando o rei davi, afinal ele guerreou com outros povos. Seria a evidência definitiva.
@@Presley1612 vc assistiu e acredito que não entendeu, Se houve um possível Davi, ele tem mais haver com um líder tribal habiru, o misticismo em torno de um rei Davi personagem grandioso é fictício na tentativa de validar a tradição daquele povo, prática muito usada antigamente, na verdade até hoje né. O que se achou foi um pedaço de pedra com o nome "Casa de Davi", só, isso não comprova a visão bíblica do personagem, mas pode ser um hipótese da existência de um Davi no qual posteriormente foi projetado para esse personagem uma tradição daquele povo. Bíblia é quase em sua totalidade texto político, usando narrativas ficcionais para validar as tradições e crenças daquele povo, daquela época. Pode ser baseado em personagens reais? Até pode, mas a grande maioria não é.
@@Presley1612 qual foi a parte do vídeo de que para provar a existência de uma figura histórica a papirologia e a arqueologia precisam andar juntas vc nâo entendeu ?
Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅
🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂
🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com
🌱 Depósito bancário:
CAIXA Econômica - Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001
O rei Davi romantizado - um rei que roubou a mulher de um soldado devoto e tramou a sua morte, e se mostrou fraco diante dos proprios filhos.
Se existiu, NO MÁXIMO era um líder tribal.
Estamos por aqui sempre aprendendo com o professor Jonathan 👏🏾
Feliz dia do professor.
Parabéns 🎉🎉👏👏👏
Boa noite Professor Jonathan e seguidores do canal.
Boa Noite. Prof.Jonathan Matthies. Belmonte-BA.
Sou pastor Batista, creio na bíblia e amo a palavra de Deus, também amo a ciência e a história, e parabenizo você professor por seu profissionalismo e o respeito com o qual trata os temas no seu canal
Excelente 👍
Parabéns, Prof. Jonathan! Feliz Dia do Professor!
Davydenko matou seu melhor amigo pra ficar com a mulher dele! Que grande exemplo!
jesus te ama jonathan
Muito bom professor
Boa noite de São Paulo.
Na antiguidade os chamados "reis" na maioria das vezes era uma pessoa poderosa alí naquelas terras que ele era dono. Não havia, na maioria dos casos, um rei com coroa de ouro, um grande castelo etc.
Like.
Eu gostaria de perguntar, professor, como é que os judeus vêem Deus (Yahweh) nos dias de hoje. É que em um vídeo em que você explica a diferença entre a concepção do Deus cristão e o Deus judeu (e como ele era entendido no antigo testamento, não inteiramente onipotente, onisciente, onipresente e omnibenevolente como é visto pelos cristãos), então eu me pergunto como é que os judeus enxergam ele hoje, se possível os mulçumanos também. Forte abraço 😊
Olá Arc-18-7, tudo bem? 🙂
Muito agradecido pela pergunta. É verdade que a concepção de Deus no judaísmo evoluiu ao longo dos séculos. (a) Atualmente, muitos judeus veem Yahweh (Deus) de forma semelhante ao Deus cristão em termos de atributos como onipotência e onisciência, mas rejeitam doutrinas cristãs como a Trindade. Para os judeus, Deus é indivisível e absolutamente um. Além disso, a relação direta entre Deus e o povo judeu é fundamental, com o foco na aliança e na prática de mitzvot (mandamentos). (b) Já para os muçulmanos, Deus (Alá) é visto de forma parecida: onipotente, onisciente, mas sem divisões como a Trindade. A principal diferença está na revelação. Para os muçulmanos, Maomé é o último profeta, enquanto para os judeus, a profecia cessou após o período bíblico. Logo, enquanto há semelhanças nos atributos de Deus entre essas religiões, cada uma mantém suas particularidades doutrinárias e práticas. Fraterno abraço!
@@Jonathan14734 Obrigado, professor e bom dia.😁
@@Jonathan14734Nossa! Pensei que a diferença estava em Ismael e Isaque.
Porque Davi é tão importante por judeus? Por exemplo, o Messias tem que ser descendente dele e a estrela tbm é mto famosa, pq esse personagem especificamente é tão significativo?
Boa pergunta.
Ele era filho de salmão e teoricamente o rei mais próspero de Israel, foi o auge dos hebreus e um dos poucos momentos em q não foram escravizados ou derrotados pelas potências da época
@@yohanmoroskiSalomão era filho de Davi e não o contrário.
É com David que a saga dos judeus se fortalece e é de David que supostamente os profetas profetizam a linhagem até Jesus Cristo, ele é o rei Querido por Deus, mesmo com seus claros pecados; e é ele apontado como sendo o autor das maiores dos Salmos um dos livros mais reconhecidos da biblia que toca no coração de qq leitor sincero. Davi o rei cheio de controvérsias, vale a pena estudar a verdade sobre ele e da desgraça de seus principais filhos em meio a tantas mortes só seu redor de seus amigos ou inimigos?
Porque ele é um personagem de uma história mítica, ainda que tenha existido de fato um homem que liderava um bando e se chamava Davi, nessa história criada o objetivo é juntar grupos de pessoas e dar a elas um sentido de origem e pertencimento e assim exercer o poder sobre elas.
O Davi '" histórico '" pode ter sido um lider tribal, tipo um hapiru. Não com aquela grandessa toda como diz a narrativa bíblica, é era vassalo dos filisteus.
Quando vc diz que há muito ou pouco material que comprovamos algo, quanto é? Poderia tentar dar uma equivalência de medida ou quantificação?
Obrigada
Boa noite, prof.! Ter e haver no sentido de existir não variam pra plural, nem os seus auxiliares. Fica a dica ae, caso se interesse 😅
Encontramos dinossauros, inscrições rupestres mas do judaismo ha quase nada. Como posso acreditar em palavras?
O culpado disso tudo foram os mitos criados por homens
Temos o sucessor do trono de Davi, o rei Ezequias, deste temos selo, construção e artefatos arqueológicos, bem como sua política narrada em outros povos Assíria. Portanto esse versículo cita Davi, e serve como prova da casa de Davi. Essa dinastia acredita em Davi, hoje em dia têm arvores genealógicas de pessoas do Brasil com mais de 5 gerações, imagina naquele época, isso era muito mais importante que hoje. Então assim acreditar em parte da história e outras não é como acreditar em um quebra cabeça, em que umas peças foram perdidas e ainda não achadas, mas vc conhece o formato dela, porém não crê que ela existe. Fato.
2 Reis 20:5 “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o
Senhor
, Deus de Davi, seu predecessor: ‘Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do
Senhor
.
o que você disse é teologia, tentativa de racionalizar o mito a partir de uma visão sistêmica do texto, para não dizer fundamentalista. Qualquer historiador sério, exegeta sério nos dias de hoje, após tantas descobertas e aprofundamento da crítica textual, não pode mais "ler" o texto a partir de visão teológica, a não ser que a única intenção for repassar esse ensino nas igrejas, mas ai descola completamente do estudo sério dos textos bíblicos, vira só teologia e crença, não se entende a história assim.
@@danbrianese errado, a minha conclusão foi em cima de embasamentos arqueológicos, acredito ter em meu currículo muitos artigos lidos, não falo de mim mas das homilias lidas. Não fale como se 2.600 anos fosse logo ali 👍🏻
Like 200
Acho que um tema interessante para um video, seria uma explicação sua sobre a metodologia histórica que você segue preferencialmente. Sei que a história é, dentre as ciências humanas, a que possui o maior número de correntes metodológicas, tais como o materialismo histórico; o método Histórico-Crítico; o método analógico, os métodos quantitativo-estatísticos, o método hermenêutico e outros. Dentro da academia, é mais fácil saber onde estamos pisando ao ler-mos sobre certas compreensões históricas (quase sempre sabemos a corrente metodológica do historiador), mas na divulgação científica o problema metodológico parece ficar de lado. A grande maioria dos ouvintes nem sabe que existem diferentes correntes históricas metodológicas que podem, inclusive, resultar em compreensões diferentes do fenômenos que vem a luz. Sei que os materialistas e os histórico-críticos separam os manuais factuais dos livros de análsie e compreensão histórica, mas as demais correntes tem uma visão mais crítica sobre a capacidade humana de separar fatos de interpretações.
Como você lida com o problema metodológico para produzir seus videos?
Será que no tempo antigo o povo era tudo mentiroso? , contavam tantas estórias assim ?
Estar no poder e acumular riqueza não tem época afinal as mesmas enganações hj foi desenvolvidas milênios atras já havia Marchal ha 2 mil anos ou a 10 mil anos
Principalmente no campo religioso onde as histórias criadas tinham como objetivo dominar população para manter o poder. Por exemplo, a divinização de reis ,imperadores,faraós, só era possível criando uma história e impondo como verdade absoluta. Mas venhamos,isso acontece em nossos dias, veja quantos personagens da nossa história são deificados e sua história transmitida como se eles fossem sobre-humanos quando na realidade foram homens gananciosos pelo poder
@@raqueldecamargo425
Hoje em dia é que somos atrasados, não sabemos nem como foram feitas as pirâmides do Egito, fora outras construções.
Os povos antigos realmente eram muito mais fodasticos que nós kkkkk.
Não se trata de ser mentiroso, se trata de ser o estilo literário da época, a maneira como as histórias eram passadas. Isso faz parte da cultura deles
Devias ser para engrandecer a sua história...
O que seria o escrito " Davi"? Divago que esse " amado" é uma cópia do faraó Psusemenes I, que fez barba e cabelo na região da palestina entre 1040 e 990 aec..
Meu Deus ,então é possível que tudo que esteja escrito na bíblia, nada tenha acontecido???
Sim, visto que a história narrada na bíblia foi escrita três séculos após o ocorrido. Mas como o professor falou, são apenas hipóteses.
Na verdade alguns livros são reais e outros não, é tipo uma mistura de histórias com estórias kk
É uma mistura de mentira com poucas verdades.
Faz uma Live com o Professor Fábio Sabino
Assistao o canal No caminho do imaginário a serie sobre o rei David baseado no livro do Joel Baden, Professor de Hebreu biblico de Yale Divinity School, Davi, a vida real de um herói biblico. O livro ta deixando os Judeus furiosos e oa videos do canal indicado estao excelente. Vale a pena .
Não falta registros históricos e também arqueológicos nas civilizações dos Sumérios, Egípcios, Persas, Babilônios, Gregos, Romanos,etc. A pobreza desses registros do povo hebreu é quase total. Ou quem sabe, apenas lendas.
Mas de fontes históricas eram povos fracos em todo os sentidos.
Mitologia agora é historia
Se David existiu, não fedia nem cheirava.
Para os críticos, qualquer bobagens que se encontrem tem valor histórico. Mas, o maior documento histórico da atualidade que é a Bíblia, é questionado por preconceito ou aversão à Bíblia. Aceita que dói menos!
Mas que bobagem. É falta de argumento?
Boa noite professor a queda de jericó foi real??
Discordo veementemente, não existiu rei Davi bíblico e nem histórico.
Se o cesar não concorda, deve ser verdade...
A arqueologia mais uma vez confirmando a veracidade da biblia, criticos diziam que Davi nunca existiu, depois da prova arqueológica querem diminui lo, bom a biblia estava certa logo a história mais coerente é a que consta na sagrada escritura
Não tem nem um documento histórico que prova a existência de Davi
Vc não assistiu o video? O próprio professor disse que os historiadores acreditam na existencia do rei Davi e sim existe uma prova arqueologica uma pedra que está escrito casa de Davi
@@Presley1612Sim, existe uma casa (linhagem) de davi. Isto torna mais forte a hipotese de ter havido este rei unificador. Mas muitos clãs e familias romantizam sua origem, colocando grandes herois aonde não há. Por exemplo, a história de roma ter sido fundada pelos irmãos romulo e remo. A ciência é cautelosa exatamente para evitar endossar algo que não tem confirmação.
Essa confirmação pode vir, por ex, de um outro povo vizinho mencionando o rei davi, afinal ele guerreou com outros povos. Seria a evidência definitiva.
@@Presley1612 vc assistiu e acredito que não entendeu, Se houve um possível Davi, ele tem mais haver com um líder tribal habiru, o misticismo em torno de um rei Davi personagem grandioso é fictício na tentativa de validar a tradição daquele povo, prática muito usada antigamente, na verdade até hoje né. O que se achou foi um pedaço de pedra com o nome "Casa de Davi", só, isso não comprova a visão bíblica do personagem, mas pode ser um hipótese da existência de um Davi no qual posteriormente foi projetado para esse personagem uma tradição daquele povo. Bíblia é quase em sua totalidade texto político, usando narrativas ficcionais para validar as tradições e crenças daquele povo, daquela época. Pode ser baseado em personagens reais? Até pode, mas a grande maioria não é.
@@Presley1612 qual foi a parte do vídeo de que para provar a existência de uma figura histórica a papirologia e a arqueologia precisam andar juntas vc nâo entendeu ?
E isso é prova da existência de alguém, filho? Se vc encontrar uma inscrição sobre a "Casa do Dragão", vc vai dizer que um dragão existiu? 😂😂😂😂😂
Tudo mitologia.
O Rei Davi fgoi real .
Nada comparado a essa explicação