Contato para serviços: (21) 97167-4116 (Rio de Janeiro - RJ) =================================== Compartilhe esse vídeo: th-cam.com/video/thBXJi414HQ/w-d-xo.html =================================== Inscreva-se aqui: th-cam.com/users/ElétricaSem....
Excelente trabalho: simples e objetivo. Encontrar a potência aparente é fundamental para a precisão do cálculo. Conglatulations e espero que continue nos contenplando com suas aulas.
Excelente explicação! Uma dúvida: E quando o equipamento não possui a informação da eficiência energética ou o fator COP/EER para se calcular a potência nominal e depois a corrente? Alguns equipamentos informam a Corrente nominal ou Corrente máxima, posso utilizar essas informações para definir a Potência em watts?
ปีที่แล้ว
Muito obrigado, meu amigo! Respondendo sua pergunta, para utilizar a corrente nominal ou corrente máxima, você multiplica uma delas pela tensão da rede, se for máquina monofásica. Se for trifásica multiplica pela tensão da rede e também por 1,73. reveja no vídeo, no minuto 4:00.
Excelente explicação! Só fiquei com uma dúvida, já no final do vídeo. No caso, o cálculo da corrente trifásica, no divisor, não seria raiz de 3 multiplicado pela tensão entre as fases? Entendo que neste caso, se a tensão monofásica (fase-neutro) é 220V, a tensão trifásica seria 380V. Poderia esclarecer essa dúvida, por gentileza?
8 หลายเดือนก่อน +3
Muito obrigado, meu amigo. Respondendo sua pergunta, eu considerei dois sistemas distintos, sendo o primeiro monofásico em 220V(fase-neutro) e o segundo trifásico 220V(3 fases). Lembrando que em algumas regiões do Brasil o sistema monofásico (fase-neutro) é fornecido em 220V. Além disso, quando se trata de motor sendo alimentado a dois condutores, independentemente se for 220V ou 127V, consideramos esse motor como sendo monofásico.
Excelente explicação, uma pergunta esse calculo bate com os que as concessionarias de energia como a Enel utilizam, porque não sei qual o software que eles utilizam, mais sempre que há a comparação há uma discrepância o porque desse erro se as formulas são únicas?
9 หลายเดือนก่อน
Muito obrigado, meu amigo! Realmente essa informação eu não tenho.
Primeiramente parabéns pela explicação, tenho duas perguntas: 1-Essa potencia nominal que foi encontrado pode ser usada para calculo da conta de energia no final do mês? 2- Essa constante "k" é fixa? Pois já vi muito na internet falar sobre o 0,293
9 หลายเดือนก่อน +1
Muito obrigado pela consideração! Respondendo suas perguntas, a potência nominal encontrada(potência elétrica) deve ser utilizada para o cálculo de consumo. A constante é fixa sim, e é 0,293.
Perfeito! Só pra complementar, o cabo elétrico para esse aparelho seria ø2,5mm² com um disjuntor C16. OBS.: Sou Renato Oliveira, engenheiro mecânico, comentando aqui do celular da minha esposa.
11 หลายเดือนก่อน +1
Muito obrigado pela consideração e participação, meu amigo!
Renato, estou estudando essa área, então por favor, pra tirar minha dúvida: se a corrente para monofásico 220V é estimada 5,85A no exemplo do vídeo, eu poderia usar cabo de 1,5mm², mas por questão da norma, o cabeamento mínimo para circuitos que não sejam de iluminação seria 2,5mm², certo? Quanto ao disjuntor, poderia ser um bipolar de 10A, 16A, 20A já que o cabo 2,5mm² em pvc suporta entre 21 e 24A. Não são afirmativas, ok, estou dizendo assim para que seja corrigido ou ratificado. Mas por questão de segurança devido a outros fatores melhor não usar o de 20A para esse caso. Então ficaria entre o de 10 e o de 16A. Qual seria mais vantajoso ou mais seguro entre esses dois e por quê?
@@Luis-Luapagopode considerar o disjuntor focado na proteção do cabo… uma vez sabendo que o cabo de 2,5mm suporta até 21A … vc pode usar o disjuntor que vai manter a proteção do cabo 16A ou 20A… circuito sendo TUE sabemos que é impossível ultrapassar a corrente calculada.
@@Luis-Luapago Se me permita entrar nesse assunto também. Sou Engenheiro de controle e Automação. Os Cálculos estao corretos. Só uma correção! Estou vendo muitos chegando no cálculo ao dimensionar o disjuntor. Quando chega no valor que nem o valor do 5,85 A . Estou vendo a maioria querendo colocar uma proteção de 16A ou ate 20A por que um cabo de alimentacao de 2,5mm suporta um determinado valor. Ai que vem o problema, pois dentro do equipamento há Circuitos eletrônicos até cabos com o diametro menor conforme o fabricante dimensionau o que aparelho suporta .Conclusão: Circuito interno do aparelho irá sobreaquecer e o disjunto 16 A não vai ter sua atuação efetiva. Pois triplicou a corrente calculada pensando no cabo e não no aparelho. Por isso que vejo muito unidade evaporadora pegando fogo. Se cálculo 5,85A pode colocar disjuntor de 8A.curva C, pois quando liga a sua proteção de pico é 5 a 10 vezes a corrente nominal.
Mestre então se no manual tiver a potencia nominal eu posso calcular para dimensionar os cabos e disjuntor. EXEMPLO: 1000 DE POTENCIA NOMINAL, 127 VOLT. 1000÷127 = 8A
7 หลายเดือนก่อน +1
Seria 1000W÷(127×Fator de potência). Ao fator de potência geralmente se atribui 0,7
Tenho um LG DUAL INVERTER 12 BTUS coloquei na sala 4×3 corredor 0,90×2 comp cozinha tem 6×4 altura do chão até o PVC é 2,10 altura minha energia no primeiro mês veio 330 reais a mais percebi que ele não desliga será que se eu separar a cozinha da sala vai resolver o meu problema vai consumir menas energia.
8 หลายเดือนก่อน
Boa noite, amigo. Para lhe ajudar nessa questão, você deve consultar um profissional especializado em refrigeração.
Uma corrente baixa dessas.. é nescessário um disjuntor de 25 amperes, ou pode ser um de 10 amperes.. só pra entender,, grato
ปีที่แล้ว
Olá! O disjuntor é dimensionado conforme os condutores do circuito. A capacidade de condução de corrente dos condutores deverá sempre ser maior que a corrente nominal do disjuntor. Para o exemplo do vídeo, um disjuntor de 16A com cabo de 2,5mm² seria aceitável.
Pow cara porque vc já num vai direto o de 12 mil btu usa fio tal disjuntor tal
5 หลายเดือนก่อน
Primeiramente o objetivo do vídeo não são essas informações. E se fosse simplesmente pra saber o que deve e o que não deve usar, sem o contexto, qualquer pessoa poderia "passar essa informação", sendo verdade ou não.
Desde quando monofásico é 220,00 quer queimar o ar condicionado 😮
10 หลายเดือนก่อน +1
Sistemas alimentados com fase+neutro são monofásicos, independentemente da tensão. Motores alimentados com dois condutores também são considerados monofásicos, independentemente se são alimentados com fase+neutro ou fase+fase.
Dependendo da região por conta do transformador da companhia de energia monofásico é 220,mais na região que a tensão é 127 chega também fase e neutro é a mudança do transformador mais você acha 220 monofásico tbm.
ué, então não precisa achar constante nenhuma. Se K = cap. ref/btu, então a potencia vai ser (btu*K)/EE = (btu*(cap. ref./btu)/EE => corta btu com btu => potência = cap. ref/EE
5 หลายเดือนก่อน +1
O vídeo é didático.Em nenhum momento foi falado que precisa achar a constante, pois como o nome já diz, é constante. O passo a passo foi mostrado simplesmente para conhecimento, pois nem sempre se tem o valor da capacidade de refrigeração.
Entendi. Só não entendo pq sempre que tento calcular o kwh/mês dessa forma dá diferente da forma calculada tirando o kwh/mês do ar condicionado q vem no selo do inmetro. Por exemplo: Tem um ar condicionado aqui de 9000 btu, no selo diz 17,1kwh/mês, pela forma apresentada no vídeo ele dá 732,64W => 0,73264Kw => 0,73264×8(h)×30(dias) = 175,8336 Pelo método kwh no selo: 17,1kwh 17,1 X 8(h) X 30 (dias) / 30 = 136,8 kwh/mês
Até acabei de ver um vídeo de uma pessoa medindo na prática com um wattimetro o dia inteiro e deu praticamente exatamente o da segunda forma de cálculo. É como se essa potência encontrada no vídeo ainda tivesse um fator de potência para medição real.
Contato para serviços:
(21) 97167-4116
(Rio de Janeiro - RJ)
===================================
Compartilhe esse vídeo:
th-cam.com/video/thBXJi414HQ/w-d-xo.html
===================================
Inscreva-se aqui:
th-cam.com/users/ElétricaSem....
Excelente trabalho: simples e objetivo. Encontrar a potência aparente é fundamental para a precisão do cálculo. Conglatulations e espero que continue nos contenplando com suas aulas.
Muito obrigado pela consideração, meu amigo! 🤝🏽
Melhor explicação que já vi sobre este assunto.
Muito obrigado, meu amigo!
Perfeito 👏🏻
Muito obrigado pela consideração!🤝🏼
Top a aula continue o senhor explica muito bem
Muito obrigado, meu amigo!
EXCELENTE
Muito obrigado!!🤝🏼
muito bom esse vídeo, mais eu olhando aqui na Internet tem muito ar condicionado que só mostram o valor do BTU mais nada..
Os aparelhos mais recentes possuem a etiqueta de energia.
Muito obrigado por participar!
Top demais... excelente explicação.
Muito obrigado, meu amigo!
Professor qual seria o CEE dos aparelhos de 18 mil eo de 60 mil BTU´s de 2024 por fv?
Excelente explicação!
Muito obrigado, Joyce!! 🙂🤝🏼
Simplificou mesmo. Obrigado
Muito obrigado!
Exelente como siempre
Muito obrigado pela consideração de sempre, meu amigo! 🤝🏼
Excelente explicação!
Uma dúvida: E quando o equipamento não possui a informação da eficiência energética ou o fator COP/EER para se calcular a potência nominal e depois a corrente? Alguns equipamentos informam a Corrente nominal ou Corrente máxima, posso utilizar essas informações para definir a Potência em watts?
Muito obrigado, meu amigo!
Respondendo sua pergunta, para utilizar a corrente nominal ou corrente máxima, você multiplica uma delas pela tensão da rede, se for máquina monofásica. Se for trifásica multiplica pela tensão da rede e também por 1,73. reveja no vídeo, no minuto 4:00.
Muito bom mestre
Muito obrigado, meu amigo!
Excelente explicação! Só fiquei com uma dúvida, já no final do vídeo. No caso, o cálculo da corrente trifásica, no divisor, não seria raiz de 3 multiplicado pela tensão entre as fases? Entendo que neste caso, se a tensão monofásica (fase-neutro) é 220V, a tensão trifásica seria 380V. Poderia esclarecer essa dúvida, por gentileza?
Muito obrigado, meu amigo.
Respondendo sua pergunta, eu considerei dois sistemas distintos, sendo o primeiro monofásico em 220V(fase-neutro) e o segundo trifásico 220V(3 fases).
Lembrando que em algumas regiões do Brasil o sistema monofásico (fase-neutro) é fornecido em 220V.
Além disso, quando se trata de motor sendo alimentado a dois condutores, independentemente se for 220V ou 127V, consideramos esse motor como sendo monofásico.
EXCELENTE, GRACIAS
Show do milhão
Muito obrigado, meu amigo!
Excelente explicação, uma pergunta esse calculo bate com os que as concessionarias de energia como a Enel utilizam, porque não sei qual o software que eles utilizam, mais sempre que há a comparação há uma discrepância o porque desse erro se as formulas são únicas?
Muito obrigado, meu amigo!
Realmente essa informação eu não tenho.
Primeiramente parabéns pela explicação, tenho duas perguntas:
1-Essa potencia nominal que foi encontrado pode ser usada para calculo da conta de energia no final do mês?
2- Essa constante "k" é fixa? Pois já vi muito na internet falar sobre o 0,293
Muito obrigado pela consideração!
Respondendo suas perguntas, a potência nominal encontrada(potência elétrica) deve ser utilizada para o cálculo de consumo.
A constante é fixa sim, e é 0,293.
Obrigado professor
Muito obrigado pela consideração, meu amigo! 🤝🏼
Perfeito! Só pra complementar, o cabo elétrico para esse aparelho seria ø2,5mm² com um disjuntor C16.
OBS.: Sou Renato Oliveira, engenheiro mecânico, comentando aqui do celular da minha esposa.
Muito obrigado pela consideração e participação, meu amigo!
Renato, estou estudando essa área, então por favor, pra tirar minha dúvida: se a corrente para monofásico 220V é estimada 5,85A no exemplo do vídeo, eu poderia usar cabo de 1,5mm², mas por questão da norma, o cabeamento mínimo para circuitos que não sejam de iluminação seria 2,5mm², certo? Quanto ao disjuntor, poderia ser um bipolar de 10A, 16A, 20A já que o cabo 2,5mm² em pvc suporta entre 21 e 24A. Não são afirmativas, ok, estou dizendo assim para que seja corrigido ou ratificado. Mas por questão de segurança devido a outros fatores melhor não usar o de 20A para esse caso. Então ficaria entre o de 10 e o de 16A. Qual seria mais vantajoso ou mais seguro entre esses dois e por quê?
@@Luis-Luapagopode considerar o disjuntor focado na proteção do cabo… uma vez sabendo que o cabo de 2,5mm suporta até 21A … vc pode usar o disjuntor que vai manter a proteção do cabo 16A ou 20A… circuito sendo TUE sabemos que é impossível ultrapassar a corrente calculada.
@@jeffersonoliveira5489 Só acrescentando que tem mais coisas ae pra completar um bom dimensionamento. E uma das principais seria a queda de tensão.
@@Luis-Luapago Se me permita entrar nesse assunto também. Sou Engenheiro de controle e Automação. Os Cálculos estao corretos. Só uma correção! Estou vendo muitos chegando no cálculo ao dimensionar o disjuntor. Quando chega no valor que nem o valor do 5,85 A . Estou vendo a maioria querendo colocar uma proteção de 16A ou ate 20A por que um cabo de alimentacao de 2,5mm suporta um determinado valor. Ai que vem o problema, pois dentro do equipamento há Circuitos eletrônicos até cabos com o diametro menor conforme o fabricante dimensionau o que aparelho suporta .Conclusão: Circuito interno do aparelho irá sobreaquecer e o disjunto 16 A não vai ter sua atuação efetiva. Pois triplicou a corrente calculada pensando no cabo e não no aparelho. Por isso que vejo muito unidade evaporadora pegando fogo. Se cálculo 5,85A pode colocar disjuntor de 8A.curva C, pois quando liga a sua proteção de pico é 5 a 10 vezes a corrente nominal.
Obrigado
Muito obrigado pela consideração!
Mestre então se no manual tiver a potencia nominal eu posso calcular para dimensionar os cabos e disjuntor.
EXEMPLO: 1000 DE POTENCIA NOMINAL, 127 VOLT.
1000÷127 = 8A
Seria 1000W÷(127×Fator de potência).
Ao fator de potência geralmente se atribui 0,7
@ Obrigado. Eu tava na dúvida se poderia usar a potencia nominal para dimensionar os cabos.
@@jardelguimaraes2197 por nada, amigo.
Tenho um LG DUAL INVERTER 12 BTUS coloquei na sala 4×3 corredor 0,90×2 comp cozinha tem 6×4 altura do chão até o PVC é 2,10 altura minha energia no primeiro mês veio 330 reais a mais percebi que ele não desliga será que se eu separar a cozinha da sala vai resolver o meu problema vai consumir menas energia.
Boa noite, amigo.
Para lhe ajudar nessa questão, você deve consultar um profissional especializado em refrigeração.
A constante é a mesma pra um ar de 32.000 btu ou no caso eu divido 2.886/32.000= 0,0901?
Capacidade total de refrigeração/BTUs= constante
Cada máquina possui seus próprios dados.
Top de mais
Muito obrigado, meu amigo!
Olá amigo, por favor esse valor da eficiência de energética de 3,21 é constante?
Olá, meu amigo,
Negativo.
Esse valor de Eficiência Energética é padrão para todos os tipos de Ar Condicionado ou não
Não, cada aparelho tem sua eficiência energética específica.
Muito boa vídeo aula, mas e quando não se tem o valor da eficiência enérgica?
O meu split não tem a etiqueta com a eficiencia energetica, como acho esse dado.
Você pode tentar acessar o site do fabricante.
Uma corrente baixa dessas.. é nescessário um disjuntor de 25 amperes, ou pode ser um de 10 amperes.. só pra entender,, grato
Olá! O disjuntor é dimensionado conforme os condutores do circuito.
A capacidade de condução de corrente dos condutores deverá sempre ser maior que a corrente nominal do disjuntor.
Para o exemplo do vídeo, um disjuntor de 16A com cabo de 2,5mm² seria aceitável.
Top
Muito obrigado, amigo!
Então, a potencia real do arcondicionado é a potencia nominal, né isso?
Quando eu digo potência nominal, eu me refiro à potência elétrica
E quando não tem o valor da eficiência energética como faz?
@@marcosviniciusribeiro6013 Aí não tem como calcular
Otimo
Muito obrigado, meu amigo!
Como calcular a potência do motor compressor da geladeira
O cálculo da potência para compressor de geladeira, pelo que sei, vai depender da folha de dados de cada modelo.
Alguém pode me ajuda meu ar condicionado 10 mil BTUs ele e de 220 quero 127 como faço pra escolher transformado
Não é recomendável utilizar transformador para essa finalidade
Pow cara porque vc já num vai direto o de 12 mil btu usa fio tal disjuntor tal
Primeiramente o objetivo do vídeo não são essas informações.
E se fosse simplesmente pra saber o que deve e o que não deve usar, sem o contexto, qualquer pessoa poderia "passar essa informação", sendo verdade ou não.
Muito o vidio
Obrigado!
Faltou multiplicar pelo fator de serviço 1,25
Desconheço o fator de serviço para essa aplicação.
Como calcular a eficiência energética ?
A eficiência energética é fornecida pelo fabricante, na etiqueta de energia.
Desde quando monofásico é 220,00 quer queimar o ar condicionado 😮
Sistemas alimentados com
fase+neutro são monofásicos, independentemente da tensão.
Motores alimentados com dois condutores também são considerados monofásicos, independentemente se são alimentados com fase+neutro ou fase+fase.
Em Minas o padrão é monofasico 220V
Dependendo da região por conta do transformador da companhia de energia monofásico é 220,mais na região que a tensão é 127 chega também fase e neutro é a mudança do transformador mais você acha 220 monofásico tbm.
Bnoite
NA EXPLICAÇÃO É BIFASICO E NAO NOMOFASICO ....220
Se você não sabe, deveria pesquisar. O motor é monofásico, 220V, sendo alimentado com fase/neutro ou com fase/fase. MONOFÁSICO!
0:41 0:45 0:46 0:47 bom
Ok
btu/h
Não entendi
BTU devia ser BTU/h
Nesse caso não.
ué, então não precisa achar constante nenhuma. Se K = cap. ref/btu, então a potencia vai ser (btu*K)/EE = (btu*(cap. ref./btu)/EE => corta btu com btu => potência = cap. ref/EE
O vídeo é didático.Em nenhum momento foi falado que precisa achar a constante, pois como o nome já diz, é constante. O passo a passo foi mostrado simplesmente para conhecimento, pois nem sempre se tem o valor da capacidade de refrigeração.
Entendi. Só não entendo pq sempre que tento calcular o kwh/mês dessa forma dá diferente da forma calculada tirando o kwh/mês do ar condicionado q vem no selo do inmetro. Por exemplo:
Tem um ar condicionado aqui de 9000 btu, no selo diz 17,1kwh/mês, pela forma apresentada no vídeo ele dá 732,64W =>
0,73264Kw =>
0,73264×8(h)×30(dias) = 175,8336
Pelo método kwh no selo:
17,1kwh
17,1 X 8(h) X 30 (dias) / 30 = 136,8 kwh/mês
Até acabei de ver um vídeo de uma pessoa medindo na prática com um wattimetro o dia inteiro e deu praticamente exatamente o da segunda forma de cálculo. É como se essa potência encontrada no vídeo ainda tivesse um fator de potência para medição real.