Tive a oportunidade d conhecer o Rick Ferreira quando eu era integrante d uma banda cover de Raul. Certa vez eu e a banda fazíamos uma apresentação num espaço dentro d um shopping em Petrópolis ao qual ele deu uma canja tocando 2 músicas do Raul com a banda. Isso aconteceu no início dos anos 90 (se não me engano foi em 93 ou 94) em Petrópolis (RJ). Verdadeiramente é um cara bacana, humilde, muito simpático, gente boa demais! E obviamente um músico fantástico, um dos melhores q eu ouvi e vi tocar.
Exato!! Ele vem da época em que era muita nota, andamentos complexos, rock progressivo, músicas longas, conceituais, etc Imagine, para dar um exemplo, vc como produtor na época, ouvir ou gravar caras como 14 Bis, depois ter que gravar ou produzir o Legião q praticamente mal sabiam tocar!! O choque de realidade deve ter sido terrível para o Rick e ele não soube como lidar com isso.
Não conheço esse cara, mas já gostei, difícil nesse meio artístico cheio de vaidades com essa humildade de reconhecer que errou e não procurar por a culpa nos outros.
O pessoal não sacava o punk rock, pós punk... Não entendiam de the cure, the smiths, joy division (U2 como ele mesmo diz), pois os caram não eram bom em técnicas no instrumento, mas eram gênios nessa vibe.
Esse testemunho do Rick é um exemplo de humildade profissional. Acreditar sempre no potencial e limitações das pessoas pode ser a melhor receita para o sucesso! Parabéns Rick !
@@lucassilvasousa5869 Aí é que tá, ele não conseguiu mudar o que eles eram. Já imaginou se tivesse produzido algo e no fim das contas não despontassem? Enfim, como ele mesmo disse, o diretor sabia que a Legião Urbana tinha algo diferenciado. As músicas já estavam prontas, o estúdio só serviu para gravação. Seria por esse ou qualquer outro estúdio que apostasse nos meninos. Mas claro que ele fala com saudosismo, isso é bom, foi uma época boa.
A legiao urbana através do Renato russo FOI a curva fora da estrada hoje é a saudade que fica de um tempo. Quando éramos tão jovens. Obrigado legiao urbana .
Ser um bom instrumentista não tem relação direta com Música. Há músicos virtuosos que não sabem compor nada, e há Ramones, por exemplo. Como disse Bethoveen " Era uma nota é normal, tocar sem alma é imperdoável" Se dependesse do pensamento desse cara, metade das grandes bandas da história não existiriam.
Por isso que na vida, nunca desanimem se alguém falar que teu trabalho não é bom, sempre vai ter alguém que vai gostar e reconhecer. Nunca desistam no primeiro ou segundo não que tomarem.
Belas palavras, mas isso não funciona pra qualquer Zé ruela. No caso do legião, pelo que o Rick falou, o que fez o dono da gravadora insistir com eles foi o talento do Renato.
Então eu tenho salvação agora aos 45 anos, só agora consegui, compra a minha guitarra stratocaster 🎸🎸🎸 Gostei da humildade dele reconheceu uma falha deve ser um tremendo músico ☝️
Foi através das musicas do legião que aprendemos a tocar nos anos 80, a simplicidade deles permitiram que inúmeros jovens formassem suas bandas, e fomos evoluindo e aprendendo até tocar covers das grandes bandas internacionais da época, anos 70 e 80, os anos dos grandes gênios, a genialidade nem sempre é acompanhada do conhecimento técnico.
@@luizjorge7701 Quem não acha legião genial é pq é teórico e complexo... sempre essa merda pra justificar quem não sabe tocar. Argumento sem sentido pq parte do princípio que Mozart, Bach e Beethoven são músicos teóricos.
Tendo em conta o que era cantando e tocado mesmo tendo todas as limitações que a própria banda assumia, e mesmo com todo "jabá" e "dinheiro", a coisa não se sustentaria se não houvesse algo de bom ali. Legião Urbana tá aí ainda competindo com o que existe hoje, e isso prova que existia algo além da competência musical mais técnica.
Parabéns!! Não é demérito algum chegar a conclusão de que houve um erro, um julgamento precoce. Isso mostra evolução. Pior seria manter-se arrogante e impassível, acreditando ser o dono da verdade.
Ficou na minha memoria, o processo de criação dos Beatles (Sim Sim ! aquela bandinha de boteco e de zona), que se pra mim que sou leigo me parecia muito ruim, fico a imaginar para um produtor musical experiente.... A inspiração e a genialidade algumas vezes não vem do exímio vocalista, guitarrista etc... Rick a humildade de reconhecer aquilo que você não tinha para oferecer na época, lhe coloca num seleto grupo.
Muita humildade e reconhecimento , a questão e que muitas vezes alguns profissionais da area musical se colocam num pedestal e não conseguem enchegar na simplicidade certas grandezas .
@@sanchezju28 kkkk, eu só fui ver o quanto eles eram ruins depois de muito tempo, mas aí já era, virei fã mesmo das piores músicas, tipo Teorema, que é uma de minhas favoritas.
Conheço bem praticamente todas as músicas da legião urbana Para mim ela tem um ritmo em muitas das suas músicas Não em ritmo de rock Mas em blues E para o Brasil isto foi uma sacada muito inteligente Trazer o blues em pegada rockn'roll🤟
Sensacional. Faz muito tempo que digo que tocar bem não faz ninguém ter sucesso. Hoje os maiores hits são cantados por músicos que não consigo nem ouvir, de tão ruins. Mas o povo gosta, e é isso que faz um músico ser bom, não a virtuosidade com um instrumento ou voz. Parabéns pela sinceridade!!!
Essa época a letra era mais importante do que a " Música ", foi uma época que o protesto era velado e muitas músicas de forma indireta e algumas de forma direta retrataram aquela época, os jovens se identificavam com a letra e com a atitude do Renato independente da música ter uma harmonia bem elaborada ou não. Sou músico e em quase todo show tocamos Legião Urbana e em todo lugar que tocamos, as músicas se tornam um coral, as músicas são atemporais. Falta hoje artistas musicais com atitude igual Renato tinha.
Ao Rick Ferreira, parabéns pela lição de vida que você dá, reconhecendo humildemente que não foi capaz de aproveitar o talento da banda Legião Urbana. E que isso se deu pq vc quis que eles tocassem como vc achava que era certo, e não da maneira deles. Cara, reconhecer isso, é para quem tem maturidade e nobreza na alma. Abraços
Cara, vc está certo 100 por cento. Existem artistas qu precisam de ser lapidados, e muitos produtores nao sacam isso que vc falou. Parabéns por essa percepção de gênio . Mina banda passou por isso, quando gravamos na primeira vez. Vida Reluz
Produtores e críticos com os egos inflados... Parabéns ao Mayrton Bahia que percebeu o artista com os ouvidos de um leigo que não percebe a carência de técnica musical no artista. Música não é um produto feito para críticos e produtores, música é energia, é uma sugestão do artista a quem interessar. Ainda bem que o produtor reconheceu sua incompetência em lidar com o caso.
Minha humilde opinião, sou músico faz anos. Toco bateria, comento até hoje:" Não gosto tanto da Legião, mas até hoje comento, uma das bandas brasileiras com as letras mais inteligente que eu já ouvi."
Assumiu isso agora pq a Legião Urbana marcou uma geração deixando um legado de "A MAIOR BANDA DO PAÍS", aí fica fácil ganhar mais notoriedade falando algo sobre a banda (só o título do vídeo trazendo o nome"Legião Urbana" já traz milhares de visualizações), caso legião tivesse sido uma banda inexpressiva como INIMIGOS DO REI, esse cara não apareceria nem pra falar que a Legião Urbana foi uma banda de merda.
@@bobomaster9234 você sabe quem é o Rick Ferreira? Gravou vários instrumentos em pelo menos 70 porcento do repertório de música brasileira e rock brasileiro. Além de ser guitarrista de Raul Seixas, Erasmo Carlos e Zé Ramalho.
Que bom ouvir isso! Grandes bandas começaram como o LU e foram sucessos tocando de forma "crua" e simples. A genialidade é fazer soar bem de forma simples.
Lembro do Rick - sensacional músico - na casa de meu primo, Guilherme Valle (Bill Valley), em Nogueira, Petrópolis, RJ e a inconfundível Telecaster presenteada por Frank Zappa. Isso tem mais de 30 anos, mas lembro como se fosse hoje.
Lembro-me de uma entrevista do Renato falando a respeito do Dado dizendo pra ele: "Faz barulhinho que tá jóia!!!!" (Ele falando sobre o dado fazendo uns riffs improvisados na guitarra em AINDA É CEDO...)
Rick é um gênio mas acho que ele e a Legião não tem nada a ver. Ele é um cara do blues e do rock and roll, já a Legião nesse período tocava punk e pós-punk. Uma proposta totalmente diferente e mais simplista. O resultado é que o primeiro disco da Legião é uma obra prima
@@viniciusgarcia9171 O q importa é o resultado final. Se toca ou não toca pouco me importa. O negócio é escutar os discos e ser disparado melhor do q as bandas da época, q tinham músicos melhores.
U2 influenciou muito o Legião. Mas a principal influência de Dado foi Robert Smith do The Cure. Também se inspiravam em R.E.M e Smiths. É um conceito diferente de arranjo e execução que deu muito certo.
Todas essas bandas tinham músicos competentes ....no caso do U2 e Smiths guitarristas diferenciados com seu minimalismo genial.No caso da Legião ,só o Renato ,o resto são aqueles 2 sortudos que ele adotou😉
Poxa cara. Eu cai de paraquedas,nesse vídeo,muito legal isso que vc falou. Porque as vezes eu escrevo uma coisa legal e não dou o devido valor. Valeu irmão
Grande história conheço muita gente que também não é muito tecno mais tem sempre uma carta na manga achei muito humilde z forma do Rick na entrevista produção aprendizado não tem curso só experiência mesmo história top.
Ainda bem que a grandeza do RICK aprendendo com a LEGIÃO fez muito bem. Que alguns "produtores" aprendam isto: Deixem a galera fazer o som deles, de "garagem". Aperta o REC e deixa rolar. Parem de querer mudar a essência.
O resultado é que se a gente for em qualquer site de cifras, sempre a Legião tem algumas músicas entre as mais procuradas pra se tocar. O simples muitas vezes vale muito mais do que algo muito técnico. Não dá pra chamar o Dado de mal músico enquanto tem gente tocando Será, Tempo Perdido, Pais e Filhos, Há Tempos e outras dezenas de músicas em toda esquina por aí
Mérito muito pelos produtores dos discos e talento de Renato Russo, Renato Rocha era bom tb . Agora dado Villa lobos e bonfá só deram muita sorte mesmo. O Dado ainda com o passar do tempo evoluiu mas o bonfá até hoje não aprendeu
O Rick foi um dos primeiros músicos a me influenciar na guitarra. Posso dizer que boa parte da minha bagagem vem dessa lenda chamada Rick Ferreira... Larga o solo ;) Legião também :)
Tive a oportunidade d conhecer o Rick Ferreira quando eu era integrante d uma banda cover de Raul. Certa vez eu e a banda fazíamos uma apresentação num espaço dentro d um shopping em Petrópolis ao qual ele deu uma canja tocando 2 músicas do Raul com a banda. Isso aconteceu no início dos anos 90 (se não me engano foi em 93 ou 94) em Petrópolis (RJ). Verdadeiramente é um cara bacana, humilde, muito simpático, gente boa demais! E obviamente um músico fantástico, um dos melhores q eu ouvi e vi tocar.
Resumindo:Bonfá e Dado agradeçam diariamente e eternamente por Renato Russo tê-los adotado como "músicos" 🤭😉
Ou ele que agradeça pelos dois terem aguentado o chiliquento do Renato.
@@petersaternusbrazilÔnus e Bônus kkk
Kkkk boa
parace que vc não presto atenção no que ele falou e nem viu onde a banda chegou né....
Esse comentarista pode até saber de música, mas sabe ND de arte... Coitado!!!
Dá para perceber que o Rick é uma pessoa humilde, compreensível. Muita gente deveria ser assim.
Pô, o Rick vem dos anos 70, época das excelências musicais. Anos 80 que começou o minimalismo na música. Captar essência das épocas é difícil.
Exato!! Ele vem da época em que era muita nota, andamentos complexos, rock progressivo, músicas longas, conceituais, etc
Imagine, para dar um exemplo, vc como produtor na época, ouvir ou gravar caras como 14 Bis, depois ter que gravar ou produzir o Legião q praticamente mal sabiam tocar!!
O choque de realidade deve ter sido terrível para o Rick e ele não soube como lidar com isso.
Viva Mairton Bahia! Ele entendeu a filosofia punk! Os executivos queriam que eles fizessem Country Music!
Eu até hj acretio que eles não gravaram o disco. Acho que só Renato fez alguma coisa.
Não conheço esse cara, mas já gostei, difícil nesse meio artístico cheio de vaidades com essa humildade de reconhecer que errou e não procurar por a culpa nos outros.
Foi o grande guitarrista do Raul Seixas ele
Além de ser um grande instrumentista, um grande ser humano também. Já troquei mensagens muito carinhosas com ele via Facebook.
A versão de A Carta, na voz do Erasmo e do Renato, é uma das coisas mais lindas que eu já ouvi na vida!
Concordo
Verdade, é emocionante!
Legião Urbana sempre foi uma banda SUPERVALORIZADA.
O pessoal não sacava o punk rock, pós punk...
Não entendiam de the cure, the smiths, joy division (U2 como ele mesmo diz), pois os caram não eram bom em técnicas no instrumento, mas eram gênios nessa vibe.
Eram realmente muito limitados tecnicamente, mas o Renato era um letrista e vocalista genial.
Sou fã da legião desde criança, mas a humildade do Rick é sensacional
Me identifico com os dois pontos!
Esse testemunho do Rick é um exemplo de humildade profissional. Acreditar sempre no potencial e limitações das pessoas pode ser a melhor receita para o sucesso! Parabéns Rick !
Renato também foi muito humilde, porque,ao que parece,não guardou mágoa do Rick.
Será? O discurso do cara é bacana, mas será que ele teria esse discurso se a banda não tivesse feito tanto sucesso?
@@lucassilvasousa5869 Aí é que tá, ele não conseguiu mudar o que eles eram. Já imaginou se tivesse produzido algo e no fim das contas não despontassem? Enfim, como ele mesmo disse, o diretor sabia que a Legião Urbana tinha algo diferenciado. As músicas já estavam prontas, o estúdio só serviu para gravação. Seria por esse ou qualquer outro estúdio que apostasse nos meninos. Mas claro que ele fala com saudosismo, isso é bom, foi uma época boa.
Eles não sabia tocar imagina eles soubesse ia ser melhor banda do planeta
se isso for humildade o que é orgulho?
Se vc falou,tá falado!
Larga Rick 🎸🎶
Que relato sensacional desse senhor!
Como diz o poeta: "a vida ensina e o tempo traz o tom"!
A legiao urbana através do Renato russo FOI a curva fora da estrada hoje é a saudade que fica de um tempo. Quando éramos tão jovens.
Obrigado legiao urbana .
Anos 80 foi muita letra e pouca música, mas era infinitamente melhor do que hoje. Hoje nem letra e nem música.
Pura verdade.
E o pior que é vdd.
Sim
Defina Música! Está cheio de instrumentistas incríveis que não sabem compor nada. E nem preciso falar do Punk Rock. Há Beatles e o resto.
Ser um bom instrumentista não tem relação direta com Música. Há músicos virtuosos que não sabem compor nada, e há Ramones, por exemplo. Como disse Bethoveen " Era uma nota é normal, tocar sem alma é imperdoável" Se dependesse do pensamento desse cara, metade das grandes bandas da história não existiriam.
"Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante..."
Por isso que na vida, nunca desanimem se alguém falar que teu trabalho não é bom, sempre vai ter alguém que vai gostar e reconhecer. Nunca desistam no primeiro ou segundo não que tomarem.
Belas palavras, mas isso não funciona pra qualquer Zé ruela. No caso do legião, pelo que o Rick falou, o que fez o dono da gravadora insistir com eles foi o talento do Renato.
@@dansantana_ Se a pessoa for muito ruim ai não tem jeito mesmo, apesar que se vc parar pra pensar, hoje em dia qualquer porcaria ta fazendo sucesso.
Então eu tenho salvação
agora aos 45 anos, só agora
consegui, compra a minha
guitarra stratocaster 🎸🎸🎸
Gostei da humildade dele
reconheceu uma falha deve
ser um tremendo músico ☝️
Então vem tocar comigo que eu sou um letrista genital.kkkkk
Rick Ferreira é um dos maiores guitarristas do país.
Voce nao sabe usar corretamente o emprego das vírgulas.
Foi através das musicas do legião que aprendemos a tocar nos anos 80, a simplicidade deles permitiram que inúmeros jovens formassem suas bandas, e fomos evoluindo e aprendendo até tocar covers das grandes bandas internacionais da época, anos 70 e 80, os anos dos grandes gênios, a genialidade nem sempre é acompanhada do conhecimento técnico.
A melhor banda de rock nacional da história!!!
Imagina se soubessem tocar!
Legião Urbana pra sempre ❤️!!!
Discordo. Mutantes e outras bandas muito amis antigas foram as melhores de rock. Até pois legião era pop-rock.
Pois é... imagine se soubessem tocar! Rss
Não tocavam muito mas sabiam tocar as almas das pessoas. Legião urbana incrível demais.
Tocavam muito não.....tocavam nada! Tocava a alma de quem era analfabeto musical!
Só as letras do Renato
@@lcarloseng VOCÊ É UM RIDÍCULO RECALCADO!! #FATO
@@lcarloseng falou o Chopin kkkkkkkkkkk Música é muito mais sensações do que complexidade teórica. Só pessoas "secas" por dentro não percebem isso.
@@luizjorge7701 Quem não acha legião genial é pq é teórico e complexo... sempre essa merda pra justificar quem não sabe tocar. Argumento sem sentido pq parte do princípio que Mozart, Bach e Beethoven são músicos teóricos.
Nota dez para esse incrível músico.
Quem Renato russo,😁
@@robertoximenes7776 nao, rick ferreira
Muito legal, esse é um problema de vários produtores, querem que o artista seja a extensão do que ele é, excelente o Rick.
Sem saber tocar,eles conquistaram gerações.A simplicidade faz parte da alma dos gênios.
A gravação da música "a carta" ficou excelente!
Tendo em conta o que era cantando e tocado mesmo tendo todas as limitações que a própria banda assumia, e mesmo com todo "jabá" e "dinheiro", a coisa não se sustentaria se não houvesse algo de bom ali. Legião Urbana tá aí ainda competindo com o que existe hoje, e isso prova que existia algo além da competência musical mais técnica.
Parabéns!! Não é demérito algum chegar a conclusão de que houve um erro, um julgamento precoce. Isso mostra evolução. Pior seria manter-se arrogante e impassível, acreditando ser o dono da verdade.
Nossa esses caras que na época ainda não eram ninguém,falar isso de Rick, um gênio da guitarra, há uma década já com o Raúl Seixas, é foda meu, ❤❤
Esse vídeo é uma preciosidade!
Ficou na minha memoria, o processo de criação dos Beatles (Sim Sim ! aquela bandinha de boteco e de zona), que se pra mim que sou leigo me parecia muito ruim, fico a imaginar para um produtor musical experiente....
A inspiração e a genialidade algumas vezes não vem do exímio vocalista, guitarrista etc...
Rick a humildade de reconhecer aquilo que você não tinha para oferecer na época, lhe coloca num seleto grupo.
A humildade desse cara é surreal. Mas ele não tinha como saber que aquela seria a melhor banda de rock do Brasil.
E entendeu a própria limitação. Lição de vida. Sensacional!
Muita humildade e reconhecimento , a questão e que muitas vezes alguns profissionais da area musical se colocam num pedestal e não conseguem enchegar na simplicidade certas grandezas .
Disse tudo. Maioria dentro da música são pessoas com ego muito grande e muito preciosismo.
Falou tudo: às vezes o cara toca mal, mas funciona.
que bacana, os bons reconhecem as próprias falhas, que acabam se tornando aprendizado.
Que baita relato. Cada vez que vejo a história da Legião , mais fico impressionado com o talento da banda. Quando tem que ser, é
Realmente uma lição de humildade do grande Rick!!! Legião tocava tecnicamente mal no início, mas tocaram a alma de uma geração.
Tocam pior ainda hoje em dia 😉
@@sanchezju28 kkkk, eu só fui ver o quanto eles eram ruins depois de muito tempo, mas aí já era, virei fã mesmo das piores músicas, tipo Teorema, que é uma de minhas favoritas.
ANOS 80: MUITA MÚSICA E MUITA LETRA.
Bem..
Tocou pra um gênio e produziu outro.Rick Ferreira é sim um dos expert de guitarras de rock n' roll no Brasil!
Conheço bem praticamente todas as músicas da legião urbana
Para mim ela tem um ritmo em muitas das suas músicas
Não em ritmo de rock
Mas em blues
E para o Brasil isto foi uma sacada muito inteligente
Trazer o blues em pegada rockn'roll🤟
Sensacional.
Faz muito tempo que digo que tocar bem não faz ninguém ter sucesso.
Hoje os maiores hits são cantados por músicos que não consigo nem ouvir, de tão ruins.
Mas o povo gosta, e é isso que faz um músico ser bom, não a virtuosidade com um instrumento ou voz.
Parabéns pela sinceridade!!!
Essa época a letra era mais importante do que a " Música ", foi uma época que o protesto era velado e muitas músicas de forma indireta e algumas de forma direta retrataram aquela época, os jovens se identificavam com a letra e com a atitude do Renato independente da música ter uma harmonia bem elaborada ou não.
Sou músico e em quase todo show tocamos Legião Urbana e em todo lugar que tocamos, as músicas se tornam um coral, as músicas são atemporais. Falta hoje artistas musicais com atitude igual Renato tinha.
Ao Rick Ferreira, parabéns pela lição de vida que você dá, reconhecendo humildemente que não foi capaz de aproveitar o talento da banda Legião Urbana. E que isso se deu pq vc quis que eles tocassem como vc achava que era certo, e não da maneira deles. Cara, reconhecer isso, é para quem tem maturidade e nobreza na alma. Abraços
Rick Ferreira é, além de um baita guitarrista, uma pessoa de caráter que reconhece uma falha e tem coragem de assumir em público.
Sou seu fã!!!!
Cara, vc está certo 100 por cento. Existem artistas qu precisam de ser lapidados, e muitos produtores nao sacam isso que vc falou. Parabéns por essa percepção de gênio . Mina banda passou por isso, quando gravamos na primeira vez. Vida Reluz
Produtores e críticos com os egos inflados... Parabéns ao Mayrton Bahia que percebeu o artista com os ouvidos de um leigo que não percebe a carência de técnica musical no artista. Música não é um produto feito para críticos e produtores, música é energia, é uma sugestão do artista a quem interessar. Ainda bem que o produtor reconheceu sua incompetência em lidar com o caso.
Minha humilde opinião, sou músico faz anos. Toco bateria, comento até hoje:" Não gosto tanto da Legião, mas até hoje comento, uma das bandas brasileiras com as letras mais inteligente que eu já ouvi."
Muito difícil alguém assumir publicamente assim um erro. Exemplo de grandeza.
Assumiu isso agora pq a Legião Urbana marcou uma geração deixando um legado de "A MAIOR BANDA DO PAÍS", aí fica fácil ganhar mais notoriedade falando algo sobre a banda (só o título do vídeo trazendo o nome"Legião Urbana" já traz milhares de visualizações), caso legião tivesse sido uma banda inexpressiva como INIMIGOS DO REI, esse cara não apareceria nem pra falar que a Legião Urbana foi uma banda de merda.
Concordo com vc!
@@bobomaster9234 você sabe quem é o Rick Ferreira? Gravou vários instrumentos em pelo menos 70 porcento do repertório de música brasileira e rock brasileiro. Além de ser guitarrista de Raul Seixas, Erasmo Carlos e Zé Ramalho.
@@DanRimerOficial o produtor não tem a mesma notoriedade de status do que o artista cara.
Difícil achar um grande profissional ,ser tão humilde assim
Que bom ouvir isso!
Grandes bandas começaram como o LU e foram sucessos tocando de forma "crua" e simples. A genialidade é fazer soar bem de forma simples.
então foi assim ... milagres acontecem. Parabéns pela coragem, paciência, intuição...
Rick é um músico de alto nível e um ser humano sensacional.
. Mayrton Bahia não "apertou o rec", apenas. Fez muito mais, entendeu os caras e levou para a gravação a competência que a banda merecia.
Eu acredito que "Apertar o REC", foi força de expressão na hora do papo. 😊 Abs!
Você é mais um que adora buscar fundamentos eu entendi perfeitamente O que ele quis dizer.
*_Somente um GÊNIO, pode reconhecer o outro_* .
Grande Rick Ferreira!!!👍🏼 Humildade é tudo. Só os grandes têm essa ética 🎶🎵🎸🏅✔️
Parabéns pela humildade legião minha vida virei teu fã cara parabéns mesmo
Lembro do Rick - sensacional músico - na casa de meu primo, Guilherme Valle (Bill Valley), em Nogueira, Petrópolis, RJ e a inconfundível Telecaster presenteada por Frank Zappa. Isso tem mais de 30 anos, mas lembro como se fosse hoje.
Lembro-me de uma entrevista do Renato falando a respeito do Dado dizendo pra ele: "Faz barulhinho que tá jóia!!!!" (Ele falando sobre o dado fazendo uns riffs improvisados na guitarra em AINDA É CEDO...)
A carta nessa versão é muito lindaaaaa, me tocou quando ouvi a.primeira vez ,no começo da adolescência
Vc tbm? UAU tmj
Rick é um gênio mas acho que ele e a Legião não tem nada a ver. Ele é um cara do blues e do rock and roll, já a Legião nesse período tocava punk e pós-punk. Uma proposta totalmente diferente e mais simplista. O resultado é que o primeiro disco da Legião é uma obra prima
Ele tentou ser produtor do primeiro disco. Ngm sabia oq era legião. Foi tudo no escuro.
Os caras do legião não tocavam nada
@@viniciusgarcia9171 Você é quem toca! Você é foda!
@@josemartins8754 Não sou músico. Nem eles eram . Eram uma farsa. Esses dois sem o Renato Russo são dois zumbis vagando rsrsrsrs
@@viniciusgarcia9171 O q importa é o resultado final. Se toca ou não toca pouco me importa. O negócio é escutar os discos e ser disparado melhor do q as bandas da época, q tinham músicos melhores.
No Brasil quando estão vivo não tem valor. Mas só morrer presta. Poucos gostava do legião urbana foi so morrer foram reconhecidos
Humildade é uma característica fantástica, parabéns!
O Renato eta Fòda. Se garantia nas letras assim o restante nos instrumentais.
U2 influenciou muito o Legião. Mas a principal influência de Dado foi Robert Smith do The Cure. Também se inspiravam em R.E.M e Smiths. É um conceito diferente de arranjo e execução que deu muito certo.
Todas essas bandas tinham músicos competentes ....no caso do U2 e Smiths guitarristas diferenciados com seu minimalismo genial.No caso da Legião ,só o Renato ,o resto são aqueles 2 sortudos que ele adotou😉
Duvido voce ou qualquer outro baterista, conseguir reproduzir o raciocínio rítmico do Bonfá! @@sanchezju28
Músicos perfeitos não sabem fazer música que agrade. Por isso adoro a imperfeição na música.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk cruz credo.
Rick Ferreira monstro sagrado da guitarra brasileira
Uma das melhores entrevistas que vi ultimamente...
Ate hoje legião não é música do meu gosto, então entendo perfeitamente. Ainda assim reconheço a genialidade.
Grande Rick! #LegiãoForever
Parabéns pela sua humildade cara 👏👏 alguns biógrafo afirmam que o George Martin também não se impressionou com os Beatles
Pois é, essas coisas acontecem mesmo.
Nessa brincadeira imagino que alguns acabaram por não ser divulgados.
Ah... agora eu animei, ainda tenho chance de ser um grande músico!!!
Muito bacana esse depoimento. Nada como a experiência para desenvolver a sabedoria! Parabéns pela percepção!
Parabéns, Rick Ferreira, pelo reconhecimento, e humildade... 👍👏👏#santoskruzoficial
Grande Rick, tive a felicidade de gravar com esse cara!
Desse Rock dos anos 80, dois ou três tocam alguma coisa. Até hoje é assim...
Poxa cara. Eu cai de paraquedas,nesse vídeo,muito legal isso que vc falou.
Porque as vezes eu escrevo uma coisa legal e não dou o devido valor. Valeu irmão
A carta é muito linda . Versão excelente 👏
Grande história conheço muita gente que também não é muito tecno mais tem sempre uma carta na manga achei muito humilde z forma do Rick na entrevista produção aprendizado não tem curso só experiência mesmo história top.
Sou fã da legião mais vc está certo Rick toca quem sabe mesmo ,eu penso igual vc !
Humildade dele, né?!❤
Renato não precisava de produtor ele era o poeta a voz e o escritor.
Ainda bem que a grandeza do RICK aprendendo com a LEGIÃO fez muito bem. Que alguns "produtores" aprendam isto: Deixem a galera fazer o som deles, de "garagem". Aperta o REC e deixa rolar. Parem de querer mudar a essência.
Bom profissional, soube recolher sua falha, está de parabéns.
Dizem que um gênio reconhece outro!
Renato era um gênio!
Rick, você é um patrimônio moral, intelectual e musical brasileiro. Que cara incrível! 👏👏👏
O resultado é que se a gente for em qualquer site de cifras, sempre a Legião tem algumas músicas entre as mais procuradas pra se tocar. O simples muitas vezes vale muito mais do que algo muito técnico. Não dá pra chamar o Dado de mal músico enquanto tem gente tocando Será, Tempo Perdido, Pais e Filhos, Há Tempos e outras dezenas de músicas em toda esquina por aí
Não é por isso. Quem gosta de Legião e procura as músicas é um pessoal que nasceu entre 1975 a 86, no máximo. Foi um trabalho de mídia.
@@amongrimmie4779 conheço dezenas de pessoas que nasceram nos anos 90 e até 2000 que amam a banda
@@MailsonFonteles TB conheço!
Isso tem a ver com popularidade ,nada mais
@@sanchezju28 mas a gente tá falando de popularidade de músicas lançadas há 30 anos
Vc é humilde de verdade!
Parabéns pela humildade 👏
Genial a sinceridade.
Maravilhoso 🙌
Muito Bom esse Vídeo.👍
Os meninos que não sabiam tocar marcaram gerações e venderam milhões de discos.
Tem gente que nasce com o bumbum virado pra lua 😉
a quantidade de idiotas no mundo é superior em muito das pessoas com conhecimento. Então é claro que sempre haverá comércio para bilhões de pessoas.
Mérito muito pelos produtores dos discos e talento de Renato Russo, Renato Rocha era bom tb .
Agora dado Villa lobos e bonfá só deram muita sorte mesmo.
O Dado ainda com o passar do tempo evoluiu mas o bonfá até hoje não aprendeu
@@aguiar075 não fala merda, vai pesquisar antes pra depois falar
Pra vc ver como ser popular não é qualidade nenhuma. Eu também gosto do Legião.
Bacana a declaração!!!
Não fosse Renato Russo ,aqueles outros 2 jamais teriam vez na música.
Os maiores sortudos que já viveram nesse meio ,sem dúvidas !
Que história. ❤
O Rick foi um dos primeiros músicos a me influenciar na guitarra. Posso dizer que boa parte da minha bagagem vem dessa lenda chamada Rick Ferreira... Larga o solo ;)
Legião também :)
E a humildade e maturidade do Rick é algo à parte... Enfim, minha escola.
Parabens pela sinceridade e humildade
Eu acho que ninguém errou nessa história. São só estilos diferentes.
Depoimento impressionante...
Adorei o depoimento do Rick. Demais!