Camarada Jones, eu legendei seu vídeo sobre Marxismo ocidental, em português e em inglês. Depois dá uma olhadinha lá! As legendas precisam ser revisadas e aprovadas por você.
Excelente iniciativa. Vocês são um grupo? Eu tenho feito umas traduções e legendas em alguns vídeos de uma socialista vietnamita. O canal dela se chama Luna oi. Pretendo em breve começar a legendar outros.
Excelente camarada. Tô no começo da caminhada de estudo sobre o Marxismo na África. Inclusive comprei seu livro. Falar mal do liberalismo é sempre bom e necessário. Abraço
Sobre a questão dos pacifistas, eu estava lendo o livro do Domenico Losurdo ,"A Não Violência: Uma história fora do mito", em que ele cita Gandhi (um dos símbolos dos movimentos pacifista): "Eu não guardava rancor contra os zulus, que nunca fizeram mal aos indianos, mas tinha minhas dúvidas sobre a “rebelião” em si, em todo caso eu achava que o império inglês existia para o bem do mundo, minha lealdade sincera impedia-me até mesmo de desejar--lhes o mal. A legitimidade ou ilegitimidade da “rebelião”, por isso, não teria influenciado minha decisão (A, 323-24/285-86)." A contradição aqui é muito clara, Gandhi, ao mesmo tempo que pregava a paz, defendia um império inglês que matou aos montes o povo indiano. Basta lembrar da chamada "manutenção da ordem" promovida pelo império britânico contra a revolta dos Sepoys (1857), que matou cerca de 500 mil pessoas.
Exato, o pacifismo é sobretudo uma doutrina de desresponsabilização individual que combina muito bem com nosso atual sistema democrático rotativista. Única reserva que faço seria o cuidado necessário no que diz respeito à banalização da violência, problema esse que é generalizado nos círculos militantes e que desprestigiam o movimento no seu todo.
@@MK-jc6us É foda. Colocar o seu fora da reta é também justificar a violência do oprimido com a do opressor, como o próprio Losurdo disse, "uma falsificação da história".
Obrigado por fomentar debates tão importantes, Jones. Cada dia que vejo a história para além do liberalismo fico mais impressionado. Quanta coisa nos foi ocultada da história do mundo. Confesso que, como quase todo esquerdista, não me dava ao trabalho de procurar saber da história, aceitando ficções de autores como George Orwell como verdades sobre as experiências socialistas. Que vergonha tenho de mim. Quanta tolice. E me entristece que aqueles que vivem em contato direto com o método científico, físicos, químicos, biólogos, etc., têm tanta facilidade em aceitar a ideologia liberal. São os primeiros a comprar as besteiras econômicas da tal Escola Austríaca, sem nunca questionar a si próprios, sem nunca questionar idiotices que desafiam a própria lógica mais básica, como a suposta (e absurda) vontade de Mao matar o povo Chinês, seu próprio povo, de fome. Ou como tudo que inventam sobre a Coréia Popular. Esse sem dúvida é o poder da ideologia. Essa ilusão que, por ser a ilusão da maioria, torna-se tão fácil de acreditar. Mas viva a libertação! Vivam as experiências socialistas!
Eu sou formado em física e sempre fui o único comunista do meu curso e isso foi traumatizante, mas aprendi a lidar com a defesa dos argumentos. Depois consegui levar um amigo do curso também para o comunismo. Essa área tem uma facilidade em ignorar essas discussões, infelizmente.
Também sou físico e de esquerda, e acho que esse uso do método científico serve mais como validação da própria atividade científica do que como forma de reflexão crítica e filosófica. Até porque essa galera que você está citando costuma abordar filosofia apenas nesse ponto, mas tende a tratar o próprio campo como algo neutro e fora da política e da sociedade. Filosofia da ciência até a página 2.
@@marcusprado9763 Eu acho q sempre existem formas dos professores universitários liberais e neoliberais manipular as mentes como também os professores socialistas manipular os acadêmicos. Más, nas áreas d Exatas nas universidades acho q o fortalecimento no Liberalismo e Neoliberalismo é bastante crescente.
Sou física e de esquerda, assim como praticamente todos os meus amigos físicos. E, pasme, conheço historiadores de direita, o que considero uma aberração. Tem sempre de tudo em todos os lugares/segmentos.
@@marcusprado9763 Curso Lic. em Química, sou socialista, e me senti representada pelo comentário do Mateus e pelo seu comentário, Marcus. É a mais pura verdade. O que mais vemos é o uso dos conceitos de "método científico" somente como validação pura dos próprios estudos, isentando os saberes e as áreas científicas de pensamentos coletivos a respeito da sociedade, sua construção e as relações estabelecidas. Sabemos que essa problemática é mais evidente na matemática, biologia, química e física, mas infelizmente tenho observado que outras áreas também tem sido cooptadas por essa ideologia liberal. Foda
Veja o vídeo abaixo do Rodrigo Constantino, brilhante, ao analisar o sucesso do Ocidente como fruto do casamento entre a Grécia (razão) e Jerusalém (fé), intitulado *"O lado certo da história e a tensão construtiva entre fé e razão"* th-cam.com/video/pLJ96x1JLn4/w-d-xo.html
Camarada Jones, este é, sem sombra de dúvidas, um dos seus melhores vídeos. Reconstruir essa perspectiva contra-hegemônica é essencial pra toda luta que vem depois. Slava!
Camarada, esse já é um dos meus vídeos favoritos. Acho que você conseguiu ser didático sem desqualificar o debate. É assim que conseguiremos dialogar com @s trabalhador@s e vencer esse senso comum liberal. Parabéns e obrigada!
Vi sua live com Sabrina e Glauber na última semana e meu esposo ficou um pouco reticente com a sua defesa da violência revolucionária, discutimos no fim de semana sobre isso e me deparei com esse vídeo que caiu como uma luva para exemplificar sua posição. Grata pelos seus conhecimentos.
Tô sempre acompanhando tu camarada, e na moral, todo vídeo é um acréscimo a peso de tonelada, bicho. Mas então, só comentei mesmo pra deixar registrado que esse é um vídeo que todo mundo, mas todo mundo mesmo precisa ver. É nóss
Sou reformista, e digo, independente de pregarmos um rompimento revolucionário, ou uma reforma democrática em direção ao socialismo, o primeiro passo é difundir consciência de classe, e quebrar os laços com a propaganda liberal anticomunista estadunidense. E seu canal sob esse ponto de vista está de parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻.Tenho muitas discordâncias, mas com certeza a quebra do monopólio capitalista da informação, deveria ser pauta de toda a esquerda, comunista ou social democrata. Enfim, parabéns ao companheiro pelo vídeo e pelo trabalho que vem feito, vejo muitos reformistas do meu meio começarem a entender que o socialismo não vai vir por vias democráticas, enquanto demonizarmos a reação do oprimido e nos alimentarmos de propaganda liberal, e o trabalho de marxistas como você e a Sabrina é essencial.
Eu aprendo muito, mas muuuito mesmo com muita gente da internet e acho isso incrível. Mas, real mesmo, acho que nenhum mudou tanto minha percepção de mundo quanto o Jones Manoel. Não só por ele ser um cara extremamente sério e rigoroso no que se propõe a fazer, mas pela mudança radical de paradigma que ele apresenta. É impressionante o acúmulo científico desse cara.
Eu queria ter pelo menos 10% da capacidade mental do Jones ! Muitas vezes eu fico pensando que mesmo se eu estudar muito não vou conseguir chegar no nível intelectual dele.
Excelente vídeo como sempre camarada. Sobre essa questão democrática, já pensou em falar sobre essa interpretação que os liberais e a esquerda "moderada" fazem da Rosa Luxemburgo? Como uma pacifista que era contra a violência revolucionária e tal. Valeu
Jones, sou marxista, nada leigo, tanto quanto espiritualista, sem quaisquer conflitos pessoas ou científicos (o espiritismo oportuniza o fim do dogmatismo e primado da razão sobre a fé cega e ignorância). Tudo isso para lhe dizer: você é um espírito muito avançado, um irmão mais velho num corpo novo. Queria apenas agradecer por você existir conosco nesse desafio por um mundo justo. Abraço de irmão!
Eu acho q temos q parar com isso aí mesmo, de colocar pessoas como heróis, leva a populismo, que leva a eleger as pessoas q tivemos/temos no poder. Somos muito carentes de idolos, de imagens heróicas de poder. Ele é uma pessoa que ta tentando fazer outras entenderem o ponto de vista dele, e quem concordar, aprender também e espalhar a ideia.
Acabo de compartilhar o vídeo com meus amigos liberais. É dever de cada um de nós radicalizar a juventude brasileira. Avante camaradas, pois o horizonte é vermelho e o nosso triunfo cada vez mais necessário para a sobrevivência da espécie humana.
Mais de 100 anos depois e ainda estamos discutindo internamente, entre ditos socialistas, a necessidade de ler o mundo real e a violência da luta de classes. Lendo recentemente Lenin malhar Kautsky nos seus anos de renegação do marxismo e talvez metade do debate seja justamente sobre isso, sobre o socialismo "filistino" de Kautsky (e o que é reproduzido hoje por centenas de "socialistas democráticos", sociais-democratas e marxistas acadêmicos) não enxergar as razões para a violência revolucionária soviética ser empreendida. Temos muitos inimigos (que demograficamente são poucos): o imperialismo, a classe dominante, os liberais... Mas às vezes nossos próprios camaradas nos oferecem os piores dos contratempos.
Jones, oq vc acha de fazer um vídeo sobre essa questão da democracia em experiências socialistas mas com foco nessa questão unipartidarismo vs pluripartidarismo? Vejo que isso é um assunto que não só a minha pessoa mas várias pessoas tem dúvidas acerca disto!
17:14 é tipo quando George Martin falou sobre Tolkien "Ele pode dizer que Aragorn foi um bom rei. Certo. Mas qual a política tributária de Aragorn? Ele manteve um exército?".
Ótima explicação quanto ao contexto do debate crítico do socialismo. As experiências socialistas sempre sofreram crítica do sistema capitalista, sempre desconsiderando os erros da dominação imperialista/capitalista
poxa, acho que esse é um dos melhores vídeos que tu fez. papo reto, assunto necessário e com pouca ironia. não que a ironia ou sarcasmo sejam problemas, às vezes são recursos retóricos e didáticos importantes, mas nesse assunto específico, foi importante a "cara limpa", por assim dizer. muita gente, na melhor das intenções, mas com pouca consistência, te critica e te anula só por causa desse tópico (e necessariamente critica e anula a esquerda socialista radical). chamar pra conversa sincera, olho no olho é o que resta.
Jones... vc poderia lançar "apostilas" para que os interessados consigam iniciar os estudos sobre as experiências socialistas pelo mundo. Dessa forma o interessado pode dar foco posteriormente sobre qual tema por vez ele irá se aprofundar.
Pequeno detalhe, não só o Vietnã fez face ao imperialismo francês, nipónico e ianque mas também chinês (no contexto da rivalidade sino-soviética). Felizmente a China recuou após apenas 1 mês de luta e milhares de soldados perdidos. O que demonstra a clara insuficiência dos modelos soviético e chinês como alternativas isoladas de ação para o futuro do socialismo. Conceito-chave do vídeo : "Estado de Direito Socialista" (23:29). Infelizmente a maior parte dos camaradas já entregou o estudo do Direito nas mãos dos liberais e nem quer entender o que isto quer dizer.
A própria democracia burguesa 'e autoritária e bárbara.Fico irritado com a "esquerda" que crítica as experiências socialistas,taxando-as de autoritárias sem uma análise profunda.
Salve Jones! Indiretamente você está falando da Revolução Brasileira, uma vez que está fazendo um debate sério do socialismo como objetivo estratégico. Avante camarada!
"todo video que fala mal do liberalismo eu fico muito feliz". excelente frase. sempre excelente também quando Fanon aparece na conversa. Assim que puder vou assistir às suas aulas do curso de marxismo anticolonial :)
Sou liberal e acompanho seus vídeos, aliás muito bons para se entender o marxismo. Parabéns também pela sinceridade ao expor o apego à violência revolucionária marxista, que o digam os refugiados cubanos, alemães orientais fugidos do regime, chineses que enfrentaram tanques, assim como tchecos e outros povos oprimidos pela experiência socialista.
Como pode, um homem intelectual desse e ainda por cima forte desse jeito, me apaixonei kkkkkkk. Foi muito bom você ter abordado esse tema porque uma das maiores questões pra mim é essa questão, gostaria da sua recomendação para algumas leituras históricas se não for pedir muito.
Não ache que esse vídeo é um debate batido.ou atrasado, é muito urgente, grande parte das pessoas tem apatia ao socialismo por causa das distorções históricas por parte dos liberais
@@rafaelsantanaarantes6691 tem indicações bibliográficas na descrição. Eu recomendo muito sempre a coleção "Revoluções do Século XX" da Editora UNESP. Dessa, só o livro sobre a Rev. Russa que eu não curto muito, essa aí eu recomendo o "Dez Dias que Abalaram o Mundo" de John Reed. E tem muitos outros livros sobre a Rev. Russa também....
Perfeito, Jones! Obrigada por esse vídeo. Esse ponto de esclarecer q a experiência capitalista é essencialmente violenta acho importantíssimo. Sem essa visão sobre os fatos, qualquer comparação nesse sentido é injusta.
Cuidado com esse papo de "não falo sobre algo que não estudei", vão te acusar de "academicismo" e que está se "isentando de emitir uma opinião" igual fizeram com a Sabrina kkkk
Jones, excelente vídeo. O conteúdo em si da sua fala, se formos destrinchar, não é nada de mais. Isso que tu falou deveria ser o bom senso nível 1 de qualquer militante! Optemos pelo materialismo histórico e dialético SEMPRE, ou então o véio barba viveu por essa Terra a passeio. Já dizia a profa. Marina Gouvêia no curso Lendo o Capital: só o que existe existe. Ótima semente plantada pra todos nós fazermos uma constante análise de consciência, tão necessária se quisermos nos reivindicar marxistas.
Nossa, porque eu demorei tanto pra ver esse videoooo, ta um dos melhores, eu achei, ta explanado bem demais, vou divulgar sempre que surgir a questão da violência ❤ parabéns pelo trabalho, camarada, sempre qualificadissimo, de método honestissimo
Veja o vídeo abaixo do Rodrigo Constantino, brilhante, ao analisar o sucesso do Ocidente como fruto do casamento entre a Grécia (razão) e Jerusalém (fé), intitulado *"O lado certo da história e a tensão construtiva entre fé e razão"* th-cam.com/video/pLJ96x1JLn4/w-d-xo.html
Confesso que eu sempre fiquei grilada com isso, com o quão autoritário os países socialistas são/foram, o quanto realmente é e o quanto é invenção da mídia burguesa, e esse vídeo me ajudou muito. Obrigada.
"Espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje. Eu particularmente adorei, todo vídeo que eu falo mal do liberalismo eu fico muito feliz."
Camarada Jones, eu legendei seu vídeo sobre Marxismo ocidental, em português e em inglês. Depois dá uma olhadinha lá! As legendas precisam ser revisadas e aprovadas por você.
Excelente iniciativa.
Vocês são um grupo? Eu tenho feito umas traduções e legendas em alguns vídeos de uma socialista vietnamita. O canal dela se chama Luna oi. Pretendo em breve começar a legendar outros.
vou olhar, camarada. Agradeço!
Grande trabalho de extrema importância, camarada, fico disposto pra qualquer ajuda tbm em!
Os "Pincéis" da Classe Trabalhadora ♥️✊🏽
@@danielfrancener9250 mano, é vc q faz!!!!! Pqp, eu adoro a luna oi, e sempre vejo q tem essas legendas
Excelente camarada. Tô no começo da caminhada de estudo sobre o Marxismo na África. Inclusive comprei seu livro.
Falar mal do liberalismo é sempre bom e necessário.
Abraço
Vc me fez deixar de ser anarquista man, agr to lendo O que fazer, depois de ja ter lido Imperialismo, fase superior do capitalismo. Tu é foda
cê foi pesquisar a opinião do Lênin sobre anarquismo em O Estado e A Revolução? uahuahuahuahuaau (foi mal, n pude evitar)
Em 2015 um então ex-anarquista me falou algo que marcou bastante: "todo bom anarquista um dia se torna comunista".
"Um anarquista é apenas um comunista q nao leu muito"
Bom trabalho camarada! Aprendendo sempre!
aehuaheuahe eu deixei a anarquia depois de ver o vídeo de Che e ler carta a um camarada
Sobre a questão dos pacifistas, eu estava lendo o livro do Domenico Losurdo ,"A Não Violência: Uma história fora do mito", em que ele cita Gandhi (um dos símbolos dos movimentos pacifista):
"Eu não guardava rancor contra os zulus, que nunca fizeram mal aos indianos, mas tinha minhas dúvidas sobre a “rebelião” em si, em todo caso eu achava que o império inglês existia para o bem do mundo, minha lealdade sincera impedia-me até mesmo de desejar--lhes o mal. A legitimidade ou ilegitimidade da “rebelião”, por isso, não teria influenciado minha decisão (A, 323-24/285-86)."
A contradição aqui é muito clara, Gandhi, ao mesmo tempo que pregava a paz, defendia um império inglês que matou aos montes o povo indiano. Basta lembrar da chamada "manutenção da ordem" promovida pelo império britânico contra a revolta dos Sepoys (1857), que matou cerca de 500 mil pessoas.
Exato, o pacifismo é sobretudo uma doutrina de desresponsabilização individual que combina muito bem com nosso atual sistema democrático rotativista.
Única reserva que faço seria o cuidado necessário no que diz respeito à banalização da violência, problema esse que é generalizado nos círculos militantes e que desprestigiam o movimento no seu todo.
@@MK-jc6us É foda. Colocar o seu fora da reta é também justificar a violência do oprimido com a do opressor, como o próprio Losurdo disse, "uma falsificação da história".
Comentário para ajudar com o algorítimo.
Sempre que eu to desanimado vem o Jones e me carrega as energia pra estudar. Você é brabo demais, obrigado.
th-cam.com/video/x0eC4a6Obr8/w-d-xo.html
Jones Manoel fez uma penca de anarquista se tornar comunista. Eu sou um deles
Dois
Três
Mas um anarquista não é naturalmente comunista? Pelo que eu sei, o que eles rejeitam é o socialismo ou a "ditadura do proletariado".
@Davi Feitoza Mas o comunismo não se caracteriza pela ausência de um poder central em seu estado final?
Me diz aí, como vão pegar em armas pra fazer a revoluçao? Só uma curiosidade.
Este, talvez, tenha sido um dos seus melhores vídeos, extremamente claro e elucidativo.
Gostei. Precisamos estudar, conhecer e aprofundar nossas percepções. Admiro seu espírito e atitude científica.
Obrigado por fomentar debates tão importantes, Jones. Cada dia que vejo a história para além do liberalismo fico mais impressionado. Quanta coisa nos foi ocultada da história do mundo. Confesso que, como quase todo esquerdista, não me dava ao trabalho de procurar saber da história, aceitando ficções de autores como George Orwell como verdades sobre as experiências socialistas. Que vergonha tenho de mim. Quanta tolice. E me entristece que aqueles que vivem em contato direto com o método científico, físicos, químicos, biólogos, etc., têm tanta facilidade em aceitar a ideologia liberal. São os primeiros a comprar as besteiras econômicas da tal Escola Austríaca, sem nunca questionar a si próprios, sem nunca questionar idiotices que desafiam a própria lógica mais básica, como a suposta (e absurda) vontade de Mao matar o povo Chinês, seu próprio povo, de fome. Ou como tudo que inventam sobre a Coréia Popular. Esse sem dúvida é o poder da ideologia. Essa ilusão que, por ser a ilusão da maioria, torna-se tão fácil de acreditar. Mas viva a libertação! Vivam as experiências socialistas!
Eu sou formado em física e sempre fui o único comunista do meu curso e isso foi traumatizante, mas aprendi a lidar com a defesa dos argumentos. Depois consegui levar um amigo do curso também para o comunismo. Essa área tem uma facilidade em ignorar essas discussões, infelizmente.
Também sou físico e de esquerda, e acho que esse uso do método científico serve mais como validação da própria atividade científica do que como forma de reflexão crítica e filosófica. Até porque essa galera que você está citando costuma abordar filosofia apenas nesse ponto, mas tende a tratar o próprio campo como algo neutro e fora da política e da sociedade. Filosofia da ciência até a página 2.
@@marcusprado9763 Eu acho q sempre existem formas dos professores universitários liberais e neoliberais manipular as mentes como também os professores socialistas manipular os acadêmicos. Más, nas áreas d Exatas nas universidades acho q o fortalecimento no Liberalismo e Neoliberalismo é bastante crescente.
Sou física e de esquerda, assim como praticamente todos os meus amigos físicos. E, pasme, conheço historiadores de direita, o que considero uma aberração. Tem sempre de tudo em todos os lugares/segmentos.
@@marcusprado9763 Curso Lic. em Química, sou socialista, e me senti representada pelo comentário do Mateus e pelo seu comentário, Marcus. É a mais pura verdade. O que mais vemos é o uso dos conceitos de "método científico" somente como validação pura dos próprios estudos, isentando os saberes e as áreas científicas de pensamentos coletivos a respeito da sociedade, sua construção e as relações estabelecidas. Sabemos que essa problemática é mais evidente na matemática, biologia, química e física, mas infelizmente tenho observado que outras áreas também tem sido cooptadas por essa ideologia liberal. Foda
Cada vídeo um aprendizado e minha lista de futuras leituras só aumenta kkk
Veja o vídeo abaixo do Rodrigo Constantino, brilhante, ao analisar o sucesso do Ocidente como fruto do casamento entre a Grécia (razão) e Jerusalém (fé), intitulado *"O lado certo da história e a tensão construtiva entre fé e razão"* th-cam.com/video/pLJ96x1JLn4/w-d-xo.html
"Busquem conhecimento e não sejam liberais"
Faço das suas palavras as minhas e faço uma pequena adaptação:
busquem conhecimento e não sejam ANCAPS.
th-cam.com/video/x0eC4a6Obr8/w-d-xo.html
Camarada Jones, este é, sem sombra de dúvidas, um dos seus melhores vídeos. Reconstruir essa perspectiva contra-hegemônica é essencial pra toda luta que vem depois.
Slava!
Camarada, esse já é um dos meus vídeos favoritos. Acho que você conseguiu ser didático sem desqualificar o debate. É assim que conseguiremos dialogar com @s trabalhador@s e vencer esse senso comum liberal. Parabéns e obrigada!
Vi sua live com Sabrina e Glauber na última semana e meu esposo ficou um pouco reticente com a sua defesa da violência revolucionária, discutimos no fim de semana sobre isso e me deparei com esse vídeo que caiu como uma luva para exemplificar sua posição. Grata pelos seus conhecimentos.
"Todo vídeo que falo mal do liberalismo eu fico muito feliz " Adoreiii ! Rs
Parabéns camarada! Mais uma aula brilhante, sobretudo, instigante.
Tô sempre acompanhando tu camarada, e na moral, todo vídeo é um acréscimo a peso de tonelada, bicho. Mas então, só comentei mesmo pra deixar registrado que esse é um vídeo que todo mundo, mas todo mundo mesmo precisa ver. É nóss
Sou reformista, e digo, independente de pregarmos um rompimento revolucionário, ou uma reforma democrática em direção ao socialismo, o primeiro passo é difundir consciência de classe, e quebrar os laços com a propaganda liberal anticomunista estadunidense. E seu canal sob esse ponto de vista está de parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻.Tenho muitas discordâncias, mas com certeza a quebra do monopólio capitalista da informação, deveria ser pauta de toda a esquerda, comunista ou social democrata. Enfim, parabéns ao companheiro pelo vídeo e pelo trabalho que vem feito, vejo muitos reformistas do meu meio começarem a entender que o socialismo não vai vir por vias democráticas, enquanto demonizarmos a reação do oprimido e nos alimentarmos de propaganda liberal, e o trabalho de marxistas como você e a Sabrina é essencial.
Jones Manoel, futuro presidente do Brasil pelo PCB! Orgulho camarada! Excelente trabalho!! Célula de Ipatinga/MG envia saudações a você!
"Estudo, reflexão e humildade". Essa é uma lição para a vida toda. Grande vídeo!
Eu aprendo muito, mas muuuito mesmo com muita gente da internet e acho isso incrível. Mas, real mesmo, acho que nenhum mudou tanto minha percepção de mundo quanto o Jones Manoel. Não só por ele ser um cara extremamente sério e rigoroso no que se propõe a fazer, mas pela mudança radical de paradigma que ele apresenta. É impressionante o acúmulo científico desse cara.
Eu queria ter pelo menos 10% da capacidade mental do Jones ! Muitas vezes eu fico pensando que mesmo se eu estudar muito não vou conseguir chegar no nível intelectual dele.
Excelente vídeo como sempre camarada. Sobre essa questão democrática, já pensou em falar sobre essa interpretação que os liberais e a esquerda "moderada" fazem da Rosa Luxemburgo? Como uma pacifista que era contra a violência revolucionária e tal. Valeu
gravo vídeo amanhã sobre isso!
Um dos melhores vídeos que vc já fez! Parabéns, camarada. Vc é foda demais!
Jones, sou marxista, nada leigo, tanto quanto espiritualista, sem quaisquer conflitos pessoas ou científicos (o espiritismo oportuniza o fim do dogmatismo e primado da razão sobre a fé cega e ignorância). Tudo isso para lhe dizer: você é um espírito muito avançado, um irmão mais velho num corpo novo. Queria apenas agradecer por você existir conosco nesse desafio por um mundo justo. Abraço de irmão!
Gente, cada vídeo que vejo aqui só penso: preciso viver 10 vidas pra poder estudar tudo que gostaria. Valeu, Jones!
Estamos juntos. Obrigado pelo tema.
Fantástico ... é muito importante difundirmos essa visão ... parabéns camarada!
Obrigada pela existência desse vídeo, Meu Deus
Esse talvez tenha sido seu melhor vídeo até agora. Muito bom!!!
Não temamos, irmãos. O Brasil agora tem O SEU HOMEM DE AÇO. Filho do Tupã Vermelho.
Ele não está reivindicando nenhum protagonismo para si. Só está respondendo a questionamentos, como professor que é.
Eu acho q temos q parar com isso aí mesmo, de colocar pessoas como heróis, leva a populismo, que leva a eleger as pessoas q tivemos/temos no poder. Somos muito carentes de idolos, de imagens heróicas de poder. Ele é uma pessoa que ta tentando fazer outras entenderem o ponto de vista dele, e quem concordar, aprender também e espalhar a ideia.
Acabo de compartilhar o vídeo com meus amigos liberais. É dever de cada um de nós radicalizar a juventude brasileira. Avante camaradas, pois o horizonte é vermelho e o nosso triunfo cada vez mais necessário para a sobrevivência da espécie humana.
Convida para a live do Jones e Sabrina no face do Glauber se for liberal mesmo será um chat de qualidade argumentativa às 21h
Mais de 100 anos depois e ainda estamos discutindo internamente, entre ditos socialistas, a necessidade de ler o mundo real e a violência da luta de classes. Lendo recentemente Lenin malhar Kautsky nos seus anos de renegação do marxismo e talvez metade do debate seja justamente sobre isso, sobre o socialismo "filistino" de Kautsky (e o que é reproduzido hoje por centenas de "socialistas democráticos", sociais-democratas e marxistas acadêmicos) não enxergar as razões para a violência revolucionária soviética ser empreendida. Temos muitos inimigos (que demograficamente são poucos): o imperialismo, a classe dominante, os liberais... Mas às vezes nossos próprios camaradas nos oferecem os piores dos contratempos.
Curtindo e compartilhando
Muito bom, especialmente a parte sobre a importância de estudar as experiências socialistas.
Isso de não falar enquanto não domina eh tão importante... se todos fizessem isso...
Excelente vídeo ♥️
Jones, oq vc acha de fazer um vídeo sobre essa questão da democracia em experiências socialistas mas com foco nessa questão unipartidarismo vs pluripartidarismo? Vejo que isso é um assunto que não só a minha pessoa mas várias pessoas tem dúvidas acerca disto!
Deixa eu ajudar aqui com o engajamento dizendo que fiquei feliz com a felicidade do Jones ao final do vídeo!
É difícil vermos um balanço tão bom das experiências socialistas, parabéns pelo vídeo!
Sensacional vídeo, me ajudou bastante a compreender e ter embasamento no que eu já achava sobre a violência revolucionária e autoritarismo.
Vídeo perfeito, com um olhar crítico e sem delírios sobre as reais e significativas experiências socialistas do século XX!! Parabéns!! Abração
Jones obrigado. Sempre show seus vídeos.
Perfeito, brilhante... Eu queria incorporar todo esse conhecimento do jones, porque é incrível! Ja quero comprar seu livro novo!
17:14 é tipo quando George Martin falou sobre Tolkien "Ele pode dizer que Aragorn foi um bom rei. Certo. Mas qual a política tributária de Aragorn? Ele manteve um exército?".
Ótima explicação quanto ao contexto do debate crítico do socialismo. As experiências socialistas sempre sofreram crítica do sistema capitalista, sempre desconsiderando os erros da dominação imperialista/capitalista
Rapazzzz, citação profunda no final do vídeo, hein!! haha
essa eu não esperava!
poxa, acho que esse é um dos melhores vídeos que tu fez. papo reto, assunto necessário e com pouca ironia. não que a ironia ou sarcasmo sejam problemas, às vezes são recursos retóricos e didáticos importantes, mas nesse assunto específico, foi importante a "cara limpa", por assim dizer. muita gente, na melhor das intenções, mas com pouca consistência, te critica e te anula só por causa desse tópico (e necessariamente critica e anula a esquerda socialista radical). chamar pra conversa sincera, olho no olho é o que resta.
Mais um ótimo vídeo. Parabéns pelo trabalho, Jones!
"toda vez que eu faço vídeo falando mal do liberalismo eu fico muito feliz" kkkk cê é foda Jones
Obrigada Jones! (:
Todo mundo deveria levar a frase do E.T. Bilu pra vida.
Com certeza
Total
Todo apoio a real História apresentada e sua seqüência em tempos atuais.
To no curso Jones....e aprendendo muito.
Jones... vc poderia lançar "apostilas" para que os interessados consigam iniciar os estudos sobre as experiências socialistas pelo mundo. Dessa forma o interessado pode dar foco posteriormente sobre qual tema por vez ele irá se aprofundar.
Pequeno detalhe, não só o Vietnã fez face ao imperialismo francês, nipónico e ianque mas também chinês (no contexto da rivalidade sino-soviética). Felizmente a China recuou após apenas 1 mês de luta e milhares de soldados perdidos. O que demonstra a clara insuficiência dos modelos soviético e chinês como alternativas isoladas de ação para o futuro do socialismo.
Conceito-chave do vídeo : "Estado de Direito Socialista" (23:29). Infelizmente a maior parte dos camaradas já entregou o estudo do Direito nas mãos dos liberais e nem quer entender o que isto quer dizer.
Jones, obrigada por tanto!
Bom demais! Valeu Jones.
A própria democracia burguesa 'e autoritária e bárbara.Fico irritado com a "esquerda" que crítica as experiências socialistas,taxando-as de autoritárias sem uma análise profunda.
Se passar pano para ditadores sanguinários, campos de concentração e massacres com milhões de mortos é uma análise profunda, ok...
Meus parabéns à você Jones Manoel, pela brilhante dissertação geopolítica.
EU TE AMO, JONES MANOEL !!!!!!!!!!!!
Esse é um dos melhores vídeos do Jones. Bater em liberal tem sido meu esporte preferido.
Muito esclarecedor. Adorei muito.
O negócio é estudar, estudar, estudar, e mais estudar
E organizar, organizar e organizar
Cara que vídeo FODAAAAAA! Sério!!! Amo teu canal e Twitter e insta e tudo!!!! Parabéns pelo trabalho 😍
Salve Jones! Indiretamente você está falando da Revolução Brasileira, uma vez que está fazendo um debate sério do socialismo como objetivo estratégico.
Avante camarada!
Que vídeo maravilhoso Jones. Me tirou várias dúvidas. 💜👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"todo video que fala mal do liberalismo eu fico muito feliz". excelente frase. sempre excelente também quando Fanon aparece na conversa. Assim que puder vou assistir às suas aulas do curso de marxismo anticolonial :)
Ótimo vídeo. Não pare seu trabalho, camarada.
Taí um debate importante para nós da esquerda.
perfeito, Jones. Valeu pelo vídeo, smp um aprendizado gigante
Muito bom Jones, estou assistindo alguns vídeos antigos e tinha pensado nisso...Respondeu muito bem e com honestidade. Parabéns!
Sou liberal e acompanho seus vídeos, aliás muito bons para se entender o marxismo. Parabéns também pela sinceridade ao expor o apego à violência revolucionária marxista, que o digam os refugiados cubanos, alemães orientais fugidos do regime, chineses que enfrentaram tanques, assim como tchecos e outros povos oprimidos pela experiência socialista.
Excelente, Jones!✊🏽
Você sempre trazendo clareza e embasamento pro debate! muito bom!
Jones iluminando as mentes! Cada vez mais cai a grande ficha: a única saída para classe trabalhadora é a saída revolucionária.
Mais uma aula sobre como defender, aceitar e abraçar nossas experiências socialistas.
Te chamam de stalinista pq náo podem te chamar de feio
Perfeito, um dos videos mais necessários que eu conheço. Obrigado.
Bom vídeo, como de costume, força!
Como pode, um homem intelectual desse e ainda por cima forte desse jeito, me apaixonei kkkkkkk. Foi muito bom você ter abordado esse tema porque uma das maiores questões pra mim é essa questão, gostaria da sua recomendação para algumas leituras históricas se não for pedir muito.
Não ache que esse vídeo é um debate batido.ou atrasado, é muito urgente, grande parte das pessoas tem apatia ao socialismo por causa das distorções históricas por parte dos liberais
@@rafaelsantanaarantes6691 tem indicações bibliográficas na descrição.
Eu recomendo muito sempre a coleção "Revoluções do Século XX" da Editora UNESP. Dessa, só o livro sobre a Rev. Russa que eu não curto muito, essa aí eu recomendo o "Dez Dias que Abalaram o Mundo" de John Reed. E tem muitos outros livros sobre a Rev. Russa também....
@@leozirg-smu aaaaaaaaa muito obrigado camarada.
@@leozirg-smu queeeeeee o próprio lenin elogiou o livro???????????
Ótimo vídeo como sempre! ✊
Namoral,acho que esse é o melhor video do seu canal,muda percepções de mundo
Perfeito, Jones! Obrigada por esse vídeo. Esse ponto de esclarecer q a experiência capitalista é essencialmente violenta acho importantíssimo. Sem essa visão sobre os fatos, qualquer comparação nesse sentido é injusta.
Nossa, camarada, vídeo perfeito. Sem palavras.
Cuidado com esse papo de "não falo sobre algo que não estudei", vão te acusar de "academicismo" e que está se "isentando de emitir uma opinião" igual fizeram com a Sabrina kkkk
Jones, excelente vídeo. O conteúdo em si da sua fala, se formos destrinchar, não é nada de mais. Isso que tu falou deveria ser o bom senso nível 1 de qualquer militante! Optemos pelo materialismo histórico e dialético SEMPRE, ou então o véio barba viveu por essa Terra a passeio.
Já dizia a profa. Marina Gouvêia no curso Lendo o Capital: só o que existe existe.
Ótima semente plantada pra todos nós fazermos uma constante análise de consciência, tão necessária se quisermos nos reivindicar marxistas.
Primeiro vídeo do canal e já to adorando. Que porrada! Parabéns!!!!!
Bom demais! O Jones é um grande camarada!
Jonas eu adoro os conteúdos que vc traz pro canal e o nível de profundidade das questões, mas mds menino como vc rápido kkkkkkkkkkkk
Nossa, porque eu demorei tanto pra ver esse videoooo, ta um dos melhores, eu achei, ta explanado bem demais, vou divulgar sempre que surgir a questão da violência ❤ parabéns pelo trabalho, camarada, sempre qualificadissimo, de método honestissimo
Veja o vídeo abaixo do Rodrigo Constantino, brilhante, ao analisar o sucesso do Ocidente como fruto do casamento entre a Grécia (razão) e Jerusalém (fé), intitulado *"O lado certo da história e a tensão construtiva entre fé e razão"* th-cam.com/video/pLJ96x1JLn4/w-d-xo.html
A violência nunca é a resposta… é a pergunta e a resposta é sim.
Perfeito, Jones!! Parabéns pelo trabalho
Massa, Jones! Muito esclarecedor ✨
Parabéns garoto!👏
Jones, parabéns por de certa forma organizar pensamentos que vagam em minha mente de maneira compreensível com abertura para aprofundamento
Boa camarada!!! Rumo aos 100 mil!!
Confesso que eu sempre fiquei grilada com isso, com o quão autoritário os países socialistas são/foram, o quanto realmente é e o quanto é invenção da mídia burguesa, e esse vídeo me ajudou muito. Obrigada.
Divulgando pra geral já! Ótimo trabalho de defesa e propaganda do marxismo-leninismo, camarada.
valeu Jones, muito obrigado!!