abitare la notte | La poesia di Vera Lúcia de Oliveira

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ต.ค. 2024
  • Esses dias partidos é uma coletânea de poemas, dividida em duas partes: a primeira, O tempo denso, é composta por poemas inéditos, escritos no período mais crítico da pandemia, quando a Itália foi o país mais atingido, depois da China, e viveu o confinamento absoluto. Pela televisão, os italianos viam os caminhões do exército, que partiam de madrugada com os caixões e seus mortos, em solidão. Foi um tempo lento e trágico, vivido verticalmente, de onde resultaram os poemas de O tempo denso, que compõe a primeira parte do livro. A segunda parte é uma antologia poética, com textos selecionados pela autora de sua obra poética publicada entre 2004 e 2016.
    O prefácio é do jornalista e escritor Carlos Machado e o posfácio do escritor e crítico Ronaldo Cagiano.
    Vera Lúcia de Oliveira é poeta, ensaísta e professora de Literatura portuguesa e brasileira no Departamento de Letras da Università degli Studi di Perugia (Itália). Formou-se em Letras no Brasil e doutorou-se Itália. Escreve em português e em italiano e tem poemas e ensaios publicados em vários países. Sua obra aborda temas como os processos de alteridade, deslocamentos, desterritorialização, marginalização de indivíduos.
    Recebeu diversos prêmios pela produção literária, entre os quais o Prêmio Sandro Penna (Perugia, 1988), o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro, 2005), o Prêmio “Popoli in cammino” (Milão, 2005), o "Prêmio Literatura para Todos" (Brasília, 2006), o Prêmio Internacional de Poesia Pasolini (Roma, 2006) e o Prêmio Internacional de Poesia Alinari (Florença, 2009).
    Entre os livros de ensaios publicados: Poesia, mito e história no Modernismo brasileiro, São Paulo: Editora da UNESP, 2015; Storie nella storia: Le parabole di Guimarães Rosa, Lecce: Pensa Multimedia, 2006; Utopia selvaggia - L’indio del Brasile: Innocente Adamo o feroce cannibale?, Roma: Gaffi Editore, 2006; Narrativas brasileiras contemporâneas em foco (em colaboração com Eunice Piazza Gai), Santa Maria: Editora Federal de Santa Maria, 2012.
    Entre os textos literários: Geografia d'ombra (poesia), Veneza, 1989; La guarigione (poesia), Senigallia, 2000; A chuva nos ruídos (antologia poética), São Paulo, 2004; Verrà l'anno (poesia), Rimini, 2005; Entre as junturas nos ossos (poesia), Brasília, 2006; No coração da boca (poesia), São Paulo, 2006; Il denso dele cose (antologia poética bilingue), Lecce, 2007; A poesia é um estado de transe (poesia), São Paulo, 2010; La carne quando è sola (poesia), Firenze, 2011; Vida de boneca (poesia infantil), São Paulo, 2013; O músculo amargo do mundo (poesia), São Paulo, 2014; Ditelo a mia madre (poesia), Rimini, 2017; Minha língua roça o mundo (poesia), São Paulo, 2018; Ero in um caldo paese (poesia), Rimini, 2019, Tempo suspenso (plaquete), São Paulo, 2021.
    Poema e Voz: Vera Lúcia de Oliveira
    Direção e Montagem: Karol Saldanha e Marcelo Martins Santiago
    Música: Under Water
    Produção audiovisual: Lampejo Filmes

ความคิดเห็น •