Qual a melhor madeira para o Corpo da Guitarra Elétrica? Conheça os dead spots! ENGLISH SUBTITLES

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 155

  • @PedroAugusto-yu8yc
    @PedroAugusto-yu8yc ปีที่แล้ว +4

    Único vídeo que desmistificou esse tema e ainda trouxe estudos científicos como base. Vídeo excelente, mais 1 sub

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Bom dia! Valeu demais! Tem o que fala de instrumentos novos e antigos também: th-cam.com/video/Hs7-hb3UARk/w-d-xo.html

  • @ti-x-eira9709
    @ti-x-eira9709 ปีที่แล้ว +6

    O Alder é uma espécie que produz madeira de maior definição sonora conforme a quantidade e disposição das fibras presentes na peça. As fibras em uma madeira são elementos anatômicos que tem como principal função a sustentação. Sua porção no volume total e a espessura nas suas paredes influem diretamente na massa específica e no grau de alteração volumétrica e indiretamente nas propriedades mecânicas da madeira. Lembre-se, nem mesmo duas partes de madeira da mesma espécie são absolutamente iguais. As diferenças podem ser atribuídas as condições ecológicas do local que a espécie vegetal cresce, a localização da amostra no tronco (altura, distância da medula, posição do anel de cresimento), aos defeitos da madeira e outros. A quantidade das fibras do Alder e a direção do plano anatômico de corte, irá exercer maior influência para transportar as frequências agudas e gerar maior brilho no som. Quanto a Califórnia, é a faixa de ocorrência natural do Alder que oferece as condições edafoclimáticas ótimas para o crescimento e desenvolvimento da espécie. Apesar da faixa de ocorrência natural do Alder se estender também até o Alaska, não seria inteligente instalar uma fábrica da fender por lá, pois o crescimento da espécie é mais lento nessa região mais fria. A Fender entendeu bem todas essas informações que cito. E não para por aí. Na área florestal não existe verdade absoluta e não se trata de uma área exata. É uma área científica! A natureza não é exata! O timbre que ouvimos é único e diferente para cada indivíduo (guitarra). Então testem suas guitarras antes de comprar independente da marca e país. Isso é apenas uma parte da explicação de como duas guitarras de Alder Americano podem soar diferentes. Explica ainda como Squier de Alder Chinês, pode soar melhor para alguns, do que uma Fender de Alder Americano. Lembre-se a Fender aplica a mesma estratégia para construir suas guitarras na China e países asiáticos. Não vou aqui dizer qual madeira vai soar melhor pois isso é pessoal, mas sem dúvida alguma soam completamente diferentes. Espero ter ajudado. Obrigado!
    Engenheiro Florestal Fabrício Teixeira.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      Oi, isso faz diferença para instrumentos acústicos (como o violão, cavaco, bandolim, violino, etc). Nas guitarras elétricas a madeira absorve o som. Leia os estudos realizados. No mais, quanto a estrutura da madeira ela impede a madeira de empenar e isso é importante também, mas ser pesada atrapalha a ergonomia do instrumento também.

    • @ti-x-eira9709
      @ti-x-eira9709 ปีที่แล้ว +2

      Bom dia. Não menciono pesado. Não uso essa definição. Também não indico as melhores madeiras para guitarra. Vai do gosto de cada um. É pessoal. Cada instrumento é único.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      ​@@ti-x-eira9709 Pesado aqui tem o sentido de ter massa maior, ou seja, em Kg. Escrevi assim para que mais pessoas entendam. De toda forma é uma questão física. Uma madeira muito resinosa e/ou com densidade baixa, recém colhida (verde), nova e sem tratamento pode ser mais propícia a empenar, rachar, etc.
      O apelo estético visual é mais que válido, porém não influi na parte da percepção de sonoridade para seres humanos como apontam os estudos e por consequência no tipo de captação.
      Fibra de carbono com esse volume absorveria as ondas sonoras de igual forma. Com um corpo muito leve (pouca massa) o braço puxa o instrumento para baixo dificultano a tocabilidade. #neckbending

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      @@fabriciorodriguesteixeira155 é evidente que diferença terá (ao que tudo indica não é possível fazer cópias perfeitas, assim como o tempo é totalmente relativo a percepção do som também). Como disse porém não é uma diferença que vamos perceber com nossa audição, e a madeira por sinal tendo um volume tão grande absorve as onda. De toda forma, as cordas e captadores ao que os estudos indicam são as peças que realmente contribuem para o resultado. O problema é que as grandes empresas usam dessas máximas para dizer que uma madeira é melhor pois tem mais "sustain", ganho e coisas assim com testes não científicos. Acabam vendendo o famoso "gato por lebre" chegam a tingir o maple sendo que isso não aumenta sua densidade de forma considerável, justificam que a cor do verniz vai alterar o som e similares. São conhecimentos de áreas afins, mas não iguais. A construção de um violão é diferente de uma guitarra elétrica que é diferente de uma flauta. O ar é o que vibra em flautas, não a madeira. O corpo dos instrumentos é a parte mais estável do instrumento. Amigo meu construiu uma guitarra completamente em compensando, foi mais leve, mudou a estrutura da mesa e é bem mais resistente a empenamentos. O importante é ser bem conformada e ajustada.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      Com relação as guitarras feitas em outros lugares as medidas e controle de qualidade são diferentes. Um problema por sinal é que a estrutura das guitarras costuma ser feitas com um braço da mesma peça, o que prejudica sua durabilidade. a fibra é cortada ao meio na dobra do heastock (mão) isso desfribila com um tempo e tantas guitarras racham ou quebram ali com maior facilidade. Por fim, a umidade em um lugar da China vai ser difernte em outro lugar do mundo, com isso as colagens e a madeira também trabalham mais. Esses são os maiores problemas de instrumentos feitos em outro lugar do mundo. Mas qualquer viagem também pode danificar instrumentos.

  • @lucasshred
    @lucasshred 4 ปีที่แล้ว +20

    Parabéns pela iniciativa e coragem de falar a verdade num meio tão cheio de informações duvidosas e senso comum.

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว +2

      Pois é, sinto que é minha obrigação como profissional da área. O mesmo ocorre quando falo de instrumentos de sopro. O banho faz isso, o metal faz aquilo... Infelizmente o senso comum impera, e isso é muito chato pois muitos músicos acabam indo por definições das grandes indústrias, aqui o vídeo que falo um pouco sobre a questão dos instrumentos de sopro:
      th-cam.com/video/In4ryAA1rzY/w-d-xo.html

  • @Geromao
    @Geromao 2 ปีที่แล้ว +3

    para quem escuta, é quase impossível ouvir a diferença, mas para quem toca, sente a madeira vibrando diferente sim, e isso interfe nos harmônicos que faz toda diferença, principalmente o braço, além das micro diferenças no assentamento dos trastes que interfere na afinação geral do instrumento. Muito coisa somada faz uma baita diferença entre instrumentos.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Hum... caberia um teste mais com relação a ondas mecânicas. Ainda que elas são captadas através de ondas sonoras. O problema é que os testes dizem que nos instrumentos elétricos o corpo tem muita massa pra fazer diferença.

  • @jadedesenhos4030
    @jadedesenhos4030 4 ปีที่แล้ว +9

    E já vi muitos músicos profissionais falarem que na guitarra, o amplificador dá uma baita diferença. Aquela fender top de linha soaria completamente diferente se plugada em uma caixa barata. Ótimo vídeo, parabéns!

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว +2

      Isso sem dúvidas! A alma da guitarra tá na captação e na reprodução! Um amplificador transistorizado pra um valvulado a diferença é gritante mesmo!

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 4 ปีที่แล้ว +1

      e olha que pra caixa a madeira mais usada é compensado, é um tanto curioso, pois é onde o som realmente sai.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว

      O que vale a pena em relação a amp é trocar os falantes . Em relação a guitarra , nada modifica mais o som do que trocar captadores . Faço isso em todas as minhas guitarras . Madeira tem uma diferença ínfima no timbre .

  • @katsumimushino9498
    @katsumimushino9498 10 หลายเดือนก่อน +1

    Eu sou de opinião que deve-se testar N instrumentos até encontrar aquele que agradou. Depois é que tentamos descobrir quais são as madeiras, captadores, ponte, tarraxas, nut, etc. Obs.: eu acredito que a madeira afeta o timbre sim, mas não acho que a guitarra terá um bom timbre com madeira A ou B.

    • @Portugallis
      @Portugallis  10 หลายเดือนก่อน

      Respeito a opinião, nada aponta para que varie o som por conta disso em instrumentos elétricos. O material deve ser firme para evitar rachaduras, empenamento, etc. Uma boa regulagem, ergonomia e até mesmo apelo estético na parte visual devem ser pensados antes da compra. A pestana (nut) em plástico de fato vai durar menos do que o osso tal qual trastes de inox. Com relação ao som e a madeira do corpo é o que tudo indica cientificamente até então.

  • @ZehGreven
    @ZehGreven 4 หลายเดือนก่อน +1

    expectativa 50 likes
    realidade mais de mil
    parabéns cara!!!

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 หลายเดือนก่อน +1

      Valeu! Trabalho árduo, mas tá valendo a pena! Ainda que não tenha recebido um tostão do youtube ainda kkkkkk

  • @islangomessilva6490
    @islangomessilva6490 ปีที่แล้ว +2

    Rapaz, que vídeo maravilhoso e esclarecedor. Estava meio que com o pé atrás de comprar uma guitarra com corpo de okoume, mas depois dessa explicação, não há mais dúvidas.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Fico feliz! O importante são as medidas :) boa sorte e boa música :)

  • @Krissbcarvalho
    @Krissbcarvalho 3 ปีที่แล้ว +2

    Estou pasmo com essa informação... é um conhecimento de valor extremo!! Parabéns pela iniciativa!!!!!🙏 Show!!!🙏

  • @ranilsonsaraiva6206
    @ranilsonsaraiva6206 3 ปีที่แล้ว +5

    Realmente... levando-se em consideração que a guitarra elétrica não depende da acústica de seu corpo para a geração de som, mas que o sinal gerado vem da vibração das cordas sobre os captadores ( efeito hall)... Sempre discordei quando afirmam que o tipo da madeira faz diferença no som emitido.

    • @Viles-
      @Viles- 2 ปีที่แล้ว

      Colega, não me leve mal, mas você ta dizendo que uma Gibson de mogno, que tem uma gramatura alta, madeira pesada... podia ter sido a vida inteira feita de papelão, marupá ou mdf que ela teria o mesmo timbre? Que a 70 anos ta todo mundo queimando dinheiro por causa de vaidade e que só não existem guitarras de referência com essas madeiras baratas por conta de um "rótulo" ?

    • @ranilsonsaraiva6206
      @ranilsonsaraiva6206 2 ปีที่แล้ว

      Companheiro. ..nem tocar eu sei, mas pelo princípio de funcionamento da guitarra é mais ou menos por aí. É claro que o uso de uma madeira nobre vai embelezar o instrumento, mas o som vai depender da qualidade dos captadores.

  • @alextape
    @alextape 3 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns, conteúdo apresentado de forma muito honesta. Sempre acreditei que nos instrumentos sólidos a influência da madeira é mínima, porém, nos acústicos e semi-acústicos é notória a influência das mesmas de forma mais aparente.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Exatamente, eu dou o exemplo da cor da calota de um carro. para saber se ela muda em algo no carro só se pode trocar a calota e manter o resto igual em todos os testes. Esse é o método científico, trocar apenas uma variável.

  • @TiagoFlorentino10
    @TiagoFlorentino10 3 ปีที่แล้ว +2

    🇧🇷 Desencanei dessa faz tempo, faz tempo que uso um sintetizador, tirei os caps da minha guitarra, fiz um escudo para fechar eles, tenho os timbres que sempre quiz!

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      Pois sim, o maior responsável por timbres e distorções são os pedais, mas ainda tem muita lenda na área.

  • @rafaelvalimfernandes
    @rafaelvalimfernandes 4 ปีที่แล้ว +15

    Olha depois de mais de 30 anos usando guitarras, o que pude perceber é que a madeira não influencia em nada no timbre, a questão é sobre se a madeira é ser resistente e dura o suficiente para não empenar ou partir no caso das pontes floyd rose. Hoje em dia o que percebo que quem faz o timbre da guitarra são os captadores juntamente com a elétrica do instrumento. Se a madeira fosse tão importante para o som, vc não acha que as caixas amplificadas do tipo marshall, fender não deveria ser de mogno ou de maple...só que elas são de compensado o que é bem curioso. Até mesmo instrumentos acústicos e violinos já fizeram teste a cegas entre um equipamento antigo e novo e os músicas não conseguiram distinguir os instrumentos. Depois de ler tanto a respeito abandonei essa questão com respeito a timbre, madeira de primeira pra mim é pra fazer instrumento resistente, só e apenas isso.

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว +2

      Exatamente meu caro, as medidas tem relação com a produção dos dead spots também, quem sabe alguém consiga fazer algum outro estudo, mas até então esse é o mais aceito. Eu já fui cético com relação aos instrumentos de sopro, mas o material também só é bom pra resistência, usinabilidade e afins. Com relação aos testes dos violinos eu vou falar no próximo vídeo! Tá no forno ainda! Tem vários testes, então vou trazer alguns pontos sobre isso. O mais importante é sempre tocar e ver se te agrada, a não ser que você esteja buscando status ou nome mesmo. Eu acho que um bom instrumento pode ser adaptado na mão do músico. Aguarde, inscreva-se e ative as notificações, o próximo vídeo tá pra sair! Até lá!

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 4 ปีที่แล้ว +2

      @@Portugallis Um bom instrumento pode ser adaptado, também, por um luthier com visão assim como vc.
      Valeu pelas informações e desejo sucesso ao canal.

    • @jadedesenhos4030
      @jadedesenhos4030 4 ปีที่แล้ว +2

      Sim, a madeira é importante para a resistência da guitarra, e tem a questão da tocabilidade, na forma como foi construída. Só que para muitos, madeira e timbre é tudo kkkkkkkk

    • @felipebentopereira
      @felipebentopereira 3 ปีที่แล้ว

      Excelente análise!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @DhinhoVaz
    @DhinhoVaz 3 ปีที่แล้ว +2

    E parabéns pelo video, precisamos nos apropriar cada vez mais da ciência para fazer musica cada vez melhor!!!

  • @samaelalmeidanogueira9905
    @samaelalmeidanogueira9905 ปีที่แล้ว +2

    Seu vídeo traz uma perspectiva diferente de visão de timbre e nos estiga a pensar muito sobre o assunto! Parabéns! Sucessos!

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      Fico feliz com isso! Aqui vai mais um corte da gravação lá em 2020, mas sigo forte e segunda ou amanha vou trazer mais um vídeo ao vivo! Me recuperando, mas sempre forte! th-cam.com/video/ClR-T4UuYVI/w-d-xo.html

    • @samaelalmeidanogueira9905
      @samaelalmeidanogueira9905 ปีที่แล้ว +1

      @@Portugallis É isso aí, de pouco em pouco e sempre com positividade! Te desejo muita superação, um abraço !

  • @eduardopinheiro1204
    @eduardopinheiro1204 11 หลายเดือนก่อน +1

    Discordo, se pegarmos madeiras diferentes mas de densidades próximas nada alterará, agora comparar uma de papelão com uma de mogno e sem efeitos então perceberá uma diferença brutal.
    Uma coisa que ninguém fala, o sustain é muito maior mas guitarras de madeira densa e isso faz toda a diferença sonora, não é só timbre que devemos comparar, como fica a projeção sonora também !?!?

    • @Portugallis
      @Portugallis  11 หลายเดือนก่อน

      O estudo também é feito com relação a sustain e também não altera. De igual forma o papelão não é um material denso o sufieciente para manter as estutura firmes. Porém se for de MDF ou compensado dá praticamente na mesma sendo a de compensado até mais leve. Fato é, a madeira maciça absorve a vibração pois ela não vibra igual um tampo de violão.

  • @leandromelo8072
    @leandromelo8072 2 ปีที่แล้ว +1

    Irmão....melhor vídeo que eu já vi sobre o assunto. Meus parabéns e que Deus te abençoe !!! Vou me inscrever.

  • @Marc777c
    @Marc777c 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu acho que ressonância e sustais da madeira é muito importante pra um instrumento de corda.
    Eu até queria saber madeira que da isso melhor.
    Vlw pelo Video

  • @sergioluizmenezes6827
    @sergioluizmenezes6827 ปีที่แล้ว +2

    Eu sempre tive essa opinião de que as madeiras, em um instrumento elétrico, pouco ou quase nada influenciam em seu timbre. Conheci o Professor Rodrigo antes de se tornar mestre e já compartilhávamos da mesma opinião.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Grande Sérgio! Bem vindo! De igual forma pessoal fala que o material de instrumentos de sopro muda o som, sendo que o que vibra de fato é o ar.

  • @recorderbaroquezen74
    @recorderbaroquezen74 3 ปีที่แล้ว +2

    Muito legal, essa informação sobre a construção dos instrumentos de corda, embora eu curta mais os de sopro, mas é sempre bom aprender um pouco sobre cada tipo de instrumento, e vc nos passa uma rica e detalhada informação abrangente sobre a instrumentalização. Parabéns amigo Matheus Portugal pelo belíssimo trabalho!

  • @jaomora
    @jaomora ปีที่แล้ว +1

    para quem está tocando sente uma diferença na vibração e no peso da guita, dai acaba achando que o som é diferente. Eu sempre tive a sensação de que guitarras muito leve tinha som frouxo e optava por guitarras pesadas, hoje em dia prefiro mil vezes uma guitarra leve, particularmente a madeira álamo (choupo) me agrada muito.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      O que pode ocorrer é que madeiras moles demais empenam mais e por consequência o ajuste segura menos.

    • @jaomora
      @jaomora ปีที่แล้ว +1

      @@Portugallis ótimo vídeo, muito esclarecedor e ótimas referências. valeu !!

  • @gustavofernandes813
    @gustavofernandes813 2 ปีที่แล้ว +1

    Você é um amigo, amigo

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Obrigado amigo! Você é um amigo também :)

  • @Emerson-Marinho
    @Emerson-Marinho 9 หลายเดือนก่อน +1

    Amigo me disseram que aquelas guitarras Michael feitas nos anos 90 com head stock padrão Fender foram feitas com madeiras de primeira qualidade. É verdade ? você sabe de dizer qual foi a madeira utilizada no corpo, no braço e na escala ?

    • @Portugallis
      @Portugallis  9 หลายเดือนก่อน

      Olá, as madeiras devem ser secas e resistentes, nada impede de ter modelos até com compensado ou mdf na escala ainda que antigamente seja mais raro. Estou vendendo uma já regulada: th-cam.com/video/rZNUpBhsCPU/w-d-xo.htmlsi=_8JXLe0DREpHvEnl

  • @vinnysilveira4685
    @vinnysilveira4685 3 ปีที่แล้ว +2

    interessante. a mudança do modelo de headstock do precision 51 que parecia o da tele, pro 57 modelo atual, se deu por causa de deadspot na corda sol

  • @andrewscunha5996
    @andrewscunha5996 2 ปีที่แล้ว +2

    Que vídeo legal, acho que se a madeira tem influência no timbre ela é mínima, o que vale mesmo é a ergonomia, os caps, a construção, etc... A minha exigência em relação a madeiras de guitarra é que elas sejam pelo menos maciças, e não mdf ou compensando.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว +1

      3 ou 4 % do timbre vem da madeira . O resto , é de captador , amplificadores e pedais .

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Olá! Elas até podem ser de compensado no corpo, o importante é saber do peso das mesmas e do acabamento. Mas deixo claro isso vale para a madeira do corpo. Não pode ser madeira verde nem compensado com a cola soltando, mas aí é questão de resistência mesmo.

  • @walterwallace9503
    @walterwallace9503 6 หลายเดือนก่อน +1

    Uma guitarra com corpo em resina epoxi ou acrílico nao faria muita diferença em relação a um corpo de madeira?
    No geral o que define mais a qualidade do timbre seria o braço e os cap?

    • @Portugallis
      @Portugallis  6 หลายเดือนก่อน

      Ao que tudo indica exatamente isso. O problema da resina é justamente se vai durar e não ressecar. Amigo meu fez uma guitarra inteira de compensado e além de ser mais leve mesma coisa no som

  • @oiluminador
    @oiluminador 4 ปีที่แล้ว +1

    Fantástico. Muito bacana o vídeo. Ja tinha visto esse estudo, a sua explicação é muito didática. Valeu

  • @PabloSilva-nz1su
    @PabloSilva-nz1su ปีที่แล้ว +3

    Obrigado!! Infelizmente hoje em dia muitos não falam a verdade e fica igual time de futebol ( o seu é sempre o melhor).... Vejo guitarristas, que por causa de patrocínios ou por ter comprado uma extremamente cara como Fender, fala que a madeira é tudo isso, de fato é em termos de resistência, e tocabilidade, mais gente! As Fenders mais comuns são corpo em Alder braço em Maple, existe Memphis com braço em Maple, Tagima com corpo em Alder! Muitos avaliam o timbre nem é pela madeira mais pelo nome no Headstock

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Marcas famosas fazem testes que faltam anáiise científica. Epiphone ou Fender por exemplo costumam usar braços de uma peça só que não dá resistência ao instrumento por conta da fibra da madeira e aí quebram fácil.

  • @DhinhoVaz
    @DhinhoVaz 3 ปีที่แล้ว +2

    Isso previsível fisicamente. Instrumentos acústicos são captados por microfone ou por cristal piezzo elétrico, em ambos os casos, precisa que haja um som para ser amplificado, no caso do microfone é evidente, no caso do piezzo menos evidente, mas ainda assim... esse matéria reage a pressão sofrida gerando campos elétricos que vi vão vibrar na frequência da pressão que a corda fazer sobre o mesmo. No caso dos instrumentos elétrico isso é completamente diferente, o que os captadores captam não é som, por esse motivo a madeira não influencia, na verdade busca-se inutilizar o papel da madeira nesses casos, o captador é formado por imãs e bobinas, a corda nesse caso, faz o papel de perturbar o campo magnético gerado pelo imã, perturbação essa que irá ser "captado" pela bobina. Pelas equações de Maxwell sabemos que, a variação de um campo magnético no tempo ou no espaço, gera uma corrente elétrica, essa corrente elétrica oscila na frequência do "perturbador", as cordas. Essa corrente elétrica trafega pelo cabo e é amplificada e no autofalante convertida em onda sonora. Por isso motivo as cordas precisam ser de aço ou afim. Sendo isso verdadeiro, se o corpo vibrar, começaremos a ter muitas interferências, construtivas e/ou destrutivas, e respectivamente, ter muitos cancelamentos ou reforços ("microfonia"), se o captador vibrar na frequência das cordas, aquela perturbação não ocorrerá corretamente, por isso os fabricantes colocam, geralmente algum tipo de amortecedor em os captadores e o corpo. Agora, no mundo real sabemos que é quase impossível proteger tanto os captadores e, claro, haverá vibrações nos captadores, mínimas que sejam, e aí teremos cancelamentos e reforços, isso trará as sutis diferenças que possivelmente haverá de uma guitarra pra outra, mesmo da mesma marca e modelo, e aí caímos num problema de mecânica (temperamental, quase tem vida própria), enfim, miramos na não vibração dos captadores, mas mesmo assim isso ocorrerá, e ai a gente acaba adotando a guitarra preferida justamente devido essas possíveis falhas intransponíveis que causam a imperfeição que e torna a música arte!

  • @GIUSEPPECONSENTINI
    @GIUSEPPECONSENTINI 2 ปีที่แล้ว +1

    Madeira de CERNE é boa, para guitarra? Obrigado.

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Bom dia, a dita madeira de cerne vai empenar menos, porém pode ser mais pesada. Lembrando que cerne é a parte da madeira que já não vai água logo também não vai empenar.

  • @renatoprates7506
    @renatoprates7506 4 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo vídeo. Não tenho certeza do papel da madeira. Acho que vc está certo. Mas se compro uma guitarra que soa bem desligada, nem preciso testá-la ligada, pois sei que o som será ótimo. Já o contrário não é verdadeiro. Uma guitarra desligada de som fraco e/ou abafado, não soa bem com nenhum captador.
    Poderia um dia falar sobre isso, e o papel do braço nesse assunto?
    Valeu

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว

      O que ocorre é que não é apenas o captador que manda no som da guitarra, tem todo o problema da qualidade do circuito e das soldas, isolamento, posicionamento, distâncias, pestana, ponte, altura, tensor, cordas, etc. O braço tem um papel pelo lado da simetria como aponta o estudo dos dead spots. Na prática, tem mais elementos importantes na confecção da madeira. Naturalmente uma madeira que tenha elasticidade demais pode empenar mais fácil e atrapalhar na regulagem. Outro problema é que instrumento de fábrica pode vir desregulado, na prática o certo é isso mesmo, testar antes de usar.

    • @senasilva3308
      @senasilva3308 3 ปีที่แล้ว

      Concordo mano ,tenho uma condor em Alder com mais de 8 anos de uso eu squier de ums 3 anos, o som da squier desligada e mais alto mais brilhoso e do que a condor e também acho q Soua mais bonito do q ligada

  • @RobertoRadke
    @RobertoRadke 2 ปีที่แล้ว +1

    Sabe aquela fábula da roupa invisível do rei? Ta ai o menino da história que disse que o rei estava pelado... Excelente vídeo!

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      Valeu demais! Tem muitas lendas nessa profissão, mas aos poucos a gente vai explicando!

  • @joaodeazeredo
    @joaodeazeredo ปีที่แล้ว +1

    Muito bom

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Agradeço pelo comentário! Não deixe de conferir os demais vídeos e live, amanhã vou consertar mais um violino!

  • @ddooiiss
    @ddooiiss 6 หลายเดือนก่อน +1

    Tem uma les paul que na hora de comprar tem pau rosa ou madeira técnica, sou leigo, qual melhor?

    • @Portugallis
      @Portugallis  6 หลายเดือนก่อน

      Pau Rosa é o mesmo que "rosewood" podendo ser de Jacarandá (Dalbergia), Palo Santo (Bursera) ou outras madeiras duras, normalmente o jacarandá indiano ou mesmo pau ferro no Brasil. TecWood ou madeira técnica é nome pra marketing, mas basicamente é madeira com resina, seja compensado ou como MDF. Como disse não faz diferença pro instrumento, mas pode dificultar a parte de manutenção ainda que com a resina acaba aumentando a estabilidade do material (em teoria) porém é importante dizer que qualquer resina resseca e pode ficar quebradiça em algum momento.

  • @sayore5565
    @sayore5565 2 หลายเดือนก่อน

    Então basicamente guitarras com o braço colado , ou com uma peça única não interfere no timbre, e no fim o que interfere do timbre é a madeira do braço parafusado ?

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 หลายเดือนก่อน

      Basicamente se ela for parafusada dá mais liberdade pra madeira vibrar além de ser mais fácil de fazer alguns ajustes.

  • @Bariguitar
    @Bariguitar 2 ปีที่แล้ว +1

    Fiquei com uma dúvida, pois segundo a foto as guitarras usadas no experimento eram todas Telecasters. Mas daria o exemplo das Flying V, esse formato não daria uma "mordida" diferente para som? A exemplo dos primeiros discos do Mtallica.....o som de LP e Stratos tão característicos....então no experimento prova a questão da madeira, não dos formato dos instrumentos, me corrija se estou errado....

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      Na verdade o volume em teoria poderia alterar o som, mas mesmo outros testes que vi isso não aconteceu. Ainda são peças muito grandes que não tem energia suficiente pra fazer o corpo vibrar de forma significativa, claro, uma pesquisa que poderia ser feita é a partir de quando vai começar a fazer diferença, mas aí teria que fazer mais uma bateria de testes anda mais complicados do que nessas pesquisas.

  • @hiurygama3713
    @hiurygama3713 2 ปีที่แล้ว +1

    E aí Mateus você já ouviu falar da madeira plantanewood

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      Achei que já tinha respondido, é chamada também de maple, acer pseudoplatanus, muito usada em fundo e braço de violinos e outros instrumentos de corda. Para sopros também tem utilidades!

  • @andrechaves9560
    @andrechaves9560 3 ปีที่แล้ว +3

    A influência da madeira do corpo está em como ela absorve as frequências de vibração da ponte. Qualquer dia faço um vídeo explicando isso. Outra coisa, a madeira influencia no timbre, sim. Talvez seja imperceptível em alguns casos, principalmente com madeiras de densidade e características parecidas. Queria muito ler este artigo, sou físico e um entusiasta da guitarra.

    • @pc.soares
      @pc.soares 3 ปีที่แล้ว +4

      Assista o vídeo do Renatinho Stauros aqui no TH-cam sobre o mesmo circuito elétrico usado com madeiras diferentes, depois veja se opinião tem haver com o quanto nós estudamos. O empirismo mostra os resultados, a teoria é bonita, mas...

    • @andrechaves9560
      @andrechaves9560 3 ปีที่แล้ว +3

      @@pc.soares Conheço esse vídeo do Renatinho. Mantenho a minha opinião. Perceba que eu disse que '' talvez seja imperceptível em alguns casos, principalmente com madeiras de densidade e características parecidas.'' Ou seja, um corpo de strato em alder vai ser parecido com um corpo de strato em marupá. Agora pegar um corpo de telecaster em swamp ash e dizer que projeta a mesma sonoridade de um mogno, ai a diferença fica mais nítida. Novamente, a madeira influencia sim, o ponto é se isso é perceptível para o usuário. Pra mim, sim. Mas o mais importante é saber timbrar em cada instrumento de acordo com o seu amp. Essas diferenças podem ser amenizadas com um bom amp adequado para o que se pretende obter de timbre.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว

      Influência é muito pequena . A pessoa que paga uma fortuna só por que uma guitarra é em Mahogany ou Alder as vezes gasta dinheiro a toa . Uma das minhas guitarras é em Basswood , e o Timbre dela é praticamente idêntico as minhas de Mahogany . O que criou diferenças entre elas é o tipo de ponte, já que ponte fixa influencia no sustain .

    • @sandroluissilva3833
      @sandroluissilva3833 2 ปีที่แล้ว

      O progressismo com as "verdades dos ecologistas" atingiu o meio musical como em tds as áreas meu nobre. Os estudos anteriores sobre sonoridade, densidade e etc, das madeiras em suas diversas aplicações musicais para os ecochatos, não servem. São crias dos SALVEM AS OS CUPINS, comprem GUITARRA DE PAPELÃO, AGLOMERADO. Infelizmente a linha de "estudo" atual, é baseada nessa política ECOCHATA. E não é só opinião, são fatos. Sua opinião é realmente verdadeira e também é fato. A escolha da madeira, influência no som, queiram eles ou não. Amplexos

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Oi gente, perdi alguns comentários aqui no TH-cam, então. Não é pelo lado da preservação apenas, é questão de exames mesmo. Inclusive químicos que podem ser tóxicos para nós e a natureza são uma das formas para garantir a preservação do material. Porém as guitarras que são feitas industrialmente normalmente usam materiais mais baratos a partir do momento que fazer peças com maior estrutura encareceria o serviço. O ideal é que o braço seja feito de madeiras que não empenem facilmente, o compensado mesmo tem suas vantagens pois vai durar mais, porém é mais díficil de dar acabamento e garantir o encaixe perfeito dos acessórios. A questão é que uma peça feito a mão pode ser adequada para a mão e peso de cada pessoa, além de ter todo um apelo estético diferenciado.
      As linha de estudo são científicas e são várias. Tem que medir mesmo, é como teste de medicamentos. Tem que se fazer testes, mesma lógica. Abraços! No geral tenho sempre feito lives aí! Qualquer dúvida só perguntar!

  • @rafaeldias8077
    @rafaeldias8077 4 ปีที่แล้ว +1

    parabéns pelo vídeo! ótimas informações!

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado! A conversa não para aí! Tem muito mais considerações a partir desses pontos iniciais! Se puder inscreva-se no canal também :)

    • @rafaeldias8077
      @rafaeldias8077 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Portugallis opa! já sou escrito! esse canal é muito bom :D

  • @dulces2017
    @dulces2017 2 ปีที่แล้ว

    O problema maior é a referencia sonora estabelecida ao longo das décadas.
    Fica bem difícil fugir. A não ser que o músico queira fazer um som diferente de tudo que existe.
    Outro modo de comprovar o teste é pegar uma Fender stratocaster, por exemplo, trocar o corpo e aferir o som.
    Esse seria o teste conclusivo.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Não exatamente. Mas dá pra fazer também. Ainda que nesse caso é praticamente a mesma coisa pois é um modelo Telecaster que foi confeccionado sendo que ao produzir a peça a garantia do encaixe e posições é aferida melhor pois tem-se todas as medidas exatas do projeto, só se varia o corpo. De toda forma seria um ótimo complemento para esse estudo.

  • @BiancaLaneska
    @BiancaLaneska ปีที่แล้ว +1

    Olá, madeira basswood seria compensado/mdf?

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Compensado é chamado de plywood MDF é o mesmo que fibra de média densidade (Medium Density Fiber). MDP é medium Density Particle (fibra de média densidade). Basswood é uma espécie de madeira (Tilia Spp.), naturalmente o compensado pode ser feita com essa madeira, mas é um pouco mais raro mais pra lâmina.

  • @zegonzales1
    @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu já vi uns testes mantendo TUDO , menos madeira de corpo . Eu senti diferença sim , mas pequena . Diria que madeira cria diferenças entre , NO MÁXIMO , 3 e 5 % no timbre . Assim , não vale a pena vc pagar uma FORTUNA apenas por que uma guitarra é de Mahogany ou Alder , mas pra mim o diferencial é se a madeira tem uma boa secagem e se é de braço inteiriço , pq isso influencia sim no sustain .

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Os teste que vi é que o braço inteiriço atrapalha mais o sustain do que se for parafusado (esse teste mesmo chegou a olhar isso) mas ainda falta uma publicação mais específica. Na verdade pra se fazer os testes tem que usar vários jogos de corda da mesma marca e calibre e fazer uma bateria enorme de testes por corda, até então aponta que não muda mesmo. Tem uns canais no TH-cam que o povo faz testes cegos de forma amadora e lá já não faz diferença. Enfim, não tem muitos testes científicos na área, mas a dica é: pra se comparar deve se trocar apenas um dos elementos.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว

      @@Portugallis Nesse vídeo esse guitarrista testou corpos TELE em Alder , Ash e Mahogany . Só trocou o corpo . Alder e Ash pra mim soaram quase idênticos , mas Mahogany teve uma diferença notável , que aumentou com uso de distorção .
      Vi um vídeo com o guita do Stauros que ele também fez testes comparativos , eram bem semelhantes , mas percebi diferenças nos timbres de Cedro e Mahogany . Algo que eu percebi que faz muita diferença é o tipo de ponte . As pontes fixas tem mais sustain e percebo também mais profundidade no som : th-cam.com/video/7k_A8GhN0L8/w-d-xo.html&feature=emb_logo

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      @@zegonzales1 tem algumas falhas nesse teste. Ele manteve uma variável muito grande ao tocar as cordas com as mãos. Ele também manteve o peso igual das madeiras sendo que ele deveria ter mantido o mesmo volume, ainda que seja um teste interessante pra se fazer caso fossem da mesma madeira. Mas ao que tudo indica esse é um teste que tem que ser feito. Em resumo, não estou dizendo que não deva ser feito esse teste também, mas a diferença desse que falei foram feitas essa várias etapas além de que as cordas também tem que ser trocadas por novas, a tensão tem que estar igual, a afinação e até mesmo a distância de encaixe no corpo. São diversas variáveis, aqui ele fala de umas questões mas não são o suficiente. Em suma, outra medida que deve ser feita é da guitarra sem ligar em um captador com microfone cardioide e omnidirecional.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว

      @@Portugallis Tem um outro vídeo que também me convenceu , enfim , é como eu digo , não é uma diferença grande , é algo bem sutil , mas eu percebi , ao menos em relação ao Mahogany .
      As outras 2 soam muito parecidas . Assim , gastar uma fortuna por uma guitarra só pq ela é em Mahogany as vezes não vale a pena , especialmente se é guitarra com ponte flutuante , onde esse tipo de diferença será ainda mais atenuada .
      Guitarra tem muito de "fetiche" , e esse é o fator que mais tira $$$ do bolso dos musicistas ...

  • @cezareluthier
    @cezareluthier ปีที่แล้ว +1

    Pronto! Tá aí a prova do que eu vivo dizendo haha, mas, ainda assim haverá gente dizendo que escala com verniz tem mais brilho que escala escura mesmo que o ponto de contato seja o traste kkkkkkkm

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว +1

      Né? Kkkk e se for verniz vermelho fica um som mais quente kkkkk se for no pincel mais aveludado... E por aí vai...

  • @miguelcosta3155
    @miguelcosta3155 2 ปีที่แล้ว +1

    Guitarra Eu coração não sei com a guitarra é velha o som fica melhor mas eu já já estudei sobre violão falam que violão velho o som fica melhor por causa da madeira que fica mais ressecada alguma coisa assim aí o som fica até melhor.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      No violão a gente diz que o som "abre". Mas ele faz isso mais rápido que o violino e perde potência mais rápido também. Na prática ser antigo é bom, mas não necessariamente o mais importante. Até por que instrumentos antigos já foram modelados e reformados diversas vezes e acaba que os defeitos podem ser corrigidos ao longo do tempo.

  • @Viles-
    @Viles- 2 ปีที่แล้ว +1

    Respeito a opinião do colega luthier, mas se posso dar a minha , se a madeira não influenciasse timbre você veria inúmeras guitarras em Marupá (madeira de vassoura), ou também em MDF e esse valor seria investido em acabamento e captadores.
    Tem inúmeros vídeos comparando Squier chinesa com Fender Custom 59 tendo timbres iguais. Confia mesmo que são iguais, ninguém usa por ignorância mesmo, vai lá compra uma e confia.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      O que muda é a precisão e qualidade dos acessórios e encaixes. Marupá funciona muito bem, mas lembro que é uma madeira mole e pode empenar com mais facilidade, digo o mesmo do pinus (mas aí por ser resinoso tem outros problemas), já algumas espécies de eucalipto tem o mesmo resultado das ditas madeiras de lei, mas deve ser bem tratado, cultivado, cortado,,etc.. Existem várias formas de resolver a resistência do instrumento, longarinas, várias madeiras juntas, etc. Dá muito mais trabalho, e fica até mais interessante esteticamente, mas isso não interessa às grande indústrias. Tudo herdado da relação que de fato ocorre com instrumentos acústicos, mas mesmo ali tem coisas erradas. O formato de uma voluta de contrabaixo não afeta o som, mas obviamente pode ficar muito pesada se for muito grande. Aqui não é questão de opinião, é o que aponta as pesquisas científicas. Se uma guitarra simples for ajustada de verdade e for bem feita funciona tão bem quanto uma de marca, as vezes até melhor. Quantos instrumentos tem o nut (pestana) de plástico? já peguei fender, Yamaha, Taylor, etc tudo no plástico... Pode ter certeza, isso afeta muito mais o som.

  • @xandeguitarra
    @xandeguitarra 3 ปีที่แล้ว

    A alteracao e mínima porem sentida pelo dono dos instrumento . digo isso porque tinha as mesmas pecas em uma les paul de Basdwood e hoje em uma les paul de cedro e sim sinto uma diferenca
    A les paul de Basswood era de braco parafusado

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      O artigo referido também trata sobre o tipo de acoplamento no corpo do instrumento, para analisar é importante trocar apenas um elemento e comparar entre si. Os testes provam que nossa audição não consegue perceber diferença caso ocorra apenas a alteração do corpo. Foram feitos vários testes com o mesmo tipo de jogo de corda para se chegar a essa afirmação. Lembro que não é o único teste que prova essa questão.

    • @xandeguitarra
      @xandeguitarra 3 ปีที่แล้ว

      @@Portugallis sim entendo sobre os testes e os vi . realmente nao ha diferencas neles .porem na vida real sim
      Pegue 2 stratos da mesma linha série etc nao soarao iguais ...mas o teste e valido .

  • @M.T27
    @M.T27 8 หลายเดือนก่อน

    Provavelmente pq eram similares. Pega uma Strato 62 ou uma Tele 59 e põe um corpo de compensado. Com ctz vai ter perdas. Tive uma Teleca americana q o som… “ faltava algo.” Fizemos de TUDO e pouco melhorava. Arrisquei e trouxe um corpo novo p/ ela. Ficou incrível. “ Ta cheio de madeira q não quer ser instrumento,” agora, a guitarra de papelão ou acrílico ou qlqr material com “ dois quilos” de distorção… daí realmente fica td mto igualado.
    Outra questão: já vi Strato feito por Lutier “famoso.” Som era legal? Sim. Mas era aquele som de Fender Strato? Não.

    • @Portugallis
      @Portugallis  8 หลายเดือนก่อน

      Para garantir uma aferição correta, é crucial que apenas um elemento varie. O teste mostra que se o corpo tiver as mesmas medidas o som ainda será o mesmo e deve ser testado rigorosamente pois a madeira do corpo não vibra o suficiente. No entanto, é importante lembrar que a madeira pode empenar, o que pode causar problemas. A de compensado por sinal tem maior resistência mecânica.

  • @MultiEvilasio
    @MultiEvilasio 3 ปีที่แล้ว

    Fala do braço e a madeira usada na escala

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      Não tem muita pesquisa científica sobre (não que eu tenha achado), mas posso trazer algumas informações sobre isso sim.

  • @kalilrockb
    @kalilrockb 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito legal!

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 ปีที่แล้ว +1

      Fico feliz! Agora vou ter que fazer o vídeo sobre os instrumentos antigos X instrumentos novos! Inscreva-se e ative as notificações ;)

  • @jesielfusion4907
    @jesielfusion4907 3 ปีที่แล้ว +1

    Tô pensando em fazer um corpo de cedrinho...m

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      Pode fazer, só é um pouco leve, bom olhar só se não vai dar neck bending.

  • @tubedobrunodeoliveira
    @tubedobrunodeoliveira 2 ปีที่แล้ว +1

    Mas aí você tá tirando a alegria do tiozão de cinquenta anos que comprou em longas parcelas uma guitarra mediana importada e não virou o Slash. Se o cara não acreditar que o mogno da Gibson dele foi abençoado por fadas da floresta, que alegria lhe restará?

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว +1

      Que ele poderia comprar uma guitarra feita a mão personalizada e que provavelmente ele vai conseguir tocar melhor e aprender mais rápido xD e ainda com entalhe que lembre o filho ou a mãe dele xD

  • @GIUSEPPECONSENTINI
    @GIUSEPPECONSENTINI 2 ปีที่แล้ว +1

    Mas... MEsmo o som sendo imperceptível, mas com relação a duração do instrumento e deformações.
    Obrigado.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Exatamente, a madeira é importante que tenha um bom corte e idade para evitar empenos e tudo mais, não pelo som.

  • @grandequestao7850
    @grandequestao7850 3 ปีที่แล้ว

    Madeiras são importantes em instrumentos acústicos, aí sim dá diferença, e é óbvio que a guitarra desplugada, desligada, vai dar diferença de timbre em relação a madeira utilizada, ao meu ver as diferenças reais estão na construção, na qualidade da construção de um instrumento, já vi guitarras baratas se tornarem muito boas (é raro mas tem), com poucas mods, justamente por que elas foram bem construídas, bem alinhadas, e o fator mais importante de todos, o maior segredo de um instrumento soar bem, é justamente SABER TOCAR, invista mais em APRENDER A TOCAR BEM, estude, desenvolva sua pegada, sua técnica e a maioria das guitarras soará bem nas suas mãos, já vi Fender soar uma porcaria e uma Golden soar maravilhosamente, a propósito, existem algumas Golden que são fantásticas, especialmente as da linha GH588, desde que bem alinhadas, reguladas, elas tem corpo de cedro, braço de pau marfim, escala de jacarandá, madeiras boas que duram bastante tempo, quanto ao timbre das madeiras em guitarras plugadas, quase nunca senti diferença, a não ser na pegada, na sensação e conforto ao tocar...

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      O estudo não mostra diferença da guitarra desplugada, mas um captador piezo elétrico facilmente prova que também não faz diferença a madeira por ser muito grande a massa da mesma. Naturalmente seria interessante fazer o mesmo teste com captadores piezo mas a pesquisa prova que não há alteração acústica considerável também.

  • @alanpmusic8525
    @alanpmusic8525 ปีที่แล้ว +3

    É melhor discutir política, religião e futebol do que madeira de Corpo de guitarra kkkk

    • @Portugallis
      @Portugallis  ปีที่แล้ว

      Grandes empresas acertam "politicas" em reservas naturais ameaçadas,. Pessoas "acreditam* fervorosamente na mudança de som pra acompanhar "uma emocionante e eletrizante partida de futebol"...

  • @osmarqueiroz2429
    @osmarqueiroz2429 11 หลายเดือนก่อน +1

    Altera, a guitarra Strato Nile Rodgers no Daft Punk tem um puta timbre, o melhor timbre clean de Strato que já ouvi e nem de madeira é, na verdade é de Acrílico transparente, só o braço e a escala é de madeira, então altera...

    • @Portugallis
      @Portugallis  11 หลายเดือนก่อน +1

      A questão é, para confirmar isso é necessário uma análise científica. As pesquisas apontam não haver alteração que possamos perceber com nossa audição ou com máquinas. As medidas naturalmente são importante e para isso os corpos de prova precisam ser os mesmos.

    • @osmarqueiroz2429
      @osmarqueiroz2429 11 หลายเดือนก่อน +1

      @@Portugallis Perfeitamente. Eu falei mais tentando enfatizar em sentido contrário, tava sendo irônico, porque acho que captadores contam muito mais do que o tipo de madeira, já tive guitarra de compensado com timbre muito bom assim como tive guitarra de cedro e até de Alder com timbre fraco, o que quero dizer é que acho que a madeira conta mais na questão de resistência as variações de clima e ao passar de anos de uso ou de estética no caso de guitarra sem pintura. Madeira acho que influi mesmo no caso de instrumentos acústicos, nesses eu percebo que determinadas madeiras selecionadas e nobres dão timbres mais abertos e com frequências mais definidas além de sustain muito mais prolongado.

    • @Portugallis
      @Portugallis  11 หลายเดือนก่อน

      @@osmarqueiroz2429 Essa parte do sustain tem mais relação com o encaixe do braço, captadores e cordas. Em outras palavras, quanto mais próximo da madeira mais vibrações vai absorver. Não entendi a piada! Foi mal! hahauehkkkkk

  • @gilsilva9996
    @gilsilva9996 3 ปีที่แล้ว +1

    Qual a madeira mais pesada para o corpo de uma guitarra ??

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      A mais pesada? Dá pra fazer até com aroeira, só vai ficar extremamente desconfortável.

    • @Ivana_Gomes
      @Ivana_Gomes 3 ปีที่แล้ว

      @@Portugallis seria uma boa ideia usar massaranduba para corpo e braço?

    • @Portugallis
      @Portugallis  3 ปีที่แล้ว

      @@Ivana_Gomes é uma madeira com densidade de 1kg por m3 além de ser muito pesada raxa fácil. Pode ser usada no corpo, mas melhor que seja só pra top. No braço pode dar neck bend (pesar demais o braço), dá pra usar no espelho (escala).não é impossível, mas vai pesar.

  • @walber1210
    @walber1210 4 หลายเดือนก่อน

    Um instrumento de madeira nobre tem mais durabilidade, não fica empenado com o tempo. O tensor quase não precisa mexer.. exemplos os antigos violões gianini e o Di giogio .Não existiam tensor e era dificio ver um daquele empanado ...eram de madeira nobre ... hoje em dia e quase impossível..

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 หลายเดือนก่อน

      Então, falando de questão mecânica se for de compensado tem ainda mais resistência, o prbolema é que fazem de MDF mesmo e de madeiras moles. Além de tudo a madeira dura pode pesar então se for pela resistência mecânica compensado é pra ser melhor.

  • @josiasmorais4268
    @josiasmorais4268 5 หลายเดือนก่อน

    Eu não concordo pois eu tenho um corpo de guitarra de pinho i ela não dá o mesmo som q ade moguino ousado o mesmo braço

    • @Portugallis
      @Portugallis  5 หลายเดือนก่อน

      A ideia é que para analisar só pode trocar o corpo, os captadores, cordas, regulagem tudo tem que ser igual.

  • @denisbiondi2139
    @denisbiondi2139 3 ปีที่แล้ว +1

    A melhor madeira pra fazer guitarra é a de árvore... e nenhuma afeta nada o timbre.

  • @marcelosilva-nl4xk
    @marcelosilva-nl4xk 2 ปีที่แล้ว

    Quem conhece de guitarra , e ja teve mais de 30 guitarras com madeiras diferentes, e fez testes de captadores diferentes, sabe que a madeira da o timbre do instrumento, cada guitarra tem seu DNA.. essa ideia de que madeira nao tem timbre e coisa de amador....

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Se for uma guitarra acústica sim, no mais, as pesquisas provam que o corpo de guitarras elétricas não altera o som de forma que qualquer ser humano pudesse perceber diferenças (acho que até um elefante/baleia teria dificuldade para perceber tais diferenças).
      Para fazer os testes de fato é necessário trocar apenas a madeira.
      Exemplo: para saber que uma roda de um carro é melhor que a outra é necessário trocar apenas essa roda para fazer os testes mantendo todo o resto o mais igual possível, trajeto, pressão do ar, peso do carro, etc. O mesmo tem que ser feito ao comparar as cordas de um instrumento.
      No mais, se for uma guitarra acústica sua afirmação faz sentido, mas lembrando que se a massa for muito grande o tampo praticamente não vibrará, mas absorverá o som.
      Para as elétricas não há nenhum estudo que aponte para essa visão conforme na descrição do vídeo.

  • @marcialdeandrade3388
    @marcialdeandrade3388 2 ปีที่แล้ว

    O Sr deveria tirar esse vídeo do ar pois já foi descoberto q a tal pesquisa foi de um aluno da UFPR e q ele mesmo fez o tal teste cego e mesmo assim não teve várias amostras
    Diga o nome dos músicos que vc cita ai no vídeo

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Não é o único teste com relação ao assunto, no youtube tem mais, mas com valor científico tem menos, tem alguns na descrição do vídeo. mas é claro que tem pesquisas mais recentes provando a mesma coisa :) Um colega do curso também construiu uma guitarra completamente de compensado e ficou ótima e leve.
      Os testes não foram feitos por alunos exclusivamente não, foram os professores do curso que construiram os instrumentos e a máquina de palhetar e convidados de fora pra tocar. Digamos que eu conheça bastante dos testes também. Foram várias amostras, algumas não foram nem computadas pois foram de pessoas que quiseram provar que o teste estava errado e perceberam que estava certo.
      É uma questão de acústica básica mesmo, no mais as outras pesquisas que vi falam que mesmo com um corpo menor o timbre/sustain continua igual, mas nesse caso aí cabe uma outra pesquisa, claro que se fora algo muito fino vai vibrar, mas aí teria que ver qual o volume/densidade mínima pra isso.
      No mais, as grandes empresas querem mais é enganar e vender o produto dizendo que muda o som por conta da cor do verniz e coisas assim, até madeira torrada eles vendem pra imitar ébano, mas na prática é só uma questão estética mesmo.

  • @jleonardolima
    @jleonardolima 3 ปีที่แล้ว

    Eu não concordo!
    Veja a entrevista do Sergio Rosar sobre Madeira vs Captador!
    th-cam.com/users/results?search_query=sergio+rosar+entrevista

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      O problema é que é necessário seguir o método científico para elaborar qualquer teoria sobre alteração do timbre a partir da alteração de apenas um elemento entre os projetos, ou seja, para testar a madeira do corpo todo o resto do teste tem que ser igual. Gravação, cordas, posição, pressão na corda, etc. Para saber se a calota de um carro de cor diferente muda a velocidade do carro deve se manter sempre o mesmo carro, mesmo peso, mesmo trajeto, mesma quantidade de combustível no motor, pneus sempre na melhor condição, etc. As pesquisas científicas apontam para tal teoria, não o contrário. A diferença de instrumentos acústicos, pois a madeira funciona como uma membrana e vibra de acordo com a vibração da corda. O corpo dos instrumentos por ser muito denso anula essa vibração. É uma questão física. De acordo com os estudos apresentados as madeiras de melhor dureza/qualiade garantem a estrutura do objeto, acabamento, peso, etc, mas apenas isso.

  • @leandrobittenkourt
    @leandrobittenkourt 2 ปีที่แล้ว

    Pra ter uma opinião formada tem que ver os outros estudos sobre. Eu vi alguns nacionais e internacionais assim como entrevistas com os maiores Budy Bilder e Luthieres do Brasil e mundo comentarem a respeito. São mais honestos falando sobre o som ressonante de cada madeira, que são totalmente diferentes; tem madeiras com mais quartzo, outras menos, tipo um mesmo mogno mais pesado tem mais quartozo e a ressonâcia é menor e muito mais pesado; madeiras tiradas do meio da árvore e não nas pontas, enfim, tem uma arte, uma ciência....Enfim, não vou me delongar porque se madeira não fizesse a diferença a indústria ia colocar um compensado ou a madeira mais barata e não teria um hortoflorestral em mogno em Honduras tipo a Gibson que a 100 anos usa assim como a fender que a 100 anos usa o Alder e Ash. NUNCA QUE LEVAREI MEUS INSTRUMENTOS PRA ESTE --- PANACA ---- QUE DE LUTHIER SÓ TEM O NOME.

    • @Portugallis
      @Portugallis  2 ปีที่แล้ว

      Boa noite! essa informação é válida para instrumentos acústicos, as demais são informações que as pesquisas científicas sérias apresentam (assim como luthiers nacionais e internacionais). Por fim já vi guitarra com o corpo feito totalmente em compensado e medidas e acessórios iguais de uma guitarra feita em madeira com a mesma qualidade sonora. As pesquisas que vi tentando provar o contrário não trocam apenas uma variável do estudo, se você mudar o captador, a posição, as cordas e não fizer milhares de testes não pode dizer isso. É como dizer que um carro anda mais rápido por conta da cor da calota mas testar a velocidade de um fusca e uma lamborghini só trocando a calota dos dois automóveis.
      Recomento que procure os artigos aqui descritos, mas se puder fazer uma pesquisa que prove o contrário esteja a vontade! A Fender por sinal sabe dessas pesquisas e usa dessa propaganda para vender seus instrumentos. Por fim, para fazer diferença acústica de fato teria que diminuir a massa consideravelmente que é o caso de algumas semi acústicas. E não se preocupe, não sou apenas luthier, sou tecnólogo em Luteria pela Universidade Federal do Paraná. Se tiver mais pesquisas para apresentar será um prazer acrescentar nas pesquisas.
      Apure se são testes que usam o método científico:
      th-cam.com/video/betDzoVEZVA/w-d-xo.html
      Abraços e obrigado pela participação :)

  • @rodthom86
    @rodthom86 2 ปีที่แล้ว +1

    Se o músico não for estudado não faz diferença nem madeira, nem amp e nem captador porque a desgraça é garantida...rs

  • @gilneyparson
    @gilneyparson 4 หลายเดือนก่อน

    no final das contas esse papo todo e para vender guitarra de corpo de garrafa pet com epocs caro para casset, todos devemos processar as empresas que fizeram propagandas engonosa da fabricas de guitarras

    • @Portugallis
      @Portugallis  4 หลายเดือนก่อน

      Até entendo que empresas podem usar desse motivo também, mas vão seguir usando madeiras que são mais baratas cortadas jovens, maquiarem no verniz, fazerem braços de peças únicas e sem estrutura pra quebrarem mais fácil, e aí sim jogarem fora e venderem mais. A propaganda enganosa parece ser falar que o timbre muda até pela cor do verniz e similares, tudo pra eles produzirem em massa.