CA RA LHOOO! Eles jantam juntos e nós nos odiamos... E essa ferida moral é tão profunda que eu não sei como remediar. Só sinto ódio, as peças do tabuleiro somos nós.
E o pior que as pessoas estão adoecendo por causa desse ódio generalizado. O tanto de gente que tá com a saúde mental fundida por causa desse tipo de coisa é foda
Mas isso não é novidade. Veja como tem gente que trabalha pra caramba em uma empresa e não sai do lugar e um puxa saco entra e logo vira gerente. Essa é a mesma lógica.
Pela primeira vez eu entendi quando os meus inscritos reclamam que eu demoro pra postar vídeo novo. E pela primeira eu digo o mesmo que eles me disseram lá no começo: cria um apoia-se, por favor. Ou eu tô errado?
Não acreditoooo!!! O Epifania além de explodir minha cabeça - quando posta vídeo né?! Cadê o vídeo novo? Kkk - ainda me trouxe aqui! Muito bomm, tô amando senhorita Bira! 🤯💕
Essa frase da Bira sobre a gente se odiando enquanto eles jantam juntos não é novidade pra mim porque minha mãe,que não tem estudos acadêmicos ou políticos,entendeu essa merda rápido quando ao discutir com a minha tia - que já estava se alterando - sobre Bolsonaro mandou um "eu não vou brigar com você que é minha irmã sendo que o Bolsonaro tá lá na mansão dele nem aí pra nós duas" e não incendiou o assunto, lição que levei pra vida.
Minha avó é assim! Minha avó não teve estudos, meu avô é bolsonarista, e minha avó sempre diz "enquanto você tá aí brigando por causa desse homem, ele tá enchendo a bunda de dinheiro e nem sabe q vc existe"
Bira abriu nossos olhos desatentos para dizer: não importa quão talentoso, bonito, cheiroso e especial vc é, se não tiver dinheiro jamais vai atingir o topo.
Ou melhor, se a pessoa que tem o dinheiro não estiver do seu lado. Eu sempre tive o pé atrás com a mídia, tendo em vista a quantidade de pseudos artistas que estão "bombando".
@@KelsyCo a "sorte" é a pessoa querer investir em você. A questão é, porque com tanta gente talentosa, que sabe cantar de verdade, eles promovem certos "artistas" artificiais e desprovidos de talento genuíno? Quando tem a "herança que importa ", está explicado. Agora e quando se trata de pessoas que nasceram completamente desprovidas de qualquer capital social? Onde essas pessoas de mundos paralelos se encontram? Onde que Pablo Vittar, sendo pobre, conseguiu " cair nas graças " de um mega empresário do mundo da música? Pq uma empresária pagaria 250.000 por uma quebra de contrato, para agenciar uma "cantora" desconhecida? São perguntas que nunca teremos resposta. PS: desculpe pelo uso excessivo de aspas, mas não encontrei outra maneira de ser mais sucinta.
@@marcellaviana8092 São 210 milhões de pessoa no Brasil, não tem segredo nenhum Anitta e Pabllo; Eles escolhem QUALQUER, literalmente. Quero uma cantora branca, loira, e que cante minimamente bem. Quando acho A PRIMEIRA nesse padrão, É ELA! O restante? O restante é produto, a cantora vira produto e faz O QUE OS EMPRESÁRIOS QUER, por que sem eles, elas não são NADA. Isso talvez explique por que Beyoncé é BILIONÁRIA e mesmo assim é contratada da Sony Music.
Esses empresários adoram criar a carreira de pessoas que vieram de baixo pra criar uma identificação com um público, talvez dar uma esperança de que "eu também posso estar nesse lugar". Me parece com o "mito da garagem" da indústria do entretenimento
é a religião da meritocracia, se todo mundo acreditar, quem sabe um dia ela exista? há testemunhos não é? vou continuar acreditando, vai que um dia eu sou abençoado?
Durante o vídeo lembrei da cantora Iza e como saiu da pobreza pra ser garota propaganda da Tim, além de lotar shows. Faz sentido ser a demanda. Ela ganhou atenção num momento onde se falava mto do empoderamento da mulher negra, aceitação do cabelo crespo/cacheado e etc. Um dos clipes até teve parceria de um creme pra cabelos. Ela canta bem, mas provavelmente alguém a escolheu pra investir e ganhar dinheiro.
Sou cantor independente e é verdade quando ela disse que se paga pra cantar no Faustão, a proposta que recebi foi de 35K pra cantar lá e 5K pra cantar no Ratinho, tudo é dinheiro!!!!
Bira vc tem que começar um apoia-se pra gnt te apoiar! não dá pra vc ficar só com o retorno por views não. A maioria dos youtubers q fazem conteúdos como o seu, que precisa de muita pesquisa e mais tempo pra fazer os vídeos, tem um apoia-se ou tem a opção virar membro ativada. Você merece e tenho certeza que muita gente vai assinar, pois vale a pena. Tô certa ou tô errada?
mas ele já disse que não vive de renda da internet, se fizesse um apoia-se provavelmente haveria cobrança por um retorno, do tipo "estou pagando todo mês quero vídeo" e a produção de discussão sociológica do Bira vai em outro sentido, é pra fazer pensar e não lucrar.
Bira, acredito que a ascenção "repentina" da cantora sertaneja Ana Castela também é um bom exemplo disso. Muitas pessoas estavam comentando no twitter que algumas músicas dela estão sempre nas listas de mais ouvidos do spotfy, e muitas dessas pessoas sequer já tinham escutado as tais músicas.
Os escritórios que gerenciam as carreiras dessa galera pagam MUITO mas MUITO dinheiro pro Spotify para que essas músicas apareçam nas tops do momento Regis Tadeu tem um vídeo aqui no TH-cam sobre isso.
Caramba, Bira podia fazer um falando do sucesso dos cantores evangélicos, o sucesso $$$ deles tem sido imensooooooo nos últimos anos, só dar uma olhada por cima no yt, spotify etc.
Então, esse vídeo dela aqui serve para cantores gospel também. Não tem nenhuma diferença na real. Até porque hoje em dia quase toda gravadora lançou selo gospel. Acho que o único comentário a mais que podemos fazer é que por conta do meio evangélico brasileiro ser extremamente moralista e conversador, existe uma preocupação grande de manter a vida privada desses cantores a mais escondida possível pra algum "pecado" que por ventura vaze na mídia não destrua sua carreira do dia pra noite - porém isso já acontece com os cantores não gospel, o famoso cancelamento mas por outros motivos.
Estou aqui comentando no mesmo dia do tal escândalo de traição da Luísa sonza em rede nacional. Bira, você me deu olhos atentos e assim estou. Tem um storytelling e uma conexão com o álbum muito clara... Só te agradeço por me ajudar a perceber as coisas como são.
Nossa, esse vídeo acabou comigo Minha relação com meus pais tá péssima a mais de um ano pq a gente simplesmente não consegue conversar por conta das divergências, enquanto isso a classe dominante tá jantando junta sem se preocupar Consciência de classe é algo que realmente faz diferença demais
Pois e minha querida, ainda bem que nunca acabei com amizades por causa de polçitica, isso me deu a oportunidade de ouvir ambos os lados, penso exatamente como a Bira, enxergar os problemas é bom para remedia-los, mas a esquerda nao aceita criticas de jeito nenhum.
Importante lembrar que a voz do começo de “As It Was”, do Harry Styles, é da filha de Ben Winston, produtor do Grammys. Nao dizendo que ele nao tem talento, mas muito "providencial" essa conexão dele com o cara e, logo após, o prêmio de álbum do ano.
Sem tirar uma palavra do q foi dito no vídeo, nesse caso acho q não foi *só* isso q levou ao Grammy, porque o Harry é amigo do Ben Winston desde o começo da carreira lá no One Direction e é padrinho da filha dele, por isso usou a voz dela na música (como alguém q foi aficcionada por One Direction na infância 😅 esse tipo de informação fica). Tipo, se fosse *só* por isso, acho q ele já teria levado o Grammy no primeiro álbum solo, o q não anula de maneira alguma q obviamente o Grammy só chegou até ele por todos os fatores citados
@LucasRibeiro-ri9wz q fanatismo filhao, se liga. Eu devia ter uns 15 anos na última vez q ouvi qqlr coisa desse cara. Leu com o olho do cool ou só quis ignorar mesmo as partes em q eu reitero tudo q foi dito no vídeo?
Olha Bira conheci vc pelo História cabeluda e não consigo mais parar de ver, vc é simplesmente espetacular entendo o pq da demora de seus vídeos, mas saiba que ver vc me trás um quentinho no coração, sou historiadora e socióloga e moro atualmente fora do Brasil em Portugal e ver vc é muito bom pra mim. Espero que vc melhore sua condição de saúde e continue sendo o ser maravilhoso que vc é. Beijos de ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
O mesmo comigo Erika! Conheci Bira e esse canal incrível através do Gustavo do História Cabeluda e vivo em Tavira, Portugal! Os vídeos do Bira são de uma clareza e de importância fundamental!
Enquanto pessoa com depressão crônica há anos entendo demais a vontade de realizar e continuar projetos mas a dificuldade que é simplesmente viver o dia a dia durante uma crise. Obrigado por mais este vídeo, Bira!
O mainstream é Loteria pura. Não acredito nssa lotérica do mainstream a muito tempo. É Jogos Vorazes puro. Boa sorte pra quem quer ser astro nessa máquina do topo.
Rico Dalassam teve a carreira destruída por confrontar essas pessoas que ditam as regras do jogo e o público geral ainda acha que ele simplesmente "brigou com a Pabllo" sendo que foi muito mais profundo que isso. E inclusive ele mesmo já falou do quanto o confronto não tinha nada a ver com a Pabllo.
Rico Dalassam não era "esteticamente" viável pra essa indústria, por isso o Pabllo foi usado como produto. E olha q ele out of drag não era nem andrógino nem nada....indústria estranha....Rico é tem talento demais.
eu lembro da época que ele foi cancelado por apenas pedir uma repartição de lucros mais justa. Eu não sei como ele era agenciado mas até onde eu sei ele é um artista independente. Não teve outra, a equipe de Pablo criou a narrativa de que ele estava sendo ganancioso e mesquinho e a carreira dele deu uma freada brusca. A Pablo nunca se pronunciou sobre o assunto. apesar de gostar dela ainda sinto um gosto amargo ao lembrar disso.
ele acabou de postar no twitter que a pabllo tem total responsabilidade de tudo que aconteceu, colocar a pablo uma figura que já teve problema com várias pessoas como santa é um pouco irracional não?
É difícil selecionar uma parte desse vídeo para comentar, tendo em vista a quantidade de verdades que fomos condicionados a não ver, logo, comento num todo: se esse tipo de conteúdo fosse colocado nas escolas, o sistema estaria dando um tiro no próprio pé. Abordagem incrível e verdades que, na sua dinâmica torna essa pancada dura em algo mais leve -ou não.
Eu já vi esse vídeo pelo menos cinco vezes e mesmo assim ainda fico impressionado com as informações e as conexões entre todos os citados (principalmente Pabllo VIttar e MBL)
@ pensei a mesma coisa! Ficando famosa e tendo mais contatos, a cantora do CSS namorou o cara do The Klaxons. Da última vez que eu vi, ela tava na fase hippie, morando no meio do mato e sem internet...coisa de gente com dinheiro opta né
trabalho em uma rede de cafés e as músicas que tocam precisam de uma autorização, à investimento para elas tocarem ali, não tocam atoa e precisam estar alinhadas com o estilo e gosto do público. Além de que, no dia do show do Harry a cafeteria LOTOU, e o show não era ali, no dia pós show o espaço novamente estava LOTADO. O artista não foi atoa na cidade, não foi de bonito para fechar a agenda de shows, houve investimento, interno e externo para que ele estivesse ali, houve um preparo em toda a cidade para receber os fãs, artista, empresários e tudo mais que veio junto do evento.
Nossa! Isso me faz pensar muito o porque Rihanna não quer mais fazer álbuns, a indústria já está comprada e permanecer nessa "gaiola de ouro" custa muito, a paz não vale menos do que tudo isso
mas a propria rihanna é um exemplo dessa industria comprada kkkk ela é otima, mas ela foi tirada de Barbados pelo Jay-Z, que entregou nas maos dela Pon de Replay, uma musica que eles ja sabiam que hitaria... dito e feito, a carreira dela nasceu ali.
@@RB-cs1qo não foi bem assim ela foi descoberta por Evan Rogers que levou ela para os EUA e quando ela conheceu o Jay z ela já tinha gravado pon the reply ele viu que ela faria sucesso e investiu nela e ela ficou presa a um contrato de 7 albuns por muito tempo
Menina que surra que eu levei... Sou artista independente e já troquei minha compra do mês pra fazer clipe. Agora ouvindo e vendo o você falar tem um triplex na minha cabeça. 💣💥🤯
esse vídeo é tão necessário! sou escritor e vejo o tanto que o mercado editorial no Brasil é baseado no MONEY, pode ser que o escritor/a possa ter muito talento, mas sem o MONEY não será ninguém...
Esse vídeo passou por mim no twitter, porém em diversas partes cortadas. Decidi procurar e assisti-lo por inteiro, e foi a melhor coisa que fiz. Me formei em Marketing (vai contra tudo que eu acredito, mas vejo esse mercado hoje como uma das únicas formas de fazer dinheiro) então, larguei meu sonho de ser artista visual (já cursava Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Bahia) e voltei para o Rio de Janeiro, pro sudeste, onde se encontra o céu da boca do inferno pra fazer dinheiro. Muitas palavras nesse vídeo me atravessaram da forma como deveriam. Muito, muito obrigado.
também estou cursando marketing, 2 período, vc conseguiu se dar bem com o curso? tenho muita insegurança em relação a isso, principalmente por questões morais igual vc
30:57 - No album do Don L, Roteiro pra Ainouz Vol 3, na faixa 2 - *Fazia Sentido* ele cita quando o Rick Bonadio deixou Rincón Sapiência na geladeira enquanto as bandas de rock de condominio tavam estourando depois de um tempo Rincon soltou o album de estreia Galanga Livre e estourou fora do rap, mas ja era conhecido no rap mas nao fora.
Bira, cheguei pelo tiktok e estou amando! Hoje ouvindo podcast da Patrícia Brazil, ela estava falando justamente como Space Girls foi uma mega jogada de marketing de homem branco e rico, eles selecionam a dedo a estética que mais traria longevidade pra toda publicidade que eles queriam (investiram sei lá quantos milhões, a expectativa era de anos pra recuperar o investimento, que foi recuperado em apenas 3 meses!). Eles decidiam o estilo de vida, a roupa, a comida, o corte de cabelo, o esmalte, enfim, tudo! Colocavam na capa de revista e bom, o resto a gente já sabe né?
E o sertanejo... ? 🤔 Aaah tem tanta coisa ... Queria agradecer seu trabalho, birinha, infelizmente não sou uma pessoa acadêmica que leu mil livros e conhece de nome os autores mais influentes, mas tenho olhinhos míopes muito atentos... Nunca me senti confortável em participar de discussões e reflexões sobre os assuntos pq eu não tenho o vocabulário rebuscado com sal do Himalaia e orégano, mas isso não significa que eu não tenha uma visão clara sobre o nosso mundo, meus autores estão nas ruas. Enfim, não sei se vai ler isso, mas admiro muito o seu trabalho e nutro muito carinho por ter me aproximado dos assuntos tão importantes que vc vêm falando desde o início do seu canal e que vem martelando a minha mente a muitos anos. Obrigada por me acolher ✨ que Deus abençoe a todos nós ✨
Quando olhei a data do seu último vídeo, achei que o canal havia chegado no prazo de validade que você mencionou uma vez e fiquei, sei lá, meio triste? Por isso, ao ver esse novo ensaio sendo lançado, me senti bem de um jeito que não estava esperando. Obrigado por continuar trazendo reflexões tão boas. Sobre esse vídeo, percebi que tinha os olhos desatentos com relação a essa questão do investimento e do sucesso desses artistas. Uma coisa tão óbvia, mas que eu não enxergava. Antigamente eu acompanhava muito o pop internacional, me metia em briga na internet e ficava comparando prêmios e posições em paradas. De uns anos para cá eu venho me afastando um pouco do mainstream, no que diz respeito a novos artistas, e procurando conscientemente apoiar iniciativas independentes. Sei, porém, que mesmo esses independentes chegam ao meu spotify porque têm condições de chegar, e daí tiro o quão profundas são essas questões. Obrigado por nos ajudar nessa transição dos olhos desatentos para os atentos, de verdade. Um abraço grande, torço para que esteja bem
Sou fã da Cantora Clara Nunes, esse vídeo, Bira, me lembrou a biografia da Clara... Sua biografia, conta detalhe por detalhe do investimento que ela teve, assim que mudou de estilo, deixando de gravar boleros para gravar samba e musicas de estilo afro-brasileira. No seu quarto LP, depois da virada de estilo, se tornaria a primeira cantora brasileira vender 100 mil copias de discos, em 1974/75 vendeu mais de um milhão... Ela tinha talento, carisma, era divina, uma entidade ... mas também teve muitooooooooo investimento da gravadora... Salve Clara!
DE fato, as gravadoras investiam maciçamente em seus artistas contratados. E a interferência no repertório tb era real, mas de um modo diferente do que é hoje. Nos anos 70, ainda havia educação estética e muitas tentativas alternativas eram bem vindas. Não fosse assim, um cara como o Walter FRanco não teria sido vencedor de dois festivais de tv. Mas o que é mais distinto desta para aquela época é que o artista não fica devendo as gravadoras. Claro, o investimento não viria mais se não houvesse a contrapartida financeira em vendas para a gravadora, mas não era uma gaiola de ouro propriamente.
@@claudiarosaradialista Sim, tudo foi minuciosamente planejado, quando ela chamou Adelzon Alves, radialista... Ele queria trabalhar um projeto de carreira sério para ela, não apenas tocar a produção de mais um disco... O ponto de partida foi o legado de Carmen Miranda... e deu certo... Mas Clara Nunes foi um ponto fora da Curva, ela foi uma das poucas artistas a ter poder de escolha dentro das gravadoras, ela fazia o que queria. Tem uma história famosa, em relação a capa do LP de 1979 "Esperança". Ela escolheu a foto e a gravadora não gostou, ela bateu o pé que aquela seria a foto de capa e o pedido dela foi prontamente aceito... Clara Nunes era a única cantora brasileira a ter um dia nacional de lançamento de LP, o trabalho de marketing era pesadíssimo...
Nessas horas eu lembro do Teatro Mágico, o quanto eles foram guerreiros para conseguir fazer sucesso sem depender da mídia nem de gravadoras. Minha admiração por eles só aumenta, é claro que a música deles é incrível, mas competir nesse mercado não é fácil não
Video sensação👏👏👏👏 tirou a inocência de muita gente ingênua que considerava sucesso e fama como processos puramente orgânicos e espontâneos de reconhecimento de talento.
Lá vem ela com suas verdades lancinantes que a gente ama ver/ouvir. Queria ter o tal do DINHEIRO pra poder bancar sua dedicação exclusiva ao canal. E só pra engrossar o coro: eu tbm estava com saudades ❤
Nossa, Bira, é fácil entender suas palavras, mas tão difícil digerir. É uma desesperança sentir que estamos anos e anos de uma consciência coletiva. Você é necessária
Música é uma manifestação artística como qualquer outra, porém é totalmente moldada pelas condições da cultura que dominam na sociedade. Séculos atrás dinheiro per si era uma forma secundária de fazer a música acontecer e não necessariamente o que movia a música, seu real valor era o status e valor hierárquico pra uma nação ou líder, que indiretamente ou diretamente financiava músicas via mecenato. Muitas sinfonias, e até mesmo a orquestra só existe como é hoje porque alguém pagou pra ter aquele som e glorificar-se de seu status. A questão de ter músicos, ter sua orquestra, era o que movia a música até praticamente o século 19. Começando e falando sobre o rick Bonadio, que eu já conheci pessoalmente, e trabalho com pessoas que trabalharam com ele, questiono muito seu impacto na música. O rick hoje, e a muito tempo não faz mais nada. Ele não produz, não compõe, somente serve de ponte pra investimentos de majors. Ele como qualquer outra peça do mainstream esta ali pra vender um sonho pra quem pode pagar. Esse sonho em 90% das vezes não vai se concretizar. Tu é iludido na ideia que vai gravar nos estúdios deles, e ter contato direto com quem pode colocar sua música no mundo, mas não é assim que funciona. São inúmeras as pessoas que já perderam e perdem dinheiro com gente como ele e outros escritórios e produtoras. Majors alias são um dos principais atores na música desde 1940. São as principais gravadoras, hoje sendo Universal, SONY e WARNER, que detém o oligopólio de toda a musica ocidental, e também parte do oriente. Hoje no brasil, por exemplo, temos centenas de pequenas gravadoras que funcionam como sucursais dessas três, mitigando riscos e fazendo pequenos investimentos antes de serem contratados por uma major. Alias, ser contratado por uma major não significa absolutamente nada. Diferentemente de 40 ou 50 anos atras, hoje a garantia de suporte e apoio técnico de uma gravadora não significa mais nada. Se você não é um asset potencial, que pode gerar lucros absurdos pra gravadora, você e sua obra serão tratados da forma mais porca o possível. Você vai bancar boa parte do custo, pra fazerem um serviço de 50 mil/100 mil reais, e que você faria por muito menos sozinho. Sua música vai ficar ali estocada, sem nenhum tipo de promoção ou destaque. No caso dos potenciais, como por exemplo pablo, ninguém na indústria nega que é produto. Quantas reuniões eu já não fui e o único adjetivo que usaram pra descrever a pessoa que escutei era “produto”. Obviamente que o que interessa é o quanto de dinheiro aquela pessoa pode te fornecer, e por quanto tempo. A música mainstream não está interessada em inovação, em arte, ou mensagem política. É simplesmente dinheiro. Talento nunca foi importante pra ser músico mainstream, nem hoje, nem há 60 anos atrás. A, é só como curiosidade, o preço médio hoje pra um artista entrar no mainstream, é de 3 a 5 milhões de reais investidos por ano, durante os primeiros 3 anos. Obviamente que o capitalismo é o problema cerne disso, mas hoje pra você validar um músico mainstream é muito menos trabalhoso do que antes. Não que hoje as pessoas sejam menos talentosas, pelo contrário, hoje a música está muito mais evoluída e temos muito mais compositores talentosos do que antes, mas a quantidade de talento e provação da sua habilidade era necessária mostrar pro público desde que se iniciou a música pop la nos anos 40, é bem menor hoje. Hoje existe um culto a mediocridade tão grande, que a vida útil de um artista também é muito menor. A pablo vittar não vai durar o que outros artistas de anos passados duraram, porque o consumo musical hoje é muito mais efêmero do que antes. Hoje a música esta ligada a sua influência sobre o poder de compra, sobre a imagem que você reflete em mídia social e o quão relevante você ainda é pro público alvo que seu produto abrange. Você pode ver isso na luisa sonza, na kate perry, e outros artistas que estão tentando se reinventar, mas não conseguem, e não vão conseguir. A menos que você faça como a Rihanna, que usa o dinheiro adquirido pra criar marcas e botar tudo em paraíso fiscal, sua receita também não é infinita. O artista, mesmo grande, ganha uma ínfima parcela do que uma major ganha, e do que as empresas do monopólio do ingresso também ganham. Quem realmente vai ganhar dinheiro a vida toda são os compositores, arranjadores e letristas que são responsáveis por comporem todas as músicas de 90% da música mainstream, sendo um grupo bem seleto e pequeno. Pra divulgação de sua música é um cenário ainda mais triste. Em teoria a payola no brasil é proibida, mas existem muitos métodos de como um escritório (digo escritório porque é o termo que usamos pras empresas que gerenciam carreiras de artista) pode barrar essa ilegalidade. O primeiro é utilização de órgãos que gerenciam e ranqueiam a música no brasil, como por exemplo a Crowley, que encaminha esses pagamentos as rádios, ou a forma mais agressiva de aquisição direta e eliminação da concorrência. Como exemplo, Carlos Massa, famoso ratinho, não comprou uma parte gigantesca de transmissão de rádio e tv no sul do brasil pra transmitir seu programa, mas sim pra dominar o que é tocado nas rádios, e o que não deve ser tocado. Nos outros estados do brasil, se segue da mesma forma. Você nunca vai ouvir alguém tocar ali, a menos que o laranja que comprou a rádio queira. Agora, comparar artista e o mercado independente considero um erro, porque pode não só ferir o mercado que já é bem frágil, especialmente no brasil, como desmotivar a produção de música underground. Acho que tem muito espaço pro músico independente pelo menos “sobreviver’ no Brasil. Nunca vai atingir nem 5% do faturamento ou fama que os músicos mainstream atingem, mas eu espero que eu um dia, ou qualquer outra pessoa que queria ajudar a fomentar o independente no Brasil, consiga encaminhar essas pessoas para criar um cenário aonde a música existe como arte e expressão, e não como rebento do mercado e do capital.
Texto muito bom e necessário, utilidade publica! Você deveria fazer vídeos sobre o assunto ou publicar escrever artigos sobre em veículos de comunicação.
Concordo em tudo! E vou além: é impossível pro artista independente competir com o mainstream, especialmente com a quantidade de grana que ele move, mas você pode, sim, viver de boa sendo independente. Obviamente, vai ter que também investir uma grana e fazer muitos sacrifícios, mas é perfeitamente possível. Eu estou na música Rock/Metal há 18 anos, e botei na minha cabeça que tá tudo bem eu nunca ter o tamanho de um Iron Maiden algum dia. Se eu for do tamanho de uma Crypta ou do Black Pantera, e conseguir pagar as minhas contas, já me basta. :)
10:35 Marina Sena é mais um exemplo disso, ela sofreu muito hate quando Por Supuesto viralizou no tik tok e era tudo que ela mais precisava, sofrer uma chuva de ódio por conta do seu timbre vocal diferente pra ser um sucesso. E claro que sustentado por um grande aporte financeiro!
@@juliacastro8505 mas ela n tem um produto grande por trás? Pq pelo q entendi do vídeo para fazer sucesso precisa de grana e contatos, como qualquer area
Lembro uma vez que estava ouvindo a música "Kream" da Iggy Azealea, e ouvir a frase "Cash moves everthing around me" e ficar martelando isso na minha cabeça. O dinheiro move tudo em volta de nós e esse vídeo não só expõe tudo isso, como tmb explicar como isso acontece de uma forma única! Enfim, eu venero demais a sua didática e sua inteligência, Bira!
Senhorita Bira, que felicidade te ter de volta!! Parabéns pelo seu trabalho e sua inteligência, sempre muito sensato e didático, um privilégio poder ter acesso aos seus conteúdos que dão luz aos olhos desatentos
Oi, Bira! Obrigada por existir. É sempre mais irresistível acompanhar o mundo com olhos desatentos mas a verdade precisa ser dita. A industria cultural mobiliza bilhões de doláres por ano e nunca foi sobre talento. Meu companheiro, um exímio baterista junto de sua banda estavam debaixo da asa de Rogério Duprat, um dos grandes nomes por trás do movimento tropicália mas mesmo assim não tiveram sucesso por falta de grana. Faz um apoie-se! Como sempre digo, paz entre nós e guerra aos senhores!
Bira vc sempre me surpreende, quando acho que seus vídeos não podem ser melhores vc solta uma bomba. Impressionante como agt n sabe do que rola nos bastidores, que bom que vc ajuda agente com os olhos desatentos
Eu to totalmente sem chão. E o pior de tudo? Eu já sabia de boa parte dessa história, mas alguns pontos chaves que vc trouxe são muito importantes pra gente entender a dimensão. Parabéns pelo trabalho, to maratonando seus vídeos desde que o Gaiofato reagiu ao Mito da garagem ❤️
Q bom ouvir verdades assim, na cara. Tapas nas suas caras! Entendam, quem consome música pop e sertanejo contribui pra toda essa máquina girar, e para que centenas de outros artistas sejam Inviabilizados. Por isso, consumam e apoiem músicas, cantores e artistas independentes! Tem q virar esse mundo do avesso.
"A herança que importa" já está no meu vocabulário desde o vídeo. Minhas ilusões sendo destruídas para eu perceber o quanto meus olhos, que se achavam tão espertos, estavam desatentos. Obrigada, dona Bira!
Por muito tempo me culpei por não ter seguido uma carreira artística, algo que eu sonhava desde criança, e hoje, depois de ver esse vídeo, eu sinto até um alívio.
Ser um artista sem condições financeiras é dar um tiro muito, mas muito no escuro. As vezes, muito raramente, a internet impulsiona alguém que é visto por algum empresário que decide investir, mas na maioria das vezes, ótimos artistas não conseguem sair do anonimato pq não tiveram a sorte de cair no algoritmo das pessoas, nem o dinheiro pra se impulsionarem sozinhos
Também penso isso às vezes, mas eu queria seguir carreira na música erudita, ser cantor de ópera... mas tbm é tudo sobre influência e dinheiro... QUALQUER lugar que vc for investir sua vida é sobre isso!! Estamos no CAPETAlismo... Hoje com rede social é pior. Competência, talento, dom, etc., tudo isso é apenas pra quem é privilegiado e pode investir nisso sem pensar que precisa de retorno sobre isso. E o mais irônico é que acaba tendo retorno do mesmo jeito, pq os capitais já estão encaminhados!! Mas a gente q não tem niguém pra indicar, contato com nada, não pode viver de desenvolver habilidades pq não temos pais para pagarem TUDO, inclusive moradia e despesas gerais, além de luxo, e muito menos os contatos já formados pra vc ser lançado mesmo que seja uma merda!! Por isso eu queria seguir carreira na música erudita pq esta sim precisa de talento MUSICAL... porém a soberba lá é até pior!! Vc é humilhado de todas as formas possíveis... sendo interseccionalidade então... preciso nem comentar!!
Conheci seu trabalho hoje e já estou me debruçando sobre seus vídeos conceitos. Nesse vídeo específico você tocou em vários pontos, que eu enquanto artista independente percebia. Os vídeos são didáticos, profundos e abrangentes. Gostaria de parabenizar, pois você discorre sobre questões sociais e contemporâneas de uma forma muito sábia, clara e direta. De maneira descomplicada e verdadeira, desmistificando temas que são vistos como tabus ou mascarados em nossa sociedade.
Eu amo que a cada vídeo novo do Bira eu percebo como meus olhos estão ficando cada vez mais atentos e como ele trás assuntos nos quais eu já tinha pensado antes
Senhorita Bira, não sei quem tá investindo na senhora, mas a senhora manda muito bem! 🤣🤣🤣 Vida longa a senhorita Bira! Pensar sobre o mundo e essas relações, muitas vezes esquisitas, é uma coisa por demais interessante.
Mds q alegria!!!! Estou pronto para assistir e ficar bem triste pq o mundo é horrível, e tentar desesperadamente compensar com as benesses do captalismo e a minha ingênua ilusão de escolha 😊 Tô muito feliz msm!!! Vc é incrível!!
É um alívio encontrar uma pessoa que realmente fala sobre o recorte de classe …. É um respiro nessa sociedade que todos os valores e comportamentos estão capitalizados… ❤
Nossa, eu sempre pensava quando escutava determinadas músicas, "meu deus, o que acontece com essas pessoas que gostam tanto de determinados gêneros ou músicas ruins demais", agora ta explicado, não é simplesmente o fato de eu ser muito chata.
Ou de se questionar se vc ta sendo esnobe, questionar o próprio gosto musical, relativizar o que é bom e o que é ruim. Não é vc que é chata, é o critério para bom e ruim que foram modificados pelo capitalismo. As vezes a indústria não precisa de músicas boas, só de um interprete que se encaixe no que o público exige naquele momento
@@polyanamaria o critério pra bom e ruim é como foi dito no vídeo, o dinheiro investido! A maioria gosta do que o capitalismo empurra, e não o que é de fato bem feito. Tem muito artista sem talento que faz sucesso, isso não é ser esnobe, é só ser um pouco mais experiente na área da música.
@@Ana-bi8kd eu entendi, tô complementando o comentário pq os argumentos que as pessoas usam para defender esses artistas faz parecer que quem não gosta é esnobe. Fazem tanto sucesso que quando a gente não gosta ou fala q é ruim as pessoas defendem falando que arte é relativa e que aquela música representa tal grupo social. E não se trata necessariamente de ter talento, muitos desses artistas tem, mas eles não são únicos e especiais, como eles existem outros tantos, a diferença está no investimento e na herança que importa. Pelo menos foi isso que eu entendi.
Caraca, que aula. Tô simplesmente apaixonado pelo seu canal. As reflexões que promove aqui tocam em pontos que quase ninguém se arrisca na internet (e também nas faculdades). E não tocam porque claramente há interesses ou o véu dos "olhos desatentos". Sempre um prazer te ouvir, esse vídeo foi realmente emblemático.
Hoje que eu estou 100% afundada em depressão exatamente por causa de dinheiro, saber da existência de um vestido de 66 mil reais é 66 mil facadas no peito. Meu delz.
Eu também, tava inclusive conversando isso ontem com uma amiga. To mal porque uma dívida de 1000 reais de cartão de crédito que não tinha dinheiro pra pagar vai se transformar em 5000 que eu vou ter menos ainda, mas que 5000 é só o abadá do super ricos que frequentraram o camarote da Gisele. Foda
É muito triste ver meus(minhas) irmãos(ãs) brasileiros(as) passando por necessidades e humilhações, tendo até depressão por isso, enquanto poucos se dão bem e têm todas as portas abertas por causa de influência e status.
realmente senhorira bira, as peças do tabuleiro somos nós. mesmo que o senso comum identifique que os grandões estão muito bem - obrigado, o mesmo senso comum não é capaz de identificar o quanto ELES ainda assim, ditam as regras das nossas vidas até do jeito mais sutil e "inofensivo" possível. enquanto somos divididos pelo ódio entre os nossos, eles riem do quanto continuamos caindo e caindo no jogo deles sem nem desconfiar de nada! uni-vos, classe trabalhadora 🚩
Graças a Deus (se Ele existir!) pelo vídeo e já agradeço imensamente. Quem sabe agora o povo começa acordar para realidade? Xuxa reproduziu, de sua forma, um clássico meritocrata: "... tudo que tiver de ser será, sonho sempre vem para quem sonhar..." O mesmo que Madonna e outros mitos estrelares afirmam em ter chegado numa grande cidade com 35 dólares no bolso. Essas falas e esses enriquecimentos extraordinários que acontecem como exceção em nossa sociedade passou ser a ideia de sucesso e dizer que foram de esforço próprio, cai na vida das pessoas como uma bomba, seja como elementos de insucesso e frustração, seja como um aliciador para uma competição desenfreada e cruel. Uma coisa é fato: nenhum desses dois casos são justos fomentar em pessoas normais, porque, como você bem disse, a pós-modernidade resultou na necessidade das pessoas se iludirem por misticismo, entre antas outras alternativas desassociantes como acreditar na autodeterminação. São manifestações de alienação social já estudados e previstos das não realizações das promessas da modernidade. Eu não caio nessas falácias e cada vez mais eu me desvinculo deste tipo de filosofia. Mas te confesso que estar nesse despertar é tão doloroso quanto se permitir se aprisionar na ilusão criada pelas ideologias neoliberais. Porque é certo que não ter dinheiro te coloca num estado de vulnerabilidade que assola todas as classes nesse sistema capilicialista. Tudo que aprendendi nas escolas, na sociedade e em tantas instituições é uma mentira. Me sinto enganada e exausta, mas estou satisfeitíssima que você trouxe esse assunto à tona, porque as pessoas não entendem que tudo isso é uma loteria e loteria não é para todos. Desculpa o desabafo.
CA RA LHOOO! Eles jantam juntos e nós nos odiamos... E essa ferida moral é tão profunda que eu não sei como remediar. Só sinto ódio, as peças do tabuleiro somos nós.
E o pior que as pessoas estão adoecendo por causa desse ódio generalizado. O tanto de gente que tá com a saúde mental fundida por causa desse tipo de coisa é foda
Mas isso não é novidade. Veja como tem gente que trabalha pra caramba em uma empresa e não sai do lugar e um puxa saco entra e logo vira gerente. Essa é a mesma lógica.
@@evelynoliveira3094 e eles lucrando milhões com essa polarização
Organize seu ódio. Se organizar direitinho, a gente muda isso tudo.
Conhece os comunas?
@@MisterDrumsNoob PERFEITOOO
Pela primeira vez eu entendi quando os meus inscritos reclamam que eu demoro pra postar vídeo novo.
E pela primeira eu digo o mesmo que eles me disseram lá no começo: cria um apoia-se, por favor. Ou eu tô errado?
Ah meu Deusss. O crossover mais inesperado que eu não sabia que eu precisava até descobrir que eu preciso. 💧
Eu conheci a Senhorita Bira canal por causa do Epifania.
E é bom demais
Eu já tô sonhando com a colab! ♥️
Não acreditoooo!!! O Epifania além de explodir minha cabeça - quando posta vídeo né?! Cadê o vídeo novo? Kkk - ainda me trouxe aqui! Muito bomm, tô amando senhorita Bira! 🤯💕
Que alegria o epifania por aqui, com certeza ainda há muito pela frente
Zé Felipe e Ana Castela são belos exemplos de cantores de pouco talento,muita hype e investimento.
a ana castela tem uma voz boa mas óbvio que o agronegócios investiu na carreira dela
Ana Castela chegou até na abertura da novela
O Zé Felipe mesmo já teve show cancelado por falta de público. Todo dia ele tá nas mais tocadas do Spotify. A conta não fecha
@@joaovcardsousa ela é pessima
@@joaovcardsousaTer uma voz boa não significa nada quando você não tem talento para fazer uma boa música.
A energia que move o mundo, é aquela que deixa o caixa eletrônico ligado!
- Bira, O Algorítimo da Imagem
Vdd
Essa frase da Bira sobre a gente se odiando enquanto eles jantam juntos não é novidade pra mim porque minha mãe,que não tem estudos acadêmicos ou políticos,entendeu essa merda rápido quando ao discutir com a minha tia - que já estava se alterando - sobre Bolsonaro mandou um "eu não vou brigar com você que é minha irmã sendo que o Bolsonaro tá lá na mansão dele nem aí pra nós duas" e não incendiou o assunto, lição que levei pra vida.
Sua Mãe ARRASOU!
Fato!
Minha avó é assim! Minha avó não teve estudos, meu avô é bolsonarista, e minha avó sempre diz "enquanto você tá aí brigando por causa desse homem, ele tá enchendo a bunda de dinheiro e nem sabe q vc existe"
A coisa mais certa do mundo...
Bira abriu nossos olhos desatentos para dizer: não importa quão talentoso, bonito, cheiroso e especial vc é, se não tiver dinheiro jamais vai atingir o topo.
Ou melhor, se a pessoa que tem o dinheiro não estiver do seu lado. Eu sempre tive o pé atrás com a mídia, tendo em vista a quantidade de pseudos artistas que estão "bombando".
tem uma dose de sorte aí, mas é + difícil q ganhar na mega sena
@@KelsyCo a "sorte" é a pessoa querer investir em você. A questão é, porque com tanta gente talentosa, que sabe cantar de verdade, eles promovem certos "artistas" artificiais e desprovidos de talento genuíno? Quando tem a "herança que importa ", está explicado. Agora e quando se trata de pessoas que nasceram completamente desprovidas de qualquer capital social? Onde essas pessoas de mundos paralelos se encontram? Onde que Pablo Vittar, sendo pobre, conseguiu " cair nas graças " de um mega empresário do mundo da música? Pq uma empresária pagaria 250.000 por uma quebra de contrato, para agenciar uma "cantora" desconhecida? São perguntas que nunca teremos resposta. PS: desculpe pelo uso excessivo de aspas, mas não encontrei outra maneira de ser mais sucinta.
@@marcellaviana8092 São 210 milhões de pessoa no Brasil, não tem segredo nenhum Anitta e Pabllo; Eles escolhem QUALQUER, literalmente.
Quero uma cantora branca, loira, e que cante minimamente bem. Quando acho A PRIMEIRA nesse padrão, É ELA!
O restante? O restante é produto, a cantora vira produto e faz O QUE OS EMPRESÁRIOS QUER, por que sem eles, elas não são NADA.
Isso talvez explique por que Beyoncé é BILIONÁRIA e mesmo assim é contratada da Sony Music.
Exatamente isso!
DESTRUÍU 48 Fandons e 891 "Artistas" 🗣🗣🗣
Perfeito Bira. O top 1,2 e 3 dessa industrio é o DINHEIRO, PODER, HERANÇA, e não o talento.
colocaria CAPITAL SOCIAL em algum lugar ai tbm
Verdade pura.
@@mauricioborges3355 a herança que importa
As discussões deveriam ser "minha fav é mais investida e jabazenta que a sua" em vez de "minha fav hita mais que a sua".
Fico besta que esse vídeo tá viralizando entre os gays e estão ignorando completamente a discussão social marxista pra fazer briga de diva pop.
Esses empresários adoram criar a carreira de pessoas que vieram de baixo pra criar uma identificação com um público, talvez dar uma esperança de que "eu também posso estar nesse lugar". Me parece com o "mito da garagem" da indústria do entretenimento
Mas é proposital mesmo! Eles sabem que é mais fácil o público geral se identificar com alguém que veio da pobreza.
Isso é o que vende.
inclusive, num país desigual como o nosso é mais difícil achar alguém rica que queira ser famosa do que alguém que veio da pobreza.
é a religião da meritocracia, se todo mundo acreditar, quem sabe um dia ela exista? há testemunhos não é? vou continuar acreditando, vai que um dia eu sou abençoado?
@@DanilloMagalhaes exatamente!
Durante o vídeo lembrei da cantora Iza e como saiu da pobreza pra ser garota propaganda da Tim, além de lotar shows. Faz sentido ser a demanda. Ela ganhou atenção num momento onde se falava mto do empoderamento da mulher negra, aceitação do cabelo crespo/cacheado e etc. Um dos clipes até teve parceria de um creme pra cabelos. Ela canta bem, mas provavelmente alguém a escolheu pra investir e ganhar dinheiro.
Sou cantor independente e é verdade quando ela disse que se paga pra cantar no Faustão, a proposta que recebi foi de 35K pra cantar lá e 5K pra cantar no Ratinho, tudo é dinheiro!!!!
Assistir os vídeos da Bira é uma mistura de felicidade, ódio e tristeza. Muito bom, continue! Adoramos seus vídeos
Bira vc tem que começar um apoia-se pra gnt te apoiar! não dá pra vc ficar só com o retorno por views não. A maioria dos youtubers q fazem conteúdos como o seu, que precisa de muita pesquisa e mais tempo pra fazer os vídeos, tem um apoia-se ou tem a opção virar membro ativada.
Você merece e tenho certeza que muita gente vai assinar, pois vale a pena. Tô certa ou tô errada?
Daria meu dinheiro pro Bira com enorme prazer
Certíssima
Ou criar um pix para esse fim.
Simmmmmmmmmmmm
mas ele já disse que não vive de renda da internet, se fizesse um apoia-se provavelmente haveria cobrança por um retorno, do tipo "estou pagando todo mês quero vídeo" e a produção de discussão sociológica do Bira vai em outro sentido, é pra fazer pensar e não lucrar.
Cara, chocante o nível intelectual dela, simplesmente sem palavras, parabéns pelo canal!!
Você e lindo
Passa seu Instagram
@@Luuh873 deixando um ponto aqui para que eu seja notificado
@@LatadeAgua não entendi
Isso se chama pesquisa.
Caramba que vídeo chocante. Nunca imaginei essa história de Pablo Vittar e o fundador do MBL.
Ótimo video. Sou produtor musical, é exatamente assim que funciona a industria da música. É sobre quem paga mais e não sobre qualidade e talento.
Mds, a Bira voltou, q felicidade aaaaa
Que felicidade!! VOCÊ VOLTOU!!!!
Bira, acredito que a ascenção "repentina" da cantora sertaneja Ana Castela também é um bom exemplo disso.
Muitas pessoas estavam comentando no twitter que algumas músicas dela estão sempre nas listas de mais ouvidos do spotfy, e muitas dessas pessoas sequer já tinham escutado as tais músicas.
Os escritórios que gerenciam as carreiras dessa galera pagam MUITO mas MUITO dinheiro pro Spotify para que essas músicas apareçam nas tops do momento Regis Tadeu tem um vídeo aqui no TH-cam sobre isso.
@@CaahTrindad1Faz todo sentido. Muito interessante! Vou assistir.
Pior q a música dela Pipoco é ótima kkkkkk mas ela com certeza teve uma "ajudinha" do agronegócio e compra de charts
@@kleinergrashupfer Siim kkkkkkk
Bad bunny tbm
Caramba, Bira podia fazer um falando do sucesso dos cantores evangélicos, o sucesso $$$ deles tem sido imensooooooo nos últimos anos, só dar uma olhada por cima no yt, spotify etc.
Vc leu os meus pensamentos… juro que pensei logo nisso quando assisti o vídeo
Então, esse vídeo dela aqui serve para cantores gospel também. Não tem nenhuma diferença na real. Até porque hoje em dia quase toda gravadora lançou selo gospel.
Acho que o único comentário a mais que podemos fazer é que por conta do meio evangélico brasileiro ser extremamente moralista e conversador, existe uma preocupação grande de manter a vida privada desses cantores a mais escondida possível pra algum "pecado" que por ventura vaze na mídia não destrua sua carreira do dia pra noite - porém isso já acontece com os cantores não gospel, o famoso cancelamento mas por outros motivos.
Estou aqui comentando no mesmo dia do tal escândalo de traição da Luísa sonza em rede nacional. Bira, você me deu olhos atentos e assim estou. Tem um storytelling e uma conexão com o álbum muito clara... Só te agradeço por me ajudar a perceber as coisas como são.
Essa pequena parte do meu dia se chama: FELICIDADE! Bira eu te amo pra todo sempre. ❤
Nossa, esse vídeo acabou comigo
Minha relação com meus pais tá péssima a mais de um ano pq a gente simplesmente não consegue conversar por conta das divergências, enquanto isso a classe dominante tá jantando junta sem se preocupar
Consciência de classe é algo que realmente faz diferença demais
exatamente!
Sim este canal maravilhoso faz isto com a gente
Paz entre os trabalhadores e guerra entre os senhores, meu amigo.
Pois e minha querida, ainda bem que nunca acabei com amizades por causa de polçitica, isso me deu a oportunidade de ouvir ambos os lados, penso exatamente como a Bira, enxergar os problemas é bom para remedia-los, mas a esquerda nao aceita criticas de jeito nenhum.
Mas o MBL é um movimento popular, como vocês chamam isso de classe dominante?
Sou artista independente e porra Bira esse vídeo foi muito certeiro. Dinheiro move o mundo, um mix de ódio, indignação e fé que loucura! Te amo mami.
Eu te amo! Vídeo foda!
Parabéns
Por favor não fique mais tanto tempo sem postar
Eu te amo
❤❤❤
Vc não é a menina que faz vídeos super sensacionalista
@@ingrd777 É ela mesmo kkkkkkk
@@ingrd777 kkkkk estranho ela estar aqui e amar o canal
Importante lembrar que a voz do começo de “As It Was”, do Harry Styles, é da filha de Ben Winston, produtor do Grammys. Nao dizendo que ele nao tem talento, mas muito "providencial" essa conexão dele com o cara e, logo após, o prêmio de álbum do ano.
Sem tirar uma palavra do q foi dito no vídeo, nesse caso acho q não foi *só* isso q levou ao Grammy, porque o Harry é amigo do Ben Winston desde o começo da carreira lá no One Direction e é padrinho da filha dele, por isso usou a voz dela na música (como alguém q foi aficcionada por One Direction na infância 😅 esse tipo de informação fica). Tipo, se fosse *só* por isso, acho q ele já teria levado o Grammy no primeiro álbum solo, o q não anula de maneira alguma q obviamente o Grammy só chegou até ele por todos os fatores citados
Mas não tem mesmo kk
ah que bom saber que Reny perdeu por mais esse motivo, realmente não é sobre talento.
@@isabelligalvao_para de fanatismo, acorda irmã.
@LucasRibeiro-ri9wz q fanatismo filhao, se liga. Eu devia ter uns 15 anos na última vez q ouvi qqlr coisa desse cara. Leu com o olho do cool ou só quis ignorar mesmo as partes em q eu reitero tudo q foi dito no vídeo?
Olha Bira conheci vc pelo História cabeluda e não consigo mais parar de ver, vc é simplesmente espetacular entendo o pq da demora de seus vídeos, mas saiba que ver vc me trás um quentinho no coração, sou historiadora e socióloga e moro atualmente fora do Brasil em Portugal e ver vc é muito bom pra mim. Espero que vc melhore sua condição de saúde e continue sendo o ser maravilhoso que vc é. Beijos de ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
O mesmo comigo Erika! Conheci Bira e esse canal incrível através do Gustavo do História Cabeluda e vivo em Tavira, Portugal! Os vídeos do Bira são de uma clareza e de importância fundamental!
Enquanto pessoa com depressão crônica há anos entendo demais a vontade de realizar e continuar projetos mas a dificuldade que é simplesmente viver o dia a dia durante uma crise. Obrigado por mais este vídeo, Bira!
Aí como eu te entendo colega.
Tamo junto nesse mano
Os vídeos da senhorita Bira são tão raros que eu me emociono sempre .
O mainstream é Loteria pura.
Não acredito nssa lotérica do mainstream a muito tempo.
É Jogos Vorazes puro.
Boa sorte pra quem quer ser astro nessa máquina do topo.
Que orgulho tenho de você Bira, a melhor comentarista de todos os tempos , minha inspiração ❤❤❤❤
MULHEEEEEEER foi chegando no finalzinho e eu pensando "gente, e a conclusão disso? não vai dar tempo!"
Que surpresa boa saber que vai ter continuação!
A FELICIDADE DE ESTAR MARATONANDO OS VÍDEOS E VER QUE LANÇOU UM NOVO NÃO TÊM PREÇO!
BEM VINDA DE VOLTA, SRTA BIRA, BEM VINDOS DE VOLTA OLHOS ATENTOS!
Rico Dalassam teve a carreira destruída por confrontar essas pessoas que ditam as regras do jogo e o público geral ainda acha que ele simplesmente "brigou com a Pabllo" sendo que foi muito mais profundo que isso. E inclusive ele mesmo já falou do quanto o confronto não tinha nada a ver com a Pabllo.
!!!
Assim, acho que ele não esperava que a música Todo Dia ia estourar do jeito que foi. Aí quis rever a participação nos lucros...
Rico Dalassam não era "esteticamente" viável pra essa indústria, por isso o Pabllo foi usado como produto. E olha q ele out of drag não era nem andrógino nem nada....indústria estranha....Rico é tem talento demais.
eu lembro da época que ele foi cancelado por apenas pedir uma repartição de lucros mais justa. Eu não sei como ele era agenciado mas até onde eu sei ele é um artista independente. Não teve outra, a equipe de Pablo criou a narrativa de que ele estava sendo ganancioso e mesquinho e a carreira dele deu uma freada brusca. A Pablo nunca se pronunciou sobre o assunto. apesar de gostar dela ainda sinto um gosto amargo ao lembrar disso.
ele acabou de postar no twitter que a pabllo tem total responsabilidade de tudo que aconteceu, colocar a pablo uma figura que já teve problema com várias pessoas como santa é um pouco irracional não?
É difícil selecionar uma parte desse vídeo para comentar, tendo em vista a quantidade de verdades que fomos condicionados a não ver, logo, comento num todo: se esse tipo de conteúdo fosse colocado nas escolas, o sistema estaria dando um tiro no próprio pé.
Abordagem incrível e verdades que, na sua dinâmica torna essa pancada dura em algo mais leve -ou não.
Eu já vi esse vídeo pelo menos cinco vezes e mesmo assim ainda fico impressionado com as informações e as conexões entre todos os citados (principalmente Pabllo VIttar e MBL)
Desculpe pelo atraso de 0 segundo, Bira.
Que bom que você voltou❣️
“Ir pra Londres cantar abobrinhas” - fato, coisa de privilegiados. Camarada Senhorita Bira, obrigada 👊🏻
me lembra aquele grupo css (cansei de ser sexy)
@ total!
@ pensei a mesma coisa! Ficando famosa e tendo mais contatos, a cantora do CSS namorou o cara do The Klaxons. Da última vez que eu vi, ela tava na fase hippie, morando no meio do mato e sem internet...coisa de gente com dinheiro opta né
@ lendo sua resposta me lembrei na hora do famoso bonde da strondah
@ css?
trabalho em uma rede de cafés e as músicas que tocam precisam de uma autorização, à investimento para elas tocarem ali, não tocam atoa e precisam estar alinhadas com o estilo e gosto do público. Além de que, no dia do show do Harry a cafeteria LOTOU, e o show não era ali, no dia pós show o espaço novamente estava LOTADO. O artista não foi atoa na cidade, não foi de bonito para fechar a agenda de shows, houve investimento, interno e externo para que ele estivesse ali, houve um preparo em toda a cidade para receber os fãs, artista, empresários e tudo mais que veio junto do evento.
Só esse seu comentário dá assunto pra mais um vídeo!!!
Nossa! Isso me faz pensar muito o porque Rihanna não quer mais fazer álbuns, a indústria já está comprada e permanecer nessa "gaiola de ouro" custa muito, a paz não vale menos do que tudo isso
Pois é mo. A musa fez seu primeiro bilhão sendo empresária e não artista
@@Sinensideral com certeza gatão!
mas a propria rihanna é um exemplo dessa industria comprada kkkk ela é otima, mas ela foi tirada de Barbados pelo Jay-Z, que entregou nas maos dela Pon de Replay, uma musica que eles ja sabiam que hitaria... dito e feito, a carreira dela nasceu ali.
@@RB-cs1qo não foi bem assim ela foi descoberta por Evan Rogers que levou ela para os EUA e quando ela conheceu o Jay z ela já tinha gravado pon the reply ele viu que ela faria sucesso e investiu nela e ela ficou presa a um contrato de 7 albuns por muito tempo
@@Agustina-pr1lu exactamente
Menina que surra que eu levei... Sou artista independente e já troquei minha compra do mês pra fazer clipe. Agora ouvindo e vendo o você falar tem um triplex na minha cabeça. 💣💥🤯
esse vídeo é tão necessário! sou escritor e vejo o tanto que o mercado editorial no Brasil é baseado no MONEY, pode ser que o escritor/a possa ter muito talento, mas sem o MONEY não será ninguém...
E de onde vem o money no mercado da escrita?
@@gloomysunday8242 do mesmo lugar de toda a indústria cultural.
Interessante, quem será que financia o Carnal e o Cortela?
Quem sera que financiou aqueles filmes 'after' e '365 dias'?
@@Gabrielalupi é irrelevante.
O comeback da gata foi de arrepiar, to triste novamente porém com os olhos bem aberto
Eu tô em choque
Seu trabalho é foda demais Bira! Obrigado por tudo! E obrigado ao Gustavo do História Cabeluda por ter me apresentado a esse maravilhoso canal.
Vim de lá tbm
Eu tb!
Também conheci por lá
Eu tbm vim de la e me parece que cresce...
Eu tbm
"a energia que move o mundo é aquela que deixa o caixa eletrônico ligado"!
Esse vídeo passou por mim no twitter, porém em diversas partes cortadas. Decidi procurar e assisti-lo por inteiro, e foi a melhor coisa que fiz. Me formei em Marketing (vai contra tudo que eu acredito, mas vejo esse mercado hoje como uma das únicas formas de fazer dinheiro) então, larguei meu sonho de ser artista visual (já cursava Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Bahia) e voltei para o Rio de Janeiro, pro sudeste, onde se encontra o céu da boca do inferno pra fazer dinheiro. Muitas palavras nesse vídeo me atravessaram da forma como deveriam. Muito, muito obrigado.
Vc era atriz?
@@luccaskingo artista visual
também estou cursando marketing, 2 período, vc conseguiu se dar bem com o curso? tenho muita insegurança em relação a isso, principalmente por questões morais igual vc
30:57 - No album do Don L, Roteiro pra Ainouz Vol 3, na faixa 2 - *Fazia Sentido* ele cita quando o Rick Bonadio deixou Rincón Sapiência na geladeira enquanto as bandas de rock de condominio tavam estourando depois de um tempo Rincon soltou o album de estreia Galanga Livre e estourou fora do rap, mas ja era conhecido no rap mas nao fora.
A fofoqueira não aguenta! Eu fui lá na música ouvir o cara falando, é real!
"Capital e contato" sinônimo de sucesso.
Os vídeos de Bira me deixam triste, porém, consciente. Continue com esse trabalho incrível - e necessário.
É triste abrir tantos os olhos né
Bira, cheguei pelo tiktok e estou amando! Hoje ouvindo podcast da Patrícia Brazil, ela estava falando justamente como Space Girls foi uma mega jogada de marketing de homem branco e rico, eles selecionam a dedo a estética que mais traria longevidade pra toda publicidade que eles queriam (investiram sei lá quantos milhões, a expectativa era de anos pra recuperar o investimento, que foi recuperado em apenas 3 meses!). Eles decidiam o estilo de vida, a roupa, a comida, o corte de cabelo, o esmalte, enfim, tudo! Colocavam na capa de revista e bom, o resto a gente já sabe né?
Uai, não sabiam disso?
As referências no modo de construir as falas direto de “O diabo veste prada” Ícone!
E o sertanejo... ? 🤔 Aaah tem tanta coisa ... Queria agradecer seu trabalho, birinha, infelizmente não sou uma pessoa acadêmica que leu mil livros e conhece de nome os autores mais influentes, mas tenho olhinhos míopes muito atentos... Nunca me senti confortável em participar de discussões e reflexões sobre os assuntos pq eu não tenho o vocabulário rebuscado com sal do Himalaia e orégano, mas isso não significa que eu não tenha uma visão clara sobre o nosso mundo, meus autores estão nas ruas. Enfim, não sei se vai ler isso, mas admiro muito o seu trabalho e nutro muito carinho por ter me aproximado dos assuntos tão importantes que vc vêm falando desde o início do seu canal e que vem martelando a minha mente a muitos anos. Obrigada por me acolher ✨ que Deus abençoe a todos nós ✨
Quando olhei a data do seu último vídeo, achei que o canal havia chegado no prazo de validade que você mencionou uma vez e fiquei, sei lá, meio triste? Por isso, ao ver esse novo ensaio sendo lançado, me senti bem de um jeito que não estava esperando. Obrigado por continuar trazendo reflexões tão boas. Sobre esse vídeo, percebi que tinha os olhos desatentos com relação a essa questão do investimento e do sucesso desses artistas. Uma coisa tão óbvia, mas que eu não enxergava. Antigamente eu acompanhava muito o pop internacional, me metia em briga na internet e ficava comparando prêmios e posições em paradas. De uns anos para cá eu venho me afastando um pouco do mainstream, no que diz respeito a novos artistas, e procurando conscientemente apoiar iniciativas independentes. Sei, porém, que mesmo esses independentes chegam ao meu spotify porque têm condições de chegar, e daí tiro o quão profundas são essas questões. Obrigado por nos ajudar nessa transição dos olhos desatentos para os atentos, de verdade. Um abraço grande, torço para que esteja bem
Sou fã da Cantora Clara Nunes, esse vídeo, Bira, me lembrou a biografia da Clara... Sua biografia, conta detalhe por detalhe do investimento que ela teve, assim que mudou de estilo, deixando de gravar boleros para gravar samba e musicas de estilo afro-brasileira. No seu quarto LP, depois da virada de estilo, se tornaria a primeira cantora brasileira vender 100 mil copias de discos, em 1974/75 vendeu mais de um milhão... Ela tinha talento, carisma, era divina, uma entidade ... mas também teve muitooooooooo investimento da gravadora... Salve Clara!
Obrigada, não sabia
Sim, sem contar que as mudanças de repertório e estética foram minuciosamente pensadas!
DE fato, as gravadoras investiam maciçamente em seus artistas contratados. E a interferência no repertório tb era real, mas de um modo diferente do que é hoje. Nos anos 70, ainda havia educação estética e muitas tentativas alternativas eram bem vindas. Não fosse assim, um cara como o Walter FRanco não teria sido vencedor de dois festivais de tv. Mas o que é mais distinto desta para aquela época é que o artista não fica devendo as gravadoras. Claro, o investimento não viria mais se não houvesse a contrapartida financeira em vendas para a gravadora, mas não era uma gaiola de ouro propriamente.
Clarq Nunes, eu nem era nascida. Mas sou fã! Eu não sabia disso.
@@claudiarosaradialista Sim, tudo foi minuciosamente planejado, quando ela chamou Adelzon Alves, radialista... Ele queria trabalhar um projeto de carreira sério para ela, não apenas tocar a produção de mais um disco... O ponto de partida foi o legado de Carmen Miranda... e deu certo... Mas Clara Nunes foi um ponto fora da Curva, ela foi uma das poucas artistas a ter poder de escolha dentro das gravadoras, ela fazia o que queria. Tem uma história famosa, em relação a capa do LP de 1979 "Esperança". Ela escolheu a foto e a gravadora não gostou, ela bateu o pé que aquela seria a foto de capa e o pedido dela foi prontamente aceito... Clara Nunes era a única cantora brasileira a ter um dia nacional de lançamento de LP, o trabalho de marketing era pesadíssimo...
Destrinchou a indústria cultura de forma única. Obrigado!
Nessas horas eu lembro do Teatro Mágico, o quanto eles foram guerreiros para conseguir fazer sucesso sem depender da mídia nem de gravadoras. Minha admiração por eles só aumenta, é claro que a música deles é incrível, mas competir nesse mercado não é fácil não
Video sensação👏👏👏👏 tirou a inocência de muita gente ingênua que considerava sucesso e fama como processos puramente orgânicos e espontâneos de reconhecimento de talento.
Lá vem ela com suas verdades lancinantes que a gente ama ver/ouvir. Queria ter o tal do DINHEIRO pra poder bancar sua dedicação exclusiva ao canal. E só pra engrossar o coro: eu tbm estava com saudades ❤
QUE BOM QUE A NOSSA QUEEN ESTÁ DE VOLTA!!!
Nossa, Bira, é fácil entender suas palavras, mas tão difícil digerir. É uma desesperança sentir que estamos anos e anos de uma consciência coletiva. Você é necessária
Música é uma manifestação artística como qualquer outra, porém é totalmente moldada pelas condições da cultura que dominam na sociedade. Séculos atrás dinheiro per si era uma forma secundária de fazer a música acontecer e não necessariamente o que movia a música, seu real valor era o status e valor hierárquico pra uma nação ou líder, que indiretamente ou diretamente financiava músicas via mecenato. Muitas sinfonias, e até mesmo a orquestra só existe como é hoje porque alguém pagou pra ter aquele som e glorificar-se de seu status. A questão de ter músicos, ter sua orquestra, era o que movia a música até praticamente o século 19.
Começando e falando sobre o rick Bonadio, que eu já conheci pessoalmente, e trabalho com pessoas que trabalharam com ele, questiono muito seu impacto na música. O rick hoje, e a muito tempo não faz mais nada. Ele não produz, não compõe, somente serve de ponte pra investimentos de majors. Ele como qualquer outra peça do mainstream esta ali pra vender um sonho pra quem pode pagar. Esse sonho em 90% das vezes não vai se concretizar. Tu é iludido na ideia que vai gravar nos estúdios deles, e ter contato direto com quem pode colocar sua música no mundo, mas não é assim que funciona. São inúmeras as pessoas que já perderam e perdem dinheiro com gente como ele e outros escritórios e produtoras.
Majors alias são um dos principais atores na música desde 1940. São as principais gravadoras, hoje sendo Universal, SONY e WARNER, que detém o oligopólio de toda a musica ocidental, e também parte do oriente. Hoje no brasil, por exemplo, temos centenas de pequenas gravadoras que funcionam como sucursais dessas três, mitigando riscos e fazendo pequenos investimentos antes de serem contratados por uma major.
Alias, ser contratado por uma major não significa absolutamente nada. Diferentemente de 40 ou 50 anos atras, hoje a garantia de suporte e apoio técnico de uma gravadora não significa mais nada. Se você não é um asset potencial, que pode gerar lucros absurdos pra gravadora, você e sua obra serão tratados da forma mais porca o possível. Você vai bancar boa parte do custo, pra fazerem um serviço de 50 mil/100 mil reais, e que você faria por muito menos sozinho. Sua música vai ficar ali estocada, sem nenhum tipo de promoção ou destaque.
No caso dos potenciais, como por exemplo pablo, ninguém na indústria nega que é produto. Quantas reuniões eu já não fui e o único adjetivo que usaram pra descrever a pessoa que escutei era “produto”. Obviamente que o que interessa é o quanto de dinheiro aquela pessoa pode te fornecer, e por quanto tempo. A música mainstream não está interessada em inovação, em arte, ou mensagem política. É simplesmente dinheiro. Talento nunca foi importante pra ser músico mainstream, nem hoje, nem há 60 anos atrás.
A, é só como curiosidade, o preço médio hoje pra um artista entrar no mainstream, é de 3 a 5 milhões de reais investidos por ano, durante os primeiros 3 anos.
Obviamente que o capitalismo é o problema cerne disso, mas hoje pra você validar um músico mainstream é muito menos trabalhoso do que antes. Não que hoje as pessoas sejam menos talentosas, pelo contrário, hoje a música está muito mais evoluída e temos muito mais compositores talentosos do que antes, mas a quantidade de talento e provação da sua habilidade era necessária mostrar pro público desde que se iniciou a música pop la nos anos 40, é bem menor hoje.
Hoje existe um culto a mediocridade tão grande, que a vida útil de um artista também é muito menor. A pablo vittar não vai durar o que outros artistas de anos passados duraram, porque o consumo musical hoje é muito mais efêmero do que antes. Hoje a música esta ligada a sua influência sobre o poder de compra, sobre a imagem que você reflete em mídia social e o quão relevante você ainda é pro público alvo que seu produto abrange. Você pode ver isso na luisa sonza, na kate perry, e outros artistas que estão tentando se reinventar, mas não conseguem, e não vão conseguir.
A menos que você faça como a Rihanna, que usa o dinheiro adquirido pra criar marcas e botar tudo em paraíso fiscal, sua receita também não é infinita. O artista, mesmo grande, ganha uma ínfima parcela do que uma major ganha, e do que as empresas do monopólio do ingresso também ganham. Quem realmente vai ganhar dinheiro a vida toda são os compositores, arranjadores e letristas que são responsáveis por comporem todas as músicas de 90% da música mainstream, sendo um grupo bem seleto e pequeno.
Pra divulgação de sua música é um cenário ainda mais triste. Em teoria a payola no brasil é proibida, mas existem muitos métodos de como um escritório (digo escritório porque é o termo que usamos pras empresas que gerenciam carreiras de artista) pode barrar essa ilegalidade. O primeiro é utilização de órgãos que gerenciam e ranqueiam a música no brasil, como por exemplo a Crowley, que encaminha esses pagamentos as rádios, ou a forma mais agressiva de aquisição direta e eliminação da concorrência. Como exemplo, Carlos Massa, famoso ratinho, não comprou uma parte gigantesca de transmissão de rádio e tv no sul do brasil pra transmitir seu programa, mas sim pra dominar o que é tocado nas rádios, e o que não deve ser tocado. Nos outros estados do brasil, se segue da mesma forma. Você nunca vai ouvir alguém tocar ali, a menos que o laranja que comprou a rádio queira.
Agora, comparar artista e o mercado independente considero um erro, porque pode não só ferir o mercado que já é bem frágil, especialmente no brasil, como desmotivar a produção de música underground. Acho que tem muito espaço pro músico independente pelo menos “sobreviver’ no Brasil. Nunca vai atingir nem 5% do faturamento ou fama que os músicos mainstream atingem, mas eu espero que eu um dia, ou qualquer outra pessoa que queria ajudar a fomentar o independente no Brasil, consiga encaminhar essas pessoas para criar um cenário aonde a música existe como arte e expressão, e não como rebento do mercado e do capital.
Texto muito bom e necessário, utilidade publica! Você deveria fazer vídeos sobre o assunto ou publicar escrever artigos sobre em veículos de comunicação.
Concordo em tudo!
E vou além: é impossível pro artista independente competir com o mainstream, especialmente com a quantidade de grana que ele move, mas você pode, sim, viver de boa sendo independente.
Obviamente, vai ter que também investir uma grana e fazer muitos sacrifícios, mas é perfeitamente possível.
Eu estou na música Rock/Metal há 18 anos, e botei na minha cabeça que tá tudo bem eu nunca ter o tamanho de um Iron Maiden algum dia. Se eu for do tamanho de uma Crypta ou do Black Pantera, e conseguir pagar as minhas contas, já me basta. :)
10:35 Marina Sena é mais um exemplo disso, ela sofreu muito hate quando Por Supuesto viralizou no tik tok e era tudo que ela mais precisava, sofrer uma chuva de ódio por conta do seu timbre vocal diferente pra ser um sucesso. E claro que sustentado por um grande aporte financeiro!
Ela é rica?
@@luccaskingo atualmente sim, antes, comeu o pão que o diabo amassou e deu sorte de uma música viralizar
@@juliacastro8505 mas ela n tem um produto grande por trás? Pq pelo q entendi do vídeo para fazer sucesso precisa de grana e contatos, como qualquer area
@@luccaskingo você conseguiu entender o que eu dizer???
@@luccaskingo não, ela veio de baixo assim como Pablo, como Anitta
Mesmo com o pessimismo crônico, a sua reconciliação do proletariado dá esperança ❤
Pessimismo?
Lembro uma vez que estava ouvindo a música "Kream" da Iggy Azealea, e ouvir a frase "Cash moves everthing around me" e ficar martelando isso na minha cabeça. O dinheiro move tudo em volta de nós e esse vídeo não só expõe tudo isso, como tmb explicar como isso acontece de uma forma única! Enfim, eu venero demais a sua didática e sua inteligência, Bira!
Essa música é ótima
essa frase ela pegou do Wu Tang Clan na real, é uma citação
Achei que a frase era do Notorious em Notorious Thugs, qual veio antes você sabe me dizer?
Meu Deus, que canal maravilhoso. A ironia contida aqui, em meio a informações precisas, é das coisas mais legais que já vi.
Finalmente, alguém que toca no ponto! Incrível!!!! É isso!!!! Esse vídeo é de utilidade pública! Todo mundo devia assistir!
Adoro que os vídeos da Bira ajudam sempre a lembrar de onde a gente é.
A realidade é mais cruel que qualquer ficção. Fico pasmo com tudo que aprendo aqui.
Senhorita Bira, que felicidade te ter de volta!! Parabéns pelo seu trabalho e sua inteligência, sempre muito sensato e didático, um privilégio poder ter acesso aos seus conteúdos que dão luz aos olhos desatentos
Adoroooo
Oi, Bira! Obrigada por existir. É sempre mais irresistível acompanhar o mundo com olhos desatentos mas a verdade precisa ser dita. A industria cultural mobiliza bilhões de doláres por ano e nunca foi sobre talento. Meu companheiro, um exímio baterista junto de sua banda estavam debaixo da asa de Rogério Duprat, um dos grandes nomes por trás do movimento tropicália mas mesmo assim não tiveram sucesso por falta de grana.
Faz um apoie-se!
Como sempre digo, paz entre nós e guerra aos senhores!
Quem é seu companheiro?
18:34 a 19:15 foi o tapa na cara muito forte. Doeu muito, Bira. Amei kkkk
Bira vc sempre me surpreende, quando acho que seus vídeos não podem ser melhores vc solta uma bomba. Impressionante como agt n sabe do que rola nos bastidores, que bom que vc ajuda agente com os olhos desatentos
Eu to totalmente sem chão. E o pior de tudo? Eu já sabia de boa parte dessa história, mas alguns pontos chaves que vc trouxe são muito importantes pra gente entender a dimensão. Parabéns pelo trabalho, to maratonando seus vídeos desde que o Gaiofato reagiu ao Mito da garagem ❤️
Q bom ouvir verdades assim, na cara. Tapas nas suas caras! Entendam, quem consome música pop e sertanejo contribui pra toda essa máquina girar, e para que centenas de outros artistas sejam Inviabilizados. Por isso, consumam e apoiem músicas, cantores e artistas independentes! Tem q virar esse mundo do avesso.
Bira, teu canal é de um outro nível. Não é militância rasa. Nem média. É PANCADA NA MOLEIRA. Meu mto obrigado por tanto conhecimento.
É por isso que Ed Motta está coberto de razão quando critica duramente a indústria fonográfica brasileira.
O que ele falou?
Eles só pegam ex bbs
Acho que no mundo dtodo é assim!
Já curti antes mesmo de assistir porquê já sei que a "alegria" é garantida 🥲
Comecei a acompanhar o conteúdo a poucos dias, e não tem um vídeo ruim, todos riquíssimos em conteúdo! Continue o trabalho excepcional.
Que sequência maravilhosa! Ansioso pela continuação.
Cheguei agora e estou completamente apaixonada pela dicção, dedicação, informação r beleza. Parabéns 👏👏👏👏👏
Meu Deus depois de 94 anos a espera acabou
Que alegria!
"A herança que importa" já está no meu vocabulário desde o vídeo.
Minhas ilusões sendo destruídas para eu perceber o quanto meus olhos, que se achavam tão espertos, estavam desatentos.
Obrigada, dona Bira!
Meu dsusssss, é ela aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, bira eu maratonei o canal em 2 dias e fiquei com uma abstinência tão grande 💖✨💕
Passei pela abstinência tb kkk
Por muito tempo me culpei por não ter seguido uma carreira artística, algo que eu sonhava desde criança, e hoje, depois de ver esse vídeo, eu sinto até um alívio.
Ser um artista sem condições financeiras é dar um tiro muito, mas muito no escuro. As vezes, muito raramente, a internet impulsiona alguém que é visto por algum empresário que decide investir, mas na maioria das vezes, ótimos artistas não conseguem sair do anonimato pq não tiveram a sorte de cair no algoritmo das pessoas, nem o dinheiro pra se impulsionarem sozinhos
Também penso isso às vezes, mas eu queria seguir carreira na música erudita, ser cantor de ópera... mas tbm é tudo sobre influência e dinheiro... QUALQUER lugar que vc for investir sua vida é sobre isso!! Estamos no CAPETAlismo... Hoje com rede social é pior. Competência, talento, dom, etc., tudo isso é apenas pra quem é privilegiado e pode investir nisso sem pensar que precisa de retorno sobre isso. E o mais irônico é que acaba tendo retorno do mesmo jeito, pq os capitais já estão encaminhados!! Mas a gente q não tem niguém pra indicar, contato com nada, não pode viver de desenvolver habilidades pq não temos pais para pagarem TUDO, inclusive moradia e despesas gerais, além de luxo, e muito menos os contatos já formados pra vc ser lançado mesmo que seja uma merda!! Por isso eu queria seguir carreira na música erudita pq esta sim precisa de talento MUSICAL... porém a soberba lá é até pior!! Vc é humilhado de todas as formas possíveis... sendo interseccionalidade então... preciso nem comentar!!
Se você não viu, sugiro que veja o outro vídeo do Bira chamado "A Gaiola de Ouro". Um vídeo complementa o outro.
Conheci seu trabalho hoje e já estou me debruçando sobre seus vídeos conceitos. Nesse vídeo específico você tocou em vários pontos, que eu enquanto artista independente percebia. Os vídeos são didáticos, profundos e abrangentes. Gostaria de parabenizar, pois você discorre sobre questões sociais e contemporâneas de uma forma muito sábia, clara e direta. De maneira descomplicada e verdadeira, desmistificando temas que são vistos como tabus ou mascarados em nossa sociedade.
Eu amo que a cada vídeo novo do Bira eu percebo como meus olhos estão ficando cada vez mais atentos e como ele trás assuntos nos quais eu já tinha pensado antes
Senhorita Bira, não sei quem tá investindo na senhora, mas a senhora manda muito bem! 🤣🤣🤣 Vida longa a senhorita Bira! Pensar sobre o mundo e essas relações, muitas vezes esquisitas, é uma coisa por demais interessante.
Ela foi recrutada para a indústria depois desse vídeo, certeza.
Mds q alegria!!!! Estou pronto para assistir e ficar bem triste pq o mundo é horrível, e tentar desesperadamente compensar com as benesses do captalismo e a minha ingênua ilusão de escolha 😊
Tô muito feliz msm!!! Vc é incrível!!
Eu sinto algo muito profundo, quando escuto o valor de um português e de uma dicção muito bem falada!❤❤
Dois 😂
É um alívio encontrar uma pessoa que realmente fala sobre o recorte de classe …. É um respiro nessa sociedade que todos os valores e comportamentos estão capitalizados… ❤
Nossa, eu sempre pensava quando escutava determinadas músicas, "meu deus, o que acontece com essas pessoas que gostam tanto de determinados gêneros ou músicas ruins demais", agora ta explicado, não é simplesmente o fato de eu ser muito chata.
Ou de se questionar se vc ta sendo esnobe, questionar o próprio gosto musical, relativizar o que é bom e o que é ruim. Não é vc que é chata, é o critério para bom e ruim que foram modificados pelo capitalismo. As vezes a indústria não precisa de músicas boas, só de um interprete que se encaixe no que o público exige naquele momento
Quem manda é o dr. Real.
@@gilmou7934 Dr. Real nada, Dr. Dollar!
@@polyanamaria o critério pra bom e ruim é como foi dito no vídeo, o dinheiro investido! A maioria gosta do que o capitalismo empurra, e não o que é de fato bem feito. Tem muito artista sem talento que faz sucesso, isso não é ser esnobe, é só ser um pouco mais experiente na área da música.
@@Ana-bi8kd eu entendi, tô complementando o comentário pq os argumentos que as pessoas usam para defender esses artistas faz parecer que quem não gosta é esnobe. Fazem tanto sucesso que quando a gente não gosta ou fala q é ruim as pessoas defendem falando que arte é relativa e que aquela música representa tal grupo social.
E não se trata necessariamente de ter talento, muitos desses artistas tem, mas eles não são únicos e especiais, como eles existem outros tantos, a diferença está no investimento e na herança que importa. Pelo menos foi isso que eu entendi.
Caraca, que aula. Tô simplesmente apaixonado pelo seu canal. As reflexões que promove aqui tocam em pontos que quase ninguém se arrisca na internet (e também nas faculdades). E não tocam porque claramente há interesses ou o véu dos "olhos desatentos". Sempre um prazer te ouvir, esse vídeo foi realmente emblemático.
Hoje que eu estou 100% afundada em depressão exatamente por causa de dinheiro, saber da existência de um vestido de 66 mil reais é 66 mil facadas no peito. Meu delz.
Eu também, tava inclusive conversando isso ontem com uma amiga. To mal porque uma dívida de 1000 reais de cartão de crédito que não tinha dinheiro pra pagar vai se transformar em 5000 que eu vou ter menos ainda, mas que 5000 é só o abadá do super ricos que frequentraram o camarote da Gisele. Foda
É muito triste ver meus(minhas) irmãos(ãs) brasileiros(as) passando por necessidades e humilhações, tendo até depressão por isso, enquanto poucos se dão bem e têm todas as portas abertas por causa de influência e status.
Nossa!!! Sim. Tudo o que eu penso é que se eu tivesse dinheiro eu não estaria tão na merda.
Parece que foi eu que escrevi isso.
realmente senhorira bira, as peças do tabuleiro somos nós. mesmo que o senso comum identifique que os grandões estão muito bem - obrigado, o mesmo senso comum não é capaz de identificar o quanto ELES ainda assim, ditam as regras das nossas vidas até do jeito mais sutil e "inofensivo" possível. enquanto somos divididos pelo ódio entre os nossos, eles riem do quanto continuamos caindo e caindo no jogo deles sem nem desconfiar de nada! uni-vos, classe trabalhadora 🚩
Eu fico até tonta com tanta descoberta. Bira, vc é muito consciente e por isso deprime. Eu nem sei o que fazer com tanta realidade.
Que alegria em vê-la novamente, Senhorita Bira! Alvíssaras!
Um vídeo com tanta qualidade é digno de indicação em uma aula de arte, filosofia e sociologia. Excelente, Bira. Muito obrigado!
Bira, seus vídeos deveriam ser exibidos em rede nacional, como obrigatorios igual horário politico. Preciso do seus cursos. Lhe admiro demais.
Graças a Deus (se Ele existir!) pelo vídeo e já agradeço imensamente. Quem sabe agora o povo começa acordar para realidade? Xuxa reproduziu, de sua forma, um clássico meritocrata: "... tudo que tiver de ser será, sonho sempre vem para quem sonhar..." O mesmo que Madonna e outros mitos estrelares afirmam em ter chegado numa grande cidade com 35 dólares no bolso. Essas falas e esses enriquecimentos extraordinários que acontecem como exceção em nossa sociedade passou ser a ideia de sucesso e dizer que foram de esforço próprio, cai na vida das pessoas como uma bomba, seja como elementos de insucesso e frustração, seja como um aliciador para uma competição desenfreada e cruel. Uma coisa é fato: nenhum desses dois casos são justos fomentar em pessoas normais, porque, como você bem disse, a pós-modernidade resultou na necessidade das pessoas se iludirem por misticismo, entre antas outras alternativas desassociantes como acreditar na autodeterminação. São manifestações de alienação social já estudados e previstos das não realizações das promessas da modernidade. Eu não caio nessas falácias e cada vez mais eu me desvinculo deste tipo de filosofia. Mas te confesso que estar nesse despertar é tão doloroso quanto se permitir se aprisionar na ilusão criada pelas ideologias neoliberais. Porque é certo que não ter dinheiro te coloca num estado de vulnerabilidade que assola todas as classes nesse sistema capilicialista. Tudo que aprendendi nas escolas, na sociedade e em tantas instituições é uma mentira. Me sinto enganada e exausta, mas estou satisfeitíssima que você trouxe esse assunto à tona, porque as pessoas não entendem que tudo isso é uma loteria e loteria não é para todos. Desculpa o desabafo.
Cada vídeo seu q eu vejo, minja mente explode... 🤯🤯🤯