Parabéns! Parabéns! Parabéns pela clareza, objetividade e conteúdo de explicações. Sim, tudo o que você disse foi extremamente útil e essencial para começar a tornear madeira. Parabéns e MUITO OBRIGADA! Tudo de bom pra você. Um grande abraço!
Maravilhoso "basicão"!!! Inúmeras informações valiosas aos iniciantes (como eu) e até para aqueles autodidatas mais avançados. Muito obrigado pelos esclarecimentos que estão me guiando na deliciosa arte da tornearia.
Obrigado! A gente coloca na cabeça que precisa de muita coisa (e muita gente fica tentando convencer a gente disso), mas na verdade o necessário é pouco. Bem vindo à Tornearia!
muito obrigado pela excelente aula. como sou iniciante e ainda não adquiri torno foi muuuito bom ouvir a sua explanação. foi perfeito era tudo que eu precisava.
Sempre gostei de trabalhos com madeira, como sou formado em mecânica construí meu próprio torno, para iniciar nesta área que acho muito interessante, fabriquei também algumas ferramentas, mais a melhor de todas é a que fiz com haste de amortecedor de veiculo, muito boa de corte e não perde o fio.
Olá boa noite caro Tomás , estou me aproximando deste universo fantástico das madeiras , com um trabalho de reflorestamento que temos feito em um pequeno sítio que adquirimos . E como hobby tenho feito algumas coisas na área da marcenaria, estou à procura também de material para construir um pequeno torno. De modo que seus vídeos tem sido de grande valia para os meus projetos, muito obrigado.
muito bom o vídeo,alguns dizem que é preciso muita coisa para tornear,e você que é autoridade no assunto mostrou que não ,em especial se você sabe seu objetivo.meu torno é caseiro e minhas ferramentas são poucas e feitas por mim .e tenho conseguido me divertir muito e até feito alguns trabalho para amigos.
hehehehe, autoridade? Posso ter um pouco mais de vivência, mas não me considero autoridade. Como professor e pensando no desenvolvimento da atividade, não vejo sentido em guardar informação. :) O importante mesmo é se divertir e seguir no seu tempo. A gente acaba juntando equipamento pra facilitar o trabalho mas o objetivo não é ter coisas, é fazer a peça.
👏👏👏👏este vídeo é merecedor de aplausos muito bem explicado no grupo qual faço parte incluindo Dr Valcir e Dr Marcos seu amigo alguns integrantes acham que pra tornear tem que montar até um galpão este vídeo vou ter o prazer de compartilhar no grupo parabéns pelo vídeo grande abraço sucesso nos próximos
Concordo plenamente. Além da vontade temos que desenvolver a criatividade e uma das formas é ver profissionais como vc fazendo suas peças. Obrigado. Aprendi bastante.
parabéns pelo vídeo, muito didático e esclarecedor, sou iniciante na tornearia e gostei serei um ouvinte, quando der de umas dicas de segmentados, obrigado
Explicações bem claras! Gostei. Tenho 2 dúvidas: 1- a máscara anti pó não precisa ser usada no processo de tornear, certo? É só para lixar. 2 - madeiras de madeireira são menores, mas é seguro tornear peças coladas, como segmentados? É um modo de fazê-las maior. Muito obrigado!
Oi Marcos! Respondendo: 1 - em geral não é preciso usar a máscara de pó durante o torneamento, mas depende da condição e do tipo da madeira. Uma madeira irritante pode te afetar mesmo antes do lixamento, ou algum produto químico também pode te causar alguma reação. É sempre bom ficar atento e em dúvida, use a máscara. 2 - colar madeiras é seguro e muito comum, mas depende da finalidade da peça. Por exemplo: fazer uma tigela utilitária que vai levar alimentos e vai ser lavada não é indicado pois a água afeta a cola. Há até colas especiais para isso, mas são bem específicas. No geral, com uma boa colagem, peças decorativas podem feitas tranquilamente. O importante é sempre checar o andamento pra ver se está tudo bem colado ou se algo está soltando.
Dicas preciosas, uma luz pra quem quer iniciar na arte. Realmente de início não se precisa tanta coisa assim, mas depois que o virus girandus te ataca ai já era... queremos catar todo toco que achamos e comprar cada ferramenta nova que é lançada.
Boa tarde tomaz gostei de sua explanação sobre torno e segurança ,adquiri um torno pequeno não tenho muitas opções de acessórios pra ele, foi uma pessoa que fez eu comprei vou começar treinando, vc da aula como manusear as ferramentas. Abraços emilio carlos São paulo
Oi Emilio Veja aqui no canal, tem alguns vídeos na playlist FERRAMENTAS que falam sobre seus usos. Também recomendo assistir o ABC do Melhor Corte. Boa prática!
Preciosas informações. Agradecemos por isso. Minha dúvida é sobre a máscara multi-filtros. Qual material utilizado para fazer o filtro auxiliar? Quanto ao tamanho e localização da oficina, você está 1000% correto. Para quem nunca viu, é inimaginável a quantidade de serragem grossa, fina e finíssima que produzimos. Terei que me mudar, pois meu torno está muito próximo da lavanderia. Obrigado e se cuide.
Quando comecei, o quartinho que usava ficava logo atrás da cozinha. Mesmo com porta fechada, ficava tudo coberto com pó. :) Sobre o sobre-filtro, acho que é algodão prensado. Compro em lojas de ferragens.
Oi. Estou assistindo seus vídeos... Estou gostando muito. Parabéns pelos vídeos e por não esconder informações!!! Ganhou mais um inscrito no canal. Com relação às ferramentas que citou no vídeo (goivas e formões), tem algum(s) fabricante que recomenda? Quero iniciar nesta arte e pretendo começar a adquirir o que preciso. Um abraço. 👍
Obrigado! Quanto às ferramentas, você pode procurar as industriais da Manrod ou as de produção artesanal do Ramos Silva ou do mestre Josivan. De vez em quando aparecem outras no Mercado Livre e até mesmo importadas.
Muito bom ,Thomaz...comprei um torno pequeno marca Bull,de um amigo.. Nunca peguei num..começando do zero,Hobista...não sei se é um bom começo..esse torno Bull
Parabéns, ótimo vídeo!! Curioso que acho o torno um trabalho silêncioso e limpo comparado a outras atividades da marcenaria, aqui até motosserra entra na dança as vezes.... Talvez por isso que cada vez mais tem se tornado hoby por não incomoda os vizinhos. Abraço.
Excelente explicação, simples e objetiva, informou o necessário para aqueles que desconhecem e se interessam pela tornearia. A madeira citada "castanheiro" será a mesma que encontramos com facilidade no litoral do ES que chamamos de "castanheira"? E a madeira da árvore "fruta-pão", é recomendada a essa finalidade. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, Thomaz!
Não conheço a fruta-pão, mas nada impede de colocar no torno pra testar. A castanheira tem algumas variedades, já torneei a "portuguesa" e a "indiana" e ficam muito bonitas.
Thomaz estou com vontade de comçar a produzir umas gamelas , farinheiras pilões e outros, gostaria de adiquirir o torno e as ferramentes indicada por voce - moro em goiania
A primeira coisa que você tem que decidir é o tamanho dos objetos que vai fazer, pela sua descrição, um torno com capacidade de uns 25 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento te atenderia. Tem alguns modelos de tornos pequenos no mercado que tem essa capacidade. Minha recomendação é sempre por máquinas com barramento de ferro fundido, que são mais estáveis e geram menos vibração. Procure uma boa loja de máquinas ou veja na internet em lojas como a Loja do Mecânico, a Kennedy Ferramentas, Dutra Maquinas, etc.
Thomaz, pra iniciantes vc recomendaria um torno novo da Marnrod ou um antigo de ferro fundido tipo Invicta, Acerbi ? Um Manrod pra peças de até 50cm está uns 3mil. Eu encontrei Invicta restaurado para peças de até 1m pelo mesmo preço e com motor mais forte. Pretendo comprar um torno em breve e pretendo ir realizar aulas e aprender esta arte aí em Petrópolis com vc.😀👍
O tamanho do torno depende do que você pretende executar. Se você pretende fazer peças maiores, o mais indicado é o torno maior. Mas vale também levar em consideração que os tornos mais antigos tem menos acessórios e menos funcionalidades que os tornos mais novos. Controle de velocidade é um diferencial que deve ser levado em consideração.
@@jota6453 Esse tipo de indicação é complicada porque dependo do quanto você está disposto a pagar. Se fosse EU, iria para um Manrod 1218 ou similar. É um torno pequeno mas é robusto, tem uma grande quantidade de acessórios, o barramento pode ser aumentado, e tem controle de velocidade.
Obrigado! Toda madeira serve para ser torneada, a questão é que algumas são mais adequadas pra esse ou aquele tipo de objeto. Falo mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html
Olá Thomas, parabéns pela sua habilidade e didática bastante esclarecedora, gostaria de saber se eu tornear aro pra pandeiro sem emendas, com madeira de baixa densidade,daria certo?
Oi Nilson, A questão do pandeiro é que tem forças envolvidas ali que não sei se a utilização de um aro de madeira torneada aguentaria. Para fazer um aro inteiro, você teria que ter um tronco de madeira com diâmetro grande e fazer como se fosse uma pulseira, escavando por dentro até a espessura de parede desejada e cortando por fora. Assim a fibra estaria na posição correta teria algum tipo de resistência para aguentar a colocação das peças de fixação, a tensão da pele do pandeiro e a força e choque das batidas. Mas acho que acabaria ficando grosso e pesado. Se tornear o aro a partir de uma tábua, com a fibra ficando de lado, a resistência da madeira vai diminuir muito e pode quebrar com maior facilidade. Só testando mesmo pra ver como ficaria, mas acho que se a produção fosse viável estrutural e economicamente, já seria uma opção comercial.
Ola Thomas, obrigado por sua resposta e atenção,fatiei alguns troncos em pranchas,e deixei secando já com medida aproximada, sou marceneiro a muito tempo será uma nova experiência, tentarei e te falo sobre a experiência obrigado
Muito obrigado, pelas dicas. Quero trabalhar fabricando gamelas ou tigelas, e peças de no máximo 70 centímetros. O Sr tem algum torno para indicar? Desde já agradeço.
Para esse tamanho, tem que ser um torno de maior porte. Entre os usados, procure Invicta ou Baldan, talvez Acerbi. Se for comprar novo, apenas a Manrod tem para chegar nessa medida.
Oi Valter. Muito genérica sua pergunta. O que você quer dizer com flange? Vai colocar direto no eixo? Vai usar em uma placa? Que tipo de trabalho vai fazer?
Olá Alfredo. Eu estou na região serrana do RJ e não sei dizer o que é mais fácil de encontrar aí, seja serrada ou bruta. Sobre madeiras, sou suspeito pra falar, já que acredito que todas as madeiras podem ser torneadas e a distinção da propriedade da madeira é que vai indicar seu uso para este ou aquele projeto. Você pode ver o vídeo que fiz sobre esse assunto em th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html Um abraço!
A literatura diz que madeiras recém cortadas secam, em média, em processo natural, de 2,5 a 3 cm por ano. Isso quer dizer que um pedaço de madeira com 6 cm de diâmetro pode levar 1 ano para secar. Mas há diversos processos de aceleração da secagem, incluindo espaços abrigados e ventilados, estufas, fornos, etc.
Fiz um torno e fui aumentando o tamanho. Hoje estou com um com o eixo de 3/4" rosca grossa. Pretendo adquirir uma placa da manrod,mas já vi que tenho que fazer uma adaptação para placa. Isso tudo é complicado.
A Manrod vende ferramentas em conjuntos através de boas lojas online e físicas. Não sei se eles vende a goiva de desbaste separado. Você também pode conseguir ferramentas variadas, isoladas ou em conjunto - inclusive goivas de desbaste, de produtores artesanais como o Ramos Silva, o Pica-pau Goivas ou o Rosivan. Todos são acessíveis via Facebook individualmente ou pelo grupo Tornear Madeiras Uma Paixão - facebook.com/groups/PicaPauGoivas/
Vai depender do torno. O preço de um torno novo pode variar de R$ 900 a R$ 15.000. Mas sugerindo um torno pequeno de boa marca, entre R$ 2.500 a 3.000. Um conjunto de 6 ferramentas, cerca de R$ 800. EPI de R$ 50 a 100 tudo. Total, de R$ 3.400 a 3.900. Sem contar a madeira, que pode ser conseguida de graça .
Olha eu aí assistindo mais uma vez!!! 😀 Thomaz, qual o tamanho do jogo de polias que vc indicaria para ter uma boa combinação de velocidades? Parabéns mais uma vez, e obrigado. 👍
Conjuntos de 3 ou 4 polias são bem comuns em tornos. Dependendo da distância entre o motor e o mancal e do tipo da correia, é possível fazer o cruzamento dos canais e ter mais velocidades à disposição.
O desempenho de uma ferramenta não depende de seu tamanho. O uso, no entanto, é afetado. Não se consegue usar ferramentas muito grandes em objetos pequenos. O tamanho atrapalha e é necessário usar ferramentas menores. Geralmente ferramentas grandes assim são usadas para trabalho inicial de desbaste e forma básica, ou cortes muito distantes do ponto de apoio, onde a ponta fica muito saliente e a ferramenta balança muito. Nesse caso, além da espessura, o comprimento da ferramenta também e grande, para que se possa ter a alavanca necessária para firmar a ferramenta.
Meu torno é inglês, da marca Record Power. É um modelo pequeno, de entrada, e não é mais fabricado. Foi comprado em 2004, de segunda mão, enquanto eu morava na Inglaterra. Trouxe para o Brasil quando voltei para cá. Motor 1/3hp, silencioso, 4 velocidades por polia e correia, cabeçote giratório para trabalhos fora do barramento. Sua única desvantagem é que tem pouca altura, permite apenas 22cm sobre o barramento.
Dependendo do tamanho, capacidade e potência que você precisa, os tornos novos podem custar de R$ 2.000,00 a R$ 20.000,00. Baixar o custo com a compra de tornos usados em boas condições é viável, mas elas são bem concorridas.
Conjuntos de ferramentas podem custar de R$ 800,00 a R$ 1200,00, dependendo do fabricante. Aqui no Brasil são poucos os fabricantes, sendo alguns artesanais.
Você pode resolver isso colocando polias escalonadas invertidas no eixo do motor e no eixo do cabeçote. Assim você consegue uma relação de velocidades mais baixas que vão te ajudar. É um processo simples e barato que vale a pena fazer.
Toro a pedal é bacana, já vi várias demonstrações e acho incrível. Sobre madeiras, minha opinião é que madeiras diferentes servem para coisas diferentes e toda madeira pode ser torneada. Já viu meu vídeo sobre o assunto? th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html
@@MadeiraqueGira já vi sim, e concordo plenamente que toda madeira pode ser torneada. O negócio é que no torno a pedal dependendo do diâmetro da peça a forma de tornear é diferente porque perde o giro e o torque no eixo árvore muito rápido. Aí tem uma dificuldade maior. Já se a madeira for muito dura aí é a demora mesmo, peças que demoraria 1 hora para fazer, demora 3. Eu mesmo evito ao maximo madeiras duras. Mas tenho tentado prosseguir.
@@Matheus.S.O Entendo. Cada trabalho e cada madeira tem suas limitações. Admiro muito quem trabalha com tornos a pedal justamente por esse controle e pelo que consegue produzir com "menos recursos" comparado a um torno elétrico.
Parabéns! Parabéns! Parabéns pela clareza, objetividade e conteúdo de explicações. Sim, tudo o que você disse foi extremamente útil e essencial para começar a tornear madeira. Parabéns e MUITO OBRIGADA! Tudo de bom pra você. Um grande abraço!
Muito obrigado, a ideia é essa mesma: passar o conhecimento.
Aproveite!
Comprei meu torno, chegou ontem.....vc caiu do céu...muito obrigado, dicas de ouro, que Deus continue lhe abençoando..
Bem vindo ao canal e ao universo da Tornearia!
Maravilhoso "basicão"!!! Inúmeras informações valiosas aos iniciantes (como eu) e até para aqueles autodidatas mais avançados. Muito obrigado pelos esclarecimentos que estão me guiando na deliciosa arte da tornearia.
Obrigado!
A gente coloca na cabeça que precisa de muita coisa (e muita gente fica tentando convencer a gente disso), mas na verdade o necessário é pouco.
Bem vindo à Tornearia!
Parabéns !
Eu adoro as suas explicações .
Ótimo.
muito obrigado pela excelente aula. como sou iniciante e ainda não adquiri torno foi muuuito bom ouvir a sua explanação. foi perfeito era tudo que eu precisava.
Que bom que ajudou. Aproveite o canal!
valeu pelas dicas , e explicação; no final de conta só não trabalha quem não quer, porque não precisa de muita coisa. abraço e vc está de parabéns.
Obrigado.
Muito bom.... Aprendi bastante o senhor é muito Sábio.... obrigado por compartilhar seu conhecimento e tempo
Disponha!
Gostei, como semple suas dicas são muito úteis para quem tem interesse em aprimorar a aprendizagem no torno de madeira. Grato por estas dicas.
Eu que agradeço
Sempre gostei de trabalhos com madeira, como sou formado em mecânica construí meu próprio torno, para iniciar nesta área que acho muito interessante, fabriquei também algumas ferramentas, mais a melhor de todas é a que fiz com haste de amortecedor de veiculo, muito boa de corte e não perde o fio.
Hastes de amortecedor são muito usadas para ferramentas artesanais, e funcionam muito bem. O importante mesmo é tornear. :)
Gostei, Sr THOMÁS!
Muito obrigado!
Paz e Bem!.
Eu que agradeço
Boa noite Mestre.
Informações valiosíssimas!!!
Obrigado.
Disponha!
Olá boa noite caro Tomás , estou me aproximando deste universo fantástico das madeiras , com um trabalho de reflorestamento que temos feito em um pequeno sítio que adquirimos . E como hobby tenho feito algumas coisas na área da marcenaria, estou à procura também de material para construir um pequeno torno. De modo que seus vídeos tem sido de grande valia para os meus projetos, muito obrigado.
Legal saber do trabalho de reflorestamento, precisamos de mais verde! Que bom que os vídeos estão ajudando, aproveite o canal!
Vídeo é muito bom, o senhor é bem sincero o que é bastante agradável.
Obrigado. Acredito que só com todos tendo acesso à informação poderemos ter uma tornearia em madeira realmente bem desenvolvida no país.
Gostei de mais parabéns pelo trabalho biu Cândido moro em moreno pernambuco abraço
Valeu, obrigado.
Muito bons seus vídeos, você explica muito bem e mostra que sabe e não enrola
Essa é a intenção. Abraço!
Bom, recomendo para quem está iniciando e não tem nenhuma noção... gratidão Thomaz ...
Eu que agradeço, Sidnei
Nota 1000 muito bom você é o cara
Obrigado
Muito boa explicação para os iniciantes parabéns
Obrigado!
Muinto bom nota 1000 você é o cara
Obrigado
Dicas preciosas aqui Thomaz, muito obrigado e sucesso à você.
Obrigado!
muito bom o vídeo,alguns dizem que é preciso muita coisa para tornear,e você que é autoridade no assunto mostrou que não ,em especial se você sabe seu objetivo.meu torno é caseiro e minhas ferramentas são poucas e feitas por mim .e tenho conseguido me divertir muito e até feito alguns trabalho para amigos.
hehehehe, autoridade? Posso ter um pouco mais de vivência, mas não me considero autoridade. Como professor e pensando no desenvolvimento da atividade, não vejo sentido em guardar informação. :)
O importante mesmo é se divertir e seguir no seu tempo. A gente acaba juntando equipamento pra facilitar o trabalho mas o objetivo não é ter coisas, é fazer a peça.
Muito didático. Parabéns e obrigado.
Eu que agradeço
Obrigado pela excelente aula. Parabéns
Disponha!
Boa noite , obrigado pelas dicas dicas e parabéns.
Disponha!
Muito bom teu vídeo
É uma ótima aula
Gostei muito continua fazendo teus vídeos, obrigado
Um abraço
Obrigado Enio, uma abraço
Boa aula professor. Temos muito aprender com você. é o legado que deixamos parabéns .
Obrigado! Bons giros!
👏👏👏👏este vídeo é merecedor de aplausos muito bem explicado no grupo qual faço parte incluindo Dr Valcir e Dr Marcos seu amigo alguns integrantes acham que pra tornear tem que montar até um galpão este vídeo vou ter o prazer de compartilhar no grupo parabéns pelo vídeo grande abraço sucesso nos próximos
Obrigado Adalberto!
Muito boa explicação. Vc tem uma didática para iniciante e para profissionais 🙏👏👏👏👏
Muito obrigado, aproveite o canal!
Concordo plenamente. Além da vontade temos que desenvolver a criatividade e uma das formas é ver profissionais como vc fazendo suas peças. Obrigado. Aprendi bastante.
Uma das melhores formas de desenvolver nossas técnicas é vendo outros trabalhando. E conversar e trocar ideias é fundamental.
parabéns pelo vídeo, muito didático e esclarecedor, sou iniciante na tornearia e gostei serei um ouvinte, quando der de umas dicas de segmentados, obrigado
Bem vindo Sergio
Não sou muito chegado a segmentados, embora saiba como fazer e os ensine nas aulas.
Mas é algo que vou ter que dar um jeito de fazer!
Tomaz, mais uma vez, excelente aula.
Obrigado 😃
Muito bom o vídeo para os iniciantes. Bastante didático e explicativo!
Obrigado!
Parabéns estou pensando adquirir um torno e excelente dicas
Obrigado, aproveite o canal!
Show de bola. Conhecimento nunca é demais. Parabéns e muito obg.
Obrigado.
Explicações bem claras! Gostei. Tenho 2 dúvidas: 1- a máscara anti pó não precisa ser usada no processo de tornear, certo? É só para lixar. 2 - madeiras de madeireira são menores, mas é seguro tornear peças coladas, como segmentados? É um modo de fazê-las maior. Muito obrigado!
Oi Marcos!
Respondendo:
1 - em geral não é preciso usar a máscara de pó durante o torneamento, mas depende da condição e do tipo da madeira. Uma madeira irritante pode te afetar mesmo antes do lixamento, ou algum produto químico também pode te causar alguma reação. É sempre bom ficar atento e em dúvida, use a máscara.
2 - colar madeiras é seguro e muito comum, mas depende da finalidade da peça. Por exemplo: fazer uma tigela utilitária que vai levar alimentos e vai ser lavada não é indicado pois a água afeta a cola. Há até colas especiais para isso, mas são bem específicas.
No geral, com uma boa colagem, peças decorativas podem feitas tranquilamente. O importante é sempre checar o andamento pra ver se está tudo bem colado ou se algo está soltando.
Dicas preciosas, uma luz pra quem quer iniciar na arte. Realmente de início não se precisa tanta coisa assim, mas depois que o virus girandus te ataca ai já era... queremos catar todo toco que achamos e comprar cada ferramenta nova que é lançada.
Pois é!
Depois de fisgado, não tem jeito!
Show de bola sua explicação
Valeu obrigado
Gostei do comentário, de outras vez fale de lixa e lixamento da madeira.
Olá, tenho uma playlist que fala sobre acabamento e o lixamento é tópico de um dos vídeos:
th-cam.com/play/PLnflsKd1egjnaR47gIrmmDPmVXEvwQCoS.html
Parabéns pela bela aula para iniciantes e também veteranos que começaram na loucura por torno. Tmj Thomaz!!
Obrigado Valcir!
A gente sabe dos perrengues!
:)
Boa tarde tomaz gostei de sua explanação sobre torno e segurança ,adquiri um torno pequeno não tenho muitas opções de acessórios pra ele, foi uma pessoa que fez eu comprei vou começar treinando, vc da aula como manusear as ferramentas.
Abraços emilio carlos
São paulo
Oi Emilio
Veja aqui no canal, tem alguns vídeos na playlist FERRAMENTAS que falam sobre seus usos. Também recomendo assistir o ABC do Melhor Corte.
Boa prática!
@@MadeiraqueGira Tomaz vi que vc da curso de torno pena que é no Rio Petrópolis
Gostei muito, pois aprendi bastante!
Disponha!
Preciosas informações. Agradecemos por isso. Minha dúvida é sobre a máscara multi-filtros. Qual material utilizado para fazer o filtro auxiliar? Quanto ao tamanho e localização da oficina, você está 1000% correto. Para quem nunca viu, é inimaginável a quantidade de serragem grossa, fina e finíssima que produzimos. Terei que me mudar, pois meu torno está muito próximo da lavanderia. Obrigado e se cuide.
Quando comecei, o quartinho que usava ficava logo atrás da cozinha. Mesmo com porta fechada, ficava tudo coberto com pó. :)
Sobre o sobre-filtro, acho que é algodão prensado. Compro em lojas de ferragens.
@@MadeiraqueGira , Pensei naqueles filtros de papel, para café. Obrigado.
Excelente!
Obrigado!
Gostei estou aprendendo bastante
Que bom que está ajudando!
ótima exposição mestre
Obrigado
Oi. Estou assistindo seus vídeos... Estou gostando muito.
Parabéns pelos vídeos e por não esconder informações!!!
Ganhou mais um inscrito no canal.
Com relação às ferramentas que citou no vídeo (goivas e formões), tem algum(s) fabricante que recomenda? Quero iniciar nesta arte e pretendo começar a adquirir o que preciso.
Um abraço. 👍
Obrigado!
Quanto às ferramentas, você pode procurar as industriais da Manrod ou as de produção artesanal do Ramos Silva ou do mestre Josivan. De vez em quando aparecem outras no Mercado Livre e até mesmo importadas.
Muito boas dicas. Muito obrigado.
Disponha!
Muito bom bommm! Transmitiu com sabedoria as informações importantes pra quem está começando! Grande abraço Valeu!
Muito obrigado.
Aproveite o canal!
Muito boa explicação.
Obrigado
Muito bom, parabéns.
Obrigado
Muito bom ,Thomaz...comprei um torno pequeno marca Bull,de um amigo..
Nunca peguei num..começando do zero,Hobista...não sei se é um bom começo..esse torno Bull
Não conheço essa marca, mas com certeza é melhor que não ter um torno!
Vá com calma e divirta-se!
Vídeo espetacular! Uma aula!!!
Obrigado 😃
Parabéns, ótimo vídeo!!
Curioso que acho o torno um trabalho silêncioso e limpo comparado a outras atividades da marcenaria, aqui até motosserra entra na dança as vezes....
Talvez por isso que cada vez mais tem se tornado hoby por não incomoda os vizinhos.
Abraço.
Realmente comparado com outras máquinas de oficina, o torno é mais silencioso. Ainda assim, não uso à noite, por que tudo fica barulhento à noite!
gostei da explicação.
Que bom que gostou. Aproveite o canal.
Gostei
Que bom!
Excelente explicação, simples e objetiva, informou o necessário para aqueles que desconhecem e se interessam pela tornearia. A madeira citada "castanheiro" será a mesma que encontramos com facilidade no litoral do ES que chamamos de "castanheira"? E a madeira da árvore "fruta-pão", é recomendada a essa finalidade. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, Thomaz!
Não conheço a fruta-pão, mas nada impede de colocar no torno pra testar.
A castanheira tem algumas variedades, já torneei a "portuguesa" e a "indiana" e ficam muito bonitas.
Gostei de mais
Que bom!
Thomaz estou com vontade de comçar a produzir umas gamelas , farinheiras pilões e outros, gostaria de adiquirir o torno e as ferramentes indicada por voce - moro em goiania
A primeira coisa que você tem que decidir é o tamanho dos objetos que vai fazer, pela sua descrição, um torno com capacidade de uns 25 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento te atenderia.
Tem alguns modelos de tornos pequenos no mercado que tem essa capacidade. Minha recomendação é sempre por máquinas com barramento de ferro fundido, que são mais estáveis e geram menos vibração.
Procure uma boa loja de máquinas ou veja na internet em lojas como a Loja do Mecânico, a Kennedy Ferramentas, Dutra Maquinas, etc.
Muito bom mesmo esse vídeo. parabéns. Se eu for utilizar um disco de lixa no torno, qual lixa seria indicada para manter o fio das goivas?
O disco de lixa que tenho aqui usa uma lixa 180, dessas de parede. Funciona bem.
Thomaz, pra iniciantes vc recomendaria um torno novo da Marnrod ou um antigo de ferro fundido tipo Invicta, Acerbi ? Um Manrod pra peças de até 50cm está uns 3mil. Eu encontrei Invicta restaurado para peças de até 1m pelo mesmo preço e com motor mais forte.
Pretendo comprar um torno em breve e pretendo ir realizar aulas e aprender esta arte aí em Petrópolis com vc.😀👍
O tamanho do torno depende do que você pretende executar. Se você pretende fazer peças maiores, o mais indicado é o torno maior. Mas vale também levar em consideração que os tornos mais antigos tem menos acessórios e menos funcionalidades que os tornos mais novos. Controle de velocidade é um diferencial que deve ser levado em consideração.
@@MadeiraqueGira Thomaz obrigado pelas explicações! Qual seria um modelo de torno que indicaria para iniciantes? Pra ser o primeiro torno. Abraço! 👍
@@jota6453 Esse tipo de indicação é complicada porque dependo do quanto você está disposto a pagar.
Se fosse EU, iria para um Manrod 1218 ou similar. É um torno pequeno mas é robusto, tem uma grande quantidade de acessórios, o barramento pode ser aumentado, e tem controle de velocidade.
Boa noite professor parabéns pelo vídeo, qual a melhor madeira para tornear obrigado
Obrigado!
Toda madeira serve para ser torneada, a questão é que algumas são mais adequadas pra esse ou aquele tipo de objeto. Falo mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html
Olá Thomas, parabéns pela sua habilidade e didática bastante esclarecedora, gostaria de saber se eu tornear aro pra pandeiro sem emendas, com madeira de baixa densidade,daria certo?
Oi Nilson,
A questão do pandeiro é que tem forças envolvidas ali que não sei se a utilização de um aro de madeira torneada aguentaria.
Para fazer um aro inteiro, você teria que ter um tronco de madeira com diâmetro grande e fazer como se fosse uma pulseira, escavando por dentro até a espessura de parede desejada e cortando por fora. Assim a fibra estaria na posição correta teria algum tipo de resistência para aguentar a colocação das peças de fixação, a tensão da pele do pandeiro e a força e choque das batidas. Mas acho que acabaria ficando grosso e pesado.
Se tornear o aro a partir de uma tábua, com a fibra ficando de lado, a resistência da madeira vai diminuir muito e pode quebrar com maior facilidade.
Só testando mesmo pra ver como ficaria, mas acho que se a produção fosse viável estrutural e economicamente, já seria uma opção comercial.
Ola Thomas, obrigado por sua resposta e atenção,fatiei alguns troncos em pranchas,e deixei secando já com medida aproximada, sou marceneiro a muito tempo será uma nova experiência, tentarei e te falo sobre a experiência obrigado
Muito obrigado, pelas dicas. Quero trabalhar fabricando gamelas ou tigelas, e peças de no máximo 70 centímetros. O Sr tem algum torno para indicar? Desde já agradeço.
Para esse tamanho, tem que ser um torno de maior porte. Entre os usados, procure Invicta ou Baldan, talvez Acerbi. Se for comprar novo, apenas a Manrod tem para chegar nessa medida.
Ola amigo pode mim passar onde vc comprou essas goivas
Tenho de vários fabricantes, nacionais e importadas. Aqui no Brasil, procure as da Manrod, do Ramos Silva, Rosivan Costa ou as do Picapau Goivas.
Professor, onde compro um kit de formões pra iniciar no torno?
Lojas de máquinas e ferramentas online tem as ferramentas da Manrod. Busque também informações sobre o Ramos Silva e o Rosivan Costa na internet.
Boa noite thomaz . Eu preciso comprar uma flange. Me de uma idéia . .
Oi Valter.
Muito genérica sua pergunta.
O que você quer dizer com flange?
Vai colocar direto no eixo? Vai usar em uma placa?
Que tipo de trabalho vai fazer?
Muito bom o video...quais madeiras sao melhores pra tornear?......estou na regiao do ABC paulista
Olá Alfredo. Eu estou na região serrana do RJ e não sei dizer o que é mais fácil de encontrar aí, seja serrada ou bruta.
Sobre madeiras, sou suspeito pra falar, já que acredito que todas as madeiras podem ser torneadas e a distinção da propriedade da madeira é que vai indicar seu uso para este ou aquele projeto.
Você pode ver o vídeo que fiz sobre esse assunto em th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html
Um abraço!
Boa tarde Thomaz. Quanto tempo demora pra secar pal ferro
A literatura diz que madeiras recém cortadas secam, em média, em processo natural, de 2,5 a 3 cm por ano.
Isso quer dizer que um pedaço de madeira com 6 cm de diâmetro pode levar 1 ano para secar.
Mas há diversos processos de aceleração da secagem, incluindo espaços abrigados e ventilados, estufas, fornos, etc.
Amigo.....e quando ha desalinhamento na horizontal????
Qualquer desalinhamento é prejudicial e causa o mesmo tipo de deformação na peça. O ideal é corrigir qualquer desalinhamento no torno.
Fiz um torno e fui aumentando o tamanho. Hoje estou com um com o eixo de 3/4" rosca grossa. Pretendo adquirir uma placa da manrod,mas já vi que tenho que fazer uma adaptação para placa. Isso tudo é complicado.
Placas centralizadoras são muito práticas e valem o investimento, apesar da complicação.
Ótimas explicações Parabéns; onde consigo adquirir uma goiva de desbaste igual essa que vc apresentou no vídeo? Obrigado!
A Manrod vende ferramentas em conjuntos através de boas lojas online e físicas. Não sei se eles vende a goiva de desbaste separado.
Você também pode conseguir ferramentas variadas, isoladas ou em conjunto - inclusive goivas de desbaste, de produtores artesanais como o Ramos Silva, o Pica-pau Goivas ou o Rosivan. Todos são acessíveis via Facebook individualmente ou pelo grupo Tornear Madeiras Uma Paixão - facebook.com/groups/PicaPauGoivas/
Pergunta de cunho prático: Em julho de 2020, qual seria o valor de investimento mínimo para a aquisição desse “kit básico” de tornearia em madeira?
Vai depender do torno. O preço de um torno novo pode variar de R$ 900 a R$ 15.000.
Mas sugerindo um torno pequeno de boa marca, entre R$ 2.500 a 3.000.
Um conjunto de 6 ferramentas, cerca de R$ 800.
EPI de R$ 50 a 100 tudo.
Total, de R$ 3.400 a 3.900.
Sem contar a madeira, que pode ser conseguida de graça .
Olha eu aí assistindo mais uma vez!!! 😀
Thomaz, qual o tamanho do jogo de polias que vc indicaria para ter uma boa combinação de velocidades?
Parabéns mais uma vez, e obrigado. 👍
Conjuntos de 3 ou 4 polias são bem comuns em tornos. Dependendo da distância entre o motor e o mancal e do tipo da correia, é possível fazer o cruzamento dos canais e ter mais velocidades à disposição.
Quais madeira mais se pode usar ?
Ia indicar o vídeo sobre madeiras, mas você já assistiu!
Bem vindo ao canal.
Tomaz, sobre ferramentas, a espessura do formao interfere no seu desempenho? Por ex. Lâminas de 10 a 12 mm.
O desempenho de uma ferramenta não depende de seu tamanho.
O uso, no entanto, é afetado.
Não se consegue usar ferramentas muito grandes em objetos pequenos. O tamanho atrapalha e é necessário usar ferramentas menores.
Geralmente ferramentas grandes assim são usadas para trabalho inicial de desbaste e forma básica, ou cortes muito distantes do ponto de apoio, onde a ponta fica muito saliente e a ferramenta balança muito. Nesse caso, além da espessura, o comprimento da ferramenta também e grande, para que se possa ter a alavanca necessária para firmar a ferramenta.
É por isso que me increvi no seu canal e passei a te seguir. Suas respostas são completas e muito bem esclarecidas. Muito obrigado.
@@Jose-Cesar Disponha!
Boa noite. Obrigado pelo vídeo. Pode falar mais do seu torno? Grato
Meu torno é inglês, da marca Record Power. É um modelo pequeno, de entrada, e não é mais fabricado. Foi comprado em 2004, de segunda mão, enquanto eu morava na Inglaterra. Trouxe para o Brasil quando voltei para cá. Motor 1/3hp, silencioso, 4 velocidades por polia e correia, cabeçote giratório para trabalhos fora do barramento. Sua única desvantagem é que tem pouca altura, permite apenas 22cm sobre o barramento.
@@MadeiraqueGira que legal. Muito legal pela informação. Nunca tinha visto nenhum vídeo com esse torno. Obrigado pela atenção. Abraço
Em quanto mil vale um tornos bom conpretos com todas as pesa em
Dependendo do tamanho, capacidade e potência que você precisa, os tornos novos podem custar de R$ 2.000,00 a R$ 20.000,00. Baixar o custo com a compra de tornos usados em boas condições é viável, mas elas são bem concorridas.
Qual a marca desse torno e onde comprar ?
Meu torno é inglês, importado, não é mais fabricado ou comercializado.
O canal tem grupo de whatsaap?
Não temos canal no whatsapp. Mas você pode me contatar diretamente por email ou whatsapp em caso de dúvidas.
Em um jogo de facas de tornos sai no valor de quantos reais
Conjuntos de ferramentas podem custar de R$ 800,00 a R$ 1200,00, dependendo do fabricante. Aqui no Brasil são poucos os fabricantes, sendo alguns artesanais.
E meu motor só tem uma velocidade. É ruim porque quando vou começar a peça está desigual e haja paciência e muito cuidado.
Você pode resolver isso colocando polias escalonadas invertidas no eixo do motor e no eixo do cabeçote. Assim você consegue uma relação de velocidades mais baixas que vão te ajudar. É um processo simples e barato que vale a pena fazer.
Eu fiz um torno a pedal para começar. Só que não é toda madeira que é boa.
Toro a pedal é bacana, já vi várias demonstrações e acho incrível.
Sobre madeiras, minha opinião é que madeiras diferentes servem para coisas diferentes e toda madeira pode ser torneada. Já viu meu vídeo sobre o assunto?
th-cam.com/video/BVjOG5ejTDU/w-d-xo.html
@@MadeiraqueGira já vi sim, e concordo plenamente que toda madeira pode ser torneada. O negócio é que no torno a pedal dependendo do diâmetro da peça a forma de tornear é diferente porque perde o giro e o torque no eixo árvore muito rápido. Aí tem uma dificuldade maior. Já se a madeira for muito dura aí é a demora mesmo, peças que demoraria 1 hora para fazer, demora 3. Eu mesmo evito ao maximo madeiras duras. Mas tenho tentado prosseguir.
@@Matheus.S.O Entendo. Cada trabalho e cada madeira tem suas limitações. Admiro muito quem trabalha com tornos a pedal justamente por esse controle e pelo que consegue produzir com "menos recursos" comparado a um torno elétrico.