Seja bem vindo a websérie Faces de Cuba. Uma viagem do romantismo as contradições. Durante quase um mês vamos viajar de ponta a ponta em um dos últimos países socialistas do mundo e talvez o mais polêmico de toda América Latina. Assista todos os episódios da websérie no link abaixo:th-cam.com/video/OaqUL61vInA/w-d-xo.html
Países con gobiernos socialistas en el mundo hay muchos, pero hay que diferenciar el socialismo europeo del socialcomunismo de Cuba, Nicaragua o Venezuela. Cuba es una cárcel casi perfecta; Cuba y Alcatraz son lo mismo, con la diferencia de que a una pudieron cerrarla. Los dirigentes de la dictadura cubana hoy carecen de la capacidad y de la apertura mental para salir del sistema arcaico al que sometieron a toda la población, y sienten que tienen el derecho a hacer lo que hacen por ser "dueños o propietarios de la revolución". Durante 64 años han trabajado para adoctrinar y "educar" el cerebro de los cubanos y eso tendrá secuelas durante mucho tiempo mas, mientras tanto seguirá la pobreza, el hambre, el atraso generalizado y las muertes por carencias o por tratar de escapar.
@@obritosou Uso o TH-cam para ver muito conteúdo cubano (é algo que me dói e me entristece) ou sobre vários temas, mas não posto nada. Com o Instagram faço o mesmo; Eu gosto de ver as coisas que são postadas e comentá-las, mas não postar.
@@obritosou Normalmente não assisto vídeos que não sejam em espanhol, mas sou assinante do Alejandro do "Literamente cubano" e ele nos recomendou o vídeo do @VidadeMochila e gostei da reportagem que fizeram sobre ele. O tradutor facilita tudo para nós 😄😄
Te dou vários exemplos, quantos você quer? Um sociólogo, um historiador, um pesquisado, um cientista social. Para 10 pessoas na avenida paulista e você vai ouvir 10 versões diferentes do Brasil. Sinceramente, as vezes eu até espero mais racionalidade de liberais, mas cada vez mais difícil.
@@idealizetube Concordo, cada um terá uma versão, mas são todas pessoas que vivem no lugar,certo? Eu nunca vivi fora do país,logo,não tenho condições de descrever como seria. Enfim, não entendi muito bem seu comentário,principalmente a parte cobrando racionalidade dos liberais....rsrs...desculpe a minha ignorância.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@andrefreitas6707 André, o que eu quis dizer é que o Alejandro é UM cubano que teve UMA experiência de vida. Não serve para reduzir o todo, especialmente se não é das qualidades dele realizar análise social. Por exemplo, no vídeo ele gagueja e diz que não existem políticas públicas de moradia em Cuba. Isso é mentira. Eu não sei se ele não sabe, se está mal informado, ou se preferiu mentir. E tem outros exemplos no vídeo de coisas que o Alejandro diz, mas que não se sustenta perante uma simples análise de dados oficiais de OMS, FAO, etc.
E a gente não precisa ficar mostrando pessoas com dificuldade financeira, ficar gritando palavras de ordem, fazendo chamadas apelativas pra tentar criar conteúdo para pessoas que só querem gritar seu ódio pelos 4 ventos.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Como assim ninguém é preso? As prisões estão cheias de cubanos que, minimamente, crítica o regime, inclusive vários youtubers. Mas a cegueira ideológica não deixa algumas pessoas enxergarem o óbvio.
Parabéns a vocês dois. Cada episódio melhor que o outro. Muito bom mesmo. Pela primeira vez fico na espera por vídeos novos no TH-cam. Essa entrevista foi incrível. Mostrar uma Cuba não idealizada nem terrível. Mas uma Cuba feita de pessoas reais, que vivem e amam sua terra. Além claro do choque cultural das novas gerações com a atual Cuba. Incrível. Parabéns mais uma vez.
Estava aguardando esse vídeo, sigo o @literalmente Cubano há um tempo, é isso que os viajantes/turistas a Cuba devem fazer, conversar com um local, passar um tempo com eles. Mas assisti o vídeo com o coração na mão, temo por Alejandro, já que silenciaram uma colega de dele, @hildina, uma das primeiras yotubers Cubanos que comecei a seguir. E é como ele disse, se há coisas que os Cubanos não entendem, imagina nós, porque eu ainda não consigo digerir essa ditadura em pleno século 21, Cuba aguça a curiosidade, sou encantada com a arquitetura e com o povo Cubano, a resiliência é algo constante na vida deles. Parabéns 👏👏 por mostrar aos seus seguidores esse TH-camr incrível, que interage com seus seguidores ❤️
Exatamente. O caso da Hildina me deixa assustada demais, ficamos sem saber o que de fato fizeram com ela, o bebê e o marido, além de tomarem todos os equipamentos de trabalho no TH-cam. Espero que de alguma forma ela esteja bem com a família, mas confesso que não sinto isso, eles (governantes) foram carrascos demais com ela, simplesmente por nos mostrar verdades.🌺
Graças a Deus ❤ Acabei de assistir o vídeo novo do canal e ela continua na mesma pegada, ela é uma baita guerreira. Que Deus abençoe estes cubanos que vem à público mostrando a realidade deste regime nefasto. 🌺
A gente tava meio tenso também. Nós conversamos bastante e ele viu toda a entrevista antes de subir, pra aprovar e tal. Mas no canal dele, ele pega beeem mais pesado do que nessa entrevista.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@adonaisales1 Pode ter certeza de que não chega ao conhecimento da autoridades. No vídeo o cubano deixa claro que podem bater à sua porta a qualquer hora. Quanto a ser ditadura, sim é uma ditadura. Não existe pluralidade, não existe outra forma de política.
@@FernandoOC1984 Não imagina, vc procura Cuba no youtube e a primeira coisa que aparece é vídeo de Cubano com centenas de milhares de inscritos falando mal do país, do governo, mostrando as piores partes de lá... Mt difícil achar, realmente n tem como o governo saber
Valeu por todo esse trampo e conteúdo! De fato, é uma realidade complexa e cheia de contradições. E é nítido que existem muitas narrativas dentro e fora de Cuba sobre sua realidade. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, sobre como falar dessas contradições sem mencionar uma vez sequer o criminoso bloqueio econômico dos EUA a ilha. A narrativa pareceu se limitar a analisar os problemas de Cuba somente a partir de Cuba, sem fazer relações claras com outros agentes nesse processo. Talvez não tenha sido a intenção e não tenha sido suficiente um vídeo pra abordar tanta complexidade. Mas isso me trouxe uma inquietação. Achei interessante ele pegar China como exemplo. E nesse sentido, de pensar as possibilidades, queria muito entender melhor quais são as possibilidades de atuação dentro dos Conselhos Populares, onde a juventude e a população poderia debater esses problemas da ilha e propor mudanças. Seria perfeito se tiverem conseguido captar alguma coisa sobre isso hehe De qualquer forma, preciso ir pra Cuba hehe Vou agora assistir o canal do rapaz, para entender melhor sua visão de Cuba.
Fala Thiago. Essa é uma websérie com mais de 20 episódios, eles funcionam juntos, só um episódio solto não vai contemplar todas as complexidades do país. No caso dessa entrevista o objetivo é ver como a pessoa se sente por lá. O valor humano, a sensação e os sonhos vão muito além de geo política. Todo cubano sabe do bloqueio, eles escutam sobre isso TODOS OS DIAS em todas as comunicações do governo desde 1962. Eu que estou só estudando Cuba há uns 3 meses ja não aguento mais ver a voz do Diaz Canel falando do bloqueio todo dia. Uma realidade é fato, o bloqueio não vai cair, o povo ja sabe. Só usar ele como argumento pra todos os problemas não adianta, mesmo que o impacto seja gigante.
Eles poderiam fazer comércio com Rússia, China e outros países que não ligam para o regime. Como o cubano disse, se você nivela todos por igual, vc tira a opção do cara estudar, se especializar e isso poderia ser melhor utilizado no desenvolvimento do país. Mas infelizmente tiraram essa opção há muitos anos e isso se reflete hoje.
@@marconeadriano6085Que embargo? O que os EUA fariam contra Rússia, China e Coréia do Norte? Lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.16 de jul. de 2021 - Fonte : artigo da BBC (viés esquerdalha). Tem que comprar e cumprir os acordos comerciais.
Caramba , que delícia ver os vídeos de vocês , sensacional, já me inscrevi no canal , que competência, leveza e sinceridade, me apaixonei pelo trabalho de vocês , acabei de voltar de Cuba , vou voltar só para viver um pouco a experiência como vocês viveram , parabeeeeeens 😮
São contradições,faz parte do ser humano querer melhorar, evoluir.Muito triste o depoimento,um quê melancólico de quem quer sorrir mas assim fica difícil.Que um dia haja mudanças verdadeiras á favor de todos.excelente visão do cotidiano.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Compartilho dos ideais socialistas mas sabemos que na prática as coisas são bem mais complexas em cada contexto, país e época, e é muito bom ouvir relatos de quem de fato vive imerso, tentar compreender os vários lados. Não sei como esse canal ainda não tem milhões de inscritos, a qualidade do conteúdo sobre viagem é muito mais alta do que vários que vejo bombando por aí. Sucesso e sigo viajando com vocês!
Na minha humilde opinião Cuba foi socialista na época da união soviética. Hoje em dia é uma experiência que tem aspectos socialistas, mas ja teve que fazer MUITAS reformas pra se manter como uma experiência única da ilha. A exemplo da abertura pro turismo, abertura pra pequenos negócios, o fim das cooperativas onde todos de fato tomavam decisões. É um tipo um sistema que se desorganizou bastante pra tentar sobreviver e na minha opinião também passou por momentos de ma gestão. Fico feliz de poder mostrar um pouco do que eu aprendo pra vcs. Amanhã tem mais um episódio as 18h 🇨🇺 Obrigado pelo retorno!
Achei muito pertinente ele falar da forma que vendem cuba para o mundo, e se, pararmos pra pensar, no Brasil ocorre o mesmo, vendem o Rio de Janeiro, o Litoral brasileiro, as belezas do Pantanal, mas ninguém quer ver a realidade (da maioria) dos brasileiros.
A história entre Cuba e os Estados Unidos tem sido marcada por conflitos e tensões desde a Revolução Cubana em 1959. O embargo econômico imposto pelos EUA à ilha caribenha há mais de seis décadas tem afetado profundamente a economia e a vida dos cubanos. Mesmo diante de tantos obstáculos, Cuba tem resistido e sobrevivido a esse embargo. Ainda assim, é impossível negar o impacto que o bloqueio econômico tem sobre o país e sua população. A falta de acesso a medicamentos, alimentos e bens de primeira necessidade é uma realidade que afeta a todos, independentemente da sua posição política. É uma situação que nos faz refletir sobre os efeitos da guerra silenciosa, na qual um país pequeno é afetado pelas decisões de um gigante. Não haja um conflito armado aberto entre Cuba e os EUA, o embargo tem um impacto tão grande quanto uma guerra convencional. A história de resistência cubana nos mostra que a luta pela soberania e pela dignidade não pode ser vencida apenas pela força econômica. A resistência popular e a solidariedade internacional são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e livre. Em um mundo cada vez mais globalizado, é importante lembrar que as relações entre os países não podem ser baseadas apenas no poder econômico ou militar. Devemos valorizar a cooperação e a solidariedade, e trabalhar para superar as diferenças e construir um mundo mais justo e equitativo. O embargo econômico a Cuba é uma triste realidade que precisa ser superada. É hora de reconhecer o valor da soberania e da autodeterminação dos povos, e trabalhar para construir um mundo em que as diferenças políticas e ideológicas não sejam justificativa para a exclusão e a violência.
O 'embargo americano' não proíbe que os Estados Unidos comercializem 'medicamentos, alimentos e bens de primeira necessidade' como você diz. Além disso, Cuba pode (e faz) negócios com diversos outros países do mundo, não precisam depender dos USA. Basta produzir algo que os outros países queiram comprar. www.bbc.com/portuguese/internacional-57862474
@@marcelopizani Na prática não é tão simples assim. Os negócios que Cuba faz ainda são muito limitados. Algumas coisas com a China, Espanha. Isso realmente prejudica bastante. Mas na minha humilde opinião, Cuba vive com isso desde 1962, então a essa altura ja teria que dar encontrado uma maneira de contornar isso e não usar como desculpa pra tudo. São 11 milhões de habitantes, as vezes fazer um negocio com a China pra se industrializar e produzir coisas para se sustentar, etc.
@@VidadeMochila Obrigado pela atenção em me responder. Os negócios que Cuba faz são limitados porque não produzem nada de muito relevante, não é? Só ver a lista do que Cuba exporta, são produtos de baixo valor agregado (açúcar, níquel, minério de ferro, calçados, café, rum e tabaco). É quase apenas um fornecedor de matérias primas (como o Brasil está virando ultimamente). Cuba não produz foguetes, automóveis, aviões, máquinas industriais, chips, nada que renda muita grana. E pior, não estimula que empresas estrangeiras produzam ali. China só se tornou uma potência econômica porque entendeu a importância do mercado. É um país com governo dito comunista, mas com economia cada vez mais capitalista. Tinha a imagem que o governo cubano fornecia moradias à população, como você perguntou ao entrevistado. Vimos que nem isso é verdade. Tenho grande simpatia pelo povo cubano, são simpáticos, acolhedores, muito queridos, mas vivem sob uma ditadura que não lhes permite nem falar livremente o que pensam. A fala do entrevistado que até cubanos que emigram falam baixinho quando querem criticar algo é muito reveladora.
@@marcelopizani Sim, não estou defendendo o governo não, mas também não da pra viajar e falar de industrias de foguetes ou coisas do tipo. Cuba é uma pequena ilha do Caribe, do tamanho de Pernambuco. Se Cuba fosse capitalista, e nunca tivesse Revolução, provavelmente ela seria como Puerto Rico, Haiti ou Republica Dominicana, que também são economias fracas e tem muito mais gente passando dificuldades ou com uma desigualdade sinistra do que em Cuba, a diferença é que Cuba tem um sistema "socialista", então todo mundo gosta de apontar o dedo. São muitos anos de propaganda norte americana, os caras são bons nisso. Eu sou formado em comunicação e trabalhei 8 anos com comunicação antes de virar mochileiro, as estratégias são boas e executadas. Quando a gente ve o desastre que é o Haiti, ninguém fica falando " Ta vendo o que capitalismo faz?" Então é só uma questão de bom senso e entender o histórico por trás. Colonização, extermínio indígena, ocupação norte americana. Os problemas e as dependências vem muito antes que a revolução.
Esta piramide invertida, não me parece muito diferente aqui do Brasil. Hj vemos influenciadores digitais fazendo dancinhas e produzindo conteúdos muitas vezes sem qualidade que ganham muito mais que médicos, sem as vezes terem concluído o ensino médio.
Sou um ex militante de uma organização comunista (mas continuo carregando os ideais socialistas) e estou adorando os vídeos sobre Cuba. Estão abordando os temas com honestidade e sinceridade. Ganharam mais um inscrito e admirador do trampo de vcs.
Valeu demais Denis. As vezes eu preciso de uns retornos assim, porque oq eu recebo de mensagem de fanáticos sem senso crítico chega a ser vergonhoso. Mas seguimos tentando entender os dois lados da moeda e sem pregar certezas as quais nunca teremos acesso de fato. Tamo junto!
@@VidadeMochila não sei se vcs ainda estão em cuba, mas gostaria muito que vcs perguntassem a visão deles dos países considerados capitalistas. Queria saber se é uma visão aromatizada ou eles tem noção que também é um sistema cheio de falhas. E uma coisa q tenho curiosidade, vcs chegaram a ver pessoas em situação de rua ai? Forte abraço nos dois
@@denissouza6594 Os cubanos tem contato com outros paises capitalistas. A maioria tem parentes espalhados fora de Cuba, tem internet, vem filmes como Tropa de Elite e por ai vai. Eles sabem que se sair vao pra um sistema cheio de falhas também. Mas ainda sim querem o direito de se arriscar, Não é atoa que muitos deles vendem uma casa propria pra viver em albergues ou alugueis fora do país. Sobre moradores de rua, em 2016 quando fui a primeira vez não lembro de ter visto nenhum. Mas agora em 2023 vi alguns. Nada alarmante como no Brasil. Mas na minha humilde opinião, hoje em dia se ve muitas classes sociais, muita gente esbanjando luxo e muita gente carente, com dificuldade de fazer coisas basicas como se alimentar.
Triste é ver brasileiros que nunca pisaram em Cuba, romantizando a situação e tentando colocar a culpa de tudo no embargo americano, quando nem os próprios cubanos fazem, eles sempre dizem que os embargos não são a origem de todos os problemas do país. A maiorias dos cubamos alegam que os problemas são estruturais e muito antigos que se arrastam por gerações, derivam de um sistema que não funciona mais, sistema atrasado e debilitado. Triste ver pessoas apaixonadas por essa ideologia, parecem que enxergam uma Cuba que só existe em seus sonhos, diminuem o sofrimento de um povo inteiro, acham que sabem mais de Cuba que os próprios cubanos. Estão mais preocupados em manter uma Cuba magica dos seus imaginários que se compadecer com o sofrimento dos cubanos. É muito difícil para essas pessoas admitir que a ideologia que tanto amam não deu certo em Cuba. Como o youtuber do vídeo mesmo fala, eles podem ter tido a melhor das intenções, mas não funciona, não deu certo, precisa de mudanças urgentes, as pessoas estão sofrendo.
Estados Unidos e Cuba são muito bons em propaganda. Não é atoa que existem tantos livros, filmes, series enaltecendo ou demonizando ambos os lados. Não precisa ser PDH pra saber que os EUA são imperialistas e adoram ocupar, colonizar e guerrear pra se manter como uma nação poderosa e rica, mas isso não quer dizer que o governo cubano é o império do amor ne? No final de tudo, todos os aspectos geopolíticos criaram uma nação que tem que nascer, crescer e morrer pensando em ideologia. É brabo.
Pablo Pinheiro é exatamente assim, vc está certíssimo, coitado do embargo que leva a culpa de tudo, mas não é bem assim que a banda toca, perfeita a sua visão 👏
@@VidadeMochila a diferença é que milhares de Cubanos arriscam suas vidas indo pros EUA e lá muitos conseguem trabalho digno e mandam dinheiro para suas famílias em Cuba. Mas nunca ouvi falar de um americano que fugiu dos EUA pra Cuba para poder ter uma vida melhor e ajudar seus familiares
@@WillianMattos Isso não rola mesmo, mas uma realidade hoje em dia , é que tem muitos Estadunidenses comprando casas em Cuba pra viver aposentados por lá. Ganhando $$ dos EUA, mas vivendo uma vida mais “tranquila” em Cuba. Assim como qualquer pais latino americano, Cuba é bom pra quem tem dinheiro.
Tivesse o Japão sofrido bloqueio econômico por uma potência imperialista durante décadas, seria uma nação altamente desenvolvida com é hoje? Pensem nisso...
Valeu demais < >! Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
To curtindo os vídeos, o foda é a galera que vai pegar a vivência desse cara e generalizar pra todos os outros cubanos da ilha. É fato q existem problemas em cuba devido a erros do governo cubano, mas nao podemos esquecer nunca do embargo, uma ilha do tamanho d pernambuco q desde a revolucao sofre c bloqueio, e hoje em dia nem a urss tem pra ajudar, o país vai ladeira abaixo mesmo. Longe dizer q é as mil maravilhas, Mas é bom comparar com os outros países da america central ne?
Essa é uma websérie de 20 episódios. Tem outras entrevistas que vem por ai, tenho outras duas pessoas que são a favor do sistema, falam sobre os problemas de Cuba, mas não tem vontade de sair de lá. Sabe uma coisa em comum entre elas? Elas também não falam sobre embargo. Sabe porque? Na minha humilde opinião, o embargo não é um problema novo. É bem velho, desde 1962. Então no dia a dia dos cubanos não faz mais diferença porque ele é a rotina. Do mesmo jeito que que o brasileiro tem que conviver com violência todos os dias, os cubanos tem que conviver com o embargo. Nem mesmo o governo cubano parece lutar com unhas de dentes pra fazer o embargo cair. Você não vê o Miguel Diz indo na ONU, dando role pra falar sobre o embargo, ele praticamente só usa como uma "desculpa" quando não tem uma resposta ou estratégia pra resolver problema pontuais como a crise de gasolina que está acontecendo agora. Será que depender da Venezuela é realmente a melhor saída? Cuba quando teve dinheiro da União Soviética não criou sistemas pra se manter autosuficiente, fabricas, plantações diversificadas. Mesmo quando tinha dinheiro ficou investindo no exército, guerras em Moçambique, guerrilhas na Bolívia. Então o problema é muito além de bloqueio, os próprios cubanos reconhecem isso. Só a galera do Brasil que fica imaginando que o grande problema de Cuba é o bloqueio.
@@VidadeMochila a ilha d cuba nunca vai conseguir ser autossuficiente, como nenhum país no mundo. Primeiro que ela é uma ilha, dificilmente se consegue todos os recursos primarios necessarios para producao de todos os bens d consumos que há na terra, e, com embargo ela fica impossibilitada d comercializar e ter acesso a algumas coisas essenciais. Voce tem razao em dizer q o foco do governo poderia ser desenvolver melhor a capacidade produtiva da ilha ao invés de financiar guerrilha em angola, mas não da p desconsiderar po. Entendo q as vezes serve de espantalho mesmo, mas claramente afeta a economia de cuba. E o mundo todo quer acabar c esse bloqueio, menos o tio sam kk. Mas é isso, to gostando dos vídeos, ansioso pelos proximos!!
@@lucamsauer868 mas Cuba já sabia do seu bloqueio desde 1962. Ele não mudou, é o mesmo. Naquela época que tinha $$$ e tinha condições de financiar exército, guerras na África, e promover todas as mudanças sociais, se acomodou nas costas da União Soviética. Que soberania é essa que depende de outros países? Se vc já sabe que tá bloqueado, não seria melhor fazer um plano pra contornar isso? Eu To longe de ser capitalista, acho um sistema que vai explodir daqui uns anos. Mas não importa qual é o sistema ou a ideologia, se tem uma parada que derrubou Cuba, foi a má gestão. Nesse ponto eu não encontrei nenhum cubano que me dissesse algo contrário a isso.
Acompanho o canal e gosto do canal, mas a verdade é que o criador se acha isento mas é claramente de direita e só vê com os olhos de um direitista, e as pessoas de direita sempre acham que não tem lado mas estão aí reproduzindo as mesmas coisas
Valeu demais ! Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
Esses países são muito caros pra viajar. Além disso tem a questão da colonização inglesa, holandesa e francesa o que me broxa um pouco. O mesmo acontece com Belize e Jamaica. Esses lugares são mais acostumados a receber gente com mais grana pra fazer turismo. No caso da Guiana francesa ainda tem o visto que é mais chato de conseguir. Tenho vontade de ir, mas eu preciso ter mais $$ pra viajar la.
Valeu demais Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
Excelente entrevista!! Estive em cuba em fevereiro e foi uma viagem transformadora!! Senti falta, no entanto, de saber o q o youtuber entrevistado pensa sobre o bloqueio econômico, se é um dos grandes entraves ao desenvolvimento da ilha.
Que embargo? O próprio EUA é o maior exportador de frango para Cuba. Tem que importar e pagar. O Brasil acabou de tomar calote que o povo tá pagando. Lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.16 de jul. de 2021 - fonte BBC. Basta procurar na rede.
Fiquei 20 dias em Cuba (Havana, Varadero, Matanzas) em novembro de 2023 e voltei mudado para o Brasil. Fui admirador da revolução cubana, de fidel castro, mas o que vi em Cuba foi decepcionante. Posso dizer que conheci bem Havana, não só a parte turística, mas, também, os bairros menos turísticos, como Centro Habana, Víbora, Bairro Chino, Cayo Hueso, Vedado. Nunca andei tanto na minha vida como em Havana. A cidade está em ruínas. Prédios e casas com risco de desabamento, tornando perigosíssimo andar pelas calçadaa esburacadas e em péssimo estado, com buracos de poços de visita sem tampas. À noite é uma escuridão pelas ruas, por falta de energia. Montanhas de lixo acumuladas nas esquinas, pois não há coleta diária ou semanal. A coleta não tem dia nem hora para ocorrer. Muitas vezes o lixo fica acumulado mais de 15 dias ou até mais. Impossível comer algo nas mesas sem a presenca de moscas incomodando. Falta comida, remédios, combustível, produtos de higiene. O cubano apenas sobrevive pensando no que irá comer no café da manhã, almoço e janta do dia seguinte. O tal embargo que o governo usa como desculpa é uma tremenda farsa, eu pude constatar. Hotéis de luxo sendo construídos em Miramar (parte mais rica de Havana), onde há muitas embaixadas e mansões. Carros de luxo, importados, nas mãos de generais, coronéis, ministros e dirigentes do partido comunista de cuba, que estão com suas caras coradas, nutridos, com as barrigas salientes e as geladeiras cheias. Enquanto isso, a população esquálida, desnutrida, vagando como zumbis na busca diária por um pão e um picadillo da tal libreta, mofando horas em filas. Uma ditadura descarada, pois há tepressão política e informantes por toda a parte, além de milhares de presos políticos condenados a penas de 15 ou 20 anos de cadeia por apenas protestarem por melhores condições de vida. Havia muito mais coisas a acrescentar, mas o meu depoimento já está um pouco comprido. Desculpem-me o desabafo. De um ex- defensor da revolução cubana, que, para mim, se transformou em outra ditadura, certamente pior do que a de fulgêncio batista. Não acredito em mais ninguém, em mais nenhuma ideologia. O ser humano só está em busca de poder pessoal para si e para seus familiares e apaniguados. The dream is over.
Em nenhum momento ele falou do bloqueio dos Estados Unidos de mais de 50 anos que interfere na vida dos cubanos, como exemplo: a compra de um aparelho de raio x da França não pode,
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Uma.pena vcs não terem perguntado sobre o embargo econômico que Cuba vive há 60 anos e como esse bloqueio afeta na economia de Cuba. Seria muito interessante ouvir a resposta de um cubano que vive em Cuba
Nós fizemos essa entrevista depois de vários dias em Cuba. Os cubanos que tivemos a oportunidade de conversar, tanto os que são a favor, quanto os que são contra o governo não falam sobre isso porque já estão cansados do governo reclamar disso TODOS OS DIAS a mais de 60 anos. De tanto o governo usar isso de muleta, nem quem é a favor do governo falar sobre isso. Esse é um problema antigo, coisa dos anos 60, por mais que afete muito, Cuba já passou por muitas fases boas e ruins e todas elas com o bloqueio, entende? Enquanto Cuba tava bloqueada nos anos 70, Cuba tinha $$ pra se enfiar em Guerras na Angola, tinha $$$ pra educação, saúde. Tudo enquanto ainda tava bloqueada.
É necessário que Estados Unidos perca a sua hegemonia ao ponto que Cuba possa comercializar com o mundo. Hoje Cuba sofre um embargo tão grande que faz com o que país passe por isso
Minha opinião: Jovem que diz que tem educação, saúde, segurança, mas a grama do vizinho é mais verde que a dele! Diz que pode ser raptado pelo sistema por criar um canal no TH-cam que critica o sistema, mas ta falando livremente, não foi preso, mas cria a narrativa que vai ser preso, engajamento??? Se estudasse mais um pouco, saberia que seu país sofreu um aperto no bloqueio economico nos ultimoa anos! Argumenta que queria um sistema inspirado na China e Russia, mas uma vez ele não entende a liberdade que tem! Seria interessante outras entrevistas
Sério que você acha que um cubano não sabe do bloqueio? É sério isso? Ele não falou de ser raptado, ele só expleficou o caso da amiga dele Hildina, que acabou de ser interceptada pelo governo, no caso dela, ela ficou retida por um dia e todo os os equipamentos delas foram confiscados. Notebook, celular. Ela não pode mais postar vídeos no youtube. Essa é uma situação que também pode acontecer com ele. Ninguém falou de ser raptado, isso você tirou da sua cabeça.
Este é o 3º vídeo que vejo, deste canal, os três vídeos estão a focar Cuba e, sutilmente, a transmitir uma imagem negativa desse belo e turístico país. Neste video de nº5 vemos um entrevistado ao estilo do sr. Datena (Estou sem esperança no futuro, bom era antes... O nosso nível educacional atualmente é fraco, não é mais como antes, hoje quase todos podem se graduar para qualquer coisa que deseje...). Creio que para os que assistiram até esse ponto já estão com imagem formada de uma Cuba em queda cultural e educacional, onde um jovem engenheiro reclama sobre estar limitado em seu trabalho (mal remunerado), criticando e condenando o seu governo atual e, indiretamente, o governo de Castro. Todos os comentários foram emoldurados sob a possibilidade do surgimento repentino de truculenta repressão do desumano governo cubano! Aos 17:30 nesta entrevista, uma explicação não solicitada, mas reveladora: "Nos não estamos sendo pagos por ninguém, nem pelo TH-cam, nem pela CIA, nem por nenhuma outra entidade, para revelar as desgraças geradas por este (incompetente e desumano) governo" Será que deu para entender como funciona o sistema de desinformação patrocinado pelo 'DoS', o "Departamento de Estado", que controla e apliica as politicas para o exterior do governo dos EUA? Pergunte-se porquê o entrevistado, em momento algum, lamentou Cuba estar bloqueada Comercial, Econômica, e Logisticamente (desde o início dos anos 60) pelo governo norte-americano? Porquê será que o entrevistado faz questão de destacar que os profisssionais cubanos (especialmente os médicos), são pouco competentes? PORQUÊ será que em momento algum, ele, e nem os seus "entrevistadores brasileiros", comentam a tentativa de genocídio que os EUA e a Inglaterra tentaram cometer (novaente) contra o povo cubano, durante a PANDEMIA, ao lhes sequestrar/roubar totalmente os seus fundos financeiros que poderiam adquirir MEDICAMENTOS (vacinas), medicamentos, e equipamentos, para as vidas cubanas? TAMBÉM, em nenhum momento, lembraram de divulgar que foram os "incompetentes profissionais" cubanos que, messmo quase sem recursos, conseguiram desenvolver uma eficiente vacina contra a COVID-19, e que apoiados pela CHINA, VENEZUELA, e com seus próprios ENGENHEIROS CUBANOS, conseguiram vencer a COVID-19 e ainda auxiliar países do 1º MUNDO como a ITÁLIA??? 🤔😒😷
Com todas as dificuldades que Cuba passa, pq que ela, Cuba, ainda tem o IDH melhor que o nosso? Reservar a um cubano, o direito de definir o que é Cuba, me desculpa, é ser muito simplista essa avaliação. Eu gostaria de ter essa resposta...pq o IDH é melhor que o nosso?
Cara, isso aqui não é uma competição ideológica pra vencer o que é melhor ou pior, é uma websérie de 20 episódios pra conversar sobre a situação de Cuba em 2023. Em nenhum momento ele levou em consideração o Brasil ou qualquer ou país, porque ele pode falar da realidade dele e não de outros países. Sugiro ver os outros vídeos da websérie antes de tentar criar essa competições ideológicas que não foram abordadas nesse vídeo especificamente. Tem mais alguns episódios pra vc ver. E se vc quer ver exclusivamente cubanos que são a favor do sistema e que gostam de viver em Cuba, é só assistir o episódio 7 e o episódio 9 👍🏻
Situação muito complexa a de Cuba realmente falta perspectiva para os jovens , mas creio eu que o melhor paralelo a ser traçado e seus vizinhos e nao com a nossa realidade, e qual respectiva do jovem Haitiano? qual e a media de qualidade de vida dos vizinhos Cubanos, Cuba tem índices de qualidade de vida muito superiores que seus vizinhos com embargo, agora ouse imagina sem o mesmo qual seria o potencial Cubano?
Muito bom o vídeo mas é a opinião de uma pessoa só, eu acho que esse vislumbre de que quem faz faculdade obrigatoriamente tem que ganhar mais não deveria ser motivo de reclamação na minha opinião, afinal as pessoas vivem sem programadores, médicos, engenheiros, contadores e etc mas não vivem sem um saneamento básico, imagina uma cidade sem coleta de lixo, entraria em colapso muito mais rápido do que uma cidade sem médicos.
Eu ainda tô chocado em como é viver debaixo de uma ditadura e não saber se você vai sobreviver até o próximo dia ou a próxima semana, ainda mais se você não reza a cartilha do governo. Que Deus guarde a vida de Alejandro. Só pude perceber em como um governo coloca seu sistema ou ideologia acima da sua população para que o "poder" se mantenha. Fica uma lição para todos nós.
Quando ele fala de ir na casa dele, não quer dizer que vão matá-lo. Mas pode acontecer o que aconteceu com a amiga dele. O governo pode entender que ele tá sendo “contra revolucionário” e pegar todo equipamento dele pra não ele produzir mais. Igual os governantes fazem com os ambulantes no Brasil, o famoso rapa. Mas correr risco de vida acho que só se ele fizesse algo mais sério. Talvez invadir o congresso como o povo fez aqui no Brasil. Se acontecesse isso lá em Cuba, pelo que aprendi na ilha, acho que as consequências seriam graves.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Ele tem consciência dos problemas que Cuba tem aqui samos tão alienados e dominados pelo sistema vigente que não conseguimos vê que moramos em um país rico com grande parte da população que sofre com desemprego, violência, insegurança, exploração, fome e outros e a classe dominante mais atrasada do mundo.
Nunca é tempo demais. Eu acredito que vão acontecer umas mudanças aí. Vc viu que os Estados Unidos voltou a compra petróleo da Venezuela? O país já se dolarizou, tá organizando a economia e já tem venezuelano que fugiu voltando pra casa.
@@Igklaus se você for pensar só no viés ideológico, ele nunca vai melhorar porque você ta pensando do seu lado. Você pode estar avaliando como o país indo pro buraco. Mas quem pensa diferente de você pode ver outra coisa. O dólar que tava 5.5 e agora ja abaixou de 5 em menos de 4 meses. O movimento de fazer um bloco com o Brics, tudo isso me parece algo muito importante. Mas se você não gosta do governo, porque não é seu viés, provavelmente você nem vai querer acompanhar mais a política do Brasil. E na prática é asim que eu vejo o Brasil
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Infelizmente eu vi outros vídeos que pessoas tendenciosas só mostra o que é lindo. E muitos acreditam e passam defender um tipo de política dessa. E pensar que o nosso presidente defende esse líder ditador
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@VidadeMochila Pois é meu amigo! Mas infelizmente não podemos julgar um regime baseado em um fato que, muitas vezes é contado por pessoas que fazem parte daqueles que não gostam do regime de Cuba. O fato, é que está claro que a maioria da população defende este regime e isto que importa. Eu vi um vídeo seu que tem uma morena que fala da sua paixão por Cuba e ela sim me emocionou. Ela disse que se não fosse por Cuba ela jamais seria o que ela é hoje. Disse que era formada em ciências naturais e que era bióloga. Você mesmo falou que estranhou o fato de que os TH-camrs de Cuba falam abertamente muito mal de Cuba e não acontece nada com eles. Será porque? É por que Cuba é uma ditadura cruel ou é o contrário? Agora este TH-camr demonstrou que parece que se quer mora em Cuba, tal é o seu comprometimento com o país. Noventa por cento de todos os problemas de Cuba está na guerra realizada pelos Estados Unidos contra Cuba. Ora, um cubano falar de Cuba sem falar do bloqueio econômico realizado, cruelmente, pelos Estados Unidos é quase uma traição ao seu país.
@@adonaisales1 mano, o cara mora em Cuba, tem um canal la, posta video 3x por semana. É só ver o canal dele. Se você tem problemas com ele, pode ir la em Havana e acusar ele de ser guzano. Essa websérie é pra justamente mostrar as faces de Cuba, pessoas que gostam de viver por la e pessoas que não gostam. Assim como qualquer país latino americano. A amiga dele ainda ta em Cuba, a Hildina, vive em Santiago e teve seus equipamentos apreendidos. Isso é uma realidade, assim como o bloqueio. Agora ninguém vai conseguir falar somente o que você quer não, o mundo é diverso, não tem só uma face.
Assisto as vezes vídeos sobre Argentina e outros países muitos que posta uns hipócritas querendo falar que muito barato mas com nosso dinheiro mas vai viver na Argentina com salário moeda de lá ,em Cuba também com salário de cubano aí se tem ideia o que e viver em país com governos de esquerda !
É uma pena ouvir essa entrevista. Estive em cuba em 2011, foi uma viagem muito emblemática para mim. Voltei muito mexida, pois, não conseguia entender esse regime que nós progressistas desejamos e que é tão difícil de se entender. Mas, penso que as pessoas que vão conhecer cuba pelo olhar dos cubanos deveriam lhe dizer todas as mazelas que o mundo capitalista trás para maioria do seu povo. Infelizmente esse rapaz não consegue ver que todos os problemas que Cuba sempre viveu, vem justamente do sistema imperialista que impede o crescimento econômico de cuba, através do maldito embargos que os EUA imputaram ao povo cubano. Essa nova geração pelo visto não consegue compreender quem são os verdadeiros responsáveis pelas dificuldades que todos os cubanos vivem.
Oi Luiza, acho que essa pauta é muito mais complexa entre capitalismo e socialismo. Ninguém entende mais de Cuba que os cubanos que vivem por lá. Eles tem total acesso a informações sobre o imperialismo, sobre o capitalismo, agora é só uma questão de acreditar no que ele quer pro futuro, não acha? Nem todo mundo quer ficar se defendendo do imperialismo dos EUA, tem gente que só quer viver uma vida "normal" sem ter que pensar em Patria ou Morte.
@@VidadeMochila meu querido, não dá para viver "normalmente" eu um país que há mais de 60 anos sofre de uma forma perversa sobre os pés do imperialismo norte americano. Vc precisa saber o que os embargos econômico acarreta a Cuba, empresa nenhuma consegue negociar com o governo cubano. As que negociavam anteriormente com a leve abertura que Obama concedeu a Cuba em seu governo, foram ameaçadas por Baden a não poderem mais comercializar os seus produtos dentro dos EUA. Se hj, esse rapaz consegue ser um TH-camr é graças a China.
Curioso que nem o próprio povo cubano culpa o tal 'embargo cubano' pelas mazelas do seu país, como podemos ver nesse vídeo. O 'embargo cubano' proíbe empresas americanas de fazer negócios com Cuba com exceção de três setores: alimentação, medicamentos e ajuda humanitária e que Cuba use o sistema financeiro americano. Pois bem, existem outros 192 países no mundo segundo a ONU para Cuba fazer negócios: 'A lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.' Em 2021, 80% do frango consumido em Cuba veio dos Estados Unidos... Cuba é pobre por incompetência do governo de Cuba (como bem disse o entrevistado) e porque produz apena produtos de baixo valor agregado (açúcar, níquel, minério de ferro, calçados, café, rum e tabaco). Não produz automóveis, aviões, equipamentos militares, chips, nada que atraia muito capital estrangeiro. Também é um governo corrupto e burocrático não sendo lá muito atraente para empresas estrangeiras investirem ali. Como entrevistado disse, Cuba poderia encontrar seu próprio caminho como fez a China ou Vietnã, já que o socialismo cubano só existe em Cuba. Mas não, a ditadura cubana prefere colocar a culpa de sua incompetência no tal 'embargo' e deixar seu povo miserável enquanto os burocratas do governo desfrutam do bom e do melhor que os países capitalistas podem oferecer. Porque sabem que os estrangeiros defensores da 'utopia socialista' (que não deu certo em lugar algum no mundo, aliás) continuam a defendê-los. www.bbc.com/portuguese/internacional-57862474
@@VidadeMochila Não é possível que você tenha dado esta resposta: "Nem todo mundo quer ficar se defendendo do imperialismo dos EUA, tem gente que só quer viver uma vida "normal" sem ter que pensar em Patria ou Morte." Quando leio as respostas de vocês aos comentários, me parece que um de vocês responde a alguns e o outro aos demais. Essa resposta, por exemplo, me pareceu de alguém que já tenha resposta pronta na cabeça, isto é, que não está descobrindo Cuba, mas confirmando o que já pensava.
@@obritosou cara não adianta tentar me conhecer por comentários. Quem responde os comentários sou só eu. Richard Oliveira. Formado em Comunicação na UFG, uma pessoa de esquerda, que foi pra Cuba duas vezes, conversou com muita gente, leu bastante sobre Cuba, tantos os livros “De Miami” quantos os livros de “ De Havana” talvez você não goste das minhas respostas, mas a vida é assim, as pessoas não estão no mundo só pra confirmar ou desconformar nossas “certezas”.
Seja bem vindo a websérie Faces de Cuba. Uma viagem do romantismo as contradições. Durante quase um mês vamos viajar de ponta a ponta em um dos últimos países socialistas do mundo e talvez o mais polêmico de toda América Latina. Assista todos os episódios da websérie no link abaixo:th-cam.com/video/OaqUL61vInA/w-d-xo.html
Países con gobiernos socialistas en el mundo hay muchos, pero hay que diferenciar el socialismo europeo del socialcomunismo de Cuba, Nicaragua o Venezuela. Cuba es una cárcel casi perfecta; Cuba y Alcatraz son lo mismo, con la diferencia de que a una pudieron cerrarla. Los dirigentes de la dictadura cubana hoy carecen de la capacidad y de la apertura mental para salir del sistema arcaico al que sometieron a toda la población, y sienten que tienen el derecho a hacer lo que hacen por ser "dueños o propietarios de la revolución". Durante 64 años han trabajado para adoctrinar y "educar" el cerebro de los cubanos y eso tendrá secuelas durante mucho tiempo mas, mientras tanto seguirá la pobreza, el hambre, el atraso generalizado y las muertes por carencias o por tratar de escapar.
@@jorgemariamez4409 Interessante, o seu canal no TH-cam não tem conteúdo algum. E seu perfil no Instagram também não tem nada.
@@obritosou Uso o TH-cam para ver muito conteúdo cubano (é algo que me dói e me entristece) ou sobre vários temas, mas não posto nada. Com o Instagram faço o mesmo; Eu gosto de ver as coisas que são postadas e comentá-las, mas não postar.
Entendi, vc só vê o conteúdo e comenta em espanhol. Deve ser para praticar o idioma.
@@obritosou Normalmente não assisto vídeos que não sejam em espanhol, mas sou assinante do Alejandro do "Literamente cubano" e ele nos recomendou o vídeo do @VidadeMochila e gostei da reportagem que fizeram sobre ele. O tradutor facilita tudo para nós 😄😄
Quem melhor para descrever seu lar, senão quem nele vive? Excelente vídeo, excelente série!!! Prabéns,gente!!!
Valeu demais !Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
Te dou vários exemplos, quantos você quer? Um sociólogo, um historiador, um pesquisado, um cientista social. Para 10 pessoas na avenida paulista e você vai ouvir 10 versões diferentes do Brasil. Sinceramente, as vezes eu até espero mais racionalidade de liberais, mas cada vez mais difícil.
@@idealizetube Concordo, cada um terá uma versão, mas são todas pessoas que vivem no lugar,certo? Eu nunca vivi fora do país,logo,não tenho condições de descrever como seria. Enfim, não entendi muito bem seu comentário,principalmente a parte cobrando racionalidade dos liberais....rsrs...desculpe a minha ignorância.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@andrefreitas6707 André, o que eu quis dizer é que o Alejandro é UM cubano que teve UMA experiência de vida. Não serve para reduzir o todo, especialmente se não é das qualidades dele realizar análise social. Por exemplo, no vídeo ele gagueja e diz que não existem políticas públicas de moradia em Cuba. Isso é mentira. Eu não sei se ele não sabe, se está mal informado, ou se preferiu mentir. E tem outros exemplos no vídeo de coisas que o Alejandro diz, mas que não se sustenta perante uma simples análise de dados oficiais de OMS, FAO, etc.
A realidade contada por quem a vive, e não interpretada por outro com qualquer viés. Parabéns pelo trabalho de vocês
E a gente não precisa ficar mostrando pessoas com dificuldade financeira, ficar gritando palavras de ordem, fazendo chamadas apelativas pra tentar criar conteúdo para pessoas que só querem gritar seu ódio pelos 4 ventos.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Como assim ninguém é preso? As prisões estão cheias de cubanos que, minimamente, crítica o regime, inclusive vários youtubers. Mas a cegueira ideológica não deixa algumas pessoas enxergarem o óbvio.
Parabéns a vocês dois. Cada episódio melhor que o outro. Muito bom mesmo. Pela primeira vez fico na espera por vídeos novos no TH-cam. Essa entrevista foi incrível. Mostrar uma Cuba não idealizada nem terrível. Mas uma Cuba feita de pessoas reais, que vivem e amam sua terra. Além claro do choque cultural das novas gerações com a atual Cuba. Incrível. Parabéns mais uma vez.
Que alegria ter encontrado o canal de voces, excelente conteudo. Parabéns!
Estava aguardando esse vídeo, sigo o @literalmente Cubano há um tempo, é isso que os viajantes/turistas a Cuba devem fazer, conversar com um local, passar um tempo com eles. Mas assisti o vídeo com o coração na mão, temo por Alejandro, já que silenciaram uma colega de dele, @hildina, uma das primeiras yotubers Cubanos que comecei a seguir. E é como ele disse, se há coisas que os Cubanos não entendem, imagina nós, porque eu ainda não consigo digerir essa ditadura em pleno século 21, Cuba aguça a curiosidade, sou encantada com a arquitetura e com o povo Cubano, a resiliência é algo constante na vida deles. Parabéns 👏👏 por mostrar aos seus seguidores esse TH-camr incrível, que interage com seus seguidores ❤️
Exatamente. O caso da Hildina me deixa assustada demais, ficamos sem saber o que de fato fizeram com ela, o bebê e o marido, além de tomarem todos os equipamentos de trabalho no TH-cam.
Espero que de alguma forma ela esteja bem com a família, mas confesso que não sinto isso, eles (governantes) foram carrascos demais com ela, simplesmente por nos mostrar verdades.🌺
@@AndreaClo_4 ela apareceu 🙏 acabou de postar no Instagram ❤️
Graças a Deus ❤
Acabei de assistir o vídeo novo do canal e ela continua na mesma pegada, ela é uma baita guerreira. Que Deus abençoe estes cubanos que vem à público mostrando a realidade deste regime nefasto.
🌺
@@AndreaClo_4 ansiosa aqui, para ver, vou aproveitar o tempo no ônibus até a faculdade ❤️
Que nada aconteça com a vida de Alexandro. Muita coragem....inscrita no canal dele...Amando a série...Parabéns!!!
Rapaz, eu dei play e nem senti o tempo passar. Gostei demais desse episódio! Excelente!
Adorei. Relato muito verdadeiro. Essencial para entender Cuba para alem do que sabemos. Viva ao povo cubano.
quanta coragem desse cara em expor tudo isso.
espero que nada aconteça com ele.
A gente tava meio tenso também. Nós conversamos bastante e ele viu toda a entrevista antes de subir, pra aprovar e tal. Mas no canal dele, ele pega beeem mais pesado do que nessa entrevista.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@adonaisales1 Pode ter certeza de que não chega ao conhecimento da autoridades. No vídeo o cubano deixa claro que podem bater à sua porta a qualquer hora. Quanto a ser ditadura, sim é uma ditadura. Não existe pluralidade, não existe outra forma de política.
@@FernandoOC1984 Não imagina, vc procura Cuba no youtube e a primeira coisa que aparece é vídeo de Cubano com centenas de milhares de inscritos falando mal do país, do governo, mostrando as piores partes de lá... Mt difícil achar, realmente n tem como o governo saber
Incrível essa web série ! Estou fascinada !
Muuito obrigado!
Que série brilhante!!! Preciosa, de um valor inestimável!!!!
Voces estão arrasandooo muitooooo!!! Obrigada!
Muito obrigado Katty! Hoje tem estreia mais um episódio da websérie, o episódio 11. Você pode assistir aqui no canal a partir das 18pm em ponto.
Estou adorando a série de vocês. Para mim o melhor canal de viagem!
Valeu por todo esse trampo e conteúdo!
De fato, é uma realidade complexa e cheia de contradições. E é nítido que existem muitas narrativas dentro e fora de Cuba sobre sua realidade.
Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, sobre como falar dessas contradições sem mencionar uma vez sequer o criminoso bloqueio econômico dos EUA a ilha. A narrativa pareceu se limitar a analisar os problemas de Cuba somente a partir de Cuba, sem fazer relações claras com outros agentes nesse processo. Talvez não tenha sido a intenção e não tenha sido suficiente um vídeo pra abordar tanta complexidade. Mas isso me trouxe uma inquietação.
Achei interessante ele pegar China como exemplo. E nesse sentido, de pensar as possibilidades, queria muito entender melhor quais são as possibilidades de atuação dentro dos Conselhos Populares, onde a juventude e a população poderia debater esses problemas da ilha e propor mudanças.
Seria perfeito se tiverem conseguido captar alguma coisa sobre isso hehe
De qualquer forma, preciso ir pra Cuba hehe
Vou agora assistir o canal do rapaz, para entender melhor sua visão de Cuba.
Fala Thiago. Essa é uma websérie com mais de 20 episódios, eles funcionam juntos, só um episódio solto não vai contemplar todas as complexidades do país. No caso dessa entrevista o objetivo é ver como a pessoa se sente por lá. O valor humano, a sensação e os sonhos vão muito além de geo política. Todo cubano sabe do bloqueio, eles escutam sobre isso TODOS OS DIAS em todas as comunicações do governo desde 1962. Eu que estou só estudando Cuba há uns 3 meses ja não aguento mais ver a voz do Diaz Canel falando do bloqueio todo dia. Uma realidade é fato, o bloqueio não vai cair, o povo ja sabe. Só usar ele como argumento pra todos os problemas não adianta, mesmo que o impacto seja gigante.
@@VidadeMochilapois é, senti falta também ( comentar a respeito do embargo econômico dos EUA contra esse povo).
P.s: ainda mais ele sendo uma pessoa que parece ser formadora de opinião, gostaria de ouvir a opinião dele.
Eles poderiam fazer comércio com Rússia, China e outros países que não ligam para o regime. Como o cubano disse, se você nivela todos por igual, vc tira a opção do cara estudar, se especializar e isso poderia ser melhor utilizado no desenvolvimento do país. Mas infelizmente tiraram essa opção há muitos anos e isso se reflete hoje.
@@marconeadriano6085Que embargo? O que os EUA fariam contra Rússia, China e Coréia do Norte?
Lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.16 de jul. de 2021 - Fonte : artigo da BBC (viés esquerdalha). Tem que comprar e cumprir os acordos comerciais.
Chegando através do Vou sem volta da Larissa e Fred e gostando muito. Vou dar like, assistir e compartilhar com amigas.
Soy de España, vengo del canal de Literalmente Cubano y me ha gustado mucho el vídeo, nueva👍. 💋♥🕊
Parabéns pela entrevista, tô gostando muito dessa série toda!
fantástico doc... maratonei e ansioso pelo próximo episódio
Valeu Felipe! Novos episódios toda terça e sábado às 18h
Obrigado ao casal que permite a alguns entender que o mundo é muito mais complexo que os temores implantados em nós por aqui.
Caramba , que delícia ver os vídeos de vocês , sensacional, já me inscrevi no canal , que competência, leveza e sinceridade, me apaixonei pelo trabalho de vocês , acabei de voltar de Cuba , vou voltar só para viver um pouco a experiência como vocês viveram , parabeeeeeens 😮
São contradições,faz parte do ser humano querer melhorar, evoluir.Muito triste o depoimento,um quê melancólico de quem quer sorrir mas assim fica difícil.Que um dia haja mudanças verdadeiras á favor de todos.excelente visão do cotidiano.
Demais esta entrevista. Gostaria que mais brasileiros assistissem.
Temos que fazer nosso trabalho de formiguinha e compartilhar 🙌🏻🇨🇺
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Excelente e comovente entrevista, Richard! Parabéns!
Olá, assisti a entrevista da Luna , adorei , valeu a dica , obrigado.
Um forte Abç, fiquem um Deus.
Estoy viendo desde Cuba 🇨🇺
Compartilho dos ideais socialistas mas sabemos que na prática as coisas são bem mais complexas em cada contexto, país e época, e é muito bom ouvir relatos de quem de fato vive imerso, tentar compreender os vários lados. Não sei como esse canal ainda não tem milhões de inscritos, a qualidade do conteúdo sobre viagem é muito mais alta do que vários que vejo bombando por aí. Sucesso e sigo viajando com vocês!
Na minha humilde opinião Cuba foi socialista na época da união soviética. Hoje em dia é uma experiência que tem aspectos socialistas, mas ja teve que fazer MUITAS reformas pra se manter como uma experiência única da ilha. A exemplo da abertura pro turismo, abertura pra pequenos negócios, o fim das cooperativas onde todos de fato tomavam decisões. É um tipo um sistema que se desorganizou bastante pra tentar sobreviver e na minha opinião também passou por momentos de ma gestão. Fico feliz de poder mostrar um pouco do que eu aprendo pra vcs. Amanhã tem mais um episódio as 18h 🇨🇺 Obrigado pelo retorno!
Valeu Richard, sigo aprendendo!
Sensacional. Parabéns a vcs pela coragem e pelo amor ao q fazem. Obrigado!
Valeu demais pelo retorno!
Tamo junto, po. Inspiração pura!
A qualidade dos vídeos que vcs produzem é coisa de documentário, parabéns. Façam um vídeo tirando todas as duvidas para ir pra Cuba.
Valeuu! Esse vídeo é o episódio 19
Estou gostando muito desta websérie, parabéns ao casal! Gostaria que se pudessem, mostrassem um pouco da cultura musical de Cuba, obrigado.
Richard e Alejandro, hermanos latinos hahaha
Cara, tá mandando muito bem na web série... Parabéns!!!
Que lindo o Alejandro! Já me inscrevi! Um fofo!
Achei muito pertinente ele falar da forma que vendem cuba para o mundo, e se, pararmos pra pensar, no Brasil ocorre o mesmo, vendem o Rio de Janeiro, o Litoral brasileiro, as belezas do Pantanal, mas ninguém quer ver a realidade (da maioria) dos brasileiros.
E parabéns pelos 150 mil inscritos!
Valeu demais mano! Vou ver se rola de fazer uma live pra comemorar a galera.
Richard!!! Estou amando essa fase de Cuba, muito boa e interessante 😊
Valeu Jeconias! Sábado ás 18h tem mais um episódio!
👏👏👏👏👏👏
A história entre Cuba e os Estados Unidos tem sido marcada por conflitos e tensões desde a Revolução Cubana em 1959. O embargo econômico imposto pelos EUA à ilha caribenha há mais de seis décadas tem afetado profundamente a economia e a vida dos cubanos.
Mesmo diante de tantos obstáculos, Cuba tem resistido e sobrevivido a esse embargo. Ainda assim, é impossível negar o impacto que o bloqueio econômico tem sobre o país e sua população. A falta de acesso a medicamentos, alimentos e bens de primeira necessidade é uma realidade que afeta a todos, independentemente da sua posição política.
É uma situação que nos faz refletir sobre os efeitos da guerra silenciosa, na qual um país pequeno é afetado pelas decisões de um gigante.
Não haja um conflito armado aberto entre Cuba e os EUA, o embargo tem um impacto tão grande quanto uma guerra convencional.
A história de resistência cubana nos mostra que a luta pela soberania e pela dignidade não pode ser vencida apenas pela força econômica. A resistência popular e a solidariedade internacional são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e livre.
Em um mundo cada vez mais globalizado, é importante lembrar que as relações entre os países não podem ser baseadas apenas no poder econômico ou militar. Devemos valorizar a cooperação e a solidariedade, e trabalhar para superar as diferenças e construir um mundo mais justo e equitativo.
O embargo econômico a Cuba é uma triste realidade que precisa ser superada. É hora de reconhecer o valor da soberania e da autodeterminação dos povos, e trabalhar para construir um mundo em que as diferenças políticas e ideológicas não sejam justificativa para a exclusão e a violência.
Assino embaixo.
O 'embargo americano' não proíbe que os Estados Unidos comercializem 'medicamentos, alimentos e bens de primeira necessidade' como você diz. Além disso, Cuba pode (e faz) negócios com diversos outros países do mundo, não precisam depender dos USA. Basta produzir algo que os outros países queiram comprar. www.bbc.com/portuguese/internacional-57862474
@@marcelopizani Na prática não é tão simples assim. Os negócios que Cuba faz ainda são muito limitados. Algumas coisas com a China, Espanha. Isso realmente prejudica bastante. Mas na minha humilde opinião, Cuba vive com isso desde 1962, então a essa altura ja teria que dar encontrado uma maneira de contornar isso e não usar como desculpa pra tudo. São 11 milhões de habitantes, as vezes fazer um negocio com a China pra se industrializar e produzir coisas para se sustentar, etc.
@@VidadeMochila Obrigado pela atenção em me responder. Os negócios que Cuba faz são limitados porque não produzem nada de muito relevante, não é? Só ver a lista do que Cuba exporta, são produtos de baixo valor agregado (açúcar, níquel, minério de ferro, calçados, café, rum e tabaco). É quase apenas um fornecedor de matérias primas (como o Brasil está virando ultimamente). Cuba não produz foguetes, automóveis, aviões, máquinas industriais, chips, nada que renda muita grana. E pior, não estimula que empresas estrangeiras produzam ali. China só se tornou uma potência econômica porque entendeu a importância do mercado. É um país com governo dito comunista, mas com economia cada vez mais capitalista. Tinha a imagem que o governo cubano fornecia moradias à população, como você perguntou ao entrevistado. Vimos que nem isso é verdade. Tenho grande simpatia pelo povo cubano, são simpáticos, acolhedores, muito queridos, mas vivem sob uma ditadura que não lhes permite nem falar livremente o que pensam. A fala do entrevistado que até cubanos que emigram falam baixinho quando querem criticar algo é muito reveladora.
@@marcelopizani Sim, não estou defendendo o governo não, mas também não da pra viajar e falar de industrias de foguetes ou coisas do tipo. Cuba é uma pequena ilha do Caribe, do tamanho de Pernambuco. Se Cuba fosse capitalista, e nunca tivesse Revolução, provavelmente ela seria como Puerto Rico, Haiti ou Republica Dominicana, que também são economias fracas e tem muito mais gente passando dificuldades ou com uma desigualdade sinistra do que em Cuba, a diferença é que Cuba tem um sistema "socialista", então todo mundo gosta de apontar o dedo. São muitos anos de propaganda norte americana, os caras são bons nisso. Eu sou formado em comunicação e trabalhei 8 anos com comunicação antes de virar mochileiro, as estratégias são boas e executadas. Quando a gente ve o desastre que é o Haiti, ninguém fica falando " Ta vendo o que capitalismo faz?" Então é só uma questão de bom senso e entender o histórico por trás. Colonização, extermínio indígena, ocupação norte americana. Os problemas e as dependências vem muito antes que a revolução.
Esta piramide invertida, não me parece muito diferente aqui do Brasil. Hj vemos influenciadores digitais fazendo dancinhas e produzindo conteúdos muitas vezes sem qualidade que ganham muito mais que médicos, sem as vezes terem concluído o ensino médio.
Sou um ex militante de uma organização comunista (mas continuo carregando os ideais socialistas) e estou adorando os vídeos sobre Cuba. Estão abordando os temas com honestidade e sinceridade. Ganharam mais um inscrito e admirador do trampo de vcs.
Valeu demais Denis. As vezes eu preciso de uns retornos assim, porque oq eu recebo de mensagem de fanáticos sem senso crítico chega a ser vergonhoso. Mas seguimos tentando entender os dois lados da moeda e sem pregar certezas as quais nunca teremos acesso de fato. Tamo junto!
@@VidadeMochila não sei se vcs ainda estão em cuba, mas gostaria muito que vcs perguntassem a visão deles dos países considerados capitalistas. Queria saber se é uma visão aromatizada ou eles tem noção que também é um sistema cheio de falhas. E uma coisa q tenho curiosidade, vcs chegaram a ver pessoas em situação de rua ai?
Forte abraço nos dois
@@denissouza6594 Os cubanos tem contato com outros paises capitalistas. A maioria tem parentes espalhados fora de Cuba, tem internet, vem filmes como Tropa de Elite e por ai vai. Eles sabem que se sair vao pra um sistema cheio de falhas também. Mas ainda sim querem o direito de se arriscar, Não é atoa que muitos deles vendem uma casa propria pra viver em albergues ou alugueis fora do país. Sobre moradores de rua, em 2016 quando fui a primeira vez não lembro de ter visto nenhum. Mas agora em 2023 vi alguns. Nada alarmante como no Brasil. Mas na minha humilde opinião, hoje em dia se ve muitas classes sociais, muita gente esbanjando luxo e muita gente carente, com dificuldade de fazer coisas basicas como se alimentar.
Triste é ver brasileiros que nunca pisaram em Cuba, romantizando a situação e tentando colocar a culpa de tudo no embargo americano, quando nem os próprios cubanos fazem, eles sempre dizem que os embargos não são a origem de todos os problemas do país.
A maiorias dos cubamos alegam que os problemas são estruturais e muito antigos que se arrastam por gerações, derivam de um sistema que não funciona mais, sistema atrasado e debilitado.
Triste ver pessoas apaixonadas por essa ideologia, parecem que enxergam uma Cuba que só existe em seus sonhos, diminuem o sofrimento de um povo inteiro, acham que sabem mais de Cuba que os próprios cubanos.
Estão mais preocupados em manter uma Cuba magica dos seus imaginários que se compadecer com o sofrimento dos cubanos.
É muito difícil para essas pessoas admitir que a ideologia que tanto amam não deu certo em Cuba.
Como o youtuber do vídeo mesmo fala, eles podem ter tido a melhor das intenções, mas não funciona, não deu certo, precisa de mudanças urgentes, as pessoas estão sofrendo.
Estados Unidos e Cuba são muito bons em propaganda. Não é atoa que existem tantos livros, filmes, series enaltecendo ou demonizando ambos os lados. Não precisa ser PDH pra saber que os EUA são imperialistas e adoram ocupar, colonizar e guerrear pra se manter como uma nação poderosa e rica, mas isso não quer dizer que o governo cubano é o império do amor ne? No final de tudo, todos os aspectos geopolíticos criaram uma nação que tem que nascer, crescer e morrer pensando em ideologia. É brabo.
Pablo Pinheiro é exatamente assim, vc está certíssimo, coitado do embargo que leva a culpa de tudo, mas não é bem assim que a banda toca, perfeita a sua visão 👏
Um dos comentários mais sensatos!
@@VidadeMochila a diferença é que milhares de Cubanos arriscam suas vidas indo pros EUA e lá muitos conseguem trabalho digno e mandam dinheiro para suas famílias em Cuba. Mas nunca ouvi falar de um americano que fugiu dos EUA pra Cuba para poder ter uma vida melhor e ajudar seus familiares
@@WillianMattos Isso não rola mesmo, mas uma realidade hoje em dia , é que tem muitos Estadunidenses comprando casas em Cuba pra viver aposentados por lá. Ganhando $$ dos EUA, mas vivendo uma vida mais “tranquila” em Cuba. Assim como qualquer pais latino americano, Cuba é bom pra quem tem dinheiro.
Tivesse o Japão sofrido bloqueio econômico por uma potência imperialista durante décadas, seria uma nação altamente desenvolvida com é hoje?
Pensem nisso...
incrível!! vocês sao inspiração!!!
Valeuuu
É verdade, o cubano ama Cuba. E não é justo ter que sair do seu país, da sua terra, sua raiz.
Viver em Cuba é tão maravilhoso que faz as pessoas remar numa geladeira pra fugir pra Miami
Não fale merda
60 anos de embargos econômicos causam esses problemas estruturais, uma pena.
Adorando acompanhar parabéns Richard e lanna 👍
Valeu demais < >! Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
Sim tô acompanhando tudinho 👍
Que vídeo!!!
Valeuu
Excelente vídeo!
Muito bom!
Caraca o cara ganha 26 reais por mês ! Entrou na faculdade de engenharia de informática e não mexia em computadores , que doideira esse país !!
To curtindo os vídeos, o foda é a galera que vai pegar a vivência desse cara e generalizar pra todos os outros cubanos da ilha. É fato q existem problemas em cuba devido a erros do governo cubano, mas nao podemos esquecer nunca do embargo, uma ilha do tamanho d pernambuco q desde a revolucao sofre c bloqueio, e hoje em dia nem a urss tem pra ajudar, o país vai ladeira abaixo mesmo. Longe dizer q é as mil maravilhas, Mas é bom comparar com os outros países da america central ne?
Essa é uma websérie de 20 episódios. Tem outras entrevistas que vem por ai, tenho outras duas pessoas que são a favor do sistema, falam sobre os problemas de Cuba, mas não tem vontade de sair de lá. Sabe uma coisa em comum entre elas? Elas também não falam sobre embargo. Sabe porque? Na minha humilde opinião, o embargo não é um problema novo. É bem velho, desde 1962. Então no dia a dia dos cubanos não faz mais diferença porque ele é a rotina. Do mesmo jeito que que o brasileiro tem que conviver com violência todos os dias, os cubanos tem que conviver com o embargo. Nem mesmo o governo cubano parece lutar com unhas de dentes pra fazer o embargo cair. Você não vê o Miguel Diz indo na ONU, dando role pra falar sobre o embargo, ele praticamente só usa como uma "desculpa" quando não tem uma resposta ou estratégia pra resolver problema pontuais como a crise de gasolina que está acontecendo agora. Será que depender da Venezuela é realmente a melhor saída? Cuba quando teve dinheiro da União Soviética não criou sistemas pra se manter autosuficiente, fabricas, plantações diversificadas. Mesmo quando tinha dinheiro ficou investindo no exército, guerras em Moçambique, guerrilhas na Bolívia. Então o problema é muito além de bloqueio, os próprios cubanos reconhecem isso. Só a galera do Brasil que fica imaginando que o grande problema de Cuba é o bloqueio.
@@VidadeMochila a ilha d cuba nunca vai conseguir ser autossuficiente, como nenhum país no mundo. Primeiro que ela é uma ilha, dificilmente se consegue todos os recursos primarios necessarios para producao de todos os bens d consumos que há na terra, e, com embargo ela fica impossibilitada d comercializar e ter acesso a algumas coisas essenciais. Voce tem razao em dizer q o foco do governo poderia ser desenvolver melhor a capacidade produtiva da ilha ao invés de financiar guerrilha em angola, mas não da p desconsiderar po. Entendo q as vezes serve de espantalho mesmo, mas claramente afeta a economia de cuba. E o mundo todo quer acabar c esse bloqueio, menos o tio sam kk. Mas é isso, to gostando dos vídeos, ansioso pelos proximos!!
@@lucamsauer868 mas Cuba já sabia do seu bloqueio desde 1962. Ele não mudou, é o mesmo. Naquela época que tinha $$$ e tinha condições de financiar exército, guerras na África, e promover todas as mudanças sociais, se acomodou nas costas da União Soviética. Que soberania é essa que depende de outros países? Se vc já sabe que tá bloqueado, não seria melhor fazer um plano pra contornar isso? Eu To longe de ser capitalista, acho um sistema que vai explodir daqui uns anos. Mas não importa qual é o sistema ou a ideologia, se tem uma parada que derrubou Cuba, foi a má gestão. Nesse ponto eu não encontrei nenhum cubano que me dissesse algo contrário a isso.
Acompanho o canal e gosto do canal, mas a verdade é que o criador se acha isento mas é claramente de direita e só vê com os olhos de um direitista, e as pessoas de direita sempre acham que não tem lado mas estão aí reproduzindo as mesmas coisas
Excelente
Muito bom 👍 👍 👊👊
Valeu demais ! Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
😮😮😮 Alex toda una celebridad 😊
Pretende fazer um dia guiana, suriname e guiana francesa? Percebi que sao rarissimos os canais de mochileiros que tratam desses paises.
Esses países são muito caros pra viajar. Além disso tem a questão da colonização inglesa, holandesa e francesa o que me broxa um pouco. O mesmo acontece com Belize e Jamaica. Esses lugares são mais acostumados a receber gente com mais grana pra fazer turismo. No caso da Guiana francesa ainda tem o visto que é mais chato de conseguir. Tenho vontade de ir, mas eu preciso ter mais $$ pra viajar la.
Muito bom vídeo.
Valeuu Olinda!
vim, vi e curti ... mlidia e marcos ... terceira idade pelo mundo
Valeu demais Ja viu os 4 primeiros episódios? Vem muito por mais, essa é uma websérie com mais de 20 episódios! Novos vídeos toda terça e sábado às 18h.
Excelente entrevista!! Estive em cuba em fevereiro e foi uma viagem transformadora!! Senti falta, no entanto, de saber o q o youtuber entrevistado pensa sobre o bloqueio econômico, se é um dos grandes entraves ao desenvolvimento da ilha.
Que embargo? O próprio EUA é o maior exportador de frango para Cuba. Tem que importar e pagar. O Brasil acabou de tomar calote que o povo tá pagando.
Lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.16 de jul. de 2021 - fonte BBC. Basta procurar na rede.
Fiquei 20 dias em Cuba (Havana, Varadero, Matanzas) em novembro de 2023 e voltei mudado para o Brasil. Fui admirador da revolução cubana, de fidel castro, mas o que vi em Cuba foi decepcionante. Posso dizer que conheci bem Havana, não só a parte turística, mas, também, os bairros menos turísticos, como Centro Habana, Víbora, Bairro Chino, Cayo Hueso, Vedado. Nunca andei tanto na minha vida como em Havana. A cidade está em ruínas. Prédios e casas com risco de desabamento, tornando perigosíssimo andar pelas calçadaa esburacadas e em péssimo estado, com buracos de poços de visita sem tampas. À noite é uma escuridão pelas ruas, por falta de energia. Montanhas de lixo acumuladas nas esquinas, pois não há coleta diária ou semanal. A coleta não tem dia nem hora para ocorrer. Muitas vezes o lixo fica acumulado mais de 15 dias ou até mais. Impossível comer algo nas mesas sem a presenca de moscas incomodando. Falta comida, remédios, combustível, produtos de higiene. O cubano apenas sobrevive pensando no que irá comer no café da manhã, almoço e janta do dia seguinte. O tal embargo que o governo usa como desculpa é uma tremenda farsa, eu pude constatar. Hotéis de luxo sendo construídos em Miramar (parte mais rica de Havana), onde há muitas embaixadas e mansões. Carros de luxo, importados, nas mãos de generais, coronéis, ministros e dirigentes do partido comunista de cuba, que estão com suas caras coradas, nutridos, com as barrigas salientes e as geladeiras cheias. Enquanto isso, a população esquálida, desnutrida, vagando como zumbis na busca diária por um pão e um picadillo da tal libreta, mofando horas em filas. Uma ditadura descarada, pois há tepressão política e informantes por toda a parte, além de milhares de presos políticos condenados a penas de 15 ou 20 anos de cadeia por apenas protestarem por melhores condições de vida. Havia muito mais coisas a acrescentar, mas o meu depoimento já está um pouco comprido. Desculpem-me o desabafo. De um ex- defensor da revolução cubana, que, para mim, se transformou em outra ditadura, certamente pior do que a de fulgêncio batista. Não acredito em mais ninguém, em mais nenhuma ideologia. O ser humano só está em busca de poder pessoal para si e para seus familiares e apaniguados. The dream is over.
Em nenhum momento ele falou do bloqueio dos Estados Unidos de mais de 50 anos que interfere na vida dos cubanos, como exemplo: a compra de um aparelho de raio x da França não pode,
Talvez ele viva em uma Cuba, e você em outra Marcos.
Nunca vi tanta prosperidade
Resumindo, Cubanos entendem Cuba tanto qt Brasileiros entendem o Brasil.
Qual o nome da música da introdução?!
É importante pontuar sobre o embargo económico a Cuba. Isso precisa acabar...
Talvez na opinião dele Cuba tenha outros problemas que vão além do embargo.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Uma.pena vcs não terem perguntado sobre o embargo econômico que Cuba vive há 60 anos e como esse bloqueio afeta na economia de Cuba. Seria muito interessante ouvir a resposta de um cubano que vive em Cuba
Nós fizemos essa entrevista depois de vários dias em Cuba. Os cubanos que tivemos a oportunidade de conversar, tanto os que são a favor, quanto os que são contra o governo não falam sobre isso porque já estão cansados do governo reclamar disso TODOS OS DIAS a mais de 60 anos. De tanto o governo usar isso de muleta, nem quem é a favor do governo falar sobre isso. Esse é um problema antigo, coisa dos anos 60, por mais que afete muito, Cuba já passou por muitas fases boas e ruins e todas elas com o bloqueio, entende? Enquanto Cuba tava bloqueada nos anos 70, Cuba tinha $$ pra se enfiar em Guerras na Angola, tinha $$$ pra educação, saúde. Tudo enquanto ainda tava bloqueada.
É preciso incentivar o povo a sair! Qdo não tiver a quem subjugar ; o regime perde força
É necessário que Estados Unidos perca a sua hegemonia ao ponto que Cuba possa comercializar com o mundo. Hoje Cuba sofre um embargo tão grande que faz com o que país passe por isso
No canal ICL, TH-cam, 21 de abril as 20 hs, a historia de Che Guevara contada por sua filha Aleida Guevara.
🌿✌
Eu e minha Familia gostamos muito de assistir suas virgens gostamos também da Lana.
Penso se não poderia haver uma mudança, lutarem por esta mudança. É muito tenso viver assim, sem liberdade. A vida não é completa.
Já fiz pergunta, você não responde.
Quero contato de hospedagem.
Por favor
Qual hospedagem? Onde?
Misericórdia Senhor!
Minha opinião:
Jovem que diz que tem educação, saúde, segurança, mas a grama do vizinho é mais verde que a dele!
Diz que pode ser raptado pelo sistema por criar um canal no TH-cam que critica o sistema, mas ta falando livremente, não foi preso, mas cria a narrativa que vai ser preso, engajamento???
Se estudasse mais um pouco, saberia que seu país sofreu um aperto no bloqueio economico nos ultimoa anos!
Argumenta que queria um sistema inspirado na China e Russia, mas uma vez ele não entende a liberdade que tem!
Seria interessante outras entrevistas
Sério que você acha que um cubano não sabe do bloqueio? É sério isso? Ele não falou de ser raptado, ele só expleficou o caso da amiga dele Hildina, que acabou de ser interceptada pelo governo, no caso dela, ela ficou retida por um dia e todo os os equipamentos delas foram confiscados. Notebook, celular. Ela não pode mais postar vídeos no youtube. Essa é uma situação que também pode acontecer com ele. Ninguém falou de ser raptado, isso você tirou da sua cabeça.
Este é o 3º vídeo que vejo, deste canal, os três vídeos estão a focar Cuba e, sutilmente, a transmitir uma imagem negativa desse belo e turístico país. Neste video de nº5 vemos um entrevistado ao estilo do sr. Datena (Estou sem esperança no futuro, bom era antes... O nosso nível educacional atualmente é fraco, não é mais como antes, hoje quase todos podem se graduar para qualquer coisa que deseje...).
Creio que para os que assistiram até esse ponto já estão com imagem formada de uma Cuba em queda cultural e educacional, onde um jovem engenheiro reclama sobre estar limitado em seu trabalho (mal remunerado), criticando e condenando o seu governo atual e, indiretamente, o governo de Castro.
Todos os comentários foram emoldurados sob a possibilidade do surgimento repentino de truculenta repressão do desumano governo cubano!
Aos 17:30 nesta entrevista, uma explicação não solicitada, mas reveladora: "Nos não estamos sendo pagos por ninguém, nem pelo TH-cam, nem pela CIA, nem por nenhuma outra entidade, para revelar as desgraças geradas por este (incompetente e desumano) governo"
Será que deu para entender como funciona o sistema de desinformação patrocinado pelo 'DoS', o "Departamento de Estado", que controla e apliica as politicas para o exterior do governo dos EUA?
Pergunte-se porquê o entrevistado, em momento algum, lamentou Cuba estar bloqueada Comercial, Econômica, e Logisticamente (desde o início dos anos 60) pelo governo norte-americano?
Porquê será que o entrevistado faz questão de destacar que os profisssionais cubanos (especialmente os médicos), são pouco competentes?
PORQUÊ será que em momento algum, ele, e nem os seus "entrevistadores brasileiros", comentam a tentativa de genocídio que os EUA e a Inglaterra tentaram cometer (novaente) contra o povo cubano, durante a PANDEMIA, ao lhes sequestrar/roubar totalmente os seus fundos financeiros que poderiam adquirir MEDICAMENTOS (vacinas), medicamentos, e equipamentos, para as vidas cubanas?
TAMBÉM, em nenhum momento, lembraram de divulgar que foram os "incompetentes profissionais" cubanos que, messmo quase sem recursos, conseguiram desenvolver uma eficiente vacina contra a COVID-19, e que apoiados pela CHINA, VENEZUELA, e com seus próprios ENGENHEIROS CUBANOS, conseguiram vencer a COVID-19 e ainda auxiliar países do 1º MUNDO como a ITÁLIA??? 🤔😒😷
Essa é uma webserie de 20 episódios. São mais de 8 horas de conteúdo sobre Cuba. Cada episódio aborda um tema ou uma cidade diferente. 👍🏻
Ele diz que não vê futuro em Cuba mas VIVE do conteúdo da atual Cuba…
Mas se ele não pode sair, qual alternativa que resta?
Com todas as dificuldades que Cuba passa, pq que ela, Cuba, ainda tem o IDH melhor que o nosso? Reservar a um cubano, o direito de definir o que é Cuba, me desculpa, é ser muito simplista essa avaliação. Eu gostaria de ter essa resposta...pq o IDH é melhor que o nosso?
Cara, isso aqui não é uma competição ideológica pra vencer o que é melhor ou pior, é uma websérie de 20 episódios pra conversar sobre a situação de Cuba em 2023. Em nenhum momento ele levou em consideração o Brasil ou qualquer ou país, porque ele pode falar da realidade dele e não de outros países. Sugiro ver os outros vídeos da websérie antes de tentar criar essa competições ideológicas que não foram abordadas nesse vídeo especificamente. Tem mais alguns episódios pra vc ver. E se vc quer ver exclusivamente cubanos que são a favor do sistema e que gostam de viver em Cuba, é só assistir o episódio 7 e o episódio 9 👍🏻
Situação muito complexa a de Cuba realmente falta perspectiva para os jovens , mas creio eu que o melhor paralelo a ser traçado e seus vizinhos e nao com a nossa realidade, e qual respectiva do jovem Haitiano? qual e a media de qualidade de vida dos vizinhos Cubanos, Cuba tem índices de qualidade de vida muito superiores que seus vizinhos com embargo, agora ouse imagina sem o mesmo qual seria o potencial Cubano?
Vamos ver se agora vai...
Agora é pra valer Hugo! kkkkkk
Muito bom o vídeo mas é a opinião de uma pessoa só, eu acho que esse vislumbre de que quem faz faculdade obrigatoriamente tem que ganhar mais não deveria ser motivo de reclamação na minha opinião, afinal as pessoas vivem sem programadores, médicos, engenheiros, contadores e etc mas não vivem sem um saneamento básico, imagina uma cidade sem coleta de lixo, entraria em colapso muito mais rápido do que uma cidade sem médicos.
Eu ainda tô chocado em como é viver debaixo de uma ditadura e não saber se você vai sobreviver até o próximo dia ou a próxima semana, ainda mais se você não reza a cartilha do governo. Que Deus guarde a vida de Alejandro. Só pude perceber em como um governo coloca seu sistema ou ideologia acima da sua população para que o "poder" se mantenha. Fica uma lição para todos nós.
Quando ele fala de ir na casa dele, não quer dizer que vão matá-lo. Mas pode acontecer o que aconteceu com a amiga dele. O governo pode entender que ele tá sendo “contra revolucionário” e pegar todo equipamento dele pra não ele produzir mais. Igual os governantes fazem com os ambulantes no Brasil, o famoso rapa. Mas correr risco de vida acho que só se ele fizesse algo mais sério. Talvez invadir o congresso como o povo fez aqui no Brasil. Se acontecesse isso lá em Cuba, pelo que aprendi na ilha, acho que as consequências seriam graves.
@@VidadeMochila Invadir o Congresso? Em qualquer país sério, cadeia longa para todos eles. E sem anistia.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Ele tem consciência dos problemas que Cuba tem aqui samos tão alienados e dominados pelo sistema vigente que não conseguimos vê que moramos em um país rico com grande parte da população que sofre com desemprego, violência, insegurança, exploração, fome e outros e a classe dominante mais atrasada do mundo.
Infelizmente Cubanos esperam resultados diferentes com a mesma política. Feliz de nós brasileiros que "por enquanto" temos nossa liberdade.
Foi isso que você interpretou de toda essa entrevista?
Um país que nunca irá melhorar..
Nunca é tempo demais. Eu acredito que vão acontecer umas mudanças aí. Vc viu que os Estados Unidos voltou a compra petróleo da Venezuela? O país já se dolarizou, tá organizando a economia e já tem venezuelano que fugiu voltando pra casa.
@@VidadeMochila jaja é nós Brasileiros que vamos fugir do Brasil.
@@VidadeMochila Vamos torcer. Se o Brasil que está melhor não tem perspectiva de melhora boa, imagina cuba. Espero estar errado.
@@Igklaus se você for pensar só no viés ideológico, ele nunca vai melhorar porque você ta pensando do seu lado. Você pode estar avaliando como o país indo pro buraco. Mas quem pensa diferente de você pode ver outra coisa. O dólar que tava 5.5 e agora ja abaixou de 5 em menos de 4 meses. O movimento de fazer um bloco com o Brics, tudo isso me parece algo muito importante. Mas se você não gosta do governo, porque não é seu viés, provavelmente você nem vai querer acompanhar mais a política do Brasil. E na prática é asim que eu vejo o Brasil
@@VidadeMochila O problema nem o governo atual e sim todos que vieram nos últimos anos. Vamos torcer para uma melhora e fazer a nossa parte.
Sem possibilidade de de diferentes ideias circularem sobre política o resultado é esse, triste.
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
@@adonaisales1 Liberdade de expressão é diferente de liberdade política. Quantos partidos Cuba tem?
Infelizmente eu vi outros vídeos que pessoas tendenciosas só mostra o que é lindo. E muitos acreditam e passam defender um tipo de política dessa. E pensar que o nosso presidente defende esse líder ditador
É engraçado! Quase todos os TH-camrs falam abertamente muito mal de Cuba e só mostram o pior do seu país. No entanto, estranhamente, ninguém é preso ou perseguido. Será porque? Afinal, Cuba é uma ditadura ou não é?
Procura saber o que aconteceu com a Hildina 2 meses atrás.
@@VidadeMochila Pois é meu amigo! Mas infelizmente não podemos julgar um regime baseado em um fato que, muitas vezes é contado por pessoas que fazem parte daqueles que não gostam do regime de Cuba. O fato, é que está claro que a maioria da população defende este regime e isto que importa. Eu vi um vídeo seu que tem uma morena que fala da sua paixão por Cuba e ela sim me emocionou. Ela disse que se não fosse por Cuba ela jamais seria o que ela é hoje. Disse que era formada em ciências naturais e que era bióloga. Você mesmo falou que estranhou o fato de que os TH-camrs de Cuba falam abertamente muito mal de Cuba e não acontece nada com eles. Será porque? É por que Cuba é uma ditadura cruel ou é o contrário? Agora este TH-camr demonstrou que parece que se quer mora em Cuba, tal é o seu comprometimento com o país. Noventa por cento de todos os problemas de Cuba está na guerra realizada pelos Estados Unidos contra Cuba. Ora, um cubano falar de Cuba sem falar do bloqueio econômico realizado, cruelmente, pelos Estados Unidos é quase uma traição ao seu país.
@@adonaisales1 mano, o cara mora em Cuba, tem um canal la, posta video 3x por semana. É só ver o canal dele. Se você tem problemas com ele, pode ir la em Havana e acusar ele de ser guzano. Essa websérie é pra justamente mostrar as faces de Cuba, pessoas que gostam de viver por la e pessoas que não gostam. Assim como qualquer país latino americano. A amiga dele ainda ta em Cuba, a Hildina, vive em Santiago e teve seus equipamentos apreendidos. Isso é uma realidade, assim como o bloqueio. Agora ninguém vai conseguir falar somente o que você quer não, o mundo é diverso, não tem só uma face.
E o embargo americano? Isso atrapalhou e ainda atrapalha a economia do país
Assisto as vezes vídeos sobre Argentina e outros países muitos que posta uns hipócritas querendo falar que muito barato mas com nosso dinheiro mas vai viver na Argentina com salário moeda de lá ,em Cuba também com salário de cubano aí se tem ideia o que e viver em país com governos de esquerda !
É uma pena ouvir essa entrevista. Estive em cuba em 2011, foi uma viagem muito emblemática para mim. Voltei muito mexida, pois, não conseguia entender esse regime que nós progressistas desejamos e que é tão difícil de se entender. Mas, penso que as pessoas que vão conhecer cuba pelo olhar dos cubanos deveriam lhe dizer todas as mazelas que o mundo capitalista trás para maioria do seu povo. Infelizmente esse rapaz não consegue ver que todos os problemas que Cuba sempre viveu, vem justamente do sistema imperialista que impede o crescimento econômico de cuba, através do maldito embargos que os EUA imputaram ao povo cubano. Essa nova geração pelo visto não consegue compreender quem são os verdadeiros responsáveis pelas dificuldades que todos os cubanos vivem.
Oi Luiza, acho que essa pauta é muito mais complexa entre capitalismo e socialismo. Ninguém entende mais de Cuba que os cubanos que vivem por lá. Eles tem total acesso a informações sobre o imperialismo, sobre o capitalismo, agora é só uma questão de acreditar no que ele quer pro futuro, não acha? Nem todo mundo quer ficar se defendendo do imperialismo dos EUA, tem gente que só quer viver uma vida "normal" sem ter que pensar em Patria ou Morte.
@@VidadeMochila meu querido, não dá para viver "normalmente" eu um país que há mais de 60 anos sofre de uma forma perversa sobre os pés do imperialismo norte americano. Vc precisa saber o que os embargos econômico acarreta a Cuba, empresa nenhuma consegue negociar com o governo cubano. As que negociavam anteriormente com a leve abertura que Obama concedeu a Cuba em seu governo, foram ameaçadas por Baden a não poderem mais comercializar os seus produtos dentro dos EUA. Se hj, esse rapaz consegue ser um TH-camr é graças a China.
Curioso que nem o próprio povo cubano culpa o tal 'embargo cubano' pelas mazelas do seu país, como podemos ver nesse vídeo. O 'embargo cubano' proíbe empresas americanas de fazer negócios com Cuba com exceção de três setores: alimentação, medicamentos e ajuda humanitária e que Cuba use o sistema financeiro americano. Pois bem, existem outros 192 países no mundo segundo a ONU para Cuba fazer negócios: 'A lista dos principais parceiros comerciais da ilha é variada e inclui países como Venezuela, China, Espanha, Canadá, Rússia, México, Holanda, Itália, França, Alemanha e os próprios Estados Unidos, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatísticas e Informações de Cuba.' Em 2021, 80% do frango consumido em Cuba veio dos Estados Unidos... Cuba é pobre por incompetência do governo de Cuba (como bem disse o entrevistado) e porque produz apena produtos de baixo valor agregado (açúcar, níquel, minério de ferro, calçados, café, rum e tabaco). Não produz automóveis, aviões, equipamentos militares, chips, nada que atraia muito capital estrangeiro. Também é um governo corrupto e burocrático não sendo lá muito atraente para empresas estrangeiras investirem ali. Como entrevistado disse, Cuba poderia encontrar seu próprio caminho como fez a China ou Vietnã, já que o socialismo cubano só existe em Cuba. Mas não, a ditadura cubana prefere colocar a culpa de sua incompetência no tal 'embargo' e deixar seu povo miserável enquanto os burocratas do governo desfrutam do bom e do melhor que os países capitalistas podem oferecer. Porque sabem que os estrangeiros defensores da 'utopia socialista' (que não deu certo em lugar algum no mundo, aliás) continuam a defendê-los. www.bbc.com/portuguese/internacional-57862474
@@VidadeMochila Não é possível que você tenha dado esta resposta: "Nem todo mundo quer ficar se defendendo do imperialismo dos EUA, tem gente que só quer viver uma vida "normal" sem ter que pensar em Patria ou Morte." Quando leio as respostas de vocês aos comentários, me parece que um de vocês responde a alguns e o outro aos demais. Essa resposta, por exemplo, me pareceu de alguém que já tenha resposta pronta na cabeça, isto é, que não está descobrindo Cuba, mas confirmando o que já pensava.
@@obritosou cara não adianta tentar me conhecer por comentários. Quem responde os comentários sou só eu. Richard Oliveira. Formado em Comunicação na UFG, uma pessoa de esquerda, que foi pra Cuba duas vezes, conversou com muita gente, leu bastante sobre Cuba, tantos os livros “De Miami” quantos os livros de “ De Havana” talvez você não goste das minhas respostas, mas a vida é assim, as pessoas não estão no mundo só pra confirmar ou desconformar nossas “certezas”.
Pra bom entendedor um pingo é letra
Ou seja : A utopia vermelha leva ao atraso em todos os sentidos .
yoaní sanchez é uma péssima referencia