Pois na minha opinião teria sim que rever sobre os barulhos, pois nas periferias das grande cidades o povo do bem sofrem com esses delinquentes que acham lindo perturbar o sossego alheio principalmente nas madrugadas dos finais de semana.
@@douglasrafael4545 concordo mas nao somente pq o veiculo esta equipado com essas luzes tem muitos veiculos com lampadas originais de fabrica que ficam cegando os outros tb pq nao fazem a regulagem do farol
@@antonioclaudio6966 só faltou citar o principal amigo. Tudo é permitido desde que se faça tudo o que você falou e o mais importante para eles, o pagamento da taxa
Pois é, ninguém aguenta mais os entregadores de comida com aquelas porcarias barulhentas. O grande problema é que as entidades de trânsito das cidades não se dedicam a eliminar esse problema.
Exatamente! Simplesmente criminoso a poluição sonora que produzem esses irresponsáveis. Motos com escapes alterados e ainda acelerando como imbecis em área residencial.
Quando esses motociclistas tiverem em casa uma criança com autismo, um idoso com Alzheimer, um familiar doente, etc , saberão o quanto esses sons absurdos prejudicam. Quem sabe algum dia entenderão que encher o saco de quem só quer cuidar dos seus não compensará o tamanho pequeno de suas "ferramentinhas"
@@katiaflores Pura verdade. Cuidava da minha mãe. Que ficou idosa. Com problemas para dormir que nem remédios fortes já faziam efeito devido o corpo acostumar. Ainda deu problema mental. Era bem difícil mesmo. Sempre tinha moto barulhenta passando pela rua..
Parabéns pelo vídeo Carlão, queria que todo fiscal de trânsito podesse assistir e por em prática a lei da forma correta, se o escape e livre tem que multar mesmo, porém eles tem q saber diferenciar um escapamento livre de um esportivo
em moto grande, com um escapamento decente, o barulho é bem de boa, só o cara não ficar cortando giro e etc. "infelizmente" é você não poder modificar nada no seu veículo e ainda ser autuado injustamente. concordo que muitas motos pequenas que andam no dia a dia ficam com um barulho horrível. cabe então regulamentar para que não possa ser tão alto, mas vou dizer que alguns desses escapamentos não possuem silenciador eficiente, mas os que realmente são 'terríveis' são aqueles com escapamento direto mesmo. eu tinha uma moto antiga da suzuki q estava muito ruim por conta do escape original já deteriorado. a única alternativa foi colocar um outro escape com ponteira/silenciador paralelo, já que não se encontra mais o original. a moto ficou com um som um pouco mais alto, mas nada muito grande. bom, certo dia fui parado pela polícia e recolheram a moto, sendo que tinha nota e certificação e estava de acordo com o que prevê a lei. e sendo que coloquei para CONSERTAR meu veículo.
Só pra gente ter q recorrer depois. Eu já ando junto com o documento da moto, metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok.
Seria nessesario uso de aparelho pra medir o excesso de barulho, lembrando aos amigos que, por trás disso tudo existe grandes empresas que geram emprego e renda
@@agnaldosousadias5980 verdade Agnaldo, mais eu acho que nem sempre proibir, como sugere boa parte dos comentários, é a solução pra tudo, invés disso podem regulamentar
Só pra gente ter q recorrer. Eu já ando junto com o documento da moto, metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok.
@@CABLEbrazil uma empresa de escapamento fábrica um especial unico para o modelo da minha moto que fica linda e mais potente mas o meu receio em comprar e a PRF que não deixa de tirar nosso dinheiro e prejudicar quem precisa da CNH pra trabalhar.
Muito esclarecedora as informações. Como vc disse socialmente falando o excesso de barulho pode até incomodar, mas devido leis mal elaboradas, agentes mal treinados e desconhecedores dessas legislações acaba que pouca coisa pode ser feita.
Não mudou nada aqui em São Paulo trabalhador não tem sossego ! esses caras não respeita ninguém . Nem os velhos e os doentes . E as autoridades não fazem absolutamente nada é um absurdo! Terra sem lei. E ainda tem a cara de pau de pedir votos
Só pra gente ter q recorrer depois. Junto com o documento da moto,tenho metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok. Descarga livre é problema mesmo e dá pra perceber mesmo, Os caras numa 125cc usam só pra ficar com aquele som horrível.
O problema é que 98% das vezes são os caras de moto 125 com escape barulhento. Inclusive, a grande maioria das pessoas q tem raiva de moto barulhenta, tem raiva dessas 125.
125cc é uma coisa agora uma Rally Deivison e outra né e não dá nada pra eles tipo de moto o PM de merda ainda vem falar que o cano e de fabrica, beleza é de fabrica e os DB será que tá em 99db
Prof. Carlão, boa tarde. gostaria que possível você fizesse um video sobre a questão dos escapamentos esportivos no Brasil. Se é proibido, porque existem fábricas gerando empregos e renda, importações sendo liberadas mas quando algum agente de trânsito ou PRF param o motociclista dizem que é ilegal, gera multa e mais um monte de coisa? Por que não proíbem de fabricar e comercializar ao invés de ficar somente multando os motociclistas? Consegue, por favor, dar uma abordagem para este assunto? Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Ja vi centenas de videos na gringa do pessoal andando só o cano de moto e nao dando problema, a questão é que lá o pessoal com moto barulhenta nao anda com o giro alto e cortando de giro no meio da cidade, e os poucos que que fazem isso lá na maior parte do tempo fazem só em rodovias. Pode nao ser o ponto decisivo, mas essa falta de bom senso é uma das coisas que fazem ser proibidos andar com escapes mais barulhentos. Por causas de umas laranjas podres e doidas, todas as frutas da cesta acabam sentindo as consequencias.
O problema é que muitos fiscais de trânsito não tem competência para verificar o escapamento da moto e só de ver que é um escapamento esportivo já vai canetando a pessoa, tenho cb 500, com escape esportivo e já fui multado aqui na minha cidade 2 vezes este ano, ando com o laudo técnico que comprova a legalidade do escapamento e nada adianta, com sorte conseguiu recorrer nas duas vzs e não tive que pagar, mas é uma dor de cabeça lidar com profissionais despreparados e que abusam da autoridade só porque usa uma farda.
Em Sorocaba, existe uma autuação que quando medido com o decibelímetro, e é constatado o excesso de ruído além do que consta no manual, o condutor recebe uma multa que custa mais de 2400,00 e ainda responde um processo por crime ambiental. É uma multa que não gera pontos por não ser lei de trânsito e sim ambiental.
Em Londrina Paraná o prefeito e os vereadores fizeram uma lei que proíbe usar escapamento esportivo e barulhentos em motos e a polícia militar e a compania de trânsito do município caiu em cima fazendo britiz todos os dias pra multar e prender as motos que esteja com escapamento esportivo
Isso é certo. Frequentemente eu verifico o tamanho da dissipação do som de uma moto barulhenta. Se você anda com uma, pode esperar que todos num raio de 3-4 quarteirões conseguem ouvir você.
Eu tenho uma moto Custom/Estradeira e uso nela um escape esportivo com ronco mais aberto, ela possui silenciador mas não foi um escape feito com padrões do Inmetro, que aliás existem centenas de fábrica de escapamento que fazem sem padrões do Inmetro, o que é bom. Mas o problema destes Escapes não são os escapes e sim seus condutores. Minha moto tem um ronco gostoso mas não saio fazendo ran-dan-dan-dan por ai.
Há bastante divergências de entendimentos sobre o procedimento de abordagem para atuação, no caso aí , referente a escapamento, pois do contrário , deveria ser padrão para demais infrações, (condutor, veículo, equipamento). Dificilmente, consegue se a anulação de tais infrações, pelo JARI. Pleiteando na Justiça Comum, até pode ser ganho de causa.!
Difícil é o agente fazer essa estimativa sobre o escapamento esportivo e descarga livre, algum metem a multa igual, é quando recorre nunca neguem ganha. Ainda que é mais barato pagar a multa do que pagar honorários de advogado.
É triste, sofrimento e perturbação constante e até altas horas e madrugada com as entregas. O código deveria estabelecer limite de decibéis pra que seja confortável e aí dar prazo pra adaptação sem incorrer em multa. A justificativa de segurança do motociclista quanto ao barulho "avisar" que ele tá passando é válida, mas não precisa ser barulho alto que incomode todo o entorno. Com os elétricos isso irá acabar, mas até lá...
O agente de trânsito segue o que diz a legislação. O problema é que a legislação é FROUXA em relação à fiscalização da produção e emissão de ruídos pelos escapamentos das motos. Falta fiscalização e o "motociclista" aproveita. Sem dúvidas é um grande incômodo para as pessoas. O Denatran deveria rever essa questão com urgência. Grato pelas informações, professor! Abs
EM SP,SÃO OS MOTOBOYS ,principalmente os entregadores de comidas,parece uniforme se trabalho deles,deixar o escapamemto sem silencioso,ôco,um barulho terrível. Quando existia o DSV,sempre existiam blitz nas ruas e em qualquer lugar. Hoje só ppr Deus ter blitz ,e msm quando tem,ninguém vai ver os defeitos e sim,só documentação. ....
Carlão, realmente esse tipo de poluição sonora é um saco,falta de consideração,respeito ,principalmente as motos pequenas, além de enpinarem as motos,morreu um motoqueiro perto da minha casa,bateu com a cabeça no cordão da calçada.
Eu tenho escapamento modificado na minha moto (uma Harley XL1200c)... apesar de achar o som muito mais bonito que o original eu coloquei mais por segurança no transito do que pelo barulho. Ando sempre com rotações mais baixas (como é de esperar em motos custom que tem torque muito alto) justamente para evitar ficar incomodando. Somente em situações específicas eu dou aquela acelerada um pouquinho mais forte para alertar motoristas ou pedestres desavisados. Esse negócio de ficar acelerando no talo muitas vezes até cortar o giro só para fazer barulho realmente incomoda bastante!
Essas motos mostradas no vídeo tem esse ruído de fábrica. Só faz esse barulhão chato quando o condutor sem noção põe o giro do motor no máximo em ponto morto. Outro dia eu estava em frente ao meu trabalho e encostou um Camaro original de fábrica e o motorista sem noção botou o giro no máximo. Eu me espantei pelo ruído insurdecedor. O que realmente incomoda são aquelas motos 125/150cc que eles modificam o escape e mesmo em giro baixo fica um ruído intenso e chato. A moto já está muito distante e ainda se ouve o forte barulho
Aqui na minha cidade tem uns maconheiros que fazem questão de fazer barulho, acelerando umas motos velhas na frente das casa e a noite, perturbando o sossego de quem precisa dormir,vejo que a lei protege os baderneiros, quem precisa trabalhar tem que aguentar essa falta de respeito. Que Lei é essa que os que não fazem nada da vida podem perturbar quem trabalha, só no Brasil ninguém segue e respeita ninguém! Quando o barulho não é na frente da casa das tais autoridades pode tudo então?
Carlão, parabéns pelo canal e sua dedicação em atender a nós, ignorantes passivos do CTB. Porém, vi que o que regra o som do escapamento é a NBR 9714, onde estaria determinado em cada motocicleta (constante no manual) o limite em decibéis e associado a um certo giro. Acho que você "engoliu mosca" no seu conhecimento. Existem vídeos no TH-cam esclarecendo essa questão com mais propriedade.
Boa noite, sempre tive uma duvida e seria uma dica legal de vídeo, que são os regulamentos do Imetro, tipo atualmente para fazer uma alteração de amortecedor vulgo rebaixar o veículo, alteração de iluminação dentre outros requisitos é necessário a permissão do Detran, mas casos esses equipamentos já são regularizados pelo o Imetro, que realiza o teste em determinado veículos ou determinadas aplicação, não vejo a necessidade da autorização do Detran uma vez que o Imetro atestou que a legalidade e segurança do equipamento esta dentro dos parâmetros, assim fazendo essa legalização do DETRAN um forma de retirar dinheiro...
Faltou comentar algo muito importante: Eu desconheço que exista no Brasil sequer um fabricante de escapamentos esprtivos que tenha seus produtos certificados e homologados pelo INMETRO.
@Panzerkampfwagen VIII Maus O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
@@lucassotero4246 O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
@@felipebarbosa3280 O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
Amigo podia fazer um vídeo sobre suspensão de CNH, um exemplo lei seca o prazo máximo para veredito e trâmite do processo não vejo nada assim no TH-cam
Tenho no meu celular um decibelímetro. Não acredito que um policial não possa identificar , já que os decibéis ultrapassam aos 100 dB. Na verdade, eu não vejo a hora da chegada dos motores elétricos. Outra coisa que me tira do sério são as bicicletas em avenidas marginais e estradas. Tempos atrás, os atletas, faziam seus treinos nas avenidas marginais com um batedor (carro ou perua de proteção e socorro), devidamente sinalizado. Isso dava segurança aos ciclistas. Hj eles acham que são veiculo automotor. Não é assim! Bicicleta não tem setas, não tem retrovisores, não tem faróis, não tem parachoques, não tem velocímetro, não tem licença, não pagam impostos para circular e são lentos demais. Se as autoridades tivessem preocupado com o bem estar e saúde desses ciclistas, ela faria uma lei exigindo um BATEDOR por grupo. Tenho certeza que só quando acontecer um acidente muito doloroso , é que irão pensar em fazer algo. Vou um pouco mais longe..... a cidades do país, não está preparada para ter ciclovias. Bom.....é isso. Muitas coisas erradas para ganharem votos......muito triste!
A lei de trânsito é tão nonsense... O governo federal recolhe IPI, ICMS, pis, confins, etc, com a venda dos produtos. E quando o motociclista compra e usa em sua moto, é autuado. Descarga livre é uma praga no Brasil, principalmente nas eleições.
Descarga livre realmente dá pra perceber e chato mesmo. O cara querer uma 125cc fazer barulho duma 1000 é tenso haha. Primeiro que até som é estridente , em vez de tom grave( 4 cilindros)
Professor e a questão de usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN: NÃO CABERIA NOTIFICAÇÃO?
Professor Carlão, na questão silenciado defeituoso, o gente que mim aborda pode aprender a minha motocicleta com base em suspeita? E esta certeza, veria acompanha de algum instrumento de análise, durante abordagem?
Ando de moto a mais de 30 anos.ja fui parado inúmeras vezes e nunca houve multa ou apreensão da moto,pois ando conforme a lei exige.mas existem motoqueiros ou motociclistas que andam errado, quando para em blitz ou é parado no trânsito,a moto fica retida e vai para o depósito.quem está certo ?
O DENATRAN tem que rever PRA JÁ essa legislação. Não dá para a população inteira das grandes cidades ficar sofrendo mentalmente por causa desses barulhos infernais. Isso gera sofrimento psicológico e causa perda auditiva. É séria a questão. Não deveria ser tratada com o descaso que está sendo tratada. Já passou do limite. Ninguém aguenta mais.
Fiscalização só para condutores de veículos, para as prefeituras principalmente as do interior do estado, não tem. Continuam colocando tachões para a redução de velocidade nas rodovias. Também as lombadas fora de padrões e também sem ser sinalizadas . Em alguns casos , nem placas de limites de velocidade. Fui ao ministério público sem solução. Mandaram eu procurar o Detran , o mesmo disse que não é com eles . Ficam jogando um para o outro. Os prefeitos são autoritários , e secretários. A gente que é pobre, chamam agente de Zé doidinho porque não temos nenhum poder. Era para ter a solução logo. Já recomendaram fazer um abaixo assinado ele levar para o Detran para a retirada ou ministério público. Como eu disse antes, ele jogão vá responsabilidade pro outro. Já morreram motociclistas por causa da lombadas sem sinalizações. Estou indignado! 😬😠
Mas existe alguma regulamentação que para veículos com ruídos acima do "normal " pode-se considerar pelo agente de trânsito como infração e sim aplicar multa. Ou estou enganado.
Eu acho que moto tem que fazer um barulho, é mais seguro, deixa motoristas de carro mais alerta, mas não pode ser muito escandaloso, acho que as autoridades devem ser mais maleáveis com relação a isso. O ideal seria o órgão de trânsito competente emitir um selo para quem fabrica escapamento esportivo que está dentro das normas.
Então o problema c/os excessos realizados pelos motociclistas que já estão surdos e se colocam em posição carente de atenção para nos deixar surdos também vai p/a conta do INMETRO.
Minha opinião sobre escapamento esportivo, as motos de cilindradas altas , não e barulho até pq não ficam acelerando atoa. Agora essas motos de cilindradas baixa a maioria gosta de fazer barulho e chamar atenção . Acelerando empinando dando trabalho nas ruas.
Kkkk eu fui multado por descarga livre uma moto nova sem me abordar . Tive que pagar porque aqui no Goiás não adianta recorrer vc sempre perde . E aínda perde tempo fazendo a papelada ,como a multa não e tão cara paguei logo e pronto. Puta sacanagem.
Cabe salientar que existe sim um limite de emissão de ruido por qualquer veiculo que não deve ultrapassar 80 db a 7 metros do veículo. Mas a multa so pode ser aplicada se o agente fiscalizador estiver portando um decibelímetro.
Nada se diz ao respeito do sossego alheio? Do limites de decibéis? Eu não ligo para o equipamento desses moleques. Eu ligo para meu sossego, eu ligo para a audição da minha criança ou do respeito ao silencio em hospitais, em escolas. Em paises avançados não é assim que funciona, isso te garanto.
Deveria ter um sensor eletrônico nos motores de qualquer moto que quando se mexe no escape, a moto não funcionaria mais, nem partida daria. Não importa a potência da moto, seja pequena, média ou grande. Barulho demais causa stress nas pessoas ao lado, podendo levar à agressão física ou até a homicídio.
No caso, então não é preciso constar o escapamento no documento da moto? E caso não seja preciso constar no documento, o que eu preciso para provar que o escapamento é regular e como saber para poder comprar um?
Vi um vídeo que nos Estados Unidos os policiais nem ligam para isso e olha que as pessoas cortam de giro na frente dos policiais, só aqui no Brasil mesmo sabem que vão ganhar muito dinheiro em cima dessa situação escapamento não vejo nada demais, assim não cortando de giro em frente á hospitais e respeitando o próximo não vejo nada demais... enquanto isso políticos enchendo o ... de dinheiro do povo.
Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN, PENSEI a mesma coisa rs
O problema é que os "agentes" Preferem multar por falta de uso de cinto, mesmo sendo mentira, pois dá menos trabalho e o que esse pessoal não quer é trabalho sério!
Alem cometer infração, adulterar equipamento original é uma falta de respeito com os autistas, idosos e aquele cidadão que tem acordar cedo pra ganhar o pão de cada dia, precisa de leis mais rígidas e intensidade de fiscalização!!!!
Já levei multa por setas pretas, agente disse que só pode andar com elas a noite, agirá tenho uma bros, coloquei as setas da twister, mais já ouvir dizer que leva multa de mudança de característica? Confere isso as setas em Led e mudança disso mesmo?
O problema maior são as motos de baixa cilindrada, onde se troca o escapamento original por um tal de “ estraladinho”, que aumenta e muito o barulho da motocicleta, e incomoda bastante. E os proprietários dessas motos barulhentas em sua soberba se acham os donos das ruas, já que nada pode detê-los........
Uma moto de alta cilindrada com escape original faz mais barulho que umas 4 titanzinha 125cc juntas, aí quando coloco um escape esportivo na minha titan não pode kkkkkkkkk. É igual os piscas alertas, de fábrica pode vim fumê e pequenos, agora se eu colocar na minha moto pra ficar mais bonitinha não pode
é muito simples, deveria haver um limite de decibéis, seja esportivo ou outro qualquer!!!Uma moto barulhenta faz mais ruido do que 100 carros!!! Imagina daqui 5 anos!!!
Som que nem esse do início do vídeo são músicas da melhor qualidade pros meus ouvidos. Agora besta que nem eu já fui um dia, é andar com moto pequena e fazendo barulho que só perturba quem ouve, é a tal música da pior qualidade. Moto pequena tem que ser silenciosa pra passar até despercebida se possível. Penso assim!!!
Têm que dar um jeito de não aceitar a entrega de comida ou encomenda feita por motoboy que enpina a moto ou faça barulho . Tem que eliminar do serviço de entrega os mau motoboy que não tem.respeito a sociedade . É cassar definitivamente a carteira de habilitação desses sujeitos .
Infelizmente mesmo não poder multar com facilidade esses motociclistas. É péssimo estar dirigindo e passa ao lado da gente esses barulhentos. Não existe um volume máximo permitido para emissões de sons?
Os mesmo que reclamam do entregadores com motos barulhentas são os mesmo que querem receber as encomendas em 1 minuto aí o cara tem andar rápido e o escape esportivo é essencial para os cegos te escutarem nas ruas, e claro que tem aqueles que ficam cortando giro dando tiro aí tem ferrar esses caras não os outros.
Pois na minha opinião teria sim que rever sobre os barulhos, pois nas periferias das grande cidades o povo do bem sofrem com esses delinquentes que acham lindo perturbar o sossego alheio principalmente nas madrugadas dos finais de semana.
Delinquentes sim! Infratores impunes. Tudo pode pra eles, até danificar a saúde alheia.
é o Brasil pessoal é "proibido" usar, mas vender não, igual acontece com xenom, lampadas led, som automotivo, etc
Deveria ter uma fiscalização mais rigorosa quanto a esse equipamento, pois atrapalha muito quem cruza com veiculos que utilizam esse tipo de lâmpadas
@@douglasrafael4545 concordo mas nao somente pq o veiculo esta equipado com essas luzes tem muitos veiculos com lampadas originais de fabrica que ficam cegando os outros tb pq nao fazem a regulagem do farol
Quase tudo é permitido desde que se faça uma vistoria com aprovação do Inmetro e sua devida obs no docto.
@@antonioclaudio6966 só faltou citar o principal amigo. Tudo é permitido desde que se faça tudo o que você falou e o mais importante para eles, o pagamento da taxa
👏👏👍
Pois é, ninguém aguenta mais os entregadores de comida com aquelas porcarias barulhentas. O grande problema é que as entidades de trânsito das cidades não se dedicam a eliminar esse problema.
Exatamente! Simplesmente criminoso a poluição sonora que produzem esses irresponsáveis. Motos com escapes alterados e ainda acelerando como imbecis em área residencial.
Coisa séria, essas leis que faltam detalhes e minúcias. Assim o agente de trânsito não pode agir.
Gosto dos roncos dos motores o que realmente é música para os ouvidos mas tudo isso deve ser feito sem falta com respeito ao próximo.
Concordo com você irmão
@@brunofernandesvti100 👍🇧🇷
👏👏pura verdade
Quando esses motociclistas tiverem em casa uma criança com autismo, um idoso com Alzheimer, um familiar doente, etc , saberão o quanto esses sons absurdos prejudicam.
Quem sabe algum dia entenderão que encher o saco de quem só quer cuidar dos seus não compensará o tamanho pequeno de suas "ferramentinhas"
@@katiaflores Pura verdade. Cuidava da minha mãe. Que ficou idosa. Com problemas para dormir que nem remédios fortes já faziam efeito devido o corpo acostumar. Ainda deu problema mental. Era bem difícil mesmo. Sempre tinha moto barulhenta passando pela rua..
Parabéns pelo vídeo Carlão, queria que todo fiscal de trânsito podesse assistir e por em prática a lei da forma correta, se o escape e livre tem que multar mesmo, porém eles tem q saber diferenciar um escapamento livre de um esportivo
em moto grande, com um escapamento decente, o barulho é bem de boa, só o cara não ficar cortando giro e etc. "infelizmente" é você não poder modificar nada no seu veículo e ainda ser autuado injustamente. concordo que muitas motos pequenas que andam no dia a dia ficam com um barulho horrível. cabe então regulamentar para que não possa ser tão alto, mas vou dizer que alguns desses escapamentos não possuem silenciador eficiente, mas os que realmente são 'terríveis' são aqueles com escapamento direto mesmo. eu tinha uma moto antiga da suzuki q estava muito ruim por conta do escape original já deteriorado. a única alternativa foi colocar um outro escape com ponteira/silenciador paralelo, já que não se encontra mais o original. a moto ficou com um som um pouco mais alto, mas nada muito grande. bom, certo dia fui parado pela polícia e recolheram a moto, sendo que tinha nota e certificação e estava de acordo com o que prevê a lei. e sendo que coloquei para CONSERTAR meu veículo.
Concordo plenamente, porém o povo não tem noção do que é bacana e do que estrapola
Só pra gente ter q recorrer depois. Eu já ando junto com o documento da moto, metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok.
E exatamente como eu penso
Absurdo o Denatran se omitir de uma peça de suma importância.
*Assistido em 26/09/2022, vídeo esclarecedor mestre, tem ajudado muito nosso trabalho de agente de trânsito.🚦*
Bora PM e agentes de trânsito recolher todas !!!!
Seria nessesario uso de aparelho pra medir o excesso de barulho, lembrando aos amigos que, por trás disso tudo existe grandes empresas que geram emprego e renda
O aparelho já existe há décadas, é o DECIBELÍMETRO, eu tenho um. Falta as autoridades de trânsito se "mexerem"
Tem moto que nem precisa medir.
O barulho e demais
@@agnaldosousadias5980 verdade Agnaldo, mais eu acho que nem sempre proibir, como sugere boa parte dos comentários, é a solução pra tudo, invés disso podem regulamentar
"por trás disso tudo existe grandes empresas que geram emprego e renda" que argumento bosta
@@callmattos kkkkkkkkkllkkllllll, vai a merda.
Mas na prática e diferente.
Principalmente pra os federais,mesmo o escapamento ta com o abafador, e com a ponteira esportiva eles fazem a atuação ...
Só pra gente ter q recorrer. Eu já ando junto com o documento da moto, metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok.
@@CABLEbrazil uma empresa de escapamento fábrica um especial unico para o modelo da minha moto que fica linda e mais potente mas o meu receio em comprar e a PRF que não deixa de tirar nosso dinheiro e prejudicar quem precisa da CNH pra trabalhar.
Muito esclarecedora as informações.
Como vc disse socialmente falando o excesso de barulho pode até incomodar, mas devido leis mal elaboradas, agentes mal treinados e desconhecedores dessas legislações acaba que pouca coisa pode ser feita.
Aqui em Porto Alegre, muitos motoboys cortam a surdina para ficar barulhento. Chega doer nos ouvidos
@@callmattos rsrsrsrs
Não mudou nada aqui em São Paulo trabalhador não tem sossego ! esses caras não respeita ninguém . Nem os velhos e os doentes . E as autoridades não fazem absolutamente nada é um absurdo! Terra sem lei. E ainda tem a cara de pau de pedir votos
Só pra gente ter q recorrer depois. Junto com o documento da moto,tenho metade duma folha impressa com os textos e leis que o Carlão citou , numa abordagem, se agente , despreparado, vinher me atuar, eu mostro que está tudo Ok. Descarga livre é problema mesmo e dá pra perceber mesmo, Os caras numa 125cc usam só pra ficar com aquele som horrível.
O problema é que 98% das vezes são os caras de moto 125 com escape barulhento. Inclusive, a grande maioria das pessoas q tem raiva de moto barulhenta, tem raiva dessas 125.
125cc é uma coisa agora uma Rally Deivison e outra né e não dá nada pra eles tipo de moto o PM de merda ainda vem falar que o cano e de fabrica, beleza é de fabrica e os DB será que tá em 99db
@@ilanoliveira4237 exatamente
Por gentileza, coloque no google doc e compartilha o link. Obrigado!
Errado usa para se proteger. 1 segundo eles motorista muda de faixa ponto cego ferra a vida do cara.
Professor faça um vídeo sobre retrovisores esportivos.
Prof. Carlão, boa tarde.
gostaria que possível você fizesse um video sobre a questão dos escapamentos esportivos no Brasil.
Se é proibido, porque existem fábricas gerando empregos e renda, importações sendo liberadas mas quando algum agente de trânsito ou PRF param o motociclista dizem que é ilegal, gera multa e mais um monte de coisa?
Por que não proíbem de fabricar e comercializar ao invés de ficar somente multando os motociclistas?
Consegue, por favor, dar uma abordagem para este assunto?
Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Ja vi centenas de videos na gringa do pessoal andando só o cano de moto e nao dando problema, a questão é que lá o pessoal com moto barulhenta nao anda com o giro alto e cortando de giro no meio da cidade, e os poucos que que fazem isso lá na maior parte do tempo fazem só em rodovias.
Pode nao ser o ponto decisivo, mas essa falta de bom senso é uma das coisas que fazem ser proibidos andar com escapes mais barulhentos. Por causas de umas laranjas podres e doidas, todas as frutas da cesta acabam sentindo as consequencias.
O problema é que muitos fiscais de trânsito não tem competência para verificar o escapamento da moto e só de ver que é um escapamento esportivo já vai canetando a pessoa, tenho cb 500, com escape esportivo e já fui multado aqui na minha cidade 2 vezes este ano, ando com o laudo técnico que comprova a legalidade do escapamento e nada adianta, com sorte conseguiu recorrer nas duas vzs e não tive que pagar, mas é uma dor de cabeça lidar com profissionais despreparados e que abusam da autoridade só porque usa uma farda.
Em Sorocaba, existe uma autuação que quando medido com o decibelímetro, e é constatado o excesso de ruído além do que consta no manual, o condutor recebe uma multa que custa mais de 2400,00 e ainda responde um processo por crime ambiental. É uma multa que não gera pontos por não ser lei de trânsito e sim ambiental.
Otimo.... Vamos replicar esta informacao amigo
Em Londrina Paraná o prefeito e os vereadores fizeram uma lei que proíbe usar escapamento esportivo e barulhentos em motos e a polícia militar e a compania de trânsito do município caiu em cima fazendo britiz todos os dias pra multar e prender as motos que esteja com escapamento esportivo
Isso é certo. Frequentemente eu verifico o tamanho da dissipação do som de uma moto barulhenta. Se você anda com uma, pode esperar que todos num raio de 3-4 quarteirões conseguem ouvir você.
Eu particularmente gostaria que todos os agentes de trânsito tivesse esse conhecimento nem olha e já alterações de características e pronto
Eu tenho uma moto Custom/Estradeira e uso nela um escape esportivo com ronco mais aberto, ela possui silenciador mas não foi um escape feito com padrões do Inmetro, que aliás existem centenas de fábrica de escapamento que fazem sem padrões do Inmetro, o que é bom.
Mas o problema destes Escapes não são os escapes e sim seus condutores.
Minha moto tem um ronco gostoso mas não saio fazendo ran-dan-dan-dan por ai.
Para os que gostam de som, não é uma música e sim um HINO!!!
Professor fala um pouco sobre eliminador de rabeta.
Há bastante divergências de entendimentos sobre o procedimento de abordagem para atuação, no caso aí , referente a escapamento, pois do contrário , deveria ser padrão para demais infrações, (condutor, veículo, equipamento). Dificilmente, consegue se a anulação de tais infrações, pelo JARI. Pleiteando na Justiça Comum, até pode ser ganho de causa.!
Difícil é o agente fazer essa estimativa sobre o escapamento esportivo e descarga livre, algum metem a multa igual, é quando recorre nunca neguem ganha. Ainda que é mais barato pagar a multa do que pagar honorários de advogado.
É triste, sofrimento e perturbação constante e até altas horas e madrugada com as entregas.
O código deveria estabelecer limite de decibéis pra que seja confortável e aí dar prazo pra adaptação sem incorrer em multa.
A justificativa de segurança do motociclista quanto ao barulho "avisar" que ele tá passando é válida, mas não precisa ser barulho alto que incomode todo o entorno.
Com os elétricos isso irá acabar, mas até lá...
O agente de trânsito segue o que diz a legislação. O problema é que a legislação é FROUXA em relação à fiscalização da produção e emissão de ruídos pelos escapamentos das motos. Falta fiscalização e o "motociclista" aproveita. Sem dúvidas é um grande incômodo para as pessoas. O Denatran deveria rever essa questão com urgência. Grato pelas informações, professor! Abs
Orientação e educação para melhorar o convívio em sociedade
EM SP,SÃO OS MOTOBOYS ,principalmente os entregadores de comidas,parece uniforme se trabalho deles,deixar o escapamemto sem silencioso,ôco,um barulho terrível. Quando existia o DSV,sempre existiam blitz nas ruas e em qualquer lugar. Hoje só ppr Deus ter blitz ,e msm quando tem,ninguém vai ver os defeitos e sim,só documentação. ....
Oi. Faz um video com atualizações com o novo manual de fiscalização. Abs
Muito interessante as vídeos.
Em Europa temos lei dis,moto até 8o CC pode vazer barulho até 91 Decibéis moto mais cilindrada até 106 Decibéis.
Carlão, realmente esse tipo de poluição sonora é um saco,falta de consideração,respeito ,principalmente as motos pequenas, além de enpinarem as motos,morreu um motoqueiro perto da minha casa,bateu com a cabeça no cordão da calçada.
Excelente explicação... obrigado por compartilhar conosco e parabéns pelo canal.
Nesse caso de escapamento defeituoso ou inoperante o agente tem que usar o decibelímetro para comprovar a infração de trânsito.
Eu tenho escapamento modificado na minha moto (uma Harley XL1200c)... apesar de achar o som muito mais bonito que o original eu coloquei mais por segurança no transito do que pelo barulho. Ando sempre com rotações mais baixas (como é de esperar em motos custom que tem torque muito alto) justamente para evitar ficar incomodando. Somente em situações específicas eu dou aquela acelerada um pouquinho mais forte para alertar motoristas ou pedestres desavisados.
Esse negócio de ficar acelerando no talo muitas vezes até cortar o giro só para fazer barulho realmente incomoda bastante!
@@guerreiroinevitavel3429 Eu não alimento trolls!
Valeu, Mestre Carlão!! 👏🏻👏🏻👍🏻
Essas motos mostradas no vídeo tem esse ruído de fábrica. Só faz esse barulhão chato quando o condutor sem noção põe o giro do motor no máximo em ponto morto. Outro dia eu estava em frente ao meu trabalho e encostou um Camaro original de fábrica e o motorista sem noção botou o giro no máximo. Eu me espantei pelo ruído insurdecedor. O que realmente incomoda são aquelas motos 125/150cc que eles modificam o escape e mesmo em giro baixo fica um ruído intenso e chato. A moto já está muito distante e ainda se ouve o forte barulho
Aqui na minha cidade tem uns maconheiros que fazem questão de fazer barulho, acelerando umas motos velhas na frente das casa e a noite, perturbando o sossego de quem precisa dormir,vejo que a lei protege os baderneiros, quem precisa trabalhar tem que aguentar essa falta de respeito. Que Lei é essa que os que não fazem nada da vida podem perturbar quem trabalha, só no Brasil ninguém segue e respeita ninguém! Quando o barulho não é na frente da casa das tais autoridades pode tudo então?
Aqui em São Paulo não temos governador, o cargo parece fantasma , é necessário blitz para fiscalizar esses noias e tirar essa merdas de circulação……
Fala da conversão a direita com semáforo fechado.
Professor faz um vídeo sobre esses carros andam com o assoalho quase arrastando pelo chão. E som de música alta, nas ruas.
Carlão, parabéns pelo canal e sua dedicação em atender a nós, ignorantes passivos do CTB. Porém, vi que o que regra o som do escapamento é a NBR 9714, onde estaria determinado em cada motocicleta (constante no manual) o limite em decibéis e associado a um certo giro. Acho que você "engoliu mosca" no seu conhecimento. Existem vídeos no TH-cam esclarecendo essa questão com mais propriedade.
Boa noite, sempre tive uma duvida e seria uma dica legal de vídeo, que são os regulamentos do Imetro, tipo atualmente para fazer uma alteração de amortecedor vulgo rebaixar o veículo, alteração de iluminação dentre outros requisitos é necessário a permissão do Detran, mas casos esses equipamentos já são regularizados pelo o Imetro, que realiza o teste em determinado veículos ou determinadas aplicação, não vejo a necessidade da autorização do Detran uma vez que o Imetro atestou que a legalidade e segurança do equipamento esta dentro dos parâmetros, assim fazendo essa legalização do DETRAN um forma de retirar dinheiro...
Veículo rebaixado é atestado de idiota, pior ainda ser regulamentado. Bostil varonil.
Fale dos jipes por favor, bagageiro, lift alargadores, pára-choques, guinchos etc, obrigado 👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Boa!!
Professor, o senhor esqueceu de falar a respeito do isolante térmico do escapamento, que o denatran exige e que os escapamentos esportivos não possuem
Faltou comentar algo muito importante: Eu desconheço que exista no Brasil sequer um fabricante de escapamentos esprtivos que tenha seus produtos certificados e homologados pelo INMETRO.
Pro Tork vem gravada na ponteira a certificação do Inmetro e existe uma tabela também com todos os escapes que passam por esses testes de qualidade...
Torbal 2x1 vem com a certificação
@Panzerkampfwagen VIII Maus O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
@@lucassotero4246 O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
@@felipebarbosa3280 O bjetivo da minha colocação foi que ele deveria ter enfatizado o uso de escapamento certificado, pois caso não tenha certificação é multa certa.
Infelizmente o Brasil não é um país sério. Fala sério, é uma questão de vergonha da justiça brasileira.
Aqui em Cachoeiro de Itapemirim tá de mais!
Entregador de lanche principalmente, tá fu******do com nossos ouvidos.
Amigo podia fazer um vídeo sobre suspensão de CNH, um exemplo lei seca o prazo máximo para veredito e trâmite do processo não vejo nada assim no TH-cam
Tenho no meu celular um decibelímetro. Não acredito que um policial não possa identificar , já que os decibéis ultrapassam aos 100 dB. Na verdade, eu não vejo a hora da chegada dos motores elétricos.
Outra coisa que me tira do sério são as bicicletas em avenidas marginais e estradas.
Tempos atrás, os atletas, faziam seus treinos nas avenidas marginais com um batedor (carro ou perua de proteção e socorro), devidamente sinalizado. Isso dava segurança aos ciclistas. Hj eles acham que são veiculo automotor. Não é assim! Bicicleta não tem setas, não tem retrovisores, não tem faróis, não tem parachoques, não tem velocímetro, não tem licença, não pagam impostos para circular e são lentos demais.
Se as autoridades tivessem preocupado com o bem estar e saúde desses ciclistas, ela faria uma lei exigindo um BATEDOR por grupo. Tenho certeza que só quando acontecer um acidente muito doloroso , é que irão pensar em fazer algo. Vou um pouco mais longe..... a cidades do país, não está preparada para ter ciclovias. Bom.....é isso. Muitas coisas erradas para ganharem votos......muito triste!
A lei de trânsito é tão nonsense... O governo federal recolhe IPI, ICMS, pis, confins, etc, com a venda dos produtos. E quando o motociclista compra e usa em sua moto, é autuado. Descarga livre é uma praga no Brasil, principalmente nas eleições.
Descarga livre realmente dá pra perceber e chato mesmo. O cara querer uma 125cc fazer barulho duma 1000 é tenso haha. Primeiro que até som é estridente , em vez de tom grave( 4 cilindros)
Você ter o produto não é proibido. Só não vai poder utilizar da forma que você deseja.
Só faz sentido no uso em autódromos e trilhas de motocross no caso ai não tem problema algum
Professor e a questão de usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN: NÃO CABERIA NOTIFICAÇÃO?
Professor Carlão, na questão silenciado defeituoso, o gente que mim aborda pode aprender a minha motocicleta com base em suspeita? E esta certeza, veria acompanha de algum instrumento de análise, durante abordagem?
Ando de moto a mais de 30 anos.ja fui parado inúmeras vezes e nunca houve multa ou apreensão da moto,pois ando conforme a lei exige.mas existem motoqueiros ou motociclistas que andam errado, quando para em blitz ou é parado no trânsito,a moto fica retida e vai para o depósito.quem está certo ?
O DENATRAN tem que rever PRA JÁ essa legislação. Não dá para a população inteira das grandes cidades ficar sofrendo mentalmente por causa desses barulhos infernais. Isso gera sofrimento psicológico e causa perda auditiva. É séria a questão. Não deveria ser tratada com o descaso que está sendo tratada. Já passou do limite. Ninguém aguenta mais.
Aqui na zona sul, em Porto Alegre, os motoboy de tele entrega, e um verdadeiro inferno após às 19 horas, barulho ensurdecedor.
Tem algum video sobre a troca da rabeta original de moto por outro tipo de rabeta?
Boa noite 🌙grande Professor Carlão.
Saúde e Sucesso Para vc
Boa noite e possível regularizar no Detran esse ano no Detran
Fiscalização só para condutores de veículos, para as prefeituras principalmente as do interior do estado, não tem.
Continuam colocando tachões para a redução de velocidade nas rodovias. Também as lombadas fora de padrões e também sem ser sinalizadas . Em alguns casos , nem placas de limites de velocidade.
Fui ao ministério público sem solução. Mandaram eu procurar o Detran , o mesmo disse que não é com eles . Ficam jogando um para o outro.
Os prefeitos são autoritários , e secretários. A gente que é pobre, chamam agente de Zé doidinho porque não temos nenhum poder.
Era para ter a solução logo. Já recomendaram fazer um abaixo assinado ele levar para o Detran para a retirada ou ministério público. Como eu disse antes, ele jogão vá responsabilidade pro outro.
Já morreram motociclistas por causa da lombadas sem sinalizações.
Estou indignado! 😬😠
Mas existe alguma regulamentação que para veículos com ruídos acima do "normal " pode-se considerar pelo agente de trânsito como infração e sim aplicar multa. Ou estou enganado.
Eu acho que moto tem que fazer um barulho, é mais seguro, deixa motoristas de carro mais alerta, mas não pode ser muito escandaloso, acho que as autoridades devem ser mais maleáveis com relação a isso. O ideal seria o órgão de trânsito competente emitir um selo para quem fabrica escapamento esportivo que está dentro das normas.
Não existe como autuar com base em um decibelímetro? Não somente motos, mas qualquer veículo excessivamente ruidoso?
Então o problema c/os excessos realizados pelos motociclistas que já estão surdos e se colocam em posição carente de atenção para nos deixar surdos também vai p/a conta do INMETRO.
Minha opinião sobre escapamento esportivo, as motos de cilindradas altas , não e barulho até pq não ficam acelerando atoa. Agora essas motos de cilindradas baixa a maioria gosta de fazer barulho e chamar atenção . Acelerando empinando dando trabalho nas ruas.
Kkkk eu fui multado por descarga livre uma moto nova sem me abordar . Tive que pagar porque aqui no Goiás não adianta recorrer vc sempre perde . E aínda perde tempo fazendo a papelada ,como a multa não e tão cara paguei logo e pronto. Puta sacanagem.
Duvida, e o escapamento do carro, pode ser alterado trocado por outto, que nao seja direto?
A mesma lei vale para os carros também 👍
Cabe salientar que existe sim um limite de emissão de ruido por qualquer veiculo que não deve ultrapassar 80 db a 7 metros do veículo. Mas a multa so pode ser aplicada se o agente fiscalizador estiver portando um decibelímetro.
Isso era para o som do veiculo e não para ruido e mesmo assim, caiu por resolução do contran há alguns anos.
Nada se diz ao respeito do sossego alheio? Do limites de decibéis? Eu não ligo para o equipamento desses moleques. Eu ligo para meu sossego, eu ligo para a audição da minha criança ou do respeito ao silencio em hospitais, em escolas. Em paises avançados não é assim que funciona, isso te garanto.
Deveria ter um sensor eletrônico nos motores de qualquer moto que quando se mexe no escape, a moto não funcionaria mais, nem partida daria. Não importa a potência da moto, seja pequena, média ou grande. Barulho demais causa stress nas pessoas ao lado, podendo levar à agressão física ou até a homicídio.
Onde estar escrito na lei de transito quê usar moldura na placa do veiculo é proibido
No caso, então não é preciso constar o escapamento no documento da moto? E caso não seja preciso constar no documento, o que eu preciso para provar que o escapamento é regular e como saber para poder comprar um?
Não seria possíveis a multa pelos decibeis ? Tipo uma moto que emite 100 decibeis .
Vi um vídeo que nos Estados Unidos os policiais nem ligam para isso e olha que as pessoas cortam de giro na frente dos policiais, só aqui no Brasil mesmo sabem que vão ganhar muito dinheiro em cima dessa situação escapamento não vejo nada demais, assim não cortando de giro em frente á hospitais e respeitando o próximo não vejo nada demais... enquanto isso políticos enchendo o ... de dinheiro do povo.
O do começo até que dá. Mas uma cg 125 com escapamento furado aí não dá.
professor , o Veiculo não pode ser enquadrado na multa pelo som alto (Acima dos 100 decibéis ) como e aplicado no som automotivo ?
Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN, PENSEI a mesma coisa rs
O problema é que os "agentes" Preferem multar por falta de uso de cinto, mesmo sendo mentira, pois dá menos trabalho e o que esse pessoal não quer é trabalho sério!
Só esqueceu de falar que para autuar é preciso ter medidor, no caso o decibelímetro
Alem cometer infração, adulterar equipamento original é uma falta de respeito com os autistas, idosos e aquele cidadão que tem acordar cedo pra ganhar o pão de cada dia, precisa de leis mais rígidas e intensidade de fiscalização!!!!
Moto quanto mais silenciosa é mais perigoso é. Porque quem não encherga a moto pode escutar o barulho dela vindo.
Já levei multa por setas pretas, agente disse que só pode andar com elas a noite, agirá tenho uma bros, coloquei as setas da twister, mais já ouvir dizer que leva multa de mudança de característica? Confere isso as setas em Led e mudança disso mesmo?
Perguntei ao policial buzinar frente hospital sou multado ,sim ,moto com esse barulho não multada
O problema maior são as motos de baixa cilindrada, onde se troca o escapamento original por um tal de “ estraladinho”, que aumenta e muito o barulho da motocicleta, e incomoda bastante. E os proprietários dessas motos barulhentas em sua soberba se acham os donos das ruas, já que nada pode detê-los........
Na minha opinião, não se pode comparar Akrapovic com coyote! A legislação têm que separar o joio do trigo.
Uma moto de alta cilindrada com escape original faz mais barulho que umas 4 titanzinha 125cc juntas, aí quando coloco um escape esportivo na minha titan não pode kkkkkkkkk.
É igual os piscas alertas, de fábrica pode vim fumê e pequenos, agora se eu colocar na minha moto pra ficar mais bonitinha não pode
É um problema de saúde pública. Só isso bastaria. Por que motocicleta pode perturbar o sossego e outros veículos não?
é muito simples, deveria haver um limite de decibéis, seja esportivo ou outro qualquer!!!Uma moto barulhenta faz mais ruido do que 100 carros!!! Imagina daqui 5 anos!!!
Som que nem esse do início do vídeo são músicas da melhor qualidade pros meus ouvidos. Agora besta que nem eu já fui um dia, é andar com moto pequena e fazendo barulho que só perturba quem ouve, é a tal música da pior qualidade. Moto pequena tem que ser silenciosa pra passar até despercebida se possível. Penso assim!!!
Essas leis valem para os carros também?
estas motos sai de fabrica obedecendo a lei de transito. porem aqui no brasil tudo pode ou seja a lei nao e aplicada
Resumindo: Os incomodados que se mudem, por isso vou morar na roça.
Bom dia sobre os caixinha bluetooth se o motociclista estiver escutando na moto é proibido?
Têm que dar um jeito de não aceitar a entrega de comida ou encomenda feita por motoboy que enpina a moto ou faça barulho . Tem que eliminar do serviço de entrega os mau motoboy que não tem.respeito a sociedade . É cassar definitivamente a carteira de habilitação desses sujeitos .
E no caso dos escapes com regulagem de barulho?
Infelizmente mesmo não poder multar com facilidade esses motociclistas. É péssimo estar dirigindo e passa ao lado da gente esses barulhentos. Não existe um volume máximo permitido para emissões de sons?
Os mesmo que reclamam do entregadores com motos barulhentas são os mesmo que querem receber as encomendas em 1 minuto aí o cara tem andar rápido e o escape esportivo é essencial para os cegos te escutarem nas ruas, e claro que tem aqueles que ficam cortando giro dando tiro aí tem ferrar esses caras não os outros.