Meu Paráco sabe que eu gosto de receber na boca , quando estávamos no Coronavirus ele explicou para todos antes de dar a Eucaristia e falou que tinha que fazer referência pois ali está o Corpo Vivo do Nosso Senhor Jesus Cristo Amém 🙏
19. Depois disso, diz o sacerdote: «As coisas santas aos santos». As coisas são as oferendas aí colocadas, pois receberam a vinda do Espírito Santo. Santos sois também vós, julgados dignos do Espírito Santo. As coisas santas, então, convêm aos santos. Em seguida vós dizeis: «Um é o santo, um o Senhor, Jesus Cristo». Verdadeiramente um é o santo, santo por natureza. Nós, porém, se santos, o somos não pela natureza, mas pela participação, ascese e prece. 20. Depois dessas coisas, ouvis o cantor que, com uma melodia divina, vos convida à comunhão dos santos mistérios, dizendo: «Provai e vede como o Senhor é bom». Não confieis o julgamento ao gosto corporal, mas à fé inabalável. Pois provando não provais pão e vinho, mas o corpo e sangue de Cristo que aqueles significam. 21. Ao te aproximares [da comunhão], não vás com as palmas das mãos estendidas, nem com os dedos separados; mas faze com a mão esquerda um trono para a direita como quem deve receber um Rei e no côncavo da mão espalmada recebe o corpo de Cristo, dizendo: «Amém». Com segurança, então, santificando teus olhos pelo contato do corpo sagrado, toma-o e cuida de nada se perder. Pois se algo perderes é como se tivesses perdido um dos próprios membros. Dize-me, se alguém te oferecesse lâminas de ouro, não as guardarias com toda segurança, cuidando que nada delas se perdesse e fosses prejudicado? Não cuidarás, pois, com muito mais segurança de um objeto mais precioso que ouro e pedras preciosas, para dele não perderes uma migalha sequer? 22. Depois de teres comungado o corpo de Cristo, aproxima-te também do cálice do seu sangue. Não estendas as mãos, mas inclinando-te, e num gesto de adoração e respeito, dize «amém». Santifica-te também tomando o sangue de Cristo. E enquanto teus lábios ainda estão úmidos, roça-os de leve com tuas mãos e santifica teus olhos, tua fronte e teus outros sentidos. Depois, ao esperares as orações [finais], rende graças a Deus que te julgou digno de tamanhos mistérios. 23. Conservai inviolavelmente essas tradições e vós mesmos guardai-vos sem ofensa. Não vos separeis da comunhão nem pela mancha do pecado vos priveis desses santos e espirituais mistérios. «O Deus da paz santifique-vos completamente. Conserve-se inteiro o vosso espírito, e a vossa alma e o vosso corpo sem mancha, para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo», a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém.» Mais sobre São Cirilo de Jerusalém em SOPHIA.. FONTES DA CATEQUESE / 12 - Coordenador: Frei Alberto Beckhäuser, O.F.M. SÃO CIRILO DE JERUSALÉM - CATEQUESES MISTAGÓGICAS Tradução de Frei Frederico Vier, O.F.M. - Introdução e notas de Frei Fernando Figueiredo, O.F.M. - Petrópolis, Editora Vozes Ltda., 1977
Tem gente que ajoelha pra comungar e coloca as duas mãos pra trás. Eu acho isso super errado. Se ajoelhar precisa juntar as mãos como que em oração e receber na língua. Certo?
Se alguém por não saber pegar a hóstia com o maior cuidado e for ao banco se ajoelhar e só então comungar como devem os ministros? Isso aconteceu na minha paróquia e essa pessoa super zelosa ficou muito triste com atitude...
Fico impressionado como um sacerdote ensina de forma errada. A maneira correta é de joelhos e o sacerdote entregando o corpo de Cristo direto em nossa boca.
Irmão me tire uma dúvida se possível. Quando vou comungar eu faço uma reverência em frente a Jesus eucarístico inclino a cabeça e só depois eu recebo a eucarístia. Posso fazer isso? Está correto? Para mim é um respeito que tenho com Jesus.
@@silmay126Claro que pode, é super indicado inclusive. Eu estou comungando em pé, porém, faço uma reverência curvando-me antes e em seguida, respondo "Amém" aí , o recebo na boca.
Precisa sim! As pessoas que vão mudando os ensinamentos de sempre. Contudo, Marlene, se a pessoa não pode ajoelhar-se por motivo de saúde, isso, não lhe é obrigado, entendeu? Basta receber na boca.
O certo mesmo é respeitar Jesus dentro e fora da Igreja. Não adiantar comungar corretamente e sair da Igreja fazendo tudo errado, a começar por observar e julgar os erros dos outros. Deixemos isso lra Deus. Sejamos bons, humildes, justos, caridosos, humanos, generosos, amarmos os irmãos com igualdade e respeito. Isso fará Jesus muito feliz. Sigamos firmes na fé!
@@marleneleal8030 Justificativa barata para não fazer do modo que a Igreja sempre ensinou. Esse é o tipo de argumento das mulheres que dizem: "não adianta nada usar véu na Igreja e fazer tudo errado lá fora." Ou "não adianta nada usar vestido longo na Missa e na rua sair quase nua." São "vieis de confirmação." A pessoa sabe que tem um modo certo e outro errado, mas justificam o errado para não emendar-se. Seguindo esse pensamento a gente pode prosseguir: "não adianta nada confessar pra voltar a pecar." "Não adianta nada se batizar, e depois pecar." "Não adianta nada rezar e depois mentir." Adianta sim. A Santa Igreja, sempre teve o modo de receber a comunhão dignamente. O que houve depois, foi uma exceção para um determinado momento, logo após, a Santa Sé, retirou essa permissão, mas em muitos lugares, os católicos seguirem recebendo na mão erradamente. O erro se alastrou. Repara que tem Padres que nas suas Paróquias, não se recebe a Hóstia na mão. E os Arautos do Evangelho, ninguém pode receber na mão, também. Mas, esse modernismo/progressismo que se infiltrou na Igreja, onde "tudo pode," teologia da libertação, etc... Aí nós afastamos da Tradição da Igreja. Quer dizer que São Padre Pio, recebia na boca, Santo Agostinho, Tantos Santos dando exemplo recebendo e dando comunhão na boca, é tudo bobagem então. *Salve a Santa Tradição da Igreja Católica!*
Temos que receber Jesus (se for na mão) com a mão direita em baixo da esquerda e esta como se fosse um trono para receber o Nosso Rei. Comungando sempre na frente do padre ou ministro. Na verdade, eu gosto de comungar é direto na boca depois de fazer uma genuflexão.
Senhores a comunhão de deve ser recebida na boca e de joelhos. Claro que se vc não pode por questão de saúde comungar de joelhos, faça-a em pé e precedido de uma inclinação
Ele está brincando com o corpo de Cristo Fazendo vídeos isso é errado é um pecado mortal eu estou decepcionado com essa lei absurda que algumas igrejas católicas fazem!!!!!.
Obs.: se o sacerdote lava as mãos purificando-as para tocar na hóstia consagrada, é o correto os fiéis receberem a hóstia direto na boca, pois não purificaram as suas mãos! o.k. Ops.
Amém, louvando seja DEUS!
Meu Paráco sabe que eu gosto de receber na boca , quando estávamos no Coronavirus ele explicou para todos antes de dar a Eucaristia e falou que tinha que fazer referência pois ali está o Corpo Vivo do Nosso Senhor Jesus Cristo Amém 🙏
É por isso que prefiro de joelhos e direto na boca(também é um forma correta e evita sacrilégio)
U única maneira certa é de joelhos
Herege@@roselicosta1986
Então todo mundo errado.
Sim, todo mundo errado. @@thiagoc.m3000
@@roselicosta1986mas e quem tem problema de joelho? 😮
Obrigada por esse vídeo! Agora aprendi!!! Obs: acho que já cometi todos os erros possíveis viu
eu idem hahah
Obrigado precisava desse vídeo
Obrigada pelo vídeo!!!!!
Me ajudou bastante
ADOREI O VÍDEO❤
AJUDOU MUITO!!
1:20
Super didático, amei!
19. Depois disso, diz o sacerdote: «As coisas santas aos santos». As coisas são as oferendas aí colocadas, pois receberam a vinda do Espírito Santo. Santos sois também vós, julgados dignos do Espírito Santo. As coisas santas, então, convêm aos santos. Em seguida vós dizeis: «Um é o santo, um o Senhor, Jesus Cristo». Verdadeiramente um é o santo, santo por natureza. Nós, porém, se santos, o somos não pela natureza, mas pela participação, ascese e prece.
20. Depois dessas coisas, ouvis o cantor que, com uma melodia divina, vos convida à comunhão dos santos mistérios, dizendo: «Provai e vede como o Senhor é bom». Não confieis o julgamento ao gosto corporal, mas à fé inabalável. Pois provando não provais pão e vinho, mas o corpo e sangue de Cristo que aqueles significam.
21. Ao te aproximares [da comunhão], não vás com as palmas das mãos estendidas, nem com os dedos separados; mas faze com a mão esquerda um trono para a direita como quem deve receber um Rei e no côncavo da mão espalmada recebe o corpo de Cristo, dizendo: «Amém». Com segurança, então, santificando teus olhos pelo contato do corpo sagrado, toma-o e cuida de nada se perder. Pois se algo perderes é como se tivesses perdido um dos próprios membros. Dize-me, se alguém te oferecesse lâminas de ouro, não as guardarias com toda segurança, cuidando que nada delas se perdesse e fosses prejudicado? Não cuidarás, pois, com muito mais segurança de um objeto mais precioso que ouro e pedras preciosas, para dele não perderes uma migalha sequer?
22. Depois de teres comungado o corpo de Cristo, aproxima-te também do cálice do seu sangue. Não estendas as mãos, mas inclinando-te, e num gesto de adoração e respeito, dize «amém». Santifica-te também tomando o sangue de Cristo. E enquanto teus lábios ainda estão úmidos, roça-os de leve com tuas mãos e santifica teus olhos, tua fronte e teus outros sentidos. Depois, ao esperares as orações [finais], rende graças a Deus que te julgou digno de tamanhos mistérios.
23. Conservai inviolavelmente essas tradições e vós mesmos guardai-vos sem ofensa. Não vos separeis da comunhão nem pela mancha do pecado vos priveis desses santos e espirituais mistérios.
«O Deus da paz santifique-vos completamente.
Conserve-se inteiro o vosso espírito,
e a vossa alma e o vosso corpo sem mancha,
para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo»,
a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém.»
Mais sobre São Cirilo de Jerusalém em SOPHIA..
FONTES DA CATEQUESE / 12 - Coordenador: Frei Alberto Beckhäuser, O.F.M.
SÃO CIRILO DE JERUSALÉM - CATEQUESES MISTAGÓGICAS
Tradução de Frei Frederico Vier, O.F.M. - Introdução e notas de Frei Fernando Figueiredo, O.F.M. - Petrópolis, Editora Vozes Ltda., 1977
🙏
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Tem gente que ajoelha pra comungar e coloca as duas mãos pra trás. Eu acho isso super errado. Se ajoelhar precisa juntar as mãos como que em oração e receber na língua. Certo?
Se alguém por não saber pegar a hóstia com o maior cuidado e for ao banco se ajoelhar e só então comungar como devem os ministros? Isso aconteceu na minha paróquia e essa pessoa super zelosa ficou muito triste com atitude...
Eu errei na missa feio ontem que pecado 😢 meu Deus
errar isso não é pecado, mas se a gente tem a oportunidade de aprender da forma certa, por quê não obedecer? 🙂
Fico impressionado como um sacerdote ensina de forma errada. A maneira correta é de joelhos e o sacerdote entregando o corpo de Cristo direto em nossa boca.
De joelho ou em pé. Cf: RS (90)
Irmão me tire uma dúvida se possível. Quando vou comungar eu faço uma reverência em frente a Jesus eucarístico inclino a cabeça e só depois eu recebo a eucarístia. Posso fazer isso? Está correto? Para mim é um respeito que tenho com Jesus.
@@silmay126Claro que pode, é super indicado inclusive. Eu estou comungando em pé, porém, faço uma reverência curvando-me antes e em seguida, respondo "Amém" aí , o recebo na boca.
@@ElysondeMaria Obrigada 🙏
Não há erro. E você é leigo.
Ohhh, muita gente não pode se ajoelhar!!! Então não podem comungar? Estão desrespeitando a Deus? Só Ele Tudo sabe e Tudo pode julgar.
Não precisa ser ajoelhar para receber cristo é opcional
Precisa sim! As pessoas que vão mudando os ensinamentos de sempre. Contudo, Marlene, se a pessoa não pode ajoelhar-se por motivo de saúde, isso, não lhe é obrigado, entendeu? Basta receber na boca.
O certo mesmo é respeitar Jesus dentro e fora da Igreja. Não adiantar comungar corretamente e sair da Igreja fazendo tudo errado, a começar por observar e julgar os erros dos outros. Deixemos isso lra Deus. Sejamos bons, humildes, justos, caridosos, humanos, generosos, amarmos os irmãos com igualdade e respeito. Isso fará Jesus muito feliz. Sigamos firmes na fé!
@@marleneleal8030 Justificativa barata para não fazer do modo que a Igreja sempre ensinou. Esse é o tipo de argumento das mulheres que dizem: "não adianta nada usar véu na Igreja e fazer tudo errado lá fora."
Ou "não adianta nada usar vestido longo na Missa e na rua sair quase nua."
São "vieis de confirmação." A pessoa sabe que tem um modo certo e outro errado, mas justificam o errado para não emendar-se.
Seguindo esse pensamento a gente pode prosseguir: "não adianta nada confessar pra voltar a pecar."
"Não adianta nada se batizar, e depois pecar."
"Não adianta nada rezar e depois mentir."
Adianta sim. A Santa Igreja, sempre teve o modo de receber a comunhão dignamente. O que houve depois, foi uma exceção para um determinado momento, logo após, a Santa Sé, retirou essa permissão, mas em muitos lugares, os católicos seguirem recebendo na mão erradamente. O erro se alastrou. Repara que tem Padres que nas suas Paróquias, não se recebe a Hóstia na mão.
E os Arautos do Evangelho, ninguém pode receber na mão, também.
Mas, esse modernismo/progressismo que se infiltrou na Igreja, onde "tudo pode," teologia da libertação, etc...
Aí nós afastamos da Tradição da Igreja. Quer dizer que São Padre Pio, recebia na boca, Santo Agostinho, Tantos Santos dando exemplo recebendo e dando comunhão na boca, é tudo bobagem então.
*Salve a Santa Tradição da Igreja Católica!*
😮
Não entendi porque a última correta, para minha pessoa, todas estão erradas.😢
Temos que receber Jesus (se for na mão) com a mão direita em baixo da esquerda e esta como se fosse um trono para receber o Nosso Rei. Comungando sempre na frente do padre ou ministro.
Na verdade, eu gosto de comungar é direto na boca depois de fazer uma genuflexão.
Está errado, a moça não fez nem um vênia e nem ao menos verificou as mãos para recolher as partículas que podem ter ficado ali.
So sedvacantista nos comentários, complicado viu. Receber de joelhos é na boca é opcional, faça como quiser e for mais confortável a si
Errado. Não é opcional. A comunhão na mão é *EXCESSÃO.* Devidamente escritas em documentos.
@@ElysondeMaria e você os leu?
A maneira correta é somente na boca
O correto é na boca e de joelhos. De pé diante do Senhor é pecado.
Não é errado e nem muito menos pecado. Redemotionis Sacrementum explica direitinho no número 90.
Vocês viajam na maionese
Essa forma de receber a comunhão também está errada
"Como receber a comunhão de forma correta na mão"...Na mão nunca foi e nunca será a forma correta. É uma exceção e não uma regra. 🤦🏻♂️
Senhores a comunhão de deve ser recebida na boca e de joelhos. Claro que se vc não pode por questão de saúde comungar de joelhos, faça-a em pé e precedido de uma inclinação
De pé ou de joelhos
Ele está brincando com o corpo de Cristo Fazendo vídeos isso é errado é um pecado mortal eu estou decepcionado com essa lei absurda que algumas igrejas católicas fazem!!!!!.
Quando faz vídeos assim as ostias não estão consagradas,não é corpo de Cristo,então eles podem sim fazer isso com elas .
É até bom esses vídeos para ensinar as pessoas se portarem durante a comunhão.
O correto mesmo seria de joelhos e na boca.
Obs.: se o sacerdote lava as mãos purificando-as para tocar na hóstia consagrada, é o correto os fiéis receberem a hóstia direto na boca, pois não purificaram as suas mãos! o.k. Ops.
Oq é esse negócio branco q vcs comem?
Corpo de Cristo
A REGRA é receber de JOELHOS e na BOCA.
Receber na mão é exceção. NÃO é a FORMA CORRETA!!!!
Tá errado do mesmo jeito. Eucaristia se recebe de joelhos.