Pais se pudessem colocavam os filhos em bolhas para protegê-los, pois o mundo é repleto de violências por todos os lados. Todavia também estariam privando-os de viver as coisas maravilhosas que existem neste mesmo ambiente. Então se faz necessário analisar qual a melhor forma de agir para proteger aos filhos .
Acho que quando o cara ataca a escola mesmo com detector de metais é porque o equipamento falhou, não estava funcionando direito. Ou então teve a conivência de algum funcionario. Se nos aeroportos, tribunais e em agências bancárias funciona bem, nas escolas também tem que funcionar.
Como professora do Estado e já ameaçada por alunos eu acho sim que a violência é comum. Os ataques estão crescendo e vivemos vulneráveis no exercício da nossa profissão 😢 no final do ano em Aracruz ES e em SP as vítimas são mulheres. Professoras e uma aluna. Nem todos os ataques e ameaças são noticiados como uma colega que foi atacada tbm em SP. Veja o grupo de professores contratados e terão mais relatos.
Acredito que dector de metais, segurança armada e todas medidas possíveis podem inibir e dificultar sim um ataque. Pode não resolver 100%, mas inibir sim. Pode não proteger de um crime bem planejado , mas um detector pode evitar um crime realizado por armadas brancas por exemplo. Não vejo motivos pra desestimular tais medidas. Prefiro escola segura do que lanches. Falando no âmbito particular de escolas.
Os manuais de forças policiais e segurança pública deixam claro que policiamento feito por uma única pessoa, é um risco, que expõe essa pessoa, e quem está em volta. Ela sempre estará em desvantagem, porque há o elemento surpresa para o outro lado. Imagine que bandidos entrem na escola atrás exatamente dessa arma (o roubo de armas é um crime muito mais comum que o atirador escolar). De modo geral há traumáticos, mas poucos, incidentes em escolas exatamente porque bandidos (não um maluco como tivemos em Blumenau), não querem entrar num ambiente que não tem nada para roubar além de uns poucos computadores e oferece tanta instabilidade como uma escola cheia de crianças. Além disso eles sabem que policiais e criminosos não toleram quem machuca crianças. Se há essa pessoa armada e ela reagir, temos um tiroteio na escola, com risco de balas perdidas. Se essa pessoa não reagir, temos mais uma arma na mão do crime. Hoje há prefeitos colocando policiais sozinhos nas escolas, medida para boi ver, que não vai durar um mês. Ainda assim, não é boa política.
O interessante é que após o ataque as torres gêmeas em Nova York todos os aeroportos colocaram detectores de metais assim também ocorre na entrada das agências bancárias. Será que o dinheiro dos banqueiros e os aviões das companhias aéreas são mais importantes que nossas crianças e jovens estudantes ?
A monetização através de cliques tá piorando o nível da imprensa. Tragédias e tretas são o que geram mais cliques, infelizmente, só vai mudar se mudar a lógica das plataformas, que ganham mais através do ódio e polêmicas. Será que vão abrir mão do lucro? Duvido muito.
Gostaria que o senhor atentasse apenas aos fatos psicológicos,quanto a dectetores de metais e segurança armada deixe com os profissionais de proteção a pessoas! Todas as medidas com certeza faz diferença, quato aos índices que vc fala, vá perguntar para quem perdeu alguém na escola!!!!
Muito bom, Dr. Mas como psicólogo, acho que o senhor poderia fazer um segundo vídeo, dizendo os motivos que levam a uma criança a se sentir excluida a ponto de ter raiva de uma escola inteira ou da humanidade inteira e cometer ataques sem discriminação de quem ataca. Ou o que leva uma criança, adolescente, jovem a se sentir tao ferido a ponto de querer ferir de morte alguem, sem encontrar uma outra maneira de demonstrar a sua dor. Nisso, sim, a sociedade, escola e pais podem e devem atuar, sendo mais empaticas e ao mesmo tempo firmes, ensinando o respeito, cooperação e Comunicação Não Violenta, educação emocional, para evitar esse tipo de problema e termos pessoas melhores na sociedade. Pois como disse uma professora nos comentários, a banalizacao da violencia geral e do desrespeito com os professores já passou dos limites faz anos, e só piora.
Me desculpe Sra. mas o modo como falou deu a entender como se só alunos cometessem violênicia, só pra você saber, hão milhares de milhares de abusadores travestidos de professores também, não defendo nenhum lado pois, é fato que existe alunos assim, mas também educadores muito covardes que abusam das crianças e as mesmas se tiverem predisposição podem no futuro se rornarem delinquentes e talvez atacarem ou se vingarem de pessoas que até, nunca mereceram.
Tema cada vez mais importante e delicado: 1° o governo deve oferecer segurança pública para todos, escolas e porteiros têm, vergonha, logo após deve contratar Psicólogos e assistentes sociais em todas as escolas públicas principalmente por ter mais necessidade, a particular não depende tanto do governo, tá crescendo a cada dia, tem que começar a ação agora, temos que cobrar dos nossos representantes, pq se deixar do jeito que tá, só vamos tomar uma atitude se acontecer com um familiar nosso, aí que o sofrimento vai ser imensurável. Daqui a pouco o meliante é solto, infelizmente.
Desculpe dr Daniel admiro muito seu trabalho mas algumas falas sua neste vídeo eu não posso concordar. Como professora da rede pública de SP por trinta anos e mais um pouquinho rsrs.. Só posso te dizer que não dá pra "ficar tranquilo" .... a escola de Ensimo Fundamental NÃO É SEGURA, nem pra aluno, nem pra professores e funcionários. Esta é minha experiência.... as crianças e todos já trabalham com "medo" há anos... E não é raro a violência, dentro das escolas... aos assassinatos eu concordo que são raros, porém muitos tem matado e morrido dentro das Unidades Escolares no sentido Emocional .... infelizmente o ambiente escolar é um ambiente "doentio" ! Eu sinto muito mesmo, só pude presencial a Educação Brasileira e em especial SP, ir "ladeira abaixo"... nos últimos 15 anos mais ou menos... 😢... SINTO MUITO MESMO, QUE GRANDR PARTE DA SOCIEDADE NÃO ACREDITA!
Concordo @Ana, os espaços escolares hoje tá mais para um campo de concentração. Infelizmente os pais confiam às escolas a educaçãos dos filhos, daí já se têm uma cambada de marmanjo travestidos de professores por aí abusando dos alunos, outros são alunos valentões a tocar o terror na escola, ou seja, se a criança ou o adolescente já tiver a predisposição para certa índole, se tornará um delinquente ou sairá da escola todo destroçado psicologicamente.
Eu vejo muito mais pais homens (no Brasil) sendo negligentes com a educação dos filhos do que as mães; vejo muito mais homens que abandonam suas famílias pra ir viver um 'sonho de liberdade' pessoal (que a sociedade/mídia e seus valores doentes cobra deles); a paternidade, o cuidado com os filhos, isso é algo reservado ao feminino e indigno para um homem. A esse homem só resta se comprometer com o âmbito do trabalho e do sexo para que seja considerado "homem"...
Na adolescência a pessoa está meio confusa insegura quanto ao seu futuro, acho que a orientação individual, uma conversa em particular talvez seja o melhor caminho.
Essa questão do contágio nunca ficou tão evidente para nós, brasileiros. Esse caso de SC aconteceu na semana seguinte ao da Vila Sonia, com certeza não foi coincidência.
A param com isso ,o mundo está cheio de violência em qualquer lugar ,e infelizmente as crianças não estão seguras nas escolas. Tem que ter sim segurança nas escolas ,posto dd saúde ,hospitais ,igrejas e etc...
Infelizmente não apresenta solução, vem aumentando a violência para com crianças e também para com profissionais em seu dia a dia, o assunto é tratado visando mais os aspectos econômicos que a segurança em si, metida nenhuma é totalmente segura mas tratar o assunto como casos isolados uma vez que vem aumentando e também que professores são agredidos diariamente mas por um sistema falho, sem leis tudo cai no esquecimento e nenhuma medida é tomada.
Com todo respeito senhor, essa sua teoria não passa de teoria sem nexo. O primeiro ataque recente foi contra a colega professora, assassinada brutalmente a golpes de facas por uma criança de 13 anos, está certo ???? Venha para a sala de aula da rede pública para o senhor sentir a realidade nua e crua. Zero para o senhor ta.
Boa análise, mas discordamos de alguns pontos. Detector e presença de Vigilantes inibe sim o potencial criminoso. Basta traçar um paralelo entre bancos e presídios e o nível de invasão que os mesmos sofrem anualmente...
Sem querer politizar e já o fazendo, Daniel Cara, cientista político e educador (Professor da Faculdade de Educação - USP) informou que pesquisas sugerem que 100% (99% ???) desses ataques têm em comum um perfil de extrema-direita, mesmo que os adolescentes desconheçam esse fato, seus atos indicam que a ideologia (da violência) é de extrema-direita.
O problema não é você ter filhos, o problema é que a sociedade capitalista é *doente*. E é incrivelmente difícil criar filhos ajustados numa sociedade desajustada
Pais se pudessem colocavam os filhos em bolhas para protegê-los, pois o mundo é repleto de violências por todos os lados. Todavia também estariam privando-os de viver as coisas maravilhosas que existem neste mesmo ambiente. Então se faz necessário analisar qual a melhor forma de agir para proteger aos filhos .
Acho que quando o cara ataca a escola mesmo com detector de metais é porque o equipamento falhou, não estava funcionando direito. Ou então teve a conivência de algum funcionario. Se nos aeroportos, tribunais e em agências bancárias funciona bem, nas escolas também tem que funcionar.
Como professora do Estado e já ameaçada por alunos eu acho sim que a violência é comum. Os ataques estão crescendo e vivemos vulneráveis no exercício da nossa profissão 😢 no final do ano em Aracruz ES e em SP as vítimas são mulheres. Professoras e uma aluna. Nem todos os ataques e ameaças são noticiados como uma colega que foi atacada tbm em SP. Veja o grupo de professores contratados e terão mais relatos.
Acredito que dector de metais, segurança armada e todas medidas possíveis podem inibir e dificultar sim um ataque. Pode não resolver 100%, mas inibir sim. Pode não proteger de um crime bem planejado , mas um detector pode evitar um crime realizado por armadas brancas por exemplo. Não vejo motivos pra desestimular tais medidas. Prefiro escola segura do que lanches. Falando no âmbito particular de escolas.
Concordo plenamente
Os manuais de forças policiais e segurança pública deixam claro que policiamento feito por uma única pessoa, é um risco, que expõe essa pessoa, e quem está em volta. Ela sempre estará em desvantagem, porque há o elemento surpresa para o outro lado. Imagine que bandidos entrem na escola atrás exatamente dessa arma (o roubo de armas é um crime muito mais comum que o atirador escolar). De modo geral há traumáticos, mas poucos, incidentes em escolas exatamente porque bandidos (não um maluco como tivemos em Blumenau), não querem entrar num ambiente que não tem nada para roubar além de uns poucos computadores e oferece tanta instabilidade como uma escola cheia de crianças. Além disso eles sabem que policiais e criminosos não toleram quem machuca crianças. Se há essa pessoa armada e ela reagir, temos um tiroteio na escola, com risco de balas perdidas. Se essa pessoa não reagir, temos mais uma arma na mão do crime.
Hoje há prefeitos colocando policiais sozinhos nas escolas, medida para boi ver, que não vai durar um mês. Ainda assim, não é boa política.
O interessante é que após o ataque as torres gêmeas em Nova York todos os aeroportos colocaram detectores de metais assim também ocorre na entrada das agências bancárias. Será que o dinheiro dos banqueiros e os aviões das companhias aéreas são mais importantes que nossas crianças e jovens estudantes ?
A monetização através de cliques tá piorando o nível da imprensa. Tragédias e tretas são o que geram mais cliques, infelizmente, só vai mudar se mudar a lógica das plataformas, que ganham mais através do ódio e polêmicas. Será que vão abrir mão do lucro? Duvido muito.
Muito obrigada por compartilhar. Eu vou fazer uma prova de concurso sobre este assunto. E levarei comigo as suas palavras de prevenção. 😊
Gostaria que o senhor atentasse apenas aos fatos psicológicos,quanto a dectetores de metais e segurança armada deixe com os profissionais de proteção a pessoas!
Todas as medidas com certeza faz diferença, quato aos índices que vc fala, vá perguntar para quem perdeu alguém na escola!!!!
Vilfrid 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
As escolas eram para ter assistntes sociais e psicólogos trabalhando diretamente com demandas dos alunos o trabalho de prevenção e a melhor solução
Muito bom, Dr.
Mas como psicólogo, acho que o senhor poderia fazer um segundo vídeo, dizendo os motivos que levam a uma criança a se sentir excluida a ponto de ter raiva de uma escola inteira ou da humanidade inteira e cometer ataques sem discriminação de quem ataca. Ou o que leva uma criança, adolescente, jovem a se sentir tao ferido a ponto de querer ferir de morte alguem, sem encontrar uma outra maneira de demonstrar a sua dor.
Nisso, sim, a sociedade, escola e pais podem e devem atuar, sendo mais empaticas e ao mesmo tempo firmes, ensinando o respeito, cooperação e Comunicação Não Violenta, educação emocional, para evitar esse tipo de problema e termos pessoas melhores na sociedade.
Pois como disse uma professora nos comentários, a banalizacao da violencia geral e do desrespeito com os professores já passou dos limites faz anos, e só piora.
Compartilho da mesma opinião!!!
Com certeza! E a influência das redes sociais e da disseminação de discursos de ódio, amplificada pelo algoritmo.
Me desculpe Sra. mas o modo como falou deu a entender como se só alunos cometessem violênicia, só pra você saber, hão milhares de milhares de abusadores travestidos de professores também, não defendo nenhum lado pois, é fato que existe alunos assim, mas também educadores muito covardes que abusam das crianças e as mesmas se tiverem predisposição podem no futuro se rornarem delinquentes e talvez atacarem ou se vingarem de pessoas que até, nunca mereceram.
Tomei um soco no nariz de um aluno hj doeu na alma
Vidas e granizos não são as mesmas coisas
Tema cada vez mais importante e delicado: 1° o governo deve oferecer segurança pública para todos, escolas e porteiros têm, vergonha, logo após deve contratar Psicólogos e assistentes sociais em todas as escolas públicas principalmente por ter mais necessidade, a particular não depende tanto do governo, tá crescendo a cada dia, tem que começar a ação agora, temos que cobrar dos nossos representantes, pq se deixar do jeito que tá, só vamos tomar uma atitude se acontecer com um familiar nosso, aí que o sofrimento vai ser imensurável. Daqui a pouco o meliante é solto, infelizmente.
E já aconteceu de novo mesmo! (Blumenau). Infelizmente dr estava certo! Fala muito cuidadosa e responsável. Assunto muito sério
Seu bom senso extraordinário é necessário dr Daniel, principalmente nessa nossa sociedade muitas vezes histérica, fomentada pela mídia. Obrigada
Cadê a Responsabilidade dos Pais???
Educação vem de berço!!!!
Quem tem que cuidar das crianças são os pais. Criança ficar na internet planejando e ir para escola armada? Cadê os pais que não sabem de nada?
Quando vi na TV reportagens de outros massacres em escolas que ocorreram em anos passados, me deu um baita gatilho
Não somos nós quem fazemos sensacionalismo em cima desse tipo de crime, e sim a imprensa.
Bom dia, precisamos ter alguma forma de contato com você, para tratarmos de assunto de interesse mutuo, aguardamos ansiosamente a sua resposta!
Desculpe dr Daniel admiro muito seu trabalho mas algumas falas sua neste vídeo eu não posso concordar. Como professora da rede pública de SP por trinta anos e mais um pouquinho rsrs.. Só posso te dizer que não dá pra "ficar tranquilo" .... a escola de Ensimo Fundamental NÃO É SEGURA, nem pra aluno, nem pra professores e funcionários. Esta é minha experiência.... as crianças e todos já trabalham com "medo" há anos... E não é raro a violência, dentro das escolas... aos assassinatos eu concordo que são raros, porém muitos tem matado e morrido dentro das Unidades Escolares no sentido Emocional .... infelizmente o ambiente escolar é um ambiente "doentio" ! Eu sinto muito mesmo, só pude presencial a Educação Brasileira e em especial SP, ir "ladeira abaixo"... nos últimos 15 anos mais ou menos... 😢... SINTO MUITO MESMO, QUE GRANDR PARTE DA SOCIEDADE NÃO ACREDITA!
Concordo @Ana, os espaços escolares hoje tá mais para um campo de concentração. Infelizmente os pais confiam às escolas a educaçãos dos filhos, daí já se têm uma cambada de marmanjo travestidos de professores por aí abusando dos alunos, outros são alunos valentões a tocar o terror na escola, ou seja, se a criança ou o adolescente já tiver a predisposição para certa índole, se tornará um delinquente ou sairá da escola todo destroçado psicologicamente.
Já pensou em procurar um PSIQUIATRA ?
Hora de começar a falar de pais negligentes, doutor.
Eu vejo muito mais pais homens (no Brasil) sendo negligentes com a educação dos filhos do que as mães; vejo muito mais homens que abandonam suas famílias pra ir viver um 'sonho de liberdade' pessoal (que a sociedade/mídia e seus valores doentes cobra deles); a paternidade, o cuidado com os filhos, isso é algo reservado ao feminino e indigno para um homem. A esse homem só resta se comprometer com o âmbito do trabalho e do sexo para que seja considerado "homem"...
Na adolescência a pessoa está meio confusa insegura quanto ao seu futuro, acho que a orientação individual, uma conversa em particular talvez seja o melhor caminho.
Essa questão do contágio nunca ficou tão evidente para nós, brasileiros. Esse caso de SC aconteceu na semana seguinte ao da Vila Sonia, com certeza não foi coincidência.
A param com isso ,o mundo está cheio de violência em qualquer lugar ,e infelizmente as crianças não estão seguras nas escolas. Tem que ter sim segurança nas escolas ,posto dd saúde ,hospitais ,igrejas e etc...
Eu não vejo e nem leio reportagem sobre isso, fico muito triste 😢
Análise cirúrgica. Atual é claro nas explicações. Infelizmente, mais um ataque de ontem comprova tudo o que foi dito nesse vídeo. 😔
Tem que ter dequitor de metal sim e o segurança também afinal nosso bem mais precioso esta lá, essa é a minha opinião.
Infelizmente não apresenta solução, vem aumentando a violência para com crianças e também para com profissionais em seu dia a dia, o assunto é tratado visando mais os aspectos econômicos que a segurança em si, metida nenhuma é totalmente segura mas tratar o assunto como casos isolados uma vez que vem aumentando e também que professores são agredidos diariamente mas por um sistema falho, sem leis tudo cai no esquecimento e nenhuma medida é tomada.
Com todo respeito senhor, essa sua teoria não passa de teoria sem nexo.
O primeiro ataque recente foi contra a colega professora, assassinada brutalmente a golpes de facas por uma criança de 13 anos, está certo ????
Venha para a sala de aula da rede pública para o senhor sentir a realidade nua e crua.
Zero para o senhor ta.
Boa análise, mas discordamos de alguns pontos. Detector e presença de Vigilantes inibe sim o potencial criminoso. Basta traçar um paralelo entre bancos e presídios e o nível de invasão que os mesmos sofrem anualmente...
Que a escola não seja um presídio! Acho câmera de segurança nas escolas importante! Aproximação da sociedade , país e escola!
Vdd
Propaganda D+
Excelente!!
Sem querer politizar e já o fazendo, Daniel Cara, cientista político e educador (Professor da Faculdade de Educação - USP) informou que pesquisas sugerem que 100% (99% ???) desses ataques têm em comum um perfil de extrema-direita, mesmo que os adolescentes desconheçam esse fato, seus atos indicam que a ideologia (da violência) é de extrema-direita.
Tem vários casos cometidos por pessoas de esquerda que são abafados pela imprensa.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom mesmo é poder dizer isto: NÃO TIVE FILHOS, NÃO FIZ O MAIOR MAL QUE SE PODE FAZER NA TERRA: FORÇAR ALGUÉM A VIVER.
O problema não é você ter filhos, o problema é que a sociedade capitalista é *doente*. E é incrivelmente difícil criar filhos ajustados numa sociedade desajustada