Autismo e Assexualidade - será que os autistas evitam intimidade?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ต.ค. 2024
  • Autismo e Assexualidade - será que os autistas evitam intimidade?
    É possível que os autistas estejam mais propensos a evitar conexões afetivas. Devido aos desafios para lidar com os seus próprios sentimentos e deixar que outro ser humano entre em sua bolha, talvez as pessoas com autismo prefiram a solitude.
    Entretanto, alguns autistas revelam amar uma boa companhia, mas têm um jeito peculiar de se relacionar!
    Aqui neste vídeo, nós vamos conversar sobre o comportamento assexual, as suas nuances e uma provável correlação com traços autísticos.
    #autismoadulto #autismoemmulheres #assexualidade
    ________________________
    🧠 E para você que quer participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva: lygiapereira.c...
    Livro Simplificando o Autismo: loja.literareb...
    Outros livros: loja.literareb...
    Aven: www.asexuality...
    Instagram: / lygiapereira.psi
    Quadro das emoções:
    lygiapereira.c...

ความคิดเห็น • 156

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +129

    finalmente um canal falando de assexualidade dentro do espectro autista

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +10

      Atendendo a pedidos!!! 🖤🤍💜

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +7

      @@lygia.pereira só não entendi por que você não mencionou o efeito dos remédios sobre a libido. Isso não é um detalhe. A maioria de nós usa um ou vários remédios psiquiatricos. Muitos, desde a infância, em doses altas. Esses remédios reduzem demais a libido, podem causar até anorgasmia. É claro que isso tem um efeito sobre a sexualidade de autistas, e o alto número de assexuais dentre nós.

    • @FlorDoCampo08
      @FlorDoCampo08 ปีที่แล้ว +4

      ​@@BarbaraJazzpura realidade.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +2

      @@FlorDoCampo08 a gente sabe tanto disso... sente tanto isso com os remédios... Não entendi por que a Lygia pulou essa parte.

    • @isabellasouza1617
      @isabellasouza1617 ปีที่แล้ว +9

      ​@@BarbaraJazz Acho que seria importante pontuar essa questão do efeito dos remédios na sexualidade autista, mas também é importante lembrar que assexual não é sobre baixa libido/desejo sexual. Assexualidade é sobre atração sexual, sobre como e com que frequência você direciona o desejo sexual para outras pessoas (independente do gênero). Tanto que existes assexuais com alta libido, e não são poucos. É importante pontuar isso também porque a confusão entre assexualidade e baixa libido acontece com frequência e é um dos motivos pelos quais a assexualidade as vezes é tratada como doença, e a comunidade assexual luta para que essa confusão não aconteça mais. Não discordo de você, só estou acrescentando outra questão importante de ser pontuada

  • @johnnyvmb
    @johnnyvmb 11 หลายเดือนก่อน +23

    Sou autista e, acredito que isso influencia muito na minha assexualidade e meu arromanticismo.

  • @Umserabençoado
    @Umserabençoado ปีที่แล้ว +29

    Eu acho que sempre fui assexual. Porém não existia isso no passado, e o natural era vc se sentir atraída por alguém. E eu não queria ser vista como "esquisita"! Sempre fiz de tudo para parecer "normal".

    • @joanaduarte8124
      @joanaduarte8124 15 วันที่ผ่านมา

      Não é o sexo que atrapalha
      É o contato, de ter que ficar na mesma cama
      Abraçados ou de conchinha
      É um verdadeiro martirio

  • @RaizesSagradas
    @RaizesSagradas 9 หลายเดือนก่อน +23

    Meu casamento acabou por esse motivo. Eu entendo perfeitamente a decisão, e até apoiei,pq para mim era muito desconfortável "ter que cumprir meu papel de esposa" sem a menor vontade... para mim valia muito mais a companhia, a conversa, os assuntos em comum que aparte sexual. Depois disso, preferi viver sozinha, pq, pelo que parece, o sexo é a parte mais importante do relacionamento para a maioria das pessoas.

    • @Milena1980jw
      @Milena1980jw 2 หลายเดือนก่อน +2

      Meu casamento também acabou por esse motivo. Era um sacrifício enorme ter que fazer sexo. Me sinto aliviada

  • @heloisacorrea237
    @heloisacorrea237 ปีที่แล้ว +45

    Eu tenho vinte e poucos anos, nunca tive relacionamentos, nunca "fiquei" com pessoas, mas não por que nunca tive vontade. Muito pelo contrário, eu tenho desejos sexuais. Mas além de ter crescido em um lar super repressor, eu tenho muita dificuldade em interagir e muito medo da intimidade também, por ser muito sensível ao toque.

  • @taynasilveira8217
    @taynasilveira8217 3 หลายเดือนก่อน +3

    Sou autista nível 2, tenho 24 anos, sou assexual , nunca senti desejo ou vontade de me relacionar com as alguém, é uma espécie de bloqueio, depois do diagnóstico tudo fez mais sentido.

  • @amandaduarte7589
    @amandaduarte7589 ปีที่แล้ว +23

    tenho 19-20 anos, e nunca consegui me identificar com as outras garotas no quesito atração. eu até tinha uns meninos que eu gostava, mas o que eu queria fazer com eles era sei lá, assistir anime ou jogar juntos. até hoje continua assim, entao eu me considero assexual desde os 16 anos. ultimamente tenho feito umas pesquisas e ido na neuropsicologa, por suspeita de que tenho tea, ou algum outro tipo de transtorno parecido; esse vídeo é bem curioso, pq nunca pensei que as coisas estariam relacionadas! vou levar isso em questao pra proxima consulta que eu tiver, obrigada pelo video

  • @mariaceciliacoutinho666
    @mariaceciliacoutinho666 ปีที่แล้ว +22

    Ótimo vídeo!
    Teria sido perfeito pra mim, 25 anos atrás!!!
    Sofri muito com a pressão social, da família e dos amigos... Não sabia se era hétero, homo ou bi, eu TINHA que ser alguma coisa, entende?
    O que sempre me atraiu nas pessoas foi a conversa, alguém falava sobre algum hiperfoco meu, uau, meus olhos brilhavam, até hoje é assim!
    Passei longos períodos sozinha e sentia uma tranquilidade imensa, mas tive relacionamentos, todos frustrados, ninguém sabia lidar comigo, afinal, nem o diagnóstico correto eu tinha! E foi falta de empatia, de boa vontade, de humanidade mesmo.
    Enfim, não estou aqui para contar uma história triste, aprendi com tudo isso e continuo a aprender!
    Acredito que muitas pessoas no TEA e/ou assexuais passaram e ainda passam por experiências semelhantes à minha. Portanto se faz muito necessário divulgar esse tipo de conhecimento! É inclusão social, é respeito, é acolhimento!
    🖤

    • @manoelacoscarella1593
      @manoelacoscarella1593 11 หลายเดือนก่อน +1

      Vamos conversar? Gostaria de conhecer pessoas parecidas

    • @mariaceciliacoutinho666
      @mariaceciliacoutinho666 11 หลายเดือนก่อน

      @@manoelacoscarella1593 consegue mandar email?

  • @louisesouza894
    @louisesouza894 ปีที่แล้ว +18

    Tenho 43 anos me casei 4 vezes muitas dificuldades nos relacionamentos, n tenho atração fisica nem desejos sexuais já tive mas isto é raro de acontecer, tive 4 filhos, tiraram as crianças de mim, de 2021 pra cá assisti um vídeo sobre o autismo em adultos aqui no TH-cam e fiquei perplexa, eu tinha todas as características, na hora chorei foi um choro de alívio parecia que eu havia encontrado as respostas para o sofrimento de uma vida inteira, abusos sexuais, violência doméstica, psicológica enfim, só agora no meu 4⁰ relacionamento que este meu esposo percebeu que havia algo muito estranho e resolveu me ajudar, após algumas crises de pânico, ansiedade e depressão ele me levou a um psiquiatra que disse que meu problema aparentemente seria esquisifrenia, eu ñ aceitei disse a ele que eu desconfiava de autismo, mas ele disse ñ você ñ tem autismo você está aqui por inteira conversando comigo,você está me olhando nos olhos,autistas vivem num mundo fechado só deles e não olham nos olhos, você ñ é autista, fiquei decepcionada mas estou tomando as medicações indicadas por ele para evitar possíveis crises futuras, tenho muita dificuldade no dia a dia, com o barulho, vivo isolada só dentro de casa me sinto segura, dificuldades com a alimentação, para tomar banho me vestir as vezes um cansaço extremo, muito barulho na minha cabeça entre outras coisas, e meu intestino parou de funcionar ñ tenho o diagnóstico de autismo mas ñ desisti vou procurar outros profissionais mas que sejam especificamente do espectro do autismo.Voce é incrível gratidão pelo vídeo muita luz e muita paz para você gratidão!❤🙏🏼💫 5199077402 meu whats se alguém quiser falar comigo.

    • @brvn064
      @brvn064 11 หลายเดือนก่อน +2

      Louise, tenho 41 anos, acredito ter Autismo nível 1, vou iniciar a terapia.
      Nunca imaginei que pudesse ser autista até bem recentemente, já que, a ideia comum, é a imagem do Autismo severo. Nunca entendi porque eu era tão diferente, e eu não queria ser igual aos outros, mas como a gente é forçado a tudo.
      Por tudo que já vi sobre Autismo, não sou médico, mas me identifico com muita coisa que você citou, como a estafa mental constante, o incômodo com barulhos como cachorros latindo, que são em função de hipersensibilidade, mas lógico que não tem como colocar tudo aqui, acredito que você pode pensar em investigar sobre sua desconfiança sobre Autismo.
      O Autismo nível 1, geralmente é identificado quando adulto, e a pessoa, olha no olho, mas se esquiva, porque já viveu uma parte da vida, sendo forçada a ser uma pessoa típica, mesmo que a família soubesse ou não desconfiasse de nada, ou achasse que era frescura, preguiça...
      E a própria pessoa sempre soube que tinha algo diferente, mas não sabia explicar, não entendia, se julgava, porque todos os típicos tem uma vida aparentemente melhores que a sua, e a gente precisava se enquadrar.
      O nível 1, conversa bem, tem o intelecto e a fala preservadas.
      Já passei por muitos psiquiatras, me tratava por depressão, e até tenho e tive motivos para isso, mas nenhum deles nunca me alertou diretamente sobre Autismo, embora todos tenham recomendado terapia, mas eu achava que era bobagem, enfim.
      Os autistas, mesmo os de nível 1 (leve), estão sujeitos também a depressão, ansiedade, pela ingenuidade, estão sujeitos a golpes, já passei por algo nesse sentido.
      Vale lembrar, que mesmo que sejamos pessoas com Autismo, somos indivíduos, com características próprias, vidas, ambientes e experiências muito diferentes.
      Não se julgue, se aceite, se cuide, se conheça e seja feliz a seu jeito.
      De um desconhecido que lhe entende perfeitamente, abraços!

    • @brvn064
      @brvn064 11 หลายเดือนก่อน +1

      Fora você ouvir a vida inteira:
      " você tem que ser mais otimista."
      " você tem que acordar e dizer bom dia."
      "Você não é pior que os outros."
      " você não se ajuda."
      "Você não aceita nada."
      " você precisa de uma namorada, de trabalho, de sex0, de sair ou coisas do tipo."

    • @lardadanii
      @lardadanii 9 หลายเดือนก่อน

      Oi vai atrás de outro psiquiatra, pois não são todos que se profissionalizam. Primeiro busque neuropsicologa para fazer os testes psicológicos e depois com laudo que for vc leva em outro psiquiatra.

    • @fernandafernandes1464
      @fernandafernandes1464 7 หลายเดือนก่อน

      Mano do céu... alguém que é autista e vai no psiquiatra e ele fala que é esquizofrenia e vc toma o remédio que ele passou é o mesmo que vc ir ao médico com um problema no coração e ele te passar um laxante... Eu tomei remédio pra pânico por anos e acabou com minha saúde pq na época só se falava em autismo em casos mais extremos. Resultado... minha hipersensibilidade sensorial aumentou centenas de vezes do que era antes. E agora ainda tô pagando o preço da ignorância de outros. Se eu fosse vc ia em outro médico, um neuro talvez...

  • @alaisistayane4232
    @alaisistayane4232 ปีที่แล้ว +11

    Sempre fui muito boa em ajudar minhas amigas a resolver seus problemas de relacionamento e as vezes pelo celular era eu quem flertava com os garotos por elas, mas por mais que achasse alguém atraente me dava "mó preguiça" de ir. Todo mundo acha que sou lésbica por eu nunca ter tido um namorado, a verdade é que eu só quero ter paz, não vejo porque, só a pressão social que é ruim. Acho que se um dia conhecer alguém eu poderia ter um relacionamento normal, mas não é meu grande foco de vida.
    Como sempre você é incrível ❤ Seu canal ta cada vez mais maravilhoso.

  • @brvn064
    @brvn064 11 หลายเดือนก่อน +10

    Dra. me identifico muito com autismo nível 1, e uma coisa não citada nos estudos, mas que me identifico muito é que, eu gosto de relações íntimas, porém, a questão de namorar, requer muita coisa, como ter de estar sempre disponível para o outro, fazer coisas que não se quer fazer, lidar com parentes... Eu costumo me sentir muito exausto nas relações humanas, seja no trabalho, namoro ou família, por isso, prefiro ficar sozinho, no meu mundinho, por mais que isso seja estranho aos outros. Quando trabalhava, sequer passava pela minha cabeça, de sair aos finais de semana, ou feriados, pois eu sentia que precisava tentar eliminar o desgaste, quando conseguia neste tempo.

    • @MarcoAntonio-us8sp
      @MarcoAntonio-us8sp 9 หลายเดือนก่อน +2

      lidar com familia deve ser cansativo

    • @marcioduartef
      @marcioduartef 4 หลายเดือนก่อน +3

      Tenho 23 anos e nunca namorei, tinha uma garota linda que tava afim de mim e não tive a iniciativa de chamar ela pra sair, só de imaginar todas as obrigações sociais que um relacionamento requer eu ja fico apavorado.

  • @normalissima9646
    @normalissima9646 ปีที่แล้ว +19

    Oii Lili, passando pra agradecer o vídeo que foi meu pedido hihihi, vc arrasa como sempre, sou autista e me identifico como assexual e eu fiquei curiosa com isso pq nos grupos assexuais sempre tem varios autistas ai pensei numa correlação mais frequente q na população geral, obrigadinhaaa 💜

  • @atvique
    @atvique ปีที่แล้ว +10

    Não tenho diagnostico de autismo, mas suspeito que tenha...
    Sempre suspeitei desde a adolescência que era assexual pq não tinha qualquer interesse em namoro/sexo e era uma assunto que até me entediava, mas hj com acompanhamento psicológico, acredito que fosse minha depressão que baixava minha libido na época e acho que posso acontecer algo assim com outras pessoas tbm que estão no aspecto e ainda que depressão é algo tão comum principalmente pra quem recebe o diagnostico tardio.

  • @teacherpricamara411
    @teacherpricamara411 ปีที่แล้ว +30

    Super interessante. Tenho muitos alunos pré adolescentes e adolescentes não binários. Maioria sofre por não ter suporte nessas questões. Seja por falta de conhecimento das pessoas seja por preconceito. Essas informações são muito necessárias. Parabéns pelo seu trabalho.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +3

      Obrigada, Pri!
      Temos muito a prender com os nossos alunos, né?!
      Amo!!! 🖤🤍💜

    • @alexmarcon5262
      @alexmarcon5262 ปีที่แล้ว +6

      Só uma observação... Ser não binárie e ser assexual são coisas diferentes.

  • @lucrarte
    @lucrarte ปีที่แล้ว +7

    O relacionamento no autismo pode ser mais complexo do que a ciência imagina e; mais triste do que aparenta ser, veja doutora o(a) autista sente o desejo, mas ele(a) não demonstra, também quer manter relação, mas jamais admite e se por ventura consegue manter uma relação com alguém, é como se estivesse "só" durante o ato, tentando sempre não perceber os desejos ou a vontade alheia, e se isso por ventura vir aflorar de forma muito acentuada, provavelmente o clima termina e a relação nesse exato momento esfria ou até acaba, isso quando ocorre.

  • @elavepoesia9081
    @elavepoesia9081 ปีที่แล้ว +12

    Você sempre delicada, cuidadosa com as abordagens e amorosa com a comunidade autista... ❤❤❤

  • @edmil1616
    @edmil1616 ปีที่แล้ว +4

    Os próprios autistas tem muita dificuldade em se abrir sobre esses assuntos. E cada grau de autismo vai alterar a resposta sexual do indivíduo. Acredito que muitos tem libido até exacerbado, mas não sabe iniciar uma relação amorosa, muito menos sexual. Além de que serão muito seletivos na escolha.

  • @V.s998
    @V.s998 ปีที่แล้ว +39

    Vídeo necessário, e acho que nunca tinha visto algo relacionado a autismo e assexualidade aqui no br, quando vi o título pensei "esse vídeo é sobre mim" rsrs. Tenho + de 20, mulher adulta, 2 faculdades e com meus hiperfocos específicos rsrs, aprendi a socializar pois não foi algo natural no meu desenvolvimento e sempre estou aprendendo ou aprimorando, interajo em sociedade quando necessário ou estou afim, respeito minha sensibilidade e quando a mente fica cansada, descanso. Sobre seguir o fluxo considerado normal, namorar e casar, sentir desejos e vontades sexuais até agora nada, então me identifico como assexual e também autista.
    Se entender e não se cobrar para atender expectativas da sociedade. Se algum tiver tiver interesse por alguém okay é válido e posso viver a experiência e se também não tiver o interesse okay também posso viver minha vida da mesma maneira, vc não precisa se cobrar ser não desejar um parceiro, isso não é "regra".
    Então com base nesse texto que compartilho o conselho que deixo é: compreenda seu jeitinho excêntrico e maravilhoso de funcionar e vivêncie o mundo a sua maneira, e dane-se os padrões sociais, e claro não saia anunciando isso ao mundo pois segurança é importante okay, só fale com pessoas de confiança e respeitosas 😊
    Espero que este comentário seja útil 😉

    • @purpuracaelum
      @purpuracaelum ปีที่แล้ว +4

      sua fala no final é muito importante! dizer ao mundo certas coisas nem sempre será uma boa escolha, infelizmente. em um cenário ideal não seria assim. se não tiver uma rede de apoio sólida e confiável, um processo de libertação pode se tornar um enclausuramento, porque parece que muitas pessoas não se satisfazem com o bem estar alheio, não quando esse foge aos padrões sociais, à normatividade.
      sempre me senti destacada de alguma forma, de modo negativo, sempre me encontrava sendo alvo de chacota e reclamações. eu olhava para as outras pessoas da minha idade e não entendia o porquê de não me encaixar naquele mecanismo social. depois de um tempo, então, comecei a forjar a identidade que mostraria externamente com base no que observava em outras pessoas, principalmente em minha irmã. isso me trouxe consequências muito ruins e situações que poderiam ser evitadas caso eu soubesse de tudo mais cedo.
      só há uns 3 anos que comecei a descobrir e entender quem eu sou, foi aí que comecei a conjecturar que poderia haver um porquê a mais do meu jeito. recentemente recebi o laudo médico sugerindo a hipótese de TEA, algo que eu não imaginava, e e estou aguardando minha psiquiatra fechar o diagnóstico. me sinto apreensiva, pois apesar todos os prejuízos que tive e tenho, tenho a sensação de que eu irei assumir um lugar que não é meu porque há muitas outras pessoas que têm mais dificuldades do que eu.

    • @puripurimimi2803
      @puripurimimi2803 11 หลายเดือนก่อน

      Estou nos meus 20 anos e me identifico como assexual arromântica, em questão de atração sexual ou romântica sou completamente zerada e na verdade nunca me ex falta, acho que não tenho saudades do que eu nunca quis ou senti necessidade
      Fiquei curiosa pq dizem que tem muito autista na comunidade ace e sou suspeita de estar no espectro autista

  • @dindaragalvao4152
    @dindaragalvao4152 ปีที่แล้ว +6

    Voce é tao fofa, faz a gente se sentir acolhida ❤

  • @floquinhosdefrisk
    @floquinhosdefrisk ปีที่แล้ว +4

    Amo tanto seu canal!!! Ele fala de coisas sobre o autismo q POUQUÍSSIMOS falam ❤🥳

  • @manoelbisponabr
    @manoelbisponabr ปีที่แล้ว +4

    Sou autista tenho 54 anos casado a 32 com a mesma esposa, ela tem 7 anos a menos do que eu, nós precisamos ser Intervistado por você e outras profissionais em autismo, a intenção é ajudar mais pessoas 👥 e passar experiências e entendimento apesar de o mundo hoje tá bem diferente da minha época, seria importante para muitos.

  • @jujus2775
    @jujus2775 ปีที่แล้ว +23

    Eu me descobri assexual a pouco tempo, e foi como um peso tirado das costas. Amo participar dos foruns de debate das comunidades assexuais. E sempre tive essa duvida se o meu autismo influenciava nessa minha assexualidade, e cheguei a conclusao q ss, pq afinal eu sou uma pessoa com autismo, e como parte de mim, ele tbm molda parte da minha personalidade, sexualidade e vivencia.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +4

      Se você toma remédios, bom saber que eles também influem na nossa sexualidade. Vários dos remédios de uso psiquiátrico sufocam a libido, causam anorgasmia.

    • @nayral.m.2524
      @nayral.m.2524 ปีที่แล้ว +8

      Só vou falar aqui pq é p ela ñ picar pensando que é culpa do remédio e acabar parando de tomar...Em relação aos remédios eu acredito que no meu caso ñ seja isso... Comecei a tomar remédio só depois de adulta e com 20 anos já e era antidepressivo apenas, e nunca tive desejo sexual, mesmo antes de tomar remédio, nem vontade de namorar eu tinha... Só descobri meu autismo com 30 anos, hoje tenho 34 e continuo do mesmo jeito... Só sofro com a questão social e de as pessoas ficarem achando que sou lésbica só pq nunca namorei ou casei... O importante é se aceitar e ñ ligar para esse tipo de pessoa... O que acho errado é parar de tomar um remédio q é essencial para o tratamento, ou tomar outros p poder sentir esse desejo que a maioria das pessoas tem, só p poder se encaixar na sociedade...

    • @jujus2775
      @jujus2775 ปีที่แล้ว +5

      @@BarbaraJazz Libido é diferente de atração sexual (que por sua vez é diferente de atração romântica). A assexualidade é como qualquer outra orientaçao sexual: ela implica em quem vc sente atração. Já a libido é o seu próprio desejo de se satisfazer. Tanto é que eu tenho a minha libido praticamente intacta, só não sinto nescessidade de fazer isso com alguem, to bem sozinha. O que também não quer dizer que eu não possa fazer isso com alguem que eu goste no futuro. Tudo é possivel com o devido respeito mutuo :). Mas obrigada pelo aviso, mesmo assim. Só quis colocar alguns pingos nos is.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +1

      @@jujus2775 sim, é diferente. Mas interligado. Não há vida sexual sem libido. E ter a libido suprimida por medicamentos desde a infância pode sim alterar a sexualidade. Isso não significa que não existam autistas assexuados por outros motivos. Só que é preciso lembrar também desse impacto.

    • @sibora461
      @sibora461 ปีที่แล้ว +1

      ​​@@nayral.m.2524gente !!! Eu detesto isso !! Já passei e passo mto por essa situação de q se vc não tem namorado ou não casou portanto é lésbica !!!!! Como se uma coisa impedisse a outra ! Cansei de ouvir isso q hj em dia eu sou bem direta a respeito e já mando essa : ué? Vc não me viu com nenhum rapaz ??? Ok,mas já me viu com alguma garota ???? Aí a pessoa faz cara de c* ...pq obviamente não me viu com nem um , nem outro.

  • @kvirmond
    @kvirmond ปีที่แล้ว +1

    Ola me chamo Karina, ainda nao tenho diagnostico de autismo, mas muitas suspeitas. Tenho 40 anos e sempre pensei no porque das paqueras e ate de namoros terem me deixado arisca. Sou chata mesmo
    A sensibilidade dos cinco sentidos tem q estar presentes durante a relacao e quando um ..dois deles começam a incomodar prediro que termine logo.
    No namoro podemos conversar e ajustar esses detalhes. Barba que arranha, bafo etc tem q estar em sintonia.
    Olhar, tocar, ouvir, cheirar, beijar. O conforto de onde estamos e o tempo que temos!
    As vezes da certo, as vezes não. Mas muitos nao entendem essa sensibilidade real, saio de fresca..madame..etc.
    Mas não seria o caso mas, contudo acabo evitando cada vez mais esses encontros!
    beijoka adoro ouvir seus vídeos e fazer os testes obrigada por compartilhar.

  • @sarahlskarafiol3356
    @sarahlskarafiol3356 15 วันที่ผ่านมา

    Tenho 25 anos, nunca namorei e fui ter o meu primeiro beijo real aos 23 anos. Nunca sofri qualquer abuso, não tenho traumas, mas essa intimidade sempre foi muito difícil para mim. Lembro de que, quando eu tinha 16, um rapaz da escola veio para me beijar enquanto conversávamos e tudo aconteceu em câmara lenta: eu fiquei desesperada com ele se aproximando e virei o rosto. Depois, me senti muito muito mal, pois todo mundo ficou comentando e o rapaz ficou bravo comigo, mas eu realmente fui pega de surpresa, não fazia ideia de que ele achava que estava tudo bem fazer aquele movimento 😅
    Enfim, eu não sei ainda se sou autista, mas posso falar por mim que a questão da sexualidade é muito complexa. Tenho muita dificuldade em lidar com toques, especialmente de desconhecidos. Além disso, um namoro requer muita atenção e dedicação, e isso me dá desespero, pois coisas simples de casal me irritam muito, como ter que esperar o outro para comer, ver uma série, ir na academia... tipo, se eu tenho a minha rotina, não quero alterar. Além disso, eu sou uma pessoa que converso com os outros, mas a minha bateria social é relativamente baixa, então eu preciso muito de um momento só meu, no silêncio do meu quarto, e isso não significa que eu estou triste ou algo do tipo, mas apenas que eu preciso de um tempo reservado para mim. Tenho dificuldades em responder mensagens, de ir a compromissos sociais que não me interessam e, principalmente, eu não conseguiria conviver com alguém que ficasse segurando minha mão toda hora, fazendo barulho, falando coisas que eu não tenho nenhum interessa... enfim, acho que sou egoísta/individualista demais ainda.
    Fato interessante: depois do episódio fatídico aos 16 anos, eu comecei a ler sobre sexualidade e orientação sexual. Cheguei a me identificar como Ace (apelido carinhoso para a comunidade assexual), mas principalmente como demissexual birromântica. Mas aí eu cresci e percebi que esses rótulos de orientação sexual simplesmente não fazem sentido para mim haha eu não entendo como alguém pode se relacionar só com um gênero, porque se eu gosto da pessoa, não importa o gênero dela. O mais difícil para mim é gostar da pessoa 🤡🤡

  • @kawaiife
    @kawaiife ปีที่แล้ว +2

    Sou autista e assexual, acho que o algoritmo do TH-cam foi bem específico aqui. Tenho bastante de dificuldades em me comunicar então espero que esse monte de frases curtas, uma seguida da outra, faça sentido pra alguém, vou me esforçar pra expressar minha opinião nesse comentário. Ao menos pra mim, não sinto vontade de me envolver sexualmente com ngm, nunca tive nenhum trauma mas as experiencias que eu tive foram bem desinteressantes e sensorialmente pesadas, me sobrecarregaram. Prefiro comer bolo em casa do que fazer sexo com alguém, muito mais legal kkkk. Conheço muitas pessoas autistas que praticam BDSM por serem situações em que há mais regras e controle quando se trata de sexo, a ideia de ter esse controle faz sentido pra mim mas mesmo assim não foi algo que funcionou pra mim pessoalmente. Sou casado e a solução que tive com meu parceiro foi abrir o relacionamento. Estou muito feliz e satisfeito com a vida que eu levo hoje em dia :)

  • @chxsearii
    @chxsearii ปีที่แล้ว +8

    Já tem tempo que me pergunto exatamente sobre isso, obrigada por esse vídeo didático. Amo seus vídeos 💗

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว

      Olá, Ari!
      Fico feliz de saber que o vídeo foi útil!
      🖤🤍💜

  • @anaamorim3072
    @anaamorim3072 ปีที่แล้ว +6

    Adorei o video, muito esclarecedor. Tenho um pouco de dificuldade em entender mas procuro aceitar e respeitar. Você poderia num outro video falar sobre demissexualidade? Mais uma vez obrigada pelo video excelente❤😊

    • @petalasouza
      @petalasouza ปีที่แล้ว

      A demissexualidade está dentro do espectro da assexualidade, está dentro no que se chama de área cinza da assexualidade

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +6

    6:47 Legal eu sou arromântica também, não sabia da porcentagem...

  • @Liz3000
    @Liz3000 ปีที่แล้ว +6

    Que tema interessante. Parabéns.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +1

      Obrigada pela mensagem, Liz!
      Fico feliz de saber que gostou do assunto.
      🖤🤍💜

  • @mundodedanu
    @mundodedanu ปีที่แล้ว +4

    Eu acredito que a alexitimia abrange esse aspecto tb. As percepções num nível mais profundo ficam bem comprometidas 🥹

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว

      Eu também tenho a mesma impressão, Tamara!
      🖤🤍💜

  • @silmaramuniz
    @silmaramuniz ปีที่แล้ว +5

    Gostei muito do vídeo e do tema, quanto mais tentamos compreender mais podemos ajudar e buscar ajuda. Parabéns pelo seu empenho em trazer vídeos tão bons. Eu gosto muito da forma como você fala e da sua voz, assim consigo ouvir os vídeos até o fim ❤❤

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigada pelo feedback tão delicado e generoso, Silmara!
      Oferecer o melhor suporte também é o que me motiva a estudar!
      🖤🤍💜

  • @dr.djalmabambirra
    @dr.djalmabambirra ปีที่แล้ว +4

    Sensacional, Lygia! :)
    Você abordou o tema com extrema habilidade e a elegância de sempre.
    Trazer à luz tantas informações nos polpa muitas horas de pesquisa...
    Muito obrigado por nos enriquecer profissionalmente e parabéns pela ótima didática.

  • @michelefernandes4029
    @michelefernandes4029 ปีที่แล้ว +11

    Ótimo vídeo! Um tema ainda tão pouco discutido, mas muito importante para nisso autoconhecimento. Gostaria de deixar como sugestão para novo vídeo, ainda nessa linha, que você falasse sobre neurogênero, mais especificamente autigênero. Beijos! 💜

    • @ottopsycho
      @ottopsycho ปีที่แล้ว +2

      Há também, a identidade xenogênero. Pessoas que possuem como identidade de gênero arquétipos que não são diretamente relacionados ao binário de gênero.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +1

      Obrigada pela explicação sobre xenogênero, Octávio!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +2

      Que desafio, Michele!!!
      Muito obrigada pela sugestão! Vou estudar esse tema também!
      🧠✨♾️✨🌈

  • @tatiane_ribeiro
    @tatiane_ribeiro ปีที่แล้ว +2

    Tinha alguém martelando no fundo...🥸
    Mas excelente conteúdo! ❤

  • @tatipirescroche8116
    @tatipirescroche8116 ปีที่แล้ว +5

    Eu sou tea, tenho hipersensibilidade a toques físico e íntimos, eu ate tenho me relacionar. Mas sempre da errado numa questao, so quero toques se for na hora do ato... e gosto dos momentos desolitude, ai encontrar um parceiro que me aceite com minha peculiaridades ta dificl 😂😂😂😂😂

    • @manoelacoscarella1593
      @manoelacoscarella1593 11 หลายเดือนก่อน +2

      Concordo!!! Muito difícil. Tive os meus problemas nos relacionamentos passados.. agora, acho melhor ficar sozinha

  • @WilmaPereira-z5f
    @WilmaPereira-z5f 3 หลายเดือนก่อน

    Faz um vídeo sobre como comportar pra encontrar um namorado como autista

  • @Amandakazemaru
    @Amandakazemaru ปีที่แล้ว +7

    Sou autista e queer/arromantica, sinto atração sexual,mas não romântica. Eu gostaria de ter alguma coisa com alguém algum dia,mas não sinto falta disso 😅

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว

      🧠✨♾️✨💜✨🌈

    • @NicolasMailha
      @NicolasMailha ปีที่แล้ว

      Eu tbm sou assim só que eu confundo isso com romance sendo que é só interesse mesmo

    • @NicolasMailha
      @NicolasMailha ปีที่แล้ว

      Eu só me nego a pagar alguém pra isso é muita humilhação kkkk

  • @genie12344
    @genie12344 ปีที่แล้ว

    Eu estava guardando essa dúvida para minhas próximas consultas/sessões com a psiquiatra e psicóloga, mas esse vídeo acabou respondendo kkkk

  • @anjali.simoes
    @anjali.simoes ปีที่แล้ว +1

    Eu só consigo me relacionar com alguém se tiver o mínimo de afinidade intelectual. Por mulheres não consigo estabelecer vínculo emocional, logo não consigo me apaixonar.

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +2

    4:46 Ha! Dessa eu não sabia.

  • @anandacordeiro7375
    @anandacordeiro7375 ปีที่แล้ว +3

    Amei o tema ❤

  • @beatrizamaral7328
    @beatrizamaral7328 ปีที่แล้ว +1

    Que ótimo!!! Eu queria pesquisar justamente dos dois. Estou ponderando as duas hipóteses.

  • @estelasantos1917
    @estelasantos1917 ปีที่แล้ว

    ❤❤❤
    muito importante e inspirador seu trabalho

  • @anamariacostamoraes7236
    @anamariacostamoraes7236 ปีที่แล้ว +1

    Boa noite Dr.Lygia! Você maravilhosa, amei tema. ❤😊❤gratidão 🌻🌻🌻😊😊😊

  • @lynn.katsune
    @lynn.katsune 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tenho quase 19 anos e sou autista, mas não consigo identificar minha sexualidade direito. Quando eu penso em ficar com um cara intimamente eu penso que me sentiria desconfortável na hora, não sei porque. Mas se esse cara não existir e for um personagem fictício, eu com certeza penso em cenas assim. Eu não sei o que eu sou

    • @smh7754
      @smh7754 9 หลายเดือนก่อน

      Existe um rótulo chamado Fictossexual: atração sexual destinada apenas a personagens fictícios. É um subrotulo do espectro assexual.

    • @lynn.katsune
      @lynn.katsune 7 หลายเดือนก่อน

      Nossa, então isso significa que sou assexual? ​@@smh7754

  • @fabianacamozzi775
    @fabianacamozzi775 ปีที่แล้ว +2

    (Eu não tenho o diagnóstico)
    Só tive um relacionamento foi com 33 anos (tivemos intimidade depois de 1 ano e 3 meses). O relacionamento durou 4 anos e eu agora com 41, estou sozinha de novo, não tenho filhos. Moro sozinha e não gosto de sair de casa.
    Sou hetero e só consigo ficar com alguém só se eu tiver MUITA paixão. Como só fui correspondida uma vez ...

    • @beatriznascimento4332
      @beatriznascimento4332 ปีที่แล้ว

      Sei lá. Tem gente que quando me olha me dá raiva e NOJO. Deus que me perdoa.Pra eu ficar com alguém é pq eu "gostei " Eu vejo certas pessoas de beijando me dá nojo e nervoso. Credo. Eu demorei muuuito pra dá. ADORO. Mas eu fico bem sozinha pq eu tenho nojo ai eu tenho que querer sei la

  • @aninha-bx3ry
    @aninha-bx3ry ปีที่แล้ว +8

    Eu tenho 13 anos e suspeito que tenho TEA. Estou fazendo acompanhamento psiquiátrico por causa de ansiedade, então contei a minha psiquiatra sobre a minha suspeita. Ela disse que tem bastante chance de eu ser autista, já que eu apresento 3 dos 4 sintomas diagnósticos. Mas conversou com minha mãe e chegou a conclusão de que eu não apresentava os traços típicos de autismo quando eu era criança (andar nas pontas do pé, não usar a imaginação nas brincadeiras...). Tem como eu ter autismo mesmo não tendo esses traços?

    • @studypof8569
      @studypof8569 ปีที่แล้ว +9

      Olâ, você deveria passar por uma avaliação neuropisicológica com um neuropsicólogo bem avaliado, um diagnóstico errado pode prejudicar sua vida.

    • @claudiamachado6445
      @claudiamachado6445 ปีที่แล้ว +5

      Olá aninha. Nem todos os autistas andam nas pontas dos pés. Cada um tem a sua particularidade..não são todos iguais. É muito interessante você e sua mãe ler vários artigos, assistir as orientações da Ligia que é uma excelente profissional, conversar muito com o psiquiatra que você vai. E, fica em paz, a seu tempo tudo será esclarecido. Um abraço 😊

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว

      Provavelmente você não é autista, e sim Fenótipo ampliado do autismo, estude a respeito. Que bom para você, menos sofrido.

    • @kellysene6537
      @kellysene6537 ปีที่แล้ว +1

      não existe dois autistas com os mesmos sintomas identicos. Essa psiquiatra não é boa não. Minha filha é autista e nunca teve esses sintomas que vc citou. Troca de medica.

    • @aninha-bx3ry
      @aninha-bx3ry ปีที่แล้ว +1

      @@claudiamachado6445 muito obrigada! Vou pesquisar mais, conversar com a psiquiatra e ver no que vai dar

  • @camifeital
    @camifeital ปีที่แล้ว

    Parabéns, muito bom esse vídeo

  • @nephitesora9575
    @nephitesora9575 ปีที่แล้ว +6

    Sou autista e sempre fiquei na dúvida sobre isso, agora tudo está mais claro pra mim graças a esse vídeo.

  • @EllenSantos-w9e
    @EllenSantos-w9e ปีที่แล้ว +2

    Eu sou autista e amo sexo, gosto de toque, e isso as vezes é um problema

  • @julianacarraradefigueiredo7580
    @julianacarraradefigueiredo7580 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo super necessário, nunca tinha parado para pensar em uma relação do autismo com a assexualidade... Sou mulher, tenho 22 anos e fui diagnosticada com autismo recentemente, mas desde pequena já apresento muitas dificuldades principalmente no quesito comunicação e interação social. Já tive algumas relações sexuais até já namorei mas a atração parece que vem sempre depois que eu sinto que tenho uma conexão com a pessoa. Descobri recentemente também que isso se chama demissexualidade e está dentro da assexualidade :) Obrigada pelo vídeo!

    • @anjali.simoes
      @anjali.simoes ปีที่แล้ว +1

      Sou assim tb. Preciso da conexão, senão nem beijar consigo hahaha

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +3

    6:18 Eu amo a AVEN

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว +2

      Mesmo, Rae?! Fico feliz de ver que já conhece o espaço! 🖤🤍💜

  • @psilocyberjunior
    @psilocyberjunior ปีที่แล้ว +1

    O grande problema é quando o autista tem uma família religiosa, assim a sexualidade entra em jogo

  • @BarbaraJazz
    @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +2

    Mas, como sempre, depende do grau do autismo. Sou autista leve-asperger, tive vida sexual desde a adolescência. Houve estranhamentos sim, pelo toque, pela intimidade, mas me acostumei e passei a desfrutar. Minha sexualidade em geral só foi atrapalhada nos períodos em que eu tomava remédios que causavam baixa libido e anorgasmia.

    • @nayral.m.2524
      @nayral.m.2524 ปีที่แล้ว +3

      É diferente da assexualidade restrita... Você se relacionava, tinha parceiros e era só por conta dos remédios que faziam vc ter isso... Por isso vc se acostumou... Mas é diferente de quem nem vontade de namorar tem e nem vontade de fazer, mesmo sem tomar remédio, que era o meu caso na adolescência pq descobri o autismo só com 30 anos.... Conheço uma pessoa que se casou por pressões social, ela nem é autista, e vivia se agredindo no casamento pq o marido queria e ela tinha q acatar, já q casamento se espera isso... Resultado eram brigas e mais brigas e acabaram se divorciando e quem acabou ficando com o filho foi ela que nem queria ter filho p começo de história e o marido forçou a barra.

    • @nayral.m.2524
      @nayral.m.2524 ปีที่แล้ว

      Eu sou autista leve tbm ou nível 1 e conheço outros autistas tbm do mesmo nível que me relataram que tbm são assexuais... Então acho que o nível ñ importa muito, mas acredito que os mais graves possam ser maioria nessa questão, por cont das auteraçãoes sensoriais mesmo e tbm por ñ saber o que estão sentindo.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว

      @@nayral.m.2524 você não entendeu o que eu disse, leia de novo por favor.

    • @nayral.m.2524
      @nayral.m.2524 ปีที่แล้ว +6

      @@BarbaraJazz Eu li, mas acho que entendi... Eu ñ tô falando mal por vc ter falado que é autista leve e teve seus relacionamentos e tudo e que teve dificuldade por conta do remédio... É que eu queria explicar meu ponto de vista, do lado de alguém que é assexual não por problemas com remédios, mas porque nasceu assim... É que a maioria das pessoas não entende e gostam de culpar alguma outra coisa, por não entenderem realmente como é ser assexual e acham que é impossível uma pessoa ser assim, porque para elas é algo tão natural quanto beber um copo de água... Existem vídeos falando da sexualidade do autista, deles serem várias coisas, mas sobre os autistas serem assexuais é meio que um tabu, ou visto como forma de querer diminuir o autista ao estado mental de uma criança... Foi meio que uma forma de desabafo meu... Mas não se preocupa que não estou com raiva ou chateada com você.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว

      @@nayral.m.2524 muitas pessoas, neurotipicas e neurodiversas, são de fato assexuadas (sempre ou por períodos da vida), e não tem problema nenhum nisso. A única coisa que eu quis chama a atenção é que em se tratando de autistas, muito provavelmente terão sido usados remédios pesados que muitas vezes anulam a libido desde a infância. É claro que isso vai gerar diferenças na sexualidade. Onde não há libido... a sexualidade fica completamente prejudicada.

  • @dominiquess
    @dominiquess ปีที่แล้ว +2

    tenho me descoberto como autista e assexual no mesmo período

  • @miqueiasfelipe8913
    @miqueiasfelipe8913 ปีที่แล้ว

    Eu já tinha notado isso antes mas é um assunto pouco difundido quando se fala do TEA

  • @miqueiasfelipe8913
    @miqueiasfelipe8913 ปีที่แล้ว +1

    Tá, meu primo autista nível 2, sempre foi não comunicativo mas passou a falar na adolescência e perguntei para ele sobre esse assunto, ele falou que não sente nada, ele realmente nem sente vontade de se m4sturb4r, totalmente neutro em relação a isso, eu acredito fortemente que tenha alguma ligação hormonal com o autismo

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +1

      Ele toma remédios psiquiátricos? Eles costumam anular a libido.

    • @miqueiasfelipe8913
      @miqueiasfelipe8913 ปีที่แล้ว

      @@BarbaraJazz sempre foi sem libido, antidepressivos como sertralina, donaren e citralopam ainda não me deixaram sem libido no nível dele.

    • @BarbaraJazz
      @BarbaraJazz ปีที่แล้ว

      @@miqueiasfelipe8913 você toma os mesmo remédios que ele? Começou na mesma idade que ele? É autista como ele? Foi infantilizado a vida toda como ele?

    • @miqueiasfelipe8913
      @miqueiasfelipe8913 ปีที่แล้ว

      @@BarbaraJazz olha, eu tenho autismo f84 1, e de farmácia ele não toma antidepressivo, nem ansiolitico, e tirando a risperidona que eu tomo e ele não, sim eu cresci a o lado dele como se fosse um irmão.

    • @miqueiasfelipe8913
      @miqueiasfelipe8913 ปีที่แล้ว

      @@BarbaraJazz e a risperidona não altera o libido.

  • @larabarbosa2231
    @larabarbosa2231 ปีที่แล้ว

    Pfvv fale sobre gays e lesbicas autistas

  • @alvarosousaferreiragoncalv5410
    @alvarosousaferreiragoncalv5410 ปีที่แล้ว

    Contrução no fundo kakakakakaka

  • @WilmaPereira-z5f
    @WilmaPereira-z5f 3 หลายเดือนก่อน

    Eu tenho atração por homens sim.

  • @SenhorOgro
    @SenhorOgro ปีที่แล้ว

    eu não sei se minha atração sexual é uma mascara ou não '-'

  • @LeonardoWilliams15
    @LeonardoWilliams15 ปีที่แล้ว +3

    E para quem nunca teve contacto fisico íntimo com alguém por falta de opção e não por não sentir atração, pode ser devido a autismo, ansiedade social ou é mais pela pessoa não ser atraente ao sexo oposto?

    • @laliminette
      @laliminette ปีที่แล้ว

      Queria saber tbm, sou lésbica e to passando por isso

    • @LeonardoWilliams15
      @LeonardoWilliams15 ปีที่แล้ว

      @@laliminette Mas aí sendo lésbica as probabilidades são logicamente menores

    • @laliminette
      @laliminette ปีที่แล้ว

      @@LeonardoWilliams15 Mas minha bolha é voltada para meninas lgbt, por exemplo, minha escola tem muitas garotas bissexuais e lésbicas

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +3

    AAAAAAAAAAAAA FINALMENTE

  • @luziarosa6627
    @luziarosa6627 ปีที่แล้ว

    Bom dia ,porque o autismo mente,oeu filho tem um grau leve

  • @jakelocutora
    @jakelocutora ปีที่แล้ว

    Agora Eu me compreendo😢

  • @circemoonstone
    @circemoonstone ปีที่แล้ว +1

    5:09 iiii tô achando que tive isso aí, como saber?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  ปีที่แล้ว

      Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua experiência, Rae!

  • @rosapiresart
    @rosapiresart ปีที่แล้ว

    ❤Amo seu canal, mas queria que olhasse com carinho o seu microfone. Está agudo de mais, um chiado! Traz um desconforto.

  • @aitnez
    @aitnez ปีที่แล้ว +2

    a Lygia é assexual?

  • @BarbaraJazz
    @BarbaraJazz ปีที่แล้ว +5

    Só faltou lembrar que parte dos autistas assexuados será assim por conta dos remédios psiquiátricos que usa, em geral desde 2-3 anos de idade. Vários deles, quanto mais nas doses altas receitadas a autistas, reduzem ou anulam a libido. Causam alterações hormonais. E o autista vai crescer, se desenvolver sob esse efeito. Nem tudo é pelo lado psicológico, às vezes a questão é química mesmo.

  • @karianedriele9818
    @karianedriele9818 10 หลายเดือนก่อน

    Não eu namoro horrores😂😂😂😅

  • @simonefiorito9140
    @simonefiorito9140 ปีที่แล้ว

    🤔