O que é o Abuso Sexual?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Olá!
    Neste vídeo, explico o que é o abuso sexual e quais tipos de conduta podem ser caracterizadas como abuso. Te convido a refletir comigo sobre este tema!
    Aproveite e me acompanhe nas redes sociais:
    Canal: / mary neide figueiró
    Facebook: www.facebook.c...
    Site: www.maryneidefi...

ความคิดเห็น • 65

  • @joaogachet6847
    @joaogachet6847 2 ปีที่แล้ว +4

    Deus abençoe cada criança, adolescente ou adulto que passa, passou ou irá passar por essa infeliz e horrorosa situação, que elas achem um meio de se sentir livres do que passaram, que com todo abusador, seja feita a justiça dos homens e de Deus com eles...

    •  2 ปีที่แล้ว +2

      OI João! Bom de ver sua sensibilidade para com o sofrimento das pessoas abusadas sexualmente. É preciso ser solidário a elas, mas temos que buscar meios de atuar na prevenção. Um grande abraço! Grata por deixar sua mensagem aqui.

    • @joaogachet6847
      @joaogachet6847 2 ปีที่แล้ว

      @ Oie Mary, infelizmente minha namorada passou por isso, eu vi seus vídeos e criei uma playlist com eles, para orientar ela, vc foi de grande ajuda para nós! Continue sendo essa pessoa maravilhosa!

    •  2 ปีที่แล้ว +1

      OI João! Mil perdões por só lhe responder agora! Tive uns dias muito tumultuados e meio afastada das redes sociais. eus vídeos tenham contribuído com vc e sua namorada! Um grande beijo a vocês dois!

  • @lieci.cerqueira
    @lieci.cerqueira 4 ปีที่แล้ว +10

    Olá! Eu sofri abusos constantes em minha infância e adolescência. Por homens, dentre eles, integrante da minha família. Na vida adulta voltei a sofrer abuso sexual por uma pessoa considerada da família e que eu confiava muito! Nos casos que eu suponho que me afetaram mais eu fiz terapia a respeito e quando me senti preparada confrontei esses homens. O que me mais me espantou foi que eles não entendiam que havia acontecido ato de abuso sexual seríssimo pra mim, pois não houve penetração do membro sexual (pênis), por parte deles. Para eles só teria havido algum trauma pra mim, se eu tivesse sido penetrada por um pênis! Houve sim penetração, mais não por membro peniano de nenhum deles. O que eu percebo com tudo isso é que parece existir uma "não consciência" por parte de alguns homens que abusam sexualmente. detalhe, eu só vim conseguir confrontá-los depois da terapia e com 32 anos. Sofri o primeiro abuso aos 11 anos e não sabia o que era um beijo na boca! Eu era uma "criança"! Parei de fazer terapia pois preciso compreender o que foi tudo isso. Lido com ansiedade e pânico já há 2 anos e só por isso procurei ajuda terapêutica e psiquiátrica. Gostaria de entender melhor o por quê de nem sempre os abusadores estarem "conscientes" de que houve uma prática criminosa que fez com que a vítima desencadeasse problemas sérios por causa desse ato. O que acontece na cabeça desses homens? Embora depois do ato eu tenha tentado me proteger e contar a pessoas em que eu confiava para que pudessem me proteger dos agressores e tenha chegado no ouvido deles como eu me sentia e a minha vontade de que eles nunca mais se aproximassem de mim, o que faz eles entenderem que não foi sério da forma como eu vi? Como eles não entendem que isso me afetou sereamente a vida inteira? Grata pela resposta.

    •  4 ปีที่แล้ว +6

      Querida, a postura e as atitudes dos homens, que vc descreve tão bem, é um problema que tem uma base cultural, social e que vem de muita longa data: tem a ver com a nossa cultura machista, na qual os homens se sentem superiores às mulheres e se vêem no direito de abusar das crianças e adolescentes e de violentar as mulheres adultas. Além de uma sociedade machista, nossa sociedade é também adultocêntrica, ou seja: o adulto sempre tem mais direito e mais poder, em relação às crianças e adolescentes, que são tratados como inferiores e como tendo menos direito. Por isso que meninos também são abusados e mulheres (embora em menor proporção) são também abusadoras. Tudo se complica porque não se fala sobre, não se denuncia quando o abuso acontece. Isso vem de longa data. As pessoas que cometem o abuso de crianças o fazem movidos pelo egoísmo e pelo desejo de usá-la para obter prazer. De pessoas como essa não dá pra esperar nenhuma atitude de consideração, de reconhecimento de que o que fez foi errado e que pode provocar danos na criança. Não dá pra esperar nada dessas pessoas. O que temos que fazer é cuidar, dar o apoio e o devido tratamento de quem foi abusado e agir para prevenir/educar as crianças e adolescentes. Terapia pode ajudar e vc disse que já fez. Entre em contato com as pesquisadoras do Portal RECRIA. sinta-se abraçada por mim, querida. E se precisar/desejar, pode falar comigo pelo meu e-mail: contato@maryneidefigueiro.com.br

  • @nath8916
    @nath8916 5 ปีที่แล้ว +15

    Explicação belíssima, estou estudando muito sobre esse assunto para meu TCF, Muito obrigada!!

    •  5 ปีที่แล้ว +3

      OLá ! que bom! fico feliz por contribuir com sua pesquisa! Continue neste caminho, pois o mundo precisa com urgência de pessoas que abracem esse tema e essa causa! Gratidão por seu feedback!

    • @isabellylaisa7053
      @isabellylaisa7053 5 ปีที่แล้ว

      Eu Também amei a explicação🥰 , e também estou estudando para o trabalho do TCF ❣

  • @josefinakarenmunizpenha6856
    @josefinakarenmunizpenha6856 3 ปีที่แล้ว +3

    Olá!
    Sou professora da rede municipal de São Paulo.
    Agora na pandemia fizemos formação no nosso teletrabalho sobre vários assuntos e um deles foi sobre a Instituição normativa nº20 de 26/06/06 que fala sobre assedio sexual. E eu me propus a ajudar pesquisando sobre como a desinformação sexual influencia na qualidade de uma sociedade, e achei seu canal com suas séries perfeita para iniciamos essa pesquisa.

    •  3 ปีที่แล้ว

      OI Josefina! Fico muito feliz em saber que meus vídeos podem contribuir com seu trabalho. Eu os gravados sempre com muita dedicação e comprometimento com a Educação Sexual. Gratidão por seu feedback! Um forte abraço!!!

  • @karenota9325
    @karenota9325 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito importante falar sobre o assunto, eu demorei muitos anos pra me tocar que sofria vários tipos de abusos

    •  2 ปีที่แล้ว +2

      OI Karen! Interessante esta sua fala, porque reforça a necessidade de explicarmos para as crianças desde pequena, fazermos a prevenção desde pequenas. Um abraço!

  • @anamartinstomaz6914
    @anamartinstomaz6914 3 ปีที่แล้ว +2

    Excelente. Mas, adolescente pelo eca vai do zero aos 18 anos . Uma criança e adolescente pode cometer um ato análogo ao crime de abuso sexual, mas as consequências conforme o ECA são distintas: a criança recebe medida protetivas e o adolescente pode receber medida sócio_ educativa e protetiva também.

    •  3 ปีที่แล้ว +2

      Obrigada pela sua participação. Um bom complemento! Um abraço!

  • @vanessaxavier2841
    @vanessaxavier2841 10 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tinha 8 anos. A única coisa que ele fez foi passar a mão em mim. Eu me sinto uma farsa ao chamar isso de abuso, sinto que não tenho esse direito. Tô com 33 anos e me sinto apavorada de imaginar ter sexo casual com um homem, é aterrorizante.

    •  9 หลายเดือนก่อน +1

      OI Vanessa! Muito obrigada por sua participação! Se não lhe gerou mal estar, se não tem recordação ruim, tudo bem. Pode não ter se sentido mau. Mas sempre tentar obter prazer usando o corpo de outro/a é um erro; é considerado abuso, crime. Nós temos que ensinar isto para as crianças. Desde pequenina. Só a criança tem o direito sobre seu corpo; adultos/as responsáveis pela higiene, quando se é pequeno/a... e com respeito.... Muitas e muitas pessoas também se sentiriam mau tendo sexo casual com um homem estranho; eu também....Um beijo!!

  • @chimchim9345
    @chimchim9345 4 ปีที่แล้ว +3

    As vezes vem coisas na minha cabeça do meu tio fazendo coisas comigo, não sei se é só imaginação , eu me sinto horrível perto dele

    •  4 ปีที่แล้ว

      OI Chin Chin! é muito bom poder falar sobre as coisas que vêm na cabeça e que nos perturbam. É bom"por pra fora". é esperado que vc se sinta horrível perto dele, porque o que ele fez foi uma violência, não importa o grau. Se desejar, pode falar comigo no contato@maryneidefigueiro.com.br um abraço carinhoso.

    • @jadamaria7215
      @jadamaria7215 4 ปีที่แล้ว

      Nossa , eu também!
      As vezes eu lembro de coisas que ele fez comigo, mas não sei se é coisa da minha cabeça.
      O pior é que recentemente uma pessoa acusou ele de assédio. Isso me deixa em dúvida demais. Pq na época eu era muito criança.

  • @carlamacedo6952
    @carlamacedo6952 ปีที่แล้ว +2

    Esta música de fundo não combina nada com o tema.

  • @otreborotnip-oservo579
    @otreborotnip-oservo579 4 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelas explicações doutora!!

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Gratidão querido! Gratidão por seu feedback! Um forte abraço!

    • @otreborotnip-oservo579
      @otreborotnip-oservo579 3 ปีที่แล้ว

      @ Igualmente e que o Senhor Deus Todo Poderoso lhe abençoe e proteja em nome de Jesus Cristo. Graça e Paz!!

  • @alinemarcos6853
    @alinemarcos6853 7 หลายเดือนก่อน

    Já aconteceu comigo mas nunca falei a ninguém quando eu tinha uns 9 pra 10 anos.
    Só tive toques

  • @isabelbackbarbosabarbosa506
    @isabelbackbarbosabarbosa506 5 ปีที่แล้ว

    Muito boa a explicação

  • @pabloposta3011
    @pabloposta3011 4 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo explicações

    •  4 ปีที่แล้ว

      OI Pablo! Grata pelas boas palavras.!

  • @mainegrete9973
    @mainegrete9973 3 ปีที่แล้ว +1

    Fantástica.

    •  3 ปีที่แล้ว

      OI Mai!! Grata meu amor!!! Valeu pelo feedback!

  • @sorvetinho9875
    @sorvetinho9875 4 ปีที่แล้ว +1

    Entao significa se uma mulher está me molestando e muitas outras coisas, entao acho que fui abusado! Quando tinha 8

    •  4 ปีที่แล้ว

      OLá garoto! Bem, o abuso certamente pode acontecer com meninos também, não apenas meninas, vejo que ficou claro pra vc. Vc usou a palavra molestar e "muitas outras coisas"; não descreve concretamente, mas deixa a entender sim que, por ter apenas 8 anos vc foi violentado sexualmente, ja´que se refere à outra pessoa como "uma mulher", portanto, uma jovem ou adulta. Mesmo se vc tivesse 10 anos, 11 , ou até 16 incompletos......., de acordo com o que se entende pelo uso do corpo do outro para obtenção de seu prazer sexual egoístico. Tocar as partes íntimas da criança, por si só, já é violência sexual; o simples passar a mão nos órgãos genitais do menino..... Estou a disposição para conversar. se desejar...pelo wats: 43 - 9.8809.0297

    • @soumcaracomfotodosans2386
      @soumcaracomfotodosans2386 4 ปีที่แล้ว

      Que nome é esse ???

  • @hachi1894
    @hachi1894 2 ปีที่แล้ว +1

    pra ser considerado abuso precisa haver penetração?

  • @lilly6250
    @lilly6250 5 ปีที่แล้ว +1

    Boa explicação!

    •  5 ปีที่แล้ว

      Gratidão por sua opinião! Um forte abraço!!

    •  5 ปีที่แล้ว

      Gratidão por sua opinião! Um forte abraço! Fico feliz!

  • @anacarol7513
    @anacarol7513 2 ปีที่แล้ว

    Quando eu tinha 7 ou 8 anos minha prima me chantageava com brinquedos,comidas coisas que eu tivesse interesse ou até me ameaçava me aranhava brigava cmg pra mim m*stubar ela,eu nunca ao passar dos anos meu subconsciente meio que distanciou essa memória mais nos últimos anos isso vem me machucando pq pode ser o grande motivo de eu nunca ter conseguido me relacionar com ninguém,nem beijo nem nada atualmente tenho 18 anos,tbm percebi outros problemas que podem ter sido ocasionado por isso,enfim e tenho um pouco de dificuldade de assimilar isso como um abuso

    •  2 ปีที่แล้ว +3

      OI Ana Carol! Nòs temos nossas defesas que nos protegem do sofrimento e uma delas é o esquecimento pelo menos temporário. Vc não disse a idade de sua prima, mas só pelo fato de ela ter poder de controle (com chantagem) com vc já carecteriza violência sexual - ou abuso sexual. Querida, seria muito bom vc fazer terapia. Te ajudaria muito a trabalhar os sentimentos que vêm junto com a lembrança. Já pensou nisso? Vc tem condições finaceiras para isso? Com a terapia vc pode superar essa dificuldade de relacionar-se com outra pessoa. Eu tenho uma psicóloga que trabbalha com vítimas como vc e faz atendimento on line. ´emuito bom que vc possa falar, contar o que aconteceu, "por para fora". Inclusive, aqui, este desabafo é bom para vc.!!Aguardo saber sua resposta. Sinta-se abraçada, querida!!

  • @mariaferreira-dw8lc
    @mariaferreira-dw8lc 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu já tive esses abusos e infelizmente não gosto da figura masculina hoje!!

    •  2 ปีที่แล้ว +1

      Sim, isto é compreensível, que vc sinta-se assim. E o que aconteceu com vc é um tanto comum: a pessoa ser violentada por alguém do gênero oposto e acabar ficando arredia com relação à imagem ou a presença de pessoas desse mesmo gênero. Bom que possa usar este espaço p ara "por pra fora", esse sentimetno. Além de ter esses sentimentos, se perceber que a experiência lhe trouxe outros amargores, é bom se puder ser acompanhada numa terapia. Um grande abraço!

  • @marccelorodrigues1594
    @marccelorodrigues1594 4 ปีที่แล้ว +1

    Doutora se o abusadpr tiver mas q noventa anos

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      OI querido Marccelo! que pergunta oportuna!. Lhe agradeço por colocá-la. É possível encontrarmos pessoas próximas ou acima dos 90 anos que estejam em bom estado mental, isto é, pessoas que ao abusar (ou violentar sexualmente) de uma criança, estariam cientes de que é algo errado, que não poderia fazê-lo. Tal comportamento sempre será considerado um crime, porque ninguém tem o direito de usar o corpo de outra pessoa, sem seu consentimento, para obter prazer. Contudo, não sei lhe dizer com segurança se, do ponto de vista de ser criminalizado, a pessoa próxima dos 90 anos o seria. Preciso verificar com quem se dedica a estudar/pesquisar a temática da violência sexual. volto a lhe falar. Agradeço sua participação. Um forte abraço.

  • @elzasantos7959
    @elzasantos7959 4 ปีที่แล้ว

    Estou passando pelo não físico...O exemplo q ela deu...

    •  4 ปีที่แล้ว +2

      OI Elza! Se vc desejar falar mais sobre, pode enviar um e-mail para mim: contato@maryneidefigueiro.com.br um abraço!!

  • @renataantunesrodrigues8585
    @renataantunesrodrigues8585 2 ปีที่แล้ว +1

    😘

  • @samuelsoares3988
    @samuelsoares3988 2 ปีที่แล้ว

    Abuso sexual é um movimento social?

  • @robertosilviotobias4275
    @robertosilviotobias4275 3 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns

  • @yukimiyuki7146
    @yukimiyuki7146 3 ปีที่แล้ว

    O adolescente de 13anos tem consciência do que é esse ato?

    •  3 ปีที่แล้ว +1

      OI Yukimi! Comumente, um adolescente de 13 não sabe que se trata de uma violência sexual e, às vezes, pode até violentar uma criança por ter sido também violentado, como num ciclo vicioso. Para romper com esse ciclo vicioso é que são importantes a prevenção (desde que as crianças são pequenas 3 anos.....) e as denúncias. Aí entra o papel da Educação Sexual na escola esclarecendo sobre o que é uma violência sexual, esclarecendo que sexo é coisa de GENTE GRANDE, que quem sofre violência deve contar para alguém de sua confiança e que é sempre errado alguém tentar algum ato libidinoso com criança.

    • @yukimiyuki7146
      @yukimiyuki7146 3 ปีที่แล้ว

      Obrigada doutora.

  • @monichelisilvarocha3841
    @monichelisilvarocha3841 8 หลายเดือนก่อน

    É dificil buscar ajuda , todos os videos sobre esse assunto so se direcionam para criancas. Tenho uma amiga q foi violentada, quero ajudar, mas nao acho um video sequer q me sirva de base, a fase adulta é a fase de aguentar bucha

  • @nathybean
    @nathybean 2 ปีที่แล้ว

    Achei a música bem soft pra temática do vídeo kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @rubiaramello345
    @rubiaramello345 ปีที่แล้ว

    😭😭

  • @lucao8311
    @lucao8311 4 ปีที่แล้ว

    Quando ela permite aí não é abuso é pedofilia né ?

    •  4 ปีที่แล้ว +3

      Uma pessoa com pouca idade não tem capacidade para uma permissão consciente, segura e livre. Ter relação com uma ou um menor de idade é abuso. [Veja alguns critérios de dados do abusador que destaco no vídeo]. A pedofilia é a atração sexual doentia por uma criança; às vezes, a pessoa pode ser pedófila e nunca ter abusado de uma criança. Um/a abusador/a muitas vezes não é pedófilo, mas pratica o abuso por interesse egoístico de satisfazer seu prazer, abusando de uma vítima e exercendo sua força física ou pressão psicológica ou chantagem para conseguir o que quer. Grata por sua participação. um abraço!

    • @lucao8311
      @lucao8311 4 ปีที่แล้ว

      @ obrigado pela explicação

    • @lieci.cerqueira
      @lieci.cerqueira 4 ปีที่แล้ว +1

      @@isabellavitoria9287 Embora não seja especialista e sim uma vítima na infância e adolescência, posso lhe garantir que é abuso sexual. Caso essa menina sinta-se a vontade e "forte", deve dizer a esse homem que tem consciência de que essa prática é abuso sexual, e deixar bem claro que nunca mais ele deve tocá-la. Por lei, ela deve procurar ajuda e denunciar essa pessoa, pois ficar calada pode gerar mais problemas ainda no futuro, mesmo que ele decida não continuar com esse assédio e abuso. Entender que o nosso corpo é nosso e que apenas nós temos o direito de decidir quem pode ou não nos tocar é algo que toda pessoa deveria saber e se empoderar desde criança. Infelizmente não foi o meu caso, mas espero que essa menina decida que ela tem direito sobre seu corpo! Que ela possa compreender que toda mulher deve e pode se auto proteger e dizer NÃO!