Cara, vc me poupou uma grana com essa dica de lavagem dos LPs. Comprei um disco do Marillion na galeria do rock, em São Paulo. Estava em ótimo estado, esteticamente, mas chiava mais do que fritura na panela. Assim como você, achei que o disco pudesse ter sido polido. Ao ver o seu vídeo, resolvi tentar a limpeza pra ver se melhorava. Não melhorou apenas. Ficou excelente, quase zerado. Incrível mesmo. Já estava pensando em comprar um novo. Poupei umas 200 pratas hahaha. Continue seu ótimo trabalho. Vídeos muito bons, com ótimas dicas.
Vinicius, a esponja costuma deixar resquícios, costumo usar um paninho de algodão pois até micro fiapos costumam deixar chiadeira. E outra, em hipótese alguma deixe o detergente secar no disco, lave um lado e enxague, depois lave o outro e enxague.
Minha forma de lavar 1 - muita água 2- o mesmo detergente que vc usou. 3- pincel bom, com cerdas finas e passando sempre no sentido do sulco. 4 - muita água. 5 - aspirador de pó para sugar a agua que ficou. Proteja a ponta para nao arranhar o disco. Nao deixe agua secando no disco. 6 - Por questões de segurança, nao deixe sua esposa saber do aspirador.
Eu uso pincel também mas não uso detergente, prefiro usar aquele multi limpador UAU (o ueb chegou até a mostrar no canal dele). Depois ajudo a secar com papel toalha
Muito legal essa dica Vinícius. Só faltou um detalhe que depois do disco lavado, a hora que colocou ele pra rodar, essa chiadeira que ainda estava provavelmente é da agulha que está suja, principalmente se ela for de diamante e com cápsula magnética, a sujeira impregnada na agulha tbém gera distorção no som e alguns casos até pode pular o disco. Por isso que é bom tbém limpar a agulha principalmente quando coloca um disco que está muito sujo. Eu uso escova de dente velha pra limpar a agulha no sentido de dentro pra fora em direção a você, não pode ser em outra direção pois a agulha pode quebrar ou entortar o candilever.
Eu uso o Vil Cleaner para proteger o selo. Lavo embaixo da torneira segurando pelas alças do Vil Cleaner e depois venho com a buxinha do Vil Cleaner com detergente sempre no sentido dos sulcos. Depois enxaguo muito bem para não ficar nenhum resquício do detergente. Trago para cima de um pano de microfibra bem macio e seco delicadamente com outro pano de microfibra que tenho somente para limpar discos. Depois deixo secar naturalmente. Limpo as capas com um pouquinho de Lustra móveis Polyflor. Plásticos novos internos e externos e tá pronto.
Devido a estática deixo sempre dois pincéis de maquiagem bem macios ao lado do toca discos. Antes de ouvir cada lado do disco passo o pincel Kabuki por todo o lado do disco. Depois com o pincel fininho (de aplicar sombra) eu limpo bem delicadamente a agulha - com o cuidado de deixar antes o volume no zero. É claro que esses pincéis de maquiagem eu comprei somente para usar no toca discos.kkkk
Olá Fernada. Estou contigo. 😃 Faço a mesma coisa, só não uso pano pra secar. Faço movimentos com o Vil Cleaner, tipo "chacoalhando" o disco e tira bem o excesso d'água. Curti a dica da da limpeza da capa. Até então eu só trocava os plásticos e passava um pano seco pra tirar a poeira. A ideia do lustra móveis seria só pra dar mais brilho ou favorece também na conservação? Obrigado. 👍
Oi Ricardo. Eu gosto de tirar um pouco da água do disco antes de deixar secar para evitar manchas. Às vezes podem ficar umas marquinhas onde as últimas gotas escorreram. Quanto ao lustra móveis eu uso para facilitar a retirada da poeira ou alguma sujeira, mas a quantidade que coloco no pano é bem pouca para não correr o risco de desbotar ou manchar a capa. Sem falar que melhora um pouco o cheiro de papel guardado. Não faz milagres, mas melhora sim.
Muito bom Vinícios! Eu faço desse jeito! Um pouco de detergente neutro, mas não colocando no disco, eu coloco diretamente na esponja. depois disso, eu molho o disco primeiro e depois eu passo a parte amarela da esponja com movimentos circulares no disco, mas eu faço tudo na mão, eu não coloco ensima do pano não, por que solta fiapos! Faço tudo na mão, depois enxaguo e deixo secar por 1 hora, e depois eu coloco para tocar e fica uma beleza! Sem chiados, poucos estralos, e toca limpinho! Bom vídeo Uebe! Tirando o disco que vc coloca no pano, por que vc podia fazer tudo na mão, mas tirando isso, parabéns!
Eu faço de um jeito um pouco diferente... Uebe, eu te recomendo comprar a esponja azul, ela não arranha e pode passar sem medo que ela não vai derrapar em cima do Vinil, ela é mais macia e excelente pra discos. A amarela é mais bruta.
Eu uso o vil cleaner aquele que vende no ML na cor laranja, eu acho ele bem prático e ele veda o selo da água isso ajuda os que tem receio de molhar o selo do disco, super recomendo. Ele ainda tem o suporte pra deixa o disco secando.
Olá. Também uso ele. Acho bem legal. Está meio caro hoje em dia, talvez não compense tanto. Mas gosto dele, além de não molhar o selo, dá uma boa "pega" para manusear e tirar o excesso de água após a lavagem com movimentos rápidos. 👍😃
É verdade, na minha curta experiência, sempre molhei os discos com selo e tudo. É só não esfregar a parte central que dá tudo certo! Gostei do vídeo, serviu para ensinar uns truques e corroborar algumas coisas que eu já vinha fazendo
Galera, quero deixar aqui registrado a imensa satisfação de ter adquirido de Vinícius a vitrolinha Delta Monterey. Chegou rapidinho, tive umas dúvidas e ele foi imensamente atencioso. Muito bom. O cara é fodaaaaaaa!
Esses dias eu comprei um disco bem sujo. Aí eu molho bem ele só com água. Pra sair a poeira superficial. Depois eu passo um detergente com a mão mesmo. Deixo agir por uns minutos. Dos dois lados. Depois enchaguo bem. Por fim passo bem um papel úmido com álcool umas duas vezes até evaporador bem. E o papel sair bem limpo.
Lavo com esponja amarela e sabão neutro. Tiro e excesso de água com papel higiênico, em seguida, com o disco úmido coloco pra tocar, se tiver sujeira nos sucos, a agulha tira pois o LP tá úmido. Daí passa uma água pra tirar os farelos.
Eu lavo os meus com detergente neutro super concentrado e esponja macia, dessas de lava auto. E ainda uso Espuma Magica. No meu caso, dá bons resultados.
Show de bola amigo, vai uma dica já que o espaço é para troca de experiências: ao invés de usar uma esponja de limpeza, eu uso aquelas flanelas alaranjadas pra limpeza... O fato de se usar detergente é bom e principalmente por que dependendo dele até deixa com um cheirinho agradável. Quanto aos plásticos, eu envelopo com TNT mesmo. Abraço.
Eu lavo praticamente desse jeito também. Só que nem sempre eu uso detergente neutro (eu uso o que tem em casa), não uso esponja (vai na mão mesmo) e nem sempre deixo secando ao ar livre (mas sempre em ambiente ventilado e fresco).
Já lavei discos na água por muitos anos. Mas depois que descobri a PHK, nunca mais lavei discos na água. A PHK custa um certo valor, mas é muito mais eficiente do que qualquer outro método.
*Meu amigo Vinícius Uebe! Vc sempre inovando para nossa alegria em! Na verdade eu costumo lavar o disco apenas usando as mãos e esfregando com detergente até que fique um excesso de espuma e depois eu enxago e depois deixo coberto por um pano seco por alguns segundos e depois deixo secar sem o pano porém me parece que a esponja ajuda e muito na limpeza dos sucos então vou tentar fazer desta forma! Valeu pela valiosa dica!*
Eu uso espuma mágica na limpeza dos meus discos,dou 3/4 burifada de espuma uno disco e passo uma escova dental macia e depois um de camiseta bem velha e depois mais um pano tbm de camiseta pra dar o brilho....
Eu no meu caso só lavo com detergente de coco limpa melhor e tira a estatica no disco as capas limpo com lustra móveis de peroba com silicone limpa com papel higiênico e depois de secar passa a flanela fica em estado de zero faça o teste depois vc me fala do resultado.
aproitando que fez este video, poderia por gentileza fazer um outro video mostrando como vc faz a recuperação das capas dos vinis (sabe dos rasgos e quando descola os lados da capa), e que tipo de materiais vc usa para limpar as capas valeu
Eu costumo usar um pincel de cerdas macias e ir "esfregando" aos poucos e com cuidado. As cerdas penetram nos sulcos e limpam. Para as capas, limpo com Polyflor.
Me aconteceu um fato inusitado essa semana. Um cara trouxe um toca discos pra eu revisar, e um disco junto dele. Ambos estavam lambuzados pra valer com algum tipo de óleo que não identifiquei. Me obriguei a lavar o disco. Usei a sua técnica identica, mas complementei usando depois um pincel. Pois acho que a esponja não consegue alcançar a parte funda dos sulcos então pra essa tarefa o pincel tem melhor condição. Ainda não cheguei a testar mas acho que a limpeza ficou boa. Ah, não deixei ele em pé assim esperando a água secar, pois muito provável que desse jeito a água da parte de cima vá descendo e levando junto os restos de sujeira que ainda ficaram, e a sujeira pode se acumular toda na parte do disco que ficou pra baixo enquanto a água evapora. Aliás não gosto de deixar nada secando por evaporação. Prefiro usar um paninho macio pra tirar toda a água ou até expulsar com a ajuda de ar comprimido.
2 ปีที่แล้ว
Cuidado com partículas no ar comprimido, nobre amigo!
Legal !!! Eu costumo limpá-los com uma esponja que faço tipo de algodão acredito que essas buchas mesmo o lado amarelo ele ainda pode causar riscos superficiais , faço exatamente detergente neutro transparente e uma esponja de algodão antes molhar e depois o processo de limpeza fica limpo e bem atrativo o som
Meu método é fazer uma solução com uma xícara de água, 6 colheres de detergente e 2 colheres de isopropílico. Pra proteger de não molhar (pelo menos muito) o selo, eu coloco um CD velho bem no centro do disco. Comigo sempre ficou certinho antes da trilha do fim de curso do disco. Pra lavar, deixo o disco úmido com esponja automotiva, com panos de microfibra debaixo do disco (os panos de casa geralmente largam fiapos), molhando o disco com a solução e fazendo sempre o movimento de vai e vem, girando o lado inteiro do disco. Enxaguo o lado, e parto pro outro. Pra secar, faço a mesma coisa que o Uebe. Eu uso isopropílico pois geralmente (por percepção minha mesmo) os discos secam mais rápido. Estou considerando parar de usar, pois talvez possa fazer com que o disco também resseque com facilidade.
💁♂️VINICIUS esse vídeo📺 vai ajudar muito meu irmão que tem uma baita coleção de discos..🥏 ⭐⭐⭐Excelente vídeo📺 como sempre VINICIUS ⭐⭐ 💁♂️Vc deveria receber o Tripo de like cada 📺vídeo seu 💁♂️porque seu canal é os conteúdos que vc traz e muito útil e importante é informativo .... 💁♂️ Eu gosto muito do seu canal .📺📺 🤔VINICIUS quando vc vai fazer o reparo daquela tv 📺grande da mtshubixi.💁♂️,tô louco pra ver esse reparo . 100%👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Que bacana ótima dica Vinicius, Uma vez lavei um disco de musica clássica antiga que eu tenho aqui só que eu fiz besteira de colocar no sol kkkk o disco entortou tudo e acabei perdendo o disco.
Oi Vinícius! Meu método é parecido, só que no lugar da esponja, eu uso aquelas escovas de cabelo para bebês da Lillo ou da Neopan. As cerdas são macias, limpam bem os sulcos e não riscam. E para a limpeza das capas a boa e velha pasta de limpeza LimpTek. 👍🏾
Olá primo. Limpo praticamente igual a você, mas uso o Vil Cleaner. Gostei de saber da necessidade de uma segunda lavagem. Me renovou as esperanças em alguns discos que me foram doados, mas que estavam largados às traças. Valeu pela dica. Lima Duarte - MG
Vinicius e amigos. Por dica de um vendedor, parei de usar detergente para não ressecar o vinil. Eu lavo usando xampu normal esfregando com a ponta dos dedos e uso esponja no sentido dos sulcos apenas quando muito sujo. Também molho o selo sem problemas, só não esfregar. Quando está muito sujo, toco o disco ainda úmido e a sujeira vai soltando. Muitas vezes quando faço isso tenho que limpar a agulha a cada faixa tocada. Deixo secando encostado na parede igual você fez e troco os plásticos.
Eu faço um pouco diferente, depois de lavar, eu coloco ele pra tocar molhado no toca discos aí fica perfeito pois a água não deixa grudar poeira e nem na agulha
Vinicius, antes de tudo, Feliz 2022! Faço parecido só que no lugar do detergente neutro direto no vinil, aplico-o em um pano de microfribra. As capas, se muito sujas, uso aqueles limpadores a seco (uma pasta) só que não pode esfregar muito. Tem que ser sutil. Secagem, só dentro de casa! Capas muito puidas, cabe bem uma caneta de ponta porosa preta, azul ou vermelha. Muitas vezes fica show. Capas novas tanto dentro quanto fora! Abs
Vinicius e a espuma proauto eu vi eles usarem e é limpeza a seco voçe burrifa ela e deppis de um minuto pule ele e põe pra tocar ele não pula e tira toda sujeira e ela fica emcima do disco depois é só varrer com pincel bem macio e gica ótimo o disco.
Como eu tenho produtos de limpar sofá em casa por causa das crianças, uso eles também nos discos. São a espuma mágica e o apc diluído em 10:1. Fica uma maravilha! Só não é bom deixar cair no selo do disco.
Um ótimo dia uebee!!!.excelente vídeo!!!.vou fazer o mesmo método com os meus.por mais que a parte do selo pode ter um determinado problema por ser de papel e não poder molhar.um grande abraço uebe!!!.sucesso sempre!!! E meus parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!
Ainda que seja bem lavado os discos dependendo do estado do disco aínda fica fritando bolinhos talvez amenizar isso só mesmo com algum produto especial que tire esses pequenos estalinhos eu também limpo bem os meus discos mais sempre tem um ou outro que ainda fica fritando bolinhos um pouco mesmo.
Os estalos nos discos, muitas vezes, não são só decorrentes da sujeira, devem-se também à eletricidade estática acumulada, provocada pelo atrito entre a agulha e o vinil. Uma lavagem diminui bastante o estalidos e é sempre bom passar uma flanela úmedecida na superfície do disco antes de tocá-lo.
Solução para seus problemas: Maquina de limpeza de discos PHK. th-cam.com/video/KKuG5dUg3AQ/w-d-xo.html th-cam.com/video/Y53oOF5vdAo/w-d-xo.html Pra você que tem uma vasta coleção vale a pena. Eu ja tive uma na época em que eu passava vinil pra CD (isso há mais de 10 anos atras). Posso dizer que sim, é excelente e vai te ajudar muito. Eu lavava os discos assim como você, mas não resolvia e muitas vezes a agua atacava o rotulo central. Pra secar, eu usava secador de cabelo na temperatura morna pra não empenar os discos.
Sou iniciante, em um balde coloco água e detergente neutro, molho um pano daqueles laranjas (não sei o nome) e vou passando ele molhado, no LP, e depois deixo secando em um escorredor, não sei se assim está correto, mas faço desta forma
Da pra por ele de molho deixando ele em pé em um recipiente com água e detergente, só que é mais demorado porque de minutos em minutos temos que virar ele mais limpa todos os sulcos,, porém preserva o selo
Boa Noite, Vinícius. Rapaz, eu faço algo mais "bizarro". Rs... Coloco num borrifador, água, detergente neutro líquido e Álcool Isopropílico. Fecho o borrifador, dou umas sacudidas nele pra misturar tudo e faço assim: 1 - Coloca o disco embaixo da água de uma torneira no grau moderado. Se a água vier muito forte, você pode quebrar o disco. Já quebrei um assim, mas pra minha alegria, encontrei outro e comprei. 2 - Forra um pano que não solte muito fiapo numa superfície totalmente plana e sem ondulações, coloca o disco molhado e borrifa a solução em cima. Coloca, também na esponja, e lava assim. Sempre seguindo os sulcos e não na direção contrária a eles. 3 - A Bucha, precisa ser a mais macia que existe. Não encontrei nenhuma incolor, que é o recomendado. Então, comprei uma de cozinha, a mais macia que encontrei. E, que não tem a parte do Bombril. 4 - Depois de esfregar, mas com delicadeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coloca, de novo, embaixo da água até sair todo o detergente, um lado e depois o outro, do jeito como molhou antes. 5 - Coloca para enxugar num "Enxugador de Pratos." Coloca um pano que não solte muitos fiapos na base dos sulcos do enxugador de pratos e coloque o disco lá, de pé. 6 - Espere um dia pra tirar do enxugador, procurando não pegar no vinil, e sim, nas bases. 7 - Pega um pincel escolar dos grossos, mas macio e passa em cima do disco, de leve, para tirar a poeira. Aí, é só ouvir. O Álcool Isopropílico tem essa função de ir fundo nos sulcos do vinil e acabar com a sujeira de lá. Eu não sabia desta técnica. Vi que lavava tudo da forma errada, mas nunca arranhei nenhum, só quebrei um debaixo da água da torneira que estava muito forte. Um amigo meu, que trabalhava com gravação de som em fitas K-7, numa das lojas de discos daqui, me ensinou esta "fórmula já têm muito, muito tempo! Recentemente, vi esta mesma fórmula que lhe disse em outro canal, aqui no youtube. Só que naquela época, não me falaram do "Pano de Microfibra". Acho que por aqui, naqueles tempos, não tinha. Posso dizer com toda certeza: "Essa forma de lavar vinis é do final dos Anos 1980." E a capa do vinil, como limpava nesta época? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Até há uns anos passados, eu fazia assim: "Comprava uma graxa de sapatos incolor, que não fosse líquida, com um pano limpo, passava de leve na graxa e passava o pano na capa do vinil. Não é que ficava muito melhor? Nunca perdi uma capa de discos usando este processo, mas HOJE NÃO ACONSELHO NINGUÉM FAZER! DEIXA ISSO PRA MIM! Rs... Os plásticos das capas do vinis? Depois que lavava o vinil e o colocava pra secar, depois de lavar bem as mãos para tirar o cheiro da graxa, porque tinha que passar bem pouquinho na capa, nós íamos lavas os plásticos com água e sabão, por dentro e por fora com cuidado de não rasgar. Depois, colocava no varal, com um "pegador" pra enxugar. No outro dia estava tudo enxuto, e limpo, tanto o da capa, quanto o do disco. A gente não jogava as capas de plásticos fora. Não! Nós lavávamos, também! Agora, quando fica num estado que não tem jeito, aí comprávamos outras nas lojas. No entanto, nas lojas daqui, só vendiam plásticos coloridos com o nome 'DISCO", bem grande dos dois lados, ou com o nome da Loja. Eu, ainda tenho alguns na minha coleção, porque não quis jogar estas relíquias fora. No entanto, não vendiam as capas de plástico que envolviam os vinis, só vendias as capas que envolviam as capas dos vinis, como já foi dito. Quando vejo a poeira demais, lavo tudo de novo. Você tem muitos mais discos do que eu. Eu só tenho 500, isso mesmo, número redondo: 500! Pretendo comprar mais depois. Abraço.
Vinicius uma dica pessoal! Experiencia propria! Pega um algodao com alcool isopropilico e deixa no prato rodando e encosta em cada faixa voce vai notar que ate os chiados quase somem em alguns discos dependendo do estado nem se notam! Nota o alcool isopropilico nao danifica os sulcos nao! Podem testar em discos velhos pra tirar a duvida!
Eu nunca lavei meus discos, aprendi com meu amigo um grande colecionador a usar um paninho próprio anti risco com um belo spray 💨 de aerosol de Bom Ar Lavanda que é o que funciona melhor segundo ele. Sobre uma superfície plana coberta com outro pano anti risco no sentido dos sulcos colocando bastante força com o braço esticado e pondo força e peso do corpo girando no sentido dos sulcos sempre E realmente desapareciam aqueles risquinhos e ruídos
2 ปีที่แล้ว +2
Conheci, há muitos anos um especialista que reproduzia seus discos, esguichando benzina para lubrificar. Penso que pode ser feito, também com álcool isopropílico. Grande abraço e obrigado
Geralmente quando vou limpar os meus discos uso detergente neutro a água e algum material que não risque o disco um paninho macio que não deixa fiapos uma esponja de boa qualidade mais ai neste caso, tem que tomar cuidado com a esponja porque tem umas que são muito ruins secar sempre dentro de casa nada de deixar o ar livre pois com o passar do tempo o sol muda de lugar
Eu lavava os meus discos mas hoje prefiro usar a máquina phk para limpeza por sucção pois retira completamente quaisquer sujeira que fique presa nos sulcos.
Olá! Recentemente fiz uma limpeza em um disco de vinil, com água, detergente e esponja de carro. Já tinha feito e fiz essa limpeza em outros discos dessa mesma forma. Mas, notei que na maioria das vezes, nas mudanças das faixas, não estala, mas dá pra ouvir uma espécie de algo ventilando ou algo parecido como o ar, não sei se dá pra entender como falei. Isso é estranho? Será que fiz algo errado? É problema no vinil ou na agulha do toca-discos? Foi algo que ocorreu nesse vinil em especial, não sei se isso é algo comum, por isso venho tirar essa dúvida, se possível. Obrigado!
Não sei o que está acontecendo com meus LP's. Minhas coleções dos Beatles, Pink Floyd e Led Zeppelin foram para o espaço depois de eu lavar todos eles. Será que o fato de eu secar ao forno foi motivo para deixar todos eles empenados? 😢
Cara, vc me poupou uma grana com essa dica de lavagem dos LPs. Comprei um disco do Marillion na galeria do rock, em São Paulo. Estava em ótimo estado, esteticamente, mas chiava mais do que fritura na panela. Assim como você, achei que o disco pudesse ter sido polido. Ao ver o seu vídeo, resolvi tentar a limpeza pra ver se melhorava. Não melhorou apenas. Ficou excelente, quase zerado. Incrível mesmo. Já estava pensando em comprar um novo. Poupei umas 200 pratas hahaha. Continue seu ótimo trabalho. Vídeos muito bons, com ótimas dicas.
Vinicius, a esponja costuma deixar resquícios, costumo usar um paninho de algodão pois até micro fiapos costumam deixar chiadeira. E outra, em hipótese alguma deixe o detergente secar no disco, lave um lado e enxague, depois lave o outro e enxague.
Você molha o pano com água e detergente ou vc passa detergente no disco e vai passando o pano molhado?
Excelente dica amigo
Use um pincel macio bem melhor
Lavo assim tb e pra mim é a melhor que forma q achei até hoje. As vezes precisa lavar 2 vzs pra ficar legal.
O método mais prático rápido e efeciente é a máquina PHK 🤟🤘🤘✌️🤞🤙👌👍👍👍
Minha forma de lavar
1 - muita água
2- o mesmo detergente que vc usou.
3- pincel bom, com cerdas finas e passando sempre no sentido do sulco.
4 - muita água.
5 - aspirador de pó para sugar a agua que ficou. Proteja a ponta para nao arranhar o disco. Nao deixe agua secando no disco.
6 - Por questões de segurança, nao deixe sua esposa saber do aspirador.
Eu uso pincel também mas não uso detergente, prefiro usar aquele multi limpador UAU (o ueb chegou até a mostrar no canal dele). Depois ajudo a secar com papel toalha
Ótimas dicas valeu amigo
Você pode usar o detergente de coco para lavar seus LPs. Ele, além de limpar, tira a eletricidade estática. 👍
Interessante. Eu nem sabia que podia molhar o rótulo, sempre tive medo de molhar o rótulo e ele começar a se soltar.
Esse LP do Peter Frampton eu comprei na época do lançamento pra dar de presente para uma menina....
Muito legal essa dica Vinícius. Só faltou um detalhe que depois do disco lavado, a hora que colocou ele pra rodar, essa chiadeira que ainda estava provavelmente é da agulha que está suja, principalmente se ela for de diamante e com cápsula magnética, a sujeira impregnada na agulha tbém gera distorção no som e alguns casos até pode pular o disco. Por isso que é bom tbém limpar a agulha principalmente quando coloca um disco que está muito sujo. Eu uso escova de dente velha pra limpar a agulha no sentido de dentro pra fora em direção a você, não pode ser em outra direção pois a agulha pode quebrar ou entortar o candilever.
Muito bom obrigado pela dica.Vou lavar os meus assim,costumo limpar os meus com algodão umidecido com álcool.
Faz tempo que não lavo meus discos, quando lavava esfregava com os dedos e colocava eles no escorredor de prato. 😅
Eu uso o Vil Cleaner para proteger o selo. Lavo embaixo da torneira segurando pelas alças do Vil Cleaner e depois venho com a buxinha do Vil Cleaner com detergente sempre no sentido dos sulcos. Depois enxaguo muito bem para não ficar nenhum resquício do detergente. Trago para cima de um pano de microfibra bem macio e seco delicadamente com outro pano de microfibra que tenho somente para limpar discos. Depois deixo secar naturalmente. Limpo as capas com um pouquinho de Lustra móveis Polyflor. Plásticos novos internos e externos e tá pronto.
Devido a estática deixo sempre dois pincéis de maquiagem bem macios ao lado do toca discos. Antes de ouvir cada lado do disco passo o pincel Kabuki por todo o lado do disco. Depois com o pincel fininho (de aplicar sombra) eu limpo bem delicadamente a agulha - com o cuidado de deixar antes o volume no zero. É claro que esses pincéis de maquiagem eu comprei somente para usar no toca discos.kkkk
Olá Fernada. Estou contigo. 😃
Faço a mesma coisa, só não uso pano pra secar. Faço movimentos com o Vil Cleaner, tipo "chacoalhando" o disco e tira bem o excesso d'água. Curti a dica da da limpeza da capa. Até então eu só trocava os plásticos e passava um pano seco pra tirar a poeira. A ideia do lustra móveis seria só pra dar mais brilho ou favorece também na conservação? Obrigado. 👍
Oi Ricardo. Eu gosto de tirar um pouco da água do disco antes de deixar secar para evitar manchas. Às vezes podem ficar umas marquinhas onde as últimas gotas escorreram. Quanto ao lustra móveis eu uso para facilitar a retirada da poeira ou alguma sujeira, mas a quantidade que coloco no pano é bem pouca para não correr o risco de desbotar ou manchar a capa. Sem falar que melhora um pouco o cheiro de papel guardado. Não faz milagres, mas melhora sim.
Muito bom Vinícios! Eu faço desse jeito! Um pouco de detergente neutro, mas não colocando no disco, eu coloco diretamente na esponja. depois disso, eu molho o disco primeiro e depois eu passo a parte amarela da esponja com movimentos circulares no disco, mas eu faço tudo na mão, eu não coloco ensima do pano não, por que solta fiapos! Faço tudo na mão, depois enxaguo e deixo secar por 1 hora, e depois eu coloco para tocar e fica uma beleza! Sem chiados, poucos estralos, e toca limpinho!
Bom vídeo Uebe! Tirando o disco que vc coloca no pano, por que vc podia fazer tudo na mão, mas tirando isso, parabéns!
Muito bom faz assim também
Procurem na internet a técnica da cola branca, remove todo tipo de sujeira que na lavagem não tira, eu faço isso e garanto que funciona.
Lavo meus discos exatamente assim, esses dias tenho lavado vários, mas já estou vendo que tem alguns que vão passar por uma terceira lavagem
Eu faço de um jeito um pouco diferente... Uebe, eu te recomendo comprar a esponja azul, ela não arranha e pode passar sem medo que ela não vai derrapar em cima do Vinil, ela é mais macia e excelente pra discos. A amarela é mais bruta.
Eu uso o vil cleaner aquele que vende no ML na cor laranja, eu acho ele bem prático e ele veda o selo da água isso ajuda os que tem receio de molhar o selo do disco, super recomendo. Ele ainda tem o suporte pra deixa o disco secando.
Olá. Também uso ele. Acho bem legal. Está meio caro hoje em dia, talvez não compense tanto. Mas gosto dele, além de não molhar o selo, dá uma boa "pega" para manusear e tirar o excesso de água após a lavagem com movimentos rápidos. 👍😃
💁♂️E amigo🤔 é fácil de encontrar esse suporte 🤔e vil cleaner ???
@@ademarnavarrojunior2916 comprei o meu no MercadoLivre.
Acompanhe meu vídeo para ter outras opções de limpeza de discos. Still LoVinil
É verdade, na minha curta experiência, sempre molhei os discos com selo e tudo. É só não esfregar a parte central que dá tudo certo! Gostei do vídeo, serviu para ensinar uns truques e corroborar algumas coisas que eu já vinha fazendo
Eu já vi um vídeo no youtoba de um cara usando uma vap pra lavar um disco, e por incrível que pareça, ficou impecável o som
Galera, quero deixar aqui registrado a imensa satisfação de ter adquirido de Vinícius a vitrolinha Delta Monterey. Chegou rapidinho, tive umas dúvidas e ele foi imensamente atencioso. Muito bom. O cara é fodaaaaaaa!
Esses dias eu comprei um disco bem sujo. Aí eu molho bem ele só com água. Pra sair a poeira superficial. Depois eu passo um detergente com a mão mesmo. Deixo agir por uns minutos. Dos dois lados. Depois enchaguo bem. Por fim passo bem um papel úmido com álcool umas duas vezes até evaporador bem. E o papel sair bem limpo.
Lavo com esponja amarela e sabão neutro. Tiro e excesso de água com papel higiênico, em seguida, com o disco úmido coloco pra tocar, se tiver sujeira nos sucos, a agulha tira pois o LP tá úmido. Daí passa uma água pra tirar os farelos.
Eu lavo os meus com detergente neutro super concentrado e esponja macia, dessas de lava auto. E ainda uso Espuma Magica. No meu caso, dá bons resultados.
Show de bola amigo, vai uma dica já que o espaço é para troca de experiências: ao invés de usar uma esponja de limpeza, eu uso aquelas flanelas alaranjadas pra limpeza... O fato de se usar detergente é bom e principalmente por que dependendo dele até deixa com um cheirinho agradável. Quanto aos plásticos, eu envelopo com TNT mesmo.
Abraço.
Eu lavo praticamente desse jeito também. Só que nem sempre eu uso detergente neutro (eu uso o que tem em casa), não uso esponja (vai na mão mesmo) e nem sempre deixo secando ao ar livre (mas sempre em ambiente ventilado e fresco).
Já lavei discos na água por muitos anos. Mas depois que descobri a PHK, nunca mais lavei discos na água. A PHK custa um certo valor, mas é muito mais eficiente do que qualquer outro método.
Onde eu arrumo esses plásticos novos pra cobrir o LP e a capa?
Boa noite!! Ótimo vídeo de lavar esses discos de vinis!! Aguardo os próximos vídeos!! Abraço!!!
*Meu amigo Vinícius Uebe! Vc sempre inovando para nossa alegria em! Na verdade eu costumo lavar o disco apenas usando as mãos e esfregando com detergente até que fique um excesso de espuma e depois eu enxago e depois deixo coberto por um pano seco por alguns segundos e depois deixo secar sem o pano porém me parece que a esponja ajuda e muito na limpeza dos sucos então vou tentar fazer desta forma! Valeu pela valiosa dica!*
bom dia amigo parabéns pelo vídeo
Eu passo um pincel com cerdas bem finas para tirar a sujeira das trilhas.
Falta agora um video monstrando a coleção! Muito bons seus videos abraço e parabéns!
Boa noite Vinícius show de bola parabéns parabéns parabéns
Detergente neutro amarelinho e algodão consegui um excelente resultado.
Vinicius mostra seus vinis clássicos do rock
Só de rock
Pra eu ver suas pérolas
Sou roqueiro Doidao cara kkkk
Abraço
São Gonçalo RJ
Eu uso espuma mágica na limpeza dos meus discos,dou 3/4 burifada de espuma uno disco e passo uma escova dental macia e depois um de camiseta bem velha e depois mais um pano tbm de camiseta pra dar o brilho....
Nas capas eu uso pasta de limpeza a seco, em algumas ela realiza uma verdadeira mágica. Depois, passo uma camada de lustra móveis para proteger.
Top dica: qual marca da pasta as capas?
Eu no meu caso só lavo com detergente de coco limpa melhor e tira a estatica no disco as capas limpo com lustra móveis de peroba com silicone limpa com papel higiênico e depois de secar passa a flanela fica em estado de zero faça o teste depois vc me fala do resultado.
faz mais vídeos falando sobre seus discos
aproitando que fez este video, poderia por gentileza fazer um outro video mostrando como vc faz a recuperação das capas dos vinis (sabe dos rasgos e quando descola os lados da capa), e que tipo de materiais vc usa para limpar as capas valeu
Lavar com uma máquina de alta pressão resulta bem, mas tem que cuidar muito bem do selo.
Eu costumo usar um pincel de cerdas macias e ir "esfregando" aos poucos e com cuidado. As cerdas penetram nos sulcos e limpam. Para as capas, limpo com Polyflor.
Excelente amigo!
Excelente dica amigo
muito bem explicado, obrigada!
Me aconteceu um fato inusitado essa semana. Um cara trouxe um toca discos pra eu revisar, e um disco junto dele. Ambos estavam lambuzados pra valer com algum tipo de óleo que não identifiquei. Me obriguei a lavar o disco. Usei a sua técnica identica, mas complementei usando depois um pincel. Pois acho que a esponja não consegue alcançar a parte funda dos sulcos então pra essa tarefa o pincel tem melhor condição. Ainda não cheguei a testar mas acho que a limpeza ficou boa.
Ah, não deixei ele em pé assim esperando a água secar, pois muito provável que desse jeito a água da parte de cima vá descendo e levando junto os restos de sujeira que ainda ficaram, e a sujeira pode se acumular toda na parte do disco que ficou pra baixo enquanto a água evapora. Aliás não gosto de deixar nada secando por evaporação. Prefiro usar um paninho macio pra tirar toda a água ou até expulsar com a ajuda de ar comprimido.
Cuidado com partículas no ar comprimido, nobre amigo!
Meu método é parecido, eu uso também detergente líquido neutro mas acrescento álcool isopropílico numa solução com água e o detergente.
Legal !!! Eu costumo limpá-los com uma esponja que faço tipo de algodão acredito que essas buchas mesmo o lado amarelo ele ainda pode causar riscos superficiais , faço exatamente detergente neutro transparente e uma esponja de algodão antes molhar e depois o processo de limpeza fica limpo e bem atrativo o som
Meu método é fazer uma solução com uma xícara de água, 6 colheres de detergente e 2 colheres de isopropílico. Pra proteger de não molhar (pelo menos muito) o selo, eu coloco um CD velho bem no centro do disco. Comigo sempre ficou certinho antes da trilha do fim de curso do disco.
Pra lavar, deixo o disco úmido com esponja automotiva, com panos de microfibra debaixo do disco (os panos de casa geralmente largam fiapos), molhando o disco com a solução e fazendo sempre o movimento de vai e vem, girando o lado inteiro do disco. Enxaguo o lado, e parto pro outro.
Pra secar, faço a mesma coisa que o Uebe.
Eu uso isopropílico pois geralmente (por percepção minha mesmo) os discos secam mais rápido. Estou considerando parar de usar, pois talvez possa fazer com que o disco também resseque com facilidade.
água + alcool. pqp...
Parabéns pelo canal sucesso e Feliz 2022!!!
💁♂️VINICIUS esse vídeo📺 vai ajudar muito meu irmão que tem uma baita coleção de discos..🥏
⭐⭐⭐Excelente vídeo📺 como sempre VINICIUS ⭐⭐
💁♂️Vc deveria receber o Tripo de like cada 📺vídeo seu 💁♂️porque seu canal é os conteúdos que vc traz e muito útil e importante é informativo ....
💁♂️ Eu gosto muito do seu canal .📺📺
🤔VINICIUS quando vc vai fazer o reparo daquela tv 📺grande da mtshubixi.💁♂️,tô louco pra ver esse reparo .
100%👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Que bacana ótima dica Vinicius, Uma vez lavei um disco de musica clássica antiga que eu tenho aqui só que eu fiz besteira de colocar no sol kkkk o disco entortou tudo e acabei perdendo o disco.
Sempre bom poder assistir seus vídeos ! Boa semana!
Bom dia lavo com pincel de barbear e deixo secar depois lustro com flanela
Oi Vinícius! Meu método é parecido, só que no lugar da esponja, eu uso aquelas escovas de cabelo para bebês da Lillo ou da Neopan. As cerdas são macias, limpam bem os sulcos e não riscam. E para a limpeza das capas a boa e velha pasta de limpeza LimpTek. 👍🏾
Olá primo. Limpo praticamente igual a você, mas uso o Vil Cleaner.
Gostei de saber da necessidade de uma segunda lavagem. Me renovou as esperanças em alguns discos que me foram doados, mas que estavam largados às traças. Valeu pela dica. Lima Duarte - MG
Vinicius e amigos.
Por dica de um vendedor, parei de usar detergente para não ressecar o vinil. Eu lavo usando xampu normal esfregando com a ponta dos dedos e uso esponja no sentido dos sulcos apenas quando muito sujo. Também molho o selo sem problemas, só não esfregar. Quando está muito sujo, toco o disco ainda úmido e a sujeira vai soltando. Muitas vezes quando faço isso tenho que limpar a agulha a cada faixa tocada. Deixo secando encostado na parede igual você fez e troco os plásticos.
Eu faço um pouco diferente, depois de lavar, eu coloco ele pra tocar molhado no toca discos aí fica perfeito pois a água não deixa grudar poeira e nem na agulha
Olá Vinícius. Basicamente limpo meus LPs igual a você e me resolve bem demais. Excelente vídeo.
Oi, eu lavo bem assim como você mostrou, depois uso a espuma mágica da marca proauto, tira toda sujeira do sulco do vinil
Vinicius, antes de tudo, Feliz 2022! Faço parecido só que no lugar do detergente neutro direto no vinil, aplico-o em um pano de microfribra. As capas, se muito sujas, uso aqueles limpadores a seco (uma pasta) só que não pode esfregar muito. Tem que ser sutil. Secagem, só dentro de casa! Capas muito puidas, cabe bem uma caneta de ponta porosa preta, azul ou vermelha. Muitas vezes fica show. Capas novas tanto dentro quanto fora! Abs
É da mesma forma que faço, fica muito bom!
Vinicius e a espuma proauto eu vi eles usarem e é limpeza a seco voçe burrifa ela e deppis de um minuto pule ele e põe pra tocar ele não pula e tira toda sujeira e ela fica emcima do disco depois é só varrer com pincel bem macio e gica ótimo o disco.
Pode até funcionar, mas coitada da agulha rsrs
Como eu tenho produtos de limpar sofá em casa por causa das crianças, uso eles também nos discos. São a espuma mágica e o apc diluído em 10:1. Fica uma maravilha! Só não é bom deixar cair no selo do disco.
Um ótimo dia uebee!!!.excelente vídeo!!!.vou fazer o mesmo método com os meus.por mais que a parte do selo pode ter um determinado problema por ser de papel e não poder molhar.um grande abraço uebe!!!.sucesso sempre!!! E meus parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!
Ainda que seja bem lavado os discos dependendo do estado do disco aínda fica fritando bolinhos talvez amenizar isso só mesmo com algum produto especial que tire esses pequenos estalinhos eu também limpo bem os meus discos mais sempre tem um ou outro que ainda fica fritando bolinhos um pouco mesmo.
A melhor forma e vil cleaner e ponto final.
faz um video ensinando como desempena
Os estalos nos discos, muitas vezes, não são só decorrentes da sujeira, devem-se também à eletricidade estática acumulada, provocada pelo atrito entre a agulha e o vinil. Uma lavagem diminui bastante o estalidos e é sempre bom passar uma flanela úmedecida na superfície do disco antes de tocá-lo.
10:42 caramba, esses estalos :O
Ba eu ja faço assim parabens ótimo video
Solução para seus problemas: Maquina de limpeza de discos PHK.
th-cam.com/video/KKuG5dUg3AQ/w-d-xo.html
th-cam.com/video/Y53oOF5vdAo/w-d-xo.html
Pra você que tem uma vasta coleção vale a pena.
Eu ja tive uma na época em que eu passava vinil pra CD (isso há mais de 10 anos atras). Posso dizer que sim, é excelente e vai te ajudar muito. Eu lavava os discos assim como você, mas não resolvia e muitas vezes a agua atacava o rotulo central. Pra secar, eu usava secador de cabelo na temperatura morna pra não empenar os discos.
Sou iniciante, em um balde coloco água e detergente neutro, molho um pano daqueles laranjas (não sei o nome) e vou passando ele molhado, no LP, e depois deixo secando em um escorredor, não sei se assim está correto, mas faço desta forma
Da pra por ele de molho deixando ele em pé em um recipiente com água e detergente, só que é mais demorado porque de minutos em minutos temos que virar ele mais limpa todos os sulcos,, porém preserva o selo
eu uso detergente e algodão e lavo sempre jogando agua para nao secar o detergente
que coleção incrivel!
Boa Noite, Vinícius.
Rapaz, eu faço algo mais "bizarro". Rs... Coloco num borrifador, água, detergente neutro líquido e Álcool Isopropílico. Fecho o borrifador, dou umas sacudidas nele pra misturar tudo e faço assim:
1 - Coloca o disco embaixo da água de uma torneira no grau moderado. Se a água vier muito forte, você pode quebrar o disco. Já quebrei um assim, mas pra minha alegria, encontrei outro e comprei.
2 - Forra um pano que não solte muito fiapo numa superfície totalmente plana e sem ondulações, coloca o disco molhado e borrifa a solução em cima. Coloca, também na esponja, e lava assim. Sempre seguindo os sulcos e não na direção contrária a eles.
3 - A Bucha, precisa ser a mais macia que existe. Não encontrei nenhuma incolor, que é o recomendado. Então, comprei uma de cozinha, a mais macia que encontrei. E, que não tem a parte do Bombril.
4 - Depois de esfregar, mas com delicadeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coloca, de novo, embaixo da água até sair todo o detergente, um lado e depois o outro, do jeito como molhou antes.
5 - Coloca para enxugar num "Enxugador de Pratos." Coloca um pano que não solte muitos fiapos na base dos sulcos do enxugador de pratos e coloque o disco lá, de pé.
6 - Espere um dia pra tirar do enxugador, procurando não pegar no vinil, e sim, nas bases.
7 - Pega um pincel escolar dos grossos, mas macio e passa em cima do disco, de leve, para tirar a poeira. Aí, é só ouvir.
O Álcool Isopropílico tem essa função de ir fundo nos sulcos do vinil e acabar com a sujeira de lá.
Eu não sabia desta técnica. Vi que lavava tudo da forma errada, mas nunca arranhei nenhum, só quebrei um debaixo da água da torneira que estava muito forte.
Um amigo meu, que trabalhava com gravação de som em fitas K-7, numa das lojas de discos daqui, me ensinou esta "fórmula já têm muito, muito tempo! Recentemente, vi esta mesma fórmula que lhe disse em outro canal, aqui no youtube. Só que naquela época, não me falaram do "Pano de Microfibra". Acho que por aqui, naqueles tempos, não tinha.
Posso dizer com toda certeza: "Essa forma de lavar vinis é do final dos Anos 1980."
E a capa do vinil, como limpava nesta época? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Até há uns anos passados, eu fazia assim: "Comprava uma graxa de sapatos incolor, que não fosse líquida, com um pano limpo, passava de leve na graxa e passava o pano na capa do vinil. Não é que ficava muito melhor? Nunca perdi uma capa de discos usando este processo, mas HOJE NÃO ACONSELHO NINGUÉM FAZER! DEIXA ISSO PRA MIM! Rs...
Os plásticos das capas do vinis? Depois que lavava o vinil e o colocava pra secar, depois de lavar bem as mãos para tirar o cheiro da graxa, porque tinha que passar bem pouquinho na capa, nós íamos lavas os plásticos com água e sabão, por dentro e por fora com cuidado de não rasgar. Depois, colocava no varal, com um "pegador" pra enxugar. No outro dia estava tudo enxuto, e limpo, tanto o da capa, quanto o do disco. A gente não jogava as capas de plásticos fora. Não! Nós lavávamos, também! Agora, quando fica num estado que não tem jeito, aí comprávamos outras nas lojas. No entanto, nas lojas daqui, só vendiam plásticos coloridos com o nome 'DISCO", bem grande dos dois lados, ou com o nome da Loja. Eu, ainda tenho alguns na minha coleção, porque não quis jogar estas relíquias fora. No entanto, não vendiam as capas de plástico que envolviam os vinis, só vendias as capas que envolviam as capas dos vinis, como já foi dito.
Quando vejo a poeira demais, lavo tudo de novo. Você tem muitos mais discos do que eu. Eu só tenho 500, isso mesmo, número redondo: 500! Pretendo comprar mais depois.
Abraço.
Vinicius uma dica pessoal! Experiencia propria! Pega um algodao com alcool isopropilico e deixa no prato rodando e encosta em cada faixa voce vai notar que ate os chiados quase somem em alguns discos dependendo do estado nem se notam! Nota o alcool isopropilico nao danifica os sulcos nao! Podem testar em discos velhos pra tirar a duvida!
Eu nunca lavei meus discos, aprendi com meu amigo um grande colecionador a usar um paninho próprio anti risco com um belo spray 💨 de aerosol de Bom Ar Lavanda que é o que funciona melhor segundo ele. Sobre uma superfície plana coberta com outro pano anti risco no sentido dos sulcos colocando bastante força com o braço esticado e pondo força e peso do corpo girando no sentido dos sulcos sempre
E realmente desapareciam aqueles risquinhos e ruídos
Conheci, há muitos anos um especialista que reproduzia seus discos, esguichando benzina para lubrificar. Penso que pode ser feito, também com álcool isopropílico. Grande abraço e obrigado
Vinícius será que posso passar uma escova dental macia ao invés da buchinha de cozinha???
Bom dia, tudo bem???? tem discos repetidos pra vender???
Geralmente quando vou limpar os meus discos uso detergente neutro a água e algum material que não risque o disco um paninho macio que não deixa fiapos uma esponja de boa qualidade mais ai neste caso, tem que tomar cuidado com a esponja porque tem umas que são muito ruins secar sempre dentro de casa nada de deixar o ar livre pois com o passar do tempo o sol muda de lugar
Vc tem discos evangélicos amigo? Boa noite.
Como chama o pano que vc usou no disco amigo? Abraços
A estática pode ser pelo uso do detergente, que retira toda a oliosodade natural do disco. Eu substituo o detergente pelo sabonete hidratante.
Vinícius, e aquela escovinha que o pessoal prendia no braço, à frente da cápsula ajudava mesmo na limpeza ou era enganação? Abraço e Feliz 2022!
Só impede que a poeira superficial do disco vá pra agulha.
Finalmente 😃 eu tinha perguntado isso já faz um tempo
Eu lavava os meus discos mas hoje prefiro usar a máquina phk para limpeza por sucção pois retira completamente quaisquer sujeira que fique presa nos sulcos.
Essa é a melhor opção, sem dúvidas
Adilson 🙏🙏
Olá! Recentemente fiz uma limpeza em um disco de vinil, com água, detergente e esponja de carro. Já tinha feito e fiz essa limpeza em outros discos dessa mesma forma. Mas, notei que na maioria das vezes, nas mudanças das faixas, não estala, mas dá pra ouvir uma espécie de algo ventilando ou algo parecido como o ar, não sei se dá pra entender como falei. Isso é estranho? Será que fiz algo errado? É problema no vinil ou na agulha do toca-discos? Foi algo que ocorreu nesse vinil em especial, não sei se isso é algo comum, por isso venho tirar essa dúvida, se possível. Obrigado!
oi bom dia volta com manutenção 😢
Ola otimos lps . Paabems pelo video . Vc conseguiu ver . Pino curto hmk da sony kkk
Brother qual o contato pra falar contigo ?
Sou de São José
E álcool isopropílico, pode usar nesse caso?
Não sei o que está acontecendo com meus LP's. Minhas coleções dos Beatles, Pink Floyd e Led Zeppelin foram para o espaço depois de eu lavar todos eles. Será que o fato de eu secar ao forno foi motivo para deixar todos eles empenados? 😢
Feliz ano novo
Mesmo com arranhões superficiais a agulha ja bem gasta faz esses estalos.
Pode usar pano de microfibra ao invés da esponja?
Sim
O PANO NÃO SOLTAR IMPUREZAS PRO VINIL NÃO VINÍCIUS?