Conteúdo completo e essencial. Alguns equipamentos que chegam aqui na bancada, resolveram em seus circuitos de forma brilhante a chegada de ruídos em modo comum utilizado um conceito chamado ground lift. Peavey e Laney são fabricantes que adotam essa técnica em seus projetos. Obrigado por compartihar. 73
Grande mestre Eloy, mais um conteúdo muito util para o mundo dos amantes em eletrônica e mundo DIY, eu comercializo placas de amplificador e sempre tenho problemas com amigos que vão montar as placa e acabam esbarrando no problema de loop de terra, diria que em media 30% acetam de primeira e cada vez é um parto já que cada pessoa tem uma ideia deferente de montagem com diversos tipos de gabinetes. Eu até tenho videos falando a respeito e mostrando minhas montagens do qual nunca tenho problemas, tento ensinar da melhor forma possível, mas temos muito leigos no mundo DIY ai você já sabe dos problemas. Mais uma vez obrigado pelo apoio e ajuda que você sempre nos trás. Forte abraço
@@Electrolab-Eletronica Verdade, já vi muita gente batendo cabeça e não resolver o problema, parece que os ruídos aparecem do além, kkkkk. Muito obrigado por sempre responder a meus comentários. Forte abraço
08:10 Vídeo excelente e muito explicativo, mas eu ainda fiquei com dúvida em um ponto: Essa corrente que circula pelo loop de terra é só por um breve momento, até que tudo se equipontecialize, ou ela fica circulando o tempo todo? Pois imagino que, se há alguma diferença de potencial entre partes diferentes do mesmo aterramento, após a circulação da corrente eles logo estarão equipotencializados (como uma pilha que se descarrega: o ponto com maior carga vai perdendo suas cargas até tudo atingir o mesmo potencial...), pois no final de todo o circuito de aterramento, apesar de todos os loops anteriores, haverá apenas um único fio terra até a haste que fica enterrada no chão. A menos que o fio fosse a própria fonte de energia do sistema. Ou, senão, quem que mantém essa DDP mesmo com a circulação da corrente pelo loop? Seria uma fuga de corrente do circuito principal que ocorre constantemente ou então sinais eletromagnéticos induzindo tensões nessa "antena" que foi criada pelo loop? Pois por si só (sem interferências externas e nem fugas de corrente da Fase ou Neutro) creio que não teria como essa DDP se manter por muito tempo, né? Do contrário teríamos uma fonte de energia sem fim, criada só pelo fato de cabos longos estarem interligados de forma de loop a um terra. Não estou afirmando nada, apenas tentando entender como essa corrente consegue se manter pelo loop... (sei que posso ter escrito alguma(s) "abobrinha(s)" acima, mas faz parte do meu aprendizado).
Olá Rodrigo, obrigado! O loop de terra pode existir por longos períodos, a diferença de potencial se mantém e ocorre simplesmente pelas resistências, indutâncias e capacitâncias parasitas, do diferentes "caminhos" para o terra, que "acoplam" esse condutor com outras partes energizadas do circuito que está sendo alimentado. Ou seja, não há uma uma fonte de energia sem fim, ela vem do próprio circuito, sua intensidade de corrente é muito baixa, mas o suficiente para auxiliar na captação de ruídos para o circuito que está sendo usado. Lembrando que o fenômeno ocorre dentro dos equipamentos e nas ligações entre eles, bem como com o terra. Por isso a unificação dos pontos que vão conectar ao terra é um dos recursos para evitar esse fenômeno.
Já apanhei demais com câmeras de segurança alimentado em pontos diferentes utilizado vídeo balum depois que foi entender sobre essa diferença de potêncial , ótimo vídeo parabéns!!!!
Ótima aula professor. No meu caso, estão todos equipamento na mesma régua Clamper devidamente aterrada, mas gera um ruído bem agudo/estridente, deve estar na faixa dos 16KHz, o problema vem do PC pra placa de som externa, até comprei um HUB USB de boa qualidade pra ver se o circuito dele compensa o problema que vem da placa mãe, mas não funcionou. Nos sites chineses, eles vendem um Isolador USB, que é equipado com um tal Jin Shengyang B5055 (Especificação: Adum3160 - tensão de isolamento: 2500v - Tensão de isolamento do módulo de potência: 1500v) Acha que isso ajudaria a minimizar este problema?
@@Electrolab-Eletronica Interessante, vou ver o vídeo sobre ferrites, sempre quis aprender mais sobre o funcionamento deles, porém essa solução eu já testei por aqui. Única coisa que tenho certeza é que o problema vem da placa mãe. Uma solução que posso tentar também é alimentar a placa de som com uma fonte e deixar a usb passar só dados, mas tenho medo da placa de som devolver energia pro PC de alguma forma... se bem que se eu personalizar o cabo acho que isso não tem como acontecer pelos terminais de dados do USB apenas. Obrigado pela resposta! :)
Viajo amanha a trabalho meu amigo, e só devo voltar lá pelo dia 31, se não nos falarmos por aqui antes, desejo a vc e sua familia um Feliz Natal e um 2022 cheios de bençãos de Deus!
Boa meu amigo! Já tive alguns problemas com ele no passado ná época dos sistemas modulares de som. Receivers, amplificadores, mixers, crossovers e equalizadores graficos.
Muito bom video... Estou com um problemão desses com uma pedaleira de guitarra. O pior que é defeito de fabrica,pensei até baixar o ganho do operacional na entrada do equipamento... Enfim vou pesquisar e fazer os testes com esse seu exemplo...
11:12 Estou preparando uma sala para usar como estúdio musical. Posso usar como referência o próprio terra de proteção da edificação disponível nas tomadas ou seria mais adequado implantar um aterramento específico para servir de ground para sinais?
Olá Felipe, depende da qualidade do terra do prédio, se for um terra bem dimensionado, não vejo problemas em usá-lo e pode funcionar muito bem, simplificando essa instalação. Mas claro que se for possível ter um independente, seria muito bom.
Parabéns pelo vídeo. Você pode me explicar como faço o aterramento de três fontes chaveadas -chinesa, que estão ligadas juntas, para evitar a interferência no som automotivo, evitar o chiado. Obrigado.
Obrigado! Basicamente o aterramento será a interligação com cabo curto entre as três fonte e apenas uma saída curta e direta o ponto de terra. Lembrando que se a fonte (se for de baixo custo) não tiver os filtros internos de rejeição em modo comum, pouco pode adiantar uma ligação com o terra.
Nos equipamentos valvulados há sempre a preocupação em fazer a barra ônibus e esta ligada ao chassi, não vi ainda essa preocupação nos circuitos impressos, não usa mais? Valeu amigo pelas dicas, grato.
Valew meu amigo, eu tenho um amp de guitarra que em uma experiência a una 4 a 5 anos fui conectar ao terra mesmo acabei queimando a potência, agora em Julho de 2021 eu consertei a potência e reparei que tenho um ruido destes e o ruido é realimentado no sistema.
@@Electrolab-Eletronica Valew meu amigo vou buscar o problema com sua dica, quando achar vou responder em seu vídeo mais novo que tiver. Muito obrigado.
Eu trabalho num órgão público onde tem mais de trezentas câmeras e algumas estão apresentando este problema, acho que depois dessa aula vou conseguir resolver alguns, vai dar um trabalhão pra descobrir onde está acontecendo o loop pois todo o prédio é aterrado e algumas câmeras ficam muito longe do DVR.
eu estou há tempos tentando resolver um problema que fica causando os microswitches de um equipamento que tenho aqui começarem a dar "contato duplo" depois de muito pouco tempo de uso. não achei ainda o que é mas tenho muita confiança que tem algo a haver com a rede elétrica do imóvel (por diversos motivos sendo o principal o fato de eu usar esses equipamentos há mais de 20 anos sem ter esse problema e ao me mudar pro imóvel atual os switches começarem a dar defeito após menos de 24h de uso). Estou postando aqui pq hoje liguei um dos computadores e ele estava com um zumbido gigantesco quando se mexia no mouse, e esse problema já aconteceu em outro computador; comecei a usar fone de ouvido wireless por causa disso. E aí que talvez se eu resolver o problema elétrico que causa o ground loop eu resolva tb esse problema que está danificando meus switches. Como já tentei praticamente tudo que era possível tentar, não tenho nada a perder. A questão é: não sei o que procurar na rede elétrica. O aterramento aqui é no quadro de energia, tem vários disjuntores diferentes, um pra cada cômodo. dei uma geral na casa e vi que tinham montado algumas tomadas com o fase e neutro invertidos, ajeitei (depois de quase morrer de um choque que tomei no cabo hdmi do monitor). Não era a causa. O problema é intermitente, aliás. O ground loop. Tem hora que não acontece. Não sei mais o que procurar, poderias me sugerir algo?
O caso exige uma investigação detalhada. Podem ser diversos os motivos. Já que é intermitente, precisa ver se algum grande equipamento elétrico (tais como motores, compressores, etc) não estão sendo ligados na mesma rede em determinados momentos. Esses podem gerar grandes interferências, harmônicos e outros ruídos que podem causar danos em outros equipamentos na mesma rede (filtros podem ser uma solução em alguns casos desses). Precisa verificar se há fugas na instalação elétrica e o estado dos condutores. Verificar o aterramento, a diferença de potencial entre terra e neutro em vários pontos. Desligar tudo, religar um a um e ir testando a qualidade da rede. O ideal seria analisar o sinal da rede com um osciloscópio, especialmente no momento dos problemas, para determinar a qualidade da onda AC. Se não tem esses equipamentos e conhecimento para os testes, o ideal seria verificar com um eletricista de bom nível (eletrotécnico) para verificar esses e outros pontos. Se o problema for externo, precisa chamar a concessionária de energia para corrigir a má qualidade da energia fornecida.
Complementando a ótima resposta do ElectroLab, eu faria um teste Instalando um Nobreak (e não estabilizador). Agora pra resolver mesmo, a outra saída seria refazer toda a Instalação Elétrica (custaria uma boa grana, dependeria de um bom profissional, levaria tempo e enfrentaria imprevistos - um conduíte obstruído, por exemplo). O lado positivo é que, em uma instalação nova, quando bem dimensionada e utilizando bons materiais, propiciará economia de energia, que a longo prazo, poderá equilibrar o valor gasto.
@@julianofauzi pensei em colocarum nobreak online aqui, um que alimente o equipamento com energia da rede não faria diferença. mas é caro e o problema é intermitente, aí não dá pra pegar um emprestado por uns dias pra testar e ver se resolve. complicado.
Montei um pre_ampli que faz uso de fonte simetrica, o próximo estágio de amplificação faz uso de fonte simples, cada um tem sua própria fonte de alimentação, quando eu conecto a saída do pre com a entrada do ampli sem levar o GND vejo menor ganho e cada sistema fica com seu respectivo GND, quando eu conecto os GNDs de ambos, tal como faria se tivesse conectando um cabo p2 entre estágios o ganho aumenta. No meu caso, mantive o aterramento comum para os dois sistemas, acredito que está dentro do que foi sugerido pelo vídeo, certo?
Não sabia desse fenômeno, obrigado prla aula! Tenho uma dúvida, se puder ajudar, moro em casa sem aterramento e não seria possível fazê-lo. Estou estudando um pouco de eletrônica para fazer pedais de guitarra, para mim mesmo, e percebo que quando aciono algum circuito de boost ou distorção o ruído vem junto, o que faz sentido já que aumenta o sinal, a minha ligação é a seguinte: Pc em uma tomada com a interface de áudio, a guitarra passa pelo circuito em outra tomada e passa para um pedal que simula amplificador que está ligado em outra tomada pra então entrar na interface. São 3 tomadas diferentes, por se tratar de uma rede sem aterramento na casa, não sei sinceramente se influenciaria colocar na mesma tomada. Já tentei remover os 60hz mas o ruido está presente em todas as frequências aparentemente. Você sabe me dizer se neste caso, usar o transformador isolador entre o último pedal e a interface conseguiria remover o ruído?
Olá João, sim, colocar tudo na mesma tomada ajuda. Algumas recomendações são as seguintes: Use um filtro de linha ou régua de qualidade para conectar o PC, interface de áudio, pedais e outros equipamentos à mesma tomada. Coloque um transformador isolador entre o último pedal e a interface de áudio. Isso pode ajudar a quebrar loops de terra e fornecer isolamento elétrico. Use cabos de áudio de alta qualidade com boa blindagem para minimizar a captação de ruído. Mantenha os cabos de áudio afastados de fontes de interferência eletromagnética, como fontes de alimentação, monitores de computador e outros dispositivos eletrônicos. A eficácia dessas recomendações pode variar dependendo da configuração específica e da qualidade dos componentes utilizados. É importante testar cada solução de forma isolada para identificar o que funciona melhor no seu caso. Se, após tentar essas soluções, o problema persistir, pode ser necessário reavaliar melhor o ambiente elétrico e os equipamentos utilizados.
@@Electrolab-Eletronica entendi, obrigado pelas dicas! Quanto a distância dos cabos, não sei o quanto seria possível, pois o ambiente é pequeno, fico literalmente de frente com 2 monitores. Mas vou pesquisar algum filtro de linha confiável e comprar novos cabos pra guitarra e pedais. Sei que o ideal realmente seria ter tudo do melhor e com aterramento, mas infelizmente aqui a realidade não é fácil 😅 obrigado mais uma vez, estou aprendendo bastante com seu canal! Abraço!
Tenho muita dificuldade de entender sobre aterramento. Nunca sei as diferenças ao certo. Se o Earth é o aterramento para proteção de pessoas então imagino que exista uma ligação da carcaça com o aterramento que vem da tomada. Se tenho o ground imagino que ele seja o retorno no tap do trafo. Então posso concluir que não posso unir essas duas coisas na carcaça do amplificador? E se meu trafo não tem tap então eu uso o negativo como terra do amplificador independente do aterramento da concessionária na carcaça, certo?
Verdade Marcello! Essas diferentes concepções de aterramentos nas diferentes topologias podem gerar confusão. As conexões dependem muito do projeto, mas em geral os seus conceitos estão corretos, embora em há casos que o CT do trafo é ser aterrado, por exemplo numa fonte simétrica ele é o ground e pode ser aterrado. Em outros casos a carcaça do trafo é aterrada e a saída não, etc.
@@Electrolab-Eletronica pegando um gancho nesse assunto complexo: você tem material didático sobre essas diferentes situações? No caso dos equipamentos domésticos a parte externa do conector RCA (malha) não sempre sempre o elo de ligação de terra entre os equipamentos??? Me desculpe se estou confundindo os conceitos. Obrigado.
Você tem algum vídeo falando sobre como não gerar aquele ruído pop ao acionar um botão? Eu tentei usar um resistor de 2.2M para diminuir a diferença de potencial mas não resolveu.
A ideia central e essa, mas de nada adianta ter equipotencialização apenas no ponto de terra, se não o fizermos nas conexões entre os equipamentos, pois é ali que se instala o loop de terra.
Professor tire uma dúvida, antigamente a programacao era feita em cartão perfurado, os processadores naquela época era os reles??? Tem como explicar como.funcionava essa logica
Olá Lucas, nesse tempo já não eram relés, eram circuitos integrados digitais. Os cartões perfurados eram apenas para entrar com os programas codificados nos cartões através de uma máquina leitora, em vez de se usar um teclado e digitar o programa, depois disso o programa já ficava na memória e era executado pelo processador normalmente.
@@Electrolab-Eletronica vc fala circuito digitais então já existia processador? O cartão então fazia a lógica do teclado que digitamos e isso? Quando passava pelo furos do cartão acontecia qual logica?
Exatamente, havia CPU (uma placa muito grande com muitos chips) e todos os circuitos digitais como hoje, porém em menor escala de poder de processamento. A leitora dos cartões interpretava cada furo como "0 " ou "1" (binário) e assim lia em sequência o código gravado no cartão, que seria o próprio programa a ser executado na memória ou os dados de entrada.
Mestre, sei que no idioma português têm o mesmo significado, mas qual seria a diferença na língua inglesa entre ground e earth? entre charge, load e burden? Abçs.
Olá Álvaro, as diferenças são sutis, "earth" é usado para a segurança do corpo humano em condições de falha, enquanto o "ground" (como aterramento) é usado para a proteção do equipamento. Earth é uma medida preventiva enquanto o ground é apenas um caminho de retorno. Já em charge, load e burden, na área de eletricidade e física, também têm pequenas diferenças. Charge é mais usada como carga elétrica (em Coulombs) de um elétron ou num capacitor por exemplo, já "load" em geral seria a carga de consumo, normalmente dada por uma impedância ou resistência. Burden, mais usada em eletrotécnica, em transformadores, trata-se da carga secundária de um transformador de corrente, ela é chamada de "burden" para distinguir da carga primária, chamada de "load". Abcs!
@@Electrolab-Eletronica Grato pela resposta. Achei muito instrutivo o vídeo pois já deparei-me, na vida profissional, com estes problemas de aterramento em instrumentação, áudio, sensores e afins. Existe alguma literatura atualizada que poderia me indicar? Abçs.
@@Electrolab-Eletronica eu precisava para p10 (TS ou TRS), é que tá dando um zumbido na pedaleira no fx loop dela, quando tá plugado o send e o return, se eu usar só um deles n tem o ruído, por isso que acho que é um ground loop no circuito dela mesma
Professor poderia me ajudar tenho subwoofer e ligado em 220 v , e tem aterramento. Na hora colocar subwoofer na rede elétrica começar da loop ruido, como posso resolver isso?
Difícil saber sem medidas para diagnosticar a real origem do problema. Recomendo testar/ trocar todos os cabos e conexões de áudio, verificar se o ruído aparece sem a fonte de sinal estar conectada ou se aparece apenas quando está conectado. Loop de terra normalmente ocorre quando há vários equipamentos ligados entre si, um único aparelho dificilmente teria loop de terra, mas sim alguma indução de ruído. Você disse que está conectado ao terra, precisa saber se esse terra está realmente correto ou não, um terra mal feito é pior que nenhum terra, retire o terra e teste. Tente também um filtro de linha EMI/RFI (de qualidade) na alimentação do sub.
Pelo q entendi, uma outra solução seria adicionar um interruptor de terra em cada tomada? Isso resolveria o problema? Me parece a solução mais lógica pra mim, onde tenho q ligar dezenas de equipamentos, entre sintetizadores, pedais, mixers, prés, monitores, compressores, computador, câmera, iluminação, etc. Por outro lado eu tenho uma duvida: como evitar q um vazamento de corrente atinja outros equipamentos através do Terra?
A solução é usar um único caminho e ponto de terra para todos os equipamentos no mesmo sistema, não permitir ligações por diversos condutores distintos, dupla conexão ao terra por vias diferentes e chegando à terras diferentes também.
@@Electrolab-Eletronica tenho q colocar terra em todas as tomadas, devido as exigências da empresa de energia elétrica daqui de minha região, e a maioria dos meus equipamentos tem o pino de terra na tomada (não posso tirar pra não perder a garantia), assim, só me resta colocar um interruptor no terra de cada tomada, para evitar o loop compulsorio q o terra obrigatório de cada aparelho e cada tomada me impõem. Por exemplo, se ligo dois aparelhos em série pela cadeia de áudio, eles automaticamente estarão em loop em virtude do cabo tripolar (com terra) e da tomada com terra, ambos obrigatórios. Para desligar o terra da tomada do 2° aparelho da cadeia, ponho o interruptor desse terra na posição "desligado", assim desfaço o loop obrigatório q as regras me impõem.
Por segurança, eles devem estar conectados com pino terra, todos na mesma régua de tomadas e essa ligada a uma só tomada, isso por si só já evita muitos casos de loop. A possibilidade de loop seria na ligação entre os dois, mas que se for curta, dificilmente gerará problemas. Não recomendo desligar os terras.
Amigao eu tou com problema eu uso um pre amplificador com piezoelétrico em um lm386. Alimentado tudo com bateria 12v. Estou com esse problema fica tipo um som de onda de água. Será que vc podia me ajudar
Olá João, Esse som de "onda de água" que você está ouvindo pode ser causado por várias questões. O LM386 pode estar oscilando, tente adicionar capacitores de desacoplamento (100nF) entre a linha de alimentação (Vcc) e o terra, o mais próximo possível do IC LM386. Isso pode ajudar a estabilizar a alimentação e reduzir as oscilações. O piezoelétrico tem alta impedância, e se não estiver acoplado corretamente ao circuito, pode gerar ruído ou oscilações. Use um resistor de alta impedância (por exemplo, 1MΩ) entre a entrada do LM386 e o terra para ajudar a estabilizar o sinal do piezoelétrico. Flutuações na tensão da bateria ou ruído na alimentação podem causar o som estranho, verifique se a bateria está em boas condições e se possível, adicione um capacitor de filtro maior (1000µF ou mais) na linha de alimentação para suavizar qualquer ruído ou flutuação. Garanta que o circuito tem um bom aterramento, com conexões curtas e diretas ao GND. Verifique a fiação e tente afastar os cabos de sinal dos cabos de alimentação. Se o problema persistir, pode ser necessário adicionar um resistor em série ou um capacitor de desacoplamento na entrada de sinal. Se o ganho do LM386 estiver muito alto, pode causar distorção ou oscilação. Tente ajustar o ganho do LM386 reduzindo o valor do capacitor entre os pinos 1 e 8, ou removendo-o completamente se estiver usando um ganho muito alto.
Olha que loucura: Aqui onde eu moro tem saida pras duas ruas do quarteirão, tem um padrao da companhia de energia nas duas, mas são malhas diferentes, as vezes falta luz em uma, mas nao na outra( ambas sao trifasicas e cai todas as fases) o engraçado é que tem um ruido absurdo entre os terras, se vc colocar no osciloscópio vc percebe uma diferença de potencial entre os terras, sao alguns poucos volts mas tem uma corrente absurda (chegou a 1000A, o maximo que meu multimetro alicate mede) Tô pensando em colocar o fio entre os terras no primario de um trafo e aproveitar essa corrente de algum jeito, alguem tem uma ideia?
Não deve funcionar, essa medida de corrente não deve ser real, pela perda de referência. A diferença de potencial entre os terras pode ocorrer até alguns poucos volts, o que não é bom, mas a corrente entre esses pontos é desprezível. De qualquer forma, pode haver algo muito errado nessa instalação, se de fato existir alguma capacidade de corrente entre esses pontos.
É osso aconteceu la na igreja. Quebramos mt cabeca pra descobrir 2 pa 3 retornos. E foi exatamente um pá que estava fazendo todos os equipos gritar. Cortamos o fio terra. Acabou o problemas
Por exemplo: Eu tenho um home Studio, já tentei de tudo e continua com um ruído, parecendo um código morse. Então eu deveria arrancar o pino de terra de todos deixar só o do PC?
Não é recomendável desconectar o terra, o ideal é ter um único ponto de terra onde todos os cabos se juntam diretamente e garantir que o terra seja de qualidade.
@@Electrolab-Eletronica Então, os meus periféricos são todos ligados em um clamper, aquele protetor contra surto e ligado na tomada. Essa interferência parecendo código morse, fica mais evidente na gravação quando uso um microfone condensador e nos monitores de áudio.
Precisa isolar os equipamentos e acessórios um a um e ir religando e testando para isolar a origem da captação dos ruídos. Como comentei no vídeo, se for por loop de terra, muitas vezes pode ser trabalhoso e complexo encontrar o problema e saná-lo.
Acredito que esse fenômeno tem haver com indutâncias e capacitância parasitas.certa ocasião um VHS tava com pau na mecânica revirei tudo ,olhando a chave de modo notei dois terminais soldados numa ilha sem trilhas nc dessoldei os terminais e resolveu o defeito.
Consertei um intercomunicador de piloto de avião. E o defeito que deu era loop de terra. Ruido cabuloso do nada. Custei aterrar de uma forma a resolver o problema. E usava bateria 9v.
eu tenho um hummmmm que acontece quando um amp fica ligado mais de 20min, ele é CLASS A e sempre aparece no canal direito, minha casa nao tem aterramente, pensei em um elemininador de ground loop eletronico, tipo o da JFA@@Electrolab-Eletronica
Se eu não ligar aterramento nenhum em meu equipamento que consiste em um amplificador, 3 mesas, 2 computadores, fora instrumentos, fica um ruido, mas quando eu ligo o aterramento em quaisquer um destes itens, o ruido aumenta bastante. Ruido 60hz
Sinal que o aterramento não está adequado e na verdade esse fio usado passa a ser uma antena que capta a indução da rede elétrica. O aterramento precisa ser feito de forma adequada, ser medido e testado antes de usar, do contrário pode piorar a situação. Não basta ligar um fio numa estrutura qualquer.
Mas mediu? Qual a tensão neutro x terra? Qual a resistência de isolamento? O terra bem feito não capta 60Hz e é o que ocorre nesse seu caso. Ou ainda, um loop de terra conforme comentei no vídeo.
Ok, até aí parece bom. Precisaria estudar essa linhas com um osciloscópio para ver onde está o problema. Pode ser no equipamento também, com algum problema de aterramento e/ou conexões oxidadas, componentes de entrada com problema, fonte com defeito, etc. O neutro nunca deve ser usado como terra!
Professor, estou com um problema. Quero adaptar um cabo três vias, ou seja, F+N+T num televisor de Tubo, afim de ligá-la numa tomada padrão moderno, gostaria saber onde eu ligo o fio verde ou terra do plugue na TV, muitas pessoas dizem para soldar o fio terra no sintonizador de canais, mas, não estou certo disto. Obrigado.
Olá Luíz! Esses TV antigos não usavam alimentação com aterramento, por isso, usar o cabo de 3 vias e deixar o terra desconectado não traria nenhum malefício. No entanto, se ainda assim quiser conectar por algum motivo específico, o ponto ideal na maioria dos modelos seria o próprio chassis metálico do aparelho, evite qualquer outro ponto.
Caiu na prova do Concurso da Unesp de Araraquara no último domingo dia 13, a questão era dissertativa perguntando o que era Loop de Terra e como evitar. Eu achava que era o mesmo que microfonia hehehe, mas acho que me equivoquei.
Conteúdo completo e essencial.
Alguns equipamentos que chegam aqui na bancada, resolveram em seus circuitos de forma brilhante a chegada de ruídos em modo comum utilizado um conceito chamado ground lift.
Peavey e Laney são fabricantes que adotam essa técnica em seus projetos.
Obrigado por compartihar.
73
Maravilha Silvio! Obrigado! 73.
Grande mestre Eloy, mais um conteúdo muito util para o mundo dos amantes em eletrônica e mundo DIY, eu comercializo placas de amplificador e sempre tenho problemas com amigos que vão montar as placa e acabam esbarrando no problema de loop de terra, diria que em media 30% acetam de primeira e cada vez é um parto já que cada pessoa tem uma ideia deferente de montagem com diversos tipos de gabinetes.
Eu até tenho videos falando a respeito e mostrando minhas montagens do qual nunca tenho problemas, tento ensinar da melhor forma possível, mas temos muito leigos no mundo DIY ai você já sabe dos problemas.
Mais uma vez obrigado pelo apoio e ajuda que você sempre nos trás.
Forte abraço
Obrigado Arnaldo! Com certeza, esse fenômeno traz muita dor de cabeça e às vezes é difícil de resolver!
@@Electrolab-Eletronica Verdade, já vi muita gente batendo cabeça e não resolver o problema, parece que os ruídos aparecem do além, kkkkk.
Muito obrigado por sempre responder a meus comentários.
Forte abraço
Excelente conteúdo e bem explicado.Poucos dão importancia á este fenômeno.Parabéns!
Obrigado Veroaldo!
08:10 Vídeo excelente e muito explicativo, mas eu ainda fiquei com dúvida em um ponto: Essa corrente que circula pelo loop de terra é só por um breve momento, até que tudo se equipontecialize, ou ela fica circulando o tempo todo? Pois imagino que, se há alguma diferença de potencial entre partes diferentes do mesmo aterramento, após a circulação da corrente eles logo estarão equipotencializados (como uma pilha que se descarrega: o ponto com maior carga vai perdendo suas cargas até tudo atingir o mesmo potencial...), pois no final de todo o circuito de aterramento, apesar de todos os loops anteriores, haverá apenas um único fio terra até a haste que fica enterrada no chão. A menos que o fio fosse a própria fonte de energia do sistema.
Ou, senão, quem que mantém essa DDP mesmo com a circulação da corrente pelo loop? Seria uma fuga de corrente do circuito principal que ocorre constantemente ou então sinais eletromagnéticos induzindo tensões nessa "antena" que foi criada pelo loop? Pois por si só (sem interferências externas e nem fugas de corrente da Fase ou Neutro) creio que não teria como essa DDP se manter por muito tempo, né? Do contrário teríamos uma fonte de energia sem fim, criada só pelo fato de cabos longos estarem interligados de forma de loop a um terra.
Não estou afirmando nada, apenas tentando entender como essa corrente consegue se manter pelo loop... (sei que posso ter escrito alguma(s) "abobrinha(s)" acima, mas faz parte do meu aprendizado).
Olá Rodrigo, obrigado! O loop de terra pode existir por longos períodos, a diferença de potencial se mantém e ocorre simplesmente pelas resistências, indutâncias e capacitâncias parasitas, do diferentes "caminhos" para o terra, que "acoplam" esse condutor com outras partes energizadas do circuito que está sendo alimentado. Ou seja, não há uma uma fonte de energia sem fim, ela vem do próprio circuito, sua intensidade de corrente é muito baixa, mas o suficiente para auxiliar na captação de ruídos para o circuito que está sendo usado. Lembrando que o fenômeno ocorre dentro dos equipamentos e nas ligações entre eles, bem como com o terra. Por isso a unificação dos pontos que vão conectar ao terra é um dos recursos para evitar esse fenômeno.
@@Electrolab-Eletronica , agora sim entendi. Obrigado pela explicação!
Já apanhei demais com câmeras de segurança alimentado em pontos diferentes utilizado vídeo balum depois que foi entender sobre essa diferença de potêncial , ótimo vídeo parabéns!!!!
Sim, é bastante comum! Obrigado Stepleton!
Ótima aula, mestre!
Obrigado Valdeni!
Parabéns pela maneira como explicou esse efeito aparentemente abstrato, que ainda hoje é conhecido por poucos.
Obrigado Jodir!
Ótima aula professor. No meu caso, estão todos equipamento na mesma régua Clamper devidamente aterrada, mas gera um ruído bem agudo/estridente, deve estar na faixa dos 16KHz, o problema vem do PC pra placa de som externa, até comprei um HUB USB de boa qualidade pra ver se o circuito dele compensa o problema que vem da placa mãe, mas não funcionou. Nos sites chineses, eles vendem um Isolador USB, que é equipado com um tal Jin Shengyang B5055 (Especificação: Adum3160 - tensão de isolamento: 2500v - Tensão de isolamento do módulo de potência: 1500v) Acha que isso ajudaria a minimizar este problema?
Talvez, mas precisaria investigar melhor. Considere também o uso de filtros de ferrites nos cabos, aqui no canal tem um vídeo sobre eles.
@@Electrolab-Eletronica Interessante, vou ver o vídeo sobre ferrites, sempre quis aprender mais sobre o funcionamento deles, porém essa solução eu já testei por aqui. Única coisa que tenho certeza é que o problema vem da placa mãe. Uma solução que posso tentar também é alimentar a placa de som com uma fonte e deixar a usb passar só dados, mas tenho medo da placa de som devolver energia pro PC de alguma forma... se bem que se eu personalizar o cabo acho que isso não tem como acontecer pelos terminais de dados do USB apenas. Obrigado pela resposta! :)
Viajo amanha a trabalho meu amigo, e só devo voltar lá pelo dia 31, se não nos falarmos por aqui antes, desejo a vc e sua familia um Feliz Natal e um 2022 cheios de bençãos de Deus!
Boas festas Michel!!! Para você e toda a família!!
Boa meu amigo!
Já tive alguns problemas com ele no passado ná época dos sistemas modulares de som.
Receivers, amplificadores, mixers, crossovers e equalizadores graficos.
Olá Michel! Sim, com certeza é uma das áreas que o loop de terra dá mais dor de cabeça!
Muito bom video...
Estou com um problemão desses com uma pedaleira de guitarra.
O pior que é defeito de fabrica,pensei até baixar o ganho do operacional na entrada do equipamento...
Enfim vou pesquisar e fazer os testes com esse seu exemplo...
Obrigado! Sim, alguns casos são de difícil solução.
Show! Mais um ótimo vídeo!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Top...to amplificador q acredito q seja ...isso valeu eu nao sabia da ddp entre terras
Obrigado Naldo!
11:12 Estou preparando uma sala para usar como estúdio musical. Posso usar como referência o próprio terra de proteção da edificação disponível nas tomadas ou seria mais adequado implantar um aterramento específico para servir de ground para sinais?
Olá Felipe, depende da qualidade do terra do prédio, se for um terra bem dimensionado, não vejo problemas em usá-lo e pode funcionar muito bem, simplificando essa instalação. Mas claro que se for possível ter um independente, seria muito bom.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado, professor.
Curtindo e comentando para ajudar o canal!
Obrigado Angelo, seja sempre bem vindo!
Eloy, mais um vídeo top das galáxias 😃👍👏🇪🇦🇧🇷!
Obrigado Moacir!!! Abcs!
Parabéns pelo vídeo. Você pode me explicar como faço o aterramento de três fontes chaveadas -chinesa, que estão ligadas juntas, para evitar a interferência no som automotivo, evitar o chiado. Obrigado.
Obrigado! Basicamente o aterramento será a interligação com cabo curto entre as três fonte e apenas uma saída curta e direta o ponto de terra. Lembrando que se a fonte (se for de baixo custo) não tiver os filtros internos de rejeição em modo comum, pouco pode adiantar uma ligação com o terra.
Nos equipamentos valvulados há sempre a preocupação em fazer a barra ônibus e esta ligada ao chassi, não vi ainda essa preocupação nos circuitos impressos, não usa mais?
Valeu amigo pelas dicas, grato.
Olá Silvio, em alguns casos sim, especialmente quando se tem mais camadas na placa, mas com uma placa simples fica muito difícil esse tipo de desenho.
Mais uma excelente aula. Parabéns.
Obrigado Eduryu!
Excelente meu amigo. Muito bem explicado 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!!!
Excelente vídeo. Obrigado
Obrigado!
Obrigado pela exelente aula!!
Valeu Fernando!
Valew meu amigo, eu tenho um amp de guitarra que em uma experiência a una 4 a 5 anos fui conectar ao terra mesmo acabei queimando a potência, agora em Julho de 2021 eu consertei a potência e reparei que tenho um ruido destes e o ruido é realimentado no sistema.
Pode ser problema de aterramento, loop de terra, ou problema na fonte de alimentação.
@@Electrolab-Eletronica Valew meu amigo vou buscar o problema com sua dica, quando achar vou responder em seu vídeo mais novo que tiver. Muito obrigado.
Muito Bom!!! Não como não entender.
Obrigado Marcio!
Valeu Mestre.
Obrigado!
Mais um vídeo com qualidade surpreendente. Muito obrigado.
Obrigado Luãn!
Eu trabalho num órgão público onde tem mais de trezentas câmeras e algumas estão apresentando este problema, acho que depois dessa aula vou conseguir resolver alguns, vai dar um trabalhão pra descobrir onde está acontecendo o loop pois todo o prédio é aterrado e algumas câmeras ficam muito longe do DVR.
Sim, é um problema comum em CFTV. Boa sorte!
@@Electrolab-Eletronica obrigado e valeu pela dica.
eu aprendi isso testando na pratica c/ um amplificador. fiquei varios dias fazendo testes. e anotando qndo ficava pior ou melhor. hehehehe like 252
Obrigado Anselmo!
No fim você conseguiu zerar o ruído, ou ainda sobrou um restinho?
@@mateus.vasconcelos eu consegui resolver o problema.
@@AnselmoTecEletrica só adicionando e cortando terra, ou blindou também?
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Video très intéressante merci. Salutations 👍👍❤️👋
Merci, mon ami!
Show de explicação.
Obrigado!
eu estou há tempos tentando resolver um problema que fica causando os microswitches de um equipamento que tenho aqui começarem a dar "contato duplo" depois de muito pouco tempo de uso. não achei ainda o que é mas tenho muita confiança que tem algo a haver com a rede elétrica do imóvel (por diversos motivos sendo o principal o fato de eu usar esses equipamentos há mais de 20 anos sem ter esse problema e ao me mudar pro imóvel atual os switches começarem a dar defeito após menos de 24h de uso). Estou postando aqui pq hoje liguei um dos computadores e ele estava com um zumbido gigantesco quando se mexia no mouse, e esse problema já aconteceu em outro computador; comecei a usar fone de ouvido wireless por causa disso. E aí que talvez se eu resolver o problema elétrico que causa o ground loop eu resolva tb esse problema que está danificando meus switches. Como já tentei praticamente tudo que era possível tentar, não tenho nada a perder. A questão é: não sei o que procurar na rede elétrica. O aterramento aqui é no quadro de energia, tem vários disjuntores diferentes, um pra cada cômodo. dei uma geral na casa e vi que tinham montado algumas tomadas com o fase e neutro invertidos, ajeitei (depois de quase morrer de um choque que tomei no cabo hdmi do monitor). Não era a causa. O problema é intermitente, aliás. O ground loop. Tem hora que não acontece. Não sei mais o que procurar, poderias me sugerir algo?
O caso exige uma investigação detalhada. Podem ser diversos os motivos. Já que é intermitente, precisa ver se algum grande equipamento elétrico (tais como motores, compressores, etc) não estão sendo ligados na mesma rede em determinados momentos. Esses podem gerar grandes interferências, harmônicos e outros ruídos que podem causar danos em outros equipamentos na mesma rede (filtros podem ser uma solução em alguns casos desses). Precisa verificar se há fugas na instalação elétrica e o estado dos condutores. Verificar o aterramento, a diferença de potencial entre terra e neutro em vários pontos. Desligar tudo, religar um a um e ir testando a qualidade da rede. O ideal seria analisar o sinal da rede com um osciloscópio, especialmente no momento dos problemas, para determinar a qualidade da onda AC. Se não tem esses equipamentos e conhecimento para os testes, o ideal seria verificar com um eletricista de bom nível (eletrotécnico) para verificar esses e outros pontos. Se o problema for externo, precisa chamar a concessionária de energia para corrigir a má qualidade da energia fornecida.
Complementando a ótima resposta do ElectroLab, eu faria um teste Instalando um Nobreak (e não estabilizador). Agora pra resolver mesmo, a outra saída seria refazer toda a Instalação Elétrica (custaria uma boa grana, dependeria de um bom profissional, levaria tempo e enfrentaria imprevistos - um conduíte obstruído, por exemplo). O lado positivo é que, em uma instalação nova, quando bem dimensionada e utilizando bons materiais, propiciará economia de energia, que a longo prazo, poderá equilibrar o valor gasto.
@@julianofauzi pensei em colocarum nobreak online aqui, um que alimente o equipamento com energia da rede não faria diferença. mas é caro e o problema é intermitente, aí não dá pra pegar um emprestado por uns dias pra testar e ver se resolve. complicado.
Montei um pre_ampli que faz uso de fonte simetrica, o próximo estágio de amplificação faz uso de fonte simples, cada um tem sua própria fonte de alimentação, quando eu conecto a saída do pre com a entrada do ampli sem levar o GND vejo menor ganho e cada sistema fica com seu respectivo GND, quando eu conecto os GNDs de ambos, tal como faria se tivesse conectando um cabo p2 entre estágios o ganho aumenta. No meu caso, mantive o aterramento comum para os dois sistemas, acredito que está dentro do que foi sugerido pelo vídeo, certo?
A princípio parece ok!
Joinha 221 ! Ótimo vídeo tio Eloy. Forte abraço.
Valeu Edson! Abcs!
Não sabia desse fenômeno, obrigado prla aula! Tenho uma dúvida, se puder ajudar, moro em casa sem aterramento e não seria possível fazê-lo. Estou estudando um pouco de eletrônica para fazer pedais de guitarra, para mim mesmo, e percebo que quando aciono algum circuito de boost ou distorção o ruído vem junto, o que faz sentido já que aumenta o sinal, a minha ligação é a seguinte: Pc em uma tomada com a interface de áudio, a guitarra passa pelo circuito em outra tomada e passa para um pedal que simula amplificador que está ligado em outra tomada pra então entrar na interface. São 3 tomadas diferentes, por se tratar de uma rede sem aterramento na casa, não sei sinceramente se influenciaria colocar na mesma tomada. Já tentei remover os 60hz mas o ruido está presente em todas as frequências aparentemente. Você sabe me dizer se neste caso, usar o transformador isolador entre o último pedal e a interface conseguiria remover o ruído?
Olá João, sim, colocar tudo na mesma tomada ajuda. Algumas recomendações são as seguintes: Use um filtro de linha ou régua de qualidade para conectar o PC, interface de áudio, pedais e outros equipamentos à mesma tomada.
Coloque um transformador isolador entre o último pedal e a interface de áudio. Isso pode ajudar a quebrar loops de terra e fornecer isolamento elétrico. Use cabos de áudio de alta qualidade com boa blindagem para minimizar a captação de ruído. Mantenha os cabos de áudio afastados de fontes de interferência eletromagnética, como fontes de alimentação, monitores de computador e outros dispositivos eletrônicos. A eficácia dessas recomendações pode variar dependendo da configuração específica e da qualidade dos componentes utilizados. É importante testar cada solução de forma isolada para identificar o que funciona melhor no seu caso. Se, após tentar essas soluções, o problema persistir, pode ser necessário reavaliar melhor o ambiente elétrico e os equipamentos utilizados.
@@Electrolab-Eletronica entendi, obrigado pelas dicas! Quanto a distância dos cabos, não sei o quanto seria possível, pois o ambiente é pequeno, fico literalmente de frente com 2 monitores. Mas vou pesquisar algum filtro de linha confiável e comprar novos cabos pra guitarra e pedais. Sei que o ideal realmente seria ter tudo do melhor e com aterramento, mas infelizmente aqui a realidade não é fácil 😅 obrigado mais uma vez, estou aprendendo bastante com seu canal! Abraço!
Muito bem colocado
Obrigado Paulo!
Boa noite eloy, kd aquele review q vc fez com a sonda de corrente da hantek ?
Boa noite! Deve ser de outro canal, eu nunca fiz o review desse modelo.
Muito top essa explicação.👏👏👏
Obrigado Gilson!
Excelente conteúdo!
Obrigado Rudinei!
GOSTEI MUITO DO SEU VÍDEO A NOTA É TOP 1OOO PARABÉNS 😁🤝👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Obrigado Joaquim!
Parabéns!!!
Obrigado Sergio!
Tenho muita dificuldade de entender sobre aterramento. Nunca sei as diferenças ao certo. Se o Earth é o aterramento para proteção de pessoas então imagino que exista uma ligação da carcaça com o aterramento que vem da tomada. Se tenho o ground imagino que ele seja o retorno no tap do trafo. Então posso concluir que não posso unir essas duas coisas na carcaça do amplificador? E se meu trafo não tem tap então eu uso o negativo como terra do amplificador independente do aterramento da concessionária na carcaça, certo?
Verdade Marcello! Essas diferentes concepções de aterramentos nas diferentes topologias podem gerar confusão. As conexões dependem muito do projeto, mas em geral os seus conceitos estão corretos, embora em há casos que o CT do trafo é ser aterrado, por exemplo numa fonte simétrica ele é o ground e pode ser aterrado. Em outros casos a carcaça do trafo é aterrada e a saída não, etc.
@@Electrolab-Eletronica pegando um gancho nesse assunto complexo: você tem material didático sobre essas diferentes situações?
No caso dos equipamentos domésticos a parte externa do conector RCA (malha) não sempre sempre o elo de ligação de terra entre os equipamentos???
Me desculpe se estou confundindo os conceitos.
Obrigado.
Você tem algum vídeo falando sobre como não gerar aquele ruído pop ao acionar um botão? Eu tentei usar um resistor de 2.2M para diminuir a diferença de potencial mas não resolveu.
Não tenho, mas anotei a sugestão.
@@Electrolab-Eletronica Legal! vou acompanhar o canal
Seja bem-vindo!
Achei muito interessante o sistema de cancelamento de ruído, vc teria mais informações sobre isso professor ?
Comento em alguns vídeos, como os que falo sobre capacitores XY.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Olá, um aterramento com equipotencialização eliminaria isto, não?
A ideia central e essa, mas de nada adianta ter equipotencialização apenas no ponto de terra, se não o fizermos nas conexões entre os equipamentos, pois é ali que se instala o loop de terra.
Olá, obrigado pela resposta, então se eu aterrar todas as carcaças numa mema haste de aterrmento resolve?
Professor tire uma dúvida, antigamente a programacao era feita em cartão perfurado, os processadores naquela época era os reles??? Tem como explicar como.funcionava essa logica
Olá Lucas, nesse tempo já não eram relés, eram circuitos integrados digitais. Os cartões perfurados eram apenas para entrar com os programas codificados nos cartões através de uma máquina leitora, em vez de se usar um teclado e digitar o programa, depois disso o programa já ficava na memória e era executado pelo processador normalmente.
@@Electrolab-Eletronica vc fala circuito digitais então já existia processador? O cartão então fazia a lógica do teclado que digitamos e isso? Quando passava pelo furos do cartão acontecia qual logica?
Exatamente, havia CPU (uma placa muito grande com muitos chips) e todos os circuitos digitais como hoje, porém em menor escala de poder de processamento. A leitora dos cartões interpretava cada furo como "0 " ou "1" (binário) e assim lia em sequência o código gravado no cartão, que seria o próprio programa a ser executado na memória ou os dados de entrada.
@@Electrolab-Eletronica interessante engenharia professor vc e formado engenharia tantos conhecimento técnicos, parabens
Valeu Lucas! Sim, sou formado em engenharia.
Mestre, sei que no idioma português têm o mesmo significado, mas qual seria a diferença na língua inglesa entre ground e earth? entre charge, load e burden? Abçs.
Olá Álvaro, as diferenças são sutis, "earth" é usado para a segurança do corpo humano em condições de falha, enquanto o "ground" (como aterramento) é usado para a proteção do equipamento. Earth é uma medida preventiva enquanto o ground é apenas um caminho de retorno. Já em charge, load e burden, na área de eletricidade e física, também têm pequenas diferenças. Charge é mais usada como carga elétrica (em Coulombs) de um elétron ou num capacitor por exemplo, já "load" em geral seria a carga de consumo, normalmente dada por uma impedância ou resistência. Burden, mais usada em eletrotécnica, em transformadores, trata-se da carga secundária de um transformador de corrente, ela é chamada de "burden" para distinguir da carga primária, chamada de "load". Abcs!
@@Electrolab-Eletronica Grato pela resposta. Achei muito instrutivo o vídeo pois já deparei-me, na vida profissional, com estes problemas de aterramento em instrumentação, áudio, sensores e afins. Existe alguma literatura atualizada que poderia me indicar? Abçs.
Obrigado Álvaro! Existe sim, principalmente na literatura estrangeira, mas não me recordo no momento dos nomes. Vou ver se lembro. Abcs!
onde que eu compro esse isolador de loop de terra? posso usar uma direct box passiva para substituí-lo?
Tem no Aliexpress, neste link: s.click.aliexpress.com/e/_DBHkztf . Nunca testei via direct box.
@@Electrolab-Eletronica eu precisava para p10 (TS ou TRS), é que tá dando um zumbido na pedaleira no fx loop dela, quando tá plugado o send e o return, se eu usar só um deles n tem o ruído, por isso que acho que é um ground loop no circuito dela mesma
Nunca vi para P10, mas pode usar um adaptador RCA x P10 nas entradas, se for o caso.
Professor poderia me ajudar tenho subwoofer e ligado em 220 v , e tem aterramento. Na hora colocar subwoofer na rede elétrica começar da loop ruido, como posso resolver isso?
Difícil saber sem medidas para diagnosticar a real origem do problema. Recomendo testar/ trocar todos os cabos e conexões de áudio, verificar se o ruído aparece sem a fonte de sinal estar conectada ou se aparece apenas quando está conectado. Loop de terra normalmente ocorre quando há vários equipamentos ligados entre si, um único aparelho dificilmente teria loop de terra, mas sim alguma indução de ruído. Você disse que está conectado ao terra, precisa saber se esse terra está realmente correto ou não, um terra mal feito é pior que nenhum terra, retire o terra e teste. Tente também um filtro de linha EMI/RFI (de qualidade) na alimentação do sub.
@@Electrolab-Eletronica entendi pode deixar, como saber se terra estar adequadamente, tem como fazer teste?
O teste rápido é medir a tensão neutro terra, essa precisa ser maior que zero e menor que 0,8VAC. Os demais testes exigem equipamento.
@@Electrolab-Eletronica entendi. Vou dar olhada aqui, consigo fazer equipamento caseiro para eliminar esse ruído, ?
Pelo q entendi, uma outra solução seria adicionar um interruptor de terra em cada tomada? Isso resolveria o problema?
Me parece a solução mais lógica pra mim, onde tenho q ligar dezenas de equipamentos, entre sintetizadores, pedais, mixers, prés, monitores, compressores, computador, câmera, iluminação, etc.
Por outro lado eu tenho uma duvida: como evitar q um vazamento de corrente atinja outros equipamentos através do Terra?
A solução é usar um único caminho e ponto de terra para todos os equipamentos no mesmo sistema, não permitir ligações por diversos condutores distintos, dupla conexão ao terra por vias diferentes e chegando à terras diferentes também.
@@Electrolab-Eletronica tenho q colocar terra em todas as tomadas, devido as exigências da empresa de energia elétrica daqui de minha região, e a maioria dos meus equipamentos tem o pino de terra na tomada (não posso tirar pra não perder a garantia), assim, só me resta colocar um interruptor no terra de cada tomada, para evitar o loop compulsorio q o terra obrigatório de cada aparelho e cada tomada me impõem. Por exemplo, se ligo dois aparelhos em série pela cadeia de áudio, eles automaticamente estarão em loop em virtude do cabo tripolar (com terra) e da tomada com terra, ambos obrigatórios. Para desligar o terra da tomada do 2° aparelho da cadeia, ponho o interruptor desse terra na posição "desligado", assim desfaço o loop obrigatório q as regras me impõem.
Por segurança, eles devem estar conectados com pino terra, todos na mesma régua de tomadas e essa ligada a uma só tomada, isso por si só já evita muitos casos de loop. A possibilidade de loop seria na ligação entre os dois, mas que se for curta, dificilmente gerará problemas. Não recomendo desligar os terras.
Já tive problemas com interfaces de áudio em notebook, conectar mais de 1 interface e gerar ruído entre elas.
Sem dúvida, pode ser bem crítico!
Excelente
Obrigado Deny!
Amigao eu tou com problema eu uso um pre amplificador com piezoelétrico em um lm386. Alimentado tudo com bateria 12v. Estou com esse problema fica tipo um som de onda de água. Será que vc podia me ajudar
Olá João, Esse som de "onda de água" que você está ouvindo pode ser causado por várias questões. O LM386 pode estar oscilando, tente adicionar capacitores de desacoplamento (100nF) entre a linha de alimentação (Vcc) e o terra, o mais próximo possível do IC LM386. Isso pode ajudar a estabilizar a alimentação e reduzir as oscilações. O piezoelétrico tem alta impedância, e se não estiver acoplado corretamente ao circuito, pode gerar ruído ou oscilações. Use um resistor de alta impedância (por exemplo, 1MΩ) entre a entrada do LM386 e o terra para ajudar a estabilizar o sinal do piezoelétrico. Flutuações na tensão da bateria ou ruído na alimentação podem causar o som estranho, verifique se a bateria está em boas condições e se possível, adicione um capacitor de filtro maior (1000µF ou mais) na linha de alimentação para suavizar qualquer ruído ou flutuação. Garanta que o circuito tem um bom aterramento, com conexões curtas e diretas ao GND. Verifique a fiação e tente afastar os cabos de sinal dos cabos de alimentação. Se o problema persistir, pode ser necessário adicionar um resistor em série ou um capacitor de desacoplamento na entrada de sinal. Se o ganho do LM386 estiver muito alto, pode causar distorção ou oscilação. Tente ajustar o ganho do LM386 reduzindo o valor do capacitor entre os pinos 1 e 8, ou removendo-o completamente se estiver usando um ganho muito alto.
@@Electrolab-Eletronica amigo obrigado por sua atenção. Você poderia me passar seu whatsapp ou Instagram?
Olá João, não uso para o canal, em função do grande volume de mensagens, mas sempre que possível respondo por aqui.
@@Electrolab-Eletronica eu te chamei no direct do Instagram queria muito falar contigo meu irmão
Quase nunca respondo por lá João, monitoro sempre por aqui, já que não tenho como oferecer consultoria ou serviços fora do canal.
Olha que loucura: Aqui onde eu moro tem saida pras duas ruas do quarteirão, tem um padrao da companhia de energia nas duas, mas são malhas diferentes, as vezes falta luz em uma, mas nao na outra( ambas sao trifasicas e cai todas as fases) o engraçado é que tem um ruido absurdo entre os terras, se vc colocar no osciloscópio vc percebe uma diferença de potencial entre os terras, sao alguns poucos volts mas tem uma corrente absurda (chegou a 1000A, o maximo que meu multimetro alicate mede) Tô pensando em colocar o fio entre os terras no primario de um trafo e aproveitar essa corrente de algum jeito, alguem tem uma ideia?
Não deve funcionar, essa medida de corrente não deve ser real, pela perda de referência. A diferença de potencial entre os terras pode ocorrer até alguns poucos volts, o que não é bom, mas a corrente entre esses pontos é desprezível. De qualquer forma, pode haver algo muito errado nessa instalação, se de fato existir alguma capacidade de corrente entre esses pontos.
É osso aconteceu la na igreja. Quebramos mt cabeca pra descobrir
2 pa
3 retornos.
E foi exatamente um pá que estava fazendo todos os equipos gritar. Cortamos o fio terra. Acabou o problemas
Sim, normalmente não é fácil de descobrir. Que bom que resolveram esse!
Por exemplo: Eu tenho um home Studio, já tentei de tudo e continua com um ruído, parecendo um código morse. Então eu deveria arrancar o pino de terra de todos deixar só o do PC?
Não é recomendável desconectar o terra, o ideal é ter um único ponto de terra
onde todos os cabos se juntam diretamente e garantir que o terra seja de qualidade.
@@Electrolab-Eletronica Então, os meus periféricos são todos ligados em um clamper, aquele protetor contra surto e ligado na tomada. Essa interferência parecendo código morse, fica mais evidente na gravação quando uso um microfone condensador e nos monitores de áudio.
Precisa isolar os equipamentos e acessórios um a um e ir religando e testando para isolar a origem da captação dos ruídos. Como comentei no vídeo, se for por loop de terra, muitas vezes pode ser trabalhoso e complexo encontrar o problema e saná-lo.
Acredito que esse fenômeno tem haver com indutâncias e capacitância parasitas.certa ocasião um VHS tava com pau na mecânica revirei tudo ,olhando a chave de modo notei dois terminais soldados numa ilha sem trilhas nc dessoldei os terminais e resolveu o defeito.
Sim, com o loop de terra acontecendo, as capacitâncias e indutâncias parasitas vão ocorrer e facilitar as interferências.
Consertei um intercomunicador de piloto de avião. E o defeito que deu era loop de terra. Ruido cabuloso do nada. Custei aterrar de uma forma a resolver o problema. E usava bateria 9v.
Maravilha Josonas! Realmente o loop de terra pode ser bem complicado de solucionar!
Muito bom!
Obrigado!
Outra questão que judia da gente é o tal do feedback ou loop ,sem ele o circuito não funciona é quase um paradoxo.
Isso depende, se usar um só caminho de terra, não terá loop de terra e terá retorno do sinal.
só para mim entender resumidamente, para não ter loop de terra , os componentes têm que estar ligado mesmo barramento terra e isso?
Não apena isso, mas também seguindo um caminho único até o barramento.
eu posso ter um problema parecido com este com equipamentos que nao estejam aterrados ?
Pode sim, nesse caso um aterramento adequado pode ser necessário.
eu tenho um hummmmm que acontece quando um amp fica ligado mais de 20min, ele é CLASS A e sempre aparece no canal direito, minha casa nao tem aterramente, pensei em um elemininador de ground loop eletronico, tipo o da JFA@@Electrolab-Eletronica
Pode ser defeito no amplificador também, já que o problema só aparece em um canal, do contrário estaria no dois.
Amigão queria uma ajuda sua porém sera remunerada. Por favor me passa uma forma de contato
Olá João! Devido a indisponibilidade de tempo, não faço serviços ou consultorias fora do canal, mas agradeço a confiança!
Se eu não ligar aterramento nenhum em meu equipamento que consiste em um amplificador, 3 mesas, 2 computadores, fora instrumentos, fica um ruido, mas quando eu ligo o aterramento em quaisquer um destes itens, o ruido aumenta bastante. Ruido 60hz
Sinal que o aterramento não está adequado e na verdade esse fio usado passa a ser uma antena que capta a indução da rede elétrica. O aterramento precisa ser feito de forma adequada, ser medido e testado antes de usar, do contrário pode piorar a situação. Não basta ligar um fio numa estrutura qualquer.
@@Electrolab-Eletronica O aterramento foi feito em uma vara de cobre de 1,5m, com fio 4mm. Segui todas as normas de aterramento.
Mas mediu? Qual a tensão neutro x terra? Qual a resistência de isolamento? O terra bem feito não capta 60Hz e é o que ocorre nesse seu caso. Ou ainda, um loop de terra conforme comentei no vídeo.
@@Electrolab-Eletronica Neutro x terra esta dando 0 ou seja, mesmo quando pego o neutro e uso como terra o resultado é indiferente.
Ok, até aí parece bom. Precisaria estudar essa linhas com um osciloscópio para ver onde está o problema. Pode ser no equipamento também, com algum problema de aterramento e/ou conexões oxidadas, componentes de entrada com problema, fonte com defeito, etc. O neutro nunca deve ser usado como terra!
Peguei um problema desse num Polyvox PM5000 🤦🏻♂️
Bem comum!!!
raramente em placas tbm existe esse loop de terra?
Pode acontecer em placa mal projetadas.
Professor, estou com um problema. Quero adaptar um cabo três vias, ou seja, F+N+T num televisor de Tubo, afim de ligá-la numa tomada padrão moderno, gostaria saber onde eu ligo o fio verde ou terra do plugue na TV, muitas pessoas dizem para soldar o fio terra no sintonizador de canais, mas, não estou certo disto. Obrigado.
Não faça isso !!! Se a TV necessitasse de terra teria um ponto específico para conexão.
Olá Luíz! Esses TV antigos não usavam alimentação com aterramento, por isso, usar o cabo de 3 vias e deixar o terra desconectado não traria nenhum malefício. No entanto, se ainda assim quiser conectar por algum motivo específico, o ponto ideal na maioria dos modelos seria o próprio chassis metálico do aparelho, evite qualquer outro ponto.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado, professor
Caiu na prova do Concurso da Unesp de Araraquara no último domingo dia 13, a questão era dissertativa perguntando o que era Loop de Terra e como evitar. Eu achava que era o mesmo que microfonia hehehe, mas acho que me equivoquei.
Rrrsrsr! Surpreendente cair questão com esse tema!
Barbosa Leal lolol