Seja bem vindo a websÃĐrie Faces de Cuba. Uma viagem do romantismo as contradiçÃĩes. Durante quase um mÊs vamos viajar de ponta a ponta em um dos Últimos paÃses socialistas do mundo e talvez o mais polÊmico de toda AmÃĐrica Latina. Assista todos os episÃģdios da websÃĐrie no link abaixo:th-cam.com/video/OaqUL61vInA/w-d-xo.html A websÃĐrie nÃĢo tem o objetivo de reforçar ideologias e sim mostrar todas as faces que conseguimos encontrar viajando por Cuba. Conseguimos entrevistar pessoas que sÃĢo contra e que sÃĢo a favor do sistema, ver sÃģ um dos episÃģdios provavelmente nÃĢo vai satisfazer todos os seus desejos ideolÃģgicos, por isso recomendo que tire um tempo e tente absorver de cabeça aberta.
A melhor parte deste vÃdeo foi quando vocÊs sentaram em uma pedra na cachoeira e começaram a falar dos sus sentimentos e o que aprenderam em Cuba. E vocÊs falaram de forma muito parecida com um casal de Yutubers chamado " Mundo sem fim", onde eles dizem ter ficado impressionados com o comportamento coletivo dos cubanos, a forma com que ajudam uns aos outros e a facilidade de fazerem amizade. Inclusive, eles destacam uma frase em que uma cubana formada em medicina, que quando questionada sobre o fato que ela ganhava muito pouco com mÃĐdica, ela disse que tem tudo o que precisa e disse que se ela tivesse nascido em outro paÃs ela jamais seria mÃĐdica. No final, encerrou dizendo: sou muito agradecida por ter nascido em Cuba, pois prefiro muito mais ser muito do que ter muito.
Eu jÃĄ pude trabalhar realizando pesquisa tanto em zona rural quanto em zona urbana aqui no Brasil; E ÃĐ gritante a diferença de como o povo do interior ÃĐ mais receptivo, acolhedor e amigo!ð§ð·â Vale a pena ter a experiÊncia!
Sou t.i,internalta desde do inicio da internet banda larga no brasil,antes imaginava que com o avanço das redes nos tornariamos melhor,hj vejo que estava enganado,estamos cada dia mais robotizado,cada dia mais isolados,as redes estao dissolvendo as familais,a uniao,as amizades verdadeiras estao desaparecendo,tudo que temos sao esses documentarios maravilhosos,essas experiencias de canais como de vcs que nos traz o conehcimentos de outras culturas,e novas refleçÃĩes sobre nos mesmo!
Cresci em uma cidade de 30.000 no interior RJ, fiquei 10 anos fora e agora voltei. Antes ficava na rua, jogando bola, conversando com vizinhos de noite. Hoje isso nÃĢo existe mais, nÃĢo tem ninguÃĐm mais na rua, mesmo aqui numa cidade tÃĢo pequena. O modo de viver das pessoas mudou radicalmente.
Mais uma vez parabÃĐns pelos vÃdeos, meu filho esteve duas vezes em Cuba e nÃĢo me falou que era assim tÃĢo bonito. Viu , como vcs nÃĢo podem se separar , os vÃdeos ficam mais bonitos com vcs juntos , nada d3 fazer vÃdeo independente. Um forte abraço.
Encantada com o povo de Cuba os lugares essa tranquilidade e maneira do povo se relacionar ÃĐ maravilhoso entendo a dificuldade do povo , parabÃĐns pela sÃĐrie um belo documentÃĄrio
Richard/Lana adoro os vÃŊdeos de voces,principalmente quando vao aos lugares mais distantes e poucos visitados de cuba,a exemplo de baracoa quando richard visitou a residencia daquela cubana que preparou um prato de banana frita,grande abraço
Eu nÃĢo sei muito como dizer, mas como ÃĐ bom ouvir as coisas tÃĢo importantes que vocÊs dizem quando sentam na frente da cÃĒmera e falam do lugar e de suas pessoas sem nenhum padrÃĢo de julgamento. Obrigada por compartilharem esse olhar de vocÊs.
Os cubanos estÃĢo muito a frente de nÃģs em termos de altruÃsmo, noçÃĢo do coletivo ÃĐ outro, quizas tivÃĐssemos um mÃnimo de humanidade como eles ðððū
ParabÃĐns Richard e Lana pela incrÃvel vÃdeo no interior de Cuba. O bate-papo reflexivo na Cachoeira foi demais. Obrigada por compartilhar os vossos pensamentos. Excelente viagem. Saudacoes, Flavio
Valeu mano! O foda ÃĐ que quando tem, ÃĐ muito caro para pessoas normais. Exemplo quando eu fui em Bonito e nÃĢo fiz dei nenhum role porque tudo era muito caro e eu fiquei revoltado. kkkk
Richard/Lana esta Web/sÃĐrie de vcs. ÃĐ espetacular. Gosto muito da forma como vcs. abordam os assuntos sem tomar partido a favor de A, de B e/ou de C. Que Ãģtimo seria se aqui no Brasil as pessoas vissem as profundas desigualdades que foram criadas ao longo da histÃģria da colonizaçÃĢo, atÃĐ os nossos dias de hoje, e pudessem bem compreender isto e colaborar para que as tornÃĄssemos (as desigualdades) cada vez menores e pudessem ajudar os nossos tantos milhÃĩes de famintos e desabrigados/desalojados de tudo, especialmente de cultura, a terem uma vida mais digna e humana. PARABÃNS PELO BELO TRABALHO!! SUCESSO!!!
Muito obrigado pelo carinho Edivaldo. NÃģs sabemos que o mundo nÃĢo ÃĐ um mar de certezas e quem ÃĐ prepotente o suficiente pra acreditar nisso pode acabar se perdendo atÃĐ mesmo na hora de lutar pelo que acredita. NÃģs gostamos da ideia de viajar como uma folha em branco, pra aprender e nÃĢo pra ensinar. Tamo junto mano
Podemos ver muitas similaridades do Ushuaia atÃĐ o MÃĐxico atÃĐ mesmo metade dos USA que um dia pertenceu a Espanha , as InfluÊncias IbÃĐricas sÃĢo fortes em todas as AmÃĐricas de caldo de cana a fogo de chÃĢo...Nos paÃses ÃĄrabes ÃĐ mesma coisa brasileiro moreno passa batido tipo local .... obrigado pelo conteÚdo!!!
Caramba, estive aà em janeiro e tive uma impressÃĢo parecida sobre a interaçÃĢo social, as pessoas parecem mais dispostas, ou com menos medo, de interagir e estar ali presente de fato. Num domingo a tarde na praça em Santa Clara cheia de gente de todas as idades, me senti voltando no tempo e lembrando do tempo em que as pessoas tinham tempo hahaha
Uma maravilha esse papo de vocÊs...parece que vocÊs estÃĢo conversando mesmo com a gente...como se fossemos amigos e estivÃĐssemos falando por vÃdeo. VocÊs sÃĢo uma delÃcia de casal..Ãģtimo ouvir vocÊs!
Eu acho que nunca tinha tomado caldo de cana nessa mÃĄquina manual, eu sÃģ lembro daquela maquina grande fazendo barulho pra kct. NÃĢo sei se faz alguma diferença no gosto, mas eu achei boa demais.
Boa tarde assistindo de Lago da Pedra MA, meu celular quebrou mas estou acompanhando do celular da minha filha. Mas esse vÃdeo como os outros ficou bom demaisâĪ à muito bom entender a realidade de Cuba sem ideologia A ou B vejo que vcs se esforçam para ser impessoal.
Precisamos mesmo permitir que se nos cure o impulso generalista de ver [nÃĢo vendo] outros povos, nos empapando de preconceito e cretinice, engessando-nos em nossos clichÊs. Grato pelo(s) vÃdeo(s)!
O excesso de informaçÃĢo trouxe um mar de certezas para o ser humano e hoje em dia impede de ver umas das filosofias mais simples que aprendemos na escola. "Tudo que sei, ÃĐ que nada sei."
No sitio do meu pai hÃĄ muito tempo eu era criança e via que as pessoas conversavam mais debulhavam o milho, contavam histÃģrias de assombraçÃĢo, tinha celebraçÃĢo da igreja e tipo, pessoas eram mais unidas. Hoje tem internet e as pessoas ficaram muito individualistas ninguÃĐm conversa mais vejo que aquele senso de comunidade acabou ÃĐ cada um na sua, e olha que lÃĄ ÃĐ bem distante da cidade.
Oi casal, estou amando a web sÃĐrie e hoje virei membro do Canal. Estou planejando ir a Cuba no inÃcio do ano que vem e seus vÃdeos tÊm sido inspiradores. Obrigada. Sucesso pra vcs ððð
Lanna, como negra de pele retinta, fora do Brasil, ninguÃĐm acha que sou brasileira. JÃĄ perguntaram atÃĐ se eu era indiana. Durante muitos anos, a imagem que o Brasil exportava nÃĢo era do negro retinto. Vivemos num paÃs de racismo estrutural, institucional, individual... e pasmem, na Bahia e na minha cidade (RJ), por estar em lugares com baixÃssima ou nenhuma representatividade negra, me perguntaram se eu era americana (Teu CU!). EntÃĢo eu me solidarizo com vc. Mais um vÃdeo que estou amando e aprendendo. ParabÃĐns!
As vezes eu puxo o conteÚdo e deixo ele devagar propositalmente, ÃĐ uma maneira minha de incentivar as pessoas a tirar um tempinho de verdade pra ver os vÃdeos. As pessoas que sÃĢo acostumadas com vÃdeo rÃĄpidos, curtos e intensos nÃĢo sÃĢo as pessoas que de fato eu quero alcançar como comunidade. Se vocÊ tiver curiosidade e quiser ver mais vÃdeos de Cuba antes de ir, tem mais 11 episÃģdios alÃĐm desse jÃĄ publicados e mais 8 em produçÃĢo. Valeu pelo retorno!
14:00 Chama a NASA!!! NÃĢo sei se perceberam, mas sÃĢo dois rotores de motores elÃĐtricos que ganharam outra utilidade!!! Nunca havia visto esta soluçÃĢo para rotores. QUANDO MAIS SOFRIDO, MAIS CRIATIVO O POVO. Vida longa ao canal!!!
Enquanto processos manuais, estamos juntos. Reiniciemos pelo inÃcio: este engenho de cana tem como componentes principais 2 roletes. E sÃĢo dois velhos "rotores de motores elÃĐtricos". O incrÃvel que vocÊs registraram sÃĢo: - usar algo que nasceu para ser eletromagnÃĐtico (transformar energia elÃĐtrica em mecÃĒnica) e, neste caso, ser somente manual; - Embora o rotor tenha convertido cana em caldo de cana, tenha sido unicamente via energia mecÃĒnica (mesmo "nascendo para ser eletromecÃĒnico"); - grande parte da energia mecÃĒnica, ser humana; - Tentar conjecturar quais gÊnios dos motores elÃĐtricos pensariam num rotor elÃĐtrico que pudesse ser transformado em elemento mecÃĒnico final para produçÃĢo, sem envolver eletricidade. Enfim, inovaçÃĢo pela necessidade. E, pra mim, excelente inovaçÃĢo. Repetindo: Quanto mais sofrido, mais criativo o povo.
EpisÃģdio muito bom, como sempre, destacando em especial as reflexÃĩes sobre o processo de vcs para entender Cuba e os cubanos, procurando se despojar de prÃĐ conceitos. JÃĄ estou com pena, ao vislumbrar q estÃĄ sÃĐrie terÃĄ um fim. Aguardarei as publicaçÃĩes que poderÃĢo advir de todo acervo de informaçÃĩes acumuladas _ com certeza um misto de produçÃĢo jornalÃstico, antropolÃģgica, memorialista.
Cuba pode e deve ser analisada,debatida pois serve de exemplo pra nÃģs pobres e trabalhadores do mundo em o que fazer e o que nÃĢo fazer.Faz parte lutar por um mundo melhor.Todas as espÃĐcies cumprem seu papel na vida,seja uma borboleta,um sapo e nosso papel social ÃĐ melhorar a nossa vida.Cuba abriu o capital,boa parte das empresas estatais abriram pro capital privado,antes tinha uma economia planejada pro mercado interno e agora visa o mercado capitalista.Sem palavras pra tanto avanço humano que uma revoluçÃĢo traz,na RÚssia tb foi assim,em poucos anos,depois da revoluçÃĢo teve um avanço assombroso.No entanto esses burocratas do poder,se encastelaram.A revoluçÃĢo nÃĢo pode ficar entre muros.Admiro demais o povo e amei ver Cuba pelos olhos de vcs.Essa semana và um vÃdeo de Bob Fernandes,um Ãģtimo jornalista brasileiro que mostrava a cracolÃĒndia aqui em SP, essa nova droga devastadora,lembrei de Cuba,das ruas,da vida...mais amena.Eu vim de SP pro interior,espero nÃĢo voltar mais,a nÃĢo ser pra visitar,comorar coisas e volto rapidinho.Que cachu linda,papo bom...âĪvaleu muito.
meninos eu entendo muito o que vcs relataram nesse video.Aqui na minha capital tÃĄ nesse caminho do indidualismo, desumanidades ,etc.Me digam, se vcs tivessem que escolher uma cidade de Cuba pra viver, qual vcs escolheriam e porquÊ?
@@tatiananogueira9365 sim, numa ditadura de liberdade de segurança, educaçÃĢo , saÚde e senso de coletividade , seria Ãģtimo!!!! Mas tem quem prefira oitras ditas bem mais duras pelo que percebo pessoalmente.ð
Eu concordo que o governo cubano governa com linha dura, como uma ditadura. Mas isso nÃĢo o muda o fato de ter norte americanos se mudando com o objetivo de aposentar por lÃĄ, geralmente eles compram as casas do mesmo cubanos que querem sair, ai os cubanos usam o $$ da casa para tentam imigrar.
Acho que a cidade mais minha cara ÃĐ ViÃąales, vamos mostrar ela no episÃģdio 16. Eu gostei de lÃĄ porque me lembrou muito o interior do GoiÃĄs, entÃĢo parece um gostinho das minhas raizes.
Lanna estÃĄ escrevendo um livro. Pra ter mais informaçÃĩes sobre o lançamento, deixa seu e-mail no formulÃĄrio aqui docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdmtfbjmsPWendvnhOK4ov5yd_hhdzs4eOgN5jAEDdVoQljg/viewform
Sim, tem outras cidades maiores como Santiago, Cienfuegos, Pinar del Rio que vc vai achar. Mas nÃĢo sei vai funcionar, sempre tinha uns em manutençÃĢo, ÃĐ melhor levar o $$ desde Havana mesmo
Salve casal pode jogar na loteria pisar na bosta ÃĐ sorte um forte abraço dos Paulistas DIOS BENDIGA USTEDS eu gostei da criatividade dos garapeiros mais alguÃĐm notou que era dois induzidos de motor de arranque de carro saludos desde Brasil
As dificuldades de Cuba se devem ao Bloqueio! Cuba nÃĢo se dobra, os EUA nÃĢo nÃĢo aceitam o regime cubano! Cuba se fecha e se protege contra uma eventual invasÃĢo! Como ÃĐ um paÃs pobre de recursos, sofre por nÃĢo ter condiçÃĩes de fazer um comÃĐrcio normal, dependendo dos amigos! O Bloqueio ÃĐ assassino, nÃĢo respeita a auto determinaçÃĢo desse paÃs herÃģico! Muito possivelmente os mais jovens nÃĢo aceitam essa posiçÃĢo polÃtica do governo e começa a gritar! Força a Cuba! Espero que o simpÃĄtico casal escreva uma bela histÃģria!
AnÃĄlise perfeita! As pessoas aqui comumente nÃĢo sÃĢo informadas sobre esses fatos, mas bombardeadas por conceitos falsos maliciosamente repercutidos pela imprensa. NÃĢo entendem que a falta de produtos e de serviços modernos em Cuba nÃĢo ÃĐ por falta de capacidade do povo e nem planejada por governos e burocratas sÃĄdicos. Lamentam a falta de sorte dos humanos nascidos em Cuba, por supostamente passarem fome, mas nÃĢo enxergam a humanidade dos nascidos em favelas vizinhas de suas casas no Brasil e nÃĢo se abalam ao passar por moradores de rua revirando lixeiras ou por crianças e adultos submetidos a condiçÃĩes degradantes de trabalho, situaçÃĩes rotineiras nestas terras para parcela significativa da populaçÃĢo. ParabÃĐns ao canal por ajudar a desmistificar esse paÃs pequeno controvertido que entrou para a HistÃģria pela autodeterminaçÃĢo do seu povo.
Diante da opressÃĢo resta a UniÃĢo das xomuniades para lutar pela sobrevivÊncia. Nem de longe eu trocaria a minha liberdade que tenho aqui no Brasil por um regime totalmente autoritÃĄrio e ditadoÅ.
Estou em Cuba. Acompanhei quase todos os episÃģdios antes de vir, assisti tambÃĐm do Mundo sem Fim e outros nÃīmades digitais, li, pesquisei e me preparei para o que encontraria em Varadero e Havana mas te digo que o que vi foi muito pior. Estou no saguÃĢo do hotel esperando o transfer para o aeroporto e afirmo que estÃĄ serÃĄ minha Única experiÊncia em Cuba.
@@VidadeMochila nÃĢo criei expectativas, tinha ideia da situaçÃĢo cubana mas o que encontrei foi muito pior do que eu esperava. SituaçÃĢo do povo, pobreza extrema, moradias e os cubanos envergonhados tentando se justificar que a qualidade do paÃs caiu muito nos Últimos anos.
@@boraviajar7615 Sim, a pobreza extrema ÃĐ uma realidade dos paÃses latino americanos. VocÊs nÃĢo costumam viajar no Brasil por exemplo? NÃĢao existe favela, moradores de rua onde vocÊs moram? Mas em relaçÃĢo a fala dos cubanos de que o paÃs caiu muito de qualidade ÃĐ uma realidade sinistra. Quando eu fui em Cuba em 2016 eu andei bastante no centrÃĢo de Havana e nÃĢo tinha visto nem pessoas pedindo dinheiro. Agora em 2023 mudou bastante, inflaçÃĢo, pandemia. EntÃĢo dessa vez eu ja vi gente pedindo dinheiro, gente morando na rua. Mas essa mesma situaçÃĢo aconteceu no Brasil por exemplo. Depois da pandemia o centro de SÃĢo Paulo parece um acampamento de refugiados de tanta gente morando na rua. O mundo estÃĄ cada vez mais desigual, cada dia mais tem gente passando fome e o numero de bilionÃĄrios sÃģ aumentaaaa, principalmente no Brasil
@@VidadeMochila a realidade de Venezuela ser um paÃs comunista..a ditadura reina a mais de 20 anos e o Brasil estÃĄ quase chegando lÃĄ esse ÃĐ o ponto .. ÃĐ impressionante como o brasileiro nÃĢo estÃĄ nem aà para a Ditadura que estÃĄ se estalando...
Seja bem vindo a websÃĐrie Faces de Cuba. Uma viagem do romantismo as contradiçÃĩes. Durante quase um mÊs vamos viajar de ponta a ponta em um dos Últimos paÃses socialistas do mundo e talvez o mais polÊmico de toda AmÃĐrica Latina. Assista todos os episÃģdios da websÃĐrie no link abaixo:th-cam.com/video/OaqUL61vInA/w-d-xo.html
A websÃĐrie nÃĢo tem o objetivo de reforçar ideologias e sim mostrar todas as faces que conseguimos encontrar viajando por Cuba. Conseguimos entrevistar pessoas que sÃĢo contra e que sÃĢo a favor do sistema, ver sÃģ um dos episÃģdios provavelmente nÃĢo vai satisfazer todos os seus desejos ideolÃģgicos, por isso recomendo que tire um tempo e tente absorver de cabeça aberta.
A melhor parte deste vÃdeo foi quando vocÊs sentaram em uma pedra na cachoeira e começaram a falar dos sus sentimentos e o que aprenderam em Cuba. E vocÊs falaram de forma muito parecida com um casal de Yutubers chamado " Mundo sem fim", onde eles dizem ter ficado impressionados com o comportamento coletivo dos cubanos, a forma com que ajudam uns aos outros e a facilidade de fazerem amizade. Inclusive, eles destacam uma frase em que uma cubana formada em medicina, que quando questionada sobre o fato que ela ganhava muito pouco com mÃĐdica, ela disse que tem tudo o que precisa e disse que se ela tivesse nascido em outro paÃs ela jamais seria mÃĐdica. No final, encerrou dizendo: sou muito agradecida por ter nascido em Cuba, pois prefiro muito mais ser muito do que ter muito.
Eu jÃĄ pude trabalhar realizando pesquisa tanto em zona rural quanto em zona urbana aqui no Brasil; E ÃĐ gritante a diferença de como o povo do interior ÃĐ mais receptivo, acolhedor e amigo!ð§ð·â
Vale a pena ter a experiÊncia!
Que lindo!
Sou t.i,internalta desde do inicio da internet banda larga no brasil,antes imaginava que com o avanço das redes nos tornariamos melhor,hj vejo que estava enganado,estamos cada dia mais robotizado,cada dia mais isolados,as redes estao dissolvendo as familais,a uniao,as amizades verdadeiras estao desaparecendo,tudo que temos sao esses documentarios maravilhosos,essas experiencias de canais como de vcs que nos traz o conehcimentos de outras culturas,e novas refleçÃĩes sobre nos mesmo!
Cresci em uma cidade de 30.000 no interior RJ, fiquei 10 anos fora e agora voltei. Antes ficava na rua, jogando bola, conversando com vizinhos de noite. Hoje isso nÃĢo existe mais, nÃĢo tem ninguÃĐm mais na rua, mesmo aqui numa cidade tÃĢo pequena. O modo de viver das pessoas mudou radicalmente.
Imagina agora com inteligÊncia artifical etc. As pessoas estÃĢo perdendo habilidades sociais, e isso ÃĐ muito triste.
Mais uma vez parabÃĐns pelos vÃdeos, meu filho esteve duas vezes em Cuba e nÃĢo me falou que era assim tÃĢo bonito.
Viu , como vcs nÃĢo podem se separar , os vÃdeos ficam mais bonitos com vcs juntos , nada d3 fazer vÃdeo independente.
Um forte abraço.
Encantada com o povo de Cuba os lugares essa tranquilidade e maneira do povo se relacionar ÃĐ maravilhoso entendo a dificuldade do povo , parabÃĐns pela sÃĐrie um belo documentÃĄrio
ParabÃĐns pela sÃĐrie, estou maratonando e amando cada episÃģdio!
Richard/Lana adoro os vÃŊdeos de voces,principalmente quando vao aos lugares mais distantes e poucos visitados de cuba,a exemplo de baracoa quando richard visitou a residencia daquela cubana que preparou um prato de banana frita,grande abraço
Eu nÃĢo sei muito como dizer, mas como ÃĐ bom ouvir as coisas tÃĢo importantes que vocÊs dizem quando sentam na frente da cÃĒmera e falam do lugar e de suas pessoas sem nenhum padrÃĢo de julgamento. Obrigada por compartilharem esse olhar de vocÊs.
Os cubanos estÃĢo muito a frente de nÃģs em termos de altruÃsmo, noçÃĢo do coletivo ÃĐ outro, quizas tivÃĐssemos um mÃnimo de humanidade como eles ðððū
ParabÃĐns Richard e Lana pela incrÃvel vÃdeo no interior de Cuba. O bate-papo reflexivo na Cachoeira foi demais. Obrigada por compartilhar os vossos pensamentos. Excelente viagem. Saudacoes, Flavio
Obrigado Flavio! Esperamos que tenha apreciado o nosso vÃdeo tanto quanto nÃģs adoramos filmÃĄ-lo.
Natureza plena e exuberante. No Brasil onde se tem um patrimÃīnio natural desta magnitude ÃĐ MUITO difÃcil manter intacto. Força e fÃĐ amigos.
Valeu mano! O foda ÃĐ que quando tem, ÃĐ muito caro para pessoas normais. Exemplo quando eu fui em Bonito e nÃĢo fiz dei nenhum role porque tudo era muito caro e eu fiquei revoltado. kkkk
Richard/Lana esta Web/sÃĐrie de vcs. ÃĐ espetacular. Gosto muito da forma como vcs. abordam os assuntos sem tomar partido a favor de A, de B e/ou de C. Que Ãģtimo seria se aqui no Brasil as pessoas vissem as profundas desigualdades que foram criadas ao longo da histÃģria da colonizaçÃĢo, atÃĐ os nossos dias de hoje, e pudessem bem compreender isto e colaborar para que as tornÃĄssemos (as desigualdades) cada vez menores e pudessem ajudar os nossos tantos milhÃĩes de famintos e desabrigados/desalojados de tudo, especialmente de cultura, a terem uma vida mais digna e humana. PARABÃNS PELO BELO TRABALHO!! SUCESSO!!!
Muito obrigado pelo carinho Edivaldo. NÃģs sabemos que o mundo nÃĢo ÃĐ um mar de certezas e quem ÃĐ prepotente o suficiente pra acreditar nisso pode acabar se perdendo atÃĐ mesmo na hora de lutar pelo que acredita. NÃģs gostamos da ideia de viajar como uma folha em branco, pra aprender e nÃĢo pra ensinar. Tamo junto mano
Deus abençoe vocÊs.
AmÃĐm!
Podemos ver muitas similaridades do Ushuaia atÃĐ o MÃĐxico atÃĐ mesmo metade dos USA que um dia pertenceu a Espanha , as InfluÊncias IbÃĐricas sÃĢo fortes em todas as AmÃĐricas de caldo de cana a fogo de chÃĢo...Nos paÃses ÃĄrabes ÃĐ mesma coisa brasileiro moreno passa batido tipo local .... obrigado pelo conteÚdo!!!
Caramba, estive aà em janeiro e tive uma impressÃĢo parecida sobre a interaçÃĢo social, as pessoas parecem mais dispostas, ou com menos medo, de interagir e estar ali presente de fato. Num domingo a tarde na praça em Santa Clara cheia de gente de todas as idades, me senti voltando no tempo e lembrando do tempo em que as pessoas tinham tempo hahaha
A mÚsica cubana ÃĐ top demais! EstÃĄ dando uma moral nesses vÃdeos absurda!
Concordo com vocÊs, parabÃĐns. Um grande abraço da Alemanha âĪâĪâĪâĪâĪ
Vcs 2 sÃĢo 10 obrigado por compartilhar essas aventuras com a gente trÃĄs espiraçao pra gente deus abençoe vcs sempre ððžððž
O som da cachoeira ao fundo simboliza com maestria o fluxo das vivÊncias e dos relatos âĪ
Fico feliz que deu pra pegar pelo menos um pouco da energia por ai. Bons ventos!
Uma maravilha esse papo de vocÊs...parece que vocÊs estÃĢo conversando mesmo com a gente...como se fossemos amigos e estivÃĐssemos falando por vÃdeo. VocÊs sÃĢo uma delÃcia de casal..Ãģtimo ouvir vocÊs!
Gosto muito desse canal, e muita informaçÃĢo ÃĐ belas paisagens ðððð§ð·ð§ð·ððŧ
like comentÃĄrio garantido viva Cuba garantido para sempre
Que linda a cachoeira e que vontade de provar o caldo de cana ð
Eu acho que nunca tinha tomado caldo de cana nessa mÃĄquina manual, eu sÃģ lembro daquela maquina grande fazendo barulho pra kct. NÃĢo sei se faz alguma diferença no gosto, mas eu achei boa demais.
Tenho uma vontade enorme de conhecer Cuba!
Espero que a gente possa ajudar com as infos da websÃĐrie.
VocÊ ainda vai meu amigo
VÃĄ! Vai adorar.
Linda reflexÃĢo no fim do vÃdeo âĪâĪ
Valeuuu
A paisagem ÃĐ bacana demais âĪ
ParabÃĐns garotos!!!! Espetacular
Bacana demais essa sÃĐrie. ParabÃĐns
Boa tarde assistindo de Lago da Pedra MA, meu celular quebrou mas estou acompanhando do celular da minha filha. Mas esse vÃdeo como os outros ficou bom demaisâĪ
à muito bom entender a realidade de Cuba sem ideologia A ou B vejo que vcs se esforçam para ser impessoal.
Hola AMIGOS que bueno saber de ustedes, Un fuerte abrazo
Esse canal ÃĐ muita cultura , amoâĪ
Quando estive aÃ, tambÃĐm comprei o jornal Granma.
Eh o unico jornal cubano!
Cuba: Pais lixo
VocÊs sÃĢo feras! Super competentes. Maravilha de cobertura sobre Cuba e sua gente.
Valeu demais Welbert! Tamo junto!
SENSACIONAL !
TÃī acompanhando. Espero que passe de 20 episÃģdios!
Valeuu mano! Tem mais 8 vindo por ai, seguimos trabalhando.
Que cachoeira maravilhosa
Precisamos mesmo permitir que se nos cure o impulso generalista de ver [nÃĢo vendo] outros povos, nos empapando de preconceito e cretinice, engessando-nos em nossos clichÊs. Grato pelo(s) vÃdeo(s)!
O excesso de informaçÃĢo trouxe um mar de certezas para o ser humano e hoje em dia impede de ver umas das filosofias mais simples que aprendemos na escola. "Tudo que sei, ÃĐ que nada sei."
âĪâĪshow
ParabÃĐns pelas visÃĩes de Cuba e pelas posiçÃĩes adotadas. Continuarei assistindo.
Muito bom como sempre !!!! ðððð
ParabÃĐns!!! O canal ÃĐ dez !!! Continuem desbravando cubaððŧððŧððŧ
Valeuu, ainda tem mais 8 vÃdeos vindo por ai ððŧ
@@VidadeMochila desculpe pela brincadeira do dybala ðð
Muito 10!ðð
à muito roça do Brasil, adorei! E essa trilha sonora...ð
Ahahha ÃĐ demais! Tem atÃĐ o cafezinho. Mas nÃĢo tem os pÃĢo de queijo ðĨē
No sitio do meu pai hÃĄ muito tempo eu era criança e via que as pessoas conversavam mais debulhavam o milho, contavam histÃģrias de assombraçÃĢo, tinha celebraçÃĢo da igreja e tipo, pessoas eram mais unidas. Hoje tem internet e as pessoas ficaram muito individualistas ninguÃĐm conversa mais vejo que aquele senso de comunidade acabou ÃĐ cada um na sua, e olha que lÃĄ ÃĐ bem distante da cidade.
Muito legal o feedback de vocÊs
Valeuu mano!
Interior igual ao da minha cidade aqui, atÃĐ as casas
Lugal muito lindo, realmente parece Minas Gerais
ESSA MESMA REALIDADE TEM AQUI NO BRASIL, NA REGIÃO DO SERTÃO NORDESTINO!!! UM DOS LOCAIS QUE MAIS SOFRE ECONOMICAMENTE!!!ð§ð·
Muito maneiro este estilo de viagem.ðŪ
Oi casal, estou amando a web sÃĐrie e hoje virei membro do Canal. Estou planejando ir a Cuba no inÃcio do ano que vem e seus vÃdeos tÊm sido inspiradores. Obrigada. Sucesso pra vcs ððð
Que maneiro Denize! Seja muito beeem vinda! Ainda temos mais 8 videos vindo por, vÃĢo ser 20 no total!
Isso mesmo quem tem que achar algo sÃĢo eles, viva a soberania dos paÃses.
O som da cachoeira ao fundo ficou Ãģtima, delÃcia de se ouvir âĪð
Lanna, como negra de pele retinta, fora do Brasil, ninguÃĐm acha que sou brasileira. JÃĄ perguntaram atÃĐ se eu era indiana. Durante muitos anos, a imagem que o Brasil exportava nÃĢo era do negro retinto. Vivemos num paÃs de racismo estrutural, institucional, individual... e pasmem, na Bahia e na minha cidade (RJ), por estar em lugares com baixÃssima ou nenhuma representatividade negra, me perguntaram se eu era americana (Teu CU!). EntÃĢo eu me solidarizo com vc. Mais um vÃdeo que estou amando e aprendendo. ParabÃĐns!
Viajem massa! TÃī planejando uma mochilinha pra Chapada dos veadeiros GO.
à muito bom ,seguir e ver os vÃdeos dessa pÃĄgina.
ParabÃĐns pelo trabalho âĪâĪ
Valeu demais Ivan!
ConteÚdo Ãģtimo. SÃģ um pouco extenso. Mas muito bom. Estou com viagem marcada pra Cuba! Ansioso! âĪ
As vezes eu puxo o conteÚdo e deixo ele devagar propositalmente, ÃĐ uma maneira minha de incentivar as pessoas a tirar um tempinho de verdade pra ver os vÃdeos. As pessoas que sÃĢo acostumadas com vÃdeo rÃĄpidos, curtos e intensos nÃĢo sÃĢo as pessoas que de fato eu quero alcançar como comunidade. Se vocÊ tiver curiosidade e quiser ver mais vÃdeos de Cuba antes de ir, tem mais 11 episÃģdios alÃĐm desse jÃĄ publicados e mais 8 em produçÃĢo. Valeu pelo retorno!
@@VidadeMochila Vou assistir os demais sim!! Obrigado âĪïļ
Passaria horas assistindo os vÃdeos.... prendem do inÃcio ao fim e Qdo penso acabou... ParabÃĐns pelo trabalho ððð
14:00 Chama a NASA!!!
NÃĢo sei se perceberam, mas sÃĢo dois rotores de motores elÃĐtricos que ganharam outra utilidade!!!
Nunca havia visto esta soluçÃĢo para rotores.
QUANDO MAIS SOFRIDO, MAIS CRIATIVO O POVO.
Vida longa ao canal!!!
A gente nem reparou nisso nÃĢo, aqui a gente ja viu outras paradas de amassar cana assim tambÃĐm, nenhuma era elÃĐtrica, todas eram manuais assim.
Enquanto processos manuais, estamos juntos.
Reiniciemos pelo inÃcio: este engenho de cana tem como componentes principais 2 roletes. E sÃĢo dois velhos "rotores de motores elÃĐtricos".
O incrÃvel que vocÊs registraram sÃĢo:
- usar algo que nasceu para ser eletromagnÃĐtico (transformar energia elÃĐtrica em mecÃĒnica) e, neste caso, ser somente manual;
- Embora o rotor tenha convertido cana em caldo de cana, tenha sido unicamente via energia mecÃĒnica (mesmo "nascendo para ser eletromecÃĒnico");
- grande parte da energia mecÃĒnica, ser humana;
- Tentar conjecturar quais gÊnios dos motores elÃĐtricos pensariam num rotor elÃĐtrico que pudesse ser transformado em elemento mecÃĒnico final para produçÃĢo, sem envolver eletricidade.
Enfim, inovaçÃĢo pela necessidade. E, pra mim, excelente inovaçÃĢo.
Repetindo: Quanto mais sofrido, mais criativo o povo.
EpisÃģdio muito bom, como sempre, destacando em especial as reflexÃĩes sobre o processo de vcs para entender Cuba e os cubanos, procurando se despojar de prÃĐ conceitos. JÃĄ estou com pena, ao vislumbrar q estÃĄ sÃĐrie terÃĄ um fim. Aguardarei as publicaçÃĩes que poderÃĢo advir de todo acervo de informaçÃĩes acumuladas _ com certeza um misto de produçÃĢo jornalÃstico, antropolÃģgica, memorialista.
Ei po, que material do caramba vcs estÃĢo produzindo em Cuba. To fascinado kkkk
Se puderem ir para a Jamaica depois, seria top demais!?
Cuba pode e deve ser analisada,debatida pois serve de exemplo pra nÃģs pobres e trabalhadores do mundo em o que fazer e o que nÃĢo fazer.Faz parte lutar por um mundo melhor.Todas as espÃĐcies cumprem seu papel na vida,seja uma borboleta,um sapo e nosso papel social ÃĐ melhorar a nossa vida.Cuba abriu o capital,boa parte das empresas estatais abriram pro capital privado,antes tinha uma economia planejada pro mercado interno e agora visa o mercado capitalista.Sem palavras pra tanto avanço humano que uma revoluçÃĢo traz,na RÚssia tb foi assim,em poucos anos,depois da revoluçÃĢo teve um avanço assombroso.No entanto esses burocratas do poder,se encastelaram.A revoluçÃĢo nÃĢo pode ficar entre muros.Admiro demais o povo e amei ver Cuba pelos olhos de vcs.Essa semana và um vÃdeo de Bob Fernandes,um Ãģtimo jornalista brasileiro que mostrava a cracolÃĒndia aqui em SP, essa nova droga devastadora,lembrei de Cuba,das ruas,da vida...mais amena.Eu vim de SP pro interior,espero nÃĢo voltar mais,a nÃĢo ser pra visitar,comorar coisas e volto rapidinho.Que cachu linda,papo bom...âĪvaleu muito.
16:30 eu assistindo de Porto Seguro ð
Ahahahaha tomando um capeta no sabadÃĢo?
@@VidadeMochila caraca mano! Fui lÃĄ na passarela âdo ÃĄlcoolâ no sÃĄbado. Mas tava de boa ðž
Bora no calambau quando vocÊ estiver na Vila Nova
Ahahah eu sou nÃīmade. Volto muito pouco pra GoiÃĒnia. Minha casa ÃĐ o mundo ððŧ
Parece mesmo o Nordeste Brasileiro
4:00 qual ÃĐ o nome desse artista? Necesito mucho, gracias!
Tomame Con Razon - Son Habana
O sotaque cubano parece ser o melhor entre os hispÃĒnicos
DifÃcil de entender, mas tem muito gingado
Garapa com rum, aà sim!
Um dia viverei isso!
ððð
meninos eu entendo muito o que vcs relataram nesse video.Aqui na minha capital tÃĄ nesse caminho do indidualismo, desumanidades ,etc.Me digam, se vcs tivessem que escolher uma cidade de Cuba pra viver, qual vcs escolheriam e porquÊ?
Viver numa ditadura ? Oi kkkl
@@tatiananogueira9365 sim, numa ditadura de liberdade de segurança, educaçÃĢo , saÚde e senso de coletividade , seria Ãģtimo!!!! Mas tem quem prefira oitras ditas bem mais duras pelo que percebo pessoalmente.ð
Eu concordo que o governo cubano governa com linha dura, como uma ditadura. Mas isso nÃĢo o muda o fato de ter norte americanos se mudando com o objetivo de aposentar por lÃĄ, geralmente eles compram as casas do mesmo cubanos que querem sair, ai os cubanos usam o $$ da casa para tentam imigrar.
Acho que a cidade mais minha cara ÃĐ ViÃąales, vamos mostrar ela no episÃģdio 16. Eu gostei de lÃĄ porque me lembrou muito o interior do GoiÃĄs, entÃĢo parece um gostinho das minhas raizes.
@@VidadeMochila bem contraditÃģrio pra quem respira as "liberdades" da terra do tio Sam, nÃĢo?
OlÃĄ mochileiros! Lana disse que estÃĄ escrevendo suas impressÃĩes teremos acesso à elas de alguma forma?
Lanna estÃĄ escrevendo um livro. Pra ter mais informaçÃĩes sobre o lançamento, deixa seu e-mail no formulÃĄrio aqui docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdmtfbjmsPWendvnhOK4ov5yd_hhdzs4eOgN5jAEDdVoQljg/viewform
Banco internacional tem fora de Havana?
Sim, tem outras cidades maiores como Santiago, Cienfuegos, Pinar del Rio que vc vai achar. Mas nÃĢo sei vai funcionar, sempre tinha uns em manutençÃĢo, ÃĐ melhor levar o $$ desde Havana mesmo
ðŋâ
ðððð
âððð
Vcs vÃĢo poder sair de cuba com esse material
Ja saÃmos Welton, estamos na ColÃīmbia editando os videos.
Oi boa noite tu bem e vc tambÃĐm
Saaalve!
OlÃĄ amigos! Havava tem favelas?
Nas mesmas proporçÃĩes do Brasil nem de perto. Mas tem sim bairros mais pobres, regiÃĩes sem saneamento bÃĄsico, etc.
Respeitar o modo de vida de cada pais e questÃĢo de educaçÃĢo
Salve casal pode jogar na loteria pisar na bosta ÃĐ sorte um forte abraço dos Paulistas DIOS BENDIGA USTEDS eu gostei da criatividade dos garapeiros mais alguÃĐm notou que era dois induzidos de motor de arranque de carro saludos desde Brasil
As dificuldades de Cuba se devem ao Bloqueio!
Cuba nÃĢo se dobra, os EUA nÃĢo nÃĢo aceitam o regime cubano!
Cuba se fecha e se protege contra uma eventual invasÃĢo!
Como ÃĐ um paÃs pobre de recursos, sofre por nÃĢo ter condiçÃĩes de fazer um comÃĐrcio normal, dependendo dos amigos!
O Bloqueio ÃĐ assassino, nÃĢo respeita a auto determinaçÃĢo desse paÃs herÃģico!
Muito possivelmente os mais jovens nÃĢo aceitam essa posiçÃĢo polÃtica do governo e começa a gritar!
Força a Cuba!
Espero que o simpÃĄtico casal escreva uma bela histÃģria!
Nao falar besteira!
Nao ha bloqueio, is turistas visitam Cuba, que recebe bilhoes dos cubanos nos EUA.
Cuba: Pais lixo
AnÃĄlise perfeita! As pessoas aqui comumente nÃĢo sÃĢo informadas sobre esses fatos, mas bombardeadas por conceitos falsos maliciosamente repercutidos pela imprensa. NÃĢo entendem que a falta de produtos e de serviços modernos em Cuba nÃĢo ÃĐ por falta de capacidade do povo e nem planejada por governos e burocratas sÃĄdicos. Lamentam a falta de sorte dos humanos nascidos em Cuba, por supostamente passarem fome, mas nÃĢo enxergam a humanidade dos nascidos em favelas vizinhas de suas casas no Brasil e nÃĢo se abalam ao passar por moradores de rua revirando lixeiras ou por crianças e adultos submetidos a condiçÃĩes degradantes de trabalho, situaçÃĩes rotineiras nestas terras para parcela significativa da populaçÃĢo. ParabÃĐns ao canal por ajudar a desmistificar esse paÃs pequeno controvertido que entrou para a HistÃģria pela autodeterminaçÃĢo do seu povo.
ÃĐ o 12decimo segundo
Sim, tem mais 8 vindo por ai
Diante da opressÃĢo resta a UniÃĢo das xomuniades para lutar pela sobrevivÊncia. Nem de longe eu trocaria a minha liberdade que tenho aqui no Brasil por um regime totalmente autoritÃĄrio e ditadoÅ.
Mas tem gente que gosta de ser escravo e passar fome.
Cuba: Pais lixo
Acharam que ele ÃĐ cubano e ela da Europa kkkð
Brasileiros e Cubanos sao geralmente da mesma raca. 1:42
Estou em Cuba. Acompanhei quase todos os episÃģdios antes de vir, assisti tambÃĐm do Mundo sem Fim e outros nÃīmades digitais, li, pesquisei e me preparei para o que encontraria em Varadero e Havana mas te digo que o que vi foi muito pior. Estou no saguÃĢo do hotel esperando o transfer para o aeroporto e afirmo que estÃĄ serÃĄ minha Única experiÊncia em Cuba.
Quais expectativas que vocÊ criou que nÃĢo foram cumpridas?
@@VidadeMochila nÃĢo criei expectativas, tinha ideia da situaçÃĢo cubana mas o que encontrei foi muito pior do que eu esperava. SituaçÃĢo do povo, pobreza extrema, moradias e os cubanos envergonhados tentando se justificar que a qualidade do paÃs caiu muito nos Últimos anos.
@@boraviajar7615 Sim, a pobreza extrema ÃĐ uma realidade dos paÃses latino americanos. VocÊs nÃĢo costumam viajar no Brasil por exemplo? NÃĢao existe favela, moradores de rua onde vocÊs moram? Mas em relaçÃĢo a fala dos cubanos de que o paÃs caiu muito de qualidade ÃĐ uma realidade sinistra. Quando eu fui em Cuba em 2016 eu andei bastante no centrÃĢo de Havana e nÃĢo tinha visto nem pessoas pedindo dinheiro. Agora em 2023 mudou bastante, inflaçÃĢo, pandemia. EntÃĢo dessa vez eu ja vi gente pedindo dinheiro, gente morando na rua. Mas essa mesma situaçÃĢo aconteceu no Brasil por exemplo. Depois da pandemia o centro de SÃĢo Paulo parece um acampamento de refugiados de tanta gente morando na rua. O mundo estÃĄ cada vez mais desigual, cada dia mais tem gente passando fome e o numero de bilionÃĄrios sÃģ aumentaaaa, principalmente no Brasil
"NÃĢo criei expectativas, mas a situaçÃĢo estava muito pior do que eu esperava" criou expectativas.
SituaçÃĢo do povo, pobreza extrema, moradia...poxa, conheço um lugar assim bem mais perto.
Pelo que entendi, Cuba ÃĐ o melhor paÃs do mundo !
SÃģ vocÊ entendeu isso vale a pena reavaliar como vocÊ interpreta o conteÚdo que vocÊ ve por ai.
VocÊ anda vendo que vÃdeos? VocÊ anda entendendo mal as coisas que vÊ.
Eles sempre ve pelo lado bom ,mas a realidades e bem tristeðĒ...o Brasil chegarÃĄ a esse ponto ...o mais rÃĄpido possÃvel...
Qual ÃĐ o ponto? E qual ÃĐ a realidade?
@@VidadeMochila a realidade de Venezuela ser um paÃs comunista..a ditadura reina a mais de 20 anos e o Brasil estÃĄ quase chegando lÃĄ esse ÃĐ o ponto .. ÃĐ impressionante como o brasileiro nÃĢo estÃĄ nem aà para a Ditadura que estÃĄ se estalando...