me chame de louco, mas eu acho que numa música/show, não daria pra saber quem é quem. O Fender tem um medio-agudo mais definido que o SX. Mas sinceramente, eu não vejo uma diferença de R$7000 no som. Com certeza, o Fender dá pau em questão de acabamento, a tarracha do Fender é muito melhor, vc consegue durar mais de anos com ela, a ergonomia é melhor, as notas soam iguais no braço todo, é mais confortável, e ele tem peças de altíssima qualidade. É um instrumento pronto, de primeira linha, e não tem necessidade de upgrades...Mas sobre o som, pra mim, a diferença é de R$1500 no máximo. Até porque, maior diferença que eu ouvi, foi em ganho, e o agudo do Fender que é melhor e mais definido. Creio que com caps melhores, o Sx iria competir pau a pau com o Fender.
Concordo plenamente. Um detalhe importante que vc acabou não citando é que esta série da SX o corpo é em Ash, madeira que valoriza mais médio e agudos, este Fender é em Alder, som mais fechado um pouco. Mas sua análise foi perfeita.
Galera depende de muita coisa até do músico que está tocando. Mas o SX é instrumento muito bom. E olha que estou falando isso tendo um Fender Jazz Bass de Luxe 5 cordas Americano Que tem nada mais, nada menos que 15.000,00 de diferença de preço. Não adianta ter uma Ferrari se você não sabe dirigir. Existe uma grande diferença entre músico e tocador de instrumento. Estou muito satisfeito com o SX puta som sem trocar absolutamente nada
Ja si myslim, že velký rozdiel tam nie je, ale ano možno kvalitnejšie zhotovenie gitary. Ale čo sa týka zvuku je skoro rovnaký len fender má trochu viac výšiek ale viac sa mi páči Sx. Aj keď fender je kvalitná značka ale po výmene (strun a snimačou) . SX je výhodnejšia volba pre tých ktorý nechcu dať vela penaží za Fender. 🤔🎸🧐.
Não tem como comparar uma cópia com o original !!! Cópia é simplesmente cópia !!! O Fender é instrumento mais copiado do planeta, e não só por marcas baratas, por instrumentos de grife também !!! Por esse motivo vai soar parecido, mas jamais será um Fender !!! Parabéns pelo vídeo 👏
é meio complicado avaliar dois instrumentos tão distintos. Para essa comparação ser mais justa, ambos deveriam ter as mesmas cordas, captadores equivalentes em especificação, regulagem e altura dos captadores. Agora quer fazer uma avalição ao qual seria impossível distinguir o som de um e do outro É comparar um baixo Greco com um Fender, pois ambos possuem peças e acabamentos semelhantes talvez do mesmo nivel
Tem diferença s lógico,....mas a qualidade sonora é tão boa qto só fender....num show junto com TDS instrumentos sx rola legal....e vamos ser honestos tem o lado da grife aí tbm...quem vai dar o braço a torcer que um baixo de 2000,00 $ mais ou menos é tão bom qto um de 8, 10 mil$...
Tenho um Fender Jazz Bass de luxe 5 cordas Americano. Cara não tem jeito sou músico há mais de 30 anos e com certeza existem diferenças. Mas o SX é um ótimo instrumento, adquiri um. Mas não posso comparar, cada um tem a sua característica. Até porque a diferença é de quase 15.000,00 de um para o outro.
Nesse caso o Fender teve um som muito melhor. Mas o problema dos baixos da Fender é que existem uns com som muito bom e outros com o som abaixo do esperado, depende bastante do ano e do local de fabricação. Eu já toquei em baixo SX com som melhor que de um determinado Fender.
Fala amigo, qual a sua opinião entre: Sx Sjb755 e um Tagima 535 serie fabricado no brasil. Querendo comprar mais não encontrei em minha região para testar os timbres. Já chegou a testar esses dois modelos?
Eu tenho um SX com captadores Custom 60 e o som é igual de um Fender, juro mesmo, por isso que nem vou vender kkkkk... O meu SX são aqueles custom hand made feito a mão os primeiros que sairam, até ele e relicado e tals, top dimais uma sonzeira!
O Fender me pareceu ter o som um pouco mais definido, mas o SX não passou vergonha. Acredito que nenhum Jazz Bass ou qualquer outro modelo será cópia idêntica daquela empresa pioneira, isso é bobagem. Eu já tive um Fender JB japonês, fabricado no final dos anos 90. Excelente instrumento. Hoje tenho SX sjb75 em Ash e gosto muito dele. Consegui esse instrumento praticamente de graça (troquei por um violão DiGiorgio n. 18 estudante). Em breve colocarei Malagolis custom 60 e elétrica Roslen. Futuramente quero um Warwick ou um Yamaha, mas não vou me desfazer do meu SX. Esse negócio de dar pau em Fender é bobagem. Um cara tocando bem com um Tonante (quem lembra? Kkkkkkk) vai dar pau até em Fodera se o outro músico souber menos. Valeu! 👊🏼
Olá Renato, parabéns pelos vídeos. Qual sua opinião em relação a estes dois. Como faço pra identificar que o Fender é Japonês ou Americano ou até mesmo mexicano? E não chinês? Um grande abraço....
Tem muitos foruns na internet que ajudam. Tipo quando peguei meu fender japonês: o vendedor disse que era japonês da decada de 90. Aí fui pesquisar o serial, e batia. Outras descrições foram aparecendo como: tem a peça que segura a correia no headstock, escrito "crafted in japan" atrás do braço, tem uma barrinha de cobre que liga o captador a ponte. Enfim cada fender tem várias características únicas que mudam todos anos, dependendo do país e do modelo e eles estão todos disponíveis na internet. Isso ajuda muito a consultar, no meu todas as características bateram. Aí comprei:) Tenta ver isso.. acho que pode ajudar
Já tive um SX, um amigo meu tinha um Fender. A questão é a seguinte: Fender é uma marca grande, o preço dela também é por conta do nome, do rótulo, e por isso é tão caro. Porém, há Fender de excelente qualidade e outros que são medianos. Isso depende da origem. As fábricas da Fender nos EUA e no Japão fabricam excelentes instrumentos, mas há fábricas na China que usam produtos de qualidade inferior, o que se vê normalmente nos modelos Special ou Squire. A SX por outro lado é uma marca honesta, o preço é baixo por não ter tanto nome no mercado, mas o custo benefício é indiscutível. Neste vídeo especificamente achei o som do SX um pouco melhor, mas o fato de as cordas serem mais novas e os potenciômetros também é algo que faz muita diferença.
srs, entre um sx deste tipo e um tjb 435 (Brasil), qual é melhor? Em termos de som eu vejo que o sx tem menos médios e mais agudos. Mas em construção, qual é o melhor ?
@@hilariojunior3168 Opa, comprei o meu ontem, agora posso falar com propriedade. Cara como escrever aqui é foda, talvez sejam melhor copiar o texto e ler no word. Quero fazer um video, mas já posso adiantar: Primeiro, tenha certeza que o TJB é Pós Zaganin, para saber isso vc tem q pegar com verniz brilhante e a inscrição hand mande in brazil fica na ponta do headstock, antes disso é estoque velho e não é o mesmo baixo. As ferragens e caps do tagima são superiores (muito superiores). A ponte é de alta densidade, tem um camada de cromo aceitável, tem melhores mas o SX não chega perto. O captador é polêmico, se vc gosta de mais agudo vai de SX mas se vc quer qualidade, uma saída linear, pouca diferença quando se aciona os 2 de uma vez (equilibrio de força), o tagima é melhor. Construção do corpo: meu tagima veio com 1 peça só alguns tem 2, tem SX que chega a ter 3 peças.Veniz da SX é um pouco superior no brilho mas não sei julgar em camadas. Mas posso assegurar ambos dão pau no Vintage modified da Squier (e que venham as críticas dos iludidos - tive 2) Ambos são corpos super sólidos mais densos e pesados que o Squier por exemplo, o SX é maior e acho mais desconfortavel,porém é mais bonito por lembrar o tradicional Jazz bass. O da tagima é mais confortável por ser menor e lembra menos o JB. Braço: aqui fica complicado. O da tagima pode ser escala de pau ferro ou marfim, o SX é maple. DA tagima de marfim é lindo. Novamente o veniz do SX é mais brilhante e tem algo que aprecio muito que é marcação de madre perola em bloco e binding na lateral. Em termos de conforto pra mim o tagima é bom e o SX é um pouco melhor pois copia mais a fender Trastes: Tagima é infinitamente superior o tratamento dos trastes Escudo: tagima é 3 camadas, SX é 1. Qualidade do escudo tagima é ótima. Ele não é mint green, ele é LIGHT mint green, pelo menos no sunburst. Headstock : náo gostei do papagaio então fico com o Tagima, mas vai de gosto. MEu veredito: se a grana é curta, SX é ótimo. Se vc pode dispor um pouco mais, Tagima é mais instrumento em termos de construção e Custo x benefício. Mas volto a frisar: só se for da era Zagannin (já tive o anterior a isso e posso garantir, se for antes do zagannin nem pensa, vai no sx)
@@pfbrodriguez Olá, muito obrigado por compartilhar suas impressões, eu particulamente estou na dúvida entre o TJB, o V3 da Sire e famoso SX que dá pau em Fender, kkkkkk... Parabéns pela sua aquisição!
@@manorawe Observando, comprando e testando vários. Mas se quiser liga na tagima, eles vão te dizer que 2009 em diante é zaganin, só não vão contar para vc a parte do estoque pré zaganin que tinha naquele ano. Outra opção é a pintura casca de laranja que todos pré zaga tem.
A galera continua batendo nessa tecla que da pau em Fender. Só se for no preço. Já tive os dois. Já tive um Jazz Bass American Standard e um Geddy Lee e um SX. Nem se compara o acabamento a ergonomia e principalmente o som.
@@H_0_R_u_s pau à pau com o SX, só se for Squier, e não confunda Fender com Squier, apesar de carregar o nome "By Fender"... Fender são outros 500! Não existe SX dar pau em Fender... Existe SX bom, bem regulado, e com as devidas melhorias, como blindagem, mas pra ficar pau à pau? Não existe, esquece isso!
@@BrunoBass96 o amadeiramento é o mesmo, o metal das ferragens é o mesmo a construção é quase a mesma, a única diferença que eu vejo é no circuito talvez. Vi um engenheiro comentando sobre isso que o timbre do instrumento se consiste quase todo no circuito, ele disse que com um bom circuito bem construído e bem estudado vc consegue ter um timbre incrível até em uma tábua velha. Rsrsrsrs mas acredito que no caso um instrumento caro as pessoas pagam por conforto ou pagam pela marca mesmo (não sou contra, o que traz sentido pra vida são os nossos sonhos).
Ótimo custo benefício Única coisa que faria no sx seria baixar um pouco mais o captador do braço, quando usa os 2 ao mesmo tempo da pra perceber que o timbre está puxando um pouco mais para o timbre do captador do braço
O fender capta melhor as frequências, creio que por conta do captador. No vídeo da pra ver que o SX capta menos as frequências médias...se trocar o captador para um melhor, pode dar uma melhorada, porém, se trocar os do Fender tbm para um melhor...o Fenderzinho continuará se saindo melhor.
o cap da ponte do SX tem menos ganho que o do braço, mesmo com os dois abertos dá pra perceber que o som fica mais pra braço do que ponte! acho que um fender ali na ponte ja ajudaria muito !
Os vídeos que tenho visto fazendo comparações entre Fender e SX, nenhum usam os mesmos capitadores para ambos, obvio que teremos diferenças no som. Acredito que ao trocar os capitadores do SX que de fabrica vem com imã de cerâmica sendo de baixo custo por capitadores de ímã de alnico, o som terá uma melhora significativa na sua qualidade.
Bom vídeo Renato! Já tive um SX e tenho um Fender. O SX tem o braço um pouco maior no neck pocket que faz com que ele seja um pouco menos confortável. Sonoramente, dos testes que já fiz, sinto a falta de um pouquinho de médio agudo no SX.
Realmente, fica bem próximo da sonoridade. Já pude testar um SX, além do ótimo som e playability, posso dizer que a "razão preço x qualidade" desse baixo faz os squier (california e affinity) parecerem uma piada.
Tenho um Fender Mexicano JB de 1995 é é um monstro o som dele. Nem se compara com o SX. Apesar de eu gostar do custo benefício deles. Todo o baixo é superior. Só tocando para sentir o que é o Fender...abraço. Mas é minha apenas minha opinião.
É como eu disse no vídeo do Junior Cap, meu primeiro contato com o contrabaixo foi com um Fender Precision Bass de 1989 (que até hoje, eu não entendo como o dono me deixou pegar), e eu me senti maravilhado... Anos depois, comprei meu primeiro baixo, um Jazz Bass da Tagima, e com o tempo, fui fazendo upgrades, coloquei captadores melhores, coloquei um circuito passivo da Roslen (sim, passivo, com capacitor Orange bleed à óleo, gosto do som tradicional do Jazz Bass), regulei, blindei... Me satisfez? Muito, tanto que eu ainda toco com ele até hoje, e ele é meu favorito, dos dois baixos que eu tenho, mas Fender é Fender, não tem comparação não... Quem abre a boca pra dizer que dá pau em Fender, já pode procurar o manicômio mais próximo! SX é bom? É sim, mas né? Sejamos sensatos!
Este SX é o modelo que usa o swamp ash, não é? Realmente esta linha é muito boa....mas não podemos confundir com as demais series da SX que usam basswood. Estes com basswood não são tão bons. É un erro pensar que qquer sx chega nesse som.
Fender é melhor em madeira. Som. Eletrônica. Ferragens. Aí vem a questão. A diferença não é equivalente no preço. Diferença mediana. Dos produtos. Diferença do preço altamente gigantesca. Então lógico que quem quer gastar pouco. Vai de sx. Bom preço com qualidade que chega perto do fender que custa 4 x mais
Esse Sx tá sem Punch tenho um e a maior pressão , agora a galera tem que parar com isso e Claro que o Fender e melhor mas em Relação custo benefício o Sx ganha lavada de muitas outras marcas por aí,eu tinha um Sx com Caps Dimarzio Ultra Jazz e Circuito EMG que dava pau em um fender México Deluxe da minha igreja
Diferença gritante, Fender é fender mas o SX tem seus méritos devido ao custo benefício. Agora não vamos querer promover ele ao nível do Fender pq é forçar uma barra.
Renato Leite entendo, mas o som do SX ta mais baixo e magro, exatamente por causa co captador chinês. Ainda vejo como uma comparação de um carro mil com um carro tipo Jetta. Tive os 2 baixos em questão ( O fender ainda tenho). Ambos soam bem se o SX que tenha meia bobina receba pickups novos. Abs
@@pocotarock2199 acho q VC deu uma boa resumida: comparar fender com sx é como comparar um gol quadrado com um jetta. Se VC colocar turbo no gol ele pode ate ser mais rápido q o jetta, mas sera sempre um gol quadrado. Resumindo ainda maia: vai do go$to do cliente.
O Fender tem o som mais cheio, mais aveludado, e mais encorpado que o SX. Moral da história; não dá pau em fender. Se o cara não tem grana pra comprar um fender, conta outra história beleza! Porque essa que SX dá pau em fender, não colar.
Na boa... aumento um pouco o medio é o volume do SX e com o troco da diferença absurda, compro uma motoca pra levar a gatinha pra dar um rolê e fazer umas viagens ... fender... aff... sonho americano implantado na cabeça de papagaio sem miolo... como já dizia o próprio americano steve jobs: "somos mestres em crias necessidades que não existiam"... se liga moçada...
me chame de louco, mas eu acho que numa música/show, não daria pra saber quem é quem. O Fender tem um medio-agudo mais definido que o SX. Mas sinceramente, eu não vejo uma diferença de R$7000 no som. Com certeza, o Fender dá pau em questão de acabamento, a tarracha do Fender é muito melhor, vc consegue durar mais de anos com ela, a ergonomia é melhor, as notas soam iguais no braço todo, é mais confortável, e ele tem peças de altíssima qualidade. É um instrumento pronto, de primeira linha, e não tem necessidade de upgrades...Mas sobre o som, pra mim, a diferença é de R$1500 no máximo. Até porque, maior diferença que eu ouvi, foi em ganho, e o agudo do Fender que é melhor e mais definido. Creio que com caps melhores, o Sx iria competir pau a pau com o Fender.
Concordo plenamente. Um detalhe importante que vc acabou não citando é que esta série da SX o corpo é em Ash, madeira que valoriza mais médio e agudos, este Fender é em Alder, som mais fechado um pouco. Mas sua análise foi perfeita.
Galera depende de muita coisa até do músico que está tocando. Mas o SX é instrumento muito bom. E olha que estou falando isso tendo um Fender Jazz Bass de Luxe 5 cordas Americano Que tem nada mais, nada menos que 15.000,00 de diferença de preço. Não adianta ter uma Ferrari se você não sabe dirigir. Existe uma grande diferença entre músico e tocador de instrumento. Estou muito satisfeito com o SX puta som sem trocar absolutamente nada
Ja si myslim, že velký rozdiel tam nie je, ale ano možno kvalitnejšie zhotovenie gitary. Ale čo sa týka zvuku je skoro rovnaký len fender má trochu viac výšiek ale viac sa mi páči Sx. Aj keď fender je kvalitná značka ale po výmene (strun a snimačou) . SX je výhodnejšia volba pre tých ktorý nechcu dať vela penaží za Fender. 🤔🎸🧐.
Não tem como comparar uma cópia com o original !!! Cópia é simplesmente cópia !!! O Fender é instrumento mais copiado do planeta, e não só por marcas baratas, por instrumentos de grife também !!! Por esse motivo vai soar parecido, mas jamais será um Fender !!! Parabéns pelo vídeo 👏
é meio complicado avaliar dois instrumentos tão distintos.
Para essa comparação ser mais justa, ambos deveriam ter as mesmas cordas, captadores equivalentes em especificação, regulagem e altura dos captadores.
Agora quer fazer uma avalição ao qual seria impossível distinguir o som de um e do outro
É comparar um baixo Greco com um Fender, pois ambos possuem peças e acabamentos semelhantes talvez do mesmo nivel
Resumindo, se colocar os captadores da Fender no SX ninguém vai perceber diferença sonora...
Tem diferença s lógico,....mas a qualidade sonora é tão boa qto só fender....num show junto com TDS instrumentos sx rola legal....e vamos ser honestos tem o lado da grife aí tbm...quem vai dar o braço a torcer que um baixo de 2000,00 $ mais ou menos é tão bom qto um de 8, 10 mil$...
O SX da pau no fender na mesma medida em que o nosso querido Maguila deu pau no Holy Field
Se eu estivesse no estúdio pra gravar ia usar o sx, o grave que ele tem no captador do braço me agradou muito neste vídeo.
Quem aí percebeu que o SX tem um realce maior nos graves, o trastejamento não aparece tanto
Fender e fender! Tenho 46 anos e toco na noitada desde os 15; tenho music man mas o som do fender e inconfundível! Grave médio e agudo! Tudo top!
Tenho um Fender Jazz Bass de luxe 5 cordas Americano. Cara não tem jeito sou músico há mais de 30 anos e com certeza existem diferenças. Mas o SX é um ótimo instrumento, adquiri um. Mas não posso comparar, cada um tem a sua característica. Até porque a diferença é de quase 15.000,00 de um para o outro.
Esse Sx é muito bacana! Mas ter um Fender é um sonho!
qual modelo desse SX?
Nesse caso o Fender teve um som muito melhor. Mas o problema dos baixos da Fender é que existem uns com som muito bom e outros com o som abaixo do esperado, depende bastante do ano e do local de fabricação. Eu já toquei em baixo SX com som melhor que de um determinado Fender.
gostei mais do fender maaaaaaas esse SX tá bem próximo, valendo mt a pena pegar um.
O som do SX tá top heim.
Fender is better to my ears
Fala amigo, qual a sua opinião entre: Sx Sjb755 e um Tagima 535 serie fabricado no brasil. Querendo comprar mais não encontrei em minha região para testar os timbres. Já chegou a testar esses dois modelos?
Certamente o Fender sempre ganha. Mas um MIJ com caps CS 60 contra um SX stock é covardia. Queria ver um Fender stock contra um SX com os CS 60...
Eu tenho um SX com captadores Custom 60 e o som é igual de um Fender, juro mesmo, por isso que nem vou vender kkkkk... O meu SX são aqueles custom hand made feito a mão os primeiros que sairam, até ele e relicado e tals, top dimais uma sonzeira!
Tenho um Ibanez GSR 395, um camarada quer trocar em um SX, vale a pena?
Fender menos ruído e mais ganho, SX mais ruído e menos ganho
Fender é Fender, simples assim
O Fender me pareceu ter o som um pouco mais definido, mas o SX não passou vergonha. Acredito que nenhum Jazz Bass ou qualquer outro modelo será cópia idêntica daquela empresa pioneira, isso é bobagem.
Eu já tive um Fender JB japonês, fabricado no final dos anos 90. Excelente instrumento. Hoje tenho SX sjb75 em Ash e gosto muito dele. Consegui esse instrumento praticamente de graça (troquei por um violão DiGiorgio n. 18 estudante). Em breve colocarei Malagolis custom 60 e elétrica Roslen. Futuramente quero um Warwick ou um Yamaha, mas não vou me desfazer do meu SX. Esse negócio de dar pau em Fender é bobagem. Um cara tocando bem com um Tonante (quem lembra? Kkkkkkk) vai dar pau até em Fodera se o outro músico souber menos. Valeu! 👊🏼
Olá Renato, parabéns pelos vídeos.
Qual sua opinião em relação a estes dois.
Como faço pra identificar que o Fender é Japonês ou Americano ou até mesmo mexicano? E não chinês?
Um grande abraço....
Tem muitos foruns na internet que ajudam. Tipo quando peguei meu fender japonês: o vendedor disse que era japonês da decada de 90. Aí fui pesquisar o serial, e batia. Outras descrições foram aparecendo como: tem a peça que segura a correia no headstock, escrito "crafted in japan" atrás do braço, tem uma barrinha de cobre que liga o captador a ponte. Enfim cada fender tem várias características únicas que mudam todos anos, dependendo do país e do modelo e eles estão todos disponíveis na internet. Isso ajuda muito a consultar, no meu todas as características bateram. Aí comprei:) Tenta ver isso.. acho que pode ajudar
@@RenatoLeiteBass excelente, muito obrigado.....
Já tive um SX, um amigo meu tinha um Fender. A questão é a seguinte: Fender é uma marca grande, o preço dela também é por conta do nome, do rótulo, e por isso é tão caro. Porém, há Fender de excelente qualidade e outros que são medianos. Isso depende da origem. As fábricas da Fender nos EUA e no Japão fabricam excelentes instrumentos, mas há fábricas na China que usam produtos de qualidade inferior, o que se vê normalmente nos modelos Special ou Squire. A SX por outro lado é uma marca honesta, o preço é baixo por não ter tanto nome no mercado, mas o custo benefício é indiscutível.
Neste vídeo especificamente achei o som do SX um pouco melhor, mas o fato de as cordas serem mais novas e os potenciômetros também é algo que faz muita diferença.
Fender Japonês amigo é tão ruim quanto os primeiros mexicanos, há esse mito no Brasil que o baixo Japonês é muito bom, eu deixo passar.
Tu poderia me dizer se a madeira do SX é americana?
srs, entre um sx deste tipo e um tjb 435 (Brasil), qual é melhor? Em termos de som eu vejo que o sx tem menos médios e mais agudos. Mas em construção, qual é o melhor ?
Também tenho essa dúvida.
@@hilariojunior3168 Opa, comprei o meu ontem, agora posso falar com propriedade.
Cara como escrever aqui é foda, talvez sejam melhor copiar o texto e ler no word.
Quero fazer um video, mas já posso adiantar:
Primeiro, tenha certeza que o TJB é Pós Zaganin, para saber isso vc tem q pegar com verniz brilhante e a inscrição hand mande in brazil fica na ponta do headstock, antes disso é estoque velho e não é o mesmo baixo.
As ferragens e caps do tagima são superiores (muito superiores).
A ponte é de alta densidade, tem um camada de cromo aceitável, tem melhores mas o SX não chega perto.
O captador é polêmico, se vc gosta de mais agudo vai de SX mas se vc quer qualidade, uma saída linear, pouca diferença quando se aciona os 2 de uma vez (equilibrio de força), o tagima é melhor.
Construção do corpo: meu tagima veio com 1 peça só alguns tem 2, tem SX que chega a ter 3 peças.Veniz da SX é um pouco superior no brilho mas não sei julgar em camadas. Mas posso assegurar ambos dão pau no Vintage modified da Squier (e que venham as críticas dos iludidos - tive 2)
Ambos são corpos super sólidos mais densos e pesados que o Squier por exemplo, o SX é maior e acho mais desconfortavel,porém é mais bonito por lembrar o tradicional Jazz bass. O da tagima é mais confortável por ser menor e lembra menos o JB.
Braço: aqui fica complicado. O da tagima pode ser escala de pau ferro ou marfim, o SX é maple. DA tagima de marfim é lindo. Novamente o veniz do SX é mais brilhante e tem algo que aprecio muito que é marcação de madre perola em bloco e binding na lateral.
Em termos de conforto pra mim o tagima é bom e o SX é um pouco melhor pois copia mais a fender
Trastes: Tagima é infinitamente superior o tratamento dos trastes
Escudo: tagima é 3 camadas, SX é 1. Qualidade do escudo tagima é ótima. Ele não é mint green, ele é LIGHT mint green, pelo menos no sunburst.
Headstock : náo gostei do papagaio então fico com o Tagima, mas vai de gosto.
MEu veredito: se a grana é curta, SX é ótimo. Se vc pode dispor um pouco mais, Tagima é mais instrumento em termos de construção e Custo x benefício.
Mas volto a frisar: só se for da era Zagannin (já tive o anterior a isso e posso garantir, se for antes do zagannin nem pensa, vai no sx)
@@pfbrodriguez Olá, muito obrigado por compartilhar suas impressões, eu particulamente estou na dúvida entre o TJB, o V3 da Sire e famoso SX que dá pau em Fender, kkkkkk... Parabéns pela sua aquisição!
@@pfbrodriguez fala aew cara. De onde VC tirou essa informação que se não tiver o band made na ponta do headstock não é safra do zaganin?
@@manorawe Observando, comprando e testando vários.
Mas se quiser liga na tagima, eles vão te dizer que 2009 em diante é zaganin, só não vão contar para vc a parte do estoque pré zaganin que tinha naquele ano. Outra opção é a pintura casca de laranja que todos pré zaga tem.
A galera continua batendo nessa tecla que da pau em Fender. Só se for no preço. Já tive os dois. Já tive um Jazz Bass American Standard e um Geddy Lee e um SX. Nem se compara o acabamento a ergonomia e principalmente o som.
O Fender é um excelente Contrabaixo, mas não vale o preço...
sx é um otimo baixo. um otimo custo beneficio. da pra dar aquele upgrade nos caps e cordas. mas falar que da pau em Fender ai já é de mais. tmj abraço
Depende mano. Nem todo Fender é top. Tem algumas series que ficam pau a pau com SX ou até abaixo.
@@H_0_R_u_s pau à pau com o SX, só se for Squier, e não confunda Fender com Squier, apesar de carregar o nome "By Fender"... Fender são outros 500! Não existe SX dar pau em Fender... Existe SX bom, bem regulado, e com as devidas melhorias, como blindagem, mas pra ficar pau à pau? Não existe, esquece isso!
@@BrunoBass96 o amadeiramento é o mesmo, o metal das ferragens é o mesmo a construção é quase a mesma, a única diferença que eu vejo é no circuito talvez. Vi um engenheiro comentando sobre isso que o timbre do instrumento se consiste quase todo no circuito, ele disse que com um bom circuito bem construído e bem estudado vc consegue ter um timbre incrível até em uma tábua velha. Rsrsrsrs mas acredito que no caso um instrumento caro as pessoas pagam por conforto ou pagam pela marca mesmo (não sou contra, o que traz sentido pra vida são os nossos sonhos).
Muito da hora!!!
Ótimo custo benefício
Única coisa que faria no sx seria baixar um pouco mais o captador do braço, quando usa os 2 ao mesmo tempo da pra perceber que o timbre está puxando um pouco mais para o timbre do captador do braço
tinha que estar os dois com a mesma captação para ser mais justo.
Só melhorar a captação, que o nível sobe, eu colocaria um par de emg j-set
Minima diferença entre os dois. O SX está de parabéns, excelente custo benefício👏🎸👏🎸👏th-cam.com/video/Sid2mEyvZPw/w-d-xo.html
O fender capta melhor as frequências, creio que por conta do captador. No vídeo da pra ver que o SX capta menos as frequências médias...se trocar o captador para um melhor, pode dar uma melhorada, porém, se trocar os do Fender tbm para um melhor...o Fenderzinho continuará se saindo melhor.
Mas entre Squier e SX, qual marca entrega melhor construção do instrumento?
@Letícia Araujo Ele disse Squier, não Fender. Pelo amor de deus né.
o cap da ponte do SX tem menos ganho que o do braço, mesmo com os dois abertos dá pra perceber que o som fica mais pra braço do que ponte! acho que um fender ali na ponte ja ajudaria muito !
tenho um SX super regulado, cordas 045, escudo branco da fender, corpo em ash, blindado e com captação malagoli
Não vejo como um fender perder para um sx
Talvez o grande problema é vc ter um baita instrumento com um baita timbre, mas o local tem um PA xing ling e seu som sai igual a de um tonante....
Os vídeos que tenho visto fazendo comparações entre Fender e SX, nenhum usam os mesmos capitadores para ambos, obvio que teremos diferenças no som. Acredito que ao trocar os capitadores do SX que de fabrica vem com imã de cerâmica sendo de baixo custo por capitadores de ímã de alnico, o som terá uma melhora significativa na sua qualidade.
ja certeamenti SX conus bifus jazz bass.
O fender beeem melhor!
Comparar um caps da fender caríssimo com caps SX básicos... Não demonstram a qualidade da fender...ser melhor.
Fender é Fender!
Se tivesse colocado uns Malagoli dava pau em fender deluxe kkkkkkkkk !!!!!
Bom vídeo Renato! Já tive um SX e tenho um Fender. O SX tem o braço um pouco maior no neck pocket que faz com que ele seja um pouco menos confortável. Sonoramente, dos testes que já fiz, sinto a falta de um pouquinho de médio agudo no SX.
Realmente, fica bem próximo da sonoridade. Já pude testar um SX, além do ótimo som e playability, posso dizer que a "razão preço x qualidade" desse baixo faz os squier (california e affinity) parecerem uma piada.
Cara, escutei num.fone de qualidade aqui, e a fender continua sendo fender.
Não a fender virou sx.
Diferença em volume mas o timbre é praticamente igual.
Tenho um Fender Mexicano JB de 1995 é é um monstro o som dele. Nem se compara com o SX. Apesar de eu gostar do custo benefício deles. Todo o baixo é superior. Só tocando para sentir o que é o Fender...abraço. Mas é minha apenas minha opinião.
Renato, to aifm de fazer aula contigo, cê é de SP?
sou sim me add no whats 11 97383 2966
Bem bacana, Renato.
Independente do baixo, o que vai fazer a diferença mesmo é o baixista. Se souber tocar bem, o som vai sair independente da marca.
Fala Renato, agora poderia fazer um Fender vs. Sx versão Precision kskdkzk, ficaria show!!
Coloquei os mesmos caps do renato (custom 60) em um eagle meu, está com uma sonzeira.
N tem discussao. O sx é um bom contrabaixo mas o fender e um fender ne
É como eu disse no vídeo do Junior Cap, meu primeiro contato com o contrabaixo foi com um Fender Precision Bass de 1989 (que até hoje, eu não entendo como o dono me deixou pegar), e eu me senti maravilhado... Anos depois, comprei meu primeiro baixo, um Jazz Bass da Tagima, e com o tempo, fui fazendo upgrades, coloquei captadores melhores, coloquei um circuito passivo da Roslen (sim, passivo, com capacitor Orange bleed à óleo, gosto do som tradicional do Jazz Bass), regulei, blindei... Me satisfez? Muito, tanto que eu ainda toco com ele até hoje, e ele é meu favorito, dos dois baixos que eu tenho, mas Fender é Fender, não tem comparação não... Quem abre a boca pra dizer que dá pau em Fender, já pode procurar o manicômio mais próximo! SX é bom? É sim, mas né? Sejamos sensatos!
Todos dois são ótimos baixos...mais o fende ganha mais esse sx aí da pau em outros baixos.
Este SX é o modelo que usa o swamp ash, não é? Realmente esta linha é muito boa....mas não podemos confundir com as demais series da SX que usam basswood. Estes com basswood não são tão bons. É un erro pensar que qquer sx chega nesse som.
Cara...o SX tem uma sonzeira...faz um comparativo com o Tagima hand made da de cada de 90 tbem...Valeu
Sacanagem hein !
\,,/
Fender é melhor em madeira. Som. Eletrônica. Ferragens. Aí vem a questão. A diferença não é equivalente no preço. Diferença mediana. Dos produtos. Diferença do preço altamente gigantesca. Então lógico que quem quer gastar pouco. Vai de sx. Bom preço com qualidade que chega perto do fender que custa 4 x mais
Esse Sx tá sem Punch tenho um e a maior pressão , agora a galera tem que parar com isso e Claro que o Fender e melhor mas em Relação custo benefício o Sx ganha lavada de muitas outras marcas por aí,eu tinha um Sx com Caps Dimarzio Ultra Jazz e Circuito EMG que dava pau em um fender México Deluxe da minha igreja
Os Fender MIA sao superiores, por exemplo. Depende do gosto da pessoa e do orçamento também.
A diferença é muito grande!!! Parabéns pelo teste honesto.
Diferença gritante, Fender é fender mas o SX tem seus méritos devido ao custo benefício. Agora não vamos querer promover ele ao nível do Fender pq é forçar uma barra.
Comparação completamente equivocada amigo.... Coloca os Custom 60 no SX e compara com o Fender original.... Assim fica difícil, neh ?
Não consigo entender o que você ta dizendo, onde vc quer chegar
@@RenatoLeiteBass Vc ta comparando um Fender com pickups Custom 60 com um SX que está com os captadores originais ?
@@pocotarock2199 Sim, e mesmo assim o sx não faz feio. Tem um vídeo meu falando contra trocar captador de sx.
Renato Leite entendo, mas o som do SX ta mais baixo e magro, exatamente por causa co captador chinês. Ainda vejo como uma comparação de um carro mil com um carro tipo Jetta. Tive os 2 baixos em questão ( O fender ainda tenho). Ambos soam bem se o SX que tenha meia bobina receba pickups novos. Abs
@@pocotarock2199 acho q VC deu uma boa resumida: comparar fender com sx é como comparar um gol quadrado com um jetta. Se VC colocar turbo no gol ele pode ate ser mais rápido q o jetta, mas sera sempre um gol quadrado. Resumindo ainda maia: vai do go$to do cliente.
O SX é bem melhor q isso...
Não é um Fender, mas aconselho...
O Fender tem o som mais cheio, mais aveludado, e mais encorpado que o SX. Moral da história; não dá pau em fender.
Se o cara não tem grana pra comprar um fender, conta outra história beleza! Porque essa que SX dá pau em fender, não colar.
Se troca corda? Kkkk
Ta na hora já... hahaha sempre ta...
Não sei porque, mais sabe, Fender é fender tem mais blilho
Se dar pau em fender, no teu é que não deu hahahahahahaha
Na boa... aumento um pouco o medio é o volume do SX e com o troco da diferença absurda, compro uma motoca pra levar a gatinha pra dar um rolê e fazer umas viagens ... fender... aff... sonho americano implantado na cabeça de papagaio sem miolo... como já dizia o próprio americano steve jobs: "somos mestres em crias necessidades que não existiam"... se liga moçada...
Tenho um SX com cap. CS 60 e fala muito, dependendo o fender o SX da pau sim.
Ter um baixo de 500000000 é modinha, a galera que pagou uma fortuna num baixo detesta ter que admitir isso.
mas que equalização ruim ..rsrsrs que isso esse fender ta parecendo um strinberg ...tira esse agudo kkkk
O Fender em tudo é primeira qualidade, Sx não, os chinês faz os instrumentos com baixo custo, por isso que sempre vai ser ruim perto de um Fender..