CONVERSÃO E SANTIFICAÇÃO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 เม.ย. 2024
  • CONVERSÃO E SANTIFICAÇÃO
    “Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.” (Marcos 14:31).
    Não obstante todo o intenso treinamento que Pedro e os demais Apóstolos receberam durante três anos, a avaliação de Jesus era que eles ainda não estavam prontos. Dentre eles, Pedro, um dos mais treinados e com mais experiências acumuladas no relacionamento com o Mestre, seria a imagem dessa inadequação.
    A firmeza de Pedro e sua personalidade forte o levaram a assumir o compromisso de, se necessário, entregar a própria vida por fidelidade a Jesus, mas ele não fez isso sozinho, os demais Apóstolos também se comprometeram.
    Todo relacionamento verdadeiro com o Jesus passa por dois processos: um imediato e outro mediato. Um de curto prazo e outro que dura toda a vida. O primeiro processo é a conversão. Uma decisão interna e firme de abandonar o pecado para seguir a Cristo. Toda conversão verdadeira passa, em primeiro lugar, pelo arrependimento e produz uma mudança radical de vida, em geral, facilmente percebida.
    Paulo resumiu essa mudança radical de princípios e valores quando declarou:
    “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:19-20).
    Não interessa se você participa de rituais religiosos e até possui um cargo na Igreja. O momento da conversão foi explicado por Jesus a Nicodemos, um sacerdote, como um novo nascimento:
    “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:5-6).
    O segundo processo, que é a santificação, se inicia imediatamente após a conversão. Normalmente, quando nascemos de novo, nossos defeitos permanecem lá no mesmo lugar, escondidos em suas fortalezas a dizer: “Daqui não saio!” Porém, à medida que ampliamos o nosso relacionamento com Jesus e com sua Palavra, à medida que interagimos com o Espírito Santo, ele começa a falar à nossa consciência, confrontando nossos pecados e colocando luz em nossas trevas.
    A santificação refere-se ao longo processo no qual cada discípulo de Jesus é transformado à imagem e semelhança de Cristo. Ela tem profundo impacto no caráter a nas ações do discípulo.
    “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2 Pedro 1:3-4).
    Algumas pessoas são muito rápidas nesse processo, pois são sensíveis à voz do Espírito e desejam a mudança. Na verdade, elas se sentem felizes e aliviadas com ela. Outras pessoas vão gastar uma vida inteira para dar pequenos passos, mas é assim mesmo.
    Embora a conversão seja imediata, todos que amamos a Jesus e lhe entregamos o governo de nossa vida, que verdadeiramente o recebemos como Senhor e Salvador, estamos em processo de santificação. É como se estivéssemos muito sujos e tivéssemos que tomar muitos banhos e esfregar bastante para ficar livres da sujeira. Assim aconteceu com os Apóstolos, assim acontece com cada um de nós. Usufruindo das misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã, seguimos nossa caminhada para nos tornar, a cada dia, mais e mais semelhantes a Cristo.
    #jesus #bastaumapalavra #evangelhodemarcos #santificação #conversão

ความคิดเห็น • 7