Aaah a Tati tem um jeitinho tão redondinho de falar que ela pode tá falando de qualquer coisa que eu vou prestar a atenção ❤️ Inclusive por causa dela voltei a ler meus livrinhos
Otto Maria Carpeux tem um capítulo divertidíssimo sobre Eurípedes, Esquilo e Sófocles na sua História da Literatura Ocidental. Além disso, contextualiza muito bem o significado do teatro para os gregos, como vc fez bem rapidinho no início. Enfim, ótimo vídeo, fiquei aterrorizado imaginando as coisas que Medéia seria capaz de fazer!
Eu acho interessante que o público diz que Medéia fez tudo isso porque foi largada, foi por amor, mas não, Medéia fez isso, por que foi desonrada, pq Jasão fez uma promessa de ficar com ela no templo de sua madrinha, Hécate. Então quando jasão quebrou sua promessa, digamos que a honra de Medeia foi para o lixo, principalmente por que ela fez tudo por ele. Então, todos seus atos (que não se justifica) foi para recuperar sua honra. e para os gregos a honra é mais importante do que dinheiro, já por visto por exemplo o Aquiles em Ilíada, veja o que aconteceu, quando o rei tira seu prêmio, ele foi desonrado, e veja o que aconteceu. Pois bem, Jasão foi muito babaca com ela. E para ela nada mais justo do que tirar tudo dele, casamento, reino, dinheiro, fama e descendência . Olha eu sei que o que ela fez foi horrível, mas Medéia, fala um "a" e eu já grito: A Patroa!!!!
ué, mas a traição do marido, ao se casar com outra e abandoná-la inclusive sabendo que seria deportada - já não é, também, desonra? (também não acho que ela tinha exatamente amooor por Jasão)
@@tatifeltrin No contexto grego, não. É algo ofensivo? Sim, mas é uma ofensa comum ao modo como as relações sociais se davam e é algo horizontal (entre mortais), então nem se questionava isso. Já a desonra causada por Jasão, como o Alec Mess disse; é terrível por atingir diretamente algo MUITO sagrado aos gregos: é uma promessa feita diante de uma Deusa em um templo (ele foi DOIDO de fazer isso, com os Deuses não se brinca kkk). É uma desonra a nível vertical (entre mortais e Deuses). Aproveitando o ensejo: quando Medeia diz que prefere matar os filhos a vê-los mortos pelos inimigos é algo MUITO REAL para os gregos, principalmente para os atenienses, para compreender isso só levando em consideração que é um mundo em que se vive quase que permanentemente em guerra (dos 80 anos que Platão viveu em 70 deles Atenas estava envolvida em alguma guerra) e sob o risco de tornar-se escravo do inimigo (o próprio Platão, aristocrata e filósofo já reconhecido em vida foi vendido como escravo e só escapou porque amigos o compraram- cair nas garras do inimigo é cruel). Temos o exemplo da Odisseia (entre muitos outros), a mulher que ficou para escrava sexual de Aquiles era filha de um rei e sacerdotisa de Apolo (que se achando ofendido pelo que fizeram lança uma peste sobre as tropas gregas), ou seja, não importa quem você é; perdeu a guerra seu destino será cruel. Então essa cena fala muito sobre a mentalidade da época e essa justificava é perfeitamente sustentável.
Entendo, mas ao dizer que mataria os filhos para que eles não caiam nas mãos dos inimigos: a) a plateia/o leitor não se esquece de que em cena anterior, enquanto ela montava o plano, a morte dos filhos já estava decidida; b) ela não pensou nisso antes de enviar os presentes para a princesa? Medeia dispôs os filhos como peças em um jogo de tabuleiro. Essas crianças tiveram o enorme azar de terem pais como Medeia e Jasão.
@@robertina7239 Acho que vc se confundiu no final. A sacerdotisa de Apolo tornou-se escrava de Agamenon e não de Aquiles. E isso está registrado na Ilíada e não na Odisséia.
Eu amei Medeia, foi a obra que efetivamente mudou a minha vida, me fez querer ler mais e mudou a minha escrita e imaginação, mas eu acho que o maior êxito da trama é o que Eurípedes faz com Medeia. Ela é uma personagem INSANAMENTE complexa, tem nela ambos traços da heroína (pessoa menospreza, traída, desafortunada pelo destino, uma verdadeira "underdog") e tbm traços de uma vilã bem bárbara (todas as atrocidades cometidas por ela). Muito se debate sobre a classificação da personagem (heroína trágica, vilã trágica), mas eu diria que ela é verdadeiramente um paradoxo, Euripedes criou talvez a personagem mais complexa de toda literatura e nos fez passar pano pra personagem sem nem tentar. Euripedes, por exemplo, nos assegura das propriedades mentais de Medeia a fim justamente de negar o argumento de que "ela fez isso pq tava louca". A construção da personagem faz com que seja difícil condená-la, pois de certa forma o leitor QUER que ela se vingue, o leitor compra a vingança dela devido á tamanha injustiça acometida á personagem. É compreensível (mas não justificável) que uma pessoa que se dedicou tanto á ajudar outra pessoa se comporte de forma errática após tamanha ingratidão. ATENÇÃO SPOILERS Sobre o crime cometido no final, não creio que ela matou os filhos apenas por um senso de "proteção", era primariamente uma vingança contra Jasão, o maior golpe que poderia ser dado á Jasão seria a perda de sua prole, ela sabia que ele não a amava, mas que amava os filhos. Foi a definitiva e arrasadora vingança que ele merecia por fazer o que fez com ela e novamente entra na moral da história: até onde alguém pode ir pra se vingar? Medeia foi além, a vingança dela reverberou nela própria, pra se vingar ela matou tbm seus próprios filhos, sua própria prole. De certa forma, ela matou o amor que sentia por Jasão, os filhos, como fruto do amor dos dois, morreram de forma tbm a simbolizar o fim desse amor, um amor assassinado primeiro por Jasão ao desprezar Medeia e agora por Medeia ao desprezar Jasão e matar o fruto do amor deles.
Eu estava enrolando para começar meu conto baseado na lenda de Medéia e Jasão... e nem sabia por onde começar a pesquisa. De repente, eis que YTube me sugere esse vídeo da Tatiana! 😃Muito bom!!! Minha mente clareou, relembrei da lenda do tosão de ouro, do danado do Jasão sendo auxiliado pela princesa... relembrei dos Argonautas... tudo ficou mais simples pra mim. Valeu, Tati. Dá gosto ouvir você fazendo resenhas, você vai direto ao ponto, sem mimimi. 🤩
Tati, tem uma adaptação brasileira dessa peça, de Chico Buarque e Paulo Pontes, chamada Gota D'água. Quando li Medeia pela primeira vez foi sugerido na faculdade fazer a leitura de Gota D'água, e achei muito interessante o como a releitura dessa peça de forma abrasileirada também foi impactante para mim!!
Nem o Inferno de Dante, em seu mais profundo círculo, é capaz de traduzir a capacidade de uma MULHER (aqui em letras garrafais mesmo) ferida/traída/magoada em se vingar: Medeia é a prova disso. p.s.: com Tatiana, há desde literatura clássica, até Sr. Madruga, Dexter... só faltou "Asterix e o velocino de ouro". E ainda, sanei mais uma de minhas ignorâncias: saber que Lars von Trier (Dogville: um dos meus filmes preferidos) fez uma versão de Medeia. Minha maior descoberta do ano nesse limbo que o TH-cam é.
Medeia é uma das personagens mais interessantes da mitologia grega. Tati, ainda nem nos recuperamos da trilogia de Arthur e vc já vem com outro livrão kkkkk Maravilhoso!
Tatiana, o que mais me cativa nesta história é o conflito interno de Medeia. Ela ama os filhos, mas odeia o que Jasão fez com ela. No fim, não parece que ela está decidida a se vingar, mas, sim, que foi vencida pelo ciúme e pela ira. Tanto que, na cena da carruagem, ela está com os corpos dos filhos e não aparenta ser alguém escapando dos crimes, mas alguém que se auto-exila. Ela condena a si mesma a passar o resto dos dias velando os filhos que ela própria matou. Uma tensão entre ira e culpa (neste caso, de matar os filhos que, repito, ela amava. Ela tem vários momentos de hesitação por causa disso). Esse desdobramento é muito significativo para mim, pois me faz pensar sobre o poder caótico dos nossos sentimentos.
Tatiana é a pessoa que eu dou like antes mesmo de assitir o vídeo. Parabéns!
4 ปีที่แล้ว +12
Uma vez eu comentei que me inspirava em seus vídeos embora meu foco fosse livros de biografias e historia da musica, mas na pandemia resolvi fazer uma "varredura histórica" a partir de Homero. Dentre outros, Li a Ilíada e a Odisseia, começando Eneida eneida agora.... muito obrigado!!!
A peça toda há um sentimento de clamor justiça pairando no enredo. O interessante é como esse sentimento começa com Medeia e vai ficando contra ela no desenrolar dos acontecimentos da trama. Os inocentes(os filhos) são sempre os que pagam o preço! O interessante é ver como Medeia preferiu a vingança, mesmo após o Rei Egeu de Atenas lhe assegurar um refúgio. A cena final da briga entre ela e Jasão, após o assassinato dos filhos, mostra que na verdade não tem nenhuma "inocência" em Jasão e Medeia. Cobra com cobra, não se sabe qual é o pior!
Só sei que eu estou lendo aquele maravilhoso kit de 3 HQs Kingstone da Bíblia, que tem na Amazon, e com a Bíblia NVI em conjunto. E também estou lendo O homem do castelo alto do Philip Dick. E.. tem pilhas me esperando e.. não sei se vou conseguir reler A revolta de Atlas este ano ainda..☹
Essa peça é realmente incrível! E apesar de ser trágica, eu achei mais “tranquila” do que a peça Herácles, do próprio Eurípides, que descreve com detalhes como Hércules mata os filhos.
Existe uma leitura de que para a Medeia, que não é grega, a morte dos filhos é o corte final nos laços que ela tem com Jasão. É como se fosse o divórcio. Não lembro onde eu vi essa leitura, mas era de uma historiadora que falava sobre os povos que não seguiam os costumes gregos.
Adorei a história, eu não conhecia, Tatiana. Assim, não lerei tão cedo porque tem MUITA indicação sua que eu preciso ir atrás HAHAHAHAHAHAHA mas entrou pra whishlist.
Excelente video. O seu relato do livro ficou muito bom. É bom lembrar ainda que só havia homens nas peças teatrais gregas. Mulheres não participavam, mas possivelmente assistiam.
Medeia, uma personagem super atual: possessiva, vingativa e apaixonada. Medo. Tati, suas análises são as melhores. Já maratonei a playlist inteira de shakespeare arrumando a casa! E minha lista shakespeariana só multiplica. Gratidão.
Tati, eu comecei a dar um curso de história da cenografia aqui no TH-cam e estou desenvolvendo exatamente o teatro grego primeiro, e Medeia realmente, acredito eu, a maior tragédia grega, e fazendo a análise de como ela ocorria nos anfiteatros era maravilhoso.
Raaapaz, acho que esse enredo foi o mais "diferentão" que já escutei. Já quero ler e o livro já estava na minha wishlist o vídeo da Tati só ratificou a vontade de tê-lo (agora aguardar promo 🤑).
Eu queria só 5% da memória da Tati pra lembrar de tantos detalhes de uma história, hahaha. Meu Deus, se pudesse, eu passaria um dia vendo suas resenhas. Feliz dos alunos que já assistiram uma aula dela. ♥️
A observação sobre as peças serem retiradas do repertório social é aplicável mais às tragédias. No caso da comédias, eram, como regra, textos produzidos pelo autor.
Viciada em leitura desde que descobri o canal. É assistir a um vídeo e minha lista de "livros para ler" aumenta. Como reflexo assinatura da Amazon vai fazer 1 ano e a cada fim de semana faço incursões aos sebos da minha cidade, que confesso, nem sabia que existiam tantos. Obrigada Tatiana!!!
Terminei Romeu e Julieta e achei incrível!serio já contei a história para minha vozinha,mãe,vizinho...kkk um livro magistral.Agora estou lendo hamlet que é um pouco mais complexo e estou gostando muito!recomendo demais a leitura !
Eu não conhecia a Medeia. Nossa, ela é gente boa pra caramba. 🤪😅 Preciso pesquisar mais. Muito obrigada Tati. Viciada em Dire Straits por sua causa kkkkk. Um forte abraço.
Tati, desde já mt mt obrigado pelo seu trabalho 🙏😁 eu gostaria de saber como você lida com fontes secundárias (textos de apoio, introduções, comentarios etc)? Vc vai lendo junto com a leitura do livro ou os lê antes/depois?? Obrigado, desde já!🙏
"eu não sei como é que vocês lidam com spoilers de peças escritas no século 5 antes de Cristo..." essa eu ri kkkkkk
Amazon do Brasil: patrocine essa mulher! Vai ser batata!
"Fé nas malucas" seria a expressão moderna para definir o relacionamento de Jasão e Medeia
Medeia: uma deusa, uma louca, uma feiticeira... Ela é demais! hahaha
😅 (ok, mas eu não queria ser amiga da Medeia, não, 😅)
@@tatifeltrin nem eu, rs
Quando beija minha boca e se entrega inteira... Meu Deus, ela é demaiaaais!! Ksksksks
@@tatifeltrin acho que vc não pegou a referência kkkkkk
@@tillback Ela sabe me prender como ninguém
.Tem seus mistérios. Sabe se fazer como ninguém. Meu caso sério. kkkkkkk
Sensacional! Eu não conhecia 🤪 kkkk amei! Vou pesquisar mais ❤️ (tati sempre me ensinando mais do q qualquer curso kkk)
Exatamente!!! O canal da Tati dá banho em muitos cursos por aí. Amo!
Concordo ❤
Duas Divas ,assistam o canal da Bruna Martiolli !!! Vão se apaixonar ❤️❤️❤️
Sim ❤️
ah se meus professores da facul explicassem com tanta clareza...
A minha busca paraou qnd cheguei aqui no canal … q narração maravilhosa ! N deixo mais de vir aqui nesse canal jamé! 😊
Aaah a Tati tem um jeitinho tão redondinho de falar que ela pode tá falando de qualquer coisa que eu vou prestar a atenção ❤️ Inclusive por causa dela voltei a ler meus livrinhos
É verdade. Ela tem um jeito peculiar de fazer as resenhas.
Concordo
Otto Maria Carpeux tem um capítulo divertidíssimo sobre Eurípedes, Esquilo e Sófocles na sua História da Literatura Ocidental. Além disso, contextualiza muito bem o significado do teatro para os gregos, como vc fez bem rapidinho no início. Enfim, ótimo vídeo, fiquei aterrorizado imaginando as coisas que Medéia seria capaz de fazer!
Eu comecei a ler o teatro grego por causa desse texto do Carpeaux!
Eu acho interessante que o público diz que Medéia fez tudo isso porque foi largada, foi por amor, mas não, Medéia fez isso, por que foi desonrada, pq Jasão fez uma promessa de ficar com ela no templo de sua madrinha, Hécate. Então quando jasão quebrou sua promessa, digamos que a honra de Medeia foi para o lixo, principalmente por que ela fez tudo por ele. Então, todos seus atos (que não se justifica) foi para recuperar sua honra. e para os gregos a honra é mais importante do que dinheiro, já por visto por exemplo o Aquiles em Ilíada, veja o que aconteceu, quando o rei tira seu prêmio, ele foi desonrado, e veja o que aconteceu.
Pois bem, Jasão foi muito babaca com ela. E para ela nada mais justo do que tirar tudo dele, casamento, reino, dinheiro, fama e descendência .
Olha eu sei que o que ela fez foi horrível, mas Medéia, fala um "a" e eu já grito: A Patroa!!!!
ué,
mas a traição do marido, ao se casar com outra e abandoná-la inclusive sabendo que seria deportada - já não é, também, desonra?
(também não acho que ela tinha exatamente amooor por Jasão)
@@tatifeltrin No contexto grego, não. É algo ofensivo? Sim, mas é uma ofensa comum ao modo como as relações sociais se davam e é algo horizontal (entre mortais), então nem se questionava isso.
Já a desonra causada por Jasão, como o Alec Mess disse; é terrível por atingir diretamente algo MUITO sagrado aos gregos: é uma promessa feita diante de uma Deusa em um templo (ele foi DOIDO de fazer isso, com os Deuses não se brinca kkk). É uma desonra a nível vertical (entre mortais e Deuses).
Aproveitando o ensejo: quando Medeia diz que prefere matar os filhos a vê-los mortos pelos inimigos é algo MUITO REAL para os gregos, principalmente para os atenienses, para compreender isso só levando em consideração que é um mundo em que se vive quase que permanentemente em guerra (dos 80 anos que Platão viveu em 70 deles Atenas estava envolvida em alguma guerra) e sob o risco de tornar-se escravo do inimigo (o próprio Platão, aristocrata e filósofo já reconhecido em vida foi vendido como escravo e só escapou porque amigos o compraram- cair nas garras do inimigo é cruel). Temos o exemplo da Odisseia (entre muitos outros), a mulher que ficou para escrava sexual de Aquiles era filha de um rei e sacerdotisa de Apolo (que se achando ofendido pelo que fizeram lança uma peste sobre as tropas gregas), ou seja, não importa quem você é; perdeu a guerra seu destino será cruel. Então essa cena fala muito sobre a mentalidade da época e essa justificava é perfeitamente sustentável.
Entendo, mas ao dizer que mataria os filhos para que eles não caiam nas mãos dos inimigos:
a) a plateia/o leitor não se esquece de que em cena anterior, enquanto ela montava o plano, a morte dos filhos já estava decidida;
b) ela não pensou nisso antes de enviar os presentes para a princesa?
Medeia dispôs os filhos como peças em um jogo de tabuleiro.
Essas crianças tiveram o enorme azar de terem pais como Medeia e Jasão.
@@robertina7239 Acho que vc se confundiu no final. A sacerdotisa de Apolo tornou-se escrava de Agamenon e não de Aquiles. E isso está registrado na Ilíada e não na Odisséia.
Livro bonito, capa bonita, grego antigo língua maravilhosa.
Eu amei Medeia, foi a obra que efetivamente mudou a minha vida, me fez querer ler mais e mudou a minha escrita e imaginação, mas eu acho que o maior êxito da trama é o que Eurípedes faz com Medeia. Ela é uma personagem INSANAMENTE complexa, tem nela ambos traços da heroína (pessoa menospreza, traída, desafortunada pelo destino, uma verdadeira "underdog") e tbm traços de uma vilã bem bárbara (todas as atrocidades cometidas por ela). Muito se debate sobre a classificação da personagem (heroína trágica, vilã trágica), mas eu diria que ela é verdadeiramente um paradoxo, Euripedes criou talvez a personagem mais complexa de toda literatura e nos fez passar pano pra personagem sem nem tentar. Euripedes, por exemplo, nos assegura das propriedades mentais de Medeia a fim justamente de negar o argumento de que "ela fez isso pq tava louca". A construção da personagem faz com que seja difícil condená-la, pois de certa forma o leitor QUER que ela se vingue, o leitor compra a vingança dela devido á tamanha injustiça acometida á personagem. É compreensível (mas não justificável) que uma pessoa que se dedicou tanto á ajudar outra pessoa se comporte de forma errática após tamanha ingratidão.
ATENÇÃO SPOILERS
Sobre o crime cometido no final, não creio que ela matou os filhos apenas por um senso de "proteção", era primariamente uma vingança contra Jasão, o maior golpe que poderia ser dado á Jasão seria a perda de sua prole, ela sabia que ele não a amava, mas que amava os filhos. Foi a definitiva e arrasadora vingança que ele merecia por fazer o que fez com ela e novamente entra na moral da história: até onde alguém pode ir pra se vingar? Medeia foi além, a vingança dela reverberou nela própria, pra se vingar ela matou tbm seus próprios filhos, sua própria prole. De certa forma, ela matou o amor que sentia por Jasão, os filhos, como fruto do amor dos dois, morreram de forma tbm a simbolizar o fim desse amor, um amor assassinado primeiro por Jasão ao desprezar Medeia e agora por Medeia ao desprezar Jasão e matar o fruto do amor deles.
Eu estava enrolando para começar meu conto baseado na lenda de Medéia e Jasão... e nem sabia por onde começar a pesquisa. De repente, eis que YTube me sugere esse vídeo da Tatiana! 😃Muito bom!!! Minha mente clareou, relembrei da lenda do tosão de ouro, do danado do Jasão sendo auxiliado pela princesa... relembrei dos Argonautas... tudo ficou mais simples pra mim. Valeu, Tati. Dá gosto ouvir você fazendo resenhas, você vai direto ao ponto, sem mimimi. 🤩
Tati, tem uma adaptação brasileira dessa peça, de Chico Buarque e Paulo Pontes, chamada Gota D'água. Quando li Medeia pela primeira vez foi sugerido na faculdade fazer a leitura de Gota D'água, e achei muito interessante o como a releitura dessa peça de forma abrasileirada também foi impactante para mim!!
Acabei de ler na edição da Companhia das Letras, simplesmente amei!!! ❤Teatro Grego❤
A Tati e o Dom de aumentar minha wishlist na Amazon! Tenha dó do meu bolso, Tatiana! 😂😂😂
Lavando louça e ouvindo essa mulher maravilhosa
05:11 pô sacanagem, o carneiro salva ele e depois vira oferenda? Enfim, a hipocrisia
(eu, só pensando em quão fofo seria um carneirinho alado...)
@@tatifeltrin num é, menina? Sacanagem...
Fiquei com dó do carneiro alado q não fez mal pra ninguém!!! hahaha
Nem o Inferno de Dante, em seu mais profundo círculo, é capaz de traduzir a capacidade de uma MULHER (aqui em letras garrafais mesmo) ferida/traída/magoada em se vingar: Medeia é a prova disso.
p.s.: com Tatiana, há desde literatura clássica, até Sr. Madruga, Dexter... só faltou "Asterix e o velocino de ouro". E ainda, sanei mais uma de minhas ignorâncias: saber que
Lars von Trier (Dogville: um dos meus filmes preferidos) fez uma versão de Medeia.
Minha maior descoberta do ano nesse limbo que o TH-cam é.
Medeia é uma das personagens mais interessantes da mitologia grega. Tati, ainda nem nos recuperamos da trilogia de Arthur e vc já vem com outro livrão kkkkk Maravilhoso!
tatianagfeltrin,gratidão pelos seus ensinamentos.
Tatiana, o que mais me cativa nesta história é o conflito interno de Medeia. Ela ama os filhos, mas odeia o que Jasão fez com ela. No fim, não parece que ela está decidida a se vingar, mas, sim, que foi vencida pelo ciúme e pela ira. Tanto que, na cena da carruagem, ela está com os corpos dos filhos e não aparenta ser alguém escapando dos crimes, mas alguém que se auto-exila. Ela condena a si mesma a passar o resto dos dias velando os filhos que ela própria matou. Uma tensão entre ira e culpa (neste caso, de matar os filhos que, repito, ela amava. Ela tem vários momentos de hesitação por causa disso). Esse desdobramento é muito significativo para mim, pois me faz pensar sobre o poder caótico dos nossos sentimentos.
Bom dia, minha musa. Aqui de plantão aprendendo com vc. Indispensável!
Tatiana é a pessoa que eu dou like antes mesmo de assitir o vídeo. Parabéns!
Uma vez eu comentei que me inspirava em seus vídeos embora meu foco fosse livros de biografias e historia da musica, mas na pandemia resolvi fazer uma "varredura histórica" a partir de Homero. Dentre outros, Li a Ilíada e a Odisseia, começando Eneida eneida agora.... muito obrigado!!!
A peça toda há um sentimento de clamor justiça pairando no enredo. O interessante é como esse sentimento começa com Medeia e vai ficando contra ela no desenrolar dos acontecimentos da trama. Os inocentes(os filhos) são sempre os que pagam o preço! O interessante é ver como Medeia preferiu a vingança, mesmo após o Rei Egeu de Atenas lhe assegurar um refúgio.
A cena final da briga entre ela e Jasão, após o assassinato dos filhos, mostra que na verdade não tem nenhuma "inocência" em Jasão e Medeia. Cobra com cobra, não se sabe qual é o pior!
Nem terminei o vídeo, mas já o coloquei na lista da Amazon :)
Fiquei curioso com o Aranha Negra, mas Medeia tbm tá valendo kk. Ansioso pela leitura conjunta da Bíblia como obra literária tbm. Valeu, Tati.
Estou bolando essa leitura conjunta para não me sobrecarregar, mas logo a gente conversa direitinho sobre :)
Também estou ansiosa esperando pela leitura conjunta, inclusive já comprei o livro
Indicado pela Tati 😉
Oi! Quando e onde ela disse isso?
@@tatifeltrin Tati, por curiosidade, qual a tradução que você tem da Bíblia.
Só sei que eu estou lendo aquele maravilhoso kit de 3 HQs Kingstone da Bíblia, que tem na Amazon, e com a Bíblia NVI em conjunto. E também estou lendo O homem do castelo alto do Philip Dick. E.. tem pilhas me esperando e.. não sei se vou conseguir reler A revolta de Atlas este ano ainda..☹
O que eu amo nesse canal é que tem spoilers meu povo! ❤️
Bem contado! Uau...
Você tem o dom... Nossa fico maravilhada com suas resenhas, que para mim é contar uma história.
Sensacional.
Tati , eu adoraria ver um projeto de leitura das peças gregas , elas são incríveis e ainda hoje são muito atuais ❤️
Essa peça é realmente incrível!
E apesar de ser trágica, eu achei mais “tranquila” do que a peça Herácles, do próprio Eurípides, que descreve com detalhes como Hércules mata os filhos.
Excelente resenha! Parabéns!
Existe uma leitura de que para a Medeia, que não é grega, a morte dos filhos é o corte final nos laços que ela tem com Jasão. É como se fosse o divórcio. Não lembro onde eu vi essa leitura, mas era de uma historiadora que falava sobre os povos que não seguiam os costumes gregos.
Aiai, peças gregas sempre levando os dramas familiares a outro nível kkk
Tati, nossa verdadeira deusa grega❣
Excelente resenha, Tatiane. Você resumiu bem a obra, que é bem impactante mesmo.
Que mulher terrível!!! Que peça maravilhosa!!!
Adorei a história, eu não conhecia, Tatiana. Assim, não lerei tão cedo porque tem MUITA indicação sua que eu preciso ir atrás HAHAHAHAHAHAHA mas entrou pra whishlist.
Excelente video. O seu relato do livro ficou muito bom. É bom lembrar ainda que só havia homens nas peças teatrais gregas. Mulheres não participavam, mas possivelmente assistiam.
@@mjfilho33 Isso. Todos os personagens eram interpretados por homens.
Maravilha!!!!
Uma peça fabulosa! Amo a Ópera de Cherubini nela baseada, principalmente na interpretação de Maria Callas.
Tati, sua linda! Obrigado por ligar mais esse livro a mim. Estou sempre buscando os livros par ler os livros você resenha no seu canal.
amo está peça❣️💟💞💝💖💓💗💕😍
Coincidentemente eu estava lendo essa peça naquela edição "O melhor do Teatro Grego" e AMEI! Esse e o do Édipo Rei foram os melhores pra mim.
Quando as bibliotecas abrirem vou ler essa peça . Parece ser ótima.
Medeia acabou de se tornar minha heroína.
Adoro a forma como Tati fala nos vídeos, mesmo dando spoiler a vontade de ler continua grande.
Vídeo da Tati eu já chego dando like! 😍
Comprei este livro no começo do mês por causa de sua indicação :)
Começarei a ler depois que terminar Frankenstein.
Medeia, uma personagem super atual: possessiva, vingativa e apaixonada. Medo. Tati, suas análises são as melhores. Já maratonei a playlist inteira de shakespeare arrumando a casa! E minha lista shakespeariana só multiplica. Gratidão.
Tati, eu comecei a dar um curso de história da cenografia aqui no TH-cam e estou desenvolvendo exatamente o teatro grego primeiro, e Medeia realmente, acredito eu, a maior tragédia grega, e fazendo a análise de como ela ocorria nos anfiteatros era maravilhoso.
Raaapaz, acho que esse enredo foi o mais "diferentão" que já escutei. Já quero ler e o livro já estava na minha wishlist o vídeo da Tati só ratificou a vontade de tê-lo (agora aguardar promo 🤑).
É uma peça incrível. Lida duas vezes. O filme com Maria Callas é pesadão, mas a imagino, Medéia como a soprano.
amei demais "uma deusa, uma louca, uma feiticeira" de fato hahah
AMO! 🥰
Já posso dar início ao meu dia
Gostei muito da versão que Chico Buarque fez dessa peça chamada gota d água uma tragédia carioca muito boa
Bibi Ferreira. Maravilhosa!!!
Eu queria só 5% da memória da Tati pra lembrar de tantos detalhes de uma história, hahaha. Meu Deus, se pudesse, eu passaria um dia vendo suas resenhas. Feliz dos alunos que já assistiram uma aula dela. ♥️
A observação sobre as peças serem retiradas do repertório social é aplicável mais às tragédias. No caso da comédias, eram, como regra, textos produzidos pelo autor.
Reassistindo. 😍
Gente, eu li ontem para minha aula da faculdade
Amei ter vídeo hj❤️
Acabei de te conhecer e serei seguidora voraz
Incrível! Tati, vc é sensacional ! Ouvir você é o mesmo que ver um filme! Parabéns!
Encantada...vi uma montagem no te teatro , mas há muitos anos...obrgd!
maravilhosas suas resenhas ,
Morrendo de vontade de ler 👏👏👏👏👏
Obrigado por avisar que vai ter spoiler! 🙌🏽🙌🏽🙌🏽 Vou ler e depois volto! 😉😉😉
Passaram 3 anos e eu conseguindo ler esse clássico só agora. Uffa hahahahaha
Amei! você é fantástica contando histórias. Parabéns pelo trabalho.
Assisti os 2 últimos vídeos juntos.
Perfeitos! 😍
Legal suas dicas dentro da Filosofia. Amei🤔🤔🤔👏👏👏😘
Amo suas leituras... você nos faz feliz demais!!!
Viciada em leitura desde que descobri o canal.
É assistir a um vídeo e minha lista de "livros para ler" aumenta. Como reflexo assinatura da Amazon vai fazer 1 ano e a cada fim de semana faço incursões aos sebos da minha cidade, que confesso, nem sabia que existiam tantos.
Obrigada Tatiana!!!
Tatiana, maravilha, você conseguiu explicar tão bem esta peça - livro - melhor do que muitos críticos. Parabéns. Sempre.
Tatiana, muito bom. Parabéns!
Medeia é maravilhoso! Sombrio, mas interessante. Eu amei a leitura! 📚
Tati, faz um vídeo de lista de livros de mitologia pra quem quer começar a ler sobre esses universos.
Bom Dia ☀️
Sempre bom ler sobre Mitologia!
Terminei Romeu e Julieta e achei incrível!serio já contei a história para minha vozinha,mãe,vizinho...kkk um livro magistral.Agora estou lendo hamlet que é um pouco mais complexo e estou gostando muito!recomendo demais a leitura !
Eu não conhecia a Medeia. Nossa, ela é gente boa pra caramba. 🤪😅
Preciso pesquisar mais. Muito obrigada Tati. Viciada em Dire Straits por sua causa kkkkk. Um forte abraço.
Patrocínio: Lacoste! Huehuehue
Acabei de comprar a Medeia na semana do consumidor da Amazon. Estou ansioso para iniciar essa leitura! :D
Medeia ignora grandão o coro e dá início à vingança 😂😂😂😂😂
Adoro escutar voce!!!!
Simplesmente INCRIVEL!!!👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado por isso! Vou ler medeia ontem
Eu estou lendo, pensei que fosse mais difícil de entender a história, mas dá pra entender numa boa. Gostando bastante. Xero!
Vídeo maravilhoso......a Tati falando de mitologia eh primoroso...🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Uma experiência maravilhosa!!!!! Gostei muito da leitura❣️
Adorei a resenha
Como Medeia é boazinha.
Rssss
Eu já tinha lido Medéia, mas assistir Tati comentando sobre o livro é muito melhor. 👏👏👏👏😚
Maravilhosa!
Tati, desde já mt mt obrigado pelo seu trabalho 🙏😁 eu gostaria de saber como você lida com fontes secundárias (textos de apoio, introduções, comentarios etc)? Vc vai lendo junto com a leitura do livro ou os lê antes/depois??
Obrigado, desde já!🙏
Maravilhoso, gratidão!
Nunca li mitologia grega, mas fiquei muito interessado na história desta personagem!
Adoro essa história♥️. Esses 2 últimos vídeos me identifiquei demais, 2 obras que amo.
Nossa, adorei, Tati. Que oratória!!👏👏
Tinha que vir uma Medéia para falar essa palavra: Provocações! Provo-cações!
Que legal aksdkfask, deu vontade de ler agora
Sempre resenhas fantásticas !!!
Mais uma aula maravilhosa!
Adorei, já quero ler!