Por que eu ABANDONEI o VSCode?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- Nesse vídeo, vou explicar os motivos que me levaram a trocar de IDE, deixando o VSCode.
Estou falando apenas da minha experiência pessoal, não significa que fazer essa mudança é a melhor escolha pra todo mundo.
--------------------------------------------
Não deixe de se inscrever e deixar o like!
Bem vindo ao canal phenpessoa :)
--------------------------------------------
Minhas redes sociais:
✅ github.com/phe...
✅ / phenpessoa
✅ x.com/phenpessoa
✅ / phenpessoa
✅ / phenpessoa
✅ / phenpessoa
✅ / phenpessoa
Contato profissional:
phenpessoayt@gmail.com
--------------------------------------------
Um pacote que criei para lidar com SQL em Go: github.com/phe...
Um pacote que criei para lidar com documentos brasileiros em Go: github.com/phe...
Um pacote que criei com várias utilidades para Go: github.com/phe...
--------------------------------------------
REFERÊNCIAS:
Github vscode: github.com/mic...
Licença vscode: code.visualstu...
Github neovim: github.com/neo...
--------------------------------------------
#ide #vscode #neovim #vim
Seria uma boa mostrar como configurar o vim para ficar o mais eficaz possivel.
Real. Parei de tentar me adaptar ao Vim justamente por isso, não consegui me adaptar a costumização, mesmo com os intermináveis plugins, sempre parece que falta alguma coisa e não tem alguma função específica que eu usava no Vscode. No final passava mais tempo configurando o Vim que programando, daí eu só aceitei que o VsCode já é bom o "suficiente"
@@everestp8 Esse é o problema, você está tentando transformar o vim no vscode, apenas instale o essencial para você e a partir daí você vai vendo o que você realmente precisa e o que é desnecessário
Só usar uma distro, Nvchad e Astrovim
@@igberZN Abri aqui só pra comentar isso kkkk eu uso nvim com nvchad, é excelente e poder usar script em Lua é maravilhoso (até pq ninguém sabe, incluindo eu, codar em vimscript)
Primeiro, precisa ensinar como sair do Vim kkkk
Migrei pro nvim há uns 6 meses e ainda n manjo tanto de vim motions q nem vc mas é mto top msm, melhorou bastante a minha navegação no terminal.
Tmux e Vim são as duas promeiras ferramentas que eu instalo ao pegar um pc novo (quando ja nao tem). Uma coisa que eu recomendo, é ao invés de criar um pannel novo no tmux toda vez e separar o vim (que nem sempre vai deixar um resize legal, é usar diferentes sessões no tmux, uma pro vim por exemplo e outra pro terminal.
Voce ainda pode salvar as sessões e recupera-las toda vez.
Verdade o tmux é muito bom! Eu estou buscando experimentar o xmonad, mas tô com dificuldades para ele rodar no meu ubuntu.
07:10 existe o VSCodium, que é basicamente uma versão totalmente opensource do VSCode e sem telemetria da Microsoft.
Usei bastante ele, não só por isso mas pelo número de plataformas suportadas
não dá suporte a extensões da Microsoft como o WSL (muito importante)
@@LucasGabriel-xz8nk não sabia. Nunca usei o WSL por que já uso Linux.
@@LucasGabriel-xz8nk Importante pra quem?
00:00 disclaimer
00:35 vim motions / key bindings
03:00 a
03:31 prós do editor vim
4:19 exemplo de comparação
5:26 prós do arquivo de configuração
5:50 prós de se manter no terminal, e tmux
6:16 exemplo de comparação
6:35 open source e privacidade
7:18 contras do vim / neovim
7:53 fim
Cara eu uso o nvim a uns 4 anos, e oq eu tenho certeza que é o melhor editor e a cada dia que passa aprendo novas coisas e continuo me impressionando e o legal q a unica limitação que existe é a sua imaginação, bora criar uma comunidade neovim br para novatos 🇧🇷
Sou fã do Eclipse, é um super editor de texto também.
Os dois grandes problemas do VScode são consumo de recurso e privacidade. Como eu gosto de economizar recursos e ser anônimo, vou de Helix
Estou em meio a migrar do vscode para o nvim, to curtindo muito o processo de entender cada pedacinho dessa ferramenta incrível, já é o meu editor favorito, em um tempo utilizando apesar de me perder ainda bastante e bater cabeça, vejo um potencial de ganho de produtividade enorme pra mim no dia a dia daqui a alguns meses
Me relembrou a época que estudava na 42... só vim :)
Eu até já dediquei algum tempo aprendendo e fazendo customizações do meu vim. Mas cheguei a conclusão que não vale a pena. Acho que o único caso que sim vale a pena é se você trabalha só em backend e num projeto gigante.
Já eu penso que VIm é para tudo, eu não conseguiria usar o VSCode e seu monte de menus e barras inúteis nem para fazer projeto pequeno!
Ambos estão certos, cada caso é um caso, definitivamente o Vim não é para todo mundo mas ele é de longe uma das ferramentas mais poderosas de forma que o VScode não seria capaz de substituir
Incrível. Pode trazer mais vídeos de nvim e suas variações como lunarvim, astrovim e etc... Parabéns pelo trabalho 👏
Daora mano! Por hora eu tô no PyCharm pq só uso Python no estágio, mas sinto que ele é meio "bloated", cheio de funções que eu não tenho ideia do que fazem (por ignorância minha, confesso), e tava cogitando migrar pro VSCodium, sendo uma alternativa mais enxuta e realmente open source
Vim para trabalhar com python é excelente
VSCodium assim como VSCode são feito em Electron, então essas ferramentas e a palavra "enxuta", não existe juntas na mesma frase!
Alternativa, nvim, emacs ou até o helix
@@valdigleis comparado com o PyCharm que come toda a minha memória, é um poquinho mais leve kkk
Trabalhando em um projeto gigante de firmware com yocto vscode se tornou simplesmente impossível. Como estava sem tempo peguei a distro NVChad pra começar rápido e fui salvo. Da até prazer de codar de tão leve e ágil. Blazin fast.
Me adaptei ao neovim usando nvim chad. De fato no inicio apanhei muito, mas dps de uns 3 meses fico ate incomodado de usar outro editor. Concordo que tem uma curva de aprendizado mt tenua, mas acho q esse é um dos pontos mais fortes dele, o caba realmente aprende a ter agilidade em codar e principalmente aprende a resolver problemas sozinho, pq garanto que vai ter muito no inicio. Mesmo assim, é uma otima escolha para se aprimorar como programador
Muito legal tua review, eu uso vim/neovim desde 2010 e não me arrependo de ter aprendido. Uma coisa que valia mencionar era que no neovim podemos criar plugins muito mais fáceis. No vim a lang é o vimscript que não é uma lang super amigável(minha opinião) e o neovim podemos usar lua que além de ser uma lang super fácil de aprender tbm tem o fator ela ser BR
A questão com o VIM é que com o uso criamos memória muscular para as movimentações, e passamos a olhar para o texto (seja código ou não) como os "text objects". E isso faz toda a diferença.
O trabalho que a comunidade do NeoVim está fazendo com o editor e os plugins é digno dos melhores projetos open source da história.
Migrar pro Neovim é um caminho sem volta. Hoje em dia tenho espasmos quando me falam pra usar o vscode p algo hauaha
Eu estou a umas 3 semanas tentando deixar o neovim do jeito que preciso para trabalhar no meu dia dia. A maior parte está pronta. formatter, tree-siter, lsp. Só que que está faltando funcionar direito para o meu caso é o debugger.
Eu trabalho com uma automação escrita com selenium. E até agora não conseguie fazer rodar o debugger.
Ele dá erro na hora do debugger. Ele não acha a minha venv. Quase desistindo.
Ah estou falando do neovim para Python.
Estou lutanto mais espero conseguir um dia.
e esse tibia vai lancar quando . ja curti , top conteudo obg .
Por que eu abandonei o vscode? Resposta: gosto do hype.
Afinal todos os comandos citados no vídeo também é possível com vscode, é só personalizar como é feito no vim.
Ele fala isso no vídeo kkk inclusive fala q vc pode manter o vs code q ELE preferiu, principalmente por perfomance, que o vs code trava em projetos grandes
ctrl+shift+p “whatever you want”
Fala Pedro! Muito show o vídeo, de verdade, vim motions é vida, facilita e MUITO pra alterações mais chatinhas como você mostrou. Mas ai vem meus 10 centavos.
Eu migrei do vscode pro vim(neovim) e depois de novo para o vscode por um motivo bem simples, o teclado.
Com o vim você vai usar MUITO mais o teclado(pois essa é a ideia) do que o mouse, porém, se você sofre com dores no pulso, ou sente com seu teclado não é muito confortável, tome muito cuidado com a famosa e horrível tendinite e a epidicondilite (essa é no cotovelo). Com uso demasiado do teclado você vai usar e abusar dos seus músculos do braço como um todo, então, faça alongamentos e exercícios pra fortalecer e evitar essas dores, pois acredite em mim é muito difícil se livrar dela. Hoje que me livrei da dor e estou no vscode ainda tenho meus receios pra voltar pro vim, porém eu achava uma delicinha programar com ele justamente por que eu tinha mais poder de customização e era BEM mais produtivo.
É isso, de qualquer formas seu video foi muito bom, gosto da sua didática. 😊
Também uso neovim tem um tempo e é só vantagens, porém uma das únicas coisas que desanima um pouco é a velocidade em que alguns plugins são descontinuados por que sempre tem alguma coisa nova lançando. É bom também por tá em constante evolução, porém pode ser uma barreira pro iniciante que normalmente vê um vídeo no TH-cam pra se guiar e acaba esbarrando em plugins descontinuados que acaba ocasionando algumas breaking changes.
Por isso que pra um iniciante é bom usar alguma distro tipo LunarVim, NvChad ou LazyVim
Ótimo vídeo, eu já sou usuário de VIM e acho maravilhoso também. Mas no vídeo faltou você mostrar sua config. Eu gosto de ver as config dos outros para ver se algo se adequa ao meu uso.
Suporte built-in de LSPs se não me engano é só Neovim, cuidado na hora de tentar fazer essas configs só com "vi/vim".
É legal no vídeo alertar o que é vim o que é (só) do nvim, pra galera não ter problemas na hora de tentar configurar/usar do mesmo jeito...
Fico feliz de ver as novas gerações descobrindo as tecnologias antigas.
Vim ("clone" do Vi, entre aspas pois hoje o Vim já não é mais um clone ainda mais depois de suas inovações no séc XXI), é tão novidade quanto a posição de cagar no mato, mas aparentemente o pessoal tá "descobrindo" que editores de texto não precisam de mouse. Afinal, o mouse foi inserido na computação bem depois.
Olá estou iniciando agora, comprei um curso na udemy estou pesando em pega o curso da ebac. Isso que vc ta programando e TIBIa o jogo?
o meu neovim é muito mais lento que meu vscode, mesmo usando diferentes setups da internet, algm sabe oq pode ser?
o mais notável é a latência pra navegar, j e k, ele tem um pequeno delay pra mover o cursor e isso mata a DX/UX
Huh, isso nunca aconteceu comigo, talvez as cfgs que você esteja usando são muito pesadas ou mal configuradas, ou seu emulador de terminal não se de muito bem com o vim
Faz um vídeo mostrando como você configurou todo o seu neovim!
Apoio
Ainda não sei usar muito bem o Vim, era usuário de emacs, mas vou dar uma chance para ele depois desse video
eu estudo ruby... larguei o neoviom porque não consegui configurar o debugger do ruby no neovim. rodei a internet toda buscando ajuda ou tutoriais e não consegui configurar. no vscode já tem o plugin de debbuger para ruby. então instalei o plugin do vim no vscode e pronto. claro que não é a mesma coisa do neovim da qual eu amo, mas ajuda bastante.
O meu maior problema com o vscode( i use vim btw) é ele ser feito em Electron, é foda essa mania do povo de fazer tudo em javascript
um editor de texto que vem com um chrome embutido kkkkkk
sofrendo todo dia com vscode
Faz uma série de como usar vim, tips and tricks
Vim/NeoVim não tem LSPs bons pra tudo. O melhor é usar a ferramenta adequada para o ecossistema em questão.
Não existe bala de prata.
Para alguns ecossistemas o Vim/NeoVim são legais (exemplo: Rust) mas outras coisas como Java/Kotlin (sobretudo com usando Gradle) é inviável (pra ser bem suave com a palavra).
Eu tava achando estranho alguns recursos... Eu uso o Vim clássico há anos, mas nunca tinha visto como trabalhar com workspaces nele, tanto que eu uso da maneira padrão, como um editor para arquivos em servidor...
Agora, o que eu mais curto nele são as alterações em massa, tipo :s ...
Interessante, que tal uma análise sobre o editor Helix?
Se depois puder gravar um vídeo explicando como utilizar o neovim, seus atalhos, extensões, temas e etc...
Eu uso o layzvim pra algumas coisas mais pro trabalho pesado ainda não consegui deixar de usar o vscode, e não dou bola pra modinha o que quero é minha produtividade, se um dia for mais produtivo com o vim mudo pra ele mais hoje não sou.
muito top! estou acostumado com sway e i3 😀
Um feedback: quando você mostra os Vim Motions no VSCode, você apenas diz que apertou duas ou três teclas pra executar uma ação, mas não fala quais foram essas teclas. Quem é novato pode boiar um pouco nisso. No mais, ótimo vídeo. Saudações de um usuário de Neovim + Tmux que apanha diariamente pra configurar o editor.
dib para apagar tudo dentro de {} diB para apagar tudo dentro de ()
Acabei de mudar (em dezembro passado) paro o vs-code. E desde quando usei o vi pela primeira vez - no milênio passado em um terminal de uma workstation unix - quando eu vejo ou ouço essas duas letras, sozinhas ou com outras em volta, começa a dar um tilt na minha cabeça. De qualquer forma instalei a vim extension no vs-code e instalei o neovim (de novo?) para ver como as coisas estão.neste milênio ; )
Ótimo vídeo! Esse ano tô tentando migrar totalmente pro Neovim, mas Kotlin tá sendo uma pedra no sapato no meu LSP asuhasuh. Intellij + Kotlin é uma combinação muito gostosa de trabalhar (por motivos óbivos). No final, Neovim pra tudo que não seja "jvm-based" e um Intellij com plugin do vim... mas sempre vim asuhasuh
dart e flutter também não fica legal no neovim, o debugger mesmo só consegui fazer funcionar uma vez
Eu comecei usando o vi depois fui pro vim. Realmente é excelente. No ano passado pra cá que eu estou explorando o vscode, mas não sei não. Tenho as minhas ressalvas. Acho que voltarei pro vim mesmo.
Obrigado, Pedro! Excelente conteúdo!
Eu estou aprendendo, tô curtindo, mas eu fui logo pro LunarVim. Mas me parece q a comunidade adotou mais o NeoVim. Qual vcs preferem?
Acostumei a usar ele no terminal linux. É igual a montar num burro bravo sem sela e rédea. Mas depois que acostuma é muito bom, não quer usar outro.
Parabéns pelo vídeo.
Adorei sua didática!
Uma video ensinado as configs no neovim seria da hora hehehehehe
Comecei a estudar Go pelo forfun e agora estou viciado nos seus vídeos
Interessante a perspectiva de quem escolhe o Vim mas o fato é que Editor é tipo linguagem, tem bem pouco impacto no final do serviço. Programador passa tipo 80% do tempo lendo e uns 20 escrevendo. Mais importante é estar confortável com o editor. Detalhe que praticamente nada que tu fez no video precisa usar mouse kkkkk se tu pesquisar tem comando pra quase tudo que tu fez.
Seria bom vc fazer um video ensinando a configurar
Bons pontos Pedro. No meu caso, eu não saio do vs-code, porque vs-code deixou de ser somente um editor pra mim. O recurso de dev containers do vscode é algo que não vi parecido em outra IDE. Dev Containers permite você containerizar todo seu ambiente de desenvolvimento (configurações, extensões, runtimes).
Dev Containers é a feature que me mantém no vs-code.
devcontainers não passa de um docker. Se procurar por “devcontainers Neovim “ vc encontra. Eu uso neovim + tmux com devcontainers tranquilamente
Pedro, poderia por gentileza, informar:
- Qual distro Linux voce usa ? Seria Ubuntu ou outro ?
- Qual distro VIM voce usa ? NVChad, LazyVim, AstroVim, ou outro ?
Só estou perguntando, porque peguei seus dotfiles, que são excelentes, mas estou depurando um pequeno erro e não consigo sanar.
Obrigado.
Faz uns vídeos programando algo em Go e explicando o uso do vim. Poderia ser criando uma api ou resolvendo algum desafio.
Eu uso o emacs. Super customizavel e muito prático. Saiu a pouco a versão 29.2.
Ate agora não vi um vídeo ajudando a configurar os plugins do vim, neovim, lunavim, astravim. Pois os videos que tem e mostrando como o vim e rápido. Você poderia fazer um vídeo mostrando configurar as principais linguagem de programação que existe. Pois com isso ja seria de grande ajuda. Pq os outros vídeos mostra como. Costumiza para deixar ele bonito.
Acho engraçado quando eu ouço falar que passamos muito tempo programando, sendo que passei por empresas que programar as vezes n chega 50% do tempo.
Muitas vezes refinamentos, code review, pocs levam mais tempo do que programar em si…
acha que vale a pena usar alguma distribuição pronta tipo lunarvim pra começar? Ou prefere do absoluto zero?
Acho que vale a pena sim!
Minha trajetória foi um pouco diferente. Usei vim de 2016 até 2019 quando resolvi migrar para o code, configurei o plugin do vim e ainda consegui manter boa parte da minha configuração. Como sou programador typescript já estou acostumado com a lentidão do LSP, não senti tanta diferença de desempenho ao migrar pro code
cara quando ele perguntou "porque eu fui pro vim ao invés de ficar no vscode?", eu pensei "por que ficar no vs code se o vim é muito mais leve?"
debug no vim em como você faz ?
Muito bom o vídeo parabéns!
Eu conheci o nvim ontem e copiei duas configs diferentes porem os icones de pastas ficam zoados, alguem pode me ajudar? Uso ubuntu e já baixei fonts do nerd font e afins e mesmo assim os icones ficam estranhos. As funcionalidades estão perfeitas.
eu uso o atom apesar dele ter parado de receber update, mas acho simples rápido e muito útil
seria muito bom trazer um vídeo com os motions que vc mais usa, não vejo muito conteúdo br sobre, eu aprendi com o ThePrimeTime que tem uns vídeos bacanas sobre vim, mas pra galera que tem dificuldade com EN é complicado
NeoVim + TMUX + i3 ou dwm só tira a mão do teclado pra aceita a call do teams
configurar editor do zero pra quem tem trabalho pra entregar é foda, n tem um setup da comunidade como starting point?
Existem vários, por exemplo: nvchad, lunarvim e lazyvim.
Esses são apenas alguns de dezenas.
Existem, nvchad, lunarvim, lazyvim e outras dezenas
Sim tô dando uma olhada pra mexer no vim
Meu casamento ideal é NeoVim + Zellij . Faz 3 anos que a minha L.E.R não me incomoda mais.
Cara, eu tô com L.E.R há meses e tá me incomodando mt, tu fez algum tratamento?
O Vim é um editor muito divertido. Já utilizei, mas por conta de tendinite parei. Acabei notando que poderia fazer praticamente tudo do básico no vscode com menos comandos. Eu passo 90% do tempo pensando no que programar. Só acho válido usar vim se você passar mais de 50% do tempo digitando e realmente precisa de agilidade, mas normalmente programar é uma atividade cognitiva e não mecanica. Por isso acabei optando pela praticidade do vscode.
o vim de fato é bom, mas complica um pouco para usuario Windows (é eu sei desenvolvedores por ser melhor usam Linux, mas eu tenho razões para continuar no windows então eu aguento) Ae uso VSCode mesmo e agora que sei do vimmotions bora usar e se acostumar no VSCode
Recentemente comecei a usar o Helix (que se inspira muito no vim)
Helix é animal... Muito top mesmo.
Tô nessa tbm, muito satisfeito como o helix
Vc sabe configurar ele para html? To adorando ele
também gostei do hx, mas mal uso ele por não ter um suporte bom para os debuggers que trabalho
Notei que ta fazendo um back de Tibia, eu montei uma replica perfeita (visualmente falando) do site mas em Angular, com HTML semântico e os caraio, só n tem back pra integrar..
Eu já usei o NeoVim com Lua e realmente não tem como comparar com VS Code a nível de produtividade, meu único ponto de dúvida é a parte de debugging, que não cheguei a explorar ainda, porque atualmente ainda uso mais o VS Code, por conta do ambiente que estou a trabalhar. Como é a parte de debugging para Go com NeoVim?
Já tentou fazer isto para Java? Será que vale mais a pena do que o IntelliJ?
No neovim tem o plugin nvim-dap pra debugging que funciona muito bem. Já pra java, compensa usar o IntelliJ mesmo pq o LSP de Java não é muito bom (se não me engano ele roda o eclipse em background pra fazer as checagens e acaba sendo bem lento)
Não que vc esteja errado.... Mas pra ir pra última linha em qualquer editor de textos é só dar ctrl+end hahaha
Tu podia fazer um video com alguns atalhos do vim motion como esse
Excelente conteúdo !!!
VSCode é um ótimo editor, quem migra para o vim faz isso para poder compartilhar a tela que usa. É brincadeira 😅, ou não, quem sabe.
Como você aprendeu VIM?! Pergunto porque já tentei migrar algumas vezes, mas não consegui justamente por não aprender estes atalhos.
Vim voce não aprende. Voce cria memória muscular. Não tente decorar todos os atalhos. No lugar de decorar pratique, gere memória muscular e tudo vai fluir normalmente. Eu na eṕoca usei as dicas desse cara aqui th-cam.com/video/UUzW46SeLhg/w-d-xo.html
Vimtutor
E em relação ao uso de lint's, para ajuste no estilo do código, é possível no vim?
sim, vai depender da linguagem q vc programa (neovim)
Cara, a parte de vim-motion eu discordo completamente. Há atalhos que te dão muita ferramenta de locomoção já no próprio VSCode, você consegue fazer praticamente tudo que você faz no teclado com o Vim, no VSCode... tem atalho para todas essas atividades que você mostrou aí, inclusive selecionar blocos de código, pular quantidades de linhas, etc.
Eu só recomendaria mudar para Vim, pessoas que precisam de um editor de texto leve em máquinas com pouco recurso ou que gosta de fazer tudo no terminal. Ainda, sim, se não for para coisas muito "hard", eu recomendaria o Micro devido sua padronização de teclas de atalho ou até mesmo o Nano.
Não há necessidade no mercado como um todo para o uso do Vim, apenas em cenários restritos e/ou para entusiastas.
gostei vou experimentar de novo, video muito bom.
o que me prende no vscode é o debugger... me acostumei demais, especialmente de poder avaliar e modificar as variáveis em tempo de execução. dá pra fazer o mesmo com vim? se não, como tu debugga?
da, o vim tem plugins e suporte a debug bem parecidos ao do vscode
O vim é melhor do que o VSCode desde 1991 quando ainda nem existia o tal do VSCode. 😂
Esse zoom que vc fez em 2:03 foi com o plugin obs move transition? Como vs grava seus vídeos?
edição mano, nao é live
@@tokkimearchive é que geralmente esse tipo de vídeo é gravado em 1 take só com o OBS, não precisa ser live. Mas pode ser edição mesmo.
literalmente lancei um vídeo sobre isso ontem :D ;)
Nvim ❤️
Agora pra turma do vim, lsp ou coc?
Lsp, sempreeeeee!
só uso o vscode pq tem o code completion, no vim tem tbm? dúvida de quem nunca usou vim
tem
vocês falando ai do VsCode :) conheci um cara que programava no bloco de nota :)
e claro que isso não dava vantagem nenhuma a ele, e ele também não era um super programador, o cara simplesmente tinha preguiça de aprender coisas novas
Gosto mt do vim tbm, mas acho mais intuitivo a resoluçao de conflitos no vscode. Como vc faz?
No meu caso (uso vim a quase 20 anos), não consigo geri conflitos no vscode, é tanta cor, destaque, menus e barras (na maior parte inúteis) que parece mais fantasia carnavalesca que algo focado em programar, a criterio tbm achei a conf. do NeoVim do cara do vídeo horrivel, MUITO poluida visualmente!
@@valdigleis gosto mt do tema 50 tons de cinza do meu neovim tbm hehe vimrc.neni.dev
Vscode pra mim é intuitivo pois tem listado os arquivos com conflito, botões p optar e clareza sobre qual chunk escolher. O mergetool do git/vim com 4 telas acho meio confuso, principalmente pela estrutura de diff ficar entre as splits
Seria uma boa falar quais comandos voce ta usando e nao só mostrar que é melhor
e para debugar com breakpoint no vim? da para fazer de modo visual?
Da sim!
Vi tibia ali, tu mexe com programar ot?
4:30 Esse video é só um flex para mostrar o código dele para jogar tibia...
VIM é uma melhoria do VI, um editor de código RAIZ da época do Unix que foi migrado para o Linux. E a melhor coisa que se aproxima de um Mainframe é o Unix, e são programas criados a mais de 40 anos, focados em performance numa época que não se tinha tantos recursos. Quando lido com Linux, meu editor é o VIM. Aprendi na marra e até hoje é o melhor editor de código RAIZ. Para os Nutelas, vai de VSCode.
É muito legal, mas eu não teria paciência pra isso...
Bom, considerando que você mostrou algumas coisas e as descreveu pouco, até porque a maioria dos teus inscritos enxerga, não sei se quando você quis falar "ir até o final do arquivo" foi algo fora de um control+shift+end, assim como um control+shift+home vai para o início do arquivo.
Não sou um programador profissional, mas pelo pouco que entendo do VS Code, ele ganha do Vim em termos de acessibilidade. Por exemplo:
Tá lá o cego (ou sujeito com baixa visão) usando seu leitor de telas (como o Narrator do Windows) e usando o VS Code. Quando aparece uma linha de código incorreta ou incompleta, o VS Code faz um som de alerta como parte das suas características de acessibilidade.
Minha pergunta, e aqui não é também confrontando até porque você enxerga e pra você, claro, o Vim tem mais praticidade, mas ainda assim, é:
Quais são os recursos de acessibilidade contidos no Vim?
Desde já, agradeço!
Excelente vídeo, parabéns.
Tu não precisa de VIM. Tu precisa saber usar atalhos. Eu uso Eclipse e sei muitos atalhos úteis, dá no mesmo. Não preciso de VIM, preciso de atalhos!
Bom dia amigo, poderia passar o link de onde vc pegoi esses atalhos para o eclipse ? Obg
Ganhou mais um inscrito!