Você tem razão (SUB). Na ordem de prioridades e na ausência da energia solar, o inversor habilitaria a concessionária. Acho que de qualquer maneira funcionaria na SOL ou na SBU. E não funcionaria de jeito nenhum na UTI, pois essa iria mandar o tempo todo a concessionária como fonte de energia. Muito obrigado por comentar.
Esperei esse video o dia todo kkkk comprei um parecido mas na carcaça muda o nome da marca, mas por dentro eles devem ser iguais, china é china kkkk mas ainda sim me surpreendeu o valor e a potencia, se funcionar por muitos anos é perfeito
Valeu pelo vídeo, to ne olho nesse inversor pra backup, da pra usar a entrada da rede nele em f+f ? Aqui são duas fases de 127v A saída dele é uma fase de 220 ou duas de 127?
Opa! Tudo bem? Não vi essa função no manual! A única coisa mais parecida com o que você quer é deixar sempre numa tela específica quando você muda o visor manualmente. Ele volta para a tela de tensão. Se não me engano.
FALA PARCEIRO COMPREI UM DE 4.000W SÓ QUE QUANDO ESTOU USANDO O SOLAR AS LÂMPADA LED FICA PISCANDO, JÁ COLOQUEI O NEUTRO JUNTO COM O TERRA E NADA DE PARAR MELHOROU UM POUCO, MAS JÁ VI OUTROS COM O MESMO PROBLEMA, JÁ TIVE ESSE PROBLEMA QUANDO O SISTEMA RAIZ QUE TENHO MAS COLOQUEI OS MEGA CAPACITOR RESOLVEU NO CASO ESSE FUNCIONA SEM BATERIA, TERIA ALGO A SER FEITO PARA RESOLVER OU SERÁ QUE É UM PROBLEMA ISOLADO DE ALGUNS, DEPENDENDO A CARGA SENDO USADA QUASE NAO DA ESSE PROBLEMA, JÁ FIZ VARIAS PESQUISAS POUCO VI FALANDO SOBRE ESSE PROBLEMA.
Opa! Boa noite Márcio! Eu prefiro o Sumry porque ele tem dois controladores MPPT, a potência é maior, o display tem mais informações e ele pode injetar a tenção na rede. Só que ele não tem homologação para fazer isso, então não dá para usar.
olá amigo, pode me ajudar ? tenho esse inversor versao 6200w, tenho 12 placas de 445w ligadas em paralelo, uso o inversor sem bateria e segundo os calculos e o manual essa quantidade de placas era pra gerar o máximo de 5400W, porém aqui nunca passou dos 2000w na entrada pv, já verifiquei as strings individualmente e ambas estão funcionando, inclusive quando tiro uma das strings a geração cai pela metade, o que reforça que o problema não esta relacionado as placas. o problema pode estar relacionado ao fato de n usar baterias? pode me ajudar com alguma informação? agradeço desde já.
Eis aí uma configuração que não achei no manual. Carregar de dia e usar à noite. Nenhuma configuração começa com a concessionária e termina com as baterias. A não ser que haja falta da concessionária. Aí seria a configuração UTI.
Qual a voltagem mínima pro funcionamento do inversor porque tenho no momento apenas uma placa de 560w de 48v no momento. Na verdade eu já tenho um sistema ongrid e estou montando esse como backup em caso de falta de energia, mas queria saber quais os níveis mínimos elétricos pra que o sistema funcione. No momento irei usar sem bateria utilizando apenas as placas e a rede da concessionária.
Beleza pura! Pelo que li no manual, a tensão mínima dos painéis é 60 volts e a máxima 500 v. Um painel de 560 W deve ter tensão por volta de 42 v e corrente de 13 A. Só com um painel não dá não. O seu painel tem 48v, se não me engano. É interessante você calcular o somatório da potência das suas cargas em relação a quantidade de placas que você precisará. Ainda tem a quantidade de horas que o sol incidirá em seus painéis. Em dias nublados a geração será afetada. Espero ter ajudado.
@@OSOUZA2008 Vlw, ajudou muito! Eu irei comprar outra placa de 560w pra poder ter uma folga na geração e consequentemente poder energizar o inversor. Fico grato pela à ajuda. Flw!
Amigo, tenho duas placas de 560w de 48v cada. Coloquei as duas em série, o sistema informa que tem 94v de entrada de placas solares, mas não funciona o modo offgrid, apenas AC da concessionária. No manual mostra que a carga mínima é de 60v, mas tenho 94v de placas (duas placas de 560w/48v) mas o modo offgrid não funciona. Ele teconhece as placas, mas não funciona o inversor em offgrid, mas apenas AC. Sabe me dizer o que pode ser? Não existe nenhum sinal de anomalia nos leds, o inversor só liga no AC, embora mostre no display que existem 94v de placas solares. Vale ressaltar que utilizei os modos SBU, USB, SOL e nada.
Isso pra mim também é novidade! O negócio é fazer testes e ver se comporta da mesma maneira. Por exemplo: Experimente desligar a entrada da rede da concessionária e deixar apenas como fonte de entrada os painéis. Uma outra coisa, que talvez possa ser que esteja acontecendo, é você ter programado o inversor para fornecer o carregamento utilizando a maior corrente vindo da concessionária. Tem uma programação que limita as correntes, priorizando mais uma do que a outra. Dá uma olhada no manual que você verá essa opção. Espero tê-lo ajudado. Me informe se conseguir algum resultado. Valeu!
@@OSOUZA2008 Todas as configurações estão ok. Não deixei nada ligado na saída AC do inversor. Liguei apenas as placas e o AC. Deixando apenas as placas, o inversor não liga. Colocando no AC, ele reconhece a voltagem das placas, mas não injeta nada e se desligar o AC o inversor desliga. Uns falaram que precisa de no mínimo 6 placas de 550w pra ativar o sistema. Outros dizem que apenas 3 placas de 550w ou superior são o suficiente. No site do fabricante só fala que o valor mínimo é 60v DC, eu tenho 94v DC e não liga o inversor. Testei todas as configurações e estão exatamente todas ajustadas e nada. Só funciona o no AC e reconhece a voltagem das placas em série, mas o inversor não injeta nada e nem apresenta luzes de falhas de anomalias. Estou sem saber realmente o que seria. A voltagem mínima que exibe no selo do dispositivo já tenho de sobra, mas mesmo assim o sistema não funciona. Já desliguei da entrada AC deixando apenas o DC das placas e o inversor nem liga.
@@OSOUZA2008 Se eu deixar apenas a entrada das placas no inversor, ele nem liga, não exibe nenhum led, nada! Agora se ligar no AC, ele liga, exibe que tem os 94v, mas não consigo usar porque ele não mostra o que tá sendo injetado em watts, mas apenas que tem 94v de entrada sem usar. Não tenho baterias.
@@adrianohaxors não tinha reparado que você não tem baterias no seu sistema. Diante do que você postou, vou fazer algumas suposições que para trabalhar sem baterias talvez tenha que ter mais painéis solares. Vamos fazer alguns cálculos: 2 placas de 560W com 48v cada uma ligadas em série = 1120W e 96V; isso em condições ideais e o sol incidindo 100% sobre os painéis. A corrente resultante é de 11,7 amperes. O inversor deveria converter essa tensão para 220v. Dependendo do momento do dia, não haverá insolação suficiente. Isso afetará totalmente no funcionamento do inversor. Ele não terá potência suficiente para realizar a conversão para a tensão Ac e com valor de corrente que suporte as cargas da sua casa. Vou ver se consigo algumas informações no manual e também vou fazer um vídeo desligando as baterias e deixando apenas nos painéis. Tenho 12 painéis de potências diversas ligados em série. Eles totalizam em um dia ensolarado 340V DC e geram uns 2500W e corrente de 52 amperes. Isso em 48 volts. Vou providenciar um vídeo e ver como o sistema vai se comportar sem as baterias.
Vou te adiantar o link de um vídeo muito bom de um nordestino muito gente boa que nos ajuda muito. Valeu a pena assistir. th-cam.com/video/a11u-gC2bLU/w-d-xo.htmlsi=ZOBcGb3oP_2XcwYE
Amigo, segundo o manual a função "SOL" é igual a "SBU", acredito que a função sem bateria seria a SUB.
Uma dica é usar o app Google tradutor na câmera, traduz TD em tempo real.
@@vivernosolareu utilizei. Dá certinho!
Você tem razão (SUB). Na ordem de prioridades e na ausência da energia solar, o inversor habilitaria a concessionária.
Acho que de qualquer maneira funcionaria na SOL ou na SBU. E não funcionaria de jeito nenhum na UTI, pois essa iria mandar o tempo todo a concessionária como fonte de energia.
Muito obrigado por comentar.
@@OSOUZA2008 Isso mesmo, pra gente essa UTI não seria interessante em nenhum momento. Na SUB só precisaria de bateria se faltasse energia.
@@vivernosolar o correto sem bateria é SOL também podendo usar bateria nessa opção mais sem bateria pode usar Sol
Boa sorte com seu novo inversor
Muito obrigado!
Esperei esse video o dia todo kkkk comprei um parecido mas na carcaça muda o nome da marca, mas por dentro eles devem ser iguais, china é china kkkk mas ainda sim me surpreendeu o valor e a potencia, se funcionar por muitos anos é perfeito
Verdade, Márcio.
O preço dele está muito abaixo dos valores praticados até o momento. Também espero que dure muito.
Valeu!
Valeu !
Disponha!
Valeu pelo vídeo, to ne olho nesse inversor pra backup, da pra usar a entrada da rede nele em f+f ? Aqui são duas fases de 127v
A saída dele é uma fase de 220 ou duas de 127?
Eu tenho o manual da Aneje em português, e mandei encadernar
Você tem o PDF dele ou qualquer outro arquivo?
Se sim, poderia por gentileza mandar para o meu e-mail: louvadosejas@hotmail.com
Muito obrigado!
@@OSOUZA2008 tenho o PDF em português
Você sabe como deixar o visor dele mudando as informações?
Opa!
Tudo bem?
Não vi essa função no manual!
A única coisa mais parecida com o que você quer é deixar sempre numa tela específica quando você muda o visor manualmente. Ele volta para a tela de tensão. Se não me engano.
FALA PARCEIRO COMPREI UM DE 4.000W SÓ QUE QUANDO ESTOU USANDO O SOLAR AS LÂMPADA LED FICA PISCANDO, JÁ COLOQUEI O NEUTRO JUNTO COM O TERRA E NADA DE PARAR MELHOROU UM POUCO, MAS JÁ VI OUTROS COM O MESMO PROBLEMA, JÁ TIVE ESSE PROBLEMA QUANDO O SISTEMA RAIZ QUE TENHO MAS COLOQUEI OS MEGA CAPACITOR RESOLVEU NO CASO ESSE FUNCIONA SEM BATERIA, TERIA ALGO A SER FEITO PARA RESOLVER OU SERÁ QUE É UM PROBLEMA ISOLADO DE ALGUNS, DEPENDENDO A CARGA SENDO USADA QUASE NAO DA ESSE PROBLEMA, JÁ FIZ VARIAS PESQUISAS POUCO VI FALANDO SOBRE ESSE PROBLEMA.
Entre o Anenji e o Sumry , qual você acha melhor opção ?
Opa! Boa noite Márcio!
Eu prefiro o Sumry porque ele tem dois controladores MPPT, a potência é maior, o display tem mais informações e ele pode injetar a tenção na rede. Só que ele não tem homologação para fazer isso, então não dá para usar.
olá amigo, pode me ajudar ? tenho esse inversor versao 6200w, tenho 12 placas de 445w ligadas em paralelo, uso o inversor sem bateria e segundo os calculos e o manual essa quantidade de placas era pra gerar o máximo de 5400W, porém aqui nunca passou dos 2000w na entrada pv, já verifiquei as strings individualmente e ambas estão funcionando, inclusive quando tiro uma das strings a geração cai pela metade, o que reforça que o problema não esta relacionado as placas.
o problema pode estar relacionado ao fato de n usar baterias?
pode me ajudar com alguma informação? agradeço desde já.
Tenho um 24 volts, quero usar somente concessionária e bateria pela noite. Minha concessionária e pela energia do on-grid que tenho tbm!
Eis aí uma configuração que não achei no manual.
Carregar de dia e usar à noite. Nenhuma configuração começa com a concessionária e termina com as baterias. A não ser que haja falta da concessionária. Aí seria a configuração UTI.
Bom dia, ele funciona com bateria de chumbo ácido ?
Opa!
Pelo que consta no manual, sim.
Qual a voltagem mínima pro funcionamento do inversor porque tenho no momento apenas uma placa de 560w de 48v no momento. Na verdade eu já tenho um sistema ongrid e estou montando esse como backup em caso de falta de energia, mas queria saber quais os níveis mínimos elétricos pra que o sistema funcione. No momento irei usar sem bateria utilizando apenas as placas e a rede da concessionária.
Beleza pura!
Pelo que li no manual, a tensão mínima dos painéis é 60 volts e a máxima 500 v. Um painel de 560 W deve ter tensão por volta de 42 v e corrente de 13 A. Só com um painel não dá não. O seu painel tem 48v, se não me engano.
É interessante você calcular o somatório da potência das suas cargas em relação a quantidade de placas que você precisará. Ainda tem a quantidade de horas que o sol incidirá em seus painéis. Em dias nublados a geração será afetada.
Espero ter ajudado.
@@OSOUZA2008 Vlw, ajudou muito! Eu irei comprar outra placa de 560w pra poder ter uma folga na geração e consequentemente poder energizar o inversor. Fico grato pela à ajuda. Flw!
Amigo, tenho duas placas de 560w de 48v cada. Coloquei as duas em série, o sistema informa que tem 94v de entrada de placas solares, mas não funciona o modo offgrid, apenas AC da concessionária. No manual mostra que a carga mínima é de 60v, mas tenho 94v de placas (duas placas de 560w/48v) mas o modo offgrid não funciona. Ele teconhece as placas, mas não funciona o inversor em offgrid, mas apenas AC.
Sabe me dizer o que pode ser? Não existe nenhum sinal de anomalia nos leds, o inversor só liga no AC, embora mostre no display que existem 94v de placas solares. Vale ressaltar que utilizei os modos SBU, USB, SOL e nada.
Isso pra mim também é novidade!
O negócio é fazer testes e ver se comporta da mesma maneira.
Por exemplo:
Experimente desligar a entrada da rede da concessionária e deixar apenas como fonte de entrada os painéis.
Uma outra coisa, que talvez possa ser que esteja acontecendo, é você ter programado o inversor para fornecer o carregamento utilizando a maior corrente vindo da concessionária. Tem uma programação que limita as correntes, priorizando mais uma do que a outra. Dá uma olhada no manual que você verá essa opção.
Espero tê-lo ajudado.
Me informe se conseguir algum resultado.
Valeu!
@@OSOUZA2008 Todas as configurações estão ok. Não deixei nada ligado na saída AC do inversor. Liguei apenas as placas e o AC. Deixando apenas as placas, o inversor não liga. Colocando no AC, ele reconhece a voltagem das placas, mas não injeta nada e se desligar o AC o inversor desliga. Uns falaram que precisa de no mínimo 6 placas de 550w pra ativar o sistema. Outros dizem que apenas 3 placas de 550w ou superior são o suficiente. No site do fabricante só fala que o valor mínimo é 60v DC, eu tenho 94v DC e não liga o inversor. Testei todas as configurações e estão exatamente todas ajustadas e nada. Só funciona o no AC e reconhece a voltagem das placas em série, mas o inversor não injeta nada e nem apresenta luzes de falhas de anomalias. Estou sem saber realmente o que seria. A voltagem mínima que exibe no selo do dispositivo já tenho de sobra, mas mesmo assim o sistema não funciona. Já desliguei da entrada AC deixando apenas o DC das placas e o inversor nem liga.
@@OSOUZA2008 Se eu deixar apenas a entrada das placas no inversor, ele nem liga, não exibe nenhum led, nada! Agora se ligar no AC, ele liga, exibe que tem os 94v, mas não consigo usar porque ele não mostra o que tá sendo injetado em watts, mas apenas que tem 94v de entrada sem usar. Não tenho baterias.
@@adrianohaxors não tinha reparado que você não tem baterias no seu sistema. Diante do que você postou, vou fazer algumas suposições que para trabalhar sem baterias talvez tenha que ter mais painéis solares.
Vamos fazer alguns cálculos:
2 placas de 560W com 48v cada uma ligadas em série = 1120W e 96V; isso em condições ideais e o sol incidindo 100% sobre os painéis. A corrente resultante é de 11,7 amperes. O inversor deveria converter essa tensão para 220v.
Dependendo do momento do dia, não haverá insolação suficiente. Isso afetará totalmente no funcionamento do inversor. Ele não terá potência suficiente para realizar a conversão para a tensão Ac e com valor de corrente que suporte as cargas da sua casa.
Vou ver se consigo algumas informações no manual e também vou fazer um vídeo desligando as baterias e deixando apenas nos painéis.
Tenho 12 painéis de potências diversas ligados em série. Eles totalizam em um dia ensolarado 340V DC e geram uns 2500W e corrente de 52 amperes. Isso em 48 volts.
Vou providenciar um vídeo e ver como o sistema vai se comportar sem as baterias.
Vou te adiantar o link de um vídeo muito bom de um nordestino muito gente boa que nos ajuda muito. Valeu a pena assistir.
th-cam.com/video/a11u-gC2bLU/w-d-xo.htmlsi=ZOBcGb3oP_2XcwYE