Eu sempre vou seguir o manual com relação aos óleos. Cada mecânico do TH-cam dá um conselho diferente do outro. O mecânico da GARAGE METALICA MOTOCICLISTAS, disse que pode usar o óleo 90 no câmbio das sportsters, e ainda mostrou o manual de serviços do fabricante, não do proprietário, que, recomenda o uso desse óleo, o GL4 90.
Quem afinal, dentre todos os "mecânicos do TH-cam" está correto? Afirmo: o manual do fabricante se sobrepõe sobre qualquer "receita", um ponto em que nós convergimos.
Boa explicações muito obrigado, neste torquimetro de estalo, qual é calibragem para torquiar estes parafusos da tampa da primária e da tampa de regulagem da embreagem?
Obrigado pelo video e parabens pelo conhecimento! E obrigado por compartilhar conosco. Tenho um dúvida: minha sportster esta com oleo mineral. Estou trocando pelos indicados no video. É só eu esgotar o mineral e por o sintetico ou preciso fazer alguma limpeza interna? Abs!
A minha iron estava usando gl5 90 aí aconteceu isso aí. Troquei os discos já com o substituto do apringle plate.. mas a moto começou a patinar embreagem. Passou por duas oficinas de nome aqui em Curitiba e não arrumaram.
Muitos casos são por falta de orientação correta, culpa também do manual do fabricante que não específica o lubrificante, apenas induz a compra do genuíno. Quem trabalhou internamente em algum Dealer da marca, como tive a oportunidade, conhece o lubrificante que é utilizado nas caixas primárias das HD's. Fica a dica, segue quem quer. Abraço amigo!
@@eduardomatos2176 Obrigado pela presença! Na verdade o que "muita gente fala" nem sempre é o correto. Atendo muitas HD's na oficina, entre elas inúmeras Sportster. Algumas com baixa km apresentam danos no spring plate e no momento do desmonte descubro estarem abastecidas em sua caixa primária (que diferentemente da linha Softail, Touring e CVO compartilha o mesmo lubrificante com o câmbio) abastecidas com o "queridinho baratinho" que muitos citam. O 90 GL3 ou 4 é excelente para o câmbio mas para a embreagem é inútil, pois não tem em sua formulação nenhum aditivo controlador de arraste para o conjunto embreagem. Só aplico o Motul Transoil Expert nas caixas primárias, específico para caixas de marchas de motocicletas que possuem embreagem úmida. Segundo sua formação atua no câmbio como um óleo grau 90 e protege os discos de embreagem promovendo um deslizamento controlado ao mesmo tempo que consegue penetrar entre eles e controlar o aquecimento. Como citei anteriormente usa quem quiser. Infelizmente a marca não tem uma comunicação clara e respeitosa com seus clientes no Brasil, represando informações das mais básicas e importantes quando não mensionar o tipo de lubrificante para as caixas primárias, somente direciona para o óleo legítimo. Sendo assim podemos rastrear o fabricante, garimpar o tipo de óleo e saber com exatidão do que se trata mas, algo insano para o proprietário se submeter, pois se ao menos não dominar a língua de origem praticamente é impossível pesquisar os termos corretos. Quanto ao 20w50 destinado aos motores de 4T esses sim possuem aditivos específicos para as caixas de marcha que possuem embreagem úmida mas considero fraco para lidar com a corrente primária e suas polias dentadas, mas entre ele o monograu 90, em uma situação de emergência, opte por um 20w50 SL JASO MA no mínimo.
@@eduardomatos2176 O 5000 é inferior ao 5100 15w50. Quanto ao. Transoil, segue aplicação constante no próprio rótulo: *Adequado quando os fabricantes exigem para a transmissão um óleo de motor SAE 10W-40 ou óleo de caixa de engrenagens SAE 90". Portanto, plenamente compatível e adequado ao tipo de sistema de embreagem que equipa as HD's. Hoje no País não existe nenhum equivalente e é inclusive utilizado por vários Dealers da HD em substituição ao legítimo. De qualquer modo, minha recomendação não é "receita", propaganda e tampouco "achismo", e sim baseada em informação técnica. Pode seguir o intervalo de troca previsto no manual do proprietário . No motor qualquer 20w50 pode ser aplicado, de preferência evitando mineral, obsoleto. Um semi sintético pode trocar em intervalos de 5.000 km.
Boa noite. Aplique o 10w40 Expert, ele se equivale a um 90w e possui aditivos controladores de deslizamento para os discos. Obrigado pela presença, abraço 👍
@@PreventivaMotorsMikeBaldini estou usando transoil 10w30 mineral posso retirar lo e já aplicar o 10w40 ? Da algum BO por um ser mineral outro sintético? Pode danificar algo ? Ou posso substituir tranquilo ?
Olá, boa noite! Se a peça que se refere for o spring plate sim, deve ser substituída em conjunto com o kit de embreagem ou eliminada (maior confiabilidade e resistência do conjunto instalado sem o spring plate). Lembrando que o correto procedimento é substituir o conjunto completo, discos, espaçadores, mola e o spring plate (ou sua eliminação). Existem kits que mantém o sistema original e outros que não contemplam a instalação, são diferentes.
3 ปีที่แล้ว +1
boa tarde meu amigo,poderia me informar quais oleos posso usar na xr1200x, desde ja fico grato 🙏👍🏍️☁️
Boa noite André, claro! Aplique no motor qualquer óleo 20w50 ou 15w50 de marca reconhecida, de preferência semi sintético ou superior e filtro de óleo troque sempre em conjunto com o lubrificante. No bloco primário e transmissão, que em seu modelo compartilham o mesmo lubrificante, aplique o Motul Transoil Expert que possui formulação adequada para promover a correta lubrificação da embreagem, corrente, engrenagens e rolamentos. Sucesso, forte abraço!
3 ปีที่แล้ว +1
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado, pelas dicas forte abraço 🙏🏍️☁️
Só uma pergunta, se possível, eu também tive o mesmo problema na minha 883 (o spring plate esfarelou) e estou realizando a troca em casa. O Cesto também ficou com essas marcas (sulcos) que você comenta aos 12:30 do vídeo mais ou menos. Neste caso, é recomendável fazer um leve lixamento para tirar a "rebarba" que fica ao "redor" destes sulcos? Não digo lixar até o sulco sumir e nivelar com o resto da peça (porque daí entendo que geraria uma folga grande), mas um simples "passe" mesmo para os discos deslizarem sem "resistência".
Somente uma leve quebra dos cantos vivos. Se estiver em pior situação que demonstrada no vídeo, infelizmente será necessária a substituição, pois a força centrífuga gerada no movimento pode travar o disco no sulco, inviabilizando o desengate do mesmo e consequente dificuldade em trocar marchas e selecionar o neutro com o motor ligado.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini muito obrigado pela pronta resposta! Em uma inspeção visual me parece que está "igual" ao demonstrado no vídeo, os sulcos não ultrapassam 1 milimetro de profundidade...Estou fazendo justamente o que você falou, "quebrando" os cantos (ficaram umas rebarbas de ferro) para os discos deslizarem com facilidade. Esse Spring Plate realmente é um problema muito sério que pode trazer um grande prejuízo aos donos... Mais uma vez, agradeço a atenção e desejo sucesso em seus trabalhos.
Obrigado Alisson. O arranjo das XR's e Buell são diferentes, apesar de possuir uma placa mola, ela não tem os rebites e dificilmente falha. Forte abraço!
Precisei trocar os discos da minha Sportster, coloquei todos os lados abaulados em um único sentido, mas não lembro se estavam virados para fora ou para dentro. A montagem errada teria algum sintoma? Parabéns pela aula
Por padrão de projeto eles tem lado da montagem, devido a serem estampados, mas já peguei aqui na oficina modelos que apresentaram fadiga no rolamento do Hub e na desmontagem para a troca havia discos montados dos dois jeitos e a embreagem estava com o funcionamento normal em ambos. Se as trocas estão ocorrendo de forma normal creio que não deve ser preocupante. Particularmente não instalo de forma diferente a recomendada pelo service manual devido a padrão mesmo. Obrigado, seja sempre bem vindo, abraço 👍
Boa noite professor, o senhor poderia indicar uma marca de pastilha de freio para a linha touring? A Última que eu usei foi da marca Potenza e a durabilidade foi muito baixa e tive o incômodo com barulho na frenagem ( assobio) obrigado
Recomendo a EBC e a BREMBO, a primeira era instalada originalmente pela HD, senda a segunda equipamento de linha de montagem na atualidade. O assovio geralmente surge quando a montagem não foi realizada de forma adequada, sugiro conferir a montagem e a lubrificação dos apoios móveis do conjunto cáliper.
Opa amigo eu li que tinha que deixar os discos em banho no óleo do motor. Deixei os meus 12 hrs no óleo que não era transoil ..embora eu tinha ele tbm ....será que dará problemas ? Obrigado pela dica do lado arredondado para dentro ...irei começar a montar o meu agora
@@PreventivaMotorsMikeBaldini entao, era o oleo do motor, um motul 10W40, nao tinha GL4 (transmissao). Eu instalei os discos novos e a moto parou de patinar embreagem em altas rotacoes...sensacional. TH-cam me ajudando muito com a manutencao da moto. Tive de comprar oleo de transmissao, as embreagens o sacador de embreagem, um torquimetro e um cavalete... mas mesmo tudo isso nao passou de 700 reais. E ainda tenho ferramentas para sempre agora e ja irei fazer minhas proprias trocas de oleo no futuro =]
@@brunobastos1899 GL4 para câmbio irá causar patinaçao, deve ser utilizado um óleo que contenha aditivos específicos para embreagem úmida ok. O Transoil expert tem tudo que a caixa primária e a transmissão das HD necessitam.
Olá bom dia João. Sim, é normal com o passar dos anos haver a fadiga da mola, que deve ser substituída. Utilizo somente a legítima nesses casos devido ao fator dimensional de molas genéricas, não são totalmente compatíveis, ou curtas ou longas demais. Nesse kit acompanham a mola, buchas e pino novo. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini onde encontro esse kit de reparo do pezinho? Procurei no MercadoLivre e não achei, se tiver um link do ML ou loja pra passar eu agradeço. A moto é uma sportster 1200
Bom dia, os sintomas clássicos do colapso do spring plate é notado no início pela ocorrência de uma folga grande no manete da embreagem, dificuldade na seleção do neutro e ruídos anormais além do sistema patinar. Se um mais sintomas estão presentes a remoção do conjunto de embreagem deve ser feito para contratação do dano. Quando ao kit, envie-nos uma mensagem através do WhatsApp da oficina: (19) 98150-0432. Abraço!
Bom dia. Os sintomas são os seguintes, qualquer deles se faz necessária a remoção do conjunto para análise: 1- dificuldade na seleção do neutro 2- ruídos anormais (som de chocalho) 3- excesso de limalhas no bujão de dreno 4- engate da primeira marcha acompanhado de um tranco a frente 5- ruído agudo durante a partida 6- folga excessiva no manete de embreagem ocorrendo de forma rápida Ocorrendo um ou mais sintomas procure um mecânico de confiança e solicite um diagnóstico. Em alguns casos os danos ocorridos podem destruir o conjunto de embreagem de forma irreparável, portanto o diagnóstico precoce é altamente recomendado.
Recentemente adquiri uma HD iron XL883 N, sempre tive moto, uma coisa que estranhei para colocar no neutro só entra de primeira marcha para o neutro, mas de segunda para o neutro é impossível, não sei se isso é sintomas do spring plate dando ruim ou se é normal das HD, poderia me sanar essa dúvida irmão?👍🏻 Manete está normal sem folga.
@@Renato_jpan Primeiramente lhe parabenizo pela aquisição da XL, ótima moto. A transmissão utilizada nas HD's difere de qualquer outro projeto apresentando engates secos, um tanto quanto ruidosos e não deve ser considerado um defeito pois é robusta e tem que suportar o torque do motor sem quebras. Dificuldades em selecionar o neutro podem ser creditadas em 4 fatores principais: - Correta regulagem da folga do acionamento interna, - Lubrificante inapropriado para sistemas multidiscos úmidos, - Falha no spring plate, - Folga fora de especificação na corrente de transmissão primária. Promova a substituição do lubrificante pelo Transoil Expert, regulagem da folga de acionamento interna da embreagem, ajuste da corrente primária e por fim a do manete. Se persistir o desconforto o sistema deve ser desmontado para análise dos componentes.
Bom dia coloquei um kit da barnett porém o fornecedor orientou manter a mola original pois a da barnett ficaria muito dura já que uso a moto muito no uso urbano ,só que quando vou arrancar faz um barulho tipo de cantar pneu ,vc acha que pode danificar embreagem ? Devo comprar mola da barnett e substituir?obgd
Ruído característico dessa marca de embreagem, não aplico em nenhuma HD devido a esse incômodo. Mecanicamente não há relatos de fadiga precoce ou falha no conjunto. Quanto a mola está correto, uso normal pode ser mantida a mola original.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini então posso usar os discos e os separadores da barnett e manter a mola original HD como está ,que não dará problema ? Só o ruído mesmo ? E mais uma vez obrigado pela sua atenção vc é nota 1000
@@eduardomanso4932 Sim, pode. Você não obterá o resultado total de performance que o conjunto oferece mas como creio que o uso da moto será normal então não há nada contra. A diferença sentida no manete será pequena, mas existe.
Fala meu amigo, tudo bem ? infelizmente sou de SP - Capital, mas queria conhecer sua oficina! Sempre usei o 90w pra cambios e gostava do barulho da primaria... resolvi mudar para o Transoil da Motul e a moto ta extremamente barulhenta, em reduzida é um xiado alto de metal... Sera mesmo que o Transoil é melhor ?
Bom dia. Primeiramente agradeço pelo feedback e gostaria de afirmar que não tenho qualquer ligação com a Motul ou qualquer marca em qualquer segmento, sendo livre para explanar tecnicamente, especialmente sobre lubrificantes, pois modestamente busquei conhecimento e sou especialista certificado. Por outro lado concordo que "óleo" causa muita confusão. Vou responder com uma afirmação, para fomentar o salutar debate: aplicando um lubrificante grau 140 o ruido "de máquina" diminuirá e muito. Agora duas perguntas: 1- O ruído de funcionamento de um motor ou sistema mecânico é fator determinante para um julgamento sobre as corretas propriedades lubrificantes de um produto? 2- Qual aditivo promovedor de deslizamento controlado de uma embreagem úmida um óleo 90w API Gl-3, Gl-4 ou Gl-5 contém? Resumindo e sendo simplista, o manual da HD Company recomenda e direciona somente a produtos legítimos não informando as características dos lubrificantes, portanto é falho. A engenharia e a química possuem um fator que não se altera, que é: "ganha-se de um lado e perde-se de outro", portanto, deixo uma dúvida, será que o lubrificante usado anteriormente causou esse excesso de ruído por desgaste, e quando substituído por um adequado tecnicamente surgiram ruídos anormais? Exatamente o que ocorreu com os motores 16V da VW introduzidos no final da década de 90, que padeceram e ganharam fama de ruins devido a receitas baratinhas de óleo e filtro incorretos, populares na época. Fica a reflexão. Seja sempre bem vindo, um forte abraço e novamente obrigado por tocar no assunto.
Para o conjunto da embreagem sim, mas como há também a corrente primária, as rodas dentadas e o conjunto de engrenagens do câmbio, não sendo apropriado o 20w50 4T desenvolvido para motores em que a embreagem está no bloco do motor. O novo AMSOIL 20W50 ou o Motul Transoil Expert além do legítimo Harley Davidson são excelentes para a caixa primária das Sportster's.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Instalei um kit Barnet, mas a moto arranha ao sair parada na primeira marcha. Parece que tem um gato na minha primária kkk Interessante que só aconte quando estou saindo de primeira marcha parado, em movimento não percebo qualquer barulho diferente. Isso é normal de acontecer com os discos Barnett? Obs Estou utilisando TransOil Expert
E aí blza, estou com uma dúvida troquei o spring plate da minha 883r pelo kit de discos e ficou bom, só que ficou com um barulho somente quando arranco mais forte, e normal ? Se puder me dar uma dica agradeço...
Olá, as partes que compõe o sistema de ajuste não acompanham a embreagem nova, devem ser mantidas as que estavam instaladas . São compostas na linha Sportster por uma porca, parafuso e uma mola, além do acionador. Existem a venda na internet, caso alguma parte foi perdida.
Prezado, o lubrificante ideal para compartimentos onde existam sistemas de embreagem com discos úmidos exige aditivos que promovam a lubricidade, o deslizamento controlado das superfícies de contato dos discos e também o seu resfriamento. Um óleo para motor de motocicleta 20w50 ou 15w50 que tenha o selo Jaso MA2 é exatamente o que a embreagem das HD's precisa, mas não tem aditivos para suportar a carga e exigência da corrente primária e suas polias dentadas, portanto, após estudar a ficha técnica do Transoil Expert 10w40 e do Amsoil optei pelo Motul devido ao custo benefício, o correto pacote de aditivos e a adequada proteção demandada. Em específico ao spring plate, ele é composto de dois discos de aço, molas e rebites de latão, o que causa o seu colapso é justamente o calor excessivo, causando a fadiga dos rebites, a sua ruptura e a falência. Sucesso, abraço 👍
@@PreventivaMotorsMikeBaldini muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, é de grande valor para leigos no assunto como eu, muito sucesso para você meu caro.
Com aditivos sintéticos, base mineral 👍👍 e não é encontrado em solo nacional e difícil de se adquirir nos EUA devido as restrições impostas a lubrificantes obsoletos. Foi substituído pelo SYN3 de base sintética a 12 anos atrás. Quanto a viscosidade do mesmo ela não é informada no rótulo, portanto não posso opinar.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini de acordo o manual, SYN3 é lubrificação de inverno. Abaixo de -1 grau. Só os M8 estão pedindo SYN3 no câmbio. Mesmo assim, até 2017 era o Fórmula +. Tenho foto do Formula + e especificações do mesmo… se quiser posso te mandar.
Desculpe amigo, mas o Motul transoil é um óleo GL 4 e não tem certificado Jaso, pode consultar a ficha técnica deles... Eu uso o texaco TGF GL3 que não ataca metais amarelos.... Parabéns pelo trabalho aí. Abraço!
Correto. Cito a norma JASO para melhor entendimento aos leigos sobre o pacote de aditivos responsáveis e indispensáveis para o correto funcionamento e durabilidade da embreagem úmida, aditivos esses que o Transoil possui e o TGF não. Seu câmbio estará protegido com esse óleo mas sinto lhe informar que a embreagem não (tratando-se de uma Sportster). TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado em diferenciais convencionais ou autoblocantes, esse último inclusive possui o mesmo conceito de uma embreagem úmida, portanto é o fabricante que está informando ser um produto incompatível. Esses dados estão disponíveis no site da Texaco. Da mesma maneira também considero incompatível um lubrificante para motor de moto ser aplicado em uma caixa primária, onde manterá a embreagem corretamente lubrificada mas não terá a mesma eficiência nos dentes das engrenagens transmissoras de torque, ocorrendo a quebra do filme lubrificante causando contato metal x metal. Agradeço a atenção e a oportunidade de enriquecimento do conhecimento, sobretudo com educação e clareza. Seja sempre bem vindo, forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Muito obrigado MESMO pela resposta, vejo as pessoas sendo tão radicais quando questionadas sobre óleo que depois que postei o comentário fiquei até com receio de vc não gostar, mas ao contrário, vc me passou conhecimento, assim como eu tentei passar tbm, assim que é legal por que se torna produtivo para mim e para vc. Eu concordo plenamente com vc sobre o fato de não se poder usar óleo de motor na primária da Sportster, e nas big twins eu tbm não acho isso certo... Mas permita-me discordar um pouco, o óleo para diferenciais autoblocantes possui uma concentração de aditivos que é muito mais prejudicial ao estator e metais amarelos no geral, como pode ser visto na sessão 10 da FISPQ do Texaco 3450, por exemplo, que é um óleo GL4 com aditivos para diferenciais autoblocantes antigos, os mais novos são GL5 e como vc bem deve saber, visto que observou corretamente isso no seu vídeo, os óleos GL5 e também o GL4 tem uma carga de aditivos anti impacto muito grande e esses aditivos são baseados em enxofre, por isso o cheiro ruim que vc sentiu no óleo da moto nesse vídeo, e o enxofre a altas temperaturas num ambiente fechado com um mínimo de umidade gera vapores que se misturam e criam H2SO4 (ácido sulfúrico) e é por isso que óleos GL4 e GL5 não devem ser usados na caixa primária da Sportster. Quanto ao óleo TGF, vc está correto a Texaco não recomenda ele para diferenciais, nem para diferenciais auto-blocantes, mas não apenas pelo fato dele prejudicar o bloqueio, nesse caso a gente tem quem ampliar o nosso contexto, o TGF é um óleo GL3, isso significa que ele tem infinitamente MENOS aditivos anti-impacto, por isso ele não se aplica a diferenciais por que o diferencial, seja ele com bloqueio ou não, tem muito mais susceptibilidade a receber impactos advindos da transmissão. Sobre o prejuízo ao bloqueio, novamente vc está correto, ao bloqueio ele prejudica pois os diferenciais antigos usam discos de metal com sulcos com função semi deslizante, nesse caso o TGF atrapalharia o funcionamento pois ele tem um índice de viscosidade altíssimo e ele faria estes discos deslizarem. Inclusive por isso que esse óleo é usado no câmbio Clark 260T&F pois ele faz o deslizamento dos sincronizados nesses câmbio funcionar conforme o projeto especifica, colocando GL4 e GL5, o cambio fica duro e ruim de engatar. Já sobre a embreagem da Sportster eu tenho que discordar, respeitosamente claro, pois a embreagem é feita de fiscos de compósito poroso que absorvem o óleo para se refrigerar, diferente dos blocantes antigos que eram discos de metal com sulcos, como descrevi acima e os novos ele não se aplicaria pela carga de aditivos do GL3 como tbm descrevi acima. Na minha moto uso ele desde quando meu Springplate "explodiu" e quase levou embora meu cesto de embreagem, estava bem pior do que esse do vídeo seu... Tive que fazer um trabalho de limar os dentes internos do cesto para tirar as muitas marcas que os restos do spring plate deixaram e até então eu só usava o Motul Transoil, perdi estator usando ele tbm, o spring plate, como te falei moeu todo... E desde quando passei a usar o TGF até a temperatura do cambio eu medi e constatei que baixou sensivelmente. Claro que não quero convencê-lo de nada, nem corrigí-lo, até por que eu sou um mero hobbysta de mecânica com conhecimento de química e também não sou um "odiador compulsivo da Motul", muito pelo contrário uso Motul no meu motor Sportster e não vejo por que mudar, só estou relatando meu caso mesmo. Grande abraço, parabéns novamente pelos vídeos!
@@luizredes Animador observar que existe vida "inteligente" fora da "casinha", agradeço e permita comentar que você tem um conhecimento técnico considerável. Para melhor entendimento o óleo que lubrifica um conjunto de embreagem multidiscos deve proporcionar um deslizamento controlado e, no caso de discos produzidos com materiais compósitos ele deve também ter a capacidade de penetrar e também tem a responsabilidade de refrigerar o conjunto. Há também a razão de acoplamento, em alguns casos a embreagem pátina em uma razão de 20% para mais em relação ao Transoil, causando elevação na temperatura na superfície dos espaçadores muito alta e queimando os compósitos com passar dos quilômetros percorridos. Deve ser considerado também a fórmula que baseia a capacidade de trocar calor entre os discos, espaçadores e o óleo. O fato que citou, sobre a temperatura do câmbio ser nitidamente menor se deve ao fato que o óleo aplicado não consegue fluir suficientemente entre os discos e assim absorver o calor gerado, deixando a carcaça externa em uma condição refrigerada mas o calor dos discos e espaçadores elevada. O óleo absorvendo a temperatura irá transferir a carcaça e assim ao ar ambiente. Mas esse assunto deve ser debatido no corpo de engenharia do fabricante do veículo, gerando a recomendação do lubrificante adequado. Quanto aos Gl4, não possuem aditivos EP suficientes para gerar danos a metais amarelos. Uma simples verdade também deve ser mencionada, não há como comparar um lubrificante mineral a um semi ou sintético, principalmente na questão de resistir a temperaturas adversas. Uso a linha Motul por ser economicamente viável e possuir atendimento rápido em minha região, além de boletins técnicos periódicos e atendimento técnico excelente ao mecânico, que é o que faz diferença para minha empresa e para o atendimento aos meus clientes, razão de meu negócio. Por favor, comente sempre que possível, fico muito grato por contar com expectadores críticos e com conhecimento, sempre corroborando com o assunto.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Imagine meu caro, eu que agradeço por vc ter a disposição de gravar tudo o que vc grava e disponibiliza, isso sim é um esforço memorável! Fora isso, ainda responder a esses comentários imensos como os meus... hehe Eu até tento gravar algumas coisas que faço na minha moto nas horas vagas mas sinceramente não tenho talento de gravar, editar, saber o que falar e com didática como vc tem... Abraço!
É, valeu. Uso o Transoil há 17K km e vou continuar, Xl883C 05 com 20K. Muito bom o vídeo, obrigado
Bom de mais , profissional de qualidade parabéns
Agradecemos, forte abraço!!!
Obrigado por compartilhar o conhecimento com tanta clareza de detalhes.
Eu sempre vou seguir o manual com relação aos óleos. Cada mecânico do TH-cam dá um conselho diferente do outro. O mecânico da GARAGE METALICA MOTOCICLISTAS, disse que pode usar o óleo 90 no câmbio das sportsters, e ainda mostrou o manual de serviços do fabricante, não do proprietário, que, recomenda o uso desse óleo, o GL4 90.
Quem afinal, dentre todos os "mecânicos do TH-cam" está correto? Afirmo: o manual do fabricante se sobrepõe sobre qualquer "receita", um ponto em que nós convergimos.
Excelente vídeo, um defeito crônico das harley
Boa explicações muito obrigado, neste torquimetro de estalo, qual é calibragem para torquiar estes parafusos da tampa da primária e da tampa de regulagem da embreagem?
@@vitorcezario2425 Tampa da primária 14,8Nm Tampa de ajuste da embreagem 10Nm.
Top como sempre 🙏🤪
Gostou muito a explicacao beleza , muito obrigado Ai, saludos desde o Paraguay, eu tei una Sportster 2006😁😄🇳🇱
Obrigado meu irmão Paraguaio, saúde, paz e muito trabalho, saudações da equipe da Preventiva Motors!
coisa linda de engrenagem, melhor ainda se bem tratada!
Obrigado amigão, sempre um prazer ter a sua audiência!!!
Obrigado pelo video e parabens pelo conhecimento! E obrigado por compartilhar conosco.
Tenho um dúvida: minha sportster esta com oleo mineral. Estou trocando pelos indicados no video. É só eu esgotar o mineral e por o sintetico ou preciso fazer alguma limpeza interna? Abs!
Bom dia,
Agradeço o apreço, seja sempre bem vindo.
Pode efetuar a troca sem problemas e aproveite a oportunidade para regular a folga da embreagem.
Ótima aula! Graças 🙏👏👏👏
O material desse disco é de kevlar ?
O fabricante não revela o composto usado na fabricação dos discos, Kevlar é um dos materiais aplicados.
A minha iron estava usando gl5 90 aí aconteceu isso aí. Troquei os discos já com o substituto do apringle plate.. mas a moto começou a patinar embreagem. Passou por duas oficinas de nome aqui em Curitiba e não arrumaram.
Maravilha cara! Nossa...ter uma máquina incrivel dessa e querer economizar no lubrificante é pra acabar
Muitos casos são por falta de orientação correta, culpa também do manual do fabricante que não específica o lubrificante, apenas induz a compra do genuíno. Quem trabalhou internamente em algum Dealer da marca, como tive a oportunidade, conhece o lubrificante que é utilizado nas caixas primárias das HD's. Fica a dica, segue quem quer. Abraço amigo!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini verdade ...ainda bem que profissionais como você se dispõe a nos orientar. Valeu bro!
@@eduardomatos2176 Obrigado pela presença! Na verdade o que "muita gente fala" nem sempre é o correto. Atendo muitas HD's na oficina, entre elas inúmeras Sportster. Algumas com baixa km apresentam danos no spring plate e no momento do desmonte descubro estarem abastecidas em sua caixa primária (que diferentemente da linha Softail, Touring e CVO compartilha o mesmo lubrificante com o câmbio) abastecidas com o "queridinho baratinho" que muitos citam. O 90 GL3 ou 4 é excelente para o câmbio mas para a embreagem é inútil, pois não tem em sua formulação nenhum aditivo controlador de arraste para o conjunto embreagem. Só aplico o Motul Transoil Expert nas caixas primárias, específico para caixas de marchas de motocicletas que possuem embreagem úmida. Segundo sua formação atua no câmbio como um óleo grau 90 e protege os discos de embreagem promovendo um deslizamento controlado ao mesmo tempo que consegue penetrar entre eles e controlar o aquecimento. Como citei anteriormente usa quem quiser. Infelizmente a marca não tem uma comunicação clara e respeitosa com seus clientes no Brasil, represando informações das mais básicas e importantes quando não mensionar o tipo de lubrificante para as caixas primárias, somente direciona para o óleo legítimo. Sendo assim podemos rastrear o fabricante, garimpar o tipo de óleo e saber com exatidão do que se trata mas, algo insano para o proprietário se submeter, pois se ao menos não dominar a língua de origem praticamente é impossível pesquisar os termos corretos. Quanto ao 20w50 destinado aos motores de 4T esses sim possuem aditivos específicos para as caixas de marcha que possuem embreagem úmida mas considero fraco para lidar com a corrente primária e suas polias dentadas, mas entre ele o monograu 90, em uma situação de emergência, opte por um 20w50 SL JASO MA no mínimo.
@@eduardomatos2176 O 5000 é inferior ao 5100 15w50. Quanto ao. Transoil, segue aplicação constante no próprio rótulo: *Adequado quando os fabricantes exigem para a transmissão um óleo de motor SAE 10W-40 ou óleo de caixa de engrenagens SAE 90". Portanto, plenamente compatível e adequado ao tipo de sistema de embreagem que equipa as HD's. Hoje no País não existe nenhum equivalente e é inclusive utilizado por vários Dealers da HD em substituição ao legítimo. De qualquer modo, minha recomendação não é "receita", propaganda e tampouco "achismo", e sim baseada em informação técnica. Pode seguir o intervalo de troca previsto no manual do proprietário . No motor qualquer 20w50 pode ser aplicado, de preferência evitando mineral, obsoleto. Um semi sintético pode trocar em intervalos de 5.000 km.
@@eduardomatos2176 Atendemos em nossa oficina localizada em Limeira SP.
e um proficional da e gosto de ver 👍😁
Bom dia tenho embreagem barnett posso usar o transoil motul 10w30 ? Ou vc recomenda o 10w40 ? No caso uma sportster 2011
Boa noite. Aplique o 10w40 Expert, ele se equivale a um 90w e possui aditivos controladores de deslizamento para os discos. Obrigado pela presença, abraço 👍
@@PreventivaMotorsMikeBaldini estou usando transoil 10w30 mineral posso retirar lo e já aplicar o 10w40 ? Da algum BO por um ser mineral outro sintético? Pode danificar algo ? Ou posso substituir tranquilo ?
@@eduardomanso4932 Pode trocar sem problemas. O Expert é semi sintético.
Boa noite
Por gentileza essa peça onde vai os espaçadores e discos tbm é trocada quando se troca ambas?
Olá, boa noite! Se a peça que se refere for o spring plate sim, deve ser substituída em conjunto com o kit de embreagem ou eliminada (maior confiabilidade e resistência do conjunto instalado sem o spring plate). Lembrando que o correto procedimento é substituir o conjunto completo, discos, espaçadores, mola e o spring plate (ou sua eliminação). Existem kits que mantém o sistema original e outros que não contemplam a instalação, são diferentes.
boa tarde meu amigo,poderia me informar quais oleos posso usar na xr1200x, desde ja fico grato 🙏👍🏍️☁️
Boa noite André, claro! Aplique no motor qualquer óleo 20w50 ou 15w50 de marca reconhecida, de preferência semi sintético ou superior e filtro de óleo troque sempre em conjunto com o lubrificante. No bloco primário e transmissão, que em seu modelo compartilham o mesmo lubrificante, aplique o Motul Transoil Expert que possui formulação adequada para promover a correta lubrificação da embreagem, corrente, engrenagens e rolamentos. Sucesso, forte abraço!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini obrigado, pelas dicas forte abraço 🙏🏍️☁️
Só uma pergunta, se possível, eu também tive o mesmo problema na minha 883 (o spring plate esfarelou) e estou realizando a troca em casa. O Cesto também ficou com essas marcas (sulcos) que você comenta aos 12:30 do vídeo mais ou menos. Neste caso, é recomendável fazer um leve lixamento para tirar a "rebarba" que fica ao "redor" destes sulcos? Não digo lixar até o sulco sumir e nivelar com o resto da peça (porque daí entendo que geraria uma folga grande), mas um simples "passe" mesmo para os discos deslizarem sem "resistência".
Somente uma leve quebra dos cantos vivos. Se estiver em pior situação que demonstrada no vídeo, infelizmente será necessária a substituição, pois a força centrífuga gerada no movimento pode travar o disco no sulco, inviabilizando o desengate do mesmo e consequente dificuldade em trocar marchas e selecionar o neutro com o motor ligado.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini muito obrigado pela pronta resposta! Em uma inspeção visual me parece que está "igual" ao demonstrado no vídeo, os sulcos não ultrapassam 1 milimetro de profundidade...Estou fazendo justamente o que você falou, "quebrando" os cantos (ficaram umas rebarbas de ferro) para os discos deslizarem com facilidade. Esse Spring Plate realmente é um problema muito sério que pode trazer um grande prejuízo aos donos... Mais uma vez, agradeço a atenção e desejo sucesso em seus trabalhos.
ótimo video
Muito bom seus vídeos irmão.
Me tira uma dúvida.
A Xr1200x tem spring plate também?
Obrigado Alisson. O arranjo das XR's e Buell são diferentes, apesar de possuir uma placa mola, ela não tem os rebites e dificilmente falha. Forte abraço!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini perfeito irmão! Muito obrigado!
Precisei trocar os discos da minha Sportster, coloquei todos os lados abaulados em um único sentido, mas não lembro se estavam virados para fora ou para dentro. A montagem errada teria algum sintoma? Parabéns pela aula
Por padrão de projeto eles tem lado da montagem, devido a serem estampados, mas já peguei aqui na oficina modelos que apresentaram fadiga no rolamento do Hub e na desmontagem para a troca havia discos montados dos dois jeitos e a embreagem estava com o funcionamento normal em ambos. Se as trocas estão ocorrendo de forma normal creio que não deve ser preocupante. Particularmente não instalo de forma diferente a recomendada pelo service manual devido a padrão mesmo. Obrigado, seja sempre bem vindo, abraço 👍
Boa noite professor, o senhor poderia indicar uma marca de pastilha de freio para a linha touring? A Última que eu usei foi da marca Potenza e a durabilidade foi muito baixa e tive o incômodo com barulho na frenagem ( assobio) obrigado
Recomendo a EBC e a BREMBO, a primeira era instalada originalmente pela HD, senda a segunda equipamento de linha de montagem na atualidade. O assovio geralmente surge quando a montagem não foi realizada de forma adequada, sugiro conferir a montagem e a lubrificação dos apoios móveis do conjunto cáliper.
Se houver sulcos no disco, o mesmo deve ser substituído, sua vida útil situa-se entre 60.000 e 90.000 km.
Opa amigo eu li que tinha que deixar os discos em banho no óleo do motor. Deixei os meus 12 hrs no óleo que não era transoil ..embora eu tinha ele tbm ....será que dará problemas ? Obrigado pela dica do lado arredondado para dentro ...irei começar a montar o meu agora
@@brunobastos1899 Se for um lubrificante adequado para embreagem úmida sem problemas.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini entao, era o oleo do motor, um motul 10W40, nao tinha GL4 (transmissao). Eu instalei os discos novos e a moto parou de patinar embreagem em altas rotacoes...sensacional. TH-cam me ajudando muito com a manutencao da moto. Tive de comprar oleo de transmissao, as embreagens o sacador de embreagem, um torquimetro e um cavalete... mas mesmo tudo isso nao passou de 700 reais. E ainda tenho ferramentas para sempre agora e ja irei fazer minhas proprias trocas de oleo no futuro =]
@@brunobastos1899 GL4 para câmbio irá causar patinaçao, deve ser utilizado um óleo que contenha aditivos específicos para embreagem úmida ok. O Transoil expert tem tudo que a caixa primária e a transmissão das HD necessitam.
Boa tarde colega gostei De mais do vídeo, muito esclarecedor, preciso de sua ajuda, s3 pode4 me responda
Essa energia onde não dei a manete mais dura. A embreagem não fica pesada?
Amigo, não entendi sua pergunta.
Parabéns de vídeo.
Está moto estava com qual quilometragem?
Obrigado. 65.000 km. Forte abraço!!!
bom dia, a mola do pezinho de descanso da minha Xl883R 2008 esta acredito muito "mole" ou pouca pressão, é normal o desgaste??
Olá bom dia João. Sim, é normal com o passar dos anos haver a fadiga da mola, que deve ser substituída. Utilizo somente a legítima nesses casos devido ao fator dimensional de molas genéricas, não são totalmente compatíveis, ou curtas ou longas demais. Nesse kit acompanham a mola, buchas e pino novo. Forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini onde encontro esse kit de reparo do pezinho? Procurei no MercadoLivre e não achei, se tiver um link do ML ou loja pra passar eu agradeço. A moto é uma sportster 1200
@@bruthuscustom3355você encontra na HD peças, fale com o Erick.
Ola, minha iron 883 comecou patinar, sera que seria so spring plate oubtodo conjunto 33.000 km. Onde encontro esses discos enwrgy one ? one?
Bom dia, os sintomas clássicos do colapso do spring plate é notado no início pela ocorrência de uma folga grande no manete da embreagem, dificuldade na seleção do neutro e ruídos anormais além do sistema patinar. Se um mais sintomas estão presentes a remoção do conjunto de embreagem deve ser feito para contratação do dano. Quando ao kit, envie-nos uma mensagem através do WhatsApp da oficina: (19) 98150-0432. Abraço!
Que oleo vc recomenda na primaria da 883
SYN3 legítimo HD ou Transoil Expert 10w40.
Qual o sintomas que da na moto da para saber c quebrou sem abrir a tampa?
Bom dia. Os sintomas são os seguintes, qualquer deles se faz necessária a remoção do conjunto para análise:
1- dificuldade na seleção do neutro
2- ruídos anormais (som de chocalho)
3- excesso de limalhas no bujão de dreno
4- engate da primeira marcha acompanhado de um tranco a frente
5- ruído agudo durante a partida
6- folga excessiva no manete de embreagem ocorrendo de forma rápida
Ocorrendo um ou mais sintomas procure um mecânico de confiança e solicite um diagnóstico.
Em alguns casos os danos ocorridos podem destruir o conjunto de embreagem de forma irreparável, portanto o diagnóstico precoce é altamente recomendado.
Recentemente adquiri uma HD iron XL883 N, sempre tive moto, uma coisa que estranhei para colocar no neutro só entra de primeira marcha para o neutro, mas de segunda para o neutro é impossível, não sei se isso é sintomas do spring plate dando ruim ou se é normal das HD, poderia me sanar essa dúvida irmão?👍🏻 Manete está normal sem folga.
@@Renato_jpan Primeiramente lhe parabenizo pela aquisição da XL, ótima moto. A transmissão utilizada nas HD's difere de qualquer outro projeto apresentando engates secos, um tanto quanto ruidosos e não deve ser considerado um defeito pois é robusta e tem que suportar o torque do motor sem quebras. Dificuldades em selecionar o neutro podem ser creditadas em 4 fatores principais:
- Correta regulagem da folga do acionamento interna,
- Lubrificante inapropriado para sistemas multidiscos úmidos,
- Falha no spring plate,
- Folga fora de especificação na corrente de transmissão primária.
Promova a substituição do lubrificante pelo Transoil Expert, regulagem da folga de acionamento interna da embreagem, ajuste da corrente primária e por fim a do manete. Se persistir o desconforto o sistema deve ser desmontado para análise dos componentes.
Olá, oq aconteceu se montar com o lado arredondado errado?
Dificuldade em selecionar o neutro e trocas de marchas ruins.
Qual a medida boa de cada disco? No manual encontrei uma medida total do conjunto. Gostaria de saber a medida unitária.
Exato, o manual de serviço não específica a medida unitária. Não sei informar pois não tenho conjunto novo legítimo HD para fazer a medição.
Bom dia coloquei um kit da barnett porém o fornecedor orientou manter a mola original pois a da barnett ficaria muito dura já que uso a moto muito no uso urbano ,só que quando vou arrancar faz um barulho tipo de cantar pneu ,vc acha que pode danificar embreagem ? Devo comprar mola da barnett e substituir?obgd
Ruído característico dessa marca de embreagem, não aplico em nenhuma HD devido a esse incômodo. Mecanicamente não há relatos de fadiga precoce ou falha no conjunto. Quanto a mola está correto, uso normal pode ser mantida a mola original.
Em tempo: discos e separadores devem ser substituídos devido ao "casamento" do conjunto.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini então posso usar os discos e os separadores da barnett e manter a mola original HD como está ,que não dará problema ? Só o ruído mesmo ? E mais uma vez obrigado pela sua atenção vc é nota 1000
@@eduardomanso4932 Sim, pode. Você não obterá o resultado total de performance que o conjunto oferece mas como creio que o uso da moto será normal então não há nada contra. A diferença sentida no manete será pequena, mas existe.
Se eu colocar a mola da barnett a moto vai andar mais ,vai dar muita diferença ? Ou só na arrancada mesmo ?
Harley 883 R 2011 com 15km, embreagem patinando, pode ser o spring plate?
Óleo incorreto, regulagem incorreta, cabo prendendo, spring plate ruim (um ou mais fatores).
Fala meu amigo, tudo bem ?
infelizmente sou de SP - Capital, mas queria conhecer sua oficina!
Sempre usei o 90w pra cambios e gostava do barulho da primaria... resolvi mudar para o Transoil da Motul e a moto ta extremamente barulhenta, em reduzida é um xiado alto de metal...
Sera mesmo que o Transoil é melhor ?
Bom dia. Primeiramente agradeço pelo feedback e gostaria de afirmar que não tenho qualquer ligação com a Motul ou qualquer marca em qualquer segmento, sendo livre para explanar tecnicamente, especialmente sobre lubrificantes, pois modestamente busquei conhecimento e sou especialista certificado. Por outro lado concordo que "óleo" causa muita confusão. Vou responder com uma afirmação, para fomentar o salutar debate: aplicando um lubrificante grau 140 o ruido "de máquina" diminuirá e muito. Agora duas perguntas:
1- O ruído de funcionamento de um motor ou sistema mecânico é fator determinante para um julgamento sobre as corretas propriedades lubrificantes de um produto?
2- Qual aditivo promovedor de deslizamento controlado de uma embreagem úmida um óleo 90w API Gl-3, Gl-4 ou Gl-5 contém?
Resumindo e sendo simplista, o manual da HD Company recomenda e direciona somente a produtos legítimos não informando as características dos lubrificantes, portanto é falho. A engenharia e a química possuem um fator que não se altera, que é: "ganha-se de um lado e perde-se de outro", portanto, deixo uma dúvida, será que o lubrificante usado anteriormente causou esse excesso de ruído por desgaste, e quando substituído por um adequado tecnicamente surgiram ruídos anormais? Exatamente o que ocorreu com os motores 16V da VW introduzidos no final da década de 90, que padeceram e ganharam fama de ruins devido a receitas baratinhas de óleo e filtro incorretos, populares na época. Fica a reflexão. Seja sempre bem vindo, um forte abraço e novamente obrigado por tocar no assunto.
Após remoção do Spring plate. Qual o melhor óleo a ser utilizado.
Pode ser o 20w50?
Para o conjunto da embreagem sim, mas como há também a corrente primária, as rodas dentadas e o conjunto de engrenagens do câmbio, não sendo apropriado o 20w50 4T desenvolvido para motores em que a embreagem está no bloco do motor. O novo AMSOIL 20W50 ou o Motul Transoil Expert além do legítimo Harley Davidson são excelentes para a caixa primária das Sportster's.
Motul transoil expert 10w40 pode ser esse então.
Comprei um kit embreagem da Barnet.
@@cavalodeaco5592 Sim. Ótima escolha, do lubrificante e da embreagem 👍
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Instalei um kit Barnet, mas a moto arranha ao sair parada na primeira marcha. Parece que tem um gato na minha primária kkk
Interessante que só aconte quando estou saindo de primeira marcha parado, em movimento não percebo qualquer barulho diferente.
Isso é normal de acontecer com os discos Barnett? Obs Estou utilisando TransOil Expert
@@cavalodeaco5592 Sua embreagem Barnett faz um parulho ao sair na primeira marcha quando parado?
E aí blza, estou com uma dúvida troquei o spring plate da minha 883r pelo kit de discos e ficou bom, só que ficou com um barulho somente quando arranco mais forte, e normal ? Se puder me dar uma dica agradeço...
Qual é o barulho, se puder descrever 👍
Manutenção na oficina do Tião !!!
Estoi com um problema na minha embreagem, acjp que nao veio com a porca de ajuste, poos o parafuso esta rodando livre, para os dois lados
Olá, as partes que compõe o sistema de ajuste não acompanham a embreagem nova, devem ser mantidas as que estavam instaladas . São compostas na linha Sportster por uma porca, parafuso e uma mola, além do acionador. Existem a venda na internet, caso alguma parte foi perdida.
Então esse defeito do spring plate é por uso incorreto do óleo lubrificante !? Obs. Não assisti o vídeo todo
Prezado, o lubrificante ideal para compartimentos onde existam sistemas de embreagem com discos úmidos exige aditivos que promovam a lubricidade, o deslizamento controlado das superfícies de contato dos discos e também o seu resfriamento. Um óleo para motor de motocicleta 20w50 ou 15w50 que tenha o selo Jaso MA2 é exatamente o que a embreagem das HD's precisa, mas não tem aditivos para suportar a carga e exigência da corrente primária e suas polias dentadas, portanto, após estudar a ficha técnica do Transoil Expert 10w40 e do Amsoil optei pelo Motul devido ao custo benefício, o correto pacote de aditivos e a adequada proteção demandada. Em específico ao spring plate, ele é composto de dois discos de aço, molas e rebites de latão, o que causa o seu colapso é justamente o calor excessivo, causando a fadiga dos rebites, a sua ruptura e a falência. Sucesso, abraço 👍
@@PreventivaMotorsMikeBaldini muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, é de grande valor para leigos no assunto como eu, muito sucesso para você meu caro.
Para primária da Sportster, O fabricante indica o óleo “Formula +”, que é um óleo 50w mineral!!!
👍🏻👍🏻
Com aditivos sintéticos, base mineral 👍👍 e não é encontrado em solo nacional e difícil de se adquirir nos EUA devido as restrições impostas a lubrificantes obsoletos. Foi substituído pelo SYN3 de base sintética a 12 anos atrás. Quanto a viscosidade do mesmo ela não é informada no rótulo, portanto não posso opinar.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini de acordo o manual, SYN3 é lubrificação de inverno. Abaixo de -1 grau. Só os M8 estão pedindo SYN3 no câmbio. Mesmo assim, até 2017 era o Fórmula +.
Tenho foto do Formula + e especificações do mesmo… se quiser posso te mandar.
@@lucasthadeu83 Gostaria muito, pois faz vários anos que não tenho mais aqui na oficina. Desde já agradeço o apreço 👍🙏
@@PreventivaMotorsMikeBaldini vc tem Instagram? Qual usuário?
Desculpe amigo, mas o Motul transoil é um óleo GL 4 e não tem certificado Jaso, pode consultar a ficha técnica deles... Eu uso o texaco TGF GL3 que não ataca metais amarelos.... Parabéns pelo trabalho aí. Abraço!
Correto. Cito a norma JASO para melhor entendimento aos leigos sobre o pacote de aditivos responsáveis e indispensáveis para o correto funcionamento e durabilidade da embreagem úmida, aditivos esses que o Transoil possui e o TGF não. Seu câmbio estará protegido com esse óleo mas sinto lhe informar que a embreagem não (tratando-se de uma Sportster). TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado em diferenciais convencionais ou autoblocantes, esse último inclusive possui o mesmo conceito de uma embreagem úmida, portanto é o fabricante que está informando ser um produto incompatível. Esses dados estão disponíveis no site da Texaco. Da mesma maneira também considero incompatível um lubrificante para motor de moto ser aplicado em uma caixa primária, onde manterá a embreagem corretamente lubrificada mas não terá a mesma eficiência nos dentes das engrenagens transmissoras de torque, ocorrendo a quebra do filme lubrificante causando contato metal x metal. Agradeço a atenção e a oportunidade de enriquecimento do conhecimento, sobretudo com educação e clareza. Seja sempre bem vindo, forte abraço!!!
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Muito obrigado MESMO pela resposta, vejo as pessoas sendo tão radicais quando questionadas sobre óleo que depois que postei o comentário fiquei até com receio de vc não gostar, mas ao contrário, vc me passou conhecimento, assim como eu tentei passar tbm, assim que é legal por que se torna produtivo para mim e para vc. Eu concordo plenamente com vc sobre o fato de não se poder usar óleo de motor na primária da Sportster, e nas big twins eu tbm não acho isso certo... Mas permita-me discordar um pouco, o óleo para diferenciais autoblocantes possui uma concentração de aditivos que é muito mais prejudicial ao estator e metais amarelos no geral, como pode ser visto na sessão 10 da FISPQ do Texaco 3450, por exemplo, que é um óleo GL4 com aditivos para diferenciais autoblocantes antigos, os mais novos são GL5 e como vc bem deve saber, visto que observou corretamente isso no seu vídeo, os óleos GL5 e também o GL4 tem uma carga de aditivos anti impacto muito grande e esses aditivos são baseados em enxofre, por isso o cheiro ruim que vc sentiu no óleo da moto nesse vídeo, e o enxofre a altas temperaturas num ambiente fechado com um mínimo de umidade gera vapores que se misturam e criam H2SO4 (ácido sulfúrico) e é por isso que óleos GL4 e GL5 não devem ser usados na caixa primária da Sportster. Quanto ao óleo TGF, vc está correto a Texaco não recomenda ele para diferenciais, nem para diferenciais auto-blocantes, mas não apenas pelo fato dele prejudicar o bloqueio, nesse caso a gente tem quem ampliar o nosso contexto, o TGF é um óleo GL3, isso significa que ele tem infinitamente MENOS aditivos anti-impacto, por isso ele não se aplica a diferenciais por que o diferencial, seja ele com bloqueio ou não, tem muito mais susceptibilidade a receber impactos advindos da transmissão. Sobre o prejuízo ao bloqueio, novamente vc está correto, ao bloqueio ele prejudica pois os diferenciais antigos usam discos de metal com sulcos com função semi deslizante, nesse caso o TGF atrapalharia o funcionamento pois ele tem um índice de viscosidade altíssimo e ele faria estes discos deslizarem. Inclusive por isso que esse óleo é usado no câmbio Clark 260T&F pois ele faz o deslizamento dos sincronizados nesses câmbio funcionar conforme o projeto especifica, colocando GL4 e GL5, o cambio fica duro e ruim de engatar. Já sobre a embreagem da Sportster eu tenho que discordar, respeitosamente claro, pois a embreagem é feita de fiscos de compósito poroso que absorvem o óleo para se refrigerar, diferente dos blocantes antigos que eram discos de metal com sulcos, como descrevi acima e os novos ele não se aplicaria pela carga de aditivos do GL3 como tbm descrevi acima. Na minha moto uso ele desde quando meu Springplate "explodiu" e quase levou embora meu cesto de embreagem, estava bem pior do que esse do vídeo seu... Tive que fazer um trabalho de limar os dentes internos do cesto para tirar as muitas marcas que os restos do spring plate deixaram e até então eu só usava o Motul Transoil, perdi estator usando ele tbm, o spring plate, como te falei moeu todo... E desde quando passei a usar o TGF até a temperatura do cambio eu medi e constatei que baixou sensivelmente. Claro que não quero convencê-lo de nada, nem corrigí-lo, até por que eu sou um mero hobbysta de mecânica com conhecimento de química e também não sou um "odiador compulsivo da Motul", muito pelo contrário uso Motul no meu motor Sportster e não vejo por que mudar, só estou relatando meu caso mesmo. Grande abraço, parabéns novamente pelos vídeos!
@@luizredes Animador observar que existe vida "inteligente" fora da "casinha", agradeço e permita comentar que você tem um conhecimento técnico considerável. Para melhor entendimento o óleo que lubrifica um conjunto de embreagem multidiscos deve proporcionar um deslizamento controlado e, no caso de discos produzidos com materiais compósitos ele deve também ter a capacidade de penetrar e também tem a responsabilidade de refrigerar o conjunto. Há também a razão de acoplamento, em alguns casos a embreagem pátina em uma razão de 20% para mais em relação ao Transoil, causando elevação na temperatura na superfície dos espaçadores muito alta e queimando os compósitos com passar dos quilômetros percorridos. Deve ser considerado também a fórmula que baseia a capacidade de trocar calor entre os discos, espaçadores e o óleo. O fato que citou, sobre a temperatura do câmbio ser nitidamente menor se deve ao fato que o óleo aplicado não consegue fluir suficientemente entre os discos e assim absorver o calor gerado, deixando a carcaça externa em uma condição refrigerada mas o calor dos discos e espaçadores elevada. O óleo absorvendo a temperatura irá transferir a carcaça e assim ao ar ambiente. Mas esse assunto deve ser debatido no corpo de engenharia do fabricante do veículo, gerando a recomendação do lubrificante adequado. Quanto aos Gl4, não possuem aditivos EP suficientes para gerar danos a metais amarelos. Uma simples verdade também deve ser mencionada, não há como comparar um lubrificante mineral a um semi ou sintético, principalmente na questão de resistir a temperaturas adversas. Uso a linha Motul por ser economicamente viável e possuir atendimento rápido em minha região, além de boletins técnicos periódicos e atendimento técnico excelente ao mecânico, que é o que faz diferença para minha empresa e para o atendimento aos meus clientes, razão de meu negócio. Por favor, comente sempre que possível, fico muito grato por contar com expectadores críticos e com conhecimento, sempre corroborando com o assunto.
@@PreventivaMotorsMikeBaldini Imagine meu caro, eu que agradeço por vc ter a disposição de gravar tudo o que vc grava e disponibiliza, isso sim é um esforço memorável! Fora isso, ainda responder a esses comentários imensos como os meus... hehe Eu até tento gravar algumas coisas que faço na minha moto nas horas vagas mas sinceramente não tenho talento de gravar, editar, saber o que falar e com didática como vc tem... Abraço!
@@luizredes que oleo vc endica na primaria da 883?
O barato saiu caro. Talvez o proprietário reveja os conceitos em relação ao óleo