Não só meninas mas eu mesmo fui abusado dos 6 aos 11 anos, sofria abuso de um casal que cuidava de mim e outras 20 crianças... Levei 20 anos pra contar pra primeira pessoa (minha esposa). Sempre me culpei por isso e só hoje eu tento me convencer que eu não tenho culpa pois eu era uma criança. É triste mas até hoje tenho uma depressão/ansiedade devido a isso. Hoje tento me restruturar/restaurar minha mente/espírito. Espera que meu comentário ajude mais alguém, se você sofreu isso a culpa NÃO É SUA.
@@almeidaalmeida3462 Eh lá iá... Esse desejo de vingança cristã, sempre me assusta! Se o agressor pagará, ou não, isso infelizmente não remove o trauma. É importante que se faça cumprir a justiça, para que o agressor não tenha a oportunidade de cometer o mesmo crime com outras vítimas. Mas pela minha própria experiência, posso afirmar que, nem o cumprimento da justiça, nem oração curam o trauma... Terapia, pra trabalhar a conquista do amor próprio e o auto perdão, sim.
@@almeidaalmeida3462 Detalhe: Esse tipo de coisa não se deve esquecer jamais! Deve ser exposta, sempre! É assim que se inicia o processo de cura. Esquecer é jogar para debaixo do tapete e permitir que agressores continuem por aí, pagando de "pessoas de bem".
Tudo q ele falou é vdd, eu sempre pensei q eu facilitava, eu ganhava brinquedo, já cheguei a ganhar 100,00 do irmão do meu pai, eu tinha uns 8 para 9 anos. Só vim a contar com 18 anos, a família me chama de louca, mas louca não sou.
No meu caso foi o contrário, eu tinha sete anos e ele me oferecia essas coisas e eu não queria receber, sempre estava a espreita ao redor da minha casa e me pegava a força no quintal e me levava pra casa dele pois ele era meu vizinho, e, eu pedia socorro e gritava pra não sair de dentro de casa mas ninguém acreditava em mim. Ele apertava o meu pescoço e tampava a minha boca pra que eu não gritasse, uma vez pedi ajuda ao outro vizinho e que sabia dos abusos e pedi que ele contasse pra minha mãe e o pedófilo me agrediu, apertou o meu pescoço, enfiou um pano na minha boca, amarrou meus pés e mãos e tirou a minha roupa a força, tampava o meu nariz e me deixava sem fôlego. Eu pedia ajuda a minha mãe e ela simplesmente me xingava ou ignorava pois ela dizia que eu estava inventando tudo.
Entendo. Eu também contei, mas minha mãe disse que eu era mentirosa. Eu tinha 5 anos. Quando eu já era maior, eu sabia me esquivar. Mas quando eu tinha por volta de 11 anos minha mãe insinuava que eu era insinuante. Eu era uma criança de 11 anos!! Provavelmente ele ficava me olhando, né? Eu não percebia. Foi só depois de adulta, com 35 anos que eu entendi tudo o que aconteceu. Ele é viciado em pornografia, assiste em qualquer local da casa como se ninguém estivesse percebendo. Minha mãe sabe e não fala nada. Ela idolatra ele. Tudo muito esquisito. Hoje eu tenho um bebezinho de 1 anos e 9 meses e não deixo com eles sozinho de jeito nenhum. O ruim de tudo isso é que eu sempre tive depressão, hipocondria e toc desde criança. Então eu sou a “louca” da família. Acho que já me tacharam disso para encobrir tudo se eu eventualmente contasse para os outros. Eu só contei para a minha psicóloga até hoje. Quando estou com eles eu tenho muita ansiedade. Eles agem comigo como se nada tivesse acontecido e eu também ajo da mesma forma com eles. É tudo muito estranho. Me sinto muito suja, indigna de amor, solitária. Às vezes eu até acho que eu sou louca mesmo, pois isso foi muito reforçado sobre mim. A mãe sempre dizia para todo mundo que eu era “perturbada”. Ela não gostava de mim. Ela só resolveu ser minha mãe mesmo quando eu arrumei um namorado e me casei. Porque daí eu não era mais uma “ameaça” para ela. Também não sei até que ponto ela também era manipulada. Sou uma pessoa triste. Apesar de não me faltar nada, moro em um bom apartamento alugado, meu marido tem saúde, meu filho tem saúde, temos nossas coisinhas em casa… mas tem algo dentro de mim que está errado que não me deixa ser feliz, como se eu fosse prisioneira. É tudo muito estranho também porque eu não consigo não amar os meus pais. Muitas vezes eles me demonstram carinho. Mas por que tudo isso aconteceu quando eu era só uma criança? Por que não me amaram quando eu era tão pequena?
Aos meus 8 anos eu quase fui vítima de um estupro por parte do meu vizinho, minha sorte é que meu pai sempre foi muito atento e quando viu o cara procurando muito facho pra mim ele se ligou logo, teve um dia que ele tentou me levar pra dentro da casa dele mais meu pai que tava no prédio da frente viu e correu xingando ele é perguntando pq ele queria cmg, alguns anos dps quando eu tinha meus 10 anos ele novamente tentou me atrair pra casa dele mais eu já tava ligado nisso, mostrei pra meu pai uns áudios que ele tinha me enviado no Instagram dizendo que algum dia desses era pra eu ir pra casa dele que ele ia me dar uns videogames, eu comecei a responder ele junto do meu pai e quando o assunto evoluiu quando ele do nd perguntou “vc tem interesse em homens? Nos mais velhos?” Meu pai saiu de casa atravessou a rua e começou a gritar “Filho da puta, seu pedófilo” abrimos um B.O e descobrimos que cerca de 4 crianças já tinham sido vítima do cara
Muito triste, meus sentimentos. Isso que ele falou geralmente tem a ver com a fase de evolução sexual da criança, que se divide em cinco fases, oral, anal, fálica, latente e genital. Essa parte em que ele cita que a criança está se descobrindo pode ter a ver com a fase fálica, onde geralmente a criança está descobrindo seu corpo através das zonas erógenas, que são os seus órgãos que futuramente serão os sexuais, então é comum a criança muitas das vezes não se sentir incomodada (tbm se deve pelo fato dela receber mimos do estuprador). Essas mudanças que ocorrem são coisas que todos passamos, mas infelizmente você cruzou com um ser humano nojento e asqueroso, desejo tudo de bom pra você, uma vida longa e feliz, e dico mais feliz ainda por você ter saído dessa ❤👊🏾
Chorei escutando, me identifiquei muito quando ele fala q a criança cresce e se culpa depois, video super importante para as pessoas entenderem que a culpa não é nossa, seja menina ou menino. Sou mãe e eu fico muito atenta para q eles não passem oq eu passei. Vamos salvar nossas crianças, denunciem.
Por muitos anos eu carreguei essa culpa. Mas hoje vendo esse vídeo, eu acabo de me livrar dela. Tô muito emocionada. Eu era apenas uma criança eu não entendia até hj, pq eu permitia aqueles abusos. Vc descreveu tudo.
Fui abusado dos 3 até os 12, até hoje penso como eu consegui continuar vivendo depois de tudo isso, tenho 18 agora e ainda enfrento várias sequelas do ocorrido.
@@Luciano_Veiga Sim, fiz terapia por 2 anos porém eu não consegui contar isso para a psicóloga, eu tratei vários assuntos com ela mas nunca consegui contar isso para ninguém, é como se tivesse um bloqueio ou alguma coisa me travando, é a primeira vez que falo sobre esse assunto.
Lhe entendo,mas insista na terapia vc precisa sentir confiança no profissional.qnd vc conseguir falar com o profissional vai tirar um enorme peso da alma.
É por isso que a Damares, por mais errada em diversas situações, estava correta quando ela falou sobre essa situação. Que as vezes e prazeroso, que nem todo estupro acontece como aconteceu com ela, com sangue e violência.
@@-_Confessor-_ Nosso corpo mesmo quando criança sente prazer, o grande crime nisso é quando um adulto tira proveito disso devido a inocência da criança que no momento do abuso não sabe que esta sendo abusada, por isso é muito importante desde cedo os pais ensinarem que NINGUÉM pode tocar em partes do corpo dela ou dele, isso já diminui e acaba com um elemento simples que o abusador usa para manter a criança sob domínio a informação que NINGUÉM pode tocar nela e que se isso acontecer ela tem que informar quem foi a pessoa e procurar ajuda policial junto com os pais, isso é passar segurança para uma criança, agora o entrevistado deixou bem claro que na maioria das vezes o abuso é cometido por meio da sedução.
Eu tô em choque. Foi exatamente isso que aconteceu comigo. E por anos me senti culpada por não achar necessariamente ruim e não contei nada pra ninguém. Nenhum parente meu sabe. Quando entendi o que acontecia cmg...eu parei de ir pro prédio da minha tia brincar (era onde o vizinho dela, que tinha uma filha e eu ia pra brincar com ela, mexia cmg) Eu não sei quando começou, só me lembro a última vez que ocorreu (eu tinha oito anos)
Sinto muito pelo que passou, e sinto muito por quem julga errado, sem nunca ter passado por isso. Espero que hoje esteja bem e entenda tudo. Sempre que se sentir mal, lembre quão forte foi e onde está agora e nunca deixe de procurar um profissional da área da saúde mental.
Sinto tanto por você! Como pode haver pessoas tão malvadas , que roubam a inocência de uma criança .Mas agora que você é adulta, use o que passou para se fortalecer. Não deixe que essa lembrança ruim domine a sua vida, pelo contrário, seja mais forte que ela. Vença o mal sendo feliz, Deus fará justiça, ele vai trazer vingança para quem fez o mal e, acredite, pobre do homem sobre quem cai a mão pesada de Deus.
Isso aconteceu comigo, também não sei quando começou, mas minhas primeiras lembranças da minha vida são de mim sendo abusado. Então eu tenho uma estimativa que eu sou abusado pelo menos desde os 3 anos, e tudo isso foi até os 12 quando eu tomei coragem pra não ir mais na casa dessa pessoa, minha família inteira não sabe, e a pessoa que fez isso comigo ainda está vivendo em total normalidade, sou homem e fui abusado pela minha tia, isso me rendeu inúmeros problemas psicológicos, já tive depressão e síndrome do pânico, hoje eu ainda tenho algumas sequelas do ocorrido, mas como ninguém sabe que eu fui abusado eles acham que eu tenho esses problemas psicológicos sem nenhum contexto anterior...
A última história em Orlando, o homem é padrasto do menino, não o pai. A menina sim é filha do casal. A mãe era cúmplice de todos os atos desse homem contra o próprio filho dela. Os dois foram presos. É só procurar vídeos de tvs americanas para ver as imagens ocorridas na lanchonete onde esta gerente brasileira ajudou nesse ocorrido.
As vezes a criança tá pedindo socorro só de olhar, as feições de medo, não querer ficar perto do adulto etc... Nem sempre a criança sente prazer com o abuso, as vezes é medo mesmo.
@@lararosa4045 Um homem tem tanta vergonha de denunciar quanto uma mulher e pelo mesmo motivo: machismo e medo de julgamento. Se eu falar que fui vítima de pedofilia por uma mulher e foi traumático, o que vai chover de gente me chamando de fraco e de "viadinho" não está no gibi.
Fui abusada por dois meninos amigos dos meus irmãos, eu tinha 8 anos e os meninos 15 anos, corri pra dentro de casa e contei pra minha mãe, a família toda foi na casa dos pais dos meninos, mais meus pais acharam que estava tudo bem, anos se passaram, com 15 anos entrei em depressão e várias tentativas de suicidio, me sentia culpada por tudo, hoje em dia, faço terapia, passo com psiquiatra, o problema psicológico arrasto por anos porquê tudo tenho medo, não uso nem roupas ousadas, vestido, saia não tenho, como é triste isso, por isso pais observem seus filhos, se acontecer isso acompanhe e de atenção, isso abala e vamos ver tudo lá no futuro o quanto é traumatizante isso.
Meus Deus, eu chorando ouvindo ele e descendo os comentários, meu Deus é horrível pensar que tantos, tanto homem quanto mulher sofreram de forma tão nojenta.... Que a alma de você seja abraçada e acalentada, não se culpem, os que sobreviveram até aqui e não sucumbiram a depressão e suicídio, por favor, vocês são guerreiros! Todos vocês merecem muito respeito e admiração, lembrem-se disso!
O estralo na mente enquanto ouve ele falando é enorme, a voz dele entra na cabeça e as lágrimas descem enquanto ele fala, fez eu me sentir bem acolhida. Precisava muito ouvir
Minhas lágrimas não se conteve, pois vc revelou minha vida, que até hj já adulta tento me perdoa por algo que não tinha culpa..sofro consequências psicológicas por causa de um mal caráter 😓
Fui abusado por 2 pessoas quando tinha 8 anos, tenho 21 anos e até hoje carrego a culpa de não ter contado antes. Diariamente penso em quantas pessoas sofreram oq eu sofri pq não tive coragem de contar por medo ou por não entender oq aconteceu, será uma culpa que carregarei até meu túmulo, nunca me perdoarei por isso infelizmente. Só quem sofreu isso sabe a dor.
Se perdoe, vc n tve culpa, n se perdoar é se envenenar tdo dia, procure ajuda, qto mais vc falar mais vai se libertar. Ninguém merece ser envenenado todo dia, vc merece se libertar d vez de tdo sofrimento e ser verdadeiramente feliz. Sinto muito por vc ter passado isso tdo sozinho, como mãe de um casal digo: n me arrependo nem um pouco de ter largado minha profissão p cuidar dos meus filhos, meu marido dizia q eu era um desperdício por ter faculdade, pós e ta em casa, mas se ele dava conta eu achava q era a melhor decisão, de 0 a 6 anos é onde está sendo formado o caráter da criança, devemos estar muito atentos. Nunca deixei meus filhos dormirem fora de casa, e era muito criticada. Mas como eu morava e condômino eu deixava os amiguinhos virem, a gente precisa ficar olho no comportamento das crianças. Elas dão sinais. Profissão a gente retoma, agora um estrago na infância das crianças essa leva muitos e muitos anos de terapia p concertar. Fique bem, Deus te abençoe.
Você não tem culpa de ter dado azar de encontrar esses monstros, você não fez nada de errado, quem cometeu crimes foram eles, quem agiu como um psicopata foram eles! Faça terapia, ajuda muito.
Ricardo, na sua fala eu me vi quando fui abusado por uma pessoa próxima dos 12 aos 15 anos, hoje eu uso o meu abuso para alertar os pais e adolescentes para proteger seus filhos!
eu até chorei agora assistindo esse corte, por que passei por essa situação quando era criança e até hoje me sinto mal, só contei pros meus pais anos depois
De arrepiar. O conhecimento desse cara tem potencial de ajudar muita gente que sofre ou sofreu abuso. O que me deixa intrigado é que ele fala o óbvio dos acontecimentos mas esse óbvio quase ninguém enxerga. Parabéns ao canal por trazer esse tema super importante e parabéns ao profissional entrevistado.
Muito necessária essa fala, tanto para vítimas (mulheres e homens, meninos e meninas) nunca se sentirem culpadas, e também pela parte final, é importante que a gente se torne cada vez mais sensível pra perceber os pedidos de socorro silenciosos de quem está à nossa volta!
Se alguém que sofreu abuso ler esse comentário, quero dizer uma coisa que aprendi com a psicóloga Elizabeth Zamerul ( tem canal no TH-cam), a nossa criança interior precisa de cura, ela precisa ser acolhida e amada por nós agora já crescidas/crescidos, todos nós temos uma criança interior, quem sofreu abuso tem uma criança interior super ferida, faça um exércicio diário de conversar com essa criança (mentalmente ou com palavras) de um apelido amoroso para ela (diminutivo do seu nome) e todos os dias antes de dormir ou quando tiver tempo converse com ela, diga para ela que ela não teve culpa de nada, diga que hoje vc já crescida é capaz de protegê-la e que ela pode se acalmar que vc está do lado dela e etc...de amor para essa criança... Realmente trate como uma criança real dentro de vc, no começo pode parecer loucura...mas com o tempo vc percebe que seu interior vai se acalmando, suas crises de ansiedade vão diminuindo, é um processo de auto cura, de auto maternagem/paternagem, principalmente para quem foi desacreditado ou não foi acolhido pelos pais ou adultos responsáveis na época que ocorreu o abuso.
Caraca , isso foi mt importante pra mim , pq sofri abusos por mt tempo e quando fui contar pra alguém de minha confiança , ela contou para alguns adultos e eles falaram que eu era mentirosa e a minha mãe sabe que eu estou falando a vdd , mas ela falou que eu queria isso , isso me fez mt mal , hj em dia ainda tenho que olhar na cara dessa pessoa , e td vez que eu a vejo sinto vontade de mata-la , as vezes tenho medo de mim msm...
Não mate, isso te destruiria junto com ele. Depois do que ele fez, seria injusto te arrastar pro inferno emocional junto com ele, porque matar alguém, por pior que seja, mexe com a cabeça. Acho que sua cabeça já deve estar bagunçada demais, e já vai te dar trabalho colocar as coisas no lugar (o processo é longo e doloroso, mas possível e você merece). Procure ajuda profissional de um psicólogo (tem no SUS, mas a fila pode demorar um pouquinho). Procure se afastar da sua família e do abusador o mais rápido possível. Trabalhe, estude, procure um outro lugar pra morar que seja seguro, aprenda a cuidar do seu dinheiro pra ser independente da sua família (financeiramente e emocionalmente).
Sinto mto pelo que aconteceu com vc... que Deus cuide e cure vc de todo mal que te causaram, principalmente das pessoas que não te amaram e te abraçaram para dizer que vc ia ficar bem agora. Eu sinto mto... eu fui curada de toda dor através do amor que eu busquei no Sr Jesus ♥️
Obrigado Deus, quantas vezes nós falamos que estava tudo bem. Mas era mentira pra proteger a família.. Vamos apoiar esse amém está falando vá verdade 🙏🏼🌥️
Eu lembro e sinto NOJO. O cara falou que quando fizesse 15 anos me daria um pr3sente, desgraçado. Eu sinto ÓDIO. Culpa da minha MÃE pq ela apoiou o abusador. De espamcamento pra abuso essa foi minha vida.
Que Jesus cure todo o seu sofrimento com o amor dEle, que a paz do Espírito Santo te encha e te capacite para perdoar todos que te fizeram mal. Desejo que você seja muito feliz 🙏
Yo cómo madre , pido a Dios que nunca pase una monstruosidad de estas con mis hijos, porque yo me volvería loca y no respondería por lo que pudiera pasar al abusador, se me vengaría? Mil veces y movería celos y terra hasta conseguir concluir la venganza.
Esses caras abusadores de crianças são uns canalhas. Concordo com esse cara. É um dos poucos que fala a verdade. Parabéns Ricardo. Diferente daquele nerd que pensa que é o Batman.
Cara, para promover a imagem de uma pessoa não precisa rebaixar a de outra. Isso que você fez só mostra o quão tolo você é, primeiro que eles não são rivais, existem varias categorias nesse trabalho. O que o Metaforando já fez de ruim para você ter tanta raiva dele? Sem nexo.
Essas gurias conseguem entrevistar, o convidado se sente a vontade pra ser entrevistado e fala, nos outros programas de entrevistas o entrevistador quer falar e aparecer mais que o entrevistado.... Elas são astutas e tem uma sensibilidade incrível, arrancam o melhor do convidado..
o pior de tudo são as sequelas que ficam depois. Por isso estupro é considerado um crime ediondo. Sobrevivemos fisicamente, depois precisamos nos tornar sobreviventes psíquica e emocionalmente.
Passei por isso aos 6 anos, exatamente como vc descreveu, eu não tinha noção do que estava acontecendo, era amigo da família. Num segundo assédio eu consegui escapar chorando.......meus pais me culparam, me expuseram, me chamaram de bôbo! Foi foda, carrego isto até hj, não tive vida afetiva.......tenho 66 anos e agora não tem mais o que fazer......😪
Isso aconteceu comigo, dos 4 anos aos 11 anos, e foi difícil, não sabia o que tinha acontecido até hoje não sei explicar direito é como se fossem só pedaços de lembrança que mesmo assim ainda me atormentam, mas luto todos os dias para não cair, dias são mais fáceis e outros muito difíceis, faz mais de um ano que consegui contar e conversar sobre isso e me sentir bem e sem culpa, pois eu era inocente e quero que outras pessoas se sintam igual a mim. Lembre-se que a culpa não é sua!!!!
Eu tinha 12 anos, sempre achei que eu mereci , que eu busquei aquilo… Fiz muita merda com minha vida por isso.Mas hoje eu entendo, e nunca mais vou culpar a vítima.
A tv quase não fala sobre isso e nem as escolas. A sociedade trata pai, mãe e família como SANTOS, como se não pudessem errar ou ter transtornos. Isso q deixa a criança e o adolescente confusos. O Brasil é um dos países com mais casos de abuso infantil por família e AI DE QUEM criticar a família. Vai ser chamado de "filho ingrato" "seus pais te deram a vida" "perdoa eles". Vamos normalizar o afastamento familiar. Pelo amor de Deus.
Foi desse jeito que aconteceu comigo , isso é tão triste , será que Deus ver dessa mesma forma ? Eu passei por isso e isso é tão doloroso , até hoje isso me tira o sono , é uma culpa tão grande , mas tão grande, Tenho medo do Senhor me fazer pagar por isso !!
Deus sabe que a culpa não é sua, seu corpo biológico apenas reagiu a um estímulo físico isso é normal...já a sua mente/alma, nunca desejou ser abusada...nenhuma criança é culpada de uma violência dessas, o problema é que quando acontece as vezes os adultos que estavam por perto nos desacreditaram e não nos acolheram ou nos confortaram da forma correta, e o trauma ficou em nós! conheço sua dor, acredite nunca Deus vai ter culpar! esse sentimento de culpa fica por causa do trauma, mas acolha sua criança interior (todos nós temos uma criança interior) fale mentalmente ou com palavras para ela que ela não é culpada e conforte ela com amor, parece besteira mas ajuda muito falar com nossa criança interior, ela precisa ser curada.
Gente é só um lembrete para vcs não errarem anos-luz é de distância e não de tempo. (Não estou criticando o comentário e sim falando que muito normal acontecer esse erro, ele não está "errado" se ele tiver falando que o metaforando está muito atrás do Ricardo)
Obrigada por tirar o pensamento de culpa da minha cabeça, até hoje não contei aos meus pais por medo, apenas minha tia irmã da minha mãe sabe que fui abusada dos 7 aos 9 anos de idade porque hoje com 22 anos contei a ela e sempre me via como culpada como se a culpa fosse minha.
Ventura faz um trabalho de informação essencial hoje em dia, e estamos no Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao Abuso e exploração sexual infantil. Grande Luta!!! Seguimos Juntos Ventura!!!
Um tema expetacular... Cmg tbem foi assim começou cm5a o bisavô Tio avó namorado da mãe depois marido da mãe eu nn tinha noção parou depôs aos 16 cm meu primeiro marido q entendo o abuso cm meu marido os outros eu achava q fosse normal ...e só consegui contar ah 2anos atraz hj tenho 42a e muito disso q aconteceu hj é todo o reflexo nos meus relacionamentos ...mas nn me deixo abater tem dias q lembro mais mas na maioria dos dias tento ver se outra maneira
Nunca tinha pensado desse jeito, sinto culpa até hoje, e realmente foi como vc disse, casei aos 17 pra fugir do namorado da minha mãe e como várias outras pessoas tbm nunca contei pra ninguém, nem pra ela, coitada tbm não teve culpa😔.
há um tempo atrás eu sempre falava que eu discordava do termo "estupro de vulnerável" porque o abuso raramente é violento e as pessoas falavam que eu tava passando pano pra estuprador, por isso parei pq vi que eu não conseguia me expressar. ai agora eu vejo o vídeo do especialista falando exatamente o que pensava. é impossível um abusador violento ter sucesso pois desde cedo a criança tem extinto de auto proteção, se ela sentir que ta sendo machucada com certeza ela vai afastar. na deep web eu encontrei um livro que é referencia em ensina a "arte do abuso" e lá deixa claro que tem que fazer de forma pacifica e com calma. e por ser assim a criança gosta e pede mais, e quando ela percebe ela se sente culpada. essa é a verdadeira destruição na vida da criança abusada. a destruição não ocorre no momento do abuso mas sim depois
Mas sabe por que o termo "vulnerável" se encaixa perfeitamente? Porque nesse caso não ter repertório de vida suficiente pra saber que precisa se proteger é estar vulnerável. O abusador está em posição de vantagem no que diz respeito à conhecimento, à malícia, à técnicas de manipulação... Uma criança que não é capaz de perceber essas sutilezas está em posição de vulnerabilidade. Ela é vulnerável porque nenhum adulto confiável vai estar à par para protegê-la, porque tudo é feito em segredo. Mesmo se ela se der conta da gravidade da situação e quiser sair dela, se o abusador resolver coagir com violência física, ele vai ganhar porque é mais forte. A violência do abusador também é mental, a vulnerabilidade da criança é emocional e intelectual. Uma criança sozinha no mundo, com pouca bagagem, se dando cada vez mais conta do ocorrido conforme cresce e sentindo cada vez mais dor, crescendo guardando esse segredo e não procurando ajuda por vergonha e lidando com tudo sozinha... Isso é estar em posição de vulnerabilidade. Se isso não é vulnerabilidade, nada é. Uma criança em frente ao seu abusador é como a imagem da chapeuzinho vermelha em frente de um monstro gigante vestido de vovó. Tudo nessa história te faz pensar como a chapeuzinho estava vulnerável, mesmo que ela só tivesse se dado conta do que estava acontecendo bem depois.
Por causa desse sentimento de "não achar ruim" e os pedófilos se aproveitarem disso é que falo abertamente (mas na linguagem dela) sobre abusos com minha filha primogênita. Ser abusada (o) é horrível e acaba com o psicológico da criança até a fase adulta. Me chamam de louca, exagerada mas protejo minha filha da maldade alheia porque ela ainda é muito pequenina para se defender, aliás, enquanto viver a defenderei.
Chocante, porém importante o vídeo acima. É preciso que conheçamos os métodos odiosos desses monstros estupradores para que possamos identificá-los, rechaçá-los e puni-los. E, na outra ponta, acolher as vítimas, compreendê-las e ajudá-las. Estou realmente profundamente impactado e comovido com os muitos relatos nos comentarios de abusos sofridos por pessoas na infância. Minha solidariedade a todas elas!
Minha mãe me educou pra sempre manter uma certa distância de homem,por isso sempre fui muito desconfiada quando tinha uns 9 mais menos estávamos reunidos com parentes até que um me falou vem aqui senta no meu colo na hora só falei um não, por eu ter dito não fiquei como grossa kkkk mesmo nova passava na minha cabeça que sentar no colo de um homem era algo meio "íntimo",era estar próximo demais,mesmo esse parente sendo uma boa pessoa.
Mas eu entendo a desconfiança com homens. É claro que existem mal caráteres, pedófilos e etc dos dois gêneros. Mas por algum motivo (que hoje reconhecemos como machismo, incitação à violência nos meninos desde cedo, etc) as estatísticas nos mostram uma maioria absurda de homens estupradores em relação às mulheres. E quanto ao seu parente, ser a "grossa" pode ter salvo a sua vida. O mundo é mais cruel com as meninas, então você está certa em ter criado seu mecanismo de defesa. Os mecanismos de defesa existem justamente porque ainda precisamos nos defender de coisas assim, infelizmente.
Eu simplesmente odeio quando forçam afeto com crianças, meus priminhos até me conhecerem e terem mais contato nunca deixei minha tia forçar a me beijar ou abraçar, ela não quer e acabou. Eu sou uma estranha pra ele, pois me viu poucas vezes não tem porque me dar afeto. Isso é pra qualquer um, eu ensino aos adultos. Se alguém encostar neles é porque a gente obriga a criança dar afeto a qualquer adulto que lhe aparece a frente e não pode ser assim! A gente fica dando as crianças de bandeja a abusadores!!!
Eu quase fui abusada por um tio na minha adolescência, fiquei assustada e comecei a me vestir e cortei meu cabelo como menino, pra não chamar atenção sobre meu corpo.
Não sei se conta como abuso mas ano passado eu fui pra uma festa normal fui dormir sozinho e acordei de madrugada com um menino que tava tentando abusar de mim sexualmente tentando me beijar e essas coisas, não sinto culpa por isso mas virou um trauma pra mim, não consigo mais ir em festas e muito menos confiar em algum amigo
Me identifiquei total. N importa quantas vezes perguntem e eu nunca tô bem mas eu n consigo dizer pq eu tenho depressão desde os 8 anos, então por anos eu me sinto um peso
quem nunca sofreu um abuso, tá mentindo........essa praga nao da pra esquecer. infelizmente vamos nos lembrar ate á hora da nossa morte!! e nos sentir culpados pelo fato de ter deixado acontecer conosco.
Graças a Deus nunca sofri nem um abuso mesmo minha mãe tendo separado quando eu tinha 10 pra 11 anos talvez por nunca ter calado nem deixado nem um marido que ela arrumou ter-se engraçado comigo ou com minhas irmãs e irmãos éramos em seis sou uma das mais novas mas sempre cuidei de todos principalmente das minhas irmãs meus padrastos nunca gostaram de mim pois sempre falei pra todos meus irmãos pra não deixar ninguém passar medo neles ou dar alguma vantagem por alguma coisa eles me chamavam de macho femia que eu queria mandar em todo mundo tava nem aí se eu chegava em casa pois sou pobre e pobre criança começa a trabalhar cedo..e eles tinham ganhado alguma coisa só pra um eu já perguntava deu pra quê? Não e aniversário não passou de ano !!tô nem aí e criei minha filha do mesmo jeito tem nada de ir no colo de ninguém tem que ganhar doce de ninguém e se alguém ABUSAR de vc e falar que mata papai e mamãe não e pra ficar com medo se isto acontece não precisa ter medo que quem mata aqui e papai e mamãe.
Nossa ! Eu realmente ao assistir isso, sei mais que tudo! Hoje eu dou graças a Deus pq o abusador que fazia isso comigo morreu, de algo bom a Pandemia trouxe, era da minha família, e eu nunca deixei ele perto da minha filha, eu não podia contar. Com a minha filha eu consegui salvar ela do estupro, e ontem o desgraçado morreu, pq a pandemia não deixou ele ser atendido, acho que estou feliz pq eles morreram mas me preocupo pois Deus sabe que estou feliz, meu coração apertado, OBRIGADA por quem ler e só me entender.
Aos 11 anos eu fui aliciada várias vezes por um tio, marido da minha tia. Eu morava no interior e como eles moravam perto da minha casa, eu ia lá todo dia brincar com meus priminhos de 9 e 7 anos. Gente eu era magrelinha, miudinha, parecia ter uns 9 anos. Graças a Deus, eu era muito esperta e não cheguei a ser abusada. E comecei a fugir da presença dele qnd percebi que ele tava de maldade. Ele não podia me ver sozinha que ele ia abusar psicologicamente, falava coisas absurdas que ia fazer comigo, algumas vezes tentativas de me subornar com presentes. Como eu sempre estava lá, ele comprava roupas e me fazia vestir pra ver como ficava, e qnd eu me recusava, minha tia vinha e falava pra eu vestir. E ele me mandava desfilar pra ver como ficou e ele olhava para minhas partes íntimas. Nojo! Qnd eu tava distraída ele vinha e passava a mão em mim e falava indecências. Eu tinha muito medo dele, mas tinha medo de contar pra minha mãe tbm, ela considerava muito ele. Hoje em dia eu tenho uma filhinha de 7 anos e eu não deixo ela sozinha com ninguém, eu entendo a cabeça da criança. A minha sorte foi ser esperta, mesmo com medo de contar pra minha mãe, eu mesma me desviava de acontecer algo.
No meu caso fui abusado pelo filho adotivo da minha avó,tinha 5 anos,ele intruziu o dedo,machucou e no meu caso depois disso me afastei dele e fiquei agressiva com os coleguinhas na escola.. Quando adulta resolvi expor o assunto e uma pessoa me disse que se eu guardei o segredo por tantos anos era pq eu gostei.. Menti mesmo,disse para minha mãe que havia me batido e deu briga,mas era mentira,ele fez na vdd outra coisa.. Isso me desencadeou nada menos que transtorno afetivo bipolar,trato e não tem previsão de suspender o tratamento.
São tanto relatos, cara, é angustiante assistir o vídeo e ler os comentários
Só quem já sofreu abuso, sabe o peso disso.
Força pra nós.
Estamos juntas
Verdade
Não só meninas mas eu mesmo fui abusado dos 6 aos 11 anos, sofria abuso de um casal que cuidava de mim e outras 20 crianças...
Levei 20 anos pra contar pra primeira pessoa (minha esposa). Sempre me culpei por isso e só hoje eu tento me convencer que eu não tenho culpa pois eu era uma criança. É triste mas até hoje tenho uma depressão/ansiedade devido a isso. Hoje tento me restruturar/restaurar minha mente/espírito. Espera que meu comentário ajude mais alguém, se você sofreu isso a culpa NÃO É SUA.
👏👏👏👏❤️❤️❤️
Obrigada.
Ora a Deus, q ele faz vc esquecer e renova sua vida. Um dia essas pessoas q fizeram isso c vc vai pagar..
@@almeidaalmeida3462 Eh lá iá... Esse desejo de vingança cristã, sempre me assusta! Se o agressor pagará, ou não, isso infelizmente não remove o trauma. É importante que se faça cumprir a justiça, para que o agressor não tenha a oportunidade de cometer o mesmo crime com outras vítimas. Mas pela minha própria experiência, posso afirmar que, nem o cumprimento da justiça, nem oração curam o trauma... Terapia, pra trabalhar a conquista do amor próprio e o auto perdão, sim.
@@almeidaalmeida3462 Detalhe: Esse tipo de coisa não se deve esquecer jamais! Deve ser exposta, sempre! É assim que se inicia o processo de cura. Esquecer é jogar para debaixo do tapete e permitir que agressores continuem por aí, pagando de "pessoas de bem".
Ricardo... Você fala umas verdades que até dói, mas é muito necessário. Gente ... eu tô chocada. Isso é muito sério.
Esse corte foi muito foda cara
Muito foda foi o que esse cara nos ensinou.
@Brunno vc g
Tudo q ele falou é vdd, eu sempre pensei q eu facilitava, eu ganhava brinquedo, já cheguei a ganhar 100,00 do irmão do meu pai, eu tinha uns 8 para 9 anos. Só vim a contar com 18 anos, a família me chama de louca, mas louca não sou.
😢
No meu caso foi o contrário, eu tinha sete anos e ele me oferecia essas coisas e eu não queria receber, sempre estava a espreita ao redor da minha casa e me pegava a força no quintal e me levava pra casa dele pois ele era meu vizinho, e, eu pedia socorro e gritava pra não sair de dentro de casa mas ninguém acreditava em mim. Ele apertava o meu pescoço e tampava a minha boca pra que eu não gritasse, uma vez pedi ajuda ao outro vizinho e que sabia dos abusos e pedi que ele contasse pra minha mãe e o pedófilo me agrediu, apertou o meu pescoço, enfiou um pano na minha boca, amarrou meus pés e mãos e tirou a minha roupa a força, tampava o meu nariz e me deixava sem fôlego. Eu pedia ajuda a minha mãe e ela simplesmente me xingava ou ignorava pois ela dizia que eu estava inventando tudo.
Entendo. Eu também contei, mas minha mãe disse que eu era mentirosa. Eu tinha 5 anos. Quando eu já era maior, eu sabia me esquivar. Mas quando eu tinha por volta de 11 anos minha mãe insinuava que eu era insinuante. Eu era uma criança de 11 anos!! Provavelmente ele ficava me olhando, né? Eu não percebia. Foi só depois de adulta, com 35 anos que eu entendi tudo o que aconteceu. Ele é viciado em pornografia, assiste em qualquer local da casa como se ninguém estivesse percebendo. Minha mãe sabe e não fala nada. Ela idolatra ele. Tudo muito esquisito. Hoje eu tenho um bebezinho de 1 anos e 9 meses e não deixo com eles sozinho de jeito nenhum.
O ruim de tudo isso é que eu sempre tive depressão, hipocondria e toc desde criança. Então eu sou a “louca” da família. Acho que já me tacharam disso para encobrir tudo se eu eventualmente contasse para os outros. Eu só contei para a minha psicóloga até hoje.
Quando estou com eles eu tenho muita ansiedade. Eles agem comigo como se nada tivesse acontecido e eu também ajo da mesma forma com eles. É tudo muito estranho. Me sinto muito suja, indigna de amor, solitária. Às vezes eu até acho que eu sou louca mesmo, pois isso foi muito reforçado sobre mim. A mãe sempre dizia para todo mundo que eu era “perturbada”. Ela não gostava de mim. Ela só resolveu ser minha mãe mesmo quando eu arrumei um namorado e me casei. Porque daí eu não era mais uma “ameaça” para ela. Também não sei até que ponto ela também era manipulada.
Sou uma pessoa triste. Apesar de não me faltar nada, moro em um bom apartamento alugado, meu marido tem saúde, meu filho tem saúde, temos nossas coisinhas em casa… mas tem algo dentro de mim que está errado que não me deixa ser feliz, como se eu fosse prisioneira. É tudo muito estranho também porque eu não consigo não amar os meus pais. Muitas vezes eles me demonstram carinho. Mas por que tudo isso aconteceu quando eu era só uma criança? Por que não me amaram quando eu era tão pequena?
@@janifranca5107 q horrivel
Um irmã minha passou por isso, mas você não está sozinha. E você não é louca.
Aos meus 8 anos eu quase fui vítima de um estupro por parte do meu vizinho, minha sorte é que meu pai sempre foi muito atento e quando viu o cara procurando muito facho pra mim ele se ligou logo, teve um dia que ele tentou me levar pra dentro da casa dele mais meu pai que tava no prédio da frente viu e correu xingando ele é perguntando pq ele queria cmg, alguns anos dps quando eu tinha meus 10 anos ele novamente tentou me atrair pra casa dele mais eu já tava ligado nisso, mostrei pra meu pai uns áudios que ele tinha me enviado no Instagram dizendo que algum dia desses era pra eu ir pra casa dele que ele ia me dar uns videogames, eu comecei a responder ele junto do meu pai e quando o assunto evoluiu quando ele do nd perguntou “vc tem interesse em homens? Nos mais velhos?” Meu pai saiu de casa atravessou a rua e começou a gritar “Filho da puta, seu pedófilo” abrimos um B.O e descobrimos que cerca de 4 crianças já tinham sido vítima do cara
Agradeça sempre o seu pai por você não ter sido mais uma vítima desse cara nojento... Fizeram uma atitude certíssima
Demorou né
Parabéns.
Muito triste, meus sentimentos. Isso que ele falou geralmente tem a ver com a fase de evolução sexual da criança, que se divide em cinco fases, oral, anal, fálica, latente e genital. Essa parte em que ele cita que a criança está se descobrindo pode ter a ver com a fase fálica, onde geralmente a criança está descobrindo seu corpo através das zonas erógenas, que são os seus órgãos que futuramente serão os sexuais, então é comum a criança muitas das vezes não se sentir incomodada (tbm se deve pelo fato dela receber mimos do estuprador). Essas mudanças que ocorrem são coisas que todos passamos, mas infelizmente você cruzou com um ser humano nojento e asqueroso, desejo tudo de bom pra você, uma vida longa e feliz, e dico mais feliz ainda por você ter saído dessa ❤👊🏾
Mataram ? Tá preso ? Espero q esse fudido tenha recebido a pior
Chorei escutando, me identifiquei muito quando ele fala q a criança cresce e se culpa depois, video super importante para as pessoas entenderem que a culpa não é nossa, seja menina ou menino.
Sou mãe e eu fico muito atenta para q eles não passem oq eu passei. Vamos salvar nossas crianças, denunciem.
Por muitos anos eu carreguei essa culpa.
Mas hoje vendo esse vídeo, eu acabo de me livrar dela.
Tô muito emocionada.
Eu era apenas uma criança eu não entendia até hj, pq eu permitia aqueles abusos.
Vc descreveu tudo.
Fui abusado dos 3 até os 12, até hoje penso como eu consegui continuar vivendo depois de tudo isso, tenho 18 agora e ainda enfrento várias sequelas do ocorrido.
Já chegou a procurar ajuda psicológica?
@@Luciano_Veiga Sim, fiz terapia por 2 anos porém eu não consegui contar isso para a psicóloga, eu tratei vários assuntos com ela mas nunca consegui contar isso para ninguém, é como se tivesse um bloqueio ou alguma coisa me travando, é a primeira vez que falo sobre esse assunto.
@@Icaro-qu5rd Mano, que você consiga superar, e ter muitas conquistas.
Lhe entendo,mas insista na terapia vc precisa sentir confiança no profissional.qnd vc conseguir falar com o profissional vai tirar um enorme peso da alma.
Como te falei no outro comentário, te desejo muita força. Que você consiga externalizar isso. Que você fique bem
É por isso que a Damares, por mais errada em diversas situações, estava correta quando ela falou sobre essa situação.
Que as vezes e prazeroso, que nem todo estupro acontece como aconteceu com ela, com sangue e violência.
mas por ela ser uma figura publica, as pessoas entenderam de forma errada e a reaçao do publico foi a pior
Prazeroso?
@@-_Confessor-_ Nosso corpo mesmo quando criança sente prazer, o grande crime nisso é quando um adulto tira proveito disso devido a inocência da criança que no momento do abuso não sabe que esta sendo abusada, por isso é muito importante desde cedo os pais ensinarem que NINGUÉM pode tocar em partes do corpo dela ou dele, isso já diminui e acaba com um elemento simples que o abusador usa para manter a criança sob domínio a informação que NINGUÉM pode tocar nela e que se isso acontecer ela tem que informar quem foi a pessoa e procurar ajuda policial junto com os pais, isso é passar segurança para uma criança, agora o entrevistado deixou bem claro que na maioria das vezes o abuso é cometido por meio da sedução.
@@brunoantunesdasilva5380 entendi, é q eu ainda n tinha assistido o vídeo naquele momento
@@-_Confessor-_ Tranquilo, realmente é complicado.
Eu tô em choque. Foi exatamente isso que aconteceu comigo. E por anos me senti culpada por não achar necessariamente ruim e não contei nada pra ninguém. Nenhum parente meu sabe.
Quando entendi o que acontecia cmg...eu parei de ir pro prédio da minha tia brincar (era onde o vizinho dela, que tinha uma filha e eu ia pra brincar com ela, mexia cmg)
Eu não sei quando começou, só me lembro a última vez que ocorreu (eu tinha oito anos)
Sinto muito pelo que passou, e sinto muito por quem julga errado, sem nunca ter passado por isso. Espero que hoje esteja bem e entenda tudo. Sempre que se sentir mal, lembre quão forte foi e onde está agora e nunca deixe de procurar um profissional da área da saúde mental.
Sinto tanto por você! Como pode haver pessoas tão malvadas , que roubam a inocência de uma criança .Mas agora que você é adulta, use o que passou para se fortalecer. Não deixe que essa lembrança ruim domine a sua vida, pelo contrário, seja mais forte que ela. Vença o mal sendo feliz, Deus fará justiça, ele vai trazer vingança para quem fez o mal e, acredite, pobre do homem sobre quem cai a mão pesada de Deus.
Gente o Ricardo fala umas coisas muito necessárias. Chocante mas necessária!
Fica bem minha linda. Nossa ... cruel o que fazem.
Isso aconteceu comigo, também não sei quando começou, mas minhas primeiras lembranças da minha vida são de mim sendo abusado. Então eu tenho uma estimativa que eu sou abusado pelo menos desde os 3 anos, e tudo isso foi até os 12 quando eu tomei coragem pra não ir mais na casa dessa pessoa, minha família inteira não sabe, e a pessoa que fez isso comigo ainda está vivendo em total normalidade, sou homem e fui abusado pela minha tia, isso me rendeu inúmeros problemas psicológicos, já tive depressão e síndrome do pânico, hoje eu ainda tenho algumas sequelas do ocorrido, mas como ninguém sabe que eu fui abusado eles acham que eu tenho esses problemas psicológicos sem nenhum contexto anterior...
Como é ótimo ouvir o que ele esclareceu nessa entrevista. Chamem ele mais vezes. Ele deu uma lição!
Minha mãe teve esse problema com o avô dela quando ela tinha 7 anos, tiver q colocar ela pra ouvir ele falando isso, muito obrigado pelo conhecimento
A última história em Orlando, o homem é padrasto do menino, não o pai. A menina sim é filha do casal. A mãe era cúmplice de todos os atos desse homem contra o próprio filho dela. Os dois foram presos. É só procurar vídeos de tvs americanas para ver as imagens ocorridas na lanchonete onde esta gerente brasileira ajudou nesse ocorrido.
As vezes a criança tá pedindo socorro só de olhar, as feições de medo, não querer ficar perto do adulto etc... Nem sempre a criança sente prazer com o abuso, as vezes é medo mesmo.
Sou homem, fui abusado aos meus 14 anos (detalhe por uma mulher) e me identifico com tudo o que ele falou.
Tem muito isso só que é menos denunciado
@@lararosa4045 Um homem tem tanta vergonha de denunciar quanto uma mulher e pelo mesmo motivo: machismo e medo de julgamento. Se eu falar que fui vítima de pedofilia por uma mulher e foi traumático, o que vai chover de gente me chamando de fraco e de "viadinho" não está no gibi.
@@eronsilva600 se vão te chamar de viadinho então é homofobia e não machismo
@@catarro8045 Homofobia é um tentáculo do machismo. É basicamente o medo de um gay tratar o cara do mesmo jeito que este mesmo cara trata uma mulher.
@@catarro8045 Mas o machismo e a homofobia estão atrelados, um é fruto do outro. Que horror essa situação...
Fui abusada por dois meninos amigos dos meus irmãos, eu tinha 8 anos e os meninos 15 anos, corri pra dentro de casa e contei pra minha mãe, a família toda foi na casa dos pais dos meninos, mais meus pais acharam que estava tudo bem, anos se passaram, com 15 anos entrei em depressão e várias tentativas de suicidio, me sentia culpada por tudo, hoje em dia, faço terapia, passo com psiquiatra, o problema psicológico arrasto por anos porquê tudo tenho medo, não uso nem roupas ousadas, vestido, saia não tenho, como é triste isso, por isso pais observem seus filhos, se acontecer isso acompanhe e de atenção, isso abala e vamos ver tudo lá no futuro o quanto é traumatizante isso.
Meus Deus, eu chorando ouvindo ele e descendo os comentários, meu Deus é horrível pensar que tantos, tanto homem quanto mulher sofreram de forma tão nojenta....
Que a alma de você seja abraçada e acalentada, não se culpem, os que sobreviveram até aqui e não sucumbiram a depressão e suicídio, por favor, vocês são guerreiros!
Todos vocês merecem muito respeito e admiração, lembrem-se disso!
Muito obrigada por esse video me saiu um peso enorme de que oque fizeram comigo nao foi culpa minha...
Cara MUITO MUITO OBRIGADA
O estralo na mente enquanto ouve ele falando é enorme, a voz dele entra na cabeça e as lágrimas descem enquanto ele fala, fez eu me sentir bem acolhida. Precisava muito ouvir
Até alguns minutos atrás achava que era minha culpa quando sofri isso na infância. Obrigada Ricardo, eu me sentia suja, obrigada pelo esclarecimento..
Que Deus te proteja e guarde sempre
Forte ! Todo pai e Mae deveriam ver esse vídeo ! Todos os professores também !
Minhas lágrimas não se conteve, pois vc revelou minha vida, que até hj já adulta tento me perdoa por algo que não tinha culpa..sofro consequências psicológicas por causa de um mal caráter 😓
Fui abusado por 2 pessoas quando tinha 8 anos, tenho 21 anos e até hoje carrego a culpa de não ter contado antes. Diariamente penso em quantas pessoas sofreram oq eu sofri pq não tive coragem de contar por medo ou por não entender oq aconteceu, será uma culpa que carregarei até meu túmulo, nunca me perdoarei por isso infelizmente. Só quem sofreu isso sabe a dor.
Culpa n foi sua bro. Como disse o Renato no video. Ninguém pode julgar por isso. Espero q um dia vc supere tudo isso.
Se perdoe, vc n tve culpa, n se perdoar é se envenenar tdo dia, procure ajuda, qto mais vc falar mais vai se libertar.
Ninguém merece ser envenenado todo dia, vc merece se libertar d vez de tdo sofrimento e ser verdadeiramente feliz.
Sinto muito por vc ter passado isso tdo sozinho, como mãe de um casal digo: n me arrependo nem um pouco de ter largado minha profissão p cuidar dos meus filhos, meu marido dizia q eu era um desperdício por ter faculdade, pós e ta em casa, mas se ele dava conta eu achava q era a melhor decisão, de 0 a 6 anos é onde está sendo formado o caráter da criança, devemos estar muito atentos.
Nunca deixei meus filhos dormirem fora de casa, e era muito criticada. Mas como eu morava e condômino eu deixava os amiguinhos virem, a gente precisa ficar olho no comportamento das crianças. Elas dão sinais.
Profissão a gente retoma, agora um estrago na infância das crianças essa leva muitos e muitos anos de terapia p concertar.
Fique bem, Deus te abençoe.
Você não tem culpa de ter dado azar de encontrar esses monstros, você não fez nada de errado, quem cometeu crimes foram eles, quem agiu como um psicopata foram eles! Faça terapia, ajuda muito.
Você era uma CRIANÇA e cresceu com um trauma gigante dentro de si! Jamais pense que é culpado.
Tá mais ainda dá tempo, denúncia a pessoa, provavelmente ela tá fazendo isso com outras criancas
Ricardo, na sua fala eu me vi quando fui abusado por uma pessoa próxima dos 12 aos 15 anos, hoje eu uso o meu abuso para alertar os pais e adolescentes para proteger seus filhos!
Parabéns pela superação. 🌻
@@cintiaalvesnunes798 obrigado!
A criaça é introduzida em uma realidade deturpada.
eu até chorei agora assistindo esse corte, por que passei por essa situação quando era criança e até hoje me sinto mal, só contei pros meus pais anos depois
De arrepiar. O conhecimento desse cara tem potencial de ajudar muita gente que sofre ou sofreu abuso. O que me deixa intrigado é que ele fala o óbvio dos acontecimentos mas esse óbvio quase ninguém enxerga.
Parabéns ao canal por trazer esse tema super importante e parabéns ao profissional entrevistado.
Muito necessária essa fala, tanto para vítimas (mulheres e homens, meninos e meninas) nunca se sentirem culpadas, e também pela parte final, é importante que a gente se torne cada vez mais sensível pra perceber os pedidos de socorro silenciosos de quem está à nossa volta!
É triste ver tantos relatos de pessoas que foram abusadas! Triste assistir o vídeo e ler os comentários.
Se alguém que sofreu abuso ler esse comentário, quero dizer uma coisa que aprendi com a psicóloga Elizabeth Zamerul ( tem canal no TH-cam), a nossa criança interior precisa de cura, ela precisa ser acolhida e amada por nós agora já crescidas/crescidos, todos nós temos uma criança interior, quem sofreu abuso tem uma criança interior super ferida, faça um exércicio diário de conversar com essa criança (mentalmente ou com palavras) de um apelido amoroso para ela (diminutivo do seu nome) e todos os dias antes de dormir ou quando tiver tempo converse com ela, diga para ela que ela não teve culpa de nada, diga que hoje vc já crescida é capaz de protegê-la e que ela pode se acalmar que vc está do lado dela e etc...de amor para essa criança... Realmente trate como uma criança real dentro de vc, no começo pode parecer loucura...mas com o tempo vc percebe que seu interior vai se acalmando, suas crises de ansiedade vão diminuindo, é um processo de auto cura, de auto maternagem/paternagem, principalmente para quem foi desacreditado ou não foi acolhido pelos pais ou adultos responsáveis na época que ocorreu o abuso.
Eu vou me vingar por você Carlinhos
Esse cara fala muito alto mano kkkkkkkjj
Sem sacanagem, acho que foi o melhor convidado até hj.
Pois é kkjkkk o papo foi bom
Kkkkk
ele se exalta pra cacete na hora de dar o exemplo, eu acho engraçado pra caralho kkk
Gostei quando ele falou a respeito do "abuso" e da criança que está conhecendo inocentemente o corpo. Me lembra muito o complexo de édipo!
Caraca , isso foi mt importante pra mim , pq sofri abusos por mt tempo e quando fui contar pra alguém de minha confiança , ela contou para alguns adultos e eles falaram que eu era mentirosa e a minha mãe sabe que eu estou falando a vdd , mas ela falou que eu queria isso , isso me fez mt mal , hj em dia ainda tenho que olhar na cara dessa pessoa , e td vez que eu a vejo sinto vontade de mata-la , as vezes tenho medo de mim msm...
Mata logo a pessoa e o abusador
Não mate, isso te destruiria junto com ele. Depois do que ele fez, seria injusto te arrastar pro inferno emocional junto com ele, porque matar alguém, por pior que seja, mexe com a cabeça. Acho que sua cabeça já deve estar bagunçada demais, e já vai te dar trabalho colocar as coisas no lugar (o processo é longo e doloroso, mas possível e você merece). Procure ajuda profissional de um psicólogo (tem no SUS, mas a fila pode demorar um pouquinho). Procure se afastar da sua família e do abusador o mais rápido possível. Trabalhe, estude, procure um outro lugar pra morar que seja seguro, aprenda a cuidar do seu dinheiro pra ser independente da sua família (financeiramente e emocionalmente).
Sinto mto pelo que aconteceu com vc... que Deus cuide e cure vc de todo mal que te causaram, principalmente das pessoas que não te amaram e te abraçaram para dizer que vc ia ficar bem agora. Eu sinto mto... eu fui curada de toda dor através do amor que eu busquei no Sr Jesus ♥️
Procura ajuda psicológica, isso vai fazer vc se sentir melhor, a aceitar o que aconteceu e ver um futuro melhor para você.
Obrigado Deus, quantas vezes nós falamos que estava tudo bem. Mas era mentira pra proteger a família.. Vamos apoiar esse amém está falando vá verdade 🙏🏼🌥️
Eu lembro e sinto NOJO. O cara falou que quando fizesse 15 anos me daria um pr3sente, desgraçado. Eu sinto ÓDIO. Culpa da minha MÃE pq ela apoiou o abusador. De espamcamento pra abuso essa foi minha vida.
Que Jesus cure todo o seu sofrimento com o amor dEle, que a paz do Espírito Santo te encha e te capacite para perdoar todos que te fizeram mal.
Desejo que você seja muito feliz 🙏
Yo cómo madre , pido a Dios que nunca pase una monstruosidad de estas con mis hijos, porque yo me volvería loca y no respondería por lo que pudiera pasar al abusador, se me vengaría? Mil veces y movería celos y terra hasta conseguir concluir la venganza.
@@patricialima2827 , amém! ♥️
O Ricardo Ventura é foda demais! Sensacional entrevista! O melhor convidado a melhor entrevista. Muito aprendizado de vida com ele!
Esses caras abusadores de crianças são uns canalhas. Concordo com esse cara. É um dos poucos que fala a verdade. Parabéns Ricardo. Diferente daquele nerd que pensa que é o Batman.
Não acho o metaforando ruim, acho que ele só tem medo de processo
Cara, para promover a imagem de uma pessoa não precisa rebaixar a de outra. Isso que você fez só mostra o quão tolo você é, primeiro que eles não são rivais, existem varias categorias nesse trabalho. O que o Metaforando já fez de ruim para você ter tanta raiva dele? Sem nexo.
Uma dica, é possível gostar dos dois, não tem necessidade nenhuma de fazer dos dois inimigos.
@@tsunetori2133 concordo com o final do comentário do @Ricardo Júnior mas eu gosto dos 2 tbm
@@tsunetori2133 falaste tudo mano
Essas gurias conseguem entrevistar, o convidado se sente a vontade pra ser entrevistado e fala, nos outros programas de entrevistas o entrevistador quer falar e aparecer mais que o entrevistado....
Elas são astutas e tem uma sensibilidade incrível, arrancam o melhor do convidado..
Adoeci de TANTO sofrer calada. É o que vc disse nao esta " tudo bem"
Pesado mas realista, essencial e levado com muita maestria por vocês. Parabéns meninas e obrigado.
o pior de tudo são as sequelas que ficam depois. Por isso estupro é considerado um crime ediondo. Sobrevivemos fisicamente, depois precisamos nos tornar sobreviventes psíquica e emocionalmente.
Só quem passou por isso sabe o que é!
Passei por isso aos 6 anos, exatamente como vc descreveu, eu não tinha noção do que estava acontecendo, era amigo da família. Num segundo assédio eu consegui escapar chorando.......meus pais me culparam, me expuseram, me chamaram de bôbo! Foi foda, carrego isto até hj, não tive vida afetiva.......tenho 66 anos e agora não tem mais o que fazer......😪
Pelo omenos agora vc ficou sabendo que não teve culpa, já alivia
Isso aconteceu comigo, dos 4 anos aos 11 anos, e foi difícil, não sabia o que tinha acontecido até hoje não sei explicar direito é como se fossem só pedaços de lembrança que mesmo assim ainda me atormentam, mas luto todos os dias para não cair, dias são mais fáceis e outros muito difíceis, faz mais de um ano que consegui contar e conversar sobre isso e me sentir bem e sem culpa, pois eu era inocente e quero que outras pessoas se sintam igual a mim. Lembre-se que a culpa não é sua!!!!
@Driele Sant Eu preferiria que apagasse tudo, mas infelizmente não é assim que funciona
Eu assistir o caso dessa brasileira em Orlando. A sensilidade dela salvou a vida daquele garotinho.
Eu tinha 12 anos, sempre achei que eu mereci , que eu busquei aquilo… Fiz muita merda com minha vida por isso.Mas hoje eu entendo, e nunca mais vou culpar a vítima.
A moça que conseguiu ver isso tão rápido deve entrar nessa área linguagem corporal. Será muito eficiente. Chocada !!!
A moça fez o curso dele, tem um vídeo no canal dele conversando com ela sobre esse caso.
A tv quase não fala sobre isso e nem as escolas. A sociedade trata pai, mãe e família como SANTOS, como se não pudessem errar ou ter transtornos. Isso q deixa a criança e o adolescente confusos. O Brasil é um dos países com mais casos de abuso infantil por família e AI DE QUEM criticar a família. Vai ser chamado de "filho ingrato" "seus pais te deram a vida" "perdoa eles". Vamos normalizar o afastamento familiar. Pelo amor de Deus.
É a primeirá bez q vejo alguém falarcom tanta clareza.Parabens!
Foi desse jeito que aconteceu comigo , isso é tão triste , será que Deus ver dessa mesma forma ? Eu passei por isso e isso é tão doloroso , até hoje isso me tira o sono , é uma culpa tão grande , mas tão grande, Tenho medo do Senhor me fazer pagar por isso !!
Deus sabe que a culpa não é sua, seu corpo biológico apenas reagiu a um estímulo físico isso é normal...já a sua mente/alma, nunca desejou ser abusada...nenhuma criança é culpada de uma violência dessas, o problema é que quando acontece as vezes os adultos que estavam por perto nos desacreditaram e não nos acolheram ou nos confortaram da forma correta, e o trauma ficou em nós! conheço sua dor, acredite nunca Deus vai ter culpar! esse sentimento de culpa fica por causa do trauma, mas acolha sua criança interior (todos nós temos uma criança interior) fale mentalmente ou com palavras para ela que ela não é culpada e conforte ela com amor, parece besteira mas ajuda muito falar com nossa criança interior, ela precisa ser curada.
SENSACIONAL !!! Ele está a BILHÕES de Anos-Luz do Metaforando !!!
Gente é só um lembrete para vcs não errarem anos-luz é de distância e não de tempo. (Não estou criticando o comentário e sim falando que muito normal acontecer esse erro, ele não está "errado" se ele tiver falando que o metaforando está muito atrás do Ricardo)
O metaforando faz igual a ele, analisa bem, porém, o Victor vende o material para o TH-cam. São diferentes, mas não que seja um melhor que o outro.
Concordo muitooooooooooo
Não acho que tem que ser feita essa comparação, ambos são profissionais muito capazes...
@Fantasia simmm
Que angústia ! Tantos relatos … e como esse ato pode destruiu uma pessoa emocionalmente ! E à falta de compreensão das pessoas , que triste
Obrigada por tirar o pensamento de culpa da minha cabeça, até hoje não contei aos meus pais por medo, apenas minha tia irmã da minha mãe sabe que fui abusada dos 7 aos 9 anos de idade porque hoje com 22 anos contei a ela e sempre me via como culpada como se a culpa fosse minha.
Ventura faz um trabalho de informação essencial hoje em dia, e estamos no Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao Abuso e exploração sexual infantil. Grande Luta!!! Seguimos Juntos Ventura!!!
Um tema expetacular...
Cmg tbem foi assim começou cm5a o bisavô Tio avó namorado da mãe depois marido da mãe eu nn tinha noção parou depôs aos 16 cm meu primeiro marido q entendo o abuso cm meu marido os outros eu achava q fosse normal ...e só consegui contar ah 2anos atraz hj tenho 42a e muito disso q aconteceu hj é todo o reflexo nos meus relacionamentos ...mas nn me deixo abater tem dias q lembro mais mas na maioria dos dias tento ver se outra maneira
Nunca tinha pensado desse jeito, sinto culpa até hoje, e realmente foi como vc disse, casei aos 17 pra fugir do namorado da minha mãe e como várias outras pessoas tbm nunca contei pra ninguém, nem pra ela, coitada tbm não teve culpa😔.
há um tempo atrás eu sempre falava que eu discordava do termo "estupro de vulnerável" porque o abuso raramente é violento e as pessoas falavam que eu tava passando pano pra estuprador, por isso parei pq vi que eu não conseguia me expressar. ai agora eu vejo o vídeo do especialista falando exatamente o que pensava. é impossível um abusador violento ter sucesso pois desde cedo a criança tem extinto de auto proteção, se ela sentir que ta sendo machucada com certeza ela vai afastar. na deep web eu encontrei um livro que é referencia em ensina a "arte do abuso" e lá deixa claro que tem que fazer de forma pacifica e com calma. e por ser assim a criança gosta e pede mais, e quando ela percebe ela se sente culpada. essa é a verdadeira destruição na vida da criança abusada. a destruição não ocorre no momento do abuso mas sim depois
Chocante e revoltante! Cada vez que a gente ouve e conhece sobre o estupro, cresce o ódio por esses malditos monstros!
Q horror, tem até livro pra isso
Mas sabe por que o termo "vulnerável" se encaixa perfeitamente? Porque nesse caso não ter repertório de vida suficiente pra saber que precisa se proteger é estar vulnerável. O abusador está em posição de vantagem no que diz respeito à conhecimento, à malícia, à técnicas de manipulação... Uma criança que não é capaz de perceber essas sutilezas está em posição de vulnerabilidade. Ela é vulnerável porque nenhum adulto confiável vai estar à par para protegê-la, porque tudo é feito em segredo. Mesmo se ela se der conta da gravidade da situação e quiser sair dela, se o abusador resolver coagir com violência física, ele vai ganhar porque é mais forte. A violência do abusador também é mental, a vulnerabilidade da criança é emocional e intelectual. Uma criança sozinha no mundo, com pouca bagagem, se dando cada vez mais conta do ocorrido conforme cresce e sentindo cada vez mais dor, crescendo guardando esse segredo e não procurando ajuda por vergonha e lidando com tudo sozinha... Isso é estar em posição de vulnerabilidade. Se isso não é vulnerabilidade, nada é. Uma criança em frente ao seu abusador é como a imagem da chapeuzinho vermelha em frente de um monstro gigante vestido de vovó. Tudo nessa história te faz pensar como a chapeuzinho estava vulnerável, mesmo que ela só tivesse se dado conta do que estava acontecendo bem depois.
Que monstro se dedica a escrever um livro ensinando como abusar de crianças MEU Deus!!
@@zildetenevescruz2500 chocada...
Por causa desse sentimento de "não achar ruim" e os pedófilos se aproveitarem disso é que falo abertamente (mas na linguagem dela) sobre abusos com minha filha primogênita. Ser abusada (o) é horrível e acaba com o psicológico da criança até a fase adulta.
Me chamam de louca, exagerada mas protejo minha filha da maldade alheia porque ela ainda é muito pequenina para se defender, aliás, enquanto viver a defenderei.
Chocante, porém importante o vídeo acima. É preciso que conheçamos os métodos odiosos desses monstros estupradores para que possamos identificá-los, rechaçá-los e puni-los. E, na outra ponta, acolher as vítimas, compreendê-las e ajudá-las.
Estou realmente profundamente impactado e comovido com os muitos relatos nos comentarios de abusos sofridos por pessoas na infância. Minha solidariedade a todas elas!
A CULPA NÃO É SUA!!!
Minha mãe me educou pra sempre manter uma certa distância de homem,por isso sempre fui muito desconfiada quando tinha uns 9 mais menos estávamos reunidos com parentes até que um me falou vem aqui senta no meu colo na hora só falei um não, por eu ter dito não fiquei como grossa kkkk mesmo nova passava na minha cabeça que sentar no colo de um homem era algo meio "íntimo",era estar próximo demais,mesmo esse parente sendo uma boa pessoa.
Não só de homem como de mulher tbm, a pessoa teve desconfiar de tudo mundo
Mas eu entendo a desconfiança com homens. É claro que existem mal caráteres, pedófilos e etc dos dois gêneros. Mas por algum motivo (que hoje reconhecemos como machismo, incitação à violência nos meninos desde cedo, etc) as estatísticas nos mostram uma maioria absurda de homens estupradores em relação às mulheres. E quanto ao seu parente, ser a "grossa" pode ter salvo a sua vida. O mundo é mais cruel com as meninas, então você está certa em ter criado seu mecanismo de defesa. Os mecanismos de defesa existem justamente porque ainda precisamos nos defender de coisas assim, infelizmente.
Eu simplesmente odeio quando forçam afeto com crianças, meus priminhos até me conhecerem e terem mais contato nunca deixei minha tia forçar a me beijar ou abraçar, ela não quer e acabou. Eu sou uma estranha pra ele, pois me viu poucas vezes não tem porque me dar afeto. Isso é pra qualquer um, eu ensino aos adultos. Se alguém encostar neles é porque a gente obriga a criança dar afeto a qualquer adulto que lhe aparece a frente e não pode ser assim! A gente fica dando as crianças de bandeja a abusadores!!!
Infelismente todas as crianças que sofrem abuso.terao problemas piscologicos.serao adultos problematicos.muitos se matam.por causa desses monstros.
Ricardo é muito necessário.
graças a deus isso nunca aconteceu comigo, e sempre fique i perto da presença de alguem de confiança, mas porq eu tinha medo das pessoas
Eu quase fui abusada por um tio na minha adolescência, fiquei assustada e comecei a me vestir e cortei meu cabelo como menino, pra não chamar atenção sobre meu corpo.
Não sei se conta como abuso mas ano passado eu fui pra uma festa normal fui dormir sozinho e acordei de madrugada com um menino que tava tentando abusar de mim sexualmente tentando me beijar e essas coisas, não sinto culpa por isso mas virou um trauma pra mim, não consigo mais ir em festas e muito menos confiar em algum amigo
Muito esclarecedor esse vídeo
Me tirou um grande peso da consciência também!
Me identifiquei total. N importa quantas vezes perguntem e eu nunca tô bem mas eu n consigo dizer pq eu tenho depressão desde os 8 anos, então por anos eu me sinto um peso
Com certeza, material para ser compartilhado, Parabéns.
quem nunca sofreu um abuso, tá mentindo........essa praga nao da pra esquecer.
infelizmente vamos nos lembrar ate á hora da nossa morte!! e nos sentir culpados pelo fato de ter deixado acontecer conosco.
Infelizmente é verdade
Muito verdade o que vc falou. Todos sofremos abuso, principalmente quando criança, em menor ou maior grau.
Intendo, mais tive sorte, nunca sofri abuso
Graças a Deus nunca sofri nem um abuso mesmo minha mãe tendo separado quando eu tinha 10 pra 11 anos talvez por nunca ter calado nem deixado nem um marido que ela arrumou ter-se engraçado comigo ou com minhas irmãs e irmãos éramos em seis sou uma das mais novas mas sempre cuidei de todos principalmente das minhas irmãs meus padrastos nunca gostaram de mim pois sempre falei pra todos meus irmãos pra não deixar ninguém passar medo neles ou dar alguma vantagem por alguma coisa eles me chamavam de macho femia que eu queria mandar em todo mundo tava nem aí se eu chegava em casa pois sou pobre e pobre criança começa a trabalhar cedo..e eles tinham ganhado alguma coisa só pra um eu já perguntava deu pra quê? Não e aniversário não passou de ano !!tô nem aí e criei minha filha do mesmo jeito tem nada de ir no colo de ninguém tem que ganhar doce de ninguém e se alguém ABUSAR de vc e falar que mata papai e mamãe não e pra ficar com medo se isto acontece não precisa ter medo que quem mata aqui e papai e mamãe.
Cirúrgico, intenso....
Perfeita explicação. Muito profundo.
Ricardo Ventura é top demais!!!!
A Chris é tão apaixonada pelo Ricardo que chega a ser fofinha kkkkkkkkkkkkk
Meu Deus que Homem incrível parabens Ricardo que show
Nossa !
Eu realmente ao assistir isso, sei mais que tudo!
Hoje eu dou graças a Deus pq o abusador que fazia isso comigo morreu, de algo bom a Pandemia trouxe, era da minha família, e eu nunca deixei ele perto da minha filha, eu não podia contar.
Com a minha filha eu consegui salvar ela do estupro, e ontem o desgraçado morreu, pq a pandemia não deixou ele ser atendido, acho que estou feliz pq eles morreram mas me preocupo pois Deus sabe que estou feliz, meu coração apertado, OBRIGADA por quem ler e só me entender.
Aos 11 anos eu fui aliciada várias vezes por um tio, marido da minha tia.
Eu morava no interior e como eles moravam perto da minha casa, eu ia lá todo dia brincar com meus priminhos de 9 e 7 anos.
Gente eu era magrelinha, miudinha, parecia ter uns 9 anos.
Graças a Deus, eu era muito esperta e não cheguei a ser abusada.
E comecei a fugir da presença dele qnd percebi que ele tava de maldade.
Ele não podia me ver sozinha que ele ia abusar psicologicamente, falava coisas absurdas que ia fazer comigo, algumas vezes tentativas de me subornar com presentes.
Como eu sempre estava lá, ele comprava roupas e me fazia vestir pra ver como ficava, e qnd eu me recusava, minha tia vinha e falava pra eu vestir.
E ele me mandava desfilar pra ver como ficou e ele olhava para minhas partes íntimas. Nojo!
Qnd eu tava distraída ele vinha e passava a mão em mim e falava indecências.
Eu tinha muito medo dele, mas tinha medo de contar pra minha mãe tbm, ela considerava muito ele.
Hoje em dia eu tenho uma filhinha de 7 anos e eu não deixo ela sozinha com ninguém, eu entendo a cabeça da criança.
A minha sorte foi ser esperta, mesmo com medo de contar pra minha mãe, eu mesma me desviava de acontecer algo.
No meu caso fui abusado pelo filho adotivo da minha avó,tinha 5 anos,ele intruziu o dedo,machucou e no meu caso depois disso me afastei dele e fiquei agressiva com os coleguinhas na escola..
Quando adulta resolvi expor o assunto e uma pessoa me disse que se eu guardei o segredo por tantos anos era pq eu gostei..
Menti mesmo,disse para minha mãe que havia me batido e deu briga,mas era mentira,ele fez na vdd outra coisa..
Isso me desencadeou nada menos que transtorno afetivo bipolar,trato e não tem previsão de suspender o tratamento.
Gosto muito do Ventura!!!
Conteúdo inteligente., Parabéns 👏., Ricardo Ventura.
Você pode ser uma criança, ingênua mas ainda assim você se sente culpado, principalmente quando é alguém que você confia!
Até me arrepiei. Sensacional
Ótima entrevista. Muito boa mesmo
Incrível que é vdd.
Importante fala! Excelente corte ✂️ serve (e muito) de alerta! 🖤
Só consegui me livrar do meu abusador depois de 25 anos. Quando ele começou a tentar com a minha sobrinha.
Que horrível isso moça espero que vc tenha superando e que sua sobrinha esteja bem.
Deus que sofrimento .muita força pra você
Mas agora vc é adulta e pode intervir pela sua sobrinha
Uau...to com os olhos cheios de água 😭
Falou tudo
Vc explicou perfeitamente...nunca consegui entender direito
Esse individuo é muito bom, excelente profissional.
Mto bom esse cara mano !!!!
Sensacional
Fui abusada aos oitos anos, 31 anos depois ainda doi, a vergonha e o nojo me destroem...
Muito boa explicação.
Verdade purissima por isso que sou um bom psicólogo dos meus familiares
Obrigada por isso.
Não entendo como tem pessoas que não gostam do Ricardo Ventura, na minha opinião ele é o maior!
Karai essa última história aí é pra sentar na cadeira elétrica mesmo.
Por causa de abusos a minha vida foi toda bagunça , hoje sou ansiosa depressiva