Algumas perguntas: 1) Necessariamente largamos um estágio anterior, ao avançarmos moralmente? Sinto que em diferentes situações já manifestei diferentes estágios morais. 2) A moral do estágio VI, é universal? Ou depende da cultura do indivíduo. 3) Quais outras definições de moral, de outros filosofos, que você acha interessante? 4) Qual a diferença entre moral e ética? 5) Os princípios morais do estágio VI são absolutos, imutáveis?
Daniel Melo boas perguntas 1) sob pressão podemos manifestar estágios mais primitivos, em especial se ainda não está sedimentado um movimento de avanço 2) Universal no sentido que contempla valores que norteiam o bem-estar humano 3) Kant, Espinosa, Nietzsche 4) Ética é a avaliação geral de como bem viver em sociedade e moral é a maneira como o indivíduo aplica as noções éticas na sua vivência pessoal 5) Não sei se são imutáveis, mas eles abrangem uma complexidade e profundidade que tornam eles quase como uma teia ética que abarca muitas situações diferentes, por isso seriam "imutáveis". Vida, justiça, compaixão, paz, dariam conta de uma infinidade de contextos, não tem muito como fugir dessa perspectiva.
Parabéns Fred, conheci o canal hoje, e estou gostando muito. Com relação a esse tema, entendo que esses estágios estão limitados ao estudo social, pois temos nossos instintos, desejos, emoções etc. Como somos “animais racionais”, muitas vezes mais animais do que racionais, dependendo dos estímulos ou carências do momento, a razão cai por terra, impossibilitando a classificação dentro de um estágio. Classificar para facilitar o entendimento do assunto, é muito viável, mas na prática, o ser humano tem certa tendência em determinado momento, mas isso não exclui as demais opções. Não conseguimos enquadrar o ser humano em caixas estanques. Como somos multidimensionais, dependendo do escopo, do referencial, podemos estar em diversos estágios ao mesmo tempo.Com relação ao CERTO e ERRADO, do ponto de vista social, tenderemos a nos alinhar com o estudo da ética e da moral. Entretanto, o pior está no que consideramos CERTO e ERRADO no nosso próprio julgamento, ainda mais que temos dentro de nós diversos certos e errados, esse nem é o problema, o problema está no julgamento e na condenação por ter feito algo “errado” ou por ter deixado de fazer. Fora o que jogamos para a sombra - “inconscientizamos” ou o que nem chegamos a conhecer. Com base nisso, SUGIRO um tema: Tem algum método da psicologia para extirpar de modo definitivo um núcleo de culpa ou apenas temos que entender o ocorrido, aceitar, e com o tempo, enfraquecer o seu poder?
07:07 - eu comecei a perceber que este estágio já não me atendia mais quando passar a estudar Direito. E minha percepção se deu em Direito Internacional. Vi que estar apenas olhando uma legalidade de um passar já não me satisfazia. E avancei. 11:11 - esse estágio VI, na minha opinião de eterna estudante, se dá apenas quando descobrimos onde está esses Princípios Universais. Eles existem, estão acessíveis, porém o caminho para lá talvez seja muito complexo. 13:19 - esses estágios também não conseguimos retroceder, correto? Acredito que é impossível se pensar olhando para trás quando o caminho já se descortinou tudo à frente. Obrigada pelo seu trabalho Fred.
excelente vídeo. Claro que transcende o debate político, mas considerando o momento em que vivemos, poderia entitulá-lo "Guia Avançado de escolha de um interlocutor para iniciar um debate político / filosófico" ou então "como fugir de uma discussão política com fins catastróficos" Deixando o bom humor de lado, parabenizo pela clareza com que expôs o tema.
Uma sujestão que seria interessante um video dizendo sobre as consequencias dos atos praticados pelas pessoas , e tudo que pode ser incluido nesse contexto .
Oi, como vai? Pessoalmente achei muito mais filosófico do que psicológico. Talvez por minha base ser muito em torno do direito e da sociologia e ter vistos muitos autores conflitantes. Então nesse ponto esse vídeo me foi um ponto baixo no canal dentre todos os outros que assisti. De toda forma parabéns pelo trabalho e canal. Muito obrigado por todo conteúdo
Bem interessante essa visão de desenvolvimento moral, isso explica muita coisa. Arrasando como sempre Fred, algo me diz que a paternidade só vai acrescentar aina mais seus conhecimentos. Obrigada.
Simplesmente excelente! Sou novo no canal, e só tenho a parabenizar teus vídeos. Tenho gostado muito da forma "simples" e didática como colocas os conceitos e definições (geralmente consigo ir me encaixando nelas e assim ir observando um pouco mais de quem eu sou, e como "supera-las" ou conviver). Gostaria de deixar uma sugestão de tema "como conviver, ou trabalhar, com nossas limitações". Por vezes é muito difícil aceitar nossas limitações e comportamentos, pois não queríamos que fossemos assim. Quando passamos a nos julgar além de um certo ponto, aparentemente, pioramos nossa situação. Negar não é solução, porém aceitar nos poem face a face com uma natureza que tendemos a repudiar... O que fazer? Como lidar? Como não se julgar, para dar um passo a diante, afim de se libertar ou simplesmente aprender a conviver? Se há algum vídeo desse respeito, peço desculpas (uma hora acharei uhaehueauheahuae). Grande abraço!!! Excelente canal :)
eu sempre aprendo algo com seus videos. Esse em especial tratou de um assunto que eu ainda desconhecia. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!
Olá Frederico, tudo bem? Gostaria que você comentasse sobre a possibilidade de alternarmos de nível de acordo com determinadas situações. Grato e grande abraço.
Obrigada pelos ótimos vídeos! Gostaria de pedir que aumentasse o volume dos áudios. São audíveis pra quem os ouve em locais silenciosos...mas dificulta quem os ouve em ambientes com ruído pois mesmo volume máximo por vezes é insuficiente. Abs. 😘
Ou seja, cada um se vê como certo em seu ponto de vista; Afinal, chegar ou não a determinado estágio, depende das vivências de cada ser; E de sua dedicação ao estudo de diversas culturas, frutos de comparações. No entanto, o que seria da humanidade se a cada ser fosse dada a missão de alcançar o estágio da ética, seríamos uma sociedade avançada moralmente, mas e tecnologicamente? Aos poucos, vejo, cada vez mais o mundo avança em direção ao último estágio; basta uma simples comparação com os valores amplamente difundidos na Idade Média... E a forma como lidamos com as diferenças, deficiências, quebra de tradição... uma maior empatia em relação aos processos internos..
A meu ver, só existe o estágio 2: o utilitarismo. Afinal, tudo o que o ser humano faz é para se sentir bem. Mesmo quando alguem age por compaixão, que se enquadraria no estágio 6, essa pessoa não está realmente fazendo isso pelo outro, mas sim para ELA PRÓPRIA SE SENTIR BEM. Se ela não se sentisse mal pelo sofrimento do outro, não faria nada por ele. Resumindo: tudo que fazemos é por interesse próprio. Nesse aspecto, não existe diferença entre um criminoso e um santo: ambos estão buscando se sentir bem, cada qual à sua maneira.
Isto pode ser uma ideia absurda mas eu penso que o estágio 6 é uma tentativa de criar um estagio 4 perfeito. E também penso que o estagio 5, em vez de nos conduzir ao estagio 6, pode fazer-nos descer em queda livre ao estágio 1, porque afinal as regras existem... Mas nós já percebemos nessa fase que as regras são imperfeitas e se é assim, podemos sentir-nos no direito de as violar.
No primeiro estágio vc coloca como primitivo por pensar em punição ou recompensa e vc cita causa e efeito . Se pensarmos de certa forma toda ação gera um efeito que pode ser bom ou mal e isso não depende de punição .ex se eu ajo de forma egoísta e não sofro nenhuma punição pelo minha ação , mas a minha consciência se já estiver com algum grau de amadurecimento pode me fazer sentir culpado e isso não seria punição mas consequência. Eu não teria infringido uma lei criada pelos homens mas teria a consciência de ter infringido uma lei natural de justiça. A diferença do 1/estágio para o último é para mim que no último não estou preocupado com punição mas com responsabilidade e dever.
Fred, qual o estágio quando a pessoa define o que é certo ou errado se baseando no que gostaria ou não que fizessem com ela? Exemplo: Não vou roubar de outra pessoa, pois eu não gostaria que roubassem de mim. Ou: Não vou enganar, porque eu não gostaria de ser enganada.
No estágio II (troca instrumental), pois o centro da ação ainda é o próprio sujeito, mas em alguns casos o nível III, mas essa mentalidade de tomar a si mesmo como referência moral é quase uma antecipação de legitimação "olha, eu faço certo, sou bonzinho, não vem me fazer maldade não...". A ideia original de não fazer aos outros o que não gostaria que os outros fizessem para você é um princípio universal de empatia (estágio VI), de se colocar no outro, mas na prática ele é usado como troca instrumental.
Olá, Jani, acredito que relativizar tudo não é o caminho mais ético. A ideia de relativização moral associada à liberdade cultural, de expressão, etc., esbarra nos limites da garantia dos direitos fundamentais do ser humano, como o direito à dignidade, por exemplo.
Vídeo maneiro Porém discordo quando diz : " pessoas que não fazem algo por receio de punição estão em estágios inferiores " Me encontro no estágio 6 ou talvez 7 (faço minhas próprias regras) Porém só não assalto bancos e distribuo dinheiro aos pobres porque posso ser preso ou morto Pois entendo que os banqueiros são bandidos que roubam o país, ou seja, as pessoas, mas o fazem protegidos pela lei
isso explica pq tinham pessoas comuns saqueando mercados no ES, são pessoas adultas no 1 estágio
Izez Abreu Isso mesmo
Algumas perguntas:
1) Necessariamente largamos um estágio anterior, ao avançarmos moralmente? Sinto que em diferentes situações já manifestei diferentes estágios morais.
2) A moral do estágio VI, é universal? Ou depende da cultura do indivíduo.
3) Quais outras definições de moral, de outros filosofos, que você acha interessante?
4) Qual a diferença entre moral e ética?
5) Os princípios morais do estágio VI são absolutos, imutáveis?
Daniel Melo boas perguntas
1) sob pressão podemos manifestar estágios mais primitivos, em especial se ainda não está sedimentado um movimento de avanço
2) Universal no sentido que contempla valores que norteiam o bem-estar humano
3) Kant, Espinosa, Nietzsche
4) Ética é a avaliação geral de como bem viver em sociedade e moral é a maneira como o indivíduo aplica as noções éticas na sua vivência pessoal
5) Não sei se são imutáveis, mas eles abrangem uma complexidade e profundidade que tornam eles quase como uma teia ética que abarca muitas situações diferentes, por isso seriam "imutáveis". Vida, justiça, compaixão, paz, dariam conta de uma infinidade de contextos, não tem muito como fugir dessa perspectiva.
Poderias fazer um vídeo sobre o certo e o errado na visão desses outros filósofos?
Sobre a Vida falou tudo ! Obrigado pela explicação
É verdade sentimos muito sua falta. Parabéns papai!!!!!!🤗🤗🤗
Sensacional Fred!
Este vídeo é um convite a uma reflexão muito mais profunda para sair do lugar comum rumo ao desenvolvimento.
Muito grato!
Fred gostaria que vc fizesse um vídeo falando sobre o medo de enfrentar a vida.
Hum, belo tema!
Nossa,sua voz acalmou minha alma.Parabéns!
Parabéns Fred, conheci o canal hoje, e estou gostando muito. Com relação a esse tema, entendo que esses estágios estão limitados ao estudo social, pois temos nossos instintos, desejos, emoções etc. Como somos “animais racionais”, muitas vezes mais animais do que racionais, dependendo dos estímulos ou carências do momento, a razão cai por terra, impossibilitando a classificação dentro de um estágio. Classificar para facilitar o entendimento do assunto, é muito viável, mas na prática, o ser humano tem certa tendência em determinado momento, mas isso não exclui as demais opções. Não conseguimos enquadrar o ser humano em caixas estanques. Como somos multidimensionais, dependendo do escopo, do referencial, podemos estar em diversos estágios ao mesmo tempo.Com relação ao CERTO e ERRADO, do ponto de vista social, tenderemos a nos alinhar com o
estudo da ética e da moral. Entretanto, o pior está no que consideramos CERTO e ERRADO no nosso próprio julgamento, ainda mais que temos dentro de nós diversos certos e errados, esse nem é o problema, o problema está no julgamento e na condenação por ter feito algo “errado”
ou por ter deixado de fazer. Fora o que jogamos para a sombra - “inconscientizamos” ou o que nem chegamos a conhecer.
Com base nisso, SUGIRO um tema: Tem algum método da psicologia para extirpar de modo
definitivo um núcleo de culpa ou apenas temos que entender o ocorrido, aceitar,
e com o tempo, enfraquecer o seu poder?
Estou adorando o vídeo, super didático e completo em termos de conteúdo, exatamento que estudantes procuram par auto estudo em Psicologia por exemplo.
07:07 - eu comecei a perceber que este estágio já não me atendia mais quando passar a estudar Direito. E minha percepção se deu em Direito Internacional. Vi que estar apenas olhando uma legalidade de um passar já não me satisfazia. E avancei.
11:11 - esse estágio VI, na minha opinião de eterna estudante, se dá apenas quando descobrimos onde está esses Princípios Universais. Eles existem, estão acessíveis, porém o caminho para lá talvez seja muito complexo.
13:19 - esses estágios também não conseguimos retroceder, correto? Acredito que é impossível se pensar olhando para trás quando o caminho já se descortinou tudo à frente.
Obrigada pelo seu trabalho Fred.
Sensacional, isso que é uma explicação 👏🏻👏🏻
Muito bom, tanto o Conceito quanto a Explicação! Me ajudou a entender e enxergar com mais clareza algumas situações e relações
Maravilhoso! Gostei muito da explicação 🙏🏻
boa madrugada amigos!!! Fred obrigado por toda a ajuda ao longo de 4 anos já!!
Gostei muito. Me fez entender bem e melhor
O mundo precisa de mais freds Deus te abencoe
excelente vídeo. Claro que transcende o debate político, mas considerando o momento em que vivemos, poderia entitulá-lo "Guia Avançado de escolha de um interlocutor para iniciar um debate político / filosófico" ou então "como fugir de uma discussão política com fins catastróficos" Deixando o bom humor de lado, parabenizo pela clareza com que expôs o tema.
Completamente, Rafaela, acho que o pano de fundo do vídeo também tinha esse propósito.
Já estava sentindo falta dos seus vídeos.
excelente abordagem e explicações. Parabéns e obrigado.
Amei. ..Amei... nossa alívio saber q ñ é só eu que pensa fora da caixinha ... e saber que isso ñ é doença. .. uffa!!!
Obrigada Fred !!!!!!!!!!!!
Cara ganhou mais um inscrito. Assisti alguns videos seus e posso dizer que vc ta de parabéns. Continue fazendo esse ótimo trabalho
Excelente explicação. Sugetsão de tema: Feminismo
Inessa Maria O que exatamente? Sinto que esse tema é bem proposto por especialistas no assunto que eu não sei se estaria a altura do assunto.
Melhor vídeo dos vários q vi até agora. Fale mais sobre a sociedade
Adorei! Seguindo a playlist
Ótimo vídeo ,parabéns
Esse vídeo traduz muito bem as brigas políticas entre direita e esquerda, as pessoas estão brigando por causa de regras...
excelente explicação 😀
Uma sujestão que seria interessante um video dizendo sobre as consequencias dos atos praticados pelas pessoas , e tudo que pode ser incluido nesse contexto .
Muito bom!Mas gostaria que houvesse mais exemplos do dia a dia para entender as situações propostas
bjossss
Podexá, vou caprichar na próxima. Tentei não me estender muito nesse, pois já seria beeem, longo. :)
Oi Priscila, esse vídeo é antiguinho, mas tem exemplos. É bem didático:
th-cam.com/video/trD5z2kZRqk/w-d-xo.html
Sempre é tão bom te ouvir. Beijos desde Madrid😘
Fred gostei muito do vídeo e gostaria de ouvir mais sobre esse tema com mais exemplos da vida prática.
Vou comprar o livro...
obrigada professor o senhor é um excelente professor
eu precisava ver esse video💙 obrigado!
Mto bom!!! Parabéns...para o novo psicólogo papai😉
Eu precisava ver esse vídeo, me ajudou na prova, obrigado!
Mds, que homem!! ❤
Parabéns, excelentes explanações!
esse video eh muito incrivel, Fred. Tu eh muito foda.
Oi, como vai?
Pessoalmente achei muito mais filosófico do que psicológico. Talvez por minha base ser muito em torno do direito e da sociologia e ter vistos muitos autores conflitantes. Então nesse ponto esse vídeo me foi um ponto baixo no canal dentre todos os outros que assisti. De toda forma parabéns pelo trabalho e canal. Muito obrigado por todo conteúdo
Bem interessante essa visão de desenvolvimento moral, isso explica muita coisa. Arrasando como sempre Fred, algo me diz que a paternidade só vai acrescentar aina mais seus conhecimentos. Obrigada.
Ao nascermos já somos condicionados e crescemos assim.
Excelente!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada!!!!!!!!!
Valeu fera! Bem esclarecedor...
Muito bom! Você consegue analisar a contribuição do Kohlberg para o Habermas?
Muito bom!! Me ajudou muito
Excelente!
mindfulles meditation, poderia comentar sobre este e outros tipos de meditação?
Luis Felipe Massena Amo, rss ❤
Simplesmente excelente! Sou novo no canal, e só tenho a parabenizar teus vídeos. Tenho gostado muito da forma "simples" e didática como colocas os conceitos e definições (geralmente consigo ir me encaixando nelas e assim ir observando um pouco mais de quem eu sou, e como "supera-las" ou conviver). Gostaria de deixar uma sugestão de tema "como conviver, ou trabalhar, com nossas limitações". Por vezes é muito difícil aceitar nossas limitações e comportamentos, pois não queríamos que fossemos assim. Quando passamos a nos julgar além de um certo ponto, aparentemente, pioramos nossa situação. Negar não é solução, porém aceitar nos poem face a face com uma natureza que tendemos a repudiar... O que fazer? Como lidar? Como não se julgar, para dar um passo a diante, afim de se libertar ou simplesmente aprender a conviver?
Se há algum vídeo desse respeito, peço desculpas (uma hora acharei uhaehueauheahuae).
Grande abraço!!! Excelente canal :)
Você poderia fazer um vídeo sobre Viktor Frankl e a logoterapia
Leonardo Silva Esses vídeos mais técnicos tenho no www.amentehumana.com.br
Ótimo vídeo Fred, parabéns!!!!!!
lindíssimo, falou tudo
Excelente vídeo!
Amei!😘 Vou seguir !
eu sempre aprendo algo com seus videos. Esse em especial tratou de um assunto que eu ainda desconhecia. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!
Fred, não demora tanto pra postar videos... por favor.
Layane Morais A causa foi justa, minha filha nasceu 😊
Sobre a Vida Justa causa, mesmo :) Falando em criança, comecei a ler "O drama da criança bem dotada" por causa da sua indicação... Muito bom!
Vídeo incrível, valeu!
Olá Frederico, tudo bem?
Gostaria que você comentasse sobre a possibilidade de alternarmos de nível de acordo com determinadas situações. Grato e grande abraço.
Incrível. Eu estava discutindo com um amigo meu sobre certo e errado. E minha concepção é total estágio seis. Tô chocado kkk
Muito bom!!! obrigada!
A foto que vce colocou não é do Kohlberg, é do La Taille, que é um psicólogo professor da USP que estuda exatamente o Kohlberg
Obrigada pelos ótimos vídeos! Gostaria de pedir que aumentasse o volume dos áudios. São audíveis pra quem os ouve em locais silenciosos...mas dificulta quem os ouve em ambientes com ruído pois mesmo volume máximo por vezes é insuficiente. Abs. 😘
Mais um futuro psicologo inscrito
Gostei muito
Existe algum livro sobre esse assunto ? Se puderes me recomendar alguns, ficarei agradecido.
Ou seja, cada um se vê como certo em seu ponto de vista; Afinal, chegar ou não a determinado estágio, depende das vivências de cada ser; E de sua dedicação ao estudo de diversas culturas, frutos de comparações. No entanto, o que seria da humanidade se a cada ser fosse dada a missão de alcançar o estágio da ética, seríamos uma sociedade avançada moralmente, mas e tecnologicamente? Aos poucos, vejo, cada vez mais o mundo avança em direção ao último estágio; basta uma simples comparação com os valores amplamente difundidos na Idade Média... E a forma como lidamos com as diferenças, deficiências, quebra de tradição... uma maior empatia em relação aos processos internos..
A meu ver, só existe o estágio 2: o utilitarismo. Afinal, tudo o que o ser humano faz é para se sentir bem. Mesmo quando alguem age por compaixão, que se enquadraria no estágio 6, essa pessoa não está realmente fazendo isso pelo outro, mas sim para ELA PRÓPRIA SE SENTIR BEM. Se ela não se sentisse mal pelo sofrimento do outro, não faria nada por ele. Resumindo: tudo que fazemos é por interesse próprio. Nesse aspecto, não existe diferença entre um criminoso e um santo: ambos estão buscando se sentir bem, cada qual à sua maneira.
Isto pode ser uma ideia absurda mas eu penso que o estágio 6 é uma tentativa de criar um estagio 4 perfeito. E também penso que o estagio 5, em vez de nos conduzir ao estagio 6, pode fazer-nos descer em queda livre ao estágio 1, porque afinal as regras existem... Mas nós já percebemos nessa fase que as regras são imperfeitas e se é assim, podemos sentir-nos no direito de as violar.
estava com saudades dos seus vídeos Fred...adorei o tema.. ..tbem sou psicóloga e tenho um canal, venha conhecer 😘 chamá Milenando
sucesso pra Vc!! !
Falar sobre a A busca da verdade
hum, não sei se fica um pouco abstrato o tema, estou pensando aqui...
Um tema: como reagir a uma punição exagerada o um erro de pequena monta?
Maravilhoso!
Me parece q ainda não saímos do primeiro estágio
Grava vídeos sobre fenomenologia
Essa abertura corto minha lombra
No primeiro estágio vc coloca como primitivo por pensar em punição ou recompensa e vc cita causa e efeito . Se pensarmos de certa forma toda ação gera um efeito que pode ser bom ou mal e isso não depende de punição .ex se eu ajo de forma egoísta e não sofro nenhuma punição pelo minha ação , mas a minha consciência se já estiver com algum grau de amadurecimento pode me fazer sentir culpado e isso não seria punição mas consequência. Eu não teria infringido uma lei criada pelos homens mas teria a consciência de ter infringido uma lei natural de justiça. A diferença do 1/estágio para o último é para mim que no último não estou preocupado com punição mas com responsabilidade e dever.
interessante 😁😁
Fred, qual o estágio quando a pessoa define o que é certo ou errado se baseando no que gostaria ou não que fizessem com ela?
Exemplo: Não vou roubar de outra pessoa, pois eu não gostaria que roubassem de mim.
Ou: Não vou enganar, porque eu não gostaria de ser enganada.
No estágio II (troca instrumental), pois o centro da ação ainda é o próprio sujeito, mas em alguns casos o nível III, mas essa mentalidade de tomar a si mesmo como referência moral é quase uma antecipação de legitimação "olha, eu faço certo, sou bonzinho, não vem me fazer maldade não...". A ideia original de não fazer aos outros o que não gostaria que os outros fizessem para você é um princípio universal de empatia (estágio VI), de se colocar no outro, mas na prática ele é usado como troca instrumental.
No Brasil atual nota-se muita gente presa ao estágio III
Não consegui entender,alguém explica de maneira mais resumida por favor
Porra, muito bom !
Ideia do "bom mocismo" rsrsrs Então no fundo no fundo, não há certo e errado... tudo depende 💁
Olá, Jani, acredito que relativizar tudo não é o caminho mais ético. A ideia de relativização moral associada à liberdade cultural, de expressão, etc., esbarra nos limites da garantia dos direitos fundamentais do ser humano, como o direito à dignidade, por exemplo.
Eu não entendo p q tem que se comprimentar pessoas que não conheço só p agradar.
Vídeo maneiro
Porém discordo quando diz : " pessoas que não fazem algo por receio de punição estão em estágios inferiores "
Me encontro no estágio 6 ou talvez 7 (faço minhas próprias regras)
Porém só não assalto bancos e distribuo dinheiro aos pobres porque posso ser preso ou morto
Pois entendo que os banqueiros são bandidos que roubam o país, ou seja, as pessoas, mas o fazem protegidos pela lei
Temas:
Borderline
Fala sobre opinião própria - quem não tem.
Com licença, tem como um indivíduo consegui estar em mais de um estágio
Fred vc atende via Skype?
www.sobreavida.com.br/terapia/terapia-individual/ :)
Tudo é serto se vc for feliz
Ass satanas
Esse seu cenario de fundo n te da moral nem uma
vídeo desanimado !!! deslike