"Uma lei injusta não é uma lei. A escrita de Santo Agostinho é uma bela expressão disso: 'Uma lei injusta não é uma lei'. Agora, que queremos dizer com isso? Eu sou muito grato a essa antiga fórmula de Santo Agostinho, porque ele nos dá uma orientação clara e decisiva. A questão é, se uma lei é justa ou injusta. Se a lei de um homem está em conflito com a moralidade, então ele tem a obrigação de desobedecer essa lei." King, Martin Luther - Letter from Birmingham Jail - 1963
Os donos de escravos da época deram sorte de não ter pago indenização. Os escravos merecia ser indenizados por décadas de trabalho escravo. Pergunta pro treisoitão se ele acharia bom trabalhar debaixo de sol ou chuva sendo açoitado, humilhado sem receber uma moeda por 40 anos? Claro que não, ele é o tipo de pessoa que quer viver no bem bom enquanto os outros se phodem, um hipócrita.
@@jorgemorais4005 , é verdade, sempre se soube que a escravidão era uma imoralidade, mas foram os interesses econômicos dos industriais que puseram fim à escravidão no mundo inteiro. Escravos não tinham dinheiro para comprar nada, mas trabalhadores assalariados sim.
@@vladalves9407Ah tá prefiro não ter nada mesmo e ainda poder fazer minhas escolhas, Cara vocês tem que entender a maioria que fala essas m***** provavelmente é branco eles nunca vão entender, por isso que eu não acredito em igualdade por isso que eu sinto preconceito nunca vai sumir porque existe esse tipo de papo e isso me prova o que eu penso.
@@DanielFerreira-mh2hdaté parece porque você só fala isso para os negros e a política de imigração europeia eles também deveriam ter ficado na sua terra afinal a maioria dos brasileiros são descendentes deles ou miscigenados, enquanto as pessoas que moravam no Brasil mesmo tipo indígenas foram a maioria mortos pelo tempo graças a essas políticas, europeu não tem que voltar para suas terras né? Vai pro inferno racista.
O estado brasileiro era SÓCIO da escravidão. Ele lucrava com ela. Era um comércio legalizado e legítimo. Quando isso deixa de ser um comércio legalizado e torna-se crime o estado deixa de ser SÓCIO e vira CÚMPLICE. Qual a punição do cúmplice estatal? Nenhuma. Ele se eximiu da responsabilidade jurídica de compensar os comerciantes que estavam seguindo a lei e também se eximiu da responsabilidade moral de compensar quem era lesado moralmente e fisicamente, no caso o escravizado. O estado brasileiro em uma única canetada quebrou sua própria base jurídica punindo quem estava seguindo as leis e não compensou o ex escravizado na condição de vítima. Mais uma vez o estado mostrando que só faz merda. Com uma canetada largou a Deus dará o escravo e lesou quem seguia sua lei. Deu uma de João-sem-braço, se vendeu como "redentor dos escravizados", criou insegurança jurídica já que não respeitou sua própria lei e nem arcou com as consequências legais de se revogar suas as tais leis, também criou instabilidade social largando os ex escravizados por aí. As consequências dessa narrativa estatal de que "havia escravidão no Brasil aí chegou o estado e resolveu isso" nos levam ao país atrasado que éramos no início do século passado até hoje. E gostem ou não, juridicamente os donos de escravos tinham direito a reparação financeira. O estado lucrava e taxava o comércio exercido por eles, se este comércio torna-se ilegal e eles devem compensar o escravizado LOGO o estado também deve. O estado, na condição de SÓCIO, puniu quem fazia ele lucrar e se eximiu da responsabilidade de ser cúmplice daquilo que declarou ser crime. Sim, a lei áurea é uma aberração sócio jurídica. O legislativo torceu e retorceu a lei, beneficiou o próprio estado, puniu seus ex sócios e largou as vítimas.
Pra vc todos estão errados e vc está certo. Renato falou merda. Ele contribuiu muito com as idéias da liberdade. O fato de ele ter falado merda não invalida o legado. Já vc é um sujeito inexpressivo. Apenas tem inveja de quem se destaca. Fraco mentalmente..
@@erebos5074 é claro que ninguém acerta todas, mas o que ele falou estava certo em muita coisa. Houve violação da lei até então vigente, embora fosse reprovável, e isso trouxe prejuízo à casa imperial. Nesses pontos, e em que haveria o fim da coisa sem essa lei, são fatos. Agora, é claro que não foi um erro, e não foi o único fator para a queda do império, como disse o Marcelo.
Poderia ter uma guerra civil em grande escala, o que delapidaria a economia que já não vinha bem e já agravaria a questão da abolição. Não dá pra ser simplista, o golpe podia ser impedido de outras maneiras, mas os bodes pavimentaram bem o caminho (lembrando mesmo tendo bodes monarquistas, caxias era um exemplo)
@@RenatoGluchowski os estados unidos apostou forte nisso e o que aconteceu ? Viraram a maior nação do mundo. O Brasil necessita dessa guerra civil pra poder eliminar tudo que é de ruim que governa nosso Estado
@@RenatoGluchowski Só lembrando que o grupo de republicanos no Brasil era ínfimo, ou seja, não iria morrer tanta gente, já que o imperador era muito bem quisto pela grande maioria dos brasileiros da sua época.
A própria princesa Isabel declara que ao assinar a lei estaria colocando o reinado em grande risco de cair e isso está documentado. Os republicanos exigiam a manutenção da escravidão ou a indenização. A escravidão nunca deveria ter existido no mundo, mas o fato é que existia há milhares de anos. Isabel fez um cálculo político e pagou um preço assim como D Pedro II também fez um cálculo político e pagou o preço. A questão é o quanto estamos dispostos cada um a pagar para a conquista de algo maior.
Até o império Romano caiu quem dirá a monarquia no Brasil, me poupe! Eu gostaria sim de ver o Bostil levando sanções e bloqueio econômico da Grã Bretanha por não abolir a escravidão.
Vivemos em uma nação onde, sempre que se fala em escravos, Zumbi mais importante que a Princesa Isabel e D. Pedro II Então.. acho que não estamos dispostos a pagar preço nenhum por nada
Ele quis defender o direito dos donos de escravos, mas e os homens que foram escravizados que direito eles tiveram? Defendeu os donos de escravos mas não os homens escravizados que estavam oprimidos e castigados pela maldade, pelo contrario defendeu mais 40 anos de escravidão. Renato caiu no meu conceito. Parabéns pelas ótimas observações Marcelo, coerente e humano 👏👏👏, Renato é Cartesiano demais.
Errado. Defina escravidão. A escravidão grega era a cobrança de impostos, você é libertário para comparar o estado com o senhor do engenho? Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão? Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão.@bruno_rda
Os escravos não tinham poder político para derrubar o regime. Já os senhores de escravos tinham e foi exatamente o que eles fizeram quando perderam seus escravos e não foram indenizados. E permitir que essa elite destronasse o Imperador e tivesse mais poder ainda foi um erro? É só olhar a seu redor para saber a resposta.
@@frankstrawnation Eu querendo que continuasse para ver o chumbo cantar aqui no Brasil, uma revolução seria tão bom! O que temos hoje é só bala perdida e assaltos.
Vc deveria ver o vídeo todo. É desonesto criticar um pedaço da fala, em vez de debater o assunto com seriedade, escutando o argumento completo. Pelo menos o Weintraub deu espaço pra ele falar e puderam conversar. Ali sim foi uma aula de história.
@@sr_ryoadm amigo se liga, o que acontecia no Brasil era que traziam pessoas para serem escravos aqui, as pessoas ja nasciam sendo escravas. Acorda pohaaaa
Professor Marcelo, que Deus abençoe seu ano de 2025, que você seja muito feliz e que nos traga mais vídeos espetaculares para saciar nossa sede de conhecimento. Você é uma pessoa muito especial! Obrigada por este ano que passou, pois foi uma ótima companhia ouvi-lo enquanto eu fazia meus afazeres.
Feliz ano novo a todos ,espero que com mais grana,para comprar os livros que tanto quero.Obrigado por esse ano cheio de formação e preciosas informações, professor.
O Renato ter levantado a questão já valeu a pena o debate para quem souber aproveitar. A live que ele fez ontem com o Weintraub foi muito interessante.
eu entendi q ñ era a opinião dele, mas q ele apenas replicou a opinião dos senhores de escravo, o q fez com q a vontade da elite por uma republica aumentasse e acelerasse esse processo, q obstante a isso ainda poderíamos ter uma monarquia.
@@MarciliaFreitas ele fala "sem revogar" a propriedade PRIVADA de alguém. Primeiro erro, pois eles nunca foram propriedade PRIVADA de ngm. "Você já viu alguém falar que a lei áurea pode ter sido um equívoco" segundo erro, não foi um equívoco, justamente por isso, seria dever moral, em qualquer tempo, a escravidão nunca ter sido tolerada. Não existe equívoco naquilo que é correto pois os fins não justificam os meios, e foi isso que ele defendeu nesse argumento sobre lei áurea. Enfim, não vou vem me aprofundar sobre os argumentos do 38tao pq ele foi totalmente infeliz nisso, apesar de concordar em algumas coisas que ele fala, mas nesse ponto ele foi burr0
O que ele argumentou é que, racionalmente, para a monarquia foi péssimo a lei áurea, pois estimulou a queda da monarquia. Ele menciona que o fim da escravidão já iria acontecer com a lei do sexagenário e a lei do ventre livre. Logo, dentro de alguns anos a escravidão acabaria com essas duas leis. Mas, a lei áurea adiantou o fim da escravidão, porém culminou no fim da monarquia. Logo, se analizar de forma racional sem avaliar de forma moral o raciocínio que trezoitão fez está correto.
Boa parte deles continuou a trabalhar nos mesmos postos de trabalho onde se encontravam. O livro “Menino de Engenho” mostra isso nos engenhos remanescentes de açúcar do Nordeste, mais especificamente da Paraíba.
Pois é, fds os escravos sofrendo por mais 40 anos, o importante e garantir a propriedade dos escravista. Ancap é uma desgraça, pra eles, a propriedade privada está acima da vida humana
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Não! Pela ética libertária NÃO existe ser dono de outra pessoa, pq isso VIOLA o PNA (Principio da não-agressão) que é o pilar do Anarcocapitalismo.
@@celsowestrupp6657 você deve estar certo , afinal , mesmo com tantas leis e fiscalização quase não existe trabalho escravo no mundo não é mesmo amigo ? O homem naturalmente iria aprender a respeitar a dignidade do outro rsrs tu só pode tá de brincadeira , imagina a BYD a 250 anos atrás hein , se hoje com câmeras pra tudo que é lado tratam as pessoas daquele jeito imagina naquela época , mas a vida é assim.
Esse Joaquim Nabuco era um sujeito bastante inteligente. Nunca pensei nessa hipótese óbvia de que a escravidão foi uma violação ao direito de propriedade, enquanto , por outro lado, o fim da escravidão foi um restabelecimento do direito de propriedade que, no caso dos escravos, era o direito de possuir a própria liberdade. Perfeito!
Nada é perfeito. A Constituição não dava direito de propriedade aos que não eram livres. Logo, a escravidão não pode ser acusada de algo que a Lei não previa.
Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão? Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes.
@@joaofranco6421, O direito NATURAL precede a Constituição! A liberdade é um direito natural, portanto, está acima de qualquer constituição. O Jusnaturalismo (ou Direito Natural), sempre esteve presente na história da humanidade. Este direito é anterior ao escrito, ou seja, ao positivado. Como se este direito nascesse junto ao homem, fosse inato a ele.
@@rogerio8710tu cola um link de um vídeo até além de estar cortado não tem nada a ver com o assunto e ainda vem falar que o professor não expandiu é sacanagem, vai procurar um trabalho!
Desde o primeiro dia que vi na internet vídeos com esse elemento chamado Renato 38tão, percebi que ele não bate bem da cabeça, além de aparente problemas mentais ele tem desvio de caráter perceptível para qualquer pessoa minimamente decente, ele igual a todo neoliberal e anarcocapitalista e libertário no funfo no fundo é um nazifascista defensor da exploração imoral do ser humano pelo ser humano, defensor de toda maldade que beneficie a ele próprio e à classe dominante da qual ele não faz parte mas se esforça para ser seu capitão-do-mato. E todos que o consideram como ídolo são como ele, e no Brasil tem muito nazifascista racista criminoso admirador desses lixos, e o pior é que eles acham que são cidadãos de bem, acham até que são cristãos.
*_A PESSOA QUE TEM UMA mente ansiosa e inquieta, como é claramente o caso do Renato, também tem um raciocínio rápido, mas exatamente porque impulsionado por sua instabilidade nervosa (ansiedade), mais controlada pelo sistema nervoso autônomo SIMPÁTICO (luta ou fuga) do que pelo parassimpático (calma, tranquilidade)._*
Tratando os escravos como propriedade. Muito triste . Deveria ter indenizados os escravos, isso sim . Eles foram liberados sem dinheiro , sem trabalho , a própria sorte 😢
Tirando a vertente moral, a Lei Áurea foi uma armadilha para pegar os "ex-escravos agrícolas" numa nova escravatura que florescia com a Revolução Industrial! A essa nova escravatura deram o lindo nome de "Empregados"! 16 horas por dia, na frente de uma fornalha, a abastecer carvão para as máquinas e como pagamento... Um saco de Sal (Salário)! 8 horas de "descanso" 🤔 Que mudança fantástica 😮
@@tamiresdasilvabatista9910 Indenizar os senhores de terra e integrar os ex-escravos na sociedade. Mas com o fim da monarquia, os planos referentes aos negros foram abolidos e eles foram marginalizados.
O Renato Trezoitão tem o ponto bem esclarecido quando diz: *"SEM INDEMNIZAÇÃO"* Ele não concorda em COMO a lei Aurea foi implementada ou relgulada. Não é contra a implementação da lei em si. Ele deixou bem claro que é contra a escravidão por nascença e por conquista, quando mencionou dois projetos de lei que foram bem IMPLEMENTADO E REGULADOS.
O conceito de escravidão biblica é mais semelhante a servidão, seria punição por divida ou ressarcimento de outros crimes, diferente do conceito de escravidão por captura ou opressão de um povo especifico, que é incluse a etimologia da palavra.
A servidão bíblica é escravidão em qualquer sentido. Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão? Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes. A escravidão grega era obrigar uma cidade a pagar impostos e o professor não chama o estado moderno de escravidão
@sr_ryoadm Amigo, era compensatória por isso o crime impera e tu não sabes que és escravo do Estado? a escravidão não acabou só mudou de chicote! És escravo pela tua própria natureza, vícios e por aí vai..
Ele não está seduzido por nada. Btc não é para ele um princípio, porque não os tem. É um bom negócio. Tampouco esquece de valores maiores porque nunca os conheceu.
Negócios são negócios! O ponto que ele levando de forma errônea é que a lei foi uma mensagem para investidores externos que basta 1 canetada e tudo pode mudar infraquecendo a economia através da dúvida, o resto foi merda mesmo. “Análise tudo e guarde oque é bom” essa frase veio do único que foi perfeito em seus atos 🙏🏻
Parabéns professor parabéns pelos 300k, em 1999 meu professor de história da 5 série, já nos falava sobre isso, que á escravidão já iria acabar, mais pelas quantidades de quilombos de refúgio, já lutavam ferozmente pela liberdade, era inevitável á chegada da liberdade, às custas de muito sangue de capitães dos matos e senhores de engenho. Essa é á educação real, não á tradicional, tive um excelente professor.
Interna o treizoitão, ninguém merece ser escravo por um dia, imagina o escravo com 35 anos, iria esperar mais vinte e cinco para ser livre. Argumento irracional do Treizoitão.
Para rebater esse sujeito só assim mesmo, pois ele não deixa ninguém falar, fala tanta coisa e ao mesmo tempo que impede o debatedor formular uma linha de raciocínio bem elaborada
Mas o argumento dele é que o estado deveria indenizar, se o estado apoiava, cobrava imposto, via como atividade legal e depois mudou o entendimento, então caberia indenização
A maioria não raciocina. Opina emocionalmente. Em momento algum ele faz apologia à escravidão. A consideração foi sobre a indenização que o estado deveria ter promovido, uma vez que lucraram com a atividade.
@@paulobueno1145o escravo era uma propriedade ilegítima, uma propriedade que já nascia de uma apropriação indevida, um "não direito" contaminado desde o início, assim sendo, não cabia indenização. Indenizar senhores de escravos seria como indenizar um invasor de terras. A escravidão era uma invasão de um direito de terceiros, se alguem deveria ter recebido indenização, seriam os escravos libertos. 38tão já disse ser libertário, tb já disse que uma lei injusta não deve ser respeitada, tb já disse que para se converse de algo é preciso lógica ou fonte primária de fatos. As pessoas não sabem como debater sobre a escravidão pq parecer página virada, mas parece que Renato erroneamente reavivou o tema. Sobre o fato de que iria acabar de qualquer forma, é irrelevante, foi uma argumento utilitarista, muito pouco usado por libertários, de tão ruim que é. Pouco importa se já iria acabar, acabou foi tarde. Poucas vezes na história o ser humano admitiu lei tão injusta quanto as leis que reconheciam como legítima a escravidão de inocentes. Atualmente o governo apoia invasão de terras, no dia que o jogo mudar e um homem de verdade assumir a liderança do país e acabar com o direito de invadir terras, o governo vai ter que indenizar os invasores? Óbvio que não. Os senhores de escravos estavam invadindo a propriedade dos escravos, direito de ser dono do próprio corpo. Meu Deus, como que ainda é preciso explicar isso?
É uma vergonha, e indefensável que o imperador não tenha acabado com a escravidão pelo menos vinte anos antes, a firmeza que ele teve contra o Paraguai deveria ter tido é nesse ponto quando era jovem e vigoroso
Mas historicamente falando a escravidão continuou, por debaixo dos panos, no RJ mesmo, parentes da minha esposa sabem bem, a diferença é que depois da lei áurea, os próprios ex escravos escravizaram outras pessoas.
10:45 rapaz, em momento nenhum o sujeito defendeu a manutenção da escravidão. Pelo contrário, a tese é que ela seria abolida independente da lei áurea. E o pior é que até um pessoal que é inteligente apresenta limitações na interpretação dos fatos ocorridos.
Se a intenção dele era APENAS dizer que a escravidão iria acabar de qualquer forma (o que historicamente já é uma mentira) que sentido faz defender que ela não fosse erradicada o mais rápido possível através da lei áurea?
*_Ele está morrendo de medo de fazerem o bitcoin não valer mais nada deixando ele sem “ propriedade “ nenhuma,assim como a lei Áurea deixou os fazendeiros sem “ propriedades “ ( escravos )_*
Essa onda de cancelamento está acabando com o debate sobre qualquer coisa. Por mais que eu não ache que foi a lei Áurea que acabou com o império que já vinha capengando, claramente ele estava debatendo os motivos sobre a queda do império. Sem fazer juízo de valor sobre se escravidão é certo ou errado, apenas trazendo um fato sobre o que aconteceu na época. Agora, tem que perguntar a ele se ele concorda com a escravidão, se a resposta for sim, aí sim temos um problema.
A indignação, os argmentos professados provam que ele apoia sim. Como que você diz "ia ser revogada com 40 anos"? você acha isso normal? se você acha isso normal, então você é o problema junto a ele.
INFELIZMENTE QUANDO VEMOS UM AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA EM EVIDÊNCIA ME LEMBRO QUE "QUEM DESARMOU O CIDADAO DE BEM NO BRASIL, FOI O PROPRIO POLICIAL"... NÃO VOTEM EM AGENTE DE SEGURANCA PÚBLICA POIS ELES ACREDITAM QUE O PORTE É PRIVILÉGIO DE TER PASSADO EM CONCURSO...
Ele quis dizer que, se fizessem de outra forma, teria o mesmo resultado e não seria motivo de um golpe.. mas ele usou as piores palavras.. quando ouvi, eu sabia que daria ruim, até demorou pra acontecer
Sereno, direto, conciso e ajuizado. Mandou demais professor. Não precisa cancelar o cara, mas a declaração foi boba. Acho que o Renato vem falando paradas muito acima assim porque a popularidade cega. Todo mundo quer ser o diferentinho, e isso dai pode levar um gênio a ruinas.
Escutem e leiam Laurentino Gomes. Tem 3 super volumes sobre A escravidão: 1 Escravidão: Do primeiro leilão de escravo, até a morte de Zumbi dos Palmares 2 Escravidão: Da corrida ao ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Don João no Brasil 3 Escravidão: Da independência do Brasil à lei Áurea Foram mais de 10 anos de pesquisa! E tem uma entrevista dele no Roda Viva. Sugiro que assistam!
Sugerir Laurentino Gomes para esses católicos carolas desse canal é quase um crime. A turminha que acompanha o Marcelo Andrade ama uma fabricação histórica.
Professor Marcelo, minha compreensão da fala do Renato Amoedo, é que em nenhum momento percebi ele defendendo a escravidão. Ele afirma que foi errada e no tempo errado a Lei Áurea por ter gerado problemas ainda maiores ao país. Como a queda do império pela República maçônica de Deodoro, a favelização das cidades com negros abandonados a própria sorte e outros pontos. Existiria outras formas, opções mais abrangentes de fazer justiça . 😊 Também é um erro avaliar 200 anos atrás sob a ótica de hoje.
Liberdade de expressão não tem limites. Graças a ela bestas quadradas como esse sujeito nojento dizem essas coisas horrorosas para que elas possam ser refutadas.
Mas só que a Lei Áurea não deu direitos básicos e os ex-escravos enfrentaram muitos desafios após a abolição, como a pobreza, a marginalização e a ausência de liberdade.
"Meu irmão, há muitos negros em nosso país que têm bens, restaurantes, casas, apartamentos de boa qualidade, fazendas etc. Se os negros ainda hoje fossem escravos, não teriam a mesma oportunidade de aquisição que os brancos. Bote a cabeça pra funcionar e você vai descobrir muita gente no meio artísticos, e futebolístico, por exemplo. Meu falecido pai era negro e pobre, mas estudou e veio a ser juiz de direito. Lembra o Joaquim Barbosa? Com a escravidão, nada disso teriam.
Ele diz que PODE ter sido um erro, e faz uma análise do momento da época e as implicações políticas. Dar resposta politicamente correta pra agradar Internet é pior que quem SUPOSTAMENTE disse algo errado, pelo mau caratismo da análise rasa.
"Você pode até achar que o amor pela humanidade em geral seja livre desse perigo, mas não é. Se você deixar de lado o senso de justiça, logo estará quebrando acordos e forjando evidências “pelo bem da humanidade” e se tornando, no final das contas, uma pessoa cruel e traiçoeira." -C.S Lewis
Tirando dinheiro do podre fez o certo pelos recuperar partes do roubo que o estado faz contra os civis e a mulher dele é submissa a ele deixe de ser otario .
Isso é uma onda, de tempos em tempos,a direita precisa lançar um cara, com falas pseudo inteligentes, foi Collor, Enéas, Bolsonaro, Marçal e agora esse imbecil.
O bom mesmo era que o salário dele estivesse indo para aquilo que começa com A que fazem até 9 meses e para remédio bloqueador de hormônio para criança?
Thomas Sowell argumenta que além de toda imoralidade a escravidão é também anti-econômica. Manter escravos tem custo muito alto, os escravos são um grupo de trabalhadores pouco dedicados, que são mantidos fora de um mercado de potencial reduzido por isso. Evidência é que todo país que abandonou escravidão teve mais desenvolvimento.
Acho q eu entendi o q ele quis dizer , na visão da época , o escravo era como um objeto E a libertação dos escravos foi um golpe a propriedade privada . Entendi bem o q ele quis dizer , mas é óbvio que foi o certo o fim da escravidão, mesmo sendo errado pra época
@@Nat00001Errado pra época? Não é questão de época é questão de qual ponto de vista. Se tu era senhor de escravo com certeza tu acharia Errado se tu fosse escravo com certeza tu acharia certo. Ou eu tô mentindo? Tu eu não sei, mas se eu fosse escravo em qualquer época eu acharia certo
Porque ele consola milhares de punheteiros que não admitem que não pegam mulher porque são burros e chatos dizendo a eles que serem feios, burros e chatos não influi em nada e que não pegam mulher porque nossa sociedade aberrante permite que mulheres tenham opiniões.
@@albertosoares7664cara, veja a fala dele. Ele disse q deveria acabar de forma gradual. N tem q falar q em propriedade qdo a propriedade eh outro ser humano. Pelo amor.
Mds, vcs são muito emocionados. O cara argumentou sobre um fato histórico sem mover a visão atual para o contexto. O ponto dele é que foi mal executada, porque não deram nada para os escravos se manterem financeiramente. De fato, se vc não comete anacronismo e se mete moralmente e emocionante no fato histórico, a argumento que ele apresentou não é nada demais.
@@cavaleirosemlicenca3894 a fala dele n menciona nada disso. Ele se refere o tempo todo a "direito de propriedade", ou seja, direito daqueles q tinham os escravos. Defender direito de propriedade qdo a propriedade eh outro ser humano eh a mesma logica de dizer q um produto de um furto eh propriedade do ladrao.
Nunca escravizei alguém! Também nenhum meus familiares italianos. Mas somos escravizados pela corrupção, gastos absurdos do governo e principalmente a escravidão do medo do crime.
Acho engraçado como esses "italianos" sentem a necessidade de dizer que tem descendência italiana, mesmo que essa informação não tenha relevância alguma com o tópico de discussão. Cúmulo do vira-latismo.
@@AndrielMendonça Embora Dom Pedro II tivesse apoio de parte da marinha e do exército, a situação política da época era instável, O imperador enfrentava pressões diversas, e a própria estrutura do exército estava dividida, o apoio militar poderia não ter sido suficiente para suprimir uma possível revolta positivista, já que muitos dos oficiais passaram a ver o positivismo como uma alternativa ao governo imperial, e além do mais, Dom Pedro II era conhecido por buscar soluções pacíficas perante conflitos
@leoj.s931 ué, os caras não conseguiriam dar conta de uns regimentos da guarda rebeldes ? Detalhe, nem os próprios soldados do Deodoro sabiam oque estávam fazendo.🤣🤣🤣🤣
A maior propriedade, é a propriedade do próprio corpo. Então escravidão arbitrária é um crime por essência. As consequências de se banir esse crime não importam.
Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão? Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes.
@@sr_ryoadm O trabalho no sistema prisional é regulado pela Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). Essa lei estabelece que o trabalho do preso deve ser remunerado e ter condições de dignidade, Se um preso é obrigado a trabalhar sem remuneração e em condições degradantes, isso sim pode, em teoria, se enquadrar nas definições de trabalho análogo à escravidão.
Perfeito professor, ainda tem o fato da moral cristã, qualquer um cristão verdadeiro que entende o amor de Cristo, jamais defenderia qualquer tipo de escravidão. Ainda mais com a desculpa que era para manter a monarquia, não foi atoa que aconteceu como tinha que acontecer.
N existe legitimidade em escravizar outro ser humano! Legalizar a fala desse renato eh a mesma coisa de dizer q um dinheiro r0ub4do eh propriedade sua!
@@jairofialho821se isso é me expressar livremente então eu amaldiçoar a geração dele ou qualquer coisa do tipo seria também desejando o mais profundo vai se ferrar pra ele
Ele não fez o julgamento moral da questão,ele fez o julgamento juridico e consequencias politicas dessa decisão. E sem o apoio da elite financeira do país ia ser dificil o golpe se consolidar.
Se os latifundiários apoiaram um golpe a culpa é de quem? Dos latifundiários ou da lei que libertou os escravos? Os latifundiários eram uns coitados por acaso? Eles não tiveram outra opção?
No Brasil com o politicamente correto é impossível debater assuntos como esse objetivamente sem que os desocupados da internet não tenham uma crise histérica
@@ajax1432 e qual a moralidade que a direita do bostil tem? Os caras casam com msol rodada conservadia,deixam a esposa e a filha ficarem postando foto com o rabo de fora,vão em tudo que é congregação religiosa de todos os tipos,dizem que apoiam a familia e criam leis feministas que destroem a familia,dizem que são contra os comunistas e fazem acordos com eles e os colocam em cargos chave
@@ajax1432 tu tem que entender que o brasil é um puteiro e a maioria das pessoas daqui são loucas e reagem emocionalmente a tudo,igual a tu, e o que eu disse não falei se era certo ou não,o que eu disse foi causa e efeito. So isso! É tão dificil deixar de ser uma mulherzinha histerica e conversar feiro homem?
“uma lei injusta simplesmente não é lei” , Santo Agostinho. O direito deriva da justiça.
Não, o direito é o Estado "falando"...
@@theelder9847 aí vc tá sendo moderno, i.e., errado.
Escravidão é algo repugnante amigão.
Concordo. Uma lei que permite a escravização de pessoas não é uma lei mesmo.
Se seguiu o Processo Legislativo é Lei sim. Santo Agostinho não era Advogado.
"É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta." Martin Luther King.
"Uma lei injusta não é uma lei. A escrita de Santo Agostinho é uma bela expressão disso: 'Uma lei injusta não é uma lei'. Agora, que queremos dizer com isso? Eu sou muito grato a essa antiga fórmula de Santo Agostinho, porque ele nos dá uma orientação clara e decisiva. A questão é, se uma lei é justa ou injusta. Se a lei de um homem está em conflito com a moralidade, então ele tem a obrigação de desobedecer essa lei."
King, Martin Luther - Letter from Birmingham Jail - 1963
Citar Luther King e não saber o quanto esse patife vivia em puteiros com putas brancas
@@planez Martin Luther foi defender ideias malucas em praça pública. . .MOLEU.
Hipocrisia, você paga impostos? Se sim, está se contradizendo.
Os donos de escravos da época deram sorte de não ter pago indenização.
Os escravos merecia ser indenizados por décadas de trabalho escravo.
Pergunta pro treisoitão se ele acharia bom trabalhar debaixo de sol ou chuva sendo açoitado, humilhado sem receber uma moeda por 40 anos? Claro que não, ele é o tipo de pessoa que quer viver no bem bom enquanto os outros se phodem, um hipócrita.
Outro argumento pelo fim da escravidão é que ela é por si só uma imoralidade.
O que acabou com a escravidão foi a tecnologia.
@@jorgemorais4005Exatamente. A Revolução Industrial foi a verdadeira heroína dessa história, não a Princesa Isabel.
@@frankstrawnation Sem os anglo saxônicos o mundo seria uma completa latrina romana e nações pobres.
Até hoje há escravos em polos industriais. @@jorgemorais4005
@@jorgemorais4005 , é verdade, sempre se soube que a escravidão era uma imoralidade, mas foram os interesses econômicos dos industriais que puseram fim à escravidão no mundo inteiro. Escravos não tinham dinheiro para comprar nada, mas trabalhadores assalariados sim.
Defender que um ser humano seja senhor de outro e chamar isso de direito a "propriedade" é a coisa mais canalha que alguem pode fazer.
Concordo para caralho o 38tão vacilou para dizer no minimo
Senhor não, dono. É ainda pior.
@@Omestredamoeda ser canalha agora é "vacilo"
Pessoal ainda quer argumentar dizendo que é melhor ser escravo do que livre sem nada, tem gente que tem merda cabeça.
@@vladalves9407Ah tá prefiro não ter nada mesmo e ainda poder fazer minhas escolhas, Cara vocês tem que entender a maioria que fala essas m***** provavelmente é branco eles nunca vão entender, por isso que eu não acredito em igualdade por isso que eu sinto preconceito nunca vai sumir porque existe esse tipo de papo e isso me prova o que eu penso.
"Libertar é apenas o primeiro passo. O segundo é garantir que o liberto tenha ferramentas para caminhar sozinho. O Brasil esqueceu do segundo passo."
Segundo passo deveria ser conduzi-los de volta a sua terra natal.
O Brasil não esqueceu, foi tudo bem planejado...
A monarquia boazinha indenizou os donos de escravos.
@@DanielFerreira-mh2hdaté parece porque você só fala isso para os negros e a política de imigração europeia eles também deveriam ter ficado na sua terra afinal a maioria dos brasileiros são descendentes deles ou miscigenados, enquanto as pessoas que moravam no Brasil mesmo tipo indígenas foram a maioria mortos pelo tempo graças a essas políticas, europeu não tem que voltar para suas terras né? Vai pro inferno racista.
E quem é que falou isso, para que seja levado em consideração? Quem falou isso sabia do que falava?
Marcelo Andrade based e sem rabo preso!
Muito bom
O estado brasileiro era SÓCIO da escravidão. Ele lucrava com ela. Era um comércio legalizado e legítimo. Quando isso deixa de ser um comércio legalizado e torna-se crime o estado deixa de ser SÓCIO e vira CÚMPLICE.
Qual a punição do cúmplice estatal?
Nenhuma. Ele se eximiu da responsabilidade jurídica de compensar os comerciantes que estavam seguindo a lei e também se eximiu da responsabilidade moral de compensar quem era lesado moralmente e fisicamente, no caso o escravizado.
O estado brasileiro em uma única canetada quebrou sua própria base jurídica punindo quem estava seguindo as leis e não compensou o ex escravizado na condição de vítima.
Mais uma vez o estado mostrando que só faz merda. Com uma canetada largou a Deus dará o escravo e lesou quem seguia sua lei. Deu uma de João-sem-braço, se vendeu como "redentor dos escravizados", criou insegurança jurídica já que não respeitou sua própria lei e nem arcou com as consequências legais de se revogar suas as tais leis, também criou instabilidade social largando os ex escravizados por aí.
As consequências dessa narrativa estatal de que "havia escravidão no Brasil aí chegou o estado e resolveu isso" nos levam ao país atrasado que éramos no início do século passado até hoje.
E gostem ou não, juridicamente os donos de escravos tinham direito a reparação financeira. O estado lucrava e taxava o comércio exercido por eles, se este comércio torna-se ilegal e eles devem compensar o escravizado LOGO o estado também deve.
O estado, na condição de SÓCIO, puniu quem fazia ele lucrar e se eximiu da responsabilidade de ser cúmplice daquilo que declarou ser crime.
Sim, a lei áurea é uma aberração sócio jurídica. O legislativo torceu e retorceu a lei, beneficiou o próprio estado, puniu seus ex sócios e largou as vítimas.
Verdade. Seus vídeos também são bons.
Vc por aqui Fhoer, o Renato fala umas groselhas grotescas as vezes kkkkkkkk
Pra vc todos estão errados e vc está certo.
Renato falou merda.
Ele contribuiu muito com as idéias da liberdade. O fato de ele ter falado merda não invalida o legado.
Já vc é um sujeito inexpressivo. Apenas tem inveja de quem se destaca. Fraco mentalmente..
@@erebos5074 é claro que ninguém acerta todas, mas o que ele falou estava certo em muita coisa. Houve violação da lei até então vigente, embora fosse reprovável, e isso trouxe prejuízo à casa imperial. Nesses pontos, e em que haveria o fim da coisa sem essa lei, são fatos. Agora, é claro que não foi um erro, e não foi o único fator para a queda do império, como disse o Marcelo.
A monarquia acabou por bundamolice do imperador que não moveu um dedo pra impedir o golpe republicano quando o Almirante Tamandaré ofereceu reação
Exatamente, ele que não quis lutar.
Poderia ter uma guerra civil em grande escala, o que delapidaria a economia que já não vinha bem e já agravaria a questão da abolição. Não dá pra ser simplista, o golpe podia ser impedido de outras maneiras, mas os bodes pavimentaram bem o caminho (lembrando mesmo tendo bodes monarquistas, caxias era um exemplo)
@@RenatoGluchowski os estados unidos apostou forte nisso e o que aconteceu ? Viraram a maior nação do mundo. O Brasil necessita dessa guerra civil pra poder eliminar tudo que é de ruim que governa nosso Estado
@@RenatoGluchowski Só lembrando que o grupo de republicanos no Brasil era ínfimo, ou seja, não iria morrer tanta gente, já que o imperador era muito bem quisto pela grande maioria dos brasileiros da sua época.
Mas além de que poderia ser evitado o proprio inperador queria o golpe talvez@@RenatoGluchowski
A própria princesa Isabel declara que ao assinar a lei estaria colocando o reinado em grande risco de cair e isso está documentado. Os republicanos exigiam a manutenção da escravidão ou a indenização. A escravidão nunca deveria ter existido no mundo, mas o fato é que existia há milhares de anos. Isabel fez um cálculo político e pagou um preço assim como D Pedro II também fez um cálculo político e pagou o preço. A questão é o quanto estamos dispostos cada um a pagar para a conquista de algo maior.
@@CarlosAASiqueira Não tem como relativizar a escravidão e fazer cálculos e projeções. Escravidão é repugnante. Ponto.
"Se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!" Foi a frase atribuída a Princesa Isabel.
Até o império Romano caiu quem dirá a monarquia no Brasil, me poupe! Eu gostaria sim de ver o Bostil levando sanções e bloqueio econômico da Grã Bretanha por não abolir a escravidão.
Vivemos em uma nação onde, sempre que se fala em escravos, Zumbi mais importante que a Princesa Isabel e D. Pedro II
Então.. acho que não estamos dispostos a pagar preço nenhum por nada
Exato, e também acho que deveriam fazer de forma melhor, mais cedo e de forma a compensar não só os fazendeiros E CLARO os ex escravos principalmente.
Sem rabo preso, sem medo de falar a realidade, pessoas assim merecem respeito!
Pessoas sem noção, isso sim
Renato 38 é um louco e assim deve ser reconhecido para o bem da sociedade
A exaltação da burrice, cocada aplaude a burrice e a incoerência kkkkkkkk a que ponto chegamos. A vida é tão ilusória...
@ quem é burro aqui, Pedrao? Fala pra nós!
Vc come na mesma gamela que ele...
Lúcida a sua análise!! Obrigado professor.
Vídeo muito bom, extremamente sensato e necessário! Muito obrigado pelo vídeo.
Ele quis defender o direito dos donos de escravos, mas e os homens que foram escravizados que direito eles tiveram? Defendeu os donos de escravos mas não os homens escravizados que estavam oprimidos e castigados pela maldade, pelo contrario defendeu mais 40 anos de escravidão. Renato caiu no meu conceito. Parabéns pelas ótimas observações Marcelo, coerente e humano 👏👏👏, Renato é Cartesiano demais.
Errado. Defina escravidão.
A escravidão grega era a cobrança de impostos, você é libertário para comparar o estado com o senhor do engenho? Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão?
Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão.@bruno_rda
Os escravos não tinham poder político para derrubar o regime. Já os senhores de escravos tinham e foi exatamente o que eles fizeram quando perderam seus escravos e não foram indenizados.
E permitir que essa elite destronasse o Imperador e tivesse mais poder ainda foi um erro? É só olhar a seu redor para saber a resposta.
@@frankstrawnation Eu querendo que continuasse para ver o chumbo cantar aqui no Brasil, uma revolução seria tão bom! O que temos hoje é só bala perdida e assaltos.
Vc deveria ver o vídeo todo. É desonesto criticar um pedaço da fala, em vez de debater o assunto com seriedade, escutando o argumento completo. Pelo menos o Weintraub deu espaço pra ele falar e puderam conversar. Ali sim foi uma aula de história.
@@sr_ryoadm amigo se liga, o que acontecia no Brasil era que traziam pessoas para serem escravos aqui, as pessoas ja nasciam sendo escravas. Acorda pohaaaa
Parabéns Professor! Excelente refutação.
Professor Marcelo, que Deus abençoe seu ano de 2025, que você seja muito feliz e que nos traga mais vídeos espetaculares para saciar nossa sede de conhecimento. Você é uma pessoa muito especial!
Obrigada por este ano que passou, pois foi uma ótima companhia ouvi-lo enquanto eu fazia meus afazeres.
Ponderado e conhecedor dos fatos. Parabéns. É disto que precisamos e não de polêmicas.
Feliz ano novo a todos ,espero que com mais grana,para comprar os livros que tanto quero.Obrigado por esse ano cheio de formação e preciosas informações, professor.
O Renato ter levantado a questão já valeu a pena o debate para quem souber aproveitar. A live que ele fez ontem com o Weintraub foi muito interessante.
Foi rasgando de seda, passassao de pano, marxismo cultural e vitimismo
eu entendi q ñ era a opinião dele, mas q ele apenas replicou a opinião dos senhores de escravo, o q fez com q a vontade da elite por uma republica aumentasse e acelerasse esse processo, q obstante a isso ainda poderíamos ter uma monarquia.
@@MarciliaFreitas ele fala "sem revogar" a propriedade PRIVADA de alguém. Primeiro erro, pois eles nunca foram propriedade PRIVADA de ngm.
"Você já viu alguém falar que a lei áurea pode ter sido um equívoco" segundo erro, não foi um equívoco, justamente por isso, seria dever moral, em qualquer tempo, a escravidão nunca ter sido tolerada. Não existe equívoco naquilo que é correto pois os fins não justificam os meios, e foi isso que ele defendeu nesse argumento sobre lei áurea. Enfim, não vou vem me aprofundar sobre os argumentos do 38tao pq ele foi totalmente infeliz nisso, apesar de concordar em algumas coisas que ele fala, mas nesse ponto ele foi burr0
O que ele argumentou é que, racionalmente, para a monarquia foi péssimo a lei áurea, pois estimulou a queda da monarquia. Ele menciona que o fim da escravidão já iria acontecer com a lei do sexagenário e a lei do ventre livre. Logo, dentro de alguns anos a escravidão acabaria com essas duas leis. Mas, a lei áurea adiantou o fim da escravidão, porém culminou no fim da monarquia. Logo, se analizar de forma racional sem avaliar de forma moral o raciocínio que trezoitão fez está correto.
Hoje em dia qualquer vagabundo adquire uma identidade falsa, imagine o que os donos de escravos fariam com as certidões de nascimento dos "seus bens".
A lei Áurea só errou na falta de planejamento do Day after. Soltaram os escravos sem planejar opções de inserção deles no mercado de trabalho livre.
Boa parte deles continuou a trabalhar nos mesmos postos de trabalho onde se encontravam. O livro “Menino de Engenho” mostra isso nos engenhos remanescentes de açúcar do Nordeste, mais especificamente da Paraíba.
Lei Áurea sempre foi criticada. Só estão polemizando porque foi o Trezoitão quem disse.
E desde quando tem algum planejamento para alguma coisa aqui no Brasil? A gente nasceu virado pra lua e vive da nossa boa sorte e da nossa fé.
O próprio 38 na live com o Abraham Weintraub deu a solução pra isso
Ainda não havia "mercado de trabalho livre" no Brasil. Os comunistas recém haviam inventado isso na Europa.
A respeito da escravidão e outras imoralidades: "Quer conhecer um homem, dê a ele o poder".
Argumentação rápida, direta e e eficaz. Simplesmente perfeita.
Ou seja, alguém iria ser escravo por mais 40 anos, mas tudo bem? Absurdo, ninguém em hipótese alguma deve ser escravo de outro.
Pois é, fds os escravos sofrendo por mais 40 anos, o importante e garantir a propriedade dos escravista. Ancap é uma desgraça, pra eles, a propriedade privada está acima da vida humana
Vocês deveriam ter mais cultura e entender as posições das pessoas. Mas, todos tem liberdade pra pensar o que quiser, inclusive ele e vocês.
@@dagobertosantosdeoliveira9546 Não! Pela ética libertária NÃO existe ser dono de outra pessoa, pq isso VIOLA o PNA (Principio da não-agressão) que é o pilar do Anarcocapitalismo.
@@dagobertosantosdeoliveira9546Não! Seguindo o PNA não existe isso de ser dono de outra ser humano pq isso viola o PNA.
@@celsowestrupp6657 você deve estar certo , afinal , mesmo com tantas leis e fiscalização quase não existe trabalho escravo no mundo não é mesmo amigo ? O homem naturalmente iria aprender a respeitar a dignidade do outro rsrs tu só pode tá de brincadeira , imagina a BYD a 250 anos atrás hein , se hoje com câmeras pra tudo que é lado tratam as pessoas daquele jeito imagina naquela época , mas a vida é assim.
Pro 38tão a abolição da escravatura foi um erro, desde que o escravo não seja ele.
O cara falou de homem que casa com criança, papo de maluco e a galera liberal ta idolatrando.
Homem com mente de mulher 🤔
Hoje você é escravo que paga 40% de imposto e nem por isso está chorando igual.
@@albertosoares7664 40% é menor que 100%.
@@albertosoares7664 Mas se vc não pagar imposto não vai preso e não será obrigado a trabalhar. E como se na escravidão não existisse impostos .
Perfeita são suas observações; Claras, bem ponderadas e sem arroubos emocionais.
Excelente vídeo. Obrigado, professor Marcelo.
Muito bom Marcelo, feliz ano novo fss Campo Grande.
Parabéns pela explicação rebatendo um suposto erro da Princesa Isabel ao liquidar de uma vez por todas a escravidão espúria no Brazil !
Esse Joaquim Nabuco era um sujeito bastante inteligente. Nunca pensei nessa hipótese óbvia de que a escravidão foi uma violação ao direito de propriedade, enquanto , por outro lado, o fim da escravidão foi um restabelecimento do direito de propriedade que, no caso dos escravos, era o direito de possuir a própria liberdade. Perfeito!
Nada é perfeito. A Constituição não dava direito de propriedade aos que não eram livres. Logo, a escravidão não pode ser acusada de algo que a Lei não previa.
@@joaofranco6421em qual artigo da Constituição da época está baseado seu comentário?
@@EvandroGM1988 Artigo 179 e outros da Constituição de 1824.
Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão?
Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes.
@@joaofranco6421, O direito NATURAL precede a Constituição!
A liberdade é um direito natural, portanto, está acima de qualquer constituição.
O Jusnaturalismo (ou Direito Natural), sempre esteve presente na história da humanidade. Este direito é anterior ao escrito, ou seja, ao positivado. Como se este direito nascesse junto ao homem, fosse inato a ele.
Parabéns mestre!
Parabéns professor. Melhor canal do TH-cam
Feliz Ano Novo 🎉😊
Gratidão Pof.Marcelo por nos ajudar a expandir a consciência, perfeito! 👏👏👏
😁
Não expandiu tanto assim. th-cam.com/video/OU3Kmklt17Y/w-d-xo.htmlsi=26pnDdH16GsKCW4M
@@rogerio8710tu cola um link de um vídeo até além de estar cortado não tem nada a ver com o assunto e ainda vem falar que o professor não expandiu é sacanagem, vai procurar um trabalho!
@@daltonrodrigues17 Não entendeu o vídeo? Veja o filme. Spoiler, a escravidão não acabou, mesmo com a lei.
Excelente professor 👏
38itão E SEUS L1X0S DE REFLEXÕES 👏👏👏
vc vive em narnia
Lamentável gente escrota como esse 3 oitão ter tanta mídia! Esse é o brasil
@@opassoapassodaconstrucao6509 E vc é bolsominion nazifascista, e se acha inteligente.
Desde o primeiro dia que vi na internet vídeos com esse elemento chamado Renato 38tão, percebi que ele não bate bem da cabeça, além de aparente problemas mentais ele tem desvio de caráter perceptível para qualquer pessoa minimamente decente, ele igual a todo neoliberal e anarcocapitalista e libertário no funfo no fundo é um nazifascista defensor da exploração imoral do ser humano pelo ser humano, defensor de toda maldade que beneficie a ele próprio e à classe dominante da qual ele não faz parte mas se esforça para ser seu capitão-do-mato. E todos que o consideram como ídolo são como ele, e no Brasil tem muito nazifascista racista criminoso admirador desses lixos, e o pior é que eles acham que são cidadãos de bem, acham até que são cristãos.
Realmente ! , vc que é foda ! , qual é o seu nome mesmo ?
Um feliz ano novo pra todos nós 🙏
Parabéns professor. Ótima recordação de Nabuco. Show
*_A PESSOA QUE TEM UMA mente ansiosa e inquieta, como é claramente o caso do Renato, também tem um raciocínio rápido, mas exatamente porque impulsionado por sua instabilidade nervosa (ansiedade), mais controlada pelo sistema nervoso autônomo SIMPÁTICO (luta ou fuga) do que pelo parassimpático (calma, tranquilidade)._*
tudo isso para dizer que o cara é biruta?
@@tsz5868O cara? Que cara, meu?
@@tsz5868 Biruta é pouco. Ainda tem idiota que fica levando em podcast, dando palco.
Ele é completamente biruta irmão, fala interrompendo todo mundo, aonde isso é sinônimo de inteligência entende? É um absurdo
Tratando os escravos como propriedade. Muito triste . Deveria ter indenizados os escravos, isso sim . Eles foram liberados sem dinheiro , sem trabalho , a própria sorte 😢
Sim, porque se seguiu a queda da monarquia que tinha planos para isso.
Tirando a vertente moral, a Lei Áurea foi uma armadilha para pegar os "ex-escravos agrícolas" numa nova escravatura que florescia com a Revolução Industrial! A essa nova escravatura deram o lindo nome de "Empregados"! 16 horas por dia, na frente de uma fornalha, a abastecer carvão para as máquinas e como pagamento... Um saco de Sal (Salário)! 8 horas de "descanso" 🤔
Que mudança fantástica 😮
Do meu bolso não kk, os bananeiros não tem culpa que os Ricos reis africanos gostavam de vender pessoas da própria raça.
@@jeangomes2900A Monarquia queria indenizar os escravos, é isso?
@@tamiresdasilvabatista9910 Indenizar os senhores de terra e integrar os ex-escravos na sociedade. Mas com o fim da monarquia, os planos referentes aos negros foram abolidos e eles foram marginalizados.
Toda análise e discussão do assunto é válida. Quem esta certo ou errado isto a história nos revela todos os dias.
O Renato Trezoitão tem o ponto bem esclarecido quando diz: *"SEM INDEMNIZAÇÃO"* Ele não concorda em COMO a lei Aurea foi implementada ou relgulada. Não é contra a implementação da lei em si.
Ele deixou bem claro que é contra a escravidão por nascença e por conquista, quando mencionou dois projetos de lei que foram bem IMPLEMENTADO E REGULADOS.
Ganhou um inscrito, nesse mar da internet cheio de ataques fez um react respeitoso e com um argumento impecável.
Inteligência não pressupõe sabedoria. Muito menos honestidade.
?
Cite o ponto
O conceito de escravidão biblica é mais semelhante a servidão, seria punição por divida ou ressarcimento de outros crimes, diferente do conceito de escravidão por captura ou opressão de um povo especifico, que é incluse a etimologia da palavra.
Excelente explanação.
@@TheKaiohenry
Exatamente
Fundamenta isso aí " Servidão" 😮
A servidão bíblica é escravidão em qualquer sentido.
Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão?
Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes.
A escravidão grega era obrigar uma cidade a pagar impostos e o professor não chama o estado moderno de escravidão
@sr_ryoadm
Amigo, era compensatória por isso o crime impera e tu não sabes que és escravo do Estado? a escravidão não acabou só mudou de chicote!
És escravo pela tua própria natureza, vícios e por aí vai..
O melhor à fazer é reconhecer o erro, pedir desculpas e seguir adiante.
38itão está seduzido pelo bitcoin e anda se esquecendo de valores maiores.
Ele não está seduzido por nada. Btc não é para ele um princípio, porque não os tem. É um bom negócio. Tampouco esquece de valores maiores porque nunca os conheceu.
Mas ele não errou. Ele só falou uma obviedade.
Seduzido ele está multimilionrio
@@sovenyakarkaroff fica calado ,inocente . Sabe nada. Ele tem declarado esses btc ,e isso não quer dizer q concordo com ele nesse episódio.
@@FabioBarbosa-j8q multimilionaria na policia 🫣 vendendo curso? Para de se enganar.
Negócios são negócios! O ponto que ele levando de forma errônea é que a lei foi uma mensagem para investidores externos que basta 1 canetada e tudo pode mudar infraquecendo a economia através da dúvida, o resto foi merda mesmo.
“Análise tudo e guarde oque é bom” essa frase veio do único que foi perfeito em seus atos 🙏🏻
Quem quer saber de investidores externos que não produzem nada? Quem produz são os trabalhadores. Viva a revolução!
Parabéns professor parabéns pelos 300k, em 1999 meu professor de história da 5 série, já nos falava sobre isso, que á escravidão já iria acabar, mais pelas quantidades de quilombos de refúgio, já lutavam ferozmente pela liberdade, era inevitável á chegada da liberdade, às custas de muito sangue de capitães dos matos e senhores de engenho. Essa é á educação real, não á tradicional, tive um excelente professor.
Interna o treizoitão, ninguém merece ser escravo por um dia, imagina o escravo com 35 anos, iria esperar mais vinte e cinco para ser livre. Argumento irracional do Treizoitão.
Esse 38 fala igual um débil mental
Um idiota que ganha palanque para falar asneiras. Se deixarem o tal "gênio" continuar falando,.vai falar ainda mais m***
Ele nunca foi inteligente nem racional.
Quem rouba, merece sim
Coisas terríveis ACONTECENDO no país e o povo brigando por uma mera opinião a respeito de um acontecimento do século 18.
Uma opinião não mera, mas bem merda por sinal.
😂😂😂 passa pano pra racista é oq? Mesmo
Para rebater esse sujeito só assim mesmo, pois ele não deixa ninguém falar, fala tanta coisa e ao mesmo tempo que impede o debatedor formular uma linha de raciocínio bem elaborada
Prof Marcelo é uma referência de honestidade intelectual e apreço pela verdade.
O cara simplesmente é incanselável .
Mas o argumento dele é que o estado deveria indenizar, se o estado apoiava, cobrava imposto, via como atividade legal e depois mudou o entendimento, então caberia indenização
A maioria não raciocina. Opina emocionalmente. Em momento algum ele faz apologia à escravidão. A consideração foi sobre a indenização que o estado deveria ter promovido, uma vez que lucraram com a atividade.
@@paulobueno1145não fez apologia, tampouco teve consideração pelo sofrimento alheio.
Mas havia o projeto de indenização. André Rebouças que o diga.
Só que aí veio a república+ militares maçons+ escravocratas ressentidos e...
@@paulobueno1145o escravo era uma propriedade ilegítima, uma propriedade que já nascia de uma apropriação indevida, um "não direito" contaminado desde o início, assim sendo, não cabia indenização.
Indenizar senhores de escravos seria como indenizar um invasor de terras.
A escravidão era uma invasão de um direito de terceiros, se alguem deveria ter recebido indenização, seriam os escravos libertos.
38tão já disse ser libertário, tb já disse que uma lei injusta não deve ser respeitada, tb já disse que para se converse de algo é preciso lógica ou fonte primária de fatos.
As pessoas não sabem como debater sobre a escravidão pq parecer página virada, mas parece que Renato erroneamente reavivou o tema.
Sobre o fato de que iria acabar de qualquer forma, é irrelevante, foi uma argumento utilitarista, muito pouco usado por libertários, de tão ruim que é. Pouco importa se já iria acabar, acabou foi tarde.
Poucas vezes na história o ser humano admitiu lei tão injusta quanto as leis que reconheciam como legítima a escravidão de inocentes.
Atualmente o governo apoia invasão de terras, no dia que o jogo mudar e um homem de verdade assumir a liderança do país e acabar com o direito de invadir terras, o governo vai ter que indenizar os invasores? Óbvio que não.
Os senhores de escravos estavam invadindo a propriedade dos escravos, direito de ser dono do próprio corpo.
Meu Deus, como que ainda é preciso explicar isso?
Ah sim. O Estado devia indenizar. Mas devia indenizar o negro e não o escravizador
Parabéns professor, defender o indefensável não é uma caraterística de um ser racional
Interessante que os mediadores, parecendo seguidores, umas ovelhas, ficaram de boca aberta sem saber o que dizer. Uns fracos.
Sempre tive pena de quem levou esse Renato a sério. O que me revolta é a quantidade. Aí percebo como o povinho é fraco das ideias.
É uma vergonha, e indefensável que o imperador não tenha acabado com a escravidão pelo menos vinte anos antes, a firmeza que ele teve contra o Paraguai deveria ter tido é nesse ponto quando era jovem e vigoroso
Duvido que o 38 iria querer ser escravo por mais 40 anos👍
Mas historicamente falando a escravidão continuou, por debaixo dos panos, no RJ mesmo, parentes da minha esposa sabem bem, a diferença é que depois da lei áurea, os próprios ex escravos escravizaram outras pessoas.
Ele ´servidor publico que não trabalha e quer falar de escravidão. Eu digo isso porque ele vive em podcasts e não trabalhando no serviço público.
Mas ele é mestiço ele seria escravo não dono de escravos.
@@botafogo55 . ele nao trabalha ?! que argumento eh esse!! chat gpt me exprica a relacao servidor publico nao trabalhar podcast escravidao
@towermerum se você trabalhar saberá disso.
10:45 rapaz, em momento nenhum o sujeito defendeu a manutenção da escravidão. Pelo contrário, a tese é que ela seria abolida independente da lei áurea. E o pior é que até um pessoal que é inteligente apresenta limitações na interpretação dos fatos ocorridos.
Tem pouquíssimas pessoas inteligentes. Prova disso são todos esses comentários concordando com os discursos de minorias, racismo, etc
Me parece que tem uma ala burra, que não entendeu mesmo e outra malandra, que quer pegar carona na vibe. No fundo acho que tem muita inveja embutida.
Até que não acabasse ,seres humanos continuariam escravizadas por 40 anos .
Se a intenção dele era APENAS dizer que a escravidão iria acabar de qualquer forma (o que historicamente já é uma mentira) que sentido faz defender que ela não fosse erradicada o mais rápido possível através da lei áurea?
Eu percebi que ele fez uma pergunta.
Professor, um assunto interessante de comentar seria o tal "direito da pernada", que inclusive o 38itao menciona numa das brincadeiras
Minha honra!!
Comentário do trezoitao, surtiu uma revolta encubada em pessoas que queriam um motivo pra castigar o trezoitao!!!
Parabéns pela argumentação
*_Ele está morrendo de medo de fazerem o bitcoin não valer mais nada deixando ele sem “ propriedade “ nenhuma,assim como a lei Áurea deixou os fazendeiros sem “ propriedades “ ( escravos )_*
83 de QI 😂
Brasileiro médio quando tenta raciocinar:
Que bobagem.
Essa onda de cancelamento está acabando com o debate sobre qualquer coisa. Por mais que eu não ache que foi a lei Áurea que acabou com o império que já vinha capengando, claramente ele estava debatendo os motivos sobre a queda do império. Sem fazer juízo de valor sobre se escravidão é certo ou errado, apenas trazendo um fato sobre o que aconteceu na época. Agora, tem que perguntar a ele se ele concorda com a escravidão, se a resposta for sim, aí sim temos um problema.
EXATAMENTE. AS PESSOAS SIMPLESMENTE ESQUECERAM DE USAR O CÉREBRO.
A indignação, os argmentos professados provam que ele apoia sim. Como que você diz "ia ser revogada com 40 anos"? você acha isso normal? se você acha isso normal, então você é o problema junto a ele.
@ não sabe ler não carai?
@@JustABrazilianMan você confirma meu ponto. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
@@AlexNesssp e você? Concorda?
INFELIZMENTE QUANDO VEMOS UM AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA EM EVIDÊNCIA ME LEMBRO QUE "QUEM DESARMOU O CIDADAO DE BEM NO BRASIL, FOI O PROPRIO POLICIAL"... NÃO VOTEM EM AGENTE DE SEGURANCA PÚBLICA POIS ELES ACREDITAM QUE O PORTE É PRIVILÉGIO DE TER PASSADO EM CONCURSO...
Falou merda
O problema não foi a lei em si, mas em como ela foi feita😢
Para ele o direito a proprietária é mais importante que o direito a liberdade.
Ele quis dizer que, se fizessem de outra forma, teria o mesmo resultado e não seria motivo de um golpe.. mas ele usou as piores palavras.. quando ouvi, eu sabia que daria ruim, até demorou pra acontecer
Eu entendo que o Renato levantou um pensamento. Vivemos momentos sombrios onde pensar não é mais permitido.
Não pode nem se quer questionar certas coisas. O bigodinho ficaria orgulhoso
Pra falar merda? Não obrigado.
Você pode pensar o que quiser, mas guarde o seu pensamento pra você.
Hitler Goebbels, Mussolini...levantavam pensamentos.....o que ele diz não é pensamento.. é uma deturpação do pensamento...que você..navega!
@@JustABrazilianMan bigodinho tá orgulhoso de vc
Um vídeo de puro argumentos e sem adjetivos. Parabéns pela educação.
É inacreditável como o cara pensa dessa forma fechada, ignorando o direito de propriedade dos próprios escravos! Lamentável!
Sereno, direto, conciso e ajuizado. Mandou demais professor. Não precisa cancelar o cara, mas a declaração foi boba. Acho que o Renato vem falando paradas muito acima assim porque a popularidade cega. Todo mundo quer ser o diferentinho, e isso dai pode levar um gênio a ruinas.
Chamar aquilo de "inteligente", haha?! Meu Deus, a que ponto chegou o mundo. Às vezes, eu acho que a inclusão digital foi longe demais!
Hoje em dia ninguém mais pode ter uma opinião formada ou ter uma ideia diferente do outro!
Pois não é. As pessoas não podem nem mais ser racistas, homofóbicas e misóginas hoje em dia. Que chato né?
Escutem e leiam Laurentino Gomes. Tem 3 super volumes sobre A escravidão:
1 Escravidão: Do primeiro leilão de escravo, até a morte de Zumbi dos Palmares
2 Escravidão: Da corrida ao ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Don João no Brasil
3 Escravidão: Da independência do Brasil à lei Áurea
Foram mais de 10 anos de pesquisa!
E tem uma entrevista dele no Roda Viva.
Sugiro que assistam!
Sugerir Laurentino Gomes para esses católicos carolas desse canal é quase um crime. A turminha que acompanha o Marcelo Andrade ama uma fabricação histórica.
Professor Marcelo, minha compreensão da fala do Renato Amoedo, é que em nenhum momento percebi ele defendendo a escravidão. Ele afirma que foi errada e no tempo errado a Lei Áurea por ter gerado problemas ainda maiores ao país. Como a queda do império pela República maçônica de Deodoro, a favelização das cidades com negros abandonados a própria sorte e outros pontos. Existiria outras formas, opções mais abrangentes de fazer justiça . 😊 Também é um erro avaliar 200 anos atrás sob a ótica de hoje.
Faltou, na minha infância, um professor com a qualidade do Marcelo. Estou no Curso escolaverdadehistorica. VALEU MESTRE.
ele está querendo se tornar o novo Monark, indo para além dos limites da liberdade se expressão.
Liberdade de expressão não tem limites. Graças a ela bestas quadradas como esse sujeito nojento dizem essas coisas horrorosas para que elas possam ser refutadas.
Qual o limite da Liberdade de expressão?
@@alissongoulart4961 essa é a questão.
*_PARABÉNS, PROFESSOR. O argumento de Joaquim Nabuco resolve a questão._*
Mas só que a Lei Áurea não deu direitos básicos e os ex-escravos enfrentaram muitos desafios após a abolição, como a pobreza, a marginalização e a ausência de liberdade.
Nabuco disse que os escravos tinham bens? Pq fomos parar nos morros em barracos.
"Meu irmão, há muitos negros em nosso país que têm bens, restaurantes, casas, apartamentos de boa qualidade, fazendas etc. Se os negros ainda hoje fossem escravos, não teriam a mesma oportunidade de aquisição que os brancos. Bote a cabeça pra funcionar e você vai descobrir muita gente no meio artísticos, e futebolístico, por exemplo. Meu falecido pai era negro e pobre, mas estudou e veio a ser juiz de direito. Lembra o Joaquim Barbosa? Com a escravidão, nada disso teriam.
Ele diz que PODE ter sido um erro, e faz uma análise do momento da época e as implicações políticas.
Dar resposta politicamente correta pra agradar Internet é pior que quem SUPOSTAMENTE disse algo errado, pelo mau caratismo da análise rasa.
🎉🎉🎉❤
Feliz Ano Novo!
"Você pode até achar que o amor pela humanidade em
geral seja livre
desse perigo, mas não é. Se você deixar de lado o senso de justiça, logo
estará quebrando acordos e forjando evidências “pelo bem da humanidade”
e se tornando, no final das contas, uma pessoa cruel e traiçoeira."
-C.S Lewis
Não existe propriedade sobre ser humano, liberdade é um direito jusnaturalista.
O Rasta já o havia feito passar vergonha com a afirmação " esta lhe faltando alfabetização básica"
Agora mais essa.....
O Renato é o libertário que é funcionário público e critica mulher mas é casado.
Tirando dinheiro do podre fez o certo pelos recuperar partes do roubo que o estado faz contra os civis e a mulher dele é submissa a ele deixe de ser otario .
Diz que mulher tem de cuidar da casa e dos filhos, apenas. Mas a filha estuda nos EUA para futuramente ser uma ótima profissional 💅
Isso é uma onda, de tempos em tempos,a direita precisa lançar um cara, com falas pseudo inteligentes, foi Collor, Enéas, Bolsonaro, Marçal e agora esse imbecil.
O bom mesmo era que o salário dele estivesse indo para aquilo que começa com A que fazem até 9 meses e para remédio bloqueador de hormônio para criança?
Em bom português, é uma fraude.
Thomas Sowell argumenta que além de toda imoralidade a escravidão é também anti-econômica. Manter escravos tem custo muito alto, os escravos são um grupo de trabalhadores pouco dedicados, que são mantidos fora de um mercado de potencial reduzido por isso. Evidência é que todo país que abandonou escravidão teve mais desenvolvimento.
Muito bom. Excelente argumento. De forma equilibrada desfez uma afirmação tresloucada de um doido que tem voz e visibilidade nas redes sociais.
Eeita, professor, cê é o cara mesmo. Obrigado!
Sinceramente, ele está falando de pessoas, ñ de máquinas. Dão muito cartaz para esta pessoa e nem sei porquê. É muita arrogância.
Na época não existia diferença de escravos e máquinas segundo a lei da época
Na época máquina não existia só os braços dos escravos.@@Junior-zr9dl
Acho q eu entendi o q ele quis dizer , na visão da época , o escravo era como um objeto
E a libertação dos escravos foi um golpe a propriedade privada .
Entendi bem o q ele quis dizer , mas é óbvio que foi o certo o fim da escravidão, mesmo sendo errado pra época
@@Nat00001Errado pra época? Não é questão de época é questão de qual ponto de vista. Se tu era senhor de escravo com certeza tu acharia Errado se tu fosse escravo com certeza tu acharia certo. Ou eu tô mentindo? Tu eu não sei, mas se eu fosse escravo em qualquer época eu acharia certo
Porque ele consola milhares de punheteiros que não admitem que não pegam mulher porque são burros e chatos dizendo a eles que serem feios, burros e chatos não influi em nada e que não pegam mulher porque nossa sociedade aberrante permite que mulheres tenham opiniões.
Querer coparar um ser humano com propriedade? Este rapaz se apertar acha justificativa para as ações de Hitler e ainda se disse cristão.
Você está cometendo falácia do Anacronismo.
@@albertosoares7664cara, veja a fala dele. Ele disse q deveria acabar de forma gradual. N tem q falar q em propriedade qdo a propriedade eh outro ser humano. Pelo amor.
Mds, vcs são muito emocionados. O cara argumentou sobre um fato histórico sem mover a visão atual para o contexto. O ponto dele é que foi mal executada, porque não deram nada para os escravos se manterem financeiramente. De fato, se vc não comete anacronismo e se mete moralmente e emocionante no fato histórico, a argumento que ele apresentou não é nada demais.
@@cavaleirosemlicenca3894 a fala dele n menciona nada disso. Ele se refere o tempo todo a "direito de propriedade", ou seja, direito daqueles q tinham os escravos. Defender direito de propriedade qdo a propriedade eh outro ser humano eh a mesma logica de dizer q um produto de um furto eh propriedade do ladrao.
Arrumou a inflação e chicoteou o povo que fez pacto com satanás e crucificou Cristo
Melhor explicação que vi.
Meu respeito pelo professor aumentou ainda mais depois desse comentário.
Nunca escravizei alguém! Também nenhum meus familiares italianos. Mas somos escravizados pela corrupção, gastos absurdos do governo e principalmente a escravidão do medo do crime.
🤔
quê?
???
Acho engraçado como esses "italianos" sentem a necessidade de dizer que tem descendência italiana, mesmo que essa informação não tenha relevância alguma com o tópico de discussão.
Cúmulo do vira-latismo.
@@elainemaia3169 Chore na cama italiana que é um lugar quente.
Ele deveria ter passado o trono a Isabel antes já que estava doente e cansado
Mano, isso não tem nada a haver, era só ele falar sim, apenas isso para os soldados dele atacarem.😂😂😂
@@AndrielMendonça Embora Dom Pedro II tivesse apoio de parte da marinha e do exército, a situação política da época era instável, O imperador enfrentava pressões diversas, e a própria estrutura do exército estava dividida, o apoio militar poderia não ter sido suficiente para suprimir uma possível revolta positivista, já que muitos dos oficiais passaram a ver o positivismo como uma alternativa ao governo imperial, e além do mais, Dom Pedro II era conhecido por buscar soluções pacíficas perante conflitos
@leoj.s931 ué, os caras não conseguiriam dar conta de uns regimentos da guarda rebeldes ? Detalhe, nem os próprios soldados do Deodoro sabiam oque estávam fazendo.🤣🤣🤣🤣
A maior propriedade, é a propriedade do próprio corpo. Então escravidão arbitrária é um crime por essência. As consequências de se banir esse crime não importam.
Diversas linhas de direito chamam trabalho forçado de escravidão, você acha que pena de trabalho forçado para um criminoso é escravidão?
Escravidão só é errado dependendo da sua definição de escravidão. Existiam os que foram transformados em escravos por cometerem crimes.
@@sr_ryoadm sim é errado trabalho forçado.
Quais são as escravidões q deveriam ser permitidas?
@@canal01cult Nenhuma. Não há homem que tenha autoridade quanto ao outro neste aspecto.
@@sr_ryoadm O trabalho no sistema prisional é regulado pela Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). Essa lei estabelece que o trabalho do preso deve ser remunerado e ter condições de dignidade, Se um preso é obrigado a trabalhar sem remuneração e em condições degradantes, isso sim pode, em teoria, se enquadrar nas definições de trabalho análogo à escravidão.
Perfeito professor, ainda tem o fato da moral cristã, qualquer um cristão verdadeiro que entende o amor de Cristo, jamais defenderia qualquer tipo de escravidão. Ainda mais com a desculpa que era para manter a monarquia, não foi atoa que aconteceu como tinha que acontecer.
" Todo escravo que mata seu senhor age em legitima defesa. "
N existe legitimidade em escravizar outro ser humano! Legalizar a fala desse renato eh a mesma coisa de dizer q um dinheiro r0ub4do eh propriedade sua!
Mas tu nao e de direita contra a CLT ? e lei ,igual ao tempo da monarquia,logo tu e escravagista tbem o direita cheirosa
Se ele está certo ou não o mais importante é ele poder se expressar livremente.
Mesmo falando merda. Pela tua cara de nazista dá pra ver. Outra me expressei livremente canalha.
@@jairofialho821se isso é me expressar livremente então eu amaldiçoar a geração dele ou qualquer coisa do tipo seria também desejando o mais profundo vai se ferrar pra ele
Ele não fez o julgamento moral da questão,ele fez o julgamento juridico e consequencias politicas dessa decisão. E sem o apoio da elite financeira do país ia ser dificil o golpe se consolidar.
A esquerda sem moralidade é só a esquerda, a direita sem moralidade é o que?
Se os latifundiários apoiaram um golpe a culpa é de quem? Dos latifundiários ou da lei que libertou os escravos? Os latifundiários eram uns coitados por acaso? Eles não tiveram outra opção?
No Brasil com o politicamente correto é impossível debater assuntos como esse objetivamente sem que os desocupados da internet não tenham uma crise histérica
@@ajax1432 e qual a moralidade que a direita do bostil tem? Os caras casam com msol rodada conservadia,deixam a esposa e a filha ficarem postando foto com o rabo de fora,vão em tudo que é congregação religiosa de todos os tipos,dizem que apoiam a familia e criam leis feministas que destroem a familia,dizem que são contra os comunistas e fazem acordos com eles e os colocam em cargos chave
@@ajax1432 tu tem que entender que o brasil é um puteiro e a maioria das pessoas daqui são loucas e reagem emocionalmente a tudo,igual a tu, e o que eu disse não falei se era certo ou não,o que eu disse foi causa e efeito. So isso! É tão dificil deixar de ser uma mulherzinha histerica e conversar feiro homem?
Marcelao vc deveria assistir a fala de 38 novamente sua narrativa é facilmente refutada
Finalmente uma resposta racional e fundamentada.