Muito bom. A grande maioria das pessoas não faz a menor ideia dessas particularidades. Fui bancário de 1975 até 1978 em Minas Gerais e todas as vezes que via um CPF que não tinha o "6" antes dos dígitos verificadores já sabia que não pertencia ao estado de MG. E nós tínhamos no caixa a tabela com as localizações por área geográfica. Lembre-se que nessa época era tudo manual e como "Caixa de Banco", qualquer cheque emitido por um CPF que não fosse da região já acendia uma "luz amarela". A "Câmara de Compensação" atribuía um número de dias onde o depósito em cheque ficava bloqueado, baseado no CPF ou no CNPJ do emissor. Hoje isso não se aplica. Cheque é praticamente inexistente. As transações hoje via PIX são quase instantâneas. Uma evolução sobre o TED e o DOC. E viva a tecnologia e a matemática!!!!!!
Este vídeo mostra exatamente a realidade brasileira! Na primeira parte o narrador (que deve ser Gustavo?) mostra como é determinado um CPF para uma pessoa, um operação simples para quem tem um pouco de estudo e cultura, mas bem complexo para quem nunca frequentou uma escola, mas o que me chamou a atenção é a explicação na segunda parte onde explica como somar e dividir para achar o resto da operação! O Brasil é tão grande e diversificado, onde a maioria da população mal sabe ler ou escrever e muito menos fazer uma simples operação aritmética! Parabéns pelo vídeo, foi uma boa explicação, mas garanto que mesmo sendo tão minuciosa tem muita gente que não vai entender assim mesmo!
Programava computadores, na área de engenharia, nos anos 70. Quando começaram a produzir revistas dirigidas à microcomputadores (Micro Sistemas) no início dos anos 80, minha primeira colaboração foi com uma rotina que checava e gerava CPFs. Tanto, que amigos, passaram a usá-la para fazer assinaturas falsas da revista Playboy. Eu, continuei com as revistas de informática. :P
@@mutv70 Cobol era dirigida para banco de dados. Existia um curso na faculdade, Tecnologia em Processamentos de Dados, que usava Cobol. Na área de engenharia, usávamos o Fortran. O Basic dos microcomputadores, cobria o que ambas faziam.
@@nautiluscomunica Sim, os computadores pessoais usavam estes sistemas em discos (disquetes). Mas, na minha época da engenharia, começou a surgir as calculadoras eletrônicas. Mas era muito difícil de se ver algum estudante de engenharia desenvolvendo algo mais sério, além do "Hello World" rsrs. Me dei bem com as construtoras de engenharia civil aqui da minha região, desenvolvendo programas em diversas áreas e, depois na pós graduação na USP.
Estava ontem assistindo vídeos aleatórios e terminei nesse! E não é que hoje eu precisei determinar esses dígitos verificadores!!!!!! Eu precisei de uma conta de luz para passar para o meu nome... Me mandaram uma foto que cortou o CPF na conta e eu só tive acesso aos 7 primeiros dígitos. Eu só precisei descobrir o oitavo número e o estado. Joguei tudo em uma planilha, fui modificando e deu certo!!!!!!
parabéns pelo vídeo. essa informação do nono dígito eu não sabia muito interessante da pra descobrir a região da pessoa so batendo o olho neste dígito.!
Muito clara a explicação, só faltou falar que a função do dígito verificador - DV, é checar erros de digitação como troca de posição de algarismos, confundir o 1 com 7 etc.
Eu trabalhei no Bemge que foi comprado pelo Itaú e também tinha uma fórmula para cálculo do dígito. Hoje trabalho com desenvolvimento de software e já utilizei essa fórmula para cálculo do dígito do cpf.
Só "corrigindo" o antepenúltimo número não é de onde a pessoa é, e sim de onde o CPF foi feito. Se você nasceu em São Paulo mas tirou seu Cpf no Rio vai ganhar o dígito do Rio.
marmita de bandido ta revoltado se os bandidos matassem o mesmo que a policia, o brasil seria pais seguro obviamente nao vida de inocente coisa que vagabundo, so tira a vida de inocentes
Muito boa explicação amigão, para quem entende né . sempre tive essa curiosidade, parabéns. ( é muito detalhe e eu não entendi alguns cálculos , mas aprendi algo.)
Ótimo conteúdo Professor, seria interessante destacar o porquê ou qual a principal utilidade do dígito verificador, que é, quando da digitação, o cálculo é refeito, e em havendo qualquer alteração na sequência digitada, e o resultado não coincidir com os dois últimos dígitos, acusa-se o erro.
Mas bah tchê! kkkk Excelente pra quem curte forçar as ideias! Custei a chegar ao resultado correto,pois de primeira eu tinha achado o penúltimo errado e dai esqueci de corrigir na hora de fazer a segunda conta. Por fim corrigi o penúltimo daí fecho todas,finalmente! Valeu aí tchê!
@@eulr7915 Então vou te dar uma dica, quando você estiver programando, antes você tem que pensar que você é o usuário. Usuário é aquele que vai trabalhar com o seu programa. Pelo o que eu vi você está programando para paginas web. Boa sorte para você.
Ele fala um tanto no início do vídeo Posso dizer que os 6 primeiros dígitos do meu CPF e o do meu irmão idênticos, só mudando os últimos três (e os dígitos por consequência kk)
@@todaamatematica sim, o grande Júlio César de Mello e Souza. Foi também professor do colégio PEDRO II, além de ter estudado lá. Inclusive deu aulas de história e geografia, também.
Faz um vídeo falando como é calculada as contas de energia elétricas, no Brasil porque ninguém sabe como eles calculam os KWS gastos pela população, e cima de que ele é cobrado, porque só vem descriminado a partes dos impostos e tributos, que são colocados para nós pagarmos.
Gostei da curiosidade mestre o senhor poderia ter generalizado a soma em forma de somatório só pra ficar com a cara da math. Obgd por essas curiosidades meu conhecimento agora cresce esponecialmente😂😂😂👏👏👏👏👏👏✌
O que é igual é que o resultado da multiplicação é dividido por 11 e o número do controle é o resto direto. Fim muito isso pq antigamente o Contribuinte não recebia o número de controle e só os 9 números iniciais. Então nos Registros de Imóveis das escrituras só constava nove números e quando havia a venda no futuro tinha que colocar o controle. Então eu fazia o cálculo e pronto. Simples assim. Eu fazia isso aí ser auxiliar num Cartório Notarial. Hoje sou vovô, mas ainda cálculo do meu jeito
Ótima informação, professor. Agora que fiquei empolgado, se num for pedir demais, poderia explicar também sobre o número do PIS/PASEP e do título de eleitor ? Eu que sou militar da marinha também gostaria de saber como que o Número de Identificação Pessoal (NIP) é gerado, mas aí já tô extrapolando, então esquece... (...mas se puder...).
Muito bom. A grande maioria das pessoas não faz a menor ideia dessas particularidades. Fui bancário de 1975 até 1978 em Minas Gerais e todas as vezes que via um CPF que não tinha o "6" antes dos dígitos verificadores já sabia que não pertencia ao estado de MG. E nós tínhamos no caixa a tabela com as localizações por área geográfica. Lembre-se que nessa época era tudo manual e como "Caixa de Banco", qualquer cheque emitido por um CPF que não fosse da região já acendia uma "luz amarela". A "Câmara de Compensação" atribuía um número de dias onde o depósito em cheque ficava bloqueado, baseado no CPF ou no CNPJ do emissor. Hoje isso não se aplica. Cheque é praticamente inexistente. As transações hoje via PIX são quase instantâneas. Uma evolução sobre o TED e o DOC. E viva a tecnologia e a matemática!!!!!!
Obrigado por compartilhar sua experiência Emilsom Torrres.
Poxa,mensagem de quem realmente usou o tempo de serviço como aprendizado e experiência;Tenho 19 anos e fico muito grato por sua mensagem!
sou programador e trabalho numa fintech muito top o video e seu comentario
Não, eu não procurei por esse vídeo, e sim o TH-cam me recomendou
o TH-cam hoje = Gostaria de inventar um CPF e criar uma conta fantasma? Vamos lá
Sim, sim, procurei por esse vídeo, e não, o TH-cam não me recomendou.
@@leandro_scub azideia kk
malditos algoritmos.
kkkkkk
Iden
1h20 da madrugada e eu vendo video de CPF, porque ? youtube sugeriu .. enfim .. gostei.. LIKE !!
Eu acordei há pouco, no meio da madrugada, do nada, agora são 4:44
e eu as 00:57
Kkkkkk, eu também.
Mano Aki tb e 1h20kakwosjskaks
Mais isso e bom eu gosto de saber sobre tudo entender sobre qualquer assunto
E AINDA TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA. PARABÉNS.
Muito obrigado, José!
Odeio matemática
Eu não gostava.
O melhor canal de números de todos os tempos! a cada dia um novo assunto simplesmente surpreendente!
Não estava atrás de vídeo de matemática, e olha que gostei da aula, não sabia desse processo todo ao se fazer um cpf
Sempre achei que não era aleatório...e sem querer cheguei aqui...excelente explicação.
Show!!!
Esse conhecimento ninguém mais me tira e o melhor...
Vou repassar
Tmj👊
Muito obrigado, Carlos. Agradeço se compartilhares o canal com os amigos.
Este vídeo mostra exatamente a realidade brasileira!
Na primeira parte o narrador (que deve ser Gustavo?) mostra como é determinado um CPF para uma pessoa, um operação simples para quem tem um pouco de estudo e cultura, mas bem complexo para quem nunca frequentou uma escola, mas o que me chamou a atenção é a explicação na segunda parte onde explica como somar e dividir para achar o resto da operação!
O Brasil é tão grande e diversificado, onde a maioria da população mal sabe ler ou escrever e muito menos fazer uma simples operação aritmética!
Parabéns pelo vídeo, foi uma boa explicação, mas garanto que mesmo sendo tão minuciosa tem muita gente que não vai entender assim mesmo!
Muito obrigado. É Gustavo mesmo
Vídeos De Curiosidades e truques Como esse São meus Preferidos
São os meus também, Francisco. Podes ter certeza;
Qual seria o truque??
Então você vai adorar meus vídeos. Kkkk
@@martinesoares não entendi.
Você nasce e está numerado! Kkkkk vais pagar muitos tributos com ele!
Muito bom vídeo professor. Fui teu aluno de Estatística na Ufrgs em 2018
Um abraço
Na 1 ou na 2? Qual seu curso?
@@todaamatematica Foi na 1 meu curso Economia e tb tinha alunos da Adm que eram a maioria
Programava computadores, na área de engenharia, nos anos 70. Quando começaram a produzir revistas dirigidas à microcomputadores (Micro Sistemas) no início dos anos 80, minha primeira colaboração foi com uma rotina que checava e gerava CPFs. Tanto, que amigos, passaram a usá-la para fazer assinaturas falsas da revista Playboy. Eu, continuei com as revistas de informática. :P
Na quela época se programa muito em qual linguagem? era cobol?
Foi minha primeira lição de programação CPM com MBasic nos anos 80
Ainda tenho um exemplar desta revista!
@@mutv70 Cobol era dirigida para banco de dados. Existia um curso na faculdade, Tecnologia em Processamentos de Dados, que usava Cobol. Na área de engenharia, usávamos o Fortran. O Basic dos microcomputadores, cobria o que ambas faziam.
@@nautiluscomunica Sim, os computadores pessoais usavam estes sistemas em discos (disquetes). Mas, na minha época da engenharia, começou a surgir as calculadoras eletrônicas. Mas era muito difícil de se ver algum estudante de engenharia desenvolvendo algo mais sério, além do "Hello World" rsrs. Me dei bem com as construtoras de engenharia civil aqui da minha região, desenvolvendo programas em diversas áreas e, depois na pós graduação na USP.
há aplicativo que calcula os digitos do CPF bem como do CNPJ.. ótima explicação
Bacana a explicação.
E tome like, não sei como não estava inscrita aqui ainda...
Estava ontem assistindo vídeos aleatórios e terminei nesse! E não é que hoje eu precisei determinar esses dígitos verificadores!!!!!! Eu precisei de uma conta de luz para passar para o meu nome... Me mandaram uma foto que cortou o CPF na conta e eu só tive acesso aos 7 primeiros dígitos. Eu só precisei descobrir o oitavo número e o estado. Joguei tudo em uma planilha, fui modificando e deu certo!!!!!!
parabéns pelo vídeo. essa informação do nono dígito eu não sabia muito interessante da pra descobrir a região da pessoa so batendo o olho neste dígito.!
Parabéns pelo excelente vídeo.
Muito clara a explicação, só faltou falar que a função do dígito verificador - DV, é checar erros de digitação como troca de posição de algarismos, confundir o 1 com 7 etc.
Espetacular, Parabéns
Simplesmente FANTÁSTICO.
Quando trabalhei no Itaú a mais de trinta anos, eu tinha aprendido a calcular o DV do número da C/C.
Eu trabalhei no Bemge que foi comprado pelo Itaú e também tinha uma fórmula para cálculo do dígito. Hoje trabalho com desenvolvimento de software e já utilizei essa fórmula para cálculo do dígito do cpf.
@@alssnco Legal! Sou mineiro, meu pai sempre manteve conta no BEMGE. Tínhamos um vizinho que trabalhou lá também.
Ótimo aprendizado,por isso se errar um número nunca que vai dar certo de ser um cpf de outra pessoa.
Só "corrigindo" o antepenúltimo número não é de onde a pessoa é, e sim de onde o CPF foi feito. Se você nasceu em São Paulo mas tirou seu Cpf no Rio vai ganhar o dígito do Rio.
IssO
Talves á receita federal segue a certidão de nascimento da pessoa.......
Não o local onde é tirado.....
Vai saber....
@@Jeanlucas1237-z9n não tô trabalhando com achismos, tenho certeza do que disse.
@@Jeanlucas1237-z9n não, não segue a certidão. Larga de ser burro
@@simplificam2903 vamos dizer que vc esta a anos luz de distância da ética e do bom comportamento que os inteligentissimos tem
Professor, excelente vídeo, além de curioso, muito bom relembrar aulas de matemática. gd abç,
Muito interessante bom trabalho professor
Muito bom❗👍🏻
A polícia militar deve amar matemática... pois vive cancelando alguns CPF's
cancelar é facil, ruim é gerar esse número!
Odiar vc quis dizer
Tem q cancelar mais
marmita de bandido ta revoltado
se os bandidos matassem o mesmo que a policia, o brasil seria pais seguro
obviamente nao vida de inocente
coisa que vagabundo, so tira a vida de inocentes
@@Jackvlogge marmita detectado kkk
Muito bom o vídeo!
Detalhes que eu não sabia.
Parabens pelo video AULA. OBRIGADO.
Amei sua explicação!! Parabéns!! 😀🌻
Muito obrigado, Duda!
Otimo video
Parabéns pelo trabalho e talento.....show!! Sucesso....
Muito bom, parabéns!
Muito boa explicação amigão, para quem entende né . sempre tive essa curiosidade, parabéns. ( é muito detalhe e eu não entendi alguns cálculos , mas aprendi algo.)
fantástico sua explicação, faça mais video com o uso da matemática a plicada no cotidiano e na vida
Eu gostei, parabéns pra você meu amigo.
Ótima aula.
Esse canal é sensacional
Jóia, jóia essa dica. Parabéns!
Muito boa a explicação, não sabia que funcionava assim
Que interessante!👏🏻
Ótimo conteúdo Professor, seria interessante destacar o porquê ou qual a principal utilidade do dígito verificador, que é, quando da digitação, o cálculo é refeito, e em havendo qualquer alteração na sequência digitada, e o resultado não coincidir com os dois últimos dígitos, acusa-se o erro.
Ótimo posicionamento, Dorian.
Agora entendi o pq disso tudo ai
Muito obrigado, foi uma explicação simples e eficiente
Sim, eu procurei por esse vídeo, não foi recomendação do TH-cam! Hahaha
ADORO MATEMATICA, MAS NAO TIVE CURIOSIDADE DO CPF.......AGORA SIM.....MUITO BEMMMMM.
Parabéns , Mestre! Sensacional!
Amei.
muito legal professor!! parabens!
Mas bah tchê!
kkkk
Excelente pra quem curte forçar as ideias!
Custei a chegar ao resultado correto,pois de primeira eu tinha achado o penúltimo errado e dai esqueci de corrigir na hora de fazer a segunda conta.
Por fim corrigi o penúltimo daí fecho todas,finalmente!
Valeu aí tchê!
Ótima explicação. Matou minha curiosidade.
Tá mas pra que serve na prática no dia-a-dia muito obrigado
Essa informação realmente mudou a minha vida.
Show de bola.
Excelente
Certinho professor. Eu faço um algorítimo para fazer esses cálculos.
Depois do vídeo me deu uma vontade de fazer em javascript 😀
@@eulr7915 Você programa?
@@ernanitrindade Estou aprendendo!
@@eulr7915 Então vou te dar uma dica, quando você estiver programando, antes você tem que pensar que você é o usuário. Usuário é aquele que vai trabalhar com o seu programa. Pelo o que eu vi você está programando para paginas web. Boa sorte para você.
@@ernanitrindade Certamente guardarei isto. Valeu, amigo!
Gostei demais!
Muito bom.
Show.
Muito interessante
dificil paca, mas parabens voce e bom no que faz............
Não sabia que é assim. Pensava que se usava algum método numérico da análise combinatória.
certo, partiu fazer um programa em python, fiquei interessado
Chic demais, sensacional !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O d9 se refere ao número da respectiva Região Fiscal da Receita Federal.
Tema interessante. Valeria um segundo vídeo discutir o porquê do método!
Parabéns professor sempre tive curiosidade para que serve os dois últimos dígitos, foi bem esclarecido.
muito interesante..., porém quais os critérios "da Receita " para gerar esses primeiros 8 números???
tbm queria saber
Ele fala um tanto no início do vídeo
Posso dizer que os 6 primeiros dígitos do meu CPF e o do meu irmão idênticos, só mudando os últimos três (e os dígitos por consequência kk)
É a Receita Federal
Top
*Muchísimas Gracias* 🙌 📖
Interessante!
Me lembrou o livro "Matemática Divertida e Curosa" de Malba Tahan.
Grande Malba Tahan. Foi professor de um antigo professor meu.
@@todaamatematica sim, o grande Júlio César de Mello e Souza. Foi também professor do colégio PEDRO II, além de ter estudado lá. Inclusive deu aulas de história e geografia, também.
Muito interessante!
Faz um vídeo falando como é calculada as contas de energia elétricas, no Brasil porque ninguém sabe como eles calculam os KWS gastos pela população, e cima de que ele é cobrado, porque só vem descriminado a partes dos impostos e tributos, que são colocados para nós pagarmos.
Show de bola professor ( Sergio Londres )
Gostei da curiosidade mestre o senhor poderia ter generalizado a soma em forma de somatório só pra ficar com a cara da math. Obgd por essas curiosidades meu conhecimento agora cresce esponecialmente😂😂😂👏👏👏👏👏👏✌
Fico feliz que tenhas gostado, Fábio! Boa a ideia de usar o somatório, hein! Não tinha pensado nisso.
Muito bem explicado, só não entendo o porquê de um fórmula tão
Podia ensinar como calcular o volume de uma piscina, de uma caixa dágua... Também o peso de um tronco de árvore e as chances de uma loteria?
th-cam.com/video/vV_lPCBVthM/w-d-xo.html
Calcular peso é com a Física.
Um clássico do curso Lógica de Programação kk
Excelente explicação. Sendo assim não existe CPF com digito final 11, isso mesmo?
gostei muito do seu canal! Sou professora de matemática :]
Matemática,essa ciência exata!!!
O que é igual é que o resultado da multiplicação é dividido por 11 e o número do controle é o resto direto. Fim muito isso pq antigamente o Contribuinte não recebia o número de controle e só os 9 números iniciais. Então nos Registros de Imóveis das escrituras só constava nove números e quando havia a venda no futuro tinha que colocar o controle. Então eu fazia o cálculo e pronto. Simples assim. Eu fazia isso aí ser auxiliar num Cartório Notarial. Hoje sou vovô, mas ainda cálculo do meu jeito
Conheço outra maneira de calcular o DV menos complicada , e dá super certo .
Faz um sobre o RG
Adoreiiiii o vídeo!
Eu sei fazer o mesmo, de maneira diferente.
Ótima informação, professor. Agora que fiquei empolgado, se num for pedir demais, poderia explicar também sobre o número do PIS/PASEP e do título de eleitor ? Eu que sou militar da marinha também gostaria de saber como que o Número de Identificação Pessoal (NIP) é gerado, mas aí já tô extrapolando, então esquece... (...mas se puder...).
O nono é a região... Mas como é feita a divisão das regiões, já que de 0 a 9 não abrange todos os estados.
Interessante...
Não sabia. Foi legal
Já me inscrevi e deixei o like nunca imaginei que fosse assim.
Não procurei esse vídeo pois sempre esquecia mas tenho essa curiosidade à alguns meses então o TH-cam me indicou o vídeo
Agora seria interessante um vídeo utilizando teoria dos números para garantir a unicidade.
O meu CPF deu certinho... muito legal.
Hum, será isso que 'tava procurando e foi útil.
Ta doido o cara que entende isso e um gênio
Interessante...👏👏👏
Gostei. Sempre quis saber como se calcula o CPF.
Eu aprendi a calcular de um modo bem mais simples e eficiente. O que é igual e que o resultado da multiplicação
Existe uma formula em que você consegue achar o verificador pela data de nascimento.
Sou do RJ e meu dígito nove é 8, mas lembrei que meu CPF foi tirado quando eu morava no estado de SP.
Alguém te perguntou?
@@alejandrosanches2925 Sempre tem um merda que nem você por aqui, mas fica a pergunta, vc é uma criança birrenta ou adulto frustrado?
@@ericksampaio9138 Outro que ninguém perguntou nada. Por isso que o Brasil não anda pra frente. As pessoas falam mais do que são perguntados
@@alejandrosanches2925 Para de ser idiota cara
@@alejandrosanches2925 para de ser idiota seu doente