Nossa, a vida toda condicionada a isso, me sinto culpada por viver minha vida pq ouvi sempre quem vai cuidar dos pais na velhice sou eu, mesmo tendo irmãos (homens)
Passei por tudo isso, sempre trabalhei junto e contribui para o bem estar da família, cuidei de meus pais até a morte. Passados 10 anos de morte dos meus pais, fui desrespeitada e lesada financeiramente. Aprendi que não conhecemos ninguém! E confiar, só em nós mesmos.
Quem passa por isso, no fim, não recebe valor nenhum nem dos progenitores nem dos irmãos que cuidam. É uma grande injustiça e uma frustração e cansaço permanente. Simplesmente é necessário se desligar de todos quando puder e passar a pensar mesmo em si
Maravilhoso, eu na qualidade de filha mais velha, senti na pele essa sobrecarga: tinha que cuidar dos irmãos menores, tinha que fazer mais tarefas domésticas e sobretudo, tinha que dar o exemplo! Quanta mágoa isso me causou, eu era criança e adolescente como todos os meus irmãos!
O problema vai muito além: a filha mais velha é a primeira a ser responsabilizada pelos problemas da casa, é a primeira a apanhar dos pais, a primeira a ser culpada se acontecer algo com os mais novos. Mas é a última a dormir, a última a comer, a última a ganhar presentes e a última a ser levada ao médico quando precisa. Pais, pelo amor de Deus, sua filha não tem culpa da falta de responsabilidade e planejamento de vocês.
@@rosianemelo3420 Algo que deve sempre ler lembrado, é o planejamento familiar. Muitas pessoas, que não possuem condições financeiras,psicológicas e emocionais para ter uma criança e não pensam sobre o assunto.
E depois a sociedade se acha no direito de julgar mulheres que optam por não terem filhos. Nem todo mundo nasce com instinto materno, e algumas não querem ser mães por que perderam a infância para cuidar do filho dos outros. Algo similar aconteceu com meu irmão, ele sempre ajudou a cuidar de mim pois quando criança eu adoeci, e ele alem de ajudar a cuidar de mim, ajudava a limpar a casa, cozinhar e etc, e hoje em dia ele tem pavor só de pensar em ter filhos ou cuidar de outra criança. Minha mãe sempre trabalhou muito e meu pai era uma pedra no caminho. Quando eu tinha 9 anos minha mãe separou do meu pai e então eu virei mãe da minha mãe, além de ajudar em casa, também trabalhava com ela no serviço autônomo depois da escola, e era quem cuidava dela nos episodios de depressão/ansiedade, que ia no centro da cidade resolver alguns problemas com 12/13 anos e hoje quero ter um filho, mas penso muito o quanto vai afetar minha vida e o quanto eu posso vir a afetar a vida dessa criança. São cargas emocionais que pais impõe aos filhos que deixam algumas feridas irreparáveis.
A Culpa é principalmente das mães que dão privilégios aos meninos e sacrificam as meninas . Os meninos tem tempo de ser criança , brincar, tem tempo pra estudar já as meninas são as escravas das próprias mães .
Eu, desde os 5/6 anos tinha meu próprio "girau" para lavar louças, roupas, brinquedos, sapatos e etc. Hoje, meu irmão com 11 não pode varrer uma casa. E ainda tenho que lidar com sermão de "Por que que eu não ajo como uma empregada e sou irresponsável." Uma vez que, eu praticamente não tenho tempo nem pra estudar, pois o tempo inteiro, estou bancando a empregada.😃🙌
Quando eu era criança cuidei do meu irmão mais novo. Eu tinha uns 10 anos de idade e gostava muito de brincar na calçada, mas n podia pq a minha mãe tinha q trabalhar e eu precisava ajudar a minha avó com o meu irmão q era bebê. Lembro de ficar muito triste vendo os meus coleguinhas brincando e eu sem poder ir. Hoje tenho 34 anos e tenho pavor em se quer pensar em ser mãe, pois p mim isso vai me impedir de fazer as coisas q eu quero fazer, igual a quando eu era criança.
Eu nunca passei por isso quando era criança mas entendo o seu medo. Tenho um tio que faz tudo pelas as filhas e é casado com um mulher que mal sai de casa pra comprar um pão. Tenho medo de ter filhos e viver sobrecarregado e deixar de fazer outras coisas que eu quero
Ou seja, vc é extremamente egoísta. Quando você fica doente, você também impede a pessoa que está cuidando de você de fazer o que ela gosta. Isso se chama: a vida. Não da para fazer só o que se quer sempre. A raça humana só sobreviveu até aqui pq trabalhou em colaboração.
E realmente é a pura realidade ! É perder a infância e a adolescência , para assumir os papeis de adulta ! E depois, casar-se cedo para sair de casa, e então engravidar , e ficar em uma situação pior ainda ! Parar de estudar, ter menos escolaridade que os demais irmãos e irmãs ,e obviamente menos oportunidades de emprego e acabar no sub-emprego, mesmo que os irmãos homens sejam mais velhos ! E o que é pior, é muito difícil acabar com este ciclo ! = Nunca havia pensando nisto, mas é extremamente correta !
Geralmente os irmãos mais velhos (meninos ou meninas) fazem sacrifícios (no estudo e relacionamentos) para ajudarem os pais no lar e no orçamento doméstico (com trabalho de baixa remuneração e insalubridade). Deixam de fazer ensino médio/universitário e alguns ficam solteiros. Os irmãos mais novos tem uma vida melhor... E casam, tem estudo e um bom emprego 💰... Alguns filhos mais velhos ficam com os pais idosos... Como acompanhante. E quando os pais falecem ... Os irmãos mais novos querem expulsar este irmão da casa para repartir a herança...
Ei. Não mete herança no meio disso . Separe as coisas. Vc ficou porque quis. Mesmo que não gostasse . Se vc quer tudo pra vc então vc quer um pagamento. É isso. Eles não tem que te expulsar, e vc merece uma parte maior . Mas ficar com tudo aí também não. E não importa se teus irmãos são pobres ou até ricos. Herança é muito mais que dinheiro. Separe as coisas. Vc podia ter colocado limite nos teus irmãos. Não cobre por ter cuidado dos teus pais. É uma honra que os outros não tem. E não tem preço.
Eu não sou a filha mais velha mas sou a única menina. E passei por essa situação, hoje fazendo sessões com psicólogo eu estou entendendo o impacto que esse período deixou em minha vida.
Meu caso.Tive 4 irmãos mais velhos e mais um caçula. Não fui mimada por ser a única menina .Pelo contrário fui sacrificada aos trabalhos doméstico como se a casa fosse toda minha .😮
Sou a mais velha de 6 irmãos... Tive que ajudar a cuidar de todos! E eu detestava ter responsabilidade sobre uma criança que não era minha. Hj com meus 36 anos e UMA LINDA FILHA COM 13ANOS, NUNCA JAMAIS QUIS FAZER DELA A IRMÃ MAIS VELHA. Obrigar alguém ser responsável por um ser que ela não concebeu é inadmissível!!!!
Também tenho uma filha e JAMAIS vou fazer o que minha mãe fez comigo, quem tem responsabilidade dela sou eu, eu que pari e eu que cuido dela não o contrário.
Quando meu pai faleceu eu tinha apenas 7 anos, e assim começou a responsabilidade em cuidar de 2 irmãs, logo depois minha mãe engravidou do quarto filho, cuidar de um bebê, sendo uma criança foi exaustivo. Por conseguencia, nunca quis ser mãe, entendia que ja tinha cumprido essa função. Espero que as mães reflitam, sobre essa carga que jogam sobre os ombros do filho/filha mais velho, pois não é escolha da criança.
Eu tive um ex que ele jogava várias responsabilidades nas costas da irmã e da mãe. Eram 5 filhos: 4 homens e uma mulher, e cuidar da casa, fazer compras, cuidar dos cachorros, etc era tarefa da mãe e da irmã. Fiquei me imaginando se tivesse casado com essa criatura, pois ele era bem folgado, largava roupa suja pela casa, nunca lavou uma louça, nunca fez algo relacionado à casa. Acho que me livrei.
Minha experiência: Sou a filha mais velha de 5 filhos, sempre cuidei dos meus irmãos e da casa, nunca se quer reclamei, pois na minha cabeça eu tinha esse dever por ser a mais velha. Hoje meus irmãos me chamam de "mãezinha", e me sinto honrada porque eles desenvolveram um respeito e consideração muito forte por mim. Hoje tenho uma filha de 7 anos, e sinto que a experiência de cuidar dos meus irmãos, me ajudou a ser uma mãe melhor para ela. Minha mãe, sempre sofreu com depressão então tinha dias que nem conseguia levantar da cama para comer, acabava que eu que levava os meus irmãos para a escola e depois chegava atrasada na minha. 😂 Não quero julgar a minha mãe, porque cada um sabe de suas lutas, então encaro isso como uma missão de vida.
Que lindo depoimento! Cada um reage de formas diferentes às adversidades da vida. Você, pegou os limões azedos que a vida te deu, e fez deles uma doce limonada!
vc é uma Pessoa muito nobre e tenho certeza que sua Mãe é grata por ter Vc como Filha e seus irmãos tb devem ser gratos mas infelizmente o que mais tem são Mulheres traumatizadas pq foram obrigadas pelas Mães Narcisistas a serem Mães de seus Irmãos
Oi Melzinha, me identifiquei com você. Gostei. Meu sonho era ser irmã mais velha e nao teria problema em cuidar dos mais novos(as). E se eu fosse mãe eu ensinaria o mais velho(a) a fazer o mesmo. Sim, eu colocaria responsabilidade sobre um filho homem também, porque nao há mal nenhum filhos(as) ajudarem os pais em casa. Um homem que nao aprende a fazer de tudo importante nos serviços domésticos jamais deveria se casar. Como diz uma psicóloga que sigo "marido NÃO 'ajuda' em casa, ele tem que fazer a parte dele porque se dois moram juntos e obrigação de ambos', exceto se eles estipularem como querem viver. Mas nao deveria ser regra. E obrigação de AMBOS. Meu filho jamais seria um homem imprestável e vagabundo. Se existem rapazes assim é pq nao teve uma boa mãe e um bom pai pra ensinar. Homem também tem que aprender a cuidar dos pais na velhice, afinal, é filho.
Pior de tudo é que, a filha mais velha pra fugir dessa situação se casa e ai, passa a fazer a mesma coisa com a filha que teve. É um ciclo vicioso da humanidade.
Quando fiz 15 anos, ganhei de presente de um tio uma enceradeira (na época havia o "escovão"). Lembro de ter ficado feliz, pq facilitaria meu trabalho doméstico. Não era a mais velha, mas era a única filha mulher. Até hoje esse peso me acompanha. Inclusive entrei com processo de pensão para minha mãe, que mora comigo e está sob meus cuidados. Espero sinceramente que um dia essa realidade mude.
Com 8 anos ganhei minha irmã, e já ajudava a cuidar. Com 11 anos, ganhei a segunda, e já ajudava também. Graças a este fato, já estou preparado pra pai.
É complicado né, você como homem cuidou dos irmãos e agora se sente apto a ser pai, já as mulheres quando cuidam dos irmãozinhos ficam traumatizadas e não querem mais serem mães. Esta ideologia estúpida vira mesmo a cabeça dos estúpidos. Aí o mundo de fato fica de ponta cabeça.
Meu pai trabalhava, estudava e sustentava os irmãos dele quando ele tinha catorze anos. As crianças costumam a gostar de mim, os pais sempre pedem para elas brincarem comigo, acho muito legal, pois essas crianças são o mais perto que tive de ter um amigo, pena que sou atrapalhada, só sei brincar com eles.
@@motorolamotog5785 Claro, porque este único comentário do rapaz representa muito bem as mães e pais do mundo. Deve ser por isso que nunca tem pai 12h noite no pronto socorro ou criança ou na reunião de escola, né? Galera tá saindo de um fanatismo pra entrar em outro ...
Sou a mais velha de 6, passei por tudo isso, a pessoa fica com sérios problemas psicológicos para sempre. Enquanto a família, pais e mães não se conscientizarem dessa violênc.ia aos direitos da filha mais velha, esse machismo sobreviverá diante do sofrimento das mulheres. Tive só uma filha, pois crianças me causam alergia.
@@motorolamotog5785 já pode cancelar todos os psicólogos terapeutas psiquiatras, teorias e mais estudos sobre como tratar traumas e problemas psicológicos afinal se é só querer/não querer pra que todo esse trabalho?
Esse problema é tão comum em comunidades rurais que quando pais não o praticam acabam sendo mal vistos, e essa prática vira um ciclo, tenho uma irmã que passou por esse processo por ser de família rural, e agora mesmo morando na cidade há décadas ela tenta seguir os mesmos princípios tornando minha sobrinha de 11 anos uma espécie de tutora com a obrigação de cuidar da irmã mais nova de 4 anos, além do mais ela declara isso na frente da menorzinha que acaba se aproveitando da situação para exigir total atenção da mais velha e em certos casos agredindo-a na certeza que será defendida pela mãe, outro problema dos pais que praticam essa cultura é a intolerância aos conselhos de quem ver essa prática como errada.
Errado e tendencioso: não são as meninas que tomam a responsabilidade para si, são os pais que as obrigam a ter responsabilidade maior do que podem, muito cedo
Eu como sou o irmão mais velho, tive de cuidar da minha irmã e dos meus dois irmãos, além de fazer algumas coisas em casa. E já estou vendo isso acontecer com minha prima ainda criança, que é praticamente obrigada a cuidar do irmão mais novo.
Sempre comentei isso em casa. As meninas são na maioria das vezes as mais sacrificadas. Sou homem e sempre critiquei isso, porque vejo isso acontecer por aí. Depois esses meninos crescem achando que as mulheres têm que fazer todo serviço de casa. O pior é que as próprias mulheres fazem isso às filhas.
Realmente, é um paradoxo que complica a luta pelos direitos feministas, no seu sentido mais nobre e urgente, que tem relação com emancipação, igualdade e respeito.
Tenho 42 anos, sou portanto de outra geração e desde pequena tinha que fazer as atividades domésticas e também cuidar da minha irmã. Sem contar que ia banco toda semana fazer depósito, tinha que pagar a conta de água na Prefeitura, enfim todas essas coisas e eu me sentia uma menina injustiçada e sobrecarregada de atividades. Fico muito feliz que hoje descobriu-se um termo para definir tantas vidas femininas (sendo ainda crianças ou adolescentes) que sofrem com a desigualdade de tarefas.
Eu sou filha mais velha e de fato tive que dar suporte em tudo em casa. Mas não culpo minha mãe ou meu pai, pois eles foram criados no mesmo "modus operandi" em família pobre, sem muita ou nenhuma instrução. Tiveram filhos porque "Deus quis", sem planejamento. Aí sobrou para mim boa parte de algumas responsabilidades. Só que reconheço que o trabalho da minha mãe era mais árduo. E do meu pai também, pela responsabilidade de ser o provedor e ajudava em casa tb quando podia. Entao são casos e casos. Na minha casa o que acho que faltou foi um despertar muito intenso por parte dos meus pais que eles não tinham condições financeiras de ter filhos. Hoje tenho 36 anos e não pretendo ter filhos. Passei perrengue demais e sigo passando. Rs Eu realmente desenvolvi uma personalidade de cuidar das pessoas, um espírito materno em tudo que faço, mas é cansativo. Demorou um tempo para eu parar de me doar como se fosse mãe dos outros e me colocar em primeiro lugar.
Eu tenho vontade de chorar quando lembro que minha melhor amiga quando era criança , era a única menina e no almoço ela não tomava o suco , o queijo no macarrão tb nao era pra ela , só o que sobrava ela podia comer tb era a única que fazia tarefas domésticas ! Ela aos 20 anos era a que tinha a maior renda e todos a explotavam ! Fora inúmeras injustiças que não vou relatar aqui Hoje tem depressão profunda, apesar de ser programadora , casada e com uma filha , o dano na infância foi enorme
Além de tudo que foi dito no vídeo, destaco a responsabilidade de dar ou ser o exemplo de bom comportamento ( moral)em todas as áreas e em todas as idades, para as demais irmãs.
Isso é a minha vida! Passei por isso desde os meus 8 anos e agora com 58 vejo minha vida nesse artigo. Gostava de cuidar dos meus irmãos, mas sempre que surgia a oportunidade de um passeio com toda a família eu ficava de fora para tomar conta da casa. Sofro hj com uma mãe velha mandona e seletista. E eu não sou a preferida. Só sirvo para cuidar dela porque sou a filha mais velha e tenho que ficar com essa obrigação sozinha. Tenho fobia do dia de sábado…começava a faxina as 07 horas da manhã e só acabava a noite, só um irmão que me ajudava. Espero que um psicólogo me ajude.
Fui a mais velha de 7, lembro quando era pequena, me falavam: olha lá a pia, quando você alcançar vai lavar louça. Comecei antes, encima de uma cadeira. Com 9 já passava roupa e cozinhava. Todas as fotos estou com um neném no colo. Dava banho, dava de comer, fazia dormir, se caía era minha falta de atenção. Optei por nao ter filhos, pois sinto que ja tive. Hoje sou uma mulher que vive alerta Nao foi facil pra minha mãe, mas em mim foi mais difícil, era criança demais pra ter absorvido tanta responsabilidades que me deixaram marcas que reverberam até hoje.
Eu não sou a mais velha, minha mãe costurava em casa. Então, eu fiz a parte dela, inclusive dei até as vacinas, matrículas de escola e levava também. Aprendi com isso ter preocupações com gás, roupa e comida. Em resumo: Fico feliz por ter ajudado minha mãe, que sofria também (todo dia quebrava uma peça da máquina de costura). Ela ficava muito nervosa. Mas, eu fico um pouco revoltada de ter tido tanta responsabilidade tão cedo. Isso pesou pra mim.
Certissimo, faltou dizer que muitas das vezes as "filhas mais velhas " não se preparam adequadamente na sua formação para uma profissão, devido ao fardo que lhes é imposto desde tenra idade. Tudo bem no passado até poderia ser compreendido como "sobrevivência" mas nos dias de hoje têm filhos quem quer, os métodos anticoncepcionais são diversos. O que falta é RESPONSABILIDADE filho não é um bonequinho bonitinho, não é um ser humano que virá à esse mundo para enfrentar inúmeros problemas. Portanto deve-se PENSAR muito antes de se ter filhos e se os tiver ter responsabilidade suficiente para cuida-los 😐
Os pais simplesmente jogam a carga deles em cima da filha mas velha, ela não tem que carregar nada de ninguém, apenas ajudar mas não aponto de se prejudicar por conta dos pais irresponsáveis!
Minha mãe saiu para trabalhar quando eu tinha 7 anos e meu irmão 4. Eu tinha que arrumar a casa fazer comida e cuidar dele, quando não ficava do agrado dos meu pais eu era esculachada,não bastasse isso nas férias da escola minhas tias deixavam os meus primos na minha casa para eu olhar! Éramos em 6. Tudo quem acontecia era minha culpa dizia meu pai pois eu era a mais velha! Minha mãe uma época começou a fazer bolos para fora aos finais de semana e eu ficava até tarde arrumando a cozinha com ela! Eu cheguei a fazer até rematrícula da escola do meu irmão eu tinha 15 não tinha nem maioridade para fazer isso! A minha rematrícula eu mendigava para familiares irem assinar pq minha mãe não podia sair 30 min ou meu pai do serviço para irem lá! Isso me marcou muito esse abandono… Não tenho raiva deles mais isso deixou alguns traumas na minha vida adulta!
Passei por isso. E ainda por cima, minha mãe é bastante machista. Eu, que era a única menina, era obrigada a fazer tudo e ainda sofria todo tipo de abusos por parte de uma mãe narcisista, machista e borderline, a qual só sabia colocar filhos no mundo e jogar toda a responsabilidade para mim. Ela inclusive dizia que era obrigação minha. Sempre me senti sobrecarregada e "velha" para a idade que tenho, devido à sobrecarga sobre mim. Nunca irei me recuperar disso. É um trauma que carrego. Hoje, optei por ser solteira, morar só e não ter filhos. Foi a melhor atitude que tomei na minha vida.😊
A Síndrome da filha mais velha tem solução: a conscientização da Divisão de Tarefas entre os irmãos da família. Hoje, os homens já cozinham muito bem. Cuidar do lar, em Divisão de Tarefas para auxiliar a Filha mais velha, é questão de acertar deveres entre os filhos.
Eu faço parte dessa geração evoluída. Muitos de nós, espíritos evoluídos vivemos com espíritos pouco evoluídos e por isso essa dificuldade de convivência. Nao é fácil voce ter conhecimento, informação e ser iluminado, e conviver com gente burra, preconceituosa e ignorante. Os evoluídos são luzes para quem quer melhorar o mundo.
"[...]muitos dos avanços conquistados por mães, em termos de igualdade de gênero no trabalho, vieram as custas do esforço de filhas mais velhas, que tiveram que lidar desde cedo com tarefas domésticas."
Caramba!!!!!😮😮😮 Sempre existiu!!!!! As famílias que conheço, que tem filhas meninas, reproduzem este comportamento em maior ou menor escala!! É realmente injusto, quando pensamos nos detalhes e implicações. Excelente artigo!!!
Isso é muito real, tenho irmãos mais velhos, porém eu sou a filha mulher mais velha, assim também como neta. Na minha família nunca teve divisão de gênero quanto as tarefas domésticas, meus irmãos também cuidavam da casa, lavavam, passavam e etc. Mas quando se tratava de cuidar os mais pequenos, ajudar os pais com o financeiro e resolver problema, eu que tinha que lidar com esses assuntos por ser mais responsável. E quando a minhas avós precisavam de ajuda para ir no banco, a consultas e ao hospital, eu que sempre acompanhava.
Filha mais velha não toma pra si este fardo. Ele é colocado nas costas dela pela mãe que está só, sobrecarregada para dar conta de tudo. A menina criança se pudesse ia brincar. Ela não age como substituta por decisão própria, ele é obrigada a isto. Não se deve colocar a culpa na vítima. Devemos encarar que as mães e pais são os responsáveis por esta exploração e perda da infância, não a criança.
Realmente pelo mundo afora existe este sério problema que não permite que a Filha mais Velha não tenha infância, deve ser muito triste, triste, triste.
Eu sou a filha mais nova. Cuidei da minha mãe e hoje tenho que cuidar dos irmãos mais velhos. Estou tentando me afastar, mas com isso um já deixou de falar comigo.
@RedPill MGTOW Eu faço mesmo. Muita. Por isso, não sou uma solitária, falida q segue coach de sedução ou coach de masculidade q na 1a piada, ameaça mina de m0rt3 na DM do Instagram. Na vdd, minha auto estima é tão em dia, que já tenho uma formação acadêmica, estou fazendo a 2a na Unicamp, sou noiva de um gostoso, lindo, bem sucedido e tbm sou bem sucedida. Vc deveria experimentar terapia, ao invés de viver essa vida medíocre de h4t3 na Internet e coach que explora tuas inseguranças. Quem sabe, vc nao teria a vida do meu noivo ou a minha, né? ☺️☺️☺️☺️
Minha irmã mais velha nunca quis ter filhos, lembro de qto era cobrada para cuidar dos irmãos, éramos em cinco e ela falava que colocava filho no mundo pra ela cuidar, realmente uma injustiça é irmã mais velha e muitas vezes a avó… sempre mulher… com diz uma amiga feminista”filhos são da sociedade e portando tem de ter suporte do Estado…
Minha irmã até hoje leva essa função , cuida do meu irmão mais velho do que eu que parece uma criança . Sofremos muito com a separação dos meus pais e criado só com pai , ela precisou cuidar da gente cedo , pois a ex mulher do meu pai não gostava da gente . Não foi fácil .
Na história recente, as meninas mais velhas continuam nas resposabilidade dos serviços domésticos, enquanto os meninos ficam no vídeo game e futebol, a vida do homem sempre foi muito difícil ao longo da história, meu pai e tios tem a coluna estourada por carregarem toras de madeira e outros serviços braçais, levantavam as 5 h da manhã, se o caminhão atolasse ou atrasassem o serviço, ficavam com fome. Quando criança/adolescente eu ia passar as férias no sítio, ajudava meu primo a roçar, carpir, cavar buraco pra colocar cerca, as mulheres ficavam com os serviços domésticos, nisso a maior responsabilidade em casa sempre ficava para a filha mais velha, a dinânica da sociedade mudou, infelizmente pra filha mais velha nada mudou.
Não é a regra sou filho mais velho de 4 irmãos, eu vim de uma família sem muito poder aquisitivo, pais que saíam araa nos sustentar, as responsabilidades sobrecarregava-me. Me identifiquei com a reportagem.
Quando eu tinha 15 anos minha bisa era muito doente, e quando minha mãe ou minha avó saiam eu ficava responsável por ela, já que ela não podia se levantar nem fazer muita coisa. Só quem já cuidou de uma pessoa doente sabe como é horrível, a minha bisa era muito magra e muito fraca, parecia que eu estava acompanhando a morte dela, e isso me fazia muito mal. Meu pai que na época não trabalhava ficava no quarto dele, e eu tinha que ficar com ela. Eu me sentia tão mal e tão pressionada que eu tinha pesadelos constantes com isso, um que me marcou muito foi um em que minha bisa morria e minha mãe me culpava pela morte dela.
Faça um bom tratamento e ficará curada de sua depressão, tenha certeza. Vc fez a sua parte os reclamos de sua Mãe não tem fundamento. Sua avó faleceu no dia que DEUS determinou. E sua Mãe não cuidava de sua avó?? Seja Feliz , busque sua felicidade e nada de culpa. Arranque esta depressão através de um bom tratamento e muita FÉ em DEUS!!
Você foi exposta a uma situação difícil e sem apoio. Mesmo com todo receio que comentou, acredito que vc foi e ainda é uma guerreira. Não é fácil lidar com isso e qualquer exposição a momentos nada confortáveis pode trazer sequelas..... Eu tenho aos montes como irmão mais velho desde os 8 anos e minhas marcas seguem até hoje aos 46. Força, você consegue superar este sentimento, ainda que sirva de exemplo para outros.
Menina Samara, você fez o seu melhor pra idade que tinha. Se sua mãe ainda estiver viva, converse com ela sobre como foi ter vivenciado essa experiência. Se acha que não consegue falar, escreva uma carta pra ela e deixe fluir seus sentimentos. Vai te fazer bem e a ela também, pois ela vai conhecer você melhor. Sinta-se abraçada.
Sou a mais velha de três irmãos e não passei por essa síndrome na minha casa, porém tive um papel inglório de ser o " exemplo " para meus irmãos, no sentido de ser a boa filha, obediente ao extremo, a aluna nota 10. Tive uma educação muito rigorosa e não vi isso nos meus irmãos, com eles não tinha todo esse " peso". Quanto a copiar o comportamento da mãe, jamais, eu sou o seu oposto em quase tudo. E tive como propósito, ao ser mãe, de livrar minha filha disso. Aqui tenho um casal e com pequenina diferença de idade ,então os dois são tratados de forma igual e ao mesmo tempo independente pois são pessoas com personalidades diversas demais. Algumas regras são iguais mas essa cobrança de ser exemplo um para o outro eu não estabeleci aqui.
Isso é pura verdade, enquanto minha mae trabalhava, eu com 8 anos, cuidava da casa, da minha irma de 5 anos e do meu irmao de 1 ano e apanhava caso minha mae chegasse e as coisas nao tivessem feitas, fora as coisas da escola e foi assim até os meus 19 anos..hj nao penso em casar e nem ter filhos, so quero morar sozinha
Isso é trabalho escravo, de um dono cruel. Toda criança merece respeito, amor e espaço seguro para ser criança e crescer. Tanto vc quanto seus irmãos mereciam apoio de um adulto, e não isso. Muita crueldade bater em filhos para forçar trabalho doméstico. E ainda no discurso hipócrita de que a obrigação que é deles seria sua. Quão confuso isso é para quem está crescendo e precisa de apoio.😢😢😢
Bom dia. Excelente conteúdo. Tenho 63 anos e vivi isso qdo tinha apenas 10 anos eu e minha irmã mais velha cuidamos de irmãos mais novos pra minha mãe fazer um bico. Enfrentamos situações muito estressante inclusive vê nosso irmãozinho ter a barriga queimada com café quente. Penso que essas situações gerou traumas em nós. Tive síndrome do Pânico com 18 anos e hj convivo com depressão.
Aqui em casa alem de irmã mais velhas eu sou prima mais velha então a responsabilidade sempre foi minha e sem contar que isso foi tão bem estruturado em mim que ate a" mãe " do grupo de amigos eu sou
Eu sou a filha mais velha, tenho apenas 1 irmão e temos 1 ano e 4 mesea de diferença. Sempre fomos pobres, eu fui criada de uma forma bem diferente da do meu irmão: cobrada para ser exemplo, a melhor, organizada, estudar sempre mais, nao poder errar. Meu irmão sempre pode brincar mais, ser menos responsabilizado pelos erros. Hoje eu tenho 27 anos, graduada e pós graduada, sou casada, tenho minha casa, ocupo um cargo de chefia e tenho medo o tempo todo de decepcionar meus pais. Faço terapia e tomo medicação. Meu irmão: mora com meus pais, joga video game o dia todo, com quase 26 anos.🤡
@@515615100 Eu sei. Essa é a razão mais comum no mundo todo. A segunda é status (social ou religioso) e herança. Isso são os filhos planejados. Porém, metade das gestações não são desejadas (por diversas razões indo de violência sexual a problemas hormonais ou transtornos psicológicos). Ou seja, boa parte das pessoas que estão no planeta são maltratados e mal cuidados desde a concepção em um ciclo de sofrimento sem fim. Complicado.
Aqui a avó do meu esposo vive dizendo que as mulheres de hoje não aguentam criar 1 filho…. Que na época que ela era nova, criou 4 (eram 5 e 1 morreu afogado aos cuidados de parentes ). Ela teve uma vida muito difícil, mas a realidade é que Infelizmente ela não criou ninguém. Uma filha foi cuidando da outra e as mesmas cuidavam da casa e ajudavam ela com o serviço de lavar e passar roupa.
Isso é tão prejudicial que as pessoas nem imagina,eu quando criança nunca briguei como uma criança comum porque tinha que cuidar dos meus irmãos, lembro de que eu era tão pequeno que subia em uma beliche pra dobra os lençóis da casa,e muito difícil não saber o que uma infância não culpo minha mãe por isso hoje eu entendi que ela não tinha outro jeito,mas hoje tenho uma única filha e não sobrecarrego ela porque sei como foi ruim pra mim.
Sim eu sei,ela tem uma rotina e tanto com as coisas de casa como outra coisa ela faz pra aprender não por obrigação,como guardar louça arrumar a cozinha, quando ela fez 12 anos ela já sabe cozinhar alguns alimentos, tudo isso ela faz como forma de aprendizado e não como uma obrigação, entendo que tudo em excesso é ruim.@amp7686
@@taniacabral4437 Tudo tem que ter equilíbrio. Não sobrecarregar e fazer de escrava, e também não ter uma vagabunda mimada. Você faz o certo criar alguém no equilíbrio.
Sou filha mais velha passei por td isso E pior que vc se sente na obrigação de continuar servindo p resto da vida É como se vc tivesse a obrigação de fazer td que ngm quer fazer
Sendo caçula d 5 mulheres q há 40 anos me mal tratava, explorava, humilhação pra q eu a substituísse nas tarefas ainda q fossem demasiado desgastante numa casa com 7 pessoas.Resultado ñ convivo há 20 anos e nem me faz falta.
Minha mãe morreu cedo e aprendi com muito custo a fazer atividades domésticas, terminei os estudos tardiamente, fui mãe muito jovem, mas tinha um objetivo: ser cantora. Quem diria que hoje, depois de trabalhar muito, estudar música com muito custo e criar um filho, sou grata por ter aprendido a lavar, cozinhar e cuidar da minha própria vida sem depender dos outros. E ainda ensino meu marido a limpar e cozinhar. A vida não é perfeita, a vida não é apenas uma via, mas a vida pode ser boa se você quiser.
Eu entendo sou a filha mais velha. Se os irmãos fazem algo errado a culpa é sua, responsabilidades desde cedo, e se não fizer certo o serviço doméstico a culpa é nossa. Não sei me divertir, não consigo, faço terapia mas não é fácil.
Minha mãe sempre fez as meninas trabalharem e os meninos podiam Brincar e serem felizes!! Não arrumavam a própria cama… temos praticamente a mesma idade (1 ano e 9 meses de diferença) … o argumento: são meninos … temos uma péssima relação até hoje…
O motivo de eu ter pavor da ideia de virar mãe. Fui colocada pra trabalhar em casa de familia c 12anos de idade, por necessidade? Não...pra "aprender a trabalhar".
Interessante reportagem. Vi comentários de gente que nao gostou de ter absorvido a responsabilidade de irmã mais velha. Mas isso porque essa responsabilidade e diferente do filho mais velho, pelo que eu entendi. Enfim. Eu gostaria de ser a mais velha e de ter vários irmãos mais novos pra cuidar. Tenho o instinto materno apesar de nao ter sido mãe. Nao teria problema em cuidar dos mais novos(as) com mto amor e nao obrigação. E como sou uma pessoa evoluída, ensinaria a 'arte de cuidar com amor" para filha mais velha ou filho mais velho. Simples assim.
Me definiu...Desde os 6 anos ajudava minha mãe com meus irmãos e a casa. Nunca reclamei. Mas sempre tive q ser responsável. Apesar de tudo, sou grata pelo caráter q criei.
Minha sogra cobra um neto, mas nós não queremos, já que minha esposa foi "mãe" do irmão dela com 6 anos. Temos 17 anos de casado e sem intenção nenhuma de ter filhos.
Realmente está questão da síndrome da filha mais velha é complicada porque é uma criança tomando conta de outra criança, Fazendo com que ela perde sua vontade de ser criança porque assim que virar adulta terá que dar um jeito de arrumar um emprego de verdade, Muito complicado.
E injusto. A pessoa não pede pra nascer e não escolhe cair em uma família assim também. E pensar que metade das gestações em média não são desejadas. A quantidade de gente mal-parida nesse mundo...
E aí qd a gnt fica adulta fisicamente, só encontra homem/chefes imaturos, parceiros que nos tratam como empregada doméstica ou que tenta nos manipular 🤡🤡 Enfim, a ironia da vida.
Meus pais nunca que pressionaram a gente parqla fazer as tarefas de casa é claro que a gente ajudava é umas 3 tarefas e mais só quando há necessidade, ( um dos dois ficava doente). eles sempre pediram p gente focar nos estudos Por outro lado a pressão sempre foi maior na minha irmã, ela era responsável por qualquer queda que eu levava ou qualquer besteira que eu fizesse e meu pai sempre deixou claro quem era sua favorita e antes eu era muito nova p entender e perceber isso.
Se seu pai tivesse consciência do que fez ele teria vergonha de impor uma situação dessa para as filhas. É muito injusto também para os irmãos mais novos que podem sentir culpa, e não tem um adulto preparado para proteger e cuidar como se deve. Nenhum dos irmãos tem culpa alguma, mesmo que assim se sintam, nenhum irmão mais novo escolheria isso.
Minha experiência. Sou filha mais velha de 4 irmãos, acredito q toda a ajuda q doei sem reclamar a meus pais e irmaos tem um valor maior e nunca achei sacrifício nesses trabalhos,e acredito q somos únicos e nossas experiências de vida desde sempre e principalmente na família sempre vale a pena tive meu tempo de ajudar eles e eles também ja me ajudaram muito e a meus pais também, ate acredito q aos mais novos acaba sobrando dedicar e cuidar dos pais qdo esses ja estão mais velhos e com menos saude e os do meio passam a ocupar as responsabilidades qdo os mais velhos saem de casa tds vao contribuir de alguma forma no seu tempo .todos temos uma missao na família e a diferença d idade entre os irmão nao torna mais novos fardos . Ser mais velha e ter ajudado minha mãe e meu pai me tornou uma pessoa melhor sou grata a Deus e tudo que vivo com minha família é aprendizado sempre penso q me ajudou a ser a mae e esposa q sou hoje. Se a sociedade dedicar tempo pra busca diagnóstico pra toda insatisfação pessoal vai criar uma síndrome pra cada classe q ser humano existente.
Tenho uma irmã e sou a mais velha, ainda bem que meus pais nos criou normalmente iguais, não colocaram maior responsabilidade nas minhas costas, sempre nos incentivando a estudar e ver que os estudos é o caminho para um futuro bom. Desde sempre a mãe e a vó faziam as coisas em casa e eu e minha irmã, a gente brincava, jogava vídeo game e estudávamos. Hoje com trinta anos sou formada em Biblioteconomia e minha irmã com 29 é pianista erudita formada em música clássica e mora na França e lida sozinha com a vida dela. Nenhuma de nós nós tornamos dependente dos pais. E nós não pensamentos, nunca tivemos a ideia de ser mães e tá tudo bem, minha mãe acha isso muito bom haha
Em minha FAMÍLIA jamais aconteceu este problema. Minha primeira irmã não cuidou das irmãs ou irmãos. Sempre fui cuidada por minha GRANDE MÃE e MEU PAI! Sempre fui grudada em minha SAUDOSA e AMADA MÃE!! Tive infância, adolescência e Idade Adulta FELIZ ao lado de MINHA GRANDE MÃE, PAI, e IRMÃOS e IRMÃS.🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷 SEMPRE FUI MIMADA !! Infelizmente não convivi com meus avós quando eu nasci já eram falecidos, INFELIZMENTE!! Mas meus Tios e Tias eram muito bons.
Minha mãe teve q cuidar dos irmãos e teve q trabalhar e ficar de babá de.madame. enfim, minha mãe nunca me deixou fazer nada e nem cuidar dos meus irmãos. Grande mãe eu tive. Um salve para ela.
Deviam fazer um estudo verificando a proporcionalidade das irmãs mais velhas que não querem ser mães em detrimentos das irmãs mais velhas que são mães. Daí daria pra tirar o quanto isso foi/ é prejudicial à decisão da maternidade nessas meninas.
Ter filhos não é facil, nunca intendi porque as pessoas não usam os neurônios qie tem e não param no primeiro filho, afinal mal conseguem cuidar de um e continuam pondo filhos no mundo. Sou filha única e não tenho vontade nenhuma de por filhos no mundo, por mais que eu ame crianças não tenho vontade de ter a responsabilidade de uma vida dependente de mim.
Isso é tão comum... Não só meninas... Meninos também passam por isso... Meu pai era mais velho (diferença de 10 anos)... Tinha que cuidar do irmão e da irmã... Até dar banho. Além disso tinha que trabalhar fora e dar o dinheiro para a mãe.
Exatamente! Eu passei por isso, meus colegas também. Pela minha realidade, quando o filho não sabe fazer as coisas em casa, a filha também não sabe. No fim das contas eu acho muito positivo pq não dependo de mulher pra me virar, faço tudo o que preciso. Consigo trabalhar fora e dar conta da casa.
@@jpaulog12 , então, né, e você não ficou traumatizado, pelo contrário agradece, já com as meninas a ideologia diz que ficam traumatizadas. Maldita ideologia.
Isso não ideologia e sim que diversidade entre os seres humanos, duas pessoas podem passar pelo mesma situação e experiência não vai ser igual, errado é querer impor só tipo de conceitos ou ideal e achar que todo mundo vai agir igual, tem vários tipo de personalidade. Agora que muitas vezes uma criança só quer ser criança é verdade, e a culpa é dos pais que passam o fardo todo , e criam pessoas frustrada e traumatizada
@@motorolamotog5785 Não é ideologia. É a realidade. A maioria esmagadora das vítimas desse sistema de exploração doméstica são as meninas. Isso é inegável.
Tem também a sindrome dos cunhados solteiros e cunhadas solteiras. Os irmãos ou irmãs casados ou casadaa acham que seus cunhados ou cunhadas solteiros são obrigados a ajudar no sustentto de suas famílias.
@@dion5804 Isso mesmo, e se não casa os irmãos que casaram ficam enchendo o saco, te desfazendo pela falta de filhos, perguntando quem vai cuidar de vc na velhice, mas esquecem que hoje em dia, poucos filhos, cônjuges se importam em cuidar de seus pais, ou maridos, ou esposas.
Muitas optam por não ter filhos ou adiam bastante a maternidade. Outras acumulam traumas de culpa por erros que cometeram ao cuidar dos irmãos ou repetem o comportamento negligente que receberam de seus pais dando continuidade a corrente de traumas. Pode ter várias consequências. Tem muitos fóruns na gringa com mulheres do mundo todo relatando isso.
Total absurdo colocar a responsabilidade de cuidar de irmãos e casa do que seria dos pais que não conseguem fazer controle de natalidade. Ajudar com tarefas domésticas claro que é certo, tanto para meninas qto para meninos, mas deixar tudo nas costas das filhas mais velhas é um absurdo.
Antigamente as mães tinham 6,8,10 filhos. Os mais velhos tinham que se virar nos 30, principalmente as mulheres,subalternas aos " machos" da família feliz.
Eu sei bem como é isso,eu era praticamente uma escrava.sem nem um direito só deveres com 4 irmãos mais velhos que eu. E 2 casal de irmãos mais novos ,e ainda tinha sobrinhos, de 2 duas irmãs mais velhas.
É bem a definição de escravo mesmo, e ainda pior é que a exploração vem de alguém que deveria amar e proteger e guiar... Confunde muito a cabeça de uma criança ser explorada desse jeito pela família...
Eu acho que o governo deveria interferir nesses abusos psicológicos que os pais jogam nas costas dos filhos, 05:25 muita palhaçada esse trecho! Revoltante! As próprias mulheres repassam esses costumes para as filhas, existem informação de sobra que mostra que não é assim. Fora que a BBC fala como se trabalhar forçado pelos pais fosse melhor do que "cuidar da casa".
Não sou a filha mais velha e a responsabilidade de cuidar do meu irmão caçula ficou da minha irmã, no foi por maldade e sim por necessidade. Mesmo assim eu sempre gostei de trabalhar e hoje com mais de 60 anos ainda trabalho, graças a Deus
Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cz90qw72214o
Mesma coisa é essa mania aqui no BR da mulher que não se casou, não teve filhos, ser agraciada com o prêmio de cuidadora oficial da família
Um verdadeiro absurdo
Nossa, a vida toda condicionada a isso, me sinto culpada por viver minha vida pq ouvi sempre quem vai cuidar dos pais na velhice sou eu, mesmo tendo irmãos (homens)
Passei por tudo isso, sempre trabalhei junto e contribui para o bem estar da família, cuidei de meus pais até a morte. Passados 10 anos de morte dos meus pais, fui desrespeitada e lesada financeiramente. Aprendi que não conhecemos ninguém! E confiar, só em nós mesmos.
Quem passa por isso, no fim, não recebe valor nenhum nem dos progenitores nem dos irmãos que cuidam. É uma grande injustiça e uma frustração e cansaço permanente. Simplesmente é necessário se desligar de todos quando puder e passar a pensar mesmo em si
Verdade
Maravilhoso, eu na qualidade de filha mais velha, senti na pele essa sobrecarga: tinha que cuidar dos irmãos menores, tinha que fazer mais tarefas domésticas e sobretudo, tinha que dar o exemplo! Quanta mágoa isso me causou, eu era criança e adolescente como todos os meus irmãos!
O problema vai muito além: a filha mais velha é a primeira a ser responsabilizada pelos problemas da casa, é a primeira a apanhar dos pais, a primeira a ser culpada se acontecer algo com os mais novos. Mas é a última a dormir, a última a comer, a última a ganhar presentes e a última a ser levada ao médico quando precisa. Pais, pelo amor de Deus, sua filha não tem culpa da falta de responsabilidade e planejamento de vocês.
concordo com tudo que voce disse, sou filha mais velha e passei por tudo isso que voce falou.
Eu também
@@rosianemelo3420 Algo que deve sempre ler lembrado, é o planejamento familiar. Muitas pessoas, que não possuem condições financeiras,psicológicas e emocionais para ter uma criança e não pensam sobre o assunto.
Infelizmente, passei por isso a minha vida toda. Hoje, carrego comigo vários traumas psicológicos.
Também passei por tudo isso, realmente não é fácil 😢
E depois a sociedade se acha no direito de julgar mulheres que optam por não terem filhos. Nem todo mundo nasce com instinto materno, e algumas não querem ser mães por que perderam a infância para cuidar do filho dos outros.
Algo similar aconteceu com meu irmão, ele sempre ajudou a cuidar de mim pois quando criança eu adoeci, e ele alem de ajudar a cuidar de mim, ajudava a limpar a casa, cozinhar e etc, e hoje em dia ele tem pavor só de pensar em ter filhos ou cuidar de outra criança. Minha mãe sempre trabalhou muito e meu pai era uma pedra no caminho.
Quando eu tinha 9 anos minha mãe separou do meu pai e então eu virei mãe da minha mãe, além de ajudar em casa, também trabalhava com ela no serviço autônomo depois da escola, e era quem cuidava dela nos episodios de depressão/ansiedade, que ia no centro da cidade resolver alguns problemas com 12/13 anos e hoje quero ter um filho, mas penso muito o quanto vai afetar minha vida e o quanto eu posso vir a afetar a vida dessa criança.
São cargas emocionais que pais impõe aos filhos que deixam algumas feridas irreparáveis.
Concordo
Se você não pode cuidar mais bebês, não tenha mais filhos. Simples. Não jogue a responsabilidade disso para crianças.
Perfeito.
A Culpa é principalmente das mães que dão privilégios aos meninos e sacrificam as meninas . Os meninos tem tempo de ser criança , brincar, tem tempo pra estudar já as meninas são as escravas das próprias mães .
Pior do que as feministas são os manginas feministos. ...
Exato
É isso mesmo!!!!👏
@@laneferr6067 kkkk
Eu, desde os 5/6 anos tinha meu próprio "girau" para lavar louças, roupas, brinquedos, sapatos e etc. Hoje, meu irmão com 11 não pode varrer uma casa. E ainda tenho que lidar com sermão de "Por que que eu não ajo como uma empregada e sou irresponsável." Uma vez que, eu praticamente não tenho tempo nem pra estudar, pois o tempo inteiro, estou bancando a empregada.😃🙌
Que isso te fortaleça para sair dessa casa. Estude e trabalhe para ter tua vida e não depender desses parasitas.
Talvez sua mãe tenha Transtorno de Personalidade Narcisista, pesquise
@@cristinaarmend2737 Eu imagino a mesma coisa.
@@viajarporaipelomundo8509 Seguirei isso.
Poxa, eu sinto muito 🙁❤
Quando eu era criança cuidei do meu irmão mais novo. Eu tinha uns 10 anos de idade e gostava muito de brincar na calçada, mas n podia pq a minha mãe tinha q trabalhar e eu precisava ajudar a minha avó com o meu irmão q era bebê. Lembro de ficar muito triste vendo os meus coleguinhas brincando e eu sem poder ir. Hoje tenho 34 anos e tenho pavor em se quer pensar em ser mãe, pois p mim isso vai me impedir de fazer as coisas q eu quero fazer, igual a quando eu era criança.
Viu só, se a mãe trabalha tem que juntar duas, só para cuidar de um bebe, a vó e a irmã.
Eu nunca passei por isso quando era criança mas entendo o seu medo. Tenho um tio que faz tudo pelas as filhas e é casado com um mulher que mal sai de casa pra comprar um pão. Tenho medo de ter filhos e viver sobrecarregado e deixar de fazer outras coisas que eu quero
Ou seja, vc é extremamente egoísta. Quando você fica doente, você também impede a pessoa que está cuidando de você de fazer o que ela gosta. Isso se chama: a vida. Não da para fazer só o que se quer sempre. A raça humana só sobreviveu até aqui pq trabalhou em colaboração.
@@Luke-oz1jg É justamente isso q eu n quero passar. E graças a Deus! Hoje temos o direito de escolher se queremos ou não ter essa experiência.
@@motorolamotog5785 A minha avó fazia tapioca e bolos p vender e completar a renda, por isso eu precisava cuidar do meu irmão.
Os homens sempre foram espertos jogando as responsabilidades chatas nas costas das mulheres.
E realmente é a pura realidade ! É perder a infância e a adolescência , para assumir os papeis de adulta ! E depois, casar-se cedo para sair de casa, e então engravidar , e ficar em uma situação pior ainda ! Parar de estudar, ter menos escolaridade que os demais irmãos e irmãs ,e obviamente menos oportunidades de emprego e acabar no sub-emprego, mesmo que os irmãos homens sejam mais velhos ! E o que é pior, é muito difícil acabar com este ciclo ! = Nunca havia pensando nisto, mas é extremamente correta !
Geralmente os irmãos mais velhos (meninos ou meninas) fazem sacrifícios (no estudo e relacionamentos) para ajudarem os pais no lar e no orçamento doméstico (com trabalho de baixa remuneração e insalubridade). Deixam de fazer ensino médio/universitário e alguns ficam solteiros. Os irmãos mais novos tem uma vida melhor... E casam, tem estudo e um bom emprego 💰... Alguns filhos mais velhos ficam com os pais idosos... Como acompanhante. E quando os pais falecem ... Os irmãos mais novos querem expulsar este irmão da casa para repartir a herança...
Verdade
É exatamente o que está acontecendo comigo, atualmente.
Ei. Não mete herança no meio disso . Separe as coisas.
Vc ficou porque quis.
Mesmo que não gostasse .
Se vc quer tudo pra vc então vc quer um pagamento. É isso.
Eles não tem que te expulsar, e vc merece uma parte maior .
Mas ficar com tudo aí também não.
E não importa se teus irmãos são pobres ou até ricos.
Herança é muito mais que dinheiro.
Separe as coisas.
Vc podia ter colocado limite nos teus irmãos.
Não cobre por ter cuidado dos teus pais.
É uma honra que os outros não tem. E não tem preço.
Isso de casar ta mais pra mulher atualmente.
Eu não sou a filha mais velha mas sou a única menina. E passei por essa situação, hoje fazendo sessões com psicólogo eu estou entendendo o impacto que esse período deixou em minha vida.
Meu caso.Tive 4 irmãos mais velhos e mais um caçula. Não fui mimada por ser a única menina .Pelo contrário fui sacrificada aos trabalhos doméstico como se a casa fosse toda minha .😮
Sou a mais velha de 6 irmãos... Tive que ajudar a cuidar de todos! E eu detestava ter responsabilidade sobre uma criança que não era minha. Hj com meus 36 anos e UMA LINDA FILHA COM 13ANOS, NUNCA JAMAIS QUIS FAZER DELA A IRMÃ MAIS VELHA.
Obrigar alguém ser responsável por um ser que ela não concebeu é inadmissível!!!!
Triste é como eles falam culpando a menina pela situação dela e livrando a cara dos adultos, ao dizer que as meninas tomam pra si a responsabilidade.
Também tenho uma filha e JAMAIS vou fazer o que minha mãe fez comigo, quem tem responsabilidade dela sou eu, eu que pari e eu que cuido dela não o contrário.
Quando meu pai faleceu eu tinha apenas 7 anos, e assim começou a responsabilidade em cuidar de 2 irmãs, logo depois minha mãe engravidou do quarto filho, cuidar de um bebê, sendo uma criança foi exaustivo. Por conseguencia, nunca quis ser mãe, entendia que ja tinha cumprido essa função. Espero que as mães reflitam, sobre essa carga que jogam sobre os ombros do filho/filha mais velho, pois não é escolha da criança.
Eu tive um ex que ele jogava várias responsabilidades nas costas da irmã e da mãe. Eram 5 filhos: 4 homens e uma mulher, e cuidar da casa, fazer compras, cuidar dos cachorros, etc era tarefa da mãe e da irmã. Fiquei me imaginando se tivesse casado com essa criatura, pois ele era bem folgado, largava roupa suja pela casa, nunca lavou uma louça, nunca fez algo relacionado à casa. Acho que me livrei.
Foi livramento mesmo.
Minha experiência: Sou a filha mais velha de 5 filhos, sempre cuidei dos meus irmãos e da casa, nunca se quer reclamei, pois na minha cabeça eu tinha esse dever por ser a mais velha. Hoje meus irmãos me chamam de "mãezinha", e me sinto honrada porque eles desenvolveram um respeito e consideração muito forte por mim. Hoje tenho uma filha de 7 anos, e sinto que a experiência de cuidar dos meus irmãos, me ajudou a ser uma mãe melhor para ela. Minha mãe, sempre sofreu com depressão então tinha dias que nem conseguia levantar da cama para comer, acabava que eu que levava os meus irmãos para a escola e depois chegava atrasada na minha. 😂 Não quero julgar a minha mãe, porque cada um sabe de suas lutas, então encaro isso como uma missão de vida.
Parabéns! Hoje vocè é uma grande mulher, amada e invejada por muitas.
Que lindo depoimento! Cada um reage de formas diferentes às adversidades da vida. Você, pegou os limões azedos que a vida te deu, e fez deles uma doce limonada!
Que lindo depoimento! Sinto que apesar de tudo, ter vivido isso me tornou mais forte😅
vc é uma Pessoa muito nobre e tenho certeza que sua Mãe é grata por ter Vc como Filha e seus irmãos tb devem ser gratos mas infelizmente o que mais tem são Mulheres traumatizadas pq foram obrigadas pelas Mães Narcisistas a serem Mães de seus Irmãos
Oi Melzinha, me identifiquei com você. Gostei. Meu sonho era ser irmã mais velha e nao teria problema em cuidar dos mais novos(as). E se eu fosse mãe eu ensinaria o mais velho(a) a fazer o mesmo. Sim, eu colocaria responsabilidade sobre um filho homem também, porque nao há mal nenhum filhos(as) ajudarem os pais em casa. Um homem que nao aprende a fazer de tudo importante nos serviços domésticos jamais deveria se casar. Como diz uma psicóloga que sigo "marido NÃO 'ajuda' em casa, ele tem que fazer a parte dele porque se dois moram juntos e obrigação de ambos', exceto se eles estipularem como querem viver. Mas nao deveria ser regra. E obrigação de AMBOS. Meu filho jamais seria um homem imprestável e vagabundo. Se existem rapazes assim é pq nao teve uma boa mãe e um bom pai pra ensinar. Homem também tem que aprender a cuidar dos pais na velhice, afinal, é filho.
Pior de tudo é que, a filha mais velha pra fugir dessa situação se casa e ai, passa a fazer a mesma coisa com a filha que teve. É um ciclo vicioso da humanidade.
Quando fiz 15 anos, ganhei de presente de um tio uma enceradeira (na época havia o "escovão"). Lembro de ter ficado feliz, pq facilitaria meu trabalho doméstico. Não era a mais velha, mas era a única filha mulher. Até hoje esse peso me acompanha. Inclusive entrei com processo de pensão para minha mãe, que mora comigo e está sob meus cuidados. Espero sinceramente que um dia essa realidade mude.
Que horror. A sociedade se baseia muito na escravidão feminina.
Com 8 anos ganhei minha irmã, e já ajudava a cuidar. Com 11 anos, ganhei a segunda, e já ajudava também. Graças a este fato, já estou preparado pra pai.
É complicado né, você como homem cuidou dos irmãos e agora se sente apto a ser pai, já as mulheres quando cuidam dos irmãozinhos ficam traumatizadas e não querem mais serem mães. Esta ideologia estúpida vira mesmo a cabeça dos estúpidos. Aí o mundo de fato fica de ponta cabeça.
Meu pai trabalhava, estudava e sustentava os irmãos dele quando ele tinha catorze anos. As crianças costumam a gostar de mim, os pais sempre pedem para elas brincarem comigo, acho muito legal, pois essas crianças são o mais perto que tive de ter um amigo, pena que sou atrapalhada, só sei brincar com eles.
@@Ale-mq2ii Cada um com o seu jeito de ser. Kkkkk
@@motorolamotog5785 Claro, porque este único comentário do rapaz representa muito bem as mães e pais do mundo. Deve ser por isso que nunca tem pai 12h noite no pronto socorro ou criança ou na reunião de escola, né?
Galera tá saindo de um fanatismo pra entrar em outro ...
@@stefanisilva2493 de fato ele bostejou...
Sou a mais velha de 6, passei por tudo isso, a pessoa fica com sérios problemas psicológicos para sempre.
Enquanto a família, pais e mães não se conscientizarem dessa violênc.ia aos direitos da filha mais velha, esse machismo sobreviverá diante do sofrimento das mulheres.
Tive só uma filha, pois crianças me causam alergia.
Problemas psicológicos se carrega por que se quer. Se não quiser...
@@motorolamotog5785 já pode cancelar todos os psicólogos terapeutas psiquiatras, teorias e mais estudos sobre como tratar traumas e problemas psicológicos afinal se é só querer/não querer pra que todo esse trabalho?
@@PessoaAleatoria01 pessoas sem sentimentos não entendem sentimentos. Só quem tem entende.
@@pranamello2037 , o trabalho do psicólogo é só te convencer de que o querer e o não querer a ti pertence.
Passei por isso desde 6 anos de idade, e não quis filhos.
Esse problema é tão comum em comunidades rurais que quando pais não o praticam acabam sendo mal vistos, e essa prática vira um ciclo, tenho uma irmã que passou por esse processo por ser de família rural, e agora mesmo morando na cidade há décadas ela tenta seguir os mesmos princípios tornando minha sobrinha de 11 anos uma espécie de tutora com a obrigação de cuidar da irmã mais nova de 4 anos, além do mais ela declara isso na frente da menorzinha que acaba se aproveitando da situação para exigir total atenção da mais velha e em certos casos agredindo-a na certeza que será defendida pela mãe, outro problema dos pais que praticam essa cultura é a intolerância aos conselhos de quem ver essa prática como errada.
Minha irmã fazia comigo exatamente igual tu sobrinha faz com a irmã mais velha. Tu não pode dar um toque na tua irmã?
Errado e tendencioso: não são as meninas que tomam a responsabilidade para si, são os pais que as obrigam a ter responsabilidade maior do que podem, muito cedo
Eu como sou o irmão mais velho, tive de cuidar da minha irmã e dos meus dois irmãos, além de fazer algumas coisas em casa. E já estou vendo isso acontecer com minha prima ainda criança, que é praticamente obrigada a cuidar do irmão mais novo.
Q triste isso, o ciclo só se quebra quando o mais velho não quer ter filhos.
Sempre comentei isso em casa. As meninas são na maioria das vezes as mais sacrificadas. Sou homem e sempre critiquei isso, porque vejo isso acontecer por aí.
Depois esses meninos crescem achando que as mulheres têm que fazer todo serviço de casa. O pior é que as próprias mulheres fazem isso às filhas.
Eu vejo muito isso na família. Tipo os homens até ajudam muito na criação dos filhos mas parecem que as mulheres se sentem mais cobradas sabe?
Sei não, os meninos sempre sao pressionados a começar a trabalhar mais cedo e sustentar a casa
Realmente, é um paradoxo que complica a luta pelos direitos feministas, no seu sentido mais nobre e urgente, que tem relação com emancipação, igualdade e respeito.
@@wagner9527 tbm, porém a sobrecarga mental das mulheres é absurdamente cruel.
Tenho 42 anos, sou portanto de outra geração e desde pequena tinha que fazer as atividades domésticas e também cuidar da minha irmã. Sem contar que ia banco toda semana fazer depósito, tinha que pagar a conta de água na Prefeitura, enfim todas essas coisas e eu me sentia uma menina injustiçada e sobrecarregada de atividades. Fico muito feliz que hoje descobriu-se um termo para definir tantas vidas femininas (sendo ainda crianças ou adolescentes) que sofrem com a desigualdade de tarefas.
Eu sou filha mais velha e de fato tive que dar suporte em tudo em casa. Mas não culpo minha mãe ou meu pai, pois eles foram criados no mesmo "modus operandi" em família pobre, sem muita ou nenhuma instrução. Tiveram filhos porque "Deus quis", sem planejamento. Aí sobrou para mim boa parte de algumas responsabilidades. Só que reconheço que o trabalho da minha mãe era mais árduo. E do meu pai também, pela responsabilidade de ser o provedor e ajudava em casa tb quando podia.
Entao são casos e casos.
Na minha casa o que acho que faltou foi um despertar muito intenso por parte dos meus pais que eles não tinham condições financeiras de ter filhos.
Hoje tenho 36 anos e não pretendo ter filhos. Passei perrengue demais e sigo passando. Rs
Eu realmente desenvolvi uma personalidade de cuidar das pessoas, um espírito materno em tudo que faço, mas é cansativo. Demorou um tempo para eu parar de me doar como se fosse mãe dos outros e me colocar em primeiro lugar.
Eu tenho vontade de chorar quando lembro que minha melhor amiga quando era criança , era a única menina e no almoço ela não tomava o suco , o queijo no macarrão tb nao era pra ela , só o que sobrava ela podia comer tb era a única que fazia tarefas domésticas ! Ela aos 20 anos era a que tinha a maior renda e todos a explotavam ! Fora inúmeras injustiças que não vou relatar aqui Hoje tem depressão profunda, apesar de ser programadora , casada e com uma filha , o dano na infância foi enorme
Além de tudo que foi dito no vídeo, destaco a responsabilidade de dar ou ser o exemplo de bom comportamento ( moral)em todas as áreas e em todas as idades, para as demais irmãs.
Dar um bom exemplo então seria ruim, é isto?
Eu ia postar exatamente isso. Eu souj a mais velha, sei bem como é.
Não só as IRMÃS os IRMÃOS também tem que fazer as tarefas.
@@PessoaAleatoria01 eu nunca fui amado e nunca liguei muito para isto, mas cada um cada um.
Até hoje ouço isso, tem que dar exemplo a suas irmãs 😬
Isso é a minha vida! Passei por isso desde os meus 8 anos e agora com 58 vejo minha vida nesse artigo. Gostava de cuidar dos meus irmãos, mas sempre que surgia a oportunidade de um passeio com toda a família eu ficava de fora para tomar conta da casa. Sofro hj com uma mãe velha mandona e seletista. E eu não sou a preferida. Só sirvo para cuidar dela porque sou a filha mais velha e tenho que ficar com essa obrigação sozinha. Tenho fobia do dia de sábado…começava a faxina as 07 horas da manhã e só acabava a noite, só um irmão que me ajudava. Espero que um psicólogo me ajude.
Fui a mais velha de 7, lembro quando era pequena, me falavam: olha lá a pia, quando você alcançar vai lavar louça. Comecei antes, encima de uma cadeira. Com 9 já passava roupa e cozinhava.
Todas as fotos estou com um neném no colo. Dava banho, dava de comer, fazia dormir, se caía era minha falta de atenção.
Optei por nao ter filhos, pois sinto que ja tive.
Hoje sou uma mulher que vive alerta
Nao foi facil pra minha mãe, mas em mim foi mais difícil, era criança demais pra ter absorvido tanta responsabilidades que me deixaram marcas que reverberam até hoje.
Eu não sou a mais velha, minha mãe costurava em casa. Então, eu fiz a parte dela, inclusive dei até as vacinas, matrículas de escola e levava também. Aprendi com isso ter preocupações com gás, roupa e comida. Em resumo: Fico feliz por ter ajudado minha mãe, que sofria também (todo dia quebrava uma peça da máquina de costura). Ela ficava muito nervosa. Mas, eu fico um pouco revoltada de ter tido tanta responsabilidade tão cedo. Isso pesou pra mim.
Certissimo, faltou dizer que muitas das vezes as "filhas mais velhas " não se preparam adequadamente na sua formação para uma profissão, devido ao fardo que lhes é imposto desde tenra idade.
Tudo bem no passado até poderia ser compreendido como "sobrevivência" mas nos dias de hoje têm filhos quem quer, os métodos anticoncepcionais são diversos. O que falta é RESPONSABILIDADE filho não é um bonequinho bonitinho, não é um ser humano que virá à esse mundo para enfrentar inúmeros problemas.
Portanto deve-se PENSAR muito antes de se ter filhos e se os tiver ter responsabilidade suficiente para cuida-los 😐
Os pais simplesmente jogam a carga deles em cima da filha mas velha, ela não tem que carregar nada de ninguém, apenas ajudar mas não aponto de se prejudicar por conta dos pais irresponsáveis!
Minha mãe saiu para trabalhar quando eu tinha 7 anos e meu irmão 4. Eu tinha que arrumar a casa fazer comida e cuidar dele, quando não ficava do agrado dos meu pais eu era esculachada,não bastasse isso nas férias da escola minhas tias deixavam os meus primos na minha casa para eu olhar! Éramos em 6. Tudo quem acontecia era minha culpa dizia meu pai pois eu era a mais velha! Minha mãe uma época começou a fazer bolos para fora aos finais de semana e eu ficava até tarde arrumando a cozinha com ela!
Eu cheguei a fazer até rematrícula da escola do meu irmão eu tinha 15 não tinha nem maioridade para fazer isso!
A minha rematrícula eu mendigava para familiares irem assinar pq minha mãe não podia sair 30 min ou meu pai do serviço para irem lá! Isso me marcou muito esse abandono… Não tenho raiva deles mais isso deixou alguns traumas na minha vida adulta!
Passei por isso. E ainda por cima, minha mãe é bastante machista. Eu, que era a única menina, era obrigada a fazer tudo e ainda sofria todo tipo de abusos por parte de uma mãe narcisista, machista e borderline, a qual só sabia colocar filhos no mundo e jogar toda a responsabilidade para mim. Ela inclusive dizia que era obrigação minha. Sempre me senti sobrecarregada e "velha" para a idade que tenho, devido à sobrecarga sobre mim. Nunca irei me recuperar disso. É um trauma que carrego. Hoje, optei por ser solteira, morar só e não ter filhos. Foi a melhor atitude que tomei na minha vida.😊
A Síndrome da filha mais velha tem solução: a conscientização da Divisão de Tarefas entre os irmãos da família. Hoje, os homens já cozinham muito bem. Cuidar do lar, em Divisão de Tarefas para auxiliar a Filha mais velha, é questão de acertar deveres entre os filhos.
É questão dos pais saberem educar todos os filhos. Exemplo um lava a louça nesse dia, no outro dia lava o outro filho.
Eu faço parte dessa geração evoluída. Muitos de nós, espíritos evoluídos vivemos com espíritos pouco evoluídos e por isso essa dificuldade de convivência. Nao é fácil voce ter conhecimento, informação e ser iluminado, e conviver com gente burra, preconceituosa e ignorante. Os evoluídos são luzes para quem quer melhorar o mundo.
"[...]muitos dos avanços conquistados por mães, em termos de igualdade de gênero no trabalho, vieram as custas do esforço de filhas mais velhas, que tiveram que lidar desde cedo com tarefas domésticas."
Perfeito
Sou uma filha mas velha ,sempre ajudando sem esperar nada,nem carinho e agredecimento
Isso está entre a escravidão e a servidão. Muito injusto.
Caramba!!!!!😮😮😮 Sempre existiu!!!!! As famílias que conheço, que tem filhas meninas, reproduzem este comportamento em maior ou menor escala!! É realmente injusto, quando pensamos nos detalhes e implicações. Excelente artigo!!!
Isso é muito real, tenho irmãos mais velhos, porém eu sou a filha mulher mais velha, assim também como neta. Na minha família nunca teve divisão de gênero quanto as tarefas domésticas, meus irmãos também cuidavam da casa, lavavam, passavam e etc.
Mas quando se tratava de cuidar os mais pequenos, ajudar os pais com o financeiro e resolver problema, eu que tinha que lidar com esses assuntos por ser mais responsável. E quando a minhas avós precisavam de ajuda para ir no banco, a consultas e ao hospital, eu que sempre acompanhava.
Esse podcast descreveu minha infância toda.
Filha mais velha não toma pra si este fardo. Ele é colocado nas costas dela pela mãe que está só, sobrecarregada para dar conta de tudo. A menina criança se pudesse ia brincar. Ela não age como substituta por decisão própria, ele é obrigada a isto. Não se deve colocar a culpa na vítima. Devemos encarar que as mães e pais são os responsáveis por esta exploração e perda da infância, não a criança.
Realmente pelo mundo afora existe este sério problema que não permite que a Filha mais Velha não tenha infância, deve ser muito triste, triste, triste.
É um fato muito comum, mas também acontece com meninos.
@@PessoaAleatoria01Não tem nada com pobreza. Tem tudo a ver com os hábitos dos PAIS.
Eu sou a filha mais nova. Cuidei da minha mãe e hoje tenho que cuidar dos irmãos mais velhos. Estou tentando me afastar, mas com isso um já deixou de falar comigo.
Vá cuidar de vc. Não se sinta culpada. Nosso primeiro compromisso é conosco mesmo.
@RedPill MGTOW Medo de não ser o centro do mundo, né, neném? Toma 🍼🍼. Talvez ajude.
Gata, terapia e uma boa dose auto estima. É td q vc precisa. Boa sorte 🍀
@RedPill MGTOW Eu faço mesmo. Muita. Por isso, não sou uma solitária, falida q segue coach de sedução ou coach de masculidade q na 1a piada, ameaça mina de m0rt3 na DM do Instagram. Na vdd, minha auto estima é tão em dia, que já tenho uma formação acadêmica, estou fazendo a 2a na Unicamp, sou noiva de um gostoso, lindo, bem sucedido e tbm sou bem sucedida. Vc deveria experimentar terapia, ao invés de viver essa vida medíocre de h4t3 na Internet e coach que explora tuas inseguranças. Quem sabe, vc nao teria a vida do meu noivo ou a minha, né? ☺️☺️☺️☺️
@RedPill MGTOW Sim, sou put4 mesmo. Sento, rebolo, faço pirocóptero giratório no meu noivo e ele ama. Se lambuza.
Minha irmã mais velha nunca quis ter filhos, lembro de qto era cobrada para cuidar dos irmãos, éramos em cinco e ela falava que colocava filho no mundo pra ela cuidar, realmente uma injustiça é irmã mais velha e muitas vezes a avó… sempre mulher… com diz uma amiga feminista”filhos são da sociedade e portando tem de ter suporte do Estado…
Minha irmã até hoje leva essa função , cuida do meu irmão mais velho do que eu que parece uma criança . Sofremos muito com a separação dos meus pais e criado só com pai , ela precisou cuidar da gente cedo , pois a ex mulher do meu pai não gostava da gente . Não foi fácil .
A filha mais velha nada mais é do que a esposa da mãe. Cuida das crianças, lava, passa, apanha.
Parabéns pela matéria publicada. Grande colaboração as pessoas que passam por a situação.
Minha mãe foi vítima disso,trabalhava e cuidava dos irmãos bebês,desde criança.
Na história recente, as meninas mais velhas continuam nas resposabilidade dos serviços domésticos, enquanto os meninos ficam no vídeo game e futebol, a vida do homem sempre foi muito difícil ao longo da história, meu pai e tios tem a coluna estourada por carregarem toras de madeira e outros serviços braçais, levantavam as 5 h da manhã, se o caminhão atolasse ou atrasassem o serviço, ficavam com fome. Quando criança/adolescente eu ia passar as férias no sítio, ajudava meu primo a roçar, carpir, cavar buraco pra colocar cerca, as mulheres ficavam com os serviços domésticos, nisso a maior responsabilidade em casa sempre ficava para a filha mais velha, a dinânica da sociedade mudou, infelizmente pra filha mais velha nada mudou.
Não é a regra sou filho mais velho de 4 irmãos, eu vim de uma família sem muito poder aquisitivo, pais que saíam araa nos sustentar, as responsabilidades sobrecarregava-me. Me identifiquei com a reportagem.
Aconteceu comigo. Foi Terrível para mim. Me trouxe inúmeros prejuízos colhidos ainda hoje.😢 terrível
Quando eu tinha 15 anos minha bisa era muito doente, e quando minha mãe ou minha avó saiam eu ficava responsável por ela, já que ela não podia se levantar nem fazer muita coisa. Só quem já cuidou de uma pessoa doente sabe como é horrível, a minha bisa era muito magra e muito fraca, parecia que eu estava acompanhando a morte dela, e isso me fazia muito mal. Meu pai que na época não trabalhava ficava no quarto dele, e eu tinha que ficar com ela. Eu me sentia tão mal e tão pressionada que eu tinha pesadelos constantes com isso, um que me marcou muito foi um em que minha bisa morria e minha mãe me culpava pela morte dela.
Samara querida, muito obrigada por cuidar de sua bisavó. Tente ir falando com as pessoas sobre angústias que possam causar a você. 🥰🙏🏼
Você não foi culpada de nada. Quem tem culpa são os que te culparam. Aqueles irresponsáveis e inúteis.
Faça um bom tratamento e ficará curada de sua depressão, tenha certeza. Vc fez a sua parte os reclamos de sua Mãe não tem fundamento. Sua avó faleceu no dia que DEUS determinou.
E sua Mãe não cuidava de sua avó??
Seja Feliz , busque sua felicidade e nada de culpa. Arranque esta depressão através de um bom tratamento e muita FÉ em DEUS!!
Você foi exposta a uma situação difícil e sem apoio.
Mesmo com todo receio que comentou, acredito que vc foi e ainda é uma guerreira. Não é fácil lidar com isso e qualquer exposição a momentos nada confortáveis pode trazer sequelas..... Eu tenho aos montes como irmão mais velho desde os 8 anos e minhas marcas seguem até hoje aos 46.
Força, você consegue superar este sentimento, ainda que sirva de exemplo para outros.
Menina Samara, você fez o seu melhor pra idade que tinha. Se sua mãe ainda estiver viva, converse com ela sobre como foi ter vivenciado essa experiência. Se acha que não consegue falar, escreva uma carta pra ela e deixe fluir seus sentimentos. Vai te fazer bem e a ela também, pois ela vai conhecer você melhor. Sinta-se abraçada.
Quem nasce primeiro 🤔eu falo, carrega as responsabilidade , não é fácil, comecei com 6 anos!!
Quem nasceu primeiro foram os pais, oras. 😂
@@dion5804 muito engraçado vc🤨, é filhos mais velho🙄
@@evaniasilvaantoniasse752 Fds. Não é responsabilidade do filho o outro filho que não é filho dele. Ponto final.
@@dion5804 💔
Sou a mais velha de três irmãos e não passei por essa síndrome na minha casa, porém tive um papel inglório de ser o " exemplo " para meus irmãos, no sentido de ser a boa filha, obediente ao extremo, a aluna nota 10. Tive uma educação muito rigorosa e não vi isso nos meus irmãos, com eles não tinha todo esse " peso". Quanto a copiar o comportamento da mãe, jamais, eu sou o seu oposto em quase tudo.
E tive como propósito, ao ser mãe, de livrar minha filha disso.
Aqui tenho um casal e com pequenina diferença de idade ,então os dois são tratados de forma igual e ao mesmo tempo independente pois são pessoas com personalidades diversas demais.
Algumas regras são iguais mas essa cobrança de ser exemplo um para o outro eu não estabeleci aqui.
Ué, ser um bom exemplo como você foi, é ruim?
@@motorolamotog5785 Sim, pesquise mais sobre síndrome do impostor
Isso é pura verdade, enquanto minha mae trabalhava, eu com 8 anos, cuidava da casa, da minha irma de 5 anos e do meu irmao de 1 ano e apanhava caso minha mae chegasse e as coisas nao tivessem feitas, fora as coisas da escola e foi assim até os meus 19 anos..hj nao penso em casar e nem ter filhos, so quero morar sozinha
Q bom q tu te libertou.
Isso é trabalho escravo, de um dono cruel. Toda criança merece respeito, amor e espaço seguro para ser criança e crescer. Tanto vc quanto seus irmãos mereciam apoio de um adulto, e não isso. Muita crueldade bater em filhos para forçar trabalho doméstico. E ainda no discurso hipócrita de que a obrigação que é deles seria sua. Quão confuso isso é para quem está crescendo e precisa de apoio.😢😢😢
Sou uma delas😢! Por isso tenho uma education diferente para meus meninos! 🙏
Bom dia. Excelente conteúdo. Tenho 63 anos e vivi isso qdo tinha apenas 10 anos eu e minha irmã mais velha cuidamos de irmãos mais novos pra minha mãe fazer um bico. Enfrentamos situações muito estressante inclusive vê nosso irmãozinho ter a barriga queimada com café quente. Penso que essas situações gerou traumas em nós. Tive síndrome do Pânico com 18 anos e hj convivo com depressão.
Já vi menina de 6 anos cuidando dos irmãos na época que minha mãe era conselheira tutelar. Cada situação... Esse mundo é terrível.
Aqui em casa alem de irmã mais velhas eu sou prima mais velha então a responsabilidade sempre foi minha e sem contar que isso foi tão bem estruturado em mim que ate a" mãe " do grupo de amigos eu sou
Eu sou a filha mais velha, tenho apenas 1 irmão e temos 1 ano e 4 mesea de diferença. Sempre fomos pobres, eu fui criada de uma forma bem diferente da do meu irmão: cobrada para ser exemplo, a melhor, organizada, estudar sempre mais, nao poder errar. Meu irmão sempre pode brincar mais, ser menos responsabilizado pelos erros.
Hoje eu tenho 27 anos, graduada e pós graduada, sou casada, tenho minha casa, ocupo um cargo de chefia e tenho medo o tempo todo de decepcionar meus pais. Faço terapia e tomo medicação.
Meu irmão: mora com meus pais, joga video game o dia todo, com quase 26 anos.🤡
Sai fora!Pense bem. Não vale a pena!
As pessoas tem filhos para os filhos fazerem o trabalho delas e elas poderem abusar de alguém indefeso
Acontece bastante. Antes se tinha filho pra trabalhar na roça. A maioria tem filho por motivos egoístas se vc parar pra pensar bem.
@@dion5804 meus genitores deixaram bem claro que só me tiveram para alguém cuidar deles na velhice
@@515615100 Eu sei. Essa é a razão mais comum no mundo todo. A segunda é status (social ou religioso) e herança. Isso são os filhos planejados. Porém, metade das gestações não são desejadas (por diversas razões indo de violência sexual a problemas hormonais ou transtornos psicológicos). Ou seja, boa parte das pessoas que estão no planeta são maltratados e mal cuidados desde a concepção em um ciclo de sofrimento sem fim. Complicado.
Aqui a avó do meu esposo vive dizendo que as mulheres de hoje não aguentam criar 1 filho…. Que na época que ela era nova, criou 4 (eram 5 e 1 morreu afogado aos cuidados de parentes ). Ela teve uma vida muito difícil, mas a realidade é que Infelizmente ela não criou ninguém. Uma filha foi cuidando da outra e as mesmas cuidavam da casa e ajudavam ela com o serviço de lavar e passar roupa.
Isso é tão prejudicial que as pessoas nem imagina,eu quando criança nunca briguei como uma criança comum porque tinha que cuidar dos meus irmãos, lembro de que eu era tão pequeno que subia em uma beliche pra dobra os lençóis da casa,e muito difícil não saber o que uma infância não culpo minha mãe por isso hoje eu entendi que ela não tinha outro jeito,mas hoje tenho uma única filha e não sobrecarrego ela porque sei como foi ruim pra mim.
@@PessoaAleatoria01 Mas é bom lembrar que os seus filhos não pediram pra nascer. E tem muito pai e mãe que abusa da posição de superioridade.
Sim eu sei,ela tem uma rotina e tanto com as coisas de casa como outra coisa ela faz pra aprender não por obrigação,como guardar louça arrumar a cozinha, quando ela fez 12 anos ela já sabe cozinhar alguns alimentos, tudo isso ela faz como forma de aprendizado e não como uma obrigação, entendo que tudo em excesso é ruim.@amp7686
@@taniacabral4437 Tudo tem que ter equilíbrio. Não sobrecarregar e fazer de escrava, e também não ter uma vagabunda mimada. Você faz o certo criar alguém no equilíbrio.
Aqui em casa houve a troca de papéis. São os filhos que cuidaram dos pais desde de crianças.
Sou filha mais velha passei por td isso
E pior que vc se sente na obrigação de continuar servindo p resto da vida
É como se vc tivesse a obrigação de fazer td que ngm quer fazer
Sendo caçula d 5 mulheres q há 40 anos me mal tratava, explorava, humilhação pra q eu a substituísse nas tarefas ainda q fossem demasiado desgastante numa casa com 7 pessoas.Resultado ñ convivo há 20 anos e nem me faz falta.
Minha mãe morreu cedo e aprendi com muito custo a fazer atividades domésticas, terminei os estudos tardiamente, fui mãe muito jovem, mas tinha um objetivo: ser cantora. Quem diria que hoje, depois de trabalhar muito, estudar música com muito custo e criar um filho, sou grata por ter aprendido a lavar, cozinhar e cuidar da minha própria vida sem depender dos outros. E ainda ensino meu marido a limpar e cozinhar. A vida não é perfeita, a vida não é apenas uma via, mas a vida pode ser boa se você quiser.
Eu entendo sou a filha mais velha. Se os irmãos fazem algo errado a culpa é sua, responsabilidades desde cedo, e se não fizer certo o serviço doméstico a culpa é nossa. Não sei me divertir, não consigo, faço terapia mas não é fácil.
Eu nunca quis isso,mas não é minha escolha e com certeza a cobrança é enorme,inclusive até como prima mais velha também.
Minha mãe sempre fez as meninas trabalharem e os meninos podiam
Brincar e serem felizes!! Não arrumavam a própria cama… temos praticamente a mesma idade (1 ano e 9 meses de diferença) … o argumento: são meninos … temos uma péssima relação até hoje…
O motivo de eu ter pavor da ideia de virar mãe. Fui colocada pra trabalhar em casa de familia c 12anos de idade, por necessidade? Não...pra "aprender a trabalhar".
Isso é um crime.
Isso é muito brutal, cruel e injusto, sinto muito mesmo
Aquilo aconteceu comigo😢 injusto de mais, agora eu nem soporto crianças, mas felizmente moro sozinha e ja não tenho que ser escreveçada por ninguem
Normal. Conheço pessoas que foram mães e pais dos irmãos e desistiram de ter filhos. É normal também.
Interessante reportagem. Vi comentários de gente que nao gostou de ter absorvido a responsabilidade de irmã mais velha. Mas isso porque essa responsabilidade e diferente do filho mais velho, pelo que eu entendi. Enfim. Eu gostaria de ser a mais velha e de ter vários irmãos mais novos pra cuidar. Tenho o instinto materno apesar de nao ter sido mãe. Nao teria problema em cuidar dos mais novos(as) com mto amor e nao obrigação. E como sou uma pessoa evoluída, ensinaria a 'arte de cuidar com amor" para filha mais velha ou filho mais velho. Simples assim.
O meu caso é diferente. Sou a caçula e fui escravizada para fazer os trabalhos que teoricamente os mais velhos teriam que fazer.
Obrigada pela leitura do artigo, Mônica querida. Esse assunto é caro para mim.
Me definiu...Desde os 6 anos ajudava minha mãe com meus irmãos e a casa. Nunca reclamei. Mas sempre tive q ser responsável. Apesar de tudo, sou grata pelo caráter q criei.
Mais alguém inteligente na área.
Minha sogra cobra um neto, mas nós não queremos, já que minha esposa foi "mãe" do irmão dela com 6 anos. Temos 17 anos de casado e sem intenção nenhuma de ter filhos.
Realmente está questão da síndrome da filha mais velha é complicada porque é uma criança tomando conta de outra criança, Fazendo com que ela perde sua vontade de ser criança porque assim que virar adulta terá que dar um jeito de arrumar um emprego de verdade, Muito complicado.
O mundo é complicado, parceiro.
E injusto. A pessoa não pede pra nascer e não escolhe cair em uma família assim também. E pensar que metade das gestações em média não são desejadas. A quantidade de gente mal-parida nesse mundo...
E aí qd a gnt fica adulta fisicamente, só encontra homem/chefes imaturos, parceiros que nos tratam como empregada doméstica ou que tenta nos manipular 🤡🤡 Enfim, a ironia da vida.
Ou quando seus pais são infantis e ocupados você acaba se colocando no lugar
Meus pais nunca que pressionaram a gente parqla fazer as tarefas de casa é claro que a gente ajudava é umas 3 tarefas e mais só quando há necessidade, ( um dos dois ficava doente). eles sempre pediram p gente focar nos estudos Por outro lado a pressão sempre foi maior na minha irmã, ela era responsável por qualquer queda que eu levava ou qualquer besteira que eu fizesse e meu pai sempre deixou claro quem era sua favorita e antes eu era muito nova p entender e perceber isso.
Se seu pai tivesse consciência do que fez ele teria vergonha de impor uma situação dessa para as filhas. É muito injusto também para os irmãos mais novos que podem sentir culpa, e não tem um adulto preparado para proteger e cuidar como se deve. Nenhum dos irmãos tem culpa alguma, mesmo que assim se sintam, nenhum irmão mais novo escolheria isso.
Minha experiência. Sou filha mais velha de 4 irmãos, acredito q toda a ajuda q doei sem reclamar a meus pais e irmaos tem um valor maior e nunca achei sacrifício nesses trabalhos,e acredito q somos únicos e nossas experiências de vida desde sempre e principalmente na família sempre vale a pena tive meu tempo de ajudar eles e eles também ja me ajudaram muito e a meus pais também, ate acredito q aos mais novos acaba sobrando dedicar e cuidar dos pais qdo esses ja estão mais velhos e com menos saude e os do meio passam a ocupar as responsabilidades qdo os mais velhos saem de casa tds vao contribuir de alguma forma no seu tempo .todos temos uma missao na família e a diferença d idade entre os irmão nao torna mais novos fardos . Ser mais velha e ter ajudado minha mãe e meu pai me tornou uma pessoa melhor sou grata a Deus e tudo que vivo com minha família é aprendizado sempre penso q me ajudou a ser a mae e esposa q sou hoje. Se a sociedade dedicar tempo pra busca diagnóstico pra toda insatisfação pessoal vai criar uma síndrome pra cada classe q ser humano existente.
Tenho uma irmã e sou a mais velha, ainda bem que meus pais nos criou normalmente iguais, não colocaram maior responsabilidade nas minhas costas, sempre nos incentivando a estudar e ver que os estudos é o caminho para um futuro bom. Desde sempre a mãe e a vó faziam as coisas em casa e eu e minha irmã, a gente brincava, jogava vídeo game e estudávamos. Hoje com trinta anos sou formada em Biblioteconomia e minha irmã com 29 é pianista erudita formada em música clássica e mora na França e lida sozinha com a vida dela. Nenhuma de nós nós tornamos dependente dos pais. E nós não pensamentos, nunca tivemos a ideia de ser mães e tá tudo bem, minha mãe acha isso muito bom haha
E assim a humanidade vai se acabando no minimo de mim mesmo. Amém.
Em minha FAMÍLIA jamais aconteceu este problema. Minha primeira irmã não cuidou das irmãs ou irmãos. Sempre fui cuidada por minha GRANDE MÃE e MEU PAI!
Sempre fui grudada em minha SAUDOSA e AMADA MÃE!!
Tive infância, adolescência e Idade Adulta FELIZ ao lado de MINHA GRANDE MÃE, PAI, e IRMÃOS e IRMÃS.🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷🙏🏻🌷
SEMPRE FUI MIMADA !! Infelizmente não convivi com meus avós quando eu nasci já eram falecidos, INFELIZMENTE!! Mas meus Tios e Tias eram muito bons.
E o pai?
Acredito na tipificação do trabalho, meu pai me levava para ajudar nas tarefas consideradas masculinas e isso foi transformador na minha vida
Minha mãe teve q cuidar dos irmãos e teve q trabalhar e ficar de babá de.madame. enfim, minha mãe nunca me deixou fazer nada e nem cuidar dos meus irmãos. Grande mãe eu tive. Um salve para ela.
Deviam fazer um estudo verificando a proporcionalidade das irmãs mais velhas que não querem ser mães em detrimentos das irmãs mais velhas que são mães. Daí daria pra tirar o quanto isso foi/ é prejudicial à decisão da maternidade nessas meninas.
Ter filhos não é facil, nunca intendi porque as pessoas não usam os neurônios qie tem e não param no primeiro filho, afinal mal conseguem cuidar de um e continuam pondo filhos no mundo. Sou filha única e não tenho vontade nenhuma de por filhos no mundo, por mais que eu ame crianças não tenho vontade de ter a responsabilidade de uma vida dependente de mim.
Não confunda a realidade do Brasil que pobre faz filho pra depois decidir como vai criar, com filho de classe media pra cima que normalmente são dois.
Isso é tão comum...
Não só meninas...
Meninos também passam por isso...
Meu pai era mais velho (diferença de 10 anos)... Tinha que cuidar do irmão e da irmã... Até dar banho.
Além disso tinha que trabalhar fora e dar o dinheiro para a mãe.
Exatamente! Eu passei por isso, meus colegas também. Pela minha realidade, quando o filho não sabe fazer as coisas em casa, a filha também não sabe.
No fim das contas eu acho muito positivo pq não dependo de mulher pra me virar, faço tudo o que preciso. Consigo trabalhar fora e dar conta da casa.
@@jpaulog12 , então, né, e você não ficou traumatizado, pelo contrário agradece, já com as meninas a ideologia diz que ficam traumatizadas. Maldita ideologia.
Isso não ideologia e sim que diversidade entre os seres humanos, duas pessoas podem passar pelo mesma situação e experiência não vai ser igual, errado é querer impor só tipo de conceitos ou ideal e achar que todo mundo vai agir igual, tem vários tipo de personalidade. Agora que muitas vezes uma criança só quer ser criança é verdade, e a culpa é dos pais que passam o fardo todo , e criam pessoas frustrada e traumatizada
@@motorolamotog5785 Não é ideologia. É a realidade. A maioria esmagadora das vítimas desse sistema de exploração doméstica são as meninas. Isso é inegável.
Tem também a sindrome dos cunhados solteiros e cunhadas solteiras. Os irmãos ou irmãs casados ou casadaa acham que seus cunhados ou cunhadas solteiros são obrigados a ajudar no sustentto de suas famílias.
E sou o irmão do meio e minha irmã mais velha sempre foi meio mãe pra mim.
Acho que é muito verdade isso. Praticamente vc se anula, nem sonha mais.
Ou desiste de ter filhos porque já cansou kkk
@@dion5804 Isso mesmo, e se não casa os irmãos que casaram ficam enchendo o saco, te desfazendo pela falta de filhos, perguntando quem vai cuidar de vc na velhice, mas esquecem que hoje em dia, poucos filhos, cônjuges se importam em cuidar de seus pais, ou maridos, ou esposas.
Numa quetão de sobrevivencia, as filhas mais velhas sobreviverão!!
Sou vítima dessa síndrome.
Isso só acontece em famílias de classe baixa e média baixa. Que não podem pagar empregada doméstica ou baby sister
Ou seja a grande maioria da população.
Excelente reportagem. Gostaria de saber como é o emocional delas qdo mais velhas
Muitas optam por não ter filhos ou adiam bastante a maternidade. Outras acumulam traumas de culpa por erros que cometeram ao cuidar dos irmãos ou repetem o comportamento negligente que receberam de seus pais dando continuidade a corrente de traumas. Pode ter várias consequências. Tem muitos fóruns na gringa com mulheres do mundo todo relatando isso.
O meu é todo ferrado. Nunca quis filhos.
Total absurdo colocar a responsabilidade de cuidar de irmãos e casa do que seria dos pais que não conseguem fazer controle de natalidade.
Ajudar com tarefas domésticas claro que é certo, tanto para meninas qto para meninos, mas deixar tudo nas costas das filhas mais velhas é um absurdo.
Antigamente as mães tinham 6,8,10 filhos. Os mais velhos tinham que se virar nos 30, principalmente as mulheres,subalternas aos " machos" da família feliz.
Eu sei bem como é isso,eu era praticamente uma escrava.sem nem um direito só deveres com 4 irmãos mais velhos que eu. E 2 casal de irmãos mais novos ,e ainda tinha sobrinhos, de 2 duas irmãs mais velhas.
É bem a definição de escravo mesmo, e ainda pior é que a exploração vem de alguém que deveria amar e proteger e guiar... Confunde muito a cabeça de uma criança ser explorada desse jeito pela família...
Eu acho que o governo deveria interferir nesses abusos psicológicos que os pais jogam nas costas dos filhos, 05:25 muita palhaçada esse trecho! Revoltante! As próprias mulheres repassam esses costumes para as filhas, existem informação de sobra que mostra que não é assim. Fora que a BBC fala como se trabalhar forçado pelos pais fosse melhor do que "cuidar da casa".
Não sou a filha mais velha e a responsabilidade de cuidar do meu irmão caçula ficou da minha irmã, no foi por maldade e sim por necessidade. Mesmo assim eu sempre gostei de trabalhar e hoje com mais de 60 anos ainda trabalho, graças a Deus