COMO LIGAR O ATERRAMENTO TT ??
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 1 ธ.ค. 2024
- O aterremento TT, que é um dos mais utilizados nas instalações elétricas prediais. Ele faz parte dos aterrementos comentados na NBR-5410, é seguro desde que seja usado juntamente com um DR.
Nesse vídeo vou mostrar quais são os problemas e riscos que o aterramento TT pode apresentar.
O aterramento elétrico, pode ter várias funções, como um aterramento de proteção, como um aterramento funcional, aterramento para referênciar o transformador.
O aterramento pode ser feito de várias formas, como com hastes de aterremento, onde pode ser 1 ou 3 hastes de aterramento, ou um aterramento estrutural. O importante é que o aterramente tenha um baixo valor em ohm.
Nesse vídeo vou explicar como funciona o aterramento, vamos tomar como exemplo o aterramento do chuveiro, e entender o que é a fuga ao aterra, ou fuga de corrente ao terra. Que é exatamento o que o Dr, ou IDR irá detectar e atuar, afinal de contas o DR detecta justamente essa fuga ao terra, ou também conhecida como a fuga de energia.
A norma NBR5410, demonstra vários tipos de aterramento, como o aterramento TT, aterramento TN-s, aterramento TN entre outros, num próximo vídeo vamos abordar esse assunto.
O importante é que toda instalação elétrica, tenha seu aterramento, desde um aterramento elétrico residêncial até um aterramento elétrico industrial.
Paa entender melhor sobre a corrente alternada, sobre DDP, tensão elétrica, fechamento estrela triangulo, vou deixar os links aqui a baixo do vídeo.
O que é fuga ao terra?
• COMO FUNCIONA O ATERRA...
Video anterios sobre o neutro, oque é o neutro?
• Oque é o monofásico? P...
Bifásico ou trifásico? Qual é melhor?
• Bifásico ou trifásico?...
Oque é corrente alternda?
• O que é a Corrente Alt...
Oque é DDP ou tensão elétrica?
• DDP, TENSÃO E VOLTS! V...
COmo fazer o fechamento estrela-triangulo?
• ESTRELA TRIANGULO 220-...
CONHEÇA NOSSOS CURSOS:
www.eletricida...
musicas: www.bensound.c...
Nos EUA, em instalação residencial, só TN. O terra serve como neutro secundário. Um fio porreta e de baixa resistência ligado no neutro. É pra fazer um disjuntor cair com mais confiança em diversos casos especialmente em casas antigas. As casas daqui são de madeira, curto pode levar a tragédia com muito mais facilidade.
Ótima aula meu querido!! E bem didática. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 ganhou meu respeito like e um seguidor tbm.obgdo.
Bacana! Muito bem explicado, quebra aquele mito de que um aterramento é melhor que o outro, mas sim mostra a diferentes situações onde pode usar TT ou TN
Eu nesmo nao sabia desses riscos do aterramento TT. Obg prof
Vc é muito foda! Exatamente as dúvidas que 99% dos eletricistas têm.
Não para cara, que com seu auxílio a gente vai longe. Abração.
Obrigado prof , agora eu entendi o esquema TT , com todos esses riscos q vc falou, prefiro não arriscar, agora quero saber sobre o esquema de aterramento TN-S . Deus te pague
Perfeito professor
Explicação top, nos mínimos detalhes objetivo e sem enrolação. Parabéns!!!
A melhor explicação que encontrei, parabéns
Excelente aula. Vai direto ao assunto sem ficar pedindo like, e sem fazer propaganda de cursos. Nota 10. Já vou fazer a inscrição e acionar o sininho.
Obrigado
E vai dar o cursinho
O meu patrão é antigo eu uso o TT, só que eu uso também o DPS e o DR.
Boa noite , Professor aqui aonde eu moro não tem o neutro , eu assisti ao vídeo aula do Senhor vou ter que fazer o aterramento tt , aqui 220V trifásico , vou acrescentar o DR , a vídeo aula do Senhor me ajudou muito !!
Seu vídeos estão de parabéns, essa linguagem simples se faz necessário pra leigo ou até mesmo profissional que não tem total domínio, com eu.
Concordo com essas informações. TT, TN etc... do meu ponto de vista o fator principal para usar TT ou TN é a rede de distribuição publica (empresa de eletricidade).
Na europa nas instalações elétricas que usam as redes publicas de eletricidade (230/400v), a maioria usa TT.
No TT o Diferencial é obrigatório, existe DPS monofásicos e trifásicos preparados para TT.. podemos comprar DPS separados e fazer a ligação para TT.. ou usar Diferencial Seletivo.
Na europa o neutro é aterrado 300 em 300 metros nas redes de distribuição publicas (ele não é aterrado na entrada da instalação, casa etc).
Nos estados unidos o TT é proibido por que o sistema de distribuição elétrico residencial é split monofásico, 120 volts entre a fase e a terra e 240 volts entre as duas partes da mesma fase. (por isso ele é aterrado na residência e no transformador, como é logico nesse caso o melhor aterramento é o TNC-S usado nos Estados Unidos (segundo a NBR 5410 esse aterramento seria TNS (o que não é verdade!)) )
O TNC-S (TNS segundo a nbr5410) no brasil é inviável, porque na maioria dos casos não cumpre o tempo de desligamento em caso de falha a terra, para cumprir esse tempo tem que usar diferencial, como no TT.
No reino unido tem o verdadeiro TNS, vem um neutro e um terra diretamente do transformador, para ser considerado TNS, no máximo o fio terra tem que ter 0.8ohm na entrada do quadro principal de disjuntores.
O mais usado no reino unido é o TNC-S, e no máximo o neutro/terra pode ter 0.35ohm no quadro principal de disjuntores.
Se nenhum desses fatores for comprido tem que usar o aterramento TT, nesse caso tem de usar diferencial seletivo no máximo de 100mA para proteger a instalação contra incêndios.
No reino unido os disjuntores são de curva B, os ohms máximos permitidos no TNS e no TNC-S são para cumprir os tempos de desligamento em caso de uma falha entre fase e neutro/terra.
OBrigado pela explanação, no comentário sobre o neutro ser aterrado a cada 300mt pela concessionária, mostra como no Brasil as concessionárias transferem os custos para o consumidor, pois obrigando o usuário a aterrar o padrão ela tem uma economina gigante. Politicas como sempre favorecendo os grandes por aqui.
@@eletricidadeonline Mais ao menos.
O cliente não tem que esse custo, mas tem outro. Tem de pagar alem dos KW, uma taxa mensal pela potencia contratada de 5A, 10A, 15A, 20A, 25A, 30A, 45A em monofásico ou 10A, 15A, 20A, 25A, 30A, 45A, 60A em trifásico.
So para ter uma ideia um potencia contratada de 30A monofásico, custa 7 euros por mes, mais os KW gastos.
Informação adicional: Na fatura uma potencia contratada de 30A vem informando 6.9KVA, 6.9kva = 6900VA dividindo por 230V = 30A.
Os valores 230/400V são "apenas" para fazer as contas, no geral os novos transformadores são 242/420V em vazio, com 5% de queda nos cabos da concessionária, seria os 230/400V.
Os eletrodomésticos vendidos na europa tem que funcionar entre 207v e 253v em monofásico (a maioria funciona entre 200v e 253v), e entre 360v e 440v em trifásico. ( 10% a mais ou a menos do valor 230/400v).
Como assim: aqui no Brasil o TNS é inviável, se a maioria dos eletricistas usam esse tipo de aterramento!?
Obrigada pela explicação muito Deus te abençoe
Professor , vc esta de parabéns. Um professor tem que dominar o assunto e saber passar o assunto ( didática)E vc tem essas duas característica. Vc ensina de maneira simples. Sem muitos arrodeios, Muito bom. Vou divulgar esse canal pra alguns colegas.
TN em residencial monofásico, se for Bi ou tri não me arrisco em algo q não seja TT. Mas não pode esquecer do IDR no TT.
Muito bom, muito bom!👏👏👏👏👏
vc e um excelente professor obrigado pela sua explicação estou aprendendo muito com vc
Top sua explicação, sucesso sempre! Bom dia
Entendido professor
Valeu 👍
Excelente
bom dia gostei muito da sua explicação, como funciona um aterramento TT e como tem que faz a escalação, vc e um excelente
Boa noite professor! Muito elucidativo o seu vídeo. Conseguiu abordar vários pontos que causam dúvidas explicando-os de maneira simples e direta.
MUITO BOM VIDEO. acredito que os comentários são de suma importância para o efetivo entendimento, pois os dois se completam. valeu!!
Legal. Campinas -- SP 25/02/22
Boa tarde!
O neutro é aterrado no padrão para deixar o neutro mais próximo de zero !
Show!!! Pena que só podemos dar um like.
Show !!!
Obrigado
Aula muito boa, sucesso.
Show
Gostei muito da sua aula fantastica
Boa explicação 😊
Show 👏👏👏
Professor posso ligar em um só eletrodo de aterramento tipo tt , os seguintes eletrodoméstico geladeira , forno microondas , fogão ???? , ou o certo são mais 2 eletrodos de aterramento ?????
Excelente explicação! Parabéns!
No caso de padrao distante da carga exemplo zona rural onde padrao esta a 200m da casa entao mesmo se levar o cabo terra do padrao ate a casa .. teriamos diiferenca de potencial pois a propria resistencia do cabo criaria essa ddp... oubteria uqe usar um cabo de bitola exageradamente grande ... mesmo assim haste em locais distante ocassikna uma ddp... ou seja nessa situacao de padrao longe da carga .. nao se usa o TNS (cabo neutro e terra separados do padrao ate a carga)
Professor ótima explicação, gostaria de saber se motores se ventilador de teto funcionando devidamente mesmo assim pode desarmar o IDR ou devemos ter uma ligação separada do IDR para motores de inducao?
Serie esta top.
Obrigado
Boa, garoto!
Valeu cara vc e bom professor quero fazer os cursos de elétrica com vc como que faço
Muito bom
Obrigado
Bem explicado!
bom dia professor me de uma orientação por favor no meu padrão trif tem três dps e tem um barramento nesse barramento está o neutro e o terra do padrão com os dps preciso colocar mais astes no padrão já tem duas para o aterramento do qdc ou nao
Bom dia professor, como ligar um motor (bomba) de aspirar piscina? Quais os cabos do aterramento??? Já botei meu joknha
gostei da aula top,.
Oi professor Boa noite queria tirar uma dúvida posso fazer meu aterramento dentro da casa onde não a circulação de pessoas meu piso ainda está na terra e pretendo fazer o aterramento no canto da parede posso isso?. Desde já agradeço.
E se tiver o DPS e IDR ..... JUNTO ?
Professor, no caso de usar aterramento TT num motor com longas distâncias, para serviria o terra? Já que numa fuga da fase pra carcaça não desarmaria o diajuntor e ainda geraria consumo extra de energia?
Professor, qual seria o problema de usar um IDR tetrapolar para um motor trifásico? Poderia esclarecer melhor? De repente até fazer um vídeo. Parabéns pelo canal, pra mim vc é um dos melhores aqui no TH-cam!
Mas o único IDR possível para um motor trifásico é o tetrapolar, não ê mesmo? Então nesse caso o problema seria não usar um tetrapolar, lembrando que um dos bornes do IDR tetrapolar sempre vai ser do neutro, restando os outros 3 bornes (ou outras 3 entradas) para cada cabo fase do sistema trifásico.
boa noite, há explicacao q algumas concessonarias em cidade do interior q fornece energia 220v sendo fase e fase, e o aterramento nesse caso? irei citar cidades campo limpo paulista, jundia etc.
Boa tarde, tive que consultar quem é vida região, o aterramento é feito da mesma forma. Eles mandam o cabo que deve ser aterrado no padrão. Atualmente, já disponibilizaram o neutro tbm para uso.
@@eletricidadeonline agradeço professor, ajudou muito.
Qual a importância de equipotencializar o terra com o neutro?
Mestre qual aterramento melhor para um chuveiro?
Na minha cidade o sistema 220v fase-fase e não tenho neutro. Dá pra fazer algo que não seja TT?
Fiquei na duvida por que VC nao ligo o neutro no equipamento ai na inlustraçao, pode Fazer asim nesse tipo de aterramento?
Mestre, fui chamado a sanar um b.o de dois computadores dando choque e os fones de ouvido com ruídos!
Deduzi que eram por falta de aterramento, porém a casa não tem tal sistema! Então instalei uma haste e aterrei as tomadas do quarto, sem interligar o neutro! Sanei o problema, mas gostaria de saber sua opinião sobre, se tem algo a acrescentar ou corrigir!
Professor excelente aula mas deixa eu perguntar uma coisa em uma residência quer não tem aterramento no quadro de distribuição e efeito um aterramento tt para uma máquina de lavar e ser eu coloca o terra jampeado com o neutro fazendo agora esse aterramento tt passa a ser tns para quando ouver uma fuga de corrente elétrica o dijuntor possa atuar pode ser feito assim esse arranjo técnico
Sim, é perfeitamente possível fazer essa do figuração. Se possível, é recomendado a instalação de um IDR no circuito da máquina de lavar. Se não for possível, o TN-S já ajuda muito. Jamais use um esquema TT sem IDR no seu caso.
Amigo, uma pergunta: Considerando essa questão da distância, como fica meu sistema em relação aos dos meus vizinhos, porquanto os lotes aqui têm 10 metros de largura? Minha haste de aterramento está a menos de cinco metros da do vizinho. Sendo assim, teria que interligá-las para fazer a equipotencialização?
Ótima aula!!
Olá meu amigo, me tira uma dúvida, o aterramento de um padrão está uns 500 metros de distância da residência, no caso vc aconselha colocar uma aste de aterramento no neutro mais próximo da residência?
Ou posso manter só a este do aterramento do padrão?
sua pergunta foi respondida no último vídeo. Acessa lá.
Qual o aterramento e o melhor na sua opinião tt, tens ou tncs .
muito bom gostei
Mestre, eu nunca entendi algo que você mostra aos 7:40. A corrente sempre busca retornar à sua origem, certo? neste caso, o transformador lá na entrada de energia da empresa. Se a distância para o aterramento desse motor é tão grande, a corrente de fuga vai conseguir retornar pela terra até chegar na haste de aterramento do padrão de entrada?
Boa tarde, como esse aterramento trás tantos riscos e mesmo assim é recomendado pela NORMA.
Parabéns ótima observação! Trabalho em manutenção escolar no Rio de Janeiro DR é raríssimo e TT predomina.
Top
Minha casa nao tem terra, quero instalar uma torneira elétrica, posso instalar uma haste e fazer um terra somente pra ela?
Por que no esquema TT eu não posso interligar o barramento de neutro e terra (local) do meu quadro ?
Bom dia Prof., obrigado por seus videos , sao diretos e elucidativos,,mais fiquei com uma duvida qdo o Sr. falou que o TT pode ser aplicado a uma boa distancia, do qdc,,nesse caso se a fase encostar na carcaça Ex: uma Betoneira, como essa corrente se dispersaria sem expor alguem que tocasse na carcaça da Betoneira, visto que a corrente continuaria circulando?
Por isso que nesse esquema é obrigatório o uso de DR
Pra dar mais probabilidade do neutro ser zero volts
Top q aula em
Como o aterramento funcional do neutro trabalha para que o 0 volts sempre esteja no meio da estrela ?
Campinas e desse jeito né amigo???
porque o neutro tem que ser aterrado ??
👍
Então a corrente de fuga vai para terra e para onde mas.
Corrente de fuga é sempre só para a terra.
A corrente de fuga vai para terra em direção a haste de aterramento do neutro do padrão de energia( poste) e assim fechando o circuito
Volta p fonte...
Boa noite amigo, na verdade ja tomei alguns choquinho que não me fez quase nada ,não sei se eu sou o homem elétrico kkkk , mas nem liguei desmontei a máquina de carregar bateria ,e me deparei com um fio solto,simplismente soldei e o choque diminuiu em 90% , não me faz diferença alguma um choquinho irrelevante ,mas eu acho que é nesse choquinho irrelevante que o idr atua ,e em choque mais severo já é o dijuntor que entra em função ,não sei se entendi alguma coisa porq tem professor que fala que o terra não pode ser unificado com o neutro pela norma estabelecida ,que é o esquema tnc ,afinal não da para entender mais nada ,se nào pode usar o esquema tnc de potencialização de neutro e terra ,então porque ensinão esse esquema para as pessoas?
Mas, se há fulga pela carcaça do. Equipamento para o terra, vai fechar um curto circuito e desligar o disjuntor, protegendo o indivíduo que está perto ou tocando tal carcaça
Faz com tns
O próximo.
Olá, boa noite, Onde estão as Apostilas que informa no inicio da inscrição?
Me inscrevi, me tornei membro, mas não apareceu nenhum local onde eu consiga ter acesso às apostilas / materiais didáticos que são ofertados a quem é membro "beneficios"☹
Esse problema de energia na carcaça não é do sistema tt e sim de fio velho ou uma carcaça amassada.
Teu modu de estalacão está eradu? Porque no IDR tem que entra o Neutro
Porque o neutro tem que ser aterrado?
Para tentar garantir que o neutro fique o mais próximo possível do potencial do terra em zero Volts, já que é quase impossível termos um circuito equilibrado.
O aterramento do neutro em todos os padrões das concessionárias é feito como reforço.
Já se vc tiver um transformador isolador exclusivo, com o secundário fechado em estrela, então o cabo do neutro que se origina do centro da junção das bobinas (centro da "estrela") só é considerado neutro se ele for aterrado.
Se uma das fases tivesse um contato acidental com a terra ao invés do neutro, então esta "fase" agora seria o neutro, o que mudaria a configuração do transformador.
Cader o vídeo com dps?
O neutro é aterramento para zerar o próprio neutro, ou seja para ficar 0 Volts.
Eu uso o tt só no chuveiro
DPS no aterramento TT 90% dos eletricistas erram.
E o dr não ia desarma?
Cara , o meu padrão de entrada é 220 , não 127. esse seu exemplo também se aplica?
No caso não usa o dps
Pode ser que o aterramento TT é prohibido em America do Norte, mais ha uma coisa certa : é OBLIGATORIO em cada habitaçao em França (se nao você nao pode comprar ela, nem vender essa casa o mesmo ter uma segurança de habitaçao, o que é obligaçao tambem)!
Depois quê a ABNT inventou essa sopinha de siglas: TT, TN-S , TNC complicou em muito essa polêmica do aterramento! Aff
Na nova NBR5410, vai estar mais bem detalhado.
Verdade
Vc é engenheiro amigo??
Equivocado, é melhor vazar pro terra do que pro corpo. Se o vazamento for grande, curta.
Não entendi seu comentário!
É melhor não vazar para lugar algum. Se houve fuga, tem que existir seccionamento automático do circuito. No caso do TT, então TEM que existir IDR SEMPRE.
Tt não se liga ao neutro
Ex.: uma moto -bomba distante
Agora complicou: se o tt e o tns São perigosos, então melhor nem usar nada. Fala sério!
nao tem saída mesmo, todo circuito vai tentar nos matar : /
Não entendo esse negócio de aterramento... cada um fala uma coisa no TH-cam, já vi vídeos que dizem que não precisa aterrar o neutro , que o transformador da rua o neutro ja é aterrado , isso acaba a gente fincando confusos sem entender bosta nenhuma.
Essa questão da corrente de 2 amperes não entendi. então se na entrada do DR temos a passar uma corrente de 2 amperes e se existe uma fuga de corrente por exemplo de 1 ampere para o fio terra por a carcaça da carga estar energizada, então a corrente de saída no DR seria de 1 ampere, pois 2-1 = 1. Por existir essa diferença é que o DR actua no circuito eléctrico protegendo-o de forma eficiente.
Gostaria que explicasse melhor essa situação para não haver dúvidas.
Abraço de Portugal.
Top
Muito bom
Obrigado
Muito bom