Tenho 40 anos e estou na mesma vibe que você aos 25. Tinham várias pessoas na minha vida que me diziam que ser desenhista não tinha futuro e que eu não ganharia nada com isso. Hoje estou investindo em curso e tento absorver todas as informações que aparecem na minha frente, inclusive seu canal. Acredito que quando a gente estuda e se dedica nada é impossível e que não tem idade para realizarmos nossos sonhos. Nem que seja quando for velhinha, eu consigo! \o/.
Paula Bittencourt tenho 42, ouvia a mesma coisa. Me formei em arquitetura aos 36, e eu adoro arquitetura de interiores, mas estou resgatando meu lado desenhista, vendo vídeos e referências, experimentando técnicas diferentes. Se me formei aos 36, posso fazer o que quiser aos 40 ou 50, não é!? 😉
Queria conseguir me desapegar dessa questão da idade. Aos 33, numa depressão a 4 anos, sinto que preciso recomeçar a minha vida mas tenho medo, acho que tô velha pra recomeçar, acho que não vou conseguir trabalho por causa da idade. Tem sido questões complicadas pra mim.
Raquel Barbosa pois é, não vou dizer que foi ou está sendo fácil. Pra mim sempre foi mais difícil conseguir estágio por exemplo, se comparado as pessoas que estudavam comigo e eram mais jovens. Até hoje está difícil me firmar na carreira, mas não me arrependo em nenhum momento de ter feito. Estudo nunca é demais, sempre te enriquece. Não pense,se pensar a gente desanima. Vá em frente.
Estou na mesma também, desanimada com a idade que resolvi aprender sobre ilustração e com as condições para reinserção no mercado de trabalho quando eu tiver aptidão para tal (se é que vou conseguir chegar a ser uma ilustradora). Espero que a gente consiga!
O vídeo apareceu nos indicados, eu NÃO sou ilustrador, muito menos arquiteto. Mas, a convicção e a emoção que essa moça passou nesse vídeo, me deixaram assistir até o final e te admirar pela força de vontade. Você esta de parabéns, por essa vida de batalhas contra padrões impostos e simplesmente seguir com garra os seus próprios sonhos. Por mais que eles pareçam longe e totalmente antagônicos com o que você faz hoje. Lição para qualquer um. 😉
Eu sempre fui apaixonado por animação, mas nunca tinha conseguido trabalhar na área, mesmo morando em SP, aí fui bancário, auxiliar de manutenção e tal. Quando eu voltei para o interior, apareceu, do nada, um estúdio de animação e me deram a chance de fazer o que eu gosto, detalhe, eu tinha 33 anos, na época. A história está resumida, mas 14 anos, 8 longas metragens, várias séries de TV e outros projetos depois, eu continuo minha carreira, felizão da vida.
Cara meu sonho é fazer animação. Tenho 21 e era pra mim ter me formado ano passado no curso que fiz logo que sai da escola, que no caso foi Sistemas da Informação. Mas como não me identifiquei mais com o curso, acabei repetindo o 3°ano duas vezes e não tive muita sorte com os estágios que fiz. Sem duvida em algum momento do futuro eu vou seguir na área da animação. Porque amo tudo sobre a área de paixão, alem de que moro em são paulo e isso já me da uma pequena vantagem. Mas toda vez que penso em mudar de curso, sempre tem aquela voz que me diz que é muito arriscado e que é melhor conseguir um emprego de T.I porque é mais estável. Enfim sinceramente não sei o que vai ser desse ano ou do meu futuro em geral, mas é sempre bom ouvir de gente que tentou a sorte na are e mesmo depois de um tempo atingiu o sucesso. Desejo tudo de bom cara. E seria pedir demais pra mim dar uma checada no seu trabalho?! kkkk
Muito legal seu vídeo. Apareceu aqui pra mim na hora certa. Sou arquiteto, sempre gostei de ilustração, mas segui minha carreira na arquitetura. Hoje minha filha está finalizando o 3º ano, está na encruzilhada da escolha da profissão, e eu sei que a praia dela é ilustração. Mandei seu vídeo pra ela, pois eu acredito que o caminho dela será fora da faculdade, investindo em cursos de ilustração. Acreditando na possibilidade de carreira nessa área. Sucesso pra vc.
Esse vídeo deu uma fortalecida na esperança aqui! Tou nessa da transição de design gráfico para ilustração faz um tempinho e agora tou sentindo essa saturação máxima que tá deixando bem difícil meu dia-a-dia no trabalho ): meu foco é ilustração editorial/livro infantil, mas por nunca me sentir realmente preparada, acaba que nunca nem madei emails pra editoras pra ver se tenho chance. Parece que estou sempre em busca do portfólio perfeito pra eu poder fazer isso. Mas há pouco decidi que vou mandar esses emails mesmo assim e em paralelo a isso, continuar estudando e melhorando o portfólio. E claro, abrir a boca pra todo mundo saber que é isso que quero fazer. Uma hora vai! Obrigada pelos vídeos e tb pelas dicas que dá em outras redes sociais, são sempre preciosas.
Menina SIM!!! Vai nessa! Uma hora vai, com certeza. O mercado editorial ainda tem essa vantagem de trabalhar com projetos, então quem sabe entrando um livro aí com a sua carinha eles te chamem pelo estilo, mas só se vc mandar o portfolio :) E, se posso dar uma dica, vc poderia fazer peças pro portfolio que fossem inspiradas em projetos que vc gostaria de fazer! Faz a releitura de um livro infantil que vc gosta, redesenha um conto famoso. Essas coisas brilham nos olhos dos editores. Boa sorteeeee
Compartilhar os planos e projetos com quem incentiva sua arte é poderoso, parece que falar em voz alta faz com que se torne um compromisso =) Boa sorte Thatyane!
5 ปีที่แล้ว +1
Menina, me sinto igual, tbm quero sair do design gráfico para ilustração infantil editorial, inclusive vou fazer um curso livre de Editorial, deve ajudar. Mas com certeza vc tá bem mais evoluída. Posta suas ilustrações em algum lugar?
@ eu fiz um curso voltado pra ilustração literária e foi excelente. Vale a pena investir sim! Posto minhas ilustrações no instagram instagram.com/ilustrasdathaty/ e tenho um portifólio mais selecionado no behance www.behance.net/thatymendonca ;)
nossa tudo que vc falou se encaixou comigo....Meus Deus estou assustada.... fiz hotelaria, fiz design de interiores e também amo viagens..... e agora realmente quero ser ilustradora...porque é minha essência....
Acabei te encontrando através do seu vídeo sobre cadeira gamer e olha, vou te falar, estou a três horas seguidas assistindo seus conteúdos pela web, e olha que minha afinidade com ilustrações é zero... você tem uma alma bastante aconchegante, um deleite ouvir seus relatos! E não sei porque me veio isso a cabeça mas seu semblante me lembrou muito um felino, hehe. Parabéns!
LEgal, eu ambém troquei, estava no 5 ano da faculdade e acabei sendo aprovado pra UFSC em cinema, hoje faço animações em 3D e nao poderia ser mais feliz.
Nossa, o universo 3D é tão surreal pra mim haushaus Acho muito legal, mas nunca experimentei pq os programas não são tão acessíveis... Por enquanto só treinei em argila?kakakaka Vc mostra seus trabalhos em algum lugar?
Eu tô passando por exatamente isso. Eu sei que eu só tenho 15 anos e tenho uma vida toda pela frente, mas eu vivo pensando em que trabalhar. Meu sonho é trabalhar na área de animação, porém onde eu moro não tem esse curso e tem bem pouco no Brasil (quem sabe um dia??). A primeira opção que tive é arquitetura, tb pq me indicaram e diziam que era uma boa pra mim que amo de desenho, porém ultimamente eu tô odiando essa ideia ksksk, também me dizem pra fazer design gráfico, mas acho que essa área é bem mais voltada a publicidade. Nesses dias eu começei a me interessar por ilustração e TO AMANDO!!! A cada vez que eu pesquiso mais sobre ela eu estou me encontrando profissionalmente. Vlw Bianca, obg por me ajudar a decidir o que fazer da vida kaksksksk!!!
eu tambem me formei em arquitetura por conta do desenho. terminei tem dois anos, e a profissão nõa me deixa tão contente. sempre desenhei, e finalmente consegui investir num curso e to correndo atras. amo arquitetura, gosto de projetar e tals, mas o desenho, aiii o desenho, me emociona, é o que realmente amo. minha familia nunca me apoiou. ainda to começando, vamos com fé. voce é inspiradora!!!!!!
Esse video foi um divisor de águas pra mim, tenho 17 anos e toco piano desde os 11, queria fazer engenharia só por causa dos meus pais, esse video me fez perceber que o lugar q eu me sinto mais feliz é na frente do piano e q se eu não seguir nisso nunca vou conseguir ser feliz, esse teu video foi literalmente o "pq vc não corre atrás disso então?" q eu precisava AHAHAHAH obrigado!
Que INCRÍVEL Maique!! Muito obrigada pelo relato, me emocionei aqui! Boa sorte na sua carreira! Quando a gente gosta do que faz a gente faz com muito mais garra e vontade ❤️
Bianca, me emocionei com esse video. Pois minha filha de 18 anos está passando por essa fase, ela já desenha é apaixonada, por ilustração. e tenho certeza que o sonho dela é fazer desing grafico , mas confesso que tenho muito medo do futuro, e esse medo faz com que eu não a apoie tanto quanto deveria.Mas seu video me abriu muito a cabeça . Obrigada !!
Fantástico!!! Seu vídeo veio num momento primordial da minha vida... O que aconteceu contigo sobre seu chefe foi bem parecido com o que aconteceu comigo; eu estava viajando com ele para Ribeirão Preto quando ele também me perguntou o que eu sonhava fazer... aí falei que gostava muito de trabalhar com 3D, que era meu sonho e gostaria de me focar só nisso. Hoje ainda trabalhando com ele as vezes faço algumas ilustrações, mas ainda assim é bem difícil, sinto saudades do tempo em que focava em projetos e esquecia do resto, ficava tão imerso na vontade de dar o meu melhor, porém cada dia mais, sinto que minhas habilidades e esforços estão sendo colocados de canto. No momento atual quero muito me dedicar ao 3D, terminar meus estudos de modelagem e animação em 3D, porém devido ao trabalho e a correria, sinto que evoluo muito pouco em relação a isso. Este vídeo foi o gás que eu precisava para me acordar com o que realmente eu quero e gosto de fazer, muito obrigado!
Eu CHOREI nesse vídeo! Ser ilustradora é o meu sonho. E no meu caso eu estou preste a escolher minha faculdade e eu queria muito muito de verdade fazer o que eu gosto mas tinha muito medo de escolher e me arrepender. Falta poucos dias pro Enem e é uma pressão enorme de todo mundo pra vc escolher uma profissão. Esse vídeo me ajudou tanto tanto.
pq esse povo é tao manipulado, esse povo é massacrado por esse "padraosinho" jogado guela a baixo de faculdade? sempre detestei estudar, sempre achei faculdadesinha chique so no nome, mas que nao serve pra NADA, trabalho com ilustraçao com ensino medio completo, nao pense q sua saida so esta em porra de faculdade, faculdade é o caralho, vc so perde tempo, nesse tempo q vc perde tu consegue ser ilustradora correndo atras
Isso aí artista! A descoberta do que viemos fazer só depende de nós, o melhor trabalho é aquele que nos preenche a alma, esse é o sentido, dinheiro é uma consequência do amor dedicado. Parabéns!
Bianca, que história incrível! Também sou arquiteta, recém formada, entrei na faculdade justamente por sempre ter amado desenho e adivinha? O desenho se perdeu pela faculdade... Agora já formada e vendo a realidade da profissão sinto uma vontade gritante de voltar a criar e fazer arte! Seu vídeo veio em uma hora especial, muito inspirador pra mim! Obrigada por compartilhar sua história!
Vim pelo Gui, AAAAAAAAAAA esse video simplesmente me deixou 100% motivado e 90% decidido em me tornar um ilustrador, é tanta duvida e incerteza que eu tenho.. as vezes até medo, mas você me ajudou a abrir minha cabeça e não ter medo de meter a cara e ir atrás, muito obrigado favoritei o video!!!
Ir atrás é sempre bom! Se não der certo, pelo menos vc foi, e vc sabe como é aquele caminho! A vida é muito curta pra gente ficar só com vontade de fazer as coisas. Pensa com carinho, pesquisa bastante que vc vai se encontrar! Um abraço Pedro!
Pode ter certeza que vc está iluminando a vida de muitas pessoas neste vídeo. Estou em crise profissional aos 39 anos e sou apaixonada por desenho desde sempre. Quero dar uma virada! Me ajudou demais!
Conheci seu canal através do video da cadeira dx racer e acabei caindo aqui, nossa gostei muito! Parabéns pelos vídeos e pelo depoimento, me identifiquei bastante. Você com certeza merece mais seguidores no YT, bom, aqui pelo menos está +1, um abração.
Estou passando exatamente por esse momento. Fiz 5 anos de arquitetura porque ouvia que ilustração não daria dinheiro, e cá estou, tentando e estudando muito para poder entrar nessa área. Assim que me formei, a primeira coisa que pensei foi que finalmente poderia estudar e correr atrás do que realmente gosto. No entanto, ainda sinto muito medo e insegurança. Tenho um trabalho fixo em um escritório, o qual me ajuda a pagar as contas e me possibilita estudar em outros períodos, mas estou realmente naquele momento em que não quero mais fazer isso, haha. No entanto, reconheço que tenho que agir com os pés no chão, como você mencionou. Não dá para largar tudo e correr atrás do que gostamos da noite para o dia, não é mesmo?
Meu Deus parecia q vc tava diretamente comigo! Eu atualmente estou terminando o curso de arquitetura porem do ano passado pra cá eu comecei um projeto pessoal tipo o "365 days of doodles" pra melhorar meus desenhos e agora eu tenho uma vontade gigante de trabalhar com ilustração pro resto da minha vida. Atualmente eu tô tentando ajeitar a minha vida e ver o que eu vou fazer. Eu tive que abandonar o projeto pra tentar me ajeitar e isso me deixou meio acabado mas esse vídeo me ajudou de mais! É bem motivador ouvir de alguém que fez essa transição e isso fez eu me sentir bem melhor. Obrigado.
Eu sinto que precisava desse vídeo s2 Hoje eu sou estudante de arquitetura por uma certa pressão da minha mãe apesar de que meu sonho é trabalhar com animação/ ilustração Me sinto mais motivada \o/
Nossa, eu te achei por acaso, alguém me recomendou teu video sobre direitos autorais. Me simpatizei, me inscrevi etc, daí vi esse video e não acreditei, pois EU TAMBÉM SOU ARQUITETA FRUSTADA TENTANDO VIRAR ILUSTRADORA. Eu voltei a estudar desenho depois de um periodo de depressão e quase burnout de trabalhar em escritório de arquitetura, por sugestão da psicologa me veio a pergunta, porque não?. No momento atual estou fazendo muitos cursos pra melhorar meu estilo pessoal e criatividade, e começar a montar um portfólio. E é muito difícil, eu tenho um emprego bem confortável, mas ao mesmo tempo o que tira meu sono, me dá empolgação, o que eu invisto horas sem sofrer é com ilustração, não vou largar tudo, mas to aproveitando esse periodo pra pagar cursos e estudar. Eu espero meu expediente acabar pra poder desenhar, eu quero muito viver disso de alguma forma algum dia, então não vou desistir. Obrigada pelo incentivo, porque às vezes bate a Bad de que eu to muito velha pra transição de carreira (32 anos), mas ao mesmo tempo eu preciso disso pra me sentir feliz. Amei o canal
caramba, chorei vendo esse vídeo, são decisões tão dificeis, tomei a minha a pouco tempo, sou casado já, junto com minha esposa sustentamos nossa casa, mas temos 0 apoio de familia pra investir nisso, mas sei que minha vida tá toda na arte, e que tenho como viver disso. é dificil não ter apoio, ouvir q se der errado ninguém vai ajudar. Mas tomei minha decisão, e tem dado muito certo, e nunca estive tão feliz.
A minha história é todinha a sua! Eu faço Arquitetura no momento, achava que era isso que eu queria porque nunca fui incentivada a levar o desenho a sério. Hoje, não penso em formar carreira em Arquitetura mas penso em me formar porque meus pais me matariam se eu desistisse, mas como trabalho consigo pagar um curso de desenho básico na Quanta também. Que ótimo ouvir sua história ❤️
Oi Bianca, eu sou fisioterapeuta, mas não gosto do que eu faço, me matriculei agora para fazer o curso de ilustração profissional, estou seguindo os meus sonhos e você me inspirou muito, muito obrigado pelo vídeo!
Esse é o vídeo mais inspirador e pé no chão sobre transição de carreira. Faço trabalho administrativo numa empresa pública, com um bom salário. Mas tenho vontade de trabalhar na área de desenvolvimento de software. Pra mim é uma coisa meio assustadora, mas o seu vídeo me ajudou bastante a não pensar em desistir e dar o melhor que eu puder. A gente pensa que é de uma hora pra outra (e acaba sendo, no fim das contas!), mas esquece que leva tempo até isso acontecer. Vou seguir firme, obrigado pela inspiração! 😋👍
Muuuuito obrigado. Conheci vc no canal Rabisco. Esse vídeo me deu mais força. Estou com 32 anos e tbm não tive incentivo da família. To investindo em designer e ilustração. A unica pessoa que me apoia é minha esposa. Vlw mesmo
Sou engenheiro ambiental mas na época da escola ganhei prêmio de desenho nacional, publiquei dois fanzines e tive uma charge publicada no jornal. Hoje 20 anos depois estou voltando a desenhar treinando para o estilo de hqs realistas que eu gosto😍
Taí um vídeo que mexe com o coração, né? Fico feliz de quem descobre o que quer e segue isso cedo. Eu me descobri no artesanato com 20 e poucos anos, era o que eu queria fazer pro resto da vida, mas fui humilhada pelo meu pai ao dizer isso pra ele. Ouvir coisas do tipo "então vc não quer ser advogada nem professora pra ficar vendendo quinquilharia na rua, que nem uma hippie" me fizeram ficar com vergonha da minha escolha e eu acabei indo trabalhar com coisas que não gostava, pra ter uma estabilidade, que ferrou com o meu emocional e até com a minha saúde, porque eu vivia me odiando. Demorou muito pra eu conseguir fazer o que eu quero, só chegando aos 40 tive coragem de chutar o balde. Tem suas consequências, a insegurança financeira é a principal delas, mas a sensação de viver o sonho compensa os perrengues. Semana passada eu tava bordando, completamente satisfeita com o resultado do meu trabalho, com minhas gatas em volta, feliz, saudável, e pensei "Essa é a minha vida dos sonhos. Eu consegui". Agradeci profundamente e voltei a trabalhar porque pagar as contas é imprescindível. hahahhah Mas essa sensação tão forte de plenitude, eu gostaria que todas as pessoas que se sentem perdidas pudessem experimentar. Obrigada por compartilhar a sua história, tenho certeza de que vai inspirar muitas pessoas. E as que já conhecem o seu trabalho, sabem direitinho o quanto você acertou ao fazer essa escolha tão difícil.
Ótimo vídeo. Tenho 42 anos. Trabalho como projetista de instalações hidráulicas. Hoje pra mim, é uma profissão chata e frustrante que depende das decisões de dezenas de pessoas. Inclusive arquitetos. rss.. Eu vim do interior de Santa Catarina para São Paulo há 22 anos, buscando uma oportunidade. Quando cheguei aqui, eu trouxe alguns desenhos e desenhei por um tempo. Mas deixei de desenhar e de criar, para pôr comida na mesa e ter um teto. Na época eu tive de morar de favor. E acabei reneguei meu talento pelas mesmas razões. Falta de oportunidade, e de conhecimento do mercado. Então apareceu uma oportunidade como desenhista na área de engenharia civil e tive de agarrar. Depois de 22 anos, me sinto frustrado. Mas como você, eu não deixei de ser um bom profissional. Nunca deixei de fazer meu trabalho. Mas vejo que preciso retomar o que deixei p'ra trás. Mesmo que eu possa não conseguir o que quero.. Eu quero uma vida sem arrependimentos. Pretendo seguir seus conselhos. E espero um dia ter a liberdade de viver da minha arte.
Adorei o seu vídeo!!! Acabei tomando um empurrão com suas dicas. rsrsrs... Meu nome é Marcio, vou fazer 50 anos e sempre adorei Desenho, mas a vida nem sempre nos leva aos caminhos que desejamos. Acabei trabalhando com TI até os dias de hoje, mas a vontade de desenhar nunca morreu, fico sempre hipnotizado com os trabalhos de Ilustradores e Concept Arts que vejo. Mas nunca é tarde para se fazer o que gosta, certo? Já estou colocando em prática. rsrsrs.. Obrigado pelos conselhos!!!
Faço Administração, mas sonho em viver de desenho desde criança! Mas sei que preciso de um pouco de segurança antes de chutar o balde haha! Obrigada pelo vídeo! ❤
5:50 - QUANTA propaganda você viu nesse tempo haha enfim, não vim aqui pra fazer piadas. vim dizer que esse vídeo me fez chorar de emoção e me deixou um pouco inseguro com relação a ilustração. eu sempre quis fazer alguma faculdade de artes e sempre gostei de desenhar, mas sempre tive essa mesma ideia que você tinha no começo ("arte não dá dinheiro pra sobreviver"), então decidi que iria fazer faculdade de música, mas depois de ver esse vídeo eu tô pensando muito se quero ou não virar ilustrador... minhas técnicas de desenho não são lá grande coisa, mas eu já fiz uma página de quadrinho (que levou uma semana pra ser feita) e achei que ficou boa até, mas eu infelizmente desenho no papel e quando vou passar para ou criar no computador, eu só utilizo o mouse (por não ter mesa digital e muito menos saber usar uma). Eu sempre gostei de criar histórias (escritas) e desenhar como seriam os personagens, mesmo que ele só aparecesse por uma cena em uma página, e desde criança eu já tentava fazer tirinhas e quadrinhos, mas é óbvio que não ia virar kkkk... hoje eu tenho 19 anos, estou lutando pra sair do curso técnico de INFORMÁTICA com o diploma na mão e finalmente poder correr pra área que eu sempre gostei que é a arte. Sua história e é emocionante e muito tocante. Me deu forças pra acreditar que um dia eu poderei ser um ilustrador e poder verdadeiramente viver disso.
Bianca, Achei maravilhosa a forma que você contou a sua história. Além de ilustradora, você também tem muito talento e carisma para contar histórias. Agradeço muito por ter compartilhado sua vivência conosco.
Sempre tive curiosidade em saber como foi essa mudança e NOSSAA que história inspiradora. Desenho desde que aprendi a segurar um lápis e nunca imaginei que poderia trabalhar com isso, quando percebi que eu podia sim, fiquei dividido entre "já perdi tempo demais" e "não fiz esse curso de turismo atoa" (outra coincidência haha). Já pensei em largar tudo pra tentar a sorte, mas sei da importância de ser realista. Hoje minha escala de trabalho não me permite que eu estude, mas não paro de desenhar de jeito nenhum, nos próximos anos pretendo subir degrau por degrau até ter segurança e habilidade para viver dos meus desenhos. E conhecer histórias como a sua é o que anima e me confirma mais uma vez que É POSSÍVEL SIM. Desejo muito que você conquiste muito mais dessa tal de sorte aí. xoxo
Vou começar a faculdade de Belas artes daqui uma semana, e estou com tanto medo, não estou insegura quanto a escolha, mas sim se vou conseguir ser ilustradora assim que acabar! Kkk mas esse vídeo me deu um incentivo pra correr atrás disso e não desistir... Obrigada ❤
MINHA DICA PRA QUEM QUER AINDA MAIS MOTIVAÇÃO: procurem e ouçam os NerdCasts que falam sobre profissões de artistas (episódios: 545, 621 e 660) em todos eles tem papos mt legais mesmo com artistas de várias áreas, desde artistas plásticos até artistas de game. Venho encontrando muita motivação pra seguir essa área através desses programas, recomendo muito!!! É só pesquisar no Google "Nerdcast" e o número do episódio
De Taubaté, formado em design de ambientes, me sinto totalmente representado por esse video, porque eu estou no exato momento correndo atras de trabalhar com animação Eu sempre quis mexer com animação, mas pensava muito "um dia, mais pra frente, quando estiver melhor estabilizado financeiramente", mas percebi que não precisava esperar pra um futuro incerto, se eu podia estar fazendo isso agora (claro, depois de muita conversa com psicólogo), principalmente porque eu voltei a morar com a minha mãe, e tenho um emprego que consigo pagar meus estudos, e fazer algumas coisinhas
Este vídeo respondeu a todas as minhas perguntas com exatidão, tenho 38 anos e cheguei no momento do desespero, muito obrigado por iluminar e responder a todas as minhas dúvidas! Amei! Sucesso sempre Bianca!
Muito bom!! Perceber sua felicidade com a nova profissão é muito bom e inspirador. Hoje estou com minha saúde física e mental afetada por ter escolhido trabalhos aleatórios que eu não gostava. Como sentia muita dor nos joelhos parei de ir para as aulas para terminar o ensino médio e pedi demissão no trabalho pq acabei me machucando no contrato de trabalho. Muito obrigado de coração mesmo por ter feito esse vídeo. Vou correr atrás de fazer o Encceja e dos meus sonhos tbm. Que você alcance todos seus objetivos. Linda um Abração!!🎯♥
eu tava precisando demais desse vídeo! pensei várias vezes em desistir (e, pensando bem, sem nem ter me esforçado o suficiente) e isso me deu um incentivo a mais. foi como uma palavra de conforto. muito, muito obrigada mesmo. ;-;
Oie! Conheci seu canal hoje, por meio de um amigo. Sou Arquiteto recém formado e tô exatamente na mesma situação que você se encontrou. Eu tava meio em dúvida sobre o que fazer a partir de agora, e meu pensamento era justamente esse, de finalmente poder investir nessa área sem decepcionar a família ou me arriscar cegamente jogando tudo o que consegui pro alto em busca do sonho. O vídeo foi muito esclarecedor e me deu mais vontade de por meus planos em prática e ir em busca daquilo que gosto de fazer melhor. Muito obrigado mesmo!
VOCÊ É DE TAUBATÉ ???? Eu tambééémmmm, MEU DEUUUS. Meeu você não sabe o quanta essa pequena informação me deu esperança. Eu me formei em Direito e hoje em dia não consigo me imaginar nem por um momento trabalhando com isso, sempre quis ter feito outra faculdade, mas a famosa frase " morrer de fome" ficava martelando na minha cabeça. SE TORNOU AUTOMATICAMENTE MINHA MUSA INSPIRADORA
Parece que você descreveu a minha vida. Estou fazendo faculdade de arquitetura pelos mesmos motivos que você descreveu, mas meu sonho sempre foi ser ilustradora de livros infantis. Não sei nem descrever como estou confusa agora. Na verdade eu confesso que comecei a faculdade já com milhares de dúvidas. Mas mesmo assim MUITO obrigada pelo seu vídeo. Me deu uma visão realista das coisas e me fez repensar muitas coisas. Obrigada de coração, me inspirou muito! ❤️
É tão, mas tão importante que esse vídeo exista, que preciso processar um pouquinho antes de fazer um comentário decente ♥ Poucas coisas mais lindas do que ver pessoas indo atrás dos seus sonhos! Obrigada por esses 25 minutos, Bianca!
Eu tava quase querendo fazer uma loucura e largar tudo. Mas seu vídeo me deu mais esperança e a ser paciente com as coisas. Eu to estudando e trabalhando, e trabalhando na minha comic. É tempo pra quase nada mas sigo firme e forte! Quero poder trabalhar como ilustradora e freelancer. Mas acho que vai dar tudo certo 🥰
Vim pelo Gui, seu caminho é aquele q eu mais me aproximo, estou no 3° ano do ensino médio e ainda não sei qual área seguir, o seu vídeo me ajudou a reforçar q eu quero ser ilustrador. Obrigado mesmo. Mais um inscrito, e dos fiéis hehehehe. S2
Conheci seu canal por esse vídeo, que foi uma recomendação do TH-cam, assisti chorando. Fiz uma faculdade de produção multimídia aos 17 anos, que em partes não era o que eu queria, eu queria desenhar, ser ilustradora e contar minhas histórias. Ao concluir o curso, não encontrei mercado, não me via trabalhando para uma agência...fiz técnico jurídico, cursinho, faço cursinho, fiz coach vocacional, estudo para passar em economia, exatamente por pensar que nunca conseguiria ganhar dinheiro com arte. E quando me vejo planejando cursos que gostaria de fazer, investir tempo e dinheiro, é em relacionado ao Desenho. Seu relato fez meu coração bater forte, principalmente quando falou da QUANTA (meu sonho)
Eu estou na mesma situação, recem formada em contábeis e eu DETESTO o meu trabalho. Eu gosto mesmo é de fotografia, edição, moda. Teu video me ajudou muito, vou tentar investir em alguns cursos nessas areas e ve como vai ser.
Cara, seu vídeo caiu na minha cabeça com força (inclusive nem lembro como cheguei aqui). Me vejo muito no seu relato, principalmente na parte da angústia com o trabalho atual. Também quero mudar de profissão para algo da área artística (talvez mais voltado pro design gráfico) - a diferença é que sou formada em direito e me sinto um E.T.! Seu vídeo me transmitiu força ❤️
Engraçado que eu vi o seu vídeo da cadeira gamer, e eu sou gamer. E eu acabei de me formar em Arquitetura e eu amo, porém SE EU PUDESSE ESCOLHER QUALQUER PROFISSÃO seria ilustradora na área de games. Nao sei se vou fazer o curso, mas tipo, seu vídeo aumentou a minha visão
maravilhinda... esse video super me ajudou a ter um pouco mais de otimismo quanto ao futuro, apesar de eu estar me enveredando em uma area um tanto quanto diferente
Incrivel que essas situacões quase todos passei por isso praticamente na mesma epoca também 2014 fiz um curso de ferias na Quanta (divisora de aguas) so que apenas em 2016 tomei iniciativa loucamente mas fui e tamo a na luta pela sobrevivencia kkkkkkk. Obrigado por compartilhar Bianca! Sucessos minina! o/
Moça essa história sua é muito sinistra. Eu também sou arquiteta e eu estou tentando fazer a transição. Parece que você está contando parte da minha história. Estou emocionada kk!
Me identifiquei muito, sou farmacêutica, nada a ver com essa área kkkkk. Ainda trabalho como farmacêutica e estou tentando ingressar na área da ilustração, algo que sempre amei, mas tenho muitos receios (todos os artistas tem). Estou tentando iniciar e estava procurando cursos e vim parar aqui. Esse seu vídeo Bianca me deu mais esperança em continuar e fazer o que a gente ama mesmo. ❤
Muito legal sua história, Bianca! Te sigo no Instagram há algum tempo já e fiquei muito surpreso quando descobri que vc largou a arquitetura pra ser ilustradora. Eu larguei a agronomia pra fazer Arquitetura e não me arrependo. Sempre admirei a ilustração e desenho desde garoto. Ano passado comecei um curso online, do Ivan Querino, pra poder melhorar minha técnica e como uma maneira de continuar aprendendo sobre meu hobby favorito. Pra 2019 já penso em fazer mais cursos e começar a monetarizar minha arte, de tão empolgado que fiquei por voltar a desenhar e aprender mais sobre. Vc tem razão, fazer o que a gente gosta nos completa! Muito sucesso!
olá Bianca, você prende nossa atenção só com seu carisma e sua simplicidade. Bem, sou um desenhista frustrado, pois desde criança gostei de desenhos e me destacava em sala de aula, mas tive um grave problema de saúde. tentei Bianca viver de desenhos durante um tempo, como não dava para me manter acabei seguindo outro rumo. hoje passeando pela internet me deparei com sua história e levei uma "surra" de motivação e determinação. Hoje Bianca estou com 51 anos e um sonho nunca realizado, de aprender e a viver o que amo, desenho. sua historia mexeu muito comigo, aqui em fortaleza o mercado e pequeno e eu vejo minha idade, vejo que o mercado evoluiu bastante e isso me causa o medo. gostaria muito Bianca de uma dica sua, pois só conheço papel e materiais manuais como lápis, caneta, pasteis, nanquim etc. Me de Bianca uma dica.
5 ปีที่แล้ว +1
Nossa, esse seu vlog me deu um nó na garganta pois estou me vendo na mesma situação que vc descreveu. Preciso tomar essa iniciativa
Oi Bianca....tenho 37 e sou formado em Sistema da informação e exerço minha profissão há dez anos. E sempre considerei ilustração como hoby visto não ter informação concreta sobre a profissão. Não estou frustrado com minha escolha profissão contudo, minha visão sobre a arte de desenhar mudou bastante apos seu vide. Ponto + pra vc.
Cai de paraquedas nesse vídeo e eu tô muito apaixonada! Eu entendo tanto tudo isso... Eu sempre amei desenhar e todos diziam que eu tinha jeito, eu fiz aulas de desenho e aos 13 anos eu participei de uma exposição de arte na minha cidade (Jacareí inclusive, pertinho de Taubaté 💜). Pra mim era bem claro o quanto eu queria estar nessa área, mas assim que eu comecei o ensino médio meu pai me tirou do curso e disse pra eu escolher um curso técnico, e eu escolhi fazer técnico em Química.. Assim que me formei fui forçada a escolher a graduação e meu pai me convenceu a fazer Engenharia Química e ai que meu inferno começou. No último ano eu estava doente, tomando tarja preta, fumando... Tudo para realizar o sonho do meu pai e pra ele, eu passar por aquele processo era absolutamente aceitável. Eu cogitei a possibilidade de tirar a minha própria vida porque eu não aguentava mais tanto sofrimento e pressão do meu pai. No último ano, enquanto eu estava na van indo pra primeira prova daquele semestre eu pensei "Porque eu tô fazendo isso comigo? É o sonho do meu pai e não o meu!" Eu desci da van e não fui pra sala, eu não fiz aquela prova e nenhuma outra... Foi loucura eu trancar o curso? Sim! Mas eu acho que eu não teria sobrevivido a mais uma semana lá. No fim daquela mesma semana eu me matriculei no curso Start da SAGA que é voltado para a parte de Design Gráfico e cara... Minha vida mudou totalmente! Eu me encontrei, encontrei pessoas que me entendem e que me apoiam a continuar com meus sonhos e foi lá que eu conheci meu namorado, a pessoa mais importante na minha vida hoje, ele me apoia e me da forças, puxa minha orelha e me cobra pra eu estudar cada vez mais, a nossa vontade de trabalhar com ilustração nos uniu e ano que vem a gente vai se mudar pra eu fazer uma faculdade fora do país e ele buscar emprego na área (ele fez faculdade de Design de Jogos e fez curso de animação 3D, além de desenhar pra caramba ele também da aula.. Ele basicamente é minha inspiração!). Em contra partida, meu relacionamento com meu pai vai de mal a pior... Hoje eu tenho um emprego graças ao Técnico em Química que paga meu curso e ajuda nas despesas de casa e cada realzinho que sobra eu guardo pra poder me mudar, mas meu pai me da cada mês mais despesas pra ver se eu desisto e volto pra Engenharia (porque ele acha que eu vou ganhar uns 6 mil logo de cara como recém formada). É muito difícil meu relacionamento com ele, eu não tenhi apoio nenhum, ele me humilha e fala coisas que filha nenhuma gostaria de ouvir o pai dizendo, muitas vezes eu durmo chorando pensando se eu tô certa em fazer isso mesmo, se talvez não seja melhor eu voltar a fazer Engenharia e juntar dinheiro, mas ai eu lembro do quanto eu sofri e do quanto eu sou feliz hoje... Eu amo desenhar, eu quero ser ilustradora, eu quero fazer concept pra jogos e eu vou conseguir! Meu pai pode não entender isso agora, mas sei que um dia ele entenderá. Seu vídeo me fez chorar muito e me deu mais forças ainda para seguir em frente, obrigada e desculpa pelo textão 💜
Meu deus Malu, sinto muito pelo seu pai 😥 que situação... É muito triste saber que tem alguns pais que ainda sofrem por não poder controlar o futuro dos filhos. Mas, por mais que esse problema acabe nos afetando, infelizmente é um problema exclusivo deles, e não nosso. Não se sinta mal por querer fazer uma coisa que ele não aprova. Quando a gente cresce um pouco mais a gente vai se libertando da influência e da responsabilidade que os nossos pais têm sobre a gente e a gente entende um pouco melhor quem somos nós. Que bom que vc conseguiu fazer isso por vc e que teve apoio do seu namorado. Eu tenho certeza que, lá pra frente, seu pai vai se arrepender por não ter te incentivado e, pior, pela relação de vcs ter sido tão afetada por isso. Boa sorte e segue firme!! Um beijo!
Nossa que história linda ! Vc me fez chorar de vdd sabe. Me identifico tanto com muitas coisas da sua história. Agora estou lá na Quanta , nessa mesma trajetória de mudança. Também não quero olhar pra trás e ver que eu não tentei fazer meu sonho real. Parabéns pelo vídeo ! Obrigada por esse canal !
Obrigado por esse video, você com ctz cumpriu o trabalho que você queria fazer abrindo o canal para inspirar outras pessoas. Estou em uma situação parecida, e esse video foi mto bom. Amo desenho, queria poder ter isso como profissão um dia, tentar sair da minha cidade pra fazer design mas não consegui, pq sair da casa dos pais com uma mão na frente e outra atras é complicado. Fiquei na minha city, fiz um curso daqui que não tem nada a ver com o que eu queria, que é Ciências Biológicas (licenciatura). Participei de um evento pequeno na região, e naquele dia, eu senti todas as borboletinhas no estomago de estar onde eu queria estar, quando voltei para minha realidade das salas de aula, vendo aulas sobre planta, eu fiquei muito triste, pq eu não queria estar ali, parece uma eterna perda de tempo, sabe? vendo o seu video, eu penso que talvez valha a penas continuar o curso, treinando artes por fora, pegando encomendas pequenas, pra quando eu sair da facul, eu talvez tenha a chance de um emprego em outra cidade, onde talvez eu tenha a oportunidade de estudar mais sobre desenho. Eu sou bem desesperançoso quando a area de trabalho com a bio licenciatura, pq sabemos como os professores são tratados. Enfim, vou pensar mais no que fazer depois desse video, obg msm.
Olha sogra o anjo!! Brincadeiras a parte, vc de fato me foi mt inspiradora! Graças a Deus eu moro em SP, ent isso não me vai ser uma barreira, quero mt poder fazer curso na Quanta a um tempo, porém o desemprego é foda, ainda mais depois da pandemia! Mas quanto mais tempo passa mais vontade eu tenho de iniciar meus cursos e minha carreira! E esse vídeo de fato foi mt bom, para que eu veja que eu não estou sozinho nessa, e que é possível sim! Espero muito que nossos sonhos se realizem! Como já dia a Rapunzel: "When Will My Life Begin?"
Como disse um inscrito seu ali nos comentários " que vídeo gostoso de assistir..." @Silvana Piacentini, eu tenho 33 anos e desisti do desenho pelos mesmos motivos que a Bianca, infelizmente não tive a coragem de arriscar como ela, hoje sou empreendedor em um ramo que não tem nada haver comigo algo que aprendi com a vida mesmo, e sou um desenhista frustado, não tenho tempo para praticar, até hoje sei reproduzir qualquer desenho, tipo fazer uma copia so olhando, mas não consigo fazer um desenho do zero. Amei esse canal cai aqui de paraquedas, por causa do video da cadeira gamer.
Me vejo em você nesse vídeo, eu amo desenhar, desenho desde que eu era criança e por isso sempre disse que gostaria de fazer arquitetura pois é algo relacionado a desenho então há uns 7 anos falo que vou cursar isso, e pesquisei muito sobre a facul e eu me indentifico bastante só que no fundo meu sonho é viver da ilustração passar a vida criando arte mas vou dar uma chance pra arquitetura. Amei dms o seu vídeo ♥
Ai, o youtube me recomendou seu vídeo sobre a cadeira...aí assisti e foi uma ajuda perfeita..então vc me cativou tanto, que fui ver teu canal...aí vi esse vídeo e comecei...e já de início, me identifiquei demais... eu entrei na facul de ArqUrb no ano que vc saiu...e me formei no começo do atual...entrei pelo mesmo motivo que vc se tornou ilustradora..pq eu gostava de desenhar...terminei e consegui um emprego num escritório (que toh trabalhando agr) e fiz/estou fazendo o msmo que vc, bancando uns cursos pra mim e fazendo (ainda) mais por curiosidade e vontade própria do que qualquer outra coisa..eu pausei o vídeo aqui e vou continuar vendo...e vou terminar comentário em modo streamer rs... 6:33 vou mandar teu vídeo pra um amigo meu aqui...6:34 mandei...11:08 eu até hj ainda não sei exatamente qual é meu meio real oficial de expressão e isso me dá uma certa angústia pq tenho aquele receio de nunca desenvolver de verdade uma habilidade...11:08 vc tá me lembrando muito uma professora/amiga minha, Lilu, que foi com quem, numa aula sobre desenho, eu percebi que tudo que eu queria na vida era trabalhar com representação (e tlvz aí esteja a questão, não é só o desenho que me atrai, mas qualquer forma de representação)... 11:26 aaahh...foi isso que eu senti quando terminou essa aula, é isso!!...15:54 Só faltava c ser do signo de áries tbm kkk com essa obstinação aí, eu sou ariano com ascendente em áries.... 16:45 Vc tá, nesse exato segundo da vida, implantando o alien do desejo de investir mais nisso...19:05, Mulher, toh com morrendo de fome querendo ir jantar, mas 0 arrependido de tá vendo esse vídeo ó e voh ver até o final...21:19 Eu me boicoto tanto, tanto, tanto... mas as vezes, pra não ficar tão mal, eu faço nem que seja o boneco de palitinho fazendo alguma coisa, só pra ir dormir sabendo que exercitei um pouco naquele dia...24:13 Valeu a pena sim, valeu demais...Acabou e estou realmente, sinceramente, satisfeitamente satisfeito de ter visto esse seu depoimento... acabou que fiz um comentário gigante, mas pq eu quis mesmo ir falando, pq tal, o vídeo no youtube se torna uma conversa msm e deixa clara a conexão forte que há entre tantas pessoas no mundo... muito obrigado mesmo!
Esse video me fez taaaao bem. Eu comecei em arquitetura pelos mesmos motivos, e depois de 2 anos larguei pq vi que realmente n era o que queria, hj ainda nao trabalho com ilustracao, to fazendo outra faculdade nada a ver (justamente por causa da minha familia) e to treinando muito p conseguir uma bolsa na quanta. Fiz um curso de ferias lá e a sensação é realmente de pertencimento. Obg pelo video. Me fez muito bem. As vezes acho q to atrasada(mentira, SEMPRE acho) mas to tentando nao pensar muito nisso. Obg mesmo.
Me emocionei com esse vídeo, vc conseguiu me convencer de que eu posso, que é possível, que existem pessoas vivendo. Obrigado, já me matriculei na quanta e vou com tudo. Ah! E graças a esse seu vídeo vou tatuar a sigla Yolo, valeu abccs
Que vídeo maravilhoso!!! me ajudou a entender que o q eu realmente quero é ser ilustrador.Mas pena que as pessoas tem um pouco de preconceito por falta de pesquisa e acha que todo mundo tem que ser médico, advogado,engenheiro etc...é dificil viu.
olha, cai de paraquedas aqui no seu canal e simplesmente vc acabou de dizer tudo oque eu sinto e oque eu quero pra minha vida. eu sou recém formada em arquitetura (fiz o curso por motivos de família igual a você), e assim, meu sonho sempre foi e ainda é ser ilustradora, no momento estou procurando trabalho na área de arquitetura pra me manter é claro, porem, assim como você eu estou pretendendo fazer cursos de ilustração, pq atualmente eu sou aquarelista, dou aulas até, mas mesmo assim eu sei que não sou boa o suficiente, ainda mais pra entrar assim nesse mercado de ilustração de paraquedas kkkkkkk bom, quero lhe agradecer, pq as vezes eu penso q sou um ET, por esta numa profissão em que me sinto sufocada mas meus amigos estão super felizes (se é que me entende), sério, obrigada por compartilhar oque você viveu e vive, isso me inspirou muito a continuar na luta do meu sonho!! ps: vou fazer mestrado pra Artes, pq sério amo demais tudo isso haha.
Essa parte de se sentir um ET tbm é real pra mim, fiz técnico em mecânica industrial e agora estou estagiando numa empresa de ônibus kakaka Meu amigos estagiários ficam tipo "nossa, quero fazer engenharia, talz" e eu penso "nossa, pq eu fiz esse curso? o que eu gosto mesmo é de design e ilustração..." Seria tão bom se todo mundo conseguisse achar a área que gosta com mais antecedência e que o universo direcionasse todo mundo pra área certa kkkkkk. Pq provavelmente tem pessoas que iriam adorar estar onde eu estou, mas não souberam como chegar aqui. E provavelmente tem pessoas que cursam design que não gostam muito da área, sendo que é meu sonho fazer isso. Mas é um processo né, a gente tem que trabalhar pra descobrir nossos interesses e então correr atrás pra conseguir alcançá-los.
Tenho 40 anos e estou na mesma vibe que você aos 25. Tinham várias pessoas na minha vida que me diziam que ser desenhista não tinha futuro e que eu não ganharia nada com isso. Hoje estou investindo em curso e tento absorver todas as informações que aparecem na minha frente, inclusive seu canal. Acredito que quando a gente estuda e se dedica nada é impossível e que não tem idade para realizarmos nossos sonhos. Nem que seja quando for velhinha, eu consigo! \o/.
Paula Bittencourt tenho 42, ouvia a mesma coisa. Me formei em arquitetura aos 36, e eu adoro arquitetura de interiores, mas estou resgatando meu lado desenhista, vendo vídeos e referências, experimentando técnicas diferentes. Se me formei aos 36, posso fazer o que quiser aos 40 ou 50, não é!? 😉
Queria conseguir me desapegar dessa questão da idade. Aos 33, numa depressão a 4 anos, sinto que preciso recomeçar a minha vida mas tenho medo, acho que tô velha pra recomeçar, acho que não vou conseguir trabalho por causa da idade. Tem sido questões complicadas pra mim.
Raquel Barbosa pois é, não vou dizer que foi ou está sendo fácil. Pra mim sempre foi mais difícil conseguir estágio por exemplo, se comparado as pessoas que estudavam comigo e eram mais jovens. Até hoje está difícil me firmar na carreira, mas não me arrependo em nenhum momento de ter feito. Estudo nunca é demais, sempre te enriquece. Não pense,se pensar a gente desanima. Vá em frente.
Estou na mesma também, desanimada com a idade que resolvi aprender sobre ilustração e com as condições para reinserção no mercado de trabalho quando eu tiver aptidão para tal (se é que vou conseguir chegar a ser uma ilustradora). Espero que a gente consiga!
Eu tenho 40 e parece que a idade nos lembra que não temos mais tempo a desperdiçar. Voltei a desenhar como fazia há 25 anos
O vídeo apareceu nos indicados, eu NÃO sou ilustrador, muito menos arquiteto. Mas, a convicção e a emoção que essa moça passou nesse vídeo, me deixaram assistir até o final e te admirar pela força de vontade.
Você esta de parabéns, por essa vida de batalhas contra padrões impostos e simplesmente seguir com garra os seus próprios sonhos. Por mais que eles pareçam longe e totalmente antagônicos com o que você faz hoje.
Lição para qualquer um. 😉
Engraçado que conforme você foi contando a trajetória, eu fui torcendo junto. Fiquei muito feliz por você, de verdade, parabéns.
Eu também!
Eita, olha qm eu achei por aqui hahaha
@@renanfabricio3d morro de medo de comentário antigo meu, ainda bem que achou um legal kkkkk
Eu sempre fui apaixonado por animação, mas nunca tinha conseguido trabalhar na área, mesmo morando em SP, aí fui bancário, auxiliar de manutenção e tal.
Quando eu voltei para o interior, apareceu, do nada, um estúdio de animação e me deram a chance de fazer o que eu gosto, detalhe, eu tinha 33 anos, na época.
A história está resumida, mas 14 anos, 8 longas metragens, várias séries de TV e outros projetos depois, eu continuo minha carreira, felizão da vida.
Cara meu sonho é fazer animação. Tenho 21 e era pra mim ter me formado ano passado no curso que fiz logo que sai da escola, que no caso foi Sistemas da Informação. Mas como não me identifiquei mais com o curso, acabei repetindo o 3°ano duas vezes e não tive muita sorte com os estágios que fiz.
Sem duvida em algum momento do futuro eu vou seguir na área da animação. Porque amo tudo sobre a área de paixão, alem de que moro em são paulo e isso já me da uma pequena vantagem. Mas toda vez que penso em mudar de curso, sempre tem aquela voz que me diz que é muito arriscado e que é melhor conseguir um emprego de T.I porque é mais estável.
Enfim sinceramente não sei o que vai ser desse ano ou do meu futuro em geral, mas é sempre bom ouvir de gente que tentou a sorte na are e mesmo depois de um tempo atingiu o sucesso.
Desejo tudo de bom cara. E seria pedir demais pra mim dar uma checada no seu trabalho?! kkkk
Muito legal seu vídeo. Apareceu aqui pra mim na hora certa. Sou arquiteto, sempre gostei de ilustração, mas segui minha carreira na arquitetura. Hoje minha filha está finalizando o 3º ano, está na encruzilhada da escolha da profissão, e eu sei que a praia dela é ilustração. Mandei seu vídeo pra ela, pois eu acredito que o caminho dela será fora da faculdade, investindo em cursos de ilustração. Acreditando na possibilidade de carreira nessa área. Sucesso pra vc.
Poxa, um relato de pai ❤️ que coisa mais linda! Espero que ela goste, André! E muito obrigada!!
Vc não teve só sorte, vc teve atitude. Parabéns! Vitória merecida!
Esse vídeo deu uma fortalecida na esperança aqui! Tou nessa da transição de design gráfico para ilustração faz um tempinho e agora tou sentindo essa saturação máxima que tá deixando bem difícil meu dia-a-dia no trabalho ): meu foco é ilustração editorial/livro infantil, mas por nunca me sentir realmente preparada, acaba que nunca nem madei emails pra editoras pra ver se tenho chance. Parece que estou sempre em busca do portfólio perfeito pra eu poder fazer isso. Mas há pouco decidi que vou mandar esses emails mesmo assim e em paralelo a isso, continuar estudando e melhorando o portfólio. E claro, abrir a boca pra todo mundo saber que é isso que quero fazer. Uma hora vai!
Obrigada pelos vídeos e tb pelas dicas que dá em outras redes sociais, são sempre preciosas.
Menina SIM!!! Vai nessa! Uma hora vai, com certeza. O mercado editorial ainda tem essa vantagem de trabalhar com projetos, então quem sabe entrando um livro aí com a sua carinha eles te chamem pelo estilo, mas só se vc mandar o portfolio :)
E, se posso dar uma dica, vc poderia fazer peças pro portfolio que fossem inspiradas em projetos que vc gostaria de fazer! Faz a releitura de um livro infantil que vc gosta, redesenha um conto famoso. Essas coisas brilham nos olhos dos editores. Boa sorteeeee
Compartilhar os planos e projetos com quem incentiva sua arte é poderoso, parece que falar em voz alta faz com que se torne um compromisso =) Boa sorte Thatyane!
Menina, me sinto igual, tbm quero sair do design gráfico para ilustração infantil editorial, inclusive vou fazer um curso livre de Editorial, deve ajudar. Mas com certeza vc tá bem mais evoluída. Posta suas ilustrações em algum lugar?
@ eu fiz um curso voltado pra ilustração literária e foi excelente. Vale a pena investir sim! Posto minhas ilustrações no instagram instagram.com/ilustrasdathaty/ e tenho um portifólio mais selecionado no behance www.behance.net/thatymendonca ;)
@@cristiantabor sinto isso também! Brigada demais
nossa tudo que vc falou se encaixou comigo....Meus Deus estou assustada.... fiz hotelaria, fiz design de interiores e também amo viagens..... e agora realmente quero ser ilustradora...porque é minha essência....
Acabei te encontrando através do seu vídeo sobre cadeira gamer e olha, vou te falar, estou a três horas seguidas assistindo seus conteúdos pela web, e olha que minha afinidade com ilustrações é zero... você tem uma alma bastante aconchegante, um deleite ouvir seus relatos! E não sei porque me veio isso a cabeça mas seu semblante me lembrou muito um felino, hehe. Parabéns!
LEgal, eu ambém troquei, estava no 5 ano da faculdade e acabei sendo aprovado pra UFSC em cinema, hoje faço animações em 3D e nao poderia ser mais feliz.
Nossa, o universo 3D é tão surreal pra mim haushaus Acho muito legal, mas nunca experimentei pq os programas não são tão acessíveis... Por enquanto só treinei em argila?kakakaka Vc mostra seus trabalhos em algum lugar?
Estou aos 30 anos, saindo da área de petróleo e gás(sou inspetor de equipamentos) para designer UX UI. A vida é assim, nos surpreende.
Eu tô passando por exatamente isso. Eu sei que eu só tenho 15 anos e tenho uma vida toda pela frente, mas eu vivo pensando em que trabalhar. Meu sonho é trabalhar na área de animação, porém onde eu moro não tem esse curso e tem bem pouco no Brasil (quem sabe um dia??). A primeira opção que tive é arquitetura, tb pq me indicaram e diziam que era uma boa pra mim que amo de desenho, porém ultimamente eu tô odiando essa ideia ksksk, também me dizem pra fazer design gráfico, mas acho que essa área é bem mais voltada a publicidade. Nesses dias eu começei a me interessar por ilustração e TO AMANDO!!! A cada vez que eu pesquiso mais sobre ela eu estou me encontrando profissionalmente. Vlw Bianca, obg por me ajudar a decidir o que fazer da vida kaksksksk!!!
eu tambem me formei em arquitetura por conta do desenho. terminei tem dois anos, e a profissão nõa me deixa tão contente. sempre desenhei, e finalmente consegui investir num curso e to correndo atras. amo arquitetura, gosto de projetar e tals, mas o desenho, aiii o desenho, me emociona, é o que realmente amo. minha familia nunca me apoiou. ainda to começando, vamos com fé. voce é inspiradora!!!!!!
Esse video foi um divisor de águas pra mim, tenho 17 anos e toco piano desde os 11, queria fazer engenharia só por causa dos meus pais, esse video me fez perceber que o lugar q eu me sinto mais feliz é na frente do piano e q se eu não seguir nisso nunca vou conseguir ser feliz, esse teu video foi literalmente o "pq vc não corre atrás disso então?" q eu precisava AHAHAHAH obrigado!
Que INCRÍVEL Maique!! Muito obrigada pelo relato, me emocionei aqui! Boa sorte na sua carreira! Quando a gente gosta do que faz a gente faz com muito mais garra e vontade ❤️
@@BiancaNazari fadaa 💕💕💕 obg obg obg
Bianca, me emocionei com esse video. Pois minha filha de 18 anos está passando por essa fase, ela já desenha é apaixonada, por ilustração. e tenho certeza que o sonho dela é fazer desing grafico , mas confesso que tenho muito medo do futuro, e esse medo faz com que eu não a apoie tanto quanto deveria.Mas seu video me abriu muito a cabeça . Obrigada !!
mds quase chorei aqui assistindo seu vídeo.. É a descrição da minha vida.. tô na ponta do iceberg com farmácia tb.. mas estamos aí na luta✨
Eu estou chorando horrores com os comentários também hahah
Vamo que vamo Ci!!
Fantástico!!! Seu vídeo veio num momento primordial da minha vida... O que aconteceu contigo sobre seu chefe foi bem parecido com o que aconteceu comigo; eu estava viajando com ele para Ribeirão Preto quando ele também me perguntou o que eu sonhava fazer... aí falei que gostava muito de trabalhar com 3D, que era meu sonho e gostaria de me focar só nisso. Hoje ainda trabalhando com ele as vezes faço algumas ilustrações, mas ainda assim é bem difícil, sinto saudades do tempo em que focava em projetos e esquecia do resto, ficava tão imerso na vontade de dar o meu melhor, porém cada dia mais, sinto que minhas habilidades e esforços estão sendo colocados de canto. No momento atual quero muito me dedicar ao 3D, terminar meus estudos de modelagem e animação em 3D, porém devido ao trabalho e a correria, sinto que evoluo muito pouco em relação a isso.
Este vídeo foi o gás que eu precisava para me acordar com o que realmente eu quero e gosto de fazer, muito obrigado!
Eu CHOREI nesse vídeo! Ser ilustradora é o meu sonho. E no meu caso eu estou preste a escolher minha faculdade e eu queria muito muito de verdade fazer o que eu gosto mas tinha muito medo de escolher e me arrepender. Falta poucos dias pro Enem e é uma pressão enorme de todo mundo pra vc escolher uma profissão. Esse vídeo me ajudou tanto tanto.
pq esse povo é tao manipulado, esse povo é massacrado por esse "padraosinho" jogado guela a baixo de faculdade? sempre detestei estudar, sempre achei faculdadesinha chique so no nome, mas que nao serve pra NADA, trabalho com ilustraçao com ensino medio completo, nao pense q sua saida so esta em porra de faculdade, faculdade é o caralho, vc so perde tempo, nesse tempo q vc perde tu consegue ser ilustradora correndo atras
Isso aí artista!
A descoberta do que viemos fazer só depende de nós, o melhor trabalho é aquele que nos preenche a alma, esse é o sentido, dinheiro é uma consequência do amor dedicado.
Parabéns!
Bianca, que história incrível! Também sou arquiteta, recém formada, entrei na faculdade justamente por sempre ter amado desenho e adivinha? O desenho se perdeu pela faculdade... Agora já formada e vendo a realidade da profissão sinto uma vontade gritante de voltar a criar e fazer arte! Seu vídeo veio em uma hora especial, muito inspirador pra mim! Obrigada por compartilhar sua história!
Muito obrigada por vir contar, Carol!! E vai fazer arte sim, é tãoooo bom! Quem sabe vc encontra um novo caminho pra vc tb ❤
Nao ha nada como ver uma pessoa realizada! Parabens pela coragem!
Vim pelo Gui, AAAAAAAAAAA esse video simplesmente me deixou 100% motivado e 90% decidido em me tornar um ilustrador, é tanta duvida e incerteza que eu tenho.. as vezes até medo, mas você me ajudou a abrir minha cabeça e não ter medo de meter a cara e ir atrás, muito obrigado favoritei o video!!!
Ir atrás é sempre bom! Se não der certo, pelo menos vc foi, e vc sabe como é aquele caminho! A vida é muito curta pra gente ficar só com vontade de fazer as coisas. Pensa com carinho, pesquisa bastante que vc vai se encontrar! Um abraço Pedro!
Pode ter certeza que vc está iluminando a vida de muitas pessoas neste vídeo. Estou em crise profissional aos 39 anos e sou apaixonada por desenho desde sempre. Quero dar uma virada! Me ajudou demais!
Conheci seu canal através do video da cadeira dx racer e acabei caindo aqui, nossa gostei muito! Parabéns pelos vídeos e pelo depoimento, me identifiquei bastante. Você com certeza merece mais seguidores no YT, bom, aqui pelo menos está +1, um abração.
Estou passando exatamente por esse momento. Fiz 5 anos de arquitetura porque ouvia que ilustração não daria dinheiro, e cá estou, tentando e estudando muito para poder entrar nessa área. Assim que me formei, a primeira coisa que pensei foi que finalmente poderia estudar e correr atrás do que realmente gosto. No entanto, ainda sinto muito medo e insegurança. Tenho um trabalho fixo em um escritório, o qual me ajuda a pagar as contas e me possibilita estudar em outros períodos, mas estou realmente naquele momento em que não quero mais fazer isso, haha. No entanto, reconheço que tenho que agir com os pés no chão, como você mencionou. Não dá para largar tudo e correr atrás do que gostamos da noite para o dia, não é mesmo?
Meu Deus parecia q vc tava diretamente comigo! Eu atualmente estou terminando o curso de arquitetura porem do ano passado pra cá eu comecei um projeto pessoal tipo o "365 days of doodles" pra melhorar meus desenhos e agora eu tenho uma vontade gigante de trabalhar com ilustração pro resto da minha vida. Atualmente eu tô tentando ajeitar a minha vida e ver o que eu vou fazer. Eu tive que abandonar o projeto pra tentar me ajeitar e isso me deixou meio acabado mas esse vídeo me ajudou de mais! É bem motivador ouvir de alguém que fez essa transição e isso fez eu me sentir bem melhor. Obrigado.
Eu sinto que precisava desse vídeo s2
Hoje eu sou estudante de arquitetura por uma certa pressão da minha mãe apesar de que meu sonho é trabalhar com animação/ ilustração
Me sinto mais motivada \o/
Nossa, eu te achei por acaso, alguém me recomendou teu video sobre direitos autorais. Me simpatizei, me inscrevi etc, daí vi esse video e não acreditei, pois EU TAMBÉM SOU ARQUITETA FRUSTADA TENTANDO VIRAR ILUSTRADORA. Eu voltei a estudar desenho depois de um periodo de depressão e quase burnout de trabalhar em escritório de arquitetura, por sugestão da psicologa me veio a pergunta, porque não?. No momento atual estou fazendo muitos cursos pra melhorar meu estilo pessoal e criatividade, e começar a montar um portfólio. E é muito difícil, eu tenho um emprego bem confortável, mas ao mesmo tempo o que tira meu sono, me dá empolgação, o que eu invisto horas sem sofrer é com ilustração, não vou largar tudo, mas to aproveitando esse periodo pra pagar cursos e estudar. Eu espero meu expediente acabar pra poder desenhar, eu quero muito viver disso de alguma forma algum dia, então não vou desistir. Obrigada pelo incentivo, porque às vezes bate a Bad de que eu to muito velha pra transição de carreira (32 anos), mas ao mesmo tempo eu preciso disso pra me sentir feliz. Amei o canal
caramba, chorei vendo esse vídeo, são decisões tão dificeis, tomei a minha a pouco tempo, sou casado já, junto com minha esposa sustentamos nossa casa, mas temos 0 apoio de familia pra investir nisso, mas sei que minha vida tá toda na arte, e que tenho como viver disso. é dificil não ter apoio, ouvir q se der errado ninguém vai ajudar. Mas tomei minha decisão, e tem dado muito certo, e nunca estive tão feliz.
A minha história é todinha a sua! Eu faço Arquitetura no momento, achava que era isso que eu queria porque nunca fui incentivada a levar o desenho a sério. Hoje, não penso em formar carreira em Arquitetura mas penso em me formar porque meus pais me matariam se eu desistisse, mas como trabalho consigo pagar um curso de desenho básico na Quanta também. Que ótimo ouvir sua história ❤️
Vc é incrível! Fui lá na sua mesa na CCXP e vc é super maravilhosa
AI ALINE sua linda!! Muito obrigada, vc é maravilhosa tb
Oi Bianca, eu sou fisioterapeuta, mas não gosto do que eu faço, me matriculei agora para fazer o curso de ilustração profissional, estou seguindo os meus sonhos e você me inspirou muito, muito obrigado pelo vídeo!
Esse é o vídeo mais inspirador e pé no chão sobre transição de carreira. Faço trabalho administrativo numa empresa pública, com um bom salário. Mas tenho vontade de trabalhar na área de desenvolvimento de software. Pra mim é uma coisa meio assustadora, mas o seu vídeo me ajudou bastante a não pensar em desistir e dar o melhor que eu puder. A gente pensa que é de uma hora pra outra (e acaba sendo, no fim das contas!), mas esquece que leva tempo até isso acontecer. Vou seguir firme, obrigado pela inspiração! 😋👍
Que bom saber ❤️ obrigada! E boa sorte 😊
Que vídeo gostoso de assistir!
Amei suas dicas, e me inspiro na sua dedicação, vou levar como aprendizado pra mim. Gratidão!
Muuuuito obrigado. Conheci vc no canal Rabisco. Esse vídeo me deu mais força. Estou com 32 anos e tbm não tive incentivo da família. To investindo em designer e ilustração. A unica pessoa que me apoia é minha esposa. Vlw mesmo
Obrigada por ter falado disso, eu tenho a mesma historia que voce... e nao me arrependo de nada. Obrigada
Sou engenheiro ambiental mas na época da escola ganhei prêmio de desenho nacional, publiquei dois fanzines e tive uma charge publicada no jornal. Hoje 20 anos depois estou voltando a desenhar treinando para o estilo de hqs realistas que eu gosto😍
Taí um vídeo que mexe com o coração, né? Fico feliz de quem descobre o que quer e segue isso cedo. Eu me descobri no artesanato com 20 e poucos anos, era o que eu queria fazer pro resto da vida, mas fui humilhada pelo meu pai ao dizer isso pra ele. Ouvir coisas do tipo "então vc não quer ser advogada nem professora pra ficar vendendo quinquilharia na rua, que nem uma hippie" me fizeram ficar com vergonha da minha escolha e eu acabei indo trabalhar com coisas que não gostava, pra ter uma estabilidade, que ferrou com o meu emocional e até com a minha saúde, porque eu vivia me odiando. Demorou muito pra eu conseguir fazer o que eu quero, só chegando aos 40 tive coragem de chutar o balde. Tem suas consequências, a insegurança financeira é a principal delas, mas a sensação de viver o sonho compensa os perrengues. Semana passada eu tava bordando, completamente satisfeita com o resultado do meu trabalho, com minhas gatas em volta, feliz, saudável, e pensei "Essa é a minha vida dos sonhos. Eu consegui". Agradeci profundamente e voltei a trabalhar porque pagar as contas é imprescindível. hahahhah Mas essa sensação tão forte de plenitude, eu gostaria que todas as pessoas que se sentem perdidas pudessem experimentar. Obrigada por compartilhar a sua história, tenho certeza de que vai inspirar muitas pessoas. E as que já conhecem o seu trabalho, sabem direitinho o quanto você acertou ao fazer essa escolha tão difícil.
Ótimo vídeo. Tenho 42 anos. Trabalho como projetista de instalações hidráulicas. Hoje pra mim, é uma profissão chata e frustrante que depende das decisões de dezenas de pessoas. Inclusive arquitetos. rss.. Eu vim do interior de Santa Catarina para São Paulo há 22 anos, buscando uma oportunidade. Quando cheguei aqui, eu trouxe alguns desenhos e desenhei por um tempo. Mas deixei de desenhar e de criar, para pôr comida na mesa e ter um teto. Na época eu tive de morar de favor. E acabei reneguei meu talento pelas mesmas razões. Falta de oportunidade, e de conhecimento do mercado. Então apareceu uma oportunidade como desenhista na área de engenharia civil e tive de agarrar. Depois de 22 anos, me sinto frustrado. Mas como você, eu não deixei de ser um bom profissional. Nunca deixei de fazer meu trabalho. Mas vejo que preciso retomar o que deixei p'ra trás. Mesmo que eu possa não conseguir o que quero.. Eu quero uma vida sem arrependimentos. Pretendo seguir seus conselhos. E espero um dia ter a liberdade de viver da minha arte.
Adorei o seu vídeo!!! Acabei tomando um empurrão com suas dicas. rsrsrs... Meu nome é Marcio, vou fazer 50 anos e sempre adorei Desenho, mas a vida nem sempre nos leva aos caminhos que desejamos. Acabei trabalhando com TI até os dias de hoje, mas a vontade de desenhar nunca morreu, fico sempre hipnotizado com os trabalhos de Ilustradores e Concept Arts que vejo. Mas nunca é tarde para se fazer o que gosta, certo? Já estou colocando em prática. rsrsrs.. Obrigado pelos conselhos!!!
Chorei muito vendo deu vídeo. Super me identifiquei! Obrigada! 💜
Faço Administração, mas sonho em viver de desenho desde criança! Mas sei que preciso de um pouco de segurança antes de chutar o balde haha! Obrigada pelo vídeo! ❤
somos 2.. e o pior é que meu curso é por bolsa, adm tbm. esperar pelo sonho de viver de arte
A minha também é bolsa haha! Eu gosto, mas amo arte muito mais!
5:50 - QUANTA propaganda você viu nesse tempo haha
enfim, não vim aqui pra fazer piadas. vim dizer que esse vídeo me fez chorar de emoção e me deixou um pouco inseguro com relação a ilustração. eu sempre quis fazer alguma faculdade de artes e sempre gostei de desenhar, mas sempre tive essa mesma ideia que você tinha no começo ("arte não dá dinheiro pra sobreviver"), então decidi que iria fazer faculdade de música, mas depois de ver esse vídeo eu tô pensando muito se quero ou não virar ilustrador... minhas técnicas de desenho não são lá grande coisa, mas eu já fiz uma página de quadrinho (que levou uma semana pra ser feita) e achei que ficou boa até, mas eu infelizmente desenho no papel e quando vou passar para ou criar no computador, eu só utilizo o mouse (por não ter mesa digital e muito menos saber usar uma). Eu sempre gostei de criar histórias (escritas) e desenhar como seriam os personagens, mesmo que ele só aparecesse por uma cena em uma página, e desde criança eu já tentava fazer tirinhas e quadrinhos, mas é óbvio que não ia virar kkkk... hoje eu tenho 19 anos, estou lutando pra sair do curso técnico de INFORMÁTICA com o diploma na mão e finalmente poder correr pra área que eu sempre gostei que é a arte.
Sua história e é emocionante e muito tocante. Me deu forças pra acreditar que um dia eu poderei ser um ilustrador e poder verdadeiramente viver disso.
Bianca,
Achei maravilhosa a forma que você contou a sua história.
Além de ilustradora, você também tem muito talento e carisma para contar histórias.
Agradeço muito por ter compartilhado sua vivência conosco.
Sempre tive curiosidade em saber como foi essa mudança e NOSSAA que história inspiradora.
Desenho desde que aprendi a segurar um lápis e nunca imaginei que poderia trabalhar com isso, quando percebi que eu podia sim, fiquei dividido entre "já perdi tempo demais" e "não fiz esse curso de turismo atoa" (outra coincidência haha). Já pensei em largar tudo pra tentar a sorte, mas sei da importância de ser realista. Hoje minha escala de trabalho não me permite que eu estude, mas não paro de desenhar de jeito nenhum, nos próximos anos pretendo subir degrau por degrau até ter segurança e habilidade para viver dos meus desenhos. E conhecer histórias como a sua é o que anima e me confirma mais uma vez que É POSSÍVEL SIM. Desejo muito que você conquiste muito mais dessa tal de sorte aí. xoxo
Nossa Bianca, eu precisava desse vídeo na minha semana. Obrigado por esse conteúdo e por compartilhar tua experiencia de vida.
Vou começar a faculdade de Belas artes daqui uma semana, e estou com tanto medo, não estou insegura quanto a escolha, mas sim se vou conseguir ser ilustradora assim que acabar! Kkk mas esse vídeo me deu um incentivo pra correr atrás disso e não desistir... Obrigada ❤
Ah mas isso é insegurança do novo. Vai de cabeça aberta e absorva tudo, é muito bom aprender quando a gente curte o tema! Vai dar tudo certo :)
Tem campo pra tudo, desde que seja bom no que faz. Profissão da moda tem muita concorrência também.
Esse vídeo apareceu no momento certo! Muito obrigado, você me deu esperanças ❤
MINHA DICA PRA QUEM QUER AINDA MAIS MOTIVAÇÃO: procurem e ouçam os NerdCasts que falam sobre profissões de artistas (episódios: 545, 621 e 660) em todos eles tem papos mt legais mesmo com artistas de várias áreas, desde artistas plásticos até artistas de game. Venho encontrando muita motivação pra seguir essa área através desses programas, recomendo muito!!!
É só pesquisar no Google "Nerdcast" e o número do episódio
Boa!
De Taubaté, formado em design de ambientes, me sinto totalmente representado por esse video, porque eu estou no exato momento correndo atras de trabalhar com animação
Eu sempre quis mexer com animação, mas pensava muito "um dia, mais pra frente, quando estiver melhor estabilizado financeiramente", mas percebi que não precisava esperar pra um futuro incerto, se eu podia estar fazendo isso agora (claro, depois de muita conversa com psicólogo), principalmente porque eu voltei a morar com a minha mãe, e tenho um emprego que consigo pagar meus estudos, e fazer algumas coisinhas
Este vídeo respondeu a todas as minhas perguntas com exatidão, tenho 38 anos e cheguei no momento do desespero, muito obrigado por iluminar e responder a todas as minhas dúvidas! Amei! Sucesso sempre Bianca!
vou comentar de novo... to chorando e vou assistir com a minha filha!! mais uma vez , obrigada!
Muito bom!! Perceber sua felicidade com a nova profissão é muito bom e inspirador. Hoje estou com minha saúde física e mental afetada por ter escolhido trabalhos aleatórios que eu não gostava. Como sentia muita dor nos joelhos parei de ir para as aulas para terminar o ensino médio e pedi demissão no trabalho pq acabei me machucando no contrato de trabalho. Muito obrigado de coração mesmo por ter feito esse vídeo. Vou correr atrás de fazer o Encceja e dos meus sonhos tbm. Que você alcance todos seus objetivos. Linda um Abração!!🎯♥
eu tava precisando demais desse vídeo! pensei várias vezes em desistir (e, pensando bem, sem nem ter me esforçado o suficiente) e isso me deu um incentivo a mais. foi como uma palavra de conforto. muito, muito obrigada mesmo. ;-;
Fico muito feliz por você, e essa é a luta de todo nós. Temos que fugir de pessoas que só nos desestimula.
Vou guardar esse vídeo como meu hino quando eu tiver que ir pro escritório de arquitetura e pra não perder o foco.
Oie! Conheci seu canal hoje, por meio de um amigo.
Sou Arquiteto recém formado e tô exatamente na mesma situação que você se encontrou.
Eu tava meio em dúvida sobre o que fazer a partir de agora, e meu pensamento era justamente esse, de finalmente poder investir nessa área sem decepcionar a família ou me arriscar cegamente jogando tudo o que consegui pro alto em busca do sonho.
O vídeo foi muito esclarecedor e me deu mais vontade de por meus planos em prática e ir em busca daquilo que gosto de fazer melhor.
Muito obrigado mesmo!
VOCÊ É DE TAUBATÉ ???? Eu tambééémmmm, MEU DEUUUS. Meeu você não sabe o quanta essa pequena informação me deu esperança. Eu me formei em Direito e hoje em dia não consigo me imaginar nem por um momento trabalhando com isso, sempre quis ter feito outra faculdade, mas a famosa frase " morrer de fome" ficava martelando na minha cabeça. SE TORNOU AUTOMATICAMENTE MINHA MUSA INSPIRADORA
Awwwww 💕 sim! Fico feliz!! Beijooo
Parece que você descreveu a minha vida. Estou fazendo faculdade de arquitetura pelos mesmos motivos que você descreveu, mas meu sonho sempre foi ser ilustradora de livros infantis. Não sei nem descrever como estou confusa agora. Na verdade eu confesso que comecei a faculdade já com milhares de dúvidas. Mas mesmo assim MUITO obrigada pelo seu vídeo. Me deu uma visão realista das coisas e me fez repensar muitas coisas. Obrigada de coração, me inspirou muito! ❤️
É tão, mas tão importante que esse vídeo exista, que preciso processar um pouquinho antes de fazer um comentário decente ♥ Poucas coisas mais lindas do que ver pessoas indo atrás dos seus sonhos! Obrigada por esses 25 minutos, Bianca!
Ai ❤️ chega dói o coração de tanto orgulho! Obrigada Gabs, Revo, vcs são demais!!
Eu tava quase querendo fazer uma loucura e largar tudo. Mas seu vídeo me deu mais esperança e a ser paciente com as coisas. Eu to estudando e trabalhando, e trabalhando na minha comic. É tempo pra quase nada mas sigo firme e forte! Quero poder trabalhar como ilustradora e freelancer. Mas acho que vai dar tudo certo 🥰
Vim pelo Gui, seu caminho é aquele q eu mais me aproximo, estou no 3° ano do ensino médio e ainda não sei qual área seguir, o seu vídeo me ajudou a reforçar q eu quero ser ilustrador. Obrigado mesmo. Mais um inscrito, e dos fiéis hehehehe. S2
Deveria ter visto esse video ha 5 anos atras kk me identifiquei muito. Tbm sou arquiteto, porem, a ilustração artística é apaixonante.
Nem te conheço, mas fiquei tão orgulhosa! Boa sorte!
Conheci seu canal por esse vídeo, que foi uma recomendação do TH-cam, assisti chorando. Fiz uma faculdade de produção multimídia aos 17 anos, que em partes não era o que eu queria, eu queria desenhar, ser ilustradora e contar minhas histórias. Ao concluir o curso, não encontrei mercado, não me via trabalhando para uma agência...fiz técnico jurídico, cursinho, faço cursinho, fiz coach vocacional, estudo para passar em economia, exatamente por pensar que nunca conseguiria ganhar dinheiro com arte. E quando me vejo planejando cursos que gostaria de fazer, investir tempo e dinheiro, é em relacionado ao Desenho.
Seu relato fez meu coração bater forte, principalmente quando falou da QUANTA (meu sonho)
Eu estou na mesma situação, recem formada em contábeis e eu DETESTO o meu trabalho. Eu gosto mesmo é de fotografia, edição, moda. Teu video me ajudou muito, vou tentar investir em alguns cursos nessas areas e ve como vai ser.
Aquele vídeo do youtube que eu quis ver mais de 1 vez! Muito lindo!
Aqueceu meu coração saber da sua história, tantas similaridades 🥲
Parabéns Bianca! Gosto 2x mais de vc agora! 👏👏👏
Cara, seu vídeo caiu na minha cabeça com força (inclusive nem lembro como cheguei aqui). Me vejo muito no seu relato, principalmente na parte da angústia com o trabalho atual. Também quero mudar de profissão para algo da área artística (talvez mais voltado pro design gráfico) - a diferença é que sou formada em direito e me sinto um E.T.! Seu vídeo me transmitiu força ❤️
Engraçado que eu vi o seu vídeo da cadeira gamer, e eu sou gamer. E eu acabei de me formar em Arquitetura e eu amo, porém SE EU PUDESSE ESCOLHER QUALQUER PROFISSÃO seria ilustradora na área de games.
Nao sei se vou fazer o curso, mas tipo, seu vídeo aumentou a minha visão
maravilhinda... esse video super me ajudou a ter um pouco mais de otimismo quanto ao futuro, apesar de eu estar me enveredando em uma area um tanto quanto diferente
Ola Bianca.. te sigo no instagram e me deparei com esse video hoje.. so queria agradecer, porque me ajudou muito.. abracos!!
Seus vídeos são como terapia pra mim, obrigado Bianca!
Incrivel que essas situacões quase todos passei por isso praticamente na mesma epoca também 2014 fiz um curso de ferias na Quanta (divisora de aguas) so que apenas em 2016 tomei iniciativa loucamente mas fui e tamo a na luta pela sobrevivencia kkkkkkk. Obrigado por compartilhar Bianca! Sucessos minina! o/
AEEEE um case de sucesso! Haha beijão e valeu!
Vim pelo canal do Guilherme, ótimo vídeo!
Me inscrevi e no aguardo de mais vídeos sobre ilustração :D
Moça essa história sua é muito sinistra. Eu também sou arquiteta e eu estou tentando fazer a transição. Parece que você está contando parte da minha história. Estou emocionada kk!
Me identifiquei muito, sou farmacêutica, nada a ver com essa área kkkkk. Ainda trabalho como farmacêutica e estou tentando ingressar na área da ilustração, algo que sempre amei, mas tenho muitos receios (todos os artistas tem). Estou tentando iniciar e estava procurando cursos e vim parar aqui. Esse seu vídeo Bianca me deu mais esperança em continuar e fazer o que a gente ama mesmo. ❤
Muito legal sua história, Bianca! Te sigo no Instagram há algum tempo já e fiquei muito surpreso quando descobri que vc largou a arquitetura pra ser ilustradora. Eu larguei a agronomia pra fazer Arquitetura e não me arrependo. Sempre admirei a ilustração e desenho desde garoto. Ano passado comecei um curso online, do Ivan Querino, pra poder melhorar minha técnica e como uma maneira de continuar aprendendo sobre meu hobby favorito. Pra 2019 já penso em fazer mais cursos e começar a monetarizar minha arte, de tão empolgado que fiquei por voltar a desenhar e aprender mais sobre. Vc tem razão, fazer o que a gente gosta nos completa! Muito sucesso!
Ahhh que demais Cássio! Dá uma olhada nos links que postei, acho que vc vai se divertir estudando por eles 😊 boa sorte na caminhada!
olá Bianca, você prende nossa atenção só com seu carisma e sua simplicidade. Bem, sou um desenhista frustrado, pois desde criança gostei de desenhos e me destacava em sala de aula, mas tive um grave problema de saúde. tentei Bianca viver de desenhos durante um tempo, como não dava para me manter acabei seguindo outro rumo. hoje passeando pela internet me deparei com sua história e levei uma "surra" de motivação e determinação. Hoje Bianca estou com 51 anos e um sonho nunca realizado, de aprender e a viver o que amo, desenho. sua historia mexeu muito comigo, aqui em fortaleza o mercado e pequeno e eu vejo minha idade, vejo que o mercado evoluiu bastante e isso me causa o medo. gostaria muito Bianca de uma dica sua, pois só conheço papel e materiais manuais como lápis, caneta, pasteis, nanquim etc. Me de Bianca uma dica.
Nossa, esse seu vlog me deu um nó na garganta pois estou me vendo na mesma situação que vc descreveu. Preciso tomar essa iniciativa
Oi Bianca....tenho 37 e sou formado em Sistema da informação e exerço minha profissão há dez anos. E sempre considerei ilustração como hoby visto não ter informação concreta sobre a profissão. Não estou frustrado com minha escolha profissão contudo, minha visão sobre a arte de desenhar mudou bastante apos seu vide. Ponto + pra vc.
maravilhosa. chorei? chorei hahahahaha você é incrível!
Cai de paraquedas nesse vídeo e eu tô muito apaixonada! Eu entendo tanto tudo isso... Eu sempre amei desenhar e todos diziam que eu tinha jeito, eu fiz aulas de desenho e aos 13 anos eu participei de uma exposição de arte na minha cidade (Jacareí inclusive, pertinho de Taubaté 💜). Pra mim era bem claro o quanto eu queria estar nessa área, mas assim que eu comecei o ensino médio meu pai me tirou do curso e disse pra eu escolher um curso técnico, e eu escolhi fazer técnico em Química.. Assim que me formei fui forçada a escolher a graduação e meu pai me convenceu a fazer Engenharia Química e ai que meu inferno começou. No último ano eu estava doente, tomando tarja preta, fumando... Tudo para realizar o sonho do meu pai e pra ele, eu passar por aquele processo era absolutamente aceitável. Eu cogitei a possibilidade de tirar a minha própria vida porque eu não aguentava mais tanto sofrimento e pressão do meu pai. No último ano, enquanto eu estava na van indo pra primeira prova daquele semestre eu pensei "Porque eu tô fazendo isso comigo? É o sonho do meu pai e não o meu!" Eu desci da van e não fui pra sala, eu não fiz aquela prova e nenhuma outra... Foi loucura eu trancar o curso? Sim! Mas eu acho que eu não teria sobrevivido a mais uma semana lá. No fim daquela mesma semana eu me matriculei no curso Start da SAGA que é voltado para a parte de Design Gráfico e cara... Minha vida mudou totalmente! Eu me encontrei, encontrei pessoas que me entendem e que me apoiam a continuar com meus sonhos e foi lá que eu conheci meu namorado, a pessoa mais importante na minha vida hoje, ele me apoia e me da forças, puxa minha orelha e me cobra pra eu estudar cada vez mais, a nossa vontade de trabalhar com ilustração nos uniu e ano que vem a gente vai se mudar pra eu fazer uma faculdade fora do país e ele buscar emprego na área (ele fez faculdade de Design de Jogos e fez curso de animação 3D, além de desenhar pra caramba ele também da aula.. Ele basicamente é minha inspiração!).
Em contra partida, meu relacionamento com meu pai vai de mal a pior... Hoje eu tenho um emprego graças ao Técnico em Química que paga meu curso e ajuda nas despesas de casa e cada realzinho que sobra eu guardo pra poder me mudar, mas meu pai me da cada mês mais despesas pra ver se eu desisto e volto pra Engenharia (porque ele acha que eu vou ganhar uns 6 mil logo de cara como recém formada). É muito difícil meu relacionamento com ele, eu não tenhi apoio nenhum, ele me humilha e fala coisas que filha nenhuma gostaria de ouvir o pai dizendo, muitas vezes eu durmo chorando pensando se eu tô certa em fazer isso mesmo, se talvez não seja melhor eu voltar a fazer Engenharia e juntar dinheiro, mas ai eu lembro do quanto eu sofri e do quanto eu sou feliz hoje... Eu amo desenhar, eu quero ser ilustradora, eu quero fazer concept pra jogos e eu vou conseguir! Meu pai pode não entender isso agora, mas sei que um dia ele entenderá. Seu vídeo me fez chorar muito e me deu mais forças ainda para seguir em frente, obrigada e desculpa pelo textão 💜
Meu deus Malu, sinto muito pelo seu pai 😥 que situação... É muito triste saber que tem alguns pais que ainda sofrem por não poder controlar o futuro dos filhos. Mas, por mais que esse problema acabe nos afetando, infelizmente é um problema exclusivo deles, e não nosso. Não se sinta mal por querer fazer uma coisa que ele não aprova. Quando a gente cresce um pouco mais a gente vai se libertando da influência e da responsabilidade que os nossos pais têm sobre a gente e a gente entende um pouco melhor quem somos nós. Que bom que vc conseguiu fazer isso por vc e que teve apoio do seu namorado. Eu tenho certeza que, lá pra frente, seu pai vai se arrepender por não ter te incentivado e, pior, pela relação de vcs ter sido tão afetada por isso. Boa sorte e segue firme!! Um beijo!
Nossa que história linda ! Vc me fez chorar de vdd sabe. Me identifico tanto com muitas coisas da sua história.
Agora estou lá na Quanta , nessa mesma trajetória de mudança.
Também não quero olhar pra trás e ver que eu não tentei fazer meu sonho real.
Parabéns pelo vídeo ! Obrigada por esse canal !
Obrigado por esse video, você com ctz cumpriu o trabalho que você queria fazer abrindo o canal para inspirar outras pessoas. Estou em uma situação parecida, e esse video foi mto bom. Amo desenho, queria poder ter isso como profissão um dia, tentar sair da minha cidade pra fazer design mas não consegui, pq sair da casa dos pais com uma mão na frente e outra atras é complicado. Fiquei na minha city, fiz um curso daqui que não tem nada a ver com o que eu queria, que é Ciências Biológicas (licenciatura). Participei de um evento pequeno na região, e naquele dia, eu senti todas as borboletinhas no estomago de estar onde eu queria estar, quando voltei para minha realidade das salas de aula, vendo aulas sobre planta, eu fiquei muito triste, pq eu não queria estar ali, parece uma eterna perda de tempo, sabe? vendo o seu video, eu penso que talvez valha a penas continuar o curso, treinando artes por fora, pegando encomendas pequenas, pra quando eu sair da facul, eu talvez tenha a chance de um emprego em outra cidade, onde talvez eu tenha a oportunidade de estudar mais sobre desenho. Eu sou bem desesperançoso quando a area de trabalho com a bio licenciatura, pq sabemos como os professores são tratados. Enfim, vou pensar mais no que fazer depois desse video, obg msm.
Que video maravilhoso, na moral!!!! 😍 Norteou muitooo.. Brigaduu
Olha sogra o anjo!!
Brincadeiras a parte, vc de fato me foi mt inspiradora! Graças a Deus eu moro em SP, ent isso não me vai ser uma barreira, quero mt poder fazer curso na Quanta a um tempo, porém o desemprego é foda, ainda mais depois da pandemia! Mas quanto mais tempo passa mais vontade eu tenho de iniciar meus cursos e minha carreira! E esse vídeo de fato foi mt bom, para que eu veja que eu não estou sozinho nessa, e que é possível sim! Espero muito que nossos sonhos se realizem!
Como já dia a Rapunzel: "When Will My Life Begin?"
Como disse um inscrito seu ali nos comentários " que vídeo gostoso de assistir..." @Silvana Piacentini, eu tenho 33 anos e desisti do desenho pelos mesmos motivos que a Bianca, infelizmente não tive a coragem de arriscar como ela, hoje sou empreendedor em um ramo que não tem nada haver comigo algo que aprendi com a vida mesmo, e sou um desenhista frustado, não tenho tempo para praticar, até hoje sei reproduzir qualquer desenho, tipo fazer uma copia so olhando, mas não consigo fazer um desenho do zero. Amei esse canal cai aqui de paraquedas, por causa do video da cadeira gamer.
Nossa que inspirador. Chega molha os olhos. Parabéns. Estou nessa fase de inicio de transição. Você alimentou minha fé com esse video.
Que vídeo!!! Falou comigo em cada detalhe, fiquei todo arrepiado. Obrigado, obrigado mesmo, que Deus te abençoe sempre!
Me vejo em você nesse vídeo, eu amo desenhar, desenho desde que eu era criança e por isso sempre disse que gostaria de fazer arquitetura pois é algo relacionado a desenho então há uns 7 anos falo que vou cursar isso, e pesquisei muito sobre a facul e eu me indentifico bastante só que no fundo meu sonho é viver da ilustração passar a vida criando arte mas vou dar uma chance pra arquitetura. Amei dms o seu vídeo ♥
Muito legal Bianca !! parabéns pelo canal e iniciativa. Fiz arquitetura também e hoje me encontrei no ramo do 3D.
Chorei aqui vendo seu vídeo... é inspirador e motivador.
Quero muito me tornar uma ilustradora e trabalhar com isso
Ai, o youtube me recomendou seu vídeo sobre a cadeira...aí assisti e foi uma ajuda perfeita..então vc me cativou tanto, que fui ver teu canal...aí vi esse vídeo e comecei...e já de início, me identifiquei demais... eu entrei na facul de ArqUrb no ano que vc saiu...e me formei no começo do atual...entrei pelo mesmo motivo que vc se tornou ilustradora..pq eu gostava de desenhar...terminei e consegui um emprego num escritório (que toh trabalhando agr) e fiz/estou fazendo o msmo que vc, bancando uns cursos pra mim e fazendo (ainda) mais por curiosidade e vontade própria do que qualquer outra coisa..eu pausei o vídeo aqui e vou continuar vendo...e vou terminar comentário em modo streamer rs... 6:33 vou mandar teu vídeo pra um amigo meu aqui...6:34 mandei...11:08 eu até hj ainda não sei exatamente qual é meu meio real oficial de expressão e isso me dá uma certa angústia pq tenho aquele receio de nunca desenvolver de verdade uma habilidade...11:08 vc tá me lembrando muito uma professora/amiga minha, Lilu, que foi com quem, numa aula sobre desenho, eu percebi que tudo que eu queria na vida era trabalhar com representação (e tlvz aí esteja a questão, não é só o desenho que me atrai, mas qualquer forma de representação)... 11:26 aaahh...foi isso que eu senti quando terminou essa aula, é isso!!...15:54 Só faltava c ser do signo de áries tbm kkk com essa obstinação aí, eu sou ariano com ascendente em áries.... 16:45 Vc tá, nesse exato segundo da vida, implantando o alien do desejo de investir mais nisso...19:05, Mulher, toh com morrendo de fome querendo ir jantar, mas 0 arrependido de tá vendo esse vídeo ó e voh ver até o final...21:19 Eu me boicoto tanto, tanto, tanto... mas as vezes, pra não ficar tão mal, eu faço nem que seja o boneco de palitinho fazendo alguma coisa, só pra ir dormir sabendo que exercitei um pouco naquele dia...24:13 Valeu a pena sim, valeu demais...Acabou e estou realmente, sinceramente, satisfeitamente satisfeito de ter visto esse seu depoimento... acabou que fiz um comentário gigante, mas pq eu quis mesmo ir falando, pq tal, o vídeo no youtube se torna uma conversa msm e deixa clara a conexão forte que há entre tantas pessoas no mundo... muito obrigado mesmo!
Caí no seu vídeo de paraquedas e era muito do que eu precisava. Obrigada! ♥
Esse video me fez taaaao bem. Eu comecei em arquitetura pelos mesmos motivos, e depois de 2 anos larguei pq vi que realmente n era o que queria, hj ainda nao trabalho com ilustracao, to fazendo outra faculdade nada a ver (justamente por causa da minha familia) e to treinando muito p conseguir uma bolsa na quanta. Fiz um curso de ferias lá e a sensação é realmente de pertencimento. Obg pelo video. Me fez muito bem. As vezes acho q to atrasada(mentira, SEMPRE acho) mas to tentando nao pensar muito nisso. Obg mesmo.
Ninguém nunca tá atrasado pra fazer o que gosta
Obrigada por esse vídeo!
Estou exatamente nessa transição da arquitetura pra ilustração. Tô bem animada, mas as vezes bate um desespero, hahaha
Me emocionei com esse vídeo, vc conseguiu me convencer de que eu posso, que é possível, que existem pessoas vivendo. Obrigado, já me matriculei na quanta e vou com tudo. Ah! E graças a esse seu vídeo vou tatuar a sigla Yolo, valeu abccs
Que vídeo maravilhoso!!! me ajudou a entender que o q eu realmente quero é ser ilustrador.Mas pena que as pessoas tem um pouco de preconceito por falta de pesquisa e acha que todo mundo tem que ser médico, advogado,engenheiro etc...é dificil viu.
olha, cai de paraquedas aqui no seu canal e simplesmente vc acabou de dizer tudo oque eu sinto e oque eu quero pra minha vida. eu sou recém formada em arquitetura (fiz o curso por motivos de família igual a você), e assim, meu sonho sempre foi e ainda é ser ilustradora, no momento estou procurando trabalho na área de arquitetura pra me manter é claro, porem, assim como você eu estou pretendendo fazer cursos de ilustração, pq atualmente eu sou aquarelista, dou aulas até, mas mesmo assim eu sei que não sou boa o suficiente, ainda mais pra entrar assim nesse mercado de ilustração de paraquedas kkkkkkk bom, quero lhe agradecer, pq as vezes eu penso q sou um ET, por esta numa profissão em que me sinto sufocada mas meus amigos estão super felizes (se é que me entende), sério, obrigada por compartilhar oque você viveu e vive, isso me inspirou muito a continuar na luta do meu sonho!! ps: vou fazer mestrado pra Artes, pq sério amo demais tudo isso haha.
Essa parte de se sentir um ET tbm é real pra mim, fiz técnico em mecânica industrial e agora estou estagiando numa empresa de ônibus kakaka Meu amigos estagiários ficam tipo "nossa, quero fazer engenharia, talz" e eu penso "nossa, pq eu fiz esse curso? o que eu gosto mesmo é de design e ilustração..."
Seria tão bom se todo mundo conseguisse achar a área que gosta com mais antecedência e que o universo direcionasse todo mundo pra área certa kkkkkk. Pq provavelmente tem pessoas que iriam adorar estar onde eu estou, mas não souberam como chegar aqui. E provavelmente tem pessoas que cursam design que não gostam muito da área, sendo que é meu sonho fazer isso. Mas é um processo né, a gente tem que trabalhar pra descobrir nossos interesses e então correr atrás pra conseguir alcançá-los.