Bresser: qual a diferença entre déficit público e déficit em conta corrente? | Cortes do Reconversa

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ก.ย. 2024
  • Luiz Carlos Bresser-Pereira já foi ministro da Fazenda (1987), da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-1998) e da Ciência e Tecnologia (1999). Teve participação ativa na negociação do país com o FMI para a resolução da dívida externa brasileira. Conciliou, ao longo da vida, a condição de homem de empresa -como um dos principais executivos do Grupo Pão de Açúcar - com uma sólida carreira acadêmica. Foi entrevistado por Reinaldo Azevedo e Walfrido Warde para o podcast Reconversa em julho de 2024.
    Assista à íntegra aqui: • Bresser-Pereira explic...

ความคิดเห็น • 9

  • @anahelenadonascimento9231
    @anahelenadonascimento9231 11 วันที่ผ่านมา +4

    Eu assisti , há pouco , um corte do Jornal WW de ontem à noite e o representante da ABIMAQ , que é a associação que representa a indústria de transformação , estava colocando da grande preocupação com a concorrência dos produtos chineses . Está havendo uma importação crescente no país por conta do grande excedente de produção na China , onde o mercado interno não absorve e a grande redução de exportação para os EUA tem contribuído bastante para esse excedente . O economista Bresser-Pereira está chamando atenção sobre algo que parece ter a ver com isso : o déficit de conta-corrente que está preocupante , ou seja , o Brasil vem importando muito e com isso prejudicando o setor da indústria que usa alta tecnologia . Ele diz que o dólar para o agronegócio é favorável quando está em 4,50/4,70 reais. Já para a indústria , é favorável quando está a 5 reais . Nesse momento , o dólar está em 5 ,55 . Daí , ele explica como essa diferença afeta a economia , tornando necessária um aumento das tarifas aduaneiras

  • @reginabueno26
    @reginabueno26 11 วันที่ผ่านมา +1

    Que delícia ouvir um homem inteligente, lúcido, perspicaz…muito raro hoje! 🥰

  • @dbuenofonseca
    @dbuenofonseca 11 วันที่ผ่านมา +1

    ÒTIMA EXPLICAÇÃO

  • @eron799
    @eron799 11 วันที่ผ่านมา +2

    Há muito tempo tenho admirado o sr. Bresser-Pereira por estar disposto a propor, sempre.
    No entanto, tenho que o grande problema no Brasil, em que tudo o mais está subordinado, é o sistema de tributação nosso, por ser extremamente regressivo. A regressividade extremada funciona como um rentismo camuflado.
    Um sistema onde os que detêm 50% dos ativos reais e financeiros (nacionais e estrangeiros) seriam os eleitos a pagar os tributos necessários para o financiamento do Estado.
    As empresas não seriam tributadas, a produção e o consumo não seriam tributados, mas sim os que detivessem os ativos cuja somatória atingisse 50% dos ativos no Brasil.
    Só assim teremos uma economia que poderá crescer constantemente, bastante, com juros baixos, e sem inflação.

    •  8 วันที่ผ่านมา +1

      Certamente é um grande problema, afinal não tem industrial ideológico que vá investir na indústria quando o mercado financeiro/rentismo está dando maior retorno sem risco.
      Mas acho que a questão cambial é mais séria (ou tanto quanto): como você vai investir correndo o risco de em curto tempo o seu produto ficar 30% menos competitivo? É óbvio que tem que usar tarifas, todos os países desenvolvidos usam, mas as pressões contrárias são muitas; os produtores de commodities fazem lobby e compram a mídia (quando já não são donos), os neoliberais fazem a campanha de sempre contra qualquer "imposto" ou intervenção estatal e os governos têm incentivo de fazer populismo econômico e "aumentar" o poder de compra da população.

    • @eron799
      @eron799 8 วันที่ผ่านมา

      Um sistema tributário tal qual o que propus manteria a mesma carga tributária de hoje, porém sobre os mais ricos. Isso liberaria a massa trabalhadora para consumir mantendo uma boa taxa de investimento.

    •  7 วันที่ผ่านมา +1

      @@eron799 isso é outro assunto. Todo mundo sabe que sistema tributário é regressivo. Ele está falando (e eu estou tentando reforçar) é que sem tarifas de importação o câmbio (logo, a indústria) fica muito vulnerável ao ciclo das commodities.

    • @eron799
      @eron799 7 วันที่ผ่านมา

      Eu entendi, mas discordo em parte.
      Em um sistema tributário tal qual proponho o controle da taxa de câmbio seria muito mais simples, ou seja, manteria o real em um valor apropriado para a indústria, mas não só. A tributação progressiva sobre os detentores maiores de ativos reais e financeiros obrigaria-os a investir cada vez mais.
      Ao governo caberia ter reservas apropriadas pela compra de moeda de reserva internacional.
      Sei que o assunto não é tão simples mas o equilíbrio fiscal com o alto investimento, privado e público, passa pela desoneração total dos tributos sobre o consumo e a produção.