Obrigado por compartilhar as lindas histórias, contada pelos locais que as preservam, nos brindando com muito carinho e zelo. As raízes deste povo, são sólidas, não deixando que as chamas que arderam em 2017, pudesse apagar, está lindeza tamanha ( nas palavras da Amália Rodrigues), tão bela região e pessoas. Mas uma vez, obrigado Erika e Nuno.
Oliveira do Hospital foi, de facto, um concelho muitíssimo afetado pelos grandes incêndios de outubro de 2017. Quase 30 pessoas morreram no concelho nesse desastre, uma catástrofe para toda uma região, poucos meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande! No entanto, ao contrário do que aconteceu em Pedrógão, em que o presidente da câmara ficou envolvido em polémicas devido a desvios de dinheiro oferecido para reconstruir o concelho após os grandes incêndios, em Oliveira do Hospital houve um grande apoio social para reconstruir o que tinha sido perdido. A área queimada foi brutal, estendendo-se por milhares de quilómetros quadrados... No verão de 2019, quase dois anos depois daquilo, ainda se viam bem os vestígios, mas ao mesmo tempo já se vislumbravam árvores novas a nascer (mas com tudo já reconstruído, fruto do apoio social). Em janeiro de 2020, passei ali perto e ainda havia alguns vestígios evidentes no arvoredo das zonas afetadas. Agora parece que finalmente despareceu a visão do desastre, pelo que vejo nas imagens! Há um erro no vídeo, contudo: os moçárabes não eram o mesmo que os árabes, da mesma maneira que os mouros não são árabes (são muçulmanos, mas não são árabes pois não vivem na Península Arábica). Depois da queda do Império Romano do Ocidente haviam dois povos na Península Ibérica: os galaicos, no noroeste da Península e que estavam sob o reinado suevo, e os moçárabes, no resto do território e que estavam sob o reinado visigodo. Aquando da invasão muçulmana, os moçárabes puderam continuar a usar os seus próprios dialetos (que eram românicos como o português, mas tinham-se desenvolvido de forma distinta por terem tido influências distintas), mas foram obrigados a converter-se ao islão e a ter hábitos que não existiam na Europa cristã. Por causa disso, e durante a Reconquista Cristã, os tais povos europeus foram confundidos como mouros (ainda que hoje em dia se sabe que foram europeus) e a língua usada por eles foi alegadamente confundida como dialetos do árabe (hoje em dia sabe-se que eram dialetos distintos do latim, já bastante evoluídos e com influência árabe devido à ocupação muçulmana do território). Tal foi assim que, durante a Reconquista, os "mouros-árabes" (mouros-árabes > moussárabes > moçárabes) foram obrigados a viver em bairros distintos dos cristãos, as mourarias, e, mais tarde, com D. Dinis, foi-lhes imposta a língua do reino - o português - levando à dissolução dos dialetos moçárabes ao longo dos anos (o povoamento com pessoas maioritariamente vindas do Minho e da Galiza apenas aumentou o ritmo de dissolução). Um ótimo vídeo, como sempre, Miradouro! Até ao próximo!!! ;)
Vocês não cansam de nos surpreender !!! Quanta História, em lugares tão antigos e belos. E as pessoas fazem a diferença, contando - com orgulho - as histórias de suas terras. Belíssima postagem, Nuno e Érica !
Vídeo maravilhoso com pessoas maravilhosas que falam com tanto orgulho da história das suas terras. Eu nunca me vou cansar de elogiar o vosso trabalho, vocês são duas pessoas com uma sensibilidade fora do normal e isso vê-se nos excelentes vídeos que vocês produzem. Já disse isto num comentário num vídeo anterior, mas é urgente que as entidades públicas, governamentais, ou seja o que for, reconheça o vosso trabalho, porque vocês projetam Portugal no mundo duma forma que emociona. Portugal das aldeias, Portugal profundo, não o Portugal das cidades grandes que embora seja bastante interessante, muita gente já conhece. Bem haja.
Quanta História e quantas histórias escondidas numa pequena vila, desconhecida de muitos (eu, inclusive)! Quanta fibra tiveram essas pessoas para enfrentar o fogo e reconstruir sua vida e sua História. E que graça a adorável D. Isabel, do alto de seus 98 anos! Dessa vez, vcs me emocionaram! Obrigada pelo vídeo! 😍😍
Andar por regiões afastadas das grandes cidades, é sempre uma bela surpresa: de lugar, história e aqueles/as que contam sempre os inícios dessa cidadelas. Aprende-se muito com essas viagens de vocês. Parabéns por este início de viagem....
Eu sonho, e espero poder faze-lo brevemente. viajar e conhecer melhor toda a península ibérica, mas vocês ja estão me levando a viajar por todo Portugal, sítios que ja fui, mas não vi ao pormenor e outros que nao conhecia. Parabéns, vocês dão a conhecer Portugal aos Brasileiros, mas também aos Portugueses.
AMO ESTAS VIAGENS QUE VOCÊS FAZEM. EU E MEU MARIDO ESTÁVAMOS EM PORTUGAL, SÓ QUE NA REGIÃO DO SUL QUANDO DEU ESTES INCÊNDIOS. MUITO TRISTE. 😘😘💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏
Mais aprendizados sobre Oliveira do Hospital, onde tio José nasceu e me contou tantas histórias de sua terra em terras cariocas ( imigrou jovem). Antigo imigrante tem vínculos fortes com suas raízes.
Aiiiiiiiiii!!!!!; Não acreditooooooo!!! Vocês foram em Oliveira do Hospital ❤️ Foi onde ficamos eu e meu marido!!!! Ahhh queridos!! Fizeram meu coração disparar. Minha tia Filomena e tio Edinho moram em Seixo da Beira, na rua do Comércio.Todos o conhecem. Ele faz concertos de eletrodomésticos. 😊 Aiiii me desculpem, disparei "a falar"!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Oliveira do Hospital me é próxima através das histórias do tio José q lá nasceu e imigrou na década de 50 e aqui casou com a tia Sofia de Castanheira dr Pera. Imigrante tem histórias! Qto conhecimento o vídeo nos trouxe!
José Augusto Bordeaux (France) Otimo vidéo como sempre nunca me canso de viver com voces essas belas aventuras lusitanas !.. Arte e Cultura e bom Conhecer e difundir !..
Impressionante a beleza desses lugares e suas magníficas histórias contadas por pessoas que amam, conhecem bem e se orgulham do lugar onde vivem. Realmente, não poderia ser diferente. Aldeias fantásticos! Parabéns ao canal por mais um excelente vídeo. Ansiosa pelo próximo. Forte abraço.
Conheci o vosso canal há pouco tempo. Sou brasileira e vivo em Portugal há 17 anos. Acho muito bonita a maneira que vcs apresentam o país, pequeno em extensão, mas tão grande em beleza, cultura e história! O Portugal profundo, onde em cada aldeia conhecemos a beleza nas coisas simples, e que eu gosto tanto de descobrir! Parabéns pelo excelente trabalho de vcs! Dá gosto seguir um conteúdo dessa qualidade!
Apesar de ter pais portugueses, não conheço pessoalmente Portugal, mas, graças a vocês, estou tendo a oportunidade de fazer uma espécie de viagem até lá através dos vídeos que vocês colocam no canal. Tenho visto muita coisa linda, aprendido sobre tradições e culturas locais, que ainda existem nas aldeias, que vocês resgatam e trazem para nós, fazendo um registro precioso. Muito obrigada por realizar esse lindo trabalho, mas especialmente por esse vídeo sobre Oliveira do Hospital, que é a terra do meu pai. Foi lindo e emocionante para mim. Amei ver as paisagens, conhecer um pouco da história romana que foi preservada em seus caminhos, a igreja moçárabe e as entrevistas. Tudo maravilhoso. Destaco também as as imagens aéreas, que sempre me encantam! Essa maravilhoso vídeo permitiu ainda que minhas filhas pudessem conhecer um pouco da terra do avô. Muito obrigada!
Maravilhoso, e com tantas histórias interessantes! O falecido professor Jose Hermano mencionou que em Portugal existiam mais de dois mil monumentos romanos.
Que maravilha poder saber mais da História deste pequeno mas rico país, que foi uma grande nação desbravadora dos mares, e descobriu muitíssimas terras! Vivi em Portugal, e o tenho sempre no coração e nas lembranças!!! Muito bom este vídeo, ótimo mesmo! Beijinhos, desde Porto Alegre/Rio Grande do Sul/extremo Sul do Brasil...
Vídeo sensacional com um lugar que superou a tragédia e tem muita história pra contar! Amei meus queridos! Fico feliz por vocês fazerem esse trabalho que nos encanta. Sucesso!!!!
Que trabalho magnífico vocês fazem! No início e no fim dos vídeos, vocês mostram um pouco da paisagem dos lugares de forma mais geral, prolonguem um pouco mais o tempo mostrando estas paisagens. Os vídeos como um todo são poesia! Muito obrigado!
Linda reportagem sobre uma localidade de interesse, fora da rota turística internacional mais batida , e com um patrimônio apenas recentemente destacado. Valeu!
Bolas estiveram tão perto e não foi desta que nos conhecemos. Tem de voltar em março para a MAIOR FESTA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA. Abraços vilafranquenses.
Um dos melhores canais que descobri pra relaxar e assistir!! Tô amando conhecer o norte de pt com o canal! Parabéns pelo conteúdo! 👏🏽 Vocês são inspiração de estilo de vida que quero pra mim e o Mozão kk
Os video 📹 de vocês são maravilhosos a ilha de são miguel azores mesmo com tempo mau a ilha tem vida eu vi um video de vocês o tempo estava mau mas havia lá ao lado o arco irís com cores bonitas e grande era uma maravilha e lindo interessante tem chuva depois vem sol está quente anda de carro dois km está frio beleza pura
Sempre ficamos ansiosos pelos vídeos novos, imagina como estávamos para assistir esse em especial! 😍 Já assistimos 2x para aproveitar todos esses conhecimentos apresentados e para ver nosso primo! Eu mesma nunca tinha passeado por esses pontos pré-históricos e monumentos romanos! Obrigada por continuarem a nos surpreender!!!
@@OMiradouro Ora essa!! Quem agradece sou eu! Não sabem o bem q me fazem qd vejo as vossas reportagens(sim,reportagens!). Estando eu fora de Portugal,dá um quentinho no coração ver a minha(q tb é vossa) terra de q tenho tantas saudades e ver o vosso carinho pelas pessoas e pelas estórias q elas têm pra contar. O vosso trabalho é admirável! 🥰
Perdi o vídeo no sábado, porque andei a passear pelo Norte de Portugal também. Mas agora vou ter que voltar com mais calma para refazer esse passeio, visitando esses lugares. Obrigada pelo vídeo tão rico. 🌸
Há já visitáram meu concelho, que bom 💡 já estive em Lourosa conheço mais de 100 aldeias ao redor, visitem Oliveirinha Bobadela Travanca , Gavinhos de Baixo e de Cima , Lagares da Beira , cumprimentos pra vocês não vos conheço sabendo que são apaixonados pelas paisagens de PT
Érica e Nuno! Parabéns pelo vosso trabalho na descoberta do Portugal profundo e de tanto interesse cultural em dar a conhecer aos vossos inscritos, portugueses e brasileiros. Tb eu sou da Beira Alta, concelho de Oliveira do Hospital e a minha terra (freguesia) é Ervedal da Beira. Vi alusões a várias localidades pertencentes ao Concelho, tais como Lagares da Beira, Seixo da Beira, até alguém de Vila França, onde é feito o queijo da Serra artesanal, o melhor que comi. Vila Franca apenas dista 2 Km.e pouco do Ervedal, o Seixo dista 5 Km, Lagares da Beira, dista 6 Km. Tb no Adro da igreja do Ervedal, há pedras tumulares que nem se sabe ao certo a data, com inscrições penso que Romanas. A minha terra tb é mt bonita, tem a igreja matriz toda em.granito, do Século XVIII. Tem o Solar dos Viscondes de Ervedal da Beira, casa senhorial como capela privada e grande extensão de casa e terrenos adjacentes. Tem o Outeiro e lá no alto a Capelinha da Sra da Boa Viagem. Santo André é o nosso patrono, comemorado a 30 de Novembro. Tem uma chaminé grande, em tijolo com base redonda que vai afunilando para cima. Naquele local, antigamente havia uma olaria que com os anos desapareceu, mas em frente, do outro lado da rua havia outra, que o actual proprietário já com alguma idade, trabalhava o barro fazendo peças de artesanato. A minha terra (o Ervedal) está situada num planalto, entre os rios Seia e Mondego. Se voltarem a Oliveira do Hospital, visitem Ervedal da Beira, que não se vão arrepender. Saudações e muitas felicidades. Já tenho comentado os vossos vídeos várias vezes, sp com agrado!
Bom dia meus amigos! Esperamos ver a produção de vocês em breve no canal Modo Viagem na Net Claro!!! São excelentes os vídeos de vcs. Aproveitando a Serra da Estrela, vocês conseguiriam visitar Povoa de Cervães, distrito de Mangualde, onde meu sogro ainda vivo nasceu? Beijos!!
@@OMiradouro nossa família ama as produções de vcs, estão bem profissionais e nos inspiram. Em breve nos mudaremos para aí. Só para acrescentar, Póvoa de Cervães é distrito de Mangualde. Sucesso sempre!
Não tinha a ideia que o Oliveira do hospital, que é relativamente perto de mim, tinha tanta coisa interessante. Já lá fui, mas muito de passagem... Obrigada! P. S provei as sandes de pernil e queijo da serra, e realmente são muito boas e o pessoal que lá trabalha é muito simpático. Muito obrigada uma vez mais pela vossa companhia e pelas dicas todas 🙏🙏👌
Que lugar incrivel. O que ajudou portugal é que a população ´é baixa e os jovens tem a consciencia de não terem filhos tão cedo, antes de procurarem uma profissão que lhes de a segurança de poder criar filhos. Nos videos, raramente vejo crianças nas ruas. No brasil, há 100 milhoes de pessoas que vivem com bolsas de sobrevivencia, como bolsa familia e outros, e revertem em voto para agrado dos politicos corruptos. La, os jovens trabalham por toda a europa e levam seu dinheiro para portugal. No brasil, os ricos e politicos ganham dinheiro em cima do povo e investem la fora, nos EUA, e ate em portugal. Alguns investem nas ilhas cayman, paraiso fiscal ingles, e viram ate ministros de estado. Em portugal, o dinheiro volta pra casa. No brasil, o dinheiro vai embora.
Obrigado por compartilhar as lindas histórias, contada pelos locais que as preservam, nos brindando com muito carinho e zelo.
As raízes deste povo, são sólidas, não deixando que as chamas que arderam em 2017, pudesse apagar, está lindeza tamanha ( nas palavras da Amália Rodrigues), tão bela região e pessoas.
Mas uma vez, obrigado Erika e Nuno.
São mesmo muito sólidas, Cleiton❤️❤️
Oliveira do Hospital foi, de facto, um concelho muitíssimo afetado pelos grandes incêndios de outubro de 2017. Quase 30 pessoas morreram no concelho nesse desastre, uma catástrofe para toda uma região, poucos meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande! No entanto, ao contrário do que aconteceu em Pedrógão, em que o presidente da câmara ficou envolvido em polémicas devido a desvios de dinheiro oferecido para reconstruir o concelho após os grandes incêndios, em Oliveira do Hospital houve um grande apoio social para reconstruir o que tinha sido perdido.
A área queimada foi brutal, estendendo-se por milhares de quilómetros quadrados... No verão de 2019, quase dois anos depois daquilo, ainda se viam bem os vestígios, mas ao mesmo tempo já se vislumbravam árvores novas a nascer (mas com tudo já reconstruído, fruto do apoio social). Em janeiro de 2020, passei ali perto e ainda havia alguns vestígios evidentes no arvoredo das zonas afetadas. Agora parece que finalmente despareceu a visão do desastre, pelo que vejo nas imagens!
Há um erro no vídeo, contudo: os moçárabes não eram o mesmo que os árabes, da mesma maneira que os mouros não são árabes (são muçulmanos, mas não são árabes pois não vivem na Península Arábica). Depois da queda do Império Romano do Ocidente haviam dois povos na Península Ibérica: os galaicos, no noroeste da Península e que estavam sob o reinado suevo, e os moçárabes, no resto do território e que estavam sob o reinado visigodo. Aquando da invasão muçulmana, os moçárabes puderam continuar a usar os seus próprios dialetos (que eram românicos como o português, mas tinham-se desenvolvido de forma distinta por terem tido influências distintas), mas foram obrigados a converter-se ao islão e a ter hábitos que não existiam na Europa cristã. Por causa disso, e durante a Reconquista Cristã, os tais povos europeus foram confundidos como mouros (ainda que hoje em dia se sabe que foram europeus) e a língua usada por eles foi alegadamente confundida como dialetos do árabe (hoje em dia sabe-se que eram dialetos distintos do latim, já bastante evoluídos e com influência árabe devido à ocupação muçulmana do território). Tal foi assim que, durante a Reconquista, os "mouros-árabes" (mouros-árabes > moussárabes > moçárabes) foram obrigados a viver em bairros distintos dos cristãos, as mourarias, e, mais tarde, com D. Dinis, foi-lhes imposta a língua do reino - o português - levando à dissolução dos dialetos moçárabes ao longo dos anos (o povoamento com pessoas maioritariamente vindas do Minho e da Galiza apenas aumentou o ritmo de dissolução).
Um ótimo vídeo, como sempre, Miradouro! Até ao próximo!!! ;)
Obrigada pela partilha, Diogo🤗🤗
👌👌👌
Adoro as histórias de O Miradouro. Que patrimônio maravilhoso essas pequenas vilas encerram. Voltamos no tempo nesse episódio.
Nos surpreendeu também, Roberto 🤗🤗
Que emoção saber que existem "camadas históricas", que grande caldo cultural é Portugal! Obrigado amigos!
Se há 👏🏼😘😘
Vocês não cansam de nos surpreender !!! Quanta História, em lugares tão antigos e belos. E as pessoas fazem a diferença, contando - com orgulho - as histórias de suas terras. Belíssima postagem, Nuno e Érica !
A paixão com que nos contam suas histórias são contagiante né, Flora❤️❤️
Vídeo maravilhoso com pessoas maravilhosas que falam com tanto orgulho da história das suas terras.
Eu nunca me vou cansar de elogiar o vosso trabalho, vocês são duas pessoas com uma sensibilidade fora do normal e isso vê-se nos excelentes vídeos que vocês produzem.
Já disse isto num comentário num vídeo anterior, mas é urgente que as entidades públicas, governamentais, ou seja o que for, reconheça o vosso trabalho, porque vocês projetam Portugal no mundo duma forma que emociona. Portugal das aldeias, Portugal profundo, não o Portugal das cidades grandes que embora seja bastante interessante, muita gente já conhece. Bem haja.
Ahh que lindas palavras, Quintino!
Ficamos muito felizes e sentimos seu carinho aqui ❤️❤️ beijinhos nossos
Novamente fiquei emocionada com o povo da aldeia! Vocês são especialistas na sensibilidade da alma da gente simples . Que lindo! Parabéns!
Obrigada pelas palavras carinhosas, Conceição 💕💕
Boa noite, lindos! Portugal ancestral! Ui... de facto há ainda muito, mas muito para ver!
Sempre há, Nanda🤗❤️
Quanta História e quantas histórias escondidas numa pequena vila, desconhecida de muitos (eu, inclusive)! Quanta fibra tiveram essas pessoas para enfrentar o fogo e reconstruir sua vida e sua História. E que graça a adorável D. Isabel, do alto de seus 98 anos! Dessa vez, vcs me emocionaram! Obrigada pelo vídeo! 😍😍
Sim, pessoas muito corajosas e lutadoras😍😍
Andar por regiões afastadas das grandes cidades, é sempre uma bela surpresa: de lugar, história e aqueles/as que contam sempre os inícios dessa cidadelas. Aprende-se muito com essas viagens de vocês. Parabéns por este início de viagem....
Verdade, sempre nos surpreendemos, Jorgito❤️❤️
Eu sonho, e espero poder faze-lo brevemente. viajar e conhecer melhor toda a península ibérica, mas vocês ja estão me levando a viajar por todo Portugal, sítios que ja fui, mas não vi ao pormenor e outros que nao conhecia. Parabéns, vocês dão a conhecer Portugal aos Brasileiros, mas também aos Portugueses.
Obrigada pelas palavras carinhosas, Cremilde! Que possa conhecer todos esses cantinhos❤️❤️
Oba...Serra da Estrela!
Finalmente conhecemos a Serra da Estrela 🌟, um pedacinho dela🤗
Gratidão por mais este momento de encantamento. Assistir vcs, ñ é só questão de aprendizado cultural, é tbm sessão de terapia. 👏👏👏👏
Obrigado por viajar com a gente ❤️
AMO ESTAS VIAGENS QUE VOCÊS FAZEM. EU E MEU MARIDO ESTÁVAMOS EM PORTUGAL, SÓ QUE NA REGIÃO DO SUL QUANDO DEU ESTES INCÊNDIOS. MUITO TRISTE. 😘😘💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏
Muito obrigada pelo carinho, Josiane❤️
Muito triste esse acontecimento 😥
Tanta história e cultura num lugar tão pequeno! Portugal nunca pára de me surpreender.
Sempre surpreende, Armenio 😍😍
Mais aprendizados sobre Oliveira do Hospital, onde tio José nasceu e me contou tantas histórias de sua terra em terras cariocas ( imigrou jovem). Antigo imigrante tem vínculos fortes com suas raízes.
Que giro, Graciete💓💓
Aiiiiiiiiii!!!!!;
Não acreditooooooo!!!
Vocês foram em Oliveira do Hospital ❤️
Foi onde ficamos eu e meu marido!!!!
Ahhh queridos!! Fizeram meu coração disparar.
Minha tia Filomena e tio Edinho moram em Seixo da Beira, na rua do Comércio.Todos o conhecem. Ele faz concertos de eletrodomésticos.
😊 Aiiii me desculpem, disparei "a falar"!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Oliveira do Hospital me é próxima através das histórias do tio José q lá nasceu e imigrou na década de 50 e aqui casou com a tia Sofia de Castanheira dr Pera. Imigrante tem histórias! Qto conhecimento o vídeo nos trouxe!
Que maravilha, Beth. Ficamos felizes com tamanha empolgação 🤗❤️❤️
Que giro, Graciete👏🏼😍😍
Como fico feliz quando vcs postam video. Parabéns
Linda, obrigada pelo carinho, Natalina🤗🤗
Miradouro , obrigada por existirem! Adoro os vossos vídeos ! Não parem!
Obrigado pelo carinho, Paula ❤️Feliz 2023❤️❤️🎊🕊️😘
Mais um "passeio"! cultural fantástico!!!
Obrigada pelo carinho, Jacinto 🤗❤️
José Augusto Bordeaux (France)
Otimo vidéo como sempre
nunca me canso de viver
com voces essas belas
aventuras lusitanas !..
Arte e Cultura e bom
Conhecer e difundir !..
Obrigado por viajar com a gente, José ❤️
Amo as historias e lugares que O MIRADOURO nos trás.🥰😘
🤗🤗 obrigada pelo carinho, Cíntia
Impressionante a beleza desses lugares e suas magníficas histórias contadas por pessoas que amam, conhecem bem e se orgulham do lugar onde vivem. Realmente, não poderia ser diferente. Aldeias fantásticos! Parabéns ao canal por mais um excelente vídeo. Ansiosa pelo próximo. Forte abraço.
Essa empolgação é contagiante né, Cláudia ❤️ beijinhos nossos
Conheci o vosso canal há pouco tempo. Sou brasileira e vivo em Portugal há 17 anos. Acho muito bonita a maneira que vcs apresentam o país, pequeno em extensão, mas tão grande em beleza, cultura e história! O Portugal profundo, onde em cada aldeia conhecemos a beleza nas coisas simples, e que eu gosto tanto de descobrir!
Parabéns pelo excelente trabalho de vcs! Dá gosto seguir um conteúdo dessa qualidade!
Seja muito bem-vinda, Solange e obrigada pelo carinho ❤️❤️
Fiquei surpreso com as duas povoações
Nos surpreendeu também, Miguel 👏🏼💓
Parabéns pelo vosso Trabalho.
Obrigada pelo carinho, José👏🏼👏🏼
Lindo demais
Muito 🤩🤩
Apesar de ter pais portugueses, não conheço pessoalmente Portugal, mas, graças a vocês, estou tendo a oportunidade de fazer uma espécie de viagem até lá através dos vídeos que vocês colocam no canal. Tenho visto muita coisa linda, aprendido sobre tradições e culturas locais, que ainda existem nas aldeias, que vocês resgatam e trazem para nós, fazendo um registro precioso. Muito obrigada por realizar esse lindo trabalho, mas especialmente por esse vídeo sobre Oliveira do Hospital, que é a terra do meu pai. Foi lindo e emocionante para mim. Amei ver as paisagens, conhecer um pouco da história romana que foi preservada em seus caminhos, a igreja moçárabe e as entrevistas. Tudo maravilhoso. Destaco também as as imagens aéreas, que sempre me encantam! Essa maravilhoso vídeo permitiu ainda que minhas filhas pudessem conhecer um pouco da terra do avô. Muito obrigada!
Obrigado por viajar com a gente, Tereza. Ficamos muito felizes com a mensagem carinhosa ❤️.
Maravilhoso, e com tantas histórias interessantes! O falecido professor Jose Hermano mencionou que em Portugal existiam mais de dois mil monumentos romanos.
Há realmente diversos, Li🙏🍀
Que maravilha poder saber mais da História deste pequeno mas rico país, que foi uma grande nação desbravadora dos mares, e descobriu muitíssimas terras!
Vivi em Portugal, e o tenho sempre no coração e nas lembranças!!!
Muito bom este vídeo, ótimo mesmo!
Beijinhos, desde Porto Alegre/Rio Grande do Sul/extremo Sul do Brasil...
Obrigado pelo carinho ❤️😘
Vídeo sensacional com um lugar que superou a tragédia e tem muita história pra contar! Amei meus queridos! Fico feliz por vocês fazerem esse trabalho que nos encanta. Sucesso!!!!
Obrigada pelo carinho, Maria Cláudia ❤️❤️
Adorei!! Obrigada 🥰
Obrigada pelo carinho, Arminda😍😍
Portugal e Lindo 🇵🇹
Demais, Palmira ❤️❤️
Tantas imagens bonitas e grandes histórias para descobrir! Obrigado por compartilhar tudo com a gente
Portugal é mesmo lindo, Fernando 🤗
Excelente ...
Obrigado !
❤️❤️
Que trabalho magnífico vocês fazem! No início e no fim dos vídeos, vocês mostram um pouco da paisagem dos lugares de forma mais geral, prolonguem um pouco mais o tempo mostrando estas paisagens. Os vídeos como um todo são poesia! Muito obrigado!
Obrigado pelo carinho,Yanko!
Olá Casal lindo. Quantas lindas histórias.......
Demais, Ana🙏🤗
Beautiful 💚 video
Nice to see things are getting back to normal after the those horrible fires 🔥
🙏🙏 indeed, Ana! Obrigado pela companhia ❤️
Mais um vídeo único . Muito bom 😊
❤️❤️🤗🤗
Adorei ! Muito lindo !
❤️❤️
Impressionante! Mais uma pérola que vocês apresentam. Matéria fantástica! Vocês são demais. As entrevistas são ´reciosas.
Que bom ter sua companhia, Evanil🙌😍
Fabuloso!!!!!
Obrigada pelo carinho, Virgínia💓💓
Boa na aventura!
👏🏼🤩Valeu pela companhia de sempre, Jeffy
Linda reportagem sobre uma localidade de interesse, fora da rota turística internacional mais batida , e com um patrimônio apenas recentemente destacado. Valeu!
Muito interessante . Muito bom este canal .
Obrigado pelo carinho, Manuel!
Excelente, adorei.
Obrigada pelo carinho, Beti💓💓
Bolas estiveram tão perto e não foi desta que nos conhecemos. Tem de voltar em março para a MAIOR FESTA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA. Abraços vilafranquenses.
Já queremos voltar, Sérgio 🙏🍀
Que incrível esse vídeo!!!
Obrigado pelo carinho, Vera ❤️
Amei a história da cidade de Oliveia do Hospital. Parabéns ao casal pela iniciativa e pelo vídeo.
Obrigado pelo carinho, Teresa ❤️
Um dos melhores canais que descobri pra relaxar e assistir!! Tô amando conhecer o norte de pt com o canal! Parabéns pelo conteúdo! 👏🏽
Vocês são inspiração de estilo de vida que quero pra mim e o Mozão kk
Obrigado por viajar com a gente, Rute ❤️😘
Miradouros tenho saudades dos vossos videos 📹 nos azores em são miguel
Queremos voltar com certeza 😍
Os video 📹 de vocês são maravilhosos a ilha de são miguel azores mesmo com tempo mau a ilha tem vida eu vi um video de vocês o tempo estava mau mas havia lá ao lado o arco irís com cores bonitas e grande era uma maravilha e lindo interessante tem chuva depois vem sol está quente anda de carro dois km está frio beleza pura
Sempre ficamos ansiosos pelos vídeos novos, imagina como estávamos para assistir esse em especial! 😍 Já assistimos 2x para aproveitar todos esses conhecimentos apresentados e para ver nosso primo! Eu mesma nunca tinha passeado por esses pontos pré-históricos e monumentos romanos! Obrigada por continuarem a nos surpreender!!!
Ahhh que lindos!
Muito obrigada pela ajuda em escalar seu primo querido 🤗❤️
Beijinhos para a família linda 🌹
Tietchan💚 e Nuzito💚estou sem palavras!…😶 com esta visita a Oliveira de Hospital😮 só sei que ADOREI!!!🥰😍🥰 Muito obrigada!!!😘💚😘💚
Obrigada pelo carinho, Tonia❤️❤️
Vídeo lindo! Imagens lindas, muitas coisas interessantes e humor, adorei :)
Obrigada pelo carinho, Letícia 😘😘
Bem Haja por mostrar um pouco da cultura do Portugal do interior, muitas vezes esquecido.
Obrigado pela companhia, Paulo ❤️
E de encanto que lugar maravilhoso
Lindo mesmo🤗
Dois lugares lindos❤️ me apaixonei pra conhecer.
Lindo demais 🤩
deixando o like e um abraço:)
❤️❤️🤗🤗
Mais um vídeo maravilhoso!! Obrigada😁
Obrigado pela companhia, Maria ❤️😘
@@OMiradouro
Ora essa!! Quem agradece sou eu! Não sabem o bem q me fazem qd vejo as vossas reportagens(sim,reportagens!). Estando eu fora de Portugal,dá um quentinho no coração ver a minha(q tb é vossa) terra de q tenho tantas saudades e ver o vosso carinho pelas pessoas e pelas estórias q elas têm pra contar.
O vosso trabalho é admirável! 🥰
Que triste a história do incêndio. Maravilhoso que se recuperaram. Lindo depoimento.
Realmente uma história de superação ❤️
Que bom poder viajar com vocês!!
Que maravilha ter sua companhia, Renata🤗❤️
Magníficas filmagens e descrição histórica!
Obrigada pelo carinho😍❤️
Perdi o vídeo no sábado, porque andei a passear pelo Norte de Portugal também. Mas agora vou ter que voltar com mais calma para refazer esse passeio, visitando esses lugares. Obrigada pelo vídeo tão rico. 🌸
Obrigado pela companhia sempre, Fátima ❤️
Que maravilha!!
Muita história, as belas igrejas ... Muita beleza no sentido das coisas 🤩
Sim, voltamos encantados, Dirce🙌😍
Muito bom.
❤️❤️
Adorei, não conheço, mas pretendo.
Muito bonita, Maria Ivone💓
Vcs lutando foi hilário !😂😂E as ruínas romanas super interessante!
😬😅😅
Adoro os vídeos cheios de História e de histórias que vocês produzem. Parabéns, mais uma vez.
Que bom ter sua companhia, Margarete 🤗❤️
Desejo conhecer
Nós adoramos 😍
Adorei o vosso video. Em criança passava férias perto daí..continuem a mostrar a História do nosso País. Felicidades.
Que giro, Ana Maria 🤗😍
Há já visitáram meu concelho, que bom 💡 já estive em Lourosa conheço mais de 100 aldeias ao redor, visitem Oliveirinha Bobadela Travanca , Gavinhos de Baixo e de Cima , Lagares da Beira , cumprimentos pra vocês não vos conheço sabendo que são apaixonados pelas paisagens de PT
Muitos lugares lindos para conhecer 😍❤️
Érica e Nuno!
Parabéns pelo vosso trabalho na descoberta do Portugal profundo e de tanto interesse cultural em dar a conhecer aos vossos inscritos, portugueses e brasileiros.
Tb eu sou da Beira Alta, concelho de Oliveira do Hospital e a minha terra (freguesia) é Ervedal da Beira.
Vi alusões a várias localidades pertencentes ao Concelho, tais como Lagares da Beira, Seixo da Beira, até alguém de Vila França, onde é feito o queijo da Serra artesanal, o melhor que comi.
Vila Franca apenas dista 2 Km.e pouco do Ervedal, o Seixo dista 5 Km, Lagares da Beira, dista 6 Km.
Tb no Adro da igreja do Ervedal, há pedras tumulares que nem se sabe ao certo a data, com inscrições penso que Romanas.
A minha terra tb é mt bonita, tem a igreja matriz toda em.granito, do Século XVIII.
Tem o Solar dos Viscondes de Ervedal da Beira, casa senhorial como capela privada e grande extensão de casa e terrenos adjacentes.
Tem o Outeiro e lá no alto a Capelinha da Sra da Boa Viagem.
Santo André é o nosso patrono, comemorado a 30 de Novembro.
Tem uma chaminé grande, em tijolo com base redonda que vai afunilando para cima.
Naquele local, antigamente havia uma olaria que com os anos desapareceu, mas em frente, do outro lado da rua havia outra, que o actual proprietário já com alguma idade, trabalhava o barro fazendo peças de artesanato.
A minha terra (o Ervedal) está situada num planalto, entre os rios Seia e Mondego.
Se voltarem a Oliveira do Hospital, visitem Ervedal da Beira, que não se vão arrepender.
Saudações e muitas felicidades.
Já tenho comentado os vossos vídeos várias vezes, sp com agrado!
Obrigado pelo carinho, Alice. Realmente há muito o que se conhecer e descobrir na região. Certamente é um lugar para se voltar mais vezes😍
Bom dia
Bom dia, Frederico 🍀
Bem hajam por me contarem a história dos meus avoengos.
Obrigado pela companhia, Carlos ❤️
Excelente matéria, só faltou os leões na luta kkkkkk
🤣🤣🤣🤭
Bom dia meus amigos! Esperamos ver a produção de vocês em breve no canal Modo Viagem na Net Claro!!! São excelentes os vídeos de vcs. Aproveitando a Serra da Estrela, vocês conseguiriam visitar Povoa de Cervães, distrito de Mangualde, onde meu sogro ainda vivo nasceu? Beijos!!
Obrigada pelo carinho, Christiano.
Ainda não foi nessa rota, ainda há muito para ver🤗🍀
@@OMiradouro nossa família ama as produções de vcs, estão bem profissionais e nos inspiram. Em breve nos mudaremos para aí. Só para acrescentar, Póvoa de Cervães é distrito de Mangualde. Sucesso sempre!
Um dia eu vou conhecer voces meus amores eu amo muito tôniza Souza
Obrigada pelo carinho, Toniza😍🤗
Eu estou completando 50anos hoje é meu aniversário meu presente e voces
@@antoniziasouza3248 Parabéns!! Muitas felicidades, aproveite bem o seu dia ❤️
Não tinha a ideia que o Oliveira do hospital, que é relativamente perto de mim, tinha tanta coisa interessante. Já lá fui, mas muito de passagem... Obrigada!
P. S provei as sandes de pernil e queijo da serra, e realmente são muito boas e o pessoal que lá trabalha é muito simpático.
Muito obrigada uma vez mais pela vossa companhia e pelas dicas todas 🙏🙏👌
Muitas coisas interessantes para conhecer! Adoramos 😍
História desconhecida, pelos portugueses.
❤️❤️🇵🇹🇵🇹
Teem que um dia vezitar o museum do ouro que FICA em Aguiar da Beira ou em Vila o
Ou Vila pouca de Aguiar os Romanos vieram pegar no ouro a Portugal
Temos que conhecer, Lídia 😍
já tinha visto um programa de história sobre esse local romano de bobadela.
Muito bonito, né, José 🙌🙌
A ver 22.01.22
❤️❤️
Que lugar incrivel. O que ajudou portugal é que a população ´é baixa e os jovens tem a consciencia de não terem filhos tão cedo, antes de procurarem uma profissão que lhes de a segurança de poder criar filhos. Nos videos, raramente vejo crianças nas ruas. No brasil, há 100 milhoes de pessoas que vivem com bolsas de sobrevivencia, como bolsa familia e outros, e revertem em voto para agrado dos politicos corruptos. La, os jovens trabalham por toda a europa e levam seu dinheiro para portugal. No brasil, os ricos e politicos ganham dinheiro em cima do povo e investem la fora, nos EUA, e ate em portugal. Alguns investem nas ilhas cayman, paraiso fiscal ingles, e viram ate ministros de estado. Em portugal, o dinheiro volta pra casa. No brasil, o dinheiro vai embora.
Adoramos conhecer Oliveira do Hospital ❤️