Fico espantado com o numero de canais de dancinhas e fofocas com centenas de milhares de espectadores, e um canal com informações tao claras e ricas como esse com um numero tao pequeno de inscritos. Parabens pela excelente explicação. Forte abraço
Importante também levar em consideração se vc tem o teu diploma validado ou não na Itália. Porque por exemplo, eu tenho diploma de Direito no BR e uma laurea magistrale na Italia em Relaçoes Internacionais. Mas profissionalmente eu nao posso trabalhar em áreas jurídicas e sim em areas de relações internacionais ou em profissões nao regulamentadas. Porq pra entrar na magistrale ou no master vc só precisa de uma certidão de equivalência pra saber quantos anos vc estudou e nao uma declaração de valor, q é documento do consulado italiano certificando o valor dos estudos feitos no Brasil.
Basicamente isso porém só umas correções a mais, a declaração de valor é necessária tanto para master quanto magistrale, o que você pode obter no lugar da DoV é um certificado CIMEA aqui na Itália. Quanto ao que vc flw de trabalho com o diploma brasileiro e italiano vc tá certa, contudo tem a possibilidade da pessoa fazer a equiparação do curso devendo estudar algumas matérias a mais.
Amei!! Informação importantíssima. Agora sei pelo que procurar: master di primo livello. Sou pós graduada no BR, mas creio que essa seja a melhor opção pra me inserir no mercado de trabalho italiano, correto?
Muito obrigado vitoria. Exatamente!! Os master tanto de primeiro nível quanto de segundo são pensados para o mercado de trabalho. Lembrando q se vc fez um curso de 5 anos pode tentar tbm um Master de segundo nível.
Então, pelo que eu entendi, somente a graduação e mestrado na Itália, equivalem a graduação, especialização e mestrado no Brasil, é isso? Então depois de formado no Brasil, compensa muito mais ir pra Itália e cursar um master, pra conseguir um emprego na Itália (melhor ainda sendo cidadão italiano) do que fazer todo aquele trabalho de validar diploma né. Com o master de primeiro nível se consegue estágio na Itália? Muito bom o vídeo.
Alguns processos de validação vc precisa fazer para poder estudar aqui. A vantagem do master é que vc estaria estudando um tema específico que te facilitaria entrar no mercado de trabalho. Mas vc tem que sempre analisar o que o master te oferece e o que um futuro emprego exige. Eu no momento estou estagiando na dogana por conta do Master que fiz. Dogana é tipo alfândega ai do Brasil.
@@BaianoViajante sim, como sou graduado no Brasil, vou realizar as validações pra cursar o master de primeiro nível na Itália, dado que precisa ter 12 anos de estudo no Brasil pra validar na Itália, e como já tenho a graduação, pretendo realizar o master de primeiro nível na Itália. Graças ao seu vídeo eu entendi como funciona o mestrado na Itália, e sei o que vou fazer.
@@FennyFxMeuCanal show de bola! vc deve só ficar atento ao trabalho que pretende atuar dps. Por exemplo, este master de primeiro nível não me garante ser advogado por exemplo ou atuar em algumas áreas júridicas, mas posso trabalhar em empresas que precisam de um profissional que entenda de comércio internacional. Sacou?
@@BaianoViajante massa, mas uma dúvida, pra cursar direto o master livello uno na Itália, posso validar qualquer graduação que eu tenho no Brasil ou tem que bater direto com as grades da graduação da Itália? Por exemplo, sou formado em Administração no Brasil, somente comprovando que sou graduado no Brasil, já posso cursar o master aí? Valeu.
Sofro toda vez que penso que dos meus 7 anos de estudo (graduação e mestrado no Brasil), na Itália só é considerado 5 🥲 hahah Isso se for validado. Mas a explicação foi ótima! Assunto complicadíssimo.
Boa noite, eu preciso tirar uma dúvida que eu não estou achando em nenhum lugar, estou fazendo o processo de cidadania italiana e eu queria saber qual é a diferença de preço para um estudante internacional e o preço para um estudante europeu.
Bom dia, não existe um valor padronizado, porém existem instituições que cobram valores diferentes para caso você seja europeu ou não, e a diferença é bem considerável. Mas como eu disse não são todas assim. Vou te dar exemplos, antes do BREXIT, uma universidade da Inglaterra pedia mil euros para um europeu e 7 mil para um estrangeiro. Mas pq não é uma regra, pq em Roma, por exemplo, se vc viesse de um país em desenvolvimento vc pagaria bem menos ou nada. Logo depende da universidade.
@@BaianoViajante Entendi! Ai pra nós brasileiros que temos graduação de 5 anos que equivale ao láurea magistrale ciclo único, podemos ir direto pro livello 2? Obrigada por responder
Perfeito! Mas não esqueça que há também no Brasil, o mestrado profissional que também dá direito para à docência e até entrar no doutorado no Brasil. Realmente, o Brasil peca ao exigir, em muitas faculdades, que se comece pelo mestrado, mas você também pode aproveitar os seus estudos para doutorado. Um professor me disse que poderia fazer algumas matérias do mestrado e desistir e entrar no doutorado, pois valia como tivesse feito. Você falou a realidade, pois qualquer curso feito no exterior não vale automaticamente no Brasil. A Graduação tem que ser revalidado, a pós-graduação, tanto estrito como lato, necessita de reconhecimento. Mas qualquer universidade privada que busca professores tentará reconhecer o seu diploma.
Olá, obrigada pelo conteúdo! Sanou algumas dúvidas que eu tinha. :) Tenho algumas uma que talvez não tenha entendido bem.... Eu tendo uma faculdade do Brasil e 5 anos + uma pós graduação (especialização) de 1 ano e meio, posso ir direto para o Master de 2º livelo ou necessariamente preciso passar pelo Master de 1º livelo primeiro? Obrigada! Um abraço.
dependendo da sua formaçao academica se aqui na itália for reconhecida como Laurea triennale + magistrale (3+2) como é o caso de Direito, ou seja, ciclo unico de cinco anos, você além de poder já fazer o master de 2 nível vc pode também ir direto para Doutorado.
Muito obrigado, Isabela! Pois bem, para vc revalidar um diploma obtido no exterior o processo é um pouco parecido, vc vai ter que traduzir e juramentar também, porém terá que fazer o pedido em uma instituição revalidadora. Indico colocar no google, "quais são as instituições revalidadoras do Brasil" e também pesquisar sobre o portal Carolina Bori, neste portal você vai encontrar muito conteúdo oficial e importante sobre este assunto.
Bom dia, Isaque, uma pergunta talvez idiota, sou formado em direito no Brasil, com um mestrado em direito na Itália, laurea magistrale, eu consigo o direito de advogar aí na Itália ou pra isso teria que passar por uma graduação novamente? Forte abraço
Não é uma pergunta idiota não. É uma dúvida que todo mundo tem. Nesse vídeo eu comento um pouco th-cam.com/video/rIK_0ZoaUEk/w-d-xo.html Porém já respondendo...uma laurea magistrale ou master não te dá o direito de advogar na Itália não. Para isso vc precisa ou validar sua habilitação profissional ou seu diploma porém ambos vc vai ter que estudar algumas matérias extras aqui.
Olá! Ótimo vídeo! Sanou minha dúvida. Alguém sabe se quem tem faculdade incompleta no Brasil pode validar créditos e/ou matar parte do trienale na Itália?
Olá, qual a universidade você fez ? Precisou de comprovante de curso de italiano ? Sou formada em Direito e estou indo para Messina, vou tentar entrar na Studi di messina
@@BaianoViajante não tenho cidadania, minha mãe mora lá e está tirando a dela. Sou formada em direito e pretendo ir para Università degli di Messina, que é o local em que ela mora e possui residência. A princípio adicionei ela no seu telegram. Você bem que poderia dar consultoria online para gente, pensa sobre isso e sobre valores, por favor.
Olá, muito obrigada pelo vídeo! Te pedir um concelho, eu fiz Administração de Empresas no Brasil (4 anos). Quero validar meu diploma para fazer um master 1 ou 2 livello pelo que entendi, porque meu interesse è apenas lavorativo, quero arrumar um trabalho melhor. Eu ja moro na Itália e tenho cidadania, o primeiro passo è fazer a declaração de valor? Nesse caso eu faço no Consulado de Milão por exemplo? Obrigadão desde já! Abraço! Camila.
Neste caso vc estando já na Itália recomendo dar uma olhada nesse site aqui. www.cimea.it/pagina-attestati-di-comparabilita-e-verifica-dei-titoli. Caso toda sua documentação esteja no Brasil e vc tenha q fazer o processo por lá aí teria q ser no consulado italiano no Brasil.
Infelizmente não. Vc pode achar emprego no setor privado dentro daquilo que estudou, mas algumas profissões que exigem uma regulamentação específica como por exemplo advogar vc n pode apenas com master
Olá Ótimo vídeo Me tire uma dúvida comecei estudar Direito no Brasil e depois vim para Itália. Posso aproveitar matérias aqui? Como são as provas e as aulas na Itália?
Boa tarde, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado. Eu estou precisando de uma grande ajuda, se possível… ☺️ Eu estou escrevendo sobre a formação de professores na Itália, e preciso saber qual a exigência para professores ministrarem aula no secundário. Os níveis de ensino Ainda se dividem em primário, secundário… ou seriam em ciclos? Eu consultei o site do Miur, e até conseguiu tirar algumas conclusões, porém fiquei um pouco confusa e gostaria de obter confirmações de quem realmente conhece essa realidade. Para um professor ministrar aula na escola secundária, ele precisa cursar os 2 ciclos (graduação e mestrado)? No artigo que tenho como base, que é de 1998, antes do processo de Bolonha, 1999, era prevista a graduação de 4 anos mais 1 ano de especialização (lato sensu), isso realmente mudou? Eu preciso de algum documento para servir de base para construir os argumentos, você poderia me ajudar por favor? 🙏🏻
Obrigado pelo elogio. Teve algumas mudanças recentes quanto aos requisitos para ser professor. As graduções na Itália passaram por algumas mudanças para se adequar ao padrão europeu. Você tem cursos de 3 anos + 2 ( que seria a triennale e a Laurea Magistrale) e por exemplo ciclo único que são 5 anos. Para vc dar aula em escola secondaria vc precisa ter além da laurea de 3 anos, a laurea magistrale e CFU 24. Voce precisa ver no quadro de habilitações qual o tipo de aula que vc pode dar, cada formação tem um código específico, por exemplo, Classe LM-56, é uma laurea magistrale em economia, com base nessa classe vc consegue saber quais os tipos de concurso que pode prestar para ser professor.
@@BaianoViajante Bom dia!! Muito obrigada pelas informações. Você poderia me indicar um site para eu pesquisar mais detalhadamente e usar como referência? Eu gostaria de conhecer os normativos legais que trazem essas alterações mais recentes
Fico espantado com o numero de canais de dancinhas e fofocas com centenas de milhares de espectadores, e um canal com informações tao claras e ricas como esse com um numero tao pequeno de inscritos.
Parabens pela excelente explicação. Forte abraço
muito obrigado pelo apoio Gabriel, pois é eu não sei o que faço de errado, mas não vou desistir não hehe
Eu precisava tanto desse video. Eu entendia beeeem mais ou menos. Agora ta clarissimo!!!
Video Top!!!! Logo Logo estou fazendo meu mestrado na Itália!
Sucesso!
👏👏👏👏 Muito obrigado! FINALMENTE CONSEGUI ENTENDER!!!
Que ótimo! Qualquer dúvida sobre o assunto so me mandar msg
Muito bom.
Muito esclarecedor e didático. Obrigada!
Obrigado pelas palavras
Parabens! Ficou excelente!!
Muito obrigado 😁
Importante também levar em consideração se vc tem o teu diploma validado ou não na Itália. Porque por exemplo, eu tenho diploma de Direito no BR e uma laurea magistrale na Italia em Relaçoes Internacionais. Mas profissionalmente eu nao posso trabalhar em áreas jurídicas e sim em areas de relações internacionais ou em profissões nao regulamentadas. Porq pra entrar na magistrale ou no master vc só precisa de uma certidão de equivalência pra saber quantos anos vc estudou e nao uma declaração de valor, q é documento do consulado italiano certificando o valor dos estudos feitos no Brasil.
Basicamente isso porém só umas correções a mais, a declaração de valor é necessária tanto para master quanto magistrale, o que você pode obter no lugar da DoV é um certificado CIMEA aqui na Itália. Quanto ao que vc flw de trabalho com o diploma brasileiro e italiano vc tá certa, contudo tem a possibilidade da pessoa fazer a equiparação do curso devendo estudar algumas matérias a mais.
Esse vídeo ficou bem mais claro. Mas é um tema complicado mesmo, se não colocasse a tabelinha no começo ficaria difícil.
Show!! Tem alguns assuntos q é necessario msm esses graficos.
Arrumar tudo para validar é uma longa caminhada!
Verdade, não da pra deixar pra última hora
Esse vídeo ficou bem mais explicativo mesmo. Gostei.
haha Ótimo então. Valeu a pena refazer
Parabéns! Muito bom !
Muito obrigado 😁
Amei!! Informação importantíssima. Agora sei pelo que procurar: master di primo livello. Sou pós graduada no BR, mas creio que essa seja a melhor opção pra me inserir no mercado de trabalho italiano, correto?
Muito obrigado vitoria. Exatamente!! Os master tanto de primeiro nível quanto de segundo são pensados para o mercado de trabalho. Lembrando q se vc fez um curso de 5 anos pode tentar tbm um Master de segundo nível.
Então, pelo que eu entendi, somente a graduação e mestrado na Itália, equivalem a graduação, especialização e mestrado no Brasil, é isso? Então depois de formado no Brasil, compensa muito mais ir pra Itália e cursar um master, pra conseguir um emprego na Itália (melhor ainda sendo cidadão italiano) do que fazer todo aquele trabalho de validar diploma né. Com o master de primeiro nível se consegue estágio na Itália? Muito bom o vídeo.
Alguns processos de validação vc precisa fazer para poder estudar aqui. A vantagem do master é que vc estaria estudando um tema específico que te facilitaria entrar no mercado de trabalho. Mas vc tem que sempre analisar o que o master te oferece e o que um futuro emprego exige. Eu no momento estou estagiando na dogana por conta do Master que fiz. Dogana é tipo alfândega ai do Brasil.
Obrigado pelo apoio.
@@BaianoViajante sim, como sou graduado no Brasil, vou realizar as validações pra cursar o master de primeiro nível na Itália, dado que precisa ter 12 anos de estudo no Brasil pra validar na Itália, e como já tenho a graduação, pretendo realizar o master de primeiro nível na Itália. Graças ao seu vídeo eu entendi como funciona o mestrado na Itália, e sei o que vou fazer.
@@FennyFxMeuCanal show de bola! vc deve só ficar atento ao trabalho que pretende atuar dps. Por exemplo, este master de primeiro nível não me garante ser advogado por exemplo ou atuar em algumas áreas júridicas, mas posso trabalhar em empresas que precisam de um profissional que entenda de comércio internacional. Sacou?
@@BaianoViajante massa, mas uma dúvida, pra cursar direto o master livello uno na Itália, posso validar qualquer graduação que eu tenho no Brasil ou tem que bater direto com as grades da graduação da Itália? Por exemplo, sou formado em Administração no Brasil, somente comprovando que sou graduado no Brasil, já posso cursar o master aí? Valeu.
Vídeo muito didático, Parabéns e obrigada!!
Eu que agradeço
Sofro toda vez que penso que dos meus 7 anos de estudo (graduação e mestrado no Brasil), na Itália só é considerado 5 🥲 hahah Isso se for validado.
Mas a explicação foi ótima! Assunto complicadíssimo.
Sim é uma luta esse processo de validação/reconhecimento eu perco os cabelos sempre que vou ler algo sobre haha. Obrigado pelo apoio, abraço!
Parabéns pelo conteúdo !! Ficou muito esclarecido…
Muito obrigado !!
Boa noite, eu preciso tirar uma dúvida que eu não estou achando em nenhum lugar, estou fazendo o processo de cidadania italiana e eu queria saber qual é a diferença de preço para um estudante internacional e o preço para um estudante europeu.
Bom dia, não existe um valor padronizado, porém existem instituições que cobram valores diferentes para caso você seja europeu ou não, e a diferença é bem considerável. Mas como eu disse não são todas assim. Vou te dar exemplos, antes do BREXIT, uma universidade da Inglaterra pedia mil euros para um europeu e 7 mil para um estrangeiro. Mas pq não é uma regra, pq em Roma, por exemplo, se vc viesse de um país em desenvolvimento vc pagaria bem menos ou nada. Logo depende da universidade.
que bacana!
Qual a diferença entre master de 1 nível e master de 2 nível ? Desculpa se você falou e eu não peguei!
O master de primeiro nível é pra quem só tem uma formação triennale já o de segundo nível para quem tem uma magistrale. Na prática não muda tanto
@@BaianoViajante Entendi! Ai pra nós brasileiros que temos graduação de 5 anos que equivale ao láurea magistrale ciclo único, podemos ir direto pro livello 2? Obrigada por responder
O único que fez entender esse rolê
Ótimo! Fico feliz em ter ajudado hehe
Perfeito! Mas não esqueça que há também no Brasil, o mestrado profissional que também dá direito para à docência e até entrar no doutorado no Brasil. Realmente, o Brasil peca ao exigir, em muitas faculdades, que se comece pelo mestrado, mas você também pode aproveitar os seus estudos para doutorado. Um professor me disse que poderia fazer algumas matérias do mestrado e desistir e entrar no doutorado, pois valia como tivesse feito. Você falou a realidade, pois qualquer curso feito no exterior não vale automaticamente no Brasil. A Graduação tem que ser revalidado, a pós-graduação, tanto estrito como lato, necessita de reconhecimento. Mas qualquer universidade privada que busca professores tentará reconhecer o seu diploma.
Isso mesmo, vc disse tudo!!
Olá, obrigada pelo conteúdo! Sanou algumas dúvidas que eu tinha. :)
Tenho algumas uma que talvez não tenha entendido bem.... Eu tendo uma faculdade do Brasil e 5 anos + uma pós graduação (especialização) de 1 ano e meio, posso ir direto para o Master de 2º livelo ou necessariamente preciso passar pelo Master de 1º livelo primeiro?
Obrigada! Um abraço.
dependendo da sua formaçao academica se aqui na itália for reconhecida como Laurea triennale + magistrale (3+2) como é o caso de Direito, ou seja, ciclo unico de cinco anos, você além de poder já fazer o master de 2 nível vc pode também ir direto para Doutorado.
@@BaianoViajante é necessário ter o amplo domínio do idioma italiano, ou pode aplicar sem ter total proficiência ?
@@franciscodiorgenesferreira9698 B1 ou b2 já é suficiente, conhecimento médio
Oie!!! Adorei o vídeo! Muito didático! Você sabe como validar o laurea magistrale no Brasil?
Muito obrigado, Isabela! Pois bem, para vc revalidar um diploma obtido no exterior o processo é um pouco parecido, vc vai ter que traduzir e juramentar também, porém terá que fazer o pedido em uma instituição revalidadora. Indico colocar no google, "quais são as instituições revalidadoras do Brasil" e também pesquisar sobre o portal Carolina Bori, neste portal você vai encontrar muito conteúdo oficial e importante sobre este assunto.
Bom dia, Isaque, uma pergunta talvez idiota, sou formado em direito no Brasil, com um mestrado em direito na Itália, laurea magistrale, eu consigo o direito de advogar aí na Itália ou pra isso teria que passar por uma graduação novamente? Forte abraço
Não é uma pergunta idiota não. É uma dúvida que todo mundo tem. Nesse vídeo eu comento um pouco th-cam.com/video/rIK_0ZoaUEk/w-d-xo.html
Porém já respondendo...uma laurea magistrale ou master não te dá o direito de advogar na Itália não. Para isso vc precisa ou validar sua habilitação profissional ou seu diploma porém ambos vc vai ter que estudar algumas matérias extras aqui.
Olá! Ótimo vídeo! Sanou minha dúvida. Alguém sabe se quem tem faculdade incompleta no Brasil pode validar créditos e/ou matar parte do trienale na Itália?
Você pode porem tem que futucar bem as faculdades e os ensinos dela para poder achar uma que coincida com o que vc ja estudou
Olá, qual a universidade você fez ? Precisou de comprovante de curso de italiano ? Sou formada em Direito e estou indo para Messina, vou tentar entrar na Studi di messina
Depende da instituição que vc vai estudar e se vc tem cidadania italiana ou não.
@@BaianoViajante não tenho cidadania, minha mãe mora lá e está tirando a dela. Sou formada em direito e pretendo ir para Università degli di Messina, que é o local em que ela mora e possui residência. A princípio adicionei ela no seu telegram. Você bem que poderia dar consultoria online para gente, pensa sobre isso e sobre valores, por favor.
@@tatianaribeiro6280 me mande uma mensagem no Instagram ai a gnt ve como organizar esse encontro.
Olá, muito obrigada pelo vídeo! Te pedir um concelho, eu fiz Administração de Empresas no Brasil (4 anos). Quero validar meu diploma para fazer um master 1 ou 2 livello pelo que entendi, porque meu interesse è apenas lavorativo, quero arrumar um trabalho melhor. Eu ja moro na Itália e tenho cidadania, o primeiro passo è fazer a declaração de valor? Nesse caso eu faço no Consulado de Milão por exemplo? Obrigadão desde já! Abraço! Camila.
Neste caso vc estando já na Itália recomendo dar uma olhada nesse site aqui. www.cimea.it/pagina-attestati-di-comparabilita-e-verifica-dei-titoli. Caso toda sua documentação esteja no Brasil e vc tenha q fazer o processo por lá aí teria q ser no consulado italiano no Brasil.
Obrigado pelo comentário. Abraços !!
Olá Isac! É comum ter tempo de estágio durante o master? Tanto de 1o como de 2o nível
Não apenas comum, mas obrigatório
@@BaianoViajante perfeito! Valeu
Laurea magistrale ciclo unico é uma graduação com mestrado? E pode fazer quem terminou o ensino médio? Porém com os 12 de estudos exigidos na Itália ?
Estou me formando no Brasil em Direito posso fazer um mestrado em primeiro nível é usar isto para exercer a profissão de advogado na Itália?
Infelizmente não. Vc pode achar emprego no setor privado dentro daquilo que estudou, mas algumas profissões que exigem uma regulamentação específica como por exemplo advogar vc n pode apenas com master
@@BaianoViajante então qual seria a melhor opção para não ter que estudar tudo de novo
Amei o conteúdo! Muito bom e explicativo! 🙏🏽❤️ Mas como seria psicologia aí na Itália ?
Obrigado Veronica! Em que sentido ?
@@BaianoViajante compensa fazer mestrado em psicologia e ser um psicologo aí?
O Master (essa especialização que vc falou) permite que o estudante aplique para estagio ai na Itália?
Permite sim, inclusive muitas faculdades tem essa exigência que vc faça um estágio para poder concluir o master que está fazendo
Olá
Ótimo vídeo
Me tire uma dúvida comecei estudar Direito no Brasil e depois vim para Itália.
Posso aproveitar matérias aqui?
Como são as provas e as aulas na Itália?
Vc tem que ver com a faculdade que gostaria de frequentar quais matérias as duas tem em comum, não é impossível.
@@BaianoViajante obrigada
Boa tarde, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.
Eu estou precisando de uma grande ajuda, se possível… ☺️
Eu estou escrevendo sobre a formação de professores na Itália, e preciso saber qual a exigência para professores ministrarem aula no secundário. Os níveis de ensino Ainda se dividem em primário, secundário… ou seriam em ciclos? Eu consultei o site do Miur, e até conseguiu tirar algumas conclusões, porém fiquei um pouco confusa e gostaria de obter confirmações de quem realmente conhece essa realidade.
Para um professor ministrar aula na escola secundária, ele precisa cursar os 2 ciclos (graduação e mestrado)? No artigo que tenho como base, que é de 1998, antes do processo de Bolonha, 1999, era prevista a graduação de 4 anos mais 1 ano de especialização (lato sensu), isso realmente mudou?
Eu preciso de algum documento para servir de base para construir os argumentos, você poderia me ajudar por favor? 🙏🏻
Obrigado pelo elogio. Teve algumas mudanças recentes quanto aos requisitos para ser professor. As graduções na Itália passaram por algumas mudanças para se adequar ao padrão europeu. Você tem cursos de 3 anos + 2 ( que seria a triennale e a Laurea Magistrale) e por exemplo ciclo único que são 5 anos. Para vc dar aula em escola secondaria vc precisa ter além da laurea de 3 anos, a laurea magistrale e CFU 24. Voce precisa ver no quadro de habilitações qual o tipo de aula que vc pode dar, cada formação tem um código específico, por exemplo, Classe LM-56, é uma laurea magistrale em economia, com base nessa classe vc consegue saber quais os tipos de concurso que pode prestar para ser professor.
@@BaianoViajante Bom dia!! Muito obrigada pelas informações. Você poderia me indicar um site para eu pesquisar mais detalhadamente e usar como referência? Eu gostaria de conhecer os normativos legais que trazem essas alterações mais recentes
A Itália tem restrição de idade? Eu vou fazer 30 anos, isso seria um fator impeditivo?
Para estudar? Não!
Isaque leu meus pensamentos. Mas Isaque, você postou o vídeo na quinta-feira. Rsrs
ahuahuah imaginei que a turma ia estranhar