FONTES e pergunta: Não acredite em mim! Neste vídeo, mais do que nunca, confira minhas fontes! E me conta aí: você conhece alguém que caiu em Seita? Você já caiu em cultismo? A SEITAS pix: www.catarse.me/normose PIX - normosepix@gmail.com Livro utlizado: CULTOS: a linguagem secreta do Fanatismo - Amanda Montell. trad: Verena Cavalcante. Darkside books 2023 Cena Inicial - paródia do documentário ''How to Start A Cult" - th-cam.com/video/EBK5aKOr2Fw/w-d-xo.html&ab_channel=cultofalexjones Bibliografia secundária: - Livros: CIORAN, E. Genealogia do fanatismo. In: Breviário da decomposição. Rio de Janeiro: Rocco, 1989,p.11-100. ALTER - Revista de Estudos Psicanalíticos, v. 37(1), 113-128, 2021/2022 PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Faces do Fanatismo. São Paulo: Contexto, 2017 - Artigos: Fanatismo e negacionismo - Roosevelt Cassorla extrema-direita na atualidade* The far right nowadays Adriana Brito da Silva** www.scielo.br/j/sssoc/a/nTk6JtjrXGqcpGVcr8Rj4Wx/?format=pdf&lang=pt DESINFORMAÇÃO NA INTERNET: O QANON COMO REGIME DE INFORMAÇÃO Movimento QAnon e a religiosidade hackeadadesignnaleitura.net.br/8sipmc/files/gt1_006_18188.pdf TH-cam: Entrevista com Amanda Montell, autora do livro: BBC linguagem secreta: Peça: VOLTAIRE - Mafoma ou Fanatismo. __________________________________________________________________________ ASSINE O CATARSE - renovamos os projetos e as recompensas, fique de olho em nosso catarse! Todo pequeno valor faz a diferença! www.catarse.me/normose 2. PIX - Mas se não puder assinar, faça um PIX que também faz a diferença! PIX: normosepix@gmail.com
O livro "Você não é tão esperto quanto pensa" tem um capítulo todo sobre seitas, além disso fala de várias outras questões da psicologia humana. É um livro muito "revelador" kkkkk.
@@ik6032, tinha minhas dúvidas sobre o tal Eduardo Moreira. Assisti alguns vídeos dele logo no início. Quando ofereceu um de seus cursos "grátis", percebi que ele segue o mesmo modelo de vendas/influencer de tantos outros. Repetitivo no seu plano de convencer a massa a ficar rica, poupando aquu, investindo ali... Tenho visto que participa e opina em temas políticos "mais para a esquerda", rs A mim, ele não convence.
Parabéns pelo seu canal, te sigo a anos. E só pra parabenizar pelo novo visual mais light. Eu sempre queria te dar toques no passado e nunca sabia como, mas os temas que vc aborda são tão complexos para o povão mais comum, que ter uma aparência mais comum ajuda a passar a informação complexa precisamente pra quem precisa delas, ou seja o povão comum. Obrigado pela criação desses vídeos tão necessários.
Eu tenho 38 e frequentei dos 03 aos 23. Hoje, sou órfã de família viva, porque minha família me rejeitou devido a eu não querer mais ir às igrejas. Eu tinha dúvidas de tudo que pregavam e depois percebi que eu sou ateia. Também faço terapia, porque as sequelas são muitas, inclusive o risco de cair em outro de cultismo (político, por exemplo) é uma delas.
@@ElaneNSilva tem tanta gente c problemas parecidos. Quem sabe um dia devessemos formar uma comunidade de vítimas para tentar impedir q outros passem pelo que passamos.
@@miranda93945isso iria criar uma guerra e muito provavelmente um novo culto... mas se quer algo parecido procure o pessoal envolta do thiago santinelli
Minha avó e bisavós foram as pessoas mais escabrosas, preconceituosas, maldosas e cretinas que conheci, entretanto eram membros irretocáveis do TFP! Cristãs que me fizeram virar ateu aos 9 anos, afinal, se elas fossem para o céu após a morte, lá eu não quereria nem pisar.
Minha esposa começou a frequentar igreja evangélica. Tem sido positivo para ela quanto ao reforço da esperança, que estava bem fragilizada. Mas, percebo que a visão de mundo dela tem mudado drasticamente depois disso. Tanto visão de costumes quanto, principalmente, política. Ela começou a querer expressar muito como ela é contra sexualidade diferente de heterosexual, chegando a falar que sempre achou gay abominável. Isso por que ela tem (ou tinha) amigos gays. Além disso, começou a atacar tudo o que é de esquerda, acreditando em kit gay na escola e ensino de pronome neutro em aula de português. Sei lá, essa parte que me preocupa, não por ela, mas por que temos uma filha e sempre quisemos que ela soubesse aceitar as diferenças. Mas ela não quer nem pensar em tratarmos de orientação sexual com ela quando chegar a hora e diz que isso não é papel nem da escola. Complicado ver que a fé leva outras questões juntas no pacote.
Isso que é foda, a igreja evangélica acaba sendo o meio mais acessível pra pessoa cultivar esperança, mas vem tudp no pacote. Tenho uma tia que ta indo pra igreja agora pq não pode fazer terapia, ta na mesma situação.
Converse com ela urgentemente. O nível que está tomando já começa a ser perigoso para ela, você e para a filha de vocês. E não é sobre a igreja evangélica, mas sim sobre o local que ela frequenta. É necessário conversar com ela sobre senso crítico,que independente de onde estamos, devemos ter pensamentos autênticos, que tudo deve ter estudo por trás, e não só sair repetindo fundamentalismo barato. Faça ela se lembrar de quem ela é, para que ela recupere a identidade própria e pense por ela mesmo.
Eu achei interessante a parte do "sempre quisemos que ela aceitasse as diferenças". Talvez vc tenha que se precaver, levar ela( a filha) ao psicólogo, já se precavendo da alienação parental que pode sofrer
Quando eu era criança fui levado por conhecidos a uma igreja evangélica do bairro. O argumento era que haveria uma sessão de cinema. Quando a projeção começou, descobri que o filme a ser exibido era um tipo de filme religioso com elementos de terror, mostrando os horrores do que seria o inferno, incluindo cenas de tortura. Hoje, entendo que a ideia era atrair os mais jovens para a igreja usando a estratégia do medo. Mas, medo mesmo eu passei a ter foi de lugares como aquele para onde fui levado.
Eles intensificaram só me dei conta em 2013 rejeitando assédios e convites. Assistindo Daniel Gotijo canal ótimo também . Entrevista com. Ely Vasconcelos foi integrante da banda da Ludimila Ferber. Sobre o G12. percebi que a dominação nas igrejas acontece faz tempo ex luterana . Fala de carta enviada dos pais. Minhas pirralhas participaram de retiro onde teve esse método. Choquei.
Eu também fui convidada, na adolescência, com essa desculpa de ir ao cinema. Fui. Chegando lá era uma igreja evangélica. Levantei devagarinho e fui embora. Apesar de ter ido embora sem problemas, não esqueci a sensação de ser enganada. Lembro até hoje.
Se me permite, eu completaria a sua frase: "sua família e amigos ou pior, alguém desconhecido que pode não ter boas intenções (pastor, político, influencer...)"
Não caí em cultos mas posso dizer que o mecanismo de um relacionamento abusivo não passa muito longe desse não :/ É sempre essa manipulação pelos sentimentos, pelo afeto né? Pelas nossas vulnerabilidades... E aí a gente sente que a culpa é nossa e que estamos exagerando quando queremos dizer "não" a algo, porque aquilo é o melhor que a gente conhece. É uma marca que fica por muito tempo...
Sai da igreja tem alguns meses, devido ao apoio da igreja a Bolsonaro. Me sinto em desintoxicação. Continuo crendo em Deus, mas sem igreja é uma libertação.
Pode ser que você julgue meu comentário, mas é necessário cultuar para ser igreja. Não precisa vc voltar a fazer todos os trabalhos que fazia, mas visitar pessoas e falar de Jesus. Isso é ser igreja. Infelizmente, sem cultuar e sem manter os costumes de orar e meditar nas escrituras, não existe céu. Se esse conselho for válido pra você, visite pessoas e fale de Jesus
Olha, eu agradeço a Deus pela vida do Bolsonaro pq quando eu vi a comunidade evangélica apoiando ele, antes mesmo de ele ser presidente me ajudou a ver como a religião que eu estava inserida era preconceituosa e como se tornaram debochados e vaidosos para defender o ponto de vista deles. Graças a Deus eu estou fora e hoje eu sou uma pessoa muito melhor e fazendo um verdadeiro trabalho interior para ter as virtudes que condizem com uma verdadeira cristã.
Manda a galera que tá falando pra vc voltar pra igreja ressuscitar os mais de 600 mil mortos nessa pandemia. Se nem esse massacre abriu os olhos desses ameba, nada vai.
Minha avó sempre foi cristã porem depois que ganhou um celular e começou a ter contato com os "pastores" de facebook ela quis larga ate os remédios de convulsão acreditando que foi curada! Depois de muitas conversas conseguimos uma conversa entre ela eo neuro dela que soube contonar a situação e ela voltou a tomar os remédios mas ela continua orando cerca de 4 vezes ao dia sendo que cada oração tem 2 horas ou seja o dia inteiro nisso. É realmente triste ver ela vidrada daquela maneira e até cogitamos em retirar o celular dela.
Vou te dar uma dica que funcionou com a minha avó: pega o celular um pouquinho e muda o algoritmo dela. Começa a curtir e seguir coisas mais saudáveis. A minha começou a ver muita coisa de acidente, notícia de gente que morria (que nem era verdade), tragédia sem parar. Logo depois que eu fiz isso melhorou muito a saúde mental dela, mas vocês precisam ficar fazendo essa limpa constantemente.
Boa dica! Como ela é uma senhorinha analfabeta acho que vai ajudar mas ela de alguma forma sabe o nome do bendito do pastor e pede para ponharmos nele! Mas vou tentar essa dica! Obrigada!
eu dei um tablet e celular pra minha e comecei treinar o algoritimo todo dia sem ela ver/perceber. Falava que tava fazendo um teste e precisava de outros aparelhos para testar, ai fui bloqueando essas merdas bozoloides e dando like em conteudos que ela gosta e seguindo mais progressista, noticias como BBC, sobre pesquisa cientifica, trico, crochê e viagens, justamente para parar de mostrar essas coisas. Em 3 semanas, pronto, o algoritmo foi treinado e nunca mais apareceu nada que poderia envenenar o psicologico dela e ela ta bem feliz c video de artesanato, viagem e tem as noticias na palma da mao
Meu pai sempre foi de direita. Mas depois que ganhou um celular passou a apoiar a extrema direita. Dá uma tristeza enorme ver o histórico de vídeos dele no TH-cam. Às vésperas da eleição no ano passado peguei o celular dele pra alterar um pouco o algoritmo. Os idosos são os mais suscetíveis a teorias da conspiração e discurso conservador. Durante a pandemia foi necessário muita conversa em casa pra ele não se deixar levar pelo negacionismo.
Passo o mesmo por aqui, mas com a minha mãe. Ela acredita em teorias da conspiração que surgem lá no Facebook, já viu vídeo do Olavo de Carvalho lá de 2012 falando sobre aquilo lá da pepsi-cola. Com muita força, consegui tirar essa ideia da cabeça dela. Mas, quando ela pode, está lá vendo, escondida de mim, mais um vídeo de algum crente ou falando algo conspiranóico. Cara, é lamentável! Se isso não melhorar em uma questão de meses, irei tirar o celular dela ou trocar a senha do wi-fi para ela não conseguir mais ter o acesso (não, no celular dela não tem chip de operadora). É uma verdadeira seita que faz parte de toda uma guerra híbrida que estamos vivendo.
@@darwin4562 tem tudo haver, a diferença hoje em dia por conta da rede social é que o guru da red pill foi descentralizado, mas você tem um em quem se inspira, é um conjunto de pessoas, alienadas ou com uma noção deturpada da realidade, que age com extremo afinco seguindo determinações passadas por um líder ou um representante narcisista, que tem uma dialética, retórica e persuasão acima do normal, alguém com trejeitos de populismo querendo te "mostrar a realidade" que é basicamente o que o termo red pill significa (tome a pílula da realidade)
eu estudei por um bom tempo com eles, gostei mt e foi de grande ajuda numa época sombria que passei... mas hoje em dia acho que muita gente lá parece que tá lá mais por medo do que amor 🤷🏻♀️
@@thamisqueirozZZz no próprio vídeo fala que nenhuma seita começa falando a sua verdade para alguém de cara, ele começa a conquistar a pessoa aos poucos com os desejos dela e a comunidade aparentemente amigável para depois exigir devoção exclusiva ao líder, inclusive em situações bizarras. Se tivesse ficado por mais tempo teria visto os horrores. As pessoas ficam com medo de morrer em um possível fim do mundo ou por perder amigos e familiares na desassociação.
Minha família inteira é TJ. Cheguei a ser publicadora. Mas desde os 5 anos a espiritualidade me ensinava sobre coisas que os anciãos nunca souberam rebater. Fui pra Batista,Metodista,messiânica, adventista,umbanda,Candomblé e kardecismo aprender e estudar sobre culturas. Saí da TJ quando descobri que é a religião que mais sofre suicídio no mundo, e que os jovens são extremamente infelizes por não poderem ser quem são...
O que me dói é evitar falar com a minha mãe, pois sempre que converso, ela vem com " Jesus tá voltando, volte pra o caminho do Senhor". Amo minha mãe, mas pra evitar vê-la chorando por eu não fazer mais parte da igreja que ela frequenta, tenho pouco contato com ela, infelizmente.
Eu tenho o mesmo problema com o meu pai. Mas não me afasto não. Ele fala, eu escuto e digo que cada um tem suas opiniões e o importante é o respeito...
Normose é um produtor de conteúdo de alta qualidade, com muita pesquisa e informações relevantes para a nossa sociedade. Conteúdo informativo sobre temas sérios e importantes, e muitas vezes transmitido de forma divertida.
Eu cresci na seita Congregação Cristã do Brasil, até hj é difícil pq os meus pais ainda estão no culto e acreditam fielmente que um dia eu vou enxergar a "vdd" e voltar pra "igreja"
Cresci nessa mesma igreja, hoje sinto que perdi muita coisa sobre a vida, tenho inúmeros traumas por conta de repressão religiosa, minha mãe ainda tem esperança tb que um dia eu volte
Gostei muito do vídeo,me identifiquei pois fazia parte de uma religião desde os meus 12 anos de idade, meus pais me levaram e eu fui batizada, fiquei nela até meus 31 anos,ela era tudo pra mim,eu cantava,orava,saia nas ruas pedindo doações pra montar sestas básicas pra distribuir pro pessoal carente da minha cidade,eu me sentia no próprio céu amava muito todo mundo de lá, até o fatídico ano de 2018, todo mundo sabe o que aconteceu né. O pessoal começou a apoiar certo candidato e eu acordei,como assim minha igreja é machista, homofóbica, gente como assim?,me afastei e posso dizer dói muito, muito mesmo,eu chorava todos os dias q tinha culto e eu não ia, não podia escutar os hinos q me dava gatilho e eu chorava sem parar, dói muito muito mesmo, não posso voltar não concordo mais,as pessoas de lá falam q eu estou perdida,minha cidade é muito pequena não tenho opção de uma religião mais aberta, já passou um tempo mais ainda dói, desculpa o desabafo,o vídeo me tocou muito.
Nem imagino como é passar por isso, mas deve ser realmente muito difícil. Receba meu abraço! Ainda mais numa cidade pequena, mas não se esqueça que tem mais gente como você no mundo!
Você só mostrou que realmente segue a prerrogativa da sua fé- amor, caridade, tolerância, compaixão, acolhimento. E isso deveria ser no que única e exclusivamente qualquer igreja de qualquer religião deveria se focar- em fazer das pessoas seres espiritualmente mais elevados. O problema, é que num país onde as pessoas não gostam de ler, não têem o costume de ler, de praticar o senso crítico, de questionar e defender suas idéias, de pensar pela sua própria cabeça,onde a pobreza de todos os níveis infecta a população, sendo a panacéia dessa dor, a igreja e o que o pastor dela indica ser o que é certo, com gente preguiçosa pra pensar além da sua própria realidade limitada, essas igrejas e cultos, acabam por se tornar antros de gente muito ignorante e maldosa, que a pretexto dos textos bíblicos que nunca leram, extravasam a sua incompreensão do mundo, e da imensa realidade, em que, elas queiram ou não,estão inseridas! Você não precisa se juntar a grupos ditos religiosos pra praticar a sua fé- você pode comunhar em casa, no aconchego do seu lar, na segurança da sua casa, com deus, orando, agradecendo, rejubilando pelas coisas boas que tem, pela sua saúde, pedindo clemência pelos desafortunados, e depois, pode procurar um centro de acolhimento e ajuda social, e pôr em prática, aquilo que lhe faz bem e que a torna tão cheia de luz e humanidade- ofereça serviço voluntário num lar de idosos, num orfanato, numa ong que acolha animaizinhos maltratados, onde você possa levar à prática, o poder da teoria- se deus é amor, estender as mãos pra ajudar um necessitado, é um acto de louvor! Faça um esforço pra ignorar essas pessoas que agora lhe querem longe delas; faça-lhes a vontade e vá ser feliz! Não faça questão de estar ou querer a companhia de gente que no fundo, nunca entendeu a verdadeira mensagem de evolução espiritual; você entendeu, então, não estrague essa dádiva! Pelo contrário, agradeça ao Criador lhe ter dado a clarividência de entender sua mensagem, e vá por aí procurar a quem ela pode ser benéfica, desde o doguinho na rua pedindo o que comer, até levar uma cesta básica a um vizinho necessitado que por vergonha,não pede ajuda a niguém! Meus parabéns e um grande abraço, por ter conseguido manter sua sanidade mental e espiritual durante esse período, que não foi e nem tem sido fácil até agora! ❤
@@franciellipedrodacosta1242 bom dia; precisa dizer nada, não, querida, mas se quiser, pode fazer! E o melhor que pode fazer pra dar o troco nessa gente pequena e medíocre, é erguer a cabeça, e ser feliz, porque rainha que é rainha, não baixa a cabeça pra ninguém, até porque cabeça baixa não sustenta coroa! Lembre-se que o verdadeiro templo de deus( o entendimento e a prática da sua mensagem), habitam em nós, em cada coração que ouviu a sua palavra e não em edifícios de pedra e cimento! Você é grande, muito grande, com um coração maior ainda- não admita ser tratada por menos do que isso! Seja grande, então! Em amor, em caridade, em empatia, em humanidade! Seja rainha! Seja feliz! ✌️🥰💜
Milagrosamente meus pais, nascidos na década de 40, não tinham religião definida, assim, felizmente, não sofremos influência religiosa relevante na infância e adolescência quando, por curiosidade, li diversos livros sobre as grandes religiões, mitos e lendas, psicologia e muita filosofia. Cresci ateu, 51 anos, nunca integrei grandes grupos sociais, tenho amigos de décadas, estando geralmente feliz e sem depressão. Compreendo a "necessidade" das pessoas de professar alguma religião, mas não deixo de ficar espantado com o tanto, aparentemente cada vez maior, de gente que são "psicológicamente sequestradas" e do quê são capazes de fazer em nome delas, aliás, parece-me que estamos voltando para a idade média! Medo!
O comportamento humano é resultado da socialização ou seja ninguém nasce sabendo por exemplo se a minha mãe nascesse em um país islâmico e passasse toda a sua infância em uma sociedade islâmica ela acreditaria em Allah, é por essa razão que vc é ateu hoje devido ter crescido em um ambiente no qual as pessoas n eram tão religiosas
Belo conteúdo, infelizmente aqui no Brasil temos uma enorme seita que só cresce cada vez mais o chamado (Evangelismo). O negócio é tão sério que tomou a política nacional e existem até pessoas matando por simplesmente não aceitar as religiões dos outros, sempre tendo aquele sentimento de superioridade que não existe. Eles simplesmente JULGAM qualquer um que não faz o mesmo que eles, porém de uma forma totalmente pior chegando a agredir, difamar e até tirar a vida de outrem. Eu sempre me pego refletindo e desde de criança eu digo que "Evangélicos serão os primeiros a não entrar no céu" ou "É mais fácil entrar um umbandista no céu do que um evangélico" Simplesmente por eles perderem um mandamento do Deus deles que está na bíblia, "Não julgueis para que não seja julgado". Claro que existem várias religiões que julgam, matam/mataram e etc... Como o catolicismo, porém o evangelismo é muito pior! Para eles é Tudo é errado, se não for o que eles crêem é para os fiéis matarem, agredirem e entre outros atos horríveis. Desculpa mas isso foi um desabafo.
Eu penso nas mesmas frases. Mas ainda coloco outra, os tais cristãos são os novos nazistas. Vemos isso diariamente aqui no brasil, e agora de modo extremado e explicito na guerra de israel, e nao vejo nenhuma igreja criticando. É bizarro.
Tenho estudado muito sobre igrejas e religiões nos ultimos tempos, sempre me identifiquei como ateu porém recentemente me deu na telha de fazer uma busca espiritual. Para mim o maior problema da vertente evangélica do cristianismo são as pentecostais e neopentecostais. Tenho me identificado bastante com a vertente batista e presbiteriana.
Vc tá interpretando errado o "não julgar", mas difamar e essa superioridade que vc falou ferem o mandamento de Deus de "amar ao próximo como a si mesmo".
Muito bom o vídeo cara. De todas as seitas a que mais me pega são essas pirâmides de empreendedorismo. Muitas delas vem disfarçada em franquias que acabam enganando o trabalhador que está precisando muito de um trabalho que pague uma renda um pouco maior e quando se dá conta, está vendendo um curso merda ou um perfume ruim. Obrigada pelo conteúdo!
Não é difícil entender isso, o povo tá sempre tentando se agarrar em alguma coisa pra sobreviver, infelizmente caem nesse papo, só ver a onda de joguinhos de cassino crescendo
A Bibi Bailas tem um trabalho anticultos que me fez perceber que quando eu estava na igreja católica durante minha adolescência, na verdade, eu estava em um culto. Eu entrei de cabeça, sendo fiel e manipulável, fazendo tudo o que os meus líderes mandavam. No entanto, sair foi relativamente fácil, sem pressões, apenas julgamentos. A "sorte" foi que, como sou de uma família pobre, precisei arrumar um emprego para ajudar em casa, o que me permitiu crescer e enxergar além. Aos poucos, me afastei do meu bairro, e, por isso, nunca mais encontrei ninguém de lá. Acredito que isso me fortaleceu para sair daquilo. Era uma comunidade franciscana com um trabalho bonito, mas ao longo do tempo, percebi a hipocrisia, as mentiras e todos os problemas presentes.
@@darwin4562 Amor vc precisa conhecer o catolicismos rs, a até mesmo quem não as vertentes que não seguem a renovação carismatica tem suas caracteristicas propria, mas a RCC criou um monte de ceita dentro do Igreja catolica romana.
É muito importante frisar a questão da coerção com uso de violência no caso Jim Jones. Muita gente acha que geral tomou o veneno de forma passiva e ordeira, e isso coloca nebulosidade sobre a principal característica que fez o ato acontecer. Um excelente vídeo!
Perdi 50 anos em uma "seita" de ramificação dos Estados Unidos, fazem 3 anos que saí e ainda estou me curando mentalmente 😢o guru que me adoeceu tinha amizade com jim jones, claro q só soube depois que começamos a pesquisar e aceitar as falcatruas sesse cultismo, e não aceitavamos pq somos ensinados a não perder tempo com palavras diabólicas! 😢 Obrigada pela ajuda e contribuir pra minha "libertação" total e viver em um mundo que estou amando conhecer, e sério, é maravilhosooooo viver livre pra pensar agir uhuuu quero curtir muito aindaaa...NINGUÉM É UMA ILHA. O profeta da seita,ops! Cultismo o nome dele é WILLIAM MARRION BRANHAM daria um excelente documentário pq oq tem se coisa na internet não é pouco! Abraços ❤❤
Eu sinto muito pelo que vc passou, e te sugiro assistir o canal do professor Daniel Gontijo, ele é um psicólogo e no canal dele há muitos relatos como o seu e ele é muito respeitoso e didático ao ensinar sobre seitas.
@@andreiacantizano6961 Guriaaaa foi um dos primeiros canais que eu segui que me ajudou grandemente, não perco nadinha dele 🤩 realmente Andreia, é um canal que ajuda a pessoa a se encontrar qdo tudo está bagunçado! 😕 Abraços e obrigada novamente! Se vc tiver interesse de ver sobre os absurdos da seita q eu ia, pesquisa o nome que eu deixei escrito ali! 😘😘
Parabéns pelo excelente episódio. Eu tenho medo de ser absorvida por algum cultismo em momento de fragilidade. Por mais racional que eu me julgue racional, sei que um momento de fragilidade pode ser uma porta aberta para pessoas com más intenções
Muito obrigado por esse vídeo, e pela indicação do livro! Fui cultista do daime e da ayahuasca por 21 anos, me libertei há dois anos, e tem sido muito, muito difícil para me socializar fora do meio e impossível retomar contato tendo abolido a crença. Tem uma relação pendular de ódio por se sentir otário e saudosismos idealizados das conexões com as comunidades. Antes disso eu basicamente nasci numa família hippie e vivemos de culto em culto, alguns sendo cultismos. Passamos por hinduismo, matriz africana, evangélico, e acabamos no daime. Depois de muito sofrimento reconheci que precisava sair disso, e consegui, e ao sair descobri inúmeras sujeiras de onde eu estava e de onde estava antes... Agora estou com trauma de frequentar lugares, me reestruturando em casa com uma pequena rede de apoio. Mas a minha ideia alguma dia é encontrar algum tipo de grupo que seja leve e não tenha ninguém com síndrome de messias fazendo joão-de-deuzisse. Esse vídeo ajudou a fundamentar muito bem, dentro do que eu consigo acreditar que é a ciência, o que eu intuia de todos esses anos passando por cultos e cultismos.
Se apoie nas pessoas que te amam e que você ama e que tenha uma moral alinhada com a sua. Vc faz terapia? É interessante você entender mais sobre você e o que você gosta pra não se apoiar demais na necessidade que o ser humano tem de pertencimento. Faça bem à você e seja gentil com os outros, se dedique a coisas que você gosta e construa a sua vida do jeito que te faz feliz. Aos poucos, vc terá fragmentos de felicidade e satisfação em cada âmbito da sua vida, do trabalho, curso, aos amigos e familiares. Boa sorte!
Oi Lorenzo, tudo bem? Eu também fui do daime. Acabei saindo da igreja por conta de desentendimentos com algumas pessoas de lá. Mas não sentia que era uma seita. Queria ouvir de vc o que te fez pensar assim pra eu ver se na verdade eu e que não queira ver, né? Porque até onde eu entendi, lá não tem um mestre, né? Apenas um dirigente que organiza a parte "terrena" né? Onde vc frequentava tinha alguém que pregava a "verdade"? Queria muito saber mais da sua experiência, se vc não se importar. Obrigada
@@julianabiscaro861 Oi Juliana, tudo bem, e você? Bom, a sua pergunta tem desdobramentos e longas respostas. Mas queria começar apontando para a filosofia-base do daime. Sabe a frase "o daime é para todos, mas nem todos são para o daime"? Essa frase mostra uma lógica morde-assopra em que o chá é responsável por qualquer cura, mas o seguidor é o culpado se der errado, por não ter fé ou estar destinado a não receber a cura. Além disso, o fato dessa frase ser muito disseminada no meio, também mostra que existe uma filosofia-base que permeia quase todas as casas do chá. O chá foi tirado da floresta por um policial de fronteira, o Sr Raimundo Irineu Serra, conhecido por muita gente como mestre irineu, e esse em vida teve todos os traços de um líder de seita. Era associado a Jesus, chamado de mestre, indicava que pessoas saíssem do tratamento médico para se curarem no daime. Se não fossem curadas, ele dizia que era sentença de outras vidas. Essa filosofia foi repetida por Sebastião Mota, que em paralelo copiou o daime e o espalhou misturando com mais coisas atrativas para hippies. Isso pulverizou essa filosofia e gerou, misturando o chá com filosofias indígenas, catolicismo, espiritismo, religiões de matriz africana, hinduismo e budismo, o conjunto de casas de daime / ayahuasca que existem hoje. É uma pluralidade, em que não dá para generalizar sobre a estrutura. Mas posso te dizer que todos os lugares pelos que passei eram cultismos, disfarçados ou não. Não passei por todos, mas não acho que valha a pena arriscar mais, depois de 21 anos sofrendo.
@@sofiaaaaaaa-sorvetina5356Obrigado! Estou fazendo terapia sim, e procurando justamente ter essa base mais firme para não ter a vontade de pertencimento como algo que possa passar por cima dos meus valores e do bem-estar meu e da minha família.
Fui expulsa da aula de catequese, por uma freira, quando perguntei como caberia tantos animais dentro de uma arca/barco.... 😂😂😂😂 acabei escapando desse tempo chato....
Sorte a sua. Eu fui a única criança que teve que "repetir de ano" no catecismo por perguntar demais. Eu entendia tudo, mas questionava. Na escola tava aprendendo sobre Darwin, daí essa história de arca de Noé não fazia sentido.
Mesmo que coubesse uma quantidade ali eu ficava me perguntando "e como era a dieta desses bichos? Será que davam Royal canin e Whiskas pra todos eles?"
Há uma série sul coreana 'Save me' que exemplifica como uma seita trabalha em diversos níveis de manipulação e abusos, é muito interessante, porém, não recomendo se você for muito sensível, pois tratam de assuntos pesados.
Cresci indo em igrejas pentecostais com minha mãe, testemunha de Jeová com minha avó e Universal com meu pai. Tentaram me cooptar de qualquer jeito kkkk, mas com 12 anos os questionamentos começaram a vir e ninguém tinha respostas pra me dar, além de ameaças de que eu iria para o inferno. Então parei de ir em todas, não fazia sentido pra mim, mas sei o quanto é difícil tirar da mente todo o conjunto de regras que é colocado em nossa cabeça quando estamos lá dentro. E é isso, se paute na realidade. Obrigada por mais um vídeo incrível Sr Normose
Cresci na testemunha de Jeová e desde sempre questionei algumas coisas, mas dos 12 pra frente ficou bem mais forte até que aos 16 anos consegui fazer minha mãe parar de me obrigar a ir. E realmente, são mais de 10 anos sem ir e até hoje encontro resquícios desse negócio em mim. O mais recente foi a questão de sangue, de eu aceitar ou não me peguei me questionando o pq eu não aceitaria se não acredito, sabe? Kkkkk bizarro dms
@@thaisrodrigues9947talvez as ameaças fossem por parte da mãe, já q as TJ não obrigam ngm a participar
11 หลายเดือนก่อน
@@ludmiladourado4542não obrigam não, só excluem a pessoa de tudo se ela não quer mais ser membro, inclusive incentivando os pais a pôr os filhos menores de idade para fora de casa. Seita imunda!
Meu avô dizia que nunca fez muitos amigos porque não sentia vontade nem de liderar nem de ser liderado. Quanto a mim, acho que já estive em várias seitas, mas saí nos primeiros sinais de perigo. É interessante como a história se repetiu várias vezes. Conheço um grupo legal, a atividade vai se tornando estruturante em minha vida e aí percebo o perigo. É mais fácil se reconstruir quando ainda não se está totalmente imerso, mas da última vez, eu tive problemas de saúde bem sérios.
Em um determinado momento do vídeo eu me vi, com 18 anos entrando na herbalife e demorando anos pra conseguir sair. Achando que eu estava certo e todos que não entravam estavam errados. Obrigado pelo conteúdo, normose!
A amiga do meu vizinho, menor de idade, se suicidou faz uma semana, tomou um remedio que não sei qual foi. Hoje soube que a policia pediu o celular dela pra analise e descobriram que o remedio foi comprado online e que ela fazia parte de uma seita (aparentemente norte-americana) mas que, aparentemente, tem uma distribuição aqui no Brasil. Enfim, a promessa é que tudo se resolve depois da morte...nem posso contestar, porque morreu, fudeu-se (como dizia minha vó), de qualquer forma é muito perigosa, temos adolescentes muito suscetíveis a isso e isolados, o que só piora. Enfim, fica o toque, nunca é demais ficar de olho.
Cara, o conceito de tudo se resolve após a morte é muito antigo e nao é raso como uma seita geralmente é. O problema de hoje em dia é que o pessoal descobre o martelo e acha que tudo é prego...
Muito bom, amei a atmosfera sombria. Desde criança bem pequena, aprendi a fugir dos cultos e seitas por causa de algumas tragédias próximas relacionadas ao fanatismo. Isso fez com que minha mãe e avós me incutissem uma desconfiança de todo comportamento coletivo, pois poderia ser uma seita. No fim das contas, levei isso a um certo paroxismo e me tornei um tanto anti-social, o que me levou a uma solidão absurda. Hoje vivo num tamanho isolamento que seria insuportável para a grande maioria das pessoas, virei tipo uma velha escondida numa caverna no alto de uma montanha... o que não é nada saudável, é como se fosse uma seita de uma pessoa só... Difícil encontrar um equilíbrio, não? Por um lado, se transformar em uma célula dependente ou submissa de um corpo social, seja seita, culto ou qualquer grupo movido por dogmas e preceitos inquestionáveis à priori... ou por outro lado, cair num individualismo exacerbado pelo medo de se fanatizar... Como diria o terrível editorialista do estadão : "uma escolha muito difícil". Kenji querido, o seus óculos estão particularmente de Pisa nesse vídeo, com uma forte inclinação à tua direita... cuidado. 😉 Beijos pra ti e pra Aria!
Caramba e eu achando que tinha criado o termo "seita de uma pessoa só". Falo isso p meu namorado, pq ele é praticamente um ermitão. Eu o invejo e tenho raiva na mesma medida, mas foi uma escolha ele já viveu muito, inclusive esteve em seitas políticas e religiosas. Mas não se isolou por medo por descrença, apenas pq criou um pensamento próprio e não está interessado que ninguém concorde com ele. Mas te entendo é difícil a gente achar um equilíbrio, acho que podemos participar de grupos mas não necessariamente fazer parte, encontrar o que pode ser bacana p gente, o que faz sentido, mas não se perder na coletividade. É um exercício de vida que tomo p mim também. Bjs
Eu vivia com minha vó que era Testemunha de Jeová e a ajudava um pouco com as atividades dela. Ela era recém alfabetizada e viveu a vida toda como doméstica e o que eu via ali convivendo com ela era que a fé que ela tinha não era de uma religião só, mas o que aconteceu foi que com as testemunhas ela teve acolhimento e um conforto que explicava toda dor que ela sentiu a vida toda. Eles também davam um apoio real com os cuidados com ela, já que ela era uma senhora de 87 anos e eu estudava e trabalhava na época. Mas nessa eu também via como era exatamente essa promessa de explicação das mazelas da vida e de oportunidades que conseguia manter todo mundo ali fanatizado. Eles tem umas ideias muito extremas na leitura deles da Bíblia e só de ajudar ela eu já ficava bem assustado: Eles tem a ideia de que quando Jesus voltasse, todo mundo que você ama voltaria a vida e viveria todo mundo feliz, mas só quem aceitasse Jesus do jeito deles. Deu a entender que quem não aceitar, vai pra sei lá onde ou vai simplesmente sumir. Eu acho muito bom um conteúdo que traz a ideia de entender o que rola para um culto/seita acontecer e que expande esse conceito. Vou ver de comprar o livro e ler mais sobre. Parabéns pelo conteúdo e por todo o trabalho, equipe
nenhuma testemunha de Jeová usa a expressão "Jesus voltar" pois entende que um corpo oferecido por nós a Deus, não pode ser usado novamente, ele não precisa estar na terra para governar, isto é entendido pelo texto entre outrros tantos que fala que "todo olho o veria"(Apocalipse 1:7), ora quem veria a Jesus do outro lado do planeta? Isto se refere a "ver" ou entender o cumprimento do que se escreveu sobre o Dia de Deus e os atos de Seu filho Não existe fanatismo nem extremismo, porem foi o mundo que afrouxou o modo de encarar o que é certo e errado. "Além disso, o mundo está passando, e também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:17) Deus não muda o Seu conceito de moral e Suas leis para Se adaptar a conceitos humanos imperfeitos (Mt 7:17, 18) Quanto a ressureição, quem fala sobre isto é o próprio Jesus e os apostolos: "Jesus lhe disse: “Seu irmão se levantará.” Marta respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, voltará a viver; e todo aquele que vive e exerce fé em mim não morrerá jamais. Você acredita nisso?” Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu acredito que o senhor é o Cristo, o Filho de Deus, aquele que tinha de vir ao mundo.”"(João 11:23-27) " Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que (todos) os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento."(João 5:28, 29) "E eu tenho esperança em Deus, esperança que esses homens também têm, de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos." (Atos 24:15) Sobre os que não aceitam a Deus a biblia é bem clara: "Ou será que vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus. E, no entanto, isso é o que alguns de vocês foram. Mas vocês foram lavados; vocês foram santificados; vocês foram declarados justos no nome do Senhor Jesus Cristo e com o espírito do nosso Deus."(1 Coríntios 6:9-11) "“Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra."(Mat 5:5) a terra não será destruida "Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; você olhará para onde estavam, e eles não estarão lá. Mas os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz." (Salmo 37:10, 11)
Oi Ian, sentir muita sinceridade em seu comentário por isso me vi motivado a comentar sobre o assunto… Creio que aos 20:00 o vídeo entra em conceitos e visões que podem enriquecer esse comentário… Observe as Testemunhas de Jeová não se encaixam na definição de seita apresentada no vídeo, você não encontra uma figura humana central, ou ensinos ocultos fechados para o grupo, pelo contrário, em registros oficiais seu site e literatura são de longe os mais traduzidos do mundo, inclusive para língua de sinais e para línguas tribais, suas revistas “A Sentinela” e “Despertai” são a mais circuladas do mundo, isso segundo o próprio Guinness Book. De fato elas levam a sério suas crenças por confiarem na Bíblia e por viverem o que pregam, porém se essas crenças são certas ou erradas aí já entraríamos em uma discussão de interpretação e de credibilidade da Bíblia. Porém, suas crenças apenas as deixam mais pacíficas e colaboradoras com a humanidade, por exemplo, elas se negam a pegar em arma para atacar outro ser humano, a ponto de preferirem ser presas do que servirem a Guerra matar seu próximo. Como quando no regime Nazista a população alemã composta de evangelicos, catolicos e ateus escolhia fanaticamente seguir, ou por medo apoiar o sentimento nacionalista de Hitler, as Testemunhas de Jeová em sua imensa maioria escolhiam serem presas, e até mortas no campo de concentração por simplesmente rejeitarem falar o cumprineto “Hail Hitler” que significa algo em torno de a “A salvação vem de Hitler”. Isso não é fanatismo, mas sim fibra e estrutura moral, de princípios e valores. Espero ter enriquecido sua visão ou as do que vierem a ler esse comentário.
outro aspecto é que testemunha de Jeová não é uma seita pois não segue a homens, mas a Cristo (Ef 1:22, 23; Col 1:18) não se formaram a partir de alguma divisão, não recebem dizimos visto que o dizimo era para os levitas e em forma de comida , não em dinheiro (Números 18:26-29). Não tem classe religiosa, todos tem suas profissões e vivem dela, para que se tenha um bom andamento às reuniões tem 2 grupos de voluntarios (sem salario): Anciãos (pre·sbý·te·ros, que significa “homem mais idoso” espiritualmente) e Servos ministeriais (diákonos) o primeiro atua na instrução espiritual a congregação, o segundo a manutenção das funções internas e auxilio aos Anciãos segundo o modelo usado pelos apóstolos de Jesus (1Tim 3:1-9, 12, 13; Tit 1:5-9)
Bem, a pessoa se recusar a receber transfusão de sangue por conta da religiao, pode matar ela sim. Entao PODE vir a interferir na vida do seguidor sim, nao precisa exatamente apontar uma arma na cabeca dele acho...
@@GabrielOliveira-ns4lu TJ não tem um líder, ao invés de ter um papa, tem 10 velhos que se autodenominam "corpo governante" e tudo que eles escrevem na sentinela e na despertai as TJs engolem. Experimenta um dia questionar pra ver o que vai acontecer com vc... Kkkk.
@@coralynne SIM! São letras feitas pra ter apelo às massas, como qualquer artista buscando destaque no meio pop faz, e não há nada de errado nisso... mas os cultistas tratam como se fosse genialidade absoluta, intocável, suprema. Isso porque há exemplos de letras realmente incríveis aqui mesmo, vindas do Brasil e compreensíveis em nosso próprio idioma (não sou do samba, mas um exemplo inevitável é Bezerra da Silva, letrista de primeira).
A quantidade de "desigrejados" por conta da política é tão grande que dá para ter uma igreja só com eles com uma regra bem clara: "Não aceitamos políticos no púlpito".
Eu realmente gostaria de mais detalhes dessa história (não tô questionando, é interesse legítimo), pois já tinha a ideia de que crossfit era seita, mas isso reforça o conceito. A ponto de provocar uma separação? 😮 Isso é perigoso. Se quiser compartilhar, fico extremamente agradecido. Admito que já pensei em fazer, mas além da mensalidade proibitiva, a forma como eles fazem barra quase DOBRANDO a coluna... jamais.
Chocada de descobrir que Inri Cristio invadiu a Igreja de Belém, minha cidade natal, e mora em Brasília! Vale um vídeo só sobre ele hein, fiquei curiosa.
Acho que o segredo é sempre questionar tudo... Eu já estive dentro de um culto fitness, a reeducação alimentar funcionou pra mim. Mas eu vivia atenta pq pra mim era claro o comportamento de seita. E é de vagar que eles vão tentar te cooptar como vc falou... A primeira vez que me deparei com o comportamento de seita, deu pra assustar e vontade de fugir...mas decidi aproveitar o que estava funcionando e ficar mas vigilante
Kenjinho, é incrível como as coisas são, não? Quando criança tive contato com algo diferente do "Padrão Cristão", e ouvi meus avós condenarem o espiritismo, a umbanda, algo fora disso então? Nem existia. Level alguns anos pra entender que "judaísmo" era uma religião e não um povo de um país. Esquisito, mas isso me colocou em questionamento com informações coincidentemente conflitantes, já que mesmo não tendo viés cristão, todos são influenciados pelo cristianismo de alguma forma. Comecei a perguntar coisas que nem meus pais nem ninguém era capaz de responder, coisas como "se Deus fez a todos, quem fez a Deus?" (spoiler: até hoje não responderam... ou melhor, a melhor resposta que eu tive foi: o homem criou Deus pra justificar as maldades que comete em nome de explorar outro homem)... Comecei a questionar as linhas soltas da Bíblia ou dos textos religiosos cedo e tive contato com algumas literaturas sobre autoconhecimento - era o máximo que minha mãe podia fazer na época sem ser incisiva ao dizer que "é possível que Ele não exista..." Pois bem, desde então passei a ter contato com inúmeras outras literaturas filosóficas que buscavam responder, ou ao menos criar hipóteses históricas sobre como as religiões surgem, a exemplo desses livros tem "O Mundo de Sofia" e "O Livro das Religiões", ambos do mesmo autor (não sei escrever e preguiça de procurar o nome do cidadão). São leituras bem euro centristas? Sim, assim como toda a nossa cultura, mas ter acesso à tudo isso antes dos 15 me fez ter uma visão bem diferente do que as pessoas "tementes a Deus" tem das coisas e, desde então venho percebendo como o desespero, o medo do incerto foi colocado na nossa mente como algo intrínseco ao "religiosismo", como se ter uma religião (ainda que a ausência de uma) se tornou mandatório para o humano. Não importa a religião, alguma crença no misterioso deve haver, ainda que seja no mistério científico. Tudo não passa, pra mim, de uma tentativa de justificar o injustificável: são todas ferramentas pra nos colocar em conflito eterno, pra que haja menos cooperação, portanto, mais espaço para exploração. Veja, em nome de Deus que seres humanos foram feitos escravos, foram mortos, suas culturas extintas, seus idiomas e suas formas de ver e viver a vida massacrados. Portanto, não consigo pensar em religião senão uma desculpa milenar pra explorar o serumano culturas extintas, sob o tenro argumento de que se não for assim "deus castiga, deus destrói, deus desiste de nós"... é loco o baguio ó, arrepia na hora, Dimas primeiro vidaloka da história...
Leia o livro "A religião proibida" e veja as coisas por outra perspectiva. Tudo que tem começo terá fim, tudo o que é eterno, nunca teve começo, o tempo, a matéria, o espaço, então se Deus tivesse um começo, também teria um fim, está além do tempo, porém se é bom, mal ou seja lá oque for, é um mistério.
Ao Kenji e todo o pessoal que trabalha duro pra fazer o Normose: agradeço DEMAIS por vocês terem feito esse vídeo. Esse assunto é bastante caro pra mim. Gosto muito desses assuntos de seitas, cultismos, religiosidades e grupos fora da normalidade, e sinto que só posso honrar a mensagem de vocês se eu compartilhar esse vídeo com amigos e se eu propuser uma discussão crítica à respeito do conteúdo dele. O conteúdo é denso, mas está impecavelmente explicado. Quero buscar esse livro tb, pra meu deleite e estudo particular, mas não prometo que vou conseguir comprar, pq sou uma intelectual falida financeiramente por essência... Nossa, sério, fazia tempo que eu não sentia tanto orgulho de conhecer (mesmo que à distância) um nipo-brasuca pensador e cismado como eu... Obrigada mesmo pelo vídeo.
Uma amiga ja caiu na seita do osho aqui no brasil. Hoje eles tao em um rancho próximo a Poa. Ela conseguiu sair, nao sem sequelas. Ali me liguei do nivel de persuasão
Eu já estive perto de participar de uma seita. Logo que me converti, fazia discipulado com um pastor que resolveu romper com a igreja que frequentavamos e fundou a sua própria. Todo o movimento de criação da nova igreja girava em torno de uma personalidade: a dele. Deixamos aquilo pra trás (minha esposa e eu) e sei que a coisa acabou minguando. Mas olhando pra trás, aquilo tinha tudo pra virar algo como uma seita.
fui testemunha de jeova por 18 anos. hj, 7 anos dps que larguei, consigo ver claramente os traços de "seita" que a religião tinha. lá realmente tem pessoas muito muito boas. gente com o coração bom e que quer o melhor para os outros. porém tudo o que pregam vem com a ideologia das religiões evangelicas dos brancos dos EUA sou muito mais feliz hoje sem o cabresto da religião
Po kenji na moral, você tem uma capacidade de falar e interpretar os roteiros digna de um ator de novela, pouquíssimos cortes entre as palavras, isso ai demonstra que realmente você estudou muito pra fazer, foda viu. E parabéns pro antidoto também né, cremoso nas músicas!
Puxa vida! Obrigada. Esse conhecimento é, verdadeiramente, libertador. Valeu! Nós ficamos até ansiosos, seguindo tantas seitas, sem perceber que estamos sendo, lindamente, manipulados.
Essa parte toda sobre a linguagem me lembrou um dizer do Alan Moore, que além de quadrinista e escritor também se autointitula "mago", e que dizia que a magia era linguagem.
40:08 Sempre gostei de saber sobre o que chamo de "picaretas" e na época do Orkut eu tive contato com uma das seguidoras nível A do INRI, mesmo que tirasse sarro dele, fui convidado pra participar da comunidade do Orkut SOUST e até fui convidado a ir à Nova Jerusalém (mas não fui). Uma semelhança entre os seguidores é que todos estavam em momentos de fragilidade. Muitos ele conheceu e convenceu enquanto estava preso após invadir a igreja de Belém.
Nossa! Sou do tempo em que Inri Cristo era um personagem folclórico de Curitiba, que nos sábados de manhã fazia procissão pelo calçadão da XV, carregado por seus seguidores, sentado em seu trono.
No início dos anos 2000 fui convidada por uma prima a ir em uma reunião de uma empresa de produtos para "saúde e emagrecimento". Fui acreditando ser apenas uma reunião de negócios, de apresentação dos produtos e de formas e meios de comercialização; porém, desde o começo a reunião foi um misto de uhul motivacional, enaltecimento do criador da marca e cooptação de adeptos à moda neopentec. Minha prima entrou no clima na hora, ao passo que todas as minhas sirenes de perigo começaram a apitar ao mesmo tempo dentro da minha cabeça. Resultado: recusei a proposta e me livrei de uma das maiores roubadas em que poderia ter caído e me afundado financeiramente. Estava sem emprego, na época, e o discurso do povo da empresa parecia muito convincente. Minha sorte, por incrível que pareça, foi meu pessimismo: tudo o que me parece muito bom, muito vantajoso, só me traz desconfiança 😅😅😆😆
Eu não deixo só comentário, deixo logo um pix de 25 contos, não é muito, mas é o que eu podia! Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente! Adoro esse canal!
Mais um episódio sensacional! Fui criado na igreja e nunca me encaixei lá. Quando pude sair, senti uma libertação absurda. Passados mais de 10 anos ainda acho que perdi muito, mas comecei a entender porque as pessoas buscam tanto refúgio no metafísico. Parece uma saída mais fácil do que encarar a triste realidade.
Bom DOC, parabéns por tratar do tema. A psicologia social pode dar uma base interessante também pra se tratar do tema. Os temas de atitudes e influência social (campos de estudos da psi social) pode dar umas pistas interessantes sobre o tema. Um livro legal é o PSICOLOGIA SOCIAL, Temas e teorias de Torres e lima.
Na vida adulta, ao sair de uma religião, descobri que participava de um culto. Eles tinham as respostas que eu buscava, exatamente como dito no vídeo, eram respostas vagas então respondiam muitas pessoas. Uma religião onde somente ela é a certa, com linguagem própria, e lá todas as regras e leis fazem sentido, tem um porquê, e melhor que o mundo real. Sair é difícil, causa medo, insegurança, muuuita culpa e no meu caso embarquei numa depressão, por alguns anos. Com remédio, terapia e apoio familiar, consegui passar por isso e hoje estou bem. Quando me lembro, no fundo eu sentia sinais que algo não estava muito bem, mas todas as vezes que era advertida por alguém de fora, só mergulhava ainda mais. A saída é lenta, por vezes dolorosa, mas a liberdade é linda, o mundo tem leveza também, não só maldade que vai te corromper, como ouvia dizer. Amei o vídeo, é o tipo de conteúdo estilo Normose mesmo, que nós faz pensar sobre. Contribuiu muito, de verdade, obrigada! Já quero ler o livro!!
Eu já caí numa dessas! Mas sai rapidinho!! Quando quiseram mexer no meu trabalho! Dizendo que não do bem!!! Parece que eles não gostam de quem tem consciência política e inteligência crítica!! Detestam os artistas !! Principalmente de teatro!!!😊
Parabéns K, o sr fez uma baita aula! Seu trabalho nos 2 meses de revisão de literatura somado a sua retórica fluída e gostosa, tomada pela pessoalidade...impecável!
Eu participei ativamente da seita mórmon por 21 anos. Meus pais são membros até hoje e graças a ela quase não temos mais relação. E bem como você disse: Eles te enchem de amor, se disfarçam como uma religião cristã, porém, acreditam que possuem o único evangelho restaurado, e que Deus conversa pessoalmente com um “profeta” que tem 12 apóstolos da atualidade e todos eles conversam diretamente com Deus. Esse é muitos outros “profetas” já se envolveram em milhares de coisas e sempre há uma justificativa e uma retórica para as pessoas não procurarem saber sobre a própria religião, já que as pessoas de foram querem sempre afastar os membros ativos
E veja bem, os profetas são todos especificamente norte americanos, brancos, velhos e bem ricos... CURIOSO não. E quando mandam ler algo é justamente o livro de mórmon, a cartilha missionaria, enfim, BIZARRO, também já fiz parte, BIZARRO DEMAIS.
Fui abordada por mórmons, na rua e eles ficaram na minha cola, insistindo pra eu eu me batizar na igreja, no dia do batismo passei mal, foi o que me salvou.
Marx já dizia "A religião é o ópio do povo" mas seus escritos também demonstram muito bem que ele sabia diferenciar religião como uma construção social e espiritualidade como um atributo natural do ser humano.
Esse vídeo me fez muito pensar sobre minhas próprias crenças e pesamentos políticos honestamente, meu medo talvez é realmente ficar sem chão, no momento sou uma pessoa confusa em minhas posições, sinto q me falta muito estudo, mas ultimamente acompanho muito a nova onda de esquerda radical aq do TH-cam BR, principalente o coletivo da Soberana e, honestamente, quando eu olho por uma lente crítica, o coletivo me parece algo bem parecido com esse cultismo, na verdade, talvez quase tudo que vejo no TH-cam, a galera ancap, a galera fitness, a galera da computação, os lolzero d plantão, os torcedores de futebol. Minha duvida no final é: tudo é culto ou cultismo? E se nem todos são ruins necessariamente, talvez esse do 75 hard daquele pscicologo d nome difícil, seja um dos cultos saudaveis não? Tudo na sua devida medida talvez. Honestamente esse video me deixou em uma leve crise existencial kkkkkkk, mas vou ler o livro pra ver se entendo mais sobre
A esquerda radical virou uma seita faz tempo kkkk Pra mim o cumulo foi o discurso anti psiquiatria (ume especialidade importante da medicina), que basicamente é um pensamento antivax. Na pandemia atacavam os bolsonaristas antivax. Daí o Gaiofato foi la em Cuba e da pra ver o brilho no olho dele sumindo descobrindo q la tem hospital psiquiatrico kkkkkkkkkkkkkkk Essa galera acha que a sociologia explica TUDO, ate falar mal de cientista nos canais deles eles falaram. Se o cientista nao se basear na teoria deles esta sendo "positivista". Atacaram a Pasternak só oq ela fez alguns comentarios sobre os problemas da psicanalise. Eles nao aceitam criticas a nada, tudo tem q se basear 100% no q eles acham correto.
Sabe o que eu gosto?! De gente que pesquisa,estuda,indaga,reflete sobre tudo isso e cria sua própria base de pensamento. Fico feliz de ver jovens assim, como vc. Perfeita sua pesquisa. Certinha❤ ganhou uma escrita❤
Qualidade absurda namoral, me inscrevendo pra ontem ! Vídeo muito bom e necessário, minha mãe recentemente entrou em um culto diferente ai, eu ja fiquei cismado pois ela é uma das pessoas que busca curas milagrosas.
O conteúdo deste vídeo é assustadoramente com as ações de um grupo de pessoas com que trabalhei, onde o coordenador fundou uma seita em torno dele que dura até hoje. As atitudes ali, lado a lado com as do Jim Jhones. ASSUSTADOR!
Muito obrigado pelo vídeo, vivo isso em minha casa, meu pai entrou em uma dessas teorias da conspiração, aonde um dragão comanda o planeta, e nesse culto tem uma característica de que tudo que conhecemos é invenção do tal dragão, então Jesus era o dragão e o diabo tbm, seus desejos é a forma do dragão te aprisionar, então se vc toma café vc está se aprisionando, se cultua alguma religião está se aprisionando, e oq vc enxerga é apenas uma ilusão criada pelo dragão, o mundo 3d é uma ilusão, e vc na vdd é uma espírito de outro lugar do universo que está aprisionado nesse mundo pelo tal dragão. Eai é mt complicado qualquer argumento, pq tudo é feito pelo Dragão, se teve terremoto foi o dragão, se teve vacina foi o dragão, se tem Deus é dragão e se tem ciência é Dragão 😭
Eu conheci vc hj dia 26 /11 /2023 o bom é que tem pessoas como vc hélio collto para tirar a vendas dos olhos de quem quer realmente sair da iguinorancia obrigada eu já fia quase tudo o que vc falou hj creio em um único Deus e Jesus ! Não preciso de mais nada deixa Deus agir em mim 😅😅😅
O poema do fitter happier do Radiohead estar no meio do vídeo me pegou bem desprevenido, o vídeo está sensacional esse é provavelmente um dos mais bem produzidos do canal
ปีที่แล้ว +3
Excelente! Precisamos de uma série completa, abordando também a utilização da neurociência como ferramenta para o condicionamento do comportamento.
Muito bom. Descobri recentemente que estou numa seita/culto. E descobri justamente pq comecei a me desfanatizar. E sim, pensar em sair é muito difícil. Obrigada por este vídeo!
Parte de nós acredita em tudo .. outra parte desconfia até da morte! Até q um "insight" traduz as perguntas, numa sequência inteligente de evolução da compreensão, respondendo às dúvidas! O sentido é pra frente!
FONTES e pergunta: Não acredite em mim! Neste vídeo, mais do que nunca, confira minhas fontes! E me conta aí: você conhece alguém que caiu em Seita? Você já caiu em cultismo?
A SEITAS pix: www.catarse.me/normose
PIX - normosepix@gmail.com
Livro utlizado: CULTOS: a linguagem secreta do Fanatismo - Amanda Montell. trad: Verena Cavalcante. Darkside books 2023
Cena Inicial - paródia do documentário ''How to Start A Cult" - th-cam.com/video/EBK5aKOr2Fw/w-d-xo.html&ab_channel=cultofalexjones
Bibliografia secundária:
- Livros: CIORAN, E. Genealogia do fanatismo. In: Breviário da decomposição. Rio de Janeiro: Rocco, 1989,p.11-100. ALTER - Revista de Estudos Psicanalíticos, v. 37(1), 113-128, 2021/2022
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Faces do Fanatismo. São Paulo:
Contexto, 2017
- Artigos: Fanatismo e negacionismo - Roosevelt Cassorla
extrema-direita na atualidade*
The far right nowadays
Adriana Brito da Silva**
www.scielo.br/j/sssoc/a/nTk6JtjrXGqcpGVcr8Rj4Wx/?format=pdf&lang=pt
DESINFORMAÇÃO NA INTERNET:
O QANON COMO REGIME DE INFORMAÇÃO
Movimento QAnon e a religiosidade hackeadadesignnaleitura.net.br/8sipmc/files/gt1_006_18188.pdf
TH-cam:
Entrevista com Amanda Montell, autora do livro:
BBC linguagem secreta:
Peça: VOLTAIRE - Mafoma ou Fanatismo.
__________________________________________________________________________
ASSINE O CATARSE - renovamos os projetos e as recompensas, fique de olho em nosso catarse! Todo pequeno valor faz a diferença!
www.catarse.me/normose
2. PIX - Mas se não puder assinar, faça um PIX que também faz a diferença!
PIX: normosepix@gmail.com
Qual é o endereço do grupo no Telegram
O livro "Você não é tão esperto quanto pensa" tem um capítulo todo sobre seitas, além disso fala de várias outras questões da psicologia humana. É um livro muito "revelador" kkkkk.
@@ik6032, tinha minhas dúvidas sobre o tal Eduardo Moreira. Assisti alguns vídeos dele logo no início. Quando ofereceu um de seus cursos "grátis", percebi que ele segue o mesmo modelo de vendas/influencer de tantos outros. Repetitivo no seu plano de convencer a massa a ficar rica, poupando aquu, investindo ali...
Tenho visto que participa e opina em temas políticos "mais para a esquerda", rs
A mim, ele não convence.
Parabéns pelo seu canal, te sigo a anos. E só pra parabenizar pelo novo visual mais light. Eu sempre queria te dar toques no passado e nunca sabia como, mas os temas que vc aborda são tão complexos para o povão mais comum, que ter uma aparência mais comum ajuda a passar a informação complexa precisamente pra quem precisa delas, ou seja o povão comum. Obrigado pela criação desses vídeos tão necessários.
Ja participei de uma seita chamada cristianismo protestante
Fui cultista evangélico por 30 anos. Faz 14 anos q pulei fora. Faço terapia até hj. Um pedaço da minha vida foi tomado de mim
Eu tenho 38 e frequentei dos 03 aos 23. Hoje, sou órfã de família viva, porque minha família me rejeitou devido a eu não querer mais ir às igrejas. Eu tinha dúvidas de tudo que pregavam e depois percebi que eu sou ateia.
Também faço terapia, porque as sequelas são muitas, inclusive o risco de cair em outro de cultismo (político, por exemplo) é uma delas.
@@ElaneNSilva tem tanta gente c problemas parecidos. Quem sabe um dia devessemos formar uma comunidade de vítimas para tentar impedir q outros passem pelo que passamos.
Eu também estou destruído por ter sido cultista evangélico.
@@miranda93945isso iria criar uma guerra e muito provavelmente um novo culto... mas se quer algo parecido procure o pessoal envolta do thiago santinelli
@@miranda93945
Vai virar seita.
Minha avó e bisavós foram as pessoas mais escabrosas, preconceituosas, maldosas e cretinas que conheci, entretanto eram membros irretocáveis do TFP! Cristãs que me fizeram virar ateu aos 9 anos, afinal, se elas fossem para o céu após a morte, lá eu não quereria nem pisar.
carai...
nossa bizzaro como esse pessoal q se diz de Deus só vive falando d condenar pessoas ao i....! esqueceram da compaixão
Primeira vez que leio sinceridade assim. Conheço pessoas que tem avós assim, mas não declaram. Parabéns
Minha esposa começou a frequentar igreja evangélica. Tem sido positivo para ela quanto ao reforço da esperança, que estava bem fragilizada. Mas, percebo que a visão de mundo dela tem mudado drasticamente depois disso. Tanto visão de costumes quanto, principalmente, política.
Ela começou a querer expressar muito como ela é contra sexualidade diferente de heterosexual, chegando a falar que sempre achou gay abominável. Isso por que ela tem (ou tinha) amigos gays.
Além disso, começou a atacar tudo o que é de esquerda, acreditando em kit gay na escola e ensino de pronome neutro em aula de português.
Sei lá, essa parte que me preocupa, não por ela, mas por que temos uma filha e sempre quisemos que ela soubesse aceitar as diferenças. Mas ela não quer nem pensar em tratarmos de orientação sexual com ela quando chegar a hora e diz que isso não é papel nem da escola.
Complicado ver que a fé leva outras questões juntas no pacote.
Tenta conversar, assitir vídeos, filmes. É muito triste ver pessoas do nosso convívio caindo nessa.
Isso que é foda, a igreja evangélica acaba sendo o meio mais acessível pra pessoa cultivar esperança, mas vem tudp no pacote. Tenho uma tia que ta indo pra igreja agora pq não pode fazer terapia, ta na mesma situação.
Converse com ela urgentemente. O nível que está tomando já começa a ser perigoso para ela, você e para a filha de vocês. E não é sobre a igreja evangélica, mas sim sobre o local que ela frequenta. É necessário conversar com ela sobre senso crítico,que independente de onde estamos, devemos ter pensamentos autênticos, que tudo deve ter estudo por trás, e não só sair repetindo fundamentalismo barato. Faça ela se lembrar de quem ela é, para que ela recupere a identidade própria e pense por ela mesmo.
@@Natalia1336 Errado, a Igreja cobra o DIZIMO, os filmes da Sessão da tarde são de GRAÇA, não, estes cobram apenas a alma da pessoa.
Eu achei interessante a parte do "sempre quisemos que ela aceitasse as diferenças". Talvez vc tenha que se precaver, levar ela( a filha) ao psicólogo, já se precavendo da alienação parental que pode sofrer
Quando eu era criança fui levado por conhecidos a uma igreja evangélica do bairro. O argumento era que haveria uma sessão de cinema. Quando a projeção começou, descobri que o filme a ser exibido era um tipo de filme religioso com elementos de terror, mostrando os horrores do que seria o inferno, incluindo cenas de tortura. Hoje, entendo que a ideia era atrair os mais jovens para a igreja usando a estratégia do medo. Mas, medo mesmo eu passei a ter foi de lugares como aquele para onde fui levado.
Ainda bem que não era "Nada a perder" de Pedir mais cedo.
Eles intensificaram só me dei conta em 2013 rejeitando assédios e convites. Assistindo Daniel Gotijo canal ótimo também . Entrevista com. Ely Vasconcelos foi integrante da banda da Ludimila Ferber. Sobre o G12. percebi que a dominação nas igrejas acontece faz tempo ex luterana . Fala de carta enviada dos pais. Minhas pirralhas participaram de retiro onde teve esse método. Choquei.
Eu também fui convidada, na adolescência, com essa desculpa de ir ao cinema. Fui. Chegando lá era uma igreja evangélica. Levantei devagarinho e fui embora. Apesar de ter ido embora sem problemas, não esqueci a sensação de ser enganada. Lembro até hoje.
Uma frase minha: se vc não cuidar da sua mente, alguém vai. Principalmente sua família e amigos😢
Verdade...
Essa foi pra mim. Religião é só desgraça
Se me permite, eu completaria a sua frase: "sua família e amigos ou pior, alguém desconhecido que pode não ter boas intenções (pastor, político, influencer...)"
Não caí em cultos mas posso dizer que o mecanismo de um relacionamento abusivo não passa muito longe desse não :/
É sempre essa manipulação pelos sentimentos, pelo afeto né? Pelas nossas vulnerabilidades... E aí a gente sente que a culpa é nossa e que estamos exagerando quando queremos dizer "não" a algo, porque aquilo é o melhor que a gente conhece. É uma marca que fica por muito tempo...
a questão dos afetos é central e estrutural pra muitas coisas né? :( da política à religião, da culturea ao relacionamento!
Sim! Já dizia o Aldous Huxley...
EXATAMENTE
Tive esse mesmo pensamento do vídeo, me identificando, infelizmente.
Também concordo. Mas somos capazes de nos libertar dessas coisas . O ponto é: discernimento.
Sai da igreja tem alguns meses, devido ao apoio da igreja a Bolsonaro. Me sinto em desintoxicação. Continuo crendo em Deus, mas sem igreja é uma libertação.
Pode ser que você julgue meu comentário, mas é necessário cultuar para ser igreja. Não precisa vc voltar a fazer todos os trabalhos que fazia, mas visitar pessoas e falar de Jesus. Isso é ser igreja. Infelizmente, sem cultuar e sem manter os costumes de orar e meditar nas escrituras, não existe céu. Se esse conselho for válido pra você, visite pessoas e fale de Jesus
Olha, eu agradeço a Deus pela vida do Bolsonaro pq quando eu vi a comunidade evangélica apoiando ele, antes mesmo de ele ser presidente me ajudou a ver como a religião que eu estava inserida era preconceituosa e como se tornaram debochados e vaidosos para defender o ponto de vista deles.
Graças a Deus eu estou fora e hoje eu sou uma pessoa muito melhor e fazendo um verdadeiro trabalho interior para ter as virtudes que condizem com uma verdadeira cristã.
Procura uma igreja saudável e que n fique fazendo politicagem, a comunhão com o corpo de Cristo é essencial, é lá que tomamos a santa ceia por exemplo
Manda a galera que tá falando pra vc voltar pra igreja ressuscitar os mais de 600 mil mortos nessa pandemia. Se nem esse massacre abriu os olhos desses ameba, nada vai.
As vezes. Caso aceite e entenda alguns desígnios, admito que posso voltar a acreditar em deuses. Contudo, jamais congregarei com evangélicos novamente
É disso que o TH-cam precisa: produtores de conteúdo com conteúdo. Parabéns pelo vídeo.
❤👍🏻
Minha avó sempre foi cristã porem depois que ganhou um celular e começou a ter contato com os "pastores" de facebook ela quis larga ate os remédios de convulsão acreditando que foi curada! Depois de muitas conversas conseguimos uma conversa entre ela eo neuro dela que soube contonar a situação e ela voltou a tomar os remédios mas ela continua orando cerca de 4 vezes ao dia sendo que cada oração tem 2 horas ou seja o dia inteiro nisso. É realmente triste ver ela vidrada daquela maneira e até cogitamos em retirar o celular dela.
Vou te dar uma dica que funcionou com a minha avó: pega o celular um pouquinho e muda o algoritmo dela. Começa a curtir e seguir coisas mais saudáveis. A minha começou a ver muita coisa de acidente, notícia de gente que morria (que nem era verdade), tragédia sem parar. Logo depois que eu fiz isso melhorou muito a saúde mental dela, mas vocês precisam ficar fazendo essa limpa constantemente.
Boa dica! Como ela é uma senhorinha analfabeta acho que vai ajudar mas ela de alguma forma sabe o nome do bendito do pastor e pede para ponharmos nele! Mas vou tentar essa dica! Obrigada!
eu dei um tablet e celular pra minha e comecei treinar o algoritimo todo dia sem ela ver/perceber. Falava que tava fazendo um teste e precisava de outros aparelhos para testar, ai fui bloqueando essas merdas bozoloides e dando like em conteudos que ela gosta e seguindo mais progressista, noticias como BBC, sobre pesquisa cientifica, trico, crochê e viagens, justamente para parar de mostrar essas coisas. Em 3 semanas, pronto, o algoritmo foi treinado e nunca mais apareceu nada que poderia envenenar o psicologico dela e ela ta bem feliz c video de artesanato, viagem e tem as noticias na palma da mao
Meu pai sempre foi de direita. Mas depois que ganhou um celular passou a apoiar a extrema direita. Dá uma tristeza enorme ver o histórico de vídeos dele no TH-cam. Às vésperas da eleição no ano passado peguei o celular dele pra alterar um pouco o algoritmo. Os idosos são os mais suscetíveis a teorias da conspiração e discurso conservador. Durante a pandemia foi necessário muita conversa em casa pra ele não se deixar levar pelo negacionismo.
Passo o mesmo por aqui, mas com a minha mãe.
Ela acredita em teorias da conspiração que surgem lá no Facebook, já viu vídeo do Olavo de Carvalho lá de 2012 falando sobre aquilo lá da pepsi-cola. Com muita força, consegui tirar essa ideia da cabeça dela. Mas, quando ela pode, está lá vendo, escondida de mim, mais um vídeo de algum crente ou falando algo conspiranóico. Cara, é lamentável! Se isso não melhorar em uma questão de meses, irei tirar o celular dela ou trocar a senha do wi-fi para ela não conseguir mais ter o acesso (não, no celular dela não tem chip de operadora).
É uma verdadeira seita que faz parte de toda uma guerra híbrida que estamos vivendo.
Enquanto você explicava sobre o cultismo e o seu linguajar próprio, eu não parava de pensar como isso se encaixa com a red pill.
Pensei a mesma coisa
Red Pill, petismo, bolsonarismo, crentes da Universal, Coachs, sempre vai ter esses movimentos pra manipular a massa.
isso não tem nada haver com red pill🤔🤷♂️
@@darwin4562 tem tudo haver, a diferença hoje em dia por conta da rede social é que o guru da red pill foi descentralizado, mas você tem um em quem se inspira, é um conjunto de pessoas, alienadas ou com uma noção deturpada da realidade, que age com extremo afinco seguindo determinações passadas por um líder ou um representante narcisista, que tem uma dialética, retórica e persuasão acima do normal, alguém com trejeitos de populismo querendo te "mostrar a realidade" que é basicamente o que o termo red pill significa (tome a pílula da realidade)
Comentei só pra dar uma engajada no conteudo desse cara, ele merece
Muito obrigado!!!
Kenji é o máximo❤
Ate oq eh multo bom o conteúdo
Kenji merece!
🤣
Tema pesado demais! Depois de ter vivido 25 anos como testemunha de Jeová, e ter vários amigos lá dentro, esse episódio bater aqui em casa!
Também fui TJ desde que nasci, agora estou um ano livre da seita. Perdi a família todinha, mas nada e nem ninguém me fará voltar naquele inferno
eu estudei por um bom tempo com eles, gostei mt e foi de grande ajuda numa época sombria que passei... mas hoje em dia acho que muita gente lá parece que tá lá mais por medo do que amor 🤷🏻♀️
@@thamisqueirozZZz no próprio vídeo fala que nenhuma seita começa falando a sua verdade para alguém de cara, ele começa a conquistar a pessoa aos poucos com os desejos dela e a comunidade aparentemente amigável para depois exigir devoção exclusiva ao líder, inclusive em situações bizarras. Se tivesse ficado por mais tempo teria visto os horrores. As pessoas ficam com medo de morrer em um possível fim do mundo ou por perder amigos e familiares na desassociação.
Minha família inteira é TJ. Cheguei a ser publicadora. Mas desde os 5 anos a espiritualidade me ensinava sobre coisas que os anciãos nunca souberam rebater. Fui pra Batista,Metodista,messiânica, adventista,umbanda,Candomblé e kardecismo aprender e estudar sobre culturas. Saí da TJ quando descobri que é a religião que mais sofre suicídio no mundo, e que os jovens são extremamente infelizes por não poderem ser quem são...
@@annenogueira8814onde vc viu essa informação que é a religião que sofre mais suicídios? Qual a fonte?
a parte mais dificil é vc perder a maioria das suas amizades, o atrito familiar que me gerou querer me desvencilhar... seguir outro caminho...
é muito dolorido mesmo!
Você foi Tj?
@@Olivinha15 sim
Você descreveu meus 10 anos sendo manipulado na Universal, lá é exatamente do jeito que você falou
O que me dói é evitar falar com a minha mãe, pois sempre que converso, ela vem com " Jesus tá voltando, volte pra o caminho do Senhor". Amo minha mãe, mas pra evitar vê-la chorando por eu não fazer mais parte da igreja que ela frequenta, tenho pouco contato com ela, infelizmente.
Eu tenho o mesmo problema com o meu pai. Mas não me afasto não. Ele fala, eu escuto e digo que cada um tem suas opiniões e o importante é o respeito...
@@sabrinabello252E como é difícil conseguir ser assim. A maioria fica batendo boca falando que vamos pro inferno.
A maioria insiste na igreja por causa da pressão dos pais e avós
Povo deveria saber que isso é puro assédio. É falta de respeito. Não sou obrigada a pagar pastor , padre ou igreja por isso
@@AlineCastilho85pura falta de respeito enfiar Jesus goela abaixo
Normose é um produtor de conteúdo de alta qualidade, com muita pesquisa e informações relevantes para a nossa sociedade. Conteúdo informativo sobre temas sérios e importantes, e muitas vezes transmitido de forma divertida.
feliz demais de ler isso - caprichamos muito nos episódios e é bom ler que vale a pena! Obrigado alisson!
Por isso vale a pena esperar pelos videos❤
Daniel Gotijo idem.
Eu cresci na seita Congregação Cristã do Brasil, até hj é difícil pq os meus pais ainda estão no culto e acreditam fielmente que um dia eu vou enxergar a "vdd" e voltar pra "igreja"
Cresci nessa mesma igreja, hoje sinto que perdi muita coisa sobre a vida, tenho inúmeros traumas por conta de repressão religiosa, minha mãe ainda tem esperança tb que um dia eu volte
Também cresci aí, e vejo como eles da CCB são terroristas e cruéis, fui destruído 😢
Sei bem o que é isso. Fuja o mais rápido disso. Passei 2 anos nessa vida, e 40 anos presenciando os malefícios disso.
Me identifiquei. Mas no meu caso, meus pais são católicos.
Meu caso. porém, a minha mãe e minhas irmãs são testemunha de jeová!
Gostei muito do vídeo,me identifiquei pois fazia parte de uma religião desde os meus 12 anos de idade, meus pais me levaram e eu fui batizada, fiquei nela até meus 31 anos,ela era tudo pra mim,eu cantava,orava,saia nas ruas pedindo doações pra montar sestas básicas pra distribuir pro pessoal carente da minha cidade,eu me sentia no próprio céu amava muito todo mundo de lá, até o fatídico ano de 2018, todo mundo sabe o que aconteceu né.
O pessoal começou a apoiar certo candidato e eu acordei,como assim minha igreja é machista, homofóbica, gente como assim?,me afastei e posso dizer dói muito, muito mesmo,eu chorava todos os dias q tinha culto e eu não ia, não podia escutar os hinos q me dava gatilho e eu chorava sem parar, dói muito muito mesmo, não posso voltar não concordo mais,as pessoas de lá falam q eu estou perdida,minha cidade é muito pequena não tenho opção de uma religião mais aberta, já passou um tempo mais ainda dói, desculpa o desabafo,o vídeo me tocou muito.
Nem imagino como é passar por isso, mas deve ser realmente muito difícil. Receba meu abraço! Ainda mais numa cidade pequena, mas não se esqueça que tem mais gente como você no mundo!
@@maybernardo3888 obrigado sseu comentário significou muito, obrigado.
Você só mostrou que realmente segue a prerrogativa da sua fé- amor, caridade, tolerância, compaixão, acolhimento. E isso deveria ser no que única e exclusivamente qualquer igreja de qualquer religião deveria se focar- em fazer das pessoas seres espiritualmente mais elevados. O problema, é que num país onde as pessoas não gostam de ler, não têem o costume de ler, de praticar o senso crítico, de questionar e defender suas idéias, de pensar pela sua própria cabeça,onde a pobreza de todos os níveis infecta a população, sendo a panacéia dessa dor, a igreja e o que o pastor dela indica ser o que é certo, com gente preguiçosa pra pensar além da sua própria realidade limitada, essas igrejas e cultos, acabam por se tornar antros de gente muito ignorante e maldosa, que a pretexto dos textos bíblicos que nunca leram, extravasam a sua incompreensão do mundo, e da imensa realidade, em que, elas queiram ou não,estão inseridas! Você não precisa se juntar a grupos ditos religiosos pra praticar a sua fé- você pode comunhar em casa, no aconchego do seu lar, na segurança da sua casa, com deus, orando, agradecendo, rejubilando pelas coisas boas que tem, pela sua saúde, pedindo clemência pelos desafortunados, e depois, pode procurar um centro de acolhimento e ajuda social, e pôr em prática, aquilo que lhe faz bem e que a torna tão cheia de luz e humanidade- ofereça serviço voluntário num lar de idosos, num orfanato, numa ong que acolha animaizinhos maltratados, onde você possa levar à prática, o poder da teoria- se deus é amor, estender as mãos pra ajudar um necessitado, é um acto de louvor! Faça um esforço pra ignorar essas pessoas que agora lhe querem longe delas; faça-lhes a vontade e vá ser feliz! Não faça questão de estar ou querer a companhia de gente que no fundo, nunca entendeu a verdadeira mensagem de evolução espiritual; você entendeu, então, não estrague essa dádiva! Pelo contrário, agradeça ao Criador lhe ter dado a clarividência de entender sua mensagem, e vá por aí procurar a quem ela pode ser benéfica, desde o doguinho na rua pedindo o que comer, até levar uma cesta básica a um vizinho necessitado que por vergonha,não pede ajuda a niguém! Meus parabéns e um grande abraço, por ter conseguido manter sua sanidade mental e espiritual durante esse período, que não foi e nem tem sido fácil até agora! ❤
@@pollyanna8061 nossa não sei nem o que dizer diante de um comentário tão lindo, obrigado obrigado do fundo do meu coração.
@@franciellipedrodacosta1242 bom dia; precisa dizer nada, não, querida, mas se quiser, pode fazer! E o melhor que pode fazer pra dar o troco nessa gente pequena e medíocre, é erguer a cabeça, e ser feliz, porque rainha que é rainha, não baixa a cabeça pra ninguém, até porque cabeça baixa não sustenta coroa! Lembre-se que o verdadeiro templo de deus( o entendimento e a prática da sua mensagem), habitam em nós, em cada coração que ouviu a sua palavra e não em edifícios de pedra e cimento! Você é grande, muito grande, com um coração maior ainda- não admita ser tratada por menos do que isso! Seja grande, então! Em amor, em caridade, em empatia, em humanidade! Seja rainha! Seja feliz! ✌️🥰💜
Milagrosamente meus pais, nascidos na década de 40, não tinham religião definida, assim, felizmente, não sofremos influência religiosa relevante na infância e adolescência quando, por curiosidade, li diversos livros sobre as grandes religiões, mitos e lendas, psicologia e muita filosofia. Cresci ateu, 51 anos, nunca integrei grandes grupos sociais, tenho amigos de décadas, estando geralmente feliz e sem depressão. Compreendo a "necessidade" das pessoas de professar alguma religião, mas não deixo de ficar espantado com o tanto, aparentemente cada vez maior, de gente que são "psicológicamente sequestradas" e do quê são capazes de fazer em nome delas, aliás, parece-me que estamos voltando para a idade média! Medo!
O comportamento humano é resultado da socialização ou seja ninguém nasce sabendo por exemplo se a minha mãe nascesse em um país islâmico e passasse toda a sua infância em uma sociedade islâmica ela acreditaria em Allah, é por essa razão que vc é ateu hoje devido ter crescido em um ambiente no qual as pessoas n eram tão religiosas
Eu nasci em seio católico,hj não professo nenhuma fé e acho melhor assim.
Sortudo do caralho kkkkkkkk. Queria eu ter pais ateus/não religiosos que não me colocassem dentro de uma seita.
Belo conteúdo, infelizmente aqui no Brasil temos uma enorme seita que só cresce cada vez mais o chamado (Evangelismo). O negócio é tão sério que tomou a política nacional e existem até pessoas matando por simplesmente não aceitar as religiões dos outros, sempre tendo aquele sentimento de superioridade que não existe. Eles simplesmente JULGAM qualquer um que não faz o mesmo que eles, porém de uma forma totalmente pior chegando a agredir, difamar e até tirar a vida de outrem. Eu sempre me pego refletindo e desde de criança eu digo que "Evangélicos serão os primeiros a não entrar no céu" ou "É mais fácil entrar um umbandista no céu do que um evangélico" Simplesmente por eles perderem um mandamento do Deus deles que está na bíblia, "Não julgueis para que não seja julgado". Claro que existem várias religiões que julgam, matam/mataram e etc... Como o catolicismo, porém o evangelismo é muito pior! Para eles é Tudo é errado, se não for o que eles crêem é para os fiéis matarem, agredirem e entre outros atos horríveis. Desculpa mas isso foi um desabafo.
Muito sensato o seu comentario
Eu penso nas mesmas frases. Mas ainda coloco outra, os tais cristãos são os novos nazistas.
Vemos isso diariamente aqui no brasil, e agora de modo extremado e explicito na guerra de israel, e nao vejo nenhuma igreja criticando. É bizarro.
Seu comentário é tão necessário
Tenho estudado muito sobre igrejas e religiões nos ultimos tempos, sempre me identifiquei como ateu porém recentemente me deu na telha de fazer uma busca espiritual.
Para mim o maior problema da vertente evangélica do cristianismo são as pentecostais e neopentecostais. Tenho me identificado bastante com a vertente batista e presbiteriana.
Vc tá interpretando errado o "não julgar", mas difamar e essa superioridade que vc falou ferem o mandamento de Deus de "amar ao próximo como a si mesmo".
Muito bom o vídeo cara. De todas as seitas a que mais me pega são essas pirâmides de empreendedorismo. Muitas delas vem disfarçada em franquias que acabam enganando o trabalhador que está precisando muito de um trabalho que pague uma renda um pouco maior e quando se dá conta, está vendendo um curso merda ou um perfume ruim. Obrigada pelo conteúdo!
Não é difícil entender isso, o povo tá sempre tentando se agarrar em alguma coisa pra sobreviver, infelizmente caem nesse papo, só ver a onda de joguinhos de cassino crescendo
Já caí muito nisso também
É preciso deixar claro o que é pirâmide e a forma de remuneração no MMN (marketing multi nível)
A Bibi Bailas tem um trabalho anticultos que me fez perceber que quando eu estava na igreja católica durante minha adolescência, na verdade, eu estava em um culto. Eu entrei de cabeça, sendo fiel e manipulável, fazendo tudo o que os meus líderes mandavam. No entanto, sair foi relativamente fácil, sem pressões, apenas julgamentos. A "sorte" foi que, como sou de uma família pobre, precisei arrumar um emprego para ajudar em casa, o que me permitiu crescer e enxergar além. Aos poucos, me afastei do meu bairro, e, por isso, nunca mais encontrei ninguém de lá. Acredito que isso me fortaleceu para sair daquilo. Era uma comunidade franciscana com um trabalho bonito, mas ao longo do tempo, percebi a hipocrisia, as mentiras e todos os problemas presentes.
Existem cultos ruins e cultos MUITO ruins. A Igreja Católica já foi muito ruim no passado... Hoje é só ruim mesmo.
@@paulorbj25 Então temmtas vertentes na igreja e qto mais radical, pior, e é exatamente com uma ceita a que eu participava.
tantas vertentes?????????? vc deve estar confundido com o protestantismo com 50.000 denominações.
@@darwin4562 talvez vc nao conheça bem. o catolicismo brasileiro
@@darwin4562 Amor vc precisa conhecer o catolicismos rs, a até mesmo quem não as vertentes que não seguem a renovação carismatica tem suas caracteristicas propria, mas a RCC criou um monte de ceita dentro do Igreja catolica romana.
É muito importante frisar a questão da coerção com uso de violência no caso Jim Jones. Muita gente acha que geral tomou o veneno de forma passiva e ordeira, e isso coloca nebulosidade sobre a principal característica que fez o ato acontecer.
Um excelente vídeo!
Ele fez isso no vídeo.
Quem acha que todos ali tomaram veneno por livre e espontânea vontade é só quem nunca pesquisou a história.
Perdi 50 anos em uma "seita" de ramificação dos Estados Unidos, fazem 3 anos que saí e ainda estou me curando mentalmente 😢o guru que me adoeceu tinha amizade com jim jones, claro q só soube depois que começamos a pesquisar e aceitar as falcatruas sesse cultismo, e não aceitavamos pq somos ensinados a não perder tempo com palavras diabólicas! 😢 Obrigada pela ajuda e contribuir pra minha "libertação" total e viver em um mundo que estou amando conhecer, e sério, é maravilhosooooo viver livre pra pensar agir uhuuu quero curtir muito aindaaa...NINGUÉM É UMA ILHA. O profeta da seita,ops! Cultismo o nome dele é WILLIAM MARRION BRANHAM daria um excelente documentário pq oq tem se coisa na internet não é pouco! Abraços ❤❤
Eu sinto muito pelo que vc passou, e te sugiro assistir o canal do professor Daniel Gontijo, ele é um psicólogo e no canal dele há muitos relatos como o seu e ele é muito respeitoso e didático ao ensinar sobre seitas.
@@andreiacantizano6961 Guriaaaa foi um dos primeiros canais que eu segui que me ajudou grandemente, não perco nadinha dele 🤩 realmente Andreia, é um canal que ajuda a pessoa a se encontrar qdo tudo está bagunçado! 😕 Abraços e obrigada novamente! Se vc tiver interesse de ver sobre os absurdos da seita q eu ia, pesquisa o nome que eu deixei escrito ali! 😘😘
Parabéns pelo excelente episódio. Eu tenho medo de ser absorvida por algum cultismo em momento de fragilidade. Por mais racional que eu me julgue racional, sei que um momento de fragilidade pode ser uma porta aberta para pessoas com más intenções
Muito obrigado por esse vídeo, e pela indicação do livro! Fui cultista do daime e da ayahuasca por 21 anos, me libertei há dois anos, e tem sido muito, muito difícil para me socializar fora do meio e impossível retomar contato tendo abolido a crença. Tem uma relação pendular de ódio por se sentir otário e saudosismos idealizados das conexões com as comunidades. Antes disso eu basicamente nasci numa família hippie e vivemos de culto em culto, alguns sendo cultismos. Passamos por hinduismo, matriz africana, evangélico, e acabamos no daime. Depois de muito sofrimento reconheci que precisava sair disso, e consegui, e ao sair descobri inúmeras sujeiras de onde eu estava e de onde estava antes... Agora estou com trauma de frequentar lugares, me reestruturando em casa com uma pequena rede de apoio. Mas a minha ideia alguma dia é encontrar algum tipo de grupo que seja leve e não tenha ninguém com síndrome de messias fazendo joão-de-deuzisse. Esse vídeo ajudou a fundamentar muito bem, dentro do que eu consigo acreditar que é a ciência, o que eu intuia de todos esses anos passando por cultos e cultismos.
Se apoie nas pessoas que te amam e que você ama e que tenha uma moral alinhada com a sua. Vc faz terapia? É interessante você entender mais sobre você e o que você gosta pra não se apoiar demais na necessidade que o ser humano tem de pertencimento. Faça bem à você e seja gentil com os outros, se dedique a coisas que você gosta e construa a sua vida do jeito que te faz feliz. Aos poucos, vc terá fragmentos de felicidade e satisfação em cada âmbito da sua vida, do trabalho, curso, aos amigos e familiares. Boa sorte!
Oi Lorenzo, tudo bem? Eu também fui do daime. Acabei saindo da igreja por conta de desentendimentos com algumas pessoas de lá. Mas não sentia que era uma seita. Queria ouvir de vc o que te fez pensar assim pra eu ver se na verdade eu e que não queira ver, né?
Porque até onde eu entendi, lá não tem um mestre, né? Apenas um dirigente que organiza a parte "terrena" né?
Onde vc frequentava tinha alguém que pregava a "verdade"?
Queria muito saber mais da sua experiência, se vc não se importar. Obrigada
@@julianabiscaro861 Oi Juliana, tudo bem, e você? Bom, a sua pergunta tem desdobramentos e longas respostas. Mas queria começar apontando para a filosofia-base do daime. Sabe a frase "o daime é para todos, mas nem todos são para o daime"? Essa frase mostra uma lógica morde-assopra em que o chá é responsável por qualquer cura, mas o seguidor é o culpado se der errado, por não ter fé ou estar destinado a não receber a cura. Além disso, o fato dessa frase ser muito disseminada no meio, também mostra que existe uma filosofia-base que permeia quase todas as casas do chá. O chá foi tirado da floresta por um policial de fronteira, o Sr Raimundo Irineu Serra, conhecido por muita gente como mestre irineu, e esse em vida teve todos os traços de um líder de seita. Era associado a Jesus, chamado de mestre, indicava que pessoas saíssem do tratamento médico para se curarem no daime. Se não fossem curadas, ele dizia que era sentença de outras vidas. Essa filosofia foi repetida por Sebastião Mota, que em paralelo copiou o daime e o espalhou misturando com mais coisas atrativas para hippies. Isso pulverizou essa filosofia e gerou, misturando o chá com filosofias indígenas, catolicismo, espiritismo, religiões de matriz africana, hinduismo e budismo, o conjunto de casas de daime / ayahuasca que existem hoje. É uma pluralidade, em que não dá para generalizar sobre a estrutura. Mas posso te dizer que todos os lugares pelos que passei eram cultismos, disfarçados ou não. Não passei por todos, mas não acho que valha a pena arriscar mais, depois de 21 anos sofrendo.
@@sofiaaaaaaa-sorvetina5356Obrigado! Estou fazendo terapia sim, e procurando justamente ter essa base mais firme para não ter a vontade de pertencimento como algo que possa passar por cima dos meus valores e do bem-estar meu e da minha família.
Que linda história!
Fui expulsa da aula de catequese, por uma freira, quando perguntei como caberia tantos animais dentro de uma arca/barco.... 😂😂😂😂 acabei escapando desse tempo chato....
Sorte a sua. Eu fui a única criança que teve que "repetir de ano" no catecismo por perguntar demais. Eu entendia tudo, mas questionava. Na escola tava aprendendo sobre Darwin, daí essa história de arca de Noé não fazia sentido.
Haja arca😅
essa freira foi bvrra, era só dizer que tinham poucos animais na época e que por isso foi casal de animais
Eu eu? Que aos 10 anos disse era mais provável que Maria deve tee engravidado do anjo!
Mesmo que coubesse uma quantidade ali eu ficava me perguntando "e como era a dieta desses bichos? Será que davam Royal canin e Whiskas pra todos eles?"
Há uma série sul coreana 'Save me' que exemplifica como uma seita trabalha em diversos níveis de manipulação e abusos, é muito interessante, porém, não recomendo se você for muito sensível, pois tratam de assuntos pesados.
Onde eu encontro, por favor?
Não está mais na Netflix, mas você pode encontrar no Prime vídeo através da Paramount+ ou numa fansub. ^^
Queremos parte dois SIM!!!
Esse assunto é muito interessante e seu vídeo ficou excelente!
obrigadoooo , q bom q curtiu, espero que role o episodio 2!
Queremos muito a parte dois!!! Video excelente.
Comentando pela Qualidade do conteúdo e esperando a parte 2.
Só lembrando que não existem só seitas espirituais, temos hoje às seitas políticas, que se espalham pelo mundo.
eu falei isso no vídeo 3 vezes.....
Cresci indo em igrejas pentecostais com minha mãe, testemunha de Jeová com minha avó e Universal com meu pai. Tentaram me cooptar de qualquer jeito kkkk, mas com 12 anos os questionamentos começaram a vir e ninguém tinha respostas pra me dar, além de ameaças de que eu iria para o inferno. Então parei de ir em todas, não fazia sentido pra mim, mas sei o quanto é difícil tirar da mente todo o conjunto de regras que é colocado em nossa cabeça quando estamos lá dentro. E é isso, se paute na realidade. Obrigada por mais um vídeo incrível Sr Normose
Cresci na testemunha de Jeová e desde sempre questionei algumas coisas, mas dos 12 pra frente ficou bem mais forte até que aos 16 anos consegui fazer minha mãe parar de me obrigar a ir.
E realmente, são mais de 10 anos sem ir e até hoje encontro resquícios desse negócio em mim. O mais recente foi a questão de sangue, de eu aceitar ou não me peguei me questionando o pq eu não aceitaria se não acredito, sabe? Kkkkk bizarro dms
Estranho vc falar de inferno, já que jos tjs não acreditamos em inferno.
@@thaisrodrigues9947talvez as ameaças fossem por parte da mãe, já q as TJ não obrigam ngm a participar
@@ludmiladourado4542não obrigam não, só excluem a pessoa de tudo se ela não quer mais ser membro, inclusive incentivando os pais a pôr os filhos menores de idade para fora de casa. Seita imunda!
Meu avô dizia que nunca fez muitos amigos porque não sentia vontade nem de liderar nem de ser liderado. Quanto a mim, acho que já estive em várias seitas, mas saí nos primeiros sinais de perigo. É interessante como a história se repetiu várias vezes. Conheço um grupo legal, a atividade vai se tornando estruturante em minha vida e aí percebo o perigo. É mais fácil se reconstruir quando ainda não se está totalmente imerso, mas da última vez, eu tive problemas de saúde bem sérios.
Refleti diante do pensamento de seu avó. Certamente, ele era um homem sábio. Obrigada por compartilhar isso! 😊
@@maripdelf ele era sábio sim. Foi um exemplo de serenidade até o final da vida. Ele também foi a primeira pessoa atéia que eu conheci.
17:25 a maneira como relacionamentos abusivos começam exatamente do msm jeitinho 😢
Tá aí um dos vídeos mais importantes que vc já fez!! Falar sobre cultos e seitas é um serviço público social!!!
Em um determinado momento do vídeo eu me vi, com 18 anos entrando na herbalife e demorando anos pra conseguir sair. Achando que eu estava certo e todos que não entravam estavam errados. Obrigado pelo conteúdo, normose!
A amiga do meu vizinho, menor de idade, se suicidou faz uma semana, tomou um remedio que não sei qual foi. Hoje soube que a policia pediu o celular dela pra analise e descobriram que o remedio foi comprado online e que ela fazia parte de uma seita (aparentemente norte-americana) mas que, aparentemente, tem uma distribuição aqui no Brasil. Enfim, a promessa é que tudo se resolve depois da morte...nem posso contestar, porque morreu, fudeu-se (como dizia minha vó), de qualquer forma é muito perigosa, temos adolescentes muito suscetíveis a isso e isolados, o que só piora. Enfim, fica o toque, nunca é demais ficar de olho.
Cara, o conceito de tudo se resolve após a morte é muito antigo e nao é raso como uma seita geralmente é. O problema de hoje em dia é que o pessoal descobre o martelo e acha que tudo é prego...
Qual o nome da seita?
Infelizmente não sei e me sinto mal de perguntar agora, mas se descobrir venho dizer. @@JessicaRodrigues-zr6pq
Aaaaah que foda ver a Darkside apoiando um canal tão foda❤
A Caveira é fã 🖤
Muito bom, amei a atmosfera sombria. Desde criança bem pequena, aprendi a fugir dos cultos e seitas por causa de algumas tragédias próximas relacionadas ao fanatismo. Isso fez com que minha mãe e avós me incutissem uma desconfiança de todo comportamento coletivo, pois poderia ser uma seita. No fim das contas, levei isso a um certo paroxismo e me tornei um tanto anti-social, o que me levou a uma solidão absurda. Hoje vivo num tamanho isolamento que seria insuportável para a grande maioria das pessoas, virei tipo uma velha escondida numa caverna no alto de uma montanha... o que não é nada saudável, é como se fosse uma seita de uma pessoa só... Difícil encontrar um equilíbrio, não? Por um lado, se transformar em uma célula dependente ou submissa de um corpo social, seja seita, culto ou qualquer grupo movido por dogmas e preceitos inquestionáveis à priori... ou por outro lado, cair num individualismo exacerbado pelo medo de se fanatizar... Como diria o terrível editorialista do estadão : "uma escolha muito difícil".
Kenji querido, o seus óculos estão particularmente de Pisa nesse vídeo, com uma forte inclinação à tua direita... cuidado. 😉
Beijos pra ti e pra Aria!
🫂❤🩹
Caramba e eu achando que tinha criado o termo "seita de uma pessoa só". Falo isso p meu namorado, pq ele é praticamente um ermitão. Eu o invejo e tenho raiva na mesma medida, mas foi uma escolha ele já viveu muito, inclusive esteve em seitas políticas e religiosas. Mas não se isolou por medo por descrença, apenas pq criou um pensamento próprio e não está interessado que ninguém concorde com ele. Mas te entendo é difícil a gente achar um equilíbrio, acho que podemos participar de grupos mas não necessariamente fazer parte, encontrar o que pode ser bacana p gente, o que faz sentido, mas não se perder na coletividade. É um exercício de vida que tomo p mim também. Bjs
Interessante sua colocação. Obrigada por compartilhar
O time da Normose e o Kenji merecem tudo de ótimo, inclusive engajamento, toma o comentário ai!
obrigado rafael! em nome da equipe eu agradeço muito, vlwwwss o comentário! é nóis!
Já quero a segunda parte com participação do Professor Daniel Gontijo.
Eu vivia com minha vó que era Testemunha de Jeová e a ajudava um pouco com as atividades dela.
Ela era recém alfabetizada e viveu a vida toda como doméstica e o que eu via ali convivendo com ela era que a fé que ela tinha não era de uma religião só, mas o que aconteceu foi que com as testemunhas ela teve acolhimento e um conforto que explicava toda dor que ela sentiu a vida toda. Eles também davam um apoio real com os cuidados com ela, já que ela era uma senhora de 87 anos e eu estudava e trabalhava na época.
Mas nessa eu também via como era exatamente essa promessa de explicação das mazelas da vida e de oportunidades que conseguia manter todo mundo ali fanatizado. Eles tem umas ideias muito extremas na leitura deles da Bíblia e só de ajudar ela eu já ficava bem assustado:
Eles tem a ideia de que quando Jesus voltasse, todo mundo que você ama voltaria a vida e viveria todo mundo feliz, mas só quem aceitasse Jesus do jeito deles. Deu a entender que quem não aceitar, vai pra sei lá onde ou vai simplesmente sumir.
Eu acho muito bom um conteúdo que traz a ideia de entender o que rola para um culto/seita acontecer e que expande esse conceito. Vou ver de comprar o livro e ler mais sobre.
Parabéns pelo conteúdo e por todo o trabalho, equipe
nenhuma testemunha de Jeová usa a expressão "Jesus voltar" pois entende que um corpo oferecido por nós a Deus, não pode ser usado novamente, ele não precisa estar na terra para governar, isto é entendido pelo texto entre outrros tantos que fala que "todo olho o veria"(Apocalipse 1:7), ora quem veria a Jesus do outro lado do planeta? Isto se refere a "ver" ou entender o cumprimento do que se escreveu sobre o Dia de Deus e os atos de Seu filho
Não existe fanatismo nem extremismo, porem foi o mundo que afrouxou o modo de encarar o que é certo e errado. "Além disso, o mundo está passando, e também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:17) Deus não muda o Seu conceito de moral e Suas leis para Se adaptar a conceitos humanos imperfeitos (Mt 7:17, 18)
Quanto a ressureição, quem fala sobre isto é o próprio Jesus e os apostolos:
"Jesus lhe disse: “Seu irmão se levantará.” Marta respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, voltará a viver; e todo aquele que vive e exerce fé em mim não morrerá jamais. Você acredita nisso?” Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu acredito que o senhor é o Cristo, o Filho de Deus, aquele que tinha de vir ao mundo.”"(João 11:23-27)
" Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que (todos) os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento."(João 5:28, 29)
"E eu tenho esperança em Deus, esperança que esses homens também têm, de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos." (Atos 24:15)
Sobre os que não aceitam a Deus a biblia é bem clara: "Ou será que vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus. E, no entanto, isso é o que alguns de vocês foram. Mas vocês foram lavados; vocês foram santificados; vocês foram declarados justos no nome do Senhor Jesus Cristo e com o espírito do nosso Deus."(1 Coríntios 6:9-11)
"“Felizes os de temperamento brando, porque herdarão a terra."(Mat 5:5) a terra não será destruida
"Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; você olhará para onde estavam, e eles não estarão lá. Mas os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz." (Salmo 37:10, 11)
Oi Ian, sentir muita sinceridade em seu comentário por isso me vi motivado a comentar sobre o assunto…
Creio que aos 20:00 o vídeo entra em conceitos e visões que podem enriquecer esse comentário…
Observe as Testemunhas de Jeová não se encaixam na definição de seita apresentada no vídeo, você não encontra uma figura humana central, ou ensinos ocultos fechados para o grupo, pelo contrário, em registros oficiais seu site e literatura são de longe os mais traduzidos do mundo, inclusive para língua de sinais e para línguas tribais, suas revistas “A Sentinela” e “Despertai” são a mais circuladas do mundo, isso segundo o próprio Guinness Book.
De fato elas levam a sério suas crenças por confiarem na Bíblia e por viverem o que pregam, porém se essas crenças são certas ou erradas aí já entraríamos em uma discussão de interpretação e de credibilidade da Bíblia.
Porém, suas crenças apenas as deixam mais pacíficas e colaboradoras com a humanidade, por exemplo, elas se negam a pegar em arma para atacar outro ser humano, a ponto de preferirem ser presas do que servirem a Guerra matar seu próximo.
Como quando no regime Nazista a população alemã composta de evangelicos, catolicos e ateus escolhia fanaticamente seguir, ou por medo apoiar o sentimento nacionalista de Hitler, as Testemunhas de Jeová em sua imensa maioria escolhiam serem presas, e até mortas no campo de concentração por simplesmente rejeitarem falar o cumprineto “Hail Hitler” que significa algo em torno de a “A salvação vem de Hitler”.
Isso não é fanatismo, mas sim fibra e estrutura moral, de princípios e valores.
Espero ter enriquecido sua visão ou as do que vierem a ler esse comentário.
outro aspecto é que testemunha de Jeová não é uma seita pois não segue a homens, mas a Cristo (Ef 1:22, 23; Col 1:18) não se formaram a partir de alguma divisão, não recebem dizimos visto que o dizimo era para os levitas e em forma de comida , não em dinheiro (Números 18:26-29). Não tem classe religiosa, todos tem suas profissões e vivem dela, para que se tenha um bom andamento às reuniões tem 2 grupos de voluntarios (sem salario): Anciãos (pre·sbý·te·ros, que significa “homem mais idoso” espiritualmente) e Servos ministeriais (diákonos) o primeiro atua na instrução espiritual a congregação, o segundo a manutenção das funções internas e auxilio aos Anciãos segundo o modelo usado pelos apóstolos de Jesus (1Tim 3:1-9, 12, 13; Tit 1:5-9)
Bem, a pessoa se recusar a receber transfusão de sangue por conta da religiao, pode matar ela sim. Entao PODE vir a interferir na vida do seguidor sim, nao precisa exatamente apontar uma arma na cabeca dele acho...
@@GabrielOliveira-ns4lu TJ não tem um líder, ao invés de ter um papa, tem 10 velhos que se autodenominam "corpo governante" e tudo que eles escrevem na sentinela e na despertai as TJs engolem. Experimenta um dia questionar pra ver o que vai acontecer com vc... Kkkk.
Eu acho o Normose um dos canais mais fodas do TH-cam! Eu não canso de indicar os vídeos para quem eu conheço, todos precisam conhecer esse canal!
Sobre a nova thumb: sempre acreditei que uma parcela considerável desse fandom age igual a uma seita. Ótimo vídeo!
Exato!
Do jeito que o pessoal sabe sobre as letras e ficam pregando como se fosse a bíblia por aí, parece que é a coisa mais genial e unica do mundo
@@coralynne SIM! São letras feitas pra ter apelo às massas, como qualquer artista buscando destaque no meio pop faz, e não há nada de errado nisso... mas os cultistas tratam como se fosse genialidade absoluta, intocável, suprema.
Isso porque há exemplos de letras realmente incríveis aqui mesmo, vindas do Brasil e compreensíveis em nosso próprio idioma (não sou do samba, mas um exemplo inevitável é Bezerra da Silva, letrista de primeira).
É só ver a passada de pano pelo absurdos que aconteceram nos shows aqui...
@@Zehkleberson uma sequência de absurdos e nem sequer uma homenagem digna à fã que se foi...
A quantidade de "desigrejados" por conta da política é tão grande que dá para ter uma igreja só com eles com uma regra bem clara: "Não aceitamos políticos no púlpito".
Meu ex marido entrou pra uma seita e mudou totalmente o comportamento e a forma de pensar. Nos separamos por isso. A seita era o Crossfit. Juro!
kkkkkkk como assim? crossfit deixa a pessoa doida tambem?
Totalmente. E não é só isso. Tem vários elementos de seita, com uma mistura de militarismo. E a pessoa fica hipnotizada. @@Guiiwoo
Eu realmente gostaria de mais detalhes dessa história (não tô questionando, é interesse legítimo), pois já tinha a ideia de que crossfit era seita, mas isso reforça o conceito. A ponto de provocar uma separação? 😮 Isso é perigoso. Se quiser compartilhar, fico extremamente agradecido.
Admito que já pensei em fazer, mas além da mensalidade proibitiva, a forma como eles fazem barra quase DOBRANDO a coluna... jamais.
@@bel.lemos13Chocada 😮 Gostaria de saber mais sobre o assunto.
acredite, o Pablo Marçal é muito pior.
Chocada de descobrir que Inri Cristio invadiu a Igreja de Belém, minha cidade natal, e mora em Brasília! Vale um vídeo só sobre ele hein, fiquei curiosa.
Cara, eu moro na mesma cidade que ele, fico pensando se em algum momento aleatório posso sair pra comprar um pão e esbarrar com ele ksksksksk
Acho que o segredo é sempre questionar tudo... Eu já estive dentro de um culto fitness, a reeducação alimentar funcionou pra mim. Mas eu vivia atenta pq pra mim era claro o comportamento de seita. E é de vagar que eles vão tentar te cooptar como vc falou... A primeira vez que me deparei com o comportamento de seita, deu pra assustar e vontade de fugir...mas decidi aproveitar o que estava funcionando e ficar mas vigilante
Toda hora é uma boa hora pra tomar um café e assistir Normose
opaaaaa, aceito esse café pra editar hehehe
espero que tenha curtido isa!
tô fazendo isso agora
Kenjinho, é incrível como as coisas são, não? Quando criança tive contato com algo diferente do "Padrão Cristão", e ouvi meus avós condenarem o espiritismo, a umbanda, algo fora disso então? Nem existia. Level alguns anos pra entender que "judaísmo" era uma religião e não um povo de um país. Esquisito, mas isso me colocou em questionamento com informações coincidentemente conflitantes, já que mesmo não tendo viés cristão, todos são influenciados pelo cristianismo de alguma forma. Comecei a perguntar coisas que nem meus pais nem ninguém era capaz de responder, coisas como "se Deus fez a todos, quem fez a Deus?" (spoiler: até hoje não responderam... ou melhor, a melhor resposta que eu tive foi: o homem criou Deus pra justificar as maldades que comete em nome de explorar outro homem)... Comecei a questionar as linhas soltas da Bíblia ou dos textos religiosos cedo e tive contato com algumas literaturas sobre autoconhecimento - era o máximo que minha mãe podia fazer na época sem ser incisiva ao dizer que "é possível que Ele não exista..." Pois bem, desde então passei a ter contato com inúmeras outras literaturas filosóficas que buscavam responder, ou ao menos criar hipóteses históricas sobre como as religiões surgem, a exemplo desses livros tem "O Mundo de Sofia" e "O Livro das Religiões", ambos do mesmo autor (não sei escrever e preguiça de procurar o nome do cidadão). São leituras bem euro centristas? Sim, assim como toda a nossa cultura, mas ter acesso à tudo isso antes dos 15 me fez ter uma visão bem diferente do que as pessoas "tementes a Deus" tem das coisas e, desde então venho percebendo como o desespero, o medo do incerto foi colocado na nossa mente como algo intrínseco ao "religiosismo", como se ter uma religião (ainda que a ausência de uma) se tornou mandatório para o humano. Não importa a religião, alguma crença no misterioso deve haver, ainda que seja no mistério científico. Tudo não passa, pra mim, de uma tentativa de justificar o injustificável: são todas ferramentas pra nos colocar em conflito eterno, pra que haja menos cooperação, portanto, mais espaço para exploração. Veja, em nome de Deus que seres humanos foram feitos escravos, foram mortos, suas culturas extintas, seus idiomas e suas formas de ver e viver a vida massacrados. Portanto, não consigo pensar em religião senão uma desculpa milenar pra explorar o serumano culturas extintas, sob o tenro argumento de que se não for assim "deus castiga, deus destrói, deus desiste de nós"... é loco o baguio ó, arrepia na hora, Dimas primeiro vidaloka da história...
Leia o livro "A religião proibida" e veja as coisas por outra perspectiva. Tudo que tem começo terá fim, tudo o que é eterno, nunca teve começo, o tempo, a matéria, o espaço, então se Deus tivesse um começo, também teria um fim, está além do tempo, porém se é bom, mal ou seja lá oque for, é um mistério.
Ao Kenji e todo o pessoal que trabalha duro pra fazer o Normose: agradeço DEMAIS por vocês terem feito esse vídeo. Esse assunto é bastante caro pra mim. Gosto muito desses assuntos de seitas, cultismos, religiosidades e grupos fora da normalidade, e sinto que só posso honrar a mensagem de vocês se eu compartilhar esse vídeo com amigos e se eu propuser uma discussão crítica à respeito do conteúdo dele. O conteúdo é denso, mas está impecavelmente explicado. Quero buscar esse livro tb, pra meu deleite e estudo particular, mas não prometo que vou conseguir comprar, pq sou uma intelectual falida financeiramente por essência... Nossa, sério, fazia tempo que eu não sentia tanto orgulho de conhecer (mesmo que à distância) um nipo-brasuca pensador e cismado como eu... Obrigada mesmo pelo vídeo.
Uma amiga ja caiu na seita do osho aqui no brasil. Hoje eles tao em um rancho próximo a Poa. Ela conseguiu sair, nao sem sequelas. Ali me liguei do nivel de persuasão
Essa é complicada, tenho amigos que sofreram na mão dessa galera
Eu já estive perto de participar de uma seita. Logo que me converti, fazia discipulado com um pastor que resolveu romper com a igreja que frequentavamos e fundou a sua própria. Todo o movimento de criação da nova igreja girava em torno de uma personalidade: a dele. Deixamos aquilo pra trás (minha esposa e eu) e sei que a coisa acabou minguando. Mas olhando pra trás, aquilo tinha tudo pra virar algo como uma seita.
fui testemunha de jeova por 18 anos. hj, 7 anos dps que larguei, consigo ver claramente os traços de "seita" que a religião tinha.
lá realmente tem pessoas muito muito boas. gente com o coração bom e que quer o melhor para os outros. porém tudo o que pregam vem com a ideologia das religiões evangelicas dos brancos dos EUA
sou muito mais feliz hoje sem o cabresto da religião
"a verdade incomoda e por isso acredita que está certo" cara isso pega em tantas coisas... Os redpill hoje em dia são um exemplo 🫠
OK OK, acho q vou ter q assistir "how to start a cult" pela centésima vez. Sou simplesmente apaixonado por esse curta.
Onde tem?
Obrigada Normose! Parabéns Darkside por apoiar esse canal
valeuuueu bbarth!!! e que venham mais parcerias com a Darkside!
Pos é
Um dos melhores conteúdos em PT BR do TH-cam. Viva o Normose
Po kenji na moral, você tem uma capacidade de falar e interpretar os roteiros digna de um ator de novela, pouquíssimos cortes entre as palavras, isso ai demonstra que realmente você estudou muito pra fazer, foda viu.
E parabéns pro antidoto também né, cremoso nas músicas!
Puxa vida! Obrigada.
Esse conhecimento é, verdadeiramente, libertador.
Valeu!
Nós ficamos até ansiosos, seguindo tantas seitas, sem perceber que estamos sendo, lindamente, manipulados.
Dificilmente eu compartilho alguma coisa, geralmente pq penso que ninguém esta interessado, mas esse vídeo foi diferente, extremamente necessário.
Castanhari sonha em fazer conteúdo verídico e manter a qualidade dessa forma. Parabéns camarada
hauhauahaua não dá nem pra comparar... aquilo é um desserviço sem tamanho!
@@thamisqueirozZZz kkkslskskd sim
@@thamisqueirozZZzo que aconteceu? 👀
@@soooj-_-ac
Ac
Essa parte toda sobre a linguagem me lembrou um dizer do Alan Moore, que além de quadrinista e escritor também se autointitula "mago", e que dizia que a magia era linguagem.
Concordo. "As palavras têm poder" - dito popular verdadeiro
40:08 Sempre gostei de saber sobre o que chamo de "picaretas" e na época do Orkut eu tive contato com uma das seguidoras nível A do INRI, mesmo que tirasse sarro dele, fui convidado pra participar da comunidade do Orkut SOUST e até fui convidado a ir à Nova Jerusalém (mas não fui).
Uma semelhança entre os seguidores é que todos estavam em momentos de fragilidade. Muitos ele conheceu e convenceu enquanto estava preso após invadir a igreja de Belém.
Saber que eu exerço minha fé longe de seitas é reconfortante. Ótimo vídeo! Sucesso pra você
Hoje em dia, me considero como uma pessoa sem religião. Me sinto livre dessa "obrigação" imposta pelo mundo.
Nossa! Sou do tempo em que Inri Cristo era um personagem folclórico de Curitiba, que nos sábados de manhã fazia procissão pelo calçadão da XV, carregado por seus seguidores, sentado em seu trono.
No início dos anos 2000 fui convidada por uma prima a ir em uma reunião de uma empresa de produtos para "saúde e emagrecimento". Fui acreditando ser apenas uma reunião de negócios, de apresentação dos produtos e de formas e meios de comercialização; porém, desde o começo a reunião foi um misto de uhul motivacional, enaltecimento do criador da marca e cooptação de adeptos à moda neopentec.
Minha prima entrou no clima na hora, ao passo que todas as minhas sirenes de perigo começaram a apitar ao mesmo tempo dentro da minha cabeça.
Resultado: recusei a proposta e me livrei de uma das maiores roubadas em que poderia ter caído e me afundado financeiramente. Estava sem emprego, na época, e o discurso do povo da empresa parecia muito convincente.
Minha sorte, por incrível que pareça, foi meu pessimismo: tudo o que me parece muito bom, muito vantajoso, só me traz desconfiança 😅😅😆😆
propaganda honesta é coisa rara
parabéns pela parceria e sucesso, galera do Normose!
Adoro seu trabalho! As referências, designer, roteiro fantásticos. Parabéns!!!!
que bom que curte Pedro! esse episódio pudemos caprichar! hehe muito obrigado o comentário!
Eu não deixo só comentário, deixo logo um pix de 25 contos, não é muito, mas é o que eu podia! Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente! Adoro esse canal!
Mais um episódio sensacional! Fui criado na igreja e nunca me encaixei lá. Quando pude sair, senti uma libertação absurda. Passados mais de 10 anos ainda acho que perdi muito, mas comecei a entender porque as pessoas buscam tanto refúgio no metafísico. Parece uma saída mais fácil do que encarar a triste realidade.
Bom DOC, parabéns por tratar do tema.
A psicologia social pode dar uma base interessante também pra se tratar do tema. Os temas de atitudes e influência social (campos de estudos da psi social) pode dar umas pistas interessantes sobre o tema.
Um livro legal é o PSICOLOGIA SOCIAL, Temas e teorias de Torres e lima.
saudades meu mano! quanto tempo!
Na vida adulta, ao sair de uma religião, descobri que participava de um culto. Eles tinham as respostas que eu buscava, exatamente como dito no vídeo, eram respostas vagas então respondiam muitas pessoas. Uma religião onde somente ela é a certa, com linguagem própria, e lá todas as regras e leis fazem sentido, tem um porquê, e melhor que o mundo real.
Sair é difícil, causa medo, insegurança, muuuita culpa e no meu caso embarquei numa depressão, por alguns anos. Com remédio, terapia e apoio familiar, consegui passar por isso e hoje estou bem.
Quando me lembro, no fundo eu sentia sinais que algo não estava muito bem, mas todas as vezes que era advertida por alguém de fora, só mergulhava ainda mais. A saída é lenta, por vezes dolorosa, mas a liberdade é linda, o mundo tem leveza também, não só maldade que vai te corromper, como ouvia dizer.
Amei o vídeo, é o tipo de conteúdo estilo Normose mesmo, que nós faz pensar sobre.
Contribuiu muito, de verdade, obrigada!
Já quero ler o livro!!
Quem nunca ouviu um crente dizendo: vou ali no culto 😂
Vc era mórmon?
Eu já caí numa dessas! Mas sai rapidinho!! Quando quiseram mexer no meu trabalho! Dizendo que não do bem!!! Parece que eles não gostam de quem tem consciência política e inteligência crítica!! Detestam os artistas !! Principalmente de teatro!!!😊
"Não há uma única resposta verdadeira para se viver" Parabéns!!!👏🎉🎉
Conteúdo magnifico amigo parabéns, vejo hj o culto político englobando religião o mais perigoso, pois esse afeta o País no todo😢
Top amo seus vídeos, não suma. Sou uma jovem senhora de 48 anos aprendendo com vc 😅.
E eu com 60 desvendando os mistérios da minha mente com os videos do Normose
que comentário legal adriana! Estamos sempre por aqui, quando postamos menos, é só pra preparar coisa especial
@@Normose_ Obrigada, estou sempre por aqui vendo vcs.
Parabéns K, o sr fez uma baita aula! Seu trabalho nos 2 meses de revisão de literatura somado a sua retórica fluída e gostosa, tomada pela pessoalidade...impecável!
Normose sempre traz vídeos ótimos
obrigado!
A Caveira concorda plenamente ❤🔥
Adorando essa estética sem anonimato 🙏🚀
Eu participei ativamente da seita mórmon por 21 anos. Meus pais são membros até hoje e graças a ela quase não temos mais relação. E bem como você disse: Eles te enchem de amor, se disfarçam como uma religião cristã, porém, acreditam que possuem o único evangelho restaurado, e que Deus conversa pessoalmente com um “profeta” que tem 12 apóstolos da atualidade e todos eles conversam diretamente com Deus. Esse é muitos outros “profetas” já se envolveram em milhares de coisas e sempre há uma justificativa e uma retórica para as pessoas não procurarem saber sobre a própria religião, já que as pessoas de foram querem sempre afastar os membros ativos
E veja bem, os profetas são todos especificamente norte americanos, brancos, velhos e bem ricos... CURIOSO não. E quando mandam ler algo é justamente o livro de mórmon, a cartilha missionaria, enfim, BIZARRO, também já fiz parte, BIZARRO DEMAIS.
Fui abordada por mórmons, na rua e eles ficaram na minha cola, insistindo pra eu eu me batizar na igreja, no dia do batismo passei mal, foi o que me salvou.
que legal ver a darkside apoiando um canal tão foda!
A Caveira está muito feliz com essa parceria Dark 🥰
Marx já dizia "A religião é o ópio do povo" mas seus escritos também demonstram muito bem que ele sabia diferenciar religião como uma construção social e espiritualidade como um atributo natural do ser humano.
como precisaria de canais e conteúdos como o seu 20 anos atrás , na minha vida isso é realmente amor ao ser humano parabéns!
Preciiiiiiso de um episódio dois, hein! Sou psicóloga e estudo sectarismo, abus*s e manipulação em contexto religioso e amei seu vídeo! Parabéns!
Esse vídeo me fez muito pensar sobre minhas próprias crenças e pesamentos políticos honestamente, meu medo talvez é realmente ficar sem chão, no momento sou uma pessoa confusa em minhas posições, sinto q me falta muito estudo, mas ultimamente acompanho muito a nova onda de esquerda radical aq do TH-cam BR, principalente o coletivo da Soberana e, honestamente, quando eu olho por uma lente crítica, o coletivo me parece algo bem parecido com esse cultismo, na verdade, talvez quase tudo que vejo no TH-cam, a galera ancap, a galera fitness, a galera da computação, os lolzero d plantão, os torcedores de futebol.
Minha duvida no final é: tudo é culto ou cultismo? E se nem todos são ruins necessariamente, talvez esse do 75 hard daquele pscicologo d nome difícil, seja um dos cultos saudaveis não? Tudo na sua devida medida talvez.
Honestamente esse video me deixou em uma leve crise existencial kkkkkkk, mas vou ler o livro pra ver se entendo mais sobre
A esquerda radical virou uma seita faz tempo kkkk
Pra mim o cumulo foi o discurso anti psiquiatria (ume especialidade importante da medicina), que basicamente é um pensamento antivax. Na pandemia atacavam os bolsonaristas antivax. Daí o Gaiofato foi la em Cuba e da pra ver o brilho no olho dele sumindo descobrindo q la tem hospital psiquiatrico kkkkkkkkkkkkkkk
Essa galera acha que a sociologia explica TUDO, ate falar mal de cientista nos canais deles eles falaram. Se o cientista nao se basear na teoria deles esta sendo "positivista". Atacaram a Pasternak só oq ela fez alguns comentarios sobre os problemas da psicanalise.
Eles nao aceitam criticas a nada, tudo tem q se basear 100% no q eles acham correto.
Esquerda de verdade é sobre libertação das amarras. O extremo oposto do cultismo.
Sabe o que eu gosto?! De gente que pesquisa,estuda,indaga,reflete sobre tudo isso e cria sua própria base de pensamento. Fico feliz de ver jovens assim, como vc.
Perfeita sua pesquisa. Certinha❤ ganhou uma escrita❤
Qualidade absurda namoral, me inscrevendo pra ontem ! Vídeo muito bom e necessário, minha mãe recentemente entrou em um culto diferente ai, eu ja fiquei cismado pois ela é uma das pessoas que busca curas milagrosas.
O conteúdo deste vídeo é assustadoramente com as ações de um grupo de pessoas com que trabalhei, onde o coordenador fundou uma seita em torno dele que dura até hoje. As atitudes ali, lado a lado com as do Jim Jhones. ASSUSTADOR!
Como alguém que cresceu num lar evangélico fundamentalista, todas as características de seitas soam muuuuuito familiares… ótimo vídeo
Saiu da toca hj, hein corno?
Se rolar mais um episódio sobre o tema vai ser super interessante,esse vídeo ficou muito bom!!
Uma série completa sobre seitas com selo Normose de qualidade... seria ótimo.
Muito obrigado pelo vídeo, vivo isso em minha casa, meu pai entrou em uma dessas teorias da conspiração, aonde um dragão comanda o planeta, e nesse culto tem uma característica de que tudo que conhecemos é invenção do tal dragão, então Jesus era o dragão e o diabo tbm, seus desejos é a forma do dragão te aprisionar, então se vc toma café vc está se aprisionando, se cultua alguma religião está se aprisionando, e oq vc enxerga é apenas uma ilusão criada pelo dragão, o mundo 3d é uma ilusão, e vc na vdd é uma espírito de outro lugar do universo que está aprisionado nesse mundo pelo tal dragão. Eai é mt complicado qualquer argumento, pq tudo é feito pelo Dragão, se teve terremoto foi o dragão, se teve vacina foi o dragão, se tem Deus é dragão e se tem ciência é Dragão 😭
Eita que lá vem vídeo bom!
eai, aprovado sonia?
Aprovadissimo! Os seus vídeos eu tenho q ver duas vezes, primeiro pelo áudio, depois pelas imagens. Adoro!
Vivi muito tempo da minha vida atrás de respostas. Hoje me contento comigo mesmo.
Eu conheci vc hj dia 26 /11 /2023 o bom é que tem pessoas como vc hélio collto para tirar a vendas dos olhos de quem quer realmente sair da iguinorancia obrigada eu já fia quase tudo o que vc falou hj creio em um único Deus e Jesus ! Não preciso de mais nada deixa Deus agir em mim 😅😅😅
O poema do fitter happier do Radiohead estar no meio do vídeo me pegou bem desprevenido, o vídeo está sensacional esse é provavelmente um dos mais bem produzidos do canal
Excelente! Precisamos de uma série completa, abordando também a utilização da neurociência como ferramenta para o condicionamento do comportamento.
Que vídeo, senhores!!!! Quanta qualidade. Me fez refletir demaisssss
Muito bom. Descobri recentemente que estou numa seita/culto. E descobri justamente pq comecei a me desfanatizar. E sim, pensar em sair é muito difícil. Obrigada por este vídeo!
Parte de nós acredita em tudo .. outra parte desconfia até da morte! Até q um "insight" traduz as perguntas, numa sequência inteligente de evolução da compreensão, respondendo às dúvidas! O sentido é pra frente!