Meu amo o seu trabalho. Me ajuda muito, sou estudante de Engenharia Eletrônica e os videos que vc faz abrange um conhecimento enorme e me ajuda no dercorrer do curso. Continue o trabalho. Abraços!😊
Muito bacana. A precisão é realmente notável. Não deixa nada a desejar em relação aos antigos Sanwa, Kaise ,Yoke,Simpson e outros famosos na época.. 😃 Recentemente comprei um com aparência idêntica a esse, porém de outra marca bem conhecida em uma loja virtual de São Paulo. As únicas diferenças é que ele não possui a escala plotada de capacitância e o medidor de nulo. A escala de resistência é mais ampla, pois possui além dessas mostradas, a escala de X100K. Fora isso, são idênticos na aparência e na precisão. Com certeza um bom multímetro analógico é indispensável em qualquer bancada. Um bom exemplo é na hora de testar Triacs , SCRs e MOSfets. Com o digital comum você não consegue.
Obrigado pela recomendação . Eu comprei o kaiweets 601 mostrado em um dos seus videos e estou muito satisfeito . Seu trabalho nos ajuda muito em saber qual modelo vale a pena comprar . Eu gosto dos miter digital para medir voltagem e resistência, e o analógico para medir transistores/fugas , descarregamento de capacitores e a escala do beep . Gostaria até de pedir permissão para falar mal de um produto o Icel MA-70A , que é um miter que paguei muito caro e depois de 3 meses passou a dar defeito .Este miter desliga durante a medição e vc tem que voltar a escala no off para re-ligar, possui peças SMD não comuns em outros miters e infelizmente dá defeito sozinho sem erro de escala . Este modelo eu usei pouco , pois ainda usava um modelo baratinho daqueles de 50 reais . Só que quando passei a usá-lo , já começou apresentar defeito . A escala de ac~ se movimenta sozinha , parecendo com aqueles randandan de moto, a escala de resistência não dá ajuste de zero nem com pilha nova . Quando eu comprei esse miter Icel , eu paguei 400 reais . Com esse dinheiro eu poderia ter comprado muita coisa boa indicada aqui no seu canal . Obrigado pelos videos que você faz , isso nos ajuda muito .
Eu tenho um desse modelo mas uma versão anterior, a parte traseira é diferente e os slot de medição do hfe fica na direita. O meu eu fiz uma pequena modificação, coloquei um LED verde de 3mm no painel frontal dele que acende ao testar continuidade, foi bem fácil de fazer, o plástico da moldura até parece que tem um lugar exato pra encaixar o LED.
faz um vídeo no que é preciso analisar antes de comprar um multímetro analógico, assim como você fez para auxiliar na compra de um Digital e na compra de Osciloscópio.
Olá electrolab, sempre excelentes os seus vídeos. Conteúdos interessantes e sempre muito bem explicados e demonstrados. Obrigado pelo seu empenho. No q diz respeito ao multímetro, face ao preço é excelente. Tenho um da mesma marca mas o 2018, se não me engano, em Portugal o custo varia de loja para loja mas rondará os 24€. Um pequeno investimento para uso na bancada e para uso em manutenção no exterior. Um abraço .
Muito bom, agora tem o modelo 2018, mas optei pelo 2017, me pareceu mais completo. Qual a finalidade dessa fenda amarela no meio do instrumento, é alguma espécie de ajuste? Esse ajuste de zero no outro botão amarelo deve ser feito antes de cada medida? Obrigado pelos ótimos Rewiews.
Olá Evandro, a fenda amarela é para ajuste mecânico do zero à esquerda do ponteiro, raramente precisa ser ajustado. O botão de zero é só para escala de resistência e só deve ser refeito quando se muda de escala (1x, 10x, 100x, etc), dentro da mesma escala ele é mantido.
Mestre! Bom dia! Eu comprei um multimetro minipa analógico o et3021c é idêntico a estes pros kit só tem algumas diferenças, a função null e o teste de continuidade, o resto gostei muito, o que o senhor me diz da versão mínipa et3021c?
Por ser "Old School", só uso analógico para isso, a questão é que os analógicos mais simples de hoje não têm sensibilidade para mostrar pequenas fugas, eles mostrarão somente as fugas maiores. Os antigos, com altas impedâncias de entrada e alta sensibilidade, funcionarão melhor. A solução para essa falta de instrumento seria um pequeno circuito de teste de fuga para transistores, creio que encontrará algum na internet.
@@Electrolab-Eletronica tem um cara bravo comigo por causa disso, eu disse par ele que tenho varios instrumentos e, que minha preferencia para medir compoentes como: transistores diversos, como igbts por exemplo eu uso um minipa 2022b, embora eu tenha um sanwa antigo que só tiro da caixa para medições muito especificas como as de igbts, mas o cara está teimando nessa de dmm...tenho varios instrumentos digitais, mas não...jamais!!! Abrirei mão do bom velho e lendário analogico.
Rsrsrs, é por aí! Também não abro mão para certas medidas muito sensíveis! De que adianta 4 1/2 dígitos, alta precisão de medidas, se não há sensibilidade para certos sinais de baixíssima intensidade. O DMM pode até ser usado se construir uma giga de teste para medir fuga em alta sensibilidade e ele seria somente o mostrador.
Uma pergunta: no minipa ou sanwa a escala de resistencia x10k tem 12 vdc e as demais 3 vdc, esse multimetro pros kit 2017 quais são as tensões apresentadas nas escalas de resistencia?
Aparelho muito bom sem dúvida! Mas acho que derivam tirar a escala de capacitor!e colocar a escala x100k, pois capacitores é bom testar com capacímetro e que mede também sua esr gostei do seu vídeo explicativo! Como sempre com conteúdos muito bons!👍
Na sua opinião, hoje em dia os multímetros digitais conseguem substituir por completo o analógico? Tem pessoas que dizem que o analógico tem impedância de entrada baixa , x10k com 12v , etc... Qual sua opinião sobre o multímetro analógico NJTY T88C ? Obrigado.
Sim, substituem, apesar dos analógicos terem ainda sua utilidade em testes específicos como fugas e sinais que variam rapidamente a amplitude. Não conheço esse modelo NJTY.
Achava que o meu multímetro estava com problema, pq na escala de continuidade com bipe, o ponteiro não se movimenta, apenas bipa, mas nesta demonstraçao eu percebi que o seu tbm não se movimenta, normal entao né??
Gracias Napo! Puedes usar la escala de diodos y testar entre la base y coletor/emisor. Hay como medir el hfe en el conector proprio. Tengo um video en el canal que muestra como testar um transistor.
@@Electrolab-Eletronica gracias justamente eso queria probar el HFE por que la medicion estandar en directa o inversa si la se midiendo de base a colecter y emisor
Amigo tenho um só que MT-2018, nesse modelo não ha escala de continuidade com bip. Teria um esquema para implementar um bip na escala de X1 no modelo citado?
eletrolab voçe poderia me tirar uma duvida por favor pois a alguns meses comprei um multimetro analogico de outra marca e ele nao faz o teste em X1 para indentificar o tipo de transistor e tambem nao faz o teste em X10 invertendo as ponteiras para identificar emissor e coletor achei que poderia ser so´ o meu com defeito porem descobri que outras pessoas tambem notaram esse poblema portanto o unico teste que ele faz e´ o de hfe gostaria de saber se este multimetro faz o teste que mencionei?
Olá Marcelo, isso é estranho, pois qualquer ohmímetro faria esse teste, pois ele basicamente mede as resistências, em x1 e x10, com pelo menos 1,5V da pilha interna. Este modelo do vídeo faz, ainda não vi um modelo que não conseguisse medir as resistências entre base emissor e base coletor, de forma a determinar se é PNP ou NPN.
@@Electrolab-Eletronica e´ o icel ma 70 no youtube tem alguns videos com a mesma reclamaçao perguntei porque nao sei se realmente tratase de um defeito ou e´ caracteristica de frabricaçao pois os terminais que usamos para medir o hfe dos transistores poderiam tambem serem usados para determinar o emissor e coletor sera isso? obligado pela opiniao
Certamente é isso, pois normalmente determinamos se é NPN ou PNP na escala de resistência apenas, usando as pontas de prova normais. Aquele soquete para medir hfe, você deve determinar antes se é NPN ou PNP e inserir o transistor no local correto, já que ele tem o soquete com entradas separadas para cada tipo.
@@Electrolab-Eletronica obligado mais uma vez o meu icel MA70 nao faz a medida na escala de resistencia apenas o teste de HFE ja vi outras pessoas relatando o mesmo acredito ser uma caracteristica de frabrica seria possivel voçe fazer um video usando o teste de resistencia nas pontas de prova para determinar o emissor e coletor com o MT 2017 se possivel obligado mais uma vez?
Olá Marcelo, ok sugestão anotada! Mas querendo algo mais prático para testar e determinar as características do transistor, veja esse tester de baixo custo: th-cam.com/video/H0u_T3MeFpI/w-d-xo.html
Depende do prazo informado. Em geral repõem rápido o estoque, mas depende do fabricante entregar. Quem fez o pedido tem prioridade na entrega, se demorar muito há sempre a opção de cancelar.
gostaria da sua opinião ..,qual multímetro digital poderia substituir um analógico para detecção de fulgas em componentes.., mas com um preço accessível ,desde já agradeço
Renato, nenhum multímetro digital é indicado para medir fuga. Eles têm como medidor básico medidores de tensão, ao contrário dos analógicos cujo galvanômetro mede corrente. A medida não seria confiável. Melhor um multímetro analógico com escala de 10K ou melhor 100K, com bateria interna igual ou maior que 9V. O ideal seria usar multímetros antigos com baterias de 22V.
Eu estraguei meu analógico por desatenção, medindo alta voltagem na escala de resistência. Daí resolvi comprar outro, eu até considerei esse proskit, mas acabei ficando com o Minipa ET-3021B. Ele tem escala até x100k, o que facilita certas medições.
Ok, agradeço a atenção! Estou querendo adiquir um e gostaria de sua opinião já que tens experiência sobre qual me indicaria o proskit mt2018 ou minipa et3021c... Desde já agradeço a atenção. Abraço
Ao longo da minha jornada já troquei de multímetro analógico(só por vaidade), cinco vezes. E pra minha surpresa, hoje que vim descobrir que eu não sei usar as escalas de 1000VCV/ACV.🤦🏻♂️Ja tive um "FTG", "SMART", "HIKARI"... Hoje estou com o YX-360TRN. E consultando aqui o manual, na faixa de 1000V, severía-mos ler a escala de 100 e multiplicar por X100. O que pramim não faz o menor sentido! Além do mais esqueceram de por essa escala de 100 no meu multímetro. Daí, sem serimônia alguma eu te pergunto, como usar as escalas de 1000V no multímetro analógico?! Digamos que eu precise medir uma tensão de 400VAC? Obrigado.
Olá Flávio, depende sempre da escala usada pelo modelo de multímetro, o que pode mudar. Cada modelo pode ter um multiplicador diferente. No caso deste do vídeo, a escala de 1000V é a quarta de cima para baixo, graduada de 0 a 10, onde 10 equivale a 1000V.
Ficou claro como o dia. Eu quem fiz confusão aqui na hora de ler a tabela. Kkkk No meu caso aqui também a escala é a de 0 a 10. Então ao medir-mos 200V, usando a faixa de 1000V ficaria assim: 2 X 100 = 200V. Já que o ponteiro aqui no caso cravou em cima do 2. Valeu mesmo. Forte abraço e um excelente domingo.🤝
Olha os multímetros digitais vieram para tomar o lugar dos analógicos ! mas para quem já acostumou principalmente medir peças em geral, pesquisei bastante sobre a qualidade e vi que os da pros Kit 2017 muto boa acebamento! Mas devido ao preço dos importados achei aqui mais em conta e comprei os da mi nipa 3021C que é o mesmo quem fabrica pra mi nipa é a pros Kit nao melhoram nada os esquemas deles sao os mesmos desde 2000 só passaram a usar resistores SMDs !
O Sanwa é insuperável! Esses modelos atuais são mais simples e básicos, até porque o desenvolvimento está focado nos modelos digitais! Mas para ter um analógico atual na bancada, esse atende bem.
Eu tenho um multimetro analógico(não é bom como esse rsrsrs..) , eu gosto de usá-lo mais que o digital , e pra testes de componentes acho mais adequado.
Esse multímetro e idêntico ao MINIPA-ET-3021C e ao Icel Ma-55 . Só mudou mesmo a marca. Ou seja todos foram fabricados no mesmo lugar e cada importador colocou sua marca.
São parecidos, mas esses modelos que citou em particular não têm por exemplo a escala de Null DCV (detector de zero), que este modelo do vídeo tem. Mas realmente são da mesma família, sendo que s Pro's Kit é a fabricante original que exporta para os fabricantes locais colocarem suas marcas.
Oscar, precisa entrar no link da loja e confirmar, já que sempre há descontos e promoções, segue o link que está na descrição deste vídeo: Link para o produto: bit.ly/2IJGtQw
Bom vídeo Eloy, eu gostaria de saber de você, que compra bastante coisa importada, o que acha da taxa que os Correios querem cobrar de 15 reais. E você já pagou essa taxa??? O serviço melhorou??? Me conta ai se já teve alguma experiência.
Olá Cláudio, ainda não paguei a taxa em nenhum caso. Não concordo com ela, acho abusiva! Há algumas ações no ministério público para derrubar essa taxa, espero que consigam. Tenho alguns pedidos novos em andamento, vamos ver se cobram agora. Creio que para produtos com valores muito baixos, não vale a compra, somente itens acima de R$100, 00 justificariam a taxa. O serviço em geral tem estado mais rápido nos últimos 3 meses, notei que entregaram todos os atrasados e estão levando menos tempo agora, mesmo antes da taxa.
Ao fazer pedido nos sites Bang Good ou Aliexpress, evite o frete/envio cujo código de rastreamento, que comece com letra R, escolha a letra L, ex. LL259350050CN, LO270330500CN, além, de ser mais rápido e seguro, dificilmente o Correios aplica a taxa de 15%. Exemplos de Envio/frete, cujo código de rastreamento que se inicia com letra L: ePacket, Aliexpress Standard Shipping, e via Brazil Direct Mail(site Bang Good).
O analógico não perde o charme e a utilidade. Esse é para os fortes, pois tem que interpretar a medida de acordo com a escala. O meu Minipa ET-3021 está na ativa e sem data para aposentadoria 😀. [ ]´s 👏 👏 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷
Olá Israel, precisa confirmar sempre no link da loja, que coloquei na descrição do vídeo, pois pode mudar com os descontos: Link para o produto: bit.ly/2IJGtQw
É identico ao da minipa, multimetro muito bom, mas com o valor q o dolar esta no dia de hoje. É melhor comprar o da minipa aqui no brasil, pois o preço ta mais em conta!!!!
Olá Wesley, esse modelo MT2017 não é idêntico ao da Minipa ET3021C, que por sinal é feito na Pro'sKit e é parecido, mas não tem a função de detecção de nulo, nem de medida de capacitores como tem neste, portanto não são comparáveis.
São coisas distintas. Você pode medir um ESR como OK e ainda assim a capacitância estar fora do valor nominal. As duas medidas são importantes e uma não elimina a outra.
Em 14:16 está praticamente em frente ao multímetro. Para qualquer ajuste, a visão em paralaxe pode ser corrigida com o espelho interno. Pelos teste, as medidas estavam bem adequadas dentro da tolerância indicada pelo fabricante.
Verdade Stefano! Diria que os impostos locais também oneram muito o produto, pois a Minipa compra esses projetos na China, não só desse multímetro, bem como de osciloscópios, multímetros digitais e outros instrumentos, de fabricantes como a UNI-T e depois nacionaliza vendendo no mercado local. Como vantagem, temos manuais em português e garantia local e isso com certeza também faz o preço ser mais alto.
Não é confiável Renato, ele usa escala de diodos do multímetro, que pode até detectar fugas, mas somente as maiores, as pequenas fugas não serão detectadas. Um simples analógico com escala de 10K seria muito melhor.
Sei que nao e esse o seu objetivo, mas encontrei por um acaso, esse link, de um equipamento que eu acho que merece um review www.banggood.com/1208-3-Axis-Mini-DIY-CNC-Router-Wood-Carving-PCB-Milling-Engraving-Machine-Engraver-120x80x16mm-p-1280616.html?rmmds=search
@@Electrolab-Eletronica não! A minipa era uma empresa nacional que fabricava aqui no brasil, seus multimetros. Depois de não sei quando prá ser sincero, eles passaram em ser fabricados na china como milhares de outras marcas brasileiras passaram em fazer. Aliás, o mundo inteiro não fabrica mais nada. 98% vem da china. Eu tenho um minipa digital e tenho a caixa original dele. Esse é de uma época que ainda era fabricado no brasil. O endereço completo está na caixa. Indústria brasileira. E tenho um Sanwa 100 mega dos anos 60. Caixa em baquelite. Teste de bancada. 27 anos atrás eu enviei ele pelo sedex para a firma Bernardino e Miglioratto em São paulo para eles acertarem o galvanômetro e uma revisão geral. Nem sei se ainda existe essa firma de reparos em multimetros hoje em dia. Mas é isso.
Disse bem, os antigos assim eram e por sinal muito bons. Conheço a história da Minipa, usei seus produtos feitos aqui na década de 90. Mas hoje reproduzem os projetos chineses O&M sem marca, que são apenas clones e colocam a sua marca. Inclusive esses multímetros e vários outros, que saem antes por outros fabricantes na China (como os da UNI-T por exemplo) e depois vemos os clones por aqui. Tem vários exemplos disso nos reviews dos equipamentos aqui no canal. A Icel faz de forma similar.
Corrigindo o que eu disse, na escala de x10k ele usa a bateria e as pilhas somados, nessa escala a tensão nas pontas de prova dele chega a 12V. Melhor até do que eu esperava.
Gosto dos multimetros sanwa, mas são fora da realidade, muito caros e não tem nada de mais que justifique o seu elevado preço. são japoneses, e bem contruido, mas mesmo assim são caros!
@@Electrolab-Eletronica tenho 4 analogicos 2022b minipa,e para pegar fugas é uma maravilha Tenho alguns aqui e adquiri mais 2 hoje et2082E mH e H(indutores) e et2703A nS para altas resistencias(condutancias). Estou montando um lab minipa, era fluke mas acho que a fluke tem de melhorar em funcionalidades, pois são caros e pagamos o nome FLUKE e a segurança, pois hoje dificilmente um DMM não é preciso, tenho alguns aparelhos uni-T e são maravilhosos, tive muitos aparelhos fluke e o que me deixou absmado foi o gabinete trincar sem nunca tomar 1 tombo. Daí precisei de outras funções e vi que a unit, minipa e flir me atendem muitissimo bem.
Link para o produto: s.click.aliexpress.com/e/_DC0YtMJ
Eu Sebastião Camargo da Silva gostei muito bom mais um aparelho muito ficasse
Meu amo o seu trabalho. Me ajuda muito, sou estudante de Engenharia Eletrônica e os videos que vc faz abrange um conhecimento enorme e me ajuda no dercorrer do curso. Continue o trabalho. Abraços!😊
Obrigado Eduardo! Bons estudos e em breve um novo colega de profissão!!!
Excelente, tenho um yufung da década de 90, funciona perfeitamente até hj.
Excelente!
Mto bacana,bonito o aparelho!! 👏👏
Obrigado Edu!
Muito bacana. A precisão é realmente notável. Não deixa nada a desejar em relação aos antigos Sanwa, Kaise ,Yoke,Simpson e outros famosos na época.. 😃
Recentemente comprei um com aparência idêntica a esse, porém de outra marca bem conhecida em uma loja virtual de São Paulo.
As únicas diferenças é que ele não possui a escala plotada de capacitância e o medidor de nulo.
A escala de resistência é mais ampla, pois possui além dessas mostradas, a escala de X100K. Fora isso, são idênticos na aparência e na precisão.
Com certeza um bom multímetro analógico é indispensável em qualquer bancada. Um bom exemplo é na hora de testar Triacs , SCRs e MOSfets. Com o digital comum você não consegue.
É verdade Amilton! Um bom analógico pode fazer falta em algumas situações!
Muito boa a aula também estou aguardando o meu escolhi depois de muita pesquisa nos canais o seu é um dos melhores parabéns
Obrigado Vicente!!
Obrigado pela recomendação . Eu comprei o kaiweets 601 mostrado em um dos seus videos e estou muito satisfeito . Seu trabalho nos ajuda muito em saber qual modelo vale a pena comprar . Eu gosto dos miter digital para medir voltagem e resistência, e o analógico para medir transistores/fugas , descarregamento de capacitores e a escala do beep . Gostaria até de pedir permissão para falar mal de um produto o Icel MA-70A , que é um miter que paguei muito caro e depois de 3 meses passou a dar defeito .Este miter desliga durante a medição e vc tem que voltar a escala no off para re-ligar, possui peças SMD não comuns em outros miters e infelizmente dá defeito sozinho sem erro de escala . Este modelo eu usei pouco , pois ainda usava um modelo baratinho daqueles de 50 reais . Só que quando passei a usá-lo , já começou apresentar defeito . A escala de ac~ se movimenta sozinha , parecendo com aqueles randandan de moto, a escala de resistência não dá ajuste de zero nem com pilha nova . Quando eu comprei esse miter Icel , eu paguei 400 reais . Com esse dinheiro eu poderia ter comprado muita coisa boa indicada aqui no seu canal . Obrigado pelos videos que você faz , isso nos ajuda muito .
Obrigado Nico, por acompanhar o canal! De fato as vezes não damos muita sorte com algum modelo! Sucesso com o Kaiweets!
Eu tenho um desse modelo mas uma versão anterior, a parte traseira é diferente e os slot de medição do hfe fica na direita. O meu eu fiz uma pequena modificação, coloquei um LED verde de 3mm no painel frontal dele que acende ao testar continuidade, foi bem fácil de fazer, o plástico da moldura até parece que tem um lugar exato pra encaixar o LED.
Muito bom! Merece estar na bancada!
Por acaso também tenho, um excelente multímetro analógico, abraços
Valeu Camilo! Sim, apesar de ser um modelo recente, é um ótimo instrumento! Abcs
Ótima dica! Em Ohms , teste de semicondutores e para disparo de tiristores acho mais confiável.
Verdade Sergio! Principalmente pela prática que adquiriu, ele se torna indispensável em algumas medidas!
Valeu Electrolab!
faz um vídeo no que é preciso analisar antes de comprar um multímetro analógico, assim como você fez para auxiliar na compra de um Digital e na compra de Osciloscópio.
Sugestão anotada!
Realmente um bom instrumento e faz lembrar o meu 1º que ganhei do meu pai em 1975. Vou visitar a Bang good pra ver o valor
Os analógicos dos anos 70 e 80 foram os melhores!!
Like, professor, qual é melhor e quais as diferenças entre este multimetro ou o modelo minipa 3021c?
Olá Sidney! Este tem escala de capacitância e escala de nulo (simétrica negativo/positivo) e o Minipa não tem, embora sejam bem similares.
Valeu pela dica Eloy , já comprei o meu já está a caminho.
Valeu Leandro! Sucesso com o novo instrumento!
O meu Ja chegou estou gostando muito, multimetro show de bola.
Maravilha Leandro! Ele realmente é bem bacana! Sucesso com o multímetro!!
Valeu!
Realmente um belo multímetro e muito bem explanado!
Grato!
Bom fim de feriado, bem como fim de semana!
Shalom!
Obrigado Mario Sergio!
Grato pelo review Eloy.
Já baixei todos seus videos mas ainda não visto este :O) []s
Rsrsrrs, valeu Mendes!
Em se tratando de semi-condutor o multímetro analógico é indispensável, na bancada é o mais usado.
Muito útil para medida de fugas!
muito boa explicação
Obrigado Clovis!
Olá electrolab, sempre excelentes os seus vídeos. Conteúdos interessantes e sempre muito bem explicados e demonstrados. Obrigado pelo seu empenho.
No q diz respeito ao multímetro, face ao preço é excelente. Tenho um da mesma marca mas o 2018, se não me engano, em Portugal o custo varia de loja para loja mas rondará os 24€.
Um pequeno investimento para uso na bancada e para uso em manutenção no exterior.
Um abraço
.
Obrigado Carlan! Realmente é um instrumento com boa relação custo benefício!
amigo bom dia...na ecala do ohmimetro quanto de tensao e corrente cada escala injeta nas pontas de prova?
Olá Italo, corrente depende do que está sendo medido.A tensão é 1,5V até 1K e 9V em 10K.
Muito bom, agora tem o modelo 2018, mas optei pelo 2017, me pareceu mais completo. Qual a finalidade dessa fenda amarela no meio do instrumento, é alguma espécie de ajuste? Esse ajuste de zero no outro botão amarelo deve ser feito antes de cada medida? Obrigado pelos ótimos Rewiews.
Olá Evandro, a fenda amarela é para ajuste mecânico do zero à esquerda do ponteiro, raramente precisa ser ajustado. O botão de zero é só para escala de resistência e só deve ser refeito quando se muda de escala (1x, 10x, 100x, etc), dentro da mesma escala ele é mantido.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado. Será meu primeiro multímetro analógico.
Mestre! Bom dia! Eu comprei um multimetro minipa analógico o et3021c é idêntico a estes pros kit só tem algumas diferenças, a função null e o teste de continuidade, o resto gostei muito, o que o senhor me diz da versão mínipa et3021c?
Olá Ivan, nunca testei ele, mas creio que seja da mesma qualidade do Pro's Kit, já que a Minipa usa os mesmos projetos.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo! Abraço já ganhou inscrito!
Seja bem vindo ao canal Ivan!
Realmente. Aparentemente é idêntico ao minipa! E a gente sabe que a minipa importa e coloca a marca deles
Quais multimetros sua preferencia vc usaria par medir fuga em transistor?
Digitais, analogicos?
Por ser "Old School", só uso analógico para isso, a questão é que os analógicos mais simples de hoje não têm sensibilidade para mostrar pequenas fugas, eles mostrarão somente as fugas maiores. Os antigos, com altas impedâncias de entrada e alta sensibilidade, funcionarão melhor. A solução para essa falta de instrumento seria um pequeno circuito de teste de fuga para transistores, creio que encontrará algum na internet.
@@Electrolab-Eletronica tem um cara bravo comigo por causa disso, eu disse par ele que tenho varios instrumentos e, que minha preferencia para medir compoentes como: transistores diversos, como igbts por exemplo eu uso um minipa 2022b, embora eu tenha um sanwa antigo que só tiro da caixa para medições muito especificas como as de igbts, mas o cara está teimando nessa de dmm...tenho varios instrumentos digitais, mas não...jamais!!! Abrirei mão do bom velho e lendário analogico.
Rsrsrs, é por aí! Também não abro mão para certas medidas muito sensíveis! De que adianta 4 1/2 dígitos, alta precisão de medidas, se não há sensibilidade para certos sinais de baixíssima intensidade. O DMM pode até ser usado se construir uma giga de teste para medir fuga em alta sensibilidade e ele seria somente o mostrador.
Uma pergunta: no minipa ou sanwa a escala de resistencia x10k tem 12 vdc e as demais 3 vdc, esse multimetro pros kit 2017 quais são as tensões apresentadas nas escalas de resistencia?
Nesse instrumento é de 9V em 10K e 3V nas demais.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo.
Aparelho muito bom sem dúvida! Mas acho que derivam tirar a escala de capacitor!e colocar a escala x100k, pois capacitores é bom testar com capacímetro e que mede também sua esr gostei do seu vídeo explicativo! Como sempre com conteúdos muito bons!👍
Obrigado Alex!!
Pena não ter escala de x100k para medir fuga. Tem outras marcas que possuem, mas não sei se a qualidade é a mesma...
Nos multímetros atuais ela é bem rara, embora seja de fato importante.
Esses multímetros analógicos são bons pra medir resistências baixas, ja que tem ajuste de zero pra compensar a resistência das pontas de prova.
Sim, são boa opção! Nos digitais que possuem a função "relativo", você também zera as pontas.
Na sua opinião, hoje em dia os multímetros digitais conseguem substituir por completo o analógico?
Tem pessoas que dizem que o analógico tem impedância de entrada baixa , x10k com 12v , etc...
Qual sua opinião sobre o multímetro analógico NJTY T88C ? Obrigado.
Sim, substituem, apesar dos analógicos terem ainda sua utilidade em testes específicos como fugas e sinais que variam rapidamente a amplitude. Não conheço esse modelo NJTY.
Pra trabalhar com teste analogico este é ótimo m bom pra medi fonte que tem 12v
É verdade José, funciona muito bem!
Já conhecia a Pro´skit, ela faz uns estiletes de precisão fenomenais!
Sim, verdade!
Estilete ? Onde moro isso significa lâminas.
Cara muito bom o custo beneficio
Verdade MMD!
Achava que o meu multímetro estava com problema, pq na escala de continuidade com bipe, o ponteiro não se movimenta, apenas bipa, mas nesta demonstraçao eu percebi que o seu tbm não se movimenta, normal entao né??
Em alguns instrumentos ele só aciona o bip mesmo.
Buen video yo lo compre hoy pero lo que queria saber es como se miden los transistores con el?
Gracias Napo! Puedes usar la escala de diodos y testar entre la base y coletor/emisor. Hay como medir el hfe en el conector proprio. Tengo um video en el canal que muestra como testar um transistor.
@@Electrolab-Eletronica gracias justamente eso queria probar el HFE por que la medicion estandar en directa o inversa si la se midiendo de base a colecter y emisor
Amigo tenho um só que MT-2018, nesse modelo não ha escala de continuidade com bip. Teria um esquema para implementar um bip na escala de X1 no modelo citado?
Olá Harry, é verdade, há algumas diferenças entre os dois! Não tenho esquema para implementar o bip.
Obrigado pela atenção amigo, abraço.
eletrolab voçe poderia me tirar uma duvida por favor pois a alguns meses comprei um multimetro analogico de outra marca e ele nao faz o teste em X1 para indentificar o tipo de transistor e tambem nao faz o teste em X10 invertendo as ponteiras para identificar emissor e coletor achei que poderia ser so´ o meu com defeito porem descobri que outras pessoas tambem notaram esse poblema portanto o unico teste que ele faz e´ o de hfe gostaria de saber se este multimetro faz o teste que mencionei?
Olá Marcelo, isso é estranho, pois qualquer ohmímetro faria esse teste, pois ele basicamente mede as resistências, em x1 e x10, com pelo menos 1,5V da pilha interna. Este modelo do vídeo faz, ainda não vi um modelo que não conseguisse medir as resistências entre base emissor e base coletor, de forma a determinar se é PNP ou NPN.
@@Electrolab-Eletronica e´ o icel ma 70 no youtube tem alguns videos com a mesma reclamaçao perguntei porque nao sei se realmente tratase de um defeito ou e´ caracteristica de frabricaçao pois os terminais que usamos para medir o hfe dos transistores poderiam tambem serem usados para determinar o emissor e coletor sera isso? obligado pela opiniao
Certamente é isso, pois normalmente determinamos se é NPN ou PNP na escala de resistência apenas, usando as pontas de prova normais. Aquele soquete para medir hfe, você deve determinar antes se é NPN ou PNP e inserir o transistor no local correto, já que ele tem o soquete com entradas separadas para cada tipo.
@@Electrolab-Eletronica obligado mais uma vez o meu icel MA70 nao faz a medida na escala de resistencia apenas o teste de HFE ja vi outras pessoas relatando o mesmo acredito ser uma caracteristica de frabrica seria possivel voçe fazer um video usando o teste de resistencia nas pontas de prova para determinar o emissor e coletor com o MT 2017 se possivel obligado mais uma vez?
Olá Marcelo, ok sugestão anotada! Mas querendo algo mais prático para testar e determinar as características do transistor, veja esse tester de baixo custo: th-cam.com/video/H0u_T3MeFpI/w-d-xo.html
Qual a música de fundo? ☺
É uma com direitos autorais livres, da própria lista do TH-cam, se chama "Awakening"
Ja faz um mes que fiz a comprs e eles ainda n mandaram,dizem que ta em repovoamento,vale a pena esperar??
Depende do prazo informado. Em geral repõem rápido o estoque, mas depende do fabricante entregar. Quem fez o pedido tem prioridade na entrega, se demorar muito há sempre a opção de cancelar.
O bip dele dá continuidade em tudo ou o meu veio com defeito???
Bipa sempre em resistências altas. Teste num resistor de 1K ohm por exemplo, ele não pode bipar.
Tem uma versão nova que é MT-2019 Só que essa do vídeo é um pouco mais cara.
São bem parecidos!
Qual é a residência por volta ?
20kohms/V em DC.
gostaria da sua opinião ..,qual multímetro digital poderia substituir um analógico para detecção de fulgas em componentes.., mas com um preço accessível ,desde já agradeço
Renato, nenhum multímetro digital é indicado para medir fuga. Eles têm como medidor básico medidores de tensão, ao contrário dos analógicos cujo galvanômetro mede corrente. A medida não seria confiável. Melhor um multímetro analógico com escala de 10K ou melhor 100K, com bateria interna igual ou maior que 9V. O ideal seria usar multímetros antigos com baterias de 22V.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela atenção, valeu
É melhor que o Minipa Et3021c ?
Sim, este é mais completo com funções de capacitância e função nulo.
Faz o teste do MF47F
Ainda não estive com um desees. Sugestão anotada.
eu comprei 2 recomendação de uma amigo comprei o MF47L e o MF47F a precisão e absurda para um multimetro analógico e o preço muito justo gostei muito.
Eu estraguei meu analógico por desatenção, medindo alta voltagem na escala de resistência. Daí resolvi comprar outro, eu até considerei esse proskit, mas acabei ficando com o Minipa ET-3021B. Ele tem escala até x100k, o que facilita certas medições.
Também é um ótimo modelo!!
Boa noite, esse gerador de referência de tensão você mesmo fez ou comprou?
Esse eu comprei no ebay!
Boa tarde! Na placa os componentes são em smd? Abraço
Boa tarde , tem SMD mas também tem componentes convencionais TH.
Ok, agradeço a atenção! Estou querendo adiquir um e gostaria de sua opinião já que tens experiência sobre qual me indicaria o proskit mt2018 ou minipa et3021c... Desde já agradeço a atenção. Abraço
Eles são todos fabricados pela Pro'skit, entre eles o MT-2017 é o mais completo, mais que o MT-2018.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção.
Ao longo da minha jornada já troquei de multímetro analógico(só por vaidade), cinco vezes. E pra minha surpresa, hoje que vim descobrir que eu não sei usar as escalas de 1000VCV/ACV.🤦🏻♂️Ja tive um "FTG", "SMART", "HIKARI"... Hoje estou com o YX-360TRN. E consultando aqui o manual, na faixa de 1000V, severía-mos ler a escala de 100 e multiplicar por X100. O que pramim não faz o menor sentido! Além do mais esqueceram de por essa escala de 100 no meu multímetro. Daí, sem serimônia alguma eu te pergunto, como usar as escalas de 1000V no multímetro analógico?! Digamos que eu precise medir uma tensão de 400VAC? Obrigado.
Olá Flávio, depende sempre da escala usada pelo modelo de multímetro, o que pode mudar. Cada modelo pode ter um multiplicador diferente. No caso deste do vídeo, a escala de 1000V é a quarta de cima para baixo, graduada de 0 a 10, onde 10 equivale a 1000V.
Ficou claro como o dia. Eu quem fiz confusão aqui na hora de ler a tabela. Kkkk
No meu caso aqui também a escala é a de 0 a 10. Então ao medir-mos 200V, usando a faixa de 1000V ficaria assim: 2 X 100 = 200V. Já que o ponteiro aqui no caso cravou em cima do 2. Valeu mesmo. Forte abraço e um excelente domingo.🤝
Isso mesmo Flávio, cada unidade da escala equivale a 100V.! Abcs!
Qual seria a impedância da escala DC? obrigado!
20Kohms/V.
Olha os multímetros digitais vieram para tomar o lugar dos analógicos ! mas para quem já acostumou principalmente medir peças em geral, pesquisei bastante sobre a qualidade e vi que os da pros Kit 2017 muto boa acebamento! Mas devido ao preço dos importados achei aqui mais em conta e comprei os da mi nipa 3021C que é o mesmo quem fabrica pra mi nipa é a pros Kit nao melhoram nada os esquemas deles sao os mesmos desde 2000 só passaram a usar resistores SMDs !
Sim, os analógicos ainda têm boas aplicações, embora cada vez menos usados!
Diferencial dele que não precisamos desmonta todo ele para trocar as pilhas e a bateria
É verdade André! O acesso é fácil!
Muito bom esse modelo , tem um tmbm..
Mas tenho dó de por p usar..kkkkkkk
Abraços
Rrsrsr, sim dá dó mesmo!
Ele tem batente na frente e atrais do ponteiro
Isso, usa 2 pilhas e mais uma bateria de 9V para a escala de 10X em resistência.
Pedi um confiando em seu diagnostico , meu sanwa esta querendo descansar, mais de 40 anos de uso .
O Sanwa é insuperável! Esses modelos atuais são mais simples e básicos, até porque o desenvolvimento está focado nos modelos digitais! Mas para ter um analógico atual na bancada, esse atende bem.
@@Electrolab-Eletronica obg Mestre Eloy.
Compre ele mas to estranhando a demora,quase um mês e ainda ele nem empacotaram o produto
Pode estar aguardando reposição de estoque, onde comprou?
@@Electrolab-Eletronica banggood
Comprei um multímetro digital no mesmo dia e ele já está chegando
Olhei no anúncio deles e estão repondo o estoque. Lá na parte “Meus pedidos” deve ter uma previsão de embarque.
Eu tenho um multimetro analógico(não é bom como esse rsrsrs..) , eu gosto de usá-lo mais que o digital , e pra testes de componentes acho mais adequado.
Sim, teste de fuga em transistores ele é excelente!
Muito legal este!
Obrigado Gentil!
Comprei um desses tmb no Banggood e por infelicidade veio com problema!
Que pena Andrew! Vale a pena uma reclamação! A marca é boa e normalmente são bem construídos!
+Electrolab Eu ja abri e vou tentar consertar. Eu conseguindo ou nao, escrevo aqui informando. Obg pela atençao e fike com DEUS!
@@Electrolab-Eletronica Esse modelo MT-2017, de cor verde, tem duas versões: antiga, possui componentes não SMD, e moderna possui componentes SMD.
@@marioyukiosegawa8374 Obrigado pela informação!
E O REPOUSO DO GALVANOMETRO É SUAVE?
Sim, recuo em velocidade lenta.
Esse multímetro e idêntico ao MINIPA-ET-3021C e ao Icel Ma-55 . Só mudou mesmo a marca. Ou seja todos foram fabricados no mesmo lugar e cada importador colocou sua marca.
São parecidos, mas esses modelos que citou em particular não têm por exemplo a escala de Null DCV (detector de zero), que este modelo do vídeo tem. Mas realmente são da mesma família, sendo que s Pro's Kit é a fabricante original que exporta para os fabricantes locais colocarem suas marcas.
quanto custa um multimetro desse
Oscar, precisa entrar no link da loja e confirmar, já que sempre há descontos e promoções, segue o link que está na descrição deste vídeo: Link para o produto: bit.ly/2IJGtQw
ok
Muito bom...top
Obrigado Naldo!
Qual a diferença entre o MT2017 e o MT 2018?
Escala null;
Bom vídeo Eloy, eu gostaria de saber de você, que compra bastante coisa importada, o que acha da taxa que os Correios querem cobrar de 15 reais. E você já pagou essa taxa??? O serviço melhorou??? Me conta ai se já teve alguma experiência.
Olá Cláudio, ainda não paguei a taxa em nenhum caso. Não concordo com ela, acho abusiva! Há algumas ações no ministério público para derrubar essa taxa, espero que consigam. Tenho alguns pedidos novos em andamento, vamos ver se cobram agora. Creio que para produtos com valores muito baixos, não vale a compra, somente itens acima de R$100, 00 justificariam a taxa. O serviço em geral tem estado mais rápido nos últimos 3 meses, notei que entregaram todos os atrasados e estão levando menos tempo agora, mesmo antes da taxa.
Ao fazer pedido nos sites Bang Good ou Aliexpress, evite o frete/envio cujo código de rastreamento, que comece com letra R, escolha a letra L, ex. LL259350050CN, LO270330500CN, além, de ser mais rápido e seguro, dificilmente o Correios aplica a taxa de 15%. Exemplos de Envio/frete, cujo código de rastreamento que se inicia com letra L: ePacket, Aliexpress Standard Shipping, e via Brazil Direct Mail(site Bang Good).
O analógico não perde o charme e a utilidade. Esse é para os fortes, pois tem que interpretar a medida de acordo com a escala. O meu Minipa ET-3021 está na ativa e sem data para aposentadoria 😀. [ ]´s 👏 👏 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷
É verdade Carlos! Mantenho o meu também de prontidão.
Qual o valor dele
Olá Israel, precisa confirmar sempre no link da loja, que coloquei na descrição do vídeo, pois pode mudar com os descontos: Link para o produto: bit.ly/2IJGtQw
Tem cupom de desconto?
Olá Tacio, para esse produto não tenho.
Quanto custa?
O link para a loja está na descrição do vídeo, logo abaixo. Dê uma conferida.
Tenho um Mt2017 muito bom
Sim, ótimo instrumento!
A minipa tem igualzinho nesse modelo
Sim, é bem similar, só não tem capacitância e medida de null (zero).
Este deve ter aquele famoso resistir de 18 homs do x1 né? De vez em quando queima aqui kkkk
Não cheguei a confirmar o esquema, mas é possível!
Kkkkkk gostei da observação sobre o resistor de 18 R
É identico ao da minipa, multimetro muito bom, mas com o valor q o dolar esta no dia de hoje. É melhor comprar o da minipa aqui no brasil, pois o preço ta mais em conta!!!!
Olá Wesley, esse modelo MT2017 não é idêntico ao da Minipa ET3021C, que por sinal é feito na Pro'sKit e é parecido, mas não tem a função de detecção de nulo, nem de medida de capacitores como tem neste, portanto não são comparáveis.
Que máquina 💕 quanto custou?
Hoje na faixa dos US$34, veja o valor atualizado no link direto: bit.ly/2wNFk5K
muito bom
Obrigado Paulo!
VOU NESSE!!! VALEU!
Boa opção Sérgio!
Porque ter um capacimetro se posso ter um testador de esr
São coisas distintas. Você pode medir um ESR como OK e ainda assim a capacitância estar fora do valor nominal. As duas medidas são importantes e uma não elimina a outra.
Deveria ter posto a câmera em ângulo reto com multímetro.
Em 14:16 está praticamente em frente ao multímetro. Para qualquer ajuste, a visão em paralaxe pode ser corrigida com o espelho interno. Pelos teste, as medidas estavam bem adequadas dentro da tolerância indicada pelo fabricante.
Bom multimetro
Sem dúvida!
Gostei
Obrigado Lucia!
multo bom, o meu é igualzinho, mas de outra marca.
Provavelmente Icel!
Minipa também tem igualzinho
Multímetro bonito
Valeu Paulo!
@@Electrolab-Eletronica Não vi todo o vídeo, mas vou assistir achei muito show
pena que a sensibilidade e de apenas 5kohms em ac
Na verdade em AC é de 9K e em DC 20K, segundo o fabricante.
Meu sonho um desse kkk
É um instrumento muito bonito e ainda útil na bancada!
Show
Obrigado JL!
Show de multímetro e o preço está pedindo para ser comprado.
Realmemente o preço é atraente pelo que oferece!
O multimetro émuit bom
Sim, vale pela qualidade e preço baixo!
Igualzinho o minipa 3021c
Isso, na verdade o Minipa é que é a cópia desse e mesmo assim esse ainda tem medidor de nulo na escala e o 3021c não tem.
@@Electrolab-Eletronica pois e nem teste de capacitores o minipa tem e deve ter custado o dobro desse, infelizmente pagamos por marca
Verdade Stefano! Diria que os impostos locais também oneram muito o produto, pois a Minipa compra esses projetos na China, não só desse multímetro, bem como de osciloscópios, multímetros digitais e outros instrumentos, de fabricantes como a UNI-T e depois nacionaliza vendendo no mercado local. Como vantagem, temos manuais em português e garantia local e isso com certeza também faz o preço ser mais alto.
@@Electrolab-Eletronica pois eh, os impostos encarecem muito o custo final, pelo menos ainda temos o lado bom de contar com a garantia
Qual a escala razoável de ohms, para a escolha de um multimetro de bancada, eletronico hobbista?
No mínimo que alcance 20Mohms, geralmente uma escala de 10K. Essa faixa atenderia a maior parte das necessidades de um hobista.
é rms
Não é True RMS.
Olá bom dia, neste vídeo th-cam.com/video/bu93KK9-5sc/w-d-xo.html mostra esse multimetro digital capaz de detectar fugas, oque você acha,
Não é confiável Renato, ele usa escala de diodos do multímetro, que pode até detectar fugas, mas somente as maiores, as pequenas fugas não serão detectadas. Um simples analógico com escala de 10K seria muito melhor.
@@Electrolab-Eletronica mas uma vez obrigado, agora não tenho mais dúvida para fulga vou usar o analógico, valeu
Boa sorte Renato!
e os fusiveis devem ser trocados por fusiveis ultra rapido
Realmente é uma boa ideia
Sei que nao e esse o seu objetivo, mas encontrei por um acaso, esse link, de um equipamento que eu acho que merece um review www.banggood.com/1208-3-Axis-Mini-DIY-CNC-Router-Wood-Carving-PCB-Milling-Engraving-Machine-Engraver-120x80x16mm-p-1280616.html?rmmds=search
Anotado Igor! Obrigado.
Imitando o minipa profissional 200mega.
Infelizmente é o contrário. A Miinpa nacionaliza produtos projetados na China.
@@Electrolab-Eletronica não! A minipa era uma empresa nacional que fabricava aqui no brasil, seus multimetros. Depois de não sei quando prá ser sincero, eles passaram em ser fabricados na china como milhares de outras marcas brasileiras passaram em fazer. Aliás, o mundo inteiro não fabrica mais nada. 98% vem da china. Eu tenho um minipa digital e tenho a caixa original dele. Esse é de uma época que ainda era fabricado no brasil. O endereço completo está na caixa. Indústria brasileira. E tenho um Sanwa 100 mega dos anos 60. Caixa em baquelite. Teste de bancada. 27 anos atrás eu enviei ele pelo sedex para a firma Bernardino e Miglioratto em São paulo para eles acertarem o galvanômetro e uma revisão geral. Nem sei se ainda existe essa firma de reparos em multimetros hoje em dia. Mas é isso.
Disse bem, os antigos assim eram e por sinal muito bons. Conheço a história da Minipa, usei seus produtos feitos aqui na década de 90. Mas hoje reproduzem os projetos chineses O&M sem marca, que são apenas clones e colocam a sua marca. Inclusive esses multímetros e vários outros, que saem antes por outros fabricantes na China (como os da UNI-T por exemplo) e depois vemos os clones por aqui. Tem vários exemplos disso nos reviews dos equipamentos aqui no canal. A Icel faz de forma similar.
Por quê ele tem duas baterias, sendo uma pilha e uma bateria? Não daria só pra ser só a bateria kkkk
A bateria de 9v é usada na escala de teste de resistência de 10x. Por isso esses analógicos são tão bom pra pegar fuga em Mosfet e transistores.
@@Acesar2012 valeu.... E a pilha?
Eu falei errado, é na escala de x10k que ele usa a bateria, nas outras escalas ele usa as pilhas.
Conforme o colega respondeu, a bateria é exclusiva da escala de 10K e a pilha para as demais escalas de resistência e funções de continuidade.
Corrigindo o que eu disse, na escala de x10k ele usa a bateria e as pilhas somados, nessa escala a tensão nas pontas de prova dele chega a 12V. Melhor até do que eu esperava.
Gosto dos multimetros sanwa, mas são fora da realidade, muito caros e não tem nada de mais que justifique o seu elevado preço.
são japoneses, e bem contruido, mas mesmo assim são caros!
Sem dúvida! São bons equipamentos, mas de custo elevado.
Lavou a égua ! Vai guardar na gaveta das meias ?
Rsrsrsr, esse fica em cima da bancada! Pelo menos por um tempo!
SÓ NÃO GOSTEI DO MULTIMETRO POIS É MUITO COLORIDO.
Pois é, hoje estão fazendo assim, há outros azuis e laranjas também do mesmo estilo.
@@Electrolab-Eletronica tenho 4 analogicos 2022b minipa,e para pegar fugas é uma maravilha
Tenho alguns aqui e adquiri mais 2 hoje et2082E mH e H(indutores) e et2703A nS para altas resistencias(condutancias).
Estou montando um lab minipa, era fluke mas acho que a fluke tem de melhorar em funcionalidades, pois são caros e pagamos o nome FLUKE e a segurança, pois hoje dificilmente um DMM não é preciso, tenho alguns aparelhos uni-T e são maravilhosos, tive muitos aparelhos fluke e o que me deixou absmado foi o gabinete trincar sem nunca tomar 1 tombo.
Daí precisei de outras funções e vi que a unit, minipa e flir me atendem muitissimo bem.
Maravilha! Ótima coleção!