IRMÃOS, O VÍDEO TEM O OBJETIVO DE ESCLARECER OS FATOS HISTÓRICOS, SOBRE O PONTO EM QUE FALAMOS QUE O NATAL DE HOJE ERA DIFERENTE DO PERÍODO PURITANO ESTAMOS FALANDO QUE HOJE HÁ UMA TENTATIVA BEM MAIOR DE VESTILO COM UMA ROUPAGEM CRISTÃ... MAS É UM DEBATE INTERESSANTE, DEIXEM SUAS OPINIÕES! VOCÊ É PRO OU CONTRA NATAL?... VAMOS APRENDENDO JUNTOS ❤🙂🙌 APROVEITANDO VOU DEIXAR AS FONTES DE PESQUISA DO ROTEIRO PRA VOCÊS: "How the Puritans Banned Christmas." New England Today. Disponível em: newengland.com/yankee/history/how-the-puritans-banned-christmas/. "Did the Puritans Ban Christmas Dinner?" History of Parliament. Disponível em: historyofparliament.com/2020/12/23/did-the-puritans-ban-christmas-dinner/. "How the Puritans Stole Christmas." New Histories (Universidade de Sheffield). Disponível em: newhistories.sites.sheffield.ac.uk/volumes/2010-11/volume-2/issue-3-festivals-and-celebration/how-the-puritans-stole-christmas. "Why the Puritans Canceled Christmas." Phoenix Seminary. Disponível em: ps.edu/why-the-puritans-canceled-christmas/. "Cromwell and the Puritan Christmas." Historic UK. Disponível em: www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofEngland/Cromwell-Puritan-Christmas/. "The Puritans and Christmas." The Puritan Board. Disponível em: www.puritanboard.com/threads/the-puritans-and-christmas.100533/. "Why the Puritans Cracked Down on Celebrating Christmas." The Conversation. Disponível em: theconversation.com/why-the-puritans-cracked-down-on-celebrating-christmas-151359. "Christmas Under the Puritans." History Today. Disponível em: www.historytoday.com/archive/feature/christmas-under-puritans.
@@TeoloGuia se Deus quisesse que o homem comemorase o nascimento de Cristo Ele teria deixado isso bem claro nas escritas, assim como as formas e maneiras de faze-lo..... porém o débil homem ainda assim iria mudar mudar essa forma e maneira implementado a sua...como tem feito com os cultos ao Senhor...na minha opinião o nascimento de Cristo não é para ser comemorado..
Perfeito, os Puritanos estavam certíssimos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Concordo plenamente. Nunca comemorei o Natal. Hoje em dia só tem ipocrizia Os Puritanos já eram guiados por Deus.Jesus ensinou a Santa Ceia para que nos lembrassemos do que ele fez por nós na Cruz.
O vídeo acabou de mostrar que o significado do Natal era outro na época dos Puritanos, pensar um pouco. Seguindo a linha de raciocínio por ter uma origem pagã, por exemplo, não podemos admitir o casamento da uma mulher vestida de branco pois tem origem também pagã, era dedicada a um deus pagão. Aprenda sobre ressignificação.
Amado, acho que você não entendeu a mensagem do vídeo. A questão é que na época dos puritanos, não por causa dos puritanos, mas a sociedade da época, “comemorava” a data com libertinagem, absoluta carnalidade, badernas e bebedices. Hoje, embora a sociedade sem o temor de Deus também se entreguem a práticas tipicamente mundanas, comilança e bebedices, não era como naquele tempo. Não obstante, os que têm o temor de Deus, os que amam e praticam os princípios do Evangelho, veem a data como oportunidade para anunciar o verdadeiro propósito do nascimento de Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal, comemorando a data com legitimidade - “façam isto em memória de Mim.
Quando não conhece a história corre-se o perigo de repetir o mesmo erro. O papel da igreja é ensinar o Caminho e cada pessoa é responsável moral por si.
Se a data em questão, não é a do nascimento do Senhor Jesus Cristo homem e, se não há nas Escrituras, nenhuma exortação ou ordenanças para se observar o advento, então por quê insistir neste ato blasfêmico e rebelde que só provoca a ira de Deus? Não tem o que discutir qdo o assunto é a malignidade desta pseudo festa! Lamentável...
@@pneto2379 prefiro não comemorar também. Vejo muito cristãos que também mantém esse cuidado. Porém celebram outros dias com a família sem maiores problemas.
Eu amo o Natal e, principalmente, seu significado. Não importa a data e sim que o meu Salvador e Senhor abriu mão da Sua Glória e fez-se carne por amor a mim. Não há maior amor que este!
@@tatianafortunata5820 a origem importa sim. Não adianta tentar resignificar que sempre vai ser uma data pagã... Jesus dos Evangelhos nem cristão era. A igreja cristã Prostestante toda Romanizada e achando que vive na verdade..
Na verdade eu creio que é "fogo estranho",mesmo o homem aceitando creio que D-eus não, pois Ele deixou as suas festas.O que me interessa é o que D-eus quer e não o que o homem faz.
@@tatianafortunata5820 Bom dia ! O Natal de Jesus foi lindo , glorioso , magnífico. Quando leio a história na Bíblia fico muito feliz e grata a Deus. Agora o que os homens fizeram com relação a esse fato histórico , não posso aceitar. Claro que respeito quem pensa o contrário. Hoje o natal é....papai Noel, presentes , consumo exagerado , comidas , bebidas , viajens ... E todo esse esforço humano para tal comemoração não leva as pessoas a amar e servir Jesus. Essa festa é do homem e não de Deus.
Não comemorar o Natal por motivos religiosos so fez minha familia crescer distante uns dos outros. Hoje somos adultos mas não temos nenhuma tradição em familia, envolvendo meus irmãos e meus pais. Vivemos cada um no seu canto, conversando friamente de vez em quando. Hoje, casado, procuro manter tradições familiares envolvendo meus filhos e esposa, todos os anos para que cresçamos e envelheçamos unidos e mais comprometidos um com o outro. Parei de ficar vendo "posicionamentos " de pastores e igrejas sobre certos assuntos. Eu e minha esposa quem buscamos entender o que deve ou não ser comemorado. Um exemplo: dia das bruxas, para nós, não é data para ser celebrada e temos nossas razões, nosso entendimento a esse respeito. Fica muito melhor assim.
O natal espiritual é vivido no dia -a -dia Cristo em nós. A história se repita as festividade era pra ser questão política, pq ultrapassou dos limites algazarra, profanação bagunça uma total desordem social. Locais terrível. Tenha q tá no espíritos pra Jesus entrar nessa nação com providência.
Deus entre os homens é um fato glorioso demais para não ser lembrado e celebrado! Feliz Natal, amigos(ainda q atrasado, pq o que menos importa, na historia do natal, é a precisão da data, mas sim o fato em si.)
Como seria bom em união celebrar muitas vezes no ano o motivo de Deus se tornar homem e trazer redenção aos homens O curioso que justamente os que deveriam se unir e fazer essa mensagem ser viva aos ❤, são justamente nós cristãos que nos negamos a estarmos unidos com todos e mostrar a razão da nossa fé, lamentável Que importa a data ?, que seja todo dia, sendo que nosso Deus é além do tempo 🩵
Jesus , Paulo , Pedro , João , Os Pais da Igreja não ensinaram a comemorar o nascimento de Jesus. Se houvesse uma ordenança para tal celebração certamente o mundo não obedeceria. Mas Jesus ordenou a Santa Ceia para celebrar a morte de Jesus ( o Cordeiro de Deus).
@@analuciatostagarzim9571 a Santa Ceia se encerrou com Jesus. Na última Ceia Jesus instituiu a Eucaristia memorial de seu sacrifício na cruz, a nova páscoa. Jesus, Paulo, Pedro, etc...Celebravam sim o Natal e bem caprichado, porém o faziam ainda no natal do Antigo Testamento pois o templo ainda não tinha sido destruído. O primeiro Natal foi celebrado pelos anjos em uma festa maravilhosa e celeste, mas teve testemunhas e convidados a saber os pastores. Qualquer outro argumento é conversa de palpiteiros ou superstição da religiosidade de rua.
Isaías 9 Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, um novo reino estava sobre seus ombros Não é motivo pra comemorar ? Penso que no fundo somos rasos em dar a razão da nossa fé em amor a quem nos pergunta, nossas desculpas são medíocres Comemorar não é aniversário Deus é eterno ❤
Enquanto pensamos assim, deixamos de estarmos juntos com pessoas que amamos e abrimos mãos de trazer a memória o Deus que se fez homem para nossa redenção, correndo o risco de sermos aos olhos de outros como fariseus, nos achando melhores ao invés de lembrar a razão da nossa fé em amor aos que realmente se importam Quão bom seria celebrarmos muito mais que uma vez por ano o nascimento do redentor Obs: é "celebração", não é aniversário Ele é eterno ❤
O certo é sempre fazer um Culto Cristocentrico! Não temos que copiar símbolos como arvores dentro de casa ou da igrejas! Muitos hoje não lembram de Jesus e ainda se vestem de roupas vermelhas ! Devemos sempre dar a Deus todos os dias e aproveitar a DATA psra fazer culto Cristocentrico! Devemos tirar da igrejas todo entretenimento dos cultos
Bom dia do Senhor. Gostei do seu vídeo, todavia, temo que ele falhe em pelo menos um ponto. Você enfatiza que o Natal da época dos puritanos era diferente e cheio de excessos. Isso é verdade. Mas, a ênfase dos puritanos não estava nisso e sim na visão do que conhecemos hoje como princípio regulador do culto, presente nos documentos de Westminster. Assim, rejeitavam o Natal pelo simples (e terrível) motivo: Deus não o ordenou. Parabéns pelo trabalho, irmão.
Os puritanos fizeram muita coisa, inclusive coisas erradas. Eles não estão autorizados, ainda que, in memorian, a questionar a celebração do natal. Quem não quer, não celebra, mas tem de respeitar quem pensa diferente. E aí reside uma grande dificuldade para muitos crentes: respeitar o ponto de vista do outro. Mas é necessário aprender a respeitar a fé do outro. Porque Deus está acima dessa mesquinhez desnecessária.
Concordo, inclusive é uma data especial pra mostrar a razão da nossa fé em amor a quem realmente se importa Data não importa Comemorar não é aniversário Deus é além do tempo Cristo homem é nosso redentor ❤ Agindo assim nos tornamos muitas vezes, como diz um Pr: tem os xiitas (muçulmanos) Muitas vezes nós somos os "chaatos" com essas meninices
Não é de admirar que o mundo profane o verdadeiro significado do Natal. No entanto, fico pasmo ao vê pessoas se dizer cristãos mas ao mesmo tempo se veste de vermelho e enfeitam suas casas com árvore de Natal e outras besteiras pagãs. É lamentável o comportamento da igreja atual.
@@Mau66634 mas quem manda vc celebrar o Natal dos profanadores do dia santo. Porque vc não tenta olhar pra eles como influenciados então verá que já é alguma coisa.? Porque vc não comemora o Natal da maneira certa como muita gente faz? Celebre o tempo do advento que já é Natal pois é preparativo a ele com a novena de Natal. E aí vc monta o presépio, põe as luzes, a árvore de Natal. No dia 6 de dezembro para o feitiço virar contra o feiticeiro vc coloca o papai Noel que os protestantes caracturaram para ironizar São Nicolau, coloque a guirlanda, coloque a coroa do advento, na noite de Natal va a Santa Missa de Natal e se for longe do templo reze em família o terço nos mistérios gozosos (que relata o anúncio do anjo a Maria. A visita de Maria a Santa Isabel. O nascimento de Jesus. A apresentação do menino Jesus no templo. O menino Jesus com 12 anos pregando aos doutores fariseus no templo). Faça ceia ou almoço de Natal sem exageros. Vc terá feito uma encenação bíblica como milhares e milhares de pessoas fazem, e similares.... Agora se vc insiste em observar como comemoração do Natal só a dos arruaceiros porque fazem barulho e aparecem mais, e não quer enchergar os verdadeiros e julgam todos pelo oque vc quer ver, e pra piorar da ouvidos aos palpiteiros de internet que de boca cheia se acham historiadires, então vc só é mais profanador do dia que acha que está certo mas se juntou indiretamente aos que vc crítica e faz a mesma coisa. Não faz baderna mas ataca e generaliza. Ficava mais bonito se vc comemorar da maneira certa ou ficar neutro. Porém neutro até hoje não vi nenhum. Vc teria que ser mudo e analfabeto pra conseguir. Somos seres humanos e nossas boquinhas falam sem parar. Né não?!
Não entendo pq associam essa data ao nascimento de Jesus Cristo,os puritanos estão de parabéns,coisa q não posso falar dos cristãos evangélicos, infelizmente Se algum crente for contra o natal essa data maligna é perigoso até o pastor bater nele
Mas a data não importa Deus é além do tempo, Ele é eterno Nós fugimos da data, nos isolamos das pessoas da família e deixamos de abraçar os que amamos, mas quando nossos dias acabam, aí vamos chorar, podendo hoje em amor mostrar a razão da nossa fé Nasceu Jesus (não importa a data), o Deus que se fez homem e é nosso redentor ❤
Tudo coisa do homem. O Natal já se comemorava sem ser o nascimento de Jesus. Contudo,depois de muitos anos começou celebrar o natal como se fosse o nascimento de Jesus.
É perceptível que objetivo principal dessa festa (Natal) é o comércio aí usam a pessoa de nosso Senhor como a cereja do festa....lamentável, abominável e Deus pedirá contas...
Mas nós que dizemos crer no Cristo que se fez homem, nos negamos a estarmos unidos e com amor mostrarmos a razão da nossa fé a quem realmente se importar Data não importa Não é aniversário O prometido veio a nós Cristo Jesus redentor ❤
Você disse que o Natal no século dezessete era diferente do de hoje, em quê? Se hoje virou um carnaval com papai noel de rei momo! O Natal hoje está apenas voltando as suas origens, com orgias e bebedeiras. O Senhor Jesus mandou comemorarmos apenas a sua morte e nada mais! Já se perguntou por que? As igrejas protestantes mantiveram a festa com receio que os católicos "convertidos" voltassem para a "igreja mãe". Foi uma reforma meia sola e os puritanos queriam aprofunda-la, essa é a verdade!
Muito bom o comentário, realmente é foi por aí que aconteceu... sobre ser diferente é que os Evangélicos hoje, levam o Natal para o mais próximo do lado cristão possível... coisa que no período puritano não era tão notado...
eu por 30 anos fui evangelico batista, mas acho um completo absurdo não comemorar o natal , não interessa se era de fato uma data pagã, o importante é comemorar o nascimento de cristo e estar com sua familia , só isso já é valido , não estar junto com sua familia por causa da sua seita é uma completa irracionalidade
@@caiusczar960 Comodismo é um substantivo masculino que significa a atitude de quem privilegia o seu próprio conforto e bem-estar, evitando esforços, trabalhos ou dificuldades. Pode também ser entendido como um egoísmo pejorativo. Alguns sinônimos de comodismo são: Preguiça, Prostração, Inércia, Inatividade, Aceitação, Acomodação, Conformismo, Desambição. Antônimos de comodismo são: Abnegação, Inconformismo, Ativo, Motivado, Questionador, Ativismo.
Esse modo de pensar como você mesmo disse "não interessa" É o que tem levado muitos ao engano, práticas pagãs milenares, puro engano, e por causa de todo esse engano hj não sabemos nem em que ano estamos, o que sabemos por cima é que amanhã não será o primeiro dia do ano por exemplo. É o que eu falo, conhecimento é poder, pode não trazer dinheiro mas deixa a maioria menos "idiota", percebe?! Enfim eu prefiro morrer sabendo a verdade do que morrer enganada. E se é pagão eu simplesmente lanço fora. Espero que vc possa fazer o mesmo porque é dado entendimento a todos mas muitos não querem enxergar e pior cego é aquele que não quer ver. A Bíblia fala que ao inocente. Veja esse versículo " O versículo que diz que quem continua a pecar de propósito depois de conhecer a verdade não terá mais sacrifício que possa tirar os seus pecados é Hebreus 10:26-31. " E esse outro 21 Teria sido melhor não ter conhecido o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviar-se do santo mandamento que lhe foi entregue. Pedro 2:21.
Não ha pecado nenhum em lembrar do nascimento de Cristo ainda que não se saiba a data ao certo. Nao ha pecado em se alegrar com esse fato- os anjos se alegraram(Lc 2. 13.14) - nao há pecado em compartilhar uma refeição com a familia, nao ha pecado em ser generoso e dar presentes, arrumar a casa e receber amigos( hospitalidade), todas essa coisas são coisas licitas e recomendações bíblicas. Se o problema é o fato de a biblia nao mencionar a observância da data como um mandamente, deveriamos seguir esse mesmo princípio e nao comemorar nosso próprio aniversário. Se o que celebramos é biblico, honra a Cristo e é santo, estamos livres para celebra-lo. Obs: amo os puritanos e a pagina tbm ❤
Neste natal, no almoço com meus familiares eu aproveitei e preguei a Cristo para os descrentes que estavam ali presentes. Para nós crentes é apenas mais um dia, mas precisamos aproveitar esta data para falar de Cristo, pq os descrentes estão mais acessíveis neste período.
Por que então os puritanos não deram embasamento bíblico e teológico com explanação exaustiva das escrituras para defenderam sua posição oposta às festas de fim de ano?
Apoio a ceia de Natal sim focando na confraternização mas sempre lembrando do.nais importante que é celebrar o nascimento.de nosso Senhor Jesus, o mais importante fato da história universal. Não importa se não foi 25/12 , importa é que Ele como qualquer um de nós nasceu um dia, de uma mulher mas.como filho de Deus, sem pecado.
Você quiz dizer que eles estavam preocupados que as festas aconteciam no SÁBADO , que é o Dia do Senhor . O domingo é um dia qualquer, é apenas o PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
Meu querido irmão, infelizmente o tal natal dos nossos dias , está infinitamente pior do que no tempo dos irmãos puritanos. 1. A data não é bíblica. 2. A maioria dos ditos "crentes" aderiram os mesmos costumes pagãos, seja em casa ou nas congregações. 3. Colocaram um intruso no lugar de Cristo, propositalmente para induzir nossas crianças ao erro. 4. Só quem vive em marte não vê que essa data se tornou parte do capitalismo e do consumismo no mundo. 5. Zombarias e escárnios , são o tipo de coisa que não faltam nos banquetes regado à vinho , cerveja e outras coisas mais. A lista segue, mas eu fico por aqui dizendo: Se for começar, que seja de acordo com a Bíblia!
Realmente concordo com você... apesar de que o que quis ressaltar no vídeo é que no período puritano eles nem tentavam maquiar o Natal para ser mais cristão
Bíblia KJA Jeremias 10:1 Agora, pois, escutai bem a Palavra que vos fala Yahweh, ó Casa de Israel! 10:2 Assim diz o SENHOR: “Não aprendais o caminho das nações, tampouco vos espanteis com os muitos sinais no céu; porque é por meio deles que os pagãos são atemorizados. 10:3 Ora, os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artista a modela com suas ferramentas; 10:4 enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos, para que não balance e caia ao chão. 10:5 E, como um espantalho postado em uma plantação de pepinos, os ídolos ficam calados e imóveis; eles são incapazes de falar e têm que ser transportados, porquanto não conseguem dar um passo sozinhos. Sendo assim, não tenhais medo deles, pois não podem fazer qualquer mal ou bem a quem quer que seja.” 10:6 Não existe ninguém semelhante a ti, ó SENHOR; és Grande, e magnífico é o poder do teu Nome.
Se os puritanos estivessem aqui hoje seriam totalmente contra o Natal, mais um verso se cumprindo: Bíblia KJA Apocalipse 18:3 porquanto, todas as nações beberam do vinho da cólera da sua prostituição. Os monarcas da terra se prostituíram com ela e os negociadores da terra se enriqueceram à custa do seu luxo extravagante!” 18:4 Então, ouvi uma outra voz dos céus que exclamava: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes das pragas que a atingirão!
Mas tem testemunha ocular. A Igreja Católica estava lá, ela nasceu lá. Veja como e quando ela o faz e pode fazer tranquilamente e vc não vai ter que ficar escutando retardados que profanam o Natal com bebedeiras ou com ataques e mentiras .
Vejo na narrativa uma controvérsia, pois o narrador fala que os Puritanos justificavam que não se deveria celebrar algo que não está orientado nas escrituras, mas depois diz que não eram contra o Natal em si 🙆🏿🙆🏿🙆🏿
Assim irmão, os Puritanos enfatizaram mais os excessos cometidos por aqueles que dizendo comemorar o Natal, faziam tudo para corromper o caráter cristão da sociedade... mas alguns Puritanos não eram contra a prática de usar o Natal como meio para ficar em família e pregar o evangelho... e os que discordavam do Natal, não se importavam tanto com aqueles que praticavam dessa forma...
A julgar pela altura do fundo musical, dá pra notar que o narrador aprecia o natal. A meu ver, os puritanos erraram ao quererem forçar a religião cristã ao mundo ímpio. Não era para ser forçada por leis governamentais, mas pela pregação fiel da Santa Escritura. Deixe o mundo se entreter com suas festas fúteis. Vamos nós pregar o Evangelho de Jesus Cristo, Senhor do céu e da terra. Não temos nada que ver com o natal.
Concordo irmão, usar o governo foi algo ruim... sobre o fundo, os argumentos do vídeo são melhores que o fundo musical para saber se apreciamos ou não...
Pra começo de história, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. A escolha da data tem conotação idólatra Além disso, vários símbolos do natal- papai noel, gondola, árvore de natal- tem conotação idólatra tbm
Por favor do fundo do meu coração, não faças isto no teu canal. Não sejas tendencioso, eu não quero escrever coisas em contra de quem fala a verdade. Se queres estar no erro e comemorar tudo bem, mas não tentes agradar a gregos e troianos e arrastar pessoas ao erro e a pecar, a verdade a cima de qualquer tradição! Mas o toquezinho no vídeo tentando dizer que o Natal agora é diferente, como que já não há o que havia antes! Ou é sola escritura ou não! Os puritanos diziam que era pagão, diziam que era papal e ordenaram que ninguém fechasse os seus negócios nesse dia! Era abominação, como base a Bíblia e não o que o mundo fazia! Não dês o toque pessoal a tentar disfarçar o erro atual, continua pagão e impuro, não interessa se bebem menos ou mais, a bitola é a Sagrada Escritura e não o que o mundo faz ou como comemora agora! E essa é a Bitola dos Puritanos as Escrituras! “PRINCIPALMENTE os excessos e a mundanidade” ??? 😂 ridículo! Descubrí este canal faz pouco tempo e já comentei sobre o facto de este tema ter sido ocultado quando se falava dos puritanos, mas realmente entendo porque, a estátua de Nabucodonosor é tão grande que dói falar mal do ídolo! Deus tenha misericórdia! “Filhinhos guardai-vos dos Ídolos” “Nenhuma mentira procede da verdade” Não foi o cristianismo que cristianizou o pagão, foi o pagão que paganizou o cristianismo.
Irmão eu concordo contigo, acho que o vídeo só não ficou claro pelo fato de eu não explícitar que o que a diferença do Natal antigo para esse de agora é que hoje á uma preocupação maior em vesti-lo de roupagem cristã, o que antes não havia sido bem estipulado
@TeoloGuia saturnalia e sol invictos não tem nenhuma influência no natal cristão. E a data ja era celebrada muito antes do século IV. Pesquise mais antes de fazer afirmar assuntos que já possuem estudos acadêmicos que trataram destes pontos. Vou te enviar uns links.
@TeoloGuia Na Saturnalia comemorava-se o solstício de inverno. No entanto, o solstício de inverno cai em 22 de dezembro. É verdade que as celebrações da Saturnalia começavam mais cedo por volta de 17 de dezembro e era prorrogado até 23 de dezembro. Ainda assim, as datas não coincidem.
@TeoloGuia Vamos examinar primeiro o culto do Sol Invicto. O imperador Aureliano introduziu o culto do Sol Invictus ou Sol Invicto a Roma em 274 d.C. Aureliano encontrou tração política com esse culto, porque o seu próprio nome de Aureliano deriva da palavra latina aurora denotando “nascer do sol”. Moedas revelam que chamava a si mesmo imperador Aureliano o Pontifex Solis ou Pontífice do Sol. Assim, Aureliano simplesmente acomodou um culto solar genérico e identificou o seu nome com ele no final do terceiro século depois de Cristo. Mais importante ainda, não há nenhum registro histórico para uma celebração do Natalis Sol Invictus em 25 de dezembro antes de 354 depois de Cristo. Dentro de um manuscrito iluminado do ano de 354 d.C, há uma entrada de 25 de dezembro de leitura “N INVICTI CM XXX.” Aqui N significa “natividade”. Invicti significa “do Invicto”. CM significa “circenses missus” ou “jogos ordenados.” o XXX numeral romano é igual a trinta. Assim, a inscrição significa que trinta jogos foram encomendados para a natividade do Invicto para 25 de dezembro. Note-se que a palavra “sol” não está presente. Além disso, o mesmo codex também lista “Christus natus in Betleem Iudeae” no dia de 25 de dezembro. A frase é traduzida como “nascimento de Cristo em Belém da Judéia.”[3] A data de 25 de dezembro só se tornou o “Aniversário do Sol Invicto” sob o imperador Juliano o Apóstata. Juliano, o Apóstata que tinha sido um cristão, mas que havia apostatado e retornou ao paganismo romano. A história revela que ele foi um ex-imperador cristão odioso que erigiu um feriado pagão em 25 de dezembro. Pense nisso por um momento. O que ele estava tentando substituir? Estes fatos históricos revelam que o Sol Invicto não era provavelmente uma divindade popular no Império Romano. O povo romano não precisava ser tirado de um chamado “feriado antigo”. Além disso, a tradição de uma celebração em 25 de dezembro não encontra lugar no calendário romano até depois da cristianização de Roma. O feriado do “Aniversário do Sol Invicto” era pouco tradicional e dificilmente popular. Saturnalia (mencionado acima) foi muito mais popular, tradicional e divertido. Parece, antes, que Juliano, o Apóstata tinha tentado introduzir um feriado pagão, a fim de substituir o cristão! Ou seja, ao invés do cristianismo tentar copiar uma festa pagã, foram os pagãos que tentaram substituir uma festa Cristã
IRMÃOS, O VÍDEO TEM O OBJETIVO DE ESCLARECER OS FATOS HISTÓRICOS, SOBRE O PONTO EM QUE FALAMOS QUE O NATAL DE HOJE ERA DIFERENTE DO PERÍODO PURITANO ESTAMOS FALANDO QUE HOJE HÁ UMA TENTATIVA BEM MAIOR DE VESTILO COM UMA ROUPAGEM CRISTÃ... MAS É UM DEBATE INTERESSANTE, DEIXEM SUAS OPINIÕES!
VOCÊ É PRO OU CONTRA NATAL?... VAMOS APRENDENDO JUNTOS ❤🙂🙌
APROVEITANDO VOU DEIXAR AS FONTES DE PESQUISA DO ROTEIRO PRA VOCÊS:
"How the Puritans Banned Christmas." New England Today. Disponível em: newengland.com/yankee/history/how-the-puritans-banned-christmas/.
"Did the Puritans Ban Christmas Dinner?" History of Parliament. Disponível em: historyofparliament.com/2020/12/23/did-the-puritans-ban-christmas-dinner/.
"How the Puritans Stole Christmas." New Histories (Universidade de Sheffield). Disponível em: newhistories.sites.sheffield.ac.uk/volumes/2010-11/volume-2/issue-3-festivals-and-celebration/how-the-puritans-stole-christmas.
"Why the Puritans Canceled Christmas." Phoenix Seminary. Disponível em: ps.edu/why-the-puritans-canceled-christmas/.
"Cromwell and the Puritan Christmas." Historic UK. Disponível em: www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofEngland/Cromwell-Puritan-Christmas/.
"The Puritans and Christmas." The Puritan Board. Disponível em: www.puritanboard.com/threads/the-puritans-and-christmas.100533/.
"Why the Puritans Cracked Down on Celebrating Christmas." The Conversation. Disponível em: theconversation.com/why-the-puritans-cracked-down-on-celebrating-christmas-151359.
"Christmas Under the Puritans." History Today. Disponível em: www.historytoday.com/archive/feature/christmas-under-puritans.
Parabéns pelo vídeo. Sou presbiteriano, e depois de muito estudar o assunto, penso dessa mesma forma.
@@TeoloGuia se Deus quisesse que o homem comemorase o nascimento de Cristo Ele teria deixado isso bem claro nas escritas, assim como as formas e maneiras de faze-lo..... porém o débil homem ainda assim iria mudar mudar essa forma e maneira implementado a sua...como tem feito com os cultos ao Senhor...na minha opinião o nascimento de Cristo não é para ser comemorado..
Amém
Descobri que sou puritana
Não gosto de Natal, nem comemoro
Sou cristã e não participo das comemorações na igreja.
Perfeito, os Puritanos estavam certíssimos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Concordo plenamente. Nunca comemorei o Natal. Hoje em dia só tem ipocrizia Os Puritanos já eram guiados por Deus.Jesus ensinou a Santa Ceia para que nos lembrassemos do que ele fez por nós na Cruz.
hipocrisia
O vídeo acabou de mostrar que o significado do Natal era outro na época dos Puritanos, pensar um pouco.
Seguindo a linha de raciocínio por ter uma origem pagã, por exemplo, não podemos admitir o casamento da uma mulher vestida de branco pois tem origem também pagã, era dedicada a um deus pagão. Aprenda sobre ressignificação.
Amado, acho que você não entendeu a mensagem do vídeo. A questão é que na época dos puritanos, não por causa dos puritanos, mas a sociedade da época, “comemorava” a data com libertinagem, absoluta carnalidade, badernas e bebedices. Hoje, embora a sociedade sem o temor de Deus também se entreguem a práticas tipicamente mundanas, comilança e bebedices, não era como naquele tempo. Não obstante, os que têm o temor de Deus, os que amam e praticam os princípios do Evangelho, veem a data como oportunidade para anunciar o verdadeiro propósito do nascimento de Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal, comemorando a data com legitimidade - “façam isto em memória de Mim.
se animal não se comemora natal e sim o nascimento do cristo e celebrar em familia, deixe de ser irracional seu imbecil
Faço parte de uma denominação que comemora o Natal. Mas eu não celebro como uma data no calendário.
Quando não conhece a história corre-se o perigo de repetir o mesmo erro. O papel da igreja é ensinar o Caminho e cada pessoa é responsável moral por si.
Se a data em questão, não é a do nascimento do Senhor Jesus Cristo homem e, se não há nas Escrituras, nenhuma exortação ou ordenanças para se observar o advento, então por quê insistir neste ato blasfêmico e rebelde que só provoca a ira de Deus?
Não tem o que discutir qdo o assunto é a malignidade desta pseudo festa!
Lamentável...
@@pneto2379 prefiro não comemorar também.
Vejo muito cristãos que também mantém esse cuidado.
Porém celebram outros dias com a família sem maiores problemas.
Eu depois que descobri prefiro não comemorar
Essa festa de natal não agrada a Deus
De pleno acordo com você.
Falou a verdade
A insistência está no comércio, o ganho.
Eu amo o Natal e, principalmente, seu significado. Não importa a data e sim que o meu Salvador e Senhor abriu mão da Sua Glória e fez-se carne por amor a mim. Não há maior amor que este!
@@tatianafortunata5820 a origem importa sim. Não adianta tentar resignificar que sempre vai ser uma data pagã...
Jesus dos Evangelhos nem cristão era.
A igreja cristã Prostestante toda Romanizada e achando que vive na verdade..
Na verdade eu creio que é "fogo estranho",mesmo o homem aceitando creio que D-eus não, pois Ele deixou as suas festas.O que me interessa é o que D-eus quer e não o que o homem faz.
Orem à Deus um pouco mais .
@@ciceroneres6031que cachaça e essa? É da branca ou amarela?
@@tatianafortunata5820 Bom dia ! O Natal de Jesus foi lindo , glorioso , magnífico. Quando leio a história na Bíblia fico muito feliz e grata a Deus. Agora o que os homens fizeram com relação a esse fato histórico , não posso aceitar.
Claro que respeito quem pensa o contrário.
Hoje o natal é....papai Noel, presentes , consumo exagerado , comidas , bebidas , viajens ...
E todo esse esforço humano para tal comemoração não leva as pessoas a amar e servir Jesus.
Essa festa é do homem e não de Deus.
Muito bom, vou compartilhar no grupo da igreja que congregou, muito bom
Não comemorar o Natal por motivos religiosos so fez minha familia crescer distante uns dos outros. Hoje somos adultos mas não temos nenhuma tradição em familia, envolvendo meus irmãos e meus pais. Vivemos cada um no seu canto, conversando friamente de vez em quando. Hoje, casado, procuro manter tradições familiares envolvendo meus filhos e esposa, todos os anos para que cresçamos e envelheçamos unidos e mais comprometidos um com o outro. Parei de ficar vendo "posicionamentos " de pastores e igrejas sobre certos assuntos. Eu e minha esposa quem buscamos entender o que deve ou não ser comemorado. Um exemplo: dia das bruxas, para nós, não é data para ser celebrada e temos nossas razões, nosso entendimento a esse respeito. Fica muito melhor assim.
O natal espiritual é vivido no dia -a -dia Cristo em nós.
A história se repita as festividade era pra ser questão política, pq ultrapassou dos limites algazarra, profanação bagunça uma total desordem social. Locais terrível.
Tenha q tá no espíritos pra Jesus entrar nessa nação com providência.
Deus entre os homens é um fato glorioso demais para não ser lembrado e celebrado! Feliz Natal, amigos(ainda q atrasado, pq o que menos importa, na historia do natal, é a precisão da data, mas sim o fato em si.)
Como seria bom em união celebrar muitas vezes no ano o motivo de Deus se tornar homem e trazer redenção aos homens
O curioso que justamente os que deveriam se unir e fazer essa mensagem ser viva aos ❤, são justamente nós cristãos que nos negamos a estarmos unidos com todos e mostrar a razão da nossa fé, lamentável
Que importa a data ?, que seja todo dia, sendo que nosso Deus é além do tempo 🩵
Jesus , Paulo , Pedro , João , Os Pais da Igreja não ensinaram a comemorar o nascimento de Jesus. Se houvesse uma ordenança para tal celebração certamente o mundo não obedeceria.
Mas Jesus ordenou a Santa Ceia para celebrar a morte de Jesus ( o Cordeiro de Deus).
@@analuciatostagarzim9571 a Santa Ceia se encerrou com Jesus. Na última Ceia Jesus instituiu a Eucaristia memorial de seu sacrifício na cruz, a nova páscoa.
Jesus, Paulo, Pedro, etc...Celebravam sim o Natal e bem caprichado, porém o faziam ainda no natal do Antigo Testamento pois o templo ainda não tinha sido destruído. O primeiro Natal foi celebrado pelos anjos em uma festa maravilhosa e celeste, mas teve testemunhas e convidados a saber os pastores. Qualquer outro argumento é conversa de palpiteiros ou superstição da religiosidade de rua.
Penso da mesma forma
Hipólito de Roma tem textos falando para comemorar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Isso no início do segundo século.
@@vanessalouis2278 não adianta, eles estão com a mente lavada; não conseguem pensar. Preferem os palpiteiros.
Isaías 9
Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, um novo reino estava sobre seus ombros
Não é motivo pra comemorar ?
Penso que no fundo somos rasos em dar a razão da nossa fé em amor a quem nos pergunta, nossas desculpas são medíocres
Comemorar não é aniversário
Deus é eterno ❤
Mesmo hoje, acho prudente não comemorar em 25 de dezembro.
Muitos símbolos pagãos e figuras místicas que não tem nenhuma ligação com Cristo.
Pura verdade
@@ValeriadeJesusCristoSilvanós utilizamos muitos símbolos pagãos até hoje no cotidiano.
isso é irracional , deixe de ser burro
Verdade irmão,e tem muitos que ignoram isso,ja falei em alguns lugares mas não aceitam, igual a a páscoa.
Enquanto pensamos assim, deixamos de estarmos juntos com pessoas que amamos e abrimos mãos de trazer a memória o Deus que se fez homem para nossa redenção, correndo o risco de sermos aos olhos de outros como fariseus, nos achando melhores ao invés de lembrar a razão da nossa fé em amor aos que realmente se importam
Quão bom seria celebrarmos muito mais que uma vez por ano o nascimento do redentor
Obs: é "celebração", não é aniversário
Ele é eterno ❤
Já estou assistindo.
O certo é sempre fazer um Culto Cristocentrico! Não temos que copiar símbolos como arvores dentro de casa ou da igrejas! Muitos hoje não lembram de Jesus e ainda se vestem de roupas vermelhas ! Devemos sempre dar a Deus todos os dias e aproveitar a DATA psra fazer culto Cristocentrico! Devemos tirar da igrejas todo entretenimento dos cultos
Muito bom
Bom dia do Senhor. Gostei do seu vídeo, todavia, temo que ele falhe em pelo menos um ponto. Você enfatiza que o Natal da época dos puritanos era diferente e cheio de excessos. Isso é verdade. Mas, a ênfase dos puritanos não estava nisso e sim na visão do que conhecemos hoje como princípio regulador do culto, presente nos documentos de Westminster. Assim, rejeitavam o Natal pelo simples (e terrível) motivo: Deus não o ordenou. Parabéns pelo trabalho, irmão.
Muito bom...
Ótimo vídeo
Os puritanos fizeram muita coisa, inclusive coisas erradas.
Eles não estão autorizados, ainda que, in memorian, a questionar a celebração do natal.
Quem não quer, não celebra, mas tem de respeitar quem pensa diferente.
E aí reside uma grande dificuldade para muitos crentes: respeitar o ponto de vista do outro. Mas é necessário aprender a respeitar a fé do outro.
Porque Deus está acima dessa mesquinhez desnecessária.
Concordo, inclusive é uma data especial pra mostrar a razão da nossa fé em amor a quem realmente se importa
Data não importa
Comemorar não é aniversário
Deus é além do tempo
Cristo homem é nosso redentor ❤
Agindo assim nos tornamos muitas vezes, como diz um Pr: tem os xiitas (muçulmanos)
Muitas vezes nós somos os "chaatos" com essas meninices
@@josuemourasantana5808 os puritano foi que começou a teologia do domínio Matando os índios e fazendo horrores tudo em nome de Deus
Vídeo muito interessante. Poderia passar alguma bibliografia específica sobre o tema?
Não sabia que os puritanos lutavam contra a comemoração de um Natal totalmente diferente do que há hoje.
Achava que eles apenas não comemoravam dias santos e o esse Natal de 25/12 por ter questões culturais pagãs.
Não é de admirar que o mundo profane o verdadeiro significado do Natal. No entanto, fico pasmo ao vê pessoas se dizer cristãos mas ao mesmo tempo se veste de vermelho e enfeitam suas casas com árvore de Natal e outras besteiras pagãs. É lamentável o comportamento da igreja atual.
Concordo totalmente, sou puritano e guardo as maos rigidas regras para que a tradição e os bons costumes jamais sumam
A melhor maneira de saber se alho é certo ou errado, é olhando para trás. Se não era certo antes. Não é certo hoje
Para mim sempre foi um dia comum. Nunca comemorei o natal. É só brigas e tragédias que a gente vê 😓😓😓
Está certa
@@Mau66634 mas quem manda vc celebrar o Natal dos profanadores do dia santo. Porque vc não tenta olhar pra eles como influenciados então verá que já é alguma coisa.?
Porque vc não comemora o Natal da maneira certa como muita gente faz? Celebre o tempo do advento que já é Natal pois é preparativo a ele com a novena de Natal. E aí vc monta o presépio, põe as luzes, a árvore de Natal. No dia 6 de dezembro para o feitiço virar contra o feiticeiro vc coloca o papai Noel que os protestantes caracturaram para ironizar São Nicolau, coloque a guirlanda, coloque a coroa do advento, na noite de Natal va a Santa Missa de Natal e se for longe do templo reze em família o terço nos mistérios gozosos (que relata o anúncio do anjo a Maria. A visita de Maria a Santa Isabel. O nascimento de Jesus. A apresentação do menino Jesus no templo. O menino Jesus com 12 anos pregando aos doutores fariseus no templo). Faça ceia ou almoço de Natal sem exageros. Vc terá feito uma encenação bíblica como milhares e milhares de pessoas fazem, e similares.... Agora se vc insiste em observar como comemoração do Natal só a dos arruaceiros porque fazem barulho e aparecem mais, e não quer enchergar os verdadeiros e julgam todos pelo oque vc quer ver, e pra piorar da ouvidos aos palpiteiros de internet que de boca cheia se acham historiadires, então vc só é mais profanador do dia que acha que está certo mas se juntou indiretamente aos que vc crítica e faz a mesma coisa. Não faz baderna mas ataca e generaliza. Ficava mais bonito se vc comemorar da maneira certa ou ficar neutro. Porém neutro até hoje não vi nenhum. Vc teria que ser mudo e analfabeto pra conseguir. Somos seres humanos e nossas boquinhas falam sem parar. Né não?!
Muito interessante!
Não entendo pq associam essa data ao nascimento de Jesus Cristo,os puritanos estão de parabéns,coisa q não posso falar dos cristãos evangélicos, infelizmente
Se algum crente for contra o natal essa data maligna é perigoso até o pastor bater nele
Afinal as testemunhas de Jeová estão cheias de razão em não celebrarem o natal!
Sou cristã e não comemoro o natal. Não me faz falta.
que é uma data que Deus nao mandou comemorar, isso é. origem pagã tambem é. a pergunta que falo. a igreja avivava primitiva comemorava?
Os presbiterianos dizem que fazem culto com.principio regulador. Mas enchem a igreja de árvores e outros símbolos pagãos nessa data😅
Com certeza é uma Igreja Presbiteriana que saiu da doutrina
@moisesaboiador2966 Antes fosse.
@@prcleilson a igreja assembleia de Deus no bras fez o mesmo colocou uma árvore de Natal bem na entrada da igreja sede no bras
@KátiaGomes-o5v Pois é, errado também, mas pelo menos eles não se gabam do PRC
@@KátiaGomes-o5v esse símbolo não retrata o Cristianismo Bíblico e sim uma Tradição Nórdica Pagã
Mas quando Jesus nasceu? Conforme teólogos falam em Setembro/Outubro ou na data marcada pelo homem pagão de Roma?
Mas a data não importa
Deus é além do tempo, Ele é eterno
Nós fugimos da data, nos isolamos das pessoas da família e deixamos de abraçar os que amamos, mas quando nossos dias acabam, aí vamos chorar, podendo hoje em amor mostrar a razão da nossa fé
Nasceu Jesus (não importa a data), o Deus que se fez homem e é nosso redentor ❤
Tudo coisa do homem. O Natal já se comemorava sem ser o nascimento de Jesus. Contudo,depois de muitos anos começou celebrar o natal como se fosse o nascimento de Jesus.
É perceptível que objetivo principal dessa festa (Natal) é o comércio aí usam a pessoa de nosso Senhor como a cereja do festa....lamentável, abominável e Deus pedirá contas...
Com as mesas cheias de porco é uma afronta para D-eus.
Quando Jesus nasceu? Em Setembro/Outubro segundo teólogos dizem ou na data formulada por um pagão da velha Roma?
O dia de Natal é homenagem a um deus pagão que nasceu no dia 25 de dezembro . Jesus Cristo não nasceu dia 25 de dezembro .
Natal continua a ser comilança, e bebedeira, com suas consequências.
Mas nós que dizemos crer no Cristo que se fez homem, nos negamos a estarmos unidos e com amor mostrarmos a razão da nossa fé a quem realmente se importar
Data não importa
Não é aniversário
O prometido veio a nós
Cristo Jesus redentor ❤
Você disse que o Natal no século dezessete era diferente do de hoje, em quê? Se hoje virou um carnaval com papai noel de rei momo! O Natal hoje está apenas voltando as suas origens, com orgias e bebedeiras. O Senhor Jesus mandou comemorarmos apenas a sua morte e nada mais! Já se perguntou por que? As igrejas protestantes mantiveram a festa com receio que os católicos "convertidos" voltassem para a "igreja mãe". Foi uma reforma meia sola e os puritanos queriam aprofunda-la, essa é a verdade!
Excelente comentário
Muito bom o comentário, realmente é foi por aí que aconteceu... sobre ser diferente é que os Evangélicos hoje, levam o Natal para o mais próximo do lado cristão possível... coisa que no período puritano não era tão notado...
@@lism7036 Reforma Meia Sola, kkkkkk
eu por 30 anos fui evangelico batista, mas acho um completo absurdo não comemorar o natal , não interessa se era de fato uma data pagã, o importante é comemorar o nascimento de cristo e estar com sua familia , só isso já é valido , não estar junto com sua familia por causa da sua seita é uma completa irracionalidade
@@caiusczar960 o comodismo deve ser uma benção
Isso está mais para lavagem cerebral, afinal foram 30 anos
@Carolinehori o que vc chama de comodismo ?
@@caiusczar960 Comodismo é um substantivo masculino que significa a atitude de quem privilegia o seu próprio conforto e bem-estar, evitando esforços, trabalhos ou dificuldades. Pode também ser entendido como um egoísmo pejorativo.
Alguns sinônimos de comodismo são:
Preguiça, Prostração, Inércia, Inatividade, Aceitação, Acomodação, Conformismo, Desambição.
Antônimos de comodismo são:
Abnegação, Inconformismo, Ativo, Motivado, Questionador, Ativismo.
Esse modo de pensar como você mesmo disse "não interessa" É o que tem levado muitos ao engano, práticas pagãs milenares, puro engano, e por causa de todo esse engano hj não sabemos nem em que ano estamos, o que sabemos por cima é que amanhã não será o primeiro dia do ano por exemplo. É o que eu falo, conhecimento é poder, pode não trazer dinheiro mas deixa a maioria menos "idiota", percebe?! Enfim eu prefiro morrer sabendo a verdade do que morrer enganada. E se é pagão eu simplesmente lanço fora. Espero que vc possa fazer o mesmo porque é dado entendimento a todos mas muitos não querem enxergar e pior cego é aquele que não quer ver. A Bíblia fala que ao inocente. Veja esse versículo
" O versículo que diz que quem continua a pecar de propósito depois de conhecer a verdade não terá mais sacrifício que possa tirar os seus pecados é Hebreus 10:26-31. " E esse outro 21 Teria sido melhor não ter conhecido o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviar-se do santo mandamento que lhe foi entregue. Pedro 2:21.
Não ha pecado nenhum em lembrar do nascimento de Cristo ainda que não se saiba a data ao certo. Nao ha pecado em se alegrar com esse fato- os anjos se alegraram(Lc 2. 13.14) - nao há pecado em compartilhar uma refeição com a familia, nao ha pecado em ser generoso e dar presentes, arrumar a casa e receber amigos( hospitalidade), todas essa coisas são coisas licitas e recomendações bíblicas. Se o problema é o fato de a biblia nao mencionar a observância da data como um mandamente, deveriamos seguir esse mesmo princípio e nao comemorar nosso próprio aniversário.
Se o que celebramos é biblico, honra a Cristo e é santo, estamos livres para celebra-lo.
Obs: amo os puritanos e a pagina tbm ❤
Seu comentário me representa
Neste natal, no almoço com meus familiares eu aproveitei e preguei a Cristo para os descrentes que estavam ali presentes. Para nós crentes é apenas mais um dia, mas precisamos aproveitar esta data para falar de Cristo, pq os descrentes estão mais acessíveis neste período.
Excelente
Por que então os puritanos não deram embasamento bíblico e teológico com explanação exaustiva das escrituras para defenderam sua posição oposta às festas de fim de ano?
Sobre esse ponto é interessante ressaltar que Existem vários documentos, a maioria em inglês...
Apoio a ceia de Natal sim focando na confraternização mas sempre lembrando do.nais importante que é celebrar o nascimento.de nosso Senhor Jesus, o mais importante fato da história universal. Não importa se não foi 25/12 , importa é que Ele como qualquer um de nós nasceu um dia, de uma mulher mas.como filho de Deus, sem pecado.
Você quiz dizer que eles estavam preocupados que as festas aconteciam no SÁBADO , que é o Dia do Senhor .
O domingo é um dia qualquer, é apenas o PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
Domingo é o dia do Senhor.
A nossa adoração deve ser todos os dias
Meu querido irmão, infelizmente o tal natal dos nossos dias , está infinitamente pior do que no tempo dos irmãos puritanos. 1. A data não é bíblica. 2. A maioria dos ditos "crentes" aderiram os mesmos costumes pagãos, seja em casa ou nas congregações. 3. Colocaram um intruso no lugar de Cristo, propositalmente para induzir nossas crianças ao erro. 4. Só quem vive em marte não vê que essa data se tornou parte do capitalismo e do consumismo no mundo. 5. Zombarias e escárnios , são o tipo de coisa que não faltam nos banquetes regado à vinho , cerveja e outras coisas mais.
A lista segue, mas eu fico por aqui dizendo: Se for começar, que seja de acordo com a Bíblia!
Realmente concordo com você... apesar de que o que quis ressaltar no vídeo é que no período puritano eles nem tentavam maquiar o Natal para ser mais cristão
@@TeoloGuia🙏🙇♂️
Bíblia KJA
Jeremias
10:1 Agora, pois, escutai bem a Palavra que vos fala Yahweh, ó Casa de Israel!
10:2 Assim diz o SENHOR: “Não aprendais o caminho das nações, tampouco vos espanteis com os muitos sinais no céu; porque é por meio deles que os pagãos são atemorizados.
10:3 Ora, os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artista a modela com suas ferramentas;
10:4 enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos, para que não balance e caia ao chão.
10:5 E, como um espantalho postado em uma plantação de pepinos, os ídolos ficam calados e imóveis; eles são incapazes de falar e têm que ser transportados, porquanto não conseguem dar um passo sozinhos. Sendo assim, não tenhais medo deles, pois não podem fazer qualquer mal ou bem a quem quer que seja.”
10:6 Não existe ninguém semelhante a ti, ó SENHOR; és Grande, e magnífico é o poder do teu Nome.
Se os puritanos estivessem aqui hoje seriam totalmente contra o Natal, mais um verso se cumprindo: Bíblia KJA
Apocalipse
18:3 porquanto, todas as nações beberam do vinho da cólera da sua prostituição. Os monarcas da terra se prostituíram com ela e os negociadores da terra se enriqueceram à custa do seu luxo extravagante!”
18:4 Então, ouvi uma outra voz dos céus que exclamava: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes das pragas que a atingirão!
Como comemorar o natal nessa data se ninguém sabe a data???
Mas tem testemunha ocular. A Igreja Católica estava lá, ela nasceu lá. Veja como e quando ela o faz e pode fazer tranquilamente e vc não vai ter que ficar escutando retardados que profanam o Natal com bebedeiras ou com ataques e mentiras .
❤
Vejo na narrativa uma controvérsia, pois o narrador fala que os Puritanos justificavam que não se deveria celebrar algo que não está orientado nas escrituras, mas depois diz que não eram contra o Natal em si 🙆🏿🙆🏿🙆🏿
Assim irmão, os Puritanos enfatizaram mais os excessos cometidos por aqueles que dizendo comemorar o Natal, faziam tudo para corromper o caráter cristão da sociedade... mas alguns Puritanos não eram contra a prática de usar o Natal como meio para ficar em família e pregar o evangelho... e os que discordavam do Natal, não se importavam tanto com aqueles que praticavam dessa forma...
A julgar pela altura do fundo musical, dá pra notar que o narrador aprecia o natal.
A meu ver, os puritanos erraram ao quererem forçar a religião cristã ao mundo ímpio. Não era para ser forçada por leis governamentais, mas pela pregação fiel da Santa Escritura. Deixe o mundo se entreter com suas festas fúteis. Vamos nós pregar o Evangelho de Jesus Cristo, Senhor do céu e da terra.
Não temos nada que ver com o natal.
Concordo irmão, usar o governo foi algo ruim... sobre o fundo, os argumentos do vídeo são melhores que o fundo musical para saber se apreciamos ou não...
Pra começo de história, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. A escolha da data tem conotação idólatra
Além disso, vários símbolos do natal- papai noel, gondola, árvore de natal- tem conotação idólatra tbm
Sem Esportes aos Domingos.
ADVENTISTAS DO 1 DIA
Por favor do fundo do meu coração, não faças isto no teu canal. Não sejas tendencioso, eu não quero escrever coisas em contra de quem fala a verdade.
Se queres estar no erro e comemorar tudo bem, mas não tentes agradar a gregos e troianos e arrastar pessoas ao erro e a pecar, a verdade a cima de qualquer tradição!
Mas o toquezinho no vídeo tentando dizer que o Natal agora é diferente, como que já não há o que havia antes!
Ou é sola escritura ou não!
Os puritanos diziam que era pagão, diziam que era papal e ordenaram que ninguém fechasse os seus negócios nesse dia! Era abominação, como base a Bíblia e não o que o mundo fazia!
Não dês o toque pessoal a tentar disfarçar o erro atual, continua pagão e impuro, não interessa se bebem menos ou mais, a bitola é a Sagrada Escritura e não o que o mundo faz ou como comemora agora!
E essa é a Bitola dos Puritanos as Escrituras!
“PRINCIPALMENTE os excessos e a mundanidade” ??? 😂 ridículo!
Descubrí este canal faz pouco tempo e já comentei sobre o facto de este tema ter sido ocultado quando se falava dos puritanos, mas realmente entendo porque, a estátua de Nabucodonosor é tão grande que dói falar mal do ídolo!
Deus tenha misericórdia!
“Filhinhos guardai-vos dos Ídolos”
“Nenhuma mentira procede da verdade”
Não foi o cristianismo que cristianizou o pagão, foi o pagão que paganizou o cristianismo.
Irmão eu concordo contigo, acho que o vídeo só não ficou claro pelo fato de eu não explícitar que o que a diferença do Natal antigo para esse de agora é que hoje á uma preocupação maior em vesti-lo de roupagem cristã, o que antes não havia sido bem estipulado
@ Desejando que a Escritura seja defendida esse é o meu zelo.
Desejando que seja o vosso sempre para a glória de Deus 🙏
Varias informações erradas, mas ta valendo kkkk
Qual? por exemplo...
@TeoloGuia saturnalia e sol invictos não tem nenhuma influência no natal cristão. E a data ja era celebrada muito antes do século IV. Pesquise mais antes de fazer afirmar assuntos que já possuem estudos acadêmicos que trataram destes pontos. Vou te enviar uns links.
@TeoloGuia
th-cam.com/video/DKoJ12CPwaE/w-d-xo.htmlsi=JSzhyvwwT2K0YdWS
@TeoloGuia Na Saturnalia comemorava-se o solstício de inverno. No entanto, o solstício de inverno cai em 22 de dezembro. É verdade que as celebrações da Saturnalia começavam mais cedo por volta de 17 de dezembro e era prorrogado até 23 de dezembro. Ainda assim, as datas não coincidem.
@TeoloGuia Vamos examinar primeiro o culto do Sol Invicto. O imperador Aureliano introduziu o culto do Sol Invictus ou Sol Invicto a Roma em 274 d.C. Aureliano encontrou tração política com esse culto, porque o seu próprio nome de Aureliano deriva da palavra latina aurora denotando “nascer do sol”. Moedas revelam que chamava a si mesmo imperador Aureliano o Pontifex Solis ou Pontífice do Sol. Assim, Aureliano simplesmente acomodou um culto solar genérico e identificou o seu nome com ele no final do terceiro século depois de Cristo.
Mais importante ainda, não há nenhum registro histórico para uma celebração do Natalis Sol Invictus em 25 de dezembro antes de 354 depois de Cristo. Dentro de um manuscrito iluminado do ano de 354 d.C, há uma entrada de 25 de dezembro de leitura “N INVICTI CM XXX.” Aqui N significa “natividade”. Invicti significa “do Invicto”. CM significa “circenses missus” ou “jogos ordenados.” o XXX numeral romano é igual a trinta. Assim, a inscrição significa que trinta jogos foram encomendados para a natividade do Invicto para 25 de dezembro. Note-se que a palavra “sol” não está presente. Além disso, o mesmo codex também lista “Christus natus in Betleem Iudeae” no dia de 25 de dezembro. A frase é traduzida como “nascimento de Cristo em Belém da Judéia.”[3]
A data de 25 de dezembro só se tornou o “Aniversário do Sol Invicto” sob o imperador Juliano o Apóstata. Juliano, o Apóstata que tinha sido um cristão, mas que havia apostatado e retornou ao paganismo romano. A história revela que ele foi um ex-imperador cristão odioso que erigiu um feriado pagão em 25 de dezembro. Pense nisso por um momento. O que ele estava tentando substituir? Estes fatos históricos revelam que o Sol Invicto não era provavelmente uma divindade popular no Império Romano. O povo romano não precisava ser tirado de um chamado “feriado antigo”. Além disso, a tradição de uma celebração em 25 de dezembro não encontra lugar no calendário romano até depois da cristianização de Roma. O feriado do “Aniversário do Sol Invicto” era pouco tradicional e dificilmente popular. Saturnalia (mencionado acima) foi muito mais popular, tradicional e divertido. Parece, antes, que Juliano, o Apóstata tinha tentado introduzir um feriado pagão, a fim de substituir o cristão! Ou seja, ao invés do cristianismo tentar copiar uma festa pagã, foram os pagãos que tentaram substituir uma festa Cristã